A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO EM EQUIPE DENTRO DE UMA EMPRESA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO EM EQUIPE DENTRO DE UMA EMPRESA"

Transcrição

1 A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO EM EQUIPE DENTRO DE UMA EMPRESA BIANCA OLIVEIRA SANTOS 1 KARINE DOS REIS SILVA 2 VALDENIZE DOS SANTOS SILVA SOUZA³ GISELE AMARAL CINTRA PEDROSO 4 RESUMO Trabalho em equipe é uma forma de organização de um grupo; uma forma de compartilhar objetivos. Isso é feito através de motivação onde a equipe mostra a união e o desenvolvimento de conhecimentos para beneficio da empresa. A Faculdade derondônia FARO é um estabelecimento particular de ensino superior mantida pelo Instituto João Neórico, Limite territorial de Atuação na Cidade de Porto Velho, Capital do Estado de Rondônia, rege-se pelo presente Regimento, pelo Estatuto da Mantenedora e pelas legislações de Ensino Superior. Foi analisada no presente estudo através da aplicação de um questionário com questões referente à Motivação no Trabalho em Equipe aos profissionais. Na análise foi realizado o método de pesquisa qualitativa,com resultados obtidos percebeu-se que os colaboradores encontram-se satisfeitos com aspectos em equipe, sendo que a maioria mostrou que não aceitam muito ser criticado a respeito do seu trabalho. Atravésdesta pesquisa em campo foi desenvolvido este artigo com a base de que uma empresa pode ser mais produtiva quando a equipe tem um bom relacionamento e sentem motivados. Palavras-chave: EQUIPE. EMPRESA. MOTIVAÇÃO. INTRODUÇÃO Muitas mudanças estão ocorrendo no mundo empresarial, umas delas que vem revolucionando a cultura e a participação das pessoas, querendo construir algo, fazendo parte das decisões, querendo alcançar metas e objetivos traçados. Este contexto gera muitas discussões a respeito de trabalho em equipe no ambiente de trabalho o que consequentemente levou a escolha deste tema. Dentro desse 1 Graduando do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Rondônia - FARO, bianca.pvh123@gmail.com ²Graduando do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Rondônia - FARO, karinereismo@gmail.com ³Graduando do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Rondônia - FARO,denizezuza@outlook.com 4 Mestranda em Administração e Gestão Educacional pela Faculdade UAB-PT Lisboa/Portugal, Professora da Faculdade FARO-RO, giselecintra00@gmail.com Porto Velho RO, Outubro de 2017.

2 2 contexto a motivação é um ponto que tende a influência na produção no trabalho em equipe, a partir desta afirmação levanta-se a seguinte pergunta: a motivação influencia de algum modo no trabalho em equipe dentro de uma empresa? Com o objetivo de responder a essa interrogativa, esta pesquisa busca através da abordagem qualitativa, realizar estudos mais aprofundados e saber como funciona na prática, dentro de uma organização. As organizações são formadas pelas pessoas que trabalham em prol da mesma, assim estes colaboradores necessitam de especial atenção por parte das organizações, pesquisas comprovam que o índice de produtividade pode chegar a 60% de aproveitamento nas empresas em que os profissionais são motivados, se comparado a míseros 8% para uma equipe desmotivada (DIAS, 2007). Conforme a temática proposta, no intuito de aprofundar-se em cada assunto pertinente, fez-se uma seleção do conceito de maneira mais clara atendiam ao propósito deste artigo. Logo em seguida, a elaboração e aplicação de um questionário visando à coleta de dados fundamentais para a complementação desta pesquisa. Por fim, os resultados e discussão acerca dos dados, o que proporcionou descobertas a respeito da organização escolhida para aplicação das questões. Com isso, este artigo tem propósito de mostra para os leitores que não só atinjam suas perspectivas mais que também possam impulsionem a buscar mais conhecimento sobre este tema, a importância de um bom relacionamento em equipe, a mudança em seu trabalho sendo produtivo e a melhoria que traz para vida de cada individuo. 1 REFERENCIAL TEÓRICO 1.1 Trabalho em Equipe O trabalho em equipe pode ser classificado como um conjunto de pessoas, que juntam seus esforços, habilidades e diferentes ideias para desempenhar um único objetivo, sendo esse de forma positiva. Isso possibilita um trabalho com mais agilidade, onde conhecimento são trocados, ajudando umas as outras para metas serem alcançadas.

3 3 Uma equipe pode ser um grupo de pessoas organizadas de forma a trabalhar em conjunto, ou como um grupo que executa tarefas semelhantes. É também a união de esforços individuais que resultam em um nível de desempenho muito maior. Uma equipe de trabalho gera uma energia positiva por meio do esforço coordenado. Nesse sentido, Roosevelt (apud DONNELLON, 2006, p.4) afirma que Agindo em conjunto, como um grupo, as pessoas conseguem realizar coisas que nenhum individuo sozinho jamais poderia realizar. 1.2 Motivação A motivação é um conjunto de motivos que se manifestam e influenciam a conduta de um indivíduo. Entretanto, a motivação no trabalho influencia a disposição que o funcionário de uma empresa tem para cumprir as suas tarefas. Quanto mais motivado está, melhor vai cumprir o seu trabalho. As teorias da motivação extrínseca, ao contrário das intrínsecas, pressupõem que o comportamento humano pode ser planeado, modelado ou mudado por meio da utilização adequada dos vários tipos de recompensas ou punições disponíveis no meio ambiente. Para essas teorias, motivação é sinónimo de condicionamento. Bergamini, (1997). No mundo atual a motivação esta abrangente cada individuo tem seus objetivos de ser sentir motivado no trabalho, assim tende a se maior analisados pela organização e sabendo relacionar com cada pessoalidade. 2METODOLOGIA A pesquisa de campo foi realizada no mês de setembro de A organização escolhida Faculdade de Rondônia - FARO foielaborado um questionário obtendo dez perguntas objetivas relacionadas ao tema da pesquisa. No intuito de saber a influência de vários fatores ligados a trabalho em equipe e a motivação dos colaboradores,positiva ou negativamente. Este questionário foi respondido por 24 colaboradores da organização.

4 4 As perguntas objetivas buscavam saber como é o relacionamento em equipe dentro da empresa. A participação dos colaboradores nas reuniões da equipe propondo ideias para melhor desenvolvimento; a colaboração em ajudar o colega com dúvidas sobre o trabalho como gostaria de ser ajudado também podendo facilitar um bom relacionamento da equipe; ser a autonomia no seu serviço atrapalha de modo que prejudicar seu relacionamento com a equipe; a convivência entre os colegas de trabalho sentem a vontade em seu ambiente com sua equipe; ser as críticas sobre o trabalho desenvolvido gerar desconforto ou alguma atitude que talvez os colegas falem a respeito ser sentem aborrecido e ser isola; o relacionamento com chefe sobre trabalho ou conviveu no local; a solidariedade entre os colega com dificuldade ser oferecem apoio; a cultura quetraz a empresa gerar bom relacionamento em equipe como união com os colegas de departamento; o respeito entre a opinião de cada um sem querer argumenta antes de analisa suas propostas para melhoria; e entre tudo a motivação na equipe e ser isso tem influência na produtividade de seu serviço. 3RESULTADOS E DISCUSSÃO As três perguntas que foram de forma diferenciada com objetivo de saber se o relacionamento em equipe dentro da organização, e como ser sentem a respeito da motivação do colaborador e do trabalho em equipe. Gráfico 1: Não me ofendo nem me aborreço quando recebo alguma crítica sobre o meu trabalho ou minha atitude: DADOS 50,1% 40,9% NÃO SIM Fonte: elaborado pelos autores

5 5 Nesta questão foi analisado sobre as criticas que recebem pelo seu desenvolvimento a respeito do trabalho. Pois podemos verificar que 50,1% responderam que não ser aborrecem, já 40,9% não aceitam ser criticados pelos seu colegas a respeito de suas atitude e serviço. Gráfico 2: Respeito as opiniões e ideias dos meus colegas e não tento impor os meus argumentos a eles: DADOS 25% 75% NÃO SIM Fonte: elaboradopelos autores Nesta questão podemos observar que já ouvir um interessante resultado, onde 25% dos colaboradores responderam que não tento impor sim as ideias dos colegas a respeito do trabalho. Já 75% respeitam e não impões os argumentos da equipe. Gráfico 3: Me sinto motivado trabalhando com minha equipe e produtivo em meu serviço: DADOS 4,3% 95,7% NÃO SIM Fonte: elaboradopelos autores

6 6 A análise dessa questão como podemos ver foi bem positiva. Quando 95,7% ser senti motivados com sua equipe de trabalho e produzem mais. Onde poucos 4,3% não estão satisfeitos com sua equipe e não ser senti produtivos. CONCLUSÃO Para obter um clima favorável e sem atritos, é preciso que as pessoas deixem de trabalhar individualmente e interajam dentro da equipe, buscando se relacionar de forma amigável, e assim procurando cooperar com os outros de acordo com suas habilidades e conhecimentos, sendo que cada um faça a sua parte compreendendo-as, pois se todos estiverem dispostos a contribuírem, alcançaram de forma mais rápida e com mais eficácia os objetivos propostos pela empresa. Assim todos estarão mais motivados em desempenhar o seu papel de uma melhor forma, trazendo melhorias para a organização, pois a motivação em um trabalho de equipe é um forte ponto de influência na produtividade. Cabe as organizações que também façam parte dessa motivação em relação aos colaboradores. REFERÊNCIAS BERGAMINI, C. (1997). Motivação nas Organizações (4ª ed. ed.). São Paulo: Atlas. DONNELLON, Anne. Liderança de Equipes: Soluções Práticas para os Desafios do Trabalho. 3. ed. São Paulo: Campos / Elsevier, p. (Pocket Mentor). INFO, Escola;VESCE, Gabriel E. Possolli. Trabalho em Equipe.Disponível em: < Acessado em: setembro, INFO, Escola;VESCE, Gabriel E. Possolli. Trabalho em Equipe.Disponível em: < Acessado em: Outubro, 2017.

7 7 BRASIL, Escola; Barros, Jussara de.trabalho em Grupo. Disponível em: < Acesso em outubro, 2017.

A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO INTERPESSOAL NA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA ORGANIZAÇÃO

A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO INTERPESSOAL NA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA ORGANIZAÇÃO A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO INTERPESSOAL NA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA ORGANIZAÇÃO ALICE DE OLIVEIRA ARAÚJO¹ PALOMA DA SILVA GIMENES² GISELE AMARAL CINTRA PEDROSO³ RESUMO Nessa nova esfera corporativa,

Leia mais

MARKETING: FERRAMENTA COMPETITIVA GERENCIAL PARA O MERCADO

MARKETING: FERRAMENTA COMPETITIVA GERENCIAL PARA O MERCADO FARO - Faculdade de Rondônia 788 (Decreto Federal nº 96.577 de 24/08/1988) 453 (Portaria MEC de 29/04/2010) IJN - Instituto João Neórico 3443 (Portaria MEC / Sesu nº369 de 19/05/2008) MARKETING: FERRAMENTA

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO BASEADO NO MODELO DE HACKMAN E OLDHAM (1974)

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO BASEADO NO MODELO DE HACKMAN E OLDHAM (1974) QUESTIONÁRIO DE VLIÇÃO D QULIDDE DE VID NO TRLHO SEDO NO MODELO DE HCKMN E OLDHM (1974) SEÇÃO 1 Nesta seção do questionário você deve descrever o seu trabalho da forma mais objetiva possível. Por favor,

Leia mais

Motivação Página 1. Motivação

Motivação Página 1. Motivação Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL WILLIAM

Leia mais

Turbine A Produtividade E A Gestão De Equipes Externas Com Gerenciamento De Incentivos

Turbine A Produtividade E A Gestão De Equipes Externas Com Gerenciamento De Incentivos Turbine A Produtividade E A Gestão De Equipes Externas Com Gerenciamento De Incentivos Montar uma equipe externa de qualidade realmente não é uma tarefa fácil. Em uma mesma equipe você pode ter diferentes

Leia mais

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Amanda Cristina de CASTRO¹; Flávia Luzia da COSTA¹; Konrad Passos e SILVA¹; Marcelo Henrique Gomes

Leia mais

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Michele Firmino Guimarães Vanessa Q. Rocha Centro Universitário do Norte (Uninorte) RESUMO Este trabalho vem mostrar o

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O CÁLCULO DOS ESCORES DO DIAGNÓSTICO DO TRABALHO (VERSÃO COMPLETA)

INSTRUÇÕES PARA O CÁLCULO DOS ESCORES DO DIAGNÓSTICO DO TRABALHO (VERSÃO COMPLETA) Dimensões Essenciais do Trabalho INSTRUÇÕES PARA O CÁLCULO DOS ESCORES DO DIAGNÓSTICO DO TRABALHO (VERSÃO COMPLETA) Seguindo os procedimentos descritos no artigo principal, o cálculo dos escores de cada

Leia mais

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil A PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UM TIME ENACTUS

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil A PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UM TIME ENACTUS A PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UM TIME ENACTUS Fernanda Cristina Pantuzzi Graduanda em Engenharia Ambiental Universidade Federal do Ceará fer.pantuzzi@gmail.com A Aprendizagem Cooperativa é

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE

INDICADORES DE QUALIDADE ANEXO IV INDICADORES DE QUALIDADE Descrição dos Indicadores Qualitativos: a) Apropriação: Equilíbrio entre o desejado e o alcançado. Esse indicador nos convida dar tempo ao tempo e respeitar o tempo de

Leia mais

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL Clariana de Lima RODRIGUES 1 Ritiely Mariano PRETEL 2 RESUMO O desempenho de cada pessoa está diretamente relacionado com a sua satisfação em relação

Leia mais

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE?

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? Engajamento não é a palavra da moda apenas no RH. Todas as indústrias estão percebendo a necessidade de engajar clientes

Leia mais

RELATÓRIO/TREINAMENTO/TRABALHO EM EQUIPE/ MOTIVAÇÃO

RELATÓRIO/TREINAMENTO/TRABALHO EM EQUIPE/ MOTIVAÇÃO ESTADO DO TOCANTINS Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referencia de Assistência Social-CRAS RELATÓRIO/TREINAMENTO/TRABALHO EM EQUIPE/ MOTIVAÇÃO CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DO CRAS

Leia mais

A LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

A LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR A LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR Lauriane Dias Alencar UFPI /lauriane2205@hotmail.com Maria de Jesus Marques Silva UESPI / dudemsilva@yahoo.com.br GT1. Política e gestão da educação básica O tema em

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3ºCICLO DE LOUSADA. Avaliação Interna. Questionário ao Pessoal Não Docente

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3ºCICLO DE LOUSADA. Avaliação Interna. Questionário ao Pessoal Não Docente ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3ºCICLO DE LOUSADA Avaliação Interna Questionário ao Pessoal Não Docente O pessoal dos serviços de administração e gestão da escola e o pessoal auxiliar de acção educativa e guardas-nocturnos

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O QUE É? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO

QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO Daiane Cardoso Graduanda em Administração, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Evelyn da Silva Rodrigues Graduanda em Administração, Faculdades Integradas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

Análise Pesquisa de Clima Organizacional

Análise Pesquisa de Clima Organizacional www.duincontabil.com.br 1) Considera a Empresa um bom lugar para trabalhar? 100% dos nossos colaboradores consideram nossa empresa um bom lugar para trabalhar 2) Considera que seu potencial de realização

Leia mais

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: QUALIDADE E CLIMA ORGANIZACIONAL NO TRABALHO EM UM RESTAURANTE DA CIDADE DE JOÃO PESSOA

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: QUALIDADE E CLIMA ORGANIZACIONAL NO TRABALHO EM UM RESTAURANTE DA CIDADE DE JOÃO PESSOA DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: QUALIDADE E CLIMA ORGANIZACIONAL NO TRABALHO EM UM RESTAURANTE DA CIDADE DE JOÃO PESSOA Erick Araújo Silva Sayomara Silva Meireles Thales Batista de Lima RESUMO: Atualmente,

Leia mais

MOTIVAÇÃO HUMANA. Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano

MOTIVAÇÃO HUMANA. Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano MOTIVAÇÃO HUMANA Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano Por que as pessoas se comportam de certos modos? Qual a empresa que não quer ter em seus quadros pessoas altamente motivadas e

Leia mais

CLIMA ORGANIZACIONAL UMA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DO SICREDI UNIDADE DE SÃO SEPÉ 1

CLIMA ORGANIZACIONAL UMA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DO SICREDI UNIDADE DE SÃO SEPÉ 1 CLIMA ORGANIZACIONAL UMA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DO SICREDI UNIDADE DE SÃO SEPÉ 1 ALMEIDA, Damiana Machado de 2 ; BRUM, Gustavo Macedo 3 ; IBDAIWI, Thiago Kader Rajeh 4 1 Trabalho de Pesquisa _FAMES 2 Acadêmica

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho e a Saúde do Trabalhador de Enfermagem

Qualidade de Vida no Trabalho e a Saúde do Trabalhador de Enfermagem Qualidade de Vida no Trabalho e a Saúde do Trabalhador de Enfermagem Referência bibliográfica Marquis BL; Huston CJ. Administração e liderança em enfermagem: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed; 2005.

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

MELO, Carlos Antônio de Oliveira UniSEB Interativo. Eixo Temático: Políticas Educacionais e Gestão Escolar

MELO, Carlos Antônio de Oliveira UniSEB Interativo. Eixo Temático: Políticas Educacionais e Gestão Escolar ANALISE DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I E II DA CIDADE DE JATAÍ - GO FRENTE AOS CRESCENTES CONCEITOS ORGANIZACIONAIS MELO, Carlos Antônio de Oliveira UniSEB Interativo

Leia mais

Seis pistas que relacionam as emoções à satisfação profissional

Seis pistas que relacionam as emoções à satisfação profissional EDUforics Anticipando la educación del futuro http://www.eduforics.com Seis pistas que relacionam as emoções à satisfação profissional Álvaro Marchesi é Catedrático de Psicologia Evolutiva e Educação na

Leia mais

Obrigado por aceitar ser entrevistado neste estudo coordenado por.

Obrigado por aceitar ser entrevistado neste estudo coordenado por. ESCALA DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA COM OS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL (SATIS-BR) Bandeira, M., Pitta, AMF e Mercier,C (000). Escalas Brasileiras de Avaliação da Satisfação (SATIS-BR) e da

Leia mais

* Expectativa e Instrumentalidade.

* Expectativa e Instrumentalidade. P á g i n a 1 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES INTRODUCÃO A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos

Leia mais

Liderança, Atributos & Atribuições

Liderança, Atributos & Atribuições Liderança, Atributos & Atribuições Rosely Gaeta Liderança a Situacional Modelo de Hersey & Blanchard, 1986 Fonte: Apostila e Capítulo 7 Sobral & Peci 11/11/2015 A liderança situacional, ou líder que adapta

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada

Leia mais

Resultados da Pesquisa de Clima Organizacional 2010

Resultados da Pesquisa de Clima Organizacional 2010 Resultados da Pesquisa de Clima Organizacional 2010 População e amostra da pesquisa 350 300 População Amostra 294 250 219 200 150 100 50 75 52 100 152 0 Técnicoadministrativos (69%) Docentes (46%) Geral

Leia mais

ANEXO I. Assinale a resposta pretendida com um X. 1 Faixa Etária Menos de 30 anos De 30 a 40 De 41 a 50 Mais de 50 anos. 2 Género Masculino Feminino

ANEXO I. Assinale a resposta pretendida com um X. 1 Faixa Etária Menos de 30 anos De 30 a 40 De 41 a 50 Mais de 50 anos. 2 Género Masculino Feminino ANEXO I INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO Este questionário é composto por 33 questões e tem como propósito recolher informações sobre os fatores motivacionais e as suas incidências no quotidiano laboral. Este

Leia mais

1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES TEORIA DA HIGIENE-MOTIVAÇÃO TEORIA DA MATURIDADE MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO. 11 RESUMO.

1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES TEORIA DA HIGIENE-MOTIVAÇÃO TEORIA DA MATURIDADE MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO. 11 RESUMO. 2 SUMÁRIO 1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES... 3 2 - TEORIA DA HIGIENE-MOTIVAÇÃO... 7 3 - TEORIA DA MATURIDADE... 8 4 - MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO... 11 RESUMO... 13 3 1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES UNIDADE

Leia mais

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos 1. Introdução 2. Gestão de Pessoas 3. Cultura Organizacional 4. Clima Organizacional 5. Pesquisa de Clima Organizacional 6. Estudo de Caso 7. Considerações

Leia mais

TÍTULO: CLIMA ORGANIZACIONAL UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DOS COLABORADORES NA EMPRESA VIA ELEGANCE INDÚSTRIA C C LTDA DE AURIFLAMA-SP

TÍTULO: CLIMA ORGANIZACIONAL UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DOS COLABORADORES NA EMPRESA VIA ELEGANCE INDÚSTRIA C C LTDA DE AURIFLAMA-SP TÍTULO: CLIMA ORGANIZACIONAL UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DOS COLABORADORES NA EMPRESA VIA ELEGANCE INDÚSTRIA C C LTDA DE AURIFLAMA-SP CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA:

Leia mais

Avaliação de Necessidade de Coaching

Avaliação de Necessidade de Coaching Avaliação de Necessidade de Coaching 1. Você tem tempo para participar de todas as reuniões para as quais foi convocado no dia e ainda dar conta do seu trabalho? 2. Os membros do seu departamento jurídico

Leia mais

Por que tem se falado de Gestão Participativa?

Por que tem se falado de Gestão Participativa? Por que tem se falado de Gestão Participativa? Não é de hoje que a insatisfação com o ambiente empresarial tem aumentado. Recentemente, uma pesquisa da International Stress Management Association mostrou

Leia mais

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 0461 61 IDENTIFICAÇÃO : Título: CAPACITAÇÃO DOS COLABORADORES. Atributo: COMPATIBILIDADE DE PERFIL. Processo: CAPACITAÇÃO DE PESSOAL. O QUE É: Instrumento que se presta a

Leia mais

A motivação como fator importante para o alcance dos objetivos da empresa

A motivação como fator importante para o alcance dos objetivos da empresa A motivação como fator importante para o alcance dos objetivos da empresa INTRODUÇÃO Com o avanço da ciência, da tecnologia e a dinamicidade com que o mundo dos negócios muda, há uma necessidade de maior

Leia mais

Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento Os princípios da Liderança Proativa Passividade é uma adjetivo que não combina com a liderança proativa, diferentemente da liderança reativa, na

Leia mais

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O que é? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição de

Leia mais

WORKSHOP VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS

WORKSHOP VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS WORKSHOP VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS GESTÃO DE NEGÓCIOS Estruturando os métodos e filosofia da empresa: Aplicar um sistema de administração e gestão eficiente e continuo é o fundamento inicial para qualquer

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Motivação Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO Motivação CONTROLE OBJETIVO E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO As pessoas costumam dizer que a motivação

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL: APLICAÇÃO NO SETOR FINANCEIRO DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS

PESQUISA DE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL: APLICAÇÃO NO SETOR FINANCEIRO DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS PESQUISA DE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL: APLICAÇÃO NO SETOR FINANCEIRO DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS Ana Paula Silva de Souza; Claudete da Silva Costa; Sonia Mª de Carvalho Silva Faculdade Paraíso, Email:

Leia mais

Nesta aula, vamos falar do papel do líder na estratégia e como o envolvimento das pessoas é fator essencial ao atingimento dos resultados almejados.

Nesta aula, vamos falar do papel do líder na estratégia e como o envolvimento das pessoas é fator essencial ao atingimento dos resultados almejados. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Prof Me Alan Mazuco Aula 7 Liderança de pessoas Nesta aula, vamos falar do papel do líder na estratégia e como o envolvimento das pessoas é fator essencial ao atingimento dos

Leia mais

Comunicação e Relacionamento Interpessoal

Comunicação e Relacionamento Interpessoal Comunicação e Relacionamento Interpessoal Prof. José Junio Lopes Prof. Roberto César Ferreira Comunicação e Relacionamento Interpessoal A beleza de um trabalho em equipe se dá através de um elemento muito

Leia mais

DEVOLUTIVA DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL Ações para 2011/2012

DEVOLUTIVA DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL Ações para 2011/2012 Sede Ecoville 2 CAMPUS CURITIBA Sede Central CAMPUS CURITIBA PRINCÍPIOS NORTEADORES Pesquisa sem finalidade classificatória. Objetiva levantar fortalezas e fragilidades da gestão. Os resultados devem ser

Leia mais

PSICOLOGIA. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar

PSICOLOGIA. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar PSICOLOGIA Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar 1º Semestre de 2016 PLANEJAMENTO DO MÓDULO 2 AULA / DATA 12ª Aula (25.04.16) 13ª Aula (02.05.16) 14ª Aula (09.05.16) 15ª Aula (16.05.16) 16ª Aula (23.05.16)

Leia mais

Juliene Silva Moraes FESV Estácio Vitória

Juliene Silva Moraes FESV Estácio Vitória O Impacto do Clima Organizacional na Produtividade: um Estudo da Percepção dos Colaboradores do Setor de Gestão de Clientes de uma Empresa de Telecomunicações Juliene Silva Moraes juliene_moraes@live.com

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP)

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP) ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP) Andrea

Leia mais

Capítulo 19 Resumo. QVT Qualidade de vida no trabalho

Capítulo 19 Resumo. QVT Qualidade de vida no trabalho Capítulo 19 Resumo O Treinamento como um Meio de Desenvolver Pessoas O sentido de treinamento na moderna gestão de recursos humanos em nada se parece com a definição apresentada pelos dicionários que definem

Leia mais

1 Introdução 1.1. Problema da pesquisa

1 Introdução 1.1. Problema da pesquisa 1 Introdução 1.1. Problema da pesquisa A importância das pessoas para o alcance dos resultados e o sucesso de uma empresa, é uma declaração indiscutível hoje em dia. Destaca-se, portanto, o valor do capital

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO AMBITO DAS ORGANIZAÇÕES

IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO AMBITO DAS ORGANIZAÇÕES IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO AMBITO DAS ORGANIZAÇÕES Maura Sousa da Silva 1 Francinaldo Soares de Paula 2 RESUMO: O presente artigo tem como objetivo buscar demonstrar a importância da motivação no desenvolvimento

Leia mais

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal,

Leia mais

Para o psicólogo Abraham M. Maslow, o homem é um ser insaciável. Está sempre procurando satisfazer uma necessidade, até encontrar a autorrealização.

Para o psicólogo Abraham M. Maslow, o homem é um ser insaciável. Está sempre procurando satisfazer uma necessidade, até encontrar a autorrealização. c 2 HIERARQUIA DAS NECESSIDADES Para o psicólogo Abraham M. Maslow, o homem é um ser insaciável. Está sempre procurando satisfazer uma necessidade, até encontrar a autorrealização. As necessidades humanas,

Leia mais

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 3 MATURIDADE DOS LIDERADOS

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 3 MATURIDADE DOS LIDERADOS MATURIDADE DOS LIDERADOS Maturidade é a capacidade e a disposição das pessoas de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento. A capacidade está relacionada com o conhecimento e a habilidade

Leia mais

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1 UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROJETO A VEZ DO MESTRE GESTÃO EMPRESARIAL: LIDERANÇA FOCADA NA CONQUISTA DO BOM CLIMA ORGANIZACIONAL Daniel Luiz Vargas de

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 Sandra Puhl Dos Santos 2, Helton Antonio Petrolli 3. 1 Projeto de Pesquisa - Atividade Prática Supervisionada- APS realizada

Leia mais

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências.

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Pessoal! Resolvi elaborar esta ficha para que vocês tenham informações ainda mais detalhadas sobre QVT, que vem sendo um assunto cobrado mais especificamente

Leia mais

Os servidores lotados na Reitoria da UTFPR, receberam neste dia 05/11/2015, às 14h30min, no Auditório, através do Prof. Carlos Eduardo Cantarelli, a

Os servidores lotados na Reitoria da UTFPR, receberam neste dia 05/11/2015, às 14h30min, no Auditório, através do Prof. Carlos Eduardo Cantarelli, a Os servidores lotados na Reitoria da UTFPR, receberam neste dia 05/11/2015, às 14h30min, no Auditório, através do Prof. Carlos Eduardo Cantarelli, a devolutiva com os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA CÉLULA DE CORTE A LASER DE UMA EMPRESA AUTOMOBILÍSTICA: UM ESTUDO DE CASO

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA CÉLULA DE CORTE A LASER DE UMA EMPRESA AUTOMOBILÍSTICA: UM ESTUDO DE CASO A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA CÉLULA DE CORTE A LASER DE UMA EMPRESA AUTOMOBILÍSTICA: UM ESTUDO DE CASO Anderson Luis Ignácio¹, Ricardo Gasperini 2 ¹ Graduando em Produção Industrial

Leia mais

MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO Jessica Fernanda Gonçalves Graduanda em Administração, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Mariane Pereira Graduanda em Administração, Faculdades Integradas

Leia mais

05/05/2014 LIDERANÇA ESTILOS DE LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER

05/05/2014 LIDERANÇA ESTILOS DE LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER 1 LIDERANÇA Você já sentiu que não recebeu o reconhecimento merecido quando atingiu uma meta imposta por seu chefe ou realizou uma tarefa com sucesso? E, no entanto,

Leia mais

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES UM ESTUDO NA EMPRESA CONTEC

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES UM ESTUDO NA EMPRESA CONTEC TÍTULO: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES UM ESTUDO NA EMPRESA CONTEC CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

Funcionários de agências bancárias estão satisfeitos com sua remuneração e carga horária?

Funcionários de agências bancárias estão satisfeitos com sua remuneração e carga horária? Funcionários de agências bancárias estão satisfeitos com sua remuneração e carga horária? João Lucas Sampaio Luciano de Paula Prado Raffaela Borges Zuza Orientadores: Karina Liotti Guimaraes Marques Pereira

Leia mais

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA Com a retração do mercado de trabalho e o aumento

Leia mais

MOTIVAÇÃO Trabalhando com um time de sucesso

MOTIVAÇÃO Trabalhando com um time de sucesso MOTIVAÇÃO Trabalhando com um time de sucesso Motivação é o agente que nos faz agir ou movimentar. É uma necessidade. Satisfação é o elemento que sacia a uma necessidade. Ela não é a necessidade em si.

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Níveis de atuação na Empresa Indivíduo Grupo Organização AS ORGANIZA ÇÕES Pessoas Estrutura Organizacional Robbins, 1999 O comportamento

Leia mais

Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial...

Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial... Olá, aqui é Marina e é um prazer para mim estar aqui com você, no nosso terceiro vídeo dessa palestra especial... Como conquistar suas metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de ontem,

Leia mais

Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho

Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES Ano 2012 RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES A presente apresentação de resultados surge na

Leia mais

Obrigado por aceitar ser entrevistado neste estudo coordenado por.

Obrigado por aceitar ser entrevistado neste estudo coordenado por. SATIS-BR - FORMA ABREVIADA Bandeira, M., Pitta, AMF e Mercier,C (000). Escalas Brasileiras de Avaliação da Satisfação (SATIS-BR) e da sobrecarga (IMPACTO-BR) da equipe técnica em serviços de saúde mental.

Leia mais

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD EaD no Brasil principais características Caminhos naturais para aprendizagem ativa nessa modalidade Participação e engajamento como

Leia mais

Como fazer? O que é CHA? Mapeamento de Competências: O que é e como fazer

Como fazer? O que é CHA? Mapeamento de Competências: O que é e como fazer O que é: Parte essencial de uma boa gestão de Recursos Humanos é definir as competências necessárias para cada cargo dentro da empresa. O Mapeamento de Competências serve para definir essas competências

Leia mais

5 SUPER DICAS PARA CONSEGUIR AUMENTO. a pessoa acha que é só chegar e pedir

5 SUPER DICAS PARA CONSEGUIR AUMENTO. a pessoa acha que é só chegar e pedir 5 SUPER DICAS PARA CONSEGUIR AUMENTO a pessoa acha que é só chegar e pedir QUEM NÃO QUER GANHAR MAIS E FICAR RICO LOGO? PROVAVELMENTE VOCÊ É UMA DAS PESSOAS QUE QUEREM ENRIQUECER E SER RECONHECIDO NO TRABALHO!

Leia mais

O L A. Questionário OLA. Avaliação de Liderança Organizacional. Versão Portuguesa. Instruções Gerais

O L A. Questionário OLA. Avaliação de Liderança Organizacional. Versão Portuguesa. Instruções Gerais O L A Questionário OLA Avaliação de Liderança Organizacional Versão Portuguesa Instruções Gerais O propósito deste instrumento é permitir que organizações descubram como suas práticas e crenças sobre liderança

Leia mais

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Vendas II

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Vendas II TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO Vendas II O que é negociação? Negociação Negociação é um processo utilizado para alcançar o intercâmbio de valor capaz de satisfazer os interesses de todas as partes envolvidas.

Leia mais

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1 CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1 Guilherme Janes da Silva 2 Jéssica Tayller Alexandre 3 Letícia Fialho da Silva 4 Fernanda Miranda Cavalcante

Leia mais

6 Conclusões e Recomendações

6 Conclusões e Recomendações 93 6 Conclusões e Recomendações Este capítulo pretende relacionar as informações do referencial teórico com os resultados da pesquisa realizada com as duas pequenas empresas familiares no ramo do comércio.

Leia mais

O QUE IMPULSIONA O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR E POR QUE ISSO IMPORTA

O QUE IMPULSIONA O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR E POR QUE ISSO IMPORTA O QUE IMPULSIONA O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR E POR QUE ISSO IMPORTA White Paper de Dale Carnegie Training Copyright 2012 Dale Carnegie & Associates, Inc. All rights reserved. drive_engagement_012413_wp_pr

Leia mais

Facebook.com/concursovirtual Gestão de pessoas Trabalho em equipe O que é um grupo? Grupo primário x Grupo Secundário Os grupos podem ser formais ou informais. Formais - designados pela organização. Criados

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho

Qualidade de Vida no Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho Alunas: Mireli Basilio R.A: 198019 Pâmela Oliveira 204015 Jhuenner Guareis 203006 Profª: Gisele Sailler A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação

Leia mais

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança MBA LEADERSHIP Liderança DESCRIÇÃO Cada vez mais, a liderança assume um papel preponderante no dia-a-dia das nossas empresas. O sucesso de uma equipa está dependente da capacidade de liderança do seu líder.

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

Teste de Proficiência

Teste de Proficiência Teste de Proficiência Curso: Tecnólogo em Marketing Turma: Marketing Nome: Data: 23/11/2017 RECOMENDAÇÕES 1. A resolução do teste deve ser a CANETA AZUL ou PRETA; 2. O teste é INDIVIDUAL e SEM CONSULTA;

Leia mais

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Mais de 70% das grandes empresas aplicam instrumentos ligados a Gestão de Clima Organizacional. As pequenas e médias empresas tem aumentado cada vez mais a participação

Leia mais

Motivação, Disciplina e Claudia Serrano. Engajamento

Motivação, Disciplina e Claudia Serrano. Engajamento Motivação, Disciplina e Claudia Serrano Engajamento Claudia Serrano Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista. Mestre em Administração pelo Mackenzie. Master em Tecnologia Educacional. Especialização

Leia mais

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO VISÃO SISTÊMICA PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO Compreende o impacto e relação das suas atividades no contexto geral dos processos do Sistema FIEB. Não considera os impactos do desenvolvimento

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho

Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES Ano 2014 RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES A presente apresentação de resultados surge na

Leia mais

3 Metodologia da Pesquisa

3 Metodologia da Pesquisa 50 3 Metodologia da Pesquisa 3.1 Tipo da Pesquisa O Tipo de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa. Segundo Wolcott (2001 apud CRESWELL, 2007) a pesquisa qualitativa é interpretativa, ou seja, o

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - O presente regulamento normatiza as atribuições e o funcionamento do núcleo de apoio psicopedagógico da Faculdade de

Leia mais

Saiba Como Gerenciar De Forma Mais Completa A Sua Equipe Externa De Trade Marketing

Saiba Como Gerenciar De Forma Mais Completa A Sua Equipe Externa De Trade Marketing Saiba Como Gerenciar De Forma Mais Completa A Sua Equipe Externa De Trade Marketing Hoje falaremos de dois assuntos diferentes mas com foco em um único tipo colaborador, os de equipe externa de trade marketing.

Leia mais

Avaliação de Desempenho do Técnico Administrativo em Educação

Avaliação de Desempenho do Técnico Administrativo em Educação Avaliação de Desempenho do Técnico Administrativo em Educação ANEXO I CAMPUS AUTO AVALIAÇÃO DO SERVIDOR 2016 Nome do Servidor: Cargo: Classe: Nível: Padrão: Período de Avaliação: / / a / / Lotação: Função

Leia mais