COLÉGIO GUARULHOS DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE DIÁRIOS ELETRÔNICOS. VERSÃO 1.0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO GUARULHOS DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE DIÁRIOS ELETRÔNICOS. VERSÃO 1.0"

Transcrição

1 COLÉGIO GUARULHOS DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE DIÁRIOS ELETRÔNICOS. VERSÃO

2 LAYOUT: LOGIN Ação: Deve-se inserir o login do usuário no campo Login, e a senha de acesso no campo senha. Lembrando que as senhas são de uso individual.

3 Layout: Principal Ação: Tela principal, visualização das opções básicas de gerenciamento sendo: - Criar Diário Realiza a criação do diário relacionando classe, disciplina e professor. É possível também realizar a alteração do professor de um diário já criado. - Relatório Exibe todos os diários já criados. - Grade Horária Realiza o processo de cadastramento da grade horária e do calendário escolar. - Inserir / Alterar Realiza o processo de cadastramento dos conteúdos, frequências, notas e comunicados. - Imprimir Diário Exibe o diário completo, para que possa ser visualizado e impresso. - Logoff Realiza o encerramento das sessões, e sai do sistema de forma correta. Lembrando que após a realização das ações deve-se realizar o logoff do sistema.

4 LAYOUT: CRIAR DIÁRIO Ação:Na tela principal clicar em Criar diário. Ação: É possível Criar diário por Sala, por Disciplina ou igual à outro ano letivo. É possível também realizar a troca de professores de determinada turma.

5 LAYOUT: CRIAR DIÁRIO POR SALA Ação: Para criar por sala, basta clicar na opção 'Por Sala'.

6 Ação: No campo 1 - Informar o ano letivo. No campo 2 - Informar a classe No campo 3 - O usuário deve selecionar as disciplinas lecionadas por um único professor. No campo 6 - O usuário deve selecionar o professor que irá lecionar as disciplinas selecionadas no campo3. No campo 5 - Há o campo 'Diários já cadastrados', que faz a listagem de todas as disciplinas com seus respectivos professores já cadastradas. No campo 4 Há campos que podem ser escolhidos, tais como: Não exibir a disciplina no boletim, determinar que é uma materia EAD, ou exibir o nome da disciplina ao invés do módulo em questão. Para cadastrar basta clicar no botão 'enviar' após realizar a seleção das disciplinas e professor.

7 Ação: Após clicar no botão 'Enviar', os dados serão armazenados no banco de dados, e uma mensagem de confirmação será exibida, nesta mensagem basta clicar em 'OK'.

8 LAYOUT: CRIAR DIÁRIO POR DISCIPLINA Ação: Para criar por disciplina, basta clicar na opção 'Por Disciplina'.

9 Ação: No campo 1 - Informar o ano letivo. No campo 2 - Informar a disciplina. No campo 3 - Informar o professor que leciona a disciplina informada no campo 2. No campo 4 - O usuário deve selecionar todas as classes que irão possuir as disciplinas do

10 campo 2 lecionadas pelo professor do campo 3. No campo 5 - Faz a listagem de todas as classes com a disciplina e seu respectivo professor. No campo 6 Há campos que podem ser escolhidos, tais como: Não exibir a disciplina no boletim, determinar que é uma materia EAD, ou exibir o nome da disciplina ao invés do módulo em questão. Para cadastrar basta clicar no botão 'enviar' após realizar a seleção das disciplinas e professor. Ação: Após clicar no botão 'Enviar', os dados serão armazenados no banco de dados, e uma mensagem de confirmação será exibida, nesta mensagem basta clicar em 'ok'.

11 LAYOUT: CRIAR DIÁRIO IGUAL À OUTRO ANO LETIVO Ação: Para criar igual à outro ano letivo, basta clicar na opção 'Igual à outro ano letivo'.

12 Ação: No campo 1 - Informar o ano letivo que deseja imitar. No campo 2 São informados todos os diários existentes no ano selecionado no campo 1. No campo 3 - Informar o ano que deseja criar. Para cadastrar basta clicar no botão 'criar' após realizar a seleção das disciplinas e professor.

13 Ação: Após clicar no botão 'Criar', os dados serão armazenados no banco de dados, e uma mensagem de confirmação será exibida, nesta mensagem basta clicar em 'OK'.

14 LAYOUT: TROCA DE PROFESSOR Ação: Para realizar a troca de professor de um diário, basta clicar na opção 'Troca de Professor'. Ação: No campo 1 Selecionar o ano letivo. No campo 2 Selecionar o nome do professor que deseja alterar. Após isso clicar no botão 'OK'.

15 Ação: No campo 3 Selecionar os diários que deseja que o novo professor lecione. No campo 4 Selecionar o nome do novo professor. No campo 5 Selecionar o tipo de troca, podendo ser 'Principal' ou 'Substituto'. O Principal é utilizado quando o professor atual renuncia a disciplina lecionada e o novo professor se torna o professor da disciplina em questão.já o substituto é utilizado quando o professor atual entra em licença, independentemente do motivo, e o novo professor assume suas aulas apenas durante o período da licença, ao término desse período o professor que estava de licença retoma suas atividades. Para salvar a alteração deve-se clicar no botão 'Criar'.

16 Ação: Após clicar em 'Criar' uma mensagem de confirmação será exibida, se possuir a certeza de que a troca está correta clique em 'OK', para que dessa forma os dados sejam alterados na base de dados.

17 LAYOUT: RELATÓRIO Ação:Na tela principal clicar em Relatório.

18 Ação: No campo 1 é possível escolher o ano letivo, e dessa forma abaixo são exibidos todos os diários criados no ano selecionado no campo 1.

19 LAYOUT: GRADE HORÁRIA Ação:Na tela principal clicar em Grade horária. Ação: É possível cadastrar a grade horária por sala ou de forma geral. Exibir o relatório da grade horária e cadastrar / alterar o calendário escolar.

20 LAYOUT: GRADE HORÁRIA POR SALA Ação:Clicar na opção 'Por Sala'. Ação: No campo 1 Escolher o ano letivo. No campo 2 Escolher a sala No campo 3 Cadastrar a matéria com os dias da semana e a respectiva aula. O campo Lab. Só deve ser selecionado caso a aula seja no laboratório. No campo 4 É exibido uma legenda auxiliar. Para cadastrar deve-se clicar no botão 'Enviar'.

21 LAYOUT: GRADE HORÁRIA GERAL Ação:Clicar na opção 'Geral'.

22 Ação: No campo 1 - Informar o ano letivo No campo 2 - Cadastrar a matéria com os dias da semana e a respectiva aula. O campo Lab. Só deve ser selecionado caso a aula seja no laboratório. Para cadastrar deve-se clicar no botão 'Enviar'.

23 LAYOUT: GRADE HORÁRIA - RELATÓRIO Ação:Clicar na opção 'Relatório'.

24 Ação: No campo 1 - Escolher o ano letivo No campo 2 - Escolher o Turno.

25 LAYOUT: CALENDÁRIO ESCOLAR Ação:Clicar na opção 'Calendário Escolar'.

26

27 Ação:Deve-se cadastrar o calendário escolar do ano letivo, levando em consideração todas as atividades propostas. Deve-se seguir os tipos como mostra a legenda. Ação: A legenda tem o intuito de mostrar a relação entre os símbolos utilizados no calendário escolar com o nome da atividade. Obs.: Vale ressaltar que o diário utiliza como base a grade horária e o calendário escolar, portanto é de suma importância realizar o cadastro de ambos no inicio do ano letivo.

28 LAYOUT: INSERIR / ALTERAR Ação: Clicar na opção 'Inserir / Alterar'.

29 Ação: O Inserir / Alterar diários possui as seguintes opções: - Conteúdo por Bloco Fornece a opção de inserir os Conteúdos passados em sala de aula, de um determinado mês. - Frequência por bloco - Fornece a opção de inserir as frequências dos alunos de um bimestre inteiro, devendo selecionar apenas os alunos ausentes. - Diário - Fornece a opção de inserir os conteúdos passados em sala de aula como também as frequências dos alunos, no dia escolhido. O grande diferencial do módulo diário é que além de englobar conteúdos e frequências, há também a possibilidade de inserir anexos. - Gerenciamento de Notas Fornece a opção de inserção / alteração de notas de determinada turma, além de poder visualizar boletins e tarjetas eletrônicas. - Generalidades Fornece a opção de cadastrar as generalidades ocorridas no bimestre, é equivalente ao campo 11 do diário convencional. - Gerenciamento de Comunicados Fornece a opção de cadastrar comunicados para os alunos.

30 LAYOUT: CONTEÚDO POR BLOCO Ação:Clicar na opção 'Conteúdo por bloco'. Ação: No campo 1 escolher o mês que deseja cadastrar o conteúdo. Após a escolha basta clicar no botão 'OK'.

31 Ação: No campo 2 escolher o sala que deseja cadastrar o conteúdo. Após a escolha basta clicar no botão 'Enviar'. Ação: O sistema informa todas as datas do mês selecionado em que o professor irá ter aula na classe selecionada, para que desta maneira o professor possa realizar o cadastramento dos conteúdos. Para salvar os dados basta clicar sobre o botão 'Salvar'.

32 LAYOUT: FREQUÊNCIA POR BLOCO Ação:Clicar na opção 'Frequência por bloco'. Ação: No campo 1 - Clicar sobre o bimestre que deseja cadastrar as frequência.

33 Ação: No campo 2 - Selecionar a sala que deseja cadastrar. Ação: Selecionar apenas os alunos ausentes. Portanto serão atribuídas presenças para os alunos não selecionados e ausências para os alunos selecionados. Para salvar, basta clicar sobre o botão 'Salvar'.

34 LAYOUT: DIÁRIO Ação:Clicar na opção 'Diário'. Ação: No campo 1 - Clicar sobre o bimestre que deseja cadastrar.

35 Ação: No campo 2 - Selecionar a sala que deseja cadastrar. Ação: No campo 3 - Selecionar a data que desejar.

36 Ação: No campo 5 É a forma de cadastrar as frequências dos alunos, onde deve-se selecionar apenas os alunos ausentes, pois o sistema interpreta os alunos selecionados como ausentes e os não selecionados como presentes. No campo 6 É a forma de cadastrar os conteúdos do dia em questão. No campo 4 - Ao clicar no campo 4 é possível realizar a inserção de anexos, onde irá abrir uma janela nova. Como mostra a imagem a seguir.

37 Ação: No campo 7 Deve-se escolher o tipo de anexo, onde dependendo do tipo as opções são diferenciadas. Os tipos podem ser: Atividade, Prova Mensal, Prova Bimestral, Recuperação, Trabalho e Trabalho Online. Para Atividade, Prova Mensal, Prova Bimestral e Recuperação a tela de anexos será exibida como mostra a imagem a seguir.

38 Ação: No campo 8 É possivel colocar algumas orientações sobre o anexo em questão. Lembrando que não há a obrigatoriedade de se colocar orientações. No campo 9 Deve ser escolhido o(s) arquivo(s) que deseja anexar. Após a escolha devese clicar sobre o botão 'enviar'. No campo 10 Ficam localizados todos os arquivos anexados, que se encontram nos arquivos temporários, ou seja ainda não estão salvos realmente no sistema. É possivel excluir arquivos desse local apenas clicando sobre a lixeira localizada ao lado do nome do arquivo. No campo 11 Ficam localizados todos os arquivos anexados e já salvos no sistema, e também há a possibilidade de se excluir arquivos anexados, para isso basta clicar sobre a lixeira que está localizada ao lado do nome do arquivo. Para anexar arquivos do tipo Trabalho, a tela de anexos será exibida como mostra a imagem a seguir.

39 Ação: No campo 8 - Deve-se colocar a data de entrega do trabalho. No campo 9 É possivel colocar algumas orientações sobre o anexo em questão. Lembrando que não há a obrigatoriedade de se colocar orientações. No campo 10 Deve ser escolhido o(s) arquivo(s) que deseja anexar. Após a escolha deve-se clicar sobre o botão 'enviar'. No campo 11 Ficam localizados todos os arquivos anexados, que se encontram nos arquivos temporários, ou seja ainda não estão salvos realmente no sistema. É possivel excluir arquivos desse local apenas clicando sobre a lixeira localizada ao lado do nome do arquivo. No campo 12 Ficam localizados todos os arquivos anexados e já salvos no sistema, e também há a possibilidade de se excluir arquivos anexados, para isso basta clicar sobre a lixeira que está localizada ao lado do nome do arquivo. Para anexar arquivos do tipo Trabalho Online, a tela de anexos será exibida como mostra a imagem a seguir.

40 Ação: No campo 8 - Deve-se colocar a data e o horário da liberação e bloqueio das entregas, para que os alunos só possam estar realizando o envio durante o período estabelecido pelo professor. No campo 9 É possivel colocar algumas orientações sobre o anexo em questão. Lembrando que não há a obrigatoriedade de se colocar orientações. No campo 10 Deve ser escolhido o(s) arquivo(s) que deseja anexar. Após a escolha deve-se clicar sobre o botão 'enviar'. No campo 11 Ficam localizados todos os arquivos anexados, que se encontram nos arquivos temporários, ou seja ainda não estão salvos realmente no sistema. É possivel excluir arquivos desse local apenas clicando sobre a lixeira localizada ao lado do nome do arquivo. No campo 12 Ficam localizados todos os arquivos anexados e já salvos no sistema, e também há a possibilidade de se excluir arquivos anexados, para isso basta clicar sobre a lixeira que está localizada ao lado do nome do arquivo. Após anexar os arquivos basta fechar a página de anexos. Para cadastrar as ausências, os cronogramas e os anexos basta clicar no botão 'Salvar'.

41 LAYOUT: GERENCIAMENTO DE NOTAS Ação:Clicar na opção 'Gerenciamento de Notas'.

42 Ação: O Gerenciamento de Notas possui os seguintes módulos: - Inserir/Alterar Realiza o processo de cadastramento ou alteração de notas e faltas dos alunos de um determinado diário. - Tarjeta Eletrônica Disponibiliza as opções de visualizar a tarjeta eletrônica, exibindo as notas e frequências cadastradas no sistema, sendo possível visualizar através de dois modos, sendo eles por professor, onde são exibidos todas as tarjetas do professor em questão, ou por classe, onde são exibidas todas as tarjetas da classe em questão. A tarjeta pode ser visualizada com as notas e ausências cadastradas no sistema como também há a opção de visualizá-las vazias. Ao visualizar as tarjetas os professores e coordenadores podem realizar o processo de assinar digitalmente as notas. - Boletim Trata-se da visualização do boletim bimestral ou final, podendo ser buscado de forma individual, onde é exibido apenas o boletim do aluno solicitado ou por sala, onde são exibidos os boletins de todos os alunos que formam a sala em questão, sendo exibidos de acordo com a ordem da chamada.

43 LAYOUT: GERENCIAMENTO DE NOTAS INSERIR / ALTERAR Ação:Clicar na opção 'Inserir/Alterar'. Ação: No campo 1 Deve-se selecionar o bimestre no qual deseja realizar o cadastramento ou alterações de notas.

44 Ação: No campo 2 Deve-se selecionar a sala em questão. O sistema realiza a opção automática entre inserção e alteração exibindo a opção disponível, ou seja se não houver dado cadastrados no banco o sistema interpretará como inserção e exibirá os campos em vazio, mas caso haja dados cadastrados no banco de dados o sistema busca esse dados e exibe para o usuário, para que o mesmo possa realizar o processo de alteração. O sistema também possui dois modos distintos de cadastramento/alteração de notas, onde o que diferencia cada um é o tipo de ensino, onde para ensino infantil as notas são inseridas através de conceitos e no caso de ensino fundamental I, fundamental II, médio e técnico as notas são inseridas através de notas realmente.

45 LAYOUT: INSERIR / ALTERAR ENSINO INFANTIL Ação: No campo 3 devem ser inseridos os conceitos relativos as notas dos alunos, onde há 3 tipo que são: Estou muito bem simbolizado pela cor verde, Estou bem simbolizado pela cor azul e Estou melhorando simbolizado pela cor amarela. A cor branca simboliza que não há dados digitados. Nesse campo aparecem todas as notas em branco caso não hajam notas digitadas no sistema, e no caso de as notas já terem sido digitadas anteriormente as mesmas aparecem para que possam ser alteradas. No campo 4 é possível realizar a sincronia com as demais disciplinas lecionadas na classe em questão, onde para realizar a sincronia basta selecionar as disciplinas que deseja sincronizar. Para cadastrar as notas informadas basta clicar sobre o botão 'Salvar Notas'.

46 Ação: Após clicar no botão 'Salvar Notas' será exibido uma confirmação, se possuir a certeza de que deseja salvar as notas basta clicar sobre o botão 'OK', em caso negativo clique em 'Cancelar'. Ação: Após clicar no botão 'OK' as notas são cadastradas na base de dados e uma mensagem é exibida, basta clicar sobre o botão 'OK'.

47 LAYOUT: INSERIR / ALTERAR ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E TÉCNICO. Ação: O campo 3 é relativo as aulas dadas, esse campo já vem previamente com a quantidade de aulas prevista, só é necessário alterar se a quantidade de aulas dadas for inferior a quantidade de aulas previstas. O campo 4 é relativo as notas e faltas dos alunos, sendo que as notas são sempre arredondadas para cima de meio em meio ponto, e a estrutura é formada da seguinte maneira: - N1 Formada através da nota de apostila podendo variar de 0 a 3 pontos, adicionada a nota de participação podendo variar de 0 a 3 pontos e adicionada também a nota de trabalho podendo variar de 0 a 4 pontos. Portanto a N1 pode variar de 0 a 10 pontos (N1 = Ap.+ Part. +Trab.). - N2 Formada através da nota da avaliação mensal podendo variar de 0 a 10 pontos.

48 - N3 Formada através da nota da avaliação Bimestral podendo variar de 0 a 10 pontos. - Méd. - Campo referente a média do aluno, ele é formado através da soma das notas N1, N2 e N3 e dividido por 3 (Méd. = (N1+N2+N3)/3). Esse campo é atualizado automaticamente pelo sistema, não sendo possível a alteração manual. O campo é atualizado toda vez que alguma das notas que o formam sofre qualquer tipo de alteração. - Rec. - É o campo referente a nota de recuperação podendo variar de 0 a 2 pontos que serão acrescentados na média do aluno. - M.Final É o campo referente a média final do aluno, ou seja trata-se da soma da média com a recuperação (M.Final = Méd. + Rec.). - Faltas Campo referente a quantidade total de ausência dos alunos. Esse campo deve possuir sempre uma quantidade inferior a quantidade de aulas dadas. - AC É a quantidade de ausências compensadas, deve ser sempre menor que a quantidade de Faltas. - T.Faltas É a quantidade total de faltas, trata-se da subtração das Acs na quantidade de Faltas (T.Faltas = Faltas AC). Esse campo assim como a média, ele é formado automaticamente pelo sistema, não sendo possível a alteração manual. Toda vez que o campo sofrer quaisquer alteração, o sistema realiza o tratamento do novo dado, retornando uma cor ao campo, onde cada cor possui um significado auxiliando assim o usuário, onde branco significa que está esperando que dados sejam digitados, amarelo informa que aquele campo que está em foco, vermelho informa que a nota digitada é uma nota vermelha ou que o aluno possui uma quantidade excessiva de faltas, azul informa que a nota digitada é azul ou que a possui uma quantidade baixa de faltas, e por último o roxo informa de o campo possui algum tipo de erro. Para salvar as notas basta verificar se não há campo em roxo e posteriormente clicar sobre o botão 'Salvar notas'. Ação: Após clicar no botão 'Salvar Notas' será exibido uma confirmação, se possuir a certeza de que deseja salvar as notas basta clicar sobre o botão 'OK', em caso negativo clique em 'Cancelar'. Caso haja alunos de recuperação, deve-se cadastrar a avaliação sobre os mesmos.

49 Ação: No campo 1 deve ser selecionado no mínimo uma das opções por aluno de recuperação, para que dessa forma o campo 2, onde está localizado o botão 'Salvar Dados' seja liberado para a continuidade do cadastramento. Ação: Ao selecionar no mínimo uma opção o campo 2 foi liberado, para salvar basta clicar sobre o botão 'Salvar Dados'.

50 Ação: Após clicar no botão 'Salvar Dados' será exibido uma confirmação, basta clicar sobre o botão 'OK'. Ação: Após clicar no botão 'OK' as notas são cadastradas na base de dados e uma mensagem é exibida, basta clicar sobre o botão 'OK'.

51 LAYOUT: GERENCIAMENTO DE NOTAS TARJETA ELETRÔNICA Ação:Clicar na opção 'Tarjeta Eletrônica'. Ação: A tarjeta pode ser visualizada de dois modos, sendo eles por sala ou por professor.

52 LAYOUT: TARJETA ELETRÔNICA POR SALA Ação: Basta clicar sobre o ícone 'Por Sala'. Ação: No campo 1 deve-se selecionar a sala. No campo 2 deve-se selecionar o bimestre referente. O campo 3 só deve ser selecionado caso deseje realizar a busca de tarjeta com todos os campos em branco. Para solicitar a visualização da tarjeta basta clicar sobre o botão 'Enviar'.

53 Caso o campo 3 referente a campos vazio não seja selecionado a tarjeta é exibida da seguinte maneira: Ação: Exibição de todas as tarjeta exibindo a média final do alunos, a quantidade total de faltas e a quantidade de ausências compensadas de todos os diários pertencentes a sala escolhida anteriormente.

54 Caso o campo 3 referente a campos vazio seja selecionado a tarjeta é exibida da seguinte maneira: Ação: Exibição de todas as tarjeta exibindo os campos em branco de todos os diários pertencentes a sala escolhida anteriormente.

55 LAYOUT: TARJETA ELETRÔNICA POR PROFESSOR Ação: Basta clicar sobre o ícone 'Por Professor'. Ação: No campo 1 deve-se selecionar o professor. No campo 2 deve-se selecionar o bimestre referente. O campo 3 só deve ser selecionado caso deseje realizar a busca de tarjeta com todos os campos em branco. Para solicitar a visualização da tarjeta basta clicar sobre o botão 'Enviar'.

56 Caso o campo 3 referente a campos vazio não seja selecionado a tarjeta é exibida da seguinte maneira: Ação: Exibição de todas as tarjeta exibindo todas as notas, faltas e ausências compensadas, de todos os diários pertencentes a sala escolhida anteriormente. O campo 4 só aparece para os professores que ministram a aula em questão, para que dessa forma ao clicar sobre o botão 'Assinar' ele possa realizar o processo de assinar digitalmente as notas informadas, como mostra a imagem a seguir.

57 Ação: No campo 5 deve-se informar a senha de acesso, para validar a assinatura digital, e clicar sobre o botão 'Assinar'. Após isso uma mensagem de assinatura realizada será exibida, como mostra a imagem a seguir. Ação: Quando a mensagem aparecer deve-se clicar sobre o botão 'ok'.

58 Após a assinatura digital, a tarjeta será exibida com a assinatura ao invés de possuir um botão para assinar. Obs.: O modelo a seguir trata-se da visualização dos professores, onde apenas o professor ministrante possui autorização para assinar. No caso dos coordenadores, eles só poderão realizar o processo de assinar digitalmente as notas após a assinatura do professor ministrante, seguindo o mesmo conceito da assinatura dos professores, onde deve-se clicar obre o botão assinar, informar a senha de acesso e 'ok'.

59 Caso o campo 3 referente a campos vazio seja selecionado a tarjeta é exibida da seguinte maneira: Ação: Exibição de todas as tarjeta exibindo os campos em branco de todos os diários pertencentes ao professor escolhido anteriormente.

60 LAYOUT: GERENCIAMENTO DE NOTAS BOLETIM Ação:Clicar na opção 'Boletim'. Ação: O boletim pode ser visualizado de duas maneiras, podendo ser por sala ou de maneira individual.

61 LAYOUT: BOLETIM POR SALA Ação: No campo 1 deve-se selecionar a sala que deseja visualizar os boletins. No campo 2 deve-se informar o bimestre que deseja buscar caso a busca seja por bimestre, ou deve-se selecionar a opção boletim final caso essa seja a opção. Após as devidas escolhas deve-se clicar sobre o botão 'Enviar'. LAYOUT: BOLETIM INDIVIDUAL Ação: No campo 1 deve-se informar o nome do aluno que deseja visualizar o boletim No campo 2 deve-se informar o bimestre que deseja buscar caso a busca seja por bimestre, ou deve-se selecionar a opção boletim final caso essa seja a opção. Após as devidas escolhas deve-se clicar sobre o botão 'Enviar'.

62 LAYOUT: BOLETIM ENSINO INFANTIL Ação: Exibição do boletim do ensino infantil.

63 LAYOUT: BOLETIM BIMESTRAL ENSINO FUNDAMENTAL Ação: Exibição do boletim do ensino fundamental.

64 LAYOUT: BOLETIM FINAL ENSINO FUNDAMENTAL Ação: Exibição do boletim do ensino fundamental.

65 LAYOUT: BOLETIM BIMESTRAL ENSINO FUNDAMENTAL Ação: Exibição do boletim do ensino fundamental.

66 LAYOUT: BOLETIM BIMESTRAL ENSINO MÉDIO Ação: Exibição do boletim do ensino médio.

67 LAYOUT: BOLETIM FINAL ENSINO MÉDIO Ação: Exibição do boletim do ensino médio.

68 LAYOUT: BOLETIM BIMESTRAL ENSINO TÉCNICO Ação: Exibição do boletim do ensino técnico.

69 LAYOUT: BOLETIM FINAL ENSINO TÉCNICO Ação: Exibição do boletim do ensino técnico.

70 LAYOUT: GENERALIDADES Ação:Clicar na opção 'Generalidades'. Ação: No campo 1 deve-se selecionar a sala No campo 2 deve-se selecionar o bimestre. Para enviar as informações basta clicar sobre o botão 'Enviar'.

71 Ação: O usuário deve cadastrar a generalidade do bimestre em questão, podendo realizar algumas configurações como deixar o texto em negrito. Após o encerramento da digitação da generalidade o usuário deve clicar sobre o botão 'Salvar', para que assim o sistema receba todas os dados e armazene-os na base de dados utilizada.

72 LAYOUT: GERENCIAMENTO DE COMUNICADOS Ação:Clicar na opção 'Gerenciamento de Comunicados'.

73 Ação: No gerenciamento de Comunicados é possível realizar a inserção de um novo comunicado, assim como exibir um comunicado já cadastrado, e na tela de exibição há a possibilidade de emitir uma 2ª via do comunicado em questão como também realizar alterações ou deletar o mesmo.

74 LAYOUT: GERENCIAMENTO DE COMUNICADOS - INSERIR Ação:Clicar na opção 'Inserir'. Ação: No campo 1 deve-se clicar sobre o bimestre referente ao novo comunicado. Ação: No campo 2 deve-se selecionar a sala do(s) aluno(s) em questão.

75 Ação: No campo 3 deve-se seleciona o(s) aluno(s) que necessitam receber o comunicado. No campo 4 deve-se informar o tipo do comunicado podendo ser :Comunicado, Advertência,Ocorrência ou Suspensão. No campo 5 deve-se informar o motivo do comunicado estar sendo enviado, podendo selecionar entre as opções ou digitar o motivo. No campo 6 deve-se informar as recomendações que deseja fazer, podendo selecionar entre as opções disponíveis ou escrever o que deseja. No campo 7 deve-se informar as providências a serem tomadas. Esse campo pode ser deixado em branco. No campo 8 deve-se informar a data da ocorrência. No campo 9 deve-se informar a data de inicio e término da suspensão, claro que esse campo só precisa ser preenchido caso o tipo do comunicado seja suspensão. No campo 10 deve-se informar o horário de chegada do aluno, apenas em casos onde o

76 aluno chegou atrasado ao colégio. No campo 11 deve-se informar o nome do professor ou a opção outro caso quem esteja aplicando seja algum funcionário (secretaria, coordenadores ou inspetores). O campo de preenchimento obrigatório são: campo1, campo2, campo3, campo4, campo8 e campo11. Ao término do preenchimento deve-se clicar sobre o botão 'Salvar'. Ação: Após clicar sobre o botão 'Salvar', os dados serão armazenados no banco de dados e uma mensagem de confirmação será exibida, assim basta o usuário clicar sobre o botão 'OK'.

77 LAYOUT: GERENCIAMENTO DE COMUNICADOS - RELATÓRIO Ação:Clicar na opção 'Relatório'. Ação:No campo 1 selecionar a sala.

78 Ação: No campo 2 selecionar o aluno. Ação: Todos os comunicados que o aluno recebeu serão exibidos e em cada um deles o usuário possui 3 opções informadas pelos campos 3,4 e 5, onde o mesmo pode optar por retirar uma 2ª via, ou realizar alterações e até mesmo deletar o comunicado em questão.

79 LAYOUT: RELATÓRIO DE COMUNICADOS 2ª VIA Ao clicar sobre o campo 3, uma nova página irá ser aberta com a 2ª via do comunicado em questão. Ação: Visualização da 2ª via.

80 LAYOUT: RELATÓRIO DE COMUNICADOS ALTERAR Ao clicar sobre o campo 4 a seguinte página irá ser exibida: Ação: O usuário deve realizar todas as alterações necessárias seguindo o mesmo modo que o de inserção, e ao término deve clicar sobre o botão 'Alterar', para que dessa forma as alterações sejam realmente salvas.

81 LAYOUT: RELATÓRIO DE COMUNICADOS DELETAR Ao clicar sobre o campo 5 a seguinte página irá ser exibida: Ação: O usuário deve confirmar se é realmente esse o comunicado que deseja deletar e em caso positivo clicar sobre o botão 'Deletar'.

82 LAYOUT: IMPRIMIR DIÁRIO Ação: Clicar em 'Imprimir Diário'. Ação: No campo 1 o usuário deve selecionar o diário da sala que deseja visualizar / imprimir.

83 Ação: Capa do diário

84 Ação: Lista com os nomes e número de chamada de todos os alunos. As 3 página a seguir, referente as frequências, conteúdos e notas são exibidas relacionadas aos 4 bimestres existentes.

85 Ação: Lista de Presença referente ao 1º bimestre. Ação: Resumo de todos os conteúdos aplicados em sala de aula.

86 Ação: Notas dos alunos Após a exibição de todas as frequências, conteúdos e notas dos 4 bimestres, é exibida a página de generalidades, esta página também é exibida de acordo com o bimestre, portanto são exibidas 4 páginas de generalidades cada uma referenciada a um bimestre. Ação: Exibição da página de generalidades.

87 LAYOUT: LOGOFF (SAIR) Ação: Para realizar o logoff do sistema, deve-se clicar sobre o ícone da porta como mostra a imagem acima. Assim o sistema encerra todas as sessões que estiverem em aberto e realiza sai do sistema de forma correta.

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL COORDENADOR. Diário Eletrônico do Sistema Nambei

MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL COORDENADOR. Diário Eletrônico do Sistema Nambei MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL COORDENADOR Diário Eletrônico do Sistema Nambei Versão 1.1 23/07/2014 ÍNDICE Acessar o Sistema... 3 Alterar senha... 3 Digitar diários de disciplina...5 Fechar o diário

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE 1. Primeiro Acesso Clique em [ACESSAR SUA CONTA] 1. Primeiro Acesso Caso ainda não possua acesso ao sistema, na caixa de diálogo que surge, clique em [Primeiro acesso].

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO ACESSANDO O PORTAL DO ALUNO Para acessar o portal do aluno, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino, vale ressaltar que os endereços de acesso

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO Do cadastramento de requisições As requisições deverão ser realizadas pelas chefias de unidade ou servidores da unidade autorizados pela chefia.

Leia mais

SISGRAD para docentes

SISGRAD para docentes SISGRAD para docentes 1) Como acessar o sistema? Utilize os navegadores Firefox ou Google Chrome, porque podem ocorrer erros com o uso do Internet Explorer. Acesse: http://sistemas.feg.unesp.br Se for

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 070/2013, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO Nº 070/2013, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Rua Ciomara Amaral de Paula, 167 Bairro Medicina 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone: (35)

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE V.00 AGOSTO/07 V.00 NOVEMBRO/07 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel CADASTRAR DOCUMENTO Esta funcionalidade é utilizada por usuários da Instituição para efetuar o cadastro de novos documentos no banco de dados do sistema. CAMINHO Para iniciar

Leia mais

Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino. Tutorial. Portal do Aluno. tnttec.com.br

Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino. Tutorial. Portal do Aluno. tnttec.com.br Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino Tutorial Portal do Aluno tnttec.com.br Portal do Aluno: Tutorial Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Autor:

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

Projeto Unidade Interligada. Manual do usuário

Projeto Unidade Interligada. Manual do usuário Projeto Unidade Interligada Manual do usuário Prefácio Data: 13/04/2013 Versão documento: 1.0 1. COMO LOGAR NO SISTEMA WEBRECIVIL... 04 2. ACESSO DO OFICIAL (TITULAR DA SERVENTIA)... 06 2. 1 CONVENIAR

Leia mais

Centralx Clinic Cloud

Centralx Clinic Cloud 1 Introdução Os dados do Centralx Clinic podem ser sincronizados com nossos servidores de modo a possibilitar que sejam acessados online, através de qualquer equipamento conectado à internet. O acesso

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

1. Acessando o SIGPRH

1. Acessando o SIGPRH 1. Acessando o SIGPRH UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Acesse o endereço www.si3.ufc.br e selecione a opção SIGPRH (Sistema Integrado de Planejamento, Gestão e Recursos Humanos). Seguem algumas informações

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Manual Básico do Professor para Utilização do Portal

Manual Básico do Professor para Utilização do Portal Manual Básico do Professor para Utilização do Portal O site está disponível no endereço: portal.unec.edu.br 01. Primeiramente, o professor deverá informar a Matrícula e sua Senha. Quando se tratar do primeiro

Leia mais

Analise e Projeto de Sistemas

Analise e Projeto de Sistemas FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MÓDULO-III Analise e Projeto de Sistemas Professor Willians Santos Freudis Ferreira Isadora Fidelis Matheus Santos Wenderson Guimarães

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU CONFIGURAÇÕES CONFIGURAR TURMA Esta funcionalidade permitirá

Leia mais

Orientações ao Administrador Regional

Orientações ao Administrador Regional Orientações ao Administrador Regional Antes de iniciarmos a Formação do Administrador Regional é importante lembrarmos que o mesmo deverá ser cadastrado por um Administrador Geral (SEDUC). Para realizar

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço do site/portal do plano e clicar na opção que o levará ao acesso ao Autorizador Online FacGTO. 1.2 - Será exibida a página abaixo,

Leia mais

Tutorial para lançamento de notas pela secretaria

Tutorial para lançamento de notas pela secretaria Tutorial para lançamento de notas pela secretaria Conteúdo 1 Lançamento de nota e falta manualmente pela secretaria... 2 2 - Calcular a média das notas e faltas digitas pelos professores... 4 3 Alteração

Leia mais

Manual do Docente Caderneta Eletrônica

Manual do Docente Caderneta Eletrônica Manual do Docente Caderneta Eletrônica PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 1 ÍNDICE 1. Principais Conceitos... 4 2. Acessando o SIG@... 4 3. Navegação e Preenchimento... 5 3.1 Tela principal da Caderneta...

Leia mais

Faturamento - Pedido Vendas & Orçamento

Faturamento - Pedido Vendas & Orçamento Bruna Almeida 1.0 05/12/10 1 / 11 Bruna Almeida 1.0 05/12/10 2 / 11 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisão... 3 3. Objetivos... 4 4. Informações importantes... 4 5. Conteúdo... 4 Bruna Almeida 1.0 05/12/10

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor Instruções para Agendamento de Relatório - Professor 17 de Abril de 2017 Regulamentação 1 Obedecendo ao que é estabelecido pela legislação de estágio, lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, no seu artigo

Leia mais

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DE SÃO PAULO REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO MANUAL DO USUÁRIO Sumário INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA... 3 OBJETIVO DO MANUAL DO USUÁRIO... 3 1. ACESSANDO O SISTEMA... 4 2.

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX APRESENTAÇÃO 1. Módulo de Extensão 2. Avaliação de ações de extensão como Presidente de CAEX 2.1 Formas

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Não Eletrônico Fatura

Leia mais

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1)

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1) Submeter Projeto Sistema Módulo Usuários SIPAC Portal Administrativo Servidores Esta funcionalidade é utilizada pelos servidores com acesso ao sistema, permitindo que sejam cadastrados e submetidos projetos

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL Manual de orientação do Sistema de Requisição de Recibos Anuais SRA Versão 1.0 Sumário Apresentação do sistema... 3 Requisitos do sistema... 3 Cadastrar uma senha para acessar

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

COORDENADORIA DE REGISTROS ESCOLARES

COORDENADORIA DE REGISTROS ESCOLARES MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL COORDENADORIA DE REGISTROS ESCOLARES Diário Eletrônico do Sistema Nambei Versão 1.0-26/11/2014 SUMÁRIO 1 ACESSAR O SISTEMA... 4 2 ALTERAR SENHA... 4 3 Visão Geral...

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE V.00 AGOSTO/07 V.00 NOVEMBRO/07 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores

Leia mais

SISTEMA SEMEAR EDUCACIONAL MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Semear Educacional - Sistema Municipal de Excelência ao Atendimento da Rede

SISTEMA SEMEAR EDUCACIONAL MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Semear Educacional - Sistema Municipal de Excelência ao Atendimento da Rede SISTEMA SEMEAR EDUCACIONAL MANUAL DE UTILIZAÇÃO Semear Educacional - Sistema Municipal de Excelência ao Atendimento da Rede 11 Sumário 1 MÓDULO PROTOCOLO... 2 a. DOCUMENTAÇÃO... 2 b. PROCEDIMENTO... 6

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO Índice ACESSO AO PORTAL UFGNet... 3 CADASTROS... 5 ANEXAR DOCUMENTO... 5 DESPACHOS ELETRÔNICOS... 8 AUTENTICAR... 8 ALTERAR DESPACHO... 10 REMOVER DESPACHO... 12 MOVIMENTAÇÃO...

Leia mais

Siscad UFMS. Manual do Acadêmico

Siscad UFMS. Manual do Acadêmico Siscad UFMS Manual do Acadêmico Sumário 1 Apresentação 4 2 Acesso 6 2.1 Recuperar a senha........................ 7 3 Menu Rápido 8 4 Acadêmico 9 5 SISCAD 10 5.1 Página Inicial...........................

Leia mais

Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino. Tutorial. Portal do Responsável. tnttec.com.br

Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino. Tutorial. Portal do Responsável. tnttec.com.br Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino Tutorial Portal do Responsável tnttec.com.br Portal do Responsável : Tutorial Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino. Tutorial. Portal do Aluno. tnttec.com.br

Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino. Tutorial. Portal do Aluno. tnttec.com.br Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino Tutorial Portal do Aluno tnttec.com.br Portal do Aluno: Tutorial Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Autor:

Leia mais

Caderneta Eletrônica. Manual do Docente

Caderneta Eletrônica. Manual do Docente Manual do Docente Histórico do Documento Data/Hora Autor Unidade/Orgão Observação 2016/Jan/07 12:00 Aurenéia Santana CNS/NTI Versão Inicial 2016/Jan/08 11:21 Marlos Ribeiro CNS/NTI Diagramação em ODT 2016-Jan-11

Leia mais

CONTEXTO DO MANUAL Esse manual apresenta o processo de Plano de Trabalho Docente no SIGA.

CONTEXTO DO MANUAL Esse manual apresenta o processo de Plano de Trabalho Docente no SIGA. Manual de Usuário PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Professor Ensino Técnico) Modelo 2017 Categoria Pedagógico Processo Plano de Trabalho Docente Data de Revisão 29/01/2017 CONTEXTO DO MANUAL Esse manual apresenta

Leia mais

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER G5 CONTROL MÓDULO HUNTER Módulo Hunter Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V. 3.9.1 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 1.1.CONFIGURAÇÃO DE PASTAS... 4 1.2 CONFIGURAÇÕES DE PROXY... 5 1.3 PROCESSOS AUTOMÁTICOS... 5 1.4 PROCESSOS AUTOMÁTICOS...

Leia mais

CADASTRAR MEMORANDO ELETRÔNICO

CADASTRAR MEMORANDO ELETRÔNICO Sistema SIPAC Módulo Portal Administrativo Perfil Usuários que são servidores Papel Ser usuário do SIPAC CADASTRAR MEMORANDO ELETRÔNICO Essa operação permite realizar o cadastro de um memorando eletrônico.

Leia mais

MANUAL DO CREDENCIADO HEMODIÁLISE OU ONCOLOGIA

MANUAL DO CREDENCIADO HEMODIÁLISE OU ONCOLOGIA MANUAL DO CREDENCIADO HEMODIÁLISE OU ONCOLOGIA GALENUS SUMÁRIO 1. Introdução 3 2. Pedido Médico 3 3. Solicitação de Hemodiálise ou Oncologia 3 4. Gerenciar Autorizações 9 5. Integração de Autorizações

Leia mais

versão /10/14

versão /10/14 versão 11.82-16/10/14 ACESSANDO O PORTAL ACADÊMICO Manual do Professor Para acessar o Portal Acadêmico da PUC-SP, digite em seu browser o endereço Será necessário utilizar as informações de login e senha

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização

1. ACESSO AO SISTEMA. Sistema Malote Digital Instruções de Utilização 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao Sistema Malote Digital pode ser realizado através da página inicial da Intranet: a) Clicar na opção Sistemas : Página 1 de 37 b) Após, clicar em Sistema Hermes Malote Digital

Leia mais

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador Este manual tem por finalidade orientar o Prestador de Serviço na utilização do sistema de emissão nota fiscal. Para utilizar o sistema é necessário que

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

CONTEXTO DO MANUAL Esse manual apresenta o processo de Plano de Trabalho Docente no SIGA.

CONTEXTO DO MANUAL Esse manual apresenta o processo de Plano de Trabalho Docente no SIGA. Manual de Usuário PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Professor Ensino Médio) Modelo 2017 Categoria Pedagógico Processo Plano de Trabalho Docente Data de Revisão 29/01/2017 CONTEXTO DO MANUAL Esse manual apresenta

Leia mais

SISTEMA UNIMED HRP: MÓDULO WEBSAÚDE MANUAL DE UTILIZAÇÃO

SISTEMA UNIMED HRP: MÓDULO WEBSAÚDE MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA UNIMED HRP: MÓDULO WEBSAÚDE MANUAL DE UTILIZAÇÃO Departamento de Tecnologia da Informação tecnologia@unimeditabira.com.br 31 3839-771 3839-7712 3839-7713 Revisão 07 Itabira Novembro 2016 SUMÁRIO

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE AJUSTE DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. MANUAL Versão 1.

STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE AJUSTE DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. MANUAL Versão 1. STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE AJUSTE DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO MANUAL Versão 1.0 2016 Cuiabá MT SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSANDO O SISTEMA...

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6 Sumário APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 NÍVEIS DE ACESSO SEGURANÇA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6 DADOS PESSOAIS - ALTERAÇÃO DO PRÓPRIO CADASTRO...9

Leia mais

MANUAL DO KIT ON-LINE

MANUAL DO KIT ON-LINE MANUAL DO KIT ON-LINE Criado em: Novembro/2006 Alteração realizada: 15/12/2006 Versão do Manual: 1.0 Alteração realizada: 08/07/2009 Versão do Manual: 2.0 Alteração realizada: 27/01/2010 Versão do Manual:

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0 MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. APRESENTAÇÃO... 3 3. TIPOS DE AÇÕES DE EXTENSÃO... 3 3.1 PROGRAMA... 3 3.2 PROJETO... 3 3.3 CURSO... 3 3.4 EVENTO... 3 4. FASES DE VALIDAÇÃO

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

Solicitação de Serviço

Solicitação de Serviço Solicitação de Serviço Agenda Acesso ao módulo Cadastro de solicitação de serviço Tipos de serviços Pesquisa e edição de solicitação Visualização de relatório de solicitação de serviço Acesso ao Módulo

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE ENTIDADES

MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE ENTIDADES MANUAL DO SISTEMA FLEXISS PARA ACESSO DE ENTIDADES VERSÃO ONLINE versão: 3.2.303 [22/07/2016] M A N U A L D O S I S T E M A F L E X I S S P A R A A C E S S O D E E N T I D A D E S Página 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO...

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... ÍNDICE 1. OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... 2 1.1. ACESSANDO A APLICAÇÃO... 3 1.1.1. Instruções para Preenchimento dos campos... 7 1.1.2. Instruções para preenchimento dos campos... 10 2. RELAÇÃO TURMAS

Leia mais

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Orientações para utilização do sistema EducaWeb Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Vertical Educação Julho/2013 1 Orientações para utilização

Leia mais

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1 UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA Manual Secretária EMED 2.2.6 Manual versão 1.1 Sumário 1. MÓDULO CLÍNICO... 3 1.1. Como acessar o sistema... 3 1.2. Alterar Senha... 3 2. MENUS... 4

Leia mais

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada.

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada. BUSCA XML - CLIENTE Busca XML - Cliente Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

Trâmite de Certidões Manual do usuário

Trâmite de Certidões Manual do usuário 1 Trâmite de Certidões Manual do usuário Desenvolvido por: Renan Luis Gonçalves Soares Versão: 1.0 Equipe responsável: Setor de Tecnologia da Informação 2 3 Controle de Versão de Documento Versão Data

Leia mais

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DEZEMBRO 2012 ÍNDICE 1. Item ajuda... 5 2. Novo cadastramento... 5 3. Cadastro Pessoa Física... 6 4. Cadastramento... 7 5. Cadastro - Pessoa Jurídica... 8 5.1

Leia mais

Juiz de Fora, setembro de 2017

Juiz de Fora, setembro de 2017 GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO PARA PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA MODALIDADE BOLSA PESQUISADOR Juiz de Fora, setembro de 2017 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR FREQUÊNCIA Esta funcionalidade tem o objetivo de registrar as frequências

Leia mais

Manual de Digitação de guia online CONSULTA Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Núcleo Técnico Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS!

Manual de Digitação de guia online CONSULTA Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Núcleo Técnico Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! Sumário 1. Introdução... 3 2. Endereço de acesso... 3 3. Digitação de guia de SADT... 4 a. Guia em Construção... 77 b. Guia Registrada... 8 4. Encaminhar guias para operadora...

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais... Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores Manual Balcão de Negócios para AmazonIT Soluções em Tecnologia da Informação amazonit@amazonit.com.br (92) 3216-3884 3884 1 Funcionamento do Balcão de Negócios 2 Como entrar no balcão Para entrar no balcão

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais