Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico"

Transcrição

1 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 184; aprovado pela portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015. Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Qualificação: Técnico de Nível Médio de AUXILIAR DE INFORMÁTICA PARA INTERNET Componente Curricular: GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS Módulo: 1º C. H. Semanal: 2,5 Professor: Ewerton José da Silva e Eveline Batista Rodrigues I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições Instalar e configurar softwares e dar suporte a aplicativos básicos e sistemas operacionais. Atividades Alterar sistemas e aplicações. Atualizar informações gráficas e textuais, em sistemas e aplicações. Demonstrar criatividade. Agir com paciência.

2 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS - Módulo: 1º Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 2 Analisar as funções dos sistemas operacionais, utilizando suas ferramentas e recursos em atividades de configuração, manipulação de arquivos e segurança. Distinguir arquiteturas de sistemas operacionais, identificando as vantagens e limitações de cada opção Utilizar os recursos dos sistemas operacionais para gerenciar os periféricos de entrada e saída (E/S). Realizar o gerenciamento de arquivos e diretórios dos sistemas operacionais. Utilizar as ferramentas de manutenção preventiva e recuperação do sistema operacional. Instalar e configurar sistemas operacionais que melhor se adapte às necessidades do usuário Introdução a sistemas operacionais Introdução ao MS Windows: - gerenciamento de arquivos e diretórios; - registro do Windows; - ferramentas de sistema; - Windows PowerShell Introdução ao Linux: - gerenciamento de arquivos e diretórios; - comandos básicos do ambiente texto; - ferramentas administrativas do sistema Linux Ferramentas de apoio: - versão atual do MS Windows, sugestão de distribuição Linux: Ubuntu

3 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS - Módulo: 1º Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Utilizar os recursos dos sistemas operacionais para gerenciar os periféricos de entrada e saída (E/S). 1. Introdução a sistemas operacionais Aulas expositivas, dialogadas e participativas no laboratório de informática com recursos multimídia. Avaliações escrita, oral e em grupo. 11 / 02 a 14 / 03 Utilizar os recursos dos sistemas operacionais para gerenciar os periféricos de entrada e saída (E/S). Realizar o gerenciamento de arquivos e diretórios dos sistemas operacionais. Utilizar as ferramentas de manutenção preventiva e recuperação do sistema operacional. 2. Introdução ao MS Windows: - gerenciamento de arquivos e diretórios; - registro do Windows; - ferramentas de sistema; - Windows PowerShell Aulas expositivas, dialogadas, participativas e práticas no laboratório de informática com recursos multimídia. Avaliações e atividades práticas. 15 / 03 a 23 / 05

4 Utilizar os recursos dos sistemas operacionais para gerenciar os periféricos de entrada e saída (E/S). Realizar o gerenciamento de arquivos e diretórios dos sistemas operacionais. Instalar e configurar sistemas operacionais que melhor se adapte às necessidades do usuário. 3. Introdução ao Linux: - gerenciamento de arquivos e diretórios; - comandos básicos do ambiente texto; - ferramentas administrativas do sistema Linux Aulas expositivas, dialogadas, participativas e práticas no laboratório de informática com recursos multimídia. Avaliações e atividades práticas. 24 / 05 a 05 / 07

5 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência 1. Analisar as funções dos sistemas operacionais, utilizando suas ferramentas e recursos em atividades de configuração, manipulação de arquivos e segurança. 2. Distinguir arquiteturas de sistemas operacionais, identificando as vantagens e limitações de cada opção. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Avaliações escritas/oral; Pesquisas; Relatórios; Seminários; Participação e interesse na realização de trabalhos proposto pelo professor; Cooperação, organização e comprometimento na realização de trabalhos propostos em grupo. Atividades Práticas Avaliações escritas/oral; Pesquisas; Relatórios; Seminários; Participação e interesse na realização de trabalhos proposto pelo professor; Cooperação, organização e comprometimento na realização de trabalhos propostos em grupo. Atividades Práticas Clareza e relacionamento de ideias, oral e escrita. Participação, interesse. Iniciativa. Interpretação e execução dos exercícios propostos pelo professor. Clareza e relacionamento de ideias, oral e escrita. Participação, interesse. Iniciativa. Interpretação e execução dos exercícios propostos pelo professor. Utilizar os recursos dos sistemas operacionais para gerenciar os periféricos de entrada e saída (E/S). Realizar o gerenciamento de arquivos e diretórios dos sistemas operacionais. Utilizar as ferramentas de manutenção preventiva e recuperação do sistema operacional. Instalar e configurar sistemas operacionais que melhor se adapte às necessidades do usuário.

6 V Plano de atividades docentes* Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X *Assinalar com X as atividades que serão desenvolvidas no mês.

7 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) RODOLFO, Cristiane Lucy Apostila de DOS; CARNEVALLI, Adriana Aparecida, Windows Editora Komedi; Sites diversificados (viva o Linux); Guia Foca Linux Informática XP Editora Komedi; Apostila com conteúdo desenvolvido pelo professor. Laboratório de Informática e recursos multimídia. Filme: Piratas do vale do Silício VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra Projeto interdisciplinar: visita técnica para conhecer a infraestrutura tecnológica da nossa escola. Projeto interdisciplinar: Integração com aulas de instalação e manutenção de computadores, através da exibição do filme Piratas do vale do silício, formatação de sistemas operacionais e instalação de drivers. Projeto multidisciplinar: Informática básica. Curso de introdução a informática envolvendo todos os cursos da escola, com aproveitamento dos alunos como tutores. Palestra com o Prof. Ricardo Filipin sobre banco de dados, realização de visita técnica em empresas da cidade e região. VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O processo de recuperação será contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação deverá ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. IX Identificação: Nome do professor: Ewerton José da Silva Assinatura: Data: 22/02/2016 X Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015. Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue.

8 Assinatura: Data: 20/03/ de março de 2016 Elaine Cristina Iacida Soriano Coordenadora Pedagógica XI Replanejamento

9

10 Plano de Atividade Extra 2016 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Componente Curricular: GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS Série: 1º C. H. Semanal: 2,5 Professor: Ewerton José da Silva Motivo da ausência do professor: Data da ausência: Turma(s): L116 Atividade: Instalação do Windows 8 Competência(s) / habilidade(s) / valores: Utilizar os recursos dos sistemas operacionais para gerenciar os periféricos de entrada e saída (E/S). Instalar e configurar sistemas operacionais que melhor se adapte às necessidades do usuário. Descrição: Criar uma máquina virtual com Windows 8, e configurar e instalar os principais programas necessários para um usuário comum do Windows. Recursos Necessários: Laboratório de informática, virtual box, isso do Windows 8.

11 Identificação: Nome do professor: Ewerton José da Silva Assinatura: Data: 22/02/2016 Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015 Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue. Assinatura:

12 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 184; aprovado pela portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015 Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município:Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet Qualificação: Técnica de Nível Médio de Auxiliar de Informática para Internet Componente Curricular: Operação de Softwares Aplicativos I Módulo: I C. H. Semanal: 2,5 Professora: Ms Cristiane Lucy Rodolfo Bonfeti I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições: Utilizar aplicativos na elaboração de documentos e apresentações Atividades: Atualizar informações gráficas e textuais, em sistemas e aplicações; Selecionar aplicativos e utilitários para Internet

13 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Operação de Softwares Aplicativos I Módulo:I Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 2 Analisar recursos dos editores de texto e editores de apresentação. Analisar as principais ferramentas de navegação e gerenciamento de e- mails Selecionar e utilizar os editores de texto e editores de apresentação. Selecionar e utilizar recursos de edição de texto e de apresentação disponíveis na nuvem. 1 Recursos e ferramentas dos principais editores de texto: ferramentas de formatação e adequação de texto segundo as normas vigentes; recursos de editores de texto na nuvem Selecionar os recursos de acordo com as necessidades do usuário. Identificar as principais ferramentas de navegação na Internet e gerenciamento de s. 2 Recursos e ferramentas dos principais editores de apresentação: técnicas de produção de slides para apresentações profissionais; recursos de editores de apresentação na nuvem 3 Principais navegadores, suas ferramentas e particularidades: principais ferramentas de busca 4 Gerenciamento de s: configuração de envio e recebimento de s, gerenciamento de diretórios, filtros, span e noções de segurança; configuração dos principais clientes de e-

14 mail 5 Software de apoio: MS Office e BR Office, Windows Live e Google Docs, Thunderbird, Windows Live Mail, Microsoft Outlook, Internet Explorer, Firefox e Google Chrome

15 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Operação de Softwares Aplicativos I Módulo:I Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Selecionar e utilizar os editores de texto e editores de apresentação. Selecionar e utilizar recursos de edição de texto e de apresentação disponíveis na nuvem. Selecionar os recursos de acordo com as necessidades do usuário. Recursos e ferramentas dos principais editores de texto: ferramentas de formatação e adequação de texto segundo as normas vigentes; recursos de editores de texto na nuvem Aulas expositivas, dialogadas, práticas em laboratórios de informática, utilizando computadores, software Lan School e sites para pesquisa 11 /02 a 11 /04 Selecionar e utilizar os editores de texto e editores de apresentação. Selecionar e utilizar recursos de edição de texto e de apresentação disponíveis na nuvem. Selecionar os recursos de acordo com as necessidades do usuário. Recursos e ferramentas dos principais editores de apresentação: técnicas de produção de slides para apresentações profissionais; recursos de editores de apresentação na nuvem Aulas expositivas, dialogadas, práticas em laboratórios de informática, utilizando computadores, software Lan School e sites para pesquisa 12/04 a 20/06

16 Principais navegadores, suas ferramentas e particularidades: principais ferramentas de busca Identificar as principais ferramentas de navegação na Internet e gerenciamento de e- mails. Gerenciamento de s: Aulas expositivas, dialogadas, configuração de envio práticas em laboratórios de e recebimento de e- informática, utilizando mails, gerenciamento computadores, software Lan de diretórios, filtros, School e sites para pesquisa span e noções de segurança; configuração dos principais clientes de 21 / 06 a 05 /07

17 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Analisar recursos dos editores de texto e editores de apresentação. Analisar as principais ferramentas de navegação e gerenciamento de s. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Pesquisa e apresentação Elaboração de Projetos Técnicos Avaliação prática individual e em grupo Estudo de caso Simulações Portfólio Virtual Trabalhos Estudo dirigido Criatividade Resolução de problemas Organização Interesse Postura Registro da pesquisa e elaboração de projetos de acordo com as normas técnicas. Apresentação de forma clara, demonstrando conhecimento no assunto. Demonstração prática e as simulações foram executados de acordo com as habilidades relacionadas. Manipulação de ferramentas de forma prática e correta.

18 V Plano de atividades docentes* Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro X X X X X Março X X X X X Abril X X X X X Maio X X X X X Junho X X X X X Julho X X X X X *Assinalar com X as atividades que serão desenvolvidas no mês.

19 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Apostila digital fornecida pela professora: local - área do aluno em formato digital e na biblioteca para cópia. Issa, N.M.K.I. Word 2010, Senac São Paulo Andrade, M.A.S.Power Point2010, Senac São Paulo VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra Gincana de Lógica e HTML interdisciplinaridade entre as disciplinas de LPR, OSA e DDW. Palestra com o Prof. Ricardo Filipin sobre banco de dados, realização de visita técnica em empresas da cidade e região. VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O processo de recuperação deverá ser paralelo e contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha, para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, avaliações escritas e práticas, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. IX Identificação: Nome do professor: Ms Cristiane Lucy Rodolfo Bonfeti Assinatura: Data:06/02/2016 X Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015. Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue. Assinatura: Data: 20/03/2016

20 30 de março de 2016 Elaine Cristina Iacida Soriano Coordenadora Pedagógica

21 XI Replanejamento

22 Plano de Atividade Extra 2016 Ensino Técnico Etec Porfessor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Componente Curricular: Operação de Softwares Aplicativos I Série:I C. H. Semanal:2,5 Professor: Ms Cristiane Lucy Rodolfo Bonfeti Motivo da ausência do professor: Data da ausência: Turma(s): L116 Atividade: Criação de artigos com Tema da Atualidade Competência(s) / habilidade(s) / valores: Competências: Analisar recursos dos editores de texto e editores de apresentação. Habilidade: Selecionar e utilizar os editores de texto e editores de apresentação. Valores: conhecimento da atualidade utilizando a tecnologia para relatar Descrição: pesquisar e criar um artigo com um tema atual. Recursos Necessários: Laboratório de Informática e Internet Identificação: Nome do professor: Ms Cristiane Lucy Rodolfo Bonfeti

23 Assinatura: Data:06/02/2016 Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015 Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue. Assinatura:

24 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 184; aprovado pela portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015. Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município:Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet Qualificação: Técnica de Nível Médio de Auxiliar de Informática para Internet Componente Curricular: Instalação e Manutenção de Computadores Módulo:I C. H. Semanal:2,5 Professor: Anderson Tukiyama Berengue I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições: Especificar configurações de computadores, acessórios e suprimentos. Atividades: Especificar máquinas, ferramentas, acessórios e suprimentos; Agir com paciência; Demonstrar iniciativa;

25

26 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Instalação e Manutenção de Computadores Módulo:I Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 2 Identificar os componentes de computadores e seus periféricos. Identificar falhas em componentes, avaliando seus efeitos e analisando o seu funcionamento Fazer conexões básicas entre as partes que integram o computador bem como a equipamentos externos. Executar testes, diagnósticos e medidas de desempenho em computadores e seus periféricos. Aplicar as soluções selecionadas para corrigir as falhas básicas no funcionamento dos computadores (periféricos). 1 2 Princípios de funcionamento, evolução e características: processadores; placas mãe; memória; vídeo; periféricos Conexão física de equipamentos internos e externos 2.3 Aplicar normas e técnicas de segurança na instalação e manipulação de componentes e computadores. 3 4 Montagem e manutenção de computadores Configuração do CMOS Setup 5 Instalação e configuração de sistemas operacionais 6 Instalação e configuração de drivers 7 Noções de segurança, instalação elétrica e aterramento

27 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Instalação e Manutenção de Computadores Módulo:I Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Aplicar normas e técnicas de segurança na instalação e manipulação de componentes e computadores. Executar testes, diagnósticos e medidas de desempenho em computadores e seus periféricos. Noções de segurança, instalação elétrica e aterramento Princípios de funcionamento, evolução e características: processadores; placas mãe; memória; vídeo; periféricos Configuração do CMOS Setup Aulas expositivas, dialogadas, teórica e práticas em e sala de aula, utilizando vídeos de apoio, livros sobre os componentes dos computadores e atividades para fixação de conteúdo e atividade prática. Aulas expositivas, dialogadas, teórica e práticas em e sala de aula, utilizando vídeos de apoio, livros sobre os componentes dos computadores e atividades para fixação de conteúdo e atividade prática. 11/02 a 12/03 14/03 a 21/05

28 Aplicar as soluções selecionadas para corrigir as falhas básicas no funcionamento dos computadores (periféricos). Fazer conexões básicas entre as partes que integram o computador bem como a equipamentos externos. Instalação e configuração de sistemas operacionais Instalação e configuração de drivers Conexão física de equipamentos internos e externos Montagem e manutenção de computadores Aulas expositivas, dialogadas, teórica e práticas em e sala de aula, utilizando vídeos de apoio, livros sobre os componentes dos computadores e atividades para fixação de conteúdo e atividade prática. Aulas expositivas, dialogadas, teórica e práticas em e sala de aula, utilizando vídeos de apoio, livros sobre os componentes dos computadores e atividades para fixação de conteúdo e atividade prática. 23/05 a 18/06 20/06 a 05/07

29 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Identificar os componentes de computadores e seus periféricos. Identificar falhas em componentes, avaliando seus efeitos e analisando o seu funcionamento. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Avaliação escrita ou oral ou prática para verificar compreensão do aluno com relação a matéria. Interesse e participação no desenvolvimento das aulas atividades prática em sala. Pontualidade e assiduidade em todas as aulas. Avaliação escrita ou oral ou prática para verificar compreensão do aluno com relação a matéria. Interesse e participação no desenvolvimento das aulas atividades prática em sala. Pontualidade e assiduidade em todas as aulas. Trabalhos Estudo dirigido Resolução de problemas Interesse Postura Avaliação escrita ou prática Participação Trabalhos Estudo dirigido Resolução de problemas Interesse Postura Avaliação escrita ou prática Participação Distinguir os diversos componentes dos computadores e a função de cada periférico. Demonstrar conhecimento na identificação das falhas de componentes dos computadores e analisando o correto funcionamento dos componentes.

30 V Plano de atividades docentes* Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro X X X X X Março X X X X X Abril X X X X X Maio X X X X X Junho X X X X X Julho X X X X X *Assinalar com X as atividades que serão desenvolvidas no mês.

31 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática e de hardware com microcomputadores. Bibliografia utilizada pelo professor e indicada para o aluno: - RÉU JUNIOR, Evaldo Fernandes - Informática, redes e manutenção de computadores, Fundação Padre Anchieta, Quadro; Internet; Partes/Peças de computadores em geral; Bibliografia de apoio: - MORIMOTO, Carlos E. Hardware-Manual Completo, E-Book. - FURGERI, Sérgio Hardware Montagem e Manutenção, Editora Komedi, MORIMOTO, Carlos E. Upgrade & Manutenção-Guia Completo, E-Book. - MORIMOTO, Carlos E. Hardware-O Guia Definitivo, Sul Editores, VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra Palestra com o Prof. Ricardo Filipin sobre banco de dados, realização de visita técnica em empresas da cidade e região. VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Realização de atividades e observações em sala de aula visando a recuperação contínua do aluno. Elaboração de trabalhos de pesquisa e relatórios para as recuperações. Indicação de livros, sites, para que o aluno possa esclarecer suas dúvidas. Elaboração de grupos de estudo e monitoria dentro e fora da sala de aula visando o aprendizado dos alunos que apresentarem dificuldades no componente. aulas de reforço em sábados letivos. IX Identificação: Nome do professor: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data:06/02/2016 X Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente

32 curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015. Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue. Assinatura: Data: 20/03/ de março de 2016 Elaine Cristina Iacida Soriano Coordenadora Pedagógica XI Replanejamento

33

34

35 Plano de Atividade Extra 2016 Ensino Técnico Etec Porfessor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Componente Curricular: Instalação e Manutenção de Computadores Série:I C. H. Semanal: 2,5 Professor: Anderson Tukiyama Berengue Motivo da ausência do professor: Data da ausência: Turma(s): L116 Atividade: Pesquisa sobre os novos processadores Intel. Competência(s) / habilidade(s) / valores: Competências: Identificar os componentes de computadores e seus periféricos. Habilidade: Executar testes, diagnósticos e medidas de desempenho em computadores e seus periféricos. Valores: Adquirir conhecimento sobre os novos recursos e tecnologia envolvida no desenvolvimento dos processadores Intel. Descrição: Pesquisa sobre os novos processadores da Intel geração 6 (seis) comparando com os da geração anterior (5ª) e demonstrando as diferença entre cada processador através de tabela de comparativos Processadores pesquisados: INTEL CORE I3, I5 e I7. Recursos Necessários: Laboratório de Informática e Internet

36 Identificação: Nome do professor: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data: 06/02/2016 Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015 Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue. Assinatura:

37 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 184; aprovado pela portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015. Etec Profº Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional de Técnico em Informática para Internet Qualificação: Auxiliar de Informática para Internet Componente Curricular: Desenvolvimento e Design de Websites I Módulo: 1 C. H. Semanal: 2,5 Professor: Ms. Eveline Batista Rodrigues I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições: Desenvolver e publicar sites. Atividades: Desenvolver e publicar site de divulgação de baixa complexidade. Hospedar e atualizar site de baixa complexidade na Internet. Selecionar aplicativos e utilitários para Internet. Demonstrar raciocínio lógico. Demonstrar criatividade.

38 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento e Design de Websites I Módulo: 1º Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Desenvolver páginas estáticas. 1.1 Utilizar ambientes de desenvolvimento na 1 Conceitos históricos e evolução de elaboração de websites. websites 2 Analisar a estrutura básica de uma página em HTML Identificar a estrutura básica e as principais tags em uma página web. Aplicar os recursos de formatação em páginas web. 2 3 Estrutura básica de páginas web: principais tags de HTML; formatação de uma página; inserção de imagens; criação de vínculos; criação de tabelas; frames; formulários Folha de estilos (CSS) 4 5 Ambientes de desenvolvimento de websites Software de apoio: Editor de Texto: Notepad++

39 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Desenvolvimento e Design de Websites I Módulo: 1º Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Identificar a estrutura básica e as principais tags em uma página web. Identificar a estrutura básica e as principais tags em uma página web. Conceitos históricos e evolução de websites Estrutura básica de páginas web: principais tags de HTML; formatação de uma página; inserção de imagens; criação de vínculos; criação de tabelas; frames; formulários Aulas expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática, apresentação de exemplos de simulações; desenvolvimento de atividades para fixação de forma individual. Aulas expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática, apresentação de exemplos de simulações; desenvolvimento de atividades para fixação de forma individual. 11/02 a 04/03 07/03 a 15/04

40 Aplicar os recursos de formatação em páginas web. Utilizar ambientes de desenvolvimento na elaboração de websites. Utilizar ambientes de desenvolvimento na elaboração de websites. Folha de estilos (CSS) Ambientes de desenvolvimento de websites Software de apoio: Editor de texto: Notepad++ Aulas expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática, apresentação de exemplos de simulações; desenvolvimento de atividades para fixação de forma individual. Aulas expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática, apresentação de exemplos de simulações; desenvolvimento de atividades para fixação de forma individual. Aulas expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática, apresentação de exemplos de simulações; desenvolvimento de atividades para fixação de forma individual. 18/04 a 27/05 30/05 a 17/06 20/06 a 05/07

41 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Desenvolver páginas estáticas. Analisar a estrutura básica de uma página em HTML. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Desenvolver corretamente soluções aos problemas de implementação propostos. Utilizar a linguagem de marcação adequadamente na resolução de problemas. Testar o website a fim de avaliar seu comportamento. Ter habilidade de desenvolver um website completo. Compreender a forma correta de desenvolver uma página HTML. Empregar adequadamente a linguagem de marcação na construção de estruturas em websites. Ter a capacidade de modificar um website e de alterar seu comportamento. Avaliação escrita. Avaliação prática onde o produto final é o website com relatos escritos. Avaliação escrita. Avaliação prática onde o produto final é a estrutura bem elaborada de um website. Manuseio do Equipamento, raciocínio lógico, uso adequado das ferramentas do software e da linguagem de marcação, criatividade, cumprimento integral da atividade. Manuseio do Equipamento, raciocínio lógico, uso adequado das ferramentas do software e da linguagem de marcação, criatividade, cumprimento integral da atividade.

42 V Plano de atividades docentes* Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X x X *Assinalar com X as atividades que serão desenvolvidas no mês.

43 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática com microcomputadores. Site da W3C Brasil - Site da W3Schools HTML Tutorial - Site da W3Schools CSS Tutorial - Site da W3Schools Javascript Tutorial - HTML 5.0, CSS e Javascript. Software Notepad++ Material produzido pelo professor com conteúdo teórico e aplicações práticas a serem desenvolvidas. Quadro, slides multimídia e programas de exemplo. Documentário: A guerra dos navegadores. VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra Palestra com o Prof. Ricardo Filipin sobre banco de dados, realização de visita técnica em empresas da cidade e região. VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O processo de recuperação será contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. IX Identificação: Nome do professor: Ms. Eveline Batista Rodrigues Assinatura: Data: 11/02/2016 X Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015. Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue. Assinatura: Data: 20/03/2016

44 30 de março de 2016 Elaine Cristina Iacida Soriano Coordenadora Pedagógica XI Replanejamento

45 Plano de Atividade Extra 2016 Ensino Técnico Etec Profº Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Componente Curricular: Desenvolvimento e Design de Websites I Série: 1ª C. H. Semanal: 2,5 Professor: Ms. Eveline Batista Rodrigues Motivo da ausência do professor: Data da ausência: Atividade: Pesquisar sobre os sistemas de cores RGB e CMYK Competência(s) / habilidade(s) / valores:

46 Competência: Interpretar e desenvolver páginas para Web. Habilidades: Utilizar adequadamente ferramentas para desenvolver páginas de Internet. Descrição: Pesquisar sobre as diferenças e características de dois importantes sistemas de cores RBG (relativos às cores-luz) e CMYK (relativos às cores-pigmento). Fazer um resumo de 2 páginas para cada sistema de cor, no Word. Colocar o arquivo na área do aluno, com o nome do aluno no título do arquivo e dentro da pasta da disciplina. Colocar as referencias do trabalho na última página, com o título Referencias. Recursos Necessários: Laboratório de Informática e Internet. Identificação: Nome do professor: Ms. Eveline Batista Rodrigues Assinatura: Data: 11/02/2016 Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015 Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue. Assinatura:

47 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 184; aprovado pela portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015. Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município:Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet Qualificação: Técnica de Nível Médio de Auxiliar de Informática para Internet Componente Curricular: Lógica de Programação Módulo:I C. H. Semanal:5 Professor:Ms Cristiane Lucy Rodolfo Bonfeti I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições: Ter raciocínio lógico, codificar, compilar e testar programas estruturados. Atividades: Codificar e compilar programas estruturados; Testar programas estruturados aplicando lógica de programação; Instalar programas estruturados; Selecionar linguagem de programação e/ ou desenvolvimento; Demonstrar raciocínio lógico; Demonstrar criatividade; Agir com paciência; Demonstrar iniciativa; Demonstrar receptividade.

48 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Lógica de Programação Módulo:I Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 2 Interpretar a lógica computacional. Interpretar e desenvolver pseudocódigos, algoritmos e fluxogramas Utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais. Executar procedimentos de testes de programas. Utilizar modelos, pseudocódigos e ferramentas na representação de problemas. 1 Introdução à lógica computacional: algoritmos, fluxogramas e pseudocódigos; variáveis; desvios condicionais; laços de repetição; vetores, matrizes; funções e procedimentos 2.2 Aplicar as técnicas de programação estruturada

49 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Lógica de Programação Módulo:I Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais. Utilizar modelos, pseudocódigos e ferramentas na representação de problemas. Executar procedimentos de testes de programas. Utilizar modelos, pseudocódigos e ferramentas na representação de problemas. Aplicar as técnicas de programação estruturada Utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais. Executar procedimentos de testes de programas. Utilizar modelos, pseudocódigos e ferramentas na representação de problemas. Aplicar as técnicas de programação estruturada Introdução à lógica computacional: algoritmos, fluxogramas e pseudocódigos; Introdução à lógica computacional: variáveis desvios condicionais; laços de repetição; Introdução à lógica computacional: vetores, matrizes; funções e procedimentos Aulas expositivas, dialogadas, práticas em laboratórios de informática, utilizando computadores, software Lan School, jogos, gincana e sites diversificados de práticas de raciocínio lógico Aulas expositivas, dialogadas, práticas em laboratórios de informática, utilizando computadores, software Lan School, jogos, gincana e sites diversificados de práticas de raciocínio lógico Aulas expositivas, dialogadas, práticas em laboratórios de informática, utilizando computadores, software Lan School, jogos, gincana e sites diversificados de práticas de raciocínio lógico 11 /02 a 07 /03 08 /03 a 08 /06 09 /06 a 05 /07

50 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Interpretar a lógica computacional. Interpretar e desenvolver pseudocódigos, algoritmos e fluxogramas. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Pesquisa e apresentação Elaboração de Projetos Técnicos Avaliação escrita individual Avaliação prática individual e em grupo Estudo de caso Simulações Portfólios Virtual Gincanas de raciocínio lógico Jogos de Lógica Trabalhos Raciocínio lógico Estudo dirigido Criatividade Resolução de problemas Organização Interesse Postura Codificação dos programas, interpretação do enunciado e o resultado final com coerência atendendo a necessidade do cliente. Evolução nos testes de raciocínio lógico de forma gradativa. Participação e interesse na busca do conhecimento.

51 V Plano de atividades docentes* Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro X X X X X Março X X X X X Abril X X X X X Maio X X X X X Junho X X X X X Julho X X X X X *Assinalar com X as atividades que serão desenvolvidas no mês.

52 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Almeida, Rafael Soares. Aprendendo Algoritmo com Visualg. Editora Ciência Moderna, 2013 VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra Gincana de Lógica; Interdisciplinaridade com a disciplina de Operação de Software Aplicativo, Lógica de programação e a disciplina de DDW; parceria com a Faccat. Palestra com o Prof. Ricardo Filipin sobre banco de dados, realização de visita técnica em empresas da cidade e região. VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O processo de recuperação deverá ser paralelo e contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha, para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, avaliações escritas e práticas, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. IX Identificação: Nome do professor: Ms Cristiane Lucy Rodolfo Bonfeti Assinatura: Data:06/02/2016 X Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015. Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue. Assinatura: Data: 20/03/2016

53 30 de março de 2016 Elaine Cristina Iacida Soriano Coordenadora Pedagógica XI Replanejamento

54

55 Plano de Atividade Extra 2016 Ensino Técnico Etec Porfessor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Componente Curricular: Lógica de Programação Série:I C. H. Semanal:5 Professor: Ms Cristiane Lucy Rodolfo Bonfeti Motivo da ausência do professor: Data da ausência: Turma(s): L116 Atividade: Desenvolvimento de testes lógicos Competência(s) / habilidade(s) / valores: Competências:Interpretar a lógica computacional. Habilidade:Utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais. Valores: Adquirir raciocínio lógico para o desenvolvimento de programas; concursos e provas. Descrição: Utilize o site para o aluno realizar os problemas de lógica Recursos Necessários: Laboratório de Informática e Internet Identificação: Nome do professor: Ms Cristiane Lucy Rodolfo Bonfeti

56 Assinatura: Data: 06/02/2016 Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015 Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue. Assinatura:

57 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 184; aprovado pela portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015. Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática para Internet Qualificação: Auxiliar de Informática para Internet Componente Curricular: Arte Digital Módulo: I C. H. Semanal: 2,5 Professor: Paula Regina Garcia Zanini I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atualizar informações gráficas e textuais; Demonstrar criatividade; Demonstrar receptividade;

58 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Arte Digital Módulo: I Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1. Analisar e Interpretar com criticidade 1.1 Utilizar as ferramentas do editor gráfico 1. Noções de desenho: os elementos que compõem o design. para manipulação de imagens. à mão livre 2. Aplicar novas tendências, conceitos, ferramentas e técnicas que possibilitam conceber um projeto de estilo próprio, criativo e atualizado. 2.1 Definir interface de comunicação e interatividade. 2.2 Atualizar informações gráficas e textuais. 2. Composição da imagem: textura, forma, planos, etc 3. Conceitos de produção e tratamento de imagens: imagens vetoriais e bitmaps; pixel e retícula; teoria das cores; tipografia; acessibilidade; tipos e formatos de arquivos 4. Edição gráfica de imagens 5. Ferramentas de pintura 6. Ferramentas de edição e tratamento 7. Transformação 8. Filtros

59 9. Camadas 10. Estruturas vetoriais 11. Software de apoio: Adobe, PhotoShop, Corel, Photo Paint

60 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Arte Digital Módulo: I Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês 1.1 Utilizar as ferramentas do editor gráfico para manipulação de imagens. 1. Noções de desenho: à mão livre Aula expositiva e desenvolvimento de trabalhos práticos 11/02 a 19/ Utilizar as ferramentas do editor gráfico para manipulação de imagens. 2. Composição da imagem: textura, forma, planos, etc Aula expositiva e desenvolvimento de trabalhos práticos 22/02 a 04/ Utilizar as ferramentas do editor gráfico para manipulação de imagens. 3. Conceitos de produção e tratamento de imagens: imagens vetoriais e bitmaps; pixel e retícula; teoria das cores; Aula expositiva e desenvolvimento de trabalhos práticos 07/03 a 30/03

61 2.1 Definir interface de comunicação e interatividade. 3. Conceitos de produção e tratamento de imagens: tipografia; acessibilidade; tipos e formatos de arquivos Aula expositiva e desenvolvimento de trabalhos práticos 31/03 a 18/ Atualizar informações gráficas e textuais. 1.1 Utilizar as ferramentas do editor gráfico para manipulação de imagens. 4. Edição gráfica de imagens Aula expositiva e desenvolvimento de trabalhos práticos 19/04 a 06/05 5. Ferramentas de pintura 2.1 Definir interface de comunicação e interatividade. 2.2 Atualizar informações gráficas e textuais. 6. Ferramentas de edição e tratamento Aula expositiva e desenvolvimento de trabalhos práticos 09/05 a 20/05

62 1.1 Utilizar as ferramentas do editor gráfico para manipulação de imagens. 2.1 Definir interface de comunicação e interatividade. 7. Transformação 8. Filtros Aula expositiva e desenvolvimento de trabalhos práticos 23/05 a 06/ Atualizar informações gráficas e textuais. 2.1 Definir interface de comunicação e interatividade 2.1 Definir interface de comunicação e interatividade 9. Camadas Aula expositiva e desenvolvimento de trabalhos práticos 07/06 a 20/ Estruturas vetoriais Aula expositiva e desenvolvimento de trabalhos práticos 21/06 a 05/07

63 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência 1- Analisar e Interpretar com criticidade os elementos que compõem o design. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho - Demonstração Prática. - Relato escrito. - Relato oral. - Avaliação prática, participação, realização dos exercícios e atividades propostas pela Professora. -Compreensão; -Relacionamento de ideias; -Organização nos trabalhos; -Participação, Exercícios; -Manuseio do Equipamento; Atividades realizadas, Atividades apresentadas no Laboratório. 2- Aplicar novas tendências, conceitos, ferramentas e técnicas que possibilitam conceber um projeto de estilo próprio, criativo e atualizado. Avaliação prática, participação, realização dos exercícios e atividades propostas pela professora. - Interesse; - Organização de ideias; - Iniciativa; - Manuseio do equipamento; - Assimilação do conteúdo -Organização nos trabalhos; -Participação nas atividades Atividades realizadas, Atividades apresentadas no Laboratório. Apresentação dos trabalhos.

64 V Plano de atividades docentes* Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro X X X X Março X X X X X Abril X X X Maio X X X X Junho X X X X X Julho *Assinalar com X as atividades que serão desenvolvidas no mês.

65 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Edições Rosari, WOLLNER, Alexandre. A formação do design moderno no Brasil: depoimentos sobre design visual Brasileiro. Tecnopop, PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Book Man, VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra Palestra com o Prof. Ricardo Filipin sobre banco de dados, realização de visita técnica em empresas da cidade e região. VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O processo de recuperação será contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação deverá ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. IX Identificação: Nome do professor: Paula Regina Garcia Zanini Assinatura: Data: 16/02/2016 X Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015. Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue. Assinatura: Data: 20/03/2016

66 30 de março de 2016 Elaine Cristina Iacida Soriano Coordenadora Pedagógica XI Replanejamento Caso tenha alguma alteração de conteúdo, atividade, procedimento didático, planejamento de aula, método de ensino, etc. Atualizar neste campo no decorrer do semestre

67 Plano de Atividade Extra 2016 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Componente Curricular: Arte Digital Série: I C. H. Semanal: 2,5 Professor: Paula Regina Garcia Zanini Motivo da ausência do professor: Data da ausência: Turma(s): A e B Atividade: Lista de Exercícios.

68 Competência(s) / habilidade(s) / valores: 1- Analisar e Interpretar com criticidade os elementos que compõem o design. 2- Aplicar novas tendências, conceitos, ferramentas e técnicas que possibilitam conceber um projeto de estilo próprio, criativo e atualizado. 1.1 Utilizar as ferramentas do editor gráfico para manipulação de imagens. 2.1 Definir interface de comunicação e interatividade. 2.2 Atualizar informações gráficas e textuais. Descrição: O Coordenador deverá colocar na área J: o arquivo com os exercícios e cada aluno deve fazer o seu seguindo as orientações do material de apoio. Deixar salvo na área Z: Recursos Necessários: Laboratório de Informática com Internet. Atividade em anexo. Identificação: Nome do professor: Paula Regina Garcia Zanini Assinatura: Data: 16/02/2016 Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015 Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue. Assinatura:

69 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 184; aprovado pela portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015. ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Qualificação: AUXILIAR DE INFORMÁTICA PARA INTERNET Componente Curricular: EMPREENDEDORISMO Módulo: I C. H. Semanal: 2,5 Professor: LUCAS HATANO I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Demonstrar raciocínio lógico. Demonstrar criatividade. Agir com paciência. Demonstrar iniciativa. Demonstrar receptividade.

70 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: EMPREENDEDORISMO Módulo: III Competências Habilidades Bases Tecnológicas 1.1. Identificar competências pessoais e 1. Autoconhecimento e autoimagem profissionais Selecionar projetos que possibilitem a 2. Identificação de talento e geração de benefícios para si e para a características empreendedoras sociedade. 1. Desenvolver e/ ou fortalecer autoestima positiva, por meio do autoconhecimento e desenvolvimento de competências que favoreçam escolhas profissionais motivadoras e significativas. 2. Identificar oportunidades e planejar a criação e desenvolvimento de negócios inovadores, elaborando um plano de negócio, com vistas a aumentar suas chances de sucesso. 3. Analisar cenários, desenvolver ideias, inovar e buscar novas oportunidades para as organizações em que possa atuar Agir com atitude empreendedora Estruturar um plano de negócios Visualizar os processos operacionais de uma organização Identificar oportunidades de inovação no ambiente de trabalho Apresentar propostas de inovação e/ ou alteração de procedimentos/ processos. 3. Visão empreendedora 4. Perfil profissional: valores, escolhas e metas significativas 5. Planejamento e desenvolvimento profissional: comunicação interpessoal: o capacidade de persuasão e expansão da rede de relacionamentos atitude empreendedora como diferencial para criar projetos profissionais inovadores voltado para a área de Redes de Computadores 6. Plano de negócios:

71 sumário executivo; análise de mercado; plano de marketing; plano operacional; plano financeiro; construção de cenários; avaliação estratégica 7. Desenvolvimento de produtos e serviços inovadores voltados para a área de Informática para Internet 8. Intraempreendedorismo 9. Características do intraempreendedor 10. O papel das organizações e o intraempreendedorismo

72 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: EMPREENDEDORISMO Módulo: III Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês 1.1. Identificar competências pessoais e profissionais Identificar competências pessoais e profissionais. 1. Autoconhecimento e autoimagem 2. Identificação de talento e características empreendedoras Apresentação das bases tecnológicas da disciplina, e exposição dos conceitos e importância do autoconhecimento e autoimagem na construção e/ou identificação de um perfil empreendedor. Aulas dialogadas apresentando técnicas para identificação de caraterísticas empreendedoras e de personalidade empreendedora focando em competências pessoais e profissionais. 11 / 02 a 12 / / 02 a 26 / Selecionar projetos que possibilitem a geração de benefícios para si e para a sociedade. 3. Visão empreendedora Aula dialogada e teórica acerca das principais características de uma visão empreendedora, acerca de oportunidade e inovação, a qual pode gerar e proporcionar benefícios para si e para toda a sociedade. 29 / 03 a 04 / 03

73 2.1. Agir com atitude empreendedora Agir com atitude empreendedora Agir com atitude empreendedora. 4. Perfil profissional: valores, escolhas e metas significativas 5. Planejamento e desenvolvimento profissional: comunicação interpessoal: o capacidade de persuasão e expansão da rede de relacionamentos 5. Planejamento e desenvolvimento profissional: atitude empreendedora como diferencial para criar projetos profissionais inovadores voltado para a área de Redes de Computadores Aula expositiva e dialogada com a utilização de slides acerca da importância e da construção de um perfil empreendedor. Caracterizando os aspecto deste perfil profissional e como escolhas e metas significativas auxiliam num planejamento de vida e organizacional. Aula conceitual com dinâmica prática acerca da importância e da relevância da comunicação interpessoal no ambiente profissional. Relacionando com técnicas de persuasão e construção e/ou ampliação de rede de contatos. Aula expositiva e dialogada demonstrando como um planejamento profissional executado com atitude empreendedora pode ser um diferencial de inovação para o mercado e área de Redes de Computadores. Exposição de casos como do fundador da Apple, Steve Jobs. Avaliação individual e escrita acerca dos conhecimentos e conteúdos ofertados até então. 07 / 03 a 11 / / 03 a 25 / / 03 a 08 / 04

74 2.2. Estruturar um plano de negócios Estruturar um plano de negócios Estruturar um plano de negócios. 6. Plano de negócios: sumário executivo; análise de mercado; plano de marketing; 6. Plano de negócios: plano operacional; 6. Plano de negócios: construção de cenários; avaliação estratégica Aula expositiva e dialogada com utilização de slides demonstrando as partes iniciais de um plano de negócio e a importância do mesmo para o passo a passo organizacional. Apresentação conceitual de um plano de marketing e suas finalidades. Atividade prática para que os alunos iniciem a construção de um pensamento que será posteriormente um plano de negócios. Aula expositiva e dialogada com utilização de slides demonstrando as demais partes de um plano de negócio e a importância do mesmo para o passo a passo organizacional. Apresentação conceitual de um plano de operacional e de um plano financeiro e suas finalidades. Atividade prática para que os alunos continuem a construção de um plano de negócios. Aula dialogada visando expor como e o porquê a construção de possíveis cenários é importante para elaboração de um plano de negócios, e para ponderar variáveis incontroláveis, construindo deste modo uma avaliação estratégica de um negócio. 11 / 04 a 22 / / 04 a 06 / / 05 a 20 / Visualizar os processos operacionais de uma organização. 7. Desenvolvimento de produtos e serviços inovadores voltados para a área de Informática para Internet Aulas práticas para realização da finalização da ideia de negócio e a construção de um plano de negócio de um produto, serviço ou organização inovadora para área. 23 / 05 a 03 / Identificar oportunidades de inovação no ambiente de trabalho. 8. Intraempreendedorismo Aula conceitual e teórica acerca do conceito de intraempreendedor e intraempreendedorismo. Correlacionando com o mercado de Redes e Informática, facilitando a assimilação do conteúdo por parte dos discentes. 06 / 06 a 10 / 06

75 3.2. Identificar oportunidades de inovação no ambiente de trabalho Apresentar propostas de inovação e/ ou alteração de procedimentos/ processos. 9. Características do intraempreendedor 10. O papel das organizações e o intraempreendedorismo Aula dialogada sobre as características e perfil de uma pessoa intraempreendedora e como desenvolver tais característica para pôr em prática a visão empreendedora dentro de uma organização já existente. Aula dialogada com utilização de slides sobre qual o comportamento e as funções de um intraempreendedor dentro de uma organização e qual é o papel desta organização. Utilizar-se de visão empreendedora para propor inovação e promover novos e mais eficientes processos dentro uma organização. 13 / 06 a 24 / / 06 a 05 / 07

76 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência 1. Desenvolver e/ ou fortalecer autoestima positiva, por meio do autoconhecimento e desenvolvimento de competências que favoreçam escolhas profissionais motivadoras e significativas. 2. Identificar oportunidades e planejar a criação e desenvolvimento de negócios inovadores, elaborando um plano de negócio, com vistas a aumentar suas chances de sucesso. 3. Analisar cenários, desenvolver ideias, inovar e buscar novas oportunidades para as organizações em que possa atuar. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Atividade em Sala de Aula Avaliação Escrita Observação de Participação Atividade em Sala de Aula Avaliação Escrita Projeto de Plano de Negócios Observação de Participação Plano Estratégico de Marketing Projeto Plano de Negócios Avaliação Escrita Atenção Participação Interesse Embasamento Conceitual Interesse Clareza de Pensamento Criatividade Linguagem Técnica Correta Estruturação Técnica Correta Linguagem Técnica Correta Participação Apresentação escrita dos conceitos e definições, respondendo e desenvolvendo as atividades ofertadas em sala com orientação. Apresentação escrita dos conceitos e definições, respondendo e desenvolvendo as atividades ofertadas em sala com orientação, e entrega de uma estrutura de plano de negócios. Apresentação de um projeto de plano de negócios, e execução de atividades práticas realizadas em sala.

77 V Plano de atividades docentes* Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro X X X X Março X X X Abril X X X X Maio X X X Junho X X X X X Julho X X X *Assinalar com X as atividades que serão desenvolvidas no mês.

78 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo - dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, LUDISH, Leonard. Empreendedorismo e Marketing. Rio de Janeiro: Campus, PINCHOT III, Gifford. Intrapreneuring: por que você não precisa deixar a empresa para tornarse um empreendedor. São Paulo: Harbra, VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra Palestra com o Prof. Ricardo Filipin sobre banco de dados, realização de visita técnica em empresas da cidade e região. VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Os alunos serão avaliado de modo frequente, assim que identificado o baixo desempenho de um discente serão oferecidas alternativas de recuperação deste, como materiais extra classe, reapresentação de conceitos e oferecimento de avaliações que possam comprovar a recuperação do discente em questão. IX Identificação: Nome do professor: LUCAS HATANO Assinatura: Data: 11/03/2016 X Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015. Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue. Assinatura: Data: 20/03/2016

79 30 de março de 2016 Elaine Cristina Iacida Soriano Coordenadora Pedagógica XI Replanejamento

80 Plano de Atividade Extra 2016 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Componente Curricular: EMPREENDEDORISMO Série: I C. H. Semanal: 2,5 Professor: LUCAS HATANO Motivo da ausência do professor: Data da ausência: Turma(s): L116

81 Atividade: VÍDEO DA PALESTRA DE FLÁVIO AUGUSTO E RESENHA CRÍTICA Competência(s) / habilidade(s) / valores: 2. Identificar oportunidades e planejar a criação e desenvolvimento de negócios inovadores, elaborando um plano de negócio, com vistas a aumentar suas chances de sucesso. 3. Analisar cenários, desenvolver ideias, inovar e buscar novas oportunidades para as organizações em que possa atuar. Descrição: OS ALUNOS DEVERÃO ASSISTIR AO VÍDEO DISPONÍVEL EM: < E ELABORAR UMA RESENHA CRÍTICA APONTANDO DIFERENÇAS DE UMA EMPRESA DE VALOR E DE UMA EMPRESA LUCRATIVA, RESPONDENDO QUAL O PONTO CEGO DA MAIORIA DO EMPREENDEDORES. Recursos Necessários: DATASHOW, SISTEMA DE SOM OU LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Identificação: Nome do professor: LUCAS HATANO Assinatura: Data: 11/03/2016 Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015 Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue. Assinatura:

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática para Internet

Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática para Internet Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC Massuyuki Kawano Código:136 Município: Tupã (SP) Área profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 233 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 04/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã (SP) Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec : Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Módulo I 1 Semestre/2010 Módulo I Auxiliar de Informática para Internet Competências Correspondentes Componentes Curriculares I.111, I.113

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº de 07 /10 / 2010 Etec : TIQUATIRA Código: 208 Município: Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico 333 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec :Paulino Botelho Código:091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico 333 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec :Paulino Botelho Código:091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 04 Etec Prefessor Massuyuki Kawano Código: 36 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

4.4. Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas por Componente Curricular

4.4. Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas por Componente Curricular 4.4. Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas por Componente Curricular MÓDULO I Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE INFORMÁTICA PARA INTERNET I.1 GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Leia mais

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Módulo: Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecn

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Módulo: Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecn Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294. Aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2009 Etec : Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294. Aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2015 ETEC: DE TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 294, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 774, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 37.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04 / 10 /2012 Etec Professora Ermelinda Giannini Teixeira

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Comunicação e Informação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki kawano (136) Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 0 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº38 aprovado pela portaria Cetec nº 6 de 06/01/2009 Etec Paulino Botelho - EE Esterina Placo (Extensão) Código: 091-01 Município: São Carlos

Leia mais

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio.

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. Código: 262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: APLICATIVOS DE DESIGN Série: 1 Ano Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2014. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2014. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2014 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Informação e Comunicação Componente Curricular: Aplicativos de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 136. Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168, aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio.

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. Código: 262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Operação de Software e Aplicativos Série: 1

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Tecnologia da Informação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela ETEC: Escola Técnica Estadual Rodrigues

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 336, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 1362, DE 05/03/2018, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 06/03/2018 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04 / 10 /2012 Etec Professora Ermelinda Giannini Teixeira Código: 187 Município: Santana de Parnaíba

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 361 aprovado pela Portaria do Coordenador do Ensino

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 089 aprovado pela portaria Cetec nº 728 de 10/09/2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012 Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 336, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 1362, DE 05/03/2018, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 06/03/2018 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Professor: Alessandra Scalise Lopes

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Professor: Alessandra Scalise Lopes Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Infraestrutura Habilitação Profissional: Técnico em Desenho de Construção Civil

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: GESTÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136. Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

Leia mais

Trabalho Docente Ensino Técnico

Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec João Jorge Geraissate Código: 069 Município: Penápolis Eixo Tecnológico: GESTÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Qualificação Técnica de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 05 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 233 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de / / Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico: GESTÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 336, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 1362, DE 05/03/2018, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 06/03/2018 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 213, aprovado pela Portaria Cetec 134, de 4-10-2012, publicada no Diário Oficial de 5-10-2012 Poder

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 15 aprovado pela portaria Cetec nº 746 de 10

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 15 aprovado pela portaria Cetec nº 746 de 10 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 15 aprovado pela portaria Cetec nº 746 de 10 / 09 / 2015. Etec de Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo/SP Eixo Tecnológico: Produção

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento do TCC em Mecatrônica Módulo: IV Nº

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento do TCC em Mecatrônica Módulo: IV Nº Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 336, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 1362, DE 05/03/2018, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 06/03/2018 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de programador de computadores. Professor(es): Adauto Luis Michelotti Júnior

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de programador de computadores. Professor(es): Adauto Luis Michelotti Júnior Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Técnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática - Tarde Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETE PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Especialização:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 233 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais