Sustentabilidade no conceito Empresarial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sustentabilidade no conceito Empresarial"

Transcrição

1 Sustentabilidade no conceito Empresarial Empresarial Consciência ambiental Equilíbrio dos resultados

2 sustentabilidade é um relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Podemos dizer na prática, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de uma empresa é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana. Transformar é a palavra chave! Um hospital sustentável deve realizar suas atividades de modo a garantir que elas sejam contínuas e priorizem a humanização, ética e transparência. As necessidades das gerações atuais devem ser supridas sem afetar a habilidade das gerações futuras. Além de fazer o bem para o planeta, o hospital reduz custo e o seu risco operacional.

3 Compromissos para o Desenvolvimento Sustentável INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE Compromisso com as tecnologias e idéias inovadoras para as nossas atividades MEIO AMBIENTE Compromisso com a gestão aliada à preservação ambiental e ao consumo consciente. NOSSA CONDUTA Compromiso com a ética, transparência, diálogo e respeito na relação com todos os nossos públicos. Dimensão Ambiental Dimensão Econômica Dimensão Social NOSSAS PESSOAS Compromisso com a saúde, segurança, qualidade de vida e desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores. NOSSOS ACIONISTAS Compromiso com a geração de valor e rentabilidade, baseada no crescimento sustentável. NOSSA SOCIEDADE Compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, promovendo o crescimento de nossas comunidades. NOSSOS CLIENTES Compromisso com a satisfação dos clientes e com a qualidade dos nossos serviços.

4 Como agir? Logística reversa é o processo de transferência de bens do seu destino típico final para o propósito de capturar valor ou descarte apropriado. atividades de remanufatura e renovação também podem ser incluídos na definição de logística reversa. O reverso processo de logística inclui a gestão e a venda do excedente de equipamentos bem como o devolvidos e máquinas. Normalmente, logística lida com eventos que levam o produto para o cliente. No caso do reverso, o recurso vai, pelo menos, um passo para trás na cadeia de suprimentos. Por exemplo, bens mover-se do cliente para o distribuidor ou para o fabricante. Preciclagem que corresponde à preocupação dos consumidores em diminuir a produção de resíduos logo no ato da compra, optando pelos produtos de material biodegradável ou reciclável. Reciclamos produtos depois e os utilizarmos,mas podemos preciclar ao comprá-los. Esta pode ser a forma mais fácil de contribuirmos para a preservação do ambiente. Se, quando formos às compras, fizermos as opções corretas, preciclando, evitaremos que um excesso de materiais nocivos ameacem o meio ambiente e a preservação de recursos naturais. Preciclagem é um termo ótimo para algo que todos podemos praticar: basta seguir o slogan simples e sensato: "Reduza o lixo antes de o comprar" ou "Não compre lixo"!

5 Gerenciar os resíduos produzidos Instituição e profissionais devem sempre ter em mente os conceitos dos 3 R's: Reduzir o desperdício, Reutilizar antes de jogar fora, Reciclar, aqui significa separar para a reciclagem O que é Reciclar? Reciclar é o processo que transforma algo usado, em algo igual, só que novo. Por exemplo, uma lata de alumínio, pós-consumo, é transformada, através de processo industrial, em uma lata nova. Quando transformamos um objeto em outro objeto, isso é reutilização. Como cidadão preocupado com a sustentabilidade do planeta podemos praticar quase sempre os dois primeiros R's: Reduzir e Reutilizar. Tenha Atitude Quanto à reciclagem, o que nós devemos fazer é separar e transformar o lixo que produzimos. Existem cooperativas de catadores, instituições privadas, instituições filantrópicas e algumas prefeituras que podem auxiliar a receber o material reciclável. Utilização racional dos Recursos Naturais: Não desperdiçar água é fundamental, então não deixe a torneira aberta, evite vazamentos, auxilie na manutenção dos equipamentos e acessórios (torneiras, canos etc..). Economize energia, utilize ao máximo a luz natural, não deixe equipamentos refrigerados abertos e danificados, essa condição aumenta o consumo de energia e danifica o aparelho. Desligue o monitor dos computadores após o uso.

6 Pensamento Sustentável e seus Impactos A equipe profissional tem muita importância neste processo, pois ela pode reduzir, reciclar e reaproveitar os insumos, quando possível. O descarte de resíduos hospitalares de forma correta é outra ação imprescindível, além da aplicação do programa de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. O setor de compras de uma organização, seja pública ou privada, tem o papel fundamental quando se fala em sustentabilidade: Deve ser exigido produtos que consumam menos energia, recicláveis e que tenham menos embalagens. Sustentabilidade Para que uma empresa alcance a sustentabilidade, é necessário levar em consideração os três pilares: o econômico, o ambiental e o social: Hoje a maioria das empresas está adotando no final de cada ano o relatório de sustentabilidade, onde as informações são apresentadas de forma transparente e de acesso a todos. Economia O fator econômico pode ser mensurado por meio do desempenho econômico (divulgação da receita, despesa e custo) e da presença econômica (preferência por colaboradores e fornecedores locais). Já a atuação ambiental é vislumbrada com o monitoramento dos indicadores e da gestão de água, energia elétrica, emissão de efluentes e resíduos. As práticas trabalhistas, promoção dos direitos humanos e responsabilidade pelo serviço são exemplos da sustentabilidade quanto ao aspecto social.

7 Controle do desperdício de alimento em uma Unidade de Alimentação? Sim,isso mesmo,controlar e acompanhar o que se coloca fora em uma cozinha é fundamental. Esta quantificação trás informações e resultados financeiros positivos ou negativos além de servir de medida da qualidade do serviço. Como? As sobras, aproveitáveis ou não, são alimentos produzidos e não distribuídos e estão diretamente relacionadas à eficiência do planejamento no que diz respeito ao número de refeições a serem produzidas, frequência diária dos usuários, preferências alimentares, per capitas definidos e margem de segurança adotada. O conhecimento destas quantidades é fundamental, pois serve de subsídio para implantar medidas de racionalização e consequentemente otimização da produtividade (RIBEIRO & SILVA,2003). O percentual de sobras varia muito de restaurante para restaurante, o trabalho para reduzi-lo e chegar a um valor aceitável deve basear-se em valores apurados no próprio estabelecimento. Admitem-se como aceitáveis percentuais de até 3% ou de 7% a 25g por pessoa (AUGUSTINI et al., 2008).

8 Exemplo de acompanhamento de dados para quantificar o desperdício. Fórmula usada: Kg x 100 / n de comensais/dia 26x100/ 950= 3%

9 Por que? O resto de alimentos devolvido nos pratos ou bandejas caracteriza-se como recusa por parte dos comensais às preparações oferecidas e é expressa em percentual. São aceitáveis, como percentual de recusa, taxas inferiores a 10%. Há serviços que conseguem taxas inferiores ao preconizado pela literatura, perfazendo valores entre 4 e 7%. Quando o resultado apresenta-se acima de 10% em coletividades sadias pressupõe-se que os cardápios estão inadequados, por serem mal planejados ou mal executados (CASTRO., 2003). Importante que cada restaurante crie seus mecanismos de mensuração de dados,pois a busca de dados necessariamente fará com que o profissional envolvido perceba a qualidade dos serviços bem como a tomada de informações para desenvolver sua metodologia e conhecimento do impacto social,econômico e ambiental,envolvendo o serviço de uma UAN nas questões sustentáveis da empresa.além disso tudo, a prática de controle de desperdício em unidades de alimentação tem impacto ambiental positivo,onde se evita colocar toneladas de resíduos orgânicos em aterros sanitários evitando assim menos emissão de gases na atmosfera que tem origem na decomposição natural dos alimentos. De quem é a responsabilidade? De todos os profissionais de uma UAN ou estabelecimentos comerciais e dos comensais que devem evitar de desprezar alimentos na entrega do prato ou bandeja.

10 "A busca pela sustentabilidade ambiental deve partir, primeiramente, da sensibilidade dos seres humanos em relação ao impacto que seus hábitos causam ao Planeta; só depois disso é que diferentes soluções conjugadas poderão contribuir para sanar o problema global" Luciana Ramos Analista de Alimentação e serviços Hospital Mãe de Deus luciana.nutricao@maededeus.com.br

Logística e Distribuição. Conceito

Logística e Distribuição. Conceito Logística e Distribuição Logística Reversa 1 Logística e Distribuição 2 Logística e Distribuição Conceito É uma nova área da logística empresarial que atua de forma a gerenciar e operacionalizar o retorno

Leia mais

Perspectiva do CICLO DE VIDA. do produto

Perspectiva do CICLO DE VIDA. do produto Perspectiva do CICLO DE VIDA do produto A SABARÁ QUÍMICOS E INGREDIENTES faz parte do GRUPO SABARÁ, que com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação

Leia mais

planetasustentavel.abril.com.br

planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br

Leia mais

SSus. Anderson Oliveira

SSus. Anderson Oliveira SSus A capacidade de manter a lucratividade e saúde financeira da empresa respeitando a comunidade e o meio ambiente. Garantindo a sobrevivência das futuras gerações. Suprir necessidades da geração presente

Leia mais

Rede Integrada de Reciclagem e Consumo Sustentável Laboratório de Inovação para Economia Circular suporte@circularis.cc APRESENTAÇÃO RESUMIDA SET2018 SÍNTESE DO PROJETO INTERLIGANDO AS CADEIAS PRODUTIVAS

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM RESTAURANTE

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM RESTAURANTE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM RESTAURANTE Autores: Andreia L. da Rosa SCHARMACH; Edson A.NOVAIS Jr.; Jonatas R. TAVARES. Identificação autores: IFC - Campus São Francisco do Sul, Curso Superior Tecnológico

Leia mais

Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento

Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento CASADAVILLAPOUSADA Cascavel / CE INFORMAÇÕES DO ESTABELECIMENTO Nome: CASADAVILLAPOUSADA Cnpj: 12.434.725/0001-77 Cadastur: 06.069894.20.0001-8

Leia mais

cartilha meio ambiente

cartilha meio ambiente cartilha meio ambiente NEGÓCIO Energia renovável MISSÃO Atuar na área de energia renovável com competitividade, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social. VISÃO Crescer sustentavelmente

Leia mais

Sustentabilidade na Cabot

Sustentabilidade na Cabot Sustentabilidade na Cabot Três Pilares de Sustentabilidade na Cabot A Sustentabilidade não é apenas algo indispensável para os negócios nos dias de hoje, mas sim uma busca incessante por mais práticas

Leia mais

Tema: Tratamento de Resíduos Sólidos

Tema: Tratamento de Resíduos Sólidos Curso: Engenharia Tema: Tratamento de Resíduos Sólidos Grupo B: Anaclaudia Vilaronga Givanildo Alves dos Santos (Relator) Henrique Simões de Andrade Rene Tadeu da Veiga Vinicius Luiz de Souza Gobbe Vinicius

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EVOLUÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: LOGÍSTICA REVERSA

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EVOLUÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: LOGÍSTICA REVERSA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EVOLUÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: LOGÍSTICA REVERSA Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Conhecer a definição de Logística Reversa Conhecer os principais canais de

Leia mais

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa

Leia mais

ECOLOG: POR UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS

ECOLOG: POR UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS ECOLOG: POR UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS Saiani Zarista IFMT Campus Várzea Grande RESUMO O EcoLog tem como objetivo elaborar um projeto de gestão dos resíduos sólidos de pedaços urbanos, visando

Leia mais

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE

RECEPÇÃO DE CALOUROS COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UFES Campus ALEGRE RECEPÇÃO DE CALOUROS 2017-1 Dr. Anderson Lopes Peçanha Professor da Universidade Federal do Espírito Santo Departamento

Leia mais

Agenda Ambiental na Administração Pública

Agenda Ambiental na Administração Pública Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental SAIC Departamento de Cidadania e Responsabilidade Ambiental DCRS Agenda Ambiental na Administração Pública INDICADORES

Leia mais

Hábitos de Consumo e Meio Ambiente

Hábitos de Consumo e Meio Ambiente Hábitos de Consumo e Meio Ambiente Roberta Atherton Diante da consciência de que os recursos naturais são bens finitos e de valor inestimável, temos o desafio de compatibilizar a promoção do crescimento

Leia mais

Sustentabilidade. Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça)

Sustentabilidade. Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça) Sustentabilidade Portaria STJ nº 293 de 31 de maio de 2012 (Dispõe sobre a política de sustentabilidade no Superior Tribunal de Justiça) Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Sustentabilidade

Leia mais

Gestão das áreas de estacionamento. Gestão sanitários públicos Restaurantes Gestão de portarias e recepção

Gestão das áreas de estacionamento. Gestão sanitários públicos Restaurantes Gestão de portarias e recepção ATIVIDADES DE INFRA E APOIO AO NEGÓCIO Identificação de todas as atividades de infraestrutura e apoio ao negócio central presentes no edifício e/ou necessárias Gestão das áreas de estacionamento Gestão

Leia mais

31/08/2016. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações.

31/08/2016. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. 6º Anos Prof. Leonardo F. Stahnke Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. Para se alimentar, o ser humano abate

Leia mais

Para a Unimed, sustentabilidade significa o equilíbrio entre SAÚDE AMBIENTAL, SAÚDE SOCIAL e SAÚDE ECONÔMICA.

Para a Unimed, sustentabilidade significa o equilíbrio entre SAÚDE AMBIENTAL, SAÚDE SOCIAL e SAÚDE ECONÔMICA. SUSTENTABILIDADE Para a Unimed, sustentabilidade significa o equilíbrio entre SAÚDE AMBIENTAL, SAÚDE SOCIAL e SAÚDE ECONÔMICA. Na busca deste equilíbrio, propõe-se a reduzir resíduos e emissões, estimular

Leia mais

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação Página 1 de 6 Índice Resumo: Estabelece os princípios para o desenvolvimento sustentável das atividades da empresa.. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. Desenvolvimento Sustentável 3.2. Responsabilidade

Leia mais

Introdução á Alimentação Coletiva

Introdução á Alimentação Coletiva Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Curso de Nutrição Componente Curricular: Alimentação Coletiva Introdução á Alimentação Coletiva Profª. Drª. Fabiana Copês Alimentação A alimentação é o processo

Leia mais

QUÍMICA. Prof. Larissa Richter. Energia e Meio Ambiente

QUÍMICA. Prof. Larissa Richter. Energia e Meio Ambiente Energia e Meio Ambiente O ser humano atual é extremamente dependente de energia. Por quê? Todos os seus processos tecnológicos, bem como manutenção de serviços dependem da energia elétrica para serem desenvolvidos

Leia mais

MÓDULO I. Sustentabilidade na. Prática

MÓDULO I. Sustentabilidade na. Prática MÓDULO I Sustentabilidade na Prática ROTEIRO DO WEBINAR 2 Como lucrar com a Sustentabilidade em minha empresa?; Benefícios para se lucrar com a sustentabilidade EVITANDO PERDAS Evitando perdas com...

Leia mais

Ações de Sustentabilidade

Ações de Sustentabilidade Ações de Sustentabilidade Visão do GHC Ser reconhecido no Sistema Único de Saúde como modelo de atenção centrado nas pessoas, inovador na gestão e polo de produção de conhecimento, ensino e pesquisa, com

Leia mais

Manual de Conduta Ambiental. Elaborado pelo Comitê Ambiental da Tramontina, para alinhar a conduta da Gestão Ambiental das unidades da empresa.

Manual de Conduta Ambiental. Elaborado pelo Comitê Ambiental da Tramontina, para alinhar a conduta da Gestão Ambiental das unidades da empresa. Manual de Conduta Ambiental Elaborado pelo Comitê Ambiental da Tramontina, para alinhar a conduta da Gestão Ambiental das unidades da empresa. A responsabilidade socioambiental é um dos valores que marcam

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI 12.305 / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010 Cenário brasileiro de resíduos sólidos Aumento da: População nas cidades 50% mundial 85% Brasil (IBGE, 2010).

Leia mais

Comunicação dos Aspectos e Impactos Ambientais e Desempenho Ambiental do SGA

Comunicação dos Aspectos e Impactos Ambientais e Desempenho Ambiental do SGA Comunicação dos Aspectos e Impactos Ambientais e Desempenho Ambiental do SGA A Toctao Engenharia, empresa do Grupo Toctao, é especialista em vencer desafios, tem a sustentabilidade como premissa e o compromisso

Leia mais

Carlos Eduardo Godoy (Prof. Amparo) 1

Carlos Eduardo Godoy (Prof. Amparo)   1 Coleta Seletiva Consciência limpa Carlos Eduardo Godoy (Prof. Amparo) E-mail: cecgodoy@gmail.com 1 Proposta da palestra Apresentar para a Comunidade Móbile informações importantes sobre Responsabilidade

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Marisa Brasil Engenheira de Alimentos MBA em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

Leia mais

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL: MENOS DESPERDÍCIO, MAIS ALIMENTOS! O consumo adequado é a chave para uma alimentação sustentável.

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL: MENOS DESPERDÍCIO, MAIS ALIMENTOS! O consumo adequado é a chave para uma alimentação sustentável. ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL: MENOS DESPERDÍCIO, MAIS ALIMENTOS! O consumo adequado é a chave para uma alimentação sustentável. MISSÃO DO CFN Contribuir para a garantia do Direito Humano à Alimentação

Leia mais

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL: MENOS DESPERDÍCIO, MAIS ALIMENTOS! O consumo adequado é a chave para uma alimentação sustentável.

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL: MENOS DESPERDÍCIO, MAIS ALIMENTOS! O consumo adequado é a chave para uma alimentação sustentável. ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL: MENOS DESPERDÍCIO, MAIS ALIMENTOS! O consumo adequado é a chave para uma alimentação sustentável. MISSÃO DO CFN Contribuir para a garantia do Direito Humano à Alimentação

Leia mais

Colaboração em logística reversa e reciclagem na indústria elétrica e eletrônica Carlos Ohde Country Manager

Colaboração em logística reversa e reciclagem na indústria elétrica e eletrônica Carlos Ohde Country Manager Colaboração em logística reversa e reciclagem na indústria elétrica e eletrônica Carlos Ohde Country Manager The information contained herein is subject to change without notice. Temos as condições de

Leia mais

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis.

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis. O concurso cultural Tirolzinho Transforma Reino Encantado está percorrendo o estado de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, levando brincadeiras e educação ambiental para os alunos das escolas municipais

Leia mais

Índice

Índice Índice Diretrizes...02 Sorocaba Refrescos...03 Abrangência...04 Grupo de Dirigentes...04 Um Negócio Sustentável...05 Nosso Clima...05 Pequenas Iniciativas, Grandes Resultados...05 Meio Ambiente...06, 07

Leia mais

Ações do Estado de São Paulo na PERS

Ações do Estado de São Paulo na PERS Ações do Estado de São Paulo na PERS com foco na Implantação da Logística Reversa Flávio de Miranda Ribeiro CETESB Companhia Ambiental de São Paulo Contexto Resíduos Sólidos: causa de grandes problemas

Leia mais

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL: MENOS DESPERDÍCIO, MAIS ALIMENTOS!

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL: MENOS DESPERDÍCIO, MAIS ALIMENTOS! ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL: MENOS DESPERDÍCIO, MAIS ALIMENTOS! O consumo adequado é a chave para uma alimentação sustentável. Cartilha_A6-Campanha-CFN.indd 1 23/03/2018 15:18 MISSÃO DO CFN Contribuir

Leia mais

Implantação da Logística Reversa no Estado de São Paulo

Implantação da Logística Reversa no Estado de São Paulo 19ª Semana do Meio Ambiente FIESP, 07 de junho de 2017 Implantação da Logística Reversa no Estado de São Paulo Flávio de Miranda Ribeiro CETESB Companhia Ambiental de São Paulo Logística Reversa em SP:

Leia mais

ENERGIA NATUREZA SUSTENTABILIDADE CONSUMO MEIO AMBIENTE. Guia Financeiro

ENERGIA NATUREZA SUSTENTABILIDADE CONSUMO MEIO AMBIENTE. Guia Financeiro ENERGIA SUSTENTABILIDADE NATUREZA MEIO AMBIENTE CONSUMO Guia Financeiro 3 Você é um consumidor responsável? Analisar hábitos de consumo deve fazer parte do seu planejamento financeiro, sabia? Você não

Leia mais

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM UMA DROGARIA NO MUNICÍPIO DE MONTE CARMELO/MG Bruce Barbosa Ramos¹, Andréia Marega Luz² 1,2 Universidade de Uberaba 1 brucebr222@gmail.com, 2 andreiamaregaluz@gmail.com

Leia mais

O uso de recursos da natureza. Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro

O uso de recursos da natureza. Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro O uso de recursos da natureza Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro IMPACTO E REFLEXOS DO LIXO Na sociedade má qualidade de vida e saúde perdas materiais e humanas ; atrai insetos

Leia mais

O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE

O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE O PODER DOS 5 R S DA SUSTENTABILIDADE Autores: Alice Batschike Schlick Eduardo de Alencar Tedardi Gabriela Ayumi Ercoles Glória Garcia da Silva Victor Hugo Teixeira Sustentabilidade é cuidar do que temos

Leia mais

PARCERIA BIOFACTOR /AHRESP. Maquinas para reciclagem de resíduos orgânicos para o Canal Horeca

PARCERIA BIOFACTOR /AHRESP. Maquinas para reciclagem de resíduos orgânicos para o Canal Horeca PARCERIA BIOFACTOR /AHRESP Maquinas para reciclagem de resíduos orgânicos para o Canal Horeca BIOFACTOR SOLUÇÕES AMBIENTAIS A BIOFACTOR TRÁS AO CONHECIMENTO DA AHRESP E DOS SEUS ASSOCIADOS, NOVAS SOLUÇÕES

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NOS RESTAURANTES DO SESC

GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NOS RESTAURANTES DO SESC GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NOS RESTAURANTES DO SESC O que é o Sesc? Nutrição e Sustentabilidade Gestão de Resíduos Orgânicos Apresentação e Resultados ODS O QUE É O SESC? CARTA DA PAZ SOCIAL João Daudt

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS BASE LEGAL - AÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS AÇOES DE GESTÃO DE RESÍDUOS - BASE LEGAL Lei nº 11.107/2005 Consórcios Públicos Decreto nº 6017/2007

Leia mais

Educação ambiental. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE. Seminário

Educação ambiental. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE. Seminário Educação ambiental Seminário Qual o nosso desafio? Como utilizar a Educação Ambiental para a conscientização, respeitando valores e diferenças entre as pessoas. Educação Ambiental: pensar GLOBAL e agir

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Banrisul Sumário: 1. Introdução... 1 2. Objetivo... 1 3. Princípios e Diretrizes... 1 4. Governança...

Leia mais

PNRS e a Logística Reversa. Free Powerpoint Templates Page 1

PNRS e a Logística Reversa. Free Powerpoint Templates Page 1 PNRS e a Logística Reversa Page 1 História Roma de Júlio Cesar e Augusto Page 2 História Geena Fogo eterno Page 3 História Cambridge 1338 São Paulo 1722 Rio de Janeiro 1850 Page 4 Novidades da PNRS Bloco

Leia mais

Cuiabá-MT. Referência Nacional em Sustentabilidade para pequenos negócios

Cuiabá-MT. Referência Nacional em Sustentabilidade para pequenos negócios Luanna Duarte Cuiabá-MT Referência Nacional em Sustentabilidade para pequenos negócios DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Ambiental Social Econômico A Sustentabilidade sustentabilidade é uma não forma precisa

Leia mais

5º Seminário de Responsabilidade Social no Varejo Sustentabilidade na Cadeia de Valor. Vicente Trius Presidente do Wal-Mart Brasil

5º Seminário de Responsabilidade Social no Varejo Sustentabilidade na Cadeia de Valor. Vicente Trius Presidente do Wal-Mart Brasil 5º Seminário de Responsabilidade Social no Varejo Sustentabilidade na Cadeia de Valor Vicente Trius Presidente do Wal-Mart Brasil OPERAÇÃO MULTIFORMATO Hipermercados Supermercados Mercado de Vizinhança

Leia mais

Gestão Sustentável e Inclusiva de Resíduos Sólidos

Gestão Sustentável e Inclusiva de Resíduos Sólidos Cushman & Wakefield Gestão Sustentável e Inclusiva de Resíduos Sólidos Dimensões Social e ambiental Data de início Março/2011 Principal objetivo da prática Tornar a gestão de resíduos do condomínio E-Business

Leia mais

Como os demais componentes de um computador, ela é feita principalmente por metais e plásticos

Como os demais componentes de um computador, ela é feita principalmente por metais e plásticos Como os demais componentes de um computador, ela é feita principalmente por metais e plásticos Existem vários tipos de impressoras, mas os mais comuns para o usuário doméstico são as impressoras de jato

Leia mais

Logística Reversa de Embalagens. Gabriel Pedreira de Lima

Logística Reversa de Embalagens. Gabriel Pedreira de Lima Logística Reversa de Embalagens Gabriel Pedreira de Lima QUALIFICAÇÃO E EXPERIÊNCIA A Empresa A CGA geo é uma empresa de consultoria ambiental com sólida experiência em projetos voltados ao Gerenciamento

Leia mais

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU Leandro Tadeu da Silva 1, José Benedito Leandro 2 1 Graduando em Tecnologia em Logística pela Fatec

Leia mais

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS]

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] ATERROS SANITÁRIOS [DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] 2013 O QUE SÃO OS RESÍDUOS SÓLIDOS? É O LIXO QUE PRODUZIMOS. NOSSO LIXO DE TODOS OS DIAS. E ESSES RESÍDUOS OU LIXO PODEM SER CLASSIFICADOS COMO:

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO, QUALIDADE DO CARDÁPIO E PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO, QUALIDADE DO CARDÁPIO E PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO, QUALIDADE DO CARDÁPIO E PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA CIDADE DE SETE LAGOAS MG Anna Luiza Fernandes de SOUZA 1 Juliana Costa LIBOREDO

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013

ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013 ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013 LIXO 2º ENCONTRO OBJETIVO: Relatar a composição química do lixo e os prováveis danos causados, além de discutir principais

Leia mais

ações somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense que CARTILHA DA ECONOMIA

ações somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense que CARTILHA DA ECONOMIA CARTILHA DA ECONOMIA ações que somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense Nos dias de hoje, a energia é empregada intensivamente na sociedade em geral e em tudo o que se faz. Daí a necessidade

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR 1 APRESENTAÇÃO O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná - Sebrae/PR, tem como missão Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos

Leia mais

APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno

APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno de RESULTADOS para perpetuação do negócio. HISTÓRIA OBJETIVOS DIRETRIZES

Leia mais

CONSUMO URBANO E O DESCARTE FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

CONSUMO URBANO E O DESCARTE FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS CONSUMO URBANO E O DESCARTE FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Patrícia da Cruz Oliveira 1 1 INTRODUÇÃO O acelerado crescimento urbano das últimas décadas do século passado e início deste, traz algumas questões

Leia mais

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho Coordenador de SMS nas Empresas Artecola Nossos negócios

Leia mais

Carta Compromisso Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos

Carta Compromisso Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Carta Compromisso Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Publicado em: 16/09/2004 O Programa Coleta Seletiva Solidária foi criado a partir do compromisso público da atual Prefeita em ato de campanha eleitoral

Leia mais

REPROCESSAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA USADO

REPROCESSAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA USADO 1 REPROCESSAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA USADO Andrea Barbosa Delfini de Paulo 1 Arion Guedes Diogo 2 Cíntia Cargnin Cavalheiro Ribas 3 Lizete Marisa de Macedo 4 Mayara de Fatima Esper Cury 5 Valdeir De Almeida

Leia mais

Gestão De D Resídu d os

Gestão De D Resídu d os Gestão De Resíduos COLETA SELETIVA Projeto Gestão de Resíduos EcoMalzoni Como funcionava a coleta de resíduos antes do Projeto de Gestão de Resíduos? - 85% dos sacos retirados eram pretos, com

Leia mais

Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat

Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat Preliminares Enquanto Grupo, estamos conscientes do impacto que as nossas atividades e os nossos produtos têm sobre a sociedade e sobre o meio ambiente, bem como nosso

Leia mais

Análise SWOT. Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais

Análise SWOT. Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais Análise SWOT Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais Implantação de associação de catadores, melhorando a coleta seletiva. Disponibilização de quantidade maior de lixeiras na cidade. Geração de empregos

Leia mais

Carga Horária : 50 horas

Carga Horária : 50 horas Carga Horária : 50 horas Sumário 1- O que é Sustentabilidade 2- Conceito de Repensar 3- Conceito de Reduzir 4- Conceito de Reutilizar 5- Conceito de Reaproveitar 6- Conceito de Reciclar 7- Conceito de

Leia mais

Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book

Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book Índice 03. Introdução 05. Soluções energéticas 09. Destinação de resíduos 11. Atenção à água Introdução Empregar novos hábitos no gerenciamento do

Leia mais

Título: Gestão de Pessoas: Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho e Sustentabilidade

Título: Gestão de Pessoas: Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho e Sustentabilidade Prêmio Ajufe: Boas Práticas de Gestão Ficha de inscrição Dados pessoais do(s) autor(es) da prática: Nome: José Carlos da Silva, Rita de Cássia Araújo Alves Mendonça e Anna Elizabete C. B. Ferreira Cargo:

Leia mais

Workshop de Contratação Sustentável Módulo Execução: Elaboração do Termo de Referência

Workshop de Contratação Sustentável Módulo Execução: Elaboração do Termo de Referência Workshop de Contratação Sustentável Módulo Execução: Elaboração do Termo de Referência 25 de novembro de 2015 Centro de Formação, Capacitação e Treinamento - CEFOR da Câmara dos Deputados OBJETIVOS Geral:

Leia mais

Logística Reversa, Economia Circular e Empresas B

Logística Reversa, Economia Circular e Empresas B Café da Manhã Logística Reversa, Economia Circular e Empresas B São Paulo, 5 de abril de 2017 Quem somos? A TriCiclos é uma Empresa B Certificada que busca a compreender e solucionar as questões ligadas

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 05/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação. Peter Drucker

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Zilda Maria Faria Veloso

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Zilda Maria Faria Veloso MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA Zilda Maria Faria Veloso Diretora de Ambiente Urbano Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Urbano POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PNRS POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO CARTA DE COMPROMETIMENTO O Grupo Cataratas acredita no efeito transformador que o ecoturismo pode ter na criação de experiências de sensibilização e conscientização em torno da causa do desenvolvimento

Leia mais

BEM-VINDO AO MOVIMENTO GREENING INOVANDO COM SUSTENTABILIDADE NÓS CRIAMOS PRODUTOS

BEM-VINDO AO MOVIMENTO GREENING INOVANDO COM SUSTENTABILIDADE NÓS CRIAMOS PRODUTOS BEM-VINDO AO MOVIMENTO GREENING INOVANDO COM SUSTENTABILIDADE NÓS CRIAMOS PRODUTOS Chicko Sousa Engenheiro mecânico, louco por natureza, com vivência internacional em diversos países como Suécia, Alemanha,

Leia mais

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente.

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. CONSUMO: Gera impactos positivos e negativos CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. Desperdício Degradação ambiental Núcleo de Educação Ambiental Conforto Bem estar Qualidade de vida Produção

Leia mais

A Empresa. da sociedade. aos clientes e promovendo um aumento do bem estar

A Empresa. da sociedade. aos clientes e promovendo um aumento do bem estar A Empresa 02 A Empresa A Trasix Soluções Ambientais é uma empresa de gestão ambiental que tem como objetivo encontrar soluções sustentáveis para o descarte de resíduos. Ela foi criada para desenvolver,

Leia mais

Consumo sustentável e a implantação da logística reversa de embalagens em geral. XI SEMINÁRIO ABES Brasília, agosto de 2014 Patrícia Iglecias

Consumo sustentável e a implantação da logística reversa de embalagens em geral. XI SEMINÁRIO ABES Brasília, agosto de 2014 Patrícia Iglecias Consumo sustentável e a implantação da logística reversa de embalagens em geral XI SEMINÁRIO ABES Brasília, agosto de 2014 Patrícia Iglecias Direito ao Meio Ambiente e Proteção do Consumidor Parâmetro

Leia mais

UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas. Projeto RENEW Renewable Energy Group

UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas. Projeto RENEW Renewable Energy Group UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas Projeto RENEW Renewable Energy Group Coordenador: Marcio Rodrigo Loos marcio.loos@ufsc.br Criação: Ana Paula Meneguzzi

Leia mais

Biol. Regina Maris R. Murillo

Biol. Regina Maris R. Murillo Biol. Regina Maris R. Murillo RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE Aspectos legais em revisão sobre segregação e reciclagem. Resíduos de serviços de saúde x Rejeitos Resíduos resultantes de atividades exercidas

Leia mais

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE política de SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Esta Política representa o compromisso da Santos Brasil em enraizar a Sustentabilidade em sua cultura, nas decisões de negócio e em suas práticas diárias, servindo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Ciências / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 4ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 17 / 10 / 2016

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Declaração Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e das

Leia mais

Tendências irreversíveis

Tendências irreversíveis Aumento dos riscos ambientais: Escassez dos recursos, Escassez de matérias-primas, Degradação e desastres naturais Pressões regulatórias e Necessidade da análise do ciclo de vida Atender a um mercado em

Leia mais

A PNRS e o Acordo Setorial de Embalagens

A PNRS e o Acordo Setorial de Embalagens A PNRS e o Acordo Setorial de Embalagens Jacques Demajorovic Professor Programa de Pós-Graduação em Administração/FEI EPR no ciclo de vida de um produto (MASSOTE, 2014) Evolução da destinação dos resíduos

Leia mais

Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes

Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes Política de sustentabilidade da Rodorei Transportes A Rodorei Transportes adota, há dez anos, uma política agressiva de sustentabilidade que envolve o gerenciamento de sua frota, as atitudes dos seus colaboradores

Leia mais

As Políticas Públicas Ambientais de Pernambuco e Resíduos Sólidos

As Políticas Públicas Ambientais de Pernambuco e Resíduos Sólidos As Políticas Públicas Ambientais de Pernambuco e Resíduos Sólidos Densidade populacional na Zona Costeira AP 2 hab.km -2 MA 29 hab.km -2 CE 252 hab.km -2 PB 373 hab.km -2 PE 913 hab.km -2 BA 96 hab.km

Leia mais

Logística Reversa & Economia Circular

Logística Reversa & Economia Circular Auditório da FIESP, 05 de abril de 2017 Logística Reversa & Economia Circular Flávio de Miranda Ribeiro CETESB Companhia Ambiental de São Paulo Contexto São Paulo já tem longa tradição de Economia Circular:

Leia mais

COELBA - NEOENERGIA. Principal Motivação: (o que motivou a realização do case na empresa)

COELBA - NEOENERGIA. Principal Motivação: (o que motivou a realização do case na empresa) COELBA - NEOENERGIA Título do Case: Principal Motivação: (o que motivou a realização do case na empresa) Projeto VALE LUZ A destinação do lixo é hoje uma questão de vital importância para a qualidade de

Leia mais

Valorização dos Resíduos Plásticos

Valorização dos Resíduos Plásticos Valorização dos Resíduos Plásticos CENÁRIO CENÁRIO Consumimos 50% a mais do que o planeta é capaz de produzir, absorver e regenerar 16% da população mundial consome 78% dos recursos 2/3 da população não

Leia mais

REQUISITOS PARA PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS AMBIENTALMENTE CORRETOS

REQUISITOS PARA PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS AMBIENTALMENTE CORRETOS REQUISITOS PARA PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS AMBIENTALMENTE CORRETOS Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer CTI Campinas SP - Brasil Modelo industrial

Leia mais

Contabilidade Ambiental. Ferramenta para Sustentabilidade Socioambiental das Organizações.

Contabilidade Ambiental. Ferramenta para Sustentabilidade Socioambiental das Organizações. Contabilidade Ambiental Ferramenta para Sustentabilidade Socioambiental das Organizações. Contabilidade A contabilidade, é uma das ciências mais antigas do mundo, nasceu com a intenção de quantificar o

Leia mais

Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Componente Curricular: Educação e Saúde. Prof. Vanderlei Folmer / Msc. Maria Eduarda de Lima

Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Componente Curricular: Educação e Saúde. Prof. Vanderlei Folmer / Msc. Maria Eduarda de Lima Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Componente Curricular: Educação e Saúde Prof. Vanderlei Folmer / Msc. Maria Eduarda de Lima O que é lixo? Latim Lix : cinza ; Europa : resíduos domésticos

Leia mais

Panorama da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Principais avanços e gargalos

Panorama da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Principais avanços e gargalos Panorama da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Principais avanços e gargalos Porto Alegre - 2018 A Visão dos municípios Panorama atual Novos paradigmas Dificuldades e gargalos PANORAMA ATUAL Marco

Leia mais

MANEJO DE RESÍDUOS SUSTENTÁVEIS GERADOS POR COZINHAS INDUSTRIAIS. P.A. Kameda 1, T.C.O. Marsi 1

MANEJO DE RESÍDUOS SUSTENTÁVEIS GERADOS POR COZINHAS INDUSTRIAIS. P.A. Kameda 1, T.C.O. Marsi 1 MANEJO DE RESÍDUOS SUSTENTÁVEIS GERADOS POR COZINHAS INDUSTRIAIS P.A. Kameda, T.C.O. Marsi Instituto de Ciências e Saúde - Universidade Paulista (Unip) - Rodovia Presidente Dutra, Km 57,5 - Limoeiro -

Leia mais

DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade. CGEP - Morgana Pizzolato, Dr a.

DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade. CGEP - Morgana Pizzolato, Dr a. DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade CGEP - Morgana Pizzolato, Dr a. P + L O resíduo é inerente ao processo? NÃO, ele é um indicativo da ineficiência A identificação e análise do resíduo dão início

Leia mais