Curso de Especialização em Cuidado Integral com a Pele no Âmbito da Atenção Básica. Bem-vindo ao curso! Rosmari Wittmann Vieira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de Especialização em Cuidado Integral com a Pele no Âmbito da Atenção Básica. Bem-vindo ao curso! Rosmari Wittmann Vieira"

Transcrição

1 Bem-vindo ao curso! Rosmari Wittmann Vieira

2 Parte 1 Esta EAD é uma disciplina do Curso de Especialização em Cuidado Integral com a Pele no Âmbito da Atenção Básica. E tem como objetivo favorecer a reflexão sobre Ética e Bioética no seu cotidiano de trabalho, principalmente ao atender usuários com Lesão de pele.

3 A nota desta disciplina será dividida em duas etapas(entregues via moodle): Questões desta EAD valerão 7 pontos Aplicação dos conhecimentos adquiridos nesta EAD no 2º Estudo de Caso que será fornecido posteriormente 3 pontos. Ela será desenvolvida intercalando teoria e prática. Na parte prática, serão dados exercícios para fixação do conteúdo, possibilitando avaliar seu desempenho. Portanto leia atentamente todo o curso.

4 Este módulo foi desenvolvido em etapas, no final de cada uma terão exercícios que deverão ser respondidos e enviados via moodle; Esperamos que as informações contidas nesta disciplina reforcem a noção da responsabilidade que temos de promover, proteger e de recuperar a saúde da comunidade. O objetivo é favorecer a reflexão, e aprimoramento da capacidade de tomada de decisão, dos profissionais e usuários, por meio da discussão de temas que envolvem a postura eticamente adequada, na saúde e, em especial, os que constituem dilemas e desafios gerados pelos avanços tecnológicos na área da saúde.

5 Esperamos também, que o conhecimento, a discussão, a divulgação e o cumprimento das informações contidas neste curso levem ao aperfeiçoamento do trabalho de vocês, profissionais de saúde, ao melhor atendimento dos nossos usuários com lesão de pele e ao fortalecimento da Rede Básica. Bom Curso! Rosmari Wittmann Vieira

6 Os profissionais que atuam nos Postos de Saúde, se deparam frequentemente com usuários repletos de problemas físicos, sociais e psicológicos. E, às vezes, além destes problemas, o usuário ainda apresenta uma oumaislesõesdepele. As lesões de pele, em muitos casos, são decorrentes de outro(s) problema(s) de saúde (p.ex: diabetes, alterações vasculares, imobilidade, falta de higiêne) e podem se tornar seu maior problema, ao limitar suas atividades diárias.

7 O profissional de saúde pública deve saber ouvir, ter um olhar acurado, para enxergar o todo, estando sempre atento à linguagem verbal e não verbal (que mostra também o que não é dito), não fazer julgamentos e através do conhecimento científico, de uma postura ética e profissional, auxiliar o usuário a se apoderar de sua saúde através do autocuidado.

8 Sabe-se que o perfil da população mudou, o que nos faz enfrentar questões cada vez mais complexas resultantes de múltiplas patologias, da poli farmácia, do avanço das tecnologias hospitalares, de altas hospitalares precoces (pacientes com muita dependência), de uma população cada vez mais idosa, além defatores culturais eéticos quemudam deforma contínua. Com tudo isso, hoje, a tomada de decisão para solução de problemas tornou-se mais complexa necessitando de uma análise mais criteriosa.

9 A Bioética é um importante recurso dos profissionais desaúdenastomadasdedecisão, emquestõesdodiaa dia, envolvidos no ato de cuidar. Este módulo propõe uma reflexão compartilhada(com diferentes olhares) sobre possibilidades de tratamento aos Usuários com Lesão de pele relacionando questões Éticas e Bioéticas.

10 É um conjunto de normas que regem os atos humanos e é usada na vida social, profissional e familiar. A palavra ética tem origem no termo grego: Ethos, que significa caráter, hábito, costume. A ética convida o sujeito da ação a tomar parte na elaboração das regras desuacondutaenocotidiano. Elaaparecepormeiode ações e atitudes, que são classificadas, pela sociedade, como boas ou ruins.

11 A ética propõe o estabelecimento de laços, envolvendo o agente, a ação e a finalidade da ação, facilitando a abertura para o novo, o criativo e o diferente, respeitando o indivíduo. Ou seja, de acordo com o vinculo de interação e confiança entre usuário e profissional e qual o problema, podem surgir alternativas que ainda não foi tomada em nenhum outro caso(abertura para o novo).

12 Em outras palavras, pode-se dizer que o objetivo primordial da ética é a aquisição de hábitos bons, que contribuem para a formação de um caráter nobre, levando o indivíduo a ser e agir de maneira íntegra e honra A literatura cita que o objetivo da ética é promover a realização das pessoas.

13 Em uma definição operacional a Ética pode ser entendida como uma análise realizada a partir de intuições e escolhas morais. Emumaanálisemaisampla, entende-sequeosentido da vida se constrói, na Ética, a partir do contato com o outro.

14 A Ética é o estudo do que é justo ou injusto, adequado ou inadequado, bom ou mau, correto ou incorreto, visando, entre outras coisas, buscar explicações/justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. A ética se diferencia da Moral e do Direito por não estabelecer regras. Pode-se dizer que as reflexões sobre as ações humanas é que caracterizam a Ética.

15 É a parte da filosofia prática que tem como objetivo considerar e avaliar a conduta através de regras, princípios, valores, ideais, razões e/ou sentimentos. Ela surge como uma resposta a problemas é uma reflexão com base na realidade, utilizando os referenciais éticos associados a uma determinada situação, p.ex.: a bioética pode ser descrita como a ética aplicada a assuntos relacionados a saúde e a pesquisa em seres humanos.

16 É a parte da filosofia prática que tem como objetivo considerar e avaliar a conduta através de regras, princípios, valores, ideais, razões e/ou sentimentos. Ela surge como uma resposta a problemas é uma reflexão com base na realidade, utilizando os referenciais éticos associados a uma determinada situação, p.ex.: a bioética pode ser descrita como a ética aplicada a assuntos relacionados a saúde e a pesquisa em seres humanos.

17 É a parte da filosofia prática que tem como objetivo considerar e avaliar a conduta através de regras, princípios, valores, ideais, razões e/ou sentimentos. Ela surge como uma resposta a problemas é uma reflexão com base na realidade, utilizando os referenciais éticos associados a uma determinada situação, p.ex.: a bioética pode ser descrita como a ética aplicada a assuntos relacionados a saúde e a pesquisa em seres humanos.

18 Ocupa-se da reflexão necessária para agir corretamente em um tema de importância capital visando o bem estar ou a sobrevivência de um grupo determinado, população ou da humanidade.

19 É o conjunto de normas para o agir específico ou concreto. E se justifica pelo respeito ao cidadão que recebe o atendimento, onde se entende que o desenvolvimento deste é uma conduta obrigatória, ou seja, a aplicação é aprovável (no sentido de aprovação) eonãofazerécensurável! Este conjunto de normas independe dos limites da geografia e garante uma identificação entre pessoas que não se conhecem, mas que utilizam o mesmo referencial moral comum.

20 Dentro da Moral podemos classificar as condutas em: Recomendável; Obrigatória; Permitida; Proibida e Desencorajável.

21 O Direito busca estabelecer regras de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem (p.ex.: as leis Brasileiras não valem na Argentina).

Curso de Especialização em Cuidado Integral com a Pele no Âmbito da Atenção Básica. Parte 4. Ética e Bioética no tratamento. Bem-vindo ao curso!

Curso de Especialização em Cuidado Integral com a Pele no Âmbito da Atenção Básica. Parte 4. Ética e Bioética no tratamento. Bem-vindo ao curso! Parte 4 Ética e Bioética no tratamento de Usuários com Lesão de Pele Bem-vindo ao curso! Rosmari Wittmann Vieira Propõe que diversos fatores devem influenciar as decisões que guiarão as ações dos profissionais

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais Prof. Denis França Ética nos concursos públicos: Mais comum nas provas de alguns Tribunais, alguns órgãos do Poder Executivo

Leia mais

TEORIAS ASSISTENCIAIS. Karina Gomes Lourenço

TEORIAS ASSISTENCIAIS. Karina Gomes Lourenço TEORIAS ASSISTENCIAIS Karina Gomes Lourenço Teorias de enfermagem CONCEITO: Linguagem básica do pensamento teórico, define-se como algo concebido na mente (um pensamento, uma noção ) Existem quatro conceitos

Leia mais

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 4

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 4 Disciplina: Teoria das Organizações AULA 4 Assunto: Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail:

Leia mais

Ética Profissional é compromisso social

Ética Profissional é compromisso social Ética Profissional é compromisso social FONTE- AUTORES: texto incluído em 01/08/2003 (C)Glock&Goldim/2002-2003 Rosana Soibelmann Glock José Roberto Goldim Conceituação: O que é Ética Profissional? É extremamente

Leia mais

Os conceitos geográficos fundamentais

Os conceitos geográficos fundamentais Os conceitos geográficos fundamentais GEOGRAFIA GREGOS - ANTIGUIDADE GEOGRAFIA TERRA DESCREVER ESCREVER SOBRE A TERRA GEOGRAFIA Geografia é a ciência que estuda a Terra e as relações entre esta e o homem

Leia mais

Como se define a filosofia?

Como se define a filosofia? Como se define a filosofia? Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores

Leia mais

ÉTICA E BIOÉTICA EM SAÚDE: dilemas do cotidiano... GYSÉLLE SADDI TANNOUS CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

ÉTICA E BIOÉTICA EM SAÚDE: dilemas do cotidiano... GYSÉLLE SADDI TANNOUS CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE ÉTICA E BIOÉTICA EM SAÚDE: dilemas do cotidiano... GYSÉLLE SADDI TANNOUS CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE A BATALHA SANITÁRIA É UMA QUESTÃO SUPRA- PARTIDÁRIA; NENHUMA PESSOA, INSTITUIÇÃO, PARTIDO, AGRUPAMENTO,

Leia mais

SOMOS LIVRES AO DECIDIR

SOMOS LIVRES AO DECIDIR FILOSOFIA 2º ano Partindo do principio de que liberdade é LIBERDADE DE ESCOLHER Afinal, até onde alcança o poder da nossa liberdade? Nossas escolhas estão ligadas aos princípios morais da nossa sociedade;

Leia mais

Maria da Conceição Muniz Ribeiro

Maria da Conceição Muniz Ribeiro Maria da Conceição Muniz Ribeiro O cidadão é um ator na construção da sociedade, é uma pessoa revestida de plenos direitos civis, politicos e sociais, e a pessoa tem a obrigação de trabalhar pela proteção

Leia mais

Sigilo. Coleguismo Honra. Justiça. Responsabilidade. Zelo. Honestidade. Igualdade. Respeito. Competência Liberdade. Solidariedade.

Sigilo. Coleguismo Honra. Justiça. Responsabilidade. Zelo. Honestidade. Igualdade. Respeito. Competência Liberdade. Solidariedade. O QUE É ÉTICA? Coleguismo Honra Sigilo Justiça Igualdade Zelo Responsabilidade Honestidade Competência Liberdade Respeito Lealdade Solidariedade Etimologia: Ética= ethos (grego) = costumes, modo de ser,

Leia mais

ÉTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. PROFa. DRA. CARLA GIANI MARTELLI UNESP- FCL- ARARAQUARA

ÉTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. PROFa. DRA. CARLA GIANI MARTELLI UNESP- FCL- ARARAQUARA ÉTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA PROFa. DRA. CARLA GIANI MARTELLI UNESP- FCL- ARARAQUARA VALORIZAÇÃO DA ÉTICA Clamor social por mais ética Padrões éticos e morais mais rigorosos no mundo todo Poderia existir

Leia mais

Introdução a Ética e Bioética. Ética e Bioética em Saúde

Introdução a Ética e Bioética. Ética e Bioética em Saúde Introdução a Ética e Bioética Ética e Bioética em Saúde Antonio Leite Professor Assistente-A Graduado em Odontologia Especialista em Saúde Coletiva Mestre em Ciência Área de concentração: Epidemiologia,

Leia mais

Contribuição da Bioética no processo de tomada de decisão: case de sucesso

Contribuição da Bioética no processo de tomada de decisão: case de sucesso Contribuição da Bioética no processo de tomada de decisão: case de sucesso Farm. Gabriella Rejane dos Santos Dalmolin Serviço de Bioética Hospital de Clínicas de Porto Alegre A Bioética é uma REFLEXÃO

Leia mais

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017 CAMPUS NATAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017 CAMPUS NATAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017 CAMPUS NATAL A Universidade Potiguar UnP, através da direção do curso bacharelado em enfermagem, torna público o presente Edital e convida

Leia mais

CALENDÁRIO - PED DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Grupo Fevereiro/2012

CALENDÁRIO - PED DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Grupo Fevereiro/2012 Grupo 85 - CALENDÁRIO - PED DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR CursoID 506 - GradeID 644 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa

Leia mais

Psicologia da saúde: Novas demandas, novos caminhos DE ONDE PARTIMOS E HORIZONTE FUTURO SÍLVIA MARIA CURY ISMAEL

Psicologia da saúde: Novas demandas, novos caminhos DE ONDE PARTIMOS E HORIZONTE FUTURO SÍLVIA MARIA CURY ISMAEL Psicologia da saúde: Novas demandas, novos caminhos DE ONDE PARTIMOS E HORIZONTE FUTURO SÍLVIA MARIA CURY ISMAEL Serviço de Psicologia do Hospital do Coração 11º Congresso da SBPH GRAMADO - RS De onde

Leia mais

VISÃO ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O SÉCULO XXI. Gerenciamento Baseado na Competência. Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan

VISÃO ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O SÉCULO XXI. Gerenciamento Baseado na Competência. Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan VISÃO ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O SÉCULO XXI Gerenciamento Baseado na Competência Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan Significa mudança cultural em direção a um maior senso de responsabilidade e autogestão

Leia mais

BIOÉTICA. Prof. Fausto de Souza Aula 1: Introdução à Bioética Conceitos

BIOÉTICA. Prof. Fausto de Souza Aula 1: Introdução à Bioética Conceitos BIOÉTICA Prof. Fausto de Souza Aula 1: Introdução à Bioética Conceitos A confusão que acontece entre os conceitos das palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos

Leia mais

Por que estudamos Geografia

Por que estudamos Geografia A GEOGRAFIA E COMPREENSÃO DO MUNDO Por que estudamos Geografia Para entender como as sociedades se relacionam com a natureza e, com isso, compreender melhor o lugar onde moramos. Para entendermos como

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM FARMÁCIA

Leia mais

ORGANIZANDO A POLÍTICA FILOSOFIA 8º ANO CAPÍTULO3

ORGANIZANDO A POLÍTICA FILOSOFIA 8º ANO CAPÍTULO3 ORGANIZANDO A POLÍTICA FILOSOFIA 8º ANO CAPÍTULO3 Em uma cidade, é necessário que diversas pessoas Trabalhem para que tudo funcione bem. Mas não é só isso. A gestão de uma cidade requer também serviços

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL PROJETO DE ATENÇÃO INTERPROFISSIONAL À CRIANÇA COM MICROCEFALIA.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL PROJETO DE ATENÇÃO INTERPROFISSIONAL À CRIANÇA COM MICROCEFALIA. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017.1 CRIANÇA COM MICROCEFALIA. CAMPUS NATAL A Universidade Potiguar UnP, através da Direção da Escola da Saúde, torna público o presente

Leia mais

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro. Ética Ética e Moral Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA E MORAL Embora estejam relacionados entre si, os termos 'ética' e 'moral' são dois conceitos distintos. Os termos

Leia mais

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral A intenção ética e a norma moral Ética e moral Questão orientadora: É agir em prol do bem pessoal? EGOÍSMO É agir em conformidade com a norma social? REGRAS SOCIAIS É agir em prol do bem comum? ALTRUÍSMO

Leia mais

Seja Bem-Vindo ao Curso Coaching Financeiro. Conte Conosco Sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar!

Seja Bem-Vindo ao Curso Coaching Financeiro. Conte Conosco Sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar! Seja Bem-Vindo ao Curso Coaching Financeiro Conte Conosco Sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar! PNL PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA Você é capaz de mudar seu comportamento... SE

Leia mais

REFERENCIAL PARA A GESTÃO DO CUIDAR. Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa - FAMEMA -

REFERENCIAL PARA A GESTÃO DO CUIDAR. Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa - FAMEMA - REFERENCIAL PARA A GESTÃO DO CUIDAR Prof. Dr. Pedro Marco Karan Barbosa - FAMEMA - O trabalho em equipe Pode ser entendido como uma estratégia, concebida pelo homem, para melhorar a efetividade do trabalho

Leia mais

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor Ética e Moral Conceito de Moral Normas Morais e normas jurídicas Conceito de Ética Macroética e Ética aplicada Vídeo: Direitos e responsabilidades Teoria Exercícios Conceito de Moral A palavra Moral deriva

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS 22.5.2019 L 134/1 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2019/819 DA COMISSÃO de 1 de fevereiro de 2019 que complementa o Regulamento (UE) n. o 346/2013 do Parlamento Europeu

Leia mais

MORAL E ÉTICA. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto.

MORAL E ÉTICA. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto. MORAL E ÉTICA O homem é um ser dotado de senso moral. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto. Senso moral se manifesta em sentimentos, atitudes, juízos de valor Moral vem

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 30/Agosto/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 30/Agosto/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 30/Agosto/2017 FEA USP Aula de Hoje 30/08 1) Origens da Ética (Sócrates, Aristóteles) 2) Razão, Necessidade, Desejo, Vontade 3) Ética e Psicanálise Referências CHAUÍ,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL PROJETO DE ATENÇÃO INTERPROFISSIONAL À CRIANÇA COM MICROCEFALIA.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL PROJETO DE ATENÇÃO INTERPROFISSIONAL À CRIANÇA COM MICROCEFALIA. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017.2 CRIANÇA COM MICROCEFALIA. CAMPUS NATAL A Universidade Potiguar UnP, através da Direção da Escola da Saúde, torna público o presente

Leia mais

Álvaro Luiz Montenegro Valls

Álvaro Luiz Montenegro Valls Álvaro Luiz Montenegro Valls Formação: -Doutorado em Filosofia (1981) Atuação profissional: - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. São Leopoldo - RS Linha de pesquisa: Sistemas éticos

Leia mais

JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior Arquitetura e Urbanismo Biomedicina

JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior Arquitetura e Urbanismo Biomedicina JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior PROMETO / DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, / CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, / OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, / OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA

Leia mais

A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO/ ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. Enfª Senir Amorim

A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO/ ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. Enfª Senir Amorim A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO/ ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Enfª Senir Amorim Humanizar segundo o dicionário Aurélio: 1. Adoçar; suavizar; civilizar. 2. Tornar-se humano; compadecer-se. HUMANIZAR é: valorizar

Leia mais

Aula 2. Módulo I Educação Ambiental e Sustentabilidade. Curso de Atualização em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Jaqueline Figuerêdo Rosa

Aula 2. Módulo I Educação Ambiental e Sustentabilidade. Curso de Atualização em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Jaqueline Figuerêdo Rosa www.cursoeduambientalifbaiano.wordpress.com Curso de Atualização em Educação Ambiental e Sustentabilidade Módulo I Educação Ambiental e Sustentabilidade Aula 2 Jaqueline Figuerêdo Rosa Mas, o que é Educação

Leia mais

RADIOLOGIA PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM EM RADIOLOGIA

RADIOLOGIA PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM EM RADIOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS RADIOLOGIA PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM EM RADIOLOGIA Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Billig Foz do Iguaçu, fevereiro 2017 Bacharelado: Enfermagem e Obstetrícia UPF Licenciatura:

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA e AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ANEXO I DO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2005 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE PORTUGUÊS Análise do papel desempenhado por

Leia mais

SAÚDE MENTAL: ACOLHIMENTO DA QUEIXA, NECESSIDADE E DEMANDA. Psic. Felipe Faria Brognoli

SAÚDE MENTAL: ACOLHIMENTO DA QUEIXA, NECESSIDADE E DEMANDA. Psic. Felipe Faria Brognoli SAÚDE MENTAL: ACOLHIMENTO DA QUEIXA, NECESSIDADE E DEMANDA Psic. Felipe Faria Brognoli ACOLHIMENTO Dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito a, agasalhar, receber, atender, admitir (FERREIRA,

Leia mais

10 DINÂMICA DOS ENCONTROS DE MEDIAÇÃO

10 DINÂMICA DOS ENCONTROS DE MEDIAÇÃO 10 DINÂMICA DOS ENCONTROS DE MEDIAÇÃO Cada família encaminhada a mediação é atendida uma vez por mês 41, os encontros de mediação acontecem uma vez por semana e duram em torno de duas horas. Normalmente

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

RCNEI REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

RCNEI REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL RCNEI REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 01. A estrutura do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil tem como eixos principais: (A) ações de cuidar e proteger e promoção

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL Conceituação é o instrumento de intervenção através do qual operacionaliza-se o processo de cuidar em enfermagem em saúde mental o relacionamento enfermeira-paciente:

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA. Carolina Carvalho Bolsoni

VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA. Carolina Carvalho Bolsoni apresentam VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Carolina Carvalho Bolsoni Importância de conhecer a violência contra a pessoa idosa 15 de junho Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Leia mais

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia².

O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS. BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². O COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING E SUA VEICULAÇÃO: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS DE PELOTAS BARBOSA, Michele Silva¹; SANTOS, Elaine Garcia². ¹ Bacharel em Administração FAT/UFPEL ² Professora Adjunta da

Leia mais

Planificação anual de Saúde- 10ºano 2017/2018

Planificação anual de Saúde- 10ºano 2017/2018 CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Turma: 10ºI2 Professora: Paula Banza Planificação anual de Saúde- 10ºano 2017/2018 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Saúde do Curso

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2016 PROJETO DE ATENÇÃO INTERPROFISSIONAL À CRIANÇA COM MICROCEFALIA.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2016 PROJETO DE ATENÇÃO INTERPROFISSIONAL À CRIANÇA COM MICROCEFALIA. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2016 COM MICROCEFALIA. CAMPUS NATAL A Universidade Potiguar UnP, através da Direção da Escola da Saúde, torna público o presente Edital e

Leia mais

CALENDÁRIO - PED ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA Grupo Março/2012

CALENDÁRIO - PED ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA Grupo Março/2012 CursoID 447 - GradeID 549 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas, estrutura

Leia mais

Política de Conflito de Interesses da MacLean-Fogg

Política de Conflito de Interesses da MacLean-Fogg Política de Conflito de Interesses da MacLean-Fogg DATA DE ENTRADA EM VIGOR: 15 de fevereiro de 2018 PROPRIETÁRIO: Conformidade corporativa POLICY NUMBER: MF-LC2.05-P-20180215-CONFLICT OF INTEREST PORTUGU

Leia mais

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I INTRODUÇÃO PROF. MS. ALEX MIRANDA RODRIGUES.

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I INTRODUÇÃO PROF. MS. ALEX MIRANDA RODRIGUES. MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I INTRODUÇÃO PROF. MS. ALEX MIRANDA RODRIGUES. Objetivos desta aula. Ao final desta aula você deverá: Identificar a Medicina de Família e Comunidade como uma especialidade

Leia mais

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. ANEXO I I. EIXOS COGNITIVOS a) Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. b) Compreender

Leia mais

2. Introdução à Normalização. (Conceitos Básicos)

2. Introdução à Normalização. (Conceitos Básicos) 2. Introdução à Normalização (Conceitos Básicos) FILOSOFIA DA NORMALIZAÇÃO A FILOSOFIA BÁSICA DA NORMALIZAÇÃO É A DE ORGANIZAR UMA COOPERAÇÃO EFETIVA ENTRE OS MAIS VARIADOS RAMOS DA ATIVIDADE HUMANA Mecânica

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DISCIPLINA: Educação Ambiental no Ensino de Ciências PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Educação Ambiental Mas,

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 16/Agosto/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 16/Agosto/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 16/Agosto/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Aula de Hoje Senso moral, Consciência Moral Juízo de fato, juízo de valor Constituintes do campo ético: virtude, sujeito

Leia mais

CALENDÁRIO - PED GESTÃO ESCOLAR Grupo 85 - Junho/2011

CALENDÁRIO - PED GESTÃO ESCOLAR Grupo 85 - Junho/2011 informações: 1.º 2.º 3.º CALENDÁRIO - PED GESTÃO ESCOLAR Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de

Leia mais

Projeto: Conhecer, Cuidar e Amar Todos contra o Bullying

Projeto: Conhecer, Cuidar e Amar Todos contra o Bullying Projeto: Conhecer, Cuidar e Amar Todos contra o Bullying O Instituto Baroneza de Rezende (IBR) tem como princípio oferecer uma educação de qualidade, favorecendo à criança e ao adolescente a oportunidade

Leia mais

ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE CORPO DOS PEDAGOGOS DE CAMBORIÚ Célia Cristina Carvalho Libanio 1 ; Leisi Fernanda Moya 2 RESUMO

ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE CORPO DOS PEDAGOGOS DE CAMBORIÚ Célia Cristina Carvalho Libanio 1 ; Leisi Fernanda Moya 2 RESUMO ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE CORPO DOS PEDAGOGOS DE CAMBORIÚ Célia Cristina Carvalho Libanio 1 ; Leisi Fernanda Moya 2 RESUMO O homem vive e depende de um corpo, mas muitas vezes o esquece ou não lhe dá o

Leia mais

Aula 00 Ética na Administração do Estado e Atribuições p/ ARTESP (Analista de Suporte à Regulação)

Aula 00 Ética na Administração do Estado e Atribuições p/ ARTESP (Analista de Suporte à Regulação) Aula 00 Ética na Administração do Estado e Atribuições p/ ARTESP (Analista de Suporte à Regulação) Professor: Tiago Zanolla 00000000000 - DEMO LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA ARTESP Teoria e questões comentadas

Leia mais

RESUMO DA POLÍTICA DE CONFLITOS DE INTERESSE

RESUMO DA POLÍTICA DE CONFLITOS DE INTERESSE RESUMO DA POLÍTICA DE CONFLITOS DE INTERESSE 1. Introdução Este Resumo da Política de Conflitos de Interesse ("a Política") é-lhe fornecida (a si, o nosso cliente ou potencial cliente) em conformidade

Leia mais

BIOÉTICA, ÉTICA E EQUOTERAPIA

BIOÉTICA, ÉTICA E EQUOTERAPIA BIOÉTICA, ÉTICA E EQUOTERAPIA Clair da Graça de Souza Zamo 1 Renata de Souza Zamo 2 A formação do caráter e a prática da virtude constituem a base da experiência e da Bioética. Francesco Bellino. Os antigos

Leia mais

JURAMENTOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFPR CAMPUS PALMAS

JURAMENTOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFPR CAMPUS PALMAS JURAMENTOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFPR CAMPUS PALMAS Juramento do curso de Administração PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA,

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA RESPOSTA TÉCNICA COREN/SC Nº 07/2016 Assunto: Atribuições da equipe em procedimentos estéticos e necessidade de especialização para realização das técnicas. Palavras-chave: Estética, Atribuições da equipe

Leia mais

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM Fortaleza - CE 23 a 25 de Maio de 2016 SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM APLICADO A UM PACIENTE COM AIDS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Mariane

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UFF DISCIPLINA: ANÁLISE DE DADOS PROFESSOR: HUMBERTO J. BORTOLOSSI

ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UFF DISCIPLINA: ANÁLISE DE DADOS PROFESSOR: HUMBERTO J. BORTOLOSSI ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UFF DISCIPLINA: ANÁLISE DE DADOS PROFESSOR: HUMBERTO J. BORTOLOSSI Aluno: Sandro G. V. Câmara A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Informações sobre o Curso

Informações sobre o Curso UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE Informações sobre o Curso CURSO PARA AUXILIARES DE FARMÁCIA EM AMBIENTE HOSPITALAR Carga horária: 60h - 50h EaD (05 módulos

Leia mais

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Currículo (Teoria e Prática) Parte 2 Professora: Nathália Bastos III da interdisciplinaridade e da contextualização, que devem ser constantes em todo o currículo, propiciando a interlocução entre

Leia mais

INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde. Um olhar sobre as várias formas de demência

INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde. Um olhar sobre as várias formas de demência INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde Um olhar sobre as várias formas de demência Vila Velha de Ródão, 28 de novembro de 2016 O que é a Demência? A Demência é uma DOENÇA CEREBRAL, com natureza crónica ou

Leia mais

APOSTILA III DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TOMADA DE DECISÃO

APOSTILA III DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TOMADA DE DECISÃO APOSTILA III DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TOMADA DE DECISÃO INTRODUÇÃO A mente humana parece ter sido desenhada para resolver questões simples de sobrevivência, possuindo estruturas que facilitam

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN PLANO DE CURSO 2019 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR(A):

Leia mais

Semiótica aplicada ao projeto de design

Semiótica aplicada ao projeto de design Semiótica aplicada ao projeto de design A ocorrência de um produto é resultante e expressão de um cenário político, econômico, social e cultural, dentro das dimensões histórica e geográfica. O produto

Leia mais

A Ética e a Prática Médica

A Ética e a Prática Médica A Ética e a Prática Médica 1 Ética Ciência que tem como objeto o julgamento da apreciação,, ou seja, não da existência de uma idéia mas do seu valor,, de seu grau de perfeição em relação a uma determinada

Leia mais

CALENDÁRIO - PED ALFABETIZAÇÃO Grupo Março/2012

CALENDÁRIO - PED ALFABETIZAÇÃO Grupo Março/2012 Grupo 85 - CursoID 342 - GradeID 455 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas,

Leia mais

As discussões em torno dos termos: ética, moral e deontologia são muito freqüentes.

As discussões em torno dos termos: ética, moral e deontologia são muito freqüentes. As discussões em torno dos termos: ética, moral e deontologia são muito freqüentes. A palavra ética procede do termo grego ÊTHOS que significa caráter e também ETHOS que significa hábito ou costume. Ética

Leia mais

Ética e Relações Interpessoais. Professora Nancy Assad

Ética e Relações Interpessoais. Professora Nancy Assad Ética e Relações Interpessoais Professora Nancy Assad O que é ética? Etimologia: Ética: ethos (grego): costumes, modo de ser, caráter. Ética é reflexão sobre a própria conduta para saber como agir; Ética

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 361382 A sondagem nasogástrica é utilizada com várias finalidades: administração de alimentos e medicamentos, preparo do paciente para exames, tratamentos e cirurgias, lavagem gástrica ou para

Leia mais

CALENDÁRIO - PED PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL Grupo 89 - Outubro/2011

CALENDÁRIO - PED PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL Grupo 89 - Outubro/2011 Grupo 85 - CALENDÁRIO - PED PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de

Leia mais

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Quais os conceitos da Disciplina de Filosofia e Ética? Compreender os períodos históricos do pensamento humano. Conceituar a teoria axiológica dos valores. Conceituar

Leia mais

GUIA DE SEGURANÇA E ÉTICA DIGITAL

GUIA DE SEGURANÇA E ÉTICA DIGITAL GUIA DE SEGURANÇA E ÉTICA DIGITAL UMA QUESTÃO DE CUIDADO APRESENTAÇÃO Vivemos na era do conhecimento e podemos compartilhar ideias, sentimentos e opiniões sem limite de tempo e espaço, facilitando a interação

Leia mais

Análise das provas dos vestibulares da Universidade Federal da Paraíba segundo a Taxonomia de Bloom

Análise das provas dos vestibulares da Universidade Federal da Paraíba segundo a Taxonomia de Bloom Análise das provas dos vestibulares da Universidade Federal da Paraíba segundo a Taxonomia de Bloom João Batista Moura de Resende Filho (PG) Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa PB. Mestrando

Leia mais

Módulo ABORDAGEM EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA. Unidade: 3 Violência contra o idoso

Módulo ABORDAGEM EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA. Unidade: 3 Violência contra o idoso Módulo ABORDAGEM EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA Unidade: 3 Violência contra o idoso 1 2 Unidade 3 -Violência contra o idoso OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Ao final da atividade o aprendiz deverá ser capaz de: Reconhecer

Leia mais

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo...

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo... Orientações gerais Este documento apresenta informações importantes sobre o Programa de Educação Permanente Online. Leia atentamente antes de iniciar sua participação nos cursos. Sumário 1 Apresentação

Leia mais

Tomada de Decisão - Ética: Aula 10

Tomada de Decisão - Ética: Aula 10 Tomada de Decisão - Ética: Aula 10 Objetivo Relacionar a função de tomada de decisão empresarial do administrador com a ética. Entender como a concentração nos fatos e nas evidências ajudam as decisões

Leia mais

INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde

INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde Guião de Apoio para Cuidadores Informais de Idosos com Demência Guião de Apoio para Cuidadores Informais de Idosos com Demência 2 O QUE É A DEMÊNCIA? A Demência é uma

Leia mais

Apresentação do Professor. AAC Ética e Educação. Teleaula 1. Ementa. Organização da Disciplina. Referências para Consulta

Apresentação do Professor. AAC Ética e Educação. Teleaula 1. Ementa. Organização da Disciplina. Referências para Consulta AAC Ética e Educação Teleaula 1 Prof. Me. Ademir Antonio Engelmann Apresentação do Professor Graduação: Filosofia, Puc/Pr Especialização: Gestão das Escolas Interdisciplinaridade na Ed. Básica Docência

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA. ACADÊMICO: FRANCISCO EDUARDO RAMOS DA SILVA. FACILITADOR RELATÓRIO DE VIVÊNCIA CAXIAS MA 2016 1 RELATÓRIO DE VIVÊNCIA O VER-SUS é um projeto que

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA. Jurídico Spread

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA. Jurídico Spread Jurídico Spread Ago/2018 SUMÁRIO 1. CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 2. OBJETIVO 3. NOSSOS VALORES 4. NOSSOS PRINCÍPIOS ÉTICOS 4.1. NAS RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO 05 4.1.2. Diversidade e Inclusão 4.1.3. Respeito

Leia mais

PRINCÍPIOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS

PRINCÍPIOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS PRINCÍPIOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS 1 APRESENTAÇÃO DO PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS) DE CIÊNCIAS NATURAIS Objetivos Gerais Do Ensino Fundamental Compreender a cidadania

Leia mais

Grupo 91 - Dezembro/2011

Grupo 91 - Dezembro/2011 Grupo 85 - CALENDÁRIO - PED LÍNGUA PORTUGUESA: REDAÇÃO E ORATÓRIA Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017 CAMPUS NATAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017 CAMPUS NATAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017 CAMPUS NATAL A Universidade Potiguar UnP, através da direção do curso bacharelado em enfermagem, torna público o presente Edital e convida

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA: Ética vem do grego ethos que significa modo de ser. É a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A ética pode ser o estudo

Leia mais

Centros culturais e desenvolvimento: para além da formação de públicos

Centros culturais e desenvolvimento: para além da formação de públicos + Centros culturais e desenvolvimento: para além da formação de públicos Maria Carolina Vasconcelos-Oliveira Cebrap/USP São Paulo Estudo viabilizado pelo Itaú Cultural Seminário Internacional Cultura e

Leia mais

Na dúvida entre MBA ou mestrado? Veja como tomar a decisão

Na dúvida entre MBA ou mestrado? Veja como tomar a decisão Na dúvida entre MBA ou mestrado? Veja como tomar a decisão Por / Claudia Gasparini Diploma: na hora de escolher uma pós-graduação, é importante fugir de modismos ou meras indicações Se você está planejando

Leia mais

EDITAL 03/2017 PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE DE ENFERMAGEM DA FACULDADE FACTUM

EDITAL 03/2017 PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE DE ENFERMAGEM DA FACULDADE FACTUM EDITAL 03/2017 PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE DE ENFERMAGEM DA FACULDADE FACTUM A Direção de Ensino da Faculdade FACTUM, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital, em que estão

Leia mais

CALENDÁRIO - PED PSICOPEDAGOGIA Grupo 85 - Junho/2011

CALENDÁRIO - PED PSICOPEDAGOGIA Grupo 85 - Junho/2011 informações: 1.º 2.º 3.º 4.º 5.º Prova N2 Prova N3 Semana: Descreve o número de semanas por unidade. A duração média é de 13 semanas, aproximadamente 3 meses. Data: As datas são contabilizadas semanalmente

Leia mais

MODELO ASSISTENCIAL HOSPITAL SAMARITANO -SP

MODELO ASSISTENCIAL HOSPITAL SAMARITANO -SP MODELO ASSISTENCIAL HOSPITAL SAMARITANO -SP Patricia Santesso Laurino Assessora de Aprimoramento e Desenvolvimento Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios e Jornadas Nacionais Unimed de

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSOR (A): Alair Matilde Naves DISCIPLINA: Filosofia TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais