!NOIA DO GOvE NO --;;,,~.:;.r L 151)6

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "!NOIA DO GOvE NO --;;,,~.:;.r L 151)6"

Transcrição

1 ",.,. t;. \. ~,,/.,." '.' ri, '. '-.,-.- "... AUMITIDO. NUMERE-SE E.... SfSSÁO I REME~GE REGIA O A 6 AOS SAS. DEPUTADOS ~.. P'r1BUQUE-SE NOMA DO. AÇORt:\)l I (:)-~ I (),- aixaa Comissao~.l. \ (.-'- ~r Á PRESO SECIRETARIA-GER4L!NOIA DO GOvE NO --;;,,~.:;.r 11 / t') <, Para parecer até o Presidente, / J 1 / I Exmo. Senhor Chefe do Gabinetede Sua Excelência o Presidente da Assemblela legislativa Regionaldos Açores' l 9900 HORTA L 151)6 J Sua referênda Sua. comu!1icaçao Nossa referência Ponta Delgada, p2pp 1S3t-G9-03 ASSUNTO:PROPOSTA DE DECRETO L.EGISLATIVO N213/92 - REGIME.~ DE PESSOAL NÃO DOCENTE DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO,.tA \ DE ECUNDARIOS EDUCACÃOE PRÉ CONSERVATORIOS. ESCOLAR, DOS I!NSIN05 PREPARATORIOS, Âh..J '" q'r-'. (/1 \\ Assemblela Leglslativa Regional, encarrega-me Sua ExcalOncla o ~~... ~ Para os efeitos de apreciação e posterior aprovação por parte dessa,,-j, ( ~ \ \I q\\.) Presidente do Governo de enviar a V. Ex!. a Proposta de Decreto LegislatlVoRegional \/ referenciada em ep1grafe. W~ Com os melhores çumprlmentos. ~?~ O SECRETARIO-GERAL ~ RUI NINA DA SI~LYA L9,fES \-r d!.e. ~~Lc..-~ ~ i J,.[»-~. UiCISLAÇÃO -- () RcSfionsiÍvcI ASSEMBLEIALEGISLATIVA AÇORES AR.Q U I V O Entradai~,' a; (roe N 9-L o é!...-i D..t"~;L /..0:)!.p;)- ~ "~~-'."

2 8.~ (a )...SECR.E.TARIA...DA...EDUCAÇio...E...CU.LmRA,,.,'1;'.. ( b )...p.;t.rljfcr;io RE.G.lONAL...DE...ADHlNI.&TBAÇÃO...ESCDLAa "... " ~."..~.; PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO ~.\ ~~~.. Considerando a necessidade de, quanto a quadros, provimento,.~ mobilidade e transição de pessoal nao docente dos estabelecimentos Jf. de ensino não superior, se proceder a alguns ajustamentosno regime jurídico constante do Decreto-Lei n2 223/87, de 30 de Maio, com a?/'l- redacção dada pelo Decreto-Lei n2 191/89, de 7 de Junho, aplicado à Regiao pelo Decreto Legislativo Regional nq 4/89/A, de 29 de Junho, com as a1teraçoes introduzidas pelo Decreto Legis1ativO Regional n2 2/91/A, de 21 de Janeiro. Nestes termos, O Governo Regional, ao abrigo da alínea j) do artigo 562 do Estatuto Politico - Administrativo da Região Autónoma dos Açores, apresenta à Assembleia Legis1ativa Regional a seguinte proposta de Decreto Leg~slativo Regional: Artigo 12 - ~ Os artigos 4Q, 72, 80, 210 e 42Q do Decreto- Lei n2 223/87, de 30 de Maio, com as al"teraçoes constantes do Decreto-Lei n2 191/89, de 7 de Junho, adaptado à Região pelo Decreto Leg1s1ativo Regional nq 4/89/A, de 29 de Junho, com as alterações introduzidas pelo Decreto Legislativo Regional nq 2/91/A, de 21 de Janeiro, passam " a ter a seguinte r~dacção: Art:igo 4g (Dimensionamento dos Quadros) 1. Os quadros de vinculação dos estabelecimentosdos 20 e 32 (e) -Departamento GOve"nElmentsl. (b] - Dir4te~O R&QIONlI.

3 ..t - 7 REG/ÃO AUTQNOMA o'os AÇORES ( a )...secae:~~j:a...da...educação...e...cui.!l'ura 2-.. ( b )..D.I.RECÇÃO...REG~ONAL...DE...ADlUN.I.S.TRAÇÃO...ESCOLAR,... ciclos do ensino básico, do ensino secundário e dos conservatórios regionais são os constantes dos anexos I e 11 ao presente diploma, do qual fazem parte integrante. 2. O quadro de vinculaçãodos estabeleoimentosde educação préescolar e lq ciclo do ensino básico é determinado nos termos do reajustamento a que se refere o artigo 32 deste Dip~oma. 3. O númerode lugares dos quadrosde afectaç3.o será fixado por despache;> 90 ~ecretár;in RAoinnAl na Fi:nl1t"'ar::5n ("\.11't::uX'l~o c. a ecl"s respectivas unidades corresponderâ ao número de lugares estabelecidos para o respectivo quadro de vinculação. 4. Para cada quadro de afectaçao serso estabelecidas as dotações de pessoal de cada estabelecimentode ensino, que terão em consideração a tipologia e localização do edifício, a população esco~ar, os cursos ministrados e o regime de funcionamento. Artigo 7Q (Regulamento de Concursos) 1. A natureza, programas e condições de aplicação dos métodos de selecção a adoptar para os concursos de p~ov~men~o sao definidos por despacho conjunto dos secretários Regionais da Administração Interna e da Educação e cultura. 2. Os concursos.de habilitação, afectação e provimento a (~)- Départ~manto <3overnamel"'itel. (b) - Olrecçe.o Regional.

4 '-., ~ ( a )...SECRf;TARlA... DA...EDUCAÇio...E CUL.TUBA, 3:...'.. ( b ).,.P.~~~c.~.g ~.ff,ç,x..qjil\m...p.~...~.p.m:m:ts.traçãq...esc.olar n.' n ""'''''''''''''''''''''', decorrer à data da entrada em vigor deste diploma, serão válidos para o preenchimento dos lugares das carreiras e categorias de pessoal nele contempladas. Ar'tigo 82 (Provimento) o provimento de pessoal a que se refere este diploma será feito nos termos da lei geral. Artigo 21g (Chefe de Serviços de Administração Esoolar) 1. Os serviços administrativos dos estabelecimentos de ensino a que se refere o presente diploma sao dirigidos por um chefe de serviços de administração escolar. 2. O provimento do pessoal na categqria referida no número anterior será feito por concurso de provimento de entre oficiais administrativos principais dos estabelecimentos de en$~no com cinco ou mais anos de serviço, contados a partir da data de provimento como lq oficial e ap6s.a frequência do cu:t'so a que se refere a Resolução nq 80/90, de 19 de Junho, publicada no "Jornal Oficial", I Série, n O provimento de pessoal na categoria de chefe de serviços de administraçãoescolar poderá também ser feito:.- a) De en~re oficiais administrativos principais do quadro da Secretaria Regional da Educação e Cultura, com mais (EI) - OepBl"temento GOvérname...tol. (b)- Olrecçéo Reglonet.

5 - 7fF REGIÃO AUTÔNOMA DOS AÇORES (a )...SE.CRETAR:tA...REG~ONAL...DA...EDUCAÇÃOE...cuLT.URA 4-.. ( b )...nj:re.c.çãq...b.eg~onal._.de..administração ESCOLAR ~ "_n...'"''''''''-'''---''''''''''' de cinco anos de serviço, contados a partir da data de provimento como lq oficial, prestados no ãmbito da educ6çao.. b) De entre chefes de secção das D1recções Escolares, com mais de cinco anos de serviço, contados a partir da data de provimento como lq oficial. Artigo 42Q (Dependências Hierárquicas Directas) 1. Dependem hierarquicamente de elementos do orgao de gestão, a designar pelo mesmo, os funcionários das seguintes carreiras e categorias;. a) Chefe de serviços de administração escolar; b) Técnico auxil~a~ de acçãu social escolar; c)'técnico auxiliar de laborat6rio: d) Ec6nomo; e) Cozinheirpi f) Encarregado de pessoal auxiliar de acção educativa; g) Jardineiro; h) Auxiliar técnico; i) Guarda-nocturno; j) Auxiliar de manutenção. 2. Dependem hierarquicamente do administração escolar os funcionários das a) Oficial administrativo; b) Escriturário-dactilógrafo; c) Operador de sistema. chefe de serviços seguintes carreiras: de (e) Depeor1"&rnento GovernCilmental. (bj - Olrecç~ Reglor'llJl.

6 '. " r (a )...secre~.aria..,...da..educaçio...e...cul.tura - 5":.. ( b )..D.I.RE:CCão...RE.G.lONAL...DE...ADM.I.N:IS.TRAÇÃO...ESCOLAR,... " Dependem hierarquicamente do encarregado de pessoal auxiliar de acção educativa os funcionários õa carreirn de auxiliar de acção educativa. " Ar~igo 2~ - A dotaçao dos lugares da carreira de auxiliar de acção educat~va dos quadros dos estabelecimentos de educação pré-escolar e do 12 ciclo do ensino básico obedece, nomeadamente, às seguintes oondiçoes; 8) Na educação pré-escolar: - até 20 crianças, 1 auxiliar de acção educativa: - de 21 a 40 orianças, 2 auxiliares de acção educativa; - de 41 a 60 crianças, 3 auxiliares de acção educativa; de, 61 a 80 crianças, 4 auxiliares de acção educativa1 - para mais de 80, 1 auxiliar de acçao educativa por cada vinte crianças. b) No lq ciclo do ensino básico: - até 65 alunq$, 1 auxili~r.de acção eàuoativa: - \1~ 131'\ ~ 1..:u) aj.unos, Z \1uRiliaresde a(;ção educativa; - de 131 a 195 a1unos, educativ8; - de 196 a 260 alunos, educati.va; - de 261 a 325 a1unos, educativa; 3 auxiliares de acção 4 auxiliares de acçao 5 auxiliares de acção C&)- Oepertomento <3ol.lernamentsl. [b) - Olrecção ReglonOI.

7 , - ~ ( a )...SECB'l'ARJ:A...REG:IONAL...DA...EDUCAÇÃQ...E...CULTURA,..., 6- ( b )...DIREC.CÃO...REGIQNAL...DE..ADMI.NISTRAÇÃO...ES.COLAR,,... - de 326 a 390 alunos, 6 auxiliares de acção educativa; - de 391 a 455 alunos; 7 au~liares de acçl10 educativa: - de 456 a 520 alunos, 8 auxiliares de a.ú9~o educativa; ou mais alunos, 9 auxiliares de acção educativa. Artigo A Secretaria Regional da Educação e Cultura; através da D!recçao Regional de Administração Escolar, publicará no "Jornal Oficial" os quadros a que se refere o artigo anterior Os quadros a que se refere o número anterior serão fixados por despacho conjunto dos Secretários Regionais da Administraçao Interna, Finanças e Planeamentoe Educação e Cultura, ou por despacho do Secretário Regional.da Educaçaoe Culturasempre que do reajustamentq resulte, ou não, aumento global do número de lugares dos quadros Para os efeitos do n2 1 as Direcções Escolares remeterao à Direcção Regional de Administração Escolar, as propostas de reajustamento, sempre que tal lhes-seja solicitado. ~Ar~ A alteraçao dos quadros constantes dos anexos! e 11 do presente diploma far-se-à por Decreto Regulamentar Regional. (a) -De~er1:o,,o...to Governamental. (b) - Dkecobo Aeglon~l.

8 ., ~ (a )...secre~aria..reg:ional...da..educação...e...cu1.tura : """'h'''''''''''''-'t~ ( b )..,DJ:EtECÇÃO...RECU.ONAL..,DE...AD.MJ:NI.STRAÇÃO...ESCOLAR A mobilidadedo pessoal nao docente pertencente Artiao ~ 5Q aos quadros,dosestabelecimentosde educaçao pré-escolare 19 ciclo do ensino bâsico poderá efectuar-se por.conveniênc1a da Administração e independentementedo acordo do interessadonos segui nte.s oasos: a) Quando por força do reajustamento da rede escolar a escola seja suspensa; b) Quando por forqa do reajustamento a que se refere o artigo 32 do presente diploma existam lugares do quadro de pessoal nao docente a extinguir quando vagarem A mobilidade a que se refere o número anterior só poderá efectuar-se dentro do mesmo concelho e para lugar vago do estabelecimentode ensino mais pr6ximo. 3. No caso a que se refere a alinea b) do na 1 deste artigo, a mobilidade efectuar-se-áde acordo com as seguintes prioridades: a) O funcionário que possua menos tempo de serviço na carreira; b) O funcionário que possua menos tempo de serviço no respectivo estabe1ec1mento; 0)0 funcionário com menos idade. Art;igo Até à regulamentaçao do concurso de afectação referido no artigo 6Q nq 3 do Decreto-Lei n2 223/87, de 30 de Maio, a mod1j.1.dêioe do ~e~soaj. não docente dentro do mesmo quadro de vinculaçao efectuar-se-á por distribuiçao, desde que seja no interesse da Administraoão e obtida a concordânciado.interessado. (O) - Oepel'temei"\to Governémentel. (b) - OirecçtlQ Reglonf!l.

9 4» r ( a )..SEcu.ETARIA..REG;IONAL...DA...EDUCAÇÃQ..,E...CULTURA "... ~B~ ( b )..DIRE.C.ÇÃQ...R~G.IO~AL uj;\..ap.~inls1'ração ES.Co.LAR Art~o 72 - As condições de rec~utamento; ingresso e acesso do operador de sistema sao as constantesdo Decreto-Leing. 23/91, de 11 de Janeiro. - Artigo 8-1. Os actuais auxiliares de acçao educativa que, à data da entrada em vigor deste diploma, prestem serviço há mais de três anos nas áreas de laborat6rio, biblioteca, reprografia, material audio-visuale ligaçoes telefónicas,em estabelecimentode ensino, poderão transitar, a seu pedido, para a carreira de auxiliar técnico, nos termos da lei geral Os ecónomos principais que se encontrem a desempenhar essas funções à data da entrada em vigor do presente diploma, poderão transitar,a seu pedido, para a carreira de técnico auxiliar de aoção ~ocial escolar, nos termos do Decreto-Lei.nQ 353-A/89, de 16 de outubro. Ar~igo O presente diploma entra em vigor na data da sua publicaçao. ca) - Oepartamento Governar'J'l9nU!l. (b) - Dk~cêo ReQlonel.

10 . ( a ).,...$ECRE.'lARXA.. REG:IONAL...D~..EDUCAÇÃO...E...CUL.'rURA "..0"'H" g:... ( b )..DIBECÇÃO...RE.G.J:.ONAL...nE...ADMD'U.S!1'RAÇÃQ...ESCOLAR,... o SECRETÁRIO DA EDUCAÇAO E CULTURA AURÉLIO HENRIQUE SILVA FRANCO DA FONSECA Aprovada em Conselho, em Vila do Porto, 23 de Julho de 1992 (a) - Departamento Governamental. (b) - D1feCç$o RegioneL

11 8 ~ ( a )..SECnTARU..-REGIONAt DA...EDUCAÇÃQ &..CULTURA,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,"""""""'"'''''''''''' ( b )..DI.RECçAo...REGJ:.ONAL...DE.-ADK7.NJ:STRAÇÃO...ESCOLAR "..,... ANEXO I ESTABELECIMENTOS DOS 29 E 39 CICLOS DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO N DE CARREIRAS/CATEGORIAS ' REMUNE- LUGARES RACÃO P'I -A',I I N'CO.PROFISSIONAL 26 Técnico auxi1i::1tde acção ROdaloscolar ne 28classe. 111oluasc,principal ou especialista a) 16 Técnico auxiliarde laboratóriode 28classe, la classe, principal ou especialista. a) PESSOAL DE INFoRMÁ TICA 26 Operador de sistema de 2' classe, I. classe ou principal b) PESSOAL ADSTRATIVO 26 Chefe de serviços de administração escolar a) oficial, 2 oficial, 1 oficial ou oficial administrativo principal a) c) 28 Ecónomo de 38classe, 211classe, 18classe ou ecónomo principal a) d) 29 Escriturário-dactilógrafo a) PESOAL OPERÁRiQ 25 Cozinheiro-chefe a) 97 Ajudante de cozinh cozinheiro a) 28 Auxiliar de manutenção a) 24 Jardineiro a) PESOAL A1)XILJAR 111 Auxiliar técnico. a) 26 Encarregadodepessoa1auxiliar de acção educativa a) 535 Auxi1iar de acção educ:ativa à} 29 Guarda nocturno a) ce)- Capertl!lmento Governamental. (b). - Clr\tcçêo ReQlone>l.

12 8 ~ (a )..SECRE~ARIA..REGroNAL...DA &DUCAÇÃO...E...CULWRA,,, ( b )..1>.I.RECÇiO...REO.I.QNAL...DE.-ADMINZ.s.TRAÇÃO...ESCOLAR,. ANEXO I ESTABELECIMENTOS DOS 29 E 32 CICLOS DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO Observações a) Remuneração base nos termos do Decreto-Lei 3S3-AJ89, de 16 de Outubro; b) Remuneração base nos termos do Decreto-Lei 23/91, de 11 de Janeiro; c) Dois a extinguir quando vagarem; d) Dezassete a acrescer automaticamente ao número de lugares de 3 oficial e doze a extinguir quando vagarem; (a)- Cepertemf;lnto (b) - Oirecç6O RegiOM!. Govern~mElntel.

13 A " 8 ~. REGIÃO AUTÓNOMA -. DOS AÇORES ( a ).SECRETAR~~...REGJ:.oNÀL...DA...EDUCAÇÃO...E...CULTURA,,.,..., ( b ).DXRECÇÃO...REGJ:ONAL..DE..ADMIN.IS!J.'AAÇÃO..-ESCOLAR u ANEXO 11 CONSERVATÓRIOS REGIO~S. N DE CARREIRAS/CATEGORIAS REMUNE- LUGARES RACÃO PESSOAL DE INFORMÁTICA 3 Operadorde sistemade 2aclasse,la classeou principal b) PESSOAL ADMINISTRATIVO 3 Chefe de serviçosde administraçãoescolar a) 11 3 oficial,20oficial. 10oficialou oficialadministrativoprincipal a) c) 2 Escriturário-dactilógrafo a) PESSOAL OPERÁRIO 3 Auxiliarde manutenção a) PESSOAL AUXILIAR 3 Auxiliartécnico a) 3 Encarregadode pessoa}awdliarde acçãoeducativa a) 10 Auxiliarde acçãoeducativa a) Observações a) Remuneração base nos termos do Decreto-Lei 3S3-N89. de 16 de Outubro; b) Remuneração base nos termos do Decreto-Lei n 23/91. de 11 de Janeiro; c) A acrescer automaticamente ao número de lugares de 3 oficial. (a)- Cep,ertemento GoIIGrnel"l"lentel. (b) - Olrec::çêo ReOIOnElI.

DO PESSOAL NÃO DOCENTE DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NÃO SUPERIOR

DO PESSOAL NÃO DOCENTE DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NÃO SUPERIOR j,! '* REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES ASSEMBLEIA LEGISLA TIV A REGIONAL GABINETE DA PRESIDÊNCIA ~ DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL Ng 24/92 REGIME JURfDICO DO PESSOAL NÃO DOCENTE DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO DA REPúBLICA. PARA A REGIÃO AurONO!\IA DOS AÇORES SOLAR DA MADRE DE DEUS ANGRA DO HEROISMO I L ~ A /24. Oficio N.

GABINETE DO MINISTRO DA REPúBLICA. PARA A REGIÃO AurONO!\IA DOS AÇORES SOLAR DA MADRE DE DEUS ANGRA DO HEROISMO I L ~ A /24. Oficio N. 4... REPÚBLICA PORTUGUESA GABINETE DO MINISTRO DA REPúBLICA PARA A REGIÃO AurONO!\IA DOS AÇORES SOLAR DA MADRE DE DEUS ANGRA DO HEROISMO I I, v' ExmQ Senhor Secretário-Geral da Presidência do Conselho

Leia mais

Carreiras e Quadro de Pessoal dos Serviços da Assembleia da República 1

Carreiras e Quadro de Pessoal dos Serviços da Assembleia da República 1 Carreiras e Quadro de Pessoal dos Serviços da Assembleia da República 1 Resolução da Assembleia da República n.º 39/96, de 27 de novembro (Declaração de Rectificação n.º 5/97, de 28 de janeiro) e com as

Leia mais

Nossa referência SAIIGRSP/

Nossa referência SAIIGRSP/ - - - -- --- -- -- -- - -- - - -- - - -- - - fi REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES ASSEMBLEiÁLTWJi@ Baixaà Comissão:.uv Palá'2fd& da 'jiii; Ie'lç:ró" hiliuere-se E 9504-509 '[A f'

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Diário da República, 1.ª série N.º 108 4 de Junho de 2010 1915 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Assembleia Legislativa Decreto Legislativo Regional n.º 9/2010/M Primeira alteração ao Decreto Legislativo Regional

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 33/2004

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 33/2004 DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 33/2004 ESTABELECE O REGIME DAS CARREIRAS DE TÉCNICO DE EMPREGO E DE MONITOR DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL AUTÓNOMA O Decreto-Lei n.º 404-A/98, de

Leia mais

5066 Diário da República, 1. a série N. o de Julho de 2006

5066 Diário da República, 1. a série N. o de Julho de 2006 5066 Diário da República,. a série N. o 38 9 de Julho de 006 Grupo de pessoal Qualificação profissional/área funcional Carreira Categoria Número de lugares Lugares a extinguir Nível Pessoal administrativo

Leia mais

+Região Autónoma da Madeira. VIII Legislatura Número: 54 II Sessão Legislativa (2005/2006) Quarta-feira, 31 de Maio de 2006.

+Região Autónoma da Madeira. VIII Legislatura Número: 54 II Sessão Legislativa (2005/2006) Quarta-feira, 31 de Maio de 2006. +Região Autónoma da Madeira Assembleia Legislativa VIII Legislatura Número: 54 II Sessão Legislativa (005/006) Quarta-feira, 3 de Maio de 006 Suplemento Sumário Propostas de decreto legislativo regional:

Leia mais

REGIAO AUTÓNOMA DOS AÇORES L ~

REGIAO AUTÓNOMA DOS AÇORES L ~ -- ASSEMBlEALEGSLATiVA REGAO AUTÓNOMA DOS AÇORES PRÇ;ENCA DO GOVERNO );UvmL_LlA LEGSLATVAREGONALDOSAÇORt1 SERETARA-GERAL ADMTDO NUMERE-SE E PUBLlOUESE Baixa à comissãov L fa-!e- -- ) O) 0 Para parecer

Leia mais

LuísFRANCISCO PAV LEGISLAÇÃO ÁRIO-GERAL

LuísFRANCISCO PAV LEGISLAÇÃO ÁRIO-GERAL te REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PHI:::SIUt:NCIADO GOVERNO ASSEMBLEJA LEGISLATIVA DAREGIÃOAUTÓNOMA DOSAÇ~~Ra:TARIA.GERAL ADMITIDO,NUMERE-SE PUBLIQUE-SE BaixaàComissão:~' ~~ Paraparecer até,,/4 / l,;l I. OS

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES GOVERNO REGIONAL PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES GOVERNO REGIONAL PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL Reestrutura as carreiras de pessoal das tesourarias da Região Autónoma dos Açores O Decreto Regulamentar Regional n.º 41/80/A, de 8 de Setembro, criou as carreiras

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA PORTARIA Nº 67/2007

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA PORTARIA Nº 67/2007 PORTARIA Nº 67/2007 O Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, que veio alterar o Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário veio estabelecer um

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 155/IX ALTERAÇÃO DO QUADRO E NORMAS DE ADMISSÃO E PROVIMENTO DO PESSOAL DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 155/IX ALTERAÇÃO DO QUADRO E NORMAS DE ADMISSÃO E PROVIMENTO DO PESSOAL DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 155/IX ALTERAÇÃO DO QUADRO E NORMAS DE ADMISSÃO E PROVIMENTO DO PESSOAL DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA A Assembleia da República, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição

Leia mais

PORTARIA Nº 91-A/2008

PORTARIA Nº 91-A/2008 PORTARIA Nº 91-A/2008 O Decreto Legislativo Regional n.º 6/2008/M, de 25 de Fevereiro, que aprovou o Estatuto da Carreira Docente da Região Autónoma da Madeira vem enquadrar as formas de mobilidade remetendo

Leia mais

Projecto de Lei nº 47/X

Projecto de Lei nº 47/X Projecto de Lei nº 47/X Alteração à Lei nº 5/2001, de 2 de Maio, que considera o tempo de serviço prestado na categoria de auxiliar de educação pelos educadores de infância habilitados com cursos de formação

Leia mais

Carreiras e Quadro de Pessoal dos Serviços da Assembleia da República 1

Carreiras e Quadro de Pessoal dos Serviços da Assembleia da República 1 Carreiras e Quadro de Pessoal dos Serviços da Assembleia da República 1 Resolução da Assembleia da República n.º 39/96, de 27 de novembro (Declaração de Retificação n.º 5/97, de 28 de janeiro) e com as

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO FRANCO

ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO FRANCO ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO FRANCO 12.06.2018 ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2018 N.º 1 do artigo 18.º da Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro São permitidas, a partir do dia 1 de janeiro de 2018, as valorizações

Leia mais

CIRCULAR N. 3/DRAPL/2008. ASSUNTO: Decreto-Lei n.º 121/2008, de 11/07 - Transição para as novas carreiras gerais.

CIRCULAR N. 3/DRAPL/2008. ASSUNTO: Decreto-Lei n.º 121/2008, de 11/07 - Transição para as novas carreiras gerais. CIRCULAR N. 3/DRAPL/2008 ASSUNTO: Decreto-Lei n.º 121/2008, de 11/07 - Transição para as novas carreiras gerais. Para conhecimento: - de todos os departamentos sob a tutela ou jurisdição do, incluindo

Leia mais

Proposta de Decreto Legislativo Regional

Proposta de Decreto Legislativo Regional Proposta de Decreto Legislativo Regional Revalorização das carreiras do pessoal técnico contabilista e auxiliar de contabilidade da Direcção Regional do Orçamento e Tesouro O Decreto Regulamentar Regional

Leia mais

ANEXO V TABELAS SALARIAIS. CATEGORIA A Professores Licenciados e Profissionalizados TEMPO DE SERVIÇO NÍVEL VALOR VALOR HORA SEMANAL

ANEXO V TABELAS SALARIAIS. CATEGORIA A Professores Licenciados e Profissionalizados TEMPO DE SERVIÇO NÍVEL VALOR VALOR HORA SEMANAL ANEXO V TABELAS SALARIAIS CATEGORIA A Professores Licenciados e Profissionalizados TEMPO DE SERVIÇO NÍVEL VALOR VALOR HORA SEMANAL 0 anos A11 804,00 36,55 1 ano A10 964,50 43,84 2 anos A9 1.125,50 51,16

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLA TIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES COMISSÃO PERMANENTE DE ECONOMIA

ASSEMBLEIA LEGISLA TIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES COMISSÃO PERMANENTE DE ECONOMIA ASSEMBLEIA LEGISLA TIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES RELATÓRIO E PARECER SOBRE A PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL - PRIMEIRA ALTERAÇÃO AO REGIME JURíDICO DA ATRIBUiÇÃO DO ACRÉSCIMO REGIONAL AO

Leia mais

Proposta de decreto-lei que altera o DL n.º 132/2012, de 27 de junho 2ª Versão ( )

Proposta de decreto-lei que altera o DL n.º 132/2012, de 27 de junho 2ª Versão ( ) (PREÂMBULO) Proposta de decreto-lei que altera o DL n.º 132/2012, de 27 de junho 2ª Versão (12.03.2014) Artigo 1.º Objeto O presente diploma procede à alteração do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho.

Leia mais

la~~ Ó~r)" ~, ~rv\o (X ~(,)- .."". ""v...~.." '.' -(~' O SECRETÁRlo-GERAL

la~~ Ó~r) ~, ~rv\o (X ~(,)- ... v...~.. '.' -(~' O SECRETÁRlo-GERAL \:o~ 02 SEP '92 10:58 PG-SECRETARIA-GERAL P1/5 li ASSE"'8tE~ --: '~ ÓNOMA DOS AÇORES \S~'EMBLEIALEGISLATIVADOSA~8~filP NOIA DO ADMITIDO NUMERE-seE SEC ETARIAGERAL PUBLIQUE-SE la~~ Ó~r)" ~, - ~1/o~ 1 \

Leia mais

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2/ GGF / 2009

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2/ GGF / 2009 OFÍCIO CIRCULAR Nº 2/ GGF / Às Escolas Básicas e Secundárias Agrupamentos de Escolas Escolas Profissionais Públicas X X X DATA: / Janeiro / 29 ASSUNTO: REMUNERAÇÕES DE Face à publicação da Portaria nº

Leia mais

JORNAL OFICIAL. I Série. 2.º Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 5 de Junho de Número 53

JORNAL OFICIAL. I Série. 2.º Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 5 de Junho de Número 53 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 5 de Junho de 2009 I Série 2.º Suplemento Sumário SECRETARIAS REGIONAIS DA EDUCAÇÃO E CULTURA E DO PLANO E FINANÇAS Portaria n.º 55-C/2009 Procede

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Despacho normativo n.º xxx/2012. O sistema de avaliação do desempenho do pessoal docente consagrado no Estatuto da

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Despacho normativo n.º xxx/2012. O sistema de avaliação do desempenho do pessoal docente consagrado no Estatuto da MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Despacho normativo n.º xxx/2012 O sistema de avaliação do desempenho do pessoal docente consagrado no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores

Leia mais

Quadros Regionais de Ilha

Quadros Regionais de Ilha CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Quadros Regionais de Ilha RAA Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente

Leia mais

Aviso de Abertura do Concurso Interno/Externo de Pessoal Docente na Região Autónoma dos Açores, de 31 de Janeiro de 2014.

Aviso de Abertura do Concurso Interno/Externo de Pessoal Docente na Região Autónoma dos Açores, de 31 de Janeiro de 2014. Federação Nacional dos Professores www.fenprof.pt Concursos Lei n.º 7/2014, de 12 de Fevereiro - Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 146/2013, de 22 de Outubro, que procede

Leia mais

Proposta de decreto-lei que altera o DL n.º 132/2012, de 27 de junho

Proposta de decreto-lei que altera o DL n.º 132/2012, de 27 de junho Proposta de decreto-lei que altera o DL n.º 132/2012, de 27 de junho (PREÂMBULO) Artigo 1.º Objeto O presente diploma procede à alteração do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho. Artigo 2.º Alterações

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 29 de julho de Série. Número 133

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 29 de julho de Série. Número 133 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 29 de julho de 2016 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Despacho n.º 308/2016 Regulamenta a constituição, renovação

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 20/2006 REGIME DE APOIO AO MICROCRÉDITO BANCÁRIO

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 20/2006 REGIME DE APOIO AO MICROCRÉDITO BANCÁRIO DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 20/2006 REGIME DE APOIO AO MICROCRÉDITO BANCÁRIO Considerando que o microcrédito pode constituir um instrumento particularmente adequado para a inclusão social de pessoas

Leia mais

Nossa referência SAI/GRSP/2006-l077. Para efeitos de apreciação e posterior aprovação por parte dessa Assembleia

Nossa referência SAI/GRSP/2006-l077. Para efeitos de apreciação e posterior aprovação por parte dessa Assembleia fi REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Gabinete do Secretário Regional da Presidêncici Palaclo da I oncelçao. ASSEMBLEIALmiWI"IV~ElMl~ÓNOMA DOSAÇORES ADMmDO,NUMERE-SE. BaixaàComissão:,-fU~'~

Leia mais

658 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o 33 8 de Fevereiro de 2001 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

658 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o 33 8 de Fevereiro de 2001 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA 658 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o 33 8 de Fevereiro de 2001 Artigo 3. o Para os efeitos previstos na parte final do n. o 1do artigo anterior, os trabalhadores continuam sujeitos às normas da função

Leia mais

Decreto-Lei n.º 162/2007 de 3 de Maio

Decreto-Lei n.º 162/2007 de 3 de Maio Decreto-Lei n.º 162/2007 de 3 de Maio No quadro das orientações definidas pelo Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE) e dos objectivos do Programa do Governo no tocante à

Leia mais

Anexos da Portaria n.º 278/2016, de 21 de julho. Mapa I

Anexos da Portaria n.º 278/2016, de 21 de julho. Mapa I 5 SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO Portaria n.º 278/2016 de 21 de julho Com vista à satisfação das necessidades permanentes e não permanentes do sistema educativo regional impõese proceder a uma adequação

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES. Separata n.º 1/X. Apreciação da Proposta de Decreto Legislativo

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES. Separata n.º 1/X. Apreciação da Proposta de Decreto Legislativo ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Separata n.º 1/X Apreciação da Proposta de Decreto Legislativo Proposta de Decreto Legislativo Regional n.º 3/2014 CRIA O REGIME DE INTEGRAÇÃO EXCECIONAL

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS DL 659/2008 2008.11.14 A Lei 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, que consagra os regimes de vinculação, de carreiras e remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas vem estabelecer novos e mais

Leia mais

PROJETO Discussão pública DESPACHO N.º /2018

PROJETO Discussão pública DESPACHO N.º /2018 DESPACHO N.º /2018 PROJETO DE ALTERAÇÃO REGULAMENTO DE ACESSO E INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA Nota Justificativa O Decreto-Lei n.º 43/2014, de

Leia mais

AssembleiaLegislativada RegiãoAutónomadosAçores COMISSÃODEASSUNTOS SOCIAIS

AssembleiaLegislativada RegiãoAutónomadosAçores COMISSÃODEASSUNTOS SOCIAIS AssembleiaLegislativada RegiãoAutónomadosAçores PARECER SOBRE O PROJECTO DE LEI N.!! 4150031 - ATRIBUI O DIREITO A SUBsíDIO DE DESEMPREGO AO PESSOAL DOCENTE E INVESTIGADOR CONTRATADO POR INSTITUiÇÕES PÚBLICAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA PORTARIA O artigo 54º do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (ECD), na redacção do Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, estabelece que

Leia mais

PROJECTO DE PORTARIA

PROJECTO DE PORTARIA PROJECTO DE PORTARIA Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, diploma que introduziu alterações ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO RELATÓRIO E PARECER

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO RELATÓRIO E PARECER RELATÓRIO E PARECER SOBRE O PROJECTO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 0005/2006 MEDIDAS PREVENTIVAS APLICÁVEIS NA ZONA DE IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DAS LAJES DO PICO Ponta Delgada, 9

Leia mais

APÊNDICE N.º 91 II SÉRIE N.º de Julho de 2004 CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO CÂMARA MUNICIPAL DE VILA POUCA DE AGUIAR

APÊNDICE N.º 91 II SÉRIE N.º de Julho de 2004 CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO CÂMARA MUNICIPAL DE VILA POUCA DE AGUIAR 81 CÂMARA MUNICIPAL DE VILA POUCA DE AGUIAR Aviso n.º 5294/2004 (2.ª série) AP. Contrato de pessoal. Torna-se público que a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, contratou em regime de contrato de

Leia mais

N.º BOLETIM OFICIAL DA REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU I SÉRIE 449

N.º BOLETIM OFICIAL DA REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU I SÉRIE 449 N.º 18 2-5-2012 BOLETIM OFICIAL DA REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU I SÉRIE 449 民航局二零一二財政年度第一補充預算 1.º orçamento suplementar da Autoridade de Aviação Civil, para o ano económico de 2012 Unidade:

Leia mais

Resposta às questões colocadas sobre a aplicação do Estatuto da Carreira Docente

Resposta às questões colocadas sobre a aplicação do Estatuto da Carreira Docente Resposta às questões colocadas sobre a aplicação do Estatuto da Carreira Docente Faltas Com a entrada em vigor das alterações ao ECD, como deverá ser feita a contabilização das faltas ao abrigo do artigo

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 1/2006 ESTATUTO DO PESSOAL NÃO DOCENTE DO SISTEMA EDUCATIVO REGIONAL

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 1/2006 ESTATUTO DO PESSOAL NÃO DOCENTE DO SISTEMA EDUCATIVO REGIONAL DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 1/2006 ESTATUTO DO PESSOAL NÃO DOCENTE DO SISTEMA EDUCATIVO REGIONAL Na Região Autónoma dos Açores o enquadramento jurídico do pessoal não docente foi inicialmente objecto

Leia mais

Presidente do Governo Regional dos Açores Número: 8/ A/98 Processo: 4475/96 Data: Área: Açores

Presidente do Governo Regional dos Açores Número: 8/ A/98 Processo: 4475/96 Data: Área: Açores Presidente do Governo Regional dos Açores Número: 8/ A/98 Processo: 4475/96 Data: 10.03.1998 Área: Açores Assunto: FUNÇÃO PÚBLICA - CARREIRA DOCENTE - ÍNDICE REMUNERATÓRIO - CONTRATO ADMINISTRATIVO DE

Leia mais

HORTA. o PlAVÃODE MEDEIROS BRADFORD . '=;=. . ~ ~ ~~",,,,t~?izej:~""'- ""-ç::::~:~" ! )..;.H:l;:',n ~ ~ - '.. -''J"~._C i,j!

HORTA. o PlAVÃODE MEDEIROS BRADFORD . '=;=. . ~ ~ ~~,,,,t~?izej:~'- -ç::::~:~ ! )..;.H:l;:',n ~ ~ - '.. -''J~._C i,j! # REGÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PK::UNCADOGOVERNO ASSEMBLEA LEGSLATVA DAREGÃOAUTÓNOMA DOSAÇOlETARA.GERAL ADMiTDONUMERE-SE PUBLQUE-SE Baixaà Comissão: C!Af fr;- Parapareceraté lf OÇ jq l/a O h ASSHl1:!lEAlEGSLAT!VADAREG!ÃOAUTÓNOMADOSAÇORES

Leia mais

Assembléia Legislativa da Região Autônoma dos Açores Representação Parlamentar do PCP Açores

Assembléia Legislativa da Região Autônoma dos Açores Representação Parlamentar do PCP Açores Flores: Rua Senador André de Freitas 9970-337 Santa Cruz das Flores telefone: 292 207 793 PCPa» Representação Parlamentar do PCP Açores Exma. Senhora Presidente da Assembléia Legislativa da Região Autônoma

Leia mais

Concurso Externo Extraordinário Proposta da reunião da Mesa Negocial de As alterações introduzidas encontram-se a negrito.

Concurso Externo Extraordinário Proposta da reunião da Mesa Negocial de As alterações introduzidas encontram-se a negrito. Concurso Externo Extraordinário Proposta da reunião da Mesa Negocial de 15.11.2012 As alterações introduzidas encontram-se a negrito Preâmbulo ( ) Artigo 1.º Objeto 1- O presente decreto-lei estabelece

Leia mais

PARECER JURÍDICO N.º 28 / CCDR-LVT / Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS

PARECER JURÍDICO N.º 28 / CCDR-LVT / Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA ASSUNTO GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS QUESTÃO A Câmara Municipal, relativamente à matéria de avaliação do desempenho (SIADAP), solicita o esclarecimento das

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL DE QUADROS DA SEGURANÇA SOCIAL

ENCONTRO NACIONAL DE QUADROS DA SEGURANÇA SOCIAL ENCONTRO NACIONAL DE QUADROS DA SEGURANÇA SOCIAL PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ESTATUTO ORGÂNICO JESUS MAIATO Director Nacional de Segurança Social do MAPTSS Benguela. 22. Maio 2014 INSTALAÇÃO DOS NOVOS DEPARTAMENTOS

Leia mais

MINISTÉRIO DO AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E ENERGIA

MINISTÉRIO DO AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E ENERGIA Diário da República, 1.ª série N.º 231 28 de novembro de 2014 5999 principal, podem integrar o júri para recrutamento para preenchimento de postos no âmbito da carreira de enfermagem, titulares das categorias

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES escolas. Neste contexto, os quadros das diversas unidades orgânicas já foram dotados com um psicólogo, procurando-se uma progressiva dotação com profissionais que possam contribuir para a melhoria da qualidade

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 121/XII/1.ª APROVA O REGULAMENTO ORGÂNICO DA COMISSÃO DE ACESSO AOS DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS

PROJECTO DE LEI N.º 121/XII/1.ª APROVA O REGULAMENTO ORGÂNICO DA COMISSÃO DE ACESSO AOS DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS PROJECTO DE LEI N.º 121/XII/1.ª APROVA O REGULAMENTO ORGÂNICO DA COMISSÃO DE ACESSO AOS DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS 1. A Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro (Orçamento do Estado para 2011), estabelece,

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I Introdução A da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores procedeu à apreciação, relato e emissão de parecer, na sequência do solicitado por Sua Excelência Presidente da Assembleia

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO RELATÓRIO E PARECER

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO RELATÓRIO E PARECER RELATÓRIO E PARECER SOBRE O PROJECTO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 0007/2006 MEDIDAS PREVENTIVAS APLICÁVEIS NA ZONA DE EXPANSÃO DA ESCOLA BÁSICA DOS 1.º E 2.º CICLOS / JARDIM- DE-INFÂNCIA DA PONTA

Leia mais

Estatuto da Carreira Docente. Faltas

Estatuto da Carreira Docente. Faltas Estatuto da Carreira Docente Resposta às questões colocadas sobre a aplicação do Estatuto da Carreira Docente (13 de Março de 2007) Devido à quantidade de mensagens recebidas sobre os mesmos assuntos,

Leia mais

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº BEP - Açores

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº BEP - Açores CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 BEP - Açores RAA Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente proibido qualquer

Leia mais

Decreto-Lei n.º 404-A/98 de 18 de Dezembro

Decreto-Lei n.º 404-A/98 de 18 de Dezembro Decreto-Lei n.º 404-A/98 de 18 de Dezembro Com o acordo salarial de 1996 e compromissos de médio e longo prazo, o Governo comprometeu-se a proceder à revisão do regime de carreiras da Administração Pública,

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SUBCOMISSÃO DE POLÍTICA GERAL INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SUBCOMISSÃO DE POLÍTICA GERAL INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A Subcomissão de Política Geral, em 05 de setembro de 2017, procedeu à apreciação, relato e emissão de parecer sobre a Proposta de Lei n.º 91/XIII/2.ª (GOV) Estabelece o programa de regularização

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 278/XIII/1.ª. Propõe um regime de vinculação dos docentes na carreira

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 278/XIII/1.ª. Propõe um regime de vinculação dos docentes na carreira Projeto de Lei n.º 278/XIII/1.ª Propõe um regime de vinculação dos docentes na carreira Com a aprovação do Decreto-Lei n.º 83-A/2014, de 23 de maio, que alterou o regime de recrutamento e mobilidade do

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N. º 12/XI APROVA O PROGRAMA GERAÇÕES SEPARATA

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N. º 12/XI APROVA O PROGRAMA GERAÇÕES SEPARATA PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N. º 12/XI APROVA O PROGRAMA GERAÇÕES SEPARATA 18 julho de 2017 APRECIAÇÃO PÚBLICA NO ÂMBITO DA PARTICIPAÇÃO DAS COMISSÕES DE TRABALHADORES E ASSOCIAÇÕES SINDICAIS

Leia mais

202, 203, 205, 220 a 222, 224, 225, 228, 231 a 233, 236, 241 a 243,' 247,' 248 e 251,'

202, 203, 205, 220 a 222, 224, 225, 228, 231 a 233, 236, 241 a 243,' 247,' 248 e 251,' PROPOSTA DE ALTERAÇÃO Proposta de Decreto Legislativo Regional 058/X "Altera o Estatuto do Pessoal Docente da Educação PréEscolar e dos Ensino Básico e Secundário na Região Autônoma dos Açores" Ao abrigo

Leia mais

DESPACHO nº 48/2008 AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO

DESPACHO nº 48/2008 AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO M I N I S TÉ R I O D A C I Ê N C I A, T E C N O L O G I A E E N S I N O S U P E R I O R INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM DESPACHO nº 48/2008 Ao abrigo do disposto no artigo 14º do Decreto-Lei nº 64/2006,

Leia mais

AVISO. O presente Aviso é composto pelos seguintes capítulos: Capítulo I - Natureza do concurso

AVISO. O presente Aviso é composto pelos seguintes capítulos: Capítulo I - Natureza do concurso AVISO Nos termos dos n.ºs 1 e 2 do artigo 30º do Decreto-Lei n.º 104/2008, de 24 de Junho, e do n.º 1 do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 200/2007, de 22 de Maio, torna-se público que, através do Despacho

Leia mais

Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo. Pelouro da Juventude

Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo. Pelouro da Juventude Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo Pelouro da Juventude Aprovado pela Reunião de Câmara do dia 28 de Julho de 2010 e na Reunião da Assembleia Municipal do dia 1 de Outubro de 2010 1 Regulamento

Leia mais

Carreiras e Quadros de Pessoal dos Serviços da Assembleia da República

Carreiras e Quadros de Pessoal dos Serviços da Assembleia da República Carreiras e Quadros de Pessoal dos Serviços da Assembleia da República Resolução da Assembleia da República n.º 8/98, de 18 de Março 1, (Declaração de Rectificação n.º 11/98, de 8 de Junho) com as alterações

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 1136 Diário da República, 1.ª série N.º 35 19 de Fevereiro de 2008 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Assembleia Legislativa Decreto Legislativo Regional n.º 5/2008/M Altera a orgânica da Inspecção Regional das

Leia mais

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA Artigo 2.º Requisitos de admissão 1 - Podem ser opositores ao concurso os candidatos que reúnam cumulativamente os seguintes requisitos de admissão: a) Exercício efetivo de funções docentes com qualificação

Leia mais

Decreto-Lei n.º 23/91 de 11 de Janeiro

Decreto-Lei n.º 23/91 de 11 de Janeiro Decreto-Lei n.º 23/91 de 11 de Janeiro O Decreto-Lei n.º 110- A/80, de 10 de Maio, criou as carreiras de pessoal de informática, adoptando uma estrutura e desenvolvimento dinâmicos, consentâneos com as

Leia mais

DESPACHO. Assim, nos termos dos artigos 30.º a 32.º, nº 5 do artigo 40º e nº 5 do artigo 42º do ECD, determino:

DESPACHO. Assim, nos termos dos artigos 30.º a 32.º, nº 5 do artigo 40º e nº 5 do artigo 42º do ECD, determino: DESPACHO O Decreto -Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, na alteração que opera ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (ECD), estabelece no seu

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SUBCOMISSÃO DE POLÍTICA GERAL INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SUBCOMISSÃO DE POLÍTICA GERAL INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A Subcomissão de Política Geral, em 31de outubro de 2017, procedeu à apreciação, relato e emissão de parecer sobre o Projeto de Decreto-Lei que altera o regime legal de concessão e emissão dos

Leia mais

PESSOAL, EXTINÇÃO E DESTINO DOS BENS DAS

PESSOAL, EXTINÇÃO E DESTINO DOS BENS DAS 1 1 REGIAo AUTÓNOMA DOS AÇORES ~t DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL NR 19/92 PESSOAL, EXTINÇÃO E DESTINO DOS BENS DAS CASAS DO POVO A Região Autónoma dos Açores tem seguido uma política própria em relação às

Leia mais

PORTARIA Nº 161-A/2004

PORTARIA Nº 161-A/2004 PORTARIA Nº 161-A/2004 O Decreto Legislativo Regional nº 17/2003/M, de 22 Julho, alterado pelo Decreto Legislativo Regional nº 4-A/2004/M, de 31 de Março, prevê a contratação de pessoal docente para assegurar

Leia mais

Decreto-Lei nº 36/96 de 23 de Setembro

Decreto-Lei nº 36/96 de 23 de Setembro Quadro Privativo do pessoal da Inspecção da Educação Decreto-Lei nº 36/96 de 23 de Setembro Decreto-Lei nº 36/96 de 23 de Setembro A dinâmica já imprimida ao processo de reforma educativa, as exigências

Leia mais

Concursos de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário maio de 2012

Concursos de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário maio de 2012 Concursos de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário 2012-2013 maio de 2012 ETAPAS CONTRATAÇÃO INICIAL (abril) MOBILIDADE PARA DOCENTES COM CONDIÇÕES ESPECÍFICAS (maio) MOBILIDADE

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I Introdução A da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores reuniu, no dia 26 de março de 2014, na delegação da Assembleia Legislativa em Ponta Delgada, com o objetivo de apreciar e

Leia mais

GABINETE DA MINISTRA DESPACHO

GABINETE DA MINISTRA DESPACHO DESPACHO Assim, tendo presente os princípios consignados nos artigos 3.º, 4.º, 8.º e 9.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, que aprovou o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Gabinete do Ministro. Despacho n.º..

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Gabinete do Ministro. Despacho n.º.. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Gabinete do Ministro Despacho n.º.. Sem prejuízo do regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico

Leia mais

DESPACHO. Assim, ao abrigo do disposto no nº 2 e 4 do artigo 12º do Decreto Regulamentar nº 2/2008, de 10 de Janeiro, determino o seguinte:

DESPACHO. Assim, ao abrigo do disposto no nº 2 e 4 do artigo 12º do Decreto Regulamentar nº 2/2008, de 10 de Janeiro, determino o seguinte: DESPACHO O Despacho nº 7465/2008, em regulamentação dos nºs 2 e 4 do artigo 12º do Decreto Regulamentar nº 2/2008, de 10 de Janeiro, veio estabelecer os termos em que é efectuada a delegação de competências

Leia mais

ARTIGO 1. O artigo 4 do decreto n 23/01, de 12 de Abril passa a ter a seguinte redacção: Artigo 4. (Direcção dos Serviços de Auditoria e Fiscalização)

ARTIGO 1. O artigo 4 do decreto n 23/01, de 12 de Abril passa a ter a seguinte redacção: Artigo 4. (Direcção dos Serviços de Auditoria e Fiscalização) ARTIGO 1 O artigo 4 do decreto n 23/01, de 12 de Abril passa a ter a seguinte redacção: Artigo 4 (Direcção dos Serviços de Auditoria e Fiscalização) 1. A direcção dos serviços de Auditoria e Fiscalização

Leia mais

Diploma. Estabelece o regime remuneratório dos funcionários que integram as carreiras constantes do quadro de pessoal da Direcção-Geral das Alfândegas

Diploma. Estabelece o regime remuneratório dos funcionários que integram as carreiras constantes do quadro de pessoal da Direcção-Geral das Alfândegas Diploma Estabelece o regime remuneratório dos funcionários que integram as carreiras constantes do quadro de pessoal da Direcção-Geral das Alfândegas Decreto-Lei n.º 274/90 de 7 de Setembro Em momento

Leia mais

Mensagem A nº 30 /2016, do Senhor Governador do Estado

Mensagem A nº 30 /2016, do Senhor Governador do Estado PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 1, DE 2016 Mensagem A nº 30 /2016, do Senhor Governador do Estado São Paulo, 16 de fevereiro de 2016 Senhor Presidente Tenho a honra de encaminhar, por intermédio de Vossa

Leia mais

Regulamento do Programa de Doutoramento em Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto REGULAMENTO. Artigo 1º. Enquadramento jurídico

Regulamento do Programa de Doutoramento em Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto REGULAMENTO. Artigo 1º. Enquadramento jurídico Regulamento do Programa de Doutoramento em Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto REGULAMENTO Artigo 1º Enquadramento jurídico O presente regulamento visa desenvolver e complementar

Leia mais

COMISSÃO DE POLÍTICA GERAL

COMISSÃO DE POLÍTICA GERAL COMISSÃO DE POLÍTICA GERAL PARECER DA COMISSÃO DE POLÍTICA GERAL SOBRE A PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL NRº. 27/2004 ESTABELECE O REGIME JURÍDICO DE ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS E ORGANISMOS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Decreto Regulamentar Regional n.º 18/2000/A. Serviços externos da Direcção Regional da Educação Física e Desporto e parque desportivo regional

Decreto Regulamentar Regional n.º 18/2000/A. Serviços externos da Direcção Regional da Educação Física e Desporto e parque desportivo regional Decreto Regulamentar Regional n.º 18/2000/A Serviços externos da Direcção Regional da Educação Física e Desporto e parque desportivo regional Objecto, natureza e competências...3 Objecto...3 Parque desportivo

Leia mais

GABINETE DA MINISTRA DESPACHO

GABINETE DA MINISTRA DESPACHO DESPACHO No desenvolvimento dos princípios consagrados no regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, o Despacho

Leia mais

CAPITULO I Âmbito e objecto. Artigo 1.º Âmbito de aplicação

CAPITULO I Âmbito e objecto. Artigo 1.º Âmbito de aplicação Regulamento de Acumulação de Funções - Aprovado em Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu, em 31 de Março de 2006 e publicado no D.R. n.º 95 de 17 de Maio de 2006. (Regulamento n.º 42/2006) CAPITULO

Leia mais

REGULAMENTO DE BOLSAS DE DOUTORAMENTO

REGULAMENTO DE BOLSAS DE DOUTORAMENTO REGULAMENTO DE BOLSAS DE DOUTORAMENTO Considerando que a formação avançada e a qualificação dos recursos humanos se revestem como uma prioridade da politica cientifica e de desenvolvimento da Faculdade

Leia mais

JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2011

JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2011 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2011 I Série Sumário SECRETARIAS REGIONAIS DOS RECURSOS HUMANOS, DA EDUCAÇÃO E CULTURAE DO PLANO E FINANÇAS Portaria n.º 10/2011

Leia mais

[REVISÃO DO DECRETO - LEI N.º 132/2012, DE 27 DE JUNHO]

[REVISÃO DO DECRETO - LEI N.º 132/2012, DE 27 DE JUNHO] [REVISÃO DO DECRETO - LEI N.º 132/2012, DE 27 DE JUNHO] [preâmbulo] Foram ouvidos os órgãos de governo próprio das Regiões Autónomas. Foi ouvido o Conselho das Escolas. Foram observados os procedimentos

Leia mais

JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 24 de Junho de 2009

JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 24 de Junho de 2009 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 24 de Junho de 2009 I Série Sumário SECRETARIAREGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA Portaria n.º 62/2009 Regulamenta o processo de concessão de redução

Leia mais

Decreto-Lei n.º 303/99 de 6 de Agosto

Decreto-Lei n.º 303/99 de 6 de Agosto Decreto-Lei n.º 303/99 de 6 de Agosto Reconhecimento do carácter profissional das competições desportivas... 3 Objecto... 3 Conteúdo do pedido de reconhecimento... 3 Remuneração dos praticantes e treinadores...

Leia mais

Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades

Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades Ex.mo Senhor Secretário de Estado da Educação Av. 5 de Outubro, 107 11º andar 1069-018 LISBOA Via Carta Reg. C/ A.R. Lisboa,

Leia mais

Despacho n.º A/2013, de 14 de Novembro - Cria e regulamenta procedimentos simplificados de avaliação e certificação de manuais escolares.

Despacho n.º A/2013, de 14 de Novembro - Cria e regulamenta procedimentos simplificados de avaliação e certificação de manuais escolares. Federação Nacional dos Professores www.fenprof.pt Educação Despacho n.º 14788-A/2013, de 14 de Novembro - Cria e regulamenta procedimentos simplificados de avaliação e certificação de manuais escolares.

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I Introdução O Projeto de Lei n.º 356/XIII/2.ª (PCP) Procede à primeira alteração ao Código Cooperativo assegurando o efetivo respeito pelos princípios cooperativos da Aliança Cooperativa Internacional

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO RELATÓRIO E PARECER

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE ASSUNTOS PARLAMENTARES, AMBIENTE E TRABALHO RELATÓRIO E PARECER RELATÓRIO E PARECER SOBRE A PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 0017/2006 RESERVA FLORESTAL DE RECREIO DAS MACELAS, NA FREGUESIA DE SANTO AMARO, CONCELHO DE VELAS, ILHA DE SÃO JORGE. Ponta Delgada,

Leia mais

S.R. DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Despacho Normativo n.º 38/2007 de 26 de Julho de 2007

S.R. DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Despacho Normativo n.º 38/2007 de 26 de Julho de 2007 S.R. DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Despacho Normativo n.º 38/2007 de 26 de Julho de 2007 Considerando a necessidade de adaptação dos termos do programa ESTAGIAR às alterações no sistema de ensino introduzidas

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 557/99, DE 17 DE DEZEMBRO

DECRETO-LEI Nº 557/99, DE 17 DE DEZEMBRO DECRETO-LEI Nº 557/99, DE 17 DE DEZEMBRO (COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELO DL Nº 299/2001, DE 22 DE NOVEMBRO, 237/2004, DE 18 DE DEZEMBRO, DL Nº 36/2008, DE 29 DE FEVEREIRO, DL 212/2008, DE 7 DE NOVEMBRO)

Leia mais