Estudo da corda vibrante

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estudo da corda vibrante"

Transcrição

1 Prática 5 Estudo da corda vibrante 5.1 Objetivo Determinar a velocidade de uma onda transversal que se propaga em uma corda homogênea e o índice de refração relativo de uma corda segmentada. 5.2 Introdução Ondas mecânicas se propagam nos diversos meios materiais com velocidades que dependem das propriedades de inércia e elasticidade do meio. Nesta experiência vamos estudar as ondas transversais em uma corda. Em particular veremos a formação de ondas estacionárias em uma corda tensionada, presa em ambas extremidades, excitada por uma haste vibratória acoplada a um gerador. 5.3 Modelo Vamos rever alguns detalhes importantes sobre a propagação de ondas transversais. Nosso modelo considera que o movimento se dá no plano xy, com a corda ao longo do eixo x. Um pequeno deslocamento vertical y numa corda submetida a uma tensão τ provoca a propagação de uma onda y(x, t) cuja forma mais geral é y(x, t) = f(x vt) + g(x + vt), (5.1) sendo f(x vt) uma onda progressiva que se propaga no sentido positivo do eixo x com velocidade v e g(x + vt), uma onda que se propaga no sentido negativo do eixo x, também com velocidade v. No caso das ondas transversais na corda a velocidade de propagação é dada por v = τ µ, (5.2) sendo µ a densidade linear de massa da corda e τ, a tensão aplicada. Nesta prática a corda será tensionada pelo peso de uma massa, ou seja, a tensão na corda será τ = Mg. Em nosso experimento vamos gerar ondas na corda fazendo com que uma de suas extremidades oscile, com pequena amplitude, numa determinada frequência, ao ser conectada a uma haste vertical que executa um movimento harmônico. O movimento da haste é provocado pela conexão eletro-mecânica dela com um gerador de frequências. Este equipamento nos permite escolher o tipo de movimento e a frequência. Nesta prática vamos gerar ondas harmônicas, ou seja, do tipo seno ou cosseno. Supondo que a corda seja semi-infinita, a conexão com o gerador causaria a propagação de um onda progressiva da forma y(x, t) = A cos[k(x vt) + φ], (5.3) 33

2 5.3 Modelo 34 onde A é a amplitude da onda, φ é a constante de fase e k é o número de onda. A constante de fase φ depende dos valores iniciais de y e y num determinado ponto. O significado do número t de onda fica claro quando impomos as periodicidades espacial e temporal. Imagine que tiremos uma foto da corda num determinado instante de tempo t = t 0. Nessa foto veríamos a forma harmônica com periodicidade dada pela condição y(x, t 0 ) = y(x + λ, t 0 ) ou cos[k(x vt 0 ) + φ] = cos[k(x + λ vt 0 ) + φ] cos[kx + φ ] = cos[k(x + λ) + φ ] onde φ = φ kvt 0. Para que a condição acima seja satisfeita para qualquer valor de x devemos ter kλ = 2π, ou λ = 2π k. (5.4) A periodicidade temporal pode ser analisada pela observação do movimento harmônico de um ponto da corda, na posição x = x 0. Neste caso teríamos y(x 0, t) = y(x 0, t + T ) ou cos[k(x 0 vt) + φ] = cos {k[x 0 v(t + T )] + φ} cos[kvt φ ] = cos[kv(t + T ) φ ] onde φ = φ + kx 0. Para que a condição acima seja satisfeita para qualquer valor de t devemos ter que kvt = 2π. Lembrando que a frequência f é dada por 1/T e usando a definição de λ, equação (5.4), temos que v = λf. (5.5) Esta relação entre a velocidade, o comprimento de onda e a frequência será bastante explorada nesta prática. Em nosso experimento vamos considerar a corda fixa nas duas extremidades. Supondo que uma das extremidades esteja em x = 0 e a outra em x = L, as condições de contorno ficam: y(0, t) = y(l, t) = 0. (5.6) O fato de termos uma corda finita faz com que seja possível a formação de ondas estacionárias devidas à interferência construtiva entre as ondas incidente e refletida. Neste caso todos os elementos da corda oscilam com a mesma frequência angular ω = 2πf e a mesma fase φ. Cada ponto x da corda oscila com a mesma dependência temporal cos(ωt), mas com uma amplitude A(x). Neste caso as partes espacial e temporal da solução ondulatória fatoram e podemos escrever y(x, t) = A(x) cos(ωt) (5.7) Nesta corda finita e fixa em ambas extremidades apenas podem ocorrer ondas estacionárias tais que L = n λ n (n = 1, 2, 3,...), (5.8) 2 ou seja, apenas ondas estacionárias com comprimento de onda da forma λ n = 2L n (5.9) são possíveis na corda. Cada valor de n define o que chamamos modo normal ou harmônico. A figura 5.1 ilustra os quatro primeiros modos normais da corda fixa nas duas extremidades. Usando a relação (5.5) podemos escrever as frequências dos modos normais como f n = n v 2L. (5.10)

3 5.3 Modelo 35 Figura 5.1: Quatro primeiros modos normais de uma corda vibrante fixa em ambas extremidades. Assim, cada vez que escolhermos uma dessas frequências no gerador, veremos a corda vibrar como mostrado na figura 5.1. Examinando o padrão de vibração podemos identificar o valor de n e calcular o valor de λ n correspondente usando a expressão (5.9), bastando para isso medir o comprimento L da corda. Para mais detalhes sobre a parte teórica relativa a esta prática consulte [?]. Ondas estacionárias em uma corda segmentada No modelo descrito até então consideramos que o meio de propagação era uma corda homogênea. Vamos ver agora uma situação mais interessante: uma corda composta de dois segmentos com comprimentos, diâmetros e densidades lineares diferentes, que serão identificados pelos subíndices A e B. A corda como um todo será excitada por uma frequência f, escolhida no gerador de frequências, e sujeita a uma tensão τ. As velocidades de propagação nos segmentos são v A = Assim, usando a expressão (5.5) temos τ τ e v B = (5.11) µ A µ B λ A = v A f e λ B = v B f (5.12) Já que os comprimentos de onda em cada segmento são diferentes, podemos ajustar os comprimentos L A e L B de cada um de maneira a colocar ambos em algum modo normal. De acordo com a equação (5.9) os valores de L A e L B devem ser tais que L A = n Aλ A 2 e L B = n Bλ B 2 (5.13) Examinado as expressões para L A e L B acima, vemos ser possivel que n A n B, ou seja, cada segmento pode estar em um harmônico diferente!

4 5.4 Descrição da experiência 36 Fazendo uma analogia com as ondas eletromagnéticas, podemos definir o ńdice de refração relativo aos meios A e B como η = v A µb = = λ A, (5.14) v B µ A λ B onde usamos as expressões (5.11) para a velocidade das ondas transversais em cada segmento da corda. 5.4 Descrição da experiência Esta experiência tem duas partes. Na primeira usaremos uma única corda e nela vamos observar a formação de diversos modos normais com o objetivo de determinar v apartir da expressão (5.5). Na segunda parte vamos unir duas cordas diferentes formando uma corda segmentada. Neste caso vamos observar a formação de modos normais em cada segmento com o objetivo de determinar as velocidades de propagação em cada parte. Material Régua; Cordas de vários tipos; Massas; Suporte para massas; Roldanas; Gerador de frequências; Conversor digital para ligar o gerador de frequências ao computador: Bobinas; Computador com programa para medida de frequência e também com programa gráfico para análise dos dados. 5.5 Procedimentos experimentais Planejamento Corda homogênea Examine a figura 5.2 e verifique se todo o material está disponível na bancada. Prenda a extremidade da corda mais próxima da bobina a um suporte, depois faça a corda passar por dentro do orifício da haste vibratória, apoie-a na roldana e finalmente amarre a outra extremidade ao suporte com as massas.

5 5.5 Procedimentos experimentais 37 Figura 5.2: Esquema da montagem experimental para a medida de velocidade de propagação Verifique a posição da bobina e da roldana, a distância entre elas será aproximadamente o comprimento L disponível para a formação das ondas estacionárias. Note que a Figura 5.2 mostra que, devido ao movimento da haste, a posição da mesma não corresponde exatamente a um nó da onda estacionária. Encontre em seu computador o programa Measure - Cobra 3 que dá o valor da frequência fornecida pelo gerador. Coloque a corda para oscilar e ajuste a frequência do gerador até observar um dos modos normais. Colocar uma folha de papel branco como anteparo (atrás da corda) pode ajudar na visualização das ondas estacionárias. Mude um pouco a frequência e observe quanto é possível alterá-la sem sair do modo normal. Estime, a partir deste procedimento, a incerteza na medida da frequência. Corda segmentada Prepare a montagem como na figura 5.3. Note que neste caso são necessárias duas roldanas e que o mesmo valor de massa deve ser usado nas duas extremidades. Verifique de que material os dois segmentos são feitos e quais são seus diâmetros. Experimente variar os comprimentos de cada segmento movimentando o ponto de junção e a posição da bobina. Realização Corda homogênea Prepare a montagem como descrita na figura 5.2. A massa que tensiona a corda deve ser tal que pelo menos 6 modos normais sejam observados, ou seja, a frequência do modo normal fundamental n = 1 não pode ser muito grande (f 1 10 Hz). Para tanto utilize uma massa de 100 g a 200 g.

6 5.5 Procedimentos experimentais 38 Figura 5.3: Esquema da montagem experimental para a medida do índice de refração relativo Prenda o suporte em uma das corda e coloque a massa escolhida no mesmo. Meça distância entre a bobina e a roldana; esta será aproximadamente a distância L mostrada na figura 5.1. Coloque a corda para oscilar, ajustando a amplitude e a frequência do gerador. Comece com uma amplitude correspondendo é metade da escala do gerador e com uma frequência menor que 10 Hz. Aumente a frequência aos poucos até que a onda estacionária correspondendo a λ/2 seja observada. Faça a leitura da frequência de excitação da bobina no computador. Continue aumentando a frequência gradativamente para observar cada uma das ondas correspondentes a λ, 3λ/2, 2λ, 5λ/2.... Para saber o comprimento de onda em cada caso, utilize o L medido e lembre-se da equação (5.9). Meça o comprimento L da corda e a massa M que a tensiona. Construa a tabela a seguir:

7 Análise dos dados 39 L = M= λ ( ) σ λ ( ) f ( ) σ f ( ) 1 8 Meça a massa do pedaço de um pedaço de corda avulso, m c, e seu comprimento, L c. Calcule agora o valor de µ = m c /L c, incluindo sua incerteza. Meça a massa que tensiona a corda, incluindo o suporte. A partir deste valor e usando a equação 5.2 determine a velocidade de propagação na corda, incluindo sua incereteza. Corda segmentada Amarre dois pedaços de corda e prenda suas extremidades livres a massas idênticas. Uma das pontas livres deve passar primeiro pela bobina, como indicado na figura 5.3. As massas devem ser idênticas. Varie a frequência do gerador até que você observe a formação dos modos normais. Os valores de L A e L B podem ser facilmente ajustados pela movimentação do ponto de junção primeiro e depois pelo deslocamento da bobina. O objetivo é que cada segmento tenha um número inteiro de meios comprimentos de onda. Escolha uma frequência tal que a corda segmentada vibre nos harmônicos n A e n B preencha a tabela do relatǿrio com esses valores, assim como os de L A e L B. e 5.6 Análise dos dados Corda homogênea A tabela com os dados obtidos com a corda homogênea será usada para o gráfico de f em função de λ. A relação entre essas grandezas, equação (5.5) é claramente não linear e a obtenção experimental de v depende do resultado do ajuste explicado no Apêndice D. Vamos associar a variável x a λ e y a f. Nesta experiência podemos usar duas funções de ajuste y = a x + b, (5.15) ou y = a + b. (5.16) x No caso da função (5.15), comparando com a expressão (5.5), vemos que o parâmetro a será a velocidade de propagação da onda na corda e b um parâmetro de correção para o comprimento de onda. Esta correção pode ser necessá ria se a posição da bobina não corresponder a um nó da onda na corda, conforme mostra a figura 5.2.

8 5.6 Análise dos dados 40 Se a função (5.16) for usada, a comparação com a expressão (5.5) nos leva a concluir que a será a velocidade de propagação da onda na corda e b um parâmetro de correção para a frequência. Esta correção pode ser necessá ria se o offset (um pequeno acré cimo de frequência) for não nulo. Discuta com seu professor qual a função mais adequada em seu caso. Você pode, inclusive, realizar os dois ajustes e verificar qual o mais adequado a seus dados. Seja qual for a função utilizada, estamos fazendo um ajuste não linear e a escolha adequada dos valores iniciais de a e b é fundamental para o sucesso do ajuste. O valor de a pode ser facilmente estimado pelo cá lculo de v pela equação (5.2). O valor inicial de b em ambos os caso, não precisa ser alterado. Corda segmentada A partir dos valores de L A, n A, L B e n B, usando a expressão (5.9) você pode determinar os comprimentos de onda λ A e λ B e assim fazer uma primeira determinação de η a partir da expressão (5.14). Usando a expressão abaixo, você fará uma segunda determinação do índice de refração relativo, que chamaremos de η. η = v A µb =, v B µ A

Ondas. Lucy V. C. Assali. Física II IO

Ondas. Lucy V. C. Assali. Física II IO Ondas Física II 2015 - IO Não é possível exibir esta imagem no momento. O que é uma onda? Qualquer sinal que é transmitido de um ponto a outro de um meio, com velocidade definida, sem que haja transporte

Leia mais

Ondas estacionárias em uma corda. Introdução. Materiais Necessários. Visualize diferentes modos de vibração para ondas estacionárias em uma corda.

Ondas estacionárias em uma corda. Introdução. Materiais Necessários. Visualize diferentes modos de vibração para ondas estacionárias em uma corda. dução Visualize diferentes modos de vibração para ondas estacionárias em uma corda. Cadastrada por Lucas Assis Material - onde encontrar em supermercados e farmácias Material - quanto custa entre e 25

Leia mais

Capítulo 18 Movimento ondulatório

Capítulo 18 Movimento ondulatório Capítulo 18 Movimento ondulatório 18.1 Ondas mecânicas Onda: perturbação que se propaga Ondas mecânicas: Por exemplo: som, ondas na água, ondas sísmicas, etc. Se propagam em um meio material. No entanto,

Leia mais

Física para Engenharia II - Prova P2-2012

Física para Engenharia II - Prova P2-2012 430196 Física para Engenharia II - Prova P - 01 Observações: Preencha todas as folhas com o seu nome, número USP, número da turma e nome do professor. A prova tem duração de horas. Não somos responsáveis

Leia mais

FEP Física para Engenharia II

FEP Física para Engenharia II FEP96 - Física para Engenharia II Prova P - Gabarito. Uma plataforma de massa m está presa a duas molas iguais de constante elástica k. A plataforma pode oscilar sobre uma superfície horizontal sem atrito.

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. A equação de uma onda transversal se propagando ao longo de uma corda muito longa é, onde e estão expressos em centímetros e em segundos. Determine (a) a amplitude, (b) o comprimento de onda,

Leia mais

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 23 de maio de 2013

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 23 de maio de 2013 OSCILAÇÕES FORÇADAS Mecânica II (FIS-26) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA 23 de maio de 2013 Roteiro 1 Unidimensionais Equação de Unidimensionais Harmônicas em cordas Roteiro Unidimensionais Equação

Leia mais

Mecânica e Ondas. Ondas estacionárias em cordas vibrantes

Mecânica e Ondas. Ondas estacionárias em cordas vibrantes Mecânica e Ondas Ondas estacionárias em cordas vibrantes Objectivo Estudo das ondas estacionárias em cordas vibrantes. Estudo da variação da frequência de ressonância da onda com a tensão e o comprimento

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS Prof. Bruno Farias Ondas Uma onda surge quando um sistema é deslocado de sua posição

Leia mais

Ondas e oscilações. 1. As equações de onda

Ondas e oscilações. 1. As equações de onda Ondas e oscilações 1. As equações de onda Por que usamos funções seno ou cosseno para representar ondas ou oscilações? Essas funções existem exatamente para mostrar que um determinado comportamento é cíclico

Leia mais

Ondas e oscilações. 1. As equações de onda

Ondas e oscilações. 1. As equações de onda Ondas e oscilações 1. As equações de onda Por que usamos funções seno ou cosseno para representar ondas ou oscilações? Essas funções existem exatamente para mostrar que um determinado comportamento é cíclico

Leia mais

Introdução às Medidas em Física 11 a Aula *

Introdução às Medidas em Física 11 a Aula * Introdução às Medidas em Física 11 a Aula * http://fge.if.usp.br/~takagui/4300152_2011/ Marcia Takagui Ed. Ala 1 * Baseada em Suaide/ Munhoz 2006 sala 216 ramal 6811 1 Cordas vibrantes Parte 1! Objetivos:

Leia mais

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Ondas e Propriedades Ondulatórias. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Ondas e Propriedades Ondulatórias. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Oscilação e Ondas Ondas e Propriedades Ondulatórias Prof. Luciano Fontes ONDAS: É uma perturbação que se propaga num meio. Ondas e energia: Transporta energia mas não matéria Direção de Propagação:

Leia mais

Ondas. Lucy V. C. Assali. Física II IO

Ondas. Lucy V. C. Assali. Física II IO Ondas Física II 2016 - IO O que é uma onda? Qualquer sinal que é transmitido de um ponto a outro de um meio, com velocidade definida, sem que haja transporte direto de matéria. distúrbio se propaga leva

Leia mais

6.0 Ondas Mecânicas

6.0 Ondas Mecânicas www.engenhariafacil.net 6.0 Ondas Mecânicas Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido, sólido ou gasoso), com velocidade definida.sua principal

Leia mais

Física Módulo 2 Ondas

Física Módulo 2 Ondas Física Módulo 2 Ondas Ondas, o que são? Onda... Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro,

Leia mais

Ondas Estacionárias em Cordas

Ondas Estacionárias em Cordas Ondas Estacionárias em Cordas 1. Introdução As cordas estão presentes em vários instrumentos musicais, como o piano, violão, violino e violoncelo. Para cada tipo de instrumento as cordas irão vibrar por

Leia mais

A forma do elemento pode ser aproximada a um arco de um círculo de raio R, cujo centro está em O. A força líquida na direção de O é F = 2(τ sen θ).

A forma do elemento pode ser aproximada a um arco de um círculo de raio R, cujo centro está em O. A força líquida na direção de O é F = 2(τ sen θ). A forma do elemento pode ser aproximada a um arco de um círculo de raio R, cujo centro está em O. A força líquida na direção de O é F = (τ sen θ). Aqui assumimos que θ

Leia mais

Prof. Neckel 06/08/2017. Tipos de ondas. Nesta disciplina: Ondas mecânicas. Simulação no desmos

Prof. Neckel 06/08/2017. Tipos de ondas. Nesta disciplina: Ondas mecânicas. Simulação no desmos FÍSICA 2 ONDAS PROGRESSIVAS PROF. MSC. LEANDRO NECKEL ONDA Definição de onda: Perturbação Periódica que se propaga em um meio ou no espaço Tipos de ondas Mecânicas: oscilação em um determinado meio, dependem

Leia mais

Física II para a Escola Politécnica ( ) - P3 (02/12/2016) [z7ba]

Física II para a Escola Politécnica ( ) - P3 (02/12/2016) [z7ba] [z7ba] NUSP: 0 0 0 0 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 5 5 5 5 5 5 5 6 7 6 7 6 7 6 7 6 7 6 7 6 7 8 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9 9 9 Instruções: preencha completamente os círculos com os dígitos do seu número USP (um em cada

Leia mais

Mecânica e Ondas. Ondas estacionárias em cordas vibrantes

Mecânica e Ondas. Ondas estacionárias em cordas vibrantes Mecânica e Ondas Ondas estacionárias em cordas vibrantes Objectivo Estudo das ondas estacionárias em cordas vibrantes. Estudo da variação da frequência de ressonância da onda com a tensão e o comprimento

Leia mais

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II Cordas Vibrantes 1 - Objetivo Geral : Determinar a frequência de um diapasão. *Anote a incerteza dos instrumentos de medida utilizados: ap 2 Experimentos: 2.1 Determinação da frequência do diapasão variando

Leia mais

Aula do cap. 17 Ondas

Aula do cap. 17 Ondas Aula do cap. 17 Ondas O que é uma onda?? Podemos definir onda como uma variação de uma grandeza física que se propaga no espaço. É um distúrbio que se propaga e pode levar sinais ou energia de um lugar

Leia mais

Cordas Vibrantes. 1. Objetivos. 2. Introdução

Cordas Vibrantes. 1. Objetivos. 2. Introdução Cordas Vibrantes 1. Objetivos Objetivamos averiguar o efeito de ressonância em um fio tensionado e, a partir desse estudo, determinar uma expressão empírica que estabeleça uma conexão entre as frequências

Leia mais

A Equação de Onda em Uma Dimensão (continuação) Consequências do Princípio de Superposição

A Equação de Onda em Uma Dimensão (continuação) Consequências do Princípio de Superposição A Equação de Onda em Uma Dimensão (continuação) Consequências do Princípio de Superposição O princípio de superposição nos diz que quando houver mais de uma onda se propagando em uma corda, a onda resultante

Leia mais

Lista de exercícios n 2 - Ondas Prof. Marco

Lista de exercícios n 2 - Ondas Prof. Marco o Lista de exercícios n 2 - Ondas Prof. Marco Ondas periódicas 1 Uma onda tem velocidade escalar igual a 240 m/s e seu comprimento de onda é 3,2 m. Quais são: (a) A freqüência; (b) O período da onda? [Resp.

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009 Universidade de São Paulo nstituto de Física FEP11 - FÍSCA para o nstituto Oceanográfico 1º Semestre de 009 Segunda Lista de Exercícios Oscilações 1) Verifique quais funções, entre as seguintes, podem

Leia mais

Introdução. Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro.

Introdução. Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro. Capitulo 16 Ondas I Introdução Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro. Ondas ondas é qualquer sinal (perturbação) que se transmite de um ponto a outro de um meio com

Leia mais

Introdução às Medidas em Física 11 a Aula *

Introdução às Medidas em Física 11 a Aula * Introdução às Medidas em Física 11 a Aula * http://fge.if.usp.br/~takagui/fap0152_2010/ Marcia Takagui Ed. Ala 1 * Baseada em Suaide/ Munhoz 2006 sala 216 ramal 6811 1 Cordas vibrantes Parte 1! Objetivos:

Leia mais

Laboratório de Física I. Experiência 4 Cordas vibrantes. 1 o semestre de 2017

Laboratório de Física I. Experiência 4 Cordas vibrantes. 1 o semestre de 2017 4310256 Laboratório de Física I Experiência 4 Cordas vibrantes 1 o semestre de 2017 7 de março de 2017 4. Cordas vibrantes Introdução Sempre que sistema capaz de oscilar for solicitado por uma série de

Leia mais

Aula 19: Interferência de Ondas, Reflexão e Modos Normais de Vibração. Prof a Nair Stem Instituto de Física da USP

Aula 19: Interferência de Ondas, Reflexão e Modos Normais de Vibração. Prof a Nair Stem Instituto de Física da USP Aula 19: Interferência de Ondas, Reflexão e Modos Normais de Vibração Prof a Nair Stem Instituto de Física da USP Interferência de Ondas - Mesmo Sentido Considere a superposição de duas ondas progressivas

Leia mais

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 23 de maio de 2013

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 23 de maio de 2013 OSCIAÇÕES FORÇADAS Mecânica II (FIS-26) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA 23 de maio de 2013 Roteiro 1 Reflexão de Roteiro Reflexão de 1 Reflexão de Reflexão de Suponhamos, agora, que as ondas

Leia mais

FÍSICA 2 ONDAS PROGRESSIVAS PROF. MSC. LEANDRO NECKEL

FÍSICA 2 ONDAS PROGRESSIVAS PROF. MSC. LEANDRO NECKEL FÍSICA 2 ONDAS PROGRESSIVAS PROF. MSC. LEANDRO NECKEL ONDA Definição de onda: Perturbação Periódica que se propaga em um meio ou no espaço Tipos de ondas Mecânicas: oscilação em um determinado meio, dependem

Leia mais

Prof. Oscar 2º. Semestre de 2013

Prof. Oscar 2º. Semestre de 2013 Cap. 16 Ondas I Prof. Oscar º. Semestre de 013 16.1 Introdução Ondas são perturbações que se propagam transportando energia. Desta forma, uma música, a imagem numa tela de tv, a comunicações utilizando

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 17 OSCILAÇÕES E ONDAS. Professor Sérgio Gouveia

FÍSICA MÓDULO 17 OSCILAÇÕES E ONDAS. Professor Sérgio Gouveia FÍSICA Professor Sérgio Gouveia MÓDULO 17 OSCILAÇÕES E ONDAS MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) 1. MHS DEFINIÇÃO É o movimento oscilatório e retilíneo, tal que a aceleração é proporcional e de sentido contrário

Leia mais

Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 9

Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 9 591036 Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 9 A Equação de Onda em Uma Dimensão Ondas transversais em uma corda esticada Já vimos no estudo sobre oscilações que os físicos gostam de

Leia mais

Estudo das oscilações de um sistema massamola

Estudo das oscilações de um sistema massamola Prática 4 Estudo das oscilações de um sistema massamola 4.1 Objetivo Explorar as principais grandezas físicas de um sistema massa-mola sem amortecimento e no regime subamortecido. 4.2 Introdução Um exemplo

Leia mais

Ondas Estacionárias em uma Corda

Ondas Estacionárias em uma Corda Ondas Estacionárias em uma Corda INTRODUÇÃO Ondas estacionárias em uma corda finita Em uma corda uniforme de densidade linear de massa, submetida a uma tensão T, a velocidade de propagação v de um pulso

Leia mais

4-Lista Instrumentos sonoros DUDU

4-Lista Instrumentos sonoros DUDU -Lista Instrumentos sonoros DUDU 1. (Ufsc 019) As apresentações no Circo da Física se encerram de forma triunfal com a orquestra de cientistas. Nesse espetáculo, os músicos usam máscaras e roupas para

Leia mais

Sinal: perturbação que produz alteração de uma propriedade física. A perturbação (o sinal) provoca oscilações ou vibrações num ponto de um meio.

Sinal: perturbação que produz alteração de uma propriedade física. A perturbação (o sinal) provoca oscilações ou vibrações num ponto de um meio. Ondas e sinais Para gerar uma onda num meio é necessário criar uma perturbação num ponto (ou numa zona), ou seja, alterar uma propriedade física do meio nesse ponto. Quando isso ocorre, dizemos que foi

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Movimento Oscilatório no cotidiano Ondas no mar Fontes de energia renovável 21/08/2017 Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva 2 Movimento Oscilatório no mundo moderno

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Características das ondas Uma onda é descrita pelas seguintes características físicas: Amplitude, A Frequência, f Comprimento de onda, Velocidade, v Características das ondas A amplitude

Leia mais

Lista de Exercícios - ONDAS I - Propagação, Interferência e Ondas Estacionárias. Prof: Álvaro Leonardi Ayala Filho

Lista de Exercícios - ONDAS I - Propagação, Interferência e Ondas Estacionárias. Prof: Álvaro Leonardi Ayala Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - ONDAS I - Propagação, Interferência e Ondas Estacionárias. Prof:

Leia mais

O que são ondas? I. Farkas, D. Helbing e T. Vicsek, Nature (London) 419, 131 (2002). A onda humana

O que são ondas? I. Farkas, D. Helbing e T. Vicsek, Nature (London) 419, 131 (2002). A onda humana O que são ondas? I. Farkas, D. Helbing e T. Vicsek, Nature (London) 419, 131 (2002). A onda humana Ondas transversas: pulsos numa corda, mola, etc. Ondas longitudinais: mola, som, etc. Diferentes tipos

Leia mais

defi departamento de física

defi departamento de física defi departamento de física Laboratórios de Física www.defi.isep.ipp.pt Estudo de Ondas numa corda Instituto Superior de Engenharia do Porto- Departamento de Física Rua Dr. António Bernardino de Almeida,

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Onda É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria. Em relação à direção de propagação da energia nos meios materiais

Leia mais

Experiência VII (aulas 11 e 12) Cordas vibrantes

Experiência VII (aulas 11 e 12) Cordas vibrantes Experiência VII (aulas 11 e 12) Cordas vibrantes 1. Objetivos 2. Introdução 3. Arranjo experimental 4. Procedimento experimental 5. Análise de dados 6. Apêndice 7. Reerências 1. Objetivos Essa experiência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Perguntas: 1. A figura 1a mostra um instantâneo de uma onda que se propaga no sentido

Leia mais

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar a variação de voltagem nas placas de um capacitor, em função do tempo, num circuito RLC alimentado com onda quadrada.

Leia mais

Laboratório de Física I. Experiência 4 Cordas vibrantes. 1 de fevereiro de 2018

Laboratório de Física I. Experiência 4 Cordas vibrantes. 1 de fevereiro de 2018 4310256 Laboratório de Física I Experiência 4 Cordas vibrantes 1 o semestre de 2018 1 de fevereiro de 2018 4. Cordas vibrantes Introdução Sempre e sistema capaz de oscilar for solicitado por uma serie

Leia mais

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS 7.1. INTRODUÇÃO As ondas mecânicas são fenómenos ondulatórios que necessitam de um meio material para se propagarem. Como exemplos destas ondas, vamos estudar neste capítulo

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos Capítulo 7 Ondas.397 Resposta: a I. Correta. As ondas mecânicas necessitam de um meio material para se propagarem. II. Incorreta. As ondas eletromagnéticas propagam-se no ácuo e em certos meios materiais.

Leia mais

do Semi-Árido - UFERSA

do Semi-Árido - UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Ondas Subênia Karine de Medeiros Mossoró, Outubro de 2009 Ondas Uma ondas é qualquer sinal (perturbação) que se transmite de um ponto a outro de um meio

Leia mais

Circuitos resistivos alimentados com onda senoidal

Circuitos resistivos alimentados com onda senoidal Experimento 5 Circuitos resistivos alimentados com onda senoidal 5.1 Material Gerador de funções; osciloscópio; multímetro; resistor de 1 kω; indutores de 9,54, 23,2 e 50 mh. 5.2 Introdução Nas aulas anteriores

Leia mais

INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Grupo:... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Experiência 7

INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Grupo:... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Experiência 7 INSTITUTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Laboratório de Eletromagnetismo (4300373) Grupo:......... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno Noturno Data : / / Experiência 7 MAPEAMENTO DE CAMPO MAGNÉTICO

Leia mais

Circuitos resistivos alimentados com onda senoidal. Indutância mútua.

Circuitos resistivos alimentados com onda senoidal. Indutância mútua. Capítulo 6 Circuitos resistivos alimentados com onda senoidal. Indutância mútua. 6.1 Material Gerador de funções; osciloscópio; multímetro; resistor de 1 kω; indutores de 9,54, 23,2 e 50 mh. 6.2 Introdução

Leia mais

Física para Engenharia II

Física para Engenharia II Física para Engenharia II 430196 (FEP196) Turma 01111 Sala C-13 3as 15h00 / 5as 9h0. Prof. Antonio Domingues dos Santos Depto. Física Materiais e Mecânica IF USP Ed. Mário Schemberg, sala 05 adsantos@if.usp.br

Leia mais

Circuitos resistivos alimentados com onda senoidal

Circuitos resistivos alimentados com onda senoidal Circuitos resistivos alimentados com onda senoidal 5 5.1 Material Gerador de funções; osciloscópio; multímetro; resistor de 1 kω; indutores de 9,54, 23,2 e 50 mh. 5.2 Introdução Nas aulas anteriores estudamos

Leia mais

Instituto de Física - USP FGE Laboratório de Física III - LabFlex

Instituto de Física - USP FGE Laboratório de Física III - LabFlex Instituto de Física - USP FGE013 - Laboratório de Física III - LabFlex Aula 14 - (Exp 3.3) - Oscilador magnético forçado amortecido Manfredo H. Tabacniks Alexandre Suaide novembro 007 M.H. Tabacniks, A.

Leia mais

FEP Física para Engenharia II

FEP Física para Engenharia II FEP2196 - Física para Engenharia II Prova P1-25/10/2007 - Gabarito 1. Um corpo de massa 50 g está preso a uma mola de constante k = 20 N/m e oscila, inicialmente, livremente. Esse oscilador é posteriormente

Leia mais

1. Movimento Harmônico Simples

1. Movimento Harmônico Simples Física Oscilações 1. Movimento Harmônico Simples Vamos analisar inicialmente a situação em que há um corpo de massa m, preso a uma mola de constante elástica K que realiza oscilações em torno de seu ponto

Leia mais

0 = 4,0 cm cos(φ) 4,0 cm = 4,0 cm cos( π 2 +φ) (20 cm) 4,0 cm 2π. (10 s)

0 = 4,0 cm cos(φ) 4,0 cm = 4,0 cm cos( π 2 +φ) (20 cm) 4,0 cm 2π. (10 s) ± π 2 y(0, t) 0 = 4,0 cm cos(φ) 4,0 cm = 4,0 cm cos( π 2 +φ) + π 2 y x, t = A cos(kx ωt + φ) y 0, t = A cos( ωt + φ) 2π (20 cm) 4,0 cm 2π (10 s) y x, t = (4,0 cm) cos 2π 2π x (20 cm) (10 s) t + π 2 v =

Leia mais

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II Objetivo Geral: Determinar a velocidade de propagação do som no ar através da interpretação do padrão de ondas estacionárias formadas em um tubo sonoro fechado. *Anote a incerteza dos instrumentos de medida

Leia mais

FIS-26 Prova 03 Maio/2013

FIS-26 Prova 03 Maio/2013 FIS-26 Prova 03 Maio/2013 Nome: Turma: Duração máxima da prova: 120 min. Responda às questões de forma clara, completa e concisa. Uma parte da pontuação de cada questão será atribuída para o resultado

Leia mais

ONDAS ESTACIONÁRIAS NUMA CORDA VIBRANTE

ONDAS ESTACIONÁRIAS NUMA CORDA VIBRANTE Física I Protocolos das Aulas Práticas 0 DF - Universidade do Algarve ONDAS ESTACIONÁRIAS NUMA CORDA VIBRANTE Resumo Ondas estacionárias são geradas numa corda flexível, esticada, e ligada a dois suportes

Leia mais

Circuitos resistivos alimentados com onda senoidal

Circuitos resistivos alimentados com onda senoidal Circuitos resistivos alimentados com onda senoidal 3 3.1 Material resistores de 1 kω e 100 Ω. 3.2 Introdução Nas aulas anteriores estudamos o comportamento de circuitos resistivos com tensão constante.

Leia mais

Fuja do Nabo: Física II P Rogério Motisuki Ondulatória Exercícios

Fuja do Nabo: Física II P Rogério Motisuki Ondulatória Exercícios Fuja do Nabo: Física II P1 014 Rogério Motisuki Ondulatória Exercícios P 01) a) Basta observar o gráfico e visualmente perceber que há dois comprimentos de onda em 1m, ou seja: λ = 0,5m Fazendo o mesmo

Leia mais

INSTITUTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Laboratório de Eletromagnetismo (4300373) o SEMESTRE DE 03 Grupo:......... (nome completo) Prof(a).:... Diurno Noturno Data : / / Experiência 7 MAPEAMENTO

Leia mais

defi departamento de física

defi departamento de física defi departamento de física Laboratórios de Física www.defi.isep.ipp.pt Estudo de ondas numa corda Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Física Rua Dr. António Bernardino de Almeida,

Leia mais

Cap. 21 Superposição 1º/2012

Cap. 21 Superposição 1º/2012 Cap. 21 O princípio da superposição distingue partículas e ondas Partículas não se sobrepõem Ondas sim! Ondas Progressivas O que irá acontecer quando essas ondas se cruzarem? Evolução temporal Qual o valor

Leia mais

Tópico 8. Aula Prática: Pêndulo Simples

Tópico 8. Aula Prática: Pêndulo Simples Tópico 8. Aula Prática: Pêndulo Simples 1. INTRODUÇÃO Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora

Leia mais

Física Aplicada Aula 02

Física Aplicada Aula 02 Universidade de São Paulo Instituto de Física Física Aplicada Aula 02 http://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=24279 Profa. Márcia de Almeida Rizzutto Edifício Oscar Sala sala 220 rizzutto@if.usp.br

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Superposição de ondas harmônicas Um importante aspecto do comportamento das ondas é o efeito combinado de duas ou mais ondas que se propagam num mesmo meio. Princípio

Leia mais

INTRODUÇÃO À ONDULATÓRIA

INTRODUÇÃO À ONDULATÓRIA INTRODUÇÃO À ONDULATÓRIA Considerações Iniciais Considerações Iniciais: O que é ONDA??? Perturbação produzida: PULSO O PULSO se movimenta a partir da região onde foi gerado: ONDA A onda se movimenta transferindo

Leia mais

Física para Engenharia II - Prova P2-2013

Física para Engenharia II - Prova P2-2013 43296 Física para Engenharia II - Prova P2-23 Observações: Preencha todas as folhas com o seu nome, número USP, número da turma e nome do professor. A prova tem duração de 2 horas. Não somos responsáveis

Leia mais

Física Experimental III

Física Experimental III Universidade Federal Fluminense - PUVR Física Experimental III Experiência: Ondas Estacionárias em Cordas 1 Objetivos 1. Vericar a formação de ondas estacionárias em cordas.. Vericar a dependência do período

Leia mais

2ª Lista de exercícios de Fenômenos Ondulatórios

2ª Lista de exercícios de Fenômenos Ondulatórios 2ª Lista de exercícios de Fenômenos Ondulatórios Prof. Renato 1. Dada uma onda em uma corda como função de x e t. No tempo igual a zero essa onda é representada na figura seguir (y em função de x): 0,6

Leia mais

ONDAS ESTACIONÁRIAS - A CORDA VIBRANTE

ONDAS ESTACIONÁRIAS - A CORDA VIBRANTE ONDAS ESTACIONÁRIAS - A CORDA VIBRANTE Material Utilizado: Parte B - Sistema 1D - Ondas Estacionárias Transversais - um vibrador mecânico (PASCO SF-9324) com adaptador banana para cordas - um gerador de

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Versão: A

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Versão: A Universidade Federal do io de Janeiro Instituto de Física Versão: A Múltipla escolha (7 0,7= 4,9 pontos 1. Duas massas idênticas estão ligadas cada uma a molas idênticas e apoiadas sobre uma superfície

Leia mais

Cap. 16 Ondas I. Prof. Oscar 1º. Semestre de 2011

Cap. 16 Ondas I. Prof. Oscar 1º. Semestre de 2011 Cap. 16 Ondas I Prof. Oscar 1º. Semestre de 011 16.1 Introdução Ondas são perturbações que se propagam transportando energia. Desta forma, uma música, a imagem numa tela de tv, a comunicações utilizando

Leia mais

Experimento 9 Circuitos RL em corrente alternada

Experimento 9 Circuitos RL em corrente alternada 1. OBJETIVO Experimento 9 Circuitos RL em corrente alternada O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos RL em presença de uma fonte de alimentação de corrente alternada. 2. MATERIAL UTILIZADO

Leia mais

Experimento 6 Corrente alternada: circuitos resistivos

Experimento 6 Corrente alternada: circuitos resistivos 1 OBJETIVO Experimento 6 Corrente alternada: circuitos resistivos O objetivo desta aula é estudar o comportamento de circuitos resistivos em presença de uma fonte de alimentação de corrente alternada 2

Leia mais

Prova P3 Física para Engenharia II, turma nov. 2014

Prova P3 Física para Engenharia II, turma nov. 2014 Questão 1 Imagine que você prenda um objeto de 5 g numa mola cuja constante elástica vale 4 N/m. Em seguida, você o puxa, esticando a mola, até 5 cm da sua posição de equilíbrio, quando então o joga com

Leia mais

ONDULATÓRIA: EQUAÇÃO DE ONDAS E CONCEITOS

ONDULATÓRIA: EQUAÇÃO DE ONDAS E CONCEITOS TE053-Ondas Eletromagnéticas ONDULATÓRIA: EQUAÇÃO DE ONDAS E CONCEITOS BÁSICOS PROF. CÉSAR AUGUSTO DARTORA - UFPR E-MAIL: CADARTORA@ELETRICA.UFPR.BR CURITIBA-PR Roteiro da Aula: Conceitos básicos sobre

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva 06/08 (quinta-feira) AULA 1 Movimento Ondulatório 13/08 (quinta-feira) AULA 2 Movimento Ondulatório 20/08 (quinta-feira) AULA 3 Interferência e Difração 27/08 (quinta-feira)

Leia mais

Uma onda se caracteriza como sendo qualquer perturbação que se propaga no espaço.

Uma onda se caracteriza como sendo qualquer perturbação que se propaga no espaço. 16 ONDAS 1 16.3 Uma onda se caracteriza como sendo qualquer perturbação que se propaga no espaço. Onda transversal: a deformação é transversal à direção de propagação. Deformação Propagação 2 Onda longitudinal:

Leia mais

3. Ondas estacionárias numa corda sob tensão fixa nas duas extremidades

3. Ondas estacionárias numa corda sob tensão fixa nas duas extremidades DEPARTAMENTO DE FÍSICA FCTUC ONDAS E ÓPTICA - 2008/2009 Trabalho Prático nº 1 Sonómetro: estudo de ondas estacionárias numa corda sob tensão 1. Objectivo Pretende-se estudar as ondas estacionárias numa

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia

Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia Oscilações Movimento Oscilatório Cinemática do Movimento Harmônico Simples (MHS) MHS e Movimento

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 2

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 2 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 2 Questões 1) A Figura 1a apresenta o retrato de uma onda propagante ao longo do sentido positivo do eixo x em uma corda sob tensão. Quatro elementos da corda são designados por

Leia mais

PRÁTICA 8: VELOCIDADE DE UMA ONDA PROGRESSIVA EM ÁGUA

PRÁTICA 8: VELOCIDADE DE UMA ONDA PROGRESSIVA EM ÁGUA PRÁTICA 8: VELOCIDADE DE UMA ONDA PROGRESSIVA EM ÁGUA Nesta prática, estudaremos o efeito de uma perturbação em uma lâmina de água, a fim de observar fundamentos de fenômenos ondulatórios, com um aparato

Leia mais

Física B Extensivo V. 7

Física B Extensivo V. 7 Física B Extensivo V. 7 Resolva 6.) D N =. log 4 N =. log 8 N =. 8. log N = 8 db Aula 6 6.) = 3 W/m (intensidade das ondas sonoras no interior de uma fábrica têxtil). = W/m (menor intensidade que uma onda

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Exatas e Naturais 6 Ondas Física II Ferreira 1 ÍNDICE 1. O que é onda; 2. Classificação das ondas; 3. Comprimento de onda e frequência;

Leia mais

Óptica Ondulatória. 1. Introdução Ondas Electromagnéticas

Óptica Ondulatória. 1. Introdução Ondas Electromagnéticas Óptica Ondulatória 1. Introdução 1.1. Ondas Electromagnéticas As ondas estão presentes por todo o lado na Natureza: luz, som, ondas de rádio, raios-x, etc. No caso da luz visível temos ondas electromagnéticas,

Leia mais

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 4 ONDAS II

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 4 ONDAS II FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 4 ONDAS II PROF.: KAIO DUTRA Ondas Sonoras Ondas sonoras são definidas como qualquer onda longitudinal. O ponto S representa uma pequena fonte sonora, chamada

Leia mais

1) O deslocamento de uma onda progressiva em uma corda esticada é (em unidades do SI)

1) O deslocamento de uma onda progressiva em uma corda esticada é (em unidades do SI) 1) O deslocamento de uma onda progressiva em uma corda esticada é (em unidades do SI) a) Quais são a velocidade e a direção de deslocamento da onda? b) Qual é o deslocamento vertical da corda em t=0, x=0,100

Leia mais

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada

Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada Experimento 5 Circuitos RLC com onda quadrada 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é estudar a variação de voltagem nas placas de um capacitor, em função do tempo, num circuito RLC alimentado com onda quadrada.

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009 Universidade de São Paulo Instituto de Física FEP11 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 9 Primeira Lista de Exercícios Oscilações 1) Duas molas idênticas, cada uma de constante, estão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica. Disciplina: TE053 - Ondas Eletromagnéticas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica. Disciplina: TE053 - Ondas Eletromagnéticas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica 3 a LISTA DE EXERCÍCIOS Disciplina: TE053 - Ondas Eletromagnéticas Professor: César Augusto Dartora 1 1) Resolver

Leia mais

FÍSICA III AULAS 21 E 22: TEORIA ONDULATÓRIA EXERCÍCIOS PROPOSTOS

FÍSICA III AULAS 21 E 22: TEORIA ONDULATÓRIA EXERCÍCIOS PROPOSTOS ANUAL VOLUME 5 FÍSICA III AULAS 1 E : TEORIA ONDULATÓRIA EXERCÍCIOS ROOSTOS 01. rimeiramente, vamos analisar as forças que atuam na corda: F 1 representa a força com que o garoto do andar de baixo traciona

Leia mais