O que é Tecnologia da Informação?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que é Tecnologia da Informação?"

Transcrição

1

2 O que é Tecnologia da Informação? Tecnologia da Informação ou TI é o conjunto de recursos tecnológicos destinados ao armazenamento, ao processamento e à transmissão de informações. É constituída por: hardware (placas, monitor, periféricos etc.); software (programas); comunicação de dados, planejamento, desenvolvimento de sistemas, suporte para toda a tecnologia cujo propósito é armazenar, processar e transmitir informações.

3 O que é Tecnologia da Informação? O papel da TI é: Dar suporte à gestão do conhecimento, desenvolvendo e implantando tecnologias e sistemas de informação que sirvam de apoio tanto à comunicação empresarial como à troca de ideias e experiências. Facilitar e incentivar as pessoas a se unirem e a participarem de grupos e de redes informais para a aquisição ou troca de conhecimento.

4 Qual a importância da Tecnologia da Informação (TI) para a Comunicação?

5 Ao público interno, promove rapidez e facilidade na troca de informação: Entre funcionários do mesmo departamento (intradepartamental). Entre funcionários de diferentes departamentos (interdepartamental). Entre funcionários de distantes unidades da empresa.

6 Entre diferentes níveis hierárquicos. Criação de banco de talentos. Participação em comunidades de aprendizagem. Gestão do conhecimento.

7 Recursos oferecidos pela TI: s. WhatsApp comunicação em tempo real. Linkedin e Facebook captação de recursos humanos, criação de comunidades de relacionamento, pesquisa do perfil de candidatos e debates. Second life usado para treinamento, para venda e compra de produtos e para oferecer cursos.

8 Recursos oferecidos pela TI: Videoconferência, teleconferência, webconferência realização de reuniões de equipes de projetos que se encontram distantes, supervisão de projetos etc. E-learning formação de recursos humanos da empresa, formação de forças de vendas geograficamente distribuídas e oferecimento de cursos na modalidade a distância.

9 Recursos oferecidos pela TI: Blogs usado para estabelecer e fortalecer o relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros. Comunidades canais de participação de pessoas; como o blog, são mais dinâmicas que os sites.

10 Ao público externo, favorece: Relacionamento melhoria da gestão de relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros estratégicos, além de monitoramento e controle de várias atividades da empresa. Competitividade aumento da competitividade, direcionamento dos processos comerciais, aceleração do processo de tomada de decisões, otimização das informações e coordenação entre decisões e ações.

11 Ao público externo, favorece: Desburocratização desburocratização e economia de papel promovidas pelo e-business, e-commerce ou comércio eletrônico, bem como pelo uso de laptops, notebooks, palmtops, s, arquivo de computadores, videoconferências etc.

12 Quais são as desvantagens da Tecnologia da Informação? Sobrecarga de trabalho. Sobrecarga de informação. Síndrome da fadiga de informações. Substituição da mão-de-obra pela tecnologia. Aceleração do ritmo de trabalho. Monitoramento e o controle dos canais de comunicação pelas empresas.

13 Qual a relação entre Dados e Informação? Dados São a matéria-prima da informação. São fatos, observações e números brutos, desestruturados, descontextualizados e sem interpretação ou julgamento. Informação Serve de conexão entre os dados brutos e o conhecimento. É constituída por dados com algum significado, propósito e valor.

14 Qual a relação entre Dados e Informação? Dois aspectos fundamentais da informação: a) A transformação dos dados em informações claras, úteis e significativas necessita da mediação humana. b) A transformação dos dados em informações é motivada pelo interesse e, dependendo do interesse que as motivou, os mesmos dados podem originar informações totalmente diferentes.

15 O que é informação útil? 1. Tempo: Oportuna. Atualizada. 2. Conteúdo: De qualidade. Completa. Relevante. 3. Forma: Clara e de fácil compreensão. Ordenada. Apresentada em mídia adequada.

16 Qual a relação entre Informação e Conhecimento? Informação É a matéria-prima do conhecimento. Conhecimento É subjetivo, pois depende da experiência individual de cada ser humano. Pode ser definido como a informação mais importante da mente humana, que inclui reflexão, síntese e contexto. Surge quando sabemos organizar e usar adequadamente a informação.

17 Dados, Informação e Conhecimento? Dados, informação e conhecimento Dados Informação conhecimento Simples observações sobre o estado do mundo. Facilmente estruturados. Facilmente obtidos por máquinas. Frequentemente quantificados. Facilmente transferíveis. Dados dotados de relevância e propósito. Requer unidade de análise. Exige consenso em relação ao significado. Exige necessariamente a mediação humana. Informação valiosa da mente humana. Inclui reflexão, síntese, contexto. De difícil estruturação. De difícil captura em máquinas. Frequentemente tácito. De difícil transferência. Fonte: DAVENPORT, T; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Apud: PIMENTA, M. A., 2004.

18 Quais são os Tipos de Conhecimento Organizacional? Segundo Nonaka e Takeuchi (1997), existem dois tipos de conhecimento organizacional: Conhecimento explícito É codificável e está sujeito ao armazenamento em um banco de dados, ao processamento e à transferência (livros e documentos). Conhecimento tácito É o somatório do saber prático sobre determinado tema. É aquele que se encontra na mente das pessoas, por isso não pode ser armazenado em um banco de dados.

19 Como escolher o Melhor Canal de Comunicação? Relativamente à capacidade de transmitir informação, os canais podem ser classificados em: a) Primeiro mais rico Face a face (reuniões, videoconferências etc.), porque permite o uso da linguagem verbal e não verbal, com feedback imediato e diminuição da ambiguidade. b) Segundo mais rico Telefone (fixo, móvel) e demais meios pessoais e eletrônicos de comunicação (mensagem de texto pelo celular ou SMS, etc.), pois as mensagens são pessoais e o feedback é rápido.

20 Como escolher o Melhor Canal de Comunicação? Relativamente à capacidade de transmitir informação, os canais podem ser classificados em: a) Primeiro menos rico Documentos pessoais escritos (faxes, s, cartas, memorandos), pois apresentam poucas expressões/indicações visuais (figuras, gráficos etc.) e o feedback é lento. b) Segundo menos rico Documentos impessoais escritos (boletins, relatórios, circulares, bancos de dados), pois são quantitativos, têm o propósito de atingir um grande número de pessoas e, geralmente, não apresentam feedback.

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br ONDAS DO MÚSCULO ONDAS DO CÉREBRO CURVA DA INFORMAÇÃO 1º ONDA Agricultura

Leia mais

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603)

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603) Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação Disciplina Gestão da

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre os sistemas de nível gerencial para os sistemas de nível estratégico? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre

Leia mais

Informação, dados e conhecimento

Informação, dados e conhecimento Informação, dados e conhecimento Por que utilizar Sistemas de Informação? Informação como Insumo Básico para as Naturezas informacionais Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de Informação.

Leia mais

ETAPA: PRÉ-GED PROCESSO DOCUMENTAL E INFOMACIONAL 16

ETAPA: PRÉ-GED PROCESSO DOCUMENTAL E INFOMACIONAL 16 ETAPA: PRÉ-GED PROCESSO DOCUMENTAL E INFOMACIONAL 16 Apresentar: Etapas e Fases na Implantação de Projetos de GED. Estudos de caso em Gestão de Projetos de GED. Ganhos na implantação de um Projeto de GED

Leia mais

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com DADOS E INFORMÃÇÃO GERAM CONHECIMENTO DADOS São considerados fatos em sua forma primária,

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. - Fundamentos - Prof. Robson Almeida

Administração de Sistemas de Informação. - Fundamentos - Prof. Robson Almeida Administração de Sistemas de Informação - Fundamentos - Prof. Robson Almeida ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS INFORMAÇÃO 4 funções gerenciais o processo administrativo PLANEJAMENTO Início da gerência. É o processo

Leia mais

Aula 1. Organização da Aula. Gestão Secretarial: Informação e Arquivística. Tema 1: A Informação e a Gestão Secretarial

Aula 1. Organização da Aula. Gestão Secretarial: Informação e Arquivística. Tema 1: A Informação e a Gestão Secretarial Aula 1 Organização da Aula Gestão Secretarial: Informação e Arquivística 2 A e a gestão secretarial Gestão empresarial contemporânea Prof. Me. Rodrigo Müller 3 Informação para a gestão Níveis de Recursos

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação. Prof. Mauricio Pitangueira

Introdução aos Sistemas de Informação. Prof. Mauricio Pitangueira Introdução aos Sistemas de Informação Prof. Mauricio Pitangueira maupit@ig.com.br Conceitos iniciais: Dados Coleção de fatos que não possuem nenhuma associatividade. (Pressman,1995) São um conjunto de

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Apresentação do Professor Formação Acadêmica: Bacharel em Sistemas de Informação Pós graduado em Didática e Metodologia para o Ensino Superior

Leia mais

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Objetivos do Capítulo Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Identificar os diversos desafios que um gerente pode enfrentar

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com DADOS E INFORMAÇÃO CLIENTE ABASTECENDO EM UM POSTO DE GASOLINA DADOS (Quando? Quanto? Como

Leia mais

.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PÓS EM COMÉRCIO EXTERIOR E ESTRATÉGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CLASSIFICAÇÃO E TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO Planejar o Gerenciamento das Comunicações O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto

Leia mais

Introdução. Revisão Teórica. Metodologia. Casos de Sucesso. Conclusão. Agradecimentos

Introdução. Revisão Teórica. Metodologia. Casos de Sucesso. Conclusão. Agradecimentos Introdução Revisão Teórica Metodologia Casos de Sucesso Conclusão Agradecimentos [...]o Crowdsourcing surgiu de maneira orgânica. Não é fruto de um economista, consultor gerencial ou guru de marketing.

Leia mais

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente Revisando... O Prontuário Eletrônico é... um repositório onde todas as informações de saúde, clínicas e administrativas, ao longo da vida de um indivíduo estão armazenadas,

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Agenda Definições Classificação dos sistemas Componentes Objetivos gerais e empresariais Dimensões Organização Abordagem de resolução de problemas Definição - SI Conjunto

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Gestão de SI- seções 4.1: Gestão de Sistemas de Informação 4.2: Gestão eletrônica de documentos 1 Seção 4.1 GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 Contexto Essa gestão ocorre em um modelo

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA APRESENTAÇÃO DA EMPRESA A DC Tecnologia conta hoje com uma experiência consolidada de seus colaboradores, com atuação no mercado corporativo de informática. Atendemos a clientes de pequeno, médio e grande

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 5: Redes e Telecomunicações nas Empresas Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Chapter Objetivos Objectives do Capítulo 1. Identificar os principais tipos de aplicações

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com LAZER Lazer sempre foi sinônimo de envolvimento social. Com a tecnologia houve a privatização

Leia mais

Dados. Informação.Conhecimento

Dados. Informação.Conhecimento Dados. Informação.Conhecimento Banco de Dados: Itens de dados organizados para recuperação rápida e eficiente de dados e informação. Itens de dados: Descrição elementar de coisas, eventos, atividades,

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 7 Comunicação Organizacional Os objetivos desta aula são: Identificar as principais funções da comunicação. Descrever

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÕES INTRODUÇÃO Prof. Ms.Fulvio Cristofoli www.fulviocristofoli.com.br fulviocristofoli@uol.com.br Conceitos O QUE É UM DADO? MATÉRIA PRIMA? Fluxo de fatos brutos Elemento ou quantidade

Leia mais

Sistema de Administração do Conhecimento

Sistema de Administração do Conhecimento 1 Objetivos do Capítulo Administração do Conhecimento 1. Explicar como os sistemas de administração do conhecimento podem ajudar na iniciativa de construir uma empresa geradora de conhecimento. 2. Conhecer

Leia mais

Aula 5 Processos Organizacionais e Gestão o do Conhecimento. Grinaldo Lopes de Oliveira. Bacharelado em Sistemas de Informaçã

Aula 5 Processos Organizacionais e Gestão o do Conhecimento. Grinaldo Lopes de Oliveira. Bacharelado em Sistemas de Informaçã Aula 5 Processos Organizacionais e Gestão o do Conhecimento Grinaldo Lopes de Oliveira Bacharelado em Sistemas de Informaçã ção Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Agenda

Leia mais

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2013 7 semestre Aula 06 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005. ALVES, W. P. Crie, anime

Leia mais

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente Aula Final

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente Aula Final PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente Aula Final Revisando... O Prontuário Eletrônico é... um repositório onde todas as informações de saúde, clínicas e administrativas, ao longo da vida de um indivíduo

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ANTIGAMENTE... Administradores não precisam saber muito como a informação era coletada, processada

Leia mais

Comunicação Oral e Escrita. LEE 2º Semestre 2017/2018

Comunicação Oral e Escrita. LEE 2º Semestre 2017/2018 Comunicação Oral e Escrita LEE 2º Semestre 2017/2018 O Que é Comunicação? Comunicação é simplesmente o processo de transferir informação entre 2 ou mais pessoas, o transmissor e o(s) receptores. Na vida

Leia mais

da informação aos sistemas de informação

da informação aos sistemas de informação da informação aos sistemas de informação 2 2002 Luis Borges Gouveia (http://www.ufp.pt/~lmbg) 1 informação: qualidade dados são representações abstractas de entidades do mundo real informação é um agrupamento

Leia mais

1 A importância da TI para a Administração

1 A importância da TI para a Administração FACULDADE LUCIANO FEIJÃO FLF DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROFESSOR: Adriano Maranhão 1 A importância da TI para a Administração 2 1 2 Diante do avanço das tecnologias na área da informática, a

Leia mais

Introdução aos sistemas de informação

Introdução aos sistemas de informação Introdução aos sistemas de informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Um conjunto de informações relacionadas que coletam, manipulam e disseminam dados e informações e fornecem realimentação

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações. Prof Angela Paula Zão Bastos

Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações. Prof Angela Paula Zão Bastos Administração de Sistemas de Informação - O Sistemas como auxiliares na captura de Informações Prof Angela Paula Zão Bastos O QUE É CONHECIMENTO? Dado não é informação. Informação não é conhecimento.

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Orivaldo Santana Jr A partir de slides elaborados por Ivan G. Costa Filho, Fernando Fonseca & Ana Carolina Salgado Graduação 1 Introdução Sistema de Informação (SI)

Leia mais

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Ambiente de Negócio e Marketing Profa. Cynara Carvalho cynaracarvalho@yahoo.com.br Sociedade da Informação e do Conhecimento A sociedade

Leia mais

TCE Informática Dados Estruturados e Não-Estruturados Prof. Marcelo Ribeiro

TCE Informática Dados Estruturados e Não-Estruturados Prof. Marcelo Ribeiro TCE Informática Dados Estruturados e Não-Estruturados Prof. Marcelo Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Informática DADOS ESTRUTURADOS E NÃO-ESTRUTURADOS Esses termos referem-se à forma como um conjunto

Leia mais

Capítulo 11. Comunicação Pearson. Todos os direitos reservados.

Capítulo 11. Comunicação Pearson. Todos os direitos reservados. Capítulo 11 Comunicação slide 1 Objetivos de aprendizagem Identificar as principais funções da comunicação. Descrever o processo de comunicação e distinguir entre comunicação formal e informal. Comparar

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA OFICINA DA PESQUISA NOÇÕES DE INFORMÁTICA Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Por quê estudar Noções de Informática? [01] Vivemos atualmente

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas Aplicações Móveis Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características Arquitetura

Leia mais

CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO

CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO GESTÃO DO CONHECIMENTO CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO CONHECIMENTO CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO CONHECIMENTO O que é dialética? CRIAÇÃO E DIALÉTICA DO CONHECIMENTO A dialética é, propriamente falando, a arte de discutir

Leia mais

C X 0 C x 0,5 D x 0,5 =

C X 0 C x 0,5 D x 0,5 = Classificação: Valores *UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR* Dep. de Gestão e Economia Exame de 1.ª Chamada de Gestão da Informação e do Conhecimento Ano lectivo 2005-2006 Licenciatura em: Data: 2006-02-08

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico MEIOS DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL A comunicação corresponde à troca de informações na empresa.

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

Disciplina: SIG. Assunto: SIG

Disciplina: SIG. Assunto: SIG Disciplina: SIG Aula 2 Assunto: SIG Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

SI04 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES II

SI04 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES II 1 2 Conhecer os componentes e recursos de um sistema de informação, bem como as atividades de um sistema de informação. 3 1 Componentes e recursos de um sistema de informação Ao definirmos sistema de informação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS PETRÓPOLIS ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 3 EXERCÍCIOS DE REVISÃO VERSÃO: 0.1 - OUTUBRO DE 2016 BASEADO NO CONTEÚDO DE OUTROS PROFESSORES

Leia mais

Assunto 2: Administração do Conhecimento

Assunto 2: Administração do Conhecimento Assunto 2: Administração do Conhecimento Objetivos do Capítulo Administração do Conhecimento 1. Explicar como os sistemas de administração do conhecimento podem ajudar na iniciativa de construir uma empresa

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO EVER SANTORO DBA Oracle e desenvolvedor Java Processamento de dados MBA em Gestão Empresarial Mestre em Engenharia da Produção DBA Oracle desde 2001 Sun Certified

Leia mais

Apresentação dos principais resultados TIC Domicílios São Paulo 15 de Setembro de 2015

Apresentação dos principais resultados TIC Domicílios São Paulo 15 de Setembro de 2015 Apresentação dos principais resultados TIC Domicílios 14 São Paulo 15 de Setembro de 15 MEDIÇÃO DO ACESSO E USO DAS TIC Áreas de Investigação Série de Pesquisas Nacionais TIC do CGI.br 1 anos produzindo

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Ensino Por correspondência EAD via rádio e TV Novas experiências em EAD Universidades abertas e teleconferência Uso da Internet e das redes de computadores

Leia mais

INFORMAÇÃO. INFORMAÇÃO e com qual objetivo? 04/05/2018. Desde quando o ser humano gera, armazena e transmite

INFORMAÇÃO. INFORMAÇÃO e com qual objetivo? 04/05/2018. Desde quando o ser humano gera, armazena e transmite sistemas de INFRMAÇÃ convencional Prof. Reginaldo Brito Desde quando o ser humano gera, armazena e transmite INFRMAÇÃ e com qual objetivo? RZND e ABRU Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação

Leia mais

Informática Básica. Conceitos Básicos

Informática Básica. Conceitos Básicos Informática Básica Conceitos Básicos SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Transformação Social Comunicação E-mail, conversa on-line, vídeo conferência, redes sociais,... 3 Transformação

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação 1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de

Leia mais

Aula 05. Conceitos de SI 22/08/2012. Conceitos de Sistemas de Informação: Definições e Importância; Elementos; Dado; Informação e Conhecimento.

Aula 05. Conceitos de SI 22/08/2012. Conceitos de Sistemas de Informação: Definições e Importância; Elementos; Dado; Informação e Conhecimento. Aula 05 Conceitos de Sistemas de Informação: Definições e Importância; Elementos; Dado; Informação e Conhecimento. Sistemas de Informação TADS 4. Semestre Prof. André Luís 1 2 Conceitos de SI Um sistema

Leia mais

INFORMAÇÃO. INFORMAÇÃO e com qual objetivo? 16/09/2016. Desde quando o ser humano gera, armazena e transmite

INFORMAÇÃO. INFORMAÇÃO e com qual objetivo? 16/09/2016. Desde quando o ser humano gera, armazena e transmite sistemas de INFRMAÇÃ convencional Prof. Reginaldo Brito Desde quando o ser humano gera, armazena e transmite INFRMAÇÃ e com qual objetivo? RZND e ABRU Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação

Leia mais

Sistemas de informação aula 03

Sistemas de informação aula 03 Sistemas de informação aula 03 Sistemas? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-2 Dados, informação e conhecimento Os dados podem ser considerados os fatos brutos, o fluxo

Leia mais

Conceitos Básicos ITIL COBIT Gestão de desempenho de operações e serviços de TI;

Conceitos Básicos ITIL COBIT Gestão de desempenho de operações e serviços de TI; TRABALHO DE PESQUISA AV1 TEMAS: A) GOVERNANÇA DE TI Conceitos Básicos ITIL COBIT Gestão de desempenho de operações e serviços de TI; B) PAGAMENTOS E TRANSFERÊNCIAS ELETRÔNICAS DE FUNDOS Conceitos básicos

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A presente Política de Privacidade tem por finalidade reafirmar o compromisso que o Programa Seven Points, empresa inscrita no CNPJ 19.867.904/0001-47, com sede em São Paulo SP

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 2 O COMPUTADOR 3 O COMPUTADOR 4 O COMPUTADOR Blocos funcionais 5 TIPOS DE COMPUTADOR Você conhece os diferentes tipos de computador? 6 TIPOS DE COMPUTADOR PC

Leia mais

ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO Similaridades, diferenças e usos da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI)

ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO Similaridades, diferenças e usos da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI) ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO Similaridades, diferenças e usos da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI) Aula baseada em dois artigos: Comportamento e Estratégias de Organizações em

Leia mais

Gestão de Pessoas. Comunicação como Ferramenta de Gestão. Professora Amanda Lima Tegon.

Gestão de Pessoas. Comunicação como Ferramenta de Gestão. Professora Amanda Lima Tegon. Gestão de Pessoas Comunicação como Ferramenta de Gestão Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Administração COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO A comunicação está presente em todas

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

estão Estratégic da Informaçao

estão Estratégic da Informaçao Adriana Bea1 estão Estratégic da Informaçao Como Transformar a e a Tecnologia da em Fatores de Crescimento e de Alto Desempenho nas Organizações 111111!!!^ 2 O Valor da para as Organizações É fácil observar

Leia mais

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. 05 Aula 05 Fundamentos de Hardware e Software Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Site Disciplina: http://fundti.blogspot.com.br/ Fundamentos de Hardware Sistemas de Computação Sistemas de Computação Computador

Leia mais

Vítor Emílio do Nascimento Figueiredo Basto Mestrado em Gestão de Informação Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Vítor Emílio do Nascimento Figueiredo Basto Mestrado em Gestão de Informação Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Gestão do Conhecimento como Vantagem Competitiva das Organizações Vítor Emílio do Nascimento Figueiredo Basto Mestrado em Gestão de Informação Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Orientadores:

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação

1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação 2 1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação A importância dos Sistemas de Informação Entender a administração e o uso responsável e eficaz dos sistemas de informação

Leia mais

PLANO DE MONITORAMENTO E CONTROLE PATRIMONIAL DE RECURSOS DE TI

PLANO DE MONITORAMENTO E CONTROLE PATRIMONIAL DE RECURSOS DE TI PLANO DE MONITORAMENTO E CONTROLE PATRIMONIAL DE RECURSOS DE TI Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 ABRANGÊNCIA...3 JUSTIFICATIVA...3 METODOLOGIA...4 Etapa 1: Levantamento de Recursos Físicos...4 Etapa

Leia mais

Agenda da Apresentação

Agenda da Apresentação Feira do Empreendedor Palestra Gerencial A Importância da Gestão do Conhecimento para sua Empresa Paulo Eduardo de Carvalho Costa Trainee da Unidade de Tecnologia da Informação Agenda da Apresentação Objetivo

Leia mais

PLANO DE INFORMÁTICA

PLANO DE INFORMÁTICA PLANO DE INFORMÁTICA ITAPEVI 2019 1 PLANO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO E SEGURANÇA NA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO E/OU INFORMAÇÃO Independente da área de atuação de um bom profissional nos dias atuais a FAEESP

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANEXO II EDITAL N 01/2016, DE 19 DE MAIO DE 2016 PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A-01 - ASSESSOR TECNICO III COORDENADOR/SUPERVISOR PEDAGOGICO SAÚDE UNIDADE TERESINA; B-01 - ASSESSOR TECNICO

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA BUSCA DO APRIMORAMENTO INTELECTUAL. Mariane Delatin Rodrigues

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA BUSCA DO APRIMORAMENTO INTELECTUAL. Mariane Delatin Rodrigues GESTÃO DO CONHECIMENTO NA BUSCA DO APRIMORAMENTO INTELECTUAL Mariane Delatin Rodrigues ma_mi00@hotmail.com Esta apresentação foi sistematizada da seguinte forma: Mudanças Mundiais Formação do Conhecimento

Leia mais

etapa 1 determinação da necessidade de informação etapa 2 obtenção etapa 3 processamento etapa 4 distribuição e apresentação etapa 5 utilização

etapa 1 determinação da necessidade de informação etapa 2 obtenção etapa 3 processamento etapa 4 distribuição e apresentação etapa 5 utilização UFPE / CAC / DCI Curso de Biblioteconomia Informação e Sociedade Uso estratégico/empresarial da informação Prof.: Fábio Mascarenhas e Silva fabiomascarenhas@yahoo.com.br Segundo autores como McGEE e PRUSAK

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula.

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. PLANO DE CURSO DISCIPLINA: PRINCIPIOS DE EMPREENDEDORISMO II (CÓD.: ENUN 60036) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

Oferta Franquia VerSoft

Oferta Franquia VerSoft Circular de Oferta Junho/2017 Franquia VerSoft Introdução É com grande satisfação que recebemos o seu interesse em integrar-se à nossa rede de franquias - Franquia VerSoft. Esta circular de oferta funciona

Leia mais

e-commerce Comércio Eletrônico

e-commerce Comércio Eletrônico e-commerce Comércio Eletrônico Parte 02 Prof. Fulvio Cristofoli fulviocristofoli@uol.com.br www.fulviocristofoli.com.br Benefícios do CE Benefícios para as organizações: Expande o mercado nos âmbitos nacional

Leia mais

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles.

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Comunicação Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Processo fundamental nas organizações; Envolve ambiente interno e externo; Mão-dupla: sucesso depende de

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I)

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I) Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I) Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 1 - Conceitos. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 1 - Conceitos. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 1 - Conceitos SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari Fonte: Rodrigues, 2009 Aula 1- Conceitos Por que usar um SIG? Um mapa representa os elementos da superfície

Leia mais

Disciplina: SIG. Assunto: SIG

Disciplina: SIG. Assunto: SIG Disciplina: SIG Aula 1 Assunto: SIG Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Profª. Janaina Costa Você acha que a tecnologia faz parte da sua vida diária? Justifique De que maneira os recursos digitais

Leia mais

Tecnologia de Informação em SI s Hardware

Tecnologia de Informação em SI s Hardware Tecnologia de Informação em SI s Prof. Dr. Mauricio Pitangueira INF 404 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O Brien, 2012 Infraestrutura de TI: hardware Componentes da infraestrutura de TI Introdução - O Ambiente Competitivo

Leia mais

Sistemas de Computação e de Informação

Sistemas de Computação e de Informação Sistemas de Computação e de Informação SLIDE 4 Professor Júlio Cesar da Silva juliocesar@eloquium.com.br site: http://eloquium.com.br/ twitter: @profjuliocsilva Qual é a historia dos sistemas e computadores?

Leia mais

AULA 4 Dia 27 de março. Complexidade e Elementos do Processo e Comunicação Interna

AULA 4 Dia 27 de março. Complexidade e Elementos do Processo e Comunicação Interna 1 AULA 4 Dia 27 de março Complexidade e Elementos do Processo e Comunicação Interna 2 3 Complexidade do Processo Para as pessoas que não têm muito contato com a Gestão de Processos, todo processo parece

Leia mais

TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES

TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES TRÊS GERAÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 1ª GERAÇÃO Na primeira metade dos anos 90, o foco era em ferramentas de TI: Bancos de Dados;

Leia mais

Prof. Me. Elvis Pontes. Unidade I

Prof. Me. Elvis Pontes. Unidade I Prof. Me. Elvis Pontes Unidade I TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Tecnologia da informação O que é Tecnologia da Informação (TI)? Organizações empresariais e TI; A organização como um sistema Segundo O Brien

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 1. Título do Curso Estratégias e aplicações de monitoramento em mídias sociais - Princípios e Fundamentos 2. Objetivo Capacitar

Leia mais

SSC0120- Sistemas de Informação Sistema de Informações nas Empresas e Colaboração

SSC0120- Sistemas de Informação Sistema de Informações nas Empresas e Colaboração SSC0120- Sistemas de Informação Sistema de Informações nas Empresas e Colaboração Simone do R. S. Souza ICMC/USP 2017 Aula anterior Empresa Ambiente de negócio da empresa Quatro funções básicas Processos

Leia mais

Tema. Sistema de Informação Gerencial. Aula 2. Informação. Dados. Dado e Informação. Sistemas de Informação Gerencial

Tema. Sistema de Informação Gerencial. Aula 2. Informação. Dados. Dado e Informação. Sistemas de Informação Gerencial Sistema de Informação Aula 2 Prof. Luciano Frontino de Medeiros Tema Dado e informação, qual a diferença? Dados Sinais desprovidos de interpretação ou significado São números, palavras, figuras, sons,

Leia mais

Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução.

Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução. Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução evandro@usp.br Motivação Extenso uso de Banco de Dados (BD) no cotidiano Bancos, serviços, comércio em geral (comércio eletrônico) Web e seus serviços

Leia mais

Logística Empresarial

Logística Empresarial Logística Empresarial Profª Esp. Mônica Suely Guimarães de Araujo Conceito Logística são os processos da cadeia de suprimentos (supply chain) que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e

Leia mais

1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS

1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS 1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS Para se construir uma casa ou um prédio de qualidade, é essencial fazer um planejamento detalhado, com a finalidade de pensar sobre as formas de construção, fazer estimativas

Leia mais

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS A primeira necessidade? Comunicar-se. COMUNICAÇÃO É o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar

Leia mais

O CENTRO DE COMPETÊNCIA DE

O CENTRO DE COMPETÊNCIA DE O CENTRO DE COMPETÊNCIA DE MINERAÇÃO E RECURSOS MINERAIS SÃO PAULO ATIVIDADES E SERVIÇOS BRASIL E ALEMANHA: Uma parceria estratégica para produtividade, criação de valor de maneira sustentável e segurança

Leia mais

GRUPO OITAVA BRASIL. Soluções Corporativas e Propaganda

GRUPO OITAVA BRASIL. Soluções Corporativas e Propaganda GRUPO OITAVA BRASIL Soluções Corporativas e Propaganda A empresa A Oitava Brasil iniciou suas atividades no segmento de desenvolvimento de soluções corporativas. Moderna, com valores sólidos e voltada

Leia mais