Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II"

Transcrição

1 Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo II Aula 03

2 1. Introdução A Mecânica de divide em Cinética e Estática. A Cinética estuda os movimentos e por sua vez se divide em Cinemática e Dinâmica. A Cinemática estuda o movimento dos corpos independentemente das forças que provocam esse movimento, ou seja, estuda o movimento em si e a Dinâmica estuda o movimento dos corpos causado pela forças que atuam sobre ele. A Estática estuda o equilíbrio dos corpos e determina as forças para que o equilíbrio seja mantido. 2. Cinética básica- Cinemática A Cinemática é a ciência que descreve o movimento dos objetos sem levar em conta as forças que atuam sobre ele e ela usa números, gráficos e equações. O alvo do estudo da cinemática é de desenvolver modelos que sirvam para explicar o movimento dos objetos do mundo real. Ela é usada, por exemplo, no estudo do movimento dos robôs. 2.1 Escalares e vetores O movimento dos corpos pode ser observado pela distância, deslocamento, velocidade e aceleração que os mesmos podem desenvolver. Estas são quantidades matemáticas que são usadas para descrever o movimento dos objetos e podem ser divididas em duas categorias: escalares e vetoriais. Estas duas categorias podem ser definidas assim: 1. Escalares são as quantidades que podem ser descritas por somente uma grandeza. 2. Vetores são quantidades que podem ser descritas por sua grandeza, sentido e direção. Vamos ver a diferença entre distância e deslocamento que podem parecer a mesma coisa: 1. Distância é uma grandeza escalar que se refere ao caminho percorrido pelo movimento do corpo não importa a direção ou sentido desse movimento. 2. Deslocamento é um a quantidade vetorial que se refere a que distância o corpo está após o movimento, ou seja, qual é sua posição. Vamos fazer um exemplo para compreender a diferença entre essas palavras. Um objeto se movimentou 5 metros para a direita, 3 metros para baixo, 5 metros para a esquerda e 3 metros para cima como vemos na Figura 2.1. Figura 2.1

3 O ponto se movimentou por uma distância de 16 metros, porém seu deslocamento foi zero, pois ele retornou ao ponto de partida. Agora vamos ver outras duas grandezas: velocidade escalar e velocidade vetorial. Velocidade escalar é a quantidade que se refere a rapidez do movimento. Um objeto que se move rapidamente tem uma velocidade escalar mais alta que um que se movimenta em velocidade escalar mais baixa. Velocidade vetorial se refere à taxa de mudança de posição do objeto. Imagine que um objeto de move rapidamente para frente e para trás a mesma distância voltando sempre para o mesmo lugar. A velocidade deste objeto apesar do movimento frenético rápido tem uma velocidade vetorial zero, pois volta sempre para a mesma posição. Como a velocidade vetorial é definida como uma taxa ou razão de mudança de posição este movimento resulta em uma velocidade vetorial nula. Como a velocidade vetorial é uma grandeza vetorial ela tem uma direção e não é bastante dizer que o objeto tem uma velocidade de 50 m/min, mas sua direção e sentido devem também ser definidos e temos que dizer, por exemplo, 50 m/min 100 graus sul. Assim vemos uma diferença essencial entre a velocidade escalar (que não precisa indicar sua direção) e a velocidade vetorial onde a direção e o sentido devem ser definidos. 2.2 Movimento uniforme e variável Podemos ter dois casos de movimento: movimento uniforme e movimento variado. No movimento uniforme a velocidade do corpo não se modifica e toma o nome de velocidade constante ou uniforme. Neste caso o objeto percorre a mesma distância em cada intervalo de tempo igual, por exemplo, 5 metros por segundo em qualquer momento que a velocidade for medida. Outro conceito é o de velocidade instantânea. No caso de um movimento variado temos a velocidade média como vimos acima e a velocidade instantânea. Esta velocidade é a velocidade em um dado tempo. Quando um objeto se move como um carro que inicia sua marcha, por exemplo, sua velocidade pode se modificar e temos um movimento variado. Por isso definimos uma grandeza: a velocidade média de um corpo. Neste caso o tempo deve ser também medido e a velocidade média é dada pela divisão da distância medida pelo tempo gasto no movimento. Chamando a velocidade média por Vm, a distância percorrida por L e o tempo gasto pelo movimento por T podemos definir a seguinte equação: Outro conceito é o de velocidade instantânea. No caso de um movimento variado temos a velocidade média como vimos acima e a velocidade instantânea. Esta velocidade é a velocidade em um dado tempo. No exemplo que demos acima na Figura 2.1, o objeto se moveu por 26 metros. Se este movimento de deu em 6,5 segundos a velocidade média foi de:

4 Mas sua velocidade instantânea poderia ter sido em dado momento de 6 metros por segundo e em outro momento de 2 metros por segundo. Vamos estudar agora os movimentos variados. Um corpo está em movimento variado quando os espaços percorridos na unidade de tempo não são iguais. No caso que os espaços percorridos em cada unidade de tempo forem cada vez maiores o movimento é chamado de movimento acelerado e no caso inverso com espaços menores percorridos o movimento é chamado de retardado. Um carro ao partir tem um movimento acelerado e ao parar tem um movimento retardado. Um objeto lançado para cima tem um movimento retardado pela ação da gravidade sobre o corpo e seu movimento é acelerado na queda pela ação da mesma força. Se a aceleração em cada unidade de tempo for a mesma, temos um movimento uniformemente acelerado. Se representarmos por a c a aceleração em cada segundo e por v a velocidade do corpo cuja velocidade inicial é c, a velocidade do corpo no fim do primeiro segundo será: c+a c. Ao fim do segundo seguinte sua velocidade será c+2a c e ao fim de t segundos sua velocidade será: Vamos traçar agora um diagrama tempo-distância como vemos na Figura 2.2, com as velocidades nas ordenadas e os tempos nas abscissas e obtemos a representação geométrica do movimento uniformemente variado. Nesse diagrama você pode desenhar os tempos como 1s=1cm, por exemplo, e a velocidade como 1m=1cm. Note que você pode escolher a escala que desejar. Figura 2.2 Para calcular o caminho percorrido pelo objeto neste caso, devemos lembrar que esse caminho é dado no diagrama pela área do trapézio ABCD que é dada pela equação: Ou:

5 Este é o diagrama de um movimento uniformemente acelerado. Se ele fosse uniformemente retardado o sentido da parcela a c t deveria ser mudado, pois a velocidade estaria diminuindo e teríamos a fórmula seguinte: Neste caso a representação seria como a da Figura 2.3. Figura 2.3 No caso do movimento uniformemente retardado a velocidade inicial é mais alta e vai diminuindo até alcançar a velocidade final c. Neste caso o espaço percorrido é dado também pela área do trapézio, mas subtraindo o espaço percorrido e temos então: Supondo que o corpo parta do repouso o valor de c será 0 e temos então: Exercícios 1. Qual é o espaço percorrido pelo som em 30 segundos se c= 333 m? 2. Qual é a velocidade de um carro que em 6 segundos percorre 300 metros? 3. Se um trem percorre 90 km em 45 minutos qual é sua velocidade em metros por segundo? 2.3 Queda livre dos corpos e lançamento vertical Os corpos em queda livre adquirem uma aceleração de 9,81 m/s e esta grandeza é representada por g. O trajeto percorrido pelo corpo ao cair que chamaremos por h e a velocidade de queda v, pode ser determinado pelas fórmulas: Dessas equações podemos deduzir:

6 Que substituindo na equação de h resulta: e Finalmente podemos obter para g: Esta última fórmula nos permite determinar g experimentalmente. Para esta determinação se determina a altura h exata da queda do corpo e o tempo t que dura a queda. Para a determinação do tempo se pode usar um cronômetro que indique frações de segundo e que começa a contar o tempo no momento do início da queda parando no momento exato da parada do corpo. As fórmulas que vimos acima são aplicáveis com precisão em um ambiente no vácuo absoluto, no qual todos os corpos caem com a mesma velocidade. Isto pode ser demonstrado por meio do tubo de Newton. Devemos notar que dissemos no vácuo, pois em um ambiente normal com ar este afeta a velocidade do corpo devido ao atrito do ar. No caso do lançamento vertical para cima dos corpos, a velocidade inicial v i adquire um valor uniformemente retardado. Esta aceleração negativa é igual a g ou -9,81 m/s. As fórmulas para o cálculo da velocidade e da altura que o corpo pode atingir são: Você vê que estas fórmulas são semelhantes às que foram apresentadas para a queda livre com a diferença que agora o corpo tem uma velocidade inicial ascensional positiva. Dessas fórmulas deduzimos que a velocidade do corpo vai diminuindo até que se reduz a 0, quando o corpo atinge seu ponto superior máximo e inicia a queda. O ponto máximo que o corpo pode atingir é dado pela fórmula: Para valores maiores de t a velocidade v ficará negativa e o corpo começa a cair e volta para o ponto inicial do movimento de ascensão. O tempo total é o dobro do tempo gasto para atingir o ponto máximo.

7 Em todo este raciocínio nos abstivemos do efeito do ar no movimento dos corpos. Este omissão pode ser válida para pequenos movimentos que são as que encontramos nas aplicações usuais. Exercícios 4. Um objeto é lançado para cima com uma velocidade de 20 m/s. Qual é a altura que ele atingirá para iniciar sua queda? 5. Um objeto em queda livre cai por 4 segundos até atingir o chão. A que altura ele estava? 6. Um objeto é lançado para cima com uma velocidade de 30 m/s. Quanto tempo ele leva para voltar para o ponto inicial? 3. Cinética básica- Dinâmica O estudo feito do movimento dos corpos até aqui tratou do movimento puro sem levar em conta as forças que podem atuar sobre eles. Como dissemos no início do capítulo 2 este é o estudo da Cinemática que se abstém das forças. Agora vamos estudar a parte da Física chamada de Cinética ou Dinâmica que estuda as forças que atuam sobre o corpo provocando seu movimento. A Dinâmica explica o movimento por meio do uso de vetores que são retas orientadas com direção e sentido. Os vetores são identificados com setas e podem ser calculados algebricamente usando o teorema de Pitágoras decompondo as forças em dois eixos X e Y. As leis de Newton são básicas para o estudo da Mecânica. Estas leis descrevem as relações entre as forças que atuam sobre um corpo e o movimento que elas provocam nesse corpo. Essas leis são: 1. Lei da Inércia: Na ausência de uma força um corpo não pode alterar seu estado de movimento ou de repouso. É a 1ª. Lei de Newton. 2. Um corpo que sofre a ação de uma força pode sofrer uma aceleração que se relaciona com a massa desse corpo. É a 2ª. Lei de Newton. 3. Quando um corpo exerce uma ação sobre outro corpo este exerce sobre aquele uma força igual e contrária. É a lei da ação e reação. Esta é a 3ª. Lei de Newton. 3.1 Lei da Inércia Podemos citar esta lei desta forma: Um corpo não pode alterar seu estado de repouso ou de movimento sem a atuação de uma força exterior. Supondo que um corpo está em repouso: ele continuará assim até que uma força atue sobre ele, se ele estiver em movimento uniforme em linha reta ele continuará assim que sua velocidade ou direção sejam modificadas pela atuação de uma força externa. O primeiro princípio pode ser facilmente exemplificado. Se estivermos sentados um uma poltrona para nos levantarmos dela necessitamos fazer um esforço (tanto maior quanto mais pesados formos). Também se estivermos

8 correndo, para pararmos temos que fazer um esforço no sentido contrário da corrida. Este efeito da inércia é usado na indústria nas máquinas rotativas que desejamos controlar sua velocidade e, para isto, são instalados volantes pesados cujo peso é usado para o controle. 3.2 Conceito de força O que falamos repetidamente até agora é causado por forças que se opõem ao axioma de que a inércia pode se manifestar de modo direto. Entendemos por força toda a causa capaz de produzir ou modificar um movimento quanto à sua direção e velocidade. Quando falamos do movimento de um corpo lançado para cima vimos que ele diminui constantemente e quando ele chega a seu ponto máximo sua velocidade é zero e começa a cair aumentando sua velocidade até cair no solo. A força que atua sobre esse corpo tem o nome de força da gravidade ou peso do corpo. Mas se o corpo estiver em movimento em um plano horizontal a gravidade não atua, pois está neutralizada pela reação da superfície de apoio do corpo. Entretanto devido a esta reação da superfície de apoio contra o corpo, existe uma resistência ao movimento do corpo que toma o nome de atrito que causa uma diminuição da velocidade do corpo e temos um movimento uniformemente retardado. Mas o atrito pode ser diminuído com lubrificação das superfícies e não pode ser anulado completamente. Mesmo que isto fosse possível temos ainda outra resistência ao movimento que é oferecida pelo ar que atua no sentido contrário ao do movimento. Do que vimos não será possível a comprovação direta do princípio da inércia devido à impossibilidade de retirarmos as influências de forças externas aos corpos que atuam sobre eles. 3.3 Elementos que determinam uma força A força é definida por três elementos: 1. Ponto de aplicação que é o lugar de um corpo que recebe a ação da força. 2. Direção da força que a linha reta pela qual a força tende e mover o ponto de aplicação. 3. Grandeza da força que é a quantidade de unidades de força aplicada. Como vimos o efeito visível que uma força qualquer se manifesta é por meio de um movimento ou uma modificação de movimento de um corpo. Mas pode acontecer que o ponto de aplicação da força esteja retido e não possa de

9 movimentar, neste caso o efeito é a manifestação de uma pressão sobre o corpo de forma que esta manifestação possa ser medida. Por peso de um corpo se entende a pressão que ele exerce sobre sua base de sustentação, todas as forças podem ser medidas em unidades de peso convenientes. A fim de que as medidas de peso e de volume que o corpo ocupa possam ser adequadamente determinadas foi adotado no sistema métrico o quilograma cuja abreviação é kg cuja determinação já foi estudada acima. 3.4 Princípio da ação e reação No capítulo 3 vimos que o terceiro axioma citado foi o da ação e reação. Este axioma expressa que as forças nunca se apresentam de forma isolada, mas aos pares de forma que duas forças agem simultaneamente e são sempre iguais, sobre a mesma reta e de sentidos contrários. A pressão que um corpo exerce devido ao seu peso sobre uma superfície causa uma reação de sentido contrário de igual grandeza e direção como, por exemplo, um peso suspenso em um fio origina no fio uma tensão igual a seu peso e de sentido contrário. Ao levantarmos um peso este causa uma reação igual e contrária sobre nossos pés. 3.5 Massa Segundo temos estudado entendemos por força toda a causa de uma modificação de movimento de um corpo. Se sobre um corpo não age força alguma ele conserva seu estado, seja de movimento uniforme ou sem movimento. Mas se esse corpo puder se movimentar e sobre ele atuar uma força de intensidade constante, ele irá paulatinamente se mover com certa alteração da velocidade no tempo, ou seja, ele terá um movimento uniformemente acelerado. Se a intensidade da força for duplicada a aceleração do corpo será também duplicada e podemos dizer então que a aceleração de um corpo será proporcional á intensidade da força aplicada sobre ele. Podemos representar isto por meio da equação: Onde: F é a força que atua sobre o corpo, C é uma constante e a c é a aceleração obtida. Para determinar a constante C vamos fazer uma experiência simples como vemos na Figura 3.1.

10 Figura 3.1 Temos um corpo que pode se mover na horizontal (que está temporariamente preso por meio de uma cunha), pela ação de uma força F que está acelerando constantemente pela ação da gravidade e a equação dada acima rege esta aplicação. Se agora deslocamos a cunha que está travando o carro, o peso cairá na vertical com a aceleração g da gravidade e a equação acima será modificada para: e podemos então tirar a constante C: Substituindo este valor na equação F= Ca c temos: A razão é a massa do corpo e a representamos por M e podemos escrever: Finalmente obtemos a fórmula: Esta fórmula é de fundamental importância e podemos escrever assim: Força = massa vezes aceleração A Figura 3.1 representa uma máquina de Atwood simplificada que vemos na figura 3.2 abaixo. Esta máquina é usada para comprovar experimentalmente as leis que acabamos de estudar.

11 Figura 3.2 Exercícios 7. Um carro que pesa 3000 kg é empurrado por uma pessoa que faz 10 kg de pressão. Qual é a aceleração que ele conseguirá? 8. Um caminhão pesa kg e é empurrado por 3 pessoas com uma força total de 50 kg. Existe uma força de atrito de 1/500 do peso do caminhão. Qual é a aceleração que o caminhão terá? 3.6 Trabalho mecânico Como vimos toda força que deve imprimir certo movimento em um corpo tem que vencer certas resistências passivas e ativas e dizemos neste caso que a força efetua um trabalho. A grandeza desse trabalho depende da intensidade da força e do caminho percorrido. Por exemplo, ao levantarmos um peso deve ser exercida uma força de grandeza igual ao peso (de sentido contrário) e esta força realiza um trabalho tanto maior quanto for o peso que estamos levantando. Como unidade do trabalho mecânico é usado o quilogrâmetro que é a tração ou pressão de 1 kg que atua ao longo de um trajeto de 1 metro e sua abreviação é kgm. A fórmula para determinar o trabalho é muito fácil de se deduzir. Se elevarmos um peso de 1 kg a 1 metro de altura efetuamos um trabalho de 1 kgm, se o peso for de 2 kg elevado a mesma altura efetuaremos um trabalho de 2 kgm e se elevarmos um peso de P quilos a 1 metro de altura efetuamos um trabalho de P kgm. Vemos que o trabalho é o produto de um peso ou força pela distância

12 percorrida e se chamarmos o peso ou força de P como acima, o trajeto percorrido de c e o trabalho por A temos: Trabalho=força vezes trajeto No sistema absoluto de medidas a unidade de trabalho é o erg, a força ou pressão é o dina e o caminho é dado em centímetros, então: Exercícios 9. Qual é o trabalho executado por um trabalhador que pesa 75 kg e sobe uma escada com 30 metros de altura? 10. Um homem empurra um carro que pesa 2500 kg a uma distância de 20 metros. Qual foi o trabalho que ele realizou? 3.7 Potência Estudamos o trabalho mecânico até agora sem ter em conta o tempo gasto para executá-lo. Um mesmo gasto de trabalho pode ser feito rápida ou lentamente e para poder comparar o trabalho a ser feito devemos levar em consideração o tempo gasto na sua execução. Este trabalho toma então o nome de potência mecânica. A unidade de potência mecânica usual é o quilogrâmetro por segundo também conhecido por cavalo-vapor. Então: 1 cavalo-vapor = 75 kgm/segundo Chamando P o peso ou força em kg, c o trajeto em metros, t o tempo e a potência por ξ, podemos escrever a seguinte equação: escrever: Como o trajeto dividido pelo tempo é a velocidade ou: então podemos 3.8 Energia cinética Todos os corpos quando em movimento têm certa capacidade para vencer resistências e efetuar trabalho como vimos. Esta capacidade de efetuar trabalho toma o nome de energia de movimento ou energia cinética. O trabalho que pode ser realizado pelo corpo que está sob a ação de uma força e adquire certa velocidade deve ser igual ao efetuado pela força para produzir essa velocidade.

13 Vamos desenvolver a fórmula para calcular a energia cinética. Se o corpo partir do repouso o valor da velocidade inicial será 0 e temos então a velocidade: O trajeto percorrido será: Vamos eliminar o tempo entre essas duas equações. Para isso tiramos da primeira equação o valor de t: E substituímos esse valor na segunda equação: Dessa equação tiramos: Se multiplicarmos ambos os lados dessa equação pela força F temos: A expressão: representa a energia cinética ou quantidade de energia de movimento do corpo. Podemos definir esta energia como: A energia cinética é igual ao trabalho que um corpo pode efetuar. Para compreender melhor vamos fazer um exercício. Suponhamos que um caminhão tenha uma carga completa de kg e que a força de tração do caminhão seja de 1500 kg. Para este cálculo vamos desprezar o efeito do atrito. O caminhão ganhará uma aceleração dada pela fórmula:, ou força é igual à massa pela aceleração de onde tiramos: Exercícios 11. Trabalho mecânico é: a. Trabalho produzido por uma máquina b. Trabalho produzido por uma força c. Nenhuma das anteriores 12. Potência é: a. O trabalho realizado por uma máquina durante um dia b. O trabalho realizado por uma máquina por hora

14 c. O trabalho mecânico realizado por segundo 13. A energia cinética é: a. A força de um movimento qualquer b. A energia de movimento c. A energia para vencer as resistências 4. Estática básica Estática é a parte da Mecânica que estuda as leis do equilíbrio dos corpos sólidos. Este estudo pode ser feito analítica ou graficamente. Acabamos de estudar o efeito das forças sobre um corpo provocando diversos tipos de movimento no mesmo. No caso da Estática o corpo em estudo não pode ser deslocado, ou seja, está fixo de alguma maneira e as forças que atuam sobre esse corpo provocam reações nos pontos fixos de apoio do corpo. Por meio deste estudo determinam-se as forças nos elementos do corpo e nos seus apoios permitindo assim seu dimensionamento. Por exemplo, em um telhado temos diversos elementos que suportam a cobertura com telhas, por exemplo, e antes de construir o telhado devem ser determinadas as forças nas tesouras do telhado e assim determinar as dimensões dos elementos da tesoura. Vamos iniciar nosso estudo com o paralelogramo das forças. 4.1 Paralelogramo das forças Se sobre um ponto Q de um corpo, chamado de ponto de apoio, atuam duas forças AB=F1 e AC=F2 com certos ângulos e estas forças que agem sobre ele podem ser mostradas por meio de um paralelogramo chamado de paralelogramo das forças, Figura 4.1. Figura 4.1 A linha AD denominada R representa a resultante das forças F1 e F2. A resultante é estabelecida fazendo-se CD paralela e igual à F1 e BD paralela e igual à F2 formando o paralelogramo ABDC. A resultante R tem o mesmo efeito das duas forças. Este é o método gráfico de determinação do paralelogramo das forças. Para usar o método analítico devemos conhecer trigonometria, pois estamos tratando com figuras geométricas.

15 Para a demonstração prática do princípio do paralelogramo podemos construir um aparelho como o da Figura 4.2. Figura 4.2 Esse aparelho consiste de duas polias e 3 pesos que são equilibrados e braços móveis que permitem um ajuste automático da resultante na linha vertical para demonstrar o equilíbrio do sistema. 5. Centros de gravidade Como já estudamos, os corpos físicos são compostos de muitas partículas minúsculas chamadas de moléculas e sobre cada uma delas atua a força da gravidade verticalmente para baixo. Assim atuam tantas forças paralelas quantas são as moléculas do corpo e podemos reduzir todas elas em uma única resultante que é seu peso e que atua em seu centro de gravidade. Assim o centro de gravidade de um corpo é o ponto pelo qual podemos suspender esse corpo e ele estará sempre em equilíbrio. Na Figura 5.1 temos um corpo em repouso suspenso por um fio. Figura 5.1 O corpo está suspenso pela linha AA e se o suspendermos pela linha BB o ponto de encontro dessas linhas será o ponto C. Este ponto de encontro é o centro de gravidade desse corpo. Podemos também dizer que todo o eixo de simetria de uma figura é seu eixo de gravidade. Desse exemplo notamos uma forma experimental para determinar os eixos de gravidade o centro de gravidade de um corpo que é o ponto de encontro dos eixos. 6. Classes de equilíbrio dos corpos sólidos

16 Acabamos de ver que ao suspender (ou apoiar) um corpo ele estará em equilíbrio somente quando ele está apoiado por uma reta que passa em seu centro de gravidade. Se o corpo está apoiado segundo uma linha reta ou ele puder girar sobre um eixo, é necessário que esta reta corte a linha vertical que passa pelo centro de gravidade do corpo para que ele esteja em equilíbrio. Temos três casos de equilíbrio que vamos estudar e que vemos na Figura 6.1 abaixo. Na Figura 6.1a temos um corpo onde o centro de gravidade está acima do ponto de apoio e na mesma vertical. Se ele for empurrado pelo mais leve impulso no sentido da flecha o equilíbrio será rompido e o corpo cairá. Este é chamado de equilíbrio instável. Na Figura 6.1b o centro de gravidade do corpo está abaixo do ponto de apoio ou de suspensão. O corpo mesmo que empurrado no sentido da flecha não vai cair ou voltará para o seu estado de equilíbrio. Temos um caso de equilíbrio estável. Na Figura 6.1c o ponto ou linha de apoio coincide com o centro de gravidade do corpo e em qualquer posição que ele seja colocado ele permanecerá em equilíbrio. Temos um caso de equilíbrio indiferente. Se uma esfera estiver apoiada sobre um plano como na Figura 6.1d temos um caso onde o centro de gravidade permanece no mesmo ponto e também se configura um caso de equilíbrio estável Estabilidade Um corpo apoiado sobre uma superfície pode permanecer em equilíbrio se a vertical que passa pelo centro de gravidade do corpo cair dentro de sua superfície de sustentação como vemos na Figura 6.2.

17 Figura 6.2 Vemos nessa figura um corpo prismático C1 cujo centro de gravidade está situado dentro de sua base e dessa forma não tomba, mas se o centro de gravidade. 7. Máquinas simples Inicialmente vamos ver algumas definições. Os processos físicos e químicos fundamentais que estão envolvidos ou são responsáveis por uma ação ou reação ou outro fenômeno natural são chamados de mecanismos. O termo mecanismo é então aplicado a uma combinação de corpos geométricos que constituem a máquina ou parte dela. Um conjunto de peças que transmitem forças, movimentos e energia de uma forma pré-determinada é chamado de máquina. Uma máquina é composta de corpos rígidos e resistentes, formados e unidos e que se movem com movimentos relativos e transmitem força de uma fonte de energia para vencer os atritos e forças envolvidas. Uma máquina tem duas funções básicas: transmitir um movimento e uma força. Máquinas simples ou elementares são quaisquer de vários mecanismos que têm elementos que compõem as máquinas em geral. As máquinas incluídas na categoria de máquinas simples são a alavanca, a polia, o plano inclinado, a cunha e o parafuso. Apesar de um corpo rígido não existir na realidade, muitos dos componentes das máquinas são tomados como rígidos, pois suas deformações são pequenas em relação com seus movimentos relativos Alavanca Alavanca é um corpo rígido e móvel ao redor de um ponto fixo chamado de fulcro e sobre a qual agem pelo menos duas forças que tendem a girar a alavanca

18 em sentidos inversos. Vemos na Figura 7.1 de forma esquemática uma alavanca AB sobre a qual atuam duas forças F1 e F2 sendo seu fulcro o ponto C. Figura 7.1 As alavancas são usadas para multiplicar uma força aplicada a um dos lados da alavanca e este efeito toma o nome de vantagem mecânica. Chama-se força potente a força aplicada Fp, e força resistente Fr a força que se deseja mover com a força potente aplicada. Toma o nome de braço potente Lp o lado onde se aplica a força potente e braço resistente Lr o lado onde está a força resistente. Elas são classificadas em: 1. Interfixas ou de primeira classe quando o ponto fixo fica entre a força resistente Fr e a força potente Fp. 2. Interresistente ou de segunda classe quando a força resistente Fr está entre a força potente Fp e o ponto fixo. 3. Interpotente ou de terceira classe quando a força potente Fp está entre a força resistente Fp e o pontofixo. Vemos estes três casos na Figura 7.2. Figura 7.1 A equação fundamental para resolver as alavancas é: Exercício Descreva com suas palavras os três tipos de alavancas

19 7.2. Plano inclinado A Figura 7.2 mostra um plano inclinado sendo AB sua base, BC sua altura e AC o plano inclinado propriamente dito. Figura 7.2 Com o uso dos planos inclinados uma dada resistência pode ser vencida com um esforço menor do que se ele não fosse usado. Suponhamos que desejamos elevar uma carga de 1000 kg a uma distância vertical de 1 m ou 100 cm. Caso quiséssemos elevar esse peso verticalmente precisaríamos usar uma força de 1000 kg. A fórmula para o cálculo dos planos inclinados é: Nessa fórmula F é a força a ser exercida, P o peso a ser elevado, H a altura a ser elevado o corpo e L o comprimento do plano inclinado. Então se tivermos um peso de 1000 kg como acima que queremos elevar a 1 m e o comprimento do plano inclinado é de 5 m, o esforça a ser despendido será de: Agora vamos estudar o parafuso. Todos nós conhecemos uma ferramenta usada para levantar carros, chamada de macaco. Vemos essa ferramenta na Figura 7.3. Ela se compõe de um parafuso e uma alavanca que duas máquinas simples. Figura 7.3 Esta ferramenta é uma aplicação prática do plano inclinado. Uma força F aplicada na alavanca a uma distância D pode levantar um peso P. A força F necessária é muito menor do que o peso a ser levantado e vamos ver como calcular essa força.

20 Para isso vamos desprezar o atrito em nosso raciocínio. A força F multiplicada pela distância D é igual ao peso levantado multiplicado pela distância que ele foi levantado nesse tempo. Ora, como temos um parafuso cujo passo da rosca é de t a altura levantada em cada rotação do parafuso é de t e a circunferência descrita pela força aplicada é de 2πD e temos então: E tiramos então: Exemplo de aplicação. Suponhamos que desejamos trocar o pneu de nosso carro que pesa P=1500 kg e temos um macaco com um parafuso de 25 mm de diâmetro e passo t de 5 mm e a distância que a força é aplicada é de D=250 mm temos então: 7.3. Cunha Vemos na Figura 7.4 a representação de uma cunha sendo utilizada para abrir uma tora de madeira. Figura 7.4 Ao aplicarmos uma força F na cabeça da cunha ela exerce uma pressão que se desloca no mesmo sentido e direção e que pode ser decomposta em duas forças laterais como mostra a figura. A força F está deslocada para o ponto M e se decompõe em duas forças iguais, pois sua inclinação é igual dos dois lados: MN e

21 MO que são perpendiculares aos lados da cunha e que chamaremos de Q. Então podemos ver que temos dois triângulos semelhantes sendo MP igual à força F aplicada e vamos então deduzir as relações entre a força F e as forças laterais Q. Ou Note que a força F está na mesma relação que o comprimento da cabeça da cunha e de seus lados Polias Até agora vimos as seguintes máquinas simples: a alavanca, o plano inclinado, a cunha e o parafuso. Vamos ver a última que é a polia. Podemos dividir as polias em móveis e fixas. As polias fixas servem para modificar o sentido das forças fazendo com que estas tomem direções convenientes na conformação das polias. Na Figura 7.5 vemos diversas instalações das polias que são muito úteis na prática da engenharia. Figura 7.5 O peso de uma carga que fica presa à forquilha da polia está suspenso por uma corda que tem dois ramais que passam pelo canal da polia. Assim a tensão em cada lado da polia é igual à carga Q dividida por 2 ou Q/2. Podemos então, chamando F a força exercida e Q a carga, escrever a equação: Quando temos diversas polias como nos arranjos que vemos na figura podemos usar a fórmula seguinte:

22 Onde n é o número de polias móveis. No caso das talhas comuns um jogo de polias é fixo e outro é móvel como vemos na figura à esquerda. Neste caso a força exercida é dada pela fórmula: Exemplo de aplicação Suponhamos que queremos elevar uma carga de 300 kg e temos 6 polias móveis. Qual é o esforço que deve ser aplicado: 8. Lei da gravidade Em 1686 o físico Newton enunciou a lei que é conhecida como a lei de Newton e que diz: dois corpos de nosso sistema solar se atraem mutuamente com uma força que é diretamente proporcional às massas e inversamente ao quadrado da distância que os separa. Se representarmos a massa dos dois corpos por M1 e M2 e sua distância por d podemos escrever a equação abaixo, onde Q é uma constante que depende da unidade usada no cálculo: No caso de adotarmos o sistema absoluto de unidades e assumindo M1=M2 iguais a 1 g, a distância em cm, e a força em dinas temos: dinas Esta lei não se aplica somente aos corpos celestiais, mas a todos os corpos de qualquer massa e o peso dos corpos é uma consequência da atração que a Terra exerce sobre os corpos que estão sobre ela. Então se assumirmos que o peso de um corpo seja P, sua massa seja m e a massa da Terra seja M podemos escrever a seguinte equação: Nessa equação r é o raio da Terra. Suponhamos que nós suspendemos o corpo de massa m até uma altura h então a equação acima fica assim: Se dividirmos as duas igualdades acima teremos: E finalmente:

23 Esta fórmula nos permite ver que o peso de um corpo diminui quando o elevamos acima do solo, mas sua massa permanece constante. 9. Pêndulo simples Se um corpo for suspenso de uma linha que consideraremos sem peso de comprimento c e deixarmos esse corpo livre ele ficará na posição de equilíbrio vertical. Se levarmos esse corpo para uma posição fora de sua posição de equilíbrio e o deixarmos livre ele oscilará de um lado para outro como vemos na Figura 9.1. Figura 9.1 Este sistema toma o nome de pêndulo simples ou pêndulo matemático. O tempo que o corpo gasta para oscilar de um lado para outro é sempre o mesmo e tem o nome de duração da oscilação e usamos para este tempo a letra. A fórmula para o cálculo deste pêndulo é obtida por meio da matemática superior e é: Nessa fórmula é a distância do ponto fixo do fio ao centro de gravidade do corpo suspenso e a aceleração da gravidade. Devemos notar que o peso do fio deve ser muito pequeno em relação ao peso do corpo. Devemos lembrar que a aceleração da gravidade é variável devido à rotação da Terra e seu achatamento nos pólos e pode ser representada pela fórmula abaixo onde é a latitude geográfica do lugar onde se está fazendo a experiência: 10. Choque dos corpos

24 Já vimos que quando uma força atua sobre um corpo por certo tempo ela comunicará a este um movimento uniformemente acelerado e a velocidade final é dada pela fórmula: Também vimos que a força é igual à massa do corpo pela aceleração ou: Dessas duas equações podemos tirar: O produto toma o nome de impulso mecânico e o produto toma o nome de quantidade de movimento da massa m. Esta equação pode tomar o nome de teorema do impulso e se aplica quando os corpos se chocam. Os choques dos corpos podem ser entre corpos elásticos ou inelásticos. No caso dos corpos inelásticos supondo que eles se movem namesma direção e sentido e que após o choque ambos continuam em movimento juntos e tomam uma velocidade comum que pode ser calculada pela fórmula abaixo onde m1 e m2 são as massas dos corpos e v1 e v2 suas velocidades antes do choque e V a velocidade após o choque. Se antes do choque os corpos tinham direções opostas o sinal de m2 pode ser tornado negativo na fórmula acima. No choque de corpos elásticos deve-se distinguir dois períodos distintos. Em um primeiro tempo os corpos se aplainam e no segundo as forças elásticas atuam para separar os corpos e nesta fase o trabalho consumido na compressão dos corpos é devolvido. Respostas aos exercícios m

25 2. 50 m/s m/s 4. 20,4 m/s 5. 78,5 m 6. 6,11 segundos 7. 58,9 m 8. 0,029 m/s kgm kgm 11. B 12. C 13. B

DINÂMICA. Força Resultante: É a força que produz o mesmo efeito que todas as outras aplicadas a um corpo.

DINÂMICA. Força Resultante: É a força que produz o mesmo efeito que todas as outras aplicadas a um corpo. DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente, uma maçã cai sobre a sua cabeça. Segundo

Leia mais

Sumário. Prefácio... xi. Prólogo A Física tira você do sério?... 1. Lei da Ação e Reação... 13

Sumário. Prefácio... xi. Prólogo A Física tira você do sério?... 1. Lei da Ação e Reação... 13 Sumário Prefácio................................................................. xi Prólogo A Física tira você do sério?........................................... 1 1 Lei da Ação e Reação..................................................

Leia mais

As leis de Newton e suas aplicações

As leis de Newton e suas aplicações As leis de Newton e suas aplicações Disciplina: Física Geral e Experimental Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: O que significa o conceito de força

Leia mais

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente:

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente: Rumo ao ITA Física Análise Dimensional Ivan Guilhon Mitoso Rocha A análise dimensional é um assunto básico que estuda as grandezas físicas em geral, com respeito a suas unidades de medida. Como as grandezas

Leia mais

Leis de Conservação. Exemplo: Cubo de gelo de lado 2cm, volume V g. =8cm3, densidade ρ g. = 0,917 g/cm3. Massa do. ρ g = m g. m=ρ.

Leis de Conservação. Exemplo: Cubo de gelo de lado 2cm, volume V g. =8cm3, densidade ρ g. = 0,917 g/cm3. Massa do. ρ g = m g. m=ρ. Leis de Conservação Em um sistema isolado, se uma grandeza ou propriedade se mantém constante em um intervalo de tempo no qual ocorre um dado processo físico, diz-se que há conservação d a propriedade

Leia mais

APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA

APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE POMPEIA CURSO TECNOLOGIA EM MECANIZAÇÃO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA Autor: Carlos Safreire Daniel Ramos Leandro Ferneta Lorival Panuto Patrícia de

Leia mais

Bacharelado Engenharia Civil

Bacharelado Engenharia Civil Bacharelado Engenharia Civil Disciplina: Física Geral e Experimental I Força e Movimento- Leis de Newton Prof.a: Msd. Érica Muniz Forças são as causas das modificações no movimento. Seu conhecimento permite

Leia mais

Física Aplicada PROF.: MIRANDA. 2ª Lista de Exercícios DINÂMICA. Física

Física Aplicada PROF.: MIRANDA. 2ª Lista de Exercícios DINÂMICA. Física PROF.: MIRANDA 2ª Lista de Exercícios DINÂMICA Física Aplicada Física 01. Uma mola possui constante elástica de 500 N/m. Ao aplicarmos sobre esta uma força de 125 Newtons, qual será a deformação da mola?

Leia mais

Física. Física Módulo 1 Leis de Newton

Física. Física Módulo 1 Leis de Newton Física Módulo 1 Leis de Newton Cinemática x Dinâmica: A previsão dos movimentos Até agora apenas descrevemos os movimentos : cinemática É impossível, no entanto, prever movimentos somente usando a cinemática.

Leia mais

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br. Cinemática escalar

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br. Cinemática escalar Cinemática escalar A cinemática escalar considera apenas o aspecto escalar das grandezas físicas envolvidas. Ex. A grandeza física velocidade não pode ser definida apenas por seu valor numérico e por sua

Leia mais

Hoje estou elétrico!

Hoje estou elétrico! A U A UL LA Hoje estou elétrico! Ernesto, observado por Roberto, tinha acabado de construir um vetor com um pedaço de papel, um fio de meia, um canudo e um pedacinho de folha de alumínio. Enquanto testava

Leia mais

a) O tempo total que o paraquedista permaneceu no ar, desde o salto até atingir o solo.

a) O tempo total que o paraquedista permaneceu no ar, desde o salto até atingir o solo. (MECÂNICA, ÓPTICA, ONDULATÓRIA E MECÂNICA DOS FLUIDOS) 01) Um paraquedista salta de um avião e cai livremente por uma distância vertical de 80 m, antes de abrir o paraquedas. Quando este se abre, ele passa

Leia mais

Capítulo 4 Trabalho e Energia

Capítulo 4 Trabalho e Energia Capítulo 4 Trabalho e Energia Este tema é, sem dúvidas, um dos mais importantes na Física. Na realidade, nos estudos mais avançados da Física, todo ou quase todos os problemas podem ser resolvidos através

Leia mais

2 - PRIMEIRA LEI DE NEWTON: PRINCÍPIO DA INÉRCIA

2 - PRIMEIRA LEI DE NEWTON: PRINCÍPIO DA INÉRCIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA F Í S I C A II - DINÂMICA ALUNO: RA: 1 - OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DINÂMICA A Dinâmica é a parte da Mecânica que estuda os movimentos e as causas que os produzem ou os modificam.

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = =

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = = Energia Potencial Elétrica Física I revisitada 1 Seja um corpo de massa m que se move em linha reta sob ação de uma força F que atua ao longo da linha. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo

Leia mais

UNIDADE III Energia: Conservação e transformação. Aula 10.2 Conteúdo:

UNIDADE III Energia: Conservação e transformação. Aula 10.2 Conteúdo: UNIDADE III Energia: Conservação e transformação. Aula 10.2 Conteúdo: Estudo das forças: aplicação da leis de Newton. Habilidades: Utilizar as leis de Newton para resolver situações problemas. REVISÃO

Leia mais

Estudaremos aqui como essa transformação pode ser entendida a partir do teorema do trabalho-energia.

Estudaremos aqui como essa transformação pode ser entendida a partir do teorema do trabalho-energia. ENERGIA POTENCIAL Uma outra forma comum de energia é a energia potencial U. Para falarmos de energia potencial, vamos pensar em dois exemplos: Um praticante de bungee-jump saltando de uma plataforma. O

Leia mais

Cap. 4 - Princípios da Dinâmica

Cap. 4 - Princípios da Dinâmica Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física I IGM1 2014/1 Cap. 4 - Princípios da Dinâmica e suas Aplicações Prof. Elvis Soares 1 Leis de Newton Primeira Lei de Newton: Um corpo permanece

Leia mais

LISTA UERJ 2014 LEIS DE NEWTON

LISTA UERJ 2014 LEIS DE NEWTON 1. (Pucrj 2013) Sobre uma superfície sem atrito, há um bloco de massa m 1 = 4,0 kg sobre o qual está apoiado um bloco menor de massa m 2 = 1,0 kg. Uma corda puxa o bloco menor com uma força horizontal

Leia mais

Um momento, por favor

Um momento, por favor Um momento, por favor A UU L AL A Outro domingo! Novo passeio de carro. Dessa vez foi o pneu que furou. O pai se esforça, tentando, sem sucesso, girar o parafuso da roda. Um dos filhos então diz: Um momento,

Leia mais

Unidade VIII: Estática e Equilíbrio de um corpo rígido

Unidade VIII: Estática e Equilíbrio de um corpo rígido Página 1 de 10 Unidade VIII: Estática e Equilíbrio de um corpo rígido 8.1 - Equilíbrio: Um corpo pode estar em equilíbrio das seguintes formas: a) Equilíbrio estático - É aquele no qual o corpo está em

Leia mais

Vetores Lidando com grandezas vetoriais

Vetores Lidando com grandezas vetoriais Vetores Lidando com grandezas vetoriais matéria de vetores é de extrema importância para o ensino médio basta levar em consideração que a maioria das matérias de física envolve mecânica (movimento, dinâmica,

Leia mais

Forças internas. Objetivos da aula: Mostrar como usar o método de seções para determinar as cargas internas em um membro.

Forças internas. Objetivos da aula: Mostrar como usar o método de seções para determinar as cargas internas em um membro. Forças internas Objetivos da aula: Mostrar como usar o método de seções para determinar as cargas internas em um membro. Generalizar esse procedimento formulando equações que podem ser representadas de

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3 Linhas de Força Mencionamos na aula passada que o físico inglês Michael Faraday (79-867) introduziu o conceito de linha de força para visualizar a interação elétrica entre duas cargas. Para Faraday, as

Leia mais

É usual dizer que as forças relacionadas pela terceira lei de Newton formam um par ação-reação.

É usual dizer que as forças relacionadas pela terceira lei de Newton formam um par ação-reação. Terceira Lei de Newton A terceira lei de Newton afirma que a interação entre dois corpos quaisquer A e B é representada por forças mútuas: uma força que o corpo A exerce sobre o corpo B e uma força que

Leia mais

CINEMÁTICA - É a parte da mecânica que estuda os vários tipos de movimento, sem se preocupar com as causas destes movimentos.

CINEMÁTICA - É a parte da mecânica que estuda os vários tipos de movimento, sem se preocupar com as causas destes movimentos. INTRODUÇÃO À CINEMÁTICA REPOUSO OU MOVIMENTO? DEPENDE DO REFERENCIAL! CINEMÁTICA - É a parte da mecânica que estuda os vários tipos de movimento, sem se preocupar com as causas destes movimentos. REFERENCIAL.

Leia mais

LISTA UERJ 1ª FASE LEIS DE NEWTON

LISTA UERJ 1ª FASE LEIS DE NEWTON 1. (Uerj 2013) Um bloco de madeira encontra-se em equilíbrio sobre um plano inclinado de 45º em relação ao solo. A intensidade da força que o bloco exerce perpendicularmente ao plano inclinado é igual

Leia mais

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de?

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de? Física 01. Um fio metálico e cilíndrico é percorrido por uma corrente elétrica constante de. Considere o módulo da carga do elétron igual a. Expressando a ordem de grandeza do número de elétrons de condução

Leia mais

sendo as componentes dadas em unidades arbitrárias. Determine: a) o vetor vetores, b) o produto escalar e c) o produto vetorial.

sendo as componentes dadas em unidades arbitrárias. Determine: a) o vetor vetores, b) o produto escalar e c) o produto vetorial. INSTITUTO DE FÍSICA DA UFRGS 1 a Lista de FIS01038 Prof. Thomas Braun Vetores 1. Três vetores coplanares são expressos, em relação a um sistema de referência ortogonal, como: sendo as componentes dadas

Leia mais

Tópico 02: Movimento Circular Uniforme; Aceleração Centrípeta

Tópico 02: Movimento Circular Uniforme; Aceleração Centrípeta Aula 03: Movimento em um Plano Tópico 02: Movimento Circular Uniforme; Aceleração Centrípeta Caro aluno, olá! Neste tópico, você vai aprender sobre um tipo particular de movimento plano, o movimento circular

Leia mais

Você acha que o rapaz da figura abaixo está fazendo força?

Você acha que o rapaz da figura abaixo está fazendo força? Aula 04: Leis de Newton e Gravitação Tópico 02: Segunda Lei de Newton Como você acaba de ver no Tópico 1, a Primeira Lei de Newton ou Princípio da Inércia diz que todo corpo livre da ação de forças ou

Leia mais

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Movimento Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Movimento Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Movimento Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Posição e Coordenada de Referência Posição é o lugar no espaço onde se situa o corpo. Imagine três pontos

Leia mais

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul DETERMINAÇÃO DE CONDIÇÃO DE ACIONAMENTO DE FREIO DE EMERGÊNCIA TIPO "VIGA FLUTUANTE" DE ELEVADOR DE OBRAS EM CASO DE QUEDA DA CABINE SEM RUPTURA DO CABO Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho

Leia mais

Equipe de Física FÍSICA

Equipe de Física FÍSICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 8B Ensino Médio Equipe de Física Data: FÍSICA Estática de um ponto Para que um ponto esteja em equilíbrio precisa satisfazer a seguinte condição: A resultante de todas

Leia mais

UNIDADE IV: Ser humano e saúde Cultura indígena. Aula: 14.1 Conteúdo: Introdução a estática e suas definições.

UNIDADE IV: Ser humano e saúde Cultura indígena. Aula: 14.1 Conteúdo: Introdução a estática e suas definições. UNIDADE IV: Ser humano e saúde Cultura indígena. Aula: 14.1 Conteúdo: Introdução a estática e suas definições. Habilidade: Compreender os conceitos físicos relacionados a estática de um ponto material

Leia mais

Movimento Harmônico Simples: Exemplos (continuação)

Movimento Harmônico Simples: Exemplos (continuação) Movimento Harmônico Simples: Exemplos (continuação) O Pêndulo Físico O chamado pêndulo físico é qualquer pêndulo real. Ele consiste de um corpo rígido (com qualquer forma) suspenso por um ponto O e que

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo - 3º Bimestre

Programa de Retomada de Conteúdo - 3º Bimestre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Cantagalo 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9393 e 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo

Leia mais

NTD DE FÍSICA 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / /

NTD DE FÍSICA 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / / NTD DE FÍSICA 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO Professor: Rodrigo Lins ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / / COLÉGIO: 1) Na situação esquematizada na f igura, a mesa é plana, horizontal e perfeitamente polida. A

Leia mais

Unidade 10 Teoremas que relacionam trabalho e energia. Teorema da energia cinética Teorema da energia potencial Teorema da energia mecânica

Unidade 10 Teoremas que relacionam trabalho e energia. Teorema da energia cinética Teorema da energia potencial Teorema da energia mecânica Unidade 10 Teoremas que relacionam trabalho e energia Teorema da energia cinética Teorema da energia potencial Teorema da energia mecânica Teorema da nergia Cinética Quando uma força atua de forma favorável

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I (MAF 2201) Prof.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I (MAF 2201) Prof. 01 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I (MAF 2201) Prof. EDSON VAZ NOTA DE AULA III (Capítulo 7 e 8) CAPÍTULO 7 ENERGIA CINÉTICA

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 4º BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 4º BIMESTRE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 4º BIMESTRE NOME Nº SÉRIE : 1º EM DATA : / / BIMESTRE 3º PROFESSOR: Renato DISCIPLINA: Física 1 VISTO COORDENAÇÃO ORIENTAÇÕES: 1. O trabalho deverá ser feito em papel

Leia mais

Professora Bruna. Caderno 13 Aula 28. Quem atinge o solo primeiro? Página 291

Professora Bruna. Caderno 13 Aula 28. Quem atinge o solo primeiro? Página 291 Caderno 13 Aula 28 Quem atinge o solo primeiro? Página 291 Quem atinge o solo primeiro? Vimos na aula anterior, que o tempo de queda para um corpo lançado horizontalmente não depende da sua velocidade

Leia mais

Unidade VIII: Estática e Equilíbrio de um corpo rígido

Unidade VIII: Estática e Equilíbrio de um corpo rígido 132Colégio Santa Catarina Unidade VIII: Estática e Equilíbrio de um corpo rígido 132 Unidade VIII: Estática e Equilíbrio de um corpo rígido 8.1 - Equilíbrio: Um corpo pode estar em equilíbrio das seguintes

Leia mais

FÍSICA. Questões de 01 a 04

FÍSICA. Questões de 01 a 04 GRUPO 1 TIPO A FÍS. 1 FÍSICA Questões de 01 a 04 01. Considere uma partícula presa a uma mola ideal de constante elástica k = 420 N / m e mergulhada em um reservatório térmico, isolado termicamente, com

Leia mais

Empurra e puxa. Domingo, Gaspar reúne a família para uma. A força é um vetor

Empurra e puxa. Domingo, Gaspar reúne a família para uma. A força é um vetor A U A UL LA Empurra e puxa Domingo, Gaspar reúne a família para uma voltinha de carro. Ele senta ao volante e dá a partida. Nada. Tenta outra vez e nada consegue. Diz então para todos: O carro não quer

Leia mais

Vamos relatar alguns fatos do dia -a- dia para entendermos a primeira lei de Newton.

Vamos relatar alguns fatos do dia -a- dia para entendermos a primeira lei de Newton. CAPÍTULO 8 As Leis de Newton Introdução Ao estudarmos queda livre no capítulo cinco do livro 1, fizemos isto sem nos preocuparmos com o agente Físico responsável que provocava a aceleração dos corpos em

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado

Leia mais

Resolva os exercícios a mão.

Resolva os exercícios a mão. Lista de Exercícios de Física I Estes exercícios tem a finalidade de auxiliar os alunos nos estudos para a matéria: Física I. Resolva os exercícios a mão. Não digite, não faça copy/paste, não procure respostas

Leia mais

Mecânica 2007/2008. 6ª Série

Mecânica 2007/2008. 6ª Série Mecânica 2007/2008 6ª Série Questões: 1. Suponha a=b e M>m no sistema de partículas representado na figura 6.1. Em torno de que eixo (x, y ou z) é que o momento de inércia tem o menor valor? e o maior

Leia mais

Física Simples e Objetiva Mecânica Cinemática e Dinâmica Professor Paulo Byron. Apresentação

Física Simples e Objetiva Mecânica Cinemática e Dinâmica Professor Paulo Byron. Apresentação Apresentação Após lecionar em colégios estaduais e particulares no Estado de São Paulo, notei necessidades no ensino da Física. Como uma matéria experimental não pode despertar o interesse dos alunos?

Leia mais

Lista de Exercícios - Movimento em uma dimensão

Lista de Exercícios - Movimento em uma dimensão UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - Movimento em uma dimensão Perguntas 1. A Figura 1 é uma gráfico

Leia mais

UNIDADE NO SI: F Newton (N) 1 N = 1 kg. m/s² F R = 6N + 8N = 14 N F R = 7N + 3N = 4 N F 2 = 7N

UNIDADE NO SI: F Newton (N) 1 N = 1 kg. m/s² F R = 6N + 8N = 14 N F R = 7N + 3N = 4 N F 2 = 7N Disciplina de Física Aplicada A 2012/2 Curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora Ms. Valéria Espíndola Lessa DINÂMICA FORÇA: LEIS DE NEWTON A partir de agora passaremos a estudar a Dinâmica, parte

Leia mais

9) (UFMG/Adap.) Nesta figura, está representado um bloco de peso 20 N sendo pressionado contra a parede por uma força F.

9) (UFMG/Adap.) Nesta figura, está representado um bloco de peso 20 N sendo pressionado contra a parede por uma força F. Exercícios - Aula 6 8) (UFMG) Considere as seguintes situações: I) Um carro, subindo uma rua de forte declive, em movimento retilíneo uniforme. II) Um carro, percorrendo uma praça circular, com movimento

Leia mais

Soluções das Questões de Física do Processo Seletivo de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército EsPCEx

Soluções das Questões de Física do Processo Seletivo de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército EsPCEx Soluções das Questões de Física do Processo Seletivo de dmissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército EsPCEx Questão Concurso 009 Uma partícula O descreve um movimento retilíneo uniforme e está

Leia mais

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) Equação Horária do MRU

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) Equação Horária do MRU Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) velocímetro do automóvel da figura abaixo marca sempre a mesma velocidade. Quando um móvel possui sempre a mesma velocidade e se movimenta sobre uma reta dizemos que

Leia mais

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe Disciplina: Física Geral e Experimental III Curso: Engenharia de Produção Assunto: Gravitação Prof. Dr. Marcos A. P. Chagas 1. Introdução Na gravitação

Leia mais

Análise Dimensional Notas de Aula

Análise Dimensional Notas de Aula Primeira Edição Análise Dimensional Notas de Aula Prof. Ubirajara Neves Fórmulas dimensionais 1 As fórmulas dimensionais são formas usadas para expressar as diferentes grandezas físicas em função das grandezas

Leia mais

Leis de Isaac Newton

Leis de Isaac Newton Leis de Isaac Newton Lei da Inércia A primeira lei de Newton Lei da Inércia A primeira lei de Newton diz que todo corpo tende a manter o seu movimento. Se em repouso, irá permanecer em repouso, desde que

Leia mais

Tópico 8. Aula Prática: Movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado (Trilho de ar)

Tópico 8. Aula Prática: Movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado (Trilho de ar) Tópico 8. Aula Prática: Movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado (Trilho de ar) 1. OBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA 1) Esta aula experimental tem como objetivo o estudo do movimento retilíneo uniforme

Leia mais

horizontal, se choca frontalmente contra a extremidade de uma mola ideal, cuja extremidade oposta está presa a uma parede vertical rígida.

horizontal, se choca frontalmente contra a extremidade de uma mola ideal, cuja extremidade oposta está presa a uma parede vertical rígida. Exercícios: Energia 01. (UEPI) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases abaixo. O trabalho realizado por uma força conservativa, ao deslocar um corpo entre dois pontos é da

Leia mais

Unidade: Vetores e Forças. Unidade I:

Unidade: Vetores e Forças. Unidade I: Unidade I: 0 Unidade: Vetores e Forças 2.VETORES 2.1 Introdução Os vetores são definidos como entes matemáticos que dão noção de intensidade, direção e sentido. De forma prática, o conceito de vetor pode

Leia mais

material, porque seus 4 m de comprimento tornam-se desprezíveis se comparados aos 20000 m de percurso. Ponto Material

material, porque seus 4 m de comprimento tornam-se desprezíveis se comparados aos 20000 m de percurso. Ponto Material Estudante: 9º Ano/Turma: Data / /2014 Educadora: Daiana Araújo C.Curricular: Ciências Naturais/ Física A Mecânica é o ramo da Física que tem por finalidade o estudo do movimento e do repouso. É dividida

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2014.2. Cinemática. Isabelle Araújo Engenharia de Produção Myllena Barros Engenharia de Produção

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2014.2. Cinemática. Isabelle Araújo Engenharia de Produção Myllena Barros Engenharia de Produção CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2014.2 Cinemática Isabelle Araújo Engenharia de Produção Myllena Barros Engenharia de Produção Cinemática Na cinemática vamos estudar os movimentos sem

Leia mais

OSCILAÇÕES: Movimento Harmônico Simples - M. H. S.

OSCILAÇÕES: Movimento Harmônico Simples - M. H. S. Por Prof. Alberto Ricardo Präss Adaptado de Física de Carlos Alberto Gianotti e Maria Emília Baltar OSCILAÇÕES: Movimento Harmônico Simples - M. H. S. Todo movimento que se repete em intervelos de tempo

Leia mais

AS LEIS DO MOVIMENTO. O Conceito de Força

AS LEIS DO MOVIMENTO. O Conceito de Força AS LEIS DO MOVIMENTO Até agora, só falamos de cinemática, isto é, só descrevemos os movimentos. Agora vamos dar uma olhada nas causas destes movimentos => dinâmica O Conceito de Força Agente externo capaz

Leia mais

ROTEIRO 20 PÊNDULO SIMPLES E PÊNDULO FÍSICO

ROTEIRO 20 PÊNDULO SIMPLES E PÊNDULO FÍSICO ROTEIRO 20 PÊNDULO SIMPLES E PÊNDULO FÍSICO INTRODUÇÃO Estamos cercados de oscilações, movimentos que se repetem. Neste roteiro vamos abordar oscilações mecânicas para uma classe de osciladores harmônicos

Leia mais

GABARITO DO SIMULADO DISCURSIVO

GABARITO DO SIMULADO DISCURSIVO GABARITO DO SIMULADO DISCURSIVO 1. (Unifesp 013) O atleta húngaro Krisztian Pars conquistou medalha de ouro na olimpíada de Londres no lançamento de martelo. Após girar sobre si próprio, o atleta lança

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

www.enemdescomplicado.com.br

www.enemdescomplicado.com.br Exercícios de Física Gravitação Universal 1-A lei da gravitação universal de Newton diz que: a) os corpos se atraem na razão inversa de suas massas e na razão direta do quadrado de suas distâncias. b)

Leia mais

Professor : Vinicius Jacques Data: 03/08/2010 EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES / LEIS DE NEWTON

Professor : Vinicius Jacques Data: 03/08/2010 EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES / LEIS DE NEWTON Aluno (a): N Série: 1º Professor : Vinicius Jacques Data: 03/08/2010 Disciplina: FÍSICA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES / LEIS DE NEWTON 01. Explique a função do cinto de segurança de um carro, utilizando o

Leia mais

Análise estrutural. Objetivos da aula. Mostrar como determinar as forças nos membros de treliças usando o método dos nós e o método das seções.

Análise estrutural. Objetivos da aula. Mostrar como determinar as forças nos membros de treliças usando o método dos nós e o método das seções. Análise estrutural Objetivos da aula Mostrar como determinar as forças nos membros de treliças usando o método dos nós e o método das seções. slide 1 Treliças simples Treliça é uma estrutura de vigas conectadas

Leia mais

Prof. Rogério Porto. Assunto: Cinemática em uma Dimensão II

Prof. Rogério Porto. Assunto: Cinemática em uma Dimensão II Questões COVEST Física Mecânica Prof. Rogério Porto Assunto: Cinemática em uma Dimensão II 1. Um carro está viajando numa estrada retilínea com velocidade de 72 km/h. Vendo adiante um congestionamento

Leia mais

4.1 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL COM FORÇAS CONSTANTES

4.1 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL COM FORÇAS CONSTANTES CAPÍTULO 4 67 4. MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL COM FORÇAS CONSTANTES Consideremos um bloco em contato com uma superfície horizontal, conforme mostra a figura 4.. Vamos determinar o trabalho efetuado por uma

Leia mais

Energia potencial e Conservação da Energia

Energia potencial e Conservação da Energia Energia potencial e Conservação da Energia Disciplina: Física Geral I Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: Como usar o conceito de energia potencial

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Onde estamos? Nosso roteiro ao longo deste capítulo A equação do movimento Equação do movimento

Leia mais

Leis de Newton INTRODUÇÃO 1 TIPOS DE FORÇA

Leis de Newton INTRODUÇÃO 1 TIPOS DE FORÇA Leis de Newton INTRODUÇÃO Isaac Newton foi um revolucionário na ciência. Teve grandes contribuições na Física, Astronomia, Matemática, Cálculo etc. Mas com certeza, uma das suas maiores contribuições são

Leia mais

Questões do capítulo oito que nenhum aluno pode ficar sem fazer

Questões do capítulo oito que nenhum aluno pode ficar sem fazer Questões do capítulo oito que nenhum aluno pode ficar sem fazer 1) A bola de 2,0 kg é arremessada de A com velocidade inicial de 10 m/s, subindo pelo plano inclinado. Determine a distância do ponto D até

Leia mais

3) Uma mola de constante elástica k = 400 N/m é comprimida de 5 cm. Determinar a sua energia potencial elástica.

3) Uma mola de constante elástica k = 400 N/m é comprimida de 5 cm. Determinar a sua energia potencial elástica. Lista para a Terceira U.L. Trabalho e Energia 1) Um corpo de massa 4 kg encontra-se a uma altura de 16 m do solo. Admitindo o solo como nível de referência e supondo g = 10 m/s 2, calcular sua energia

Leia mais

Como erguer um piano sem fazer força

Como erguer um piano sem fazer força A U A UL LA Como erguer um piano sem fazer força Como vimos na aula sobre as leis de Newton, podemos olhar o movimento das coisas sob o ponto de vista da Dinâmica, ou melhor, olhando os motivos que levam

Leia mais

Projeção ortográfica da figura plana

Projeção ortográfica da figura plana A U L A Projeção ortográfica da figura plana Introdução As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto é, não são mostradas em verdadeira grandeza, apesar

Leia mais

1ª LISTA DE REVISÃO SOBRE ESTÁTICA DO CORPO EXTENSO Professor Alexandre Miranda Ferreira

1ª LISTA DE REVISÃO SOBRE ESTÁTICA DO CORPO EXTENSO Professor Alexandre Miranda Ferreira 1ª LISTA DE REVISÃO SOBRE ESTÁTICA DO CORPO EXTENSO Professor Alexandre Miranda Ferreira www.proamfer.com.br amfer@uol.com.br 1 Em uma experiência, a barra homogênea, de secção reta constante e peso 100

Leia mais

COLÉGIO JOÃO PAULO I UNIDADE SUL

COLÉGIO JOÃO PAULO I UNIDADE SUL COLÉGIO JOÃO PAULO I UNIDADE SUL Marcelo Rolim EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE CIÊNCIAS (FÍSICA) 8ª SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL 2º TRIMESTRE/2012 Exercícios de Revisão 01. Calcule a distância percorrida por um móvel

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia

Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia Oscilações 1. Movimento Oscilatório. Cinemática do Movimento Harmônico Simples (MHS) 3. MHS e Movimento

Leia mais

FORÇA DE ATRITO PLANO INCLINADO

FORÇA DE ATRITO PLANO INCLINADO FORÇA DE ATRITO PLANO INCLINADO Prof. Ms. Edgar Leis de Newton - dinâmica Pensamento Antigo Associavam o movimento a presença obrigatória de uma força. Esta idéia era defendida por Aristóteles, e só foi

Leia mais

Lista de Exercícios - Unidade 9 A segunda lei de Newton e a eterna queda da Lua

Lista de Exercícios - Unidade 9 A segunda lei de Newton e a eterna queda da Lua Lista de Exercícios - Unidade 9 A segunda lei de Newton e a eterna queda da Lua Segunda Lei de Newton 1. (G1 - UTFPR 01) Associe a Coluna I (Afirmação) com a Coluna II (Lei Física). Coluna I Afirmação

Leia mais

Laboratório de Física Básica 2

Laboratório de Física Básica 2 Objetivo Geral: Determinar a aceleração da gravidade local a partir de medidas de periodo de oscilação de um pêndulo simples. Objetivos específicos: Teoria 1. Obter experimentalmente a equação geral para

Leia mais

Neste ano estudaremos a Mecânica, que divide-se em dois tópicos:

Neste ano estudaremos a Mecânica, que divide-se em dois tópicos: CINEMÁTICA ESCALAR A Física objetiva o estudo dos fenômenos físicos por meio de observação, medição e experimentação, permite aos cientistas identificar os princípios e leis que regem estes fenômenos e

Leia mais

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T3 Física Experimental I - 2007/08 CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA 1. Objectivo Verificar a conservação da energia mecânica de

Leia mais

Lista de Exercícios - Unidade 8 Eu tenho a força!

Lista de Exercícios - Unidade 8 Eu tenho a força! Lista de Exercícios - Unidade 8 Eu tenho a força! Forças 1. (UFSM 2013) O uso de hélices para propulsão de aviões ainda é muito frequente. Quando em movimento, essas hélices empurram o ar para trás; por

Leia mais

Força atrito. Forças. dissipativas

Força atrito. Forças. dissipativas Veículo motorizado 1 Trabalho Ocorrem variações predominantes de Por ex: Forças constantes Sistema Termodinâmico Onde atuam Força atrito É simultaneamente Onde atuam Sistema Mecânico Resistente Ocorrem

Leia mais

Recuperação. - Mecânica: ramo da Física que estuda os movimentos;

Recuperação. - Mecânica: ramo da Física que estuda os movimentos; Recuperação Capítulo 01 Movimento e repouso - Mecânica: ramo da Física que estuda os movimentos; - Um corpo está em movimento quando sua posição, em relação a um referencial escolhido, se altera com o

Leia mais

Energia potencial e Conservação da Energia

Energia potencial e Conservação da Energia Energia potencial e Conservação da Energia Disciplina: Física Geral e Experimental Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: Como usar o conceito de energia

Leia mais

Plano de Aula 3 - Experimento: investigando a lei de Ohm

Plano de Aula 3 - Experimento: investigando a lei de Ohm Plano de Aula 3 - Experimento: investigando a lei de Ohm Construção: Eduardo, David e Jorge. Objetivo Ilustrar o movimento das cargas em um condutor. Os alunos irão observar que o movimento das cargas

Leia mais

FÍSICA PARA PRF PROFESSOR: GUILHERME NEVES

FÍSICA PARA PRF PROFESSOR: GUILHERME NEVES Olá, pessoal! Tudo bem? Vou neste artigo resolver a prova de Fïsica para a Polícia Rodoviária Federal, organizada pelo CESPE-UnB. Antes de resolver cada questão, comentarei sobre alguns trechos das minhas

Leia mais

O trabalho realizado por uma força gravitacional constante sobre uma partícula é representado em termos da energia potencial U = m.

O trabalho realizado por uma força gravitacional constante sobre uma partícula é representado em termos da energia potencial U = m. Referência: Sears e Zemansky Física I Mecânica Capítulo 7: Energia Potencial e Conservação da Energia Resumo: Profas. Bárbara Winiarski Diesel Novaes. INTRODUÇÃO Neste capítulo estudaremos o conceito de

Leia mais

AULA 3 FORÇA ELÉTRICA. O conceito de força é a capacidade de provocar a mudança de intensidade, direção e sentido da velocidade.

AULA 3 FORÇA ELÉTRICA. O conceito de força é a capacidade de provocar a mudança de intensidade, direção e sentido da velocidade. AULA 3 FORÇA ELÉTRICA O conceito de força é a capacidade de provocar a mudança de intensidade, direção e sentido da velocidade. - Um objeto em repouso (v= 0) entra em movimento, mediante a aplicação de

Leia mais

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA:

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: NOME: Nº 1 o ano do Ensino Médio TURMA: Data: 11/ 12/ 12 DISCIPLINA: Física PROF. : Petrônio L. de Freitas ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: INSTRUÇÕES (Leia com atenção!)

Leia mais

Mais aplicações das Leis de Newton

Mais aplicações das Leis de Newton Mais aplicações das Leis de Newton Disciplina: Física Geral I Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: A natureza dos diversos tipos de força de atrito

Leia mais

Os princípios fundamentais da Dinâmica

Os princípios fundamentais da Dinâmica orça, Trabalho,Quantidade de Movimento e Impulso - Série Concursos Públicos M e n u orça, Exercícios Trabalho,Quantidade propostos Testes de Movimento propostos e Impulso Os princípios fundamentais da

Leia mais

Exemplos de aceleração Constante 1 D

Exemplos de aceleração Constante 1 D Exemplos de aceleração Constante 1 D 1) Dada a equação de movimento de uma partícula em movimento retilíneo, s=-t 3 +3t 2 +2 obtenha: a) A velocidade média entre 1 e 4 segundos; e) A velocidade máxima;

Leia mais