Espaço Geográfico do Brasil. Cap. 1 e Cap. 2 Formação, localização e divisão política. Geologia, geomorfologia e mineração no Brasil.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Espaço Geográfico do Brasil. Cap. 1 e Cap. 2 Formação, localização e divisão política. Geologia, geomorfologia e mineração no Brasil."

Transcrição

1 Espaço Geográfico do Brasil Cap. 1 e Cap. 2 Formação, localização e divisão política. Geologia, geomorfologia e mineração no Brasil.

2 ORIGEM E FORMAÇÃO HISTÓRICA DO TERRITÓRIO GEOGRAFIA 1º ANO E.M. Prof. Alethéia

3 Regionalização do Território Brasileiro Configuração inicial do território brasileiro a partir da linha de Tordesilhas, mostrando os interesses portugueses em terras tropicais da América do Sul. Ouro, prata, paubrasil, cana-deaçúcar e especiarias.

4 Regionalização Brasileira Algumas decisões políticas tomadas pela coroa portuguesa, a exemplo da abolição das fabricas de teares, engenhos de açúcar, ilustram a forma como o Brasil foi explorado por mais de 300 anos. O objetivo da coroa portuguesa era administrar e controlar toda riqueza brasileira.

5 Regionalização do Território Brasileiro Capitanias Hereditárias, Primeira forma de exploração do território brasileiro. Dificuldades portuguesas de ocupação territorial. A partir de 1530, a coroa portuguesa começa a investir efetivamente na exploração da colônia.

6 Regionalização do Território Brasileiro E 1934, foi organizada uma expedição com o objetivo de ocupar as terras na colônia e distribuí-las. As terras foram divididas em 15 lotes. (Donatários) A principal atividade econômica passou a ser o cultivo da cana-de-açúcar. Prática de Plantation formação de latifúndios, monocultura, mão de obra escrava e agro exportação.

7 Regionalização do Território Brasileiro Em boa parte do período colonial, o açúcar correspondia a uma das mais valiosas mercadorias da época. A concorrência do açúcar produzido pelos holandeses nas Antilhas, diminuiu o lucro do comércio português na Europa. Portanto, a variação do preço internacional do açúcar, durante o séc. XVII, influenciou no tamanho do território brasileiro?

8 Regionalização do Território Brasileiro Sim... Portugal viu-se obrigado a buscar novas alternativas para a exploração colonial. Foram feitas varias incursões (os bandeirantes) pelo território brasileiro em busca de metais preciosos. Foi encontrado ouro no planalto central brasileiro, território dos espanhóis. Os espanhóis estavam ocupados explorando o México, Peru e Bolívia e permitiu a expansão das fronteiras para o Oeste. Em consequência, o Tratado de Madri (1750), foi assinado. Quais eram suas determinações?

9 Regionalização do Território Brasileiro

10 Regionalização do Território Brasileiro O Tratado de Madri foi anulado em 1777, porque os nativos de Sete Povos das Missões se rebelaram contra o domínio português. Surgia o Tratado de Santo Ildefonso, onde Portugal ficava com as terras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E a Espanha com Sacramento e Sete Povos das Missões.

11 Regionalização do Território Brasileiro

12 Regionalização do Território Brasileiro. ÚLTIMAS FRONTEIRAS TERRITORIAIS No séc. XIX, encerra-se o período colonial e inicia-se o império. Necessidade de demarcar fronteiras. No final do século XIX e início do século XX, ocorreram importantes disputas, tratados e acordos que definiram os últimos contornos das fronteiras territoriais brasileiras.

13 Regionalização do Território Brasileiro Em 1900, Brasil e a Colônia Francesa da Guiana disputaram o direito de posse sobre uma significativa e importante região do extremo norte brasileiro, correspondente a quase metade do estado do Amapá. Para resolver a questão, evitando maiores conflitos, foi decidido por arbitragem internacional, através do presidente suíço Walter Hauser, que esta porção de terra deveria ficar definitivamente com o Brasil. Pouco tempo antes, em 1895, o Brasil já havia disputado outra porção territorial, mas desta vez com a Argentina. Era a Zona de Palmas, região oeste dos atuais estados do Paraná e Santa Catarina. O Brasil pleiteio esta região a qual os EUA deu ganho de causa.

14 Regionalização do Território Brasileiro Em 1811, D. João VI ordenou a ocupação da porção oriental do antigo vice-reino do rio da Prata, dando lhe o nome de Província Cisplatina. A ocupação durou até 1825, quando a Argentina também entrou na região, estabelecendo um confronto direto com forças militares brasileiras. A região Cisplatina foi declarada independente. Assim nascia o Uruguai.

15 Regionalização do Território Brasileiro Zona de Palmas; área disputada por Brasil de Argentina.

16 Regionalização do Território Brasileiro. A regionalização oficial As Divisões regionais surgiram como forma de facilitar o planejamento regional e a integração nacional, ferramenta de planejamento essencial, usada pelo governo.

17 Regionalização Oficial A regionalização tem vários objetivos: Conhecer com detalhes as partes de um todo (o mundo, um país, um estado, um município). Perceber as semelhanças e diferenças entre as regiões. Facilitar o levantamento de dados sobre aspectos populacionais, econômicos, sociais etc. Auxiliar no planejamento das políticas de governo (nacional, estadual ou municipal) ou de órgãos internacionais, como a ONU, para solucionar problemas existentes.

18 Regionalização Oficial Divisão Oficial do IBGE: Cinco regiões: Norte, Nordeste, Leste, Sul e Centro Oeste; Baseada no conceito de região natural: divisão regional fundamentadas nos elementos naturais; principalmente clima, relevo e vegetação;

19 Regionalização Oficial Governo de Getúlio Vargas - Depressão econômica de 1929 Em 1942, surge a primeira divisão regional do país, distribuídos em cinco macrorregiões. Os Aspectos humanos e econômicos eram muito diferentes esta divisão regional. Por isso, a divisão foi substituída em 1969.

20 Regionalização Oficial Governo General Ernesto Geisel... No Brasil, a regionalização mais conhecida é a que foi proposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ela usa a divisa entre os estados para delimitar cada região.

21 Complexos Regionais A dimensão territorial e diversidade socioeconômica brasileira sempre foram um grande desafio para uma boa regionalização do país. No entanto, pela importância do tema, visto ser um necessário instrumento para justas políticas públicas. Alguns teóricos e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), empenharamse na criação de regionalizações que atendessem as peculiaridades nacionais.

22 Complexos Regionais O autor dessa divisão em 1964 foi o geógrafo Pedro Pinchas Geiger. Nesse modelo, que não é oficial o Brasil é dividido em 3 áreas bastante extensas. Esta regionalização estabelece critérios geoeconômicos.

23 Complexos Regionais Amazônia Características físicas: floresta pluvial, clima equatorial e intensa biodiversidade. Características socioeconômicas: reduzida densidade demográfica, forte participação indígena na população, atividades primárias. Nordeste Características físicas: clima semiárido, caatinga e rios temporários. Características socioeconômicas: desigualdade social, concentração fundiária e rendimento inferior ao restante do Brasil. Centro-Sul Características físicas: cerrados, araucárias, relevos em escarpas (rochas sedimentares, paredões rochosos). Características socioeconômicas: elevada urbanização, grande população absoluta e industrialização.

24 Complexos Regionais Brasileiros

25 Complexos Regionais Os quatro Brasis: Segundo o geógrafo Milton Santos, o território brasileiro pode ser dividido em 4 porções. 1 Amazônia pouco desenvolvimento econômico, social e técnico. 2 Nordeste estruturas arcaicas e rudimentares. Grandes diferenças econômicas e sociais. 3 A Região Concentrada Sudeste e o Sul. Maior desenvolvimento técnico-científico. 4 Centro-Oeste Área de ocupação recente, com grande desenvolvimento no setor agropecuário: soja, milho, algodão e arroz.

26 A extensão de fronteiras e o desenvolvimento econômico fazem do Brasil um país de forte poder estratégico na América do Sul. Países como a Bolívia e o Paraguai dependem do aval brasileiro para alcançar uma saída para o Atlântico.

27

28 Dimensões Continentais Desvantagens: Um território extenso representa dificuldades de administração, controle na entrada de contrabando, narcotráfico e do crime organizado. Vantagens: Diversidade climatobotânica, riqueza de recursos naturais que favorece o desenvolvimento econômico. Dois pontos de constante preocupação das autoridades brasileiras são as fronteiras da Colômbia e a Bolívia (narcotráfico).

29 Características Físicas

30 Bases geológicas do território brasileiro

31 Bases geológicas do território brasileiro

32 Bases geológicas do território brasileiro A Estrutura Geológica de um lugar refere-se a que tipo de material compõe o seu solo e subsolo. A Estrutura Geológica na placa Sul-Americana é classificada considerando-se quatro unidades geológicas: - Escudos Cristalinos - dobramentos antigos ou terciários(andes) - bacias sedimentares; -Plataforma patagônica (Argentina cenozoico).

33 Estrutura Geológica do Brasil Dobramentos antigos Também chamados de cadeias orogênicas ou formação de montanhas São resultantes do erguimento lento e horizontal. Era Pré-Cambriana Período Arqueozoico Período Proterozoico Já foram bastante desgastados pelos agentes erosivos Água da chuva Vento

34

35 Estrutura Geológica do Brasil Bacias Sedimentares São resultantes do acúmulo, em áreas mais baixas, de sedimentos e detritos oriundos do desgaste sofrido pelas rochas de terrenos mais altos, ao longo do tempo geológico. Recobre cerca de 64% do território brasileiro. Nelas, encontram-se os combustíveis fósseis: carvão e petróleo.

36 Estrutura Geológica do Brasil Longínquas atividades vulcânicas Bacias Sedimentares Solos dispostos em camadas horizontais (estratificação) Lavas endurecidas e desgastadas Solos de terra roxa Formaram-se nas eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Conclusão: Pouca ação do tectonismo no Brasil

37 Estrutura Geológica do Brasil Crátons ou Escudos Cristalinos Terrenos mais antigos e amplamente erodidos. altitudes. Os crátons encontrados no Norte do Brasil (Xingu), e na Guiana meridional (do Amazonas, Roraima e Amapá) e São Francisco, Minas Gerais e Bahia.

38 Geomorfologia do território brasileiro Relevo são todas as formas que representam a superfície da terra. As principais formas de relevo são planaltos, planícies, depressões e montanhas. As formas de relevo encontradas no território brasileiro são: - Planaltos planícies - depressões

39 Geomorfologia do Brasil O território brasileiro está assentado na plataforma sul-americana, porção onde ocorrem escudos cristalinos e baciasedimentares, portanto, trata-se de uma área de grande antiguidade e estabilidade geológica. Rochas sedimentares e detritos orgânicos marinhos depositados em mares rasos. O Brasil não apresenta dobramentos modernos, mas possui vestígios de antigos dobramentos do Pré- Cambriano. As províncias Mantiqueira, Borborema e Tocantins resultam de processos orogenéticos ocorridos no Cenozoico.

40 Geomorfologia do Brasil Principais formas do relevo brasileiro es.wordpress.com/2 011/01/relevosadas-pag-335.jpg Planalto Escarpa Planície Imagem: Bolapiercing / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

41 Autores que classificaram o relevo brasileiro O relevo brasileiro foi classificado por três principais autores: Aroldo de Azevedo Aziz Ab Sáber Jurandyr Ross

42 Imagem: Виктор В / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Classificação do relevo brasileiro RELEVO: CLASSIFICAÇÃO DE AROLDO DE AZEVEDO Planalto das Guianas Planície Amazônica Planalto Central Planície do Pantanal Planalto Meridional Planalto Atlântico Planície Costeira Planície do Pampa

43 RELEVO: CLASSIFICAÇÃO DE AROLDO DE AZEVEDO Para o prof. Aroldo de Azevedo o território brasileiro é classificado em duas grandes formas de relevo: nível altimétrico. (Comparação de altura). Planaltos - superfície acima de 200m Planície superfície abaixo de 200m Nessa análise o Brasil tem oito grandes unidades de relevo. Quatro planícies e quatro planaltos.

44 Imagem: Виктор В / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Classificação do relevo brasileiro RELEVO: CLASSIFICAÇÃO DE AZIZ AB SÁBER Planalto das Guianas Planície e Terras Baixas Amazônicas Planalto Central Planalto do Maranhão-Piauí Planalto Nordestino Planície do Pantanal Planalto Meridional Serras e Planaltos Do Leste e Sudeste Planícies e Terras Baixas Costeiras Planalto Uruguaio-Sul-Rio Grandense

45 RELEVO: CLASSIFICAÇÃO DE AZIZ AB SÁBER Ab Saber usou recursos tecnológicos da cartografia, como aerofotogrametria e propõe uma nova divisão do relevo brasileiro. Considerou todo o quatro natural: relevo, clima, vegetação e hidrografia. Para o prof. Os planaltos são constituídos por áreas onde o processo de erosão supera a sedimentação. E nas planícies o processo de sedimentação supera a erosão.

46 RELEVO: CLASSIFICAÇÃO DE AZIZ AB SÁBER

47 RELEVO: CLASSIFICAÇÃO DE AZIZ AB SÁBER

48 RELEVO: CLASSIFICAÇÃO DE AZIZ AB SÁBER

49 Características Físicas Ocupação restrita da ilha Shikoku

50 Características Físicas Ocupação restrita da ilha Shikoku

51 Classificação do relevo brasileiro Veja o Mapa no Link: POHMU5r1GkM/T5Wmc0av5DI/AAAAAA AAAbY/vxNldrl80mE/s1600/Imagem1.gi f

52 Classificação do relevo brasileiro A classificação mais recente foi proposto em 1980, pelo prof. Jurandyr Ross. Utilizando o Sensoriamento Remoto, Radares e fotos por satélites do projeto Radam-Brasil. Importância no planejamento regional de obras de infraestrutura, ocupação agrícola, exploração de recursos naturais e preservação ambiental.

53 O importante geógrafo Jurandyr Ross apresenta três grandes categorias, a saber: planalto, planície e depressão. O relevo identificado pela letra B é o Planalto da Borborema. Ele pode ocorrer em estruturas cristalinas como os planaltos e as serras do Atlântico Leste-Sudeste, localizado no nordeste brasileiro e responsável por impedir a passagem de boa parte da umidade vinda do oceano Atlântico. Mas esse tipo de relevo pode também ocorrer em bacias Sedimentares, como o planalto da Amazônia Oriental e a bacia do Paraná.

54 Classificação do relevo brasileiro Relevos residuais sua composição rochosa resistiu as erosões.

55 Características do relevo brasileiro Planaltos: áreas relativamente planas e altas - São suas diferentes feições: as serras, as chapadas, colinas, escarpas, conjunto de morros. - Exemplos: Planalto da Borborema; Chapada Diamantina (Bahia).

56 Chapada Diamantina Imagem: Roberto Barroso/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil.

57 Características do relevo brasileiro Planícies: áreas planas e baixas, onde ocorre a deposição de sedimentos e posterior compactação do solo. São amplamente utilizadas pela facilidade da ocupação humana. Exemplos: - Planície Fluviomarinha do Recife; - Planície do Pantanal; - Planície Amazônica.

58 Planície do Pantanal Imagem: Autor desconhecido / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 1.0 Genérica.

59 Características do relevo brasileiro Depressões: são áreas mais baixas que as demais formas de relevo circundantes. No Brasil, a maioria das depressões possuem altitudes positivas, estão acima do nível do mar. Por isso, são chamadas de relativas. Exemplos: - Depressão sertaneja (nordeste); - Depressão do Tocantins (norte).

60 Depressão Sertaneja Imagem: YgorCS / Domínio Público.

61 Escarpas São vertentes com acentuadas inclinações.

62 Cuesta Possui um lado com escarpa e outro com declive suave.

63 Falésia ou Costão Área escarpada voltada para o oceano, impedindo a ocorrência da planície lotorânea.

64 Três principais perfis do Brasil

65

66 Explique:

67 EXERCÍCIO Por que não ocorrem terremotos e vulcões no Brasil? 2- Cite características: a) dos dobramentos antigos. b) dos crátons ou escudos cristalinos. c) das bacias sedimentares. 3- Aponte as semelhanças existentes entre essas unidades que formam a estrutura geológica do Brasil. 4- Relacione Geologia e Geomorfologia. 5- Indique quais as principais formas do relevo brasileiro e dê exemplos de cada uma delas. 6- Explique quais os autores que classificaram o relevo do Brasil e relate as diferenças entre suas classificações.

68 EXERCÍCIO - 2 Observe a figura e marque a letra que indica corretamente as palavras referentes aos números 1, 2, 3 e 4, nessa sequência. a)1-planalto,2-planície, 3- depressão, 4- escarpa. b)1- planície, 2- planalto, 3- depressão, 4- escarpa. c)1- planalto, 2- depressão, 3- escarpa, 4- planície. d)1- escarpa, 2- planalto, 3- planície, 4- depressão.

69 Imagem: Autor desconhecido / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 1.0 Genérica. Imagem: Roberto Barroso/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. EXERCÍCIO - 3 Observe as imagens e marque a letra que indica corretamente as formas de relevo representadas por elas. Imagem 1 a)1- Planalto, 2- Depressão b)1- Planície, 2- Chapada c)1- Chapada, 2- Planície d)1- Depressão, 2- Planície Imagem 2

70 Mineração no Brasil Mineral é toda substância natural presente na litosfera. Alumínio é componente de alguns minerais.

71

72 Serra dos Carajás Ferro, Bauxita, Manganês, Ouro e Cobre.

73 Principais Jazimentos Minerais Brasileiros (Continuação...) Bauxita minério de alumínio - jazidas amazônicas aproximadamente 1/6 das reservas mundiais; - década de 1960: a Jamaica, maior produtor mundial, eleva os preços do mineral empresas multinacionais buscam reservas em outros países ampla procura em subsolo brasileiro; - meados da década de 1960: a Alcan (CAN) descobre as jazidas do Vale do Rio Trombetas;

74 Usina de Tucuruí - Eletronorte

75 Bauxita principais projetos de exploração e beneficiamento a) Projeto Trombetas (PA) jazidas de Oriximiná - CVRD + Grupo Votorantin + Alcan + Reynolds (EUA) + Shell- Billiton Metals (angloholandesa) = Mineração Rio do Norte (1979); - exploração de minérios - produção escoada por via fluvial para os projetos Albrás, Alunorte e Alumar;

76 b) Projeto Alumar (MA) São Luís - beneficiamento de alumínio e alumina; - Alcoa + Shell-Billiton Metals (capital totalmente estrangeiro ); c) Projeto Albrás (PA) - beneficiamento de alumínio e alumina; - CVRD + NAAC (JAP) 1985; d) Projeto Alunorte (PA) - beneficiamento de alumínio e alumina; - CVRD + NAAC (JAP) 1988; e) Projeto Paragominas (PA) - exploração de minérios; - CBA

77 Cassiterita minério de estanho - vasta utilização industrial (folhade-flandres fabricação de latas) - rocha encontrada em pegmatitos (rochas magmáticas) e em depósitos fluviais (sedimentados em rios); - maiores produtores: RO (50% da produção nacional), AM, MG, PA e MT; - exploração inicial (1958) sob a forma de garimpos isolamento geográfico; - década de 1960: construção da Rodovia Brasília-Acre quebra o isolamento e permite o acesso

78 - década de 1970: o governo federal proíbe o garimpo e favorece a exploração das grandes empresas estrangeiras: British Petroleum, Brascan, Shell-Billiton, dentre outras; - o garimpeiro transforma-se em requeiro (catador de restos). Outros minerais em destaque - Cobre: Caraíba (BA), Camaquã e Caçapava do Sul (RS), Mara Rosa (GO), Carajás (PA); - Prata: BA, PA e MG; - Chumbo: Adianópolis (PA) e Macaúba (BA); - Cromo: AP e BA; - Níquel: Niquelândia (GO) e MG; - Zinco: MG, BA e PR. - Manganês: PA, MG E MS

1) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas a seguir, sobre a Região Nordeste do Brasil.

1) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas a seguir, sobre a Região Nordeste do Brasil. Marque com um a resposta correta. 1) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas a seguir, sobre a Região Nordeste do Brasil. I. A região Nordeste é a maior região do país, concentrando

Leia mais

Atividade 11 - Exercícios sobre Relevo Brasileiro Cap. 03 7º ano. Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites.

Atividade 11 - Exercícios sobre Relevo Brasileiro Cap. 03 7º ano. Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites. Atividade 11 - Exercícios sobre Relevo Brasileiro Cap. 03 7º ano Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites. 1. Comparação entre as Classificações do Relevo Brasileiro

Leia mais

Jonathan Kreutzfeld RELEVO BRASILEIRO E FORMAS

Jonathan Kreutzfeld RELEVO BRASILEIRO E FORMAS Jonathan Kreutzfeld RELEVO BRASILEIRO E FORMAS RELEVO BRASILEIRO FORMAS DO RELEVO BRASILEIRO Escudos cristalinos: 36% Bacias sedimentares: 64% Escudos Cristalinos - Armazenamento de jazidas minerais -

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

Classificação de Aroldo de Azevedo

Classificação de Aroldo de Azevedo GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo O relevo brasileiro apresenta grande variedade morfológica (de formas), como serras, planaltos, chapadas, depressões, planícies e outras, - resultado da ação, principalmente,

Leia mais

Relevo GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Relevo GEOGRAFIA DAVI PAULINO Relevo GEOGRAFIA DAVI PAULINO Relevo É a forma da superfície terrestre, que apresenta variação de nível de um local para outro. Tem uma influência pesada em outros fenômenos, como a urbanização e as atividade

Leia mais

Questões para Revisão Cap. 3-7ºs anos - prova 2

Questões para Revisão Cap. 3-7ºs anos - prova 2 Questões para Revisão Cap. 3-7ºs anos - prova 2 1. Um pesquisador visitou as cidades de Salvador, Brasília e Manaus para caracterizar o compartimento geomorfológico de cada uma delas. Ao final do trabalho

Leia mais

2012 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

2012 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 24/03/2012 Nota: Professor(a): Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número de

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRNTE 8 A - aula 24. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRNTE 8 A - aula 24. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRNTE 8 A - aula 24 Profº André Tomasini Brasil: estrutura Geológica e Relevo BRASIL - ESTRUTURA GEOLÓGICA Teoria da Deriva Continental (Alfred Wegener) Pangea. Teoria da Tectônica

Leia mais

Teoria da Deriva Continental - Alfred Wegener (1915)

Teoria da Deriva Continental - Alfred Wegener (1915) ESTRUTURA GEOLÓGICA Teoria da Deriva Continental - Alfred Wegener (1915) - Harry Hess (1960) Teoria da Tectônica de Placas Sismos A conseqüência do choque entre placas tectônicas são chamadas de abalos

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 6 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. Geografia 6 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação Geografia 6 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Associe as formas de relevo às suas características. (A) Montanhas (B) Planaltos (C) Planícies (D) Depressões ( ) Superfícies

Leia mais

Geografia Ensino Médio, 2º Série A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo

Geografia Ensino Médio, 2º Série A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Geografia Ensino Médio, 2º Série A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Estrutura Geológica do Brasil A Estrutura Geológica de um lugar refere-se a que tipo de material

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 21.1 Conteúdo. Região Sudeste

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 21.1 Conteúdo. Região Sudeste CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 21.1 Conteúdo Região Sudeste 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br PROFESSOR ALUNO ANA CAROLINA DISCIPLINA GEOGRAFIA A TURMA SIMULADO: P3 501 Questão

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

Evolução da Terra. Geografia Prof. Cristiano Amorim

Evolução da Terra. Geografia Prof. Cristiano Amorim Evolução da Terra Geografia Prof. Cristiano Amorim Estrutura interna da Terra A estrutura interna da Terra é composta de: Litosfera (50 a 60 km de espessura). Manto (4.600 km de espessura). Núcleo (1.700

Leia mais

AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS

AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS Tema 1: A América no mundo 1. Um continente diversificado A América possui grande extensão latitudinal e, por isso, nela encontramos diversas paisagens. 2. Fatores

Leia mais

América Latina: quadro natural e exploração dos recursos naturais

América Latina: quadro natural e exploração dos recursos naturais Yiannos1/ Dreamstime.com América Latina: quadro natural e exploração dos recursos naturais Imagem de satélite do continente americano. Allmaps Allmaps Divisão Política (por localização) América do Norte

Leia mais

1. o ANO ENSINO MÉDIO. Prof. Jefferson Oliveira Prof. ª Ludmila Dutra

1. o ANO ENSINO MÉDIO. Prof. Jefferson Oliveira Prof. ª Ludmila Dutra 1. o ANO ENSINO MÉDIO Prof. Jefferson Oliveira Prof. ª Ludmila Dutra Unidade I Geografia física mundial e do Brasil. 2 Aula 5.1 Conteúdo Bacias Hidrográficas Brasileiras. 3 Habilidade Localizar as diferentes

Leia mais

Domínios Morfoclimáticos

Domínios Morfoclimáticos Domínios Morfoclimáticos Os domínios morfoclimáticos representam a interação e a integração do clima, relevo e vegetação que resultam na formação de uma paisagem passível de ser individualizada. Domínios

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o BIMESTRE DE 2012

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o BIMESTRE DE 2012 PROVA DE GEOGRAFIA 3 o BIMESTRE DE 2012 PROF. FERNANDO NOME N o 1 a SÉRIE A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

UFSC. Resposta: 01 + 02 = 03. Comentário

UFSC. Resposta: 01 + 02 = 03. Comentário Resposta: 01 + 02 = 03 01. Correta. 04. Incorreta. O número de trabalhadores no setor primário, principalmente na agropecuária, continuou diminuindo devido à automação. O aumento ocorreu no setor de serviço.

Leia mais

Definição. Unidade Territorial com características naturais bem. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado

Definição. Unidade Territorial com características naturais bem. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado Definição Compreende-se como sendo uma Unidade Territorial com características naturais bem marcantes e que o individualizam. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado como sinônimo para identificar

Leia mais

CONCEITOS TERRITORIAIS. Prof. Rogério

CONCEITOS TERRITORIAIS. Prof. Rogério CONCEITOS TERRITORIAIS Prof. Rogério CONCEITOS TERRITORIAIS ORIGEM E FORMAÇÃO HISTÓRICA DO TERRITÓRIO: Final do século XV expansão marítima; Extração de recursos naturais; AMÉRICA PORTUGUESA: Domínio desde

Leia mais

Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira

Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira É a divisão de um espaço ou território em unidades de área que apresentam características que as individualizam. A regionalização

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROFa. JULIANA NOME N o 8 o ANO A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

D) As planícies brasileiras terminam, na sua grande maioria, em frentes de cuestas nome que se dá às áreas planas das praias.

D) As planícies brasileiras terminam, na sua grande maioria, em frentes de cuestas nome que se dá às áreas planas das praias. 01 - (UDESC 2008) Para classificar o relevo, deve-se considerar a atuação conjunta de todos fatores analisados a influência interna, representada pelo tectonismo, e a atuação do clima, nos diferentes tipos

Leia mais

Expedição 1. 7º ANO_ PROFª BRUNA ANDRADE

Expedição 1. 7º ANO_ PROFª BRUNA ANDRADE Expedição 1. 7º ANO_ PROFª BRUNA ANDRADE O Brasil é considerado um país de dimensões CONTINENTAIS, pois sua área de 8.514.876 Km² é quase igual a do Continente Oceânico. Ele é o 5º país em extensão territorial

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 25 O PANTANAL, A MATA DE ARAUCÁRIAS E AS PRADARIAS

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 25 O PANTANAL, A MATA DE ARAUCÁRIAS E AS PRADARIAS GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 25 O PANTANAL, A MATA DE ARAUCÁRIAS E AS PRADARIAS Como pode cair no enem? (FUVEST) Estas fotos retratam alguns dos tipos de formação vegetal nativa encontrados no território

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2013 Professor : Bruno Matias Telles 1ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA ROTEIRO DE ESTUDO - QUESTÕES

COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2013 Professor : Bruno Matias Telles 1ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA ROTEIRO DE ESTUDO - QUESTÕES COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2013 Professor : Bruno Matias Telles 1ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA ROTEIRO DE ESTUDO - QUESTÕES Estudante: Turma: Data: / / QUESTÃO 1 Analise o mapa

Leia mais

CP/CAEM/2004 1ª PROVA FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO

CP/CAEM/2004 1ª PROVA FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO CP/CAEM/20 1ª PROVA FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO GEOGRAFIA 1ª QUESTÃO ( 6,0 ) Analisar os fatores fisiográficos da América do Sul, concluindo sobre a influências destes fatores na distribuição

Leia mais

2ª FASE Prof.ª JEANNE ARAÚJO E SILVA

2ª FASE Prof.ª JEANNE ARAÚJO E SILVA 2ª FASE Prof.ª JEANNE ARAÚJO E SILVA 4º BIMESTRE 2ª Avaliação - Área de Ciências Humanas. Aula 196 Revisão e avaliação de Ciências Humanas. 2 Hidrografia 3 A hidrografia é o ramo da geografia física que

Leia mais

Biomas Brasileiros. 1. Bioma Floresta Amazônica. 2. Bioma Caatinga. 3. Bioma Cerrado. 4. Bioma Mata Atlântica. 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense

Biomas Brasileiros. 1. Bioma Floresta Amazônica. 2. Bioma Caatinga. 3. Bioma Cerrado. 4. Bioma Mata Atlântica. 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense Biomas Brasileiros 1. Bioma Floresta Amazônica 2. Bioma Caatinga 3. Bioma Cerrado 4. Bioma Mata Atlântica 5. Bioma Pantanal Mato- Grossense 6. Bioma Pampas BIOMAS BRASILEIROS BIOMA FLORESTA AMAZÔNICA

Leia mais

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada 1º ano Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada A origem da Terra; A origem dos continentes; A teoria da deriva dos continentes; A teoria das placas tectônicas; Tempo geológico; A estrutura

Leia mais

Ensino Médio 3ª Série.

Ensino Médio 3ª Série. Ensino Médio 3ª Série. Divisão e Dinâmica Regional Brasileira INTRODUÇÃO 1ª PARTE: DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL 2ª PARTE: DINÂMICA REGIONAL BRASILEIRA Regionalização A divisão de um espaço ou território

Leia mais

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista A agropecuária É uma atividade primária; É obtida de forma muito heterogênea no mundo países desenvolvidos com agricultura moderna, e países

Leia mais

HIDROGRAFIA GERAL E DO BRASIL

HIDROGRAFIA GERAL E DO BRASIL HIDROGRAFIA GERAL E DO BRASIL QUESTÃO 01 - A Terra é, dentro do sistema solar, o único astro que tem uma temperatura de superfície que permite à água existir em seus três estados: líquido, sólido e gasoso.

Leia mais

REGIÃO NORDESTE. As sub-regiões do Nordeste 2ª unidade

REGIÃO NORDESTE. As sub-regiões do Nordeste 2ª unidade REGIÃO NORDESTE As sub-regiões do Nordeste 2ª unidade NORDESTE Características gerais 9 Estados / 18, 25% do território do Brasil; 2ª maior população regional; Área de colonização mais antiga; A maior

Leia mais

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Grande extensão territorial Diversidade no clima das regiões Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Motivação! Massas de Ar Grandes

Leia mais

Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil

Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil A classificação morfoclimática reúne grandes combinações de fatos geomorfológicos, climáticas, hidrológicos, pedológicos e botânicos que por sua relativa homogeinidade,

Leia mais

Questão 25. Questão 27. Questão 26. alternativa B. alternativa C

Questão 25. Questão 27. Questão 26. alternativa B. alternativa C Questão 25 No Brasil, no período 1990-91 a 2003-04, a produção de grãos apresentou crescimento de 125%, enquanto a área plantada aumentou apenas 24%, conforme mostra o gráfico. BRASIL _ ÁREA PLANTADA E

Leia mais

Formação das Rochas. 2.Rochas sedimentares: formadas pela deposição de detritos de outras rochas,

Formação das Rochas. 2.Rochas sedimentares: formadas pela deposição de detritos de outras rochas, Relevo Brasileiro 1.Rochas magmáticas ou ígneas, formadas pela solidificação do magma.podem ser intrusivas formadas dentro da crosta terrestre ou extrusivas na superfície. Formação das Rochas 2.Rochas

Leia mais

A novidade é que o Brasil não é só litoral É muito mais é muito mais que qualquer zona sul Tem gente boa espalhada por este Brasil Que vai fazer

A novidade é que o Brasil não é só litoral É muito mais é muito mais que qualquer zona sul Tem gente boa espalhada por este Brasil Que vai fazer CAUSAS: Acirramento da concorrência comercial entre as potências coloniais; Crise das lavouras de cana; Estagnação da economia portuguesa na segunda metade do século XVII; Necessidade de encontrar metais

Leia mais

O TERRITÓRIO BRASILEIRO. 6. Fronteiras Terrestres

O TERRITÓRIO BRASILEIRO. 6. Fronteiras Terrestres O TERRITÓRIO BRASILEIRO 6. Fronteiras Terrestres Até o começo do século XVII, os colonizadores se concentraram em cidades fundadas na região litorânea do Brasil, principalmente no Nordeste. A principal

Leia mais

a) Cite o nome do estado brasileiro onde aparece a maior parte do domínio das araucárias. R:

a) Cite o nome do estado brasileiro onde aparece a maior parte do domínio das araucárias. R: Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 7 ANO A Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 3 1-(1,0) A paisagem brasileira está dividida em domínios morfoclimáticos.

Leia mais

CP/CAEM/2005 1ª AVALIAÇÃO FORMATIVA - 2005 FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO

CP/CAEM/2005 1ª AVALIAÇÃO FORMATIVA - 2005 FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO CP/CAEM/05 1ª AVALIAÇÃO FORMATIVA - 05 FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO GEOGRAFIA DO BRASIL 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Analisar os fatores fisiográficos do espaço territorial do Brasil, concluindo sobre a influência

Leia mais

GEOGRAFIA. transformadas

GEOGRAFIA. transformadas GEOGRAFIA Disciplina A (currículo atual 2008) Disciplina B (currículos extintos) 1ª período 59480 Cartografia Geral 68 Geografia Cartografia B 136 37230 Geografia Contida Ementa: Aborda os fundamentos

Leia mais

Paisagens Climatobotânicas do Brasil

Paisagens Climatobotânicas do Brasil Paisagens Climatobotânicas do Brasil 1. Observe a figura abaixo. Utilizando seus conhecimentos e as informações da figura, assinale a alternativa correta. a) A tundra constitui o bioma mais devastado do

Leia mais

Geografia/Profª Carol

Geografia/Profª Carol Geografia/Profª Carol Recebe essa denominação porque parte dos territórios dos países platinos que constituem a região é banhada por rios que compõem a bacia hidrográfica do Rio da Prata. Países: Paraguai,

Leia mais

Nome: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Disciplina: Geografia Ano / Série: 6ª ano Professor (a):gabriel Moreira Perona Data: / / 2014 Roteiro de Recuperação Nome: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Prova bimestral 5 o ano 2 o Bimestre

Prova bimestral 5 o ano 2 o Bimestre Prova bimestral 5 o ano 2 o Bimestre geografia Escola: Nome: Data: / / Turma: Leia o trecho da letra da música abaixo e, em seguida, responda às questões. [...] Eu já cantei no Pará Toquei sanfona em Belém

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano Bacias Hidrográficas Brasileiras. Prof. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano Bacias Hidrográficas Brasileiras. Prof. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano Bacias Hidrográficas Brasileiras Prof. Claudimar Fontinele BACIA HIDROGRÁFICA Bacia Hidrográfica é a área drenada por um rio principal

Leia mais

AULAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 7º ANO: AULAS 6, 7, 20, 27, 34 e 35,36 e 37 E 53.

AULAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 7º ANO: AULAS 6, 7, 20, 27, 34 e 35,36 e 37 E 53. AULAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 7º ANO: AULAS 6, 7, 20, 27, 34 e 35,36 e 37 E 53. AULAS 6 e 7: O RELEVO BRASILEIRO PLANALTOS BRASILEIROS: Muito desgastados, antigos, conhecidos também como cinturões orogênicos

Leia mais

BRASIL NO MUNDO: FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL. Nossas fronteiras-problema : Fusos horários Mundiais

BRASIL NO MUNDO: FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL. Nossas fronteiras-problema : Fusos horários Mundiais BRASIL NO MUNDO: Linha do Equador: 93% Hemisfério Sul 7% Hemisfério Norte Trópico de Capricórnio: 92% zona Tropical 8% Zona temperada do Sul Nossas fronteiras-problema : ( FARC ) Colômbia: Narcotráfico

Leia mais

Vegetação. Solo. Relevo. Clima. Hidrografia

Vegetação. Solo. Relevo. Clima. Hidrografia Vegetação Solo Relevo Clima Hidrografia VEGETAÇÃO E SOLOS HETEROGÊNEA CALOR E UMIDADE RÁPIDA DECOMPOSIÇÃO/FERTILIDADE. NUTRIENTES ORGÂNICOS E MINERAIS (SERRAPILHEIRA). EM GERAL OS SOLOS SÃO ÁCIDOS E INTEMPERIZADOS.

Leia mais

REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS.

REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS. REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS. BACIA HIDROGRÁFICA. É UMA REDE DE TERRAS DRENADAS POR UM RIO E SEUS PRINCIPAIS AFLUENTES.

Leia mais

8º ANO ATIVIDADES ONLINE

8º ANO ATIVIDADES ONLINE 8º ANO ATIVIDADES ONLINE 1) Analise a tabela e responda. a) Entre os países andinos, qual apresenta maior desenvolvimento, de acordo com o IDH? E menor desenvolvimento? b)que tipo de produto predomina

Leia mais

Região Norte P1 4 Bimestre. Geografia 7 ano manhã e tarde

Região Norte P1 4 Bimestre. Geografia 7 ano manhã e tarde Região Norte P1 4 Bimestre Geografia 7 ano manhã e tarde A Região Norte é a maior região brasileira em área. Apresenta população relativamente pequena, é a região com a menor densidade demográfica. Um

Leia mais

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R:

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R: Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 6 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 6 1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão

Leia mais

REGIÃO NORTE: MAIOR REGIÃO BRASILIERA EM EXTENSÃO. 45% do território nacional

REGIÃO NORTE: MAIOR REGIÃO BRASILIERA EM EXTENSÃO. 45% do território nacional REGIÃO NORTE REGIÃO NORTE: MAIOR REGIÃO BRASILIERA EM EXTENSÃO. 45% do território nacional GRANDE ÁREA COM PEQUENA POPULAÇÃO, O QUE RESULTA EM UMA BAIXA DENSIDADE DEMOGRÁFICA (habitantes por quilômetro

Leia mais

O Canadá é um país de contraste: uma extensa área (9.976.139 km 2 ) e um pequeno número de habitantes pouco mais de 30 milhões.

O Canadá é um país de contraste: uma extensa área (9.976.139 km 2 ) e um pequeno número de habitantes pouco mais de 30 milhões. Canadá O Canadá é um país de contraste: uma extensa área (9.976.139 km 2 ) e um pequeno número de habitantes pouco mais de 30 milhões. 1 A ocupação é dificultada principalmente no norte do país devido

Leia mais

Expansão do território brasileiro

Expansão do território brasileiro Expansão do território brasileiro O território brasileiro é resultado de diferentes movimentos expansionistas que ocorreram no Período Colonial, Imperial e Republicano. Esse processo ocorreu através de

Leia mais

Brasil: Natureza e Sociedade

Brasil: Natureza e Sociedade Brasil: Natureza e Sociedade O Ambiente Natural Devido ao seu tamanho, o Brasil pode ser considerado um continente ou ainda um país com dimensões continentais. É o quinto maior país do mundo em extensão,

Leia mais

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 2 Tipos de vegetação Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 8 o ano Unidade 3

Sugestões de avaliação. Geografia 8 o ano Unidade 3 Sugestões de avaliação Geografia 8 o ano Unidade 3 5 Nome: Data: Unidade 3 1. Complete o trecho a seguir com informações sobre a localização do continente americano. O continente americano é o segundo

Leia mais

Professora Erlani. Apostila 4 Capítulo 1

Professora Erlani. Apostila 4 Capítulo 1 Apostila 4 Capítulo 1 Os EUA possuem vizinhos muito diferentes. Ao norte, o Canadá, a maior parte da população é de origem anglo saxônica. Ao sul, o México, país latino-americano, de colonização espanhola.

Leia mais

9º ANO 3º BIMESTRE -TU 902 AULA 5

9º ANO 3º BIMESTRE -TU 902 AULA 5 UD II GEOGRAFIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E DO CANADÁ 5.. Referências: Geografia em Mapas (pgs. 12 a 13). Geoatlas 9º ANO 3º BIMESTRE -TU 902 AULA 5 NORTE COSTA OESTE COSTA LESTE SUL Rio Mississípi

Leia mais

SEJA RESPONDIDA NA RESPECTIVA FOLHA DE RESPOSTAS; ESTEJA ASSINADA FORA DO LOCAL APROPRIADO; POSSIBILITE A IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO.

SEJA RESPONDIDA NA RESPECTIVA FOLHA DE RESPOSTAS; ESTEJA ASSINADA FORA DO LOCAL APROPRIADO; POSSIBILITE A IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO. Geografia QUESTÕES de 01 a 06 LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA SÉRIE: 7º ANO PROFESSOR: MAGDA e ROSI

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS LEIA AS INFORMAÇÕES, CONSULTE O LIVRO PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO. 1- Quente e frio: um país de extremos O Brasil é

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 7 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Complete o quadro com as características dos tipos de clima da região Nordeste. Tipo de clima Área de ocorrência Características

Leia mais

COMPLEXOS REGIONAIS A AMAZÔNIA

COMPLEXOS REGIONAIS A AMAZÔNIA COMPLEXOS REGIONAIS A AMAZÔNIA Ocupa mais de 5 milhões de km ²; Abrange quase toda a região Norte, centro-norte do Mato Grosso e oeste do Maranhão; É marcada pela presença da Floresta Amazônica; A Floresta

Leia mais

Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE

Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE GEOGRAFIA Escola: Nome: Data: / / Turma: Leia: O planeta Terra foi formado há mais de 4 bilhões de anos após uma grande explosão. Na atmosfera havia muita água, gases

Leia mais

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Elaborado por: Aziz Ab Saber Contém as seguintes características: clima relevo Vegetação hidrografia solo fauna

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Elaborado por: Aziz Ab Saber Contém as seguintes características: clima relevo Vegetação hidrografia solo fauna DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Elaborado por: Aziz Ab Saber Contém as seguintes características: clima relevo Vegetação hidrografia solo fauna Domínio Amazônico Clima equatorial Solos relativamente pobres Relevo

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 7 A - aula 21 FRNTE 8 A - aula 22. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 7 A - aula 21 FRNTE 8 A - aula 22. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 7 A - aula 21 FRNTE 8 A - aula 22 Profº André Tomasini Clima Fatores de influência do Clima Latitude; Altitude; Continentalidade / Maritimidade; Correntes Marinhas; Massas de

Leia mais

Recursos Hídricos GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Recursos Hídricos GEOGRAFIA DAVI PAULINO Recursos Hídricos GEOGRAFIA DAVI PAULINO Bacia Hidrográfica Área drenada por um conjunto de rios que, juntos, formam uma rede hidrográfica, que se forma de acordo com elementos fundamentais como o clima

Leia mais

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A Palestra: História da Cana-de de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A ORIGEM DA CANA-DE-AÇÚCAR A cana-de de-açúcar é uma planta proveniente

Leia mais

D) Apenas I e III são verdadeiras. E) I, II, e III são verdadeiras.

D) Apenas I e III são verdadeiras. E) I, II, e III são verdadeiras. 01. A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações abaixo. I. Aconteceu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram

Leia mais

DOMÍNIO DOS MARES DE MORROS

DOMÍNIO DOS MARES DE MORROS DOMÍNIO DOS MARES DE MORROS Situação Geográfica Este domínio estende-se se do sul do Brasil até o Estado da Paraíba (no nordeste), obtendo uma área total de aproximadamente 1.000.000 km².. Situado mais

Leia mais

Estrutura e Composição da Terra. Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas. [Friedrich Nietzsche]

Estrutura e Composição da Terra. Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas. [Friedrich Nietzsche] Estrutura e Composição da Terra Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas. [Friedrich Nietzsche] Contornos do Mundo O interior terrestre é formado por várias camadas e as investigações sobre

Leia mais

História do Brasil Colônia. Profª Maria Auxiliadora

História do Brasil Colônia. Profª Maria Auxiliadora História do Brasil Colônia Profª Maria Auxiliadora O PERÍODO PRÉ-COLONIAL (1500 1530) Pau-Brasil Extrativismo Vegetal Fabricação de tintura para tecidos. Exploração nômade e predatória. Escambo com índios.

Leia mais

Aspectos Territoriais: Relevo

Aspectos Territoriais: Relevo América Latina: Aspectos Geográficos Aspectos Territoriais: Relevo América do Sul: diversidade do relevo: O relevo sul americano está distribuído em três grandes porções: Porção leste: formado por um relevo

Leia mais

2. A A FO F R O M R AÇ A ÃO Ã

2. A A FO F R O M R AÇ A ÃO Ã 2. A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL 2.3 A cartografia e a definição das fronteiras no Brasil. 2.2 Os grandes eixos de ocupação do território e a cronologia do processo de formação territorial. 1 GPS: Global

Leia mais

GEOGRAFIA. Professora Bianca

GEOGRAFIA. Professora Bianca GEOGRAFIA Professora Bianca TERRA E LUA MOVIMENTO DA LUA MOVIMENTOS DA TERRA TEMPO E CLIMA Tempo é o estado da atmosfera de um lugar num determinado momento. Ele muda constantemente. Clima é o conjunto

Leia mais

Brasil e suas Organizações políticas e administrativas. Brasil Atual 27 unidades político-administrativas 26 estados e distrito federal

Brasil e suas Organizações políticas e administrativas. Brasil Atual 27 unidades político-administrativas 26 estados e distrito federal Brasil e suas Organizações políticas e administrativas GEOGRAFIA Em 1938 Getúlio Vargas almejando conhecer o território brasileiro e dados referentes a população deste país funda o IBGE ( Instituto Brasileiro

Leia mais

GEOGRAFIA LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL 2015 1. Objetivas:

GEOGRAFIA LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL 2015 1. Objetivas: GEOGRAFIA Objetivas: 01 No último século, o Brasil deixou de ser um país essencialmente rural e se tornou um país urbano-industrial. Nesse processo, foram muitas as mudanças em seu espaço geográfico, especialmente

Leia mais

PROF. RICARDO TEIXEIRA A DINÂMICA DA HIDROSFERA

PROF. RICARDO TEIXEIRA A DINÂMICA DA HIDROSFERA PROF. RICARDO TEIXEIRA A DINÂMICA DA HIDROSFERA A hidrosfera fonte para a vida A superfície do planeta Terra é constituída predominantemente de água. Os continentes e ilhas constituem cerca de 30% da superfície

Leia mais

A BIOSFERA DO BRASIL (I) AULAS 34 E 35

A BIOSFERA DO BRASIL (I) AULAS 34 E 35 A BIOSFERA DO BRASIL (I) AULAS 34 E 35 OS BIOMAS DO BRASIL: (Aziz Ab Saber) O que se leva em consideração nesses domínios morfoclimáticos? Clima. Relevo. Solo. Vegetação. Vida. História da Terra e da ocupação

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO. Prof. Israel Frois

FORMAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO. Prof. Israel Frois FORMAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO Prof. Israel Frois SÉCULO XV Território desconhecido; Era habitado por ameríndios ; Natureza praticamente intocada Riqueza imediata: Pau-Brasil (Mata Atlântica) Seus limites

Leia mais

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Região Norte 1. Qual a diferença entre região Norte, Amazônia Legal e Amazônia Internacional? A região Norte é um conjunto de 7 estados e estes estados

Leia mais

Bacias hidrográficas do Brasil. Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca. [Provérbio Popular]

Bacias hidrográficas do Brasil. Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca. [Provérbio Popular] Bacias hidrográficas do Brasil Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca. [Provérbio Popular] A água doce corresponde a apenas 2,5% do volume da hidrosfera. O Brasil é bastante privilegiado

Leia mais

3. do Sul-Sudeste. Sudeste.

3. do Sul-Sudeste. Sudeste. A Hidrografia Brasileira HIDROGRAFIA O Brasil apresenta hidrografia bastante diversificada e rica. Para se ter uma idéia, a Bacia Amazônica, que é a maior do mundo, tem 7.050.000 km, enquanto a do Congo,

Leia mais

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE SALA E TAREFAS.

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE SALA E TAREFAS. Aula 19: Conhecendo a hidrosfera do Brasil I CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE SALA E TAREFAS. Correção atividade sala: PG 3: Canadá, Brasil, EUA, Canadá, R.U etc... Bolívia, República do Congo, Mongólia, etc...

Leia mais

Colégio Salesiano Dom Bosco GEOGRAFIA Prof. Daniel Fonseca 6 ANO. Capítulo 7 Formas, Relevos e solos da Terra

Colégio Salesiano Dom Bosco GEOGRAFIA Prof. Daniel Fonseca 6 ANO. Capítulo 7 Formas, Relevos e solos da Terra Colégio Salesiano Dom Bosco GEOGRAFIA Prof. Daniel Fonseca 6 ANO Capítulo 7 Formas, Relevos e solos da Terra O que é relevo? O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta,

Leia mais

Exercícios Amazônia. Geografia Professor: Claudio Hansen. Material de apoio do Extensivo

Exercícios Amazônia. Geografia Professor: Claudio Hansen. Material de apoio do Extensivo Exercícios Amazônia 1. As florestas contribuem com a fixação de parte do carbono atmosférico do planeta, amenizando o processo do aquecimento global. As queimadas realizadas nessas formações vegetais,

Leia mais

Questão 45. Questão 47. Questão 46. alternativa D. alternativa E

Questão 45. Questão 47. Questão 46. alternativa D. alternativa E Questão 45 alternativa D Entre os recursos naturais importantes para o fortalecimento da economia canadense no século XX temos a taiga (o Canadá encontra-se entre os maiores produtores de madeira, papel

Leia mais

Lista de Recuperação de Geografia 2013

Lista de Recuperação de Geografia 2013 1 Nome: nº 8ºano Manhã Prof: Francisco Castilho Lista de Recuperação de Geografia 2013 Conteúdo da recuperação: Nova Ordem Mundial e os blocos econômicos, América: clima, vegetação e população, Canadá:

Leia mais

Geografia. Exercícios de Revisão I

Geografia. Exercícios de Revisão I Nome: n o : E nsino: Médio S érie: T urma: Data: Profa: 1 a Geografia Exercícios de Revisão I 1 Analisando o mapa a seguir, correlacione a incidência de malária e da doença do sono com as condições naturais

Leia mais

Bacia Hidrográfica ou Bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de

Bacia Hidrográfica ou Bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de Hidrografia Bacia Hidrográfica ou Bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água. É uma área e, como tal, mede-se em

Leia mais