IEC/CAMAR/CAFAR/CADAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IEC/CAMAR/CAFAR/CADAR"

Transcrição

1 INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CONCURSOS DE ADMISSÃO AOS CURSOS DE ADAPTAÇÃO DE MÉDICOS, FARMACÊUTICOS E DENTISTAS DA AERONÁUTICA IEC-CAMAR/CAFAR/CADAR 1 DA FINALIDADE 1.1 As presentes instruções, aprovadas pela Portaria DEPENS nº 111/DE2, de 01 de julho de 2003, e fundamentadas pelas Instruções Gerais para os Concursos de Admissão atribuídos ao Departamento de Ensino da Aeronáutica, aprovadas pela Portaria nº128/gc3, de 1º de março de 2001, e publicadas no Diário Oficial da União nº43, Seção 1, páginas 1 a 4, de 02 de março de 2001, bem como pelas Instruções Complementares para os Concursos de Admissão atribuídos ao Departamento de Ensino da Aeronáutica, aprovadas pela Portaria nº34/de2, de 29 de março de 2001, e publicadas no Diário Oficial da União nº71-e, Seção 1, página 11, de 11 de abril de 2001, têm por finalidade regular e divulgar aos interessados as condições e os procedimentos aprovados para inscrição e participação nos Concursos de Admissão aos Cursos de Adaptação de Médicos, Farmacêuticos e Dentistas da Aeronáutica (CA-CAMAR/CA-CAFAR/CA-CADAR). 2 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 2.1 A ativação de cada Concurso de Admissão ao CAMAR, CAFAR e CADAR da Aeronáutica dar-se-á com a aprovação e a publicação de Aditamento a este documento, mediante Portaria do Diretor-Geral do DEPENS. 2.2 O Aditamento às Instruções Específicas para o Concurso de Admissão aos Cursos de Adaptação de Médicos, Farmacêuticos e Dentistas da Aeronáutica (AIEC-CAMAR/CAFAR/CADAR) é um ato complementar, de caráter transitório, contendo as condições e informações aplicáveis e válidas para um único certame, o qual será referenciado no próprio documento. 2.3 Visando dirimir dúvidas, sempre que nestas instruções for recomendado consultar algum item do Aditamento, este será referente ao AIEC-CAMAR/CAFAR/CADAR vigente. 2.4 Sempre que se fizer necessária alguma alteração do previsto neste documento, esta constará do AIEC-CAMAR/CAFAR/CADAR do concurso a ser realizado, sendo de responsabilidade do candidato tomar conhecimento do assunto. 2.5 O AIEC-CAMAR/CAFAR/CADAR será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e no Boletim do Comando da Aeronáutica (BCA), a cada concurso a ser realizado. Também estará à disposição no Manual do Candidato e na INTERNET, na página oficial do Comando da Aeronáutica, no seguinte endereço eletrônico: Será de responsabilidade do candidato tomar conhecimento destas instruções, dos seus respectivos anexos e do seu Aditamento. 2.6 Para melhor compreensão das orientações contidas nestas instruções e conhecimento quanto ao significado técnico de determinados vocábulos e siglas utilizadas no documento em pauta, recomenda-se ao candidato consultar o glossário constante no Anexo 1 a estas instruções.

2 2.7 DOS QUADROS Os Quadros de Oficiais Médicos, Farmacêuticos e Dentistas são Quadros de Oficiais de Carreira que, - regulados pelo Decreto nº98.338, de 27 de outubro de 1989, com as alterações aprovadas pelo Decreto nº98.929, de 05 de fevereiro de 1990, e pela ICA 36-11, Instrução Reguladora dos Quadros de Oficiais Médicos, Farmacêuticos e Dentistas (IRQCOMDF), aprovada pela Portaria nº 802/GC3, de 11 de novembro de 2002, - visam suprir o Comando da Aeronáutica com oficiais, de ambos os sexos, para o exercício de funções nas áreas médica, farmacêutica e odontológica em Organizações Militares da Aeronáutica. 2.8 DA ESPECIALIDADE E UNIDADE/LOCALIDADE Os candidatos ao CAMAR/CAFAR/CADAR concorrerão às vagas fixadas por especialidade e Unidade/localidade Os procedimentos para a indicação, no Formulário de Solicitação de Inscrição, da especialidade pretendida, bem como da(s) Unidades(s)/localidade(s), em ordem de prioridade, constam do item destas instruções. 2.9 DOS CURSOS DE ADAPTAÇÃO DE MÉDICOS (CAMAR), FARMACÊUTICOS (CAFAR) E DENTISTAS (CADAR) Os CAMAR, CAFAR e CADAR, ministrados no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte-MG, têm a duração de 13 (treze) semanas A Adaptação de médicos, farmacêuticos e dentistas da Aeronáutica obedece a duas etapas: a) a primeira, cumprida através da Instrução no Campo Militar, objetiva proporcionar ao profissional a formação militar que norteará o seu desempenho como oficial; e b) a segunda, cumprida por meio da Instrução no Campo Técnico-Especializado, visa a adaptar o profissional às condições peculiares do meio em que exercerá a sua atividade ou especialidade A Instrução ministrada no Campo Militar visa primordialmente a incorporar no estagiário uma mentalidade que o leve a aceitar com determinação os postulados básicos da vida militar e a pautar seus procedimentos de acordo com os mesmos. Proporciona ainda o desenvolvimento de qualidades e habilidades necessárias para a integração dos estagiários no novo meio, fundamentados nos princípios e virtudes que devem caracterizar o militar do Comando da Aeronáutica A Instrução no Campo Técnico-Especializado visa a proporcionar ao estagiário o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Serviço de Saúde da Aeronáutica, bem como sobre os procedimentos de rotina do oficial nos vários setores de acordo com a sua área de atuação. A formação especializada voltada para a Medicina de Aviação fundamenta-se nos aspectos relativos à fisiopatologia do comportamento humano face ao vôo e naqueles específicos do Serviço de Saúde em Campanha.

3 2.9.2 Durante o período compreendido entre a inscrição no concurso de admissão e a conclusão do CAMAR, CAFAR e CADAR, a candidata ou estagiária não deverá apresentar estado de gravidez, dada a incompatibilidade com os testes físicos específicos, de caráter seletivo, estabelecidos nestas instruções, e com as atividades físicas obrigatórias a que será submetida. A comprovação do estado de gravidez acarretará a imediata exclusão do concurso de admissão ou o seu desligamento do CAMAR, CAFAR ou CADAR O candidato selecionado no concurso e matriculado no curso de adaptação será designado Primeiro-Tenente Estagiário Os militares da ativa, ao serem matriculados no CAMAR, CAFAR e CADAR, durante a realização do curso, terão precedência hierárquica sobre os estagiários oriundos do meio civil, mantendo entre si a precedência hierárquica anterior à matrícula Durante a realização do CAMAR, CAFAR e CADAR, a precedência hierárquica entre os estagiários oriundos do meio civil será estabelecida pela Média Final obtida pelos mesmos no concurso DA SITUAÇÃO APÓS A CONCLUSÃO DO CAMAR/CAFAR/CADAR O estagiário que concluir, com aproveitamento, o curso de adaptação será nomeado, mediante ato do Comandante da Aeronáutica, Primeiro-Tenente Médico, Farmacêutico ou Dentista e incluído no respectivo Quadro, sendo a sua antigüidade estabelecida pela ordem decrescente da Média Final obtida no curso realizado Ao término do curso de adaptação, o Primeiro-Tenente Médico, Farmacêutico ou Dentista será designado para servir em Organização Militar (OM) da localidade para a qual foi selecionado, conforme o item 2.8 destas instruções. 3 DAS VAGAS 3.1 As vagas fixadas, por especialidade e Unidade/localidade, para ingresso no CAMAR, CAFAR e CADAR estarão discriminadas no item 4 do Aditamento a estas instruções, sendo destinadas aos candidatos aprovados que forem selecionados no concurso de admissão e habilitados à matrícula em um dos referidos cursos, conforme o disposto no item 13.1 destas instruções As vagas fixadas visam atender às necessidades do Comando da Aeronáutica, podendo as mesmas deixarem de existir para alguns cursos ou algumas de suas especialidades em determinados concursos. 4 DO PROCESSO SELETIVO E CLASSIFICATÓRIO 4.1 O concurso de admissão será constituído das seguintes etapas: a) Exame de Escolaridade; b) Exame de Conhecimentos Especializados; c) Prova de Títulos; d) Inspeção de Saúde; e) Exame de Aptidão Psicológica; e f) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF). 4.2 Todas as etapas, à exceção da Prova de Títulos, terão caráter seletivo, sendo que aquelas constantes das alíneas "a" e "b" serão, também, classificatórias.

4 4.3 A Prova de Títulos tem caráter apenas classificatório. 4.4 As etapas supracitadas serão realizadas de acordo com a conveniência da Administração, não cabendo solicitação para adiamento, por parte do candidato, independente do motivo. 4.5 Não haverá segunda chamada para a realização dos Exames, da Prova de Títulos, da Inspeção de Saúde ou do TACF previstos para o concurso. 5 DOS LOCAIS PARA REALIZAÇÃO DO CONCURSO 5.1 O concurso de admissão será realizado somente nas Organizações Militares de Apoio (OMAP) - organizações designadas pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) para apoiarem os eventos do concurso de admissão. 5.2 A relação das OMAP à disposição do candidato para a realização do concurso consta do item 9 do Aditamento a estas instruções. 5.3 O candidato militar deverá solicitar a sua inscrição para a OMAP à qual está jurisdicionada a Organização Militar (OM) em que serve. 5.4 A opção pela OMAP ocorrerá por ocasião do preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição. 5.5 O candidato não poderá realizar o concurso em OMAP diferente daquela pela qual optar no Formulário de Solicitação de Inscrição. 5.6 A Prova Prática/Oral do Exame de Conhecimentos Especializados será realizada no hospital de área da OMAP em que o candidato optou por prestar o concurso. 5.7 Os candidatos que concorrerão às especialidades cirúrgicas poderão realizar o ato cirúrgico da Prova Prática/Oral, acompanhados de médicos da Banca Examinadora, em pacientes internados em hospitais de área da Aeronáutica ou em hospital civil autorizado pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica Para a realização de ato cirúrgico da Prova Prática/Oral em hospital civil, este deverá estar situado na mesma localidade do hospital de área da Aeronáutica. 6 DAS CONCENTRAÇÕES 6.1 No período compreendido entre a inscrição e a matrícula, haverá três concentrações, de acordo com o Calendário de Eventos do concurso, com as seguintes finalidades: a) Concentração Inicial - orientar os candidatos sobre a realização das provas escritas dos Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados, devendo estas serem aplicadas no mesmo local da referida concentração; b) Concentração Intermediária - receber a documentação referente à Prova de Títulos e orientar os candidatos convocados sobre a realização da Prova Prática/Oral, da Inspeção de Saúde, do Exame de Aptidão Psicológica e do TACF, desde que cumpridas as exigências contidas nestas instruções; e

5 c) Concentração Final - receber dos candidatos selecionados, pela Junta Especial de Avaliação (JEA), para habilitação à matrícula, cópia dos documentos previstos no item 13.1, devendo, na ocasião, serem apresentados os documentos originais para a respectiva conferência. Também, nessa concentração, serão prestadas as orientações necessárias para a apresentação no CIAAR, onde serão realizados os cursos. 6.2 Os eventos constantes das três concentrações supracitadas serão acompanhados e executados sob a coordenação da Comissão Fiscalizadora de cada OMAP. 6.3 O local onde serão realizadas a Concentração Inicial e as provas escritas dos Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados será divulgado pelo CIAAR por ocasião do deferimento da inscrição. 6.4 Durante a Concentração Inicial, será divulgado pelo Presidente da Comissão Fiscalizadora o local da Concentração Intermediária. 6.5 O Presidente da Comissão Fiscalizadora, durante a Concentração Intermediária, coordenará o recebimento da documentação referente à Prova de Títulos e informará o dia e o local da realização da Prova Prática/Oral, da Inspeção de Saúde, do Exame de Aptidão Psicológica, do TACF e da Concentração Final. 7 DAS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO 7.1 DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO São condições para inscrição no concurso de admissão: a) ser brasileiro(a) nato(a), conforme parágrafo 3º do art. 12 da Constituição Federal; b) ser voluntário(a); c) ter, no mínimo, 1,55 m de altura, se do sexo feminino, e 1,60 m de altura, se do sexo masculino; d) estar dentro do limite de idade previsto no item 2 do Aditamento a estas instruções; e) ter concluído, com aproveitamento, em nível de bacharelado ou licenciatura plena do Sistema Nacional de Ensino, Curso superior de Medicina, Farmácia ou Odontologia e possuir o título da respectiva especialidade a que concorre, divulgada como de interesse do Comando da Aeronáutica (item 4 do Aditamento a estas instruções), de forma que possa apresentar, na data da Concentração Final do concurso e por ocasião do ato da matrícula no CIAAR, o diploma de conclusão, devidamente registrado, e o Título de Especialista ou equivalente, obtido por meio de conclusão de Residência Médica ou de curso de pósgraduação em instituição reconhecida, ou comprovar o exercício da especialidade pelo período mínimo de 03 (três) anos em instituição reconhecida. No referido diploma deverá constar o decreto de reconhecimento da instituição de ensino e a portaria de reconhecimento do respectivo curso, bem como as respectivas publicações no Diário Oficial da União (DOU); f) se militar, constar as informações do seu Comandante, Diretor ou Chefe no Formulário de Solicitação de Inscrição, referentes ao atendimento das condições

6 previstas nas alíneas "a", "d", "g", "h", "i", "j", "l", "o" e "p" deste item; g) se militar da ativa, estar classificado, no mínimo, no "Bom Comportamento"; h) se militar da ativa ou da reserva, não possuir grau hierárquico superior a Primeiro-Tenente; i) se militar, não pertencer ao Quadro de Oficiais Médicos, Farmacêuticos e Dentistas da Aeronáutica; j) não possuir registros criminais e não estar "sub judice" ou condenado criminalmente; l) estar em dia com suas obrigações eleitorais; m) se do sexo feminino, estar de acordo com as exigências contidas nas instruções do concurso, conforme termo de responsabilidade constante do Formulário de Solicitação de Inscrição, relativas ao impedimento de apresentar estado de gravidez no período entre a inscrição e a conclusão do curso; n) se do sexo masculino, estar em dia com suas obrigações militares; o) não ter sido, anteriormente, excluído(a) do serviço ativo por motivo disciplinar, por falta de conceito moral ou por incompatibilidade com a carreira militar, ou desligado(a) de curso ou estágio ministrado em estabelecimento militar de ensino pelos mesmos motivos; p) se militar da ativa da Aeronáutica, ter parecer favorável da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO) ou da Comissão de Promoções de Graduados (CPG); q) não ser detentor de Certificado de Isenção do Serviço Militar motivado por incapacidade física, mental ou moral; r) pagar a taxa de inscrição e comprovar seu pagamento; e s) inscrever-se por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição O atendimento às condições para a inscrição no concurso de admissão, previstas no item 7.1.1, deverá ser comprovado ao Presidente da Comissão Fiscalizadora na data da Concentração Final, ocasião em que também serão apresentados pelos candidatos todos os documentos originais relacionados para matrícula, constantes do item 13.1, e entregues as suas respectivas cópias. Por ocasião da matrícula no CIAAR, o candidato deverá reapresentar os documentos originais. 7.2 DAS ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO A solicitação de inscrição será realizada por meio do preenchimento e encaminhamento ao CIAAR do Formulário de Solicitação de Inscrição no período constante do item 8 do Aditamento a estas instruções O Formulário de Solicitação de Inscrição poderá ser obtido pelos interessados dos modos que se seguem: a) por meio do Manual do Candidato a ser obtido nos Comandos Aéreos Regionais (COMAR), nas Bases Aéreas, nas Organizações Militares de Ensino da Aeronáutica, no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e no Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER); e

7 b) por meio do item 7 do Aditamento a estas instruções, constante do Edital, publicado no Diário Oficial da União (DOU) O candidato deverá envidar esforços para obter o seu Formulário de Solicitação de Inscrição conforme previsto na alínea "a" do item Esse formulário não poderá ser copiado, sob pena do indeferimento da inscrição, tendo em vista que o mesmo utiliza o processo de leitura ótica de código de barras O Formulário de Solicitação de Inscrição, obtido conforme previsto na alínea "b" do item 7.2.2, deverá ser utilizado, excepcionalmente e somente, se o candidato estiver impossibilitado de obter o formulário previsto na alínea "a" do referido item. O formulário previsto na alínea "b" não utiliza o processo de leitura ótica e não possui código de barras, podendo ser copiado, preenchido e enviado para o CIAAR, acompanhado do comprovante do depósito bancário, referente à taxa de inscrição, efetuado em favor daquele Centro O candidato que fizer uso do Formulário de Solicitação de Inscrição, constante da alínea "b" do item 7.2.2, deverá ampliá-lo para papel tamanho ofício O Formulário de Solicitação de Inscrição deverá ser preenchido à máquina ou em letra de fôrma ou, ainda, conforme as instruções contidas no próprio formulário. No preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição, o candidato, obrigatoriamente, deverá: a) assinalar o curso e registrar a especialidade para cuja(s) vaga(s) pretende concorrer dentre as estabelecidas no item 4 do Aditamento a estas instruções; b) registrar a localidade, correspondente à OMAP, onde deseja realizar o concurso, devendo consultar, para o preenchimento correto, o item 9 do Aditamento a estas instruções; c) se candidato militar, registrar a localidade onde deseja realizar o concurso, correspondente à OMAP, à qual está jurisdicionada a Organização Militar (OM) em que serve, devendo consultar, para o preenchimento correto, o item 9 do Aditamento a estas instruções; e d) enumerar a(s) Unidade(s)/localidade(s), em ordem de prioridade, onde deseja servir, desde que haja vaga(s) para a especialidade a que pretende concorrer, dentre aquela(s) estabelecida(s) no item 4 do Aditamento a estas instruções. Exemplo: São Paulo - 1ª, Recife 2ª, Rio de Janeiro 3ª, Curitiba 4ª, etc O valor da taxa de inscrição, bem como os procedimentos para o pagamento, constam do item 3 do Aditamento a estas instruções. A taxa de inscrição é irrestituível, independente do motivo.

8 7.2.7 O Formulário de Solicitação de Inscrição deverá ser remetido via SEDEX ou com postagem registrada pela ECT para o CIAAR, cujo endereço consta do item 5 do Aditamento a estas instruções. Excepcionalmente, poderá ser entregue diretamente no protocolo daquele Centro Somente será aceito o Formulário de Solicitação de Inscrição encaminhado via SEDEX ou contendo postagem registrada pela ECT dentro do prazo estabelecido para inscrição ou aquele que, excepcionalmente, der entrada no protocolo do CIAAR até às 16 h da data de encerramento das inscrições Será indeferida a inscrição do candidato cujo Formulário de Solicitação de Inscrição contenha campos em branco ou esteja ilegível ou apresente, em seu preenchimento, erro, rasura ou omissão de dados Será de inteira responsabilidade do candidato a verificação do correto preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição A inscrição tornar-se-á nula, bem como todos os atos dela decorrentes, se comprovado que o candidato, durante o concurso e nos prazos previstos, deixou de atender às condições constantes no item destas instruções e no respectivo Aditamento, conforme a opção do curso a que pretende concorrer O CIAAR encaminhará ao candidato, via ECT, o seu Cartão de Inscrição deferido ou indeferido O candidato que não receber o Cartão de Inscrição, com o deferimento ou indeferimento de sua inscrição, até 05 (cinco) dias antes da data prevista para a Concentração Inicial, deverá entrar em contato com o CIAAR no período previsto no Calendário de Eventos do concurso por meio do telefone constante do item 5 do Aditamento a estas instruções. 7.3 DA INSCRIÇÃO PELA INTERNET Quando para o concurso estiver prevista a inscrição pela INTERNET, o item 6.2 do Aditamento a estas instruções conterá as orientações para essa modalidade de inscrição. 8 DOS EXAMES DE ESCOLARIDADE E DE CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS E DA PROVA DE TÍTULOS 8.1 O Exame de Escolaridade, de caráter seletivo e classificatório, será realizado por meio de prova escrita de Língua Portuguesa. 8.2 O Exame de Conhecimentos Especializados, de caráter seletivo e classificatório, será realizado por meio de prova escrita e de prova prática/oral, envolvendo assuntos relativos à especialidade a que concorre o candidato. 8.3 As provas escritas dos Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados abrangerão o conteúdo programático previsto no Programa de Matérias, discriminado por especialidade, constante no item 10 do Aditamento a estas instruções As provas escritas dos Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados serão confeccionadas em impressos próprios, constando de questões objetivas de múltipla escolha, com quatro alternativas, das quais somente uma será a correta, podendo, também, serem compostas de questão(ões) dissertativa(s).

9 8.3.2 No caso de as provas serem compostas somente de questões objetivas, a cada questão será atribuído um valor específico e o resultado de qualquer uma das provas será igual à soma dos valores das questões assinaladas corretamente No caso de as provas serem compostas de uma ou mais questões dissertativas, o valor de cada questão será atribuído pelo CIAAR e o resultado de qualquer uma das provas será o somatório dos valores obtidos em cada questão No caso de as provas serem compostas de questões objetivas e dissertativas, cada questão terá valor específico, estipulado pelo CIAAR, e o resultado de qualquer uma das provas será a soma dos valores obtidos nas questões objetivas e dissertativas que a compõem. 8.4 O grau atribuído a cada prova dos Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados, bem como à Prova Prática/Oral, estará contido na escala de 0 (zero) a 10 (dez), proporcional ao resultado da respectiva prova, com aproximação até a casa centesimal O grau mínimo que determinará o aproveitamento do candidato nas provas dos Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados será 5,00 (cinco) Serão considerados candidatos com aproveitamento aqueles que obtiverem Média Final igual ou superior a 5,00 (cinco) e que atendam ao previsto no item anterior Os candidatos com aproveitamento serão relacionados, por especialidade que optaram por concorrer, por meio da ordenação decrescente de suas Médias Finais conforme o disposto no item 8.9.2, o que estabelecerá a ordem de classificação para o preenchimento das vagas previstas para o respectivo curso. 8.5 Para as provas dos Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados serão atribuídos os seguintes pesos: a) Prova de Língua Portuguesa - peso 1 (um); b) Prova escrita de Conhecimentos Especializados - peso 5 (cinco); e c) Prova Prática/Oral de Conhecimentos Especializados - peso 3 (três). 8.6 A Prova de Títulos, de caráter classificatório, tem por finalidade avaliar a experiência profissional e acadêmica do candidato Os títulos deverão ser apresentados na data prevista no Calendário de Eventos, constante do item 8 do Aditamento a estas instruções Os títulos apresentados pelos candidatos receberão a seguinte pontuação: a) Pós-Graduação "strictu sensu" - Doutorado: 80 (oitenta) pontos; - Mestrado: 70 (setenta) pontos; b) Residência Médica: 60 (sessenta) pontos; c) Pós-Graduação "lato sensu" - Especialização: 50 (cinqüenta) pontos; ou - Aperfeiçoamento:50 (cinqüenta) pontos; e d) Cursos de Extensão Universitária com o mínimo de 100 horas/aula de duração: 40 (quarenta) pontos.

10 Para efeito de Prova de Títulos, somente serão aceitos os títulos nas graduações supracitadas. O candidato poderá apresentar apenas um título para cada graduação, devendo este ser correspondente ao propósito seletivo e classificatório ao qual concorre O candidato poderá apresentar apenas um título para cada graduação Para os candidatos com Curso de Pós-Graduação "lato sensu", apenas um dos títulos, Especialização ou Aperfeiçoamento, deverá ser apresentado, sendo atribuído o valor máximo de 50 pontos para a referida graduação Diplomas ou certificados de pós-graduação nos níveis de especialização ou aperfeiçoamento, título de mestre e/ou doutor só serão aceitos se forem expedidos por instituição oficial ou reconhecida, devidamente registrados, ou se for comprovado por documentação protocolar que estão em processo de registro As cópias dos títulos a serem apresentados deverão ser autenticadas em cartório Os documentos referentes a títulos em Língua Estrangeira deverão estar traduzidos para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado O candidato que deixar de apresentar título na forma estabelecida e no prazo previsto terá pontuação igual a zero A pontuação máxima que um candidato poderá obter na Prova de Títulos corresponde a 300 (trezentos) pontos. Cada 10 pontos representa um acréscimo de 0,05 graus (cinco centésimos de graus) na Média Final do candidato. Este acréscimo poderá totalizar 1,5 graus, desde que não ultrapasse o valor máximo que poderá ser obtido pelo candidato na Média Final, o qual corresponde a 10 graus. Qualquer valor acima de 10 graus obtido pelo candidato será desconsiderado para efeito de cálculo da referida média. Essa exclusão não se aplica para efeito de desempate conforme previsto no item 9.2, quando será considerada a pontuação integral obtida pelo candidato na Prova de Títulos. 8.7 DA PROVA PRÁTICA/ORAL A Prova Prática/Oral tem a finalidade de avaliar a habilidade, o desempenho e a perícia profissional do candidato, bem como de ratificar os conhecimentos demonstrados pelo mesmo na prova escrita do Exame de Conhecimentos Especializados A Prova Prática/Oral será formulada em um caderno de procedimentos que ficará à disposição dos membros da Banca Examinadora, onde, para cada quesito, serão estabelecidos os procedimentos, na ordem de execução, com o valor do grau máximo previsto na avaliação, caso este seja realizado corretamente A cada quesito avaliado, a Banca Examinadora fará constar, na Ficha de Avaliação, os comentários positivos e negativos sobre o conhecimento e habilidade profissional demonstrados pelo candidato, bem como atribuirá o grau a que fez jus.

11 8.7.4 Ao término da prova, os membros da Banca Examinadora, na presença do candidato, procederão aos comentários dos diversos quesitos avaliados e os graus correspondentes, bem como darão ciência ao candidato do respectivo grau final obtido na prova, considerando o disposto no item 8.4. O processo de avaliação encerrar-se-á com a assinatura dos membros da Banca Examinadora e do avaliado na respectiva Ficha de Avaliação a qual deverá ser encaminhada ao CIAAR. Quando a Ficha de Avaliação for composta de duas ou mais folhas, estas deverão ser rubricadas pelos membros da Banca Examinadora e pelo avaliado. 8.8 DA MÉDIA PARCIAL Após a realização das provas escritas dos Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados, será calculada a Média Parcial obtida pelo candidato a qual estabelecerá uma classificação parcial A Média Parcial do candidato será calculada por meio da média ponderada dos graus obtidos nas provas escritas dos Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados, considerando o disposto no item 8.5 destas instruções e a seguinte fórmula: MP= LP + 5CE, onde: 6 MP= Média Parcial; LP= grau da prova escrita de Língua Portuguesa; e CE= grau da prova escrita de Conhecimentos Especializados O grau mínimo previsto para a Média Parcial será 5,00 (cinco), devendo ser considerado o disposto no item A classificação parcial será considerada apenas para a convocação de candidatos para a Concentração Intermediária, a fim de realizarem a Prova de Títulos, a Prova Prática/Oral do Exame de Conhecimentos Especializados, a Inspeção de Saúde, o Exame de Aptidão Psicológica e o Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), desde que cumpridas as exigências previstas nestas instruções Os candidatos convocados para a Concentração Intermediária serão relacionados, por curso e especialidade que optaram por concorrer, por meio da ordenação decrescente de suas Médias Parciais, em número máximo correspondente ao quádruplo das vagas estabelecidas, observado o disposto no item 4 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado. 8.9 DA MÉDIA FINAL O valor da Média Parcial de cada candidato será desconsiderado para efeito de cálculo da sua Média Final A Média Final do candidato será a média ponderada dos graus obtidos em todas as provas que compõem os Exames de Escolaridade (prova escrita de Língua Portuguesa) e de Conhecimentos Especializados (prova escrita e prova prática/oral), considerando o previsto no item 8.5 destas instruções, acrescida dos centésimos de graus correspondentes à pontuação obtida na Prova de Títulos, observando o disposto no item e a seguinte fórmula:

12 MF= LP + 5CE + 3PO + PT x 0,05, onde: MF= Média Final; LP= grau da prova escrita de Língua Portuguesa; CE= grau da prova escrita de Conhecimentos Especializados; PO= grau da Prova Prática/Oral; e PT= pontos obtidos na Prova de Títulos. 9 DO CRITÉRIO DE DESEMPATE 9.1 No caso de empate das Médias Parciais, o desempate será decidido de acordo com a seguinte ordem de precedência: a) militar da ativa; b) maior grau hierárquico, no caso de empate entre militares; c) maior nota na prova escrita do Exame de Conhecimentos Especializados; e d) maior idade. 9.2 No caso de empate das Médias Finais, o desempate será decidido de acordo com a seguinte ordem de precedência: a) militar da ativa; b) maior grau hierárquico, no caso de empate entre militares; c) maior pontuação na Prova de Títulos; d) maior nota na prova escrita do Exame de Conhecimentos Especializados; e e) maior idade. 10 DA INSPEÇÃO DE SAÚDE, DO EXAME DE APTIDÃO PSICOLÓGICA E DO TESTE DE AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO 10.1 A Inspeção de Saúde somente será realizada pelos candidatos que obtiverem aproveitamento na Prova Prática/Oral. A Inspeção de Saúde, de caráter seletivo, será realizada no hospital de área da OMAP em que o candidato optou por prestar o concurso. O resultado da Inspeção de Saúde para cada candidato será expresso por meio das menções "APTO" ou "INCAPAZ PARA O FIM A QUE SE DESTINA" Para os candidatos que optarem por realizar o concurso na OMAP COMAR III, a Inspeção de Saúde será realizada no Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL), podendo a Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), excepcionalmente, designar um hospital da Aeronáutica situado na cidade do Rio de Janeiro para a realização da referida inspeção Somente será considerado "APTO" na Inspeção de Saúde o candidato que obtiver resultado favorável dentro dos padrões e diretrizes estabelecidos pela DIRSA Os requisitos que compõem a Inspeção de Saúde e os parâmetros exigidos para a obtenção da menção "APTO" constam do Anexo 3 a estas instruções.

13 10.2 O Exame de Aptidão Psicológica, de caráter seletivo, será realizado na mesma localidade em que o candidato será submetido à Inspeção de Saúde, sob a responsabilidade do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA) e segundo os procedimentos e parâmetros fixados em Instrução do Comando da Aeronáutica e documentos expedidos por aquele instituto. O resultado do Exame de Aptidão Psicológica para cada candidato será expresso por meio das menções "INDICADO" ou "CONTRA-INDICADO" Os candidatos serão avaliados nas áreas de personalidade, aptidão e interesse para o propósito seletivo As áreas citadas no item anterior, as técnicas a serem utilizadas, os critérios de avaliação e a definição dos resultados referentes ao Exame de Aptidão Psicológica constam do Anexo 7 destas instruções O Exame de Aptidão Psicológica para os candidatos que optarem por realizar o concurso na OMAP COMAR III será realizado no IPA, podendo aquele instituto designar outro local para a realização do referido exame, em função do número de candidatos O Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), de caráter seletivo, será realizado na mesma localidade em que o candidato será submetido à Inspeção de Saúde, segundo os procedimentos e parâmetros fixados em documentos normativos do Comando da Aeronáutica, do DEPENS e naqueles expedidos pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) Somente realizarão o TACF os candidatos julgados aptos na Inspeção de Saúde. O resultado do TACF para cada candidato será expresso por meio das menções "APTO" ou "NÃO APTO" Os requisitos que compõem o TACF e os parâmetros exigidos para a realização do mesmo constam do Anexo 5 a estas instruções Considerando-se as exigências do TACF, recomenda-se que os candidatos realizem, previamente, um programa de condicionamento físico de, no mínimo, 30 (trinta) dias, sob orientação profissional Casos temporários de alteração fisiológica, fraturas, luxações, indisposição ou outros que possam vir a ser apresentados pelos candidatos antes da realização do TACF e, em conseqüência, diminuir a capacidade física dos mesmos ou impossibilitar a realização do referido teste, não serão levados em consideração, não sendo concedido qualquer adiamento ou tratamento privilegiado. 11 DOS RECURSOS 11.1 Será permitido ao candidato interpor recurso somente quanto ao que se segue: a) formulação de questões das provas escritas dos Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados e aos seus respectivos gabaritos; b) resultados obtidos na Inspeção de Saúde; c) resultados obtidos no Exame de Aptidão Psicológica; e d) resultados obtidos no TACF Para a interposição dos recursos cabíveis, o candidato terá 4 (quatro) dias úteis, a contar da respectiva data da divulgação dos resultados.

14 Para efeito de contagem de prazo para interposição de recurso, serão consideradas apenas as datas em que as OMAP divulgarem os resultados, sendo desconsideradas as datas das divulgações de resultados oriundas de outros meios de comunicação Os prazos previstos para a interposição dos recursos terão suas datas discriminadas no Calendário de Eventos constante do item 8 do Aditamento a estas instruções DOS RECURSOS PARA OS EXAMES DE ESCOLARIDADE E DE CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS Os recursos para as provas escritas que compõem os Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados deverão ser referentes às questões que o candidato entenda terem sido formuladas de maneira imprópria ou conterem incorreções em seus respectivos gabaritos, devendo estar fundamentados exclusivamente na bibliografia recomendada Não haverá recursos quanto aos procedimentos de avaliação referentes aos Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados, os quais estão previamente normatizados nas presentes instruções Os recursos serão apresentados pelo candidato ao Presidente ou membro da Comissão Fiscalizadora por meio da Ficha Informativa sobre Formulação de Questão, conforme modelo constante do Anexo 2 destas instruções O candidato deverá utilizar uma Ficha Informativa sobre Formulação de Questão para cada questão ou gabarito O recurso para qualquer das provas escritas que compõem o Exame de Escolaridade deverá ser interposto dentro do prazo previsto no item 11.2 a contar da divulgação, pelo Presidente da Comissão Fiscalizadora, das questões da prova e respectivo(s) gabarito(s) provisório(s) Será dada a conhecer, coletivamente, pela Banca Examinadora, a existência ou não, de recursos submetidos à sua apreciação, bem como a decisão exarada, de forma definitiva A decisão exarada deverá conter os esclarecimentos sobre o enunciado da questão, bem como a justificativa fundamentada para cada alternativa que a compõe, respaldada na bibliografia recomendada Os resultados dos recursos interpostos quanto aos Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados e aos seus respectivos gabaritos, dados a conhecer coletivamente, têm caráter irrecorrível Quando for constatado que o enunciado de uma questão foi formulado de forma imprópria ou que a mesma contém mais de uma, ou nenhuma resposta correta, a questão será anulada e os pontos que lhe são pertinentes serão atribuídos a todos os candidatos Quando for verificada que a resposta correta de uma questão difere da constante do gabarito divulgado provisoriamente, este sofrerá as alterações, visando às correções necessárias.

15 O gabarito oficial de uma prova somente será divulgado após a respectiva Banca Examinadora julgar e divulgar, coletivamente, a decisão quanto aos recursos interpostos Quando for constatada que a divulgação de um gabarito oficial foi apresentada com incorreções, a divulgação será tornada sem efeito e o gabarito anulado, sendo publicado um novo gabarito oficial, corrigindo o anterior A anulação de um gabarito oficial implicará a anulação de todos os atos dele decorrentes, não cabendo ao candidato qualquer direito ou pedido de reconsideração referente aos atos anulados Quando for constatada que a divulgação dos resultados e da classificação oficial (Média Parcial e/ou Média Final) foi apresentada com incorreções, a divulgação será tornada sem efeito e os resultados e a classificação serão anulados, sendo publicado um novo resultado e uma nova classificação, corrigindo a anterior DOS RECURSOS PARA INSPEÇÃO DE SAÚDE, EXAME DE APTIDÃO PSICOLÓGICA E TACF O candidato julgado "INCAPAZ PARA O FIM A QUE SE DESTINA" na Inspeção de Saúde poderá solicitar nova inspeção em grau de recurso, por meio de requerimento próprio constante do Anexo 4 destas instruções, dirigido ao Diretor de Saúde da Aeronáutica. Tal documento deverá ser entregue ao Presidente da Comissão Fiscalizadora, acompanhado de laudo médico que se contraponha ao parecer que o incapacitou, dentro do prazo previsto no item 8 do Aditamento a estas instruções O candidato "CONTRA-INDICADO" no Exame de Aptidão Psicológica e que atender a todas as condições previstas no item poderá requerer Reavaliação Psicológica, em grau de recurso, por meio de requerimento próprio constante do Anexo 8 destas instruções, dirigido ao Diretor do IPA, que deverá ser entregue ao Presidente da Comissão Fiscalizadora dentro do prazo previsto no item 8 do Aditamento a estas instruções Poderá requerer Reavaliação Psicológica, em grau de recurso, o candidato que: a) tiver sido submetido a toda bateria de testes prevista para o Exame de Aptidão Psicológica, em conformidade com as normas do Edital do concurso e do IPA; e b) tiver sido contra-indicado no referido Exame de Aptidão Psicológica Terão seus requerimentos indeferidos para Reavaliação Psicológica, em grau de recurso, os candidatos que não cumprirem qualquer das exigências previstas nos itens e O candidato "CONTRA-INDICADO" no Exame de Aptidão Psicológica poderá solicitar Entrevista Informativa, por meio de requerimento próprio constante do Anexo 9 destas instruções, dirigido ao Diretor do IPA, que deverá ser entregue ao Presidente da Comissão Fiscalizadora dentro do prazo previsto no item 8 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado.

16 A entrevista supracitada será, exclusivamente, de caráter informativo, para esclarecimento do motivo da contra-indicação do candidato ao propósito seletivo, não sendo considerada como recurso O candidato julgado "NÃO APTO" no TACF poderá solicitar novo teste, em grau de recurso, por meio de requerimento próprio constante do Anexo 6 destas instruções, dirigido ao Vice-Presidente da CDA. Tal documento deverá ser entregue ao Presidente da Comissão Fiscalizadora dentro do prazo previsto no item 8 do Aditamento a estas instruções. O TACF realizado em grau de recurso será constituído de todos os exercícios previstos no Anexo Somente terá direito a realizar o teste, em grau de recurso, o candidato que tiver executado todos os exercícios previstos no TACF e não tiver atingido os índices estabelecidos para o referido teste ou aquele que, durante a realização do TACF, venha a sofrer algum problema físico, cuja recuperação ocorra dentro do período previsto para a realização do teste em grau de recurso Será de responsabilidade do candidato apresentar-se nos dias e locais determinados para a realização da Inspeção de Saúde, da Reavaliação Psicológica ou do TACF que solicitou em grau de recurso, bem como para a Entrevista Informativa. 12 DO RESULTADO FINAL DO CONCURSO 12.1 Serão considerados aprovados no concurso de admissão os candidatos que atenderem às condições que se seguem: a) nos Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados, obtiverem aproveitamento, conforme o item destas instruções; b) na Inspeção de Saúde e no TACF, forem considerados "APTOS"; e c) no Exame de Aptidão Psicológica, forem "INDICADOS" Serão selecionados para habilitação à matrícula no curso para o qual se inscreveram os candidatos aprovados e que forem classificados dentro do número de vagas fixado para a especialidade e Unidade/localidade a que concorrem, considerando a ordem decrescente de suas Médias Finais, as Unidades/localidades de sua opção em ordem de prioridade, os critérios de desempate e o parecer final da Junta Especial de Avaliação (JEA) No caso de o candidato, titular da vaga pela ordem de classificação, não aceitar a Unidade/localidade que optou, esse deverá declarar, por escrito, sua desistência, devendo ser chamado aquele que concorre à vaga na ordem decrescente de precedência Os candidatos de que trata o item 12.2 somente estarão habilitados à matrícula se atenderem a todas as exigências previstas no item Os candidatos aprovados e não classificados dentro do número de vagas previsto para a especialidade e Unidade/localidade a que concorrem serão considerados candidatos excedentes.

17 12.5 A JEA também selecionará os candidatos excedentes, considerando as vagas previstas para a especialidade e localidade a que concorrem, a ordem decrescente de suas Médias Finais e os critérios de desempate, a fim de que os mesmos possam ser convocados, dentro da vigência do concurso, para o preenchimento de vagas que possam vir a existir decorrentes da desistência ou exclusão de candidatos na fase de habilitação à matrícula Aos candidatos excedentes que forem selecionados pela JEA fica assegurada apenas a expectativa de direito de serem convocados para habilitação à matrícula. Esta condição cessa com o término da vigência do concurso Caso não haja candidato excedente a ser selecionado pela JEA, o número de vagas ficará limitado àquelas que forem preenchidas inicialmente, sendo as restantes canceladas As vagas não preenchidas, após a convocação de que trata o item 12.5, ficam automaticamente canceladas A Junta Especial de Avaliação (JEA), designada para o concurso pelo Diretor-Geral do DEPENS, consolidará, pelo Mapa e pela Ata da JEA, a relação nominal dos candidatos aprovados e selecionados para habilitação à matrícula, bem como dos excedentes, observando o disposto nos itens 12.2 e 12.5, respectivamente A Ordem de Matrícula será de responsabilidade do Diretor- Geral do DEPENS, após a homologação do Mapa e da Ata da JEA A matrícula, a ser efetivada pelo Comandante do CIAAR, somente ocorrerá após cumpridas as exigências previstas no item 13.1 dentro dos prazos estabelecidos O não cumprimento, por parte do candidato, das exigências previstas no item anterior para a efetivação da matrícula implicará o cancelamento da sua Ordem de Matrícula e a sua exclusão do concurso. 13 DA HABILITAÇÃO À MATRÍCULA 13.1 Estará habilitado(a) a ser matriculado(a) no CAMAR, CAFAR ou CADAR, para o qual prestou o concurso, o(a) candidato(a) que atender a todas as condições a seguir: a) ter sido aprovado(a) no concurso de admissão e selecionado(a) para habilitar-se à matrícula; b) não possuir registros criminais e não estar "sub judice" ou condenado(a) criminalmente; c) se militar da ativa, estar classificado(a), no mínimo, no "Bom Comportamento"; d) se militar da ativa ou da reserva, não possuir grau hierárquico superior a Primeiro-Tenente; e) se militar, não pertencer ao Quadro de Oficiais Médicos, Farmacêuticos e Dentistas da Aeronáutica;

18 f) não ter sido, anteriormente, excluído(a) do serviço ativo por motivo disciplinar, por falta de conceito moral ou por incompatibilidade com a carreira militar, ou desligado(a) de curso ou estágio ministrado em estabelecimento militar de ensino pelos mesmos motivos; g) apresentar, na Concentração Final, os originais e entregar cópia dos seguintes documentos: - diploma de conclusão de Curso superior de Medicina, Farmácia ou Odontologia, em nível de bacharelado ou licenciatura plena do Sistema Nacional de Ensino, devidamente registrado, e o Título de Especialista ou equivalente relativo à especialidade divulgada como de interesse do Comando da Aeronáutica (item 4 do Aditamento a estas instruções), obtido por meio de conclusão de Residência Médica ou de curso de pós-graduação em instituição reconhecida, ou a comprovação do exercício da especialidade pelo período mínimo de três anos em instituição reconhecida. No referido diploma, deverá constar o decreto de reconhecimento da instituição de ensino e a portaria de reconhecimento do respectivo curso, bem como as respectivas publicações no Diário Oficial da União (DOU); - carteira de registro da profissão, expedida pelo respectivo Conselho Regional; - documento de identidade (se militar, apresentar a Carteira de Identidade expedida pela instituição correspondente); - título de eleitor e comprovante de situação eleitoral regularizada; - certificado de reservista atualizado; - certidão de nascimento ou casamento; e - número da inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e PIS/PASEP para aqueles com registro em Carteira de Trabalho; e h) apresentar-se no CIAAR na data prevista para a habilitação à matrícula e o início do curso. Se militar da ativa, deverá portar ofício de apresentação da OM de origem Não serão aceitos documentos ilegíveis, rasurados, com emendas ou discrepâncias de informações Quando da verificação dos documentos previstos na alínea "g" do item 13.1, for constatada discrepância ou ausência de documentos, somente estará habilitado à matrícula o candidato que atender a todas as exigências contidas no referido item até a data prevista para a sua efetivação A constatação de omissão ou falta de veracidade de qualquer das informações ou documentos exigidos do candidato implicará tornar nula a sua matrícula, bem como todos os atos dela decorrentes, independente das sanções previstas em lei ou regulamentos militares. 14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

19 14.1 DO COMPARECIMENTO AOS EVENTOS PROGRAMADOS As despesas relativas a transporte, estada e alimentação para a realização do concurso correrão por conta do candidato, inclusive quando, por motivo de força maior, um ou mais eventos programados do concurso tiverem que ser repetidos. Também será da responsabilidade do candidato aprovado e selecionado para habilitação à matrícula o seu deslocamento com destino ao CIAAR para a matrícula e a realização do curso O candidato deverá portar o seu Cartão de Inscrição e o documento de identidade em todos os eventos do concurso. O candidato militar deverá apresentar a Carteira de Identidade expedida pela instituição correspondente O CIAAR poderá, como forma de identificação, efetuar a coleta da impressão digital dos candidatos nos eventos do concurso São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Polícias Militares e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.); passaporte, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação com fotografia Não serão aceitos como documentos de identidade: Certidões de Nascimento, títulos eleitorais; carteiras de estudante; carteiras funcionais, sem valor de identidade; nem documentos ilegíveis, não-identificáveis ou danificados É recomendável que os candidatos que optarem por prestar o concurso nas OMAP localizadas no Rio de Janeiro e São Paulo compareçam ao local de realização da Concentração Inicial e das provas com 1 hora e 30 minutos de antecedência do horário fixado para fechamento dos portões e que os candidatos das demais OMAP compareçam com 1 hora de antecedência A referida recomendação visa evitar possíveis atrasos acarretados pelo trânsito das grandes cidades Os portões serão fechados nos horários previstos para a Concentração Inicial e realização de cada uma das provas escritas dos Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados constantes do Calendário de Eventos do concurso, não sendo permitido o ingresso de candidatos, em hipótese alguma, no local do evento após o fechamento dos portões Para as Concentrações Intermediária e Final, os candidatos deverão comparecer nos respectivos locais informados pelo Presidente da Comissão Fiscalizadora no período previsto no item 8 do Aditamento a estas instruções.

FACULDADE DO INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE EDITAL DE 02 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO AGENDADO

FACULDADE DO INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE EDITAL DE 02 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO AGENDADO FACULDADE DO INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE EDITAL DE 02 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2018.2 O Diretor do Instituto Adventista Paranaense IAP, no uso de suas atribuições legais, de acordo

Leia mais

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 01/2017

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 01/2017 CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Edital FCT DTA - 01/2017 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Câmpus de Presidente Prudente, torna público que estarão abertas, no período

Leia mais

FACULDADE DO INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE EDITAL DE 22 DE OUTUBRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2019

FACULDADE DO INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE EDITAL DE 22 DE OUTUBRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2019 FACULDADE DO INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE EDITAL DE 22 DE OUTUBRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2019 O Diretor do Instituto Adventista Paranaense IAP, no uso de suas atribuições legais, de acordo

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 153/2017

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 153/2017 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 153/2017 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo de Verão 2018 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O

Leia mais

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO ESPECIALIZAÇÃO EM SISTEMAS ELETRÔNICOS EMBARCADOS EDITAL Nº ESEE 04/2018 - Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato sensu

Leia mais

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 29/2018

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 29/2018 CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Edital FCT DTA - 29/2018 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Câmpus de Presidente Prudente, torna público que estarão abertas, no período

Leia mais

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 32/2018

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 32/2018 CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Edital FCT DTA - 32/2018 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Câmpus de Presidente Prudente, torna público que estarão abertas, no período

Leia mais

Edital D-DTA- 10, de 06/12/2017 Instituto de Química Processo Seletivo de Transferência Interna 2018

Edital D-DTA- 10, de 06/12/2017 Instituto de Química Processo Seletivo de Transferência Interna 2018 Edital D-DTA- 10, de 06/12/2017 Instituto de Química Processo Seletivo de Transferência Interna 2018 O Instituto de Química, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Araraquara,

Leia mais

* ESPECIALIZAÇÃO EM Genética Aplicada

* ESPECIALIZAÇÃO EM Genética Aplicada CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ESPECIALIZAÇÃO EM GENÉTICA APLICADA EDITAL Nº 001/2018 GENAP/SPG/CCB Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Genética

Leia mais

* ESPECIALIZAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

* ESPECIALIZAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS ESPECIALIZAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA EDITAL Nº 001/2018 OFERTA DE TURMA PARA O 1º SEM 2019 Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato

Leia mais

[Digite texto] Página 1

[Digite texto] Página 1 EDITAL DO 4 PROCESSO SELETIVO 2015 PARA PORTADORES DE DIPLOMA DA ÁREA DA SAÚDE E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO CURSO DE MEDICINA DA FACULDADE SÃO LUCAS 1 SEMESTRE 2015 - EDITAL n o 4/2015 PROCESSO SELETIVO 2015/1

Leia mais

Edital D-DTA-001, de 19/01/2018 Instituto de Química Processo Seletivo de Transferência Externa 2018

Edital D-DTA-001, de 19/01/2018 Instituto de Química Processo Seletivo de Transferência Externa 2018 Edital D-DTA-001, de 19/01/2018 Instituto de Química Processo Seletivo de Transferência Externa 2018 O Instituto de Química, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Araraquara

Leia mais

Processo Seletivo para Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer Hospital Amaral Carvalho 2018 Edital RMS nº 001/2018

Processo Seletivo para Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer Hospital Amaral Carvalho 2018 Edital RMS nº 001/2018 Processo Seletivo para Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer Hospital Amaral Carvalho 2018 Edital RMS nº 001/2018 1. PREÂMBULO 1.1 A Fundação Doutor Amaral Carvalho, no uso de suas atribuições

Leia mais

Edital FCT-DTA

Edital FCT-DTA Edital FCT-DTA-021-2012 A Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente torna público que estarão abertas, no período de 19, 20 e 21/11/2012, as inscrições para o preenchimento de

Leia mais

EDITAL 006/ STAA/CEO TRANSFERÊNCIA INTERNA 2017/2

EDITAL 006/ STAA/CEO TRANSFERÊNCIA INTERNA 2017/2 EDITAL 006/2017 - STAA/CEO TRANSFERÊNCIA INTERNA 2017/2 A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus Experimental de Ourinhos faz saber que estarão abertas no período de 12 a 19 de

Leia mais

EDITAL N o 007/ STG/IBB PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2013

EDITAL N o 007/ STG/IBB PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2013 EDITAL N o 007/2013 - STG/IBB PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2013 O Instituto de Biociências, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Botucatu faz saber que estarão

Leia mais

EDITAL nº 17 de 05 de fevereiro de 2018.

EDITAL nº 17 de 05 de fevereiro de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ PRO REITORIA DE PESQUISA PÓS- GRADUAÇÃO E INOVACAO EDITAL nº 17 de

Leia mais

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014.

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014. 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS (Aprovado no Colegiado Posling,

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR VAGAS REMANESCENTES

EDITAL COMPLEMENTAR VAGAS REMANESCENTES UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: processo ensinoaprendizagem

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2019 CHAMADA PÚBLICA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2019 CHAMADA PÚBLICA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2019 CHAMADA PÚBLICA Leonir Antônio Hentges, Prefeito Municipal de Águas de Chapecó, Estado de Santa Catarina, no uso das atribuições de seu cargo, faz saber

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2016 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo Verão 2017 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O CONSELHO

Leia mais

Regulamento para suprimento de vagas remanescentes nº. 01/2018 Referente ao Edital nº. 001 /2018

Regulamento para suprimento de vagas remanescentes nº. 01/2018 Referente ao Edital nº. 001 /2018 Regulamento para suprimento de vagas remanescentes nº. 01/2018 Referente ao Edital nº. 001 /2018 Recrutamento de alunos, para ocupação em vagas remanescentes nos Cursos de Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA 14/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROVIMENTO POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA 14/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROVIMENTO POR TEMPO DETERMINADO EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA 14/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROVIMENTO POR TEMPO DETERMINADO A Prefeitura Municipal Teófilo Otoni por meio da, com fundamento no art. 37, inciso IX, da Constituição

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE AGENTE ADMINISTRATIVO PARA O IMAS

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE AGENTE ADMINISTRATIVO PARA O IMAS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE AGENTE ADMINISTRATIVO PARA O IMAS EDITAL Nº 001/2015 O Instituto Municipal de Assistência aos Servidores de Nova Santa Rita, torna

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CCHLA - DEPARTAMENTO DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CCHLA - DEPARTAMENTO DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CCHLA - DEPARTAMENTO DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM EDITAL Nº 01/2014-PPgEL Processo Seletivo 2015 REPUBLICADO POR INCORREÇÕES O

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Instituto de Biociências Câmpus do Litoral Paulista

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Instituto de Biociências Câmpus do Litoral Paulista INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CÂMPUS DO LITORAL PAULISTA Edital de Transferência Edital nº 01/2017 DTAc/CLP 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. Estarão abertas nos dias 19 e 20/01/2017 e nos dias 06 e 07/02/2017, das

Leia mais

EDITAL nº 013/2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OURO PRETO DO IFMG

EDITAL nº 013/2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OURO PRETO DO IFMG EDITAL nº 013/2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OURO PRETO DO IFMG A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - CAMPUS OURO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS Edital 009/2017 Dispõe sobre o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Pós-

Leia mais

FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO MUNICÍPIO DE VARGINHA EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA - 012/2017

FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO MUNICÍPIO DE VARGINHA EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA - 012/2017 FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO MUNICÍPIO DE VARGINHA EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA - 012/2017 A Fundação Hospitalar do Município de Varginha, convoca para processo de seleção simplificada candidatos interessados

Leia mais

EDITAL Nº 67/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL UAB/UNIPAMPA

EDITAL Nº 67/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL UAB/UNIPAMPA EDITAL Nº 67/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL UAB/UNIPAMPA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

Edital n.º 001/2018/ITEGOGOQ

Edital n.º 001/2018/ITEGOGOQ Edital n.º 001/2018/ITEGOGOQ Processo Seletivo para ingresso no Curso de Informática para Internet com Habilitação Técnica de Nível Médio Subsequente, na modalidade presencial A Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA CÂMPUS JACOBINA.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA CÂMPUS JACOBINA. Edital 02/2015 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA ESTÁGIO O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) do Câmpus Jacobina no uso de suas atribuições legais, torna pública

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 041/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 041/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 041/2016 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo de Inverno-2016 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté.

Leia mais

EDITAL 03/2017 DTA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA 2018

EDITAL 03/2017 DTA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA 2018 EDITAL 03/2017 DTA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA 2018 A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp, Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba, por meio de sua Diretoria Técnica

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 121/2017 CURSO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 121/2017 CURSO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 121/2017 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

EDITAL Nº 036/2018 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UAB/UNIPAMPA

EDITAL Nº 036/2018 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UAB/UNIPAMPA EDITAL Nº 036/2018 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UAB/UNIPAMPA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna

Leia mais

Resultado Final 02/04/2014. Matrícula 03/04/2014 e 04/04/2014. Início do Programa 2.1 CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO DA ESPECIALIDADE CIRURGIA GERAL

Resultado Final 02/04/2014. Matrícula 03/04/2014 e 04/04/2014. Início do Programa 2.1 CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO DA ESPECIALIDADE CIRURGIA GERAL Processo Seletivo Externo Simplificado / Pós-Graduação e Lato Sensu Especialização Médica. ATENÇÃO: RECOMENDA-SE A LEITURA DE TODO O EDITAL ANTES DE REALIZAR INSCRIÇÃO. A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE

Leia mais

EDITAL Nº 129/2017 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL - POLO UAB ITAQUI

EDITAL Nº 129/2017 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL - POLO UAB ITAQUI EDITAL Nº 129/2017 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL - POLO UAB ITAQUI O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no exercício da Reitoria, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública

Leia mais

EDITAL N o 007/ STG/IBB PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2014

EDITAL N o 007/ STG/IBB PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2014 EDITAL N o 007/2014 - STG/IBB PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2014 O Instituto de Biociências, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus de Botucatu faz saber que estarão

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 001/2016

EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 001/2016 EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 001/2016 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O CURSO DE FOTOGRAFIA, OBJETO DO PROJETO JOVEM DIGITAL, INTEGRADO PELO CENTRO DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - PRODAP O Governo do Estado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 002/2015, DE 13/03/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 002/2015, DE 13/03/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 002/2015, DE 13/03/2015 VAGAS RESTANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2015 A Universidade Federal

Leia mais

EDITAL N. 02/2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA EDITAL PARA PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 1º SEMESTRE DE 2017

EDITAL N. 02/2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA EDITAL PARA PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 1º SEMESTRE DE 2017 EDITAL N. 02/2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA EDITAL PARA PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 1º SEMESTRE DE 2017 A presidente da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal FACIMED, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TURMA 2012 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TURMA 2012 MESTRADO ACADÊMICO Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TURMA 2012 MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

EDITAL n 10/2019/ITEGOACN

EDITAL n 10/2019/ITEGOACN EDITAL n 10/2019/ITEGOACN Processo Seletivo para ingresso no curso Segurança no Trabalho com Habilitação Técnica de Nível Médio Subsequente, na Modalidade Presencial. A Secretaria do Estado de Desenvolvimento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, INFÂNCIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE 2019

PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, INFÂNCIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE 2019 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, INFÂNCIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE 2019 A Coordenação do Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Edital n.º 005/2019/ITEGOSS

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Edital n.º 005/2019/ITEGOSS RETIFICAÇÃO DO EDITAL Edital n.º 005/2019/ITEGOSS Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio em Enfermagem e Segurança do Trabalho na modalidade presencial O Instituto Tecnológico

Leia mais

EDITAL No 01/2010 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

EDITAL No 01/2010 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS EDITAL No 01/2010 EDITAL DE INSCRIÇÃO,

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2016

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2016 O Prefeito Municipal de Princesa, Sr. Oli do Nascimento no uso de suas atribuições legais, e considerando o disposto no artigo 73, V, d, da Lei 9.504/97;

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE VARGINHA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA 021/2017

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE VARGINHA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA 021/2017 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE VARGINHA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA 021/2017 O Município de Varginha (MG), através da Secretaria Municipal de Saúde SEMUS, no uso de suas atribuições

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ESPECIALIZAÇÃO EM CLÍNICA PSICANALÍTICA EDITAL Nº 001/2018 CP/SPG/CCB Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato sensu em

Leia mais

I- Das Disposições Gerais

I- Das Disposições Gerais EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS PARA A CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TEOLOGIA 2º SEMESTRE DE 2017 NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL A Reitora do Centro Universitário Metodista

Leia mais

EDITAL Nº 46/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA UAB/UNIPAMPA

EDITAL Nº 46/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA UAB/UNIPAMPA EDITAL Nº 46/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA UAB/UNIPAMPA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS REGIONAL DE MONTES CLAROS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS REGIONAL DE MONTES CLAROS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 1/2019 PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTAIS - TURMA 2019/1 A Diretoria do Instituto de Ciências Agrárias do Campus Regional de Montes Claros da Universidade

Leia mais

NÃO SERÃO ACEITAS TRANSFERÊNCIAS NOS DOIS PRIMEIROS E NOS DOIS ÚLTIMOS SEMESTRES LETIVOS, BEM COMO, PEDIDO FORA DO PRAZO ESTIPULADO.

NÃO SERÃO ACEITAS TRANSFERÊNCIAS NOS DOIS PRIMEIROS E NOS DOIS ÚLTIMOS SEMESTRES LETIVOS, BEM COMO, PEDIDO FORA DO PRAZO ESTIPULADO. Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 05/2018 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência interna e externa para o ano letivo de 2019. Estarão abertas as inscrições para preenchimento

Leia mais

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE

Leia mais

EDITAL Nº 001/FAHESP/IESVAP/ PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA EXTERNA CURSO DE MEDICINA -

EDITAL Nº 001/FAHESP/IESVAP/ PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA EXTERNA CURSO DE MEDICINA - EDITAL Nº 001/FAHESP/IESVAP/2018-1 PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA EXTERNA CURSO DE MEDICINA - O DIRETOR GERAL DA FAHESP/IESVAP, no uso de suas atribuições legais, torna públicas as condições de habilitação

Leia mais

ADMISSÃO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA EDITAL Nº 01. Página 1 de 8

ADMISSÃO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA EDITAL Nº 01. Página 1 de 8 ADMISSÃO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2019.1 EDITAL Nº 01 Página 1 de 8 SUMÁRIO 1. Da validade... 3 2. Das inscrições... 3 3. Da análise de aproveitamento de disciplinas e definição do semestre de ingresso.

Leia mais

4 DADOS PARA A INSCRIÇÃO Dias: 21 a 23 de março de 2016 Horário: Local: Endereço: 8h às 11h / 14h às 17h Departamento de Recursos Humanos Rua Júlio Pa

4 DADOS PARA A INSCRIÇÃO Dias: 21 a 23 de março de 2016 Horário: Local: Endereço: 8h às 11h / 14h às 17h Departamento de Recursos Humanos Rua Júlio Pa PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE VARGINHA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA 012/2016 O Município de Varginha (MG), através da Secretaria Municipal de Saúde SEMUS, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS GRADUAÇÃO nº. 003 de 22/06/2017.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS GRADUAÇÃO nº. 003 de 22/06/2017. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS GRADUAÇÃO nº. 003 de 22/06/2017. O INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO IUA, em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra IPC Coimbra/Portugal, torna público, para

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO CAMPUS BELO HORIZONTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

Edital nº 079/ DFM/DTA. Abertura de vagas para transferência no ano de 2013

Edital nº 079/ DFM/DTA. Abertura de vagas para transferência no ano de 2013 Edital nº 079/2012 - DFM/DTA Abertura de vagas para transferência no ano de 2013 A Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, torna público que no período de 26 a 30/11/2012, estarão abertas as INSCRIÇÕES

Leia mais

EDITAL Nº 24 DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017 TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

EDITAL Nº 24 DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017 TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO EDITAL Nº 24 DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017 TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS

Leia mais

O Candidato que não entregar qualquer documentação solicitada no ato da inscrição será automaticamente desclassificado.

O Candidato que não entregar qualquer documentação solicitada no ato da inscrição será automaticamente desclassificado. Faculdade de Ciências Farmacêuticas Câmpus de Araraquara Comunicado Estarão abertas no período de 13/10 a 21/11/2014 na Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas do Câmpus de

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 07/2018

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 07/2018 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 07/2018 O PREFEITO MUNICIPAL DE APIACÁ, ESTADO DO ESPIRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital, que estabelece as instruções

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS GRADUAÇÃO EM BARRA DO CORDA-MA nº. 004 de 17/07/2017.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS GRADUAÇÃO EM BARRA DO CORDA-MA nº. 004 de 17/07/2017. O INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO IUA, em parceria com a Universidade Fernando Pessoa UFP Porto/Portugal, a Universidade Atlântica Lisboa/Portugal e o IBECEC Instituto Brasileiro de Estatística, Cultura,

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA NA ÁREA DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA.

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA NA ÁREA DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA. EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA NA ÁREA DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA. 1. Das Inscrições 2. Da Seleção 2. 1 Da Prova Escrita 2. 2 Curriculum Vitae 2. 3 Do Resultado INDICE 3. Dos

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2018 PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2018 PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO E DOUTORADO EESC-USP EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2018 PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO E DOUTORADO A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Administração noturno, Biomedicina noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura noturno, Ciências Contábeis noturno, Fisioterapia diurno

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas EDITAL Nº. 007/2017 PROGEP PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA REVERSÃO À ATIVIDADE A Universidade Federal de Pelotas

Leia mais

1.1. Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações. Período Integral: 11 vagas.

1.1. Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações. Período Integral: 11 vagas. Edital CE nº 006/2017 Processo de Transferência Externa 2018 Estarão abertas na Seção Técnica de Apoio Acadêmico do Câmpus de São João da Boa Vista, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo UFC

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo UFC Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo UFC EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFC - Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

FACULDADE BATISTA DO CARIRI

FACULDADE BATISTA DO CARIRI FACULDADE BATISTA DO CARIRI EDITAL Nº 1/2018 DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2018.1 O coordenador do curso de Bacharelado em Teologia da Faculdade Batista do Cariri (FBC) torna público o Edital do Processo

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE PROGRAMA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA - PROEMC NA ÁREA DE CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA INDICE

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE PROGRAMA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA - PROEMC NA ÁREA DE CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA INDICE EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE PROGRAMA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA - PROEMC NA ÁREA DE CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA 1. Das Inscrições 2. Da Seleção 2. 1 Da Prova Escrita 2. 2 Curriculum Vitae 2. 3 Do Resultado

Leia mais

2.1. O candidato deve ter título de doutor obtido ou convalidado em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes.

2.1. O candidato deve ter título de doutor obtido ou convalidado em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes. Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Comissão de Pós-graduação Comunicado Edital EACH/CPG 043/2017 Seleção de bolsista para pós-doutorado O Programa de Pós-graduação em Sistemas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL Nº 07/2010 Praça da Liberdade, 1597 / Centro Teresina PI FAX: (0xx86) 3215-5206

Leia mais

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO (MODALIDADE "B") AO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS DA AERONÁUTICA (IE/EA CFS-B)

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO (MODALIDADE B) AO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS DA AERONÁUTICA (IE/EA CFS-B) INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO (MODALIDADE "B") AO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS DA AERONÁUTICA (IE/EA CFS-B) 1 FINALIDADE 1.1 As presentes instruções, aprovadas pela Portaria DEPENS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIVERSUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIVERSUL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 01/2019 A Prefeitura Municipal de Riversul, Estado de São Paulo, através do Chefe do Poder Executivo, Sr. José Guilherme Gomes, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

EDITAL UFMS/PROPP N 103, DE 03 DE AGOSTO DE 2017.

EDITAL UFMS/PROPP N 103, DE 03 DE AGOSTO DE 2017. EDITAL UFMS/PROPP N 103, DE 03 DE AGOSTO DE 2017. A, por meio do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE MONDAI

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE MONDAI ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE MONDAI EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 011/2017 O Prefeito Municipal de Mondaí, Estado de Santa Catarina, Sr. VALDIR RUBERT, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL Nº 05/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES NO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAMPUS CHARQUEADAS

EDITAL Nº 05/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES NO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAMPUS CHARQUEADAS EDITAL Nº 05/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES NO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAMPUS CHARQUEADAS O Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Charqueadas

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS GRADUAÇÃO EM SÃO LUÍS-MA nº. 001 de 21/07/2017.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PÓS GRADUAÇÃO EM SÃO LUÍS-MA nº. 001 de 21/07/2017. O INSTITUTO UNIVERSITÁRIO EURO ATLÂNTICO IUE, em parceria com a UNIVERSIDADE ATLÂNTICA Lisboa/Portugal e o SINPROESEMMA Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais

Leia mais

Inscrição ao processo seletivo 23/11/2015 a 07/12/2015 Publicação das inscrições deferidas e indeferidas 09/12/2015

Inscrição ao processo seletivo 23/11/2015 a 07/12/2015 Publicação das inscrições deferidas e indeferidas 09/12/2015 CÂMPUS IPORÁ EDITAL LATO SENSU Nº 001/2015 CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO PÓSGRADUAÇÃO LATO SENSU LETRAMENTO, PRODUÇÃO DE SENTIDOS E ESCRITA Nº 01/2015 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL N o. 017/2018 PROCESSO SELETIVO 2019/1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

EDITAL N o. 017/2018 PROCESSO SELETIVO 2019/1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL N o. 017/2018 PROCESSO SELETIVO 2019/1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU O Diretor Superintendente da Faculdade Autônoma de Direito - FADISP no uso de suas atribuições regimentais, torna pública

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS QUIRINÓPOLIS - CURSO DE PEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS QUIRINÓPOLIS - CURSO DE PEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS QUIRINÓPOLIS - CURSO DE PEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EDITAL N. 01/2018 - TURMA 2018/2019 A direção do Campus

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA Nº 002/SMS/2018

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA Nº 002/SMS/2018 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA Nº 002/SMS/2018 O Prefeito Municipal de Canoinhas-SC, torna público que se encontram abertas as inscrições ao Processo Seletivo para Contratação

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA ARTE - TURMA 2015/2 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA ARTE - TURMA 2015/2 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS INSTITUTO DE ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA ARTE EDITAL PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CÂMPUS JUIZ DE FORA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CÂMPUS JUIZ DE FORA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CÂMPUS JUIZ DE FORA RECONHECIDO PELA LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 SUCESSOR DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO DA

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2018

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2018 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VISANDO A CONTRATAÇÃO POR DESIGNAÇÃO TEMPORÁRIA DE AGENTE OPERACIONAL DE ORDENAMENTO (AOO) PARA A SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

EDITAL Nº 27 DE 08 DE MARÇO DE 2018

EDITAL Nº 27 DE 08 DE MARÇO DE 2018 EDITAL Nº 27 DE 08 DE MARÇO DE 2018 PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO A Diretora-Geral do Campus Santa Teresa do Instituto Federal

Leia mais

EDITAL Nº 31/2016. Para o segundo semestre letivo de 2016, o Campus Pouso Alegre disponibilizará 126 vagas nos seguintes cursos:

EDITAL Nº 31/2016. Para o segundo semestre letivo de 2016, o Campus Pouso Alegre disponibilizará 126 vagas nos seguintes cursos: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 31/2016 PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA PREENCHIMENTO

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015

EDITAL Nº 03 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE MONDAI

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE MONDAI ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE MONDAI EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 010/2017 O Prefeito Municipal de Mondaí, Estado de Santa Catarina, Sr. VALDIR RUBERT, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves Programa de Pós-graduação Lato Sensu

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves Programa de Pós-graduação Lato Sensu EDITAL Nº 1 DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA 1. PREÂMBULO 1.1. ACOORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA

Leia mais