O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR?"

Transcrição

1 O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR?

2 SUMÁRIO 1. O QUE É O PLANEJAMENTO ESCOLAR E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA? 2. O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR? 3. QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UM BOM PLANEJAMENTO ESCOLAR? 4. CONCLUSÃO

3 O QUE É O PLANEJAMENTO ESCOLAR E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

4 O QUE É O PLANEJAMENTO ESCOLAR E QUAL SUA IMPORTÂNCIA? Imagine-se na seguinte situação: sua família resolve fazer uma grande festa, mas ninguém organiza a lista de convidados, o cardápio ou o local. Como seria? Será que, no improviso, a comida seria suficiente, ou o local comportaria todos os presentes? Muitas coisas podem sair do controle em uma festa sem planejamento. O mesmo acontece para diversas outras situações do dia a dia, como uma viagem ou a organização financeira, por exemplo. comunidade, com a equipe e com a própria identidade da escola. Pode-se dizer, portanto, que se trata de um momento delicado e muito importante. Elaborar o planejamento escolar, entretanto, pode ser um grande desafio, seja por causa da sua importância ou da sua complexidade. Sendo assim, no início do ano, quando professores e gestores se reunirem para construí-lo, existem alguns aspectos que não podem faltar. Continue lendo para saber quais são esses pontos, bem como quais os benefícios em se construir um bom planejamento escolar. Boa leitura! No setor educacional não é diferente: o planejamento é essencial para garantir o bom andamento do ano letivo. No contexto escolar, o planejamento é constituído por planos de ações que vão nortear a definição do que deve ser feito ao longo do ano letivo para que a instituição alcance seus objetivos. Por esse motivo, é um momento que vai muito além das questões burocráticas como elaboração do calendário, definição das turmas ou da grade curricular, mas que irá definir toda a interface com a

5 O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR?

6 O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR? CONTEXTO E REALIDADE DA ESCOLA Antes de qualquer coisa, é necessário entender a fundo a realidade da escola: Qual o contexto atual da escola? Quais os seus diferenciais? O que precisa melhorar? Um bom planejamento leva em conta diferentes aspectos - tanto internos quanto externos. Em termos gerais, a realidade interna diz respeito à infraestrutura da instituição, ao número de docentes e à sua qualificação, às principais dificuldades enfrentadas pela gestão pedagógica, entre outros pontos. A realidade externa, por sua vez, trata da interface com vários aspectos da comunidade escolar, como as famílias dos alunos e as necessidades locais, além de fatores relacionados ao mercado e ao governo. Dessa forma, pode ser útil fazer uma pesquisa com as comunidades interna e externa a fim de compreender o contexto e a realidade escolares de forma precisa. O planejamento é o momento ideal para repensar a escola, rever as ações e os resultados passados para entender de forma global o cenário atual.

7 Uma vez que a realidade da escola é pensada, a próxima etapa é definir quais serão os objetivos que a instituição quer alcançar. Isso é fundamental porque todos os esforços e trabalhos devem ser conduzidos com base nesses objetivos, para que sejam de fato conquistados. Nesse contexto, é muito importante considerar todas as esferas escolares - a pedagógica, a administrativa e a financeira. Os objetivos traçados devem orientar os professores, gestores e todos os demais envolvidos nas atividades escolares. Ao final do ano letivo será possível avaliar se as intenções da escola, propostas no início do ano, foram de fato alcançadas.

8 3. PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA Nesse momento do planejamento, a escola deve definir os objetivos de conhecimento para cada segmento - que tipo de aluno se quer formar no final de cada ciclo. Esses pontos vão ajudar a definir os objetos de conhecimento para cada disciplina e cada ano, ou seja, quais conteúdos serão de fato trabalhados em sala. A escolha dos objetos de conhecimento deve levar em conta todo o ciclo de aprendizado, considerando-se quais conhecimentos prévios (conteúdos fundantes) se fazem necessários em cada etapa do ensino. Além disso, é no projeto pedagógico que se deve deixar clara a intenção da escola com relação a métodos de ensino, avaliação e qualificação de professores, por exemplo. Em outras palavras, ele deve explicitar o que se espera de cada turma e também de cada professor ao longo do período letivo. Para construção do currículo e das diretrizes pedagógicas, é fundamental considerar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento apresenta as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo de toda a educação básica e tem força de lei. Além disso, a BNCC, como norteadora da elaboração do currículo, abre espaço para que características regionais específicas sejam ensinadas - nesse caso, é válido buscar diretrizes junto às secretarias estaduais e municipais. De qualquer forma, é muito importante que a elaboração do projeto pedagógico conte com a participação da coordenação e dos professores, pois os mesmos mantêm um contato mais estreito com os alunos e suas necessidades de aprendizagem.

9 4. DIÁLOGO COM TODA A EQUIPE Um planejamento rico e bem estruturado deve partir uma ampla discussão e debate, uma vez que as experiências e pontos de vistas diferentes tornam o conteúdo do documento mais diverso e completo. Além disso, quando o planejamento conta com a participação de vários membros da comunidade escolar, têm-se mais contribuições para traçar estratégias voltadas para os objetivos desejados. Para que a discussão em grupo funcione da melhor maneira possível, uma possibilidade é estabelecer uma relação de igualdade entre os participantes do debate, para que todas as opiniões sejam igualmente recebidas pelo grupo. A coordenação pode então assumir uma posição de mediação, reunindo todas as propostas levantadas e encaminhando-as a fim de se chegar a um consenso final. Também vale ressaltar que o planejamento educacional formaliza um compromisso assumido por toda a escola. Sendo assim, a natureza democrática de sua elaboração pode contornar polêmicas e promover um engajamento maior de todos os envolvidos. Ao fazer com que todos se sintam incluídos no processo de elaboração, a importância do planejamento é reforçada, motivando toda a equipe a dar seu melhor para que ele seja de fato cumprido.

10 QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UM BOM PLANEJAMENTO ESCOLAR?

11 QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UM BOM PLANEJAMENTO ESCOLAR? Conhecidos os pontos mais importantes para a elaboração de um bom planejamento escolar, é válido refletir sobre quais as vantagens em fazê-lo. Ressaltar esses pontos junto à equipe ajuda a engajar todos no projeto. GUIA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR Vale reforçar que o planejamento escolar resume um compromisso firmado pelo colégio, pontuando todas as atividades propostas para se atingir determinado objetivo. Além disso, os planos de ações gerados irão envolver questões relacionadas não apenas com a parte pedagógica, mas também com as diretrizes administrativa e financeira. Isso significa que o planejamento escolar irá guiar a comunidade escolar durante todo o ano letivo a fim de que os objetivos propostos sejam alcançados. Assim, um bom planejamento ajuda na organização das tarefas, e consequentemente no aumento da produtividade de cada um. CONTEXTUALIZAÇÃO E SENTIDO Uma embarcação não se guia sozinha, não é mesmo? Ela precisa de um comandante e de uma tripulação. O comandante e a tripulação, por sua vez, costumam ter um plano de navegação que guia, orienta e dá sentido a cada missão, certo? O planejamento escolar é como o plano de navegação. Ele é capaz de contextualizar as ações da escola e dar sentido ao que está sendo feito no dia a dia. A comunidade escolar, como comandantes e tripulantes dessa navegação, deve se empenhar para que o navio esteja sempre voltado para o objetivo final. Portanto, um benefício do planejamento escolar é a sua capacidade de dar clareza e sentido às ações. Por exemplo, se o objetivo do colégio é melhorar o resultado do ENEM, fazer atividades diagnósticas continuamente com os alunos faz parte do plano para alcançar esse resultado. Ou ainda, se a escola organiza desde o início do ano um calendário de reuniões de pais, é porque tem como objetivo a aproximação da família com a instituição.

12 CUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIAS EXTERNAS Outro benefício do planejamento escolar é a contextualização da escola e dos seus objetivos com a realidade externa. Isso acontece porque durante a elaboração do documento já é possível prever o cumprimento das exigências do Ministério da Educação. Considerar essas diretrizes desde o princípio poupa o trabalho dos gestores pedagógicos durante o ano letivo. Logo, no decorrer das atividades, cabe apenas verificar se os requisitos propostos estão sendo atendidos. Dessa forma, com uma organização prévia das premissas legais, evita-se a possibilidade de deixar pra trás pontos relevantes ou a necessidade de reformulação por negligência de fatores importantes. Vale lembrar, no entanto, que a realidade externa inclui não só exigências governamentais, mas também do mercado e das famílias dos alunos. É provável que durante a pesquisa inicial para se entender a realidade da escola sejam levantadas algumas questões e demandas novas, não é? É interessante que elas possam ser contornadas por meio do planejamento, garantindo que as novas exigências também sejam cumpridas.

13

14 Em linhas gerais, o planejamento escolar ajuda toda a comunidade a entender a realidade e as necessidades da escola. Com ele, define-se em que ponto se quer chegar por meio de objetivos claros e, com o apoio de toda a equipe docente, organiza-se um ou mais planos de ação capazes de direcionar a escola nesse caminho. A construção de um bom planejamento escolar oferece uma grande ajuda à escola na busca pelos seus objetivos. Na organização dessa festa cabe à gestão escolar conduzir todo o processo e assim garantir uma boa diversão aos seus convidados. Mãos à obra! TEM DÚVIDAS SOBRE COMO ELABORAR DE FATO UM DOCUMENTO COMO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? LEIA TAMBÉM O E-BOOK COM UM PASSO A PASSO PARA ELABORAR O PPP: BAIXE O E-BOOK: PASSO A PASSO PARA CRIAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

15 A par é uma plataforma educacional parceira das escolas. Uma solução que se adapta à realidade e ao contexto de cada proposta pedagógica. É a junção de tecnologia, suporte integral e conteúdo didático de qualidade para ajudar as escolas a alcançar resultados cada vez melhores. É SABER QUE EDUCAR É NOSSA MISSÃO DE TODO DIA. É NOSSO PRESENTE. E É TAMBÉM O ÚNICO JEITO DE MUDAR NOSSO FUTURO. SAIBA MAIS SOBRE A PAR

06/03/2013 RODA DE CONVERSA

06/03/2013 RODA DE CONVERSA 06/03/2013 RODA DE CONVERSA Planejamento Geovana F. Melo Diva Souza Silva difdo@prograd.ufu.br Planejamento de Ensino Objetivos Conceituar planejamento de ensino; Refletir sobre a importância do planejamento

Leia mais

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo Entrevista com Jorge Cascardo A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece as aprendizagens consideradas essenciais para os alunos brasileiros.

Leia mais

PLANO DE AULA. guia prático + modelo para desenvolver o seu. Aprenda a fazer um plano de aula com este guia prático!

PLANO DE AULA. guia prático + modelo para desenvolver o seu. Aprenda a fazer um plano de aula com este guia prático! guia prático + modelo para desenvolver o seu PLANO DE AULA Aprenda a fazer um plano de aula com este guia prático! Utilize o modelo como base para construir o seu plano de aula. Tire as suas dúvidas sobre

Leia mais

Planejamento Escolar 2019

Planejamento Escolar 2019 Planejamento Escolar 2019 De portas abertas: foco na relação professor-aluno Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Apresentação Chegamos em um momento importante do ano escolar: o Planejamento.

Leia mais

A coordenação pedagógica deverá conduzir o processo de construção do Plano Anual com base nos documentos previamente construídos na rede e na escola.

A coordenação pedagógica deverá conduzir o processo de construção do Plano Anual com base nos documentos previamente construídos na rede e na escola. O Plano Anual é o documento que registra as decisões da comunidade escolar em relação a operacionalização e organização da ação educativa, em consonância com seu Projeto Político Pedagógico, a Matriz Curricular

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO TEXTO 2 http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2310-6.pdf acesso em http://pt.wikipedia.org/wiki/conselho_de_classe 09 de outubro de 2014 CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL

Leia mais

Estabelecendo objetivos frente ao planejamento pedagógico. Dom+ Coordenador

Estabelecendo objetivos frente ao planejamento pedagógico. Dom+ Coordenador Estabelecendo objetivos frente ao planejamento pedagógico. Dom+ Coordenador Apresentação Debora Paschoal Consultora Pedagógica Dom Bosco Pedagoga Especialista em Neurociência debora.paschoal@pearson.com

Leia mais

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES Julgue os itens que se seguem, tendo como referência os documentos legais que regulamentam a educação.

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES Julgue os itens que se seguem, tendo como referência os documentos legais que regulamentam a educação. CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES Julgue os itens que se seguem, tendo como referência os documentos legais que regulamentam a educação. 41 Conforme as Diretrizes Nacionais Gerais para a Educação Básica, a

Leia mais

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira Tudo muda Mercedes Sosa Muda o superficial Muda também o profundo Muda o modo de pensar Muda tudo

Leia mais

PLANEJAMENTO ESCOLAR. Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo Disciplina DEEDU 517 ICHS - UFOP

PLANEJAMENTO ESCOLAR. Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo Disciplina DEEDU 517 ICHS - UFOP PLANEJAMENTO ESCOLAR Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo Disciplina DEEDU 517 ICHS - UFOP Planejamento e Plano Planejar é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Planejar é analisar

Leia mais

Dom+Coordenação. Planejamento Curricular Uma oportunidade para repensar

Dom+Coordenação. Planejamento Curricular Uma oportunidade para repensar Dom+Coordenação Planejamento Curricular Uma oportunidade para repensar Consultor Pedagógico Dom Bosco João Paulo F. T. de Araujo Polo RJ1 Rio de Janeiro e Minas Gerais Mestre em Educação pela PUC-Rio Professor

Leia mais

O guia essencial do. gestor escolar

O guia essencial do. gestor escolar O guia essencial do gestor escolar O que é gestão escolar? Mais amplo que o conceito de administração escolar, o conceito de gestão escolar compreende uma série de fluxos, processos e tarefas que têm por

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 Objetivo: Fazer um resgate do PNAIC em nosso Estado, apresentar o novo modelo e refletir sobre os desafios que se apresentam.

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O ACESSO AOS RESULTADOS DA 4ª ETAPA DO SALTO 2014 ESCOLAS ESTADUAIS

ORIENTAÇÕES SOBRE O ACESSO AOS RESULTADOS DA 4ª ETAPA DO SALTO 2014 ESCOLAS ESTADUAIS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DO ESTADO DO TOCANTINS SALTO ORIENTAÇÕES SOBRE O ACESSO AOS RESULTADOS DA 4ª ETAPA DO SALTO 2014 ESCOLAS ESTADUAIS Por

Leia mais

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular Introdução As redes de ensino terão papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base promoverá

Leia mais

O Regimento Escolar é o documento que estabelece as diretrizes administrativas, as orientações, as regras de convivência, os direitos e deveres de

O Regimento Escolar é o documento que estabelece as diretrizes administrativas, as orientações, as regras de convivência, os direitos e deveres de O Regimento Escolar é o documento que estabelece as diretrizes administrativas, as orientações, as regras de convivência, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente escolar. A rede pode ter

Leia mais

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular Introdução As redes de ensino terão papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base promoverá

Leia mais

O PIBID E A REALIDADE ESCOLAR: CONHECENDO O COLÉGIO BIBIANA BITENCOURT. Palavras-chave: Pibid; Vivência; Arte e Ensino; Práticas docentes.

O PIBID E A REALIDADE ESCOLAR: CONHECENDO O COLÉGIO BIBIANA BITENCOURT. Palavras-chave: Pibid; Vivência; Arte e Ensino; Práticas docentes. O PIBID E A REALIDADE ESCOLAR: CONHECENDO O COLÉGIO BIBIANA BITENCOURT Carolina Cordeiro Siqueira 1, Emanueli Kingeriski de Campos 2, Daiane S. S. da Cunha 3, Denise Cristina Holzer 4 (PIBID-UNICENTRO).

Leia mais

17/10/2016. Competências na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem. Aula Diálogo de Desenvolvimento

17/10/2016. Competências na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem. Aula Diálogo de Desenvolvimento Competências na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Aula 14.10.16 Diálogo de Desenvolvimento 1 Diálogo de Desenvolvimento Feedback ou Feedforward Revisão do papel do gestor e do colaborador Foco para

Leia mais

As características de um bom plano são (memorizar):

As características de um bom plano são (memorizar): PLANEJAMENTO ESCOLAR AULA 1 Principais autores Vasconcellos, Libâneo, Gandin O que vai cair? Planejamento Escolar: O que é, qual o seu objetivo, quais as características, os pontos fortes Níveis ou tipos

Leia mais

Formação de Professores para BNCC e novos currículos. O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração

Formação de Professores para BNCC e novos currículos. O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração Formação de Professores para BNCC e novos currículos O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração Pela primeira vez, o Brasil determinou o que toda criança tem o direito de aprender, a

Leia mais

OS DIFERENTES NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO

OS DIFERENTES NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO OS DIFERENTES NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO O QUE É O PLANEJAMENTO? O planejamento escolar é um processo de reflexão sobre os desafios do cotidiano tendo em vista o comprometimento com

Leia mais

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL BNCC ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVO: mostrar e estrutura que a Base Nacional Comum Curricular traz sobre o Ensino Fundamental I. A BNCC foi prevista na: Constituição de 1988; LDB de 1996; Plano Nacional de

Leia mais

Diretoria de Desenvolvimento Institucional Coordenadoria de Gestão Estratégica. Documento norteador para o Planejamento Anual 2018

Diretoria de Desenvolvimento Institucional Coordenadoria de Gestão Estratégica. Documento norteador para o Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional Coordenadoria de Gestão Estratégica Documento norteador para o Planejamento Anual 2018 Pelotas/RS Ago.2017 Apresentação Este documento foi desenvolvido pela Coordenadoria

Leia mais

Currículo. Rumo ao sucesso da atuação pedagógica

Currículo. Rumo ao sucesso da atuação pedagógica Currículo escolar Rumo ao sucesso da atuação pedagógica Um caminho a percorrer A importância de elaborar um currículo escolar bem estruturado para garantir o sucesso da atuação pedagógica I magine que

Leia mais

GT de Formação Continuada. São Paulo, 08 de maio de 2018

GT de Formação Continuada. São Paulo, 08 de maio de 2018 GT de Formação Continuada São Paulo, 08 de maio de 2018 AGENDA 1. Contexto, composição e objetivo 2. Documento do CONSED com considerações para o aperfeiçoamento das políticas de formação continuada 3.

Leia mais

Guia Prático do Planejamento Estratégico

Guia Prático do Planejamento Estratégico Guia Prático do Planejamento Estratégico Introdução A todo o momento surgem ideias para melhorar nossas vidas. A maior parte destas ideias morre, porque não são sistematizadas. Numa empresa também é assim,

Leia mais

Avanços, obstáculos e superação de obstáculos no ensino de português no. Brasil nos últimos 10 anos 1 Tânia Maria Moreira 2

Avanços, obstáculos e superação de obstáculos no ensino de português no. Brasil nos últimos 10 anos 1 Tânia Maria Moreira 2 Brasil nos últimos 10 anos 1 2 Avanços, obstáculos e superação de obstáculos no ensino de português no Nos últimos dez anos, muitas coisas importantes aconteceram na expectativa de promover avanços no

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA Priscila Cavalcante Silva Universidade Estadual do Ceará- UECE Priscilacavalcante-@hotmail.com Resumo A importância de uma educação pública

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (1996) é a Lei maior, com valor Constitucional, nenhuma outra lei ou regulamentação pode contrariá-la.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (1996) é a Lei maior, com valor Constitucional, nenhuma outra lei ou regulamentação pode contrariá-la. A Equipe Gestora Central definirá quem, entre seus membros, será o responsável por esta frente de trabalho. O responsável elaborará um plano de trabalho que inclua todos os demais membros da Equipe em

Leia mais

TEXTO 2 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE UM DIREITO SOCIAL

TEXTO 2 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE UM DIREITO SOCIAL Curso Gestão para Educação de Qualidade 1 TEXTO 2 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE UM DIREITO SOCIAL Sonia Balzano... a escola de qualidade é aquela que tem como valor fundamental a garantia dos direitos de aprendizagem

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010.

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. Institui as orientações e as atividades aprovadas para a realização da carga horária de Estágio Supervisionado

Leia mais

Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC

Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC REFERENCIAL CURRICULAR NOS SISTEMAS DE ENSINO: da complexidade a praticidade. CONCEITO DE BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Leia mais

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL Manaus, abril/2016 www.ifam.edu.br www.ifam.edu.br O QUE É PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL? É um documento teórico metodológico

Leia mais

ETAPA 6 ESTUDO SOBRE PROCESSOS E DOCUMENTOS CURRICULARES PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES

ETAPA 6 ESTUDO SOBRE PROCESSOS E DOCUMENTOS CURRICULARES PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES ETAPA 6 ESTUDO SOBRE PROCESSOS E DOCUMENTOS CURRICULARES PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES Documento Conceitual Orientações Módulo Metodologia Documento Conceitual As Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1999. Não posso ser professor sem me pôr diante dos alunos, sem revelar com facilidade ou relutância minha maneira de ser, de pensar politicamente. Não posso escapar à apreciação dos alunos. E a maneira como

Leia mais

Índice. 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional Os Saberes dos Professores...4

Índice. 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional Os Saberes dos Professores...4 GRUPO 5.3 MÓDULO 4 Índice 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional...3 2. Os Saberes dos Professores...4 2.1. O Papel do Coordenador Pedagógico... 5 2 1. PROFESSOR-COORDENADOR

Leia mais

Rosangela Ramos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTISCA E NIVELAMENTO. 07/02/2019 DE 14:00 ÀS 16:00 Horas

Rosangela Ramos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTISCA E NIVELAMENTO. 07/02/2019 DE 14:00 ÀS 16:00 Horas Rosangela Ramos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTISCA E NIVELAMENTO 07/02/2019 DE 14:00 ÀS 16:00 Horas Nivelamento da aprendizagem O desafio com a universalização consistiu e consiste em pensar formas de garantir o direito

Leia mais

DE OLHO NA BNCC. Volume 1

DE OLHO NA BNCC. Volume 1 DE OLHO NA BNCC Volume 1 Afinal, o que é a BNCC? Linha do tempo A importância de ter uma Base Comum Orientação por competências Base Comum Parte diversificada MATERIAL DE ACORDO Base Nacional Comum Curricular

Leia mais

JAYME DE BARROS CAMARA DOM

JAYME DE BARROS CAMARA DOM i JAYME DE BARROS CAMARA DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Nos 1º, 2º e 3ºs anos priorizar o domínio do conteúdo curricular na etapa anterior possibilitando desenvolver suas competências acadêmicas

Leia mais

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do S ul SAERS 2016 APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do S ul SAERS 2016 APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do S ul SAERS 2016 APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E APROPRIAÇÃO DE R E S ULTADOS Pressupostos importantes: Qualidade do processo

Leia mais

A experiência de avaliação do Sou da Paz: aprendizagens e desafios. julho 2012

A experiência de avaliação do Sou da Paz: aprendizagens e desafios. julho 2012 A experiência de avaliação do Sou da Paz: aprendizagens e desafios julho 2012 Roteiro da conversa Apresentação do SDP Sentidos da avaliação para a instituição Linha do tempo da avaliação Primeiras avaliações

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. Abril/2016

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. Abril/2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA Abril/2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO

Leia mais

GT1: Formação de professores que lecionam Matemática no primeiro segmento do ensino fundamental

GT1: Formação de professores que lecionam Matemática no primeiro segmento do ensino fundamental GT1: Formação de professores que lecionam Matemática no primeiro segmento do ensino fundamental Coordenação: Francisco Mattos (UERJ / CP2) e Renata Magarinus (EERC/ANPMat) Relatório de atividades do Grupo

Leia mais

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto progressivo

Leia mais

Reorientação Curricular. 2 a versão

Reorientação Curricular. 2 a versão Reorientação Curricular 2 a versão GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Rosinha Garotinho SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO Claudio Mendonça SUBSECRETARIA ADJUNTA DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Alba Rodrigues

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações Informações Apresentação A Universidade Braz Cubas compromissada com a educação profissional e formação de pessoas, acompanhando a sociedade atual, adotou uma nova política institucional que transforma

Leia mais

CAPÍTULO I - Conceituação e Objetivos

CAPÍTULO I - Conceituação e Objetivos REGULAMENTO GERAL TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Ensino Técnico do Centro Paula Souza CAPÍTULO I - Conceituação e Objetivos Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC constitui-se numa atividade

Leia mais

CONCEPCIONISTAS MISSIONÁRIAS DO ENSINO SETOR: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA MANUAL DE PROCESSOS AGOSTO DE

CONCEPCIONISTAS MISSIONÁRIAS DO ENSINO SETOR: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA MANUAL DE PROCESSOS AGOSTO DE CONCEPCIONISTAS MISSIONÁRIAS DO ENSINO SETOR: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA MANUAL DE PROCESSOS AGOSTO DE 2005 1 Setor: Coordenação Pedagógica Nº DOC.: FOLHA: 01/13 MATRIZ DE PROCESSOS E ATIVIDADES Missão: Planejar,

Leia mais

Seminário da Undime-SP - BNCC

Seminário da Undime-SP - BNCC Seminário da Undime-SP - BNCC 18 de novembro de 2.016 EFAP - São Paulo/ SP Os Desafios para Implementação da Base Nacional Comum Curricular BNCC Trata-se de demanda do artigo 26 da LDBEN de 1996 e de estratégia

Leia mais

MANEIRAS DE MOTIVAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA AS PROVAS DO ENEM

MANEIRAS DE MOTIVAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA AS PROVAS DO ENEM MANEIRAS DE MOTIVAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA AS PROVAS DO ENEM ÍNDICE 1. Introdução... pg. 3 2. Provas do ENEM: exigências e modelo referência em vestibulares... pg. 4 3. Como reforçar o valor do ENEM

Leia mais

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo.

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo. Para garantir sua implementação e gestão, é fundamental que a Política de Educação Integral conte com um Plano de Formação que contemple todos os envolvidos cada qual em sua especificidade, garantindo

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO Orientações Gerais para Escolas de Educação Básica e Profissional

PROJETO PEDAGÓGICO Orientações Gerais para Escolas de Educação Básica e Profissional Orientações Gerais para Escolas de Educação Básica e Profissional O Projeto Pedagógico (PP) é um planejamento de trabalho participativo. Deve atender as necessidades de aprendizagens locais, estimulando

Leia mais

NUFOPE CICLO DE DEBATES

NUFOPE CICLO DE DEBATES NUFOPE CICLO DE DEBATES PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR Profa. Rosana Becker Fernandes jun./2011 Legislação contemplada LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular - direitos e objetivos de aprendizagem: papel do gestor e do professor. Dra. Sônia Regina Victorino Fachini

Base Nacional Comum Curricular - direitos e objetivos de aprendizagem: papel do gestor e do professor. Dra. Sônia Regina Victorino Fachini Base Nacional Comum Curricular - direitos e objetivos de aprendizagem: papel do gestor e do professor Dra. Sônia Regina Victorino Fachini O QUE É A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR? A Base Nacional Comum

Leia mais

Programa Ensino Integral

Programa Ensino Integral PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: GUIA DE APRENDIZAGEM Programa Ensino Integral PROCEDIMENTO PASSO A PASSO GUIA DE APRENDIZAGEM Definição: O Guia de Aprendizagem é um instrumento de gestão que se destina fundamentalmente

Leia mais

REUNIÃO DE GESTÃO INTEGRADA: PLANEJAMENTO de março de 2019

REUNIÃO DE GESTÃO INTEGRADA: PLANEJAMENTO de março de 2019 REUNIÃO DE GESTÃO INTEGRADA: PLANEJAMENTO 2019 14 de março de 2019 JOVEM DE FUTURO 2 Agenda Retrospectiva sobre as primeiras ações do Circuito de Gestão Jovem de Futuro em 2019 Orientações sobre a 1ª RT

Leia mais

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba PLANEJAMENTO 2017 Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Pauta OBJETIVOS Apresentar os materiais oferecidos pela CGEB para o Planejamento e cronograma para início de 2018; Analisar os indicadores

Leia mais

18/06/2015. Didática Aula 3. O que é PLANEJAR? O que é PLANEJAR?

18/06/2015. Didática Aula 3. O que é PLANEJAR? O que é PLANEJAR? Didática Aula 3 Planejamento de Ensino O que é PLANEJAR? Planejar é analisar dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as formas alternativas de ação para superar as dificuldades

Leia mais

Bett Educar. São Paulo, 10 de maio de 2018

Bett Educar. São Paulo, 10 de maio de 2018 Bett Educar São Paulo, 10 de maio de 2018 O Consed e a BNCC - O Consed participa da discussão da Base Comum desde 2015, quando criou o GT da BNCC, integrando representantes das secretarias estaduais de

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

EDU Canvas. A visão INNOVARES do Business Model Canvas para Educação

EDU Canvas. A visão INNOVARES do Business Model Canvas para Educação EDU Canvas A visão INNOVARES do Business Model Canvas para Educação Fortaleza/CE, 2016 CONCEITOS DE ADAPTAÇÃO DO BUSINESS MODEL CANVAS PARA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A base de atuação da Equipe Innovares é

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal,

Leia mais

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr Prof. Ms Márcia Terra Especialista em administração escolar, professora de educação básica

Leia mais

Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: Formação de Docentes

Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: Formação de Docentes Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: Formação de Docentes Parte 2: Formação de docentes Profa. Me. Judith Terreiro Coordenadora de Projetos Grupo de Formulação e Análises Curriculares

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente:

Leia mais

Conselho Municipal de Educação

Conselho Municipal de Educação Parecer CME nº. 01/2011 Orientações sobre a não retenção e progressão continuada nos anos iniciais do ensino fundamental conforme a Resolução CNE nº 07/2010. I.HISTÓRICO O, criado através da Lei Municipal

Leia mais

PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO Muitas vezes temos alguns conceitos tão arraigados em nossas cabeças, que não conseguimos encontrar outras possibilidades... PPP É projeto porque reúne propostas de ação concreta

Leia mais

PPP Planejamento, Processo, Pessoas

PPP Planejamento, Processo, Pessoas OFICINA ASSESSORIA PEDAGÓGICA Tema: PPP Planejamento, Processo, Pessoas Público-alvo: Coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, supervisores de ensino Sinopse: O Projeto Político-Pedagógico

Leia mais

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, em qualquer lugar do país É obrigatória para todas as escolas

Leia mais

DIMENSÕES PEDAGÓGICAS PRESENTES NOS DIÁRIOS DE AULA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

DIMENSÕES PEDAGÓGICAS PRESENTES NOS DIÁRIOS DE AULA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS 1 DIMENSÕES PEDAGÓGICAS PRESENTES NOS DIÁRIOS DE AULA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS Resumo Dirce Hechler Herbertz Doutoranda em Educação - PUCRS dhtz@hotmail.com Maria Inês Corte Vitória

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Médio Etec Código: Município: Área de conhecimento: Componente Curricular: Série: C. H. Semanal: Professor: I Competências e respectivas habilidades e valores 1 1

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO DE ENSINO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CAMPOS BELOS GERALDO MAGELA DE PAULA gmagela@wordpress.com CARACTERÍSTICAS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O SÉCULO XXI o momento histórico está

Leia mais

Desenho de Cursos: introdução ao modelo ADDIE. Módulo1 O modelo DSI

Desenho de Cursos: introdução ao modelo ADDIE. Módulo1 O modelo DSI Desenho de Cursos: introdução ao modelo ADDIE Módulo1 O modelo DSI Atualizado em: abril de 2015 Fundação Escola Nacional de Administração Pública Presidente Gleisson Rubin Diretor de Desenvolvimento Gerencial

Leia mais

Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo.

Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo. Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNILAGO Q1 A UNILAGO define com clareza sua missão 4,19 Q2 A UNILAGO define com clareza

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS Capítulo I Definição Art. 1º - A disciplina de Estágio Supervisionado é parte integrante do currículo Pleno do curso de

Leia mais

MANUAL DO LÍDER DE TURMA

MANUAL DO LÍDER DE TURMA Criada em 1 de 6 MANUAL DO LÍDER DE TURMA Criada em 2 de 6 Parabéns! Você foi eleito (a) representante de sua turma. O que demonstra o seu interesse em contribuir com os seus colegas e a Escola Profissional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS I E II DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Art. 1º Os Estágios Supervisionados I e II representam parte integrante do currículo do Curso de Bacharelado

Leia mais

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERCEPÇÃO DO GESTOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AREIA- PB

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERCEPÇÃO DO GESTOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AREIA- PB O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERCEPÇÃO DO GESTOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AREIA- PB Leiliane de Brito Dias (1) Adriana Pricilla Jales Dantas (1); Terezinha Cleide de Medeiros(2); Rosangela

Leia mais

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO AO ESTUDANTE

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO AO ESTUDANTE Faculdade de Balsas PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO AO ESTUDANTE (Aprovado pela Resolução COP N o 04/2009 de 24 de julho de 2009) Mantenedora: Unibalsas Educacional Ltda Balsas, MA Julho de 2009 PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 4º 1. Ementa (sumário, resumo) Tendências da

Leia mais

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020.

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. Competências socioemocionais As competências socioemocionais

Leia mais

Projetos de Leitura 2018

Projetos de Leitura 2018 Projetos de Leitura 2018 01 Sumário Um ano de aprendizados e encantamentos Projeto: Concurso eu escrevo minha história Projeto: Maratona do Livro Infantil Projeto: Concurso Jovem Repórter Projeto: Prêmio

Leia mais

Guia de planejamento para o segundo semestre: um passo a passo para se organizar para a próxima etapa do ano.

Guia de planejamento para o segundo semestre: um passo a passo para se organizar para a próxima etapa do ano. Guia de planejamento para o segundo semestre: um passo a passo para se organizar para a próxima etapa do ano. Os meses de janeiro e fevereiro, provavelmente, foram intensos em sua instituição de ensino,

Leia mais

RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO Patrícia dos Santos Zwetsch- Apresentadora (UFSM) Rosane Carneiro Sarturi- Orientadora (UFSM) INTRODUÇÃO Este trabalho

Leia mais

VMSIMULADOS QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CE EA FP PE PP 1

VMSIMULADOS QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CE EA FP PE PP  1 CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CE EA FP PE PP WWW.VMSIMULADOS.COM.BR 1 CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CURRÍCULO ESCOLAR ENSINOAPRENDIZAGEM FORMAÇÃO DO PROFESSOR PLANEJAMENTO ESCOLAR PROJETO PEDAGÓGICO CURRÍCULO

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO NOVA LEI Mudanças Expressivas Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017 Linguagens Matemática Ciências da natureza Formação técnica e profissional Ciências

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa Universidade Estadual de Ponta Grossa O Planejamento escolar: desafios e perspectivas. Professora Ana Rita Martins Acras A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar. (John Beckley)

Leia mais

BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018

BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018 BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018 Parecer CNE/CP Nº 11/2009 Dificilmente, com qualquer modelo, o Ensino Médio cumprirá suas

Leia mais

Eixo Organização de Tempo e Espaço

Eixo Organização de Tempo e Espaço Metas não votadas Eixo Organização de Tempo e Espaço ORGANIZAÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO 42. Organizar o horário de aulas anual e as divisões de aula, adotando-se como critério primordial a organização pedagógica

Leia mais

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM I 4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO Lei 6494/77 regulamentada pelo

Leia mais

Aula 5 Conceito de avaliação.

Aula 5 Conceito de avaliação. Didática do Ensino Superior Aula 5 Conceito de avaliação. Profa. Laís Cordeiro Avaliação Ú Do latim e a-valere, que significa "dar valor a...". Ú No entanto, o conceito "avaliação" é expresso como sendo

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONQUISTANDO RESULTADOS SUMÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONQUISTANDO RESULTADOS O que é?...3 Mas qual é o problema?...4 Subjetividade...5 Rotina...6 Comprometimento...7 7 Passos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID ATAIDES, Ana Paula Gomes; Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá ana_paula004@live.com MOURA, Angela Maria Leonel Ferreira

Leia mais

Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa?

Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa? Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa? Em tempos de intensas mudanças na área de RH, vemos a avaliação de desempenho como um dos processos que estão na corda bamba. Pouco

Leia mais

Encontros 2018 GT de Formação Continuada

Encontros 2018 GT de Formação Continuada Encontros 2018 GT de Formação Continuada 17 e 18 de setembro de 2018 Abertura Aquecimento Em 7 grupos (originais da pesquisa) Se preparar para o compartilhamento das descobertas 15 min ABERTURA INSTITUCIONAL

Leia mais

A Metodologia SENAI de Educação Profissional no SENAI-SP

A Metodologia SENAI de Educação Profissional no SENAI-SP A Metodologia SENAI de Educação Profissional no SENAI-SP Eliana Misko Soler Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI-SP 05 agosto 2016 A Metodologia SENAI de Educação Profissional no SENAI-SP

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2014/2015 ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2014/2015 ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA CALENDÁRIO ACADÊMICO 2014/2015 ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA MARÇO - 2014 1 22222 31 ABRIL - 2014 7 8888 9999 101 1111 12 13 14 1515 1160 1717 18 19 20 22 e 23 1º Encontro de Formação UFOP.

Leia mais