V a i s h n a v a V e d a n t a Y o g a PAVANA MUKTASANA. S é r i e d e d e s i n t o x i c a ç ã o d a s a r t i c u l a ç õ e s

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "V a i s h n a v a V e d a n t a Y o g a PAVANA MUKTASANA. S é r i e d e d e s i n t o x i c a ç ã o d a s a r t i c u l a ç õ e s"

Transcrição

1 V a i s h n a v a V e d a n t a Y o g a PAVANA MUKTASANA S é r i e d e d e s i n t o x i c a ç ã o d a s a r t i c u l a ç õ e s e c a n a i s d e v i t a l i d a d e d o c o r p o e d a m e n t e J a y a d v a i t a D a s

2 P A V A M U K T A S A N A A série de pavanamukhtasana é a mais importante prática em termos de efeitos profundos sobre a mente e o corpo, trazendo, assim, muitos benefícios na manutenção da saúde. Esta série trabalha movimentos sutis e traz resultados eficazes sobre todos os sistemas biológicos. Pavan significa purificação, principalmente no que se refere ao fluxo de ares internos do corpo, mukta significa libertar e asana, postura. Pavanmuktasana é, portanto, uma sequência de movimentos e posturas que irão libertar o fluxo de ares vitais do corpo. São movimentos simples e fáceis de serem executados, ainda assim, muito eficiente para regular aquilo que na Índia se conhece como humores: mucosidades das vias respiratórias (kapha), gases corporais (vatta) e acidez ou bílis (pitta), ou seja, os três biotipos (doshas) que definem os diferentes aspectos da personalidade de cada um. Portanto, esta prática exige mais uma postura mental que física. De acordo com o Ayurveda, a antiga ciência médica, estes três doshas, controlam todas as funções do corpo. Qualquer irregularidade nas suas funções produz reações negativas no metabolismo do corpo, provocando algum tipo de sintoma e doença. Os gases corporais (vatta) não se referem apenas aos gases gástricos e intestinais, mas também aos que se formam nas articulações e provocam reações químicas inadequadas, que dão origem à rigidez e dores reumáticas, devido às toxinas que se acumulam nestas articulações e canais de energia vital (nadis). A acidez ou bílis (pitta) refere-se aos processos digestivos e também a outras substâncias tais como o ácido úrico, que devem ser eliminados periodicamente do corpo. O excesso de ácido no organismo conduz ao mau funcionamento de determinados órgãos. Com a prática de pavanmuktasana facilita-se a eliminação de tais gases e acidez excessiva do corpo principalmente nas articulações. Estes exercícios são muito úteis aos convalescentes e pessoas que têm dificuldade em mover o corpo e membros. Pode-se, com estas técnicas, reeducar os músculos após longa imobilização. São também eficazes para aliviar todo o tipo de dores musculares e também para recuperação após longo período sem movimentar partes do corpo (acidentes, imobilizações). Mas, o principal desta sequência é o aquecimento das articulações; algo que antecede a prática de yoga, principalmente em dias frios. É evidente que esta sequência de técnicas, mesmo que simples, praticadas diariamente trarão benefícios nas funções hormonais e atividades dos órgãos internos, tanto no aspecto preventivo quanto curativo de doenças.

3 A série de exercícios pavanmuktasana está dividida em três grupos distintos. Todos eles trabalham de maneira complementar, estimulando o fluxo de energia vital pelas principais articulações. Estimulando toda estrutura psico-fisiológica, eles podem ser praticados por qualquer pessoa, em qualquer idade. Os grupos são os seguintes: Grupo 1 - Anti-reumático Grupo 2 Gástrico abdominal Grupo 3 Concentração de Energia Estes três grupos devem ser praticados seguindo a ordem descrita, de preferência. Não daremos as sequências do Grupo três por considerá-la mais detalhada e exigida de acompanhamento de um instrutor. Grupo de exercícios Anti-reumático Sukshma Vyayama Estes exercícios beneficiam as diferentes articulações e órgãos do corpo e embora pareçam muito simples produzem um efeito sutil no praticante. Em sânscrito esta série é conhecida por sukshma vyayama que quer dizer exercício sutil. Esta série deve ser praticada antes de começar a sessão diária de asanas para assim tornar mais flexíveis as articulações e músculos do corpo, facilitando e protegendo o corpo de possíveis lesões numa prática de asanas mais intensas. Do mesmo modo ela é concebida para principiantes, pessoas com debilidade ou problemas cardíacos, pressão alta, ou corpos demasiado rígidos para fazer outros asanas. Antes de começar a prática de pavanmuktasana deve-se praticar a postura do corpo imóvel (shavasana) para relaxar física e mentalmente. Deitado de costas no chão, as pernas separadas ligeiramente, os braços também ligeiramente afastados do corpo, as palmas das mãos para cima. Tente relaxar os músculos, e todas as articulações, liberte-se de todo o tipo de tensões; sinta o seu corpo; tome consciência da sua respiração e deixe seus pensamentos fluirem sem se deter em nenhum deles. Apenas observe sua realidade no momento. Gradualmente relaxará, cada vez mais; vigie a sua respiração, sinta-a natural e espontânea, sem esforço.

4 Comece a contar as respirações. Não reprima nenhum pensamento durante esta contagem da respiração, observe os pensamentos como um espectador, sem se envolver emocionalmente. O seu principal desejo deve ser descontrair-se. Relaxe todo o corpo e a mente. Procure desligar-se das preocupações, ansiedade e demais problemas. Depois de alguns minutos mova lentamente os braços e as pernas e sente-se. Agora está física e mentalmente preparado para começar pavanmuktasana. Sequência de pavanmuktasana Exercício 1 Flexão dos dedos dos pés Sentado no chão (tadasana) alongue as pernas para frente, coloque as mãos ligeiramente atrás e de cada lado do tronco de modo que os braços sirvam de suporte e apóie-se neles. Assim como está na imagem. As mãos podem ficar voltadas para frente. Mantenha os pés contraídos, sentindo uma leve extensão na musculatura posterior de suas pernas. Depois de um minuto, tome consciência dos dedos dos pés. Sem mover o resto dos pés, mova lentamente os dedos para frente e para trás. Mantenha este movimento de maneira bem suave, sentindo cada articulação. Repita o exercício 10 vezes. Exercício 2 Flexão dos tornozelos Permanecendo na posição básica dobre os pés pelos tornozelos e mova-os para frente e para trás com a amplitude que lhe seja possível. Repita este exercício 10 vezes.

5 Exercício 3 Rotação do tornozelo (I) Permanecendo na posição básica afaste um pouco as pernas mantendo-as alongadas. Com o calcanhar apoiado no chão faça girar o pé direito a partir do tornozelo 10 vezes no sentido horário. Repita o exercício no sentido anti-horário. Em seguida faça os mesmos movimentos com o pé esquerdo. Finalmente faça os mesmos movimentos com os dois pés ao mesmo tempo. Exercício 4 - Rotação do tornozelo (II) Sentado na posição básica, coloque o calcanhar direito sobre a coxa esquerda. A mão direita sobre o joelho direito. Com a ajuda da mão esquerda faça girar o pé direito 10 vezes no sentido horário e dez vezes no sentido contrário. Repita o mesmo procedimento com o pé esquerdo. Exercício 5 Flexão do joelho Mantendo a posição básica, entrelace os dedos por baixo da coxa direita e dobre a perna direita. Alongue a perna direita sem que o pé toque o chão, mantenha as mãos debaixo da coxa direita deixando esticar os braços. Depois dobrando o joelho traga ao peito a coxa tanto quanto possa, puxando o calcanhar em direção da nádega direita. Repita o exercício 10 vezes. Repita todo o processo com a perna esquerda.

6 Exercício 5A (Variante) Rotação do joelho Assuma a posição básica. Repita todo o processo com a perna esquerda. Entrelace os dedos por baixo da coxa direita e dobre a perna direita. Puxe o joelho ao peito, faça girar a perna no sentido horário 10 vezes, centrando o movimento no joelho e depois em sentido contrário o mesmo número de vezes. Exercício 6 Torção dinâmica da coluna A partir da posição básica, afaste as pernas tanto quanto possa, confortavelmente. Mantendo os braços esticados à altura dos ombros, leve a mão esquerda ao polegar do pé direito, levando o braço direito atrás ao mesmo tempo, de forma que os dois braços fiquem alinhados. Gire a cabeça para trás de modo a olhar para a mão direita. Gire o tronco em direção oposta e leve a mão direita ao dedo grande do pé esquerdo, levando o braço esquerdo atrás no prolongamento do braço direito e olhe para a mão esquerda. Todo o processo para os dois lados perfaz um ciclo. Repita o ciclo de 10 a 20 vezes. No início faça movimentos lentos e vá aumentando gradualmente a velocidade. Este exercício pratica-se afastando os pés tanto quanto possível de modo a não dobrar as pernas. Exercício 7 Meia Mariposa Na posição básica, dobre a perna direita e coloque o pé direito sobre a coxa esquerda. Coloque a mão esquerda sobre o joelho esquerdo e a mão direita sobre o joelho direito.

7 Mova o joelho direito para cima e para baixo com o auxilio da mão direita. Faça-o suavemente de maneira a permitir que os músculos da perna se relaxem tanto quanto possível. Continue o exercício até que o joelho direito chegue o mais perto possível do chão. Repita o mesmo processo com a perna esquerda. Depois de algum tempo de prática o joelho poderá descansar sobre o chão sem nenhum esforço. Exercício 8 Rotação do joelho Permanecendo na mesma posição do exercício 7, segure os dedos do pé direito com a mão esquerda. Faça com que o joelho direito rode em círculos tentando fazê-los cada vez mais amplos. Faça girar o joelho dez vezes no sentido horário e dez vezes em sentido contrário. Repita o processo com a outra perna. Exercício 9 Borboleta Borboleta (I) Sentado coloque as solas dos pés unidas, agarre os pés com as mãos e puxe os calcanhares tão perto quanto possível da bacia. Pressione suavemente os joelhos para baixo com os cotovelos. Ao mesmo tempo leve o tronco á frente até seu limite e conforto. Tentando levar a testa ao chão. No início será difícil, mas com a continuação tornar-se-á mais fácil. Borboleta(II) Mantendo unidas as plantas dos pés, coloque as mãos sobre os joelhos. Pressione os joelhos em direção ao chão; em seguida alivie a pressão de modo a que os joelhos retornem.

8 Repetir o exercício 20 ou mais vezes. Borboleta (III) Na mesma posição, coloque as mãos atrás e para os lados, mantendo os braços esticados. Mova os joelhos para baixo e para cima. Repita este exercício 20 ou mais vezes. Exercício 10 Passo de Pato Na posição de cócoras, coloque as mãos sobre os joelhos e comece a andar nesta posição. Pode caminhar-se na ponta dos pés ou apoiando todo o pé no chão; escolha o método que resulte mais difícil. Pratique este exercício durante um período curto sem se esforçar demasiado. Variação Enquanto pratica o passo de pato, tente tocar em cada passo o chão com o joelho. Benefícios Este é um exercício excelente para preparar as pernas para posturas meditativas. É também recomendado para quem possui má circulação nas pernas. As pessoas que sofrem de prisão de ventre se beneficiarão muito com este exercício. Devem beber dois copos de água e praticar este exercício durante 1 minuto. Este processo repetido 4 ou 5 vezes deverá fazer desaparecer a prisão de ventre ou pelo menos melhorá-la.

9 Exercício 11 - Flexão dos dedos das mãos Voltando à posição básica, mantenha os braços alongados em frente do corpo à altura dos ombros. Abra e estique o mais possível os dedos de ambas as mãos e em seguida feche os dedos fortemente com o polegar para dentro. Abra e feche as mãos 10 vezes. Exercício 12 Flexão do pulso Mantendo a posição do exercício anterior, dobre as mãos pelo pulso, com os dedos para cima como se estivesse a empurrar uma parede com as palmas das mãos. Em seguida dobre as mãos pelos pulsos de forma que os dedos apontem para baixo em direção ao chão. Repita o exercício 10 vezes. Exercício 13 Rotação do pulso Mantenha o braço direito estendido em frente, à altura do ombro. Feche o punho com o polegar para dentro e faça-o girar à volta do pulso 10 vezes no sentido horário e 10 vezes no sentido contrário. Repita o processo com o punho esquerdo. Finalmente repita o processo com ambas as mãos também 10 vezes.

10 Exercício 14 Flexão do cotovelo Flexão do cotovelo (I) Partindo da posição básica, estique ambos os braços diante do corpo, com as mãos abertas e as palmas para cima. Repita este exercício 10 vezes. Dobre os cotovelos e toque os ombros com a ponta dos dedos e estique os braços de novamente, sempre mantendo na altura dos ombros. Flexão do cotovelo (II) Execute o mesmo exercício, mas com os braços abertos para cada lado, na altura dos ombros. Repita também 10 vezes. Exercício 15 Rotação dos ombros Permaneça na mesma posição da variação (II) do exercício anterior. Mantenha os dedos a tocar os ombros e descreva círculos com os cotovelos em torno dos ombros. Faça 10 rotações no sentido horário e 10 vezes no sentido contrário. Faça os círculos tão amplos quanto possível de modo a que os cotovelos se toquem à frente do peito. Exercício 16 Movimento do pescoço Volte à posição básica. Lentamente mova 10 vezes a cabeça para trás e para frente, interiorizando bem o movimento, concentrando-se em cada respiração e relaxando completamente seus ombros.

11 Movimento do pescoço (II) Na mesma posição, olhando em frente, incline lentamente a cabeça 10vezes à direita e dez vezes à esquerda, como se quisesse repousar a cabeça sobre os ombros. Depois gire a cabeça 10 vezes à esquerda e 10 vezes à direita, de forma a olhar alternadamente cada uma das omoplatas. Movimento do pescoço (III) Faça girar lentamente a cabeça descrevendo um círculo tão grande quanto possível, mas sem forçar demasiado. Procure sempre relaxar mais os ombros, pois a tendência natural é contraí-los. Evite esta tensão e contração muscular, facilitando o relaxamento das articulações e musculaturas dos ombros. Esta é uma região que acumula muitas tensões que podem levar ao estresse e demais anomalias. Repita esta rotação 10 vezes no sentido horário e 10 vezes em sentido contrário. Benefícios Todos os nervos que ligam o cérebro com as diferentes partes do corpo passam pelo pescoço, assim esta zona de tão vital importância deve ser exercitada regularmente para libertar tensões acumuladas. Grupo de exercícios Gástricos Estes exercícios são de grande utilidade para eliminar os gases do estômago e intestinos. Além de manterem saudáveis os órgãos do aparelho digestivo, também auxiliam na eliminação de toxinas presentes neste sistema de grande importância. As pessoas que sofrem de prisão de ventre e indigestões obterão melhoras com estes exercícios. Esta segunda parte do pavanmuktasana é também de grande ajuda para preparar o corpo para asanas mais difíceis; de igual modo são utilizados como terapia de reabilitação para as pessoas com qualquer tipo de desordem neuromuscular, fraturas, etc.

12 Antes de começar os exercícios, o corpo e a mente devem estar relaxados, sendo a melhor maneira praticando shavasana e o relaxamento descrito no início da série anti-reumática. Após o qual iniciamos a sequência. Exercício 17 Rotação da perna Deitado de costas no chão, com as pernas alongadas e os braços ao longo do corpo. Nesta posição levante a perna direita do chão e faça-a girar fazendo 10 círculos com o pé no sentido horário e 10 círculos em sentido contrário, mantendo a perna esticada durante todo o exercício. Repita o mesmo procedimento com a perna esquerda. Depois de uma curta pausa, repita o exercício com ambas as pernas. Nota: Mantenha o resto do corpo, incluindo a cabeça, bem em contacto com o chão. Depois de acabar o exercício descanse bem relaxado, até que a respiração volte ao normal. Não se esforce demasiado. Mantenha sempre atento ao seu limite. Exercício 18 Bicicleta Bicicleta (I) Repita o exercício com a perna esquerda. Deitado de costas no chão, com os braços ao longo do corpo. Levante a perna direita e mova-a como se estivesse pedalando numa bicicleta, fazendo o movimento mais amplo possível 10 vezes para frente e 10 vezes para trás. Bicicleta (II) Na mesma posição, faça o mesmo exercício pedalando alternadamente com as duas pernas. Faça o exercício 10 vezes nos dois sentidos

13 Nota: Mantenha o resto do corpo, incluindo a cabeça, bem em contacto com o chão. Depois de acabar cada fase do exercício descanse bem relaxado, até que a respiração volte ao normal. Não se esforce demasiado. Exercício 19 Postura do feto Postura do feto (I) Deitado de costas no chão flexione a perna direita e cole o mais possível a coxa ao peito. Entrelace os dedos das mãos e agarre o joelho direito. Inale profundamente e de imediato exale totalmente de modo a deixar os pulmões completamente vazio. Retendo a respiração com os pulmões vazios, levante a cabeça e a parte superior do peito tentando tocar o joelho com o nariz. Em seguida inalando deixe que as costas e a cabeça voltem lentamente ao chão, alongue as pernas e os braços no chão e relaxe todo o corpo por alguns instantes. Repita todo o exercício 10 vezes. Depois repita o exercício o mesmo número de vezes com a perna esquerda. Postura do feto (II) Na mesma posição, de costas no chão, dobre as duas pernas sobre o peito e abrace os joelhos. Repita a técnica do exercício anterior tendo cuidado para que a respiração esteja coordenada com os movimentos físicos. Benefícios: Este exercício realiza uma massagem intensa no estômago e é muito eficaz para acabar com os gases e prisão de ventre.

14 Exercício 20 Balançar o corpo Balançar o corpo (I) Deitado de costas no chão e dobre as pernas sobre o peito. Entrelace as mãos atrás da nuca. Balance o corpo para a esquerda e para a direita, mantendo os cotovelos no chão. Faça 10 movimentos completos do corpo. Balançar o corpo (II) Partindo da posição anterior, segure os joelhos ligeiramente afastados. Balance para frente e para trás sobre a coluna e até tentar ficar de cócoras, com os pés no chão. Volte abaixo e repita 10 vezes completas. Notas: Para esta prática utilize um tapete ou um cobertor dobrado, para não pressionar com impacto a coluna. Tenha cuidado para que a cabeça não bata no chão. Limitações: Este asana não deve ser praticado por pessoas que tenham algum problema na coluna cervical. Benefícios: Este exercício massageia as costas, as nádegas e a bacia. É mais benéfico se praticado de manhã ao acordar.

15 Exercício 21 Naukasana (A postura do bote) Naukasana I Deitado de costas com os braços ao longo do corpo e as palmas das mãos para baixo. Inale e levante do chão ao mesmo tempo as pernas, a cabeça, os braços e o tronco. A cabeça não deve levantar do chão mais que 30 centímetros. Os braços devem manter-se ao mesmo nível e em linha com os dedos dos pés. Mantenha a postura sem respirar um espaço de tempo confortável, em seguida exale e volte lentamente à posição original. Durante alguns instantes, relaxe todo o corpo. Faça este asana 5 vezes. Naukasana II Repita o exercício anterior, mas quando estiver no alto, em retenção faça tensão nas mãos e em todo o corpo, tanto quanto possa. Respiração: Inale e levante o corpo. Exale ao baixar o corpo. Enquanto estiver levantado sustenha a respiração com os pulmões cheios. Nota: Deve manter-se o corpo em cima até que os músculos abdominais comecem a vibrar. Benefícios: Este asana é excelente para relaxar os músculos e articulações. Deve praticar-se no final da série de pavanmuktasana e de manhã ao despertar. É útil para as pessoas tensas e nervosas, pois produz um relaxamento imediato. Ajuda a melhorar o funcionamento digestivo ao estimular os movimentos peristálticos intestinais.

16 Bibliografia: Coulter, H. David Anatomy of Hatha-yoga. Honesdale, USA, Dr. Datey - Yoga And Your Heart. Jaico Publishing House, USA Saraswati, Swami Satyananda Asana Pranayama Mudra Bandha. YPT. Bihar, India, Saraswati, Swami Muktibodhananda The Tantric Science of Brain Breathing. YPT. Bihar, India, T.L. Devaraj - Nature Cure for Common Diseases. Lotus Press, Mais informações: OM TAT SAT

SÉRIE DE PAWAMUKTASANA (Segundo o Swami Satyananda)

SÉRIE DE PAWAMUKTASANA (Segundo o Swami Satyananda) SÉRIE DE PAWAMUKTASANA (Segundo o Swami Satyananda) Pawan significa humor, Mukta, significa libertar, asana significa postura. Pawanmuktasana é assim, um grupo de exercícios para libertar humores e gases

Leia mais

C. Guia de Treino ------------------------------------------------

C. Guia de Treino ------------------------------------------------ C. Guia de Treino ------------------------------------------------ A FORÇA / RESISTÊNCIA ( FUNÇÃO MOVIMENTO OSCILAÇÃO ) A01 Joelhos inclinados Com os pés afastados na plataforma, segure a barra de apoio

Leia mais

Plano de Exercícios Para Segunda-Feira

Plano de Exercícios Para Segunda-Feira Plano de Exercícios Para Segunda-Feira ALONGAMENTO DA MUSCULATURA LATERAL DO PESCOÇO - Inclinar a cabeça ao máximo para a esquerda, alongando a mão direita para o solo - Alongar 20 segundos, em seguida

Leia mais

Global Training. The finest automotive learning

Global Training. The finest automotive learning Global Training. The finest automotive learning Cuidar da saúde com PREFÁCIO O Manual de Ergonomia para o Motorista que você tem em agora em mãos, é parte de um programa da Mercedes-Benz do Brasil para

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com maior freqüência para a terapia da coluna lombar, Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO Ao fazer exercícios de alongamento vai melhorar a amplitude das suas articulações, especialmente importante em doentes com dor crónica. Não precisa forçar excessivamente para sentir benefício com estes

Leia mais

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos.

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos. por Christian Haensell A flexibilidade do corpo e das juntas é controlada por vários fatores: estrutura óssea, massa muscular, tendões, ligamentos, e patologias (deformações, artroses, artrites, acidentes,

Leia mais

Seqüência completa de automassagem

Seqüência completa de automassagem Seqüência completa de automassagem Os exercícios descritos a seguir foram inspirados no livro Curso de Massagem Oriental, de Armando S. B. Austregésilo e podem ser feitos em casa, de manhã ou à tardinha.

Leia mais

Dra. Sandra Camacho* IMPORTÂNCIA DA ACTIVIDADE FÍSICA

Dra. Sandra Camacho* IMPORTÂNCIA DA ACTIVIDADE FÍSICA Uma cadeira e uma garrafa de água O que podem fazer por si Dra. Sandra Camacho* IMPORTÂNCIA DA ACTIVIDADE FÍSICA A prática de uma actividade física regular permite a todos os indivíduos desenvolverem uma

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude dos ombros e parte superior das costas. Mobiliza os deltóides, rotadores da

Leia mais

3. Pressione o cotovelo, com a maior força possível com a outra mão, em direção ao outro ombro. Fique nesta posição por 10 segundos. Repita 3X.

3. Pressione o cotovelo, com a maior força possível com a outra mão, em direção ao outro ombro. Fique nesta posição por 10 segundos. Repita 3X. THIAGO MURILO EXERCÍCIOS PARA DEPOIS DO TÊNIS 1. Em Pé de costas para um canto de parede flexione a sua perna mais forte para frente, alinhe a coluna e leve os braços para trás até apoiar as palmas das

Leia mais

http://saudenocorpo.com/

http://saudenocorpo.com/ Este material é gratuito e foi distribuído no site saudenocorpo.com, onde você encontra Dicas de saúde, nutrição, atividade física, esporte, bem estar, saúde emocional, alimentação. AVISO IMPORTANTE Este

Leia mais

VOCÊ JÁ PENSOU NA SUA POSTURA HOJE?

VOCÊ JÁ PENSOU NA SUA POSTURA HOJE? VOCÊ JÁ PENSOU NA SUA POSTURA HOJE? Dicas Gerais para uma Boa Postura 1) Manter o topo da tela ao nível dos olhos e distante cerca de um comprimento de braço (45cm ~ 70cm); 2) Manter a cabeça e pescoço

Leia mais

Qualidade de vida laboral

Qualidade de vida laboral Qualidade de vida laboral Qualidade de vida laboral INTRODUÇÃO: Prevenir doenças ocupacionais (DORT Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho / LER Lesões por Esforços Repetitivos) decorrentes

Leia mais

CUIDADOS COM A COLUNA

CUIDADOS COM A COLUNA SENADO FEDERAL CUIDADOS COM A COLUNA SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Cuidados com a coluna 3 apresentação As dores na coluna vertebral são um grande transtorno na vida de muita gente, prejudicando os movimentos

Leia mais

TREINAMENTO 1. Aquecimento: Alongamento: Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP)

TREINAMENTO 1. Aquecimento: Alongamento: Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP) TREINAMENTO 1 Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP) Rotina de alongamento e condicionamento (Treino 1): O alongamento e o aquecimento são importantíssimos em qualquer

Leia mais

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906 Exercícios com Elástico Os Exercícios com elástico irão trabalhar Resistência Muscular Localizada (RML). Em cada exercício, procure fazer a execução de maneira lenta e com a postura correta. Evitar o SOLAVANCO

Leia mais

Exercícios de força muscular

Exercícios de força muscular Exercícios de força muscular ABDOMINAIS Objectivos: Melhoria funcional e reforço muscular do Core. Posição Inicial - Deite-se em decúbito dorsal (barriga para cima), coloque as pernas flectidas a 45º,

Leia mais

LESÕES OSTEOMUSCULARES

LESÕES OSTEOMUSCULARES LESÕES OSTEOMUSCULARES E aí galera do hand mades é com muito orgulho que eu estou escrevendo este texto a respeito de um assunto muito importante e que muitas vezes está fora do conhecimento de vocês Músicos.

Leia mais

11 EXERCÍCIOS PARA PREVENIR LESÕES

11 EXERCÍCIOS PARA PREVENIR LESÕES 11 EXERCÍCIOS PARA PREVENIR LESÕES O futsal, como outras modalidades, está associado a certos riscos de lesões por parte dos jogadores. No entanto, estudos científicos comprovaram que a incidência de lesões

Leia mais

DOR NAS COSTAS EXERCÍCIOS ESPECIALIZADOS PARA O TRATAMENTO DA DOR NAS COSTAS. www.doresnascostas.com.br. Página 1 / 10

DOR NAS COSTAS EXERCÍCIOS ESPECIALIZADOS PARA O TRATAMENTO DA DOR NAS COSTAS. www.doresnascostas.com.br. Página 1 / 10 DOR NAS COSTAS EXERCÍCIOS ESPECIALIZADOS PARA O TRATAMENTO DA DOR NAS COSTAS www.doresnascostas.com.br Página 1 / 10 CONHEÇA OS PRINCÍPIOS DO COLETE MUSCULAR ABDOMINAL Nos últimos anos os especialistas

Leia mais

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA AGOSTO E SETEMBRO/2013

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA AGOSTO E SETEMBRO/2013 PREMA - Yoga e Restaurante Natural Rua Maria Figueiredo, 189s. Tel.3283-0884 SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA AGOSTO E SETEMBRO/2013 EVENTOS NO PREMA EM AGOSTO E SETEMBRO Aulas de Yogaterapia em Agosto com o tema:

Leia mais

Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof.

Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof. MASSAGEM PARA GESTANTE E SHANTALA Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof.ª Daniella Koch de Carvalho SHANTALA

Leia mais

Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf

Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf ELÁSTICO OU BORRACHA Sugestão: 1 kit com 3 elásticos ou borrachas (com tensões diferentes: intensidade fraca, média e forte) Preço: de

Leia mais

CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA

CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA APRENDA A CUIDAR DA SUA COLUNA Elaboração: Júlia Catarina Sebba Rios Pesquisa: Efeitos de um programa educacional de autocuidado de coluna em idosos ati vos e sedentários

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS

PADRONIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS LOMBAR EXTENSÃO DE TRONCO- Em decúbito ventral apoiado no banco romano ou no solo, pernas estendidas, mãos atrás da cabeça ou com os braços entrelaçados na frente do peito. Realizar uma flexão de tronco

Leia mais

Revisão do 1 semestre (ballet 1 e 2 ano)

Revisão do 1 semestre (ballet 1 e 2 ano) 1 Revisão do 1 semestre (ballet 1 e 2 ano) PLIÉS DEMI PLIÉ: Demi Plié Grand Plié É um exercício de fundamental importância, pois é usado na preparação e amortecimento de muitos passos de ballet, como os

Leia mais

Fisioterapia de coordenação para portadores de ataxia

Fisioterapia de coordenação para portadores de ataxia Fisioterapia de coordenação para portadores de ataxia Tradução de Eduardo Lima, autorizado pela autora, a partir de texto publicado em inglês pela National Ataxia Foundation (http://www.ataxia.org/pdf/

Leia mais

Terceira Série aplicada na Fazenda Esperança 1 [entre a segunda quinzena de fevereiro e primeira quinzena de maio]

Terceira Série aplicada na Fazenda Esperança 1 [entre a segunda quinzena de fevereiro e primeira quinzena de maio] Terceira Série aplicada na Fazenda Esperança 1 [entre a segunda quinzena de fevereiro e primeira quinzena de maio] Sarvananda Deva 1. Postura da Águia Garuda [Garudasana]: Esta postura de equilíbrio em

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a dor cervical

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a dor cervical Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a dor cervical O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia da dor cervical. Eles foram compilados para

Leia mais

Por Personal Trainer Rui Barros

Por Personal Trainer Rui Barros Por Personal Trainer Rui Barros MANTER O PONTO DE EQUILIBRIO E NÃO RESISTIR À MUDANÇA Uma vez que estamos a terminar o nosso ciclo de treinos de verão, gostava de deixar ao leitor uma mensagem de conforto

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Joelho

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Joelho Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Joelho O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência, para a terapia do Joelho. Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

Osteoporose. Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes*

Osteoporose. Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes* Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes* * Fisioterapeuta. Pós-graduanda em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica. CREFITO 9/802 LTT-F E-mail: laisbmoraes@terra.com.br Osteoporose

Leia mais

Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna

Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna 4ª\edição 2015 tt Prezado(a) Paciente, Essa cartilha foi elaborada especialmente para você, paciente da Escola de Coluna do Into. Aqui você

Leia mais

Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa

Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa Flexibilidade Total Saiba como Melhorar sua Flexibilidade através de Alongamentos Específicos por Joey Atlas Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa Rotina de 6 minutos

Leia mais

Teste de Flexibilidade

Teste de Flexibilidade Teste de Flexibilidade Introdução O teste de Fleximetria foi aprimorado pelo ICP à partir do teste do Flexômetro de LEIGHTON deve ser aplicado com a intenção de se coletar informações sobre o funcinamento

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA 1 GINÁSTICA NO SOLO

EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA 1 GINÁSTICA NO SOLO EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA Para a realização dos exercícios de ginástica, foram usados alguns materiais e aparelhos, cuja manipulação e utilização, exigiram determinados cuidados específicos: Tapete de

Leia mais

ABRCOLUNA Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna

ABRCOLUNA Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna ABRCOLUNA Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna Guia de Exercícios preventivos para a Coluna Vertebral Dr. Coluna 01 Helder Montenegro Fisioterapeuta Guia de Exercícios Dr Coluna 2012.indd 1

Leia mais

Ergonomia Corpo com Saúde e Harmonia

Ergonomia Corpo com Saúde e Harmonia Ergonomia Corpo com Saúde e Harmonia Dr. Leandro Gomes Pistori Fisioterapeuta CREFITO-3 / 47741-F Fone: (16) 3371-4121 Dr. Paulo Fernando C. Rossi Fisioterapeuta CREFITO-3 / 65294 F Fone: (16) 3307-6555

Leia mais

Cefaleia Cefaleia tipo tensão tipo tensão

Cefaleia Cefaleia tipo tensão tipo tensão Cefaleia tipo tensão Cefaleia tipo tensão O que é a cefaleia tipo tensão? Tenho dores de cabeça que duram vários dias de cada vez e sinto-me como se estivesse a usar um chapéu muito apertado - mais como

Leia mais

Utilizadores de Computadores Conselhos ergonómicos

Utilizadores de Computadores Conselhos ergonómicos Utilizadores de Computadores Conselhos ergonómicos Ergonomia: Estuda a interacção física entre as pessoas e o seu trabalho adaptando este último, o equipamento e o ambiente de trabalho ao trabalhador.

Leia mais

O PROJETO. A ESTAÇÃO SAÚDE foi desenvolvida com objetivo de proporcionar aos

O PROJETO. A ESTAÇÃO SAÚDE foi desenvolvida com objetivo de proporcionar aos O PROJETO A ESTAÇÃO SAÚDE foi desenvolvida com objetivo de proporcionar aos usuários diferentes exercícios que possibilitam trabalhar grupos musculares diversos, membros superiores, inferiores, abdominais

Leia mais

Unidade 6 Locomoção ossos e músculos

Unidade 6 Locomoção ossos e músculos Sugestões de atividades Unidade 6 Locomoção ossos e músculos 8 CIÊNCIAS 1 Esqueleto humano 1. Observe a ilustração do esqueleto humano. Dê exemplos dos seguintes tipos de ossos que existem no corpo humano

Leia mais

PLATAFORMA OSCILATÓRIA. Faça ginástica sem esforço! Bastam 10 minutos por dia! Benefícios:

PLATAFORMA OSCILATÓRIA. Faça ginástica sem esforço! Bastam 10 minutos por dia! Benefícios: PLATAFORMA OSCILATÓRIA Faça ginástica sem esforço! Bastam 10 minutos por dia! Benefícios: Ajuda a perder peso. Ajuda a dissolver e a eliminar a celulite. Melhora a tonificação muscular. Aumenta a elasticidade.

Leia mais

Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto]

Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto] Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto] 1. Postura da Palmeira [Tadasana]. 1 Nota: Sarvananda Deva a) Fique de pé com os pés unidos ou

Leia mais

Corrida de Barreiras. José Carvalho. Federação Portuguesa de Atletismo

Corrida de Barreiras. José Carvalho. Federação Portuguesa de Atletismo Corrida de Barreiras José Carvalho F P A Federação Portuguesa de Atletismo CORRIDAS DE BARREIRAS José Carvalho Objectivo Ser capaz de realizar uma corrida com barreiras - ritmada em velocidade máxima.

Leia mais

DISCIPLINA: PESO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

DISCIPLINA: PESO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PESO 220 DISCIPLINA: PESO DOMÍNIO DAS TÉCNICAS (LANÇADORES DESTROS) FASE III APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO B FASES / NÍVEIS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - Adquirir noções gerais do lançamento do peso, através de

Leia mais

GUIA DE EXERCÍCIOS LIFE ZONE TOTAL FIT

GUIA DE EXERCÍCIOS LIFE ZONE TOTAL FIT GUIA DE EXERCÍCIOS LIFE ZONE TOTAL FIT Nesse guia você encontrará 50 exercícios diferentes para fazer utilizando a sua Estação de Musculação Life Zone Total Fit. Com esses exercícios, você trabalhará diversas

Leia mais

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho PÓS-OPERATÓRIO Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho Estes exercícios são importantes para aumentar a circulação em seus pés e pernas e prevenir coágulos sanguíneos. Eles também são

Leia mais

FITNESSGRAM. O Fitnessgram é um programa de educação e avaliação da aptidão física relacionada com a saúde.

FITNESSGRAM. O Fitnessgram é um programa de educação e avaliação da aptidão física relacionada com a saúde. Professora de Educação Física HelenaMiranda FITNESSGRAM O Fitnessgram é um programa de educação e avaliação da aptidão física relacionada com a saúde. Todos os elementos incluídos no Fitnessgram foram

Leia mais

ANEXO VII PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA 1. TESTE DE BARRA FIXA

ANEXO VII PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA 1. TESTE DE BARRA FIXA ANEXO VII 1. TESTE DE BARRA FIXA PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA 1.1 Teste dinâmico de barra fixa (somente para candidatos do sexo masculino) 1.1.1 A metodologia para a preparação e a execução

Leia mais

postura e respiração Use este pequeno guia para encontrar a sua postura e respiração. Esse é o primeiro pilar da meditação perfeita.

postura e respiração Use este pequeno guia para encontrar a sua postura e respiração. Esse é o primeiro pilar da meditação perfeita. serenamente A fim de obter o máximo de benefícios a partir da prática da meditação, precisamos entender um pouco sobre postura e técnicas de respiração corretas. Se você não está respirando direito e sua

Leia mais

Fisioterapia nas Ataxias. Manual para Pacientes

Fisioterapia nas Ataxias. Manual para Pacientes Fisioterapia nas Ataxias Manual para Pacientes 2012 Elaborado por: Fisioterapia: Dra. Marise Bueno Zonta Rauce M. da Silva Neurologia: Dr. Hélio A. G. Teive Ilustração: Designer: Roseli Cardoso da Silva

Leia mais

Todos os direitos reservados

Todos os direitos reservados Todos os direitos reservados E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na integra. Enquanto os autores fizeram os melhores esforços para preparar este livro,

Leia mais

PROJETO DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES TESTE DE APTIDÃO FÍSICA GARI

PROJETO DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES TESTE DE APTIDÃO FÍSICA GARI PROJETO DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES TESTE DE APTIDÃO FÍSICA GARI PARANAGUÁ 2011 TESTE DE APTIDÃO FÍSICA PARA SELEÇÃO DE GARI O candidato do sexo masculino que não alcançar a pontuação mínima de 50

Leia mais

Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma

Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma Projeto Verão O Iate é sua Academia Seja dentro ou fora da Academia, nosso Clube oferece espaços para manter a saúde em dia e o corpo em forma por rachel rosa fotos: felipe barreira Com a chegada do final

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 Nesta aula veremos a importância da coordenação motora para o desenhista e como ela pode ser desenvolvida através de exercícios específicos. (Mateus Machado) A IMPORTANCIA DA COORDENAÇÃO MOTORA Antes

Leia mais

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível.

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível. VALÊNCIAS FÍSICAS RESISTÊNCIA AERÓBICA: Qualidade física que permite ao organismo executar uma atividade de baixa para média intensidade por um longo período de tempo. Depende basicamente do estado geral

Leia mais

Pilates Power Gym. Manual de Instruções. Pilates Power Gym. Modelo AB - 7620

Pilates Power Gym. Manual de Instruções. Pilates Power Gym. Modelo AB - 7620 Pilates Power Gym Modelo AB - 7620 Pilates Power Gym LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE USAR E GUARDE ESTE MANUAL PARA CONSULTAS FUTURAS. Manual de Instruções Manual Pilates Power Gym-2010.indd Spread 1

Leia mais

AULAS TÉCNICAS DE CRAWL Musculatura Utilizada. Posição do Corpo e de Seus Segmentos. Posição do Corpo Erros Causas Correções

AULAS TÉCNICAS DE CRAWL Musculatura Utilizada. Posição do Corpo e de Seus Segmentos. Posição do Corpo Erros Causas Correções SUMÁRIO AULAS TÉCNICAS DE CRAWL... 3 Respiração Lateral... 6 Entrada de Mão... 8 Recuperação da Braçada de Crawl... 11 Puxada... 13 Deslize... 15 Posição do Pé para Execução da Pernada de Crawl... 17 Aceleração...

Leia mais

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO. ANS - Nº 33415-4. Caçapava. Cartilha. Shantala

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO. ANS - Nº 33415-4. Caçapava. Cartilha. Shantala ANS - Nº 33415-4 CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO. Caçapava Cartilha Shantala SHANTALA é uma técnica de massagem milenar Indiana, onde foi transmitida à população pelos monges e veio a tornar-se uma tradição

Leia mais

APRENDER A RELAXAR. Ansiedade funcional e disfuncional

APRENDER A RELAXAR. Ansiedade funcional e disfuncional APRENDER A RELAXAR Ansiedade funcional e disfuncional Todas as pessoas experimentam, pelo menos ocasionalmente, um determinado grau de ansiedade. Isto não é necessariamente negativo - na verdade, a ansiedade

Leia mais

Introdução. O conforto e a Segurança abrangem aspectos físicos, psicossociais e espirituais e. humano.

Introdução. O conforto e a Segurança abrangem aspectos físicos, psicossociais e espirituais e. humano. Introdução O conforto e a Segurança abrangem aspectos físicos, psicossociais e espirituais e constituem necessidades básicas do ser humano. Movimentação do paciente Para que o paciente se sinta confortável

Leia mais

OTAGO FORÇA & EQUILÍBRIO

OTAGO FORÇA & EQUILÍBRIO OTAGO FORÇA & EQUILÍBRIO PROGRAMA DOMICILIAR DE EXERCÍCIOS Texto de Sheena Gawler Research Associate, Research Department of Primary Care e Population Health, University College London Medical School Co

Leia mais

APOSTILA DE VOLEIBOL

APOSTILA DE VOLEIBOL APOSTILA DE VOLEIBOL O voleibol é praticado em uma quadra retangular dividida ao meio por uma rede que impede o contato corporal entre os adversários. A disputa é entre duas equipes compostas por seis

Leia mais

EXERCÍCIOS COM CADEIRA

EXERCÍCIOS COM CADEIRA EXERCÍCIOS COM CADEIRA PROGRAMADOMICILIARDEEXERCÍCIOS Texto de Sheena Gawler Research Associate, Research Department of Primary Care e Population Health, University College London Medical School Co - Development

Leia mais

sequência de hatha yoga Setembro/2012 PREMA - Yoga e Restaurante Natural Rua Maria Figueiredo, 189s. Tel.3283-0884 e 2528-1373

sequência de hatha yoga Setembro/2012 PREMA - Yoga e Restaurante Natural Rua Maria Figueiredo, 189s. Tel.3283-0884 e 2528-1373 sequência de hatha yoga Setembro/2012 PREMA - Yoga e Restaurante Natural Rua Maria Figueiredo, 189s. Tel.3283-0884 e 2528-1373 EVENTOS NO PREMA EM SETEMBRO Aulas de Yogaterapia com o tema: Asanas e Mantras

Leia mais

EXERCÍCIO NO LOCAL DE TRABALHO

EXERCÍCIO NO LOCAL DE TRABALHO A oportunidade para realizar exercício deve ser encontrada por si, mas mesmo para os mais ocupados, é possível realizar alguns exercícios no local de trabalho, que são fáceis de aprender, não são cansativos,

Leia mais

Biomecânica. A alavanca inter-resistente ou de 2º grau adequada para a realização de esforço físico, praticamente não existe no corpo humano.

Biomecânica. A alavanca inter-resistente ou de 2º grau adequada para a realização de esforço físico, praticamente não existe no corpo humano. Biomecânica Parte do conhecimento da Ergonomia aplicada ao trabalho origina-se no estudo da máquina humana. Os ossos, os músculos, ligamentos e tendões são os elementos dessa máquina que possibilitam realizar

Leia mais

ERGONOMIA. FACCAMP Tecnologia em Segurança no Trabalho Profº Vitorino

ERGONOMIA. FACCAMP Tecnologia em Segurança no Trabalho Profº Vitorino FACCAMP Tecnologia em Segurança no Trabalho Profº Vitorino O que é ergonomia? (e não ergonometria e muito menos ergologia) Adaptação do trabalho ao ser humano: O trabalho tem todo um pano de fundo de sofrimento:

Leia mais

A postura saudável para o digitador

A postura saudável para o digitador A postura saudável para o digitador A postura saudável para o digitador 2 Muitas vezes nos perguntamos: Qual é a postura mais adequada para se trabalhar durante horas em frente a um computador? Após anos

Leia mais

Protocolo dos Testes de Aptidão Física Funcional da Bateria de Testes de Rikli & Jones (1999)

Protocolo dos Testes de Aptidão Física Funcional da Bateria de Testes de Rikli & Jones (1999) Protocolo dos Testes de Aptidão Física Funcional da Bateria de Testes de Rikli & Jones (1999) 1. Levantar e Sentar na Cadeira Avaliar a força e resistência dos membros inferiores (número de execuções em

Leia mais

OTAGO FORÇA & EQUILÍBRIO

OTAGO FORÇA & EQUILÍBRIO OTAGO FORÇA & EQUILÍBRIO PROGRAMA DOMICILIAR DE EXERCÍCIOS Texto de Sheena Gawler Research Associate, Research Department of Primary Care e Population Health, University College London Medical School Co

Leia mais

EXERCÍCIOS COM CADEIRA

EXERCÍCIOS COM CADEIRA EXERCÍCIOS COM CADEIRA PROGRAMADOMICILIARDEEXERCÍCIOS Texto de Sheena Gawler Research Associate, Research Department of Primary Care e Population Health, University College London Medical School Co - Development

Leia mais

CINCO PRINCÍPIOS BÁSICOS STOTT PILATES

CINCO PRINCÍPIOS BÁSICOS STOTT PILATES CINCO PRINCÍPIOS BÁSICOS STOTT PILATES Utilizando os Princípios do Pilates Contemporâneo para atingir um nível ótimo de condição física. Por Moira Merrithew, STOTT PILATES Executive Director, Education

Leia mais

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água 2 Conteúdos 1 Boas Práticas de Utilização... 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água... 1.2 Normas de Segurança... 1.3 Recomendações de Ergonomia... 1.4 Normas de Utilização... 2 Resolução de

Leia mais

Atualmente muito se tem ouvido falar e os estudos científicos. comprovam que a prática física diária é considerada um dos fatores

Atualmente muito se tem ouvido falar e os estudos científicos. comprovam que a prática física diária é considerada um dos fatores Atualmente muito se tem ouvido falar e os estudos científicos comprovam que a prática física diária é considerada um dos fatores que contribui efetivamente para uma melhor qualidade de vida do indivíduo.

Leia mais

Livro de Exercícios de Ginástica Artística / Play GYM para o Desporto Escolar

Livro de Exercícios de Ginástica Artística / Play GYM para o Desporto Escolar Livro de Exercícios de Ginástica Artística / Play GYM para o Desporto Escolar Documento de Apoio a Professores Responsáveis por Grupo/Equipa de Ginástica Artística Janeiro 2008 Livro de Exercícios de Ginástica

Leia mais

Senior Fitness Test SFT

Senior Fitness Test SFT 1. Levantar e sentar na caira Senior Fitness Test SFT Objetivo: avaliar a força e resistência dos membros inferiores. Instrumentos: cronômetro, caira com encosto e sem braços, com altura assento aproximadamente

Leia mais

Por Personal Trainer Rui Barros

Por Personal Trainer Rui Barros Por Personal Trainer Rui Barros 1ª Parte do ( 3ª Semana) Treino cardiovascular, que visa a queima de gorduras em excesso em todas as regiões do corpo. Esta semana como estamos em plena época de praia vamos

Leia mais

Plano de Aula: Ginástica circense.

Plano de Aula: Ginástica circense. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA ESCOLA ESTADUAL ERNANI VIDAL PIBID/CAPES/UFPR 1º ano: 1º Aula: Plano de Aula: Ginástica circense. Pega-pega com nome: Será um pega-pega tradicional, porém quando o pegador

Leia mais

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril PÓS-OPERATÓRIO Como preparar sua casa após cirurgia de quadril Retire os tapetes, extensões e fios telefônicos, pois eles podem ocasionar quedas. Caso ainda não tenha, instale corrimãos em pelo menos um

Leia mais

ESTABILIDADE POSTURAL FORÇA E EQUILÍBRIO

ESTABILIDADE POSTURAL FORÇA E EQUILÍBRIO ESTABILIDADE POSTURAL FORÇA E EQUILÍBRIO PROGRAMA DOMICILIAR DE EXERCÍCIOS Texto de Sheena Gawler Research Associate, Research Department of Primary Care and Population Health University College London

Leia mais

Dicas para manter a postura e não prejudicar a coluna no dia a dia

Dicas para manter a postura e não prejudicar a coluna no dia a dia Dicas para manter a postura e não prejudicar a coluna no dia a dia No decorrer do dia, desempenhamos várias funções, desde agachar para pegar uma caneta do chão, a limpeza de sua casa e no trabalho. As

Leia mais

Frio» Enregelamento dos membros

Frio» Enregelamento dos membros Frio» Enregelamento dos membros O enregelamento é uma situação que resulta da exposição excessiva ao frio ou pelo contacto com objetos extremamente frios. Consiste no congelamento das camadas superficiais

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

DESCUBRA UM GUIA PARA CONSTRUIR UMA BASE FORTE POR JOHN SMITH

DESCUBRA UM GUIA PARA CONSTRUIR UMA BASE FORTE POR JOHN SMITH DESCUBRA A S U A P A S S A D A UM GUIA PARA CONSTRUIR UMA BASE FORTE POR JOHN SMITH COMO USAR ESTE GUIA ESTE GUIA ENSINARÁ TÉCNICAS PARA VOCÊ APERFEIÇOAR A FORMA COMO VOCÊ CORRE AUMENTANDO EQUILÍBRIO,

Leia mais

GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES

GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES GUIA DE MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES O QUE É MUSCULAÇÃO? A musculação é um exercício de contra-resistência utilizado para o desenvolvimento dos músculos esqueléticos. A partir de aparelhos, halteres, barras,

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva.

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Entender os benefícios

Leia mais

MASTOLOGIA ORIENTAÇÕES FISIOTERÁPICAS: Coordenação DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMITÊ DE PADRONIZAÇÕES

MASTOLOGIA ORIENTAÇÕES FISIOTERÁPICAS: Coordenação DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMITÊ DE PADRONIZAÇÕES O R I E N T A Ç Õ E S AOS PACIENTES MINISTÉRIO DA SAÚDE INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER Coordenação DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMITÊ DE PADRONIZAÇÕES Essas orientações são essencialmente para pacientes

Leia mais

Energym Turbo Charger

Energym Turbo Charger Energym Turbo Charger LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE USAR E GUARDE ESTE MANUAL PARA CONSULTAS FUTURAS. Manual de Instruções INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Antes de começar qualquer programa de exercícios,

Leia mais

Plano de Exercícios Clinic ABL Antes e Depois do Treino com Bola

Plano de Exercícios Clinic ABL Antes e Depois do Treino com Bola Plano de Exercícios Clinic ABL Antes e Depois do Treino com Bola Introdução São vários os estudos de investigação que atualmente avaliam as necessidades dos atletas e os diferentes pontos de vista a respeito

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Desenvolvimento & Aprendizado

Leia mais

Modalidade Alternativa: Badminton

Modalidade Alternativa: Badminton Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas Modalidade Alternativa: Badminton Ações técnico-táticas Regulamento Professora: Andreia Veiga Canedo Professora Estagiária: Joana Filipa Pinto Correia Ano

Leia mais

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão!

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão! Praticando vitalidade Sedentarismo corra desse vilão! O que é sedentarismo? Sedentarismo é a diminuição de atividades ou exercícios físicos que uma pessoa pratica durante o dia. É sedentário aquele que

Leia mais

!"#$%&'#()(%*+%(%&),*(-*./0* 1&#"234#-'*%*.4,#2)56%'*(%*/#-7%28"#2)*9:;<=>?@* Lista de Exercícios Figura 1: Ex. 1

!#$%&'#()(%*+%(%&),*(-*./0*  1&#234#-'*%*.4,#2)56%'*(%*/#-7%28#2)*9:;<=>?@* Lista de Exercícios Figura 1: Ex. 1 ! *!"#$%&'#()(%*+%(%&),*(-*./0* "#$%&'!(#!)$*#$+,&-,.!/'(#0,*#1!#!"-2$3-,4!5'3-,-4!670-3,(,4!8!")"5! )$*#$+,&-,!9-'1:(-3,!;!1&#"234#-'*%*.4,#2)56%'*(%*/#-7%28"#2)*9:;?@** < '! =>,(&-1#4%&#!

Leia mais

Humberto Bia Lima Forte

Humberto Bia Lima Forte Humberto Bia Lima Forte Observando-se a maneira como o paciente se move, é possível, em algumas infecções neurológicas, suspeitar-se ou dar-se o diagnóstico sindrômico Marcha helicópode, ceifante ou hemiplégica

Leia mais

FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO. Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM

FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO. Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM A FIBROMIALGIA consiste numa síndrome - conjunto de sinais e sintomas - com manifestações de

Leia mais

Electric Stepper Leia estas instruções antes de usar o Electric Stepper Inserção do computador (Personal Training)

Electric Stepper Leia estas instruções antes de usar o Electric Stepper Inserção do computador (Personal Training) Electric Stepper Peso do usuário máximo permitido é de 300 lbs. Até que você esteja confortável com o Electric Stepper coloque-o atrás ou ao lado uma cadeira ou mesa. Uma alternativa é colocar o Electric

Leia mais

PORQUÊ EU TENHO DORES NAS COSTAS?

PORQUÊ EU TENHO DORES NAS COSTAS? Dores nas Costas PORQUÊ EU TENHO DORES NAS COSTAS? O QUE CAUSA DORS NAS COSTAS? Várias podem ser as causas de suas dores nas costas: - Posturas inadequadas - Esforço exagerado - Permanecer por muito tempo

Leia mais