MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES E DRENAGEM PLUVIAL DA RUA ÁLVARO BUENO DE OLIVEIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES E DRENAGEM PLUVIAL DA RUA ÁLVARO BUENO DE OLIVEIRA"

Transcrição

1 MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES E DRENAGEM PLUVIAL DA RUA ÁLVARO BUENO DE OLIVEIRA VIDEIRA, 12 DE MARÇO DE 2018

2 SUMÁRIO 1. OBJETIVO REFERÊNCIAS REGISTRO FOTOGRÁFICO SITUAÇÃO ATUAL SERVIÇOS PRELIMINARES CANTEIRO PLACA DE OBRA LOCAÇÃO DA OBRA SERVIÇOS TOPOGRÁFICOS SINALIZAÇÃO CONTROLE DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS TERRAPLENAGEM MOVIMENTO DE TERRAS ESCAVAÇÃO MECÂNICA EM ROCHA COM MARTELETE PNEUMÁTICO DRENAGEM ABERTURA DAS CAVAS MATERIAL PROVENIENTE DA ESCAVAÇÃO REGULARIZAÇÃO DO FUNDO DA VALA, POÇOS E CAVAS LASTRO DE BRITA INSTALAÇÃO DA TUBULAÇÃO DE DRENAGEM Caixas de Coleta de Águas Pluviais Caixa de Ligação e Passagem Dissipador de Energia Fim de Rede REATERRO EXCESSO DE ESCAVAÇÃO SERVIÇOS DE URBANIZAÇÃO MEIO-FIO PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES REJUNTAMENTO SERVIÇOS FINAIS LIMPEZA DA OBRA VERIFICAÇÃO FINAL... 21

3 1. OBJETIVO Estabelecer os requisitos, condições e diretrizes técnicas e administrativas necessárias, contidas neste memorial, na planilha orçamentária e no conjunto de pranchas, visando à pavimentação com pedras irregulares na Rua Álvaro Bueno de Oliveira, no Bairro Amarante, no Município de Videira SC. Figura 1: Mapa de localização do município de Videira. Fonte: Google (2017). Figura 2: Mapa de localização da Rua Álvaro Bueno. Fonte: Geomais (2018).

4 Os serviços não aprovados, ou que se apresentarem defeituosos em sua execução, serão demolidos e reconstruídos por conta exclusiva do CONTRATADO. Os materiais que não satisfizerem às especificações, ou forem julgados inadequados, serão removidos do canteiro de serviço dentro de quarenta e oito horas a contar da determinação do Fiscal da obra. 1.1 REFERÊNCIAS Constituem partes integrantes desta especificação, os seguintes projetos e documentos: Projeto de Pavimentação; Planilha Orçamentária; Cronograma físico-financeiro; BDI. Os serviços deverão ser executados de acordo com a presente especificação, sendo que qualquer solicitação de modificação deverá ser encaminhada, por escrito e fundamentada, ao Fiscal de Obras do Município de Videira - SC, para análise da mesma. As medidas de proteção aos empregados e a terceiros durante a construção, obedecerão ao disposto nas NORMAS DE SEGURANÇA DE TRABALHO NAS ATIVIDADES DA CONSTRUÇÃO CIVIL, em especial a NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. A Contratada fornecerá aos funcionários todos os equipamentos de proteção individual exigidos pela NR 6 - Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tais como: capacetes e óculos especiais de segurança, protetores faciais, luvas e mangas de proteção, botas de borracha e cintos de segurança, de conformidade com a natureza dos serviços e obras em execução.

5 2. REGISTRO FOTOGRÁFICO SITUAÇÃO ATUAL Figura 3: Rua Álvaro Bueno de Oliveira 01. Fonte: A autora (2018). Figura 4: Rua Álvaro Bueno de Oliveira 02. Fonte: A autora (2018).

6 Figura 5: Rua Álvaro Bueno de Oliveira 03. Fonte: A autora (2018). Figura 6: Rua Álvaro Bueno de Oliveira 04. Fonte: A autora (2018).

7 Figura 7: Rua Álvaro Bueno de Oliveira 05. Fonte: A autora (2018). Figura 8: Rua Álvaro Bueno de Oliveira 06. Fonte: A autora (2018).

8 Figura 9: Rua Álvaro Bueno de Oliveira 07. Fonte: A autora (2018).

9 3. SERVIÇOS PRELIMINARES 3.1 CANTEIRO A contratada deverá providenciar às suas expensas, os serviços necessários a execução dos serviços. Para isto deverá obter junto aos órgãos e concessionárias locais as respectivas licenças e permissões. As despesas de taxas e consumo são de responsabilidade da Contratada. A contratada é responsável pela guarda, vigia e segurança de todos os elementos do canteiro de obras, garantindo seu perfeito fechamento e evitando intrusões, mantendo em perfeitas condições todas as instalações pertencentes ao canteiro, primando pela limpeza e conservação também das áreas externas e contíguas ao canteiro Tanto o canteiro de obras, como demais instalações deverão atender a NR-18 Condições do Meio Ambiente de trabalho na Indústria da Construção Civil. A CONTRATADA deverá manter disponível na obra cópia dos projetos arquitetônico e complementares, ARTs e RRTs, Alvará e Diário de Obra. Antes de a licitante vencedora iniciar o assentamento dos materiais (pedras irregulares, meio-fios e tubulação), esses deverão ser conferidos e liberados pelos técnicos do Município de Videira. 3.2 PLACA DE OBRA A placa de obra será confeccionada em chapa galvanizada fixada com estrutura de madeira. Terá área de 2,40m², com altura de 1,20m e largura de 2,00m, e deverá ser afixada em local visível, preferencialmente no acesso principal do empreendimento ou voltadas para a via que favoreça a melhor visualização. Deverá ser mantida em bom estado de conservação, inclusive quanto à integridade do padrão das cores, durante todo o período de execução das obras.

10 3.3 LOCAÇÃO DA OBRA Quanto a LOCAÇÃO DA OBRA, a CONTRATADA deverá verificar todas as locações indicadas nas peças gráficas de modo a antever a possibilidade de ocorrências de distorções no levantamento topográfico utilizado para elaborar o projeto. Em caso de dúvidas, deverá consultar a FISCALIZAÇÃO. O canteiro de serviços deverá ser construído, em local destinado a este fim devidamente aprovado pela FISCALIZAÇÃO. As instalações do canteiro, bem como a limpeza constante da obra, serão de responsabilidade da CONTRATADA. 3.4 SERVIÇOS TOPOGRÁFICOS Os serviços topográficos compreendem a locação do eixo do traçado, seu nivelamento e seccionamento transversal, a marcação e nivelamento dos offsets, bem como alocação de todos os demais serviços previstos para a execução da obra. Os controles geométricos que serão realizados visando aferir os resultados obtidos pela contratada e que pressupõem a utilização de tais serviços serão conduzidos em conformidade com os termos e condições estabelecidos. O preparo do leito da rua com terraplanagem para nivelamento (escavação/aterro/corte/transporte), incluindo todos os serviços com máquinas e transportes necessários, será de responsabilidade da licitante vencedora. 3.5 SINALIZAÇÃO A obra deverá ser devidamente sinalizada com placas de advertência, cones de sinalização e cavaletes com dizeres A SERVIÇO DA PREFEITURA DE VIDEIRA, de forma a evitar acidentes no decorrer de sua execução. Toda sinalização será de inteira responsabilidade da CONTRATADA.

11 3.6 CONTROLE DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS Poderá a qualquer momento a FISCALIZAÇÃO requisitar a CONTRATADA a realização de testes de qualidade dos serviços executados por meio de empresa especializada, não vinculada a CONTRATADA.

12 4. TERRAPLENAGEM 4.1 MOVIMENTO DE TERRAS A CONTRATADA deverá regularizar o terreno nas cotas estabelecidas em projeto, devendo executar as escavações e aterros necessários para a execução das obras. Para a realização de aterros haverá rigorosa e adequada preparação do terreno especialmente a retirada de eventual vegetação e/ou restos de demolições existentes. Os aterros devem ser executados com solos de boa qualidade, isentos de material orgânico e entulhos. O aterro deverá ser executado em camadas de, no máximo, 20cm, sendo a espessura de cada camada controlada por meio de pontaletes de madeira. A umidade do solo será mantida próxima de 3% da ótima dentro da curva Proctor. As camadas devem manter homogeneidade tanto no que se referem à umidade quanto ao material empregado. A compactação deverá atingir um grau de compactação de, no mínimo 95% com referência ao ensaio de compactação normal de solos, especificado na NBR 7182/2016. No início da pavimentação, conforme imagem abaixo, da Rua Álvaro Bueno de Oliveira deverá ser realizado um aterro de 50cm para nivelamento da rua. Figura 10: Início Rua Álvaro Bueno de Oliveira Fonte: A autora (2018).

13 4.2 ESCAVAÇÃO MECÂNICA EM ROCHA COM MARTELETE PNEUMÁTICO Está prevista a existência de material de 3ª categoria rocha, cuja escavação será feita com martelete pneumático, devendo ser tomadas todas as precauções necessárias à segurança dos trabalhadores, transeuntes e moradores das áreas onde serão executados os serviços. Após quebra e limpeza do material escavado deverá ser realizado novo nivelamento para verificar se o corte está na cota determinada conforme projeto. Caso ocorram lajes no nível da cota do projeto, essas deverão ser rebaixadas no mínimo 50 centímetros, para evitar deslizamento de material e reateradas com material escavado ou de jazida. A empresa executora será também responsável pela sinalização de trânsito, bem como, pela segurança e integridade dos logradouros públicos, redes de luz, d água e esgoto, propriedades públicas e particulares, não cabendo por parte da municipalidade qualquer indenização por danos ou avarias de qualquer espécie.

14 5. DRENAGEM Os equipamentos a serem utilizados deverão ser adequados aos tipos de escavação. Para a escavação mecânica de valas, poços e cavas de profundidade de até 4,00 metros, serão utilizadas retroescavadeiras. Para acerto final da vala, pode-se utilizar escavação manual. A escavação mecânica de valas poços e cavas com profundidade superior a 4,00 metros deverá ser feita com escavadeira hidráulica ou a cabo. Se a CONTRATADA não dispuser de tal equipamento, a FISCALIZAÇÃO, poderá permitir o uso de retroescavadeira. Nesse caso os recursos utilizados para se atingir a profundidade desejada não serão remunerados pela CONTRATANTE. 5.1 ABERTURA DAS CAVAS A licitante vencedora deverá abrir as valas para colocação dos tubos de concreto, conforme projeto executivo com inclinação mínima de 2%. Durante a execução dos serviços, a CONTRATANTE poderá exigir remoção ou substituição de qualquer equipamento que não corresponda à produção inicialmente proposta, ou que não satisfaça a qualquer exigência destas ESPECIFICAÇÕES. Antes de iniciar a escavação, a CONTRATADA deverá fazer pesquisas de interferências, para que não sejam danificados quaisquer tubos, caixas, cabos, postes e outros elementos e/ou estruturas que estejam na área atingida pela escavação ou próximas à mesma. Junto às valas, a CONTRATADA deverá manter livres as grelhas, tampões e bocas de lobo das redes de serviços públicos, de modo a evitar danos e entupimentos. Mesmo autorizada à escavação, todos os danos causados a propriedades públicas ou privadas, bem como danos ou remoções de pavimentos além das larguras especificadas, serão de inteira responsabilidade da CONTRATADA. Todos os serviços de máquinas para a instalação dos tubos, abertura, fechamento e compactação das valas será de responsabilidade da licitante vencedora.

15 5.2 MATERIAL PROVENIENTE DA ESCAVAÇÃO O material escavado que for, a critério da CONTRATANTE, apropriado para utilização no aterro/reaterro, será depositado ao lado da vala, poços ou cavas, a uma distância equivalente à profundidade de escavação. Caso contrário, o material escavado será transportado para o bota fora de responsabilidade da licitante vencedora, bem como será de responsabilidade todo o dano ambiental causado pelo bota-fora. 5.3 REGULARIZAÇÃO DO FUNDO DA VALA, POÇOS E CAVAS Quando a escavação atingir a cota indicada em projeto, será feita a regularização e a limpeza do fundo da vala, poços ou cavas. Quando o greide final de escavação estiver situado em terreno cuja capacidade de suporte não for suficiente para servir como fundação direta, a profundidade de escavação deverá ser aumentada o suficiente para comportar um colchão de material, que poderá ser de lastro de pedra britada ou pulmão, ou ainda um berço de concreto, definidos em projeto ou a critério da FISCALIZAÇÃO. Em todos os casos, o greide final será definido em projeto. 5.4 LASTRO DE BRITA Sobre o leito da vala devidamente regularizado deverá ser executado um lastro de brita n.º1 ou 2, com 10 cm de espessura, para acomodação da tubulação de drenagem, em toda largura da cava. 5.5 INSTALAÇÃO DA TUBULAÇÃO DE DRENAGEM Para instalação da tubulação de drenagem pluvial deverão ser seguidas às recomendações das normas técnicas entre elas a NBR /2008 (Execução de Obras de Esgoto Sanitário e Águas Pluviais utilizando-se tubos e aduelas de concreto). Deverá ser apresentado laudo de resistência dos tubos de concreto, conforme normas técnicas específicas, bem como Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de fabricação dos mesmos contendo as

16 quantidades para o recebimento pelos técnicos do Munícipio de Videira dos referidos serviços. O Município de Videira não se responsabilizará por quaisquer LIGAÇÕES NOVAS na tubulação de drenagem pluvial vinda dos lotes. No caso de haver este tipo de serviço e se for solicitado pelo proprietário, a licitante vencedora deverá acordar seus custos diretamente com o proprietário do referido lote. Todo dano causado na tubulação de drenagem existente, bem como, nos ramais de ligações existentes vindos dos lotes, na execução e preparo da cancha, deverá ser consertado pela licitante vencedora, sem alteração no orçamento licitado. Para a execução de bueiros de greide com tubos de concreto deverá ser adotada a seguinte sistemática: Interrupção da sarjeta ou da canalização coletora junto ao acesso do bueiro e execução do dispositivo de transferência para o bueiro, como: caixa coletora, caixa de passagem ou outro indicado. Escavação em profundidade que comporte o bueiro selecionado, garantindo inclusive o recobrimento da canalização. Compactação do berço do bueiro de forma a garantir a estabilidade da fundação e a declividade longitudinal indicada. Sobre o leito da vala devidamente regularizado deverá ser executado um lastro de brita n.º1 ou 2, com 10 cm de espessura. Colocação, assentamento e rejuntamento dos tubos, com argamassa cimento-areia, traço 1:4, em massa. OBS: A tubulação só poderá ser aterrada após a liberação pelos técnicos do Município de Videira Caixas de Coleta de Águas Pluviais As caixas de coleta de águas pluviais, deverão ser executadas com tubo de concreto de Ø 50cm, instaladas conforme o projeto executivo com grade de ferro chato de 1 ½ x 5/16 espaçados no máximo a cada 0,04m totalizando as dimensões de 0,60 x 0,60m assentadas e chumbadas com concreto

17 perfeitamente niveladas com a pavimentação. O encaixe do tubo em pé Ø50cm com a rede coletora deverá ter acabamento com massa de cimento e areia Caixa de Ligação e Passagem Deverá ser executada uma caixa de ligação e passagem, em concreto armado 15 MPa nas dimensões conforme projeto. Possuirão tampa em concreto 15 MPa. Terão características conforme detalhe em projeto e seguirão o álbum de projetos do DNIT (CLP 13) Dissipador de Energia Fim de Rede As caixas dissipadoras de energia, tipo final de rede, deverão ser executadas em alvenaria de pedra argamassada, instaladas conforme projeto executivo (detalhe dissipador de energia fim de rede). Primeiramente deverá ser feita a escavação da vala para assentamento do dissipador, obedecendo aos alinhamentos, cotas e dimensões indicadas no projeto. Após proceder com a regularização da vala escavada realizando compactação com emprego de compactador mecânico e com controle de umidade a fim de garantir o suporte necessário para o dissipador. Deverão ser seguidos os procedimentos especificados na Norma DNIT 022/ REATERRO O reaterro das valas deverá ser executado com material de primeira categoria, o qual deverá ser efetuado em camadas de 20cm devidamente compactadas por meios mecânicos ou manuais até a cota de terraplenagem, pois será de responsabilidade da licitante vencedora que a pavimentação final fique perfeitamente nivelada. No caso de verificar-se o afundamento ou desnivelamento da pavimentação após o uso constante, resultantes da má execução e escolha dos materiais, a licitante vencedora será notificada a fazer o conserto conforme determina a Lei de Licitações n 8.666/1993.

18 5.7 EXCESSO DE ESCAVAÇÃO A CONTRATADA será responsável por qualquer excesso de escavação. Também será de responsabilidade da CONTRATADA todo e qualquer desmoronamento, ruptura hidráulica de fundo da vala, causados por deficiência de escoramento ou por ficha inadequada.

19 6. SERVIÇOS DE URBANIZAÇÃO 6.1 MEIO-FIO Os meio-fios devem ser de concreto (Fck 15Mpa, traço 1:3) pré-moldado alisado, dupla face e deverão ser assentados perfeitamente alinhados e nivelados, com as seguintes dimensões: Base: 0,15m Topo: 0,13m Altura: 0,30m Comprimento: 1,00m Os meio-fios a serem assentados deverão ser inteiros e obrigatoriamente conforme as dimensões acima e não serão aceitos meio-fios danificados, trincados e/ou quebrados. Será de responsabilidade da licitante vencedora o preenchimento com material de qualidade e compactado a parte posterior (passeios) dos meio-fios para evitar o deslocamento e desalinhamento dos mesmos com largura mínima de 50cm. Os meio-fios deverão ser rebaixados nos acessos dos veículos para os lotes confrontantes com a pavimentação e nas extremidades onde não houver continuidade da pavimentação de forma a garantir o travamento, conforme anotação no projeto executivo. Deverá ser apresentada a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da fabricação dos meio-fios contendo as quantidades e as especificações mínimas de resistência à compressão para o recebimento dos referidos materiais e serviços. Obs: A Prefeitura Municipal de Videira poderá, a qualquer momento, exigir da licitante vencedora, laudo de rompimento de corpos de prova, em conformidade com a resistência mínima solicitada e que deverá ser emitida por órgão competente de acordo com normas técnicas da ABNT.

20 7. PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES A pavimentação da rua será com pedras irregulares cortadas com dimensões de forma que para executar um metro quadrado serão necessárias no máximo 48 unidades. As pedras irregulares deverão ser assentadas sobre uma base de pedrisco de no mínimo 15 cm de espessura, com formas encunhadas e serem assentadas com as faces de rolamento cuidadosamente escolhidas, entrelaçadas e unidas de modo que não coincidam as juntas vizinhas, tomandose o cuidado para que o espaçamento entre as mesmas não seja superior a 0,02m. As pedras irregulares deverão ser niveladas com linhas e deverão formar na seção transversal uma inclinação mínima de 3% do eixo até os meio-fios. A base deverá obrigatoriamente ser executada com pedrisco puro, não será aceito mistura com brita e/ou outro material. A Prefeitura poderá a seu critério, solicitar que a licitante vencedora execute lombadas ao longo do trecho a ser pavimentado, sem alteração do orçamento licitado. Obs: A compactação do calçamento será de responsabilidade da licitante vencedora e que deve ser com Rolo Vibratório de chapa lisa, peso médio. 7.1 REJUNTAMENTO Toda a pavimentação deverá ser rejuntada com uma camada de pó de pedra de no mínimo 0,05m para preencher os vãos e travamento entre as pedras irregulares do pavimento. Obs: O rejuntamento da pavimentação só deverá ser executado após a liberação pelos técnicos da Prefeitura de Videira.

21 8. SERVIÇOS FINAIS 8.1 LIMPEZA DA OBRA Os materiais e equipamentos a serem utilizados na limpeza de obras atenderão às recomendações das Práticas de Construção. Os materiais serão cuidadosamente armazenados em local seco e adequado. Ao final de cada dia será procedida à limpeza geral da obra de modo a evitar o acúmulo de entulhos e materiais que possam prejudicar o bom andamento dos serviços. Os entulhos deverão ser acondicionados em recipientes apropriados que serão removidos da obra assim que estiverem cheios. 8.2 VERIFICAÇÃO FINAL Para recebimento definitivo a obra deverá estar totalmente limpa e sem entulhos e/ou restos de materiais necessários à execução da obra, depositados na rua ou no passeio. Maize Carla Carlesso Daição Engenheira Civil CREA/SC

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO COM PAVER DE CONCRETO INTERTRAVADO.

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO COM PAVER DE CONCRETO INTERTRAVADO. PREFEITURA MUNICIPAL DE ASCURRA ESTADO DE SANTA CATARINA CNPJ: 83.102.772/0001-61 PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO COM PAVER DE CONCRETO INTERTRAVADO. LOCAL: Rua PM 103 e PM 104 Bairro Centro Ascurra - SC CONTEÚDO:

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Os serviços de topografia ficarão a encargo da empresa licitante.

MEMORIAL DESCRITIVO. Os serviços de topografia ficarão a encargo da empresa licitante. MEMORIAL DESCRITIVO DADO GERAIS: OBRA: Pavimentação com Blocos de Concreto e Microdrenagem Urbana LOCAL: Rua do Comércio PROPRIETÁRIO: Município de Toropi DATA: Novembro/2008 OBJETO Pavimentação com blocos

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO 01 SERVIÇOS PRELIMINARES: PLACA DA OBRA:

MEMORIAL DESCRITIVO 01 SERVIÇOS PRELIMINARES: PLACA DA OBRA: MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES NA ESTRADA VICINAL QUE LIGA A CIDADE AO BAIRRO BELA VISTA LOCAL: BAIRRO BELA VISTA FIGUEIRA - PARANÁ. PERCURSO REMANESCENTE: 5.520,88 METROS

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO EXECUÇÃO DE PASSEIOS E BOLSÕES DE ESTACIONAMENTO EM PARTE DA RUA PRESIDENTE CASTELO BRANCO E PARTE DA RUA RICARDO BRANDALISE

MEMORIAL DESCRITIVO EXECUÇÃO DE PASSEIOS E BOLSÕES DE ESTACIONAMENTO EM PARTE DA RUA PRESIDENTE CASTELO BRANCO E PARTE DA RUA RICARDO BRANDALISE MEMORIAL DESCRITIVO EXECUÇÃO DE PASSEIOS E BOLSÕES DE ESTACIONAMENTO EM PARTE DA RUA PRESIDENTE CASTELO BRANCO E PARTE DA RUA RICARDO BRANDALISE VIDEIRA-SC, AGOSTO DE 2018 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 1.1

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES PROJETO ARQUITETÔNICO REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA THOMAZ PEREIRA MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO Revitalização da Praça Thomaz Pereira 1. OBJETIVO: A presente especificação tem por objetivo estabelecer

Leia mais

SUMÁRIO. laboração Revisão Data da revisão Aprovado (ou Aprovação) Data aprovação Luiz Fernando J. Albrecht

SUMÁRIO. laboração Revisão Data da revisão Aprovado (ou Aprovação) Data aprovação Luiz Fernando J. Albrecht SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...2 5. Materiais e equipamentos necessários...3 5.1 Materiais...3 5.2 Equipamentos...3

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PAVIMENTAÇÃO NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA ET-6000-6520-940-TME-011 ET-65-940-CPG-011 1 / 5 CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ESTA FOLHA DE CONTROLE INDICA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS038 EXECUÇÃO DE RAMAL PREDIAL Revisão: 01 Out/08 SUMÁRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS038 EXECUÇÃO DE RAMAL PREDIAL Revisão: 01 Out/08 SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...2 5. Materiais e equipamentos necessários...3 5.1 Materiais...3 5.2 Equipamentos...3

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO COM BLOCOS DE CONCRETO RUA MUNIZ FERRAZ

MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO COM BLOCOS DE CONCRETO RUA MUNIZ FERRAZ MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO COM BLOCOS DE CONCRETO RUA MUNIZ FERRAZ DADOS IDENTIFICAÇÃO OBRA: Pavimentação em 2 trechos da Rua Muniz Ferraz LOCAL DA OBRA: Trecho 1 - Rua Muniz Ferraz entre as Ruas

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA RUA DOS EUCALIPTOS

MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA RUA DOS EUCALIPTOS MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA RUA DOS EUCALIPTOS VIDEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2018 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 1.1 REFERÊNCIAS... 4 2. SERVIÇOS PRELIMINARES... 5 2.1 CANTEIRO... 5 2.2 PLACA DE OBRA...

Leia mais

CARIMBO DA EMPRESA: ASS. DO RESPONSÁVEL

CARIMBO DA EMPRESA: ASS. DO RESPONSÁVEL ANEXO I PROPOSTA FINANCEIRA LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS Nº 008/2011 Item Quant. Descrição do Objeto Valor Mat. Valor Serviços Valor mat+serv. Total R$ 01 07 Bocas de Lobo (un) 02 433,8 Tubos (m) assentados

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: CALÇAMENTO COM PEDRAS IRREGULARES DE BASALTO NA ESTRADA PRINCIPAL E ACESSO AO BALNEAREO CASCATINHA NO MUNICÍPIO DE ALEGRIA/RS. 1)ESTRADA PRINCIPAL-EXTENSÃO (335,37+20,13)m x LARG

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE BOMBINHAS PROJETO PAVIMENTAÇÃO COM PAVER E DRENAGEM PLUVIAL RUA CURIÓ MUNICÍPIO DE BOMBINHAS - SC

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE BOMBINHAS PROJETO PAVIMENTAÇÃO COM PAVER E DRENAGEM PLUVIAL RUA CURIÓ MUNICÍPIO DE BOMBINHAS - SC PROJETO PAVIMENTAÇÃO COM PAVER E DRENAGEM PLUVIAL RUA CURIÓ MUNICÍPIO DE BOMBINHAS - SC PROJETO: AMFRI Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí Diogo Graf Engenheiro Civil CREA SC 092018-3

Leia mais

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO URBANA MEMORIAL DESCRITIVO

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO URBANA MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO URBANA MEMORIAL DESCRITIVO Obra: PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO RUA HUGO HARTMANN TRECHO II Local: MUNICIPIO DE CAPITAO/RS O presente memorial tem por finalidade estabelecer os materiais

Leia mais

OBRA : RECUPERAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO DO DISTRITO INDUSTRIAL DE CONSELHEIRO LAFAIETE

OBRA : RECUPERAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO DO DISTRITO INDUSTRIAL DE CONSELHEIRO LAFAIETE : RECUPERAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO DO DISTRITO INDUSTRIAL DE CONSELHEIRO LAFAIETE PLANILHA RESUMO DESCRIÇÃO 1 IMPLANTAÇÃO DA E ADMINISTRAÇÃO LOCAL 256.636,78 2 PRELIMINARES E TERRAPLENAGEM 715.099,27 3 DRENAGEM

Leia mais

C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DRENO DE PAVIMENTO Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2016 DESIGNAÇÃO ARTERIS ES 041 REV 2 09/2016 ES 041 Rev2 pg 1 - Centro de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS016 REATERRO E COMPACTAÇÃO DE VALAS Revisão: 02 Mar.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS016 REATERRO E COMPACTAÇÃO DE VALAS Revisão: 02 Mar. SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...2 5. Materiais e equipamentos necessários...2 5.1 Material do reaterro...2 5.1.1

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E QUANTITATIVO DE MATERIAIS PROJETO DE TERRAPLENAGEM

MEMORIAL DESCRITIVO E QUANTITATIVO DE MATERIAIS PROJETO DE TERRAPLENAGEM MEMORIAL DESCRITIVO E QUANTITATIVO DE MATERIAIS PROJETO DE TERRAPLENAGEM RESPONSÁVEL: CREA: EDIANIR BONATH 5063825690-SP CONTRATANTE: OBRA: LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL BAHIA - UFSB UFSB CAMPUS JORGE

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO CRAS CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL Obra: CALÇADAS, DRENAGEM, CANTEIROS E ADEQUAÇÃO DO PÁTIO DO CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL Localização: RUA FERNANDO

Leia mais

MEIOS FIOS, SARJETAS E SARJETÕES

MEIOS FIOS, SARJETAS E SARJETÕES MEIOS FIOS, SARJETAS E SARJETÕES Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Dezembro de 2015 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 012 Rev.00 12/2015 ES 012 Rev0 pg. 1 - Centro de Desenvolvimento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Especificação de Serviço 1. Página 1 de 5 DEFINIÇÃO São caixas intermediárias que se localizam ao longo da rede para permitir modificações de alinhamento, dimensões, declividades

Leia mais

ASPECTOS CONSTRUTIVOS. A edificação possuirá 24,80 m de largura por 44,00 m de comprimento, altura livre até o tirante de 4,95 m e beiral de 0,80 m.

ASPECTOS CONSTRUTIVOS. A edificação possuirá 24,80 m de largura por 44,00 m de comprimento, altura livre até o tirante de 4,95 m e beiral de 0,80 m. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS O presente memorial descritivo tem por finalidade descrever os serviços, materiais e técnicas construtivas a serem utilizados na execução da obra em seguida descrita: OBRA: ESTRUTURA

Leia mais

CONSTRUÇÃO DA REDE DE COLETA DE ESGOTO E DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE AGUA DA RUA SETE DE SETEMBRO

CONSTRUÇÃO DA REDE DE COLETA DE ESGOTO E DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE AGUA DA RUA SETE DE SETEMBRO MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO DA REDE DE COLETA DE ESGOTO E DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE AGUA DA RUA SETE DE SETEMBRO Rede de água 1-DETERMINAÇÕES CONSTRUTIVAS A Empresa responsável pela execução das redes

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS035 POÇOS DE VISITA TIPOS 1A,1B e 1C Revisão: 03 Mai/10 SUMÁRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS035 POÇOS DE VISITA TIPOS 1A,1B e 1C Revisão: 03 Mai/10 SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...3 5. Materiais e Equipamentos necessários...3 6. Métodos e Procedimentos de Execução...3

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. OBRA: Pavimentação em Paralelepípedo em diversas ruas do Alto da Raiz.

MEMORIAL DESCRITIVO. OBRA: Pavimentação em Paralelepípedo em diversas ruas do Alto da Raiz. MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: Pavimentação em Paralelepípedo em diversas ruas do Alto da Raiz. Março / 2010 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. PLACA DA OBRA:... 3 3. REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO:... 3 4. COLCHÃO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES

MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES OBRA: EXECUÇÃO DE CALÇAMENTO COM PEDRAS IRREGULARES LOCALIZAÇÃO: RUA A, RUA B, RUA C, RUA D e RUA E, LOTEAMENTO FUNDEC MUNICÍPIO: ITATIBA DO SUL/RS

Leia mais

NÚCLEO SETORIAL DE PLANEJAMENTO NUSP DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO DO CONJUNTO MURURÉ TRECHOS I E II PROJETO BÁSICO ANEXO 05 PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

NÚCLEO SETORIAL DE PLANEJAMENTO NUSP DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO DO CONJUNTO MURURÉ TRECHOS I E II PROJETO BÁSICO ANEXO 05 PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PROJETO BÁSICO ANEXO 05 PLANILHA ORÇAMENTÁRIA 1. VALOR DA PROPOSTA: Estimado no valor máximo de R$ 2.478.773,76 (dois milhões, quatrocentos e setenta e oito mil, setecentos e setenta e três reais e setenta

Leia mais

DEPEO/SUPRO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTOS E ESPECIFICAÇÕES TERMO DE REFERÊNCIA

DEPEO/SUPRO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTOS E ESPECIFICAÇÕES TERMO DE REFERÊNCIA DEPEO/SUPRO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTOS E ESPECIFICAÇÕES TERMO DE REFERÊNCIA EXECUÇÃO DA AMPLIAÇÃO DA REDE COLETORA E RAMAIS PREDIAIS PARA O SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES

Leia mais

M E M O R I A L D E S C R I T I V O

M E M O R I A L D E S C R I T I V O M E M O R I A L D E S C R I T I V O OBRA : PROJETO PAVIMENTAÇÃO TIPO : CALÇAMENTO COM PEDRAS IRREGULARES LOCAL : Trecho das Rua B, 1 de Maio, 22 de Abril, Sem Denominação, 16 de Abril 15 de Novembro, 14

Leia mais

ANEXO 5 MEMORIAL DE CÁLCULO QUANTITATIVO ÍNDICE ANALÍTICO

ANEXO 5 MEMORIAL DE CÁLCULO QUANTITATIVO ÍNDICE ANALÍTICO A5-1 ANEXO 5 MEMORIAL DE CÁLCULO QUANTITATIVO ÍNDICE ANALÍTICO 1 REMOÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE PAVIMENTO 2 2 MOVIMENTAÇÃO DE TERRA 2 2.1 ESCAVAÇÃO 2 2.2 ATERRO E REATERRO 4 2.2.1 CARGA, TRANSPORTE

Leia mais

Recuperação de Estradas

Recuperação de Estradas Recuperação de Estradas São João da Urtiga Rio Grande do Sul 21 de Novembro 2016 Prefácio Apresentamos o projeto técnico referente à Recuperação de Estradas no município de São João da Urtiga, no estado

Leia mais

AMMOC - ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO MEIO OESTE CATARINENSE

AMMOC - ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO MEIO OESTE CATARINENSE AMMOC - ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO MEIO OESTE CATARINENSE MEMORIAL DESCRITIVO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PAVIMENTAÇÃO DE PARTE DOS PASSEIOS DA AVENIDA INDEPENDÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ÁGUA DOCE - SC INTERESSADO:

Leia mais

PAVIMENTAÇÃO RUA SÃO LEOPOLDO. MEMORIAL DESCRITIVO Nq 01 TRÊS DE MAIO. Anexo I. 9". p 09 _. Prefeitura Municipal de

PAVIMENTAÇÃO RUA SÃO LEOPOLDO. MEMORIAL DESCRITIVO Nq 01 TRÊS DE MAIO. Anexo I. 9. p 09 _. Prefeitura Municipal de Prefeitura Municipal de TRÊS DE MAIO Anexo I MEMORIAL DESCRITIVO Nq 01 PAVIMENTAÇÃO RUA SÃO LEOPOLDO Doe órgãos, doe sangue: Salve vidas. Rua Minas Gerais. 4g _ 9". p 09 _ Fone: (55) 3535-1tzz - raxi is{)gõïsãzs

Leia mais

Número: Cidade: UF: CPF/CNPJ:

Número: Cidade: UF: CPF/CNPJ: Página 1 de 10 1 1,00 M2 PLACA DE OBRA - RUA JOÃO FOLLMANN Valor de Referência: 863,37000 1 3,00 M2 PLACA DE OBRA EM CHAPA DE ACO GALVANIZADO Valor de Referência: 287,79000 2 1,00 M³ MOVIMENTO DE TERRA

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO I - SERVIÇOS INICIAIS CÓDIGO UN QTDE 1 CANTEIRO DE OBRAS 01.00.00.00 1.1 Construção do Canteiro 01.01.00.00 1.1.1 Ligação provisória de água e esgoto 01.01.00.10 un 1 425,19 425,19 425,19 1.1.2 Ligação

Leia mais

Projeto para. Pavimentação de Calçamento. de Pedra Irregular. do Trecho: Rua do Comércio

Projeto para. Pavimentação de Calçamento. de Pedra Irregular. do Trecho: Rua do Comércio Projeto para Pavimentação de Calçamento de Pedra Irregular do Trecho: Rua do Comércio MONTE CARLO SC Fevereiro de 2014 Proprietário: PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE CARLO - SC Obra: Pavimentação de Calçamento

Leia mais

EDITAL Nº 028/18 DE 22 DE JANEIRO DE 2018

EDITAL Nº 028/18 DE 22 DE JANEIRO DE 2018 EDITAL Nº 028/18 DE 22 DE JANEIRO DE 2018 NOTIFICA sobre o lançamento e cobrança da contribuição de melhoria relativa a execução de obras de microdrenagem, terraplanagem, pavimentação com paralelepípedos

Leia mais

Planilha Múltipla 2 v00 1

Planilha Múltipla 2 v00 1 Proponente / Tomador Município/UF Nº do CT Empreendimento / Apelido Gestor / Programa / Modalidade / Ação 1029.676-27/2016 Pavimentação Poliédrica MCID / Planejamento Urbano MEMORIAL DESCRITIVO ITEM CÓDIGO

Leia mais

MUNICÍPIO DE CUNHA PORÃ JAIRO RIVELINO EBELING TERRAPLENAGEM, DRENAGEM PLUVIAL, SINALIZAÇÃO, MEIO FIO

MUNICÍPIO DE CUNHA PORÃ JAIRO RIVELINO EBELING TERRAPLENAGEM, DRENAGEM PLUVIAL, SINALIZAÇÃO, MEIO FIO MUNICÍPIO DE CUNHA PORÃ Prefeito : JAIRO RIVELINO EBELING Projeto : TERRAPLENAGEM, DRENAGEM PLUVIAL, SINALIZAÇÃO, MEIO FIO e CALÇAMENTO EM PEDRAS Local : ACESSO AO CENTRO DE EVENTOS ÁREA : 3.672,50 m²

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Prefeitura Municipal de Roque Gonzales MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE DRENAGEM DO BALNEÁRIO MUNICIPAL - PRAINHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Prefeitura Municipal de Roque Gonzales MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE DRENAGEM DO BALNEÁRIO MUNICIPAL - PRAINHA Página 1 de 5 MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE DRENAGEM DO BALNEÁRIO MUNICIPAL - PRAINHA APRESENTAÇÃO As presentes especificações referem-se aos serviços de drenagem de parte da via projetada para o Balneário

Leia mais

SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA ATERRO DE VALAS LOTE 3

SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA ATERRO DE VALAS LOTE 3 SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA ATERRO DE VALAS LOTE 3 Versão: 002 Vigência: 05/2016 Atualização: 06/2016 GRUPO ATERRO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR 1º LOTE...EXECUÇÃO E INSTALAÇÃO DE BLOCOS INTERTRAVADOS

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR 1º LOTE...EXECUÇÃO E INSTALAÇÃO DE BLOCOS INTERTRAVADOS MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR 1º LOTE...EXECUÇÃO E INSTALAÇÃO DE BLOCOS INTERTRAVADOS 2º LOTE...EXECUÇÃO E INSTALAÇÃO DE SERVIÇOS DE SERRALHERIA LOCALIZAÇÃO

Leia mais

Obra de Drenagem do Bairro Recanto Portugal. Setembro de 2016

Obra de Drenagem do Bairro Recanto Portugal. Setembro de 2016 Obra de Drenagem do Bairro Recanto Portugal Setembro de 2016 SERVIÇO AUTÔNOMO DE SANEAMENTO DE PELOTAS SANEP Rua Félix da Cunha, 649 Fone/Fax (053)3026.1144 Caixa Postal 358 CEP 96010-000 RS 1 Projeto

Leia mais

PAVIMENTAÇÃO DE PASSEIO EM CALÇADA DE CONCRETO (6.261,89 M²) DIVERSAS RUAS - CONJ. HAB. PREF. JOSÉ NEVES FLORÊNCIO

PAVIMENTAÇÃO DE PASSEIO EM CALÇADA DE CONCRETO (6.261,89 M²) DIVERSAS RUAS - CONJ. HAB. PREF. JOSÉ NEVES FLORÊNCIO PAVIMENTAÇÃO DE PASSEIO EM CALÇADA DE CONCRETO (6.261,89 M²) DIVERSAS RUAS - CONJ. HAB. PREF. JOSÉ NEVES FLORÊNCIO PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. Fabia Roberta P. Eleutério

Leia mais

PROJETO BÁSICO. Ampliação do sistema viário existente com a pavimentação de passeios, acessos, pistas de rolamento e estacionamentos.

PROJETO BÁSICO. Ampliação do sistema viário existente com a pavimentação de passeios, acessos, pistas de rolamento e estacionamentos. PROJETO BÁSICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1 Título do Projeto Infraestrutura Viária do Campus Petrolina - 3º Etapa 1.2 Delimitação do objeto a ser licitado Ampliação do sistema viário existente com

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS037 POÇOS DE VISITA TIPOS 3A, 3B e 3C Revisão: 03 Abr.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS037 POÇOS DE VISITA TIPOS 3A, 3B e 3C Revisão: 03 Abr. SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...3 5. Materiais e equipamentos necessários...3 6. Métodos e Procedimentos de Execução...3

Leia mais

OBRA: EXECUÇÃO DE PAISAGISMO ESCOLA: LICEU DE CAUCAIA ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

OBRA: EXECUÇÃO DE PAISAGISMO ESCOLA: LICEU DE CAUCAIA ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: EXECUÇÃO DE PAISAGISMO ESCOLA: LICEU DE CAUCAIA ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 01. OBJETO: 01.01. Estas especificações dizem respeito à execução do paisagismo. 01.02. Ela tem por finalidade definir

Leia mais

AMESC ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL CATARINENSE MEMORIAL DESCRITIVO

AMESC ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL CATARINENSE MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO EXTERNA COM LAJOTAS DE CONCRETO PASSEIOS MURO DE ALVENARIA CERCA METÁLICA ILUMINAÇÃO EXTERNA LOCAL: SEDE ADMINISTRATIVA DA AMESC ARARANGUÁSC MARCIO MURILO DANIEL Engenheiro

Leia mais

PROJETO DE TERRAPLENAGEM

PROJETO DE TERRAPLENAGEM PROJETO DE TERRAPLENAGEM C A D E I A D E J O V E N S E A D U L T O S A e B Estrada do Capão Grande Várzea Grande / MT Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Mato Grosso - SEJUDH Setembro

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PARA REESTRUTURAÇÃO DO ANEL CENTRAL, MUNICÍPIO DE PORTO UNIÃO SC.

MEMORIAL DESCRITIVO PARA REESTRUTURAÇÃO DO ANEL CENTRAL, MUNICÍPIO DE PORTO UNIÃO SC. MEMORIAL DESCRITIVO PARA REESTRUTURAÇÃO DO ANEL CENTRAL, MUNICÍPIO DE PORTO UNIÃO SC. 1. Instalação da Obra: Ficarão a cargo da empresa contratada, todas as providências e despesas correspondentes as instalações

Leia mais

MEMÓRIA DE CÁLCULO ITEM DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS UNID OBRA: PAVIMENTAÇÃO EM BLOCO INTERTRAVADO NA VILA BELA VISTA 1.0 SERVIÇOS PRELIMINARES 6,00

MEMÓRIA DE CÁLCULO ITEM DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS UNID OBRA: PAVIMENTAÇÃO EM BLOCO INTERTRAVADO NA VILA BELA VISTA 1.0 SERVIÇOS PRELIMINARES 6,00 ITEM DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS UNID MEMÓRIA DE CÁLCULO OBRA: PAVIMENTAÇÃO EM BLOCO INTERTRAVADO NA VILA BELA VISTA 1.0 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1 Placa de Obra em Chapa de Aço Galvanizado M² 6,00 6,00 área

Leia mais

Memorial Descritivo BUEIROS CELULARES DE CONCRETO. 01 BUEIRO triplo na RS715 com 3,00m X 2,50m X 16m, cada célula, no km 0 + 188,5m.

Memorial Descritivo BUEIROS CELULARES DE CONCRETO. 01 BUEIRO triplo na RS715 com 3,00m X 2,50m X 16m, cada célula, no km 0 + 188,5m. Memorial Descritivo BUEIROS CELULARES DE CONCRETO OBRAS / LOCALIZAÇÃO 01 BUEIRO triplo na RS715 com 3,00m X 2,50m X 16m, cada célula, no km 0 + 188,5m. 01 BUEIRO triplo na RS 715 com 3,00m X 2,00m X 19m,

Leia mais

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - TERMO DE COMPROMISSO 0306/2017 LOCAL: PACAJÁ / PARÁ

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - TERMO DE COMPROMISSO 0306/2017 LOCAL: PACAJÁ / PARÁ PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - TERMO DE COMPROMISSO 0306/2017 LOCAL: PACAJÁ / PARÁ 1.0 TERRAPLANAGEM ITEM DESCRIÇÃO PESO LARGURA EXTENSÃO ESPESSURA

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA 22 DE MAIO

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA 22 DE MAIO BDI MATERIAL (%) 14,02 TABELA DE REFERÊNCIA - SINAPI / PA / 10_2017 /COM DESONERAÇÃO BDI SERVIÇO (%) 27,03 ITEM CÓDIGO TABELA S - Serviço I - Insumo 1 TERRAPLANAGEM 1.1 72961 SINAPI S PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA 24 DE JANEIRO

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA 24 DE JANEIRO BDI MATERIAL (%) 14,02 TABELA DE REFERÊNCIA - SINAPI / PA / 10_2017 /COM DESONERAÇÃO BDI SERVIÇO (%) 27,03 ITEM CÓDIGO TABELA S - Serviço I - Insumo 1 TERRAPLANAGEM 1.1 72961 SINAPI S PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO PADRÃO PARA QUADRA POLIESPORTIVA COM VESTIÁRIOS

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ABERTURA E FECHAMENTO DE VALAS E ASSENTAMENTO DE TUBOS EM INSTALAÇÕES INTERNAS PREDIAIS NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS 1

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO BUEIROS CELULARES DE CONCRETO Grupo de Serviço DRENAGEM Código DERBA-ES-D-010/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço tem por objetivo definir e orientar a execução de bueiros

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO APRESENTAÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO APRESENTAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO APRESENTAÇÃO As presentes especificações referem-se aos serviços da construção de um pavilhão em concreto pré-moldado. Trata-se de uma cobertura para a quadra de esportes da escola

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA BELÉM CUSTO UNITÁRIO (R$)

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA BELÉM CUSTO UNITÁRIO (R$) BDI MATERIAL (%) 14,02 TABELA DE REFERÊNCIA - SINAPI / PA / 10_2017 /COM DESONERAÇÃO BDI SERVIÇO (%) 27,03 ITEM CÓDIGO TABELA S - Serviço I - Insumo 1 TERRAPLANAGEM 1.1 72961 SINAPI S PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - TERMO DE COMPROMISSO 0306/2017 LOCAL: MEDICILÂNDIA / PARÁ

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - TERMO DE COMPROMISSO 0306/2017 LOCAL: MEDICILÂNDIA / PARÁ 1.0 TERRAPLANAGEM ITEM DESCRIÇÃO PESO LARGURA EXTENSÃO ESPESSURA ESPECIFICO - VOLUME DISTÂNCIA SOLO (m) (m) (m) (T/m³) (m³) (km) Regularização e compactação 1.1 do Subleito até 20 cm de 9,85 443,16 4365,13

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA TRANSAMAZÔNICA A (LADO DIREITO)

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA TRANSAMAZÔNICA A (LADO DIREITO) BDI MATERIAL (%) 14,02 TABELA DE REFERÊNCIA - SINAPI / PA / 10_2017 /COM DESONERAÇÃO BDI SERVIÇO (%) 27,03 ITEM CÓDIGO TABELA S - Serviço I - Insumo 1 TERRAPLANAGEM 1.1 72961 SINAPI S PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA MAGALHÃES BARATA

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA MAGALHÃES BARATA BDI MATERIAL (%) 14,02 TABELA DE REFERÊNCIA - SINAPI / PA / 10_2017 /COM DESONERAÇÃO BDI SERVIÇO (%) 27,03 ITEM CÓDIGO TABELA S - Serviço I - Insumo 1 TERRAPLANAGEM 1.1 72961 SINAPI S PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

BDI= 24,23 0,00 COMPOSIÇÃO DO BDI PREFEITURA MUNICIPAL DE DOM ELISEU - PA CNPJ / SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA

BDI= 24,23 0,00 COMPOSIÇÃO DO BDI PREFEITURA MUNICIPAL DE DOM ELISEU - PA CNPJ / SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA PREFEITURA MUNICIPAL DE DOM ELISEU - PA COMPOSIÇÃO DO BDI 1) GARANTIA - ( 0 a 0,42%) 0,35 2) RISCO - ( 0 A 2,05 %) 1,20 3) DESPESAS FINANCEIRAS - ( 0 A 1,20%) 1,00 4) ADMINISTRAÇÃO CENTRAL - (0,11 A 8,03%)

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA COMPAGAS Nº 005/2015 GERÊNCIA DE ENGENHARIA ANEXO Q8 CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA COMPAGAS Nº 005/2015 GERÊNCIA DE ENGENHARIA ANEXO Q8 CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO ITEM 1. INSTALAÇÃO DO(S) CANTEIRO(S) DE OBRAS, MOBILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E DE RECURSOS HUMANOS, ENTREGA DO MANUAL DE GARANTIA DA QUALIDADE, PLANEJAMENTO E CONTROLE DA OBRA E DESMOBILIZAÇÃO DA MESMA.

Leia mais

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - CONVÊNIO (0240/2017) LOCAL: ( Tomé Açú)

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - CONVÊNIO (0240/2017) LOCAL: ( Tomé Açú) PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - CONVÊNIO (0240/2017) LOCAL: ( Tomé Açú) 1.0 TERRAPLANAGEM ITEM DESCRIÇÃO PESO LARGURA EXTENSÃO ESPESSURA ESPECIFICO

Leia mais

SUMÁRIO PAVIMENTAÇÃO REMOÇÃO DE PAVIMENTOS, GUIAS E SARJETAS RECOMPOSIÇÃO DE PAVIMENTOS, GUIAS E SARJETAS

SUMÁRIO PAVIMENTAÇÃO REMOÇÃO DE PAVIMENTOS, GUIAS E SARJETAS RECOMPOSIÇÃO DE PAVIMENTOS, GUIAS E SARJETAS SUMÁRIO 10.00.00.00 - PAVIMENTAÇÃO 10.01.00.00 - REMOÇÃO DE PAVIMENTOS, GUIAS E SARJETAS 10.02.00.00 - RECOMPOSIÇÃO DE PAVIMENTOS, GUIAS E SARJETAS 10.03.00.00 - RECOMPOSIÇÃO DE BASES 10.04.00.00 - EXECUÇÃO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE REFORMA DA USF CORNÉLIA DA CONCEIÇÃO BOM SUCESSO

MEMORIAL DESCRITIVO DE REFORMA DA USF CORNÉLIA DA CONCEIÇÃO BOM SUCESSO ANEXO X MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA DO USF CORNÉLIA DA CONCEIÇÃO - BOMSUCESSO 1. Histórico A unidade de Saúde Familiar Cornélia da Conceição do Bairro Bom Sucesso atende cerca de 70 usuários por dia, abrangendo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica:

Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica: Prefeitura Municipal de Jaguaquara 1 Sexta-feira Ano Nº 2664 Prefeitura Municipal de Jaguaquara publica: Justificativa Técnica de Reprogramação de Serviços da TP006/2016, referente ao Processo nº 59050.000612/2013-82.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO Obra: Reforma Piso e Cercamento de Muro na Escola Totilas Carvalho Endereço: Rua Marechal Deodoro Local: Santo Ângelo RS. MEMORIAL DESCRITIVO Generalidades: Este memorial

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO BÁSICO

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO BÁSICO PAVIMENTAÇÃO INTERTRAVADA EM PEDRAS REGULARES DE BASALTO (PARALELEPÍPEDO) ARROIO DO MEIO/RS CONTRATO MCIDADES CR 1034.705-22 SICONV 834656 RUA DAS GARÇAS E RUA CAPOPSITAS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA - PR SERVIÇOS PRELIMINARES TERAPLENAGEM

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA - PR SERVIÇOS PRELIMINARES TERAPLENAGEM PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA - PR MEMORIAL DESCRITIVO: PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES SOBRE COLCHÃO DE ARENITO (SAIBRO) 1) PLACA DA OBRA SERVIÇOS PRELIMINARES A placa da obra terá dimensões de

Leia mais

Município de Caçapava Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro fone: (12)

Município de Caçapava Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro fone: (12) Município de Caçapava Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Rua Regente Feijó nº 18, Centro fone: (12) 3652-9217 ESTADO DE SÃO PAULO PROPONENTE/CONTRATADO: CONTRATO N : EMPREENDIMENTO: PROGRAMA: MODALIDADE:

Leia mais

Serviços preliminares de construção. Tecnologia das Construções Profª. Bárbara Silvéria

Serviços preliminares de construção. Tecnologia das Construções Profª. Bárbara Silvéria Serviços preliminares de construção Tecnologia das Construções Profª. Bárbara Silvéria Atividades prévias que devem ser realizadas antes da construção de um edifício: Verificação da disponibilidade de

Leia mais

Patrimônio Cultural da Humanidade

Patrimônio Cultural da Humanidade MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: Pavimentação Asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente C.B.U.Q. nas Ruas indicadas em Projeto. 1 - INTRODUÇÃO Tem este por finalidade orientar

Leia mais

G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R I C O É P A Í S S E M P O B R E Z A QUADRA ESCOLAR 02 CGEST - C Geral de Infraestrutura Educacional PLANTA BAIXA, CORTE A-B e DETALHES EST FORMATO A1 (841 X 594) R.01

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 01. OBJETO: Construção de muro de fechamento na propriedade da Autarquia Educacional do Araripe AEDA, em alvenaria e estrutura de concreto armado nos flancos:

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO (auxiliar para elaboração dos projetos complementares)

MEMORIAL DESCRITIVO (auxiliar para elaboração dos projetos complementares) MEMORIAL DESCRITIVO (auxiliar para elaboração dos projetos complementares) INTRODUÇÃO O presente Memorial Descritivo tem por finalidade a descrição dos serviços e materiais que serão utilizados na construção

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA REATERRO DE VALAS NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA ET-6000-6520-940-TME-010 ET-65-940-CPG-010 1 / 5 CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ESTA FOLHA DE CONTROLE

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO

MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO PROPRIETÁRIO: Município de Três Arroios OBRA: Pavilhão em concreto armado, coberto com estrutura metálica, destinado a Ginásio de Esportes (1ª etapa) LOCAL: Parte do lote

Leia mais

DRENAGEM SUBTERRÂNEA

DRENAGEM SUBTERRÂNEA DRENAGEM SUBTERRÂNEA Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Janeiro de 2016 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 017 Rev.00 01/2016 ES 017 Rev0 pg. 1 - Centro de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. São obrigações da Empreiteira e do seu Responsável Técnico:

MEMORIAL DESCRITIVO. São obrigações da Empreiteira e do seu Responsável Técnico: MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: REFORMA TELHADO, CALHA E ACABAMENTOS LOCAL: RUA NUNES PEREIRA, SÃO MIGUEL DAS MISSÕES UBS NUNES PEREIRA O presente conjunto de especificações e descrições tem por objetivo principal

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE URUARÁ GABINETE DO PREFEITO CNPJ / MEMORIAL DESCRITIVO

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE URUARÁ GABINETE DO PREFEITO CNPJ / MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO DE VIAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE URUARÁ/PA RUA ANA MARIA DE JESUS Uruará - Pará 2019 OBJETO: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE URUARÁ/PA ENDEREÇO: RUA ANA MARIA

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MUNICÍPIO: FLORESTA DO ARAGUAIA OBRA : PAVIMENTAÇÃO DE VIAS URBANAS LOCAL: AV ARAGUAIA FLORESTA DO ARAGUAIA -PA 1.0 - CONSIDERAÇÕES 1.1 Estas Especificações destinam-se a estabelecer

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. O projeto de construção das coberturas dos bicicletários, rampas e escadas externas compreende:

MEMORIAL DESCRITIVO. O projeto de construção das coberturas dos bicicletários, rampas e escadas externas compreende: MEMORIAL DESCRITIVO IFES - CAMPUS VENDA NOVA DO IMIGRANTE 1. Histórico O presente memorial descritivo visa esclarecer as soluções arquitetônicas e as especificações técnicas dos materiais a serem utilizados

Leia mais

MEMÓRIA DE CÁLCULO 1

MEMÓRIA DE CÁLCULO 1 1 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1 73859/002 CAPINA E LIMPEZA MANUAL DE TERRENO 178,36 m² L = Largura da Area a ser Implantado o Bueiro = 9,8 m C= Comprimento da Area a ser Implantado o Bueiro = 18,2 m 1.2 73948/016

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO PAVIMENTAÇÃO DE DRENAGEM NA AVENIDA ORESTES BAIENSE E REVITALIZAÇÃO DAS RUAS ADJACENTES PRESIDENTE KENNEDY - ES

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO PAVIMENTAÇÃO DE DRENAGEM NA AVENIDA ORESTES BAIENSE E REVITALIZAÇÃO DAS RUAS ADJACENTES PRESIDENTE KENNEDY - ES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO PAVIMENTAÇÃO DE DRENAGEM NA AVENIDA ORESTES BAIENSE E REVITALIZAÇÃO DAS RUAS ADJACENTES PRESIDENTE KENNEDY - ES MEMORIAL DESCRITIVO CADERNO Nº 02 Memorial Descritivo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA PMCES 063/99 Especificação de Serviço 1. Página 1 de 5 DEFINIÇÃO São canalizações executadas nas camadas das vias, em geral no subleito, de modo a permitir a captação,

Leia mais

DE IRATI LOCAL: RUA PRESIDENTE COSTA E SILVA IRATI SC. Responsável Técnico: Engenheiro Civil Rafael Carlos Maldaner CREA/SC

DE IRATI LOCAL: RUA PRESIDENTE COSTA E SILVA IRATI SC. Responsável Técnico: Engenheiro Civil Rafael Carlos Maldaner CREA/SC PREFEITURA MUNICIPAL DE IRATI PROJETO SANTUÁRIO IMACULADA CONCEIÇÃO LOCAL: RUA PRESIDENTE COSTA E SILVA IRATI SC ÁREA: 621,07 m² Responsável Técnico: Engenheiro Civil Rafael Carlos Maldaner CREA/SC 086597-5

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PROPRIETÁRIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO SUL OBRA: PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, DRENAGEM PLUVIAL, PAVIMENTAÇÃO DE PASSEIOS EM PAVER E SINALIZAÇÃO VIÁRIA DA ESTRADA GERAL

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO MUNICÍPIO: SOLEDADE / RS RUAS: DIVERSAS ÁREA TOTAL DE PAVIMENTAÇÃO: ,40 m² INTRODUÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO MUNICÍPIO: SOLEDADE / RS RUAS: DIVERSAS ÁREA TOTAL DE PAVIMENTAÇÃO: ,40 m² INTRODUÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO MUNICÍPIO: SOLEDADE / RS RUAS: DIVERSAS ÁREA TOTAL DE PAVIMENTAÇÃO: 24.366,40 m² INTRODUÇÃO O presente Memorial Descritivo tem por finalidade expor de maneira detalhada as normas técnicas,

Leia mais

MANUAL DE OBRAS DE SANEAMENTO MOS 3ª EDIÇÃO

MANUAL DE OBRAS DE SANEAMENTO MOS 3ª EDIÇÃO 3ª EDIÇÃO ÍNDICE GERAL P/ 1/5 0 DISPOSIÇÕES GERAIS DEFINIÇÃO, ORÇAMENTO... 2/39 CONTRATO, SUBCONTRATAÇÃO... 6/39 PRAZO DE EXECUÇÃO, GARANTIA DE SERVIÇO... 7/39 INST. DA OBRA, PESSOAL DA CONTRATADA... 8/39

Leia mais

REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO - SL Especificação Particular

REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO - SL Especificação Particular REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO - SL Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Junho de 2017 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 001 Rev.02 06/2017 ES 001 Rev0 pg. 1 - Centro de Desenvolvimento

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE ACESSIBILIDADE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE ACESSIBILIDADE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE ACESSIBILIDADE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS LINDÓIA DO SUL, SETEMBRO DE 2017 O presente memorial trata-se do projeto de adequações da Unidade Básica de Saúde na Rua Tamandaré,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Obra: Reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente APP em área pública no bairro Manancial Cordeiro/RJ. Orientações gerais 01- Serviços de escritório;

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA CONSELHO REGIONAL ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA CONSELHO REGIONAL ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA CONSELHO REGIONAL ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS Novembro, 2016. 1. OBJETIVO Este Memorial apresenta a relação dos serviços a serem realizados na sede do Conselho Regional

Leia mais

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO PADRÃO PARA COBERTURA DE QUADRA POLIESPORTIVA

Leia mais

ESCORAMENTO ESPECIFICAÇÕES OBJETIVO... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS... 2

ESCORAMENTO ESPECIFICAÇÕES OBJETIVO... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS... 2 MÓDULO ESCORAMENTO 5 MOS ESPECIFICAÇÕES REVISÃO 2 PÁGINA 1/9 SUMÁRIO OBJETIVO... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS... 2 0501 ESCORAMENTO DE MADEIRA... 2 0502 ESCORAMENTO METÁLICO...

Leia mais