Sistemas de Informações Organizacionais: guia prático para projetos em cursos de administração, contabilidade e informática.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas de Informações Organizacionais: guia prático para projetos em cursos de administração, contabilidade e informática."

Transcrição

1 Livro: Editora Atlas 2005 Sistemas de Informações Organizacionais: guia prático para projetos em cursos de administração, contabilidade e informática. Rezende, Denis Alcides. Dr. Conteúdo 2. Sistemas de informação e o planejamento estratégico organizacional 3. Projeto e implementação de sistemas de informação 4. Perspectivas em sistemas de informação Sistema Conjunto de partes que interagem entre si para atingir um objetivo ou resultado. Partes interdependentes. Vários subsistemas. Enfoque no negócio empresarial e nas atividades públicas principais. Objetivam auxiliar os processos decisórios. Atuam como ferramentas nas organizações. Abordagem sistêmica Atividades de racionalização nas organizações. Abordagem integrativa e corporativa dos sistemas. Combina ciência administrativa com comportamental (integração sistêmica). visão de floresta / harmonia olhar de cima para baixo (o todo) (caixa d água)

2 Teoria geral de sistemas (TGS) Oriunda da ciência da administração. Ferramenta de apoio para a análise e solução dos problemas complexos das organizações. Permite analisar problemas dividindo-os em partes, sem perder a visão do todo e o relacionamento entre as partes, inclusive social. A organização e suas relações ambientais A organização é um sistema. Com as suas relações internas e externas forma o maior de todos os sistemas de informação. Possui diversos objetivos com foco na inteligência organizacional. Possui cultura, filosofia e políticas. A organização e suas relações pessoais Pessoas competentes são fundamentais. Estabelecem cultura e clima organizacional. Trabalho em grupo e equipes de trabalho multidisciplinar, uníssona e conjunta no mesmo fim. Os indivíduos possuem repertórios diferentes. Sistema organizacional e modelos de gestão Organização como um sistema aberto ou fechado. O sistema organizacional aberto pressupõe permutas com o meio ambiente externo. Modelos de gestão - autoritário - democrático - participativo - situacional

3 Gestores Organização carece como função (não cargo, nem profissão). Deve ter o entendimento sistêmico. Habilidades requeridas - pessoas ou recursos humanos - processos da organização ou de projetos - recursos diversos Ex.: Chief Information Officer (CIO) Funções empresariais ou organizacionais Macroatividades das organizações, sem as quais as mesmas não funcionariam em sua plenitude. Presentes em todas as organizações privadas ou públicas, independente do seu tipo de negócio, de atividade, de objetivo e de tamanho. Devem estar integradas por meio de seus módulos ou subsistemas que as decompõem. Não são unidades departamentais. Funções empresariais ou organizacionais Módulos das funções organizacionais PRODUÇÃO ou SERVIÇOS COMERCIAL ou MARKETING FINANCEIRA Não é um organograma. MATERIAIS ou LOGÍSTICA RECURSOS HUMANOS JURÍDICO LEGAL Produção ou serviços: planejamento e controle; engenharia; sistemas de qualidade e produtividade; custos; e manutenção de equipamentos, produtos ou serviços. Comercial ou marketing: planejamento e gestão; prospects, clientes e consumidores; pedidos de vendas; faturamento; administração de vendas, contratos e distribuição; exportação; pesquisas e estatísticas. Financeira: contas a pagar; contas a receber; movimentos bancários; fluxo de caixa; orçamentos e adm. do capital.

4 Módulos das funções organizacionais Materiais ou logística: fornecedores; compras ou suprimentos; estoque; recepção e expedição de materiais; e importação. Recursos humanos: recrutamento e seleção; administração de pessoal, férias, admissão e demissão; folha de pagamento; cargos e salários; treinamento e desenvolvimento (capacitação); benefícios e assistência social; segurança e medicina do trabalho. Jurídico-legal pode contemplar esses módulos: contabilidade; impostos e recolhimentos; ativo fixo ou patrimônio; livros fiscais de entrada e saída. Funções organizacionais A informática ou tecnologia da informação não é uma função organizacional ou um módulo. Esse recurso tecnológico se constitui numa ferramenta opcional para harmonizar e integrar. Antes de informatizar é necessário estruturar interna e externamente a organização. Considerar as atividades de organização e métodos (O&M) ou organização, sistemas e métodos Informação nas organizações 1.2. Informação nas organizações Informação Recurso efetivo e inexorável para as organizações, principalmente quando planejada e disponibilizada de forma personalizada, com qualidade inquestionável e preferencialmente antecipada para facilitar as decisões. dados depositado útil interpretado (RH/TI) resultados (+- ) informações auxiliar nas propiciar as decisões ações conhecimentos pensar atos mentais executar atos físicos

5 1.2. Informação nas organizações Sinergia da informação Coerência e integração. Relações e integrações verticais e horizontais das informações. Desinformação 1.2. Informação nas organizações Conceitos, palavras, paradigmas etc., vistos de forma paralela ou divergente por diferentes pessoas ou unidades departamentais (seja eletrônica, manual ou verbal). Acontecem com grande freqüência, gerando propositadamente informações desvirtuadas, deformadas ou falseadas, provocando erros, incertezas, dúvidas e insatisfação. Um dicionário de termos pode minimizar Informação nas organizações Informação como recurso estratégico Informação é fundamental nas organizações. Diferencial nos negócios / atividades. Ciclo evolutivo na forma de estágios - iniciação; contágio; controle; - integração ( com redundâncias) - administração de dados (eliminação redundâncias) - maturidade ( sem redundâncias) Posterior inclusão do estágio de conhecimento Informação nas organizações Informação como recurso estratégico Facilitada e efetiva se os gestores da organização e os clientes (ou usuários) estiverem participativos, conscientes e plenamente envolvidos com a utilização dos recursos da tecnologia da informação.

6 1.2. Informação nas organizações Informação personalizada Peculiar ou específica pode ser chamada de informação personalizada. Pode estar relacionada com uma característica ímpar de um prospect, cliente, consumidor ou concorrente e até mesmo de um produto ou serviço. informação inteligente 1.2. Informação nas organizações Informação oportuna De qualidade inquestionável, porém antecipada. Antítese da informação do passado e a que não gera um cenário futuro e indiscutível. Não pode ser confundido com previsão ou palpite. Deve ser baseada em dados e respectivos cálculos ou algoritmos. informação inteligente Todo sistema, usando ou não recursos de tecnologia da informação, que manipula dados e gera informação pode ser S. I. Tais como: relatórios de controles; relato de processos; coleção de informações; conjunto de procedimentos; - conjunto de partes (quaisquer) que geram informações. Com tecnologia da informação = software (grupo de telas e de relatórios) Objetivo e foco Auxiliar os processos de tomada de decisões nas organizações. Ou sua existência não será significativa para a organização. O foco dos sistemas de informação está direcionado principalmente ao negócio empresarial nas organizações privadas e às atividades principais nas organizações públicas.

7 Benefícios para as organizações Controlar suas operações; diminuir a carga de trabalho das pessoas; reduzir custos e desperdícios; aperfeiçoar a eficiência, eficácia, efetividade, qualidade e produtividade da organização; aumentar a segurança das ações; diminuir os erros; contribuir para a produção de bens e serviços; prestar melhores serviços; agregar valores ao produto; suportar decisões profícuas; oportunizar negócios ou atividades; e contribuir para sua inteligência organizacional. Como diferenciais Ferramentas de solução de problemas. Capacidade do gestor de analisar problemas e tomar efetivas decisões. Proporciona alternativas de retornos profícuos. Informações sistematizadas e preferencialmente personalizadas e oportunas = diferenciais em suas atuações. Ciclo de vida CON- CEPÇÃO IMPLANTAÇÃO CONS- TRUÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MATURIDADE UTILIZAÇÃO PLENA DECLÍNIO SIG / SIE MANUTENÇÃO DECLÍNIO MORTE Aspectos humanos e políticos da informação Soluções e decisões não são técnicas e racionais. Configuraram-se relações humanas. Toda organização é uma instituição política envolve emoção, necessidades, desejos e a tensão, peculiares a cada pessoa. 3 primeiras fases erradas morte acelerada tecnologia mutável e crescente os SI Operacionais são mais constantes informações sistematizadas podem contribuir

8 Aspectos humanos e políticos da informação Perfil profissional que contempla o domínio das habilidades: - técnica, - de negócios e - humana ou comportamental. As habilidades de negócios e humanas são as mais difíceis de adquirir. Estruturas organizacionais - alta administração - corpo gestor - corpo técnico (níveis hierárquicos) Exigências: menos níveis hierárquicos menor número de pessoas maior comprometimento melhor capacitação (modelo convencional) Procedimentos PROCEDIMENTOS QUE ANTECEDEM SISTEMA Processos, ações (SISTEMA) PROCEDIMENTOS QUE SUCEDEM fundamentais para SI Gerenciais formalizados (documentados) juntos formam os sistemas definição dos requisitos funcionais Procedimentos Também podem ser: - procedimentos operacionais manuais; - procedimentos sistêmicos manuais; - procedimentos sistêmicos informatizados. É recomendado o uso de simbologias de fluxograma, de diagrama e da descrição narrativa de processos ou procedimentos. Linguagens naturais estruturadas, tais como: português estruturado; português logicamente compacto. Normas da ABNT, da ISO ou outras.

9 1.4. Classificações de sistemas de informação Visam contribuir para as atividades de planejamento, desenvolvimento ou aquisição de soluções para as organizações. Podem ser classificados de diversas formas: - suporte a decisões - abrangência da organização - forma evolutiva - entrada na organização 1.4. Classificações de sistemas de informação Suporte a decisões Sistemas de informação operacionais (SIO) com informações detalhe Sistemas de informação gerenciais (SIG) com informações agrupadas Sistemas de informação estratégicos (SIE) com informações macrorrelacionadas com os meios ambientes internos ou externos Sistemas de conhecimentos (SC) com os conhecimentos das pessoas Livro: Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais.Editora Atlas Classificações de sistemas de informação Abrangência da organização S.I. pessoais utilizados por uma determinada pessoa S.I. de um grupo ou departamental utilizados por um grupo de pessoas ou por um único departamento da organização S.I. organizacional utilizados por toda a organização S.I. interorganizacional utilizados por toda a organização e por um grupo de outras organizações ou de parceiros 1.4. Classificações de sistemas de informação Forma evolutiva S.I. manuais não utilizam os recursos da T.I. SI mecanizados utilizam os recursos da T.I. sem valor agregado S.I. informatizados utilizam os recursos da T.I. com valor agregado S.I. automatizados automação comercial, bancária e industrial S.I gerenciais e estratégicos

10 1.4. Classificações de sistemas de informação Entrada na organização Desenvolvimento projeto, elaboração e implantação Aquisição atividades de administração de compras Manutenção ou adaptação atividades de melhorias ou ajustes Diferentes vantagens e desvantagens. As informações requeridas devem ser modeladas a partir das necessidades da organização Modelos de sistemas de informação Representação diagramada das informações sistematizadas nas organizações. Não são tipos de software. Apresentam o comportamento da informação nas organizações ao longo de sua história: - convencional ou trivial - dinâmico - com a utilização dos recursos da T.I. - sistemas de conhecimentos (nova perspectiva) 1.5. Modelos de sistemas de informação Objetivo Auxiliar os processos decisórios nas organizações (operacionais, gerenciais ou estratégicas) Modelos de sistemas de informação Convencional Foco Negócio empresarial (organizações privadas) Atividades principais (organizações públicas). A forma triangular ou piramidal retrata o grande volume de informações e também o número de usuários dos sistemas de informação em sua base. ênfase no tipo das informações

11 Dinâmico 1.5. Modelos de sistemas de informação Características do modelo - sem divisões para separar os sistemas SIE, SIG e SIO (empresa / organização é dinâmica) - base de dados única (sem redundância de dados) - geram informações oportunas (com qualidade e antecipada) demais características são iguais seleção dos dados e informações é fundamental modelo acompanha o dinamismo das organizações a organização define níveis de acesso e formas de interação 1.5. Modelos de sistemas de informação Dinâmico ênfase no uso das informações 1.5. Modelos de sistemas de informação Com tecnologia da informação destaque: info. executivas ou inteligentes EIS ERP SAD SGBD DW IA SE DM ST NET AE outras EIS - Executive Information Systems Ferramenta de consulta às bases de dados da empresa toda Enterprise. (Origem:MIT) Características: - simplicidade de uso; - orientação para gráficos (drill-down); - complementação em vez de substituição. Opções de funcionamento: - digitação das informações necessárias; - alimentação através de software; - acesso direto as bases de dados.

12 ERP - Enterprise Resource Planning Tecnologia (pacotes) para gestão organizacional ou sistemas integrados. Registra e processa fatos a partir de um único input e disponibiliza a informação para todos. Propõe otimizar os processos cotidianos e gerenciais de toda a organização. SAD - Sistemas de Apoio à Decisões Ferramenta de TI que utiliza o paradigma: - diálogo ou "interface (regra e se ), dados e modelos (D.D.M), controlados pelo usuário. Composição: - sistema gerenciador de banco de dados (SGBD); - sistema gerenciador de banco de modelos (SGBM); - gerenciador de interface. Foco: variáveis para cenários e simulações. SGBD Sistema Gerenciador de Banco de Dados O banco de dados é uma coleção de dados organizada ( chave ou índice ) O SGBD possibilita a manipulação dos dados por diferentes recursos tecnológicos de interface (database management system) Componentes: linguagem de definição de dados; linguagem de manipulação de dados; e dicionário de dados. DW - Data Warehouse Grande banco de dados (BD) que armazena dados e informações integradas a partir de BD operacionais da organização. Propõe a integração dos dados e a eliminação das redundâncias das informações. Contempla dados de dentro e fora da organização. Moldado por todos na organização, incluindo os engenheiros e usuários dos DSS (Decision Support System).

13 IA - Inteligência Artificial Simulação da inteligência humana. Realização de atividades elaboradas por pessoas. Requer grande capacitação dos Engenheiros do Conhecimento, para elaboração de algoritmos complexos. Facilita o diálogo do sistema entre o usuários e os recursos computacionais. Pode ser empregada em todos os SI. SE - Sistemas Especialistas Tecnologia com recursos de Inteligência Artificial. Agrupamento organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e em um domínio. São como um profissional especializado (expert). Composição: - base de conhecimento; - base de regras e respectivos algoritmos; - motor de inferência. DM - Data Mining Mineração para real valor dos dados. Relacionado com lógica, inteligência artificial, redes neurais e banco de dados. Com altíssimo grau de sofisticação tecnológica. Dados históricos podem revelar padrões e sugerir previsões. Foco: geração de conhecimento por meio de regras. ST - Sistemas de Telecomunicações Conjunto organizado de pessoas, procedimentos e dispositivos usados para compartilhar e transferir dados e informações. Contemplam: - sistemas de telefonia e comutação de dados; - recursos wireless; - teleconferência, videoconferência; - internet, intranet e extranet; - eletronic data interchange (EDI); - sistemas e-commerce.

14 Recursos NET Internet (a rede mundial de comunicações) Intranet (meio interno de uma organização) Extranet (conexão de redes distintas em longa distância ou externas à organização) Podem contribuir para as organizações na busca da vantagem competitiva e na a valorização do ser humano e da adaptação de seus sistemas. AE - Automação de escritórios Para o uso das informações em escritórios e suporte nas atividades de gestão e de comunicação. Gestão de documentos gestão de projetos comunicação eletrônica groupware sistemas especialistas agendas database marketing OLAP/OLTP, etc. (Laudon) SIE,EIS SIG,SAD AE,SE SIO,SPT Instrumento para contribuir para as organizações no planejamento, desenvolvimento ou aquisição de sistemas de informação. Níveis da informação e de decisão (pirâmide organizacional) Estratégico, tático ou gerencial e operacional. A não-elaboração desse documento nas organizações tem causado inúmeros prejuízos financeiros e pessoais, principalmente quando do desenvolvimento ou da aquisição de soluções que requerem sistemas de informação ou tecnologia da informação. O tipo de decisão que é tomada em cada nível requer diferente grau de agregação da informação. Requerem diferentes informações em seus diversos tipos de produtos externados, tais como telas, relatórios etc.

15 Níveis da informação e de decisão Níveis da informação e de decisão No nível estratégico, as decisões ocorrem no alto escalão (ou alta administração) Geram atos cujo efeito é duradouro e mais difícil de inverter. Emanam do planejamento em longo prazo. No nível tático ou gerencial as decisões táticas ocorrem nos escalões intermediários (ou corpo gestor) e geram atos de efeito a prazo mais curto. Essas decisões emanam do controle tático e do planejamento gerencial da organização. O nível da informação é macro, contemplando a organização em sua totalidade, ou seja, relacionando-se com meio ambiente interno e externo. Níveis da informação e de decisão Documento do modelo de informações No nível operacional, as decisões operacionais estão ligadas ao controle e às atividades operacionais da organização. Essas decisões visam alcançar os padrões de funcionamento preestabelecidos, com controles do detalhe ou do planejamento operacional. O nível da informação está detalhado (informação analítica, singular), contemplando pormenores de um dado, de uma tarefa ou atividade. Relata (descreve) todas as informações necessárias para a gestão de atividades ou de negócios da organização, focadas nas funções organizacionais (Produção ou Serviços; Comercial ou Marketing; Materiais ou Logística; Financeira; Recursos Humanos; e Jurídico Legal). As informações devem atender a todos os requisitos funcionais requeridos de um ou mais sistemas de informação.

16 Documento do modelo de informações Objetivos: Auxiliar a organização nas atividades de aquisição de sistemas de informação no mercado fornecedor (avaliação de pacotes de software ou outras soluções externas); Níveis das Informações Funções Empresariais ou Organizacionais NI FE Estratégica Gerencial ou Tática Prod/Serv Comercial Materiais Financeira R. Humanos Jur. Legal Contribuir para os processos de desenvolvimento ou manutenção de projetos de sistemas de informações, seja com recursos próprios ou de terceiros. Operacional módulos ou subsistemas C. Pagar C. Receber Bancos... negócio: fábrica de sabão; função empresarial ou organizacional: financeira; subsistema (módulo): contas a receber; Relato (descrição) das: - Informações Estratégicas (macrorrelacionadas com o meio ambiente interno e/ou externo); - Informações Gerenciais ou Táticas (agrupadas, totais, sintéticas, percentuais, acumuladores, plurais, etc.); - Informações Operacionais (detalhada, analítica). Subsistema (módulo): Contas a Receber Informações Operacionais (no detalhe): - nome do cliente; - status do cliente (em dia, inadimplente, etc.) - nome do cliente inadimplente; - valor nominal do título; - valor do juro do título; - data de vencimento do título; - data de pagamento do título; - nome do banco recebedor.

17 Subsistema (módulo): Contas a Receber Informações Gerenciais ou Táticas (agrupadas, totais, percentuais, acumuladores, plurais): - valor total do movimento de títulos a receber (dia, mês, ano); - total de valor nominal, juros e correção monetária (dia, mês, ano); - número de bancos com convênio de cobrança (CNR e eletrônica); - número de inadimplentes. Subsistema (módulo): Contas a Receber Informações Estratégicas (macrorrelacionadas com o meio ambiente interno e/ou externo): - percentual do contas a receber com o fluxo de caixa; - valor do total de contas a receber com o ctas a pagar; - valor do total de contas a receber versus valores de folha de pagamento; - percentual do número de clientes inadimplentes com o número total de clientes; - valor da cobrança não registrada com cobrança bancária (por bancos); - valor do contas a receber da empresa versus do concorrente. Pode conter informações integradas dos seguintes tipos: - convencional (trivial), - personalizada e - oportuna. Os dois últimos também chamadas de informações executivas ou inteligentes, que facilitam o mapeamento dos conhecimentos organizacionais. Na fase inicial dos projetos: 1. Quais são as informações necessárias para gerir um determinado negócio (ou módulos de uma função organizacional)? Nas fases seguintes: 2. Como são construídas (elaboradas) as informações. 3. Como são apresentadas (mostradas) as informações.

18 1.7. Modelos decisórios Contribuem para as decisões, principalmente de ordem tática e estratégica. Eles são adequados às situações e às peculiaridades de cada organização, buscando fornecer as informações e conhecimentos efetivos e inteligentes. As organizações necessitam de modelos decisórios para que seus decisores ou gestores possam analisar dados do meio ambiente interno e externo, visando propor soluções pertinentes Modelos decisórios Tipos: Convencional Esse modelo trivial necessita constantemente de controle, avaliação e implementação. Dinâmico Parte da necessidade da informação para a gestão de negócios ou de atividades organizacionais. Visa a geração de novas informações e de novos conhecimentos com mais qualidade e utilidade. Convencional 1.7. Modelos decisórios Dinâmico 1.7. Modelos decisórios

19 1.7. Modelos decisórios Modelos decisórios e gestão da organização Relevância inquestionável. Muito obrigado! Juntamente com os recursos da T.I. e dos S.I., possibilitam as decisões com qualidade, completa, antecipada, peculiar e útil, ou seja, personalizada e oportuna. São instrumentos inexoráveis para manter a inteligência organizacional

Apresentação, xix Prefácio à 8a edição, xxi Prefácio à 1a edição, xxiii. Parte I - Empresa e Sistemas, 1

Apresentação, xix Prefácio à 8a edição, xxi Prefácio à 1a edição, xxiii. Parte I - Empresa e Sistemas, 1 Apresentação, xix Prefácio à 8a edição, xxi Prefácio à 1a edição, xxiii Parte I - Empresa e Sistemas, 1 1 SISTEMA EMPRESA, 3 1.1 Teoria geral de sistemas, 3 1.1.1 Introdução e pressupostos, 3 1.1.2 Premissas

Leia mais

Sumário. Apresentação, xix Pre/dcio à 7 a edição, xxi Prefácio à 1 a edição, xxiii. Parte I - EMPRESA E SISTEMAS, l

Sumário. Apresentação, xix Pre/dcio à 7 a edição, xxi Prefácio à 1 a edição, xxiii. Parte I - EMPRESA E SISTEMAS, l Sumário Apresentação, xix Pre/dcio à 7 a edição, xxi Prefácio à 1 a edição, xxiii Parte I - EMPRESA E SISTEMAS, l l SISTEMA EMPRESA, 3 1.1 Teoria geral de sistemas, 3 1.1.1 Introdução e pressupostos, 3

Leia mais

A evolução da tecnologia da informação nos últimos 45 anos

A evolução da tecnologia da informação nos últimos 45 anos A evolução da tecnologia da informação nos últimos 45 anos Denis Alcides Rezende Do processamento de dados a TI Na década de 1960, o tema tecnológico que rondava as organizações era o processamento de

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Sistema Tipos de sistemas de informação Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação (Ludwig Von Bertalanffy) sistema é um conjunto

Leia mais

:: Portfólio OBJETIVO

:: Portfólio OBJETIVO Disciplina Portfólio N 03 Engenharia de Software Sistema de Informações OBJETIVO :: Portfólio Levar o aluno a conhecer as principais características de um Sistema de Informação e quais os critérios de

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

Professor: Disciplina:

Professor: Disciplina: Professor: Curso: Esp. Marcos Morais de Sousa marcosmoraisdesousa@gmail.com Sistemas de informação Disciplina: Introdução a SI 08/03 Classificação dos sistemas de informação Turma: 01º semestre 1 2 3 Sistemas

Leia mais

Planejamento de sistemas de informação.

Planejamento de sistemas de informação. Planejamento de sistemas de informação. O planejamento de sistemas de informação e da tecnologia da informação é o processo de identificação das aplicações baseadas em computadores para apoiar a organização

Leia mais

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação. Prof a.:lillian Alvares

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação. Prof a.:lillian Alvares Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Prof a.:lillian Alvares Fóruns óu s/ Listas de discussão Espaços para discutir, homogeneizar e compartilhar informações, idéias

Leia mais

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi Teoria Geral de Sistemas Késsia R. C. Marchi Informação e Sistema Abordagem Sistêmica As pessoas empregam a palavra sistema em muitas situações cotidianas, por exemplo: O sistema eletrônico de votação...

Leia mais

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.1 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes

Leia mais

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções.

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções. Revisão 1 Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento Coletar informação; e Identificar as direções. Precisa; Clara; Econômica; Flexível; Confiável; Dirigida; Simples; Rápida;

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS O PODER DA INFORMAÇÃO Tem PODER quem toma DECISÃO Toma DECISÃO correta quem tem SABEDORIA Tem SABEDORIA quem usa CONHECIMENTO Tem CONHECIMENTO quem possui INFORMAÇÃO (Sem

Leia mais

Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel e alternativas de

Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel e alternativas de 1 Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel e alternativas de relatórios dos sistemas de informação gerencial. Descrever

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 04 Conceito Sistema de Informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo),

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Pirâmide da Gestão Profª. Kelly Hannel Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Diferentes tipos de SIs que atendem diversos níveis organizacionais Sistemas do nível operacional: dão suporte a gerentes operacionais

Leia mais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Capítulo 3: Sistemas de Apoio Gerenciais Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos,

Leia mais

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG Capítulo 3: Sistemas de Negócios Colaboração SPT SIG Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos, gerentes e profissionais de empresas.

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA 1 OBJETIVOS 1. Quais são as principais aplicações de sistemas na empresa? Que papel eles desempenham? 2. Como os sistemas de informação apóiam as principais funções empresariais:

Leia mais

Classificações dos SIs

Classificações dos SIs Classificações dos SIs Sandro da Silva dos Santos sandro.silva@sociesc.com.br Classificações dos SIs Classificações dos sistemas de informação Diversos tipo de classificações Por amplitude de suporte Por

Leia mais

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Prof a Lillian Alvares

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Prof a Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares Fóruns Comunidades de Prática Mapeamento do Conhecimento Portal Intranet Extranet Banco de Competências Memória Organizacional

Leia mais

Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI

Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@ifpe.edu.br Instituto Federal de Pernambuco Recife - PE Visão Geral Desafios Empresariais Administração * Monitora

Leia mais

Aula 03 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Aula 03 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aula 03 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Na prática, não existe uma classificação rígida, permitindo aos autores e principalmente as empresas classificar seus sistemas de diversas maneiras. A ênfase

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 1 OBJETIVOS 1. O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? 2. Que

Leia mais

Modelagem de Sistemas de Informação

Modelagem de Sistemas de Informação Modelagem de Sistemas de Informação Professora conteudista: Gislaine Stachissini Sumário Modelagem de Sistemas de Informação Unidade I 1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO...1 1.1 Conceitos...2 1.2 Objetivo...3 1.3

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão Douglas Farias Cordeiro Algumas coisas que vimos até aqui! Durante o ciclo de vida de desenvolvimento de um SI: Qual a diferença entre os produtos obtidos na fase de definição

Leia mais

APLICATIVOS CORPORATIVOS

APLICATIVOS CORPORATIVOS Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Prof Luciel Henrique de Oliveira luciel@uol.com.br Capítulo 3 APLICATIVOS CORPORATIVOS PRADO, Edmir P.V.; SOUZA, Cesar A. de. (org). Fundamentos de Sistemas

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Fóruns / Listas de discussão Espaços para discutir, homogeneizar e compartilhar informações, idéias e experiências que

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Informação no contexto administrativo Graduação em Redes de Computadores Prof. Rodrigo W. Fonseca SENAC FACULDADEDETECNOLOGIA PELOTAS >SistemasdeInformação SENAC FACULDADEDETECNOLOGIA

Leia mais

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial Sistemas de Informação Empresarial SIG Sistemas de Informação Gerencial Visão Integrada do Papel dos SI s na Empresa [ Problema Organizacional ] [ Nível Organizacional ] Estratégico SAD Gerência sênior

Leia mais

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso 1. Muitas organizações estão utilizando tecnologia da informação para desenvolver sistemas

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITOS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITOS 1. Sabe-se que o conceito de Sistema de Informação envolve uma série de sistemas informatizados com diferentes características e aplicações, os quais, porém, têm em comum

Leia mais

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning ERP Enterprise Resources Planning A Era da Informação - TI GRI Information Resource Management -Informação Modo organizado do conhecimento para ser usado na gestão das empresas. - Sistemas de informação

Leia mais

Sistemas de Informação: tipos e características

Sistemas de Informação: tipos e características Sistemas de Informação: tipos e características Tipos de sistemas de informação. Os quatro tipos principais de sistemas de informação. Sistemas do ponto de vista de pessoal Sistemas de processamento de

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÕES Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Marcus Fontes

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Marcus Fontes FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Marcus Fontes AULA PASSADA: GESTÃO DE COMPRAS: PROCESSOS DE FORNECIMENTO UMA REVISÃO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Sistemas Integrados ASI - II

Sistemas Integrados ASI - II Sistemas Integrados ASI - II SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais (SIG)

Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) Faculdade de Engenharia - Campus de Guaratinguetá Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) Prof. José Roberto Dale Luche Unesp Um SISTEMA DE INFORMAÇÃO é um conjunto de componentes inter-relacionados, desenvolvidos

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Gildo Neves Baptista jr

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Gildo Neves Baptista jr FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Gildo Neves Baptista jr AULA PASSADA: GESTÃO DE COMPRAS: PROCESSOS DE FORNECIMENTO UMA

Leia mais

Sistemas de Informação da Empresa

Sistemas de Informação da Empresa Sistemas de Informação da Empresa Noção de Organização Grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns. Ex: escolas, empresas, creches, cooperativas, famílias, etc.

Leia mais

Práticas de Gestão e Resultados

Práticas de Gestão e Resultados UNIP Ciência da Computação Campus Tatuapé - SP Práticas de Gestão e Resultados Prof. MSc. Marcelo Nogueira, Msc. www.noginfo.com.br marcelo@noginfo.com.br agosto/2006 Conteúdo 1. Sistema Empresa 2. Planejamento

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação 13/02/2008 prof. Marcelo Nogueira 1 Disciplina: Análise Essencial de Sistemas Prof. Marcelo Nogueira 13/02/2008 prof. Marcelo Nogueira 2 Mais de que conhecer novas tecnologias é preciso saber como ganhar

Leia mais

Sistemas de Apoio a Decisão

Sistemas de Apoio a Decisão Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry Sistemas de Apoio a Decisão DISCIPLINA: Sistemas de Apoio a Decisão O QUE É UM SISTEMA DE APOIO À DECISÃO?

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios.

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 2 E-business: como as empresas usam os sistemas de informação

Leia mais

Classificação dos Sistemas de Informação

Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Informação Classificação dos Sistemas de Informação O que veremos? Estaremos examinando o tipo de sistema de informação Gerencial. Veremos também, outras classificações dos sistemas de informação.

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS

GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS O que é um Processo: Uma série de ações que produz um resultado que agrega valor ao produto ou serviço. Gestão de Processos: Conjunto de ações sistemáticas, baseadas em fatos e dados

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas. Engenharia de Software. Análise e Projeto de Sistemas. Contextualização. Perspectiva Histórica. A Evolução do Software

Análise e Projeto de Sistemas. Engenharia de Software. Análise e Projeto de Sistemas. Contextualização. Perspectiva Histórica. A Evolução do Software Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Contextualização ENGENHARIA DE SOFTWARE ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO Perspectiva Histórica Engenharia de Software 1940:

Leia mais

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 1.1

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 1.1 Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 1.1 SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Grupo: Denilson Neves Diego Antônio Nelson Santiago Sabrina Dantas CONCEITO É UM SISTEMA QUE AUXILIA O PROCESSO DE DECISÃO

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 02 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 continuação Páginas 03 à 25 1 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Especialistas

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção Curso de Engenharia de Produção Organização do Trabalho na Produção Condicionantes da Estrutura Organizacional De acordo com Simeray ( 1970) é produto dos seguintes fatores: O valor do homem O conhecimento

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

Tecnologia Aplicada à Gestão

Tecnologia Aplicada à Gestão Tecnologia Aplicada à Gestão Parte 4 Aula 11 Fundamentos de SI Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br Introdução O que são e para que servem os Sistemas de Suporte Gerencial? Como

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

Apresentação da Empresa

Apresentação da Empresa Apresentação da Empresa Somos uma empresa especializada em desenvolver e implementar soluções de alto impacto na gestão e competitividade empresarial. Nossa missão é agregar valor aos negócios de nossos

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Leandro Schunk

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Leandro Schunk TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Módulo 4 Governança de TI Dinâmica 1 Discutir, em grupos: Por que então não usar as palavras ou termos Controle, Gestão ou Administração? Qual seria a diferença entre os termos:

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas Organizacionais Modernas

Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas Organizacionais Modernas Organização, Sistemas e Métodos Estruturas Organizacionais Modernas A Qualidade na Estrutura Organizacional Acredita-se que uma empresa terá uma estrutura organizacional de qualidade, se os seus processos

Leia mais

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Janniele Aparecida Conceitos Sistema de Informação Conjunto de componentes interrelacionados que coletam (ou recuperam), processam e armazenam e distribuem

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas

Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas Agora que você já conheceu algumas características dos Sistemas de Informação, nesta aula você vai aprender um pouco sobre tipos de sistemas. Você conhecerá a integração

Leia mais

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS http://www.administradores.com.br/artigos/ OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Dados x Informações. Os Sistemas de Informação podem ser:

Dados x Informações. Os Sistemas de Informação podem ser: CONCEITOS INICIAIS O tratamento da informação precisa ser visto como um recurso da empresa. Deve ser planejado, administrado e controlado de forma eficaz, desenvolvendo aplicações com base nos processos,

Leia mais

CEA439 - Gestão da Tecnologia da Informação

CEA439 - Gestão da Tecnologia da Informação CEA439 - Gestão da Tecnologia da Informação Janniele Aparecida Como uma empresa consegue administrar toda a informação presente nesses sistemas? Não fica caro manter tantos sistemas diferentes? Como os

Leia mais

Capítulo 13: Tecnologia da Informação. Prof.: Roberto Franciscatto

Capítulo 13: Tecnologia da Informação. Prof.: Roberto Franciscatto Capítulo 13: Tecnologia da Informação Prof.: Roberto Franciscatto Introdução Uma informação é um arranjo de dados (nomes, palavras, números, sons, imagens) capazes de dar forma ou sentido a algo do interesse

Leia mais

Sistemas de e-business. Objetivos do Capítulo

Sistemas de e-business. Objetivos do Capítulo Objetivos do Capítulo Identificar cada um dos sistemas de e-business interfuncionais abaixo e dar exemplos de como eles podem fornecer significativo valor para uma empresa, seus clientes e parceiros de

Leia mais

srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo

srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação BI Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Faculdade de Computação Instituto

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Competências Analista 1. Administração de recursos de infra-estrutura de tecnologia da informação 2.

Leia mais

GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS

GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Apresentação: Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências de

Leia mais

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MECANISMOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O Ciclo da Governança de T.I. ALINHAMENTO

Leia mais

Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional

Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional Fonte: Tipos de Sistemas de Informação (Laudon, 2003). Fonte: Tipos de Sistemas

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Sistema de informações gerenciais Sistema de informações gerencial => conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer

Leia mais

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart Sistemas ERP Profa. Reane Franco Goulart Tópicos O que é um Sistema ERP? Como um sistema ERP pode ajudar nos meus negócios? Os benefícios de um Sistema ERP. Vantagens e desvantagens O que é um ERP? ERP

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Prof. JUBRAN Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Conhecimento em Sistemas de Informação Os filósofos tentam há séculos definir dados ou fatores, informação e conhecimento. Seus resultados

Leia mais

www.institutosiegen.com.br Aula 1 Entender o conhecimento de cada aluno, suas experiências, visões do curso e desejos.

www.institutosiegen.com.br Aula 1 Entender o conhecimento de cada aluno, suas experiências, visões do curso e desejos. Aula 1 1. Apresentação da matéria, ementa e objetivos. 2. Dados, Informação e conhecimento; 3. Tipologia da Informação e conceito de Sistemas de Informação. Apresentação da Matéria, ementa e objetivos

Leia mais

GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini. E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br

GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini. E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ERP 2 ERP Planejamento dos Recursos da Empresa 3 CONCEITO DE

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação. Douglas Farias Cordeiro

Tecnologia da Informação e Comunicação. Douglas Farias Cordeiro Tecnologia da Informação e Comunicação Douglas Farias Cordeiro Algumas coisas que vimos até aqui Qual a diferença entre as funções do analista e do projetista? Como funciona o ciclo de vida de um projeto

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA 2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA OBJETIVOS Quais são as principais aplicações de sistemas na empresa? Que papel eles desempenham? Como os sistemas de informação apóiam as principais funções empresariais:

Leia mais

AULA 07. Tecnologia hoje nas empresas. Prof. André Luiz Silva de Moraes

AULA 07. Tecnologia hoje nas empresas. Prof. André Luiz Silva de Moraes 1 AULA 07 Tecnologia hoje nas empresas 2 Função de um gerente? Tomar decisões e definir políticas baseadas na informação a partir de dados gerados no seu trabalho diário Problema? Quantidade de dados Solução?

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 5 CONCEITOS DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 5 CONCEITOS DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 5 CONCEITOS DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL Índice 1. Conceitos do planejamento...3 1.1. Planejamento... 5 1.2. Conceituação de planejamento... 5 1.3.

Leia mais

Sistemas de Informações Organizacionais: guia prático para projetos em cursos de administração, contabilidade e informática.

Sistemas de Informações Organizacionais: guia prático para projetos em cursos de administração, contabilidade e informática. Livro: Editora Atlas 2005 Sistemas de Informações Organizacionais: guia prático para projetos em cursos de administração, contabilidade e informática. Rezende, Denis Alcides, Dr. www.netpar.com.br/drezende

Leia mais

TRANSFORME INFORMAÇÕES EM RESULTADOS

TRANSFORME INFORMAÇÕES EM RESULTADOS TRANSFORME INFORMAÇÕES EM RESULTADOS Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor atender os seus

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Introdução à Computação A disciplina apresenta a área da Computação como um todo, desde a história e a evolução dos computadores

Leia mais