Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2009

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2009"

Transcrição

1 1 Resultados Nacionais Agregados de 2009 Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de Introdução O Observatório Nacional de Recursos Humanos (ONRH) define como missão medir, estudar e compreender a Satisfação, a Lealdade e o Envolvimento dos colaboradores de organizações públicas e privadas. Em seguida são apresentados os principais indicadores referentes aos agregados estatísticos nacionais de 2009, obtidos a partir das respostas de colaboradores de organizações aderentes a este projecto. Além de se reportar a evolução daqueles que são os três principais índices do modelo ONRH (Satisfação, Lealdade e Envolvimento), dá-se conta dos resultados registados nas restantes dimensões, e do impacto que estas têm naqueles. De facto, o modelo conceptual desenvolvido pelo ONRH permite explicar a Satisfação, a Lealdade e o Envolvimento dos colaboradores através da análise da relação causal entre um conjunto de nove dimensões antecedentes e tais índices, o que constitui um avanço significativo relativamente aos estudos descritivos convencionais de avaliação da satisfação dos colaboradores, dado que permite apontar prioridades de melhoria e consequentes ganhos esperados ao nível dos índices de interesse. É ainda efectuada uma destrinça dos resultados de acordo com a natureza das organizações (pública ou privada) e a área de actividade (sector farmacêutico, indústria, serviços e distribuição). Por fim, apresenta-se a análise efectuada à evolução dos índices em entidades que foram monitorizadas mais do que uma vez. 2. Metodologia e Taxa de Adesão Os indicadores deste estudo resultam da aplicação de um questionário padrão base, constituído por 52 questões, posteriormente agrupadas em 12 dimensões, em diversas organizações portuguesas públicas e privadas. Os resultados obtidos englobam um universo de 26 organizações e de respondentes. A recolha de dados nas organizações aderentes é, em geral, feita por recenseamento e a taxa resposta é, em média, igual a 74%. Na tabela 1 apresentam-se os valores para a taxa de adesão. Tabela 1. Taxas de adesão dos colaboradores. Taxa de resposta dos colaboradores. Valor Mínimo Valor Médio Valor Máximo 20,2% 74% 96,9% Das organizações incluídas nos agregados de 2009 verifica-se, atentando na figura 1, que 61,5% são de natureza privada e 38,5% pertencem ao sector público. Especificando a análise por sector de actividade, constata-se que 53,8% das organizações operam no domínio da

2 2 Resultados Nacionais Agregados de 2009 prestação de serviços, 19,2% são organizações industriais, 15,4% consagram a sua actuação a actividades de distribuição e 11,5% são organizações ligadas ao sector farmacêutico. No que concerne as respostas obtidas, 55,5% provêm de colaboradores de organizações privadas e 44,5% de colaboradores de organizações públicas. Ao nível sectorial, a maioria das respostas é proveniente do sector dos serviços (50,8%), seguindo-se a distribuição (40,5%), a indústria (7,4%), e por fim o sector farmacêutico, com 1,3% das respostas. Figura 1. Caracterização das entidades e dos respondentes por sector a que pertencem. 3. Resultados Globais Atente-se agora nos principais indicadores agregados de Analisando o ranking dos índices por dimensão, apresentado na figura 2, importa referir que o valor dos índices médios de oito das doze dimensões de análise se situa na chamada zona neutral de satisfação (entre 40 e 60 pontos percentuais), sendo que sete destas dimensões obtêm resultados acima dos 50 pontos e apenas uma, o Reconhecimento e Recompensa com 45,8, se situa abaixo dos 50 pontos. As dimensões Envolvimento, Lealdade, Qualidade e Política e Estratégia, todas com pontuações compreendidas entre os 60 e os 80 pontos, situam-se na zona de satisfação positiva (acima de 80 considera-se um colaborador muito satisfeito).

3 3 Resultados Nacionais Agregados de 2009 Figura 2. Índices Nacionais de 2009, por dimensão Entre 2008 e 2009, as dimensões Cooperação e Comunicação, Política e Estratégia, Posto de Trabalho, Contexto Organizacional, Mudança e Inovação e Qualidade registaram uma evolução negativa, tendo esta última registado o decréscimo mais elevado (-0,7 pontos). Por outro lado, verificou-se uma evolução positiva nas dimensões Envolvimento, Satisfação, Lealdade, Expectativas e Reconhecimento e Recompensa, tendo esta última registado a subida mais acentuada (0,8 pontos). A dimensão Relações com Chefias não sofreu alteração face ao ano de No que respeita à dispersão de resultados associada a cada dimensão (figura 3) constata-se que a dimensão Qualidade é aquela que apresenta uma menor distância entre o mínimo e o máximo (22,9 pontos). Por outro lado, a dimensão Lealdade é aquela que regista a maior diferença entre o máximo e o mínimo (35,1 pontos). Figura 3. Valores médios, máximos e mínimos, por dimensão, dos índices nacionais de Centrando a análise nas questões contidas no inquérito padrão, verifica-se que a questão dedicação e empenho pela empresa, com uma pontuação de 8,3 (numa escala de 1 a 10), é a que regista o valor médio mais elevado, enquanto que a questão relativa à satisfação com actividades desportivas, culturais e de convívio, com uma pontuação de 4,1, é a que regista o valor médio mais baixo (figura 4).

4 4 Resultados Nacionais Agregados de 2009 Figura 4. Questões com valores médios mais elevados e valores médios mais baixos. 4. Satisfação Focando agora uma das dimensões centrais do modelo ONRH, a dimensão Satisfação, verificase que o índice registou um acréscimo de 0,4 pontos percentuais relativamente a 2008, invertendo assim a tendência de descida verificada naquele ano (figura 5). Figura 5. Evolução da dimensão Satisfação ( ).

5 5 Resultados Nacionais Agregados de 2009 Idade Sexo Habilitações Literárias Antiguidade Chefia 18 a 25 anos 59,8 26 a 35 anos 55,2 36 a 45 anos 54,0 Mais de 45 anos 54,5 Masculino 56,4 Feminino 57,1 Até 1º Ciclo Ensino Básico 61,8 2º Ciclo Ensino Básico 61,8 3º Ciclo Ensino Básico 57,4 Ensino Secundário 55,8 Ensino Superior 51,9 Inferior a 1 ano 65,5 De 1 a 5 anos 59,7 De 6 a 10 anos 54,5 De 11 a 20 anos 56,3 Mais de 20 anos 54,1 Chefia 57,5 Não Chefia 46,7 Figura 6. Estratificação da Satisfação. A análise estratificada da Satisfação (figura 6) permite concluir que os colaboradores mais jovens (18 a 25 anos) são aqueles que apresentam um valor médio de satisfação mais elevado. Na comparação por género verifica-se a inexistência de diferenças significativas (0,7%) entre o sexo masculino e feminino. Centrando a análise ao nível das habilitações literárias, constata-se que os colaboradores com níveis de escolarização até ao 2º ciclo do ensino básico registam o valor médio de satisfação mais elevado, por oposição aos colaboradores com qualificação superior, que registam o valor médio mais baixo. Relativamente à antiguidade na empresa, os colaboradores com menos tempo de casa são os mais satisfeitos, enquanto os colaboradores que trabalham há mais de 20 anos na organização apresentam os mais baixos níveis médios de satisfação. Finalmente, no que respeita à posição hierárquica, os colaboradores que ocupam cargos de chefia apresentam valores médios mais elevados do que aqueles que não desempenham qualquer função de chefia. Refira-se que esta análise foi realizada com base apenas nas organizações que apresentam classes comparáveis. Analisando estes dados em termos de perfis (figura 7), podemos definir o colaborador muito satisfeito como pertencendo ao género feminino, possuindo um nível de escolarização que ascende até ao 2ª ciclo do ensino básico, com uma antiguidade na organização inferior a 1 ano e ocupando um cargo de chefia. Por outro lado, o colaborador muito insatisfeito pode ser definido como pertencendo ao género masculino, tendo frequentado o ensino superior, trabalhando na mesma organização há mais de 20 anos e não ocupando qualquer cargo de chefia. Colaborador Muito Satisfeito Colaborador Muito Insatisfeito Figura 7. Perfil do colaborador muito satisfeito e muito insatisfeito.

6 6 Resultados Nacionais Agregados de 2009 O Modelo Estrutural estimado para a Satisfação do Colaborador é apresentado na figura 8 e a partir dele se conclui que as dimensões com maior impacto na Satisfação são as Expectativas (com um impacto relativo de 35%) e o Contexto Organizacional (com um impacto relativo de 31%). Num segundo nível surgem as dimensões Reconhecimento e Recompensa (14%) e Mudança e Inovação (8%). Contexto Organizacional 56,2 0,43 31% 63,5 0,01 0% Posto de Trabalho 53,6 0,04 3% 50,7 0,12 8% Reconhecimento e Recompensa Satisfação Política e Estratégia Mudança e Inovação Qualidade 45,8 0,20 14% 64,2 0,05 3% Impactos absolutos Impactos relativos Impactos mais elevados Cooperação e Comunicação Relações com Chefias 53,8 0,02 1% 57,8 0,06 4% Expectativas 58,0 0,50 35% Figura 8. Modelo Estrutural: impactos dos antecedentes na Satisfação. Como exemplo de interpretação da figura pode referir-se que, em termos de modelo, um aumento de 1 ponto na dimensão Contexto Organizacional conduzirá a um aumento de 0,43 pontos na Satisfação. 5. Lealdade No que respeita ao índice de Lealdade verifica-se uma evolução semelhante à da Satisfação: em 2009 o índice sobe face a 2008 (0,5 pontos percentuais) e interrompe a tendência decrescente verificada nesse ano (figura 9).

7 7 Resultados Nacionais Agregados de 2009 Figura 9. Evolução da dimensão Lealdade ( ). Da análise do Modelo Estrutural (figura 10) verifica-se que, como esperado, a Satisfação é a dimensão com maior impacto na Lealdade, podendo concluir-se que colaboradores mais satisfeitos serão mais leais às organizações onde trabalham (um aumento de um ponto na Satisfação deverá produzir um aumento de 0,61 pontos na Lealdade). As Expectativas e o Contexto Organizacional são as outras duas dimensões com um impacto mais significativo na Lealdade. Impactos absolutos Impactos relativos Impactos mais elevados Contexto Organizacional Política e Estratégia 56,2 0,46 21% 63,5 0,03 1% Posto de Trabalho Mudança e Inovação 53,6 0,04 2% 50,7 0,11 5% Reconhecimento e Recompensa Lealdade Qualidade 45,8 0,13 6% 64,2 0,24 11% Cooperação e Comunicação Relações com Chefias 53,8 0,02 1% 57,8 0,06 3% Satisfação 57,1 0,61 27% Expectativas 58,0 0,52 23% Figura 10. Modelo Estrutural: impactos dos antecedentes na Lealdade.

8 8 Resultados Nacionais Agregados de Envolvimento À semelhança do verificado com os índices de Satisfação e Lealdade, o índice médio de Envolvimento também sobe em 2009 e contraria a tendência decrescente verificada em 2008 (figura 11). Figura 11. Evolução da dimensão Envolvimento ( ). Ao nível do Modelo Estrutural, as Expectativas, a Satisfação e a Lealdade afiguram-se como as dimensões com maior impacto no Envolvimento, podendo-se assim concluir que colaboradores com melhores expectativas em relação às suas organizações, mais satisfeitos e mais leais às mesmas, estão mais envolvidos e dedicados ao seu trabalho (figura 12). Impactos absolutos Impactos relativos Impactos mais elevados Contexto Organizacional Política e Estratégia 56,2 0,31 15% 63,5 0,13 6% Posto de Trabalho Mudança e Inovação 53,6 0,03 1% 50,7 0,07 3% Reconhecimento e Recompensa Envolvimento Qualidade 45,8 0,08 4% 64,2 0,26 12% Cooperação e Comunicação Relações com Chefias 53,8 0,01 0% 57,8 0,03 2% Satisfação Lealdade 57,1 0,38 18% Expectativas 64,6 0,38 18% 58,0 0,41 20% Figura 12. Modelo Estrutural: impactos dos antecedentes no Envolvimento.

9 Valor Médio (escala 0-100) 9 Resultados Nacionais Agregados de Análise Sectorial Centrando agora a análise ao nível da natureza das organizações, verifica-se, atentando na figura 13, que para as entidades públicas os valores médios das dimensões decresceram face a 2008, exceptuando-se os valores referentes à Qualidade, ao Reconhecimento e Recompensa e ao Envolvimento. Dimensões como Política e Estratégia, Relações com Chefias e Lealdade foram as que sofreram um maior decréscimo. Sector Público 2008 Sector Público Qualidade Reconhec. e Envolvimento Expectativas Satisfação Posto de Recompensa Trabalho Cooperação e Comunicação Mudança Contexto Política e Inovação Organizacional e Estratégia Relações com Chefias Lealdade Evolução 2008/ ,1 0,5 0,2-0,1-0,3-0,3-0,4-0,5-0,6-1,1-1,1-1,1 Figura 13. Índices para o Sector Público: Evolução 2008/2009. Por outro lado, nas entidades privadas os valores médios dos índices subiram em todas as dimensões, à excepção da Qualidade, conforme se constata na figura 14. A Lealdade foi a dimensão que, em termos médios, mais subiu comparativamente a 2008.

10 Lealdade Valor Médio (escala 0-100) 10 Resultados Nacionais Agregados de 2009 Sector Privado 2008 Sector Privado Evolução 2008/ 2009 Lealdade Reconhec. e Recompensa Satisfação Expectativas Relações com Chefias Envolvimento Política e Estratégia Posto de Trabalho Mudança Contexto Cooperação e Qualidade e Inovação Organizacional Comunicação 2,0 1,7 1,5 1,5 1,2 0,5 0,5 0,3 0,2 0,2 0,2-1,0 Figura 14. Índices para o Sector Privado: Evolução 2007/2008. Comparando os valores registados nas várias dimensões entre Sector Público e Sector Privado constata-se que o Sector Privado regista os valores médios mais elevados em todas as dimensões. Pela análise do mapa perceptual de Satisfação-Lealdade aplicado às 26 entidades estudadas e representado na figura 15 verifica-se que é privada a organização que tem os colaboradores mais satisfeitos e mais leais (parte superior direita do QI) e que são três as entidades que aproximadamente apresentam os colaboradores menos satisfeitos e menos leais: duas do sector privado e uma do sector público (conforme se verifica na parte inferior esquerda do QIII) QII QI Público Privado QIII QIV Satisfação Figura 15 Mapa de Satisfação-Lealdade aplicado na comparação entre as entidades do sector público e do sector privado.

11 11 Resultados Nacionais Agregados de 2009 Relativamente às diferenças ao nível dos indicadores (com base numa escala de 1 a 10), verifica-se que o sector privado apresenta genericamente valores mais elevados do que o sector público e que as diferenças mais significativas se situam nos indicadores (figura 16): Satisfação com a formação recebida; Satisfação dos clientes como uma das maiores prioridades da empresa; Eficácia no tratamento das reclamações dos clientes; Eficácia na obtenção e medição das opiniões dos clientes. Por outro lado, os indicadores que apresentam valores médios mais elevados no sector público do que no sector privado são: Actividades desportivas, culturais e de convívio; Sentimento de que o vencimento é bom face aos praticados no sector. Figura 16 Diferenças mais significativas ao nível dos indicadores verificadas entre o sector público e o sector privado. Da análise efectuada às várias dimensões por sector de actividade (figura 17) constata-se que o Sector Farmacêutico regista os valores médios mais elevados em quase todas as dimensões, à excepção das dimensões Lealdade, Qualidade, Satisfação e Mudança e Inovação, destronando assim o sector da Distribuição, que em 2008 registava os valores médios mais elevados em todas as dimensões. Por outro lado, o sector dos Serviços é o que apresenta valores médios mais baixos, com excepção das dimensões Política e Estratégia, Relações com Chefias, Cooperação e Comunicação e Reconhecimento e Recompensa. As dimensões onde a diferença entre sectores é maior são Posto de Trabalho (com 14, 5 pontos de diferença entre o sector Farmacêutico e o sector Serviços) e Qualidade (com 14,4 pontos de diferença entre a Distribuição e os Serviços). A dimensão Contexto Organizacional é aquela que apresenta uma menor diferença entre sectores de actividade (com 7,9 pontos de diferença entre o sector Farmacêutico e o sector Serviços).

12 12 Resultados Nacionais Agregados de 2009 Figura 17. Comparação dos valores médios das dimensões por sector de actividade. 8. Análise das Entidades com Mais do que um Estudo Efectuado. Analisando agora o caso específico das entidades monitorizadas mais do que uma vez, ou seja, que efectuaram mais do que um estudo, verifica-se que existe uma variação média positiva nos valores das várias dimensões entre o penúltimo e o último estudo (figura 18). Estas variações positivas resultarão sobretudo dos planos de melhoria internos implementados. Figura 18. Evolução média das dimensões nas organizações que efectuaram mais do que um estudo (diferença entre os valores do último e penúltimo estudo). 9. Conclusões A partir dos resultados apresentados é possível apresentar as seguintes conclusões gerais relativas aos agregados de 2009 do ONRH: Foi registada uma inversão na tendência de decréscimo verificada em 2008 ao nível das dimensões de análise, tendo os índices de Satisfação, Lealdade e Envolvimento registado em 2009 uma subida face ao ano anterior A dimensão Envolvimento é a que regista um valor médio mais elevado. Por oposição, a dimensão Reconhecimento e Recompensa é a que regista um valor médio mais baixo. O Índice de Satisfação dos colaboradores subiu 0,4 pontos percentuais comparativamente a 2008.

13 13 Resultados Nacionais Agregados de 2009 O modelo estrutural estimado para o agregado nacional comprova o impacto da Satisfação na Lealdade e destas duas dimensões no Envolvimento. Da análise sectorial, salientam-se os melhores resultados médios obtidos no sector privado comparativamente ao sector público, verificando-se igualmente que o sector farmacêutico apresenta valores médios por dimensão mais elevados do que a distribuição, a indústria e os serviços. Para as entidades monitorizadas mais do que uma vez verifica-se que entre o penúltimo e o último estudo todas as dimensões registaram uma variação média positiva. Informações Adicionais O Observatório Nacional de Recursos Humanos é uma entidade independente e resulta de um consórcio entre a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), a Associação Portuguesa dos Gestores e Técnicos dos Recursos Humanos (APG) e as empresas Qual e Qmetrics. Informações adicionais sobre os estudos e projectos levados a cabo pelo Observatório poderão ser obtidas através do onrh@onrh.org ou pela consulta do sítio na Internet em

Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2013

Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2013 1 Resultados Nacionais Agregados de 2013 Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2013 1. Introdução Desde a sua criação em 2002 que o Observatório Nacional de Recursos

Leia mais

BARÓMETRO DA SATISFAÇÃO, LEALDADE E ENVOLVIMENTO DOS ATIVOS HUMANOS EM PORTUGAL

BARÓMETRO DA SATISFAÇÃO, LEALDADE E ENVOLVIMENTO DOS ATIVOS HUMANOS EM PORTUGAL BARÓMETRO DA SATISFAÇÃO, LEALDADE E ENVOLVIMENTO DOS ATIVOS HUMANOS EM PORTUGAL 2015 47,1% 52,9% Questionário: constituído por 52 perguntas, posteriormente agrupadas em 12 dimensões; Recolha dos dados:

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores Público e Privado

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores Público e Privado Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores Público e Privado Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores Público e Privado

Leia mais

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação Análise da Satisfação, Lealdade e Envolvimento dos Colaboradores Lisboa, Março de 2014 Índice 1. Modelo de medida da satisfação dos colaboradores da DGPJ e respetivos indicadores... 4 1.1. Dimensão expectativas

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Residentes com o Comércio e Restauração

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Residentes com o Comércio e Restauração Avaliação da Satisfação dos Residentes com o Comércio e Restauração Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Avaliação da Satisfação dos Residentes com o Comércio e Restauração Índice

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores Público e Privado

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores Público e Privado Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores Público e Privado 11 Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Vice-Presidência Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores

Leia mais

1. Introdução. 2. Metodologia e Taxa de Adesão. Resultados Nacionais Agregados de 2011

1. Introdução. 2. Metodologia e Taxa de Adesão. Resultados Nacionais Agregados de 2011 1 Resultados Nacionais Agregados de 11 Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 11 1. Introdução Desde a sua criação em 02 que o Observatório Nacional de Recursos Humanos

Leia mais

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação Análise da Satisfação, Lealdade e Envolvimento dos Colaboradores Lisboa, Março de 2015 Índice 1. Modelo de medida da satisfação dos colaboradores da DGPJ e respetivos indicadores... 4 1.1. Dimensão expectativas

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Educação

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Educação Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Educação Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Educação Índice RESUMO EXECUTIVO...

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços da Administração Pública Regional e Local

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços da Administração Pública Regional e Local Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços da Administração Pública Regional e Local Entidade Promotora Enquadramento Concepção e Realização Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços da Administração

Leia mais

Observatório Nacional de Recursos Humanos

Observatório Nacional de Recursos Humanos RUBRICA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados nacionais agregados de 211 O Observatório Nacional de Recursos Humanos (ONRH) celebra este ano 1 anos de existência.

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde 2009 Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde 2009 Índice RESUMO EXECUTIVO...

Leia mais

Habilitações Literárias

Habilitações Literárias Aplicado em outubro de 24 Total de funcionários não docentes que responderam ao inquérito:. Taxa de resposta Todos os funcionários não docentes convidados a participar no inquérito responderam ao mesmo,

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Residentes com o Comércio e Restauração

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Residentes com o Comércio e Restauração Avaliação da dos Residentes com o e 2011 Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Vice-Presidência Avaliação da dos Residentes com o e 2011 Índice SÍNTESE... 03 1. INTRODUÇÃO... 05 2.

Leia mais

I- Enquadramento. II- Cumprimento do clausurado

I- Enquadramento. II- Cumprimento do clausurado I- Enquadramento Decorrente da elaboração do projeto educativo municipal, os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho de Mafra celebraram, com o Ministério da Educação e Ciência, um

Leia mais

BA Balanço Social 2013

BA Balanço Social 2013 BA Balanço Social 2013 1 D I R E Ç Ã O - G E R A L D A Q U A L I F I C A Ç Ã O D O S T R A B A L H A D O R E S E M F U N Ç Õ E S P Ú B L I C A, I N A Índice 1. Introdução... 2 2. Aspetos a salientar...

Leia mais

Índice Digital Regional 2016

Índice Digital Regional 2016 Índice Digital Regional 2016 Relatório técnico V1.2 (maio de 2017) 1 Ficha Técnica Luis Miguel Ferreira é Licenciado em Matemática, Mestre em Ensino da Matemática e Doutor em Tecnologias e Sistemas de

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES NO ANO DE 2017

RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES NO ANO DE 2017 RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES NO ANO DE 2017 Divisão de Gestão de Recursos Humanos Direção de Recursos ÍNDICE Introdução... 3 Finalidade do relatório... 4 Diferenciações

Leia mais

RELATÓRIO DOS INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO A STAKEHOLDERS EXTERNOS

RELATÓRIO DOS INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO A STAKEHOLDERS EXTERNOS RELATÓRIO DOS INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO A STAKEHOLDERS EXTERNOS / RESULTADOS DOS INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO A UTENTES/STAKEHOLDERS EXTERNOS EFETUADOS PELO INSTITUTO DA VINHA E DO VINHO, I.P. EM E Considerando

Leia mais

O presente relatório referente ao balanço social foi elaborado pelo Gabinete de Estudos, Planeamento e Formação.

O presente relatório referente ao balanço social foi elaborado pelo Gabinete de Estudos, Planeamento e Formação. Balanço Social 2016 Balanço Social 2016 Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Ficha Técnica O presente relatório referente ao balanço social foi elaborado pelo Gabinete de Estudos, Planeamento e Formação.

Leia mais

O presente relatório referente ao balanço social foi elaborado pelo Gabinete de Estudos, Planeamento e Formação - NDEP.

O presente relatório referente ao balanço social foi elaborado pelo Gabinete de Estudos, Planeamento e Formação - NDEP. Balanço Social 2017 Balanço Social 2017 Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Ficha Técnica O presente relatório referente ao balanço social foi elaborado pelo Gabinete de Estudos, Planeamento e Formação

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES

RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES Divisão de Gestão de Recursos Humanos Direção de Recursos ÍNDICE Introdução... 3 Finalidade do relatório... 4 Diferenciações Salariais uma análise

Leia mais

Índice Digital Regional 2017

Índice Digital Regional 2017 Índice Digital Regional 2017 Relatório técnico V1.0 (maio de 2018) 1 Ficha Técnica Luis Miguel Ferreira é Licenciado em Matemática, Mestre em Ensino da Matemática e Doutor em Tecnologias e Sistemas de

Leia mais

Monitorização da satisfação dos clientes e utilizadores das infra-estruturas de electricidade e gás natural 2011.

Monitorização da satisfação dos clientes e utilizadores das infra-estruturas de electricidade e gás natural 2011. Monitorização da satisfação dos clientes e utilizadores das infra-estruturas de electricidade e gás natural 2011 Lisboa, 13 de Abril de 2012 Introdução O estudo de satisfação de clientes 2011 destinou-se

Leia mais

1. Movimento de Passageiros no Aeroporto de Faro 1.1. Movimento total de passageiros 1.2. Movimento de passageiros por país de origem

1. Movimento de Passageiros no Aeroporto de Faro 1.1. Movimento total de passageiros 1.2. Movimento de passageiros por país de origem 1. Movimento de Passageiros no Aeroporto de Faro 1.1. Movimento total de passageiros 1.2. Movimento de passageiros por país de origem 2. Hóspedes 2.1. Número total de hóspedes 2.2. Hóspedes por tipologia

Leia mais

Síntese Mensal da Contratação Pública

Síntese Mensal da Contratação Pública SUMÁRIO EXECUTIVO Nº de anúncios de concursos publicados em Diário da República aumenta em outubro assim como o número de contratos publicados no portal BASE (relativamente a período homólogo) Em outubro

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MUNICIPES Câmara Municipal de Miranda do Douro

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MUNICIPES Câmara Municipal de Miranda do Douro RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MUNICIPES 2014 Câmara Municipal de Miranda do Douro ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2 2. A IMPORTANCIA DE MEDIR A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES 2 3. OBJECTIVOS 2 4. METODOLOGIA

Leia mais

Análise dos inquéritos do Orçamento Participativo Concelho de Aljustrel Outubro/ Novembro 2015

Análise dos inquéritos do Orçamento Participativo Concelho de Aljustrel Outubro/ Novembro 2015 RELATÓRIO FINAL Análise dos inquéritos do Orçamento Participativo Concelho de Aljustrel Outubro/ Novembro 2015 O processo de consulta pública integrado na iniciativa Orçamento Participativo do concelho

Leia mais

Avaliação da qualidade dos serviços, da satisfação dos clientes, parceiros e outras partes interessadas, e dos impactos das intervenções

Avaliação da qualidade dos serviços, da satisfação dos clientes, parceiros e outras partes interessadas, e dos impactos das intervenções Avaliação da qualidade dos serviços, da satisfação dos clientes, parceiros e outras partes interessadas, e dos impactos das intervenções No quadro do Sistema de Gestão da Qualidade do Centro procedeu-se,

Leia mais

Nota Informativa Nº01_08/2017 GABINETE DE ECONOMIA

Nota Informativa Nº01_08/2017 GABINETE DE ECONOMIA Nota Informativa Nº01_08/2017 GABINETE DE ECONOMIA Taxa de Desemprego no 2º Trimestre de 2017: 8,8% TAXA DE DESEMPREGO DESCE PARA NIVEIS DE 2009 De acordo com os dados publicados pelo INE, a taxa de desemprego

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA Relatório dos Resultados dos Inquéritos aos Alunos Apesar de, no âmbito do processo de avaliação interna, estar a terminar um ciclo avaliativo de dois anos (em

Leia mais

RELATÓRIO DO QUESTIONÁRIO SOBRE A QUALIDADE DAS ACTIVIDADES DE DINAMIZAÇÃO E EXTENSÃO CULTURAL DA BIBLIOTECA DO ISCTE-IUL

RELATÓRIO DO QUESTIONÁRIO SOBRE A QUALIDADE DAS ACTIVIDADES DE DINAMIZAÇÃO E EXTENSÃO CULTURAL DA BIBLIOTECA DO ISCTE-IUL RELATÓRIO DO QUESTIONÁRIO SOBRE A QUALIDADE DAS ACTIVIDADES DE DINAMIZAÇÃO E EXTENSÃO CULTURAL DA BIBLIOTECA DO ISCTE-IUL Maria da Conceição Nunes Espinheira Moinhos 10 de Dezembro de 2010 Conteúdo Índice

Leia mais

EVOLUÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA NA RAM

EVOLUÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA NA RAM REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE DO SECRETÁRIO REGIONAL Observatório do Sistema Educativo e Cultural da RAM EVOLUÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA NA RAM

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO E DA QUALIDADE APERCEBIDA PELOS UTENTES DO CHMA 2016 RELATÓRIO DETALHADO

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO E DA QUALIDADE APERCEBIDA PELOS UTENTES DO CHMA 2016 RELATÓRIO DETALHADO AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO E DA QUALIDADE APERCEBIDA PELOS UTENTES DO CHMA 2016 RELATÓRIO DETALHADO 1 INDICE Aspetos Metodológicos 3 Consulta Externa 9 Consulta Externa Caracterização dos Respondentes 10

Leia mais

ESTATÍSTICAS DO EMPREGO Região Norte (NUTS III)

ESTATÍSTICAS DO EMPREGO Região Norte (NUTS III) Informação à Comunicação Social 16 de Outubro de 2 ESTATÍSTICAS DO EMPREGO Região Norte (NUTS III) 2º Trimestre de 2 No segundo trimestre de 2, a taxa de desemprego na região Norte cifrou-se em 4,1%, registando

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MUNICIPES

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MUNICIPES RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MUNICIPES Câmara Municipal de Vimioso 2017 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 1 2. A IMPORTANCIA DE MEDIR A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES 2 3. OBJECTIVOS 2 4. METODOLOGIA 2 5. ANÁLISE

Leia mais

INTRODUÇÃO O CONCELHO DE LOULÉ... 5 SUMÁRIO Resultados nacionais e no Concelho em Língua Portuguesa º Ciclo...

INTRODUÇÃO O CONCELHO DE LOULÉ... 5 SUMÁRIO Resultados nacionais e no Concelho em Língua Portuguesa º Ciclo... PROVAS DE AFERIÇÃO 1º E 2º CICLOS CONCELHO DE LOULÉ AGRUPAMENTO DE D.. DIINIIS ANOS DE 2007--2010 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 1. O CONCELHO DE LOULÉ... 5 SUMÁRIO... 5 1.1. Resultados nacionais e no Concelho

Leia mais

Dados Estatísticos. Candidaturas a projectos de investigação científica, tendo em conta a fonte de financiamento e o departamento;

Dados Estatísticos. Candidaturas a projectos de investigação científica, tendo em conta a fonte de financiamento e o departamento; Dados Estatísticos A informação estatística agora disponibilizada tem por objectivo dar a conhecer os resultados da actividade da Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de

Leia mais

RELATÓRIO RECURSOS HUMANOS

RELATÓRIO RECURSOS HUMANOS RELATÓRIO RECURSOS HUMANOS 2010-2018 MAIO DE 2019 1 Enquadramento: Com o presente documento pretende-se apresentar uma síntese da evolução verificada, no período compreendido entre 2010 e 2018, na área

Leia mais

Estatísticas do Emprego 4º Trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2007 foi de 7,8% 15 de Fevereiro 2008

Estatísticas do Emprego 4º Trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2007 foi de 7,8% 15 de Fevereiro 2008 Estatísticas do Emprego 4º Trimestre de 2007 15 de Fevereiro 2008 A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2007 foi de 7,8% A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2007 foi de 7,8%. Este valor

Leia mais

BALANÇO SOCIAL

BALANÇO SOCIAL BALANÇO SOCIAL 205 Índice Índice... 2 Introdução.... Organograma... 4 2. Aspetos a salientar... 5. Caracterização dos efetivos/movimentação de recursos humanos... 5 4. Trabalhadores Segundo o Género, Estrutura

Leia mais

Conjuntura da Construção n.º 39. Construção regista quebras em todos os segmentos de actividade

Conjuntura da Construção n.º 39. Construção regista quebras em todos os segmentos de actividade Associações Filiadas: AECOPS Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços AICCOPN Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas ANEOP Associação Nacional dos Empreiteiros

Leia mais

Síntese Mensal da Contratação Pública

Síntese Mensal da Contratação Pública SUMÁRIO EXECUTIVO Nº de anúncios de concursos publicados em Diário da República aumenta relativamente a período homólogo Os anúncios de concursos publicados durante o mês de junho de 218 representam uma

Leia mais

BALANÇO SOCIAL 2001 Índice

BALANÇO SOCIAL 2001 Índice BALANÇO SOCIAL 21 Índice 1 - Evolução de efectivos 2 - Efectivos por tipo de contrato 3 - Efectivos por grupos profissionais 4 - Efectivos por níveis de habilitações 5 - Pirâmide etária 6 - Pirâmide de

Leia mais

EVOLUÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO PÚBLICO: 1993 A 2004 (ESTIMATIVA)

EVOLUÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO PÚBLICO: 1993 A 2004 (ESTIMATIVA) EVOLUÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO PÚBLICO: 1993 A 2004 (ESTIMATIVA) Direcção de Serviços de Estatística e de Indicadores do Observatório da Ciência e do Ensino

Leia mais

Síntese Mensal da Contratação Pública

Síntese Mensal da Contratação Pública SUMÁRIO EXECUTIVO Nº de anúncios de concursos publicados em Diário da República aumentam em dezembro Os anúncios de concursos publicados durante o mês de dezembro de 217 aumentaram relativamente ao mês

Leia mais

METODOLOGIA. Outubro de Setembro de Novembro de Fevereiro de Dezembro 2017 e Janeiro Período de Inscrições

METODOLOGIA. Outubro de Setembro de Novembro de Fevereiro de Dezembro 2017 e Janeiro Período de Inscrições METODOLOGIA Setembro de 2017 Outubro de 2017 Novembro de 2017 Dezembro 2017 e Janeiro 2018 Fevereiro de 2018 Período de Inscrições Resposta ao Inquérito de Colaboradores e ao Inquérito à Gestão de Topo

Leia mais

Obras concluídas e licenciamento decrescem mais do que em 2005

Obras concluídas e licenciamento decrescem mais do que em 2005 Estatísticas da Construção e Habitação 2006 31 de Julho 2007 Obras concluídas e licenciamento decrescem mais do que em 2005 Com base nos dados das Estatísticas da Construção e Habitação 2006, a partir

Leia mais

ESTATÍSTICAS DO EMPREGO 4º trimestre de 2006

ESTATÍSTICAS DO EMPREGO 4º trimestre de 2006 ESTATÍSTICAS DO EMPREGO 4º trimestre de 2006 15 de Fevereiro de 2007 A TAXA DE DESEMPREGO DO 4º TRIMESTRE DE 2006 FOI DE 8,2 A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2006 foi de 8,2. Este valor

Leia mais

Síntese Mensal da Contratação Pública

Síntese Mensal da Contratação Pública SUMÁRIO EXECUTIVO Nº de anúncios de concursos publicados em Diário da República aumenta em novembro Em novembro foram publicados mais 162 anúncios de concursos que no mês anterior. Os anúncios de concursos

Leia mais

QUEBRA DE NADOS-VIVOS EM 2003

QUEBRA DE NADOS-VIVOS EM 2003 Estatísticas Vitais - Natalidade Resultados provisórios de 23 8 de Junho de 24 QUEBRA DE NADOS-VIVOS EM 23 Em 23, a natalidade decresce ligeiramente no país, o número de nados-vivos fora do casamento continua

Leia mais

Uma jornada de mil milhas começa com um simples passo. Lao Tse

Uma jornada de mil milhas começa com um simples passo. Lao Tse Estudo Piloto sobre a Satisfação dos Utentes da Justiça Campus de Justiça Liisboa,, Dezembro de 2013 Uma jornada de mil milhas começa com um simples passo. Lao Tse 2 Índice 1. Introdução e algumas considerações

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES

RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES RELATÓRIO SOBRE A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES Serviço de Planeamento e Gestão de Recursos Humanos 1 ÍNDICE Introdução...3 Finalidade do relatório...4 Diferenciações Salariais uma análise

Leia mais

RECLAMAÇÕES CONSIGNADAS NOS LIVROS DE RECLAMAÇÕES EXISTENTES NOS SERVIÇOS DESCONCENTRADOS DO INSTITUTO DOS REGISTOS E DO NOTARIADO, IP RELATÓRIO ANUAL

RECLAMAÇÕES CONSIGNADAS NOS LIVROS DE RECLAMAÇÕES EXISTENTES NOS SERVIÇOS DESCONCENTRADOS DO INSTITUTO DOS REGISTOS E DO NOTARIADO, IP RELATÓRIO ANUAL RECLAMAÇÕES CONSIGNADAS NOS LIVROS DE RECLAMAÇÕES EXISTENTES NOS SERVIÇOS DESCONCENTRADOS DO INSTITUTO DOS REGISTOS E DO NOTARIADO, IP RELATÓRIO ANUAL DE 2010 1 1 Referente às reclamações efectuadas em

Leia mais

Balanço Social de 2012

Balanço Social de 2012 Balanço Social de 2012 Índice Introdução... 3 Organograma CMA... 5 Caracterização dos Recursos Humanos... 5 Em função da Relação Jurídica... 7 Em função da carreira... 9 Em função do género... 11 Em função

Leia mais

VAB das empresas não financeiras aumenta 3,7%, em termos nominais, em 2014

VAB das empresas não financeiras aumenta 3,7%, em termos nominais, em 2014 Empresas em Portugal 2010-28 de setembro de 2015 VAB das empresas não financeiras aumenta 3,7%, em termos nominais, em Os dados preliminares de das estatísticas das empresas reforçam os sinais positivos

Leia mais

Síntese Mensal da Contratação Pública

Síntese Mensal da Contratação Pública SUMÁRIO EXECUTIVO Nº de anúncios de concursos publicados em Diário da República aumenta 8,3% relativamente a período homólogo, mas o número de contratos comunicados ao Portal BASE diminui 9,6% Os anúncios

Leia mais

ÍNDICE. Efectivos por tipo de contrato. Efectivos por grupos profissionais. Efectivos por níveis de habilitações. Pirâmide de antiguidades

ÍNDICE. Efectivos por tipo de contrato. Efectivos por grupos profissionais. Efectivos por níveis de habilitações. Pirâmide de antiguidades ÍNDICE 2 3 4 5 6 7 8 9 1 11 12 13 14 15 16 17 Evolução de efectivos Efectivos por tipo de contrato Efectivos por grupos profissionais Efectivos por níveis de habilitações Pirâmide etária Pirâmide de antiguidades

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais o Ano Gráficos e medidas estatísticas Propostas de resolução

Matemática Aplicada às Ciências Sociais o Ano Gráficos e medidas estatísticas Propostas de resolução Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 10. o Ano Gráficos e medidas estatísticas Propostas de resolução Exercícios de exames 1. 1.1. Como a média é relativa a 5 anos, temos que: 10 980 + 1 000 + a +

Leia mais

Balanço. Social. O presente documento apresenta em detalhe o balanço social do IDE, IP-RAM a 31 de dezembro de 2016.

Balanço. Social. O presente documento apresenta em detalhe o balanço social do IDE, IP-RAM a 31 de dezembro de 2016. Balanço Social O presente documento apresenta em detalhe o balanço social do IDE, IP-RAM a de dezembro de. Balanço Social Índice. Introdução.... Organograma do IDE, IP-RAM.... Distribuição global dos recursos

Leia mais

BA Balanço Social 2012

BA Balanço Social 2012 BA Balanço Social 202 DIREÇÃO- GERAL DA QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES EM FUNÇÕES PÚBLICA, INA Índice. Introdução... 2 2. Aspetos a salientar... 2. Caraterização dos efetivos / movimentação de pessoal...

Leia mais

MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE SÃO VICENTE E RESPECTIVAS FREGUESIAS. Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map.

MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE SÃO VICENTE E RESPECTIVAS FREGUESIAS. Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map. 11. SÃO VICENTE MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE SÃO VICENTE E RESPECTIVAS FREGUESIAS Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map.html (adaptado) O concelho de São Vicente, criado em

Leia mais

Balanço Social Índice

Balanço Social Índice Balanço Social O presente documento apresenta em detalhe o balanço social do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, IP-RAM a de dezembro de. Balanço Social Índice. Introdução.... Organograma do Instituto

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS TURISMO DE GUIMARÃES 2018

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS TURISMO DE GUIMARÃES 2018 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS TURISMO DE GUIMARÃES 2018 Síntese de dados estatísticos Turismo de Guimarães 2018 1/9 TURISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS Da análise ao gráfico nº1, facilmente se observa

Leia mais

Grupo de Trabalho sobre Estatísticas do Trabalho, Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais alínea b) Relatório de Actividade

Grupo de Trabalho sobre Estatísticas do Trabalho, Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais alínea b) Relatório de Actividade DOCT/1608/CSE/DSFA Grupo de Trabalho sobre Estatísticas do Trabalho, Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais alínea b) Relatório de Actividade 1. Introdução A Secção Permanente de Estatísticas Demográficas

Leia mais

Balanço Social Página 369 de 391

Balanço Social Página 369 de 391 Balanço Social 2017 Página 369 de 391 INTRODUÇÃO O Capital Humano é, cada vez mais, um fator preponderante no desenvolvimento e crescimento das organizações, uma vez que proporciona criação de valor e

Leia mais

SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE DO ENSINO Relatório global anual do ano letivo

SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE DO ENSINO Relatório global anual do ano letivo SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE DO ENSINO Relatório global anual do ano letivo 2015-2016 GABINETE DA QUALIDADE DO ENSINO, ACREDITAÇÃO E EMPREGABILIDADE Março, 2017 Página 1 de 18 Índice 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

Divulgação de Resultados ECSI 2009

Divulgação de Resultados ECSI 2009 Divulgação de Resultados ECSI 2009 Banca, Seguros, Comunicações, Combustíveis, Gás em Garrafa, Transportes de Passageiros e Águas Patrocinador do sector das Comunicações Equipa ECSI: Parceiros nos sectores

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação. Inquérito de Satisfação ao Pessoal Docente

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação. Inquérito de Satisfação ao Pessoal Docente Relatório de Autoavaliação 2016-2017 Dados estruturantes da análise Total de inquéritos esperados: 33 Total de inquéritos recolhidos: 27 Taxa de sucesso: 82 % Escala utilizada: interpretada de Insatisfeito

Leia mais

Síntese Mensal da Contratação Pública

Síntese Mensal da Contratação Pública SUMÁRIO EXECUTIVO Nº de anúncios de concursos publicados em Diário da República e de contratos publicados no portal BASE aumenta em março Os anúncios de concursos publicados durante o mês de março de 218

Leia mais

DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular Página 1 ÍNDICE 1. Introdução 2. Caracterização da Organização Missão e atribuições

Leia mais

Caracterização do contexto organizacional segundo a perspetiva do género 2017

Caracterização do contexto organizacional segundo a perspetiva do género 2017 Aprovado por Deliberação do Conselho de Administração em 30.10.2018 Caracterização do contexto organizacional segundo a perspetiva do género 2017 Direção de Recursos Humanos Novembro 2018 Ficha Técnica

Leia mais

INE Divulga Estatísticas das Empresas em Seminário Internacional

INE Divulga Estatísticas das Empresas em Seminário Internacional Seminário Processos de Reengenharia nas Estatísticas das Empresas 2007 11 de Outubro de 2007 INE Divulga Estatísticas das Empresas em Seminário Internacional Os resultados preliminares das Estatísticas

Leia mais

EMPREGABILIDADE DOS ESTUDANTES ESEL GRADUADOS EM

EMPREGABILIDADE DOS ESTUDANTES ESEL GRADUADOS EM EMPREGABILIDADE DOS ESTUDANTES ESEL GRADUADOS EM 2015-2016 Realização: Carla Paiva Disponibilização de dados: Bruno Ramos Coordenação: Alexandra Tavares de Moura 1. Introdução e Enquadramento Empregabilidade

Leia mais

SITUAÇÃO APÓS 3 ANOS DOS ALUNOS QUE

SITUAÇÃO APÓS 3 ANOS DOS ALUNOS QUE Março de 2017 SITUAÇÃO APÓS 3 ANOS DOS ALUNOS QUE INGRESSAM NO ENSINO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO Anos letivos, 2015/16 e 2016/17 DGEEC Outubro de 2018 FICHA TÉCNICA Título Situação após 3 anos dos alunos que

Leia mais

Síntese Mensal da Contratação Pública

Síntese Mensal da Contratação Pública SUMÁRIO EXECUTIVO Nº de anúncios de concursos publicados em Diário da República diminuem mas N.º de contratos publicados no portal BASE aumentam em dezembro de 2018 Em dezembro de 2018 foram publicados

Leia mais

Síntese Mensal da Contratação Pública

Síntese Mensal da Contratação Pública SUMÁRIO EXECUTIVO Nº de anúncios de concursos publicados em Diário da República aumenta em novembro, e N.º de contratos publicados no portal BASE aumenta relativamente a período homólogo Os anúncios de

Leia mais

Relatório Global da Avaliação de Satisfação realizada em 2011

Relatório Global da Avaliação de Satisfação realizada em 2011 No período compreendido entre 05-12-2011 e 30-01-2012 foi realizada a Avaliação de Satisfação referente ao ano de 2011, tendo sido inquiridas todas as partes interessadas. No total foram enviados / entregues

Leia mais

RELATÓRIO DE EQUIDADE REMUNERATÓRIA

RELATÓRIO DE EQUIDADE REMUNERATÓRIA RELATÓRIO DE EQUIDADE REMUNERATÓRIA 2018 3.04.2019 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 Metodologia utilizada... 3 2. OBJETIVO DO RELATÓRIO... 4 3. DIFERENÇAS SALARIAIS... 5 Análise quantitativa... 5 4. CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

FICHA TÉCNICA TÍTULO BALANÇO SOCIAL 2014

FICHA TÉCNICA TÍTULO BALANÇO SOCIAL 2014 FICHA TÉCNICA TÍTULO BALANÇO SOCIAL 2014 AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002 Lisboa Tel: 21 843 33 00 Fax: 21 843 37 20 E-mail: igfss@seg-social.pt

Leia mais

Inquérito aos utilizadores das bibliotecas da Universidade do Minho em Relatório Final

Inquérito aos utilizadores das bibliotecas da Universidade do Minho em Relatório Final Inquérito aos utilizadores das bibliotecas da Universidade do Minho em 2005 Relatório Final 2006 1 SUMÁRIO 1. Introdução 2. Metodologia 3. Resultados 3.1. Dados da amostra 3.2. Questões da parte I e II

Leia mais

18% DOS RESIDENTES EM RISCO DE POBREZA.

18% DOS RESIDENTES EM RISCO DE POBREZA. Rendimento e Condições de Vida 2006 15 de Janeiro de 2008 18% DOS RESIDENTES EM RISCO DE POBREZA. O Instituto Nacional de Estatística apresenta os principais indicadores sobre o risco de pobreza e a desigualdade

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

AVALIAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL AVALIAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Outubro 2009 ÍNDICE 1. Introdução 3 2. População e Amostra 3 3. Apresentação de Resultados 4 3.1. Opinião dos alunos de Comunicação Organizacional sobre

Leia mais

Análise comparativa: linhas de convergência e divergência

Análise comparativa: linhas de convergência e divergência Análise comparativa: linhas de convergência e divergência MAPA 1. DIVISÃO ADMINISTRATIVA REGIONAL Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map.html Na análise efectuada isoladamente a cada um dos

Leia mais

A taxa de desemprego situou-se em 10,5% no 4.º trimestre e em 11,1% no ano de 2016

A taxa de desemprego situou-se em 10,5% no 4.º trimestre e em 11,1% no ano de 2016 8 de fevereiro de 217 Estatísticas do Emprego 4.º trimestre de 216 A taxa de desemprego situou-se em 1,5 no 4.º trimestre e em 11,1 no ano de 216 A taxa de desemprego do 4.º trimestre de 216 foi de 1,5.

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) - PGM. Relatório de Avaliação da Satisfação Clientes/Familiares

Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) - PGM. Relatório de Avaliação da Satisfação Clientes/Familiares Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) - PGM Relatório de Avaliação da Satisfação Clientes/Familiares 2014 ÍNDICE Introdução... 3 Resultados Globais...... 3 Centro Educativo..... 7 Formação Profissional.....

Leia mais

Defesa Nacional Marinha. Instituto Hidrográfico

Defesa Nacional Marinha. Instituto Hidrográfico Defesa Nacional Marinha Instituto Hidrográfico Balanço Social 2017 Índice 1. Nota introdutória... 3 2. Recursos Humanos... 4 3. Trabalhadores segundo a carreira... 5 4. Trabalhadores segundo o género...

Leia mais

3.2 Percepção do Utilizador em Transferência de Ficheiros (Download) Acessos Móveis 3G

3.2 Percepção do Utilizador em Transferência de Ficheiros (Download) Acessos Móveis 3G 3.2 Percepção do Utilizador em Transferência de Ficheiros (Download) 3.2.1 Acessos Móveis 3G 3.2.1.1 Velocidade de Transferência de Ficheiros (Download) A evolução da tecnologia HSDPA anuncia, para breve,

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO Resposta Social/Serviço: Departamento de Recursos Humanos Relatório N.º: 1 Data de Aplicação: Inicio: 16/01/2018 Fim: 31/01/2018 Local: Santa Casa da Misericórdia de Santarém Não se aplica Tipo de Questionário:

Leia mais

CENSOS 2011 DADOS DEFINITIVOS

CENSOS 2011 DADOS DEFINITIVOS Município de CENSOS 2011 DADOS DEFINITIVOS (Concelho de ) Índice População Residente.. 3 Densidade Populacionais. 4 Variação da População..5 Jovens e Idosos...6 Índice de Envelhecimento...7 Desemprego..8

Leia mais

SÍNTESE DE CONJUNTURA

SÍNTESE DE CONJUNTURA SÍNTESE DE CONJUNTURA Setembro 7 ISEG Síntese de Conjuntura, setembro 7 SUMÁRIO No º trimestre de 7 o PIB português cresceu, em volume, 3,% em termos homólogos e,3% face ao trimestre anterior. Este crescimento,

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Relatório Global. Enquadramento

Barómetro Regional da Qualidade Relatório Global. Enquadramento Relatório Global 2009 Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Relatório Global 2009 Índice RESUMO EXECUTIVO... 03 1. INTRODUÇÃO... 06 2. METODOLOGIA... 08 3. RESULTADOS GLOBAIS: BARÓMETRO

Leia mais

SATISFAÇÃO DE ADERENTES SPV

SATISFAÇÃO DE ADERENTES SPV SATISFAÇÃO DE ADERENTES SPV Satisfação de aderentes No âmbito do Sistema de Gestão Integrado da Qualidade e Ambiente da Sociedade Ponto Verde, certificada de acordo com os referenciais NP EN ISO 9001:2008

Leia mais

OBRAS CONCLUÍDAS E LICENCIAMENTO CAEM EM 2004

OBRAS CONCLUÍDAS E LICENCIAMENTO CAEM EM 2004 Estatísticas da Construção e Habitação 24 11 de Julho de 25 OBRAS CONCLUÍDAS E LICENCIAMENTO CAEM EM 24 Em 24 o número total de edifícios licenciados registou um decréscimo de 7,6% face ao ano anterior.

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Título Balanço Social Autoria Direcção Regional de Educação do Alentejo ( DREALE )

FICHA TÉCNICA. Título Balanço Social Autoria Direcção Regional de Educação do Alentejo ( DREALE ) FICHA TÉCNICA Título Balanço Social 2006 Autoria Direcção Regional de Educação do Alentejo ( DREALE ) Elaboração João Francisco Solda Batanete Técnico Superior de 1ª Classe Apoio Documental Secção de Pessoal

Leia mais

FICHA TÉCNICA TÍTULO PROPRIEDADE AUTOR PAGINAÇÃO CONTACTOS DATA DE PUBLICAÇÃO

FICHA TÉCNICA TÍTULO PROPRIEDADE AUTOR PAGINAÇÃO CONTACTOS DATA DE PUBLICAÇÃO ÍNDICE Reclamações consignadas nos livros de reclamações existentes nos serviços de registo do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. - Relatório anual de 2015 FICHA TÉCNICA TÍTULO Reclamações consignadas

Leia mais