Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 EVENTO EXCLUSIVO Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA Carga Horária 24h de Treinamento. Cláudio Sarian Altounian - TCU André Pachioni Baeta - TCU Rafel Jardim - TCU Rafael Fernandes André Luiz Mendes Apenas R$ 3.290,00 - Valor por pessoa. Consulte condições especiais para grupos. INCLUINDO - Pasta Executiva Caneta - Lapiseira Marca Texto - Material Completo do Treinamento - Certificado com Registro em Cartório - 03 Almoços 03 Coffee Breaks Acesse o Hotsite do Evento: Apoio: Realização:

2 O ENCONTRO Nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2018, a Con Treinamentos realizará em Brasília - DF o V ENCONTRO NACIONAL DE FISCAIS E GESTORES DE CONTRATOS DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, com palestras, oficinas e debates abordando os principais procedimentos e boas práticas a serem observadas na gestão contratual de obras públicas. Nesta 5ª edição, a abertura ficará a cargo do Engenheiro Cláudio Sarian, auditor do TCU, que proferirá sobre os riscos e medidas mitigadoras para a segurança jurídica da equipe de fiscalização da obra. Na sequência do encontro Rafael Jardim também do TCU, falará sobre o aditivos em obras públicas - orçamento, motivações, responsabilidades e os principais erros. O coordenador do evento, engenheiro André Pachioni Baeta, fará exposição sobre a orçamentação do canteiro de obras e da administração local segundo a legislação em vigor e sobre como estruturar um termo de referência para contratações eficientes de obras públicas. Teremos duas oficinas especificas simultaneas, uma delas ministrada pelo especialista Rafael Fernandes falará sobre o Passo a passo para a implantação do BIM nas instituições e o coordenador do evento André Pachioni Baeta ministrando sobre a Elaboração da matriz de riscos. André Pachioni Baeta ainda fala sobre como estruturar um termo de referência para contratações eficientes de obras públicas e finalizando o evento André Luiz Mendes, proferirá sobre a como evitar os principais artifícios para superfaturar obras públicas. PÚBLICO ALVO Acesse o Hotsite do Evento: Gestores e fiscais de obras; Servidores encarregados da licitação, contratação, recebimento e aprovação de projetos; Membros de comissões de licitação; Procuradores; Pregoeiros; Comissões de apoio ao pregoeiro; Gerentes de contratos de obras; Projetistas e empresas de engenharia consultiva; Advogados; Engenheiros; Arquitetos; Construtores; Auditores e servidores de órgãos de controle interno e externo; Gestores públicos em geral; Peritos judiciais; Orçamentistas; Concessionárias de serviços públicos; Pregoeiros e membros de comissões de licitação; Servidores públicos e profissionais relacionados com o processo de gestão, planejamento, orçamentação, contratação e execução de empreendimentos de infraestrutura.

3 COORDENADOR TÉCNICO PALESTRANTES ANDRÉ PACHIONI BAETA André Pachioni Baeta é engenheiro graduado pela Universidade de Brasília. Desde 2004, exerce o cargo de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atuando na fiscalização e controle de obras públicas. Atualmente, exerce a função de Assessor de Ministro do TCU. É autor dos livros Orçamento e Controle de Preços de Obras Públicas e Regime Diferenciado de Contratações Públicas Aplicado às Licitações e Contratos de Obras Públicas, publicados pela Editora Pini, e coautor dos livros Lei Anticorrupção e Temas de Compliance, editado pela Editora Juspodivm, e Pareceres de Engenharia, editado pelo Clube dos Autores. CLÁUDIO SARIAN ALTOUNIAN Autor dos livros OBRAS PÚBLICAS: LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO (Editora Fórum, 2016, 5ª edição) e coautor dos livros RDC NA PRÁTICA E A CONTRATAÇÃO INTEGRADA (Editora Fórum, 2015, 2ª edição), GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS (Editora Fórum, 2017, 1ª edição) E GOVERNANÇA PÚBLICA: O DESAFIO DO BRASIL (Editora Fórum, 2016, 2ª edição). Dirigente do TCU há 17 anos, tendo atuado como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União Secob por oito anos. Ocupou também a titularidade da Secretaria de Planejamento e Gestão, da 7ª Secretaria de Controle Externo e da Assessoria Parlamentar do TCU. Foi coordenador, no âmbito do TCU, de grupos responsáveis pela elaboração de Manual de Tomada e Prestação de Contas Anuais, Manual de Tomada de Contas Especial, e Metodologia para apuração de sobrepreço em obras públicas. Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP e em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UniDF, e pós graduado nas áreas de Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e de Auditoria de Obras Públicas pela Universidade de Brasília UnB. Atuou, por mais de dez anos, no setor privado como engenheiro responsável pela execução, planejamento e orçamento de prédios residenciais, shopping centers, obras industriais e rodoviárias. Professor de cursos na área de obras públicas: Licitação e Contratação ; Gerenciamento de Contratos ; Avaliação e Orçamento e Auditoria e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais relativos a temas ligados a obras públicas e a meio ambiente. RAFAEL FERNANDES TEIXEIRA Possui graduação em Engenharia de Produção Civil e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui especialização em Direito Ambiental e Urbanismo. É funcionário de carreira do Instituto de Meio Ambiente - IMA de Santa Catarina. Atualmente é Coordenador de Projetos Especiais na Secretaria de Planejamento no Estado de SC, coordenando do LaBIM-SC e é Especialista no Grupo Ad Hoc Compras Governamentais do Comitê Estratégico de BIM do MDIC. E professor de MBA em BIM.

4 ANDRÉ LUIZ MENDES Atualmente é auditor do Tribunal de Contas da União, onde ingressou em 1995, tendo ocupado o cargo de Secretário de Fiscalização de Obras entre 2007 e Antes, foi Diretor da 1ª Diretoria Técnica da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União e titular da Secretaria de Engenharia e Serviços de Apoio. Dedicou-se por mais de dez anos às atividades relacionadas à auditoria de obras públicas, tendo realizado diversas auditorias, entre as quais se destaca a avaliação do custo de reprodução do conhecido complexo do TRT/SP. Previamente ao seu ingresso no TCU, foi Engenheiro Supervisor do Banco Itaú em Brasília, onde trabalhou por mais de nove anos gerenciando divisão responsável pelas atividades de manutenção, construção e adaptação de agências em doze estados localizados nas regiões central e norte do Brasil. Antes disso, trabalhou por quatro anos em construtoras de Brasília, administrando obras e elaborando orçamentos e cálculo estrutural de edificações. Na área de treinamento, ministra cursos de orçamentação, licitação e gestão contratual de obras públicas desde 1997, pelo Instituto Serzedello Corrêa, Fundação Getúlio Vargas e diversas outras instituições, e apresentou trabalhos técnicos no I, III, IV, V, VI e VII SINAOPs - Simpósios Nacionais de Auditoria de Obras Públicas. Foi membro do CONAOP Comitê Nacional de Auditoria de Obras Públicas, Diretor Executivo e Presidente do Conselho Deliberativo do IBRAOP Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas. Possui diversos artigos técnicos publicados na Revista do TCU, na Revista Capital Público e na Revista Construção e Mercado e é autor do livro Aspectos Polêmicos de Licitações e Contratos de Obras Públicas (Ed. Pini, 2013). RAFAEL JARDIM É Auditor Federal de Controle Externo, autor do livro "Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU" - 3ª Edição, Editora Fórum Também coautor da obra "O RDC e a Contratação Integrada na prática", Editora Fórum No TCU desde 2005, é o atual Secretário da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura, unidade responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato. Foi ainda Diretor da área técnica responsável pela fiscalização de rodovias no TCU. Ocupou também os cargos de Secretário da Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e da Secretaria de Fiscalização de Obras de Energia. Foi assessor do Ministro Emérito do TCU, Valmir Campelo, atuando diretamente na coordenação das fiscalizações do TCU atinentes à Copa do Mundo de Palestrante e instrutor do Instituto Serzedello Corrêa em treinamentos afetos à engenharia de custos para o setor público, ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) e a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia. Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília, trabalhou por mais de dez anos na coordenação de projetos e execução de obras na iniciativa privada. DATA & LOCAL 26, 27 e 28 de setembro de 2017 BRASÍLIA - DF

5 PROGRAMAÇÃO 1º DIA 26 de Setembro h00 - Credenciamento 08h30 - Palestra I - Riscos e medidas mitigadoras para a segurança jurídica da equipe de fiscalização da obra. A gestão de riscos tem sido uma das áreas priorizadas pela Administração Pública em face do atual cenário turbulento por que passa o país, inclusive com a aprovação de instrução normativa específica para tratar do tema. Alguns dos objetivos da gestão de riscos são assegurar que os responsáveis pela tomada de decisão, em todos os níveis do órgão ou entidade, tenham acesso tempestivo a informações suficientes quanto aos riscos aos quais está exposta a organização e aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos da organização, reduzindo os riscos a níveis aceitáveis. Nesse contexto, ganha relevo a atuação da equipe responsável pela fiscalização da obra, da qual fazem parte o ordenador de despesa, o gestor de contrato, o fiscal de contrato e o fiscal de obra. A palestra apresentará as funções de cada um desses responsáveis, assim como os principais riscos existentes na atuação de cada um, acompanhados das medidas mitigadoras para reduzir suas probabilidades de ocorrência e auxiliar a Administração a concluir seus objetos nas diretrizes inicialmente definidas. Palestrante Eng. Cláudio Sarian - TCU 10h15 - Intervalo 10h30 - Continuação Palestra I 12h00 - Almoço 13h00 - Palestra II - Aditivos em Obras Públicas. Orçamento, motivações, responsabilidades e os principais erros. Palestrante Rafael Jardim - TCU 15h30 - Coffee Break 15h45 - Continuação Palestra II 18h00 - Encerramento 2º DIA 27 de Setembro h00 - Palestra III - A orçamentação do canteiro de obras e da administração local segundo a legislação em vigor. O que a Norma NBR (Elaboração de Orçamento e Formação de Preço para Obras de Infraestrutura) está trazendo de novidades sobre o assunto. Como que normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho trazem impacto na orçamentação da obra. Estimativa de custo dos equipamentos de higiene e segurança coletiva do trabalho. Deve haver segregação da rubrica de implantação do canteiro de obras com a rubrica de manutenção do canteiro de obras. Métodos analíticos e paramétricos para estimativa do consumo de energia e água do canteiro. Erros frequentes observados. Jurisprudência do TCU sobre o tema. Formas para efetuar o pagamento do canteiro de obras e da administração local nas empreitadas por preço unitário por preço global. Palestrante André Pachioni Baeta - TCU 10h15 - Intervalo 10h30 - Continuação Palestra III 12h00 - Almoço 13h00 - Oficina I - Passo a passo para a implantação do BIM no meu órgão. Para um implantação e implementação de BIM é necessário conhecer como a Modelagem da

6 Informação da Construção irá impactar os nossos trabalhos. O que se pode esperar no curto prazo, quais são as limitações ou oportunidades de BIM para o Brasil. Um processo de implantação de BIM envolve conhecer a Instituição e quais são os seus maiores problemas e os sistemas que dão certo, para um avaliação mais acurada de como a Modelagem da Informação pode melhorar os processos internos e os resultados. Entender a estrutural organizacional e como se estabelece a comunicação entre pares, entre clientes internos e externos, assim como entre prestadores de serviços internos e externos. Entender a importância da área de TI e como ela deve apoiar o processo. Com esses conhecimentos entender como e quais ferramentas de Modelagem irão passar a compor as novas rotinas de trabalho e quais são os novos desenvolvimentos. Entender que a implantação e a implementação de BIM necessita de um plano estratégico, onde a implantação tratará do aculturamento da Modelagem e a implementação irá colocar em prática o plano no estratégico e a construção de um processo de qualidade e de melhoria contínua. Palestrante Rafael Fernandes 13h00 - Oficina II - Elaboração da matriz de riscos Passo a passo para elaboração de uma matriz de riscos de uma obra pública (exemplo de obra de esgotamento sanitário). Conceitos sobre riscos. Visão geral do processo de gerenciamento de riscos. Como alocar e detalhar a repartição de riscos com o uso de matriz de riscos? Quais as etapas envolvidas para elaboração de uma matriz de riscos? A mitigação de riscos: seguros de risco de engenharia; performance bonds; instrumentos de hedge; seguros de responsabilidade civil; reequilíbrio econômico-financeiro. Métodos de avaliação qualitativa e quantitativa dos riscos. Documento técnico contendo as obrigações de fim e de meio na Lei das Estatais. Possibilidade de aceitação de projetos com metodologia diferenciada de execução na contratação integrada ou semi-integrada. Palestrante André Pachioni Baeta - TCU 15h30 - Coffee Break 15h45 - Continuação Oficinas I e II 18h00 - Encerramento 3º DIA 28 de Setembro h00 - Palestra IV - Estruturando um Termo de Referência para Contratações Eficientes de Obras Públicas Planejamento e Modelagem da contratação. Quando o parcelamento da contratação pode ajudar? Conteúdo do termo de referência e distinção com o projeto básico. Escolha do regime de execução contratual. Critérios de medição e pagamento dos serviços como forma de incentivo para o alcance dos objetivos pretendidos da contratação. Gerenciamento e alocação de riscos da contratação. Remuneração por produto ou resultado em detrimento da remuneração pela mera alocação ou permanência dos recursos. Utilização do acordo de nível de serviços e de instrumentos de remuneração variável. Palestrante André Pachioni Baeta - TCU 10h15 - Intervalo 10h30 - Continuação Palestra IV 12h00 - Almoço 13h00 - Palestra V - Como Evitar os Principais Artifícios para Superfaturar Obras Públicas Tipos de superfaturamento. Artifícios mais utilizados exemplos de casos reais. Tipificação dos maiores riscos. Como coibir o superfaturamento. Casos emblemáticos (TRT/SP e Obras Lavajato). Palestrante André Luiz Mendes 15h30 - Coffee Break 15h45 - Continuação Palestra V 17h45 - Entrega de Certificados 18h00 - Encerramento

7 INCLUINDO - Material Didático Exclusivo - Pasta Executiva Caneta Lapiseira Marca Texto - Certificado com Registro em Cartório - 03 Almoços 03 Coffee Breaks INVESTIMENTO R$ 3.290,00 por pessoa A Con Treinamentos oferece propostas personalizadas para capacitação de grupos e equipes. Entre em contato com nossos consultores. DATA e LOCAL 26 a 28 de Setembro Brasília - DF Windsor Plaza Brasília Hotel SHS Qd.5 Bl H Brasília/DF Asa Sul CEP: Tel: (61) / Fax: (61) INSCREVA-SE JÁ! INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO A inscrição poderá ser efetuada pelo telefone (41) , através do ou pelo nosso site O pagamento deverá ser realizado em nome de ConnectON Marketing de Eventos Ltda, CNPJ nº / Banco Bradesco Ag C/C ou Banco do Brasil Ag C/C Obtenha as certidões negativas em /certidoes Se preferir entre em contato com nossa central de atendimento: Fone:

EVENTO EXCLUSIVO Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA Carga Horária 24h de Treinamento. Eng. Cláudio Sarian Altounian - TCU André Pachioni Baeta - TCU André Luiz Mendes - TCU Karine Lilian Machado

Leia mais

SUPERFATURAMENTO EM OBRAS PÚBLICAS:

SUPERFATURAMENTO EM OBRAS PÚBLICAS: TREINAMENTO SUPERFATURAMENTO EM : ENTENDA E EVITE OS PRINCIPAIS ARTIFÍCIOS PROF. ANDRÉ MENDES 13 E 14 DE MAIO PORTO ALEGRE/RS DESTAQUES DO TREINAMENTO Como analisar a planilha orçamentária contratual?

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS: COMO EVITAR ALTERAÇÕES CONTRATUAIS IRREGULARES AOS OLHOS DO

OBRAS PÚBLICAS: COMO EVITAR ALTERAÇÕES CONTRATUAIS IRREGULARES AOS OLHOS DO Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/contreinamentos TREINAMENTO COMPLETO OBRAS PÚBLICAS: COMO EVITAR ALTERAÇÕES CONTRATUAIS IRREGULARES

Leia mais

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Apresentação O Instituto Negócios Públicos apresenta o Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial. O encontro é o mais dinâmico

Leia mais

BRASÍLIA-DF. 26 a DNA. EVENTO EXCLUSIVO ANDRÉ PACHIONI BAETA. Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA

BRASÍLIA-DF. 26 a DNA.  EVENTO EXCLUSIVO ANDRÉ PACHIONI BAETA. Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA Único com DNA ConnectON EVENTO EXCLUSIVO Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA - Falhas na Execução e Fiscalização; - Sustentabilidade em Obras e Serviços; - Gestão de Risco nas Contratações; - Impacto

Leia mais

PARA AS OBRAS PÚBLICAS

PARA AS OBRAS PÚBLICAS 41 3376.3967 contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos SEMINÁRIO NACIONAL EVENTO EXCLUSIVO NOVOS CAMINHOS 2017 PARA AS OBRAS PÚBLICAS CONSTRUINDO UM NOVO BRASIL

Leia mais

COORDENADOR TÉCNICO. 24 a 27 de SETEMBRO de 2019 BRASÍLIA/DF. contreinamentos.com.br ANDRÉ PACHIONI BAETA MINISTRO BENJAMIN ZYMLER

COORDENADOR TÉCNICO. 24 a 27 de SETEMBRO de 2019 BRASÍLIA/DF. contreinamentos.com.br ANDRÉ PACHIONI BAETA MINISTRO BENJAMIN ZYMLER COORDENADOR TÉCNICO ANDRÉ PACHIONI BAETA André Pachioni Baeta é engenheiro graduado pela Universidade de Brasília. Desde 2004, exerce o cargo de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTATAIS

SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTATAIS SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTATAIS Dilemas e soluções diante do novo regime jurídico licitatório das estatais APRESENTAÇÃO Desde julho de 2016, as estatais brasileiras estão submetidas a um novo regime jurídico-licitatório.

Leia mais

SEMINÁRIO EXCLUSIVO ENTENDA OS CONCEITOS POR TRÁS DA CONTRATAÇÃO E DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM BIM. LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO.

SEMINÁRIO EXCLUSIVO ENTENDA OS CONCEITOS POR TRÁS DA CONTRATAÇÃO E DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM BIM. LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO. Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/contreinamentos SEMINÁRIO EXCLUSIVO PROJETO BIM Único com DNA ConnectON ENTENDA OS CONCEITOS

Leia mais

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA TREINAMENTO PRÁTICO OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA MACEIÓ - AL 8 e 9 JUNHO/2015 APRESENTAÇÃO

Leia mais

ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS

ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 cursos@connectoncursos.com.br www.contreinamentos.com.br 41 3376.3967 ENSINO A DISTÂNCIA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS Treinamento 100% On-Line com uma abordagem inédita sobre a elaboração

Leia mais

ÚLTIMAS NOVIDADES OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

ÚLTIMAS NOVIDADES OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA TREINAMENTO OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA PROF. RAFAEL JARDIM 13 E 14 DE JUNHO RORAIMA/RR OBJETIVOS DO TREINAMENTO Situar os participantes quanto as novas leis e entendimentos impactantes no dia-a-dia

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

SEMINÁRIO NACIONAL DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS SEMINÁRIO NACIONAL DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS BOAS PRÁTICAS E MODELOS UTILIZADOS NA GESTÃO E OPERAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO ASPECTOS RELEVANTES PARA A LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

Leia mais

AVANÇADO. 07 e 08 de JUNHO RECIFE - PE

AVANÇADO. 07 e 08 de JUNHO RECIFE - PE Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos TREINAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTOS

Leia mais

FISCALIZAÇÃO E GESTAO DE CONTRATOS DE OBRAS

FISCALIZAÇÃO E GESTAO DE CONTRATOS DE OBRAS Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/contreinamentos SEMINÁRIO FISCALIZAÇÃO E GESTAO DE CONTRATOS DE OBRAS ENFOQUE EM GESTÃO DE

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS PASSO A PASSO ARACAJU - SE 21 e 22 de FEVEREIRO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA DESTAQUES DO TREINAMENTO QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS IRREGULARIDADES

Leia mais

68h de treinamento O ENCONTRO. Carga Horária* 24 a 27 de SETEMBRO de 2019 BRASÍLIA/DF. *36h presenciais + 32h de acesso EAD. contreinamentos.com.

68h de treinamento O ENCONTRO. Carga Horária* 24 a 27 de SETEMBRO de 2019 BRASÍLIA/DF. *36h presenciais + 32h de acesso EAD. contreinamentos.com. REALIZAÇÃO: Carga Horária* 68h de treinamento O ENCONTRO *36h presenciais + 32h de acesso EAD Nos dias 24 a 27 de setembro de 2019, em Brasília, a Con Treinamentos realizará o VI ENCONTRO NACIONAL DE OBRAS

Leia mais

Licitações e Contratos de Obras Públicas Os Entendimentos do TCU

Licitações e Contratos de Obras Públicas Os Entendimentos do TCU Licitações e Contratos de Obras Públicas Os Entendimentos do TCU Com: André Luiz Mendes Auditor do TCU Dias 03 e 04 de outubro, em Brasília - DF Carga Horária: 16h/a, das 8h30 às 17h30 OBJETIVO Reconhecer

Leia mais

AVANÇADO. 18 e 19 de OUTUBRO FOZ DO IGUAÇU - PR

AVANÇADO. 18 e 19 de OUTUBRO FOZ DO IGUAÇU - PR Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos TREINAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTOS

Leia mais

NOVO NOVAS ATUALIZAÇÕES DE 2019

NOVO NOVAS ATUALIZAÇÕES DE 2019 TREINAMENTO NOVO NOVAS ATUALIZAÇÕES DE 2019 PROF. ANDRE BAETA 13 E 14 DE MAIO RECIFE/PE DESTAQUES DO TREINAMENTO Curso completo de elaboração de planilhas orçamentárias de obras públicas com o Sinapi Inclui

Leia mais

16 e 17 FEVEREIRO 100 ACÓRDÃOS DO TCU MANAUS - AM ANDRÉ PACHIONI BAETA SOBRE PLANEJAMENTO E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS INSCREVA-SE PROFESSOR

16 e 17 FEVEREIRO 100 ACÓRDÃOS DO TCU MANAUS - AM ANDRÉ PACHIONI BAETA SOBRE PLANEJAMENTO E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS INSCREVA-SE PROFESSOR Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos 100 ACÓRDÃOS DO TCU SOBRE PLANEJAMENTO E LICITAÇÃO

Leia mais

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FORTALEZA - CE 11 e 12 de ABRIL

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE Como proceder com as obras em andamento diante da falta de recursos? De que forma aprimorar a eficiência nas contratações públicas? Como garantir a conclusão

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE Como proceder com as obras em andamento diante da falta de recursos? De que forma aprimorar a eficiência nas contratações públicas? Como garantir a conclusão

Leia mais

14 e 15 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA

14 e 15 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos JOÃO PESSOA - PB 14 e 15 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA Curso completo de elaboração de planilhas orçamentárias de obras públicas com o Sinapi. Inclui a recente

Leia mais

SEMINÁRIO EXCELÊNCIA NA CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA.

SEMINÁRIO EXCELÊNCIA NA CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. . O SEMINÁRIO A Contratação de Obras e Serviços de Engenharia no Setor Público segue uma sequência de procedimentos que se inicia com os estudos e levantamentos preliminares, passando pelo certame licitatório,

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL TREINAMENTO NOVO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL PROF. ANDRE BAETA 3O E 31 DE MAIO SÃO PAULO/SP OBJETIVO GERAL O curso a ser ministrado tem o objetivo de capacitar os agentes

Leia mais

ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS

ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) Brasília, 11 e

Leia mais

LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS SEMINÁRIO NACIONAL LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS Principais providências e cuidados para assegurar a conclusão dos empreendimentos, de acordo com as recentes alterações legislativas

Leia mais

CURSO COMPLETO DE ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DE OBRAS PÚBLICAS COM O SINAPI

CURSO COMPLETO DE ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DE OBRAS PÚBLICAS COM O SINAPI CURSO COMPLETO DE ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DE OBRAS PÚBLICAS COM O SINAPI INCLUI A RECENTE JURISPRUDÊNCIA DO TCU SOBRE O TEMA EXPOSIÇÃO SOBRE OS NOVOS CADERNOS TÉCNICOS DO SINAPI, INCLUINDO

Leia mais

LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA COMENTÁRIOS À JURISPRUDÊNCIA DO TCU ANÁLISE DE DIVERSOS ESTUDOS DE CASOS MAIS DE 100 ACÓRDÃOS DO TCU 25 e 26 de junho Brasília, 25 e 26

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS

PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS As principais inovações trazidas pela Lei 13.303/2016 O uso da contratação semi-integrada Sugestões

Leia mais

II SEMINÁRIO NACIONAL DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

II SEMINÁRIO NACIONAL DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS II SEMINÁRIO NACIONAL DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS BOAS PRÁTICAS E MODELOS UTILIZADOS NA GESTÃO E OPERAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO ASPECTOS RELEVANTES PARA A LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DOS

Leia mais

EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO OBRAS PÚBLICAS: EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO CURSO INÉDITO ASPECTOS TÉCNICOS, JURÍDICOS E GERENCIAIS RELEVANTES PARA O APERFEIÇOAMENTO INDIVIDUAL E DO GRUPO RESPONSÁVEL PELA CONTRATAÇÃO A FIM DE ALCANÇAR

Leia mais

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TREINAMENTO A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA PROF. ERIVAN FRANCA 28 E 29 DE MARÇO SÃO LUÍS/MA FAÇA SUA INSCRIÇÃO E GANHE ACESSO EXCLUSIVO AO GRUPO DE ESTUDOS

Leia mais

ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS 28 E 29 DE NOVEMBRO DE 2013 São Paulo / SP Apresentação O crescimento econômico vivido pelo Brasil nos últimos anos tem gerado elevados investimentos

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI DE ACORDO COM A JURISPRUDÊNCIA DO TCU E OS GUIAS DE BOAS PRÁTICAS DA STI/MP E DO TCU 2ª EDIÇÃO NOVO: EM CONSONÂNCIA COM OS DISPOSITIVOS

Leia mais

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS 12 e 13 de março Brasília, 12 e 13 de março de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 1 OBJETIVO GERAL

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS: 100 ERROS

OBRAS PÚBLICAS: 100 ERROS OBRAS PÚBLICAS: 100 ERROS CONHECER OS CEM ERROS PARA REALIZAR UMA OBRA SEM ERROS 19 e 20 junho COMO EVITÁ-LOS? COMO CONTORNÁ-LOS? COMO SOLUCIONÁ-LOS? Brasília, 19 e 20 de junho de 2017 Carga horária: 16

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI Visão ampliada e diversificada dos processos, documentos e ações envolvendo a contratação

Leia mais

22 e 24 FEVEREIRO CURITIBA/PR

22 e 24 FEVEREIRO CURITIBA/PR Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos CONVÊNIOS NOVA LEGISLAÇÃO!!! ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS - LICITAÇÕES E CONTRATOS

SEMINÁRIO NACIONAL A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS - LICITAÇÕES E CONTRATOS SEMINÁRIO NACIONAL A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS - LICITAÇÕES E CONTRATOS As principais novidades e as repercussões da Lei 13.303, de 30/06/2016 Brasília, 22 e 23 de setembro de

Leia mais

GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS UMA VISÃO PRÁTICA

GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS UMA VISÃO PRÁTICA GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS UMA VISÃO PRÁTICA CURSO IMPRESCINDÍVEL PARA AS ORGANIZAÇÕES QUE PRETENDEM APRIMORAR SUA ATUAÇÃO E MAXIMIZAR SEUS RESULTADOS 19 e 20 de março Brasília, 19 e 20

Leia mais

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS Como detectar e evitar o sobrepreço e superfaturamento nas obras públicas? Entendimentos do TCU sobre a responsabilização o de agentes

Leia mais

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS 12 e 13 de março Brasília, 12 e 13 de março de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 1 OBJETIVO Proporcionar

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/ e 08 AS NOVAS REGRAS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS SEGUNDO A SEMINÁRIO NOVO

INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/ e 08 AS NOVAS REGRAS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS SEGUNDO A SEMINÁRIO NOVO AS NOVAS REGRAS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS SEGUNDO A INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 SEMINÁRIO NOVO DEBATENDO AS DISPOSIÇÕES DA NOVÍSSIMA IN SEGES/MP 05/2017 PLANEJAMENTO, CONTRATAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

Leia mais

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS COMO DETECTAR E EVITAR O SOBREPREÇO E SUPERFATURAMENTO NAS OBRAS PÚBLICAS? ENTENDIMENTOS DO TCU SOBRE A RESPONSABILIZAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS NA CONDUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE PROJETOS E EXECUÇÃO DE OBRAS: O que há de novo na Jurisprudência do TCU e na Contratação e Gestão destes Contratos?

CONTRATAÇÃO DE PROJETOS E EXECUÇÃO DE OBRAS: O que há de novo na Jurisprudência do TCU e na Contratação e Gestão destes Contratos? Premier Treinamentos CONTRATAÇÃO DE PROJETOS E EXECUÇÃO DE OBRAS: O que há de novo na Jurisprudência do TCU e na Contratação e Gestão destes Contratos? 19, 20 e 21 de Novembro Brasília/DF Carga Horária:

Leia mais

GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS UMA VISÃO PRÁTICA

GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS UMA VISÃO PRÁTICA GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS UMA VISÃO PRÁTICA CURSO INÉDITO Curso imprescindível para as organizações que pretendem aprimorar sua atuação e maximizar seus resultados 25 e 26 de setembro

Leia mais

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS 12 e 13 de março Brasília, 12 e 13 de março de 2018 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 1 OBJETIVO Proporcionar

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI

TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI De acordo com a jurisprudência atualizada do TCU e o novo Guia de Boas Práticas da SETIC/MP ELABORE CORRETAMENTE E EVITE SURPRESAS! 04 a 06 de abril Brasília,

Leia mais

CONTRATAÇÃO SEMI INTEGRADA E ELABORAÇÃO DE MATRIZ DE RISCO DA LEI DAS ESTATAIS - OBRAS PÚBLICAS

CONTRATAÇÃO SEMI INTEGRADA E ELABORAÇÃO DE MATRIZ DE RISCO DA LEI DAS ESTATAIS - OBRAS PÚBLICAS TREINAMENTO NOVO CONTRATAÇÃO SEMI INTEGRADA E ELABORAÇÃO DE MATRIZ DE RISCO DA LEI DAS ESTATAIS - OBRAS PÚBLICAS PROF. ANDRE BAETA 24 E 25 DE JUNHO BRASÍLIA/DF DESTAQUES DO TREINAMENTO Boas práticas e

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA NOVA LEI DAS ESTATAIS LEI /2016

PROCEDIMENTOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA NOVA LEI DAS ESTATAIS LEI /2016 PROCEDIMENTOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA NOVA LEI DAS ESTATAIS LEI 13.303/2016 1, 2 e 3 de outubro Brasília, 1, 2 e 3 de outubro 2018 Carga horária: 24horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para

Leia mais

Obras e Serviços de Engenharia: Curso Completo

Obras e Serviços de Engenharia: Curso Completo Obras e Serviços de Engenharia: Curso Completo A Licitação e o Contrato: Legislação e Jurisprudência na prática para o caminho seguro nas Contratações de Obras Públicas Apresentação As licitações e contratações

Leia mais

11 e 12 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA

11 e 12 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos FOZ DO IGUAÇU - PR 11 e 12 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA O TREINAMENTO A prática da boa governança dos recursos investidos em obras públicas para garantir-lhes

Leia mais

Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos para Execução de Obras e Serviços de Engenharia CURSO NOVO

Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos para Execução de Obras e Serviços de Engenharia CURSO NOVO CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos para Execução de Obras e Serviços de Engenharia Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo

Leia mais

Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos: Boas Práticas e Inovações nas Contratações Públicas

Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos: Boas Práticas e Inovações nas Contratações Públicas Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos: Boas Práticas e Inovações nas Contratações Públicas Salvador/BA 8, 9 e 10 de maio de 2019 APRESENTAÇÃO O Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos:

Leia mais

NOVÍSSIMA IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

NOVÍSSIMA IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NOVÍSSIMA IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 02 e 03 de abril Brasília, 02 e 03 de abril de 2018 Carga horária: 16 horas/atividade

Leia mais

OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DO PLANEJAMENTO E JULGAMENTO DA LICITAÇÃO ATÉ A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS

OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DO PLANEJAMENTO E JULGAMENTO DA LICITAÇÃO ATÉ A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS Seminário Nacional OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DO PLANEJAMENTO E JULGAMENTO DA LICITAÇÃO ATÉ A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS Aspectos polêmicos, entendimentos do TCU e boas práticas 6 E 7 DE NOVEMBRO 2018

Leia mais

IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Palestrantes : Erivan Pereira de Franca Luiz Felipe Bezerra Almeida Simões 13 e 14 de

Leia mais

CONTRATAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO PLANEJAR E JULGAR AS LICITAÇÕES E FISCALIZAR OS CONTRATOS DE ACORDO COM A IN N 04/10 E O DECRETO N

CONTRATAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO PLANEJAR E JULGAR AS LICITAÇÕES E FISCALIZAR OS CONTRATOS DE ACORDO COM A IN N 04/10 E O DECRETO N SEMINÁRIO NACIONAL CONTRATAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO PLANEJAR E JULGAR AS LICITAÇÕES E FISCALIZAR OS CONTRATOS DE ACORDO COM A IN N 04/10 E O DECRETO N 7.174/10 MACEIÓ - AL 19 E 20 DE AGOSTO

Leia mais

O Evento. Público alvo. Local do Evento CONTRATAÇÃO E GESTÃO DE TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Material de Apoio. Carga Horária: 24 horas

O Evento. Público alvo. Local do Evento CONTRATAÇÃO E GESTÃO DE TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Material de Apoio. Carga Horária: 24 horas O Evento A terceirização de serviços pela Administração Pública está passando por mudanças. Muito já se tem falado sobre o assunto de forma geral, ambientando o agente público e conscientizando-o sobre

Leia mais

15 a 17 de setembro. Fortaleza - CE PÚBLICO ALVO RESUMO DO CONTEÚDO. www.connectoncursos.com.br/fiscaisegestores

15 a 17 de setembro. Fortaleza - CE PÚBLICO ALVO RESUMO DO CONTEÚDO. www.connectoncursos.com.br/fiscaisegestores Palestras Minioficinas Material Exclusivo 24 Horas de Treinamento Evento Exclusivo 15 a 17 de setembro PÚBLICO ALVO Engenheiros, membros de comissões de licitação, pregoeiros e membros de equipes de apoio,

Leia mais

ANDRÉ PACHIONI BAETA

ANDRÉ PACHIONI BAETA 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/connecton-mkt ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTOS DE OBRAS COM O NOVO SINAPI - Metodologias e Conceitos - Cadernos Técnicos

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS: 100 ERROS CONHECER OS CEM ERROS PARA REALIZAR UMA OBRA SEM ERROS

OBRAS PÚBLICAS: 100 ERROS CONHECER OS CEM ERROS PARA REALIZAR UMA OBRA SEM ERROS OBRAS PÚBLICAS: 100 ERROS CONHECER OS CEM ERROS PARA REALIZAR UMA OBRA SEM ERROS Data: 26 e 27 de Novembro de 2018 Carga horária: 16h/aula Horário: 8h30 às 17h30 (com intervalo para almoço) APRESENTAÇÃO

Leia mais

3º Congresso Brasileiro de Governança, Controle Público e Gestão de Riscos nas Aquisições

3º Congresso Brasileiro de Governança, Controle Público e Gestão de Riscos nas Aquisições 3º Congresso Brasileiro de Governança, Controle Público e Gestão de Riscos nas Aquisições APRESENTAÇÃO Governança, controle e gestão de riscos são temas correlatos e de fundamental importância para a Administração

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI VISÃO AMPLIADA E DIVERSIFICADA DOS PROCESSOS, DOCUMENTOS E AÇÕES ENVOLVENDO A CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI PARA A ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

AUDITORIA E GOVERNANÇA DO SETOR PÚBLICO COM FOCO EM GESTÃO DE RISCO

AUDITORIA E GOVERNANÇA DO SETOR PÚBLICO COM FOCO EM GESTÃO DE RISCO AUDITORIA E GOVERNANÇA DO SETOR PÚBLICO COM FOCO EM GESTÃO DE RISCO BASEADO EM PADRÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL, GOVERNANÇA E RISCO 06 e 07 abril Brasília, 06 e 07 de abril

Leia mais

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016.

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016. LEI DAS ESTATAIS COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº 13.303/2016. As principais novidades e as repercussões da Lei 13.303, de 30/06/2016 13 e 14 de fevereiro Brasília, 13

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS: 100 ERROS CONHECER OS CEM ERROS PARA REALIZAR UMA OBRA SEM ERROS

OBRAS PÚBLICAS: 100 ERROS CONHECER OS CEM ERROS PARA REALIZAR UMA OBRA SEM ERROS OBRAS PÚBLICAS: 100 ERROS CONHECER OS CEM ERROS PARA REALIZAR UMA OBRA SEM ERROS Data: 04 e 05 de Abril de 2019 Carga horária: 16h/aula Horário: 8h30 às 17h30 (com intervalo para almoço) APRESENTAÇÃO Facilitador:

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS PARA INTEGRIDADE NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ESTATAIS: TEORIA E PRÁTICA

GESTÃO DE RISCOS PARA INTEGRIDADE NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ESTATAIS: TEORIA E PRÁTICA GESTÃO DE RISCOS PARA INTEGRIDADE NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ESTATAIS: TEORIA E PRÁTICA 11 e 12 ABRIL 2019 São Paulo, SP 1 www.jmleventos.com.br 2 Assista ao nosso VIDEO INSTITUCIONAL

Leia mais

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016.

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016. LEI DAS ESTATAIS COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº 13.303/2016. Com comentários e apontamentos os também sobre o novo Decreto Federal nº 8945/16 As principais novidades

Leia mais

GOVERNANÇA PÚBLICA E GESTÃO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES:

GOVERNANÇA PÚBLICA E GESTÃO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES: GOVERNANÇA PÚBLICA E GESTÃO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES: SIMPLIFICANDO A CONSTRUÇÃO DA MATRIZ DE RISCO 02 a 04 de agosto Brasília,02 a 04 de agosto de 2017 Carga Horária: 24 horas/atividade Horário: 8h30

Leia mais

A NOVÍSSIMA IN 05/2017

A NOVÍSSIMA IN 05/2017 A NOVÍSSIMA IN 05/2017 COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 25 e 26 de outubro BRASÍLIA 25 E 26 DE OUTUBRO DE 2017-8h30 às 18h (Com

Leia mais

11 A 15 DE JUNHO DE 2018 FOZ DO IGUAÇU/PR

11 A 15 DE JUNHO DE 2018 FOZ DO IGUAÇU/PR O Contratos Week é um evento registrado no calendário de capacitações brasileiro Em sua 5ª edição, este é o evento com a maior carga horária sobre o tema, voltado especialmente para agentes públicos que

Leia mais

Data: De 08 a 11 de Maio de 2017 Local: Curitiba/PR

Data: De 08 a 11 de Maio de 2017 Local: Curitiba/PR 3º Data: De 08 a 11 de Maio de 2017 Local: Curitiba/PR DESTAQUES Ÿ Palestras, Debates e 08 Oficinas específicas contendo vários exercícios práticos, para capacitar e Ÿ especializar Pregoeiros, Gestores

Leia mais

COMO ELABORAR REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS

COMO ELABORAR REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS COMO ELABORAR REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS COM OS AUTORES DO LIVRO LEI DAS ESTATAIS COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI

Leia mais

O REGIME DE CONTRATAÇÕES DAS ESTATAIS

O REGIME DE CONTRATAÇÕES DAS ESTATAIS O REGIME DE CONTRATAÇÕES DAS ESTATAIS OS NOVOS DESAFIOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DA LEI Nº 13.303/2016 O principal evento sobre as contratações das estatais! O 2º ENCONTRO DAS ESTATAIS Em maio de 2018, aconteceu

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A ELABORAÇÃO DO REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS, CONFORME EXIGÊNCIA DA LEI /16 (LEI DAS ESTATAIS)

PASSO A PASSO PARA A ELABORAÇÃO DO REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS, CONFORME EXIGÊNCIA DA LEI /16 (LEI DAS ESTATAIS) PASSO A PASSO PARA A ELABORAÇÃO DO REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS, CONFORME EXIGÊNCIA DA LEI 13.303/16 (LEI DAS ESTATAIS) (ABORDAGEM DOUTRINÁRIA, JURISPRUDENCIAL E PRÁTICA SOBRE OS TEMAS

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Curso Completo de Licitação e Contratos para formação de Gestores nas Contratações Públicas Visão sistêmica desde a fase de planejamento, elaboração do edital, projeto básico ou termo de referência

Leia mais

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 27 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 27 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS O Evento Mais do que realizar suas atividades, o Pregoeiro precisa satisfazer os anseios da sociedade. A responsabilidade dos atos diários reflete diretamente no dia a dia do cidadão brasileiro. Por este

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS, CONFORME AS DIRETRIZES DA IN 05/2017, DO DECRETO 9.507/2018 E DA PORTARIA MP 443/2018 O planejamento

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS 03 e 04 de julho Brasília, 03 e 04 de julho de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo

Leia mais

CURSO DE AUDITORIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

CURSO DE AUDITORIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO DE AUDITORIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS Como aperfeiçoar a contratação pública e prevenir ilícitos, irregularidades e ineficiências Brasília, 08 e 09 de agosto

Leia mais

19 a 21 CASOS PRÁTICOS E QUESTÕES CONTROVERSAS

19 a 21 CASOS PRÁTICOS E QUESTÕES CONTROVERSAS OFICINA DE CRIAÇÃO, CUSTOMIZAÇÃO, REDAÇÃO E CONCEPÇÃO DE PROTÓTIPO DE UM REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PASSO A PASSO, CONFORME EXIGÊNCIA DA LEI 13.303/93. CASOS PRÁTICOS E QUESTÕES CONTROVERSAS

Leia mais

BRASÍLIA (61) 3327-1142 ELO@ELOCONSULTORIA.COM SCN, QD. 2, BL. A, 1º ANDAR ED. CORPORATE FINANCIAL CENTER

BRASÍLIA (61) 3327-1142 ELO@ELOCONSULTORIA.COM SCN, QD. 2, BL. A, 1º ANDAR ED. CORPORATE FINANCIAL CENTER BRASÍLIA (61) 3327-1142 ELO@ELOCONSULTORIA.COM SCN, QD. 2, BL. A, 1º ANDAR ED. CORPORATE FINANCIAL CENTER SÃO PAULO (11) 5081-7950 SAOPAULO@ELOCONSULTORIA.COM RUA CUBATÃO, 929 CONJ. 116 VILA MARIANA HOME

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI: ALINHADO À GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI: ALINHADO À GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI: ALINHADO À GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE De acordo com as recentes normas - IN nº 01/2019, que revogou a IN nº 04/2014. 24 e 25 JULHO 2019 Brasília, DF 1 www.jmleventos.com.br

Leia mais

PLANEJAMENTO, LICITAÇÃO E FISCALIZAÇÃO

PLANEJAMENTO, LICITAÇÃO E FISCALIZAÇÃO CURSO COMPLETO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA: PLANEJAMENTO, LICITAÇÃO E FISCALIZAÇÃO - Jurisprudência do TCU aplicada à Lei 8.666/93, RDC e Lei das Estatais APRESENTAÇÃO Este curso propõe ao participante

Leia mais

COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS. práticas para planejar contratos de sucesso

COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS. práticas para planejar contratos de sucesso COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS Providências, justificativas e melhores práticas para planejar contratos de sucesso 24 a 26 de março de

Leia mais

GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS.

GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS. GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS. (BASEADO EM PADRÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE GOVERNANÇA E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO) 26 e 27 de novembro Brasília,

Leia mais

GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS

GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS (BASEADO EM PADRÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE GOVERNANÇA E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO) 26 e 27 de novembro Brasília,

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO CLÁUDIO SARIAN ALTOUNIAN. Autor. Formato: 17x24 cm CÓDIGO:

OBRAS PÚBLICAS LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO CLÁUDIO SARIAN ALTOUNIAN. Autor. Formato: 17x24 cm CÓDIGO: problemas que prejudicam o andamento dos empreendimentos, incorporou alguns trabalhos do TCU desenvolvidos no último biênio. O texto busca apresentar de forma prática a técnicos envolvidos com licitação,

Leia mais

O REGIME DE CONTRATAÇÕES DAS ESTATAIS

O REGIME DE CONTRATAÇÕES DAS ESTATAIS O REGIME DE CONTRATAÇÕES DAS ESTATAIS OS NOVOS DESAFIOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DA LEI Nº 13.303/2016 O principal evento sobre as contratações das estatais! O 2º ENCONTRO DAS ESTATAIS Em maio de 2018, aconteceu

Leia mais

CASOS PRÁTICOS DA PLANILHA DE CUSTOS E PREÇOS DA IN Nº 02/08

CASOS PRÁTICOS DA PLANILHA DE CUSTOS E PREÇOS DA IN Nº 02/08 Seminário Nacional CASOS PRÁTICOS DA PLANILHA DE CUSTOS E PREÇOS DA IN Nº 02/08 Teoria X Prática: Estudo de casos, resolução de exercícios e de cálculos da planilha 8 A 10 MARÇO 2017 BRASÍLIA/DF SEMINÁRIO

Leia mais