Os servidores lotados na Reitoria da UTFPR, receberam neste dia 05/11/2015, às 14h30min, no Auditório, através do Prof. Carlos Eduardo Cantarelli, a

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os servidores lotados na Reitoria da UTFPR, receberam neste dia 05/11/2015, às 14h30min, no Auditório, através do Prof. Carlos Eduardo Cantarelli, a"

Transcrição

1 Os servidores lotados na Reitoria da UTFPR, receberam neste dia 05/11/2015, às 14h30min, no Auditório, através do Prof. Carlos Eduardo Cantarelli, a devolutiva com os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional Além dos resultados obtidos puderam acompanhar as sugestões de melhoria para as categorias investigadas.

2 Devolutiva da Pesquisa de Clima Organizacional UTFPR Reunião de 05/11/2015

3 Princípios 1. Pesquisa sem finalidade classificatória. 2. Levantar fortalezas e fragilidades da gestão. 3. Os resultados devem ser vistos no conjunto. 4. É situacional. 5. Subsídios para o planejamento institucional. 2

4 Categorias de Análise 1. Integração intradepartamental. 2. Relacionamento com superior imediato. 3. Identificação com a empresa. 4. Reconhecimento. 5. Normas e procedimentos. 6. Comunicação e informação. 7. Integração interdepartamental. 8. Filosofia de gestão. 9. Política de treinamento. 10. Estilos de liderança. 3

5 População Pesquisada Amostra

6 População Pesquisada Gênero 5

7 População Pesquisada Idade 6

8 População Pesquisada Tempo de serviço 7

9 Em todas as categorias o índice de concordância superou 55%. Atenção maior pode ser dada à política de treinamento e filosofia de gestão procurando atingir o patamar mais próximo de 100%. 8

10 9

11 Integração Intradepartamental Nível de concordância

12 Integração Intradepartamental Nível de concordância % No. Indicador Discordância Sem opinião Concordância 7 Há colaboração entre as pessoas do meu setor Os meus colegas de trabalho e eu formamos uma equipe integrada Posso contar com a ajuda de meus colegas para resolver problemas inesperados SUGESTÕES GERAL 84% Desenvolver reuniões para troca de informações e boas práticas para manter a integração interna nos ambientes.

13 Relacionamento com superior imediato Nível de concordância

14 Relacionamento com superior imediato Nível de concordância % Discordância Sem opinião Concordância No. Indicador 6 Meu chefe trata todos os funcionários igualmente Estou satisfeito com o nível de autonomia que tenho para realizar o meu trabalho O acesso ao meu chefe imediato é fácil Estou satisfeito com a atuação da minha chefia imediata Em meu setor todos participam das decisões que afetam diretamente nosso trabalho Meu chefe imediato abre espaço para que eu apresente sugestões Meu desempenho no trabalho é reconhecido pelo meu chefe imediato Tenho apoio do meu chefe imediato; sei que se houver algum problema, posso contar com ele Meu chefe imediato costuma delegar tarefas Os conflitos que surgem no meu setor são discutidos abertamente A chefia do meu setor promove reuniões GERAL 84% SUGESTÕES Promover reuniões para discussão de problemas referentes ao trabalho e busca de soluções conjuntas. Promover treinamentos de como dar e receber feedback com os gestores e equipes. Definir claramente as funções/deveres de cada chefia e servidor bem como limites e ações.

15 Reconhecimento Nível de concordância

16 SUGESTÕES Reconhecimento Nível de concordância % No. Indicador Discordância Sem opinião Concordância 10 O meu trabalho é importante A Reitoria reconhece o valor dos seus servidores O trabalho que desenvolvo é reconhecido Estimular nas chefias a darem feedback e reconhecimento pelos bom desempenho na realização do trabalho. Reitoria visitar os setores da UTFPR. Abrir espaço de diálogo com servidores. Ouvir ativamente os servidores. GERAL 78% Elogiar desempenhos superiores Divulgar trabalhos desenvolvidos pelos servidores.

17 Identificação com a empresa Nível de concordância

18 SUGESTÕES GERAL 73% Identificação com a empresa Nível de concordância % No. Discordância Sem opinião Concordância Indicador 1 Gosto de trabalhar na UTFPR, Reitoria A UTFPR, Reitoria, valoriza seus servidores Aquilo que acontece na Reitoria é importante para mim Existe comunicação entre os vários setores da Reitoria Sinto me motivado com o trabalho que desenvolvo na UTFPR Promover reuniões anuais com a reitoria para a apresentação de ações dos setores. Promover fóruns de boas práticas. Promover eventos de integração interdepartamental. Promover eventos de reconhecimento das ações desenvolvidas pelos servidores.

19 Estilos de liderança Nível de concordância

20 Estilos de Liderança Nível de concordância % No. Indicador Discordância Sem opinião Concordância 2 As chefias na UTFPR, Reitoria, são ocupadas por pessoas com habilidade gerencial Aqui, as pessoas não correm o risco de serem rotuladas quando falam o que pensam Aqui, os chefes tratam os subordinados de igual para igual A opinião dos servidores é analisada pelas chefias em geral SUGESTÕES Desenvolver treinamentos para o exercício das funções gerenciais. GERAL 64% Desenvolver programas de conscientização de toda equipe para combater prática de rotulagem e assédio moral em todos os níveis.

21 Normas e procedimentos Nível de concordância

22 No. SUGESTÕES Indicador Normas e procedimentos Nível de concordância % Discordância Sem opinião Melhorar os sistemas de informações gerenciais. Realizar o mapeamento e otimização dos processos internos. Promover ações para estudo e otimização de procedimentos. Melhorar a divulgação das atribuições dos setores. Concordância 4 O conhecimento que tenho sobre as normas da UTFPR, Reitoria, são suficientes para a realização do meu trabalho Na Reitoria os procedimentos internos são ágeis No meu setor seguimos manual de procedimentos As normas da UTFPR que conheço são suficientes para a realização do meu trabalho A Reitoria é organizado Eu tenho material adequado para a realização do meu trabalho GERAL 64% Referenciar a documentação base nos documentos emitidos.

23 Comunicação e informação Nível de concordância

24 Comunicação e Informação Nível de concordância % Discordância Sem opinião Concordância No. Indicador 3 Os boatos e fofocas não interferem no meu trabalho Fico sabendo de informações que dizem respeito à minha área por intermédio de meu chefe Informações importantes são repassadas para todos As informações gerais sobre a UTFPR são divulgadas aos funcionários A comunicação na Reitoria é rápida, atendendo às necessidades do trabalho SUGESTÕES GERAL 61% Reuniões setoriais de divulgação das ações da UTFPR; Uso de s direcionados às áreas de interesse; Uso de s para informações gerais; Filtragem para diminuição do número de s; Incentivar ás chefias a utilizarem reuniões rápidas para comunicados; Realizar reuniões semestrais com o Reitor reunindo todos funcionários lotados na reitoria;

25 Integração Interdepartamental Nível de concordância

26 Integração interdepartamental Nível de concordância % No. Indicador Discordância Sem opinião Concordância 5 Há integração entre os setores da UTFPR, Reitoria A relação de trabalho entre meu setor e outros setores é do meu conhecimento O nível de competição na Reitoria não chega a atrapalhar o meu trabalho Quando preciso de ajuda ou de informações de outros setores, consigo sem dificuldades SUGESTÕES Criar eventos de integração. Promover reuniões entre os diferentes setores com apresentação das atividades desenvolvidas em cada setor. GERAL 60% Apresentação de boas práticas que tenham a possibilidade de aplicação em outros processos. Estudar processos que possuem etapas em diferentes setores e formas de otimizá-los. Repassar informações de decisões tomadas.

27 Filosofia de gestão Nível de concordância

28 No. SUGESTÕES Indicador Filosofia de gestão Nível de concordância % Discordância Sem opinião Concordância 9 O meu setor trabalha centrado nas metas estabelecidas na UTFPR, Reitoria Na Reitoria, há uma clara definição de responsabilidades e de quem responde a quem O modelo Reitoria/Campus da UTFPR facilita a administração A administração na Reitoria é participativa Eu participo do estabelecimento de metas (Planejamento Estratégico) da Reitoria A visão, missão, objetivos e metas da UTFPR são divulgados para todos Fazer apresentações da forma de funcionamento da gestão e do organograma matricial. Fazer apresentações da filosofia de gestão da UTFPR para os novos no momento da ambientação. GERAL 57% Reforçar a divulgação da missão, visão e valores. Realizar seminários setoriais para ampliar a participação na gestão.

29 Política de treinamento Nível de concordância

30 SUGESTÕES Política de treinamento Nível de concordância % No. Indicador Discordância Sem opinião Concordância 8 Na Reitoria tenho a oportunidade de participar de cursos ou eventos Tenho participado de cursos ou eventos Estou satisfeito com a qualidade dos cursos ou eventos de que tenho participado Os cursos ou eventos internos e externos, de que tenho participado, têm ajudado a melhorar meu desempenho Oferecer oportunidade de treinamento a partir da pesquisa de interesses. Promover eventos setoriais para a discussão de boas práticas. GERAL 55% Estabelecer parceria com outros órgãos para treinamento específicos.

DEVOLUTIVA DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL Ações para 2011/2012

DEVOLUTIVA DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL Ações para 2011/2012 Sede Ecoville 2 CAMPUS CURITIBA Sede Central CAMPUS CURITIBA PRINCÍPIOS NORTEADORES Pesquisa sem finalidade classificatória. Objetiva levantar fortalezas e fragilidades da gestão. Os resultados devem ser

Leia mais

Resultados da Pesquisa de Clima Organizacional 2010

Resultados da Pesquisa de Clima Organizacional 2010 Resultados da Pesquisa de Clima Organizacional 2010 População e amostra da pesquisa 350 300 População Amostra 294 250 219 200 150 100 50 75 52 100 152 0 Técnicoadministrativos (69%) Docentes (46%) Geral

Leia mais

Inovações e melhorias na administração pública através de resultado de pesquisa de clima organizacional

Inovações e melhorias na administração pública através de resultado de pesquisa de clima organizacional Inovações e melhorias na administração pública através de resultado de pesquisa de clima organizacional Janete Hruschka (CEFET-PR Unidade CP) janete@cp.cefetpr.br João Luiz Kovaleski, Dr. (CEFET-PR Unidade

Leia mais

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos;

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos; O projeto Os projetos estão sempre vinculados às organizações, são de caráter transitório e seu objetivo é satisfazer ou exceder as expectativas dos mercados ou das partes interessadas (stakeholders).

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Gestão por Processos: De acordo com o Manual de Gestão por Processos do Ministério Publico Federal (2013): A Gestão por Processos compreende

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 COOPERATIVA GERAL Quantidade de colaboradores: 1146 Quantidade de Respondentes: 835 Percentual de participação: 73% Dr. João Damasceno Porto Diretor Administrativo

Leia mais

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro 2016 Carlos Bertazzi www.rh4youconsultoria.wordpress.com O que é? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio do

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR *

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR * Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR * 1 - Introdução: A Política Institucional de Capacitação dos Servidores da UTFPR fundamentará

Leia mais

ANEXO XXV Proposição de Pesquisa sobre Clima Organizacional da TI da UNIFESP. Proposta de pesquisa estudo organizado em abril/2011 (não realizado)

ANEXO XXV Proposição de Pesquisa sobre Clima Organizacional da TI da UNIFESP. Proposta de pesquisa estudo organizado em abril/2011 (não realizado) ANEXO XXV Proposição de Pesquisa sobre Clima Organizacional da TI da UNIFESP Proposta de pesquisa estudo organizado em abril/2011 (não realizado) 383 Pesquisa sobre clima organizacional na TI - UNIFESP/Hospital

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

ORIENTAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENADORIA DE INGRESSO, MOBILIDADE E DESENVOLVIMENTO NÚCLEO DE AVALIAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO FUNCIONAL ORIENTAÇÕES

Leia mais

Rio de Janeiro, 21 de junho de Memo SAAPT nº 168/2017. À Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente

Rio de Janeiro, 21 de junho de Memo SAAPT nº 168/2017. À Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente Setor de Acompanhamento

Leia mais

Centro Universitário do Maranhão - UNICEUMA REITORIA

Centro Universitário do Maranhão - UNICEUMA REITORIA Página: 1 de 32 1) Você gosta do que faz? Não sabe 0% Muito 80% Pouco 3% Razoável 17% Página: 2 de 32 2) Você considera que o seu potencial de realização profissional tem sido adequadamente aproveitado?

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Alinhamentos: E-mail: modernizacao@ufsm.br Modernização Administrativa E-mail: competencias@ufsm.br E-mail: assessoria.grc@ufsm.br Gestão

Leia mais

Clientes fidelizados e satisfeitos

Clientes fidelizados e satisfeitos GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS CONTÁBEIS Uma abordagem prática O QUE TODO EMPRESÁRIO SONHA... Pessoas qualificadas, motivadas e produtivas Baixa rotatividade Clientes fidelizados e satisfeitos PLANEJAMENTO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019.

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019. PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Período: de a abril de. Porto Alegre, 18 de janeiro de. SUMÁRIO 1 Introdução... 3 2 Diretrizes e Plano de Metas...

Leia mais

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2012 2013 APRESENTAÇÃO O Planejamento Estratégico tem como objetivo descrever a situação desejada de uma organização e indicar os caminhos para

Leia mais

GERÊNCIA DE AUDITORIA INTERNA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

GERÊNCIA DE AUDITORIA INTERNA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GERÊNCIA DE AUDITORIA INTERNA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2017-2018 MARÇO/2017 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO METODOLOGIA MISSÃO VISÃO VALORES ANÁLISE DE CONTEXTO ESTRATÉGIAS APRESENTAÇÃO Este é o primeiro Planejamento

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3ºCICLO DE LOUSADA. Avaliação Interna. Questionário ao Pessoal Não Docente

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3ºCICLO DE LOUSADA. Avaliação Interna. Questionário ao Pessoal Não Docente ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3ºCICLO DE LOUSADA Avaliação Interna Questionário ao Pessoal Não Docente O pessoal dos serviços de administração e gestão da escola e o pessoal auxiliar de acção educativa e guardas-nocturnos

Leia mais

Instituto Superior Técnico

Instituto Superior Técnico Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura Unidade Curricular Comportamentos Transversais - I A liderança como arte e ciência Modelos Teorias

Leia mais

EDITAL N.º 16/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica

EDITAL N.º 16/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 19/04/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GERENCIAMENTO DE RH DESENVOLVER O PLANO DE RH

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 19/04/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GERENCIAMENTO DE RH DESENVOLVER O PLANO DE RH GERENCIAMENTO DE S SETOR DE TECNOLOGIA INTRODUÇÃO 2 O gerenciamento de recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. GERENCIAMENTO Prof.ª: MSc.: Heloisa

Leia mais

PLANO DE TRABALHO

PLANO DE TRABALHO 1 REITORIA PLANO DE TRABALHO Ouvidoria Institucional Apresentação Análise Estratégica Mapeamento Estratégico 2015-2016 São Luís MA Fevereiro 2015 2 Apresentação Neste Plano de Trabalho, estão presentes

Leia mais

Seção 1 Até a presente data, o senhor recebeu informações da escola do seu filho sobre normas e testes?

Seção 1 Até a presente data, o senhor recebeu informações da escola do seu filho sobre normas e testes? O objetivo desta pesquisa é ajudar nossa escola a avaliar o grau de sucesso de nosso trabalho com os senhores. Instruções: Por favor, responda a cada pergunta circulando o número que corresponde ao seu

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS Comissão Própria de Avaliação CPA A T A D E R E U N I Ã O N º 4/ 2017

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS Comissão Própria de Avaliação CPA A T A D E R E U N I Ã O N º 4/ 2017 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS Comissão Própria de Avaliação CPA A T A D E R E U N I Ã O N º 4/ 2017 Data: 05 de junho de 2017 Horário: 14h30min Local: Sala de Reuniões da Reitoria Presenças: representantes

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 11/05/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS 1 GERENCIAMENTO DE RH

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 11/05/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS 1 GERENCIAMENTO DE RH SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO 2 INTRODUÇÃO O gerenciamento de recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe

Leia mais

Status: Ativo. Natureza: Aberto. Revisado por: Décio Ceballos e Petrônio Noronha de Souza

Status: Ativo. Natureza: Aberto. Revisado por: Décio Ceballos e Petrônio Noronha de Souza Referência: CPA-004-2006 Versão: 6.0 Status: Ativo Data: 22/junho/2006 Natureza: Aberto Número de páginas: 07 Origem: Sérgio Gonçalves de Amorim CPA / Grupo Gestor do Planejamento Estratégico Revisado

Leia mais

Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de Prezada Superintendente

Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de Prezada Superintendente Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de 2003. Prezada Superintendente Em atenção ao ofício circ. N 003/ESP/SAD, datado de 24 de janeiro do presente ano, estamos enviando em anexo, as necessidades

Leia mais

PLANO DE TRABALHO

PLANO DE TRABALHO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO REITORIA PLANO DE TRABALHO Ouvidoria Institucional- Apresentação, Análise Estratégica e Mapeamento Estratégico de sua Implantação. 2013-2014

Leia mais

PORQUE, HOJE, FOCO EM PESSOAS? Qual a razão?

PORQUE, HOJE, FOCO EM PESSOAS? Qual a razão? PORQUE, HOJE, FOCO EM PESSOAS? Qual a razão? A ERA DO CONHECIMENTO - O fenômeno da Participação / grupos / etc. - A técnica ainda não envolve a ação administrativa - SABER X SABER FAZER X FAZER FAZER -

Leia mais

Gestão de Recursos Humanos Mapas Mentais

Gestão de Recursos Humanos Mapas Mentais Gestão de Recursos Humanos Mapas Mentais Goiânia Ariosvaldo Rosilindo I n s t i t u t o A V e z d o M e s t r e Gestão de Recursos Humanos Interno Externo Carga de trabalho Relação Clima Organizacional

Leia mais

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP)

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Prof. Roberto Ruas PPGA/UNINOVE Introdução: - Importância do evento

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

A importância da pesquisa de clima organizacional para análise do nível de satisfação dos colaboradores e da estrutura organizacional

A importância da pesquisa de clima organizacional para análise do nível de satisfação dos colaboradores e da estrutura organizacional ISSN 0798 1015 HOME Revista ESPACIOS! ÍNDICES! A LOS AUTORES! Vol. 38 (Nº 28) Año 2017. Pág. 13 A importância da pesquisa de clima organizacional para análise do nível de satisfação dos colaboradores e

Leia mais

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA INÍCIO ESCRITÓRIO DEFINIÇÃO DOS SÓCIOS OBJETIVOS DA SOCIEDADE CRESCIMENTO E CONTRATAÇÃO ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS GESTÃO DEFINIÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES DIFERENCIAL

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

Resultados da 1ª Pesquisa de Avaliação do Atendimento da CPAP e Adaptação do servidor ao trabalho

Resultados da 1ª Pesquisa de Avaliação do Atendimento da CPAP e Adaptação do servidor ao trabalho Resultados da 1ª Pesquisa de Avaliação do Atendimento da CPAP e Adaptação do servidor ao trabalho Objetivo: Aprimorar os processos da CPAP e verificar como é a recepção e adaptação do servidor no ambiente

Leia mais

Nossa diferença são nossos consultores!

Nossa diferença são nossos consultores! Nossa diferença são nossos consultores! 11 Treinamento/capacitação dos empregados e divulgação/apresentações finais 1 Análise do material atual do PCCS e Avaliação de Desempenho / Planejamento das atividades

Leia mais

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO.

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: AUTOGESTÃO, COGESTÃO, GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. Disciplina de Administração do Terceiro Setor Profª. Mayara Abadia Delfino dos Anjos Ato

Leia mais

PLANO ANUAL DE TRABALHO DA OUVIDORIA

PLANO ANUAL DE TRABALHO DA OUVIDORIA 2017 PLANO ANUAL DE TRABALHO DA OUVIDORIA Instituto Federal Farroupilha 10/03/2017 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. A OUVIDORIA DO... 3 2.1. Relacionamento com a Sociedade... 3 3. OBJETIVO DO PLANO DE TRABALHO...

Leia mais

PLANO DE TRABALHO ANUAL

PLANO DE TRABALHO ANUAL PLANO DE TRABALHO 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG OUVIDORIA PLANO DE TRABALHO ANUAL 2017-2018 A FURG quer lhe ouvir... Você melhorando a Universidade!

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA Resultado

PESQUISA DE CLIMA Resultado PESQUISA DE CLIMA 2014 Resultado PARTICIPAÇÕES 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 90% Meta 67,21% Potencial Alcançado PESQUISA DE CLIMA Insatisfeito Bloco Satisfeito Geral Justiça Discriminação

Leia mais

Gestão da Qualidade na diálise como Ferramenta Gerencial

Gestão da Qualidade na diálise como Ferramenta Gerencial Gestão da Qualidade na diálise como Ferramenta Gerencial A busca da equipe Nefron pela Excelência Adm. Cristina Ferreira A EMPRESA NEFRON Ltda Sede: Rua PAULO D ASSUNÇÃO, 88 - JARDIM INDUSTRIAL - CONTAGEM

Leia mais

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015 Agenda: 28/09/2015 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 11:00 h Eixo: Capacitação e Desenvolvimento 11:00 as 11:30 h Análise de Indicadores

Leia mais

ESEQ - Inquérito à Satisfação dos Professores - Ano letivo 2011/2012

ESEQ - Inquérito à Satisfação dos Professores - Ano letivo 2011/2012 Editar formulário - [ ESEQ - Inquérito à Satisfação dos Professores - Ano letivo 2011/... Page 1 of 12 ESEQ - Inquérito à Satisfação dos Professores - Ano letivo 2011/2012 Este questionário visa conhecer

Leia mais

Resultados TAEs Coleta de dados e publicação: Diretor: Coordenador administrativo: Setor responsável: Organizador:

Resultados TAEs Coleta de dados e publicação: Diretor: Coordenador administrativo: Setor responsável: Organizador: de Resultados TAEs Coleta de dados e publicação: 16 Diretor: Peterson Marco O. Andrade Coordenador administrativo: Ricardo C. Grünewald Setor responsável: Planejamento Organizador: Hugo Leonardo de Moura

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA 2014 Plano de melhoria AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA O Plano de Melhoria do Agrupamento de Escolas de Águeda surge na sequência do relatório da Avaliação Externa das Escolas realizada pela equipa de

Leia mais

Filosofia: baseia-se na adequação, na retenção, na fidelização, no acompanhamento dos associados e na prospecção e admissão de novos;

Filosofia: baseia-se na adequação, na retenção, na fidelização, no acompanhamento dos associados e na prospecção e admissão de novos; Filosofia: baseia-se na adequação, na retenção, na fidelização, no acompanhamento dos associados e na prospecção e admissão de novos; Visa Assegurar a harmonia das relações pessoais e de trabalho, sob

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS 1- Conheço o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFAL (PDI) 198 2- O PDI é um parâmetro para as atividades desenvolvidas no setor em que estou lotado (a) 199 3- Compartilho da missão e visão institucionais

Leia mais

Avaliação nas IES O papel estratégico das CPAs

Avaliação nas IES O papel estratégico das CPAs Avaliação nas IES O papel estratégico das CPAs Prof. Marcos Eduardo Casa (mecasa@ucs.br) Comissão Própria de Avaliação Universidade de Caxias do Sul Avaliação Institucional Avaliar Verificar se objetivos

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO / 2018 EIXO 4 - Políticas de Gestão

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO / 2018 EIXO 4 - Políticas de Gestão Até o 5º Ano-Fund.I Do 6º ao 9º -Fund.II 1º ao 3º-Ensino Médio Superior-Cursando Superior-Concluído Pós-Cursando Pós-Concluída Mestrando ou mais SOLTEIRO CASADO DIVORCIADO SEPARADO UNIÃO ESTÁVEL MORA JUNTO

Leia mais

17/10/2016. Competências na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem. Aula Diálogo de Desenvolvimento

17/10/2016. Competências na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem. Aula Diálogo de Desenvolvimento Competências na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Aula 14.10.16 Diálogo de Desenvolvimento 1 Diálogo de Desenvolvimento Feedback ou Feedforward Revisão do papel do gestor e do colaborador Foco para

Leia mais

- REPRODUÇÃO AUTORIZADA - Eu sou seu cliente sabia? Instrutora: Jane Costa de Paula Oliveira

- REPRODUÇÃO AUTORIZADA - Eu sou seu cliente sabia? Instrutora: Jane Costa de Paula Oliveira - REPRODUÇÃO AUTORIZADA - Eu sou seu cliente sabia? Instrutora: Jane Costa de Paula Oliveira CLIENTE INTERNO Instrutoria: Jane Costa de Paula Oliveira FOCO NO CLIENTE O que é CLIENTE? O QUE É CLIENTE INTERNO?

Leia mais

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO 1 2 3 6 Resumo Este trabalho busca estudar um dos mais complexos elementos do comportamento seja na cultura, crença, classe social entre outros, o clima organizacional analisa

Leia mais

EDITAL Nº 08/2018. Abre inscrições para seleção de professores-autores para a elaboração de materiais didáticos do curso de pósgraduação

EDITAL Nº 08/2018. Abre inscrições para seleção de professores-autores para a elaboração de materiais didáticos do curso de pósgraduação EDITAL Nº 08/2018 SELEÇÃO DE PROFESSORES-AUTORES PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (MODALIDADE EAD) EM GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Abre inscrições para seleção

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

05/05/2014 LIDERANÇA ESTILOS DE LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER

05/05/2014 LIDERANÇA ESTILOS DE LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER 1 LIDERANÇA Você já sentiu que não recebeu o reconhecimento merecido quando atingiu uma meta imposta por seu chefe ou realizou uma tarefa com sucesso? E, no entanto,

Leia mais

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE)

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE) Identidade Organizacional - Acesso à informação - IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos R O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F.

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. GERENCIAMENTO DE S SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 INTRODUÇÃO O gerenciamento de recursos humanos

Leia mais

1. Dados Quantitativos: Estatística das Manifestações por Natureza da Rede de Ouvidoria da UPE Abril a Junho 2012 Fonte: Sistema Gcon/Governo Estadual

1. Dados Quantitativos: Estatística das Manifestações por Natureza da Rede de Ouvidoria da UPE Abril a Junho 2012 Fonte: Sistema Gcon/Governo Estadual 1. Dados Quantitativos: Estatística das Manifestações por Natureza da de da UPE Abril a Junho 2012 Fonte: Sistema Gcon/Governo Estadual Dados Quantitativos das Naturezas das Manifestações da de Abril a

Leia mais

Gestão de Pessoas por competências: ideias norteadoras, limites e possibilidades

Gestão de Pessoas por competências: ideias norteadoras, limites e possibilidades Gestão de Pessoas por competências: ideias norteadoras, limites e possibilidades Profº. Dr. Narbal Silva Professor do Departamento de Psicologia/PPGP/CFH/UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRODEGESP

Leia mais

Modelo Plano de Atividades

Modelo Plano de Atividades Modelo Plano de Atividades Universidade Federal de Santa Maria Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenadoria de Ingresso, Mobilidade e Desenvolvimento Núcleo de Avaliação e Movimentação Funcional Modelo

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Francisco R. Lima Jr. Contextualização A forma como os indivíduos estão ligados, individualmente ou em grupos, seja formal ou informalmente, determina o que chamamos

Leia mais

E A GESTÃO DE PROJETOS?

E A GESTÃO DE PROJETOS? E A GESTÃO DE PROJETOS?......consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do Projeto a fim de atender aos seus requisitos. BENEFÍCIOS Aumenta a confiança e

Leia mais

DOMÍNIO B Estratégia para o Desenvolvimento Organizacional

DOMÍNIO B Estratégia para o Desenvolvimento Organizacional DOMÍNIO B Estratégia para o Desenvolvimento Organizacional QATC-2: Planejamento estratégico Dimensões a serem avaliadas: (i) Estrutura da unidade de planejamento estratégico (ii) Conteúdo do planejamento

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE EGRESSOS UniSALESIANO

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE EGRESSOS UniSALESIANO POLÍTICA INSTITUCIONAL DE EGRESSOS UniSALESIANO I INTRODUÇÃO O UniSALESIANO conta com uma Política Institucional de Egressos vinculada às ações de marketing institucional e às ações da CPA Comissão Própria

Leia mais

Oficina II - Informação de custo para a gestão de programas nos órgãos setoriais

Oficina II - Informação de custo para a gestão de programas nos órgãos setoriais Oficina II - Informação de custo para a gestão de programas nos órgãos setoriais Coordenação: STN - Arthur Pinto e Welinton Vitor Relatoria: SPI - Andréia Rodrigues Objetivo da Oficina Apresentar experiências

Leia mais

CONSTRUINDO O FUTURO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Diamantina, agosto de 2009.

CONSTRUINDO O FUTURO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Diamantina, agosto de 2009. CONSTRUINDO O FUTURO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Diamantina, agosto de 2009. Até 2013 UFVJM estará entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil... B SITUAÇÃO

Leia mais

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 Correios NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 DESTINO: Vice-Presidência de Gestão de Pessoas ASSUNTO: Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos Subtítulo 1 Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos

Leia mais

Gerenciando as competências como OSS em hospitais públicos

Gerenciando as competências como OSS em hospitais públicos HOSPITAL DE TRANSPLANTES DR. EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA Gerenciando as competências como OSS em hospitais públicos C.L.T. SERVIDORES A CULTURA

Leia mais

Formação e Desenvolvimento de Liderança através dos Programas de Excelência Operacional

Formação e Desenvolvimento de Liderança através dos Programas de Excelência Operacional Formação e Desenvolvimento de Liderança através dos Programas de Excelência Operacional Entenda como as principais organizações vêm utilizando os Programas de Excelência Operacional baseados no Lean Six

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

SOMOS UM GRUPO DE AMIGAS E PARCEIRAS

SOMOS UM GRUPO DE AMIGAS E PARCEIRAS PROJETO CONEXÃO BOM DIA QUEM SOMOS? SOMOS UM GRUPO DE AMIGAS E PARCEIRAS Nossa escolha em trabalhar com Desenvolvimento HUMANO foi por acreditarmos na força dos vínculos, na capacidade das pessoas de criar

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância)

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (cursos presenciais e à distância) CACOAL 2018 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Este regulamento

Leia mais

O Complexo Industrial da Saúde na Inovação. "Políticas Públicas e Desenvolvimento Industrial do Setor Saúde BRITCHAM

O Complexo Industrial da Saúde na Inovação. Políticas Públicas e Desenvolvimento Industrial do Setor Saúde BRITCHAM O Complexo Industrial da Saúde na Inovação "Políticas Públicas e Desenvolvimento Industrial do Setor Saúde BRITCHAM ABIMO Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA 1.HISTÓRICO A Administração Participativa é uma das ideias mais antigas da administração. Ela nasceu na Grécia com a invenção da democracia. Continua a ser uma ideia moderna,

Leia mais

Avaliação de Desempenho Organizacional

Avaliação de Desempenho Organizacional Avaliação de Desempenho Organizacional O que é avaliar? Avaliar significa julgar alguma atitude ou atividade de forma qualitativa, podendo-se transcrever essa percepção com o auxílio de informações quantitativas

Leia mais

Escola UNESP de Liderança e Gestão

Escola UNESP de Liderança e Gestão Escola UNESP de Liderança e Gestão Composição da Escola Comissão Gestora Prof. Dr. Sérgio Roberto Nobre (Presidente da Comissão Gestora) Profa. Dra. Hilda Maria Gonçalves da Silva (Coordenadora da Comissão

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Missão Representar, defender, integrar e dignificar a categoria, assegurando direitos e prerrogativas, garantindo a sua atuação e fortalecendo a importância do tributo na construção

Leia mais

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro. Ética Interação com o público interno e externo Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética INTERAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO Quando fala-se em interação com o público interno

Leia mais

Questões para Estudo - Alunos Rotinas Administrativas

Questões para Estudo - Alunos Rotinas Administrativas Questões - 1) Sobre os exemplos hipotéticos de práticas comuns nos processos organizacionais de um hospital publico, assinale a alternativa correta. a) Quando o setor de pronto atendimento desenvolve um

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Esportes e Lazer. Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decretos nº /06, nº /06 e nº 16.

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Esportes e Lazer. Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decretos nº /06, nº /06 e nº 16. - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Esportes e Lazer Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decretos nº 12.660/06, nº 12.979/06 e nº 16.385/15 I - Secretaria Executiva: - auxiliar e assessorar o Secretário Municipal

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DEAVALIAÇÃO. Autoavaliação do Sistema de Avaliação de Desempenho dos Servidores técnico-administrativos

COMISSÃO PRÓPRIA DEAVALIAÇÃO. Autoavaliação do Sistema de Avaliação de Desempenho dos Servidores técnico-administrativos Autoavaliação do Sistema de Avaliação de Desempenho dos Servidores técnico-administrativos Portaria 738-R de 14 de maio de 2012 Subcomissão de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos

Leia mais

Administração de Recursos Humanos II

Administração de Recursos Humanos II ADMINISTRAÇÃO Administração de Recursos Humanos II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ REALIZADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova:

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS. DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS. DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Psicologia Objeto de Estudo Psique = alma + logos = estudo Grécia berço da Psicologia Desejo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL ANEXO IV

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL ANEXO IV SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL ANEXO IV FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO SEMESTRAL DO SERVIDOR DOCENTE EM ESTÁGIO PROBATÓRIO Esta ficha

Leia mais

DAFITI ABRE NOVO PROGRAMA DE ESTÁGIO

DAFITI ABRE NOVO PROGRAMA DE ESTÁGIO DAFITI ABRE NOVO PROGRAMA DE ESTÁGIO Publicado em 24.05.17 Já está aberto o programa de estágio do Dafiti Group através do site: https://www.99jobs.com/dafiti-group/jobs/10536-programa-de-estagio-dafiti-2017

Leia mais

ABCCH 2016/ /02/2016

ABCCH 2016/ /02/2016 ABCCH 2016/2017 1 PRIMEIROS PASSOS Agenda / Pilares Sistematização da gestão Fomento ao esporte equestre Valorização dos criadores Valorização dos proprietários de cavalos Valorização da marca BH Proposta

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

Metas Clima Organizacional UTFPR - Câmpus Guarapuava

Metas Clima Organizacional UTFPR - Câmpus Guarapuava Metas Clima Organizacional UTFPR - Câmpus Guarapuava Prof. João Paulo Aires Diretor-Geral 11/11/2015 CPA - Clima organizacional Etapas pós-preenchimento formulário 1. Compilar as sugestões - 12 lançamentos

Leia mais