ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL"

Transcrição

1 ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL Todos os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, direta ou indiretamente, devem ser submetidos para apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP. O envio do projeto deve ser feito via Plataforma Brasil, por meio do link O sistema foi implantado em janeiro de 2012 e, por isso, ainda é recente e muitos pesquisadores têm dúvidas sobre o preenchimento dos formulários de submissão. Assim, o CEP-UNISUL criou este guia para orientar e explicar alguns termos utilizados nestes formulários, no sentido de facilitar seu preenchimento. Neste manual, serão descritas algumas das perguntas necessárias para a submissão do projeto, categorizadas em seis páginas, na ordem que são apresentas pela Plataforma Brasil. É importante dizer que alguns termos, apesar de obrigatórios, são específicos para pesquisas clínicas. Caso o pesquisador julgue que tal termo não diz respeito à área do seu projeto, deve preencher o campo com o texto NÃO SE APLICA. Recomenda-se que todos os pesquisadores leiam com atenção a Resolução CNS 466/12 e 510/16, instituídas com o objetivo de regulamentar os princípios éticos da pesquisa com seres humanos no Brasil.

2 A Secretaria do CEP-UNISUL se mantém a disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas sobre o trâmite de projetos, bem como resoluções e normativas que regulamentam a pesquisa ética no Brasil

3 A primeira página de informações a ser preenchida é chamada INFORMAÇÕES PRELIMINARES e será necessário responder aos seguintes itens 1. A pesquisa envolve seres humanos, na qualidade de sujeito de pesquisa, individual ou coletivamente de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes dela, incluindo o manejo de informações ou materiais? A resposta deve ser obrigatoriamente SIM. Caso contrário, não será possível continuar o preenchimento do formulário. 2. Informe o Modelo que deseja preencher O único modelo disponível no momento é SIMPLIFICADO. 3. Pesquisador Principal Aparecerão, automaticamente, o CPF, nome completo, telefone e do pesquisador que está cadastrando o projeto, uma vez que ele será o PESQUISADOR PRINCIPAL E RESPONSÁVEL pela submissão do projeto. 4. Deseja delegar a autorização de preenchimento deste projeto a outras pessoas já cadastradas no sistema?

4 Caso o pesquisador responsável pelo projeto queira delegar a função de preenchimento dos formulários para outra pessoa (aluno orientando, por exemplo), neste campo a Plataforma permite que este assistente seja cadastrado. É importante ressaltar que o assistente terá privilégios apenas para o cadastro do projeto; ele não poderá ser incluído como membro da equipe de pesquisadores. 5. Equipe de Pesquisa Devem ser cadastrados TODOS os pesquisadores que fazem parte do projeto É pré-requisito que o pesquisador membro da equipe esteja cadastrado na Plataforma anteriormente. 6. Instituição Proponente: A Instituição Proponente será a mesma vinculada no cadastro do pesquisador principal e responsável pela submissão do projeto. A Instituição na qual o pesquisador tem vínculo, ou seja, aquela a partir da qual o projeto será proposto. Por exemplo: um pesquisador que tem vínculo com a UNISUL deve selecionar esta Unidade como Proponente, independentemente do local onde a pesquisa será realizada. 7. É um estudo internacional?

5 Neste passo, informar se o estudo é internacional ou não. Em caso afirmativo, o projeto será enquadrado na área Pesquisa com Cooperação Estrangeira da CONEP (ver Resolução CNS 292/99).

6 A segunda página de informações é chamada ÁREA DE ESTUDO e será necessário responder aos seguintes itens 1. Área Temática Especial (indique todas as áreas temáticas do projeto, se aplicável): O campo Área Temática Especial (Grupo 1 da CONEP) permite o preenchimento de mais de uma opção, de acordo com o enquadramento do projeto de pesquisa. Os projetos enquadrados nessa área devem ser analisados pelo CEP E pela CONEP, exigindo um tempo maior para a emissão de pareceres e aprovação do projeto. Sugerimos, então, que o pesquisador elabore o cronograma de desenvolvimento de forma consciente. OBS: este campo não é de preenchimento obrigatório. Só assinale se seu projeto REALMENTE se enquadrar em alguma área temática. Em caso de dúvida, contate o CEP-UNISUL. 2. Grandes Áreas de Conhecimento (CNPq): Neste campo, o pesquisador pode selecionar ATÉ três áreas, de acordo com a lista padronizada pelo CNPq. OBS: Se o projeto se enquadrar na Grande Área 4 Ciências da Saúde, é necessário preencher o campo Propósito Principal do Estudo (OMS), o qual é dividido em subitens. Se o subitem Clínico for escolhido, serão ativados outros campos para preenchimento (Acrônimo dos títulos, ID s)

7 Caso o projeto seja enquadrado nas outras áreas de conhecimento, basta proceder para o preenchimento dos títulos da pesquisa. 3. Título Público da Pesquisa: Neste campo deve ser informado o título público da pesquisa, com até 4000 caracteres. Este título deve ser de fácil entendimento do público, uma vez que a sociedade terá acesso aos projetos de pesquisa cadastrados. 4. Título Principal da Pesquisa: Neste campo deve ser informado o título principal da pesquisa, ou seja, o mesmo título do projeto submetido. O limite para o preenchimento é de 4000 caracteres. 5. Contato Público: O sistema pedirá para que o pesquisador informe quem será o contato público da pesquisa. Se o pesquisador que estiver preenchendo a submissão for o principal, basta responder SIM. Caso contrário, o sistema pedirá para cadastrar o contato.

8 A terceira página de informações é chamada DESENHO DE ESTUDO/APOIO FINANCEIRO e será necessário responder aos seguintes itens * Para quem selecionou a Grande Área 4 Ciências da Saúde e preencheu o Propósito Principal do Estudo (OMS) como Clínico, preencher todos os itens seguintes. * Para quem selecionou qualquer outra área do conhecimento, pular para o item 4 Desenho. 1. Desenho do Estudo: Descrever brevemente o delineamento dessa pesquisa (qualitativa, quantitativa, exploratória ou descritiva...) 2. Haverá uso de placebo ou a existência de grupos que não serão submetidos a nenhuma intervenção? A resposta deve ser do tipo SIM ou NÃO. Caso o pesquisador responda SIM, é necessária a inserção de uma justificativa de até 4000 caracteres. 3. Haverá aplicação de washout? A resposta deve ser do tipo SIM ou NÃO. Caso o pesquisador responda SIM, é necessária a inserção de uma justificativa de até 4000 caracteres. O washout é o período de intervalo entre tratamentos.

9 4. Desenho: O desenho do projeto deve abordar os aspectos epidemiológicos da pesquisa. Neste campo, deve ser informada a modalidade da pesquisa: observacional, intervencional, longitudinal, transversal, prospectivo, retrospectivo etc. O limite de caracteres do campo é Financiamento: Neste item, deve ser especificado quem é o responsável pelo financiamento do projeto. No campo Tipo de Financiamento, há as opções INSTITUCIONAL PRINCIPAL, INSTITUCIONAL SECUNDÁRIO e FINANCIAMENTO PRÓPRIO. Deve ser informado apenas financiamento de laboratórios, indústrias e/ou empresas. AGÊNCIAS DE FOMENTO NÃO SÃO FINANCIADORAS DA PESQUISA. BOLSAS DE MESTRADO, DOUTORADO, PÓS-DOUTORADO E VERBAS PARA PROJETOS DE PESQUISA NÃO DEVEM SER ACRESCENTADAS COMO FINANCIAMENTO; PARA ESTES CASOS, DEVE SER INFORMADO FINANCIAMENTO PRÓPRIO. 6. Palavras-chave: Acrescentar as palavras-chave descritoras do projeto.

10 A quarta página de informações é chamada DETALHAMENTO DO ESTUDO e será necessário responder aos seguintes itens 1. Introdução: Acrescentar a introdução do projeto de pesquisa, com no máximo 4000 caracteres. 2. Resumo: Acrescentar o resumo do projeto de pesquisa, com no máximo 4000 caracteres. 3. Hipótese: Acrescentar a hipótese (pergunta de pesquisa) do projeto de pesquisa, com no máximo 4000 caracteres. 4. Objetivo primário: Acrescentar o objetivo primário, com no máximo 4000 caracteres. 5. Objetivo secundário: Acrescentar o objetivo secundário, com no máximo 4000 caracteres.

11 6. Metodologia proposta: Acrescentar a metodologia do projeto de pesquisa, com no máximo 4000 caracteres. 7. Critério de Inclusão: Acrescentar o(s) critério(s) de inclusão para os sujeitos da pesquisa, com no máximo 4000 caracteres. 8. Critério de exclusão: Acrescentar o(s) critério(s) de exclusão para os sujeitos da pesquisa, com no máximo 4000 caracteres. 9. Riscos: Descrever, em até 4000 caracteres, os riscos aos quais os sujeitos da pesquisa estão expostos. Vale lembrar que qualquer pesquisa com seres humanos envolve risco, em menor ou maior grau segundo Resolução 466/12 e 510/16. Por exemplo, nas pesquisas descritivas, com coleta de dados em prontuários para fins de pesquisa de caráter epidemiológico, em geral, os ricos se referem à garantia do sigilo e confidencialidade e o pesquisador deve descrever, na metodologia, o que irá fazer para minimizar esses riscos. Outro exemplo, quando há uso de questionários para coleta de dados, dependendo do tema em questão, a pesquisa pode trazer o risco, ao participante, de causar situações de desconforto, como no caso de pesquisas que envolvam conteúdos que

12 possam provocar sofrimento relacionado às emoções (temas como suicídio, aborto, violência, entre outros) e o pesquisador deve descrever o que fará para minimizar e contornar esse risco. 10. Benefícios: Os benefícios podem ser diretos ou indiretos aos participantes da pesquisa. Diretos se trouxerem algum benefício àquele que está participando da pesquisa e indiretos se houver algum benefício para outras pessoas, mas, não para quem está participando. A maioria das pesquisas descritivas não tem benefícios diretos aos participantes. Ainda assim pode ser justificável uma pesquisa apenas com benefícios indiretos. Por exemplo, uma pesquisa epidemiológica sobre prevalência de determinado transtorno que os pacientes já sabem ser portadores, a partir de dados em prontuários de pacientes que estão sendo atendidos em um ambulatório, não traz benefícios para esses pacientes, mas, pode trazer benefícios indiretos, à comunidade científica sobre a prevalência de tal agravo quando essa prevalência ainda não for conhecida. Descrever, em até 4000 caracteres, os benefícios da pesquisa. 11. Metodologia para análise de dados: Descrever, em até 4000 caracteres, a metodologia que será utilizada para análise dos dados. 12. Desfecho primário: Incluir, em até 4000 caracteres, o desfecho primário do projeto. *De acordo com os manuais de pesquisa clínica, o desfecho primário é o principal resultado que é medido no final de um estudo para determinar se um

13 tratamento específico funcionou (por exemplo, o número de mortes ou a diferença na sobrevida entre o grupo do tratamento e o grupo de controle); o desfecho primário será determinado antes do início do estudo. PESQUISAS QUE NÃO SEJAM CLINICAS DEVE-SE ESCREVER NÃO SE APLICA 13. Desfecho secundário: Incluir, em até 4000 caracteres, o desfecho secundário do projeto. De acordo com os manuais de pesquisa clínica, o desfecho secundário é o resultado ou evento clínico monitorado por um estudo clínico, mas que é de menor importância do que o desfecho primário. PESQUISAS QUE NÃO SEJAM CLINICAS DEVE-SE ESCREVER NÃO SE APLICA 14. Tamanho da amostra no Brasil: Especificar o n (amostragem) do projeto de pesquisa. (se aplicável, caso contrário descrever 0 ) 15. Data do primeiro recrutamento: Não é necessário inserir a data de recrutamento. 16. Países de recrutamento: Acrescentar os países dos quais serão recrutados sujeitos de pesquisa para o projeto (especificar o país de recrutamento e o número de sujeitos no país).

14 A quinta página de informações é chamada OUTRAS INFORMAÇÕES e será necessário responder aos seguintes itens 1. Haverá uso de fontes secundárias de dados (prontuários, dados demográficos, etc)? Especificar as fontes secundárias de dados necessárias para o desenvolvimento do projeto (se aplicável). 2. Informe o número de indivíduos abordados pessoalmente, recrutados, ou que sofrerão algum tipo de intervenção neste centro de pesquisa Especificar o n (amostragem) do projeto de pesquisa. (se aplicável, caso contrário descrever 0 ) 3. Grupos em que serão divididos os sujeitos de pesquisa neste centro: Informar os grupos nos quais os sujeitos da pesquisa serão divididos no Brasil. (se aplicável, caso contrário descrever 0 ) 4. O estudo é multicêntrico no Brasil? Em caso afirmativo, devem ser especificados os centros (instituições, laboratórios, empresas) nos quais o estudo será desenvolvido. Para definição de projeto multicêntrico, consultar Res. CNS 346/05.

15 5. Instituição Coparticipante: Neste campo deve ser informada a Instituição Coparticipante do projeto de pesquisa. Por exemplo: um projeto de pesquisa de um pesquisador da UNISUL que colherá amostras no Hosp. Infatil, CEPON... deve constar, na Plataforma Brasil, a UNISUL como Instituição Proponente e o Hospital como Instituição Coparticipante. 6. Propõe dispensa do TCLE? Em caso afirmativo, justificar em até 4000 caracteres o motivo da dispensa do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. E deve ser anexado a justifica assinada pelo pesquisador responsável. 7. Haverá retenção de amostras para armazenamento em banco? Em caso afirmativo, justificar em até 4000 caracteres a necessidade do armazenamento da amostra em banco. Para melhor compreensão da regulamentação e aspectos éticos dos bancos de material biológico (biobancos e biorrepositórios), consultar Res. CNS 441/ Cronograma de execução: Adicionar o cronograma de execução do projeto de pesquisa, etapa a etapa, com datas de início e término de cada etapa. Lembrando que entre a etapa

16 envio ao CEP e coleta dos dados não pode ter menos que 30 dias (prazo para o CEP emitir parecer) 9. Orçamento Financeiro: Adicionar todos os itens que compõem o orçamento do projeto. Solicitamos especial atenção à elaboração do orçamento, pois é um item crítico na análise ética do projeto e motivo constante de pendência. 10. Bibliografia: Acrescentar TODAS as referências utilizadas para a elaboração do projeto de pesquisa, seguindo regulamentação vigente no país - ABNT (não há limitação de caracteres).

17 Etapa de anexar documentos 11. FOLHA DE ROSTO Após o preenchimento de todos os itens anteriores, será gerada a Folha de Rosto. Basta clicar em Imprimir Folha de Rosto e assinar. São OBRIGATÓRIAS as assinaturas do pesquisador responsável pelo projeto E do dirigente da Instituição Proponente (no caso da UNISUL, o dirigente é o coordenador de curso) Depois de assinada, a Folha de Rosto deve ser digitalizada e anexada à Plataforma Brasil. Anexar outros documentos Projeto de pesquisa na íntegra com cronograma e orçamento. Declaração de ciência e concordância das instituições envolvidas. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Termo de Assentimento (TA) (se aplicável) Dispensa do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); Termo de autorização e compromisso para uso de prontuários. (se aplicável).

18 Observações: Intitular cada arquivo corretamente; Não desmembrar o mesmo documento em vários arquivos; Usar assinaturas originais nos documentos; Assinaturas a mais de 60 dias não serão aceitas. *Modelos disponíveis no site CEP UNISUL

19 A sexta e última de informações é chamada FINALIZAR e será necessário responder aos seguintes itens 1. Manter sigilo na íntegra do projeto de pesquisa? Neste item, o pesquisador deve informar se deseja manter sigilo sobre o projeto de pesquisa. Deve-se selecionar SIM, deve ser informado o prazo para a manutenção desse sigilo ATÉ A PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS OBS: o sigilo do projeto se refere a disponibilização das informações sobre o projeto para acesso público, uma vez que a Plataforma Brasil pretende, após implementação total, disponibilizar para a sociedade os projetos de pesquisa nela cadastrados. 2. ENVIO DO PROJETO AO CEP Depois do preenchimento de todos os campos e itens na Plataforma Brasil, o pesquisador deve ler a declaração de Compromisso Geral e aceitar os termos nela expressos, clicando em ACEITA TERMOS ACIMA. Após aceitar os termos, basta clicar em ENVIAR PROJETO AO CEP. O projeto de pesquisa será submetido ao CEP. Ao submeter seu projeto de pesquisa ele passará inicialmente por uma triagem para verificação da documentação enviada. Caso a documentação esteja incompleta, o CEP recusará o projeto com uma justificativa. Fique atento a tramitação do projeto na Plataforma para verificar a situação/status após sua submissão. Após aceito para avaliação, o CEP-Unisul

20 tem o prazo de 30 dias para análise (excetuando-se os períodos de férias da universidade)

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL Todos os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, direta ou indiretamente, devem ser submetidos para apreciação pelo Comitê

Leia mais

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Versão 1.2 1 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do Plataforma Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

A seguir, será apresentado o passo a passo para o processo de cadastro de pesquisador e submissão da pesquisa: PARA SE CADASTRAR COMO PESQUISADOR (A)

A seguir, será apresentado o passo a passo para o processo de cadastro de pesquisador e submissão da pesquisa: PARA SE CADASTRAR COMO PESQUISADOR (A) TUTORIAL PARA CADASTRO E SUBMISSÃO DE ARTIGO NA PLATAFORMA BRASIL Prezado (a) aluno (a) / professor (a), O objetivo deste manual é de auxiliar no cadastro como pesquisador na Plataforma Brasil, assim como

Leia mais

5 - O sistema apresenta a tela inicial de usuário logado, com três opções: "Buscar projeto de pesquisa", Limpar e "Cadastrar nova submissão";

5 - O sistema apresenta a tela inicial de usuário logado, com três opções: Buscar projeto de pesquisa, Limpar e Cadastrar nova submissão; 6 5 - O sistema apresenta a tela inicial de usuário logado, com três opções: "Buscar projeto de pesquisa", Limpar e "Cadastrar nova submissão"; 6 - Para cadastrar uma nova pesquisa clique no botão "Cadastrar

Leia mais

Comitê de Ética em Pesquisa CEP - UNIPAMPA. Cadastro de Projetos de Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa CEP - UNIPAMPA. Cadastro de Projetos de Pesquisa Comitê de Ética em Pesquisa CEP - UNIPAMPA Cadastro de Projetos de Pesquisa Documentos para abertura de Protocolo de Pesquisa: Doc. 1º Descrição Folha de Rosto para Pesquisa em Seres Humanos (Padrão Plataforma

Leia mais

Orientações para submissão de Projetos na Plataforma Brasil

Orientações para submissão de Projetos na Plataforma Brasil INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP/IESP/FATECPB Orientações para submissão de Projetos na Plataforma Brasil Prezado (a) Pesquisador (a), Para que este CEP possa avaliar

Leia mais

ORIENTAÇÕES: PLATAFORMA BRASIL CONEP/MS COMO FAZER O CADASTRO DE PESSOA FÍSICA NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES: PLATAFORMA BRASIL CONEP/MS COMO FAZER O CADASTRO DE PESSOA FÍSICA NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES: PLATAFORMA BRASIL CONEP/MS COMO FAZER O CADASTRO DE PESSOA FÍSICA NA PLATAFORMA BRASIL 1. Para a realização do cadastro é obrigatório ter em mãos os seguintes documentos: Número do CPF; Currículo

Leia mais

TÓPICOS DO MANUAL DO CEP/FACISA

TÓPICOS DO MANUAL DO CEP/FACISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP /FACISA TÓPICOS DO MANUAL DO CEP/FACISA Orientações Iniciais

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL 12 A. CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL 12 A. CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL 12 A. CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL 1.1. O pesquisador deve se cadastrar no site: www.saude.gov.br/plataformabrasil.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL 1 A. CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL 1. 1 - O pesquisador deve se cadastrar no site: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

Leia mais

Cadastro de Projeto na Plataforma Brasil

Cadastro de Projeto na Plataforma Brasil Cadastro de Projeto na Plataforma Brasil Link: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf Digitar e-mail e senha SUBMISSÃO DE PROJETO Etapa 1 - Informações Preliminares Acessar a Aba Alterar

Leia mais

CADASTRO DE PROJETOS. Cadastro de Novo Projeto. Submissão de Projetos de Pesquisa. Etapa 1 - Informações Preliminares. Iniciar Nova Submissão!

CADASTRO DE PROJETOS. Cadastro de Novo Projeto. Submissão de Projetos de Pesquisa. Etapa 1 - Informações Preliminares. Iniciar Nova Submissão! CADASTRO DE PROJETOS Cadastro de Novo Projeto Iniciar Nova Submissão! Submissão de Projetos de Pesquisa Etapa 1 - Informações Preliminares Assistente de pesquisa: receberão réplica do projeto os assistentes

Leia mais

Submissão de Projetos de Pesquisa

Submissão de Projetos de Pesquisa Submissão de Projetos de Pesquisa Versão 4.0 1 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte Plataforma 13/10/2011 Criação do Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma

Leia mais

FACULDADE SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ACESSO À PLATAFORMA BRASIL E SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DA FACULDADE SANT'ANA

FACULDADE SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ACESSO À PLATAFORMA BRASIL E SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DA FACULDADE SANT'ANA FACULDADE SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ACESSO À PLATAFORMA BRASIL E SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DA FACULDADE SANT'ANA PONTA GROSSA 2016 1 ACESSO Acessar o endereço: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CEPH FZEA/USP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CEPH FZEA/USP INSTRUÇÕES NORMATIVAS PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE ÉTICA HUMANA NA PLATAFORMA BRASIL Desenvolvido pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CEPH FZEA/USP APRESENTAÇÃO Este documento tem como

Leia mais

CEP/UNIRG - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

CEP/UNIRG - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA O Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário UnirG CEP/UNIRG embasado em arquivos e manuais disponíveis online e na resolução 466/2012, preparou a disponibilização de uma lista de checagem aos

Leia mais

Plataforma Brasil Submissão de Projeto de Pesquisa

Plataforma Brasil Submissão de Projeto de Pesquisa Plataforma Brasil Submissão de Projeto de Pesquisa 1. Acesse a URL: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil. Você verá a seguinte página: 3 2 2. Se for um novo usuário, clique em Cadastre-se. 3.

Leia mais

ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA

ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA TODOS OS PROTOCOLOS DE PESQUISA DEVEM SER SUBMETIDOS AO CEP VIA PLATAFORMA BRASIL Se você é um Usuário novo, acesse o link www.saude.gov.br/plataformabrasil

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS- CEP/FAGOC DÚVIDAS FRENQUENTES - CEP/FAGOC

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS- CEP/FAGOC DÚVIDAS FRENQUENTES - CEP/FAGOC DÚVIDAS FRENQUENTES - CEP/FAGOC Qual o tipo de projeto de pesquisa deve ser encaminhado ao Comitê de Ética? Deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos todo e qualquer

Leia mais

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Versão 1.2 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do Plataforma Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA

ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA 1) Para a submissão do projeto de pesquisa ao CEP/Unochapecó, o pesquisador responsável deverá efetuar o cadastro de usuário na Plataforma Brasil. Acesse o Link: http://plataformabrasil.saude.gov.br

Leia mais

Plataforma Brasil 4/27/2012. Plataforma Brasil. 1. O que é a Plataforma Brasil?

Plataforma Brasil 4/27/2012. Plataforma Brasil. 1. O que é a Plataforma Brasil? Plataforma Brasil 1 1. O que é a? 2. Quando foi criada? 3. Onde acessá-la? 4. Quem deve se cadastrar? 5. Como se cadastrar? 6. Quais estudos devem ser cadastrados? 7. Como cadastrar o estudo? 8. Como será

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE CEP/SCMBH

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE CEP/SCMBH Como submeter meu projeto pela Plataforma Brasil? Este documento tem como principal objetivo oferecer orientações básicas para que os pesquisadores submetam seus projetos na Plataforma Brasil. O sistema

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL O presente documento visa auxiliar aos pesquisadores na submissão de projeto de pesquisa ao CEP/PUC-CAMPINAS por meio da Plataforma Brasil. Ressalte-se,

Leia mais

PLATAFORMA BRASIL. Alcilene Lopes de Amorim Andrade

PLATAFORMA BRASIL. Alcilene Lopes de Amorim Andrade PLATAFORMA BRASIL Alcilene Lopes de Amorim Andrade A ciência! Como é pobre e nada! Rico é o que a alma dá e tem... (Fernando Pessoa) CADASTRO DO PESQUISADOR http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes /conep/index.html

Leia mais

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO Versão 3.2 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte Plataforma Brasil 07/05/2012 Criação do documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/FASAR NA PLATAFORMA BRASIL - TUTORIAL -

ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/FASAR NA PLATAFORMA BRASIL - TUTORIAL - ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/FASAR NA PLATAFORMA BRASIL - TUTORIAL - A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes 1. Qual é a data para entrega de novos projetos? Você pode submeter seu projeto através da Plataforma Brasil a qualquer dia e horário da semana 2. O CEP receberá o projeto se faltarem

Leia mais

GUIA SOBRE O COMITÊ DE ÉTICA

GUIA SOBRE O COMITÊ DE ÉTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE GUIA SOBRE O COMITÊ DE ÉTICA Melca Silva Rabelo Pós-doutoranda do Programa de Doutorado em Desenvolvimento

Leia mais

ANEXO 1. Modelo Estruturado do Projeto de Pesquisa

ANEXO 1. Modelo Estruturado do Projeto de Pesquisa ANEXO 1 Modelo Estruturado do Projeto de Pesquisa Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA- TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: LINHA DE PESQUISA (vigente na FCMS/JF) Grande Área (CNPq):

Leia mais

ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA

ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA 1) Para a submissão do projeto de pesquisa ao CEP/Unochapecó, o pesquisador responsável deverá efetuar o cadastro de usuário na Plataforma Brasil. Acesse o Link: http://www.saude.gov.br/plataformabrasil

Leia mais

TUTORIAL Submissão de Projetos de Pesquisa

TUTORIAL Submissão de Projetos de Pesquisa TUTORIAL Submissão de Projetos de Pesquisa Página1 Submissão de Projeto de Pesquisa Plataforma Brasil Submissão de pesquisa. 1- Para acessar a Plataforma Brasil, basta acrescentar a seguinte URL www.saude.gov.br/plataformabrasil;

Leia mais

Os projetos de alunos também têm de ser apreciados pelo CEP?

Os projetos de alunos também têm de ser apreciados pelo CEP? DÚVIDAS FRENQUENTES - CEP/UFRGS Ética? Qual o tipo de projeto de pesquisa deve ser encaminhado ao Comitê de Deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos todo e qualquer

Leia mais

EVITE PENDÊNCIAS MANUAL ILUSTRADO DE ORIENTAÇÕES CEP/UNIPAMPA. Submissão de projetos PLTBR passo a passo.

EVITE PENDÊNCIAS MANUAL ILUSTRADO DE ORIENTAÇÕES CEP/UNIPAMPA. Submissão de projetos PLTBR passo a passo. EVITE PENDÊNCIAS MANUAL ILUSTRADO DE ORIENTAÇÕES CEP/UNIPAMPA Submissão de projetos PLTBR passo a passo. 1 SUBMISSÃO DE PROJETOS Para ter acesso as funcionalidades do sistema PLATAFORMA BRASIL acesse o

Leia mais

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO Versão 2.0 1 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte Plataforma Brasil 07/05/2012 Criação do documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil 29/08/2012 Revisão do documento

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL CADASTRO: Para a submissão de projetos de pesquisa que envolva seres humanos, o pesquisador interessado deverá acessar o site http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

Leia mais

PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE

PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE PLATAFORMA BRASIL 3.1 PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE PARA PESQUISADORES A versão 3.1 da Plataforma Brasil possibilita que o CEP determine pendência nas apreciações realizadas por comitês de ética

Leia mais

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO Versão 3.0 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte Plataforma Brasil 07/05/2012 Criação do documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

Autorizações das instituições coparticipantes (documento preliminar de anuência destas instituições;

Autorizações das instituições coparticipantes (documento preliminar de anuência destas instituições; Todo projeto que envolve direta ou indiretamente seres humanos, deve ser submetido para a aprecisão por um Comitê de Ética em Pesquisa. No Brasil, o órgão responsável por implementar as normas e diretrizes

Leia mais

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP O que é um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CEP? É um colegiado multidisciplinar e independente que recebe e avalia projetos de pesquisa

Leia mais

Orientações para submissão de protocolos de pesquisa através da Plataforma Brasil

Orientações para submissão de protocolos de pesquisa através da Plataforma Brasil Orientações para submissão de protocolos de pesquisa através da Plataforma Brasil Finalização da quarta e última etapa do Cadastro pessoal do Pesquisador Antes de iniciar o cadastramento para submissão

Leia mais

Colegiado de Pesquisa (COLPE)

Colegiado de Pesquisa (COLPE) Apresentamos as diretrizes para construção de projetos de pesquisa, avaliação pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP/UFU) e registro na Faculdade de Medicina pelo COLPE. Siglas úteis

Leia mais

PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE

PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE PLATAFORMA BRASIL 3.2 PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE PARA PESQUISADORES A versão 3.2 da Plataforma Brasil possibilita que o CEP determine pendência nas apreciações realizadas por comitês de ética

Leia mais

Orientações para cadastro de Pesquisador e da Pesquisa no SISTEMA da PLATAFORMA BRASIL<

Orientações para cadastro de Pesquisador e da Pesquisa no SISTEMA da PLATAFORMA BRASIL< Orientações para cadastro de Pesquisador e da Pesquisa no SISTEMA da PLATAFORMA BRASIL Os Pesquisadores que possuem Projetos de Pesquisa que necessitam

Leia mais

Plataforma Brasil - Caderno Explicativo para IES Estácio. Criação: Dra. Luciana De Paula Lima Schmidt De Andrade

Plataforma Brasil - Caderno Explicativo para IES Estácio. Criação: Dra. Luciana De Paula Lima Schmidt De Andrade Plataforma Brasil - Caderno Explicativo para IES Estácio Criação: Dra. Luciana De Paula Lima Schmidt De Andrade Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisas UNESA junho/2017 Apresentação Este caderno tem

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL SITUAÇÕES DOS PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL:

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL SITUAÇÕES DOS PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL: MANUAL DE ORIENTAÇÕES DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL SITUAÇÕES DOS PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL: SITUAÇÃO 1: Se o pesquisador encaminhar o projeto incompleto (sem

Leia mais

CHECKLIST PARA O ENVIO DE PROJETOS PARA O CEP/CPII Sumário

CHECKLIST PARA O ENVIO DE PROJETOS PARA O CEP/CPII Sumário Sumário CADASTRO NA PLATAFORMA BRASIL...2 INFORMAÇÕES BÁSICAS DO PROTOCOLO...2 PÁGINA 1...2 PÁGINA 2...3 PÁGINA 3...3 No item FINANCIAMENTO...4 PÁGINA 4...4 PÁGINA 5...5 PÁGINA 5 (inserção de documentos)...6

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES. Qual o prazo de validade da Folha de Rosto? Não existe prazo de validade da folha de rosto.

DÚVIDAS FREQUENTES. Qual o prazo de validade da Folha de Rosto? Não existe prazo de validade da folha de rosto. DÚVIDAS FREQUENTES Quando a pesquisa é encaminhada à CONEP? 1.Quando o projeto for de área temática especial, exceto fármaco; 2.Quando o projeto não for de área temática especial, mas o CEP gostaria que

Leia mais

USO DA PLATAFORMA BRASIL PARA ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/UNIVAG

USO DA PLATAFORMA BRASIL PARA ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/UNIVAG USO DA PLATAFORMA BRASIL PARA ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/UNIVAG CEP/UNIVAG O Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Várzea Grande - CEP/UNIVAG, instituído pela Resolução

Leia mais

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA Rua Voluntários da Pátria, 1307 Centro Araraquara - SP CEP Telefone: (16) 3301.

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA Rua Voluntários da Pátria, 1307 Centro Araraquara - SP CEP Telefone: (16) 3301. O que é o CEP? A sigla significa Comitê de Ética em Pesquisa, órgão que tem por objetivo avaliar aspectos éticos de projetos de pesquisas que envolvam seres humanos. Por que é obrigatório submeter um Projeto

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA PLATAFORMA BRASIL

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA PLATAFORMA BRASIL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS V Encontro Integrado de Psicologia PUC Minas São Gabriel 06 a 08 de maio de 2013 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA PLATAFORMA BRASIL Mercia Aleide Ribeiro Leite

Leia mais

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos Como submeter um projeto? Fazer o cadastro do pesquisador e do projeto na Plataforma Brasil http://aplicacao.saude.gov.br/platafo rmabrasil/login.jsf Fazer

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA FACISA

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA FACISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES

Leia mais

Comitê de Ética em pesquisa humana

Comitê de Ética em pesquisa humana Comitê de Ética em pesquisa humana - 2013 Prof. Marcelo Reis da Costa Coordenador do em Pesquisa Humana Resolução 196/96 - Colegiados interdisciplinares e independentes, com múnus publico, de caráter consultivo,

Leia mais

NÃO É NECESSÁRIO TRAZER DOCUMENTAÇÃO AO CEP/FEPECS.

NÃO É NECESSÁRIO TRAZER DOCUMENTAÇÃO AO CEP/FEPECS. COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ROTEIRO PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS CEP/Fepecs -

Leia mais

PROTOCOLOS DE PESQUISA

PROTOCOLOS DE PESQUISA PROTOCOLOS DE PESQUISA Documentos necessários Conforme o item II.3 da Res. 466/12 CNS o Protocolo de Pesquisa é um documento contemplando a descrição da pesquisa em seus aspectos fundamentas, informações

Leia mais

DOCUMENTAÇÕES EXIGIDAS PELO CEP/UPE PARA PESQUISAS DO GRUPO III

DOCUMENTAÇÕES EXIGIDAS PELO CEP/UPE PARA PESQUISAS DO GRUPO III DOCUMENTAÇÕES EXIGIDAS PELO CEP/UPE Os projetos de pesquisa pertencentes ao Grupo I ou Grupo II, devem ser encaminhados ao CEP em duas vias físicas e duas digitais e os projetos do Grupo III, devem ser

Leia mais

ÉTICA EM PESQUISA, RESOLUÇÕES E CADASTRO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL

ÉTICA EM PESQUISA, RESOLUÇÕES E CADASTRO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL ÉTICA EM PESQUISA, RESOLUÇÕES E CADASTRO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS - UEL Coordenador: Prof. Dr. Osvaldo Coelho Pereira Neto Vice-coordenadora:

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 001/2015 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DE 02 DE FEVEREIRO DE 2.015

DELIBERAÇÃO Nº 001/2015 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DE 02 DE FEVEREIRO DE 2.015 DELIBERAÇÃO Nº 001/2015 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DE 02 DE FEVEREIRO DE 2.015 O Comitê de Ética em Pesquisa em reunião ordinária de 02 de fevereiro de 2.015, e conforme orientações da CONEP (Comissão

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA EXTENSÃO SGE

SISTEMA DE GESTÃO DA EXTENSÃO SGE SISTEMA DE GESTÃO DA EXTENSÃO SGE A apresentação das propostas (Programas, Projetos e Cursos) será feita exclusivamente por meio deste Sistema. Passo-a-Passo A dinâmica de apresentação de proposta à PROEX

Leia mais

Atenciosamente, CEP/UNIFIPA

Atenciosamente, CEP/UNIFIPA Comitê de Ética em Pesquisa CEP / UNIFIPA Centro Universitário Padre Albino Fundação Padre Albino Rua dos Estudantes, 225 Catanduva SP 15.809-144 Fone (17) 3311-3328 e-mail: cep@unifipa.com.br 1 Prezado

Leia mais

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 2.0 1 Histórico de Revisão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 01/11/2011 Documento 1.1

Leia mais

NOME DO ESTUDANTE. substituir pelo nome da Instituição de Ensino)

NOME DO ESTUDANTE. substituir pelo nome da Instituição de Ensino) NOME DO ESTUDANTE (No caso de o edital indicar que não deve haver identificação do estudante e do orientador, substituir pelo nome da Instituição de Ensino) TÍTULO UBERLÂNDIA ANO DE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

Leia mais

Plataforma Brasil e envio de estudos ao CEP. Profa Eliziane Calvi Doutorado pela Cir Plástica - UNIFESP Docente do MP em Reg.

Plataforma Brasil e envio de estudos ao CEP. Profa Eliziane Calvi Doutorado pela Cir Plástica - UNIFESP Docente do MP em Reg. Plataforma Brasil e envio de estudos ao CEP Profa Eliziane Calvi Doutorado pela Cir Plástica - UNIFESP Docente do MP em Reg. Tecidual -UNIFESP Para cadastramento do pesquisador são necessários os seguintes

Leia mais

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR Versão 1.1 Histórico de Versão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CPDI

Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CPDI Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CPDI Instruções para cadastramento de projetos de pesquisas no 1) Inicialmente, o professor responsável pelo projeto deve efetuar o login, utilizando

Leia mais

ESTUDOS TIPO RELATO DE CASO

ESTUDOS TIPO RELATO DE CASO 1 ESTUDOS TIPO RELATO DE CASO Compreende-se como Relato de Caso a modalidade de estudo na área biomédica com delineamento descritivo, sem grupo controle, de caráter narrativo e reflexivo cujos dados são

Leia mais

PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE

PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE PLATAFORMA BRASIL 3.1 PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE PARA COMITÊS DE ÉTICA A versão 3.1 da Plataforma Brasil possibilita que o CEP determine pendência nas apreciações realizadas por comitês de

Leia mais

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA Versão 1.0 Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento Orientações Básicas para Comitês de Ética em Pesquisa

Leia mais

MODELO DE PROJETO DETALHADO DO CEP-UFAC

MODELO DE PROJETO DETALHADO DO CEP-UFAC MODELO DE PROJETO DETALHADO DO CEP-UFAC 1 Orientações: O modelo de Projeto Detalhado, aprovado pelo CEP-UFAC, atende as Normas Brasileiras (NBR), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) especificamente

Leia mais

*OS DOCUMENTOS ABAIXO LISTADOS DEVERÃO SER ANEXADOS NA PLATAFORMA BRASIL EM PDF.

*OS DOCUMENTOS ABAIXO LISTADOS DEVERÃO SER ANEXADOS NA PLATAFORMA BRASIL EM PDF. CEP/ACCG-Comitê de Ética em Pesquisa da Associação de Combate ao Câncer em Goiás. FONE: 62 3243 7050. cepaccg@accg.org.br - Horário: 8:00 às 14:00hs Local: Rua 239, nº 206-Edifício Filhinha Nogueira (antigo

Leia mais

Tutorial Plataforma Brasil O CEPH-IPUSP explica passo a passo

Tutorial Plataforma Brasil O CEPH-IPUSP explica passo a passo Tutorial Plataforma Brasil O CEPH-IPUSP explica passo a passo 1. Antes de iniciar o cadastro de seu projeto na PLATAFORMA BRASIL, recomenda-se a leitura atenta da Resolução do CNS nº 466 de 12 de dezembro

Leia mais

Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq)

Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq) Campus I Campus II Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Tel: 18 3229 2077 / 2078 / 2079 E-mail: posgrad@unoeste.br www.unoeste.br Rua José Bongiovani, 700 Cidade Universitária CEP 19050 920 Presidente

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Checklist do Pesquisador

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Checklist do Pesquisador Checklist do Pesquisador - 2013 De acordo com a legislação vigente, toda pesquisa envolvendo Seres Humanos, direta e indiretamente, devem ser encaminhados para análise de um Comitê de Ética em Pesquisa.

Leia mais

Seção de Apoio à Pesquisa. - Tutorial Submissão do Projeto na. Plataforma Brasil

Seção de Apoio à Pesquisa. - Tutorial Submissão do Projeto na. Plataforma Brasil Seção de Apoio à Pesquisa - Tutorial Submissão do Projeto na Plataforma Brasil Acesse o site: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf Digite seu e-mail e senha Clique em ok Lembre-se que

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE - Conselho Nacional de Saúde - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa CONEP FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

MINISTÉRIO DA SAÚDE - Conselho Nacional de Saúde - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa CONEP FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES MINISTÉRIO DA SAÚDE - Conselho Nacional de Saúde - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa CONEP FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES Cadastro da Pesquisa A data do colegiado que é inserida no parecer pode ser diferente

Leia mais

CADASTRAMENTO DO PROTOCOLO DE PESQUISA NO SISNEP

CADASTRAMENTO DO PROTOCOLO DE PESQUISA NO SISNEP CADASTRAMENTO DO PESQUISADOR JUNTO AO SISTEMA NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA SISNEP O pesquisador deve se cadastrar junto ao sistema SISNEP acessando o site www.saude.gov.brlsisnep, fornecendo seu e-mail.

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES. 2. Quais projetos de pesquisa devem ser submetidos para análise no CEP?

DÚVIDAS FREQUENTES. 2. Quais projetos de pesquisa devem ser submetidos para análise no CEP? Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, CEP FAT Faculdade Anísio Teixeira FAT Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, nº313, Ponto Central Feira de Santana, Bahia E mail: cep@fat.edu.br Fone: (75) 3616 9464

Leia mais

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1)

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1) Submeter Projeto Sistema Módulo Usuários SIPAC Portal Administrativo Servidores Esta funcionalidade é utilizada pelos servidores com acesso ao sistema, permitindo que sejam cadastrados e submetidos projetos

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL O presente documento visa a auxiliar os pesquisadores na submissão de projeto de pesquisa ao CEP/PUC-CAMPINAS por meio da Plataforma Brasil.

Leia mais

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM ENSINO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE TÍTULO DO PROJETO CURITIBA

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM ENSINO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE TÍTULO DO PROJETO CURITIBA 1 FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM ENSINO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE TÍTULO DO PROJETO CURITIBA 2018 2 NOME DO MESTRANDO TÍTULO DO PROJETO Projeto de Dissertação

Leia mais

DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA CONTATO: CEP/ACCG-Comitê de Ética em Pesquisa da Associação de Combate ao Câncer em Goiás. FONE: 62 3243 7050. e-mail: cepaccg@accg.org.br LOCAL: Rua 239, 206-Edifício Filhinha Nogueira (antigo albergue),

Leia mais

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH. Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH. Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as quais serão notificadas aos interessados. INSCRIÇÃO DO INSTRUTOR NO GDH Analisados

Leia mais

Uberlândia, 22 de junho de 2016.

Uberlândia, 22 de junho de 2016. Universidade Federal de Uberlândia Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA - CEP Av. João Naves de Ávila, nº 2121 - Bloco 1A sala 224 - Campus Santa Mônica - Uberlândia-MG.

Leia mais

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as quais serão notificadas aos interessados. INSCRIÇÃO DO INSTRUTOR NO GDH Analisados

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES 1. O

DÚVIDAS FREQUENTES 1. O DÚVIDAS FREQUENTES 1. O que é um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)? O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com múnus público, que deve existir nas instituições

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS. Sumário. Campus de GV, o qual um pesquisador possua vínculo?... 5

PERGUNTAS E RESPOSTAS. Sumário. Campus de GV, o qual um pesquisador possua vínculo?... 5 Sumário 1. Como encontrar meu parecer pendente ou aprovado?... 3 2. Como proceder se houver pendências em meu projeto?... 3 3. O resultado da avaliação do CEP será enviado ao pesquisador após a elaboração

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES AO CEP Faculdades Integradas Promove de Brasília

PERGUNTAS FREQUENTES AO CEP Faculdades Integradas Promove de Brasília PERGUNTAS FREQUENTES AO CEP Faculdades Integradas Promove de Brasília 1. Quando um projeto deve ser encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa? Todo e qualquer projeto de pesquisa, que seja relativo a

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS

LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS CONSTA TAMBÉM: 1. MODELO DE DECLARAÇÃO DO PESQUISADOR

Leia mais

DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/IH

DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/IH DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/IH O processo de submissão de projetos ao CEP/IH se dá diretamente entre o pesquisador e a secretaria do Comitê pelo e-mail cep_ih@unb.br. O protocolo

Leia mais

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Versão 1.1 Histórico de revisão Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do documento Plataforma Brasil 1.1 Equipe suporte

Leia mais

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 3.0 1 Histórico de Revisão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 01/11/2011 Documento 1.1

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Roteiro para elaboração do Projeto de Pesquisa * Os projetos de pesquisa devem seguir as normas da Comissão Científica da FAMED-PUCRS descrita abaixo: 1- Noções Gerais para Preparação de Protocolos de

Leia mais