Escola Superior de Gestão e Tecnologia. Tratamento de Exceções

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Superior de Gestão e Tecnologia. Tratamento de Exceções"

Transcrição

1 Escola Superior de Gestão e Tecnologia Tratamento de Exceções

2 Objetivos Compreender como o tratamento de exceção e de erro funciona. Como u4lizar try, throw e catch para detectar, indicar e tratar exceções, respec4vamente. Como u4lizar o bloco finally para liberar recursos. Como os rastreamentos de pilha ajudam na depuração. Como criar exceções encadeadas que mantêm informações do rastreamento de pilha completo. Como as exceções são organizadas em uma hierarquia de classes de exceção. Como declarar novas classes de exceção.

3 Motivação Detecção e tratamento de ERROS que podem ocorrer durante a execução do programa. Exemplo: Ø Programa que captura um número inteiro do teclado para dividir por

4 O que é uma exceção? Exceção Ø uma indicação de um problema que ocorre durante a execução de um programa. Tratamento de exceções Ø resolver exceções que poderiam ocorrer para que o programa con4nue ou termine elegantemente. O tratamento de exceções permite que os programadores criem programas mais robustos e tolerantes a falhas.

5 Exemplo import java.io.bufferedreader; import java.io.ioexception; import java.io.inputstreamreader; public class Exceção { public static void main(string[] arg) throws IOException { InputStreamReader leitor = new InputStreamReader(System.in); BufferedReader teclado = new BufferedReader(leitor); System.out.print("Digite um numero: "); int num = Integer.parseInt(teclado.readLine()); int quoc = 1000 / num; } } System.out.println("1000/" + num + " = " + quoc); System.out.println("fim de programa");

6 O que acontece quando digitamos 0?

7 Por que tratar exceções? É possível evitar o erro anterior com if (num == 0){ } MAS: Ø Misturar a lógica do programa com a lógica do tratamento de erros pode tornar os programas dijceis de ler, modificar, manter e depurar. O tratamento de exceções permite aos programadores remover código de tratamento de erro da linha principal de execução do programa. Ø Aprimora a clareza. Ø Aprimora a modificabilidade.

8 Se os problemas potenciais ocorrem raramente, mesclar o programa e a lógica do tratamento de erro pode degradar o desempenho de um programa, porque o programa deve realizar testes frequentes para determinar se a tarefa foi executada corretamente e se a próxima tarefa pode ser realizada.

9 Exemplo: Divisão por zero sem tratamento de exceções Exceção lançada uma exceção que ocorreu. Rastreamento de pilha: Ø Nome da exceção em uma mensagem descri4va que indica o problema. Ø Pilha de chamadas de método. ArithmeticException pode surgir a pargr de diferentes problemas na aritmégca. Ponto de lançamento Ø Ponto inicial em que a exceção ocorre, linha superior da cadeia de chamadas. Uma InputMismatchException ocorre quando o método Scanner nextint recebe uma string que não representa um inteiro válido.

10

11

12 Como é feito o tratamento de erros? Através do comando try e suas cláusulas catch e finally. Combinações válidas: try{} catch{} try{} finally{} try{} catch{} finally{}

13 Combinações Inválidas (não compila) try{} catch{} finally{} try{} finally{} catch{}

14 Incluindo código em um bloco try Bloco try contém o código que pode lançar (throw) uma exceção. Ø Consiste na palavra- chave try seguida por um bloco de código entre chaves. Ø Se ocorrer uma exceção em algum ponto, o restante do código congdo no bloco try não será executado.

15 Capturando exceções Um bloco catch: Ø Captura, isto é, recebe e trata uma exceção. Ø Começa com a palavra- chave catch. Ø Parâmetro de exceção entre parênteses ü iden4fica o 4po de exceção e ü permite que o bloco catch interaja com o objeto da exceção capturada. Ø Bloco do código entre chaves que executa quando uma exceção do 4po adequado ocorre. Bloco catch correspondente Ø o 4po do parâmetro de exceção corresponde exatamente ao 4po de exceção lançado ou é uma superclasse dele. Exceção não- capturada Ø uma exceção que ocorre para a qual não há nenhum bloco catch correspondente. ü Faz com que o programa termine se o programa 4ver somente um thread; ü do contrário apenas o thread atual é terminado e pode haver efeitos adversos no restante do programa.

16 Tratamento de Exceções Devemos inserir dentro do bloco do TRY as instruções que queremos monitorar para evitar as execeções. Ø TRY - CATCH Exemplo: Ø Programa que captura um número inteiro do teclado para dividir por

17 Tratamento de Exceções import java.io.*; public class Exemplo6 { public static void main(string[] arg) throws IOException { InputStreamReader leitor = new InputStreamReader(System.in); BufferedReader teclado = new BufferedReader(leitor); System.out.print("Digite um numero: "); try { int num = Integer.parseInt(teclado.readLine()); int quoc = 1000 / num; System.out.println("1000/" + num + " = " + quoc); } catch (ArithmeticException e) { System.out.println("nada a calcular"); } catch (NumberFormatException e) { System.out.println("foi digitado um valor não inteiro"); } } } System.out.println("fim de programa");

18 try finally O comando try pode ter apenas uma cláusula- finally, e se houver deve ser a sua úlgma cláusula. Ela só faz diferença nas situações em que o processamento é interrompido pela ocorrência de erros não- tratados por nenhuma cláusula- catch. Exemplo: Programa que divide dois números digitados pelo usuário

19 Bloco finally Programas que obtêm certos recursos devem retorna - los ao sistema explicitamente para evitar vazamentos de recursos. Bloco finally: Ø Consiste na palavra- chave finally seguida por um bloco do código entre chaves. Ø Opcional em uma instrução try. Ø Se presente, é colocado depois do úl4mo bloco catch. Ø Executa se uma exceção for lançada no bloco try correspondente ou qualquer um dos seus blocos catch correspondentes. Ø Não executara se a aplicação encerrar prematuramente em um bloco try via o método System.exit. Ø Em geral, contém código de liberação de recursos.

20 Bloco finally (Continuação) Se nenhuma exceção ocorrer, os blocos catch são pulados e o controle prossegue para o bloco finally. Depois de o bloco finally executar, o controle prossegue para a primeira instrução depois do bloco finally. Se ocorrer uma exceção no bloco try, o programa pula o restante do bloco try. A primeira correspondência no bloco catch é executada e o controle prossegue para o bloco finally. Ø Se ocorrer uma exceção e não houver nenhum bloco catch correspondente, o controle prossegue para o bloco finally. Ø Depois de o bloco finally executar, o programa passa a exceção para o próximo bloco try externo. Se um bloco catch lançar uma exceção, o bloco finally ainda executara.

21 import java.io.*; public class Exemplo { public static void main(string[] args) { int num = 0, den = 0; InputStreamReader leitor = new InputStreamReader(System.in); BufferedReader teclado = new BufferedReader(leitor); System.out.println("Digite dois números seguidos da tecla ENTER:"); } } try { num = Integer.parseInt (teclado.readline()); den = Integer.parseInt(teclado.readLine()); System.out.println (num + / + den + " = + (num/den)); } catch (NumberFormatException e){ System.out.println ("Erro de formato."); } catch (IOException e) { System.out.println ("Erro de E/S."); } finally { System.out.println("Saindo do Bloco \"Try\".");} System.out.println("Fim do programa"); }

22 Modelo de terminação de tratamento de exceções Quando uma exceção ocorre: Ø O bloco try termina imediatamente. Ø O programa transfere o controle para o primeiro bloco catch correspondente. Depois de a exceção ser tratada: Ø O controle do programa não retorna ao ponto de lançamento porque o bloco catch terminou; o fluxo de controle prossegue para a primeira instrução depois do úl4mo bloco catch. Ø Outras linguagens tratam da seguinte forma: ü O controle do programa é retomado logo depois do ponto de lançamento.

23 Utilizando a cláusula throws Cláusula throws especifica as exceções que um método pode lançar. Ø Aparece depois da lista de parâmetros do método e antes do corpo do método. Ø Contém uma lista separada por vírgulas das exceções. Ø As exceções podem ser lançadas pelas instruções no corpo do método ou pelos métodos chamados no corpo do método. Ø As exceções podem ser dos 4pos listados na cláusula throws ou subclasses.

24

25

26

27 Lançando exceções com a instrução throw Instrução throw uglizada para lançar exceções. Os próprios programadores podem lançar exceções a pargr de um método se algo der errado. A instrução throw consiste na palavra- chave throw seguida pelo objeto de exceção.

28 printstacktrace, getstacktrace e getmessage Os métodos na classe Throwable recuperam informações adicionais sobre uma exceção. Ø printstacktrace ü envia a saída do rastreamento de pilha para o fluxo de erros padrão. Ø getstacktrace ü Recupera informações do rastreamento de pilha como um array de objetos. ü StackTraceElement; permite processamento personalizado das informações sobre a exceção. Ø getmessage ü retorna a string descri4va armazenada em uma exceção.

29 printstacktrace, getstacktrace e getmessage Métodos StackTraceElement: Ø getclassname Ø getfilename Ø getlinenumber Ø getmethodname As informações sobre o rastreamento de pilha seguem o padrão nomedaclasse.nomedométodo(nomedoarquivo: númerodalinha)

30

31

32

33 Quando utilizar o tratamento de exceções O tratamento de exceções foi concebido para processar erros síncronos. Ø Erros síncronos ü ocorrem quando uma instrução executa. Ø Erros assíncronos ü ocorrem em paralelo e independente do fluxo de controle do programa.

34 Exceções encadeadas Exceções encadeadas permitem a um objeto de exceção manter informações completas sobre o rastreamento de pilha quando uma exceção é lançada a pargr de um bloco catch. Os usuários podem recuperar as informações sobre uma exceção original. O rastreamento de pilha proveniente de uma exceção encadeada exibe quantas exceções encadeadas restam

35

36

37

38 Dicas de engenharia de software Incorpore sua estratégia de tratamento de exceções no sistema desde o princípio do processo de projeto. Pode ser di_cil incluir um tratamento de exceções eficiente depois que um sistema foi implementado.

39 Hierarquia de exceção em Java Todas as exceções são herdadas direta ou indiretamente da classe ExcepGon. Ø As classes Exception formam uma hierarquia de herança que pode ser estendida. Ø Classe Throwable, superclasse da Exception: ü Somente objetos Throwable podem ser u4lizados com o mecanismo de tratamento de exceções. ü Tem duas subclasses: Exception e Error. A classe ExcepGon e suas subclasses representam situações excepcionais que podem ocorrer em um programa Java e que podem ser capturadas pelo aplicagvo. A classe Error e suas subclasses representam situações anormais que poderiam acontecer na JVM normalmente não é possível que um programa se recupere de Errors.

40 Como os erros são caracterizados (indicados)? Os erros são idengficados por objeto de classes específicas durante a execução dos programas. Existem dois Gpos de classes: Ø Classe Error ü Erros Estruturais, como mau funcionamento da máquina virtual Ø Classe ExcepGon ü Erros que podem ser tratados dentro do projeto, que servem de superclasses para as demais. Ambas são subclasses da classe Throwable

41 Árvore de Exceções e Erros

42 Hierarquia de heranças de Throwable

43 Classes de Erro e Exceção

44 Tipos comuns de erros de execução? Problema Índice de uma lista (Array) fora do intervalo permi4do. Problemas em operações aritmé4cas, tais como: Divisões por zero. Uso de referência que são a ponta para nenhum objeto. Classe que iden4fica o 4po de erro IndexOutOeoundsExcep4on Arithme4cExcep4on IOExcep4on

45 Hierarquia de exceções do Java Duas categorias de exceções: verificadas e não- verificadas. Exceções verificadas: Ø As exceções que são herdadas da classe Exception, mas não de RuntimeException. Ø O compilador impõe um requisito do Gpo capturar ou declarar. Ø O compilador verifica cada chamada de método e declaração de método para determinar se o método lança (throws) exceções verificadas. ü Se lançar, o compilador assegura que a exceção verificada é capturada ou declarada em uma cláusula throws. ü Se não capturada nem declarada, ocorre um erro de compilador.

46 Hierarquia de exceções do Java Duas categorias de exceções: verificadas e não- verificadas. Exceções não- verificadas: Ø Herdam da classe RuntimeException ou da classe Error. Ø O compilador não verifica o código para ver se a exceção foi capturada ou declarada. Ø Se uma exceção não- verificada ocorrer e não 4ver sido capturada, o programa terminara ou executara com resultados inesperados. Ø Em geral, podem ser evitadas com uma codificação adequada.

47 Hierarquia de exceções do Java O bloco catch captura todas as exceções do seu 4po e das subclasses do seu Gpo. Se houver múl4plos blocos catch que correspondam a um 4po par4cular de exceção, somente a primeiro bloco catch correspondente executa. Faz sen4do u4lizar um bloco catch de uma superclasse quando todos os blocos catch para as subclasses dessa classe realizarem a mesma funcionalidade.

48 Declarando novos tipos de exceção Você pode declarar suas próprias classes de exceção específicas dos problemas que podem ocorrer quando um outro programa ugliza suas classes reuglizáveis. A nova classe de exceção deve estender uma classe de exceção existente. Em geral, ela contém somente dois construtores: Ø Um não recebe nenhum argumento, passa mensagens de exceção padrão para o construtor da superclasse. Ø O outro recebe uma mensagem personalizada de exceção como uma string e a passa para o construtor da superclasse.

Especialização em desenvolvimento para web com interfaces ricas. Tratamento de exceções em Java Prof. Fabrízzio A. A. M. N. Soares

Especialização em desenvolvimento para web com interfaces ricas. Tratamento de exceções em Java Prof. Fabrízzio A. A. M. N. Soares Especialização em desenvolvimento para web com interfaces ricas Tratamento de exceções em Java Prof. Fabrízzio A. A. M. N. Soares Objetivos Conceito de exceções Tratar exceções pelo uso de try, catch e

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -TRATAMENTO DE EXCEÇÕES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -TRATAMENTO DE EXCEÇÕES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -TRATAMENTO DE EXCEÇÕES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br ROTEIRO 5. Tratamento de Exceções Introdução e conceitos Capturando exceção usando

Leia mais

Aplicações, durante a execução, podem incorrer em muitas espécies de erros de vários graus de severidade Quando métodos são invocados sobre um objeto:

Aplicações, durante a execução, podem incorrer em muitas espécies de erros de vários graus de severidade Quando métodos são invocados sobre um objeto: Tratamento de Exceções Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br Programação Orientada a Objetos Exceções Aplicações, durante a execução, podem incorrer em muitas espécies de erros de vários graus de severidade

Leia mais

ruirossi@ruirossi.pro.br

ruirossi@ruirossi.pro.br Tratamento de Exceções Rui Rossi dos Santos ruirossi@ruirossi.pro.br Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1 o Exceção: condição anormal Introdução o Causas: Falhas na implementação Falhas na operação o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURSO: Ciência da Computação DATA: / / 2013 PERÍODO: 4 o. PROFESSOR: Andrey DISCIPLINA: Técnicas Alternativas de Programação AULA: 03 APRESENTAÇÃO: Hoje vamos conhecer o comando switch, o bloco try catch;

Leia mais

Tratamento de Exceções. Alberto Costa Neto DComp - UFS

Tratamento de Exceções. Alberto Costa Neto DComp - UFS Tratamento de Exceções Alberto Costa Neto DComp - UFS [ Conteúdo ] Introdução Hierarquia de Erros e Exceções Erros e Exceções predefinidos Bloco try Bloco finally Cláusula throws Lançando exceções Capturando

Leia mais

O que é uma Exceção? Call Stack. Java Tratamento de Exceção. de métodos que foram usados até chegar na presente instrução.

O que é uma Exceção? Call Stack. Java Tratamento de Exceção. de métodos que foram usados até chegar na presente instrução. Java Tratamento de Exceção O que é uma Exceção? n Uma exceção é um evento que ocorre durante a execução do programa que interrompe o fluxo normal de instruções. n Quando um erro acontece em um método,

Leia mais

Prova de Java. 1) Copie o programa abaixo no eclipse e complete-o, utilizando os conceitos aprendidos durante o curso. (4 pontos)

Prova de Java. 1) Copie o programa abaixo no eclipse e complete-o, utilizando os conceitos aprendidos durante o curso. (4 pontos) Prova de Java 1) Copie o programa abaixo no eclipse e complete-o, utilizando os conceitos aprendidos durante o curso. (4 pontos) O programa consiste em uma aplicação que simula o comportamento de dois

Leia mais

Erros, exceçõ. ções e asserçõ

Erros, exceçõ. ções e asserçõ Java 2 Standard Edition Erros, exceçõ ções e asserçõ ções Helder da Rocha www.argonavis.com.br 1 Controle de erros com Exceções Exceções são Erros de tempo de execução Objetos criados a partir de classes

Leia mais

Capítulo 5. Tratamento de excepções

Capítulo 5. Tratamento de excepções Capítulo 5. Tratamento de excepções 1/20 Índice Indice 5.1 - Excepção 5.2 - Try-Catch-Finally 5.3 - Escalar excepção não tratada 5.4 - Como lançar excepções 2/20 Índice 5.1 Excepção 5.1 - Excepção 5.2

Leia mais

Exercícios de Revisão Java Básico

Exercícios de Revisão Java Básico Exercícios de Revisão Java Básico (i) Programação básica (estruturada) 1) Faça um programa para calcular o valor das seguintes expressões: S 1 = 1 1 3 2 5 3 7 99... 4 50 S 2 = 21 50 22 49 23 48...250 1

Leia mais

Comandos de repetição For (inicialização; condição de execução; incremento/decremento) { //Código }

Comandos de repetição For (inicialização; condição de execução; incremento/decremento) { //Código } Este documento tem o objetivo de demonstrar os comandos e sintaxes básicas da linguagem Java. 1. Alguns passos para criar programas em Java As primeiras coisas que devem ser abordadas para começar a desenvolver

Leia mais

Java Básico. Classes Abstratas, Exceções e Interfaces Prof. Fernando Vanini Ic-Unicamp

Java Básico. Classes Abstratas, Exceções e Interfaces Prof. Fernando Vanini Ic-Unicamp Java Básico Classes Abstratas, Exceções e Interfaces Prof. Fernando Vanini Ic-Unicamp Classes Abstratas construção de uma classe abstrata construção de classes derivadas Classes e Herança Uma classe define

Leia mais

1.6. Tratamento de Exceções

1.6. Tratamento de Exceções Paradigmas de Linguagens I 1 1.6. Tratamento de Exceções Uma exceção denota um comportamento anormal, indesejado, que ocorre raramente e requer alguma ação imediata em uma parte do programa [GHE 97, DER

Leia mais

Aula 04 Operadores e Entrada de Dados. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www.profbrunogomes.com.

Aula 04 Operadores e Entrada de Dados. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www.profbrunogomes.com. Aula 04 Operadores e Entrada de Dados Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Operadores: Aritméticos; Atribuição; Concatenação;

Leia mais

Java 2 Standard Edition Como criar classes e objetos

Java 2 Standard Edition Como criar classes e objetos Java 2 Standard Edition Como criar classes e objetos Helder da Rocha www.argonavis.com.br 1 Assuntos abordados Este módulo explora detalhes da construção de classes e objetos Construtores Implicações da

Leia mais

Acesso a Banco. Conexão em Java. Conexão em Java. Programação Orientada a Objetos Profa. Cristiane e Prof. Daniel

Acesso a Banco. Conexão em Java. Conexão em Java. Programação Orientada a Objetos Profa. Cristiane e Prof. Daniel Acesso a Banco Programação Orientada a Objetos Profa. Cristiane e Prof. Daniel As conexões em Java são feitas através de uma ponte que implementa todas as funcionalidades que um banco de dados padrão deve

Leia mais

Java. Marcio de Carvalho Victorino www.dominandoti.eng.br

Java. Marcio de Carvalho Victorino www.dominandoti.eng.br Java Marcio de Carvalho Victorino www.dominandoti.eng.br 3. Considere as instruções Java abaixo: int cont1 = 3; int cont2 = 2; int cont3 = 1; cont1 += cont3++; cont1 -= --cont2; cont3 = cont2++; Após a

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com Java. Prof. Júlio Machado julio.machado@pucrs.br

Programação Orientada a Objetos com Java. Prof. Júlio Machado julio.machado@pucrs.br Programação Orientada a Objetos com Java Prof. Júlio Machado julio.machado@pucrs.br TRATAMENTO DE EXCEÇÕES Tratamento de Exceções O tratamento de exceções de Java envolve vários conceitos importantes:

Leia mais

Programação Estruturada e Orientada a Objetos. Tratamento de Exceções

Programação Estruturada e Orientada a Objetos. Tratamento de Exceções Programação Estruturada e Orientada a Objetos Tratamento de Exceções 2013 O que veremos hoje? Introdução Tratamento de exceções Exercícios Transparências baseadas no material do Prof. Gilbert Azevedo Referencias

Leia mais

Tratamento de Exceções cont. Profa. Thienne Johnson EACH/USP

Tratamento de Exceções cont. Profa. Thienne Johnson EACH/USP Tratamento de Exceções cont. Profa. Thienne Johnson EACH/USP Java, como programar Deitel & Deitel Capítulo 14 continuação Todas as classes de exceção de Java herdam, direta ou indiretamente, da classe

Leia mais

Aula 30 - Sockets em Java

Aula 30 - Sockets em Java Aula 30 - Sockets em Java Sockets Sockets são estruturas que permitem que funções de software se interconectem. O conceito é o mesmo de um soquete (elétrico, telefônico, etc...), que serve para interconectar

Leia mais

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java Linguagem Java Objetivos Compreender como desenvolver algoritmos básicos em JAVA Aprender como escrever programas na Linguagem JAVA baseando-se na Linguagem Portugol aprender as sintaxes equivalentes entre

Leia mais

Guia de Fatores de Qualidade de OO e Java

Guia de Fatores de Qualidade de OO e Java Qualiti Software Processes Guia de Fatores de Qualidade de OO e Java Versã o 1.0 Este documento só pode ser utilizado para fins educacionais, no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS COLEGIADO DE INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS COLEGIADO DE INFORMÁTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS COLEGIADO DE INFORMÁTICA Disciplina: Redes de Computadores Ano: 2007 Professor: Luiz Antonio Trabalho 1º Bimestre Cliente/Servidor

Leia mais

Sobre o Professor Dr. Sylvio Barbon Junior

Sobre o Professor Dr. Sylvio Barbon Junior 5COP088 Laboratório de Programação Aula 1 Java Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior Sylvio Barbon Jr barbon@uel.br 1 Sobre o Professor Dr. Sylvio Barbon Junior Formação: Ciência e Engenharia da Computação (2005

Leia mais

Programação de Computadores II TCC 00.174/Turma A 1

Programação de Computadores II TCC 00.174/Turma A 1 Programação de Computadores II TCC 00.174/Turma A 1 Professor Leandro A. F. Fernandes http://www.ic.uff.br/~laffernandes Conteúdo: Entrada e saída de dados Material elaborado pelos profs. Anselmo Montenegro

Leia mais

7 RTTI e Interfaces. Desenvolvimento OO com Java. Vítor E. Silva Souza (vitorsouza@inf.ufes.br) http://www.inf.ufes.

7 RTTI e Interfaces. Desenvolvimento OO com Java. Vítor E. Silva Souza (vitorsouza@inf.ufes.br) http://www.inf.ufes. Desenvolvimento OO com Java 7 RTTI e Interfaces Vítor E. Silva Souza (vitorsouza@inf.ufes.br) http://www.inf.ufes.br/ ~ vitorsouza Departamento de Informática Centro Tecnológico Universidade Federal do

Leia mais

Programação Na Web. Linguagem Java Parte II. break com o nome do bloco. Sintaxe. Nome do bloco. Termina o bloco. António Gonçalves ...

Programação Na Web. Linguagem Java Parte II. break com o nome do bloco. Sintaxe. Nome do bloco. Termina o bloco. António Gonçalves ... Programação Na Web Linguagem Java Parte II Sintaxe António Gonçalves break com o nome do bloco Nome do bloco Termina o bloco class class Matrix Matrix { private private int[][] int[][] mat; mat; public

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro Quando um programa viola as restrições semânticas da linguagem, a JVM assinala um erro ao programa, sob a forma de exceção. Uma exceção é um erro recuperável O controlo da execução do programa é transferido

Leia mais

Tratamento de Exceção. Tratamento de Exceções. Vantagens de TE. Exemplos de Exceções. Exemplo: Divide1 (sem TE)

Tratamento de Exceção. Tratamento de Exceções. Vantagens de TE. Exemplos de Exceções. Exemplo: Divide1 (sem TE) DCC / ICEx / UFMG Tratamento de Exceção Tratamento de Exceções Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Uma exceção é uma indicação de problema na execução do programa Exceção foge ao fluxo

Leia mais

Equivale a um conjunto de if 's encadeados, porém mais estruturado.

Equivale a um conjunto de if 's encadeados, porém mais estruturado. Switch (Case) Equivale a um conjunto de if 's encadeados, porém mais estruturado. switch(expressao_ordinal) ordinal_1: bloco1; ordinal_2: bloco2; default: diretiva_default; Exemplo - switch public class

Leia mais

Programação Orientada a Objetos II

Programação Orientada a Objetos II Programação Orientada a Objetos II Prof. Walter Gima walter.gima@anhanguera.com 1 Tratamento de Exceção 2 Agenda Tratamento de Exceção Tipos de Exceptions Lançar Exceções 3 Exceção indicação de que algo

Leia mais

Tratamento de Exceções

Tratamento de Exceções Tratamento de Exceções Universidade Católica de Pernambuco Ciência da Computação Prof. Márcio Bueno poonoite@marciobueno.com Fonte: Material da Profª Karina Oliveira Introdução Exceções São eventos que

Leia mais

BC0501 Linguagens de Programação

BC0501 Linguagens de Programação BC0501 Linguagens de Programação Aula Prática: 03 Assunto: Comandos de Seleção 1. Introdução Um comando de seleção define uma condição em um programa, que permite que grupos de comandos sejam executados

Leia mais

Curso Java Starter. www.t2ti.com 1

Curso Java Starter. www.t2ti.com 1 1 2 Apresentação O Curso Java Starter foi projetado com o objetivo de ajudar àquelas pessoas que têm uma base de lógica de programação e desejam entrar no mercado de trabalho sabendo Java, A estrutura

Leia mais

Mecanismos de Comunicação. Sockets em java (http://java.sun.com/docs/books/tutorial/networking/sockets/)

Mecanismos de Comunicação. Sockets em java (http://java.sun.com/docs/books/tutorial/networking/sockets/) Mecanismos de Comunicação Sockets em java (http://java.sun.com/docs/books/tutorial/networking/sockets/) Sockets o que é? Um socket é um mecanismo de comunicação (dois sentidos) entre dois programas a funcionar

Leia mais

Slide 1 Deitel/Deitel, 8e. Java Como programar Copyright 2010 Pearson Education

Slide 1 Deitel/Deitel, 8e. Java Como programar Copyright 2010 Pearson Education Java Como Programar, 8/E Slide 1 Slide 2 Slide 3 Métodos genéricos e classes genéricas (e interfaces) permitem especificar, com uma única declaração de método, um conjunto de métodos relacionados ou, com

Leia mais

Tratamento de Exceções. LPG II Java. Tratamento de Exceções. Conceito de Exceções. Exemplo

Tratamento de Exceções. LPG II Java. Tratamento de Exceções. Conceito de Exceções. Exemplo Tratamento de Exceções LPG II Java Tratamento de Exceções Introdução Princípios do tratamento de exceções em Java Cláusula try Cláusula catch Cláusula finally Hierarquia de exceções em Java Considerações

Leia mais

Quando um programa viola as restrições semânticas da linguagem, a JVM assinala um erro ao programa, sob a forma de exceção.

Quando um programa viola as restrições semânticas da linguagem, a JVM assinala um erro ao programa, sob a forma de exceção. 6 Exceções Quando um programa viola as restrições semânticas da linguagem, a JVM assinala um erro ao programa, sob a forma de exceção. Uma exceção é um erro recuperável - O controlo da execução do programa

Leia mais

Invocação de Métodos Remotos

Invocação de Métodos Remotos Invocação de Métodos Remotos Java RMI (Remote Method Invocation) Tópicos Tecnologia RMI Introdução Modelo de camadas do RMI Arquitetura Fluxo de operação do RMI Passos para implementação Estudo de caso

Leia mais

Bacharelado em Ciência e Tecnologia BC-0505 - Processamento da Informação Teoria Arquivos Prof. Edson Pinheiro Pimentel edson.pimentel@ufabc.edu.

Bacharelado em Ciência e Tecnologia BC-0505 - Processamento da Informação Teoria Arquivos Prof. Edson Pinheiro Pimentel edson.pimentel@ufabc.edu. Bacharelado em Ciência e Tecnologia BC-0505 - Processamento da Informação Teoria Arquivos Prof. Edson Pinheiro Pimentel edson.pimentel@ufabc.edu.br Conceitos Arquivos permitem armazenar dados de maneira

Leia mais

Módulo 07 Características Avançadas de Classes

Módulo 07 Características Avançadas de Classes Módulo 07 Características Avançadas de Classes Última Atualização: 15/06/2010 1 Objetivos Descrever variáveis, métodos e iniciadores static Descrever a semântica do modificador final em classes, métodos

Leia mais

Os Sete Hábitos das Exceções Altamente Eficazes

Os Sete Hábitos das Exceções Altamente Eficazes c o l u n a Mundo OO Os Sete Hábitos das Exceções Altamente Eficazes Aprenda os bons hábitos na modelagem de erros de uma aplicação A modelagem no tratamento de erros de uma aplicação é uma atividade que

Leia mais

Programação online em Java

Programação online em Java Universidade Federal do ABC Disciplina: Processamento da Informação Assunto: Programação online em Java Programação online em Java Conteúdo Conteúdo...1 Introdução... 1 1.1.Programas necessários... 1 1.2.Visão

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Criando documentação com javadoc

Criando documentação com javadoc H Criando documentação com javadoc H.1 Introdução Neste apêndice, fornecemos uma introdução a javadoc ferramenta utilizada para criar arquivos HTML que documentam o código Java. Essa ferramenta é usada

Leia mais

INTRODUÇÃO 12. DOCUMENTAÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO 12. DOCUMENTAÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 12. DOCUMENTAÇÃO Na plataforma Java SE 7, há cerca de 4000 classes e interfaces disponíveis para utilizarmos em nossas aplicações Podemos visualizar a documentação dessas classes e interfaces

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Departamento de Ciência da Computação

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Departamento de Ciência da Computação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Departamento de Ciência da Computação LP: Laboratório de Programação Apontamento 3 Prof. ISVega Fevereiro de 2004 Estilo de Codificação CONTEÚDO 3.1 Regras

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro 6 Exceções Quando um programa viola as restrições semânticas da linguagem, a JVM assinala um erro ao programa, sob a forma de exceção. Uma exceção é um erro recuperável O controlo da execução do programa

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos Orientação a Objetos 1. Sobrecarga (Overloading) Os clientes dos bancos costumam consultar periodicamente informações relativas às suas contas. Geralmente, essas informações são obtidas através de extratos.

Leia mais

A ) O cliente terá que implementar uma interface remota. . Definir a interface remota com os métodos que poderão ser acedidos remotamente

A ) O cliente terá que implementar uma interface remota. . Definir a interface remota com os métodos que poderão ser acedidos remotamente Java RMI - Remote Method Invocation Callbacks Folha 9-1 Vimos, na folha prática anterior, um exemplo muito simples de uma aplicação cliente/ servidor em que o cliente acede à referência remota de um objecto

Leia mais

Universidade da Beira Interior Cursos: Matemática /Informática e Ensino da Informática

Universidade da Beira Interior Cursos: Matemática /Informática e Ensino da Informática Folha 1-1 Introdução à Linguagem de Programação JAVA 1 Usando o editor do ambiente de desenvolvimento JBUILDER pretende-se construir e executar o programa abaixo. class Primeiro { public static void main(string[]

Leia mais

BC0505 Processamento da Informação

BC0505 Processamento da Informação BC0505 Processamento da Informação Assunto: Modularização de código e passagem de parâmetros Aula Prática: 4 Versão: 0.2 Introdução Modularização No Java, como em outras linguagens de Programação Orientadas

Leia mais

Tratamento de Exceções. Java Avançado. Tratamento de Exceções. Conceito de Exceções. Exemplo

Tratamento de Exceções. Java Avançado. Tratamento de Exceções. Conceito de Exceções. Exemplo Tratamento de Exceções Java Avançado Tratamento de Exceções Roberto Vedoato vedoato@joinville.udesc.br Introdução Princípios do tratamento de exceções em Java Cláusula try Cláusula catch Cláusula finally

Leia mais

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE Departamento de Informática Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 18 Sockets OLadoServidor O Lado Cliente Múltiplos Clientes 1 Programa Capítulo 18 Sockets

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE ORIENTAÇÃO A OBJETOS

EXERCÍCIOS SOBRE ORIENTAÇÃO A OBJETOS Campus Cachoeiro de Itapemirim Curso Técnico em Informática Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas Professor: Rafael Vargas Mesquita Este exercício deve ser manuscrito e entregue na próxima aula; Valor

Leia mais

Aula 2. Objetivos Conceitos; Instalação do Text Pad; Entendendo o código java do AloMundo1 Codificação do AloMundo2,AloMundo3 e AloMundo4.

Aula 2. Objetivos Conceitos; Instalação do Text Pad; Entendendo o código java do AloMundo1 Codificação do AloMundo2,AloMundo3 e AloMundo4. Aula 2 Objetivos Conceitos; Instalação do Text Pad; Entendendo o código java do AloMundo1 Codificação do AloMundo2,AloMundo3 e AloMundo4. Conceitos O software controla os computadores(freqüentemente conhecido

Leia mais

Polimorfismo. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Polimorfismo. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Polimorfismo Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Polimorfismo; Polimorfismo Java; Métodos Abstratos Java Classes Abstratas Java Exercício - Java Polimorfismo C++ Classe Abstrata C++; Funções

Leia mais

CURSO DE PROGRAMAÇÃO EM JAVA

CURSO DE PROGRAMAÇÃO EM JAVA CURSO DE PROGRAMAÇÃO EM JAVA Introdução para Iniciantes Prof. M.Sc. Daniel Calife Índice 1 - A programação e a Linguagem Java. 1.1 1.2 1.3 1.4 Linguagens de Programação Java JDK IDE 2 - Criando o primeiro

Leia mais

Curso de Java. Orientação a objetos e a Linguagem JAVA. TodososdireitosreservadosKlais

Curso de Java. Orientação a objetos e a Linguagem JAVA. TodososdireitosreservadosKlais Curso de Java Orientação a objetos e a Linguagem JAVA Roteiro A linguagem Java e a máquina virtual Objetos e Classes Encapsulamento, Herança e Polimorfismo Primeiro Exemplo A Linguagem JAVA Principais

Leia mais

Java : Comunicação Cliente-Servidor.

Java : Comunicação Cliente-Servidor. Java : Comunicação Cliente-Servidor. Objetivo: Capacitar o aluno a desenvolver uma aplicação servidora para múltiplos clientes. Apresentar as classes Socket e ServerSocket, classes de fluxo de dados, a

Leia mais

1. Estude e implemente a classe Exemplo1 apresentada abaixo:

1. Estude e implemente a classe Exemplo1 apresentada abaixo: P. Fazendeiro & P. Prata POO FP09/1 Exceções Uma exceção (Exception) é um sinal gerado pela máquina virtual de Java em tempo de execução indicando uma situação de erro da qual é possível recuperar. O objectivo

Leia mais

Criando um script simples

Criando um script simples Criando um script simples As ferramentas de script Diferente de muitas linguagens de programação, você não precisará de quaisquer softwares especiais para criar scripts de JavaScript. A primeira coisa

Leia mais

Curso Adonai QUESTÕES Disciplina Linguagem JAVA

Curso Adonai QUESTÕES Disciplina Linguagem JAVA 1) Qual será o valor da string c, caso o programa rode com a seguinte linha de comando? > java Teste um dois tres public class Teste { public static void main(string[] args) { String a = args[0]; String

Leia mais

TRATAMENTO DE EXCEÇÕES

TRATAMENTO DE EXCEÇÕES Uma exceção em Java é um sinal que alguma condição excepcional aconteceu; Algo de errado aconteceu! Exemplos: solicitação de abertura de um arquivo não encontrado; índice de um array fora de faixa; uma

Leia mais

Lição 1 Introdução à programação de computadores

Lição 1 Introdução à programação de computadores Lição Introdução à programação de computadores Introdução à Programação I Objetivos Ao final desta lição, o estudante será capaz de: Identificar os diferentes componentes de um computador Conhecer linguagens

Leia mais

Linguagem de Programação JAVA. Técnico em Informática Professora Michelle Nery

Linguagem de Programação JAVA. Técnico em Informática Professora Michelle Nery Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery Agenda Regras paravariáveis Identificadores Válidos Convenção de Nomenclatura Palavras-chaves em Java Tipos de Variáveis em

Leia mais

Um pouco do Java. Prof. Eduardo

Um pouco do Java. Prof. Eduardo Um pouco do Java Prof. Eduardo Introdução A tecnologia JAVA é composta pela linguagem de programação JAVA e pela plataforma de desenvolvimento JAVA. Os programas são escritos em arquivos-texto com a extensão.java.

Leia mais

Threads e Sockets em Java. Threads em Java. Programas e Processos

Threads e Sockets em Java. Threads em Java. Programas e Processos Threads em Java Programas e Processos Um programa é um conceito estático, isto é, um programa é um arquivo em disco que contém um código executável por uma CPU. Quando este programa é executado dizemos

Leia mais

Projeto de Software Orientado a Objeto

Projeto de Software Orientado a Objeto Projeto de Software Orientado a Objeto Ciclo de Vida de Produto de Software (PLC) Analisando um problema e modelando uma solução Prof. Gilberto B. Oliveira Estágios do Ciclo de Vida de Produto de Software

Leia mais

THREADS EM JAVA. George Gomes Cabral

THREADS EM JAVA. George Gomes Cabral THREADS EM JAVA George Gomes Cabral THREADS Fluxo seqüencial de controle dentro de um processo. Suporte a múltiplas linhas de execução permite que múltiplos processamentos ocorram em "paralelo" (em computadores

Leia mais

INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO UNICAMP 1o. SEMESTRE DE 2009. Profa. Cecília M. F. Rubira

INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO UNICAMP 1o. SEMESTRE DE 2009. Profa. Cecília M. F. Rubira INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO UNICAMP 1o. SEMESTRE DE 2009 Profa. Cecília M. F. Rubira Sala 13, cmrubira@ic.unicamp.br Versão: 1.1 Data: 22 de abril de 2009. Estudo de Caso: Sistema de Folha de Pagamento Este

Leia mais

Tratamento de Exceções. Profa. Thienne Johnson EACH/USP

Tratamento de Exceções. Profa. Thienne Johnson EACH/USP Tratamento de Exceções Profa. Thienne Johnson EACH/USP Java, como programar Deitel & Deitel Capítulo 14 Uma exceção é uma indicação de um problema que ocorre durante a execução de um programa O tratamento

Leia mais

FBV - Linguagem de Programação II. Um pouco sobre Java

FBV - Linguagem de Programação II. Um pouco sobre Java FBV - Linguagem de Programação II Um pouco sobre Java História 1992: um grupo de engenheiros da Sun Microsystems desenvolve uma linguagem para pequenos dispositivos, batizada de Oak Desenvolvida com base

Leia mais

Aula 09 Introdução à Java. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 09 Introdução à Java. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 09 Introdução à Java Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Java: Sintaxe; Tipos de Dados; Variáveis; Impressão de Dados.

Leia mais

insfcanceof new public switch transient while byte continue extends for int null

insfcanceof new public switch transient while byte continue extends for int null Palavras -chave de JAV A abstract catch do final implements long private static throw void boolean char double finally import native protected super throws volatile break class float insfcanceof new public

Leia mais

Tabela de Símbolos. Análise Semântica A Tabela de Símbolos. Principais Operações. Estrutura da Tabela de Símbolos. Declarações 11/6/2008

Tabela de Símbolos. Análise Semântica A Tabela de Símbolos. Principais Operações. Estrutura da Tabela de Símbolos. Declarações 11/6/2008 Tabela de Símbolos Análise Semântica A Tabela de Símbolos Fabiano Baldo Após a árvore de derivação, a tabela de símbolos é o principal atributo herdado em um compilador. É possível, mas não necessário,

Leia mais

DEFINIÇÃO DE MÉTODOS

DEFINIÇÃO DE MÉTODOS Cursos: Análise, Ciência da Computação e Sistemas de Informação Programação I - Prof. Aníbal Notas de aula 2 DEFINIÇÃO DE MÉTODOS Todo o processamento que um programa Java faz está definido dentro dos

Leia mais

Java Como Programar, 8/E. (C) 2010 Pearson Education, Inc. Todos os direitos reservados.

Java Como Programar, 8/E. (C) 2010 Pearson Education, Inc. Todos os direitos reservados. Java Como Programar, 8/E os direitos reservados. Tratamento de exceções Exceção uma indicação de um problema que ocorre durante a execução de um programa. O nome exceção significa que o problema não

Leia mais

Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063)

Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063) Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063) Aula 5 Herança Universidade Federal de Santa Maria Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Bruno

Leia mais

Programação Orientada a Objetos em java. Polimorfismo

Programação Orientada a Objetos em java. Polimorfismo Programação Orientada a Objetos em java Polimorfismo Polimorfismo Uma característica muito importante em sistemas orientados a objetos Termo proveniente do grego, e significa muitas formas Em POO, significa

Leia mais

O tratamento de erros em Java

O tratamento de erros em Java Exceções JAVA O tratamento de erros em Java É um dos mecanimos mais poderosos para tratar os chamados runtime errors, de modo a que o fluxo normal do programa possa ser mantido. https://techterms.com/definition/runtime_error

Leia mais

Herança. Alberto Costa Neto DComp - UFS

Herança. Alberto Costa Neto DComp - UFS Herança Alberto Costa Neto DComp - UFS 1 Motivação Vimos como se faz encapsulamento e a importância de fazê-lo... Contudo, também é possível fazer encapsulamento em algumas linguagens não OO O que mais

Leia mais

Objetos Implícitos. Conceito. Instanciados pelo próprio contêiner. Disponíveis em quaisquer páginas JSP.

Objetos Implícitos. Conceito. Instanciados pelo próprio contêiner. Disponíveis em quaisquer páginas JSP. Slide 1 Conceito Instanciados pelo próprio contêiner. Disponíveis em quaisquer páginas JSP. Instruções de criação inseridas no método _jspservice( ). Slide 2 Identificação e tipo Identificação Tipo application

Leia mais

Chamadas Remotas de Procedimentos (RPC) O Conceito de Procedimentos. RPC: Programa Distribuído. RPC: Modelo de Execução

Chamadas Remotas de Procedimentos (RPC) O Conceito de Procedimentos. RPC: Programa Distribuído. RPC: Modelo de Execução Chamadas Remotas de Chamada Remota de Procedimento (RPC) ou Chamada de Função ou Chamada de Subrotina Método de transferência de controle de parte de um processo para outra parte Procedimentos => permite

Leia mais

Programação por Objectos. Java

Programação por Objectos. Java Programação por Objectos Java Parte 6: Herança e Polimorfismo LEEC@IST Java 1/52 Herança revisão A herança é um mecanismo em que a subclasse constitui uma especialização da superclasse. A superclasse pode

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Departamento de Ciência da Computação

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Departamento de Ciência da Computação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Departamento de Ciência da Computação LP: Laboratório de Programação Apontamento 15 Prof. ISVega Maio de 2004 Arquivos de Texto CONTEÚDO 15.1Processamento

Leia mais

Caso 1 NetScanner Main

Caso 1 NetScanner Main Caso 1 NetScanner import java.util.scanner; import java.net.unknownhostexception; import java.util.logging.level; import java.util.logging.logger; import javax.swing.joptionpane; public class Main { System.out.println("Digite

Leia mais

Introdução a Java. Hélder Nunes

Introdução a Java. Hélder Nunes Introdução a Java Hélder Nunes 2 Exercício de Fixação Os 4 elementos básicos da OO são os objetos, as classes, os atributos e os métodos. A orientação a objetos consiste em considerar os sistemas computacionais

Leia mais

Programação de Computadores - I. Profª Beatriz Profº Israel

Programação de Computadores - I. Profª Beatriz Profº Israel Programação de Computadores - I Profª Beatriz Profº Israel As 52 Palavras Reservadas O que são palavras reservadas São palavras que já existem na linguagem Java, e tem sua função já definida. NÃO podem

Leia mais

Padrão Arquitetura em Camadas

Padrão Arquitetura em Camadas Padrão Arquitetura em Camadas Universidade Católica de Pernambuco Ciência da Computação Prof. Márcio Bueno poonoite@marciobueno.com Fonte: Material da Profª Karina Oliveira Definição Estimula a organização

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Marcelo Lobosco DCC/UFJF Comunicação em Sistemas Distribuídos Aula 06 Agenda Modelo Cliente-Servidor (cont.) Invocação Remota de Método (Remote Method Invocation RMI) Visão Geral

Leia mais

Simulado de Linguagem de Programação Java

Simulado de Linguagem de Programação Java Simulado de Linguagem de Programação Java 1. Descreva o processo de criação de programas em Java, desde a criação do código-fonte até a obtenção do resultado esperado, por meio de sua execução. Cite as

Leia mais

22/9/16. Agenda. Erros. Erros. Exceções. Mecanismo de exceções

22/9/16. Agenda. Erros. Erros. Exceções. Mecanismo de exceções Agenda Desenvolvimento OO com Java Exceções Vítor E. Silva Souza (vitorsouza@inf.ufes.br) http://www.inf.ufes.br/ ~ vitorsouza Apresentar o mecanismo de tratamento de exceções de Java; Explicar os diferentes

Leia mais