DISSIMILARIDADE FLORÍSTICA E ESTRUTURAL ENTRE FRAGMENTOS DE DOIS TIPOS DE FITOFISIONOMIAS FLORESTAIS DO BIOMA CERRADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISSIMILARIDADE FLORÍSTICA E ESTRUTURAL ENTRE FRAGMENTOS DE DOIS TIPOS DE FITOFISIONOMIAS FLORESTAIS DO BIOMA CERRADO"

Transcrição

1 DISSIMILARIDADE FLORÍSTICA E ESTRUTURAL ENTRE FRAGMENTOS DE DOIS TIPOS DE FITOFISIONOMIAS FLORESTAIS DO BIOMA CERRADO Alexandro Solórzano, Universidade de Brasília, alexandrosol@gmail.com; Ananda Santa Rosa, Universidade de Brasília, anandasrandrade@gmail.com; Jeanine Maria Felfili, Universidade de Brasília, felfili@unb.br Introdução Nos últimos 40 anos, mais de 50% do Bioma Cerrado foi transformado em áreas de agricultura (principalmente soja e cana) e pastagens (Klink & Machado 2005). Destaca-se que este bioma compreende a savana tropical com a flora mais rica do mundo, ultrapassando 12 mil espécies vasculares (Mendonça et al. 2008). No entanto, apesar de ser um bioma ameaçado e com alta biodiversidade, sendo considerada um hotspot (Myers et al. 2000), as iniciativas de conservação ainda são incipientes, com apenas 2,2% do Bioma protegido por Unidades de Conservação com estimativas de cerca de 20% das espécies ameaçadas e endêmicas não estão protegidas (Klink & Machad 2005). Os efeitos negativos do processo de degradação e desmatamento do Cerrado compreendem a erosão do solo, a fragmentação da paisagem e a perda de biodiversidade (UNESCO 2000). Por ser o segundo maior bioma do Brasil, correspondendo à aproximadamente 23% de todo o território, em toda sua extensão é possível verificar um mosaico vegetacional que segue mudanças dos gradientes de umidade, altitude, latitude e solos. Devido a essa grande heterogeneidade espacial e variação nos gradientes geográficos e ambientais o Cerrado apresenta uma riqueza de espécies vegetais bem elevada. Uma característica inerente a essa heterogeneidade especial é a fragmentação da paisagem, ao invés da continuidade geográfica, em que as diferentes fitofisionomias ocorrem como um mosaico de manchas, de diferentes tamanhos e origem (Silva et al. 2006). Portanto, a heterogeneidade espacial e a disposição em mosaico das fitofisionomias é um padrão do Bioma destacado por Silva et al. (2006). As fitofisionomias apresentadas pelo Cerrado englobam formações florestais, savânicas e campestres. As formações florestais abrangem: Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca (Florestas Estacionais Deciduais e Semideciduais) e Cerradão. O cerradão é uma formação florestal com dossel contínuo e cobertura arbórea entre 50% e 90%, e estrato arbóreo variando entre 8 e 15m de altura. Sua flora depende do tipo de solo onde ocorre, podendo ser mesotrófico ou distrófico, e apresenta flora mista com espécies do cerrado strico sensu, da mata de galeria e de matas secas.

2 A Floresta Semidecidual é assim denominada por apresentar caducifolia parcial durante a estação seca (cobertura arbórea de 50 a 60%). Sua ocorrência é observada sobre relevo plano e em encosta derivados de rochas básicas, com árvores que atingem entre 15 e 25m de altura, sendo a maioria das espécies com tronco retilíneo. O presente estudo tem como objetivo comparar a estrutura e composição florística de dois tipos de formação florestal do Bioma Cerrado (floresta estacional semidecidual e cerradão) e analisar a dissimilaridade florística entre as formações florestais. Materiais e Métodos O município de Paracatu (MG) encontra-se na Chapada Pratinha, localizada na porção central do Planalto Central, englobando o DF e seus arredores, tipificada por uma altitude média de 1000 m. Este relevo de planalto apresenta, principalmente nas suas bordas, uma superfície bastante erodida, com colinas suaves cortadas por vales de baixa declividade (Felfili & Felfili, 2001). Esta região é caracterizada pela Unidade Ecológica que abriga as savanas associadas aos planaltos do Bioma (Silva et al. 2006). Esta unidade apresenta um predomínio de cerrado stricto sensu ocorrendo nas chapadas e chapadões, sendo recortada por florestas de galeria e matas secas em menor grau. Portanto esta regiao do alto rio São Francisco apresenta uma grande heterogeneidade de fisionomias, estando numa posição geográfica intermediária entre o core do planalto central e a porção mais leste do Bioma. A metodologia de amostragem da vegetação lenhosa, segue o mesmo adotado no âmbito do Projeto Biogeografia do Bioma Cerrado (Felfili et al. 1994) e recomendado pelo Manual de Parcelas Permanentes dos Biomas Cerrado e Pantanal (Felfili et al. 2005). Em cada área foram amostradas quatro parcelas de 20 x 50m, com um critério de inclusão para amostragem de indivíduos lenhosos de DAP 5 cm. (diâmetro a altura do peito maior ou igual a 5 cm). A altura dos indivíduos foi medida a partir da vara telescópica graduada. Na análise da estrutura e composição dos fragmentos adotou-se as fórmulas apresentadas por Curtis & MacIntosh (1950) para os seguintes parâmetros: densidade (DR), freqüência (FR), dominância (DoR), valor de cobertura (VC) e valor de importância (VI) (Kent & Coker 1992). Para avaliar a diversidade alfa, e para fins comparativos com outros estudos foram calculados os índices de diversidade de Shannon (H ) de acordo com Magurran (1988) e índice de eqüabilidade (J ) de acordo com Pielou (1974).

3 Para análise da diversidade beta, que mede o grau de substituição (ou mudança) da composição de espécies ao longo de um gradiente, foi realizado uma comparação quantitativa e qualitativa da dissimilaridade da vegetação entre as manchas de cerradão inventariadas. Desta forma, será adotado o índice de similaridade de Sørensen (índice qualitativo) com base na presença e ausência de espécies (Mueller-Dombois & Ellenberg, 1974), assim como os percentuais de similaridade do índice de Czekanowski (índice quantitativo) (Kent & Coker, 1992) que considera também a densidade das espécies. Estas análises permitem identificar locais floristicamente e estruturalmente complementares. Resultados e Discussão No fragmento de cerradão, com cerca de 285 ha, foram amostradas 64 espécies com uma densidade de 1185 ind./ha e uma área basal de 16,14 m 2 /há, estando dentro do intervalo para outros cerradões, porém no limite inferior. Possivelmente este cerradão apresenta uma estrutura mais raleada devido aos sucessivos impactos que sofreu no passado, como um fragmento remanescente numa matriz de uso agropastoril. No fragmento de floresta estacional semidecidual, com cerca de 13 ha, foram amostradas 52 espécies com uma densidade de 1022 ind./ha e uma área basal de 18,44 m 2 /ha. Estes valores estão abaixo dos encontrados em outras florestas semideciduais, sendo um reflexo dos impactos sofridos neste pequeno fragmento. O cerradão apresentou uma estrutura equivalente que a floresta estacional semidecidual, ultrapassando o seu valor de densidade, mas com uma produção em área basal um pouco menor. A riqueza foi mais elevada no cerradão com uma flora mista de espécies savânicas e de outras formações florestais. No fragmento de cerradão, as espécies mais importantes (VI) foram: Copaifera langsdorffii, Qualea grandiflora, Dipteryx alata, Astronium fraxinifolium, Vatairea macrocarpa, Qualea parviflora, Emmotum nitens, Machaerium acutifolium, Terminalia argentea e Bowdichia virgilioides. Destas espécies apenas Dipteryx alata, Terminalia argentea e Emmotum nitens não são consideradas amplamente distribuídas e comuns em todo o bioma (Ratter et al. 2003). Copaífera langsdorffii é uma espécie comum em formações florestais do bioma, mas também ocorre em menor abundância no cerrado stricto sensu assim como, Dipteryx alata, Astronium fraxinifolium, Emmotum nitens, Bowdichia virgilioides e Vatairea macrocarpa. Qualea grandiflora e Machaerium acutifolium são espécies comuns nas formações savânicas, mas também tipifica o cerradão.

4 Na Floresta Estacional Semidecidual, as espécies mais importantes (VI) foram: Protium heptaphyllum, Myracrodruon urundeuva, Apuleia leiocarpa, Pouteria ramiflora, Senna sp, Terminalia brasiliense, Copaifera langsdorffii, Trichilia catigua, Ceiba speciosa e Anadenanthera colubrina. A floresta estacional semidecidual contou quase que exclusivamente com espécies típicas de formações florestais como as supracitadas. Entre estas Myracrodruon urundeuva, Trichilia catigua, Ceiba speciosa e Anadenanthera colubrina são espécies comuns nas florestas estacionais semideciduais (Mendonça et al., 2008). As duas áreas apresentaram baixos valores nos índices de similaridade qualitativo (Sørensen) e quantitativo (Czekanowski) entre suas parcelas (Tabela 1) representando uma baixa similaridade florísitica e estrutural entre as duas áreas. Esse resultado mostra que apesar de apresentarem estruturas semelhantes, com valores próximos de densidade de área basal, a composição florística é bem diferente. Ao mesmo tempo foi constatado similaridade florística entre as parcelas de cada área, indicando uma homogeneidade interna em cada fragmento, com Índice de Sørensen variando de 0,57 a 0,68 para floresta estacional semidecidual e de 0,52 a 0,67 para o cerradão (Tabela 1). No entanto algumas parcelas da floresta estacional semidecidual se mostraram dissimilares quando levando em consideração a abundância das espécies, indicando heterogeneidade estrutural deste fragmento. Este fato pode ser parcialmente explicado pelo tamanho reduzido do fragmento, que estaria mais sujeito a alterações em consequência do efeito de borda e falta de conectividade. Conclusões As parcelas geograficamente próximas tiveram uma baixa substituição de espécies (turnover). Portanto, a dissimilaridade florística correspondeu aos dois tipos de formação florestal, havendo uma nítida distinção na composição florística. Estruturalmente as diferenças foram mais sutis onde houve uma densidade de indivíduos no cerradão e uma maior produção de área basal na floresta estacional semidecidual. Sendo assim fica evidente a complementaridade fitogeográfica dos fragmentos florestais, no contexto de uma paisagem cada vez mais fragmentada frente à expansão das atividades agrosilvipastoris. A heterogeneidade espacial, a diversidade beta e a complementaridade florística e estrutural entre diferentes fragmentos de vegetação é uma característica importante do Bioma Cerrado. No quadro atual, onde a maior parte dos remanescentes florestais do Bioma encontra-se fora de Unidades de Conservação, é

5 de extrema importância avaliar a biodiversidade, e conservar estes fragmentos inseridos na paisagem rural. Tabela 1. Matriz de similaridade das oito parcelas amostrados nas duas formações florestais no município de Paracatu, MG. Os valores acima da diagonal em negro são referentes ao índice de Sørensen (qualitativo) e abaixo referentes ao índice de Czekanowski (quantitativo). Os valores em negrito representam similaridade significativa. Cd = Cerradão; Fl = Floresta Estacional Semidecidual. Sørensen Czekanowski Cd 1 Cd 2 Cd 3 Cd 4 Fl 1 Fl 2 Fl 3 Fl 4 Cd 1 0,605 0,568 0,521 0,189 0,139 0,088 0,107 Cd 2 53,846 0,677 0,525 0,258 0,167 0,143 0,127 Cd 3 35,341 51,915 0,576 0,2 0,172 0,111 0,164 Cd 4 33,473 40, ,373 0,281 0,189 0,3 Fl 1 6,639 14,978 16,529 21,552 0,621 0,481 0,689 Fl 2 6,306 10,577 9,865 15,023 56,744 0,577 0,61 Fl 3 2,857 4,082 2,844 5,97 21,675 36,957 0,473 Fl 4 4,31 5,505 6,009 10,762 49,778 63,107 44,33 Agradecimentos O presente trabalho teve como apoio o CNPq pela bolsa de doutorado concedida ao primeiro autor e pela bolsa de produtividade em pesquisa à Profa. Jeanine Maria Felfili. Contou também com ajuda financeira do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB) a partir de recurso da CAPES. Com o apoio do CRAD-UnB com infraestrutura e transporte. Com o apoio local do IEF-MG e utilização de seus alojamentos. E na equipe de campo foi valiosa a ajuda de Newton Rodrigues de Oliveira, Ayuni L. Mendes Sena e Halex L. Rocha Pires. Referências Bibliográficas CURTIS J. T.; MCINTOSH R. P. The interrelations of certain analytic and synthetic phytosociological characters. Ecology, v. 31, p FELFILI J. M.; FILGUEIRAS T. S.; HARIDASAN M.; SILVA JÚNIOR M. C.; MENDONÇA R. C.; REZENDE, A. V. Projeto biogeografia do bioma cerrado: Vegetação e solos. Cadernos de geociências do IBGE, v. 12, p FELFILI, J. M.; CARVALHO, F. A.; HAIDAR, R. F. Manual para o monitoramento de parcelas permanentes nos biomas Cerrado e Pantanal. Brasília: Departamento de Engenharia Florestal. Universidade de Brasília KENT, M.; COKER, P. Vegetation Description and Analysis. London: Belhaven Press, 1992.

6 KLINK, C. A.; MACHADO, R. Conservation of the Brazilian Cerrado. Conservation Biology, 19 (3): p , MAGURRAN, A. E. Ecological diversity and its measurement. London: Croom Helm Limited, MENDONÇA, R. C.; FELFILI, J. M.; WALTER, B. M. T.; SILVA-JÚNIOR, M. C.; REZENDE, A. B.; FILGUERIAS, T. S.; NOGUEIRA, P. E.; FAGG, C. W. Flora Vascular do Bioma Cerrado: checklist com espécies. In: SANO, S. M.; ALMEIDA, S. P.; RIBEIRO, J. F. (Org.) Cerrado: Ecologia e Flora. Volume 2. Brasília: Embrapa Cerrados, p MUELLER-DOMBOIS, D.; ELLENBERG, H. Aims and methods of vegetation ecology. New York: John Willey & Sons, MYERS, N.; MITTERMEIER, R. A.; MITTERMEIER C. G.; FONSECA, G. A. B.; KENT, J. Biodiversity hotspots for conservation priorities. Nature, n. 403, p PIELOU, E. C. Population and Community Ecology. Gordon and Breach: New York, RATTER, J. A.; BRIDGEWATER, S.; RIBEIRO, J. F. Analysis of the floristic composition of the Brazilian Cerrado vegetation III: Comparison of the woody vegetation of 376 areas. Edinburgh Journal of Botany v. 60, p RIBEIRO, J. F.; WALTER B. M. T. Fitofisionomias do bioma cerrado. In: SANO S.; ALMEIDA, S. (Org.). Cerrado: ambiente e flora. Brasília: EMBRAPA-CPAC, p SILVA, J. F.; FARINÃS, M. R.; FELFILI, J. M.; KLINK, C. A. Spatial heterogeneity, land use and conservation in the cerradão region of Brazil. Journal of Biogeography, v. 33, p UNESCO. Vegetação no Distrito Federal - tempo e espaço. Brasília: [s. n.], 2000.

Similaridade florística em duas áreas de Cerrado, localizadas no município de Parnarama, Maranhão - Brasil

Similaridade florística em duas áreas de Cerrado, localizadas no município de Parnarama, Maranhão - Brasil Similaridade florística em duas áreas de Cerrado, localizadas no município de Parnarama, Maranhão - Brasil Jaçanan Eloisa Freitas Milani 1 ; Carlos Frederico Lins e Silva Brandão 2 ; Mayara Dalla Lana

Leia mais

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO EM CERRADO RUPESTRE E CERRADO TÍPICO CONTÍGUOS DO PARQUE DO BACABA.

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO EM CERRADO RUPESTRE E CERRADO TÍPICO CONTÍGUOS DO PARQUE DO BACABA. LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO EM CERRADO RUPESTRE E CERRADO TÍPICO CONTÍGUOS DO PARQUE DO BACABA. Michele Ribeiro 1, Carla Vitorino 1, Josenilton de Farias 1, Alexandre Portella e Emilia Braga.

Leia mais

Fitossociologia e Diversidade

Fitossociologia e Diversidade Fitossociologia e Diversidade Fitossociologia Fitossociologia é um processo relacionado a métodos de reconhecimento e definição de comunidades de plantas. Phyto significa planta e sociologia grupos ou

Leia mais

BIODIVERSIDADE ECOLOGIA FLORESTAL

BIODIVERSIDADE ECOLOGIA FLORESTAL BIODIVERSIDADE Prof. Dr. Israel Marinho Pereira imarinhopereira@gmail.com Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM Laboratório de Ecologia Florestal Restauração de Ecosistemas-LAEFRE

Leia mais

Termos para indexação: biodiversidade, uso e cobertura do solo, mapeamento.

Termos para indexação: biodiversidade, uso e cobertura do solo, mapeamento. DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE ESPÉCIES NATIVAS DO CERRADO: RESULTADOS PRELIMINARES Leonardo dos Santos Oliveira 1, Adriano Paludo 1, Leonice Vieira de França 1, Marina de Fátima Vilela 2, Eny Duboc 2. 1 Bolsistas

Leia mais

ANÁLISE FLORÍSTICA DO ESTRATO ARBUSTIVO-ARBÓREO DA VEGETAÇÃO DE UMA ÁREA DE CERRADO SENSU STRICTO, GURUPI-TO

ANÁLISE FLORÍSTICA DO ESTRATO ARBUSTIVO-ARBÓREO DA VEGETAÇÃO DE UMA ÁREA DE CERRADO SENSU STRICTO, GURUPI-TO ANÁLISE FLORÍSTICA DO ESTRATO ARBUSTIVO-ARBÓREO DA VEGETAÇÃO DE UMA ÁREA DE CERRADO SENSU STRICTO, GURUPI-TO Dayane Pereira Lima¹; Marilia O. Camargo¹; Priscila B. Souza² ¹ Aluna do Curso de Engenharia

Leia mais

Portaria CBRN 01/2015

Portaria CBRN 01/2015 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE BIODIVERSIDADE E RECURSOS NATURAIS Portaria CBRN 01/2015 Estabelece o Protocolo de Monitoramento de Projetos de Restauração Ecológica O Coordenador de Biodiversidade

Leia mais

Termos para indexação: Cerrado, conservação, extrativismo, Norte de Minas Gerais

Termos para indexação: Cerrado, conservação, extrativismo, Norte de Minas Gerais ANÁLISE DA DIVERSIDADE E FITOSSOCIOLOGIA DE UM CERRADO SENSU STRICTO PARA SUBSIDIAR A CRIAÇÃO DE UMA RESERVA EXTRATIVISTA NA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO Galiana da Silveira Lindoso 1,2, Gabriel Damasco

Leia mais

Diversidade e dispersão das espécies lenhosas em áreas de cerrado sensu stricto, no período de 1996 a 2011, após supressão da vegetação em 1988

Diversidade e dispersão das espécies lenhosas em áreas de cerrado sensu stricto, no período de 1996 a 2011, após supressão da vegetação em 1988 http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.145-654-1 Diversidade e dispersão das espécies lenhosas em áreas de cerrado sensu stricto, no período de 1996 a 2011, após supressão da vegetação em

Leia mais

BIOMA CERRADO Resolução SMA 64/2009. Ilustração: José Felipe Ribeiro

BIOMA CERRADO Resolução SMA 64/2009. Ilustração: José Felipe Ribeiro BIOMA CERRADO Resolução SMA 64/2009 Ilustração: José Felipe Ribeiro CONCEITOS RESOLUÇÃO SMA 64/09 Artigo 2º Estágios sucessionais de regeneração do cerrado: Níveis de complexidade da vegetação do cerrado,

Leia mais

Estrutura populacional e distribuição espacial de Qualea grandiflora Mart., em área de transição no Piauí

Estrutura populacional e distribuição espacial de Qualea grandiflora Mart., em área de transição no Piauí http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.251-661-2 Estrutura populacional e distribuição espacial de Qualea grandiflora Mart., em área de transição no Piauí Najara M. Fontenele 1, Elifabia N.

Leia mais

VOLUME DE MADEIRA DE UM HECTARE DE CERRADO SENSU STRICTO

VOLUME DE MADEIRA DE UM HECTARE DE CERRADO SENSU STRICTO VOLUME DE MADEIRA DE UM HECTARE DE CERRADO SENSU STRICTO EM PLANALTINA DE GOIÁS José Imaña-Encinas¹, Otacílio Antunes Santana¹, José Elias de Paula², Gustavo Silva Ribeiro¹ (¹Departamento de Engenharia

Leia mais

Comunicado 174 Técnico

Comunicado 174 Técnico Comunicado 174 Técnico ISSN 9192-0099 Abril, 2008 Brasília, DF CONSERVAÇÃO IN SITU DE PEQUI EM UM CERRADO SENSU STRICTO NA TERRA INDÍGENA KRAHÔ (In situ conservation of the pequi in a Cerrado sensu stricto

Leia mais

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURA DE UM TRECHO FLORESTAL NA PORÇÃO SUL AMAZÔNICA, QUERÊNCIA MT

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURA DE UM TRECHO FLORESTAL NA PORÇÃO SUL AMAZÔNICA, QUERÊNCIA MT ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURA DE UM TRECHO FLORESTAL NA PORÇÃO SUL AMAZÔNICA, QUERÊNCIA MT Yhasmin Mendes de Moura, Lênio Soares Galvão, João Roberto dos Santos {yhasmin, lenio, jroberto}@dsr.inpe.br

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO DOS INDIVÍDUOS ARBÓREOS E DAS ESPÉCIES TOMBADAS PELO DECRETO DISTRITAL Nº /93 EM ÁREAS DE CERRADO SENSU STRICTO

QUANTIFICAÇÃO DOS INDIVÍDUOS ARBÓREOS E DAS ESPÉCIES TOMBADAS PELO DECRETO DISTRITAL Nº /93 EM ÁREAS DE CERRADO SENSU STRICTO QUANTIFICAÇÃO DOS INDIVÍDUOS ARBÓREOS E DAS ESPÉCIES TOMBADAS PELO DECRETO DISTRITAL Nº. 14.783/93 EM ÁREAS DE CERRADO SENSU STRICTO E CERRADÃO COMO SUBSÍDIO PARA A COMPENSAÇÃO AMBIENTAL NO DISTRITO FEDERAL:

Leia mais

FRAGMENTOS FLORESTAIS

FRAGMENTOS FLORESTAIS FRAGMENTOS FLORESTAIS O que sobrou da Mata Atlântica Ciclos econômicos 70% da população Menos de 7,4% e mesmo assim ameaçados de extinção. (SOS Mata Atlânitca, 2008) REMANESCENTES FLORESTAIS MATA ATLÂNTICA

Leia mais

Termos para indexação: BIOPAN, Campos Naturais, Invasão

Termos para indexação: BIOPAN, Campos Naturais, Invasão FITOSSOCIOLOGIA DE CAMPO SUJO COM INVASÃO DE VOCHYSIA DIVERGENS POHL (VOCHYSIACEAE), NO PANTANAL NORTE Orleans Soares Nasser¹, Cátia Nunes da Cunha¹, Cândida Pereira da Costa¹. (1Universidade Federal de

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE FLORA

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE FLORA PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE FLORA Abril/2016 Sumário 1. Introdução... 3 2. Justificativa... 3 3. Objetivo... 4 4. Objetivos específicos... 4 5. Abrangência... 5 6. Público Alvo... 5 7. Metodologia...

Leia mais

Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 DIVERSIDADE DE ESPÉCIES E SUA ABUNDÂNCIA EM UMA FLORESTA

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE Bauhinia cheilanta (Bong). Steud, (FABACEAE: CAESALPINOIDEAE) EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL EM MONTES CLAROS, MG. Thaíse de Oliveira Bahia 1, Leonardo Queiroz

Leia mais

Termos para indexação: Cerradão, vegetação xeromórfica, diâmetro, altura, ordenação

Termos para indexação: Cerradão, vegetação xeromórfica, diâmetro, altura, ordenação ESTRUTURA E ORDENAÇÃO DE UM FRAGMENTO DE CERRADÃO NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS, GO André Rosalvo Terra Nascimento 1, Glein Monteiro Araújo 1, Sérgio de Faria Lopes 1, Renata Ferreira Rodrigues

Leia mais

Localização do bioma Cerrado

Localização do bioma Cerrado O Cerrado O Cerrado possui uma flora diversa e fascinante, crescendo em uma região marcada pelos contrastes biofísicos (Gottsberger & Silberbauer-Gottsberger, 2006) Localização do bioma Cerrado - Localização

Leia mais

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS ECO GEOGRAFIA Prof. Felipe Tahan BIOMAS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza relevo, clima, vegetação que se inter-relacionam

Leia mais

CERRADO SENSU STRICTO SOBRE NEOSSOLO QUARTZARÊNICO: FITOGEOGRAFIA E CONSERVAÇÃO

CERRADO SENSU STRICTO SOBRE NEOSSOLO QUARTZARÊNICO: FITOGEOGRAFIA E CONSERVAÇÃO CERRADO SENSU STRICTO SOBRE NEOSSOLO QUARTZARÊNICO: FITOGEOGRAFIA E CONSERVAÇÃO Galiana da Silveira Lindoso Dissertação de Mestrado em Ecologia Departamento de Ecologia BRASÍLIA 2008 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Leia mais

DIVERSIDADES ALFA E BETA DAS FLORAS LENHOSA E HERBÁCEO- SUBARBUSTIVA NO CERRADO DA FLONA DE PARAOPEBA, MG

DIVERSIDADES ALFA E BETA DAS FLORAS LENHOSA E HERBÁCEO- SUBARBUSTIVA NO CERRADO DA FLONA DE PARAOPEBA, MG DIVERSIDADES ALFA E BETA DAS FLORAS LENHOSA E HERBÁCEO- SUBARBUSTIVA NO CERRADO DA FLONA DE PARAOPEBA, MG João Augusto Alves Meira Neto 1, Gilmar Edilberto Valente 1, Andreza Viana Neri 1 ( 1 Departamento

Leia mais

LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL SITUADO AO LONGO DA MICROBACIA DO CÓRREGO FUNDO, AQUIDAUANA, MS

LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL SITUADO AO LONGO DA MICROBACIA DO CÓRREGO FUNDO, AQUIDAUANA, MS Belo Horizonte/MG 24 a 27/11/2014 LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL SITUADO AO LONGO DA MICROBACIA DO CÓRREGO FUNDO, AQUIDAUANA, MS Gabrielle Regina Miguel

Leia mais

Termos para indexação: fitossociologia; Melastomataceae; Rubiaceae; solos do Cerrado; Vochysiaceae

Termos para indexação: fitossociologia; Melastomataceae; Rubiaceae; solos do Cerrado; Vochysiaceae ESPÉCIES ACUMULADORAS DE Al EM DOIS CERRADÕES, EM DIFERENTES SOLOS NO TRIÂNGULO MINEIRO Glein Monteiro de Araújo 1 ; Renata Ferreira Rodrigues 1, André Eduardo Gusson 1 ( 1 Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA, ESTRUTURA E BIOMASSA AÉREA LENHOSA NO CERRADÃO

COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA, ESTRUTURA E BIOMASSA AÉREA LENHOSA NO CERRADÃO COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA, ESTRUTURA E BIOMASSA AÉREA LENHOSA NO CERRADÃO Cristiane Ribeiro da Mata¹ (IC)*, Sabrina do Couto de Miranda¹ (PQ) ¹ Universidade Estadual de Goiás Campus Palmeiras de Goiás. Rua

Leia mais

Fitogeografia de São Paulo

Fitogeografia de São Paulo Fitogeografia de São Paulo Aula 2-2017 LCB 1402 ECOLOGIA Vegetal Departamento de Ciências Biológicas ESALQ/USP Prof. Sergius Gandolfi Prof. Flávio B. Gandara VEGETAÇÃO FISIONOMIA VEGETAÇÃO COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA

Leia mais

MAPEAMENTO DO USO DO SOLO NA REGIÃO SUL DE ANÁPOLIS: AVALIAÇÃO DO ESTADO DA COBERTURA VEGETAL ORIGINAL Ludiana Ribeiro da Silva 1, Homero Lacerda 2

MAPEAMENTO DO USO DO SOLO NA REGIÃO SUL DE ANÁPOLIS: AVALIAÇÃO DO ESTADO DA COBERTURA VEGETAL ORIGINAL Ludiana Ribeiro da Silva 1, Homero Lacerda 2 MAPEAMENTO DO USO DO SOLO NA REGIÃO SUL DE ANÁPOLIS: AVALIAÇÃO DO ESTADO DA COBERTURA VEGETAL ORIGINAL Ludiana Ribeiro da Silva 1, Homero Lacerda 2 1 Voluntária de Pesquisa (PVIC/UEG), graduanda em Ciências

Leia mais

Diversidade de biomas = diversidade de desafios para a ciência e a prática da restauração

Diversidade de biomas = diversidade de desafios para a ciência e a prática da restauração Diversidade de biomas = diversidade de desafios para a ciência e a prática da restauração Giselda Durigan Laboratório de Ecologia e Hidrologia Floresta Estadual de Assis, Instituto Florestal de SP http://labecologiahidrologia.weebly.com/

Leia mais

FLORA DOS CERRADOS MARGINAIS DO NORDESTE E ECÓTONOS ASSOCIADOS: FLORACENE

FLORA DOS CERRADOS MARGINAIS DO NORDESTE E ECÓTONOS ASSOCIADOS: FLORACENE FLORA DOS CERRADOS MARGINAIS DO NORDESTE E ECÓTONOS ASSOCIADOS: FLORACENE Antonio Alberto Jorge Farias Castro 1, Ruth Raquel Soares de Farias 2, Samara Raquel de Sousa 3, Joxleide Mendes da Costa 4, Geny

Leia mais

EFEITO DO AUMENTO DA DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES NA DINAMICA DE RAIZES FINAS SUB-SUPERFICIAIS EM UMA AREA DE CERRADO SENSU STRICTO

EFEITO DO AUMENTO DA DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES NA DINAMICA DE RAIZES FINAS SUB-SUPERFICIAIS EM UMA AREA DE CERRADO SENSU STRICTO EFEITO DO AUMENTO DA DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES NA DINAMICA DE RAIZES FINAS SUB-SUPERFICIAIS EM UMA AREA DE CERRADO SENSU STRICTO Felipe Eduardo Brandão Lenti 1, Karla Cristina Cavalcante Moita 1, Prof.ª

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO FITOSSOCIOLÓGICO. Dra. Sueli Angelo Furlan Laboratório Climatologia e Biogeografia DG-FFLCH-USP

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO FITOSSOCIOLÓGICO. Dra. Sueli Angelo Furlan Laboratório Climatologia e Biogeografia DG-FFLCH-USP IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO FITOSSOCIOLÓGICO Dra. Sueli Angelo Furlan Laboratório Climatologia e Biogeografia DG-FFLCH-USP Fitossociologia É um campo de estudo da Ecologia Quantitativa de comunidades vegetais,

Leia mais

EFEITO DE BORDA PARA POPULAÇÕES DE ESPÉCIES NATIVAS DO CERRADO EM FRAGMENTOS FLORESTAIS.

EFEITO DE BORDA PARA POPULAÇÕES DE ESPÉCIES NATIVAS DO CERRADO EM FRAGMENTOS FLORESTAIS. Área de concentração: Política e legislação florestal. EFEITO DE BORDA PARA POPULAÇÕES DE ESPÉCIES NATIVAS DO CERRADO EM FRAGMENTOS FLORESTAIS. Gabriel Venâncio Pereira Mariano¹, Vanuza Pereira Garcia

Leia mais

A PAISAGEM NA GENÉTICA NA PAISAGEM. Kelly Souza Ms. Ecologia e Evolução-UFG

A PAISAGEM NA GENÉTICA NA PAISAGEM. Kelly Souza Ms. Ecologia e Evolução-UFG A PAISAGEM NA GENÉTICA NA PAISAGEM Kelly Souza Ms. Ecologia e Evolução-UFG G x L Ecologia de Paisagem (1938) Paisagem + Ecossistema Geógrafo alemão, foi o primeiro a usar o termo Landscape ecology três

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO FITOSSOCIOLÓGICO

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO FITOSSOCIOLÓGICO IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO FITOSSOCIOLÓGICO Prof. Dra. Sueli Angelo Furlan Dr. Ana Lucia Santos Laboratório Climatologia e Biogeografia DG-FFLCH-USP Fitossociologia É um campo de estudo da Ecologia Quantitativa

Leia mais

2017 Ecologia de Comunidades LCB Prof. Flávio Gandara Prof. Sergius Gandolfi. Aula 2. Caracterização da Vegetação e Fitogeografia

2017 Ecologia de Comunidades LCB Prof. Flávio Gandara Prof. Sergius Gandolfi. Aula 2. Caracterização da Vegetação e Fitogeografia 2017 Ecologia de Comunidades LCB 0217 Prof. Flávio Gandara Prof. Sergius Gandolfi Aula 2 Caracterização da Vegetação e Fitogeografia Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander von Humboldt (1769-1859) FITOGEOGRAFIA

Leia mais

Termos para indexação: mata seca, extrativismo, Cerrado, Savana, Minas Gerais

Termos para indexação: mata seca, extrativismo, Cerrado, Savana, Minas Gerais DIVERSIDADE E USO POTENCIAL DA COMUNIDADE LENHOSA DE UMA FLORESTA ESTACIONAL COMO SUBSÍDIO PARA A CRIAÇÃO DE RESERVAS EXTRATIVISTAS NA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO Ricardo Flores Haidar 1, Gabriel Damasco

Leia mais

Projetos Intervales. Modificado de:

Projetos Intervales. Modificado de: Projetos Intervales Modificado de: http://www.geografia.fflch.usp.br/mapas/atlas_intervales/oparque.html 1. Variação da diversidade de aracnídeos ao longo de um gradiente altitudinal no Parque Estadual

Leia mais

Sistemas Agroflorestais como Instrumento para o Desenvolvimento Sustentável no Bioma Cerrado

Sistemas Agroflorestais como Instrumento para o Desenvolvimento Sustentável no Bioma Cerrado 1 Sistemas Agroflorestais como Instrumento para o Desenvolvimento Sustentável no Bioma Cerrado Introdução José Felipe Ribeiro 1, Eny Duboc 2 e José Teodoro de Melo 3 De maneira geral, agrosilvicultura

Leia mais

Avaliação florística e estrutural da floresta de conservação de solo e água da Empresa Florestal Integral Guanacahabibes, Cuba

Avaliação florística e estrutural da floresta de conservação de solo e água da Empresa Florestal Integral Guanacahabibes, Cuba http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.228-387-1 Avaliação florística e estrutural da floresta de conservação de solo e água da Empresa Florestal Integral Guanacahabibes, Cuba Ouorou G. M.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE CIEÊNCIAS FLORESTAIS E DA MADEIRA DEFESA DE MONOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE CIEÊNCIAS FLORESTAIS E DA MADEIRA DEFESA DE MONOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE CIEÊNCIAS FLORESTAIS E DA MADEIRA DEFESA DE MONOGRAFIA ANÁLISE ESPACIAL DOS REMANESCENTES FLORESTAIS DO BIOMA MATA ATLÂNTICA

Leia mais

Biomas / Ecossistemas brasileiros

Biomas / Ecossistemas brasileiros GEOGRAFIA Biomas / Ecossistemas brasileiros PROF. ROGÉRIO LUIZ 3ºEM O que são biomas? Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna

Leia mais

COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURA DA FLORESTA SECUNDÁRIA EM UM PERÍMETRO URBANO, BELÉM-PA

COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURA DA FLORESTA SECUNDÁRIA EM UM PERÍMETRO URBANO, BELÉM-PA COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURA DA FLORESTA SECUNDÁRIA EM UM PERÍMETRO URBANO, BELÉM-PA Lucas Guimarães Pereira 1, Caio Felipe Almeida Rodrigues 2, Aryane Rafaela Monteiro Rodrigues 3, Ademir Roberto

Leia mais

Edson Vidal Prof. Manejo de Florestas Tropicais ESALQ/USP

Edson Vidal Prof. Manejo de Florestas Tropicais ESALQ/USP Edson Vidal Prof. Manejo de Florestas Tropicais ESALQ/USP PRINCIPAIS ECOSSISTEMAS CAATINGA 844 Mil Km 2 (9,9%) Território Brasileiro = 9,9% Nordeste = 55,6% Cobertura Atual 30% Fonte: IBAMA 2002 Elaboração:

Leia mais

Original Article. PALAVRAS-CHAVE: Planejamento de conservação. Comunidade arbórea. Floresta Estacional Decidual. Bioma Cerrado. Análise multivariada.

Original Article. PALAVRAS-CHAVE: Planejamento de conservação. Comunidade arbórea. Floresta Estacional Decidual. Bioma Cerrado. Análise multivariada. Original Article 8 APLICAÇÃO DA DIVERSIDADE ALFA E BETA PARA DEFINIÇÃO DE ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA CONSERVAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS FLORESTAS DECIDUAIS SOBRE AFLORAMENTOS CALCÁRIOS NO VALE DO PARANÃ, GOIÁS

Leia mais

FITOSSOCIOLOGIA DE FRAGMENTOS FLORESTAIS DE DIFERENTES IDADES EM DOIS VIZINHOS, PR, BRASIL

FITOSSOCIOLOGIA DE FRAGMENTOS FLORESTAIS DE DIFERENTES IDADES EM DOIS VIZINHOS, PR, BRASIL FITOSSOCIOLOGIA DE FRAGMENTOS FLORESTAIS DE DIFERENTES IDADES EM DOIS VIZINHOS, PR, BRASIL 1 Priscyla Vanessa Antonelli 1,2*, Daniela Aparecida Estevan 3 [orientadora], Marcielli Aparecida Borges dos Santos

Leia mais

Comunidades Vegetais

Comunidades Vegetais Aula 3-2017 Comunidades Vegetais LCB 0217 ECOLOGIA DE COMUNIDADES Departamento de Ciências Biológicas ESALQ/USP Prof. Sergius Gandolfi & Prof. Flávio B. Gandara Caracterização da Vegetação A - LEVANTAMENTO

Leia mais

RESPOSTAS DO ESTRATO RASTEIRO AO AUMENTO DA DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES EM UMA COMUNIDADE DE CERRADO

RESPOSTAS DO ESTRATO RASTEIRO AO AUMENTO DA DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES EM UMA COMUNIDADE DE CERRADO RESPOSTAS DO ESTRATO RASTEIRO AO AUMENTO DA DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES EM UMA COMUNIDADE DE CERRADO SENSU STRICTO Darlan Quinta de Brito 1, Mariana Cardoso de Souza 1, Dr.ª Alessandra Kozovits 1,2,

Leia mais

Termos para indexação: mortalidade, adubação orgânica, roçagem, Cerrado, recuperação.

Termos para indexação: mortalidade, adubação orgânica, roçagem, Cerrado, recuperação. MORTALIDADE DE ESPÉCIES DO CERRADO APÓS DEZ MESES DE PLANTIO, SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE ADUBAÇÃO ORGÂNICA E ROÇAGEM EM PLANALTINA-DF. Fabiola Latino Antezana¹, José Carlos Sousa-Silva², Eny Duboc² (¹Universidade

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO DE FRUTOS E CIRCUNFERÊNCIA DO TRONCO DE QUALEA GRANDIFLORA MART. (VOCHYSIACEAE).

RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO DE FRUTOS E CIRCUNFERÊNCIA DO TRONCO DE QUALEA GRANDIFLORA MART. (VOCHYSIACEAE). RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO DE FRUTOS E CIRCUNFERÊNCIA DO TRONCO DE QUALEA GRANDIFLORA MART. (VOCHYSIACEAE). Erison C. S. Monteiro*¹,³; Diego M. Previatto¹,³; Tamirys Manzatti¹,³;José Ragusa- Netto²,³. *oierison@yahoo.com.br

Leia mais

ANÁLISE DE DIVERSIDADE FLORÍSTICA DENTRO E ENTRE TRÊS ÁREAS DE CERRADO S.S. NA REGIÃO CETRAL E NORTE DE MINAS GERAIS

ANÁLISE DE DIVERSIDADE FLORÍSTICA DENTRO E ENTRE TRÊS ÁREAS DE CERRADO S.S. NA REGIÃO CETRAL E NORTE DE MINAS GERAIS ANÁLISE DE DIVERSIDADE FLORÍSTICA DENTRO E ENTRE TRÊS ÁREAS DE CERRADO S.S. NA REGIÃO CETRAL E NORTE DE MINAS GERAIS Thiago José Ornelas Otoni 1, Silvia da Luz Lima Mota 1, Israel Marinho Pereira 1, Erik

Leia mais

Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI)

Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Por que um biólogo precisa saber Bioestatística? ou Para que serve a bioestatística na Biologia? Aplicações mais comuns Área de saúde: definição de políticas

Leia mais

Seleção de variáveis e escalas em estudos com morcegos em paisagens de cerrado

Seleção de variáveis e escalas em estudos com morcegos em paisagens de cerrado Seleção de variáveis e escalas em estudos com morcegos em paisagens de cerrado Me. Ciro Líbio Caldas dos Santos Prof. LCN/Biologia - UFMA Imperatriz PPG Ecologia e Conservação - UFMS Qual a escala em estudos

Leia mais

Fitossociologia da comunidade arbórea de cerrado sensu stricto do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Fitossociologia da comunidade arbórea de cerrado sensu stricto do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães . Pesquisas Agrárias e Ambientais DOI: 10.14583/2318-7670.v04n02a05 http://www.ufmt.br/nativa ISSN: 2318-7670 Fitossociologia da comunidade arbórea de cerrado sensu stricto do Parque Nacional da Chapada

Leia mais

SERRAPILHEIRA EM CERRADÃO COM PRESENÇA E AUSÊNCIA DE BAMBU (Actinun verticillatun Nees Mc Clure Ex Soderstom), PARQUE DO BACABA, NOVA XAVANTINA-MT.

SERRAPILHEIRA EM CERRADÃO COM PRESENÇA E AUSÊNCIA DE BAMBU (Actinun verticillatun Nees Mc Clure Ex Soderstom), PARQUE DO BACABA, NOVA XAVANTINA-MT. SERRAPILHEIRA EM CERRADÃO COM PRESENÇA E AUSÊNCIA DE BAMBU (Actinun verticillatun Nees Mc Clure Ex Soderstom), PARQUE DO BACABA, NOVA XAVANTINA-MT. Josenilton de Farias 1, Maria do Carmo Corrêa Lagos 1,

Leia mais

COMPORTAMENTO POPULACIONAL DE CUPIÚBA (GOUPIA GLABRA AUBL.) EM 84 HA DE FLORESTA DE TERRA FIRME NA FAZENDA RIO CAPIM, PARAGOMINAS, PA.

COMPORTAMENTO POPULACIONAL DE CUPIÚBA (GOUPIA GLABRA AUBL.) EM 84 HA DE FLORESTA DE TERRA FIRME NA FAZENDA RIO CAPIM, PARAGOMINAS, PA. COMPORTAMENTO POPULACIONAL DE CUPIÚBA (GOUPIA GLABRA AUBL.) EM 84 HA DE FLORESTA DE TERRA FIRME NA FAZENDA RIO CAPIM, PARAGOMINAS, PA. HIRAI, Eliana Harumi ; CARVALHO, João Olegário Pereira de. INTRODUÇÃO

Leia mais

Palavras-chaves: biogeografia, cerradão, dispersão e diâmetro da altura do peito (DAP)

Palavras-chaves: biogeografia, cerradão, dispersão e diâmetro da altura do peito (DAP) PROPOSTA DE METODOLOGIA DE TRABALHO DE CAMPO EM BIOGEOGRAFIA Ribeiro, Eduardo A. W. Geógrafo eduwer@hotmail.com Höfig, Pedro Her.hofing@gmail.com Discente Geografia - UEL Resumo: A proposta de trabalho

Leia mais

MAPEAMENTO E ANÁLISE DOS DESMATAMENTOS NO BIOMA CERRADO PARA O PERÍODO

MAPEAMENTO E ANÁLISE DOS DESMATAMENTOS NO BIOMA CERRADO PARA O PERÍODO MAPEAMENTO E ANÁLISE DOS DESMATAMENTOS NO BIOMA CERRADO PARA O PERÍODO 2004-2005 Genival Fernandes Rocha 1, Laerte Guimarães Ferreira 1, Nilson Clementino Ferreira 1, Manuel Eduardo Ferreira 1, Joana Carolina

Leia mais

FRAGMENTAÇÃO DE CERRADO DO MATO GROSSO DE GOIAS NA MICRORREGIÃO DE CERES

FRAGMENTAÇÃO DE CERRADO DO MATO GROSSO DE GOIAS NA MICRORREGIÃO DE CERES FRAGMENTAÇÃO DE CERRADO DO MATO GROSSO DE GOIAS NA Fernando Gomes Barbosa 1 Josana de Castro Peixoto ² Maria Gonçalves da Silva Barbalho ³ RESUMO: Com a expansão da agropecuária no Cerrado a partir da

Leia mais

FITOSSOCIOLOGIA EM UMA ÁREA DE CERRADO EM REGENERAÇÃO DO PARQUE FLORESTAL DE PATROCÍNIO, MG CAXUANA S/A

FITOSSOCIOLOGIA EM UMA ÁREA DE CERRADO EM REGENERAÇÃO DO PARQUE FLORESTAL DE PATROCÍNIO, MG CAXUANA S/A FITOSSOCIOLOGIA EM UMA ÁREA DE CERRADO EM REGENERAÇÃO DO PARQUE FLORESTAL DE PATROCÍNIO, MG CAXUANA S/A Sebastião Ferreira de Lima 1 ; Ana Paula Leite de Lima 2 ; Rosângela de Oliveira Araujo 3 ; Poliana

Leia mais

18/10 a 09/11 de 2016 Câmpus de Araguaína, Araguaína e Palmas

18/10 a 09/11 de 2016 Câmpus de Araguaína, Araguaína e Palmas ANÁLISE DA SERAPILHIERA DE UMA ÁREA DE CERRADO SENSU STRICTO (S.S.) GURUPI, TO Yuri Fontes Alves 1 ; Maurilio Antônio Varavallo 2 ; Priscila Bezerra de Souza 3 1 Aluno do Curso de Engenharia Florestal;

Leia mais

ÁGUAS EMENDADAS SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE SEDUMA BRASÍLIA DF BRASIL

ÁGUAS EMENDADAS SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE SEDUMA BRASÍLIA DF BRASIL ÁGUAS EMENDADAS SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE SEDUMA BRASÍLIA DF BRASIL 2008 Jeanine Maria Felfili Manoel Cláudio da Silva Júnior Roberta C. Mendonça Christopher William Fagg Tarciso

Leia mais

Semana de Estudos da Engenharia Ambiental UNESP Rio Claro, SP. ISSN

Semana de Estudos da Engenharia Ambiental UNESP Rio Claro, SP. ISSN LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE PLANTAS INVASORAS NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS DO PARQUE ESTADUAL DO PAU FURADO, NO TRIÂNGULO MINEIRO. Helena Leandro Quartarola, Bethânia Rosa Defensor, Bruno Borges

Leia mais

Resolução SMA - 8, de

Resolução SMA - 8, de Resolução SMA - 8, de 7-3-2007 Altera e amplia as resoluções SMA 21 de 21-11-2001 e SMA 47 de 26-11-2003. Fixa a orientação para o reflorestamento heterogêneo de áreas degradadas e dá providências correlatas.

Leia mais

Experiências em Recuperação Ambiental. Código Florestal. Módulos demonstrativos de restauração ecológica para ambientes savânicos do bioma Cerrado

Experiências em Recuperação Ambiental. Código Florestal. Módulos demonstrativos de restauração ecológica para ambientes savânicos do bioma Cerrado Experiências em Recuperação Ambiental Código Florestal Módulos demonstrativos de restauração ecológica para ambientes savânicos do bioma Cerrado Módulos demonstrativos de restauração ecológica para ambientes

Leia mais

Comunidades Vegetais

Comunidades Vegetais Aula 3-2017 Comunidades Vegetais LCB 0217 ECOLOGIA DE COMUNIDADES Departamento de Ciências Biológicas ESALQ/USP Prof. Sergius Gandolfi & Prof. Flávio B. Gandara Caracterização da Vegetação A - LEVANTAMENTO

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Mestranda: Suélen Schramm Schaadt Prof. Orientador: Dr. Alexander Christian Vibrans

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Mestranda: Suélen Schramm Schaadt Prof. Orientador: Dr. Alexander Christian Vibrans Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Mestranda: Suélen Schramm Schaadt Prof. Orientador: Dr. Alexander Christian Vibrans II Seminário IFFSC 04 maio 2011 FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL Processo através

Leia mais

Modelagem ambiental do uso e cobertura da terra da savana tropical da Amazônia Legal, para utilização em modelos meteorológicos e hidrológicos

Modelagem ambiental do uso e cobertura da terra da savana tropical da Amazônia Legal, para utilização em modelos meteorológicos e hidrológicos Modelagem ambiental do uso e cobertura da terra da savana tropical da Amazônia Legal, para utilização em modelos meteorológicos e hidrológicos Jorge A. Bustamante Becerra & Regina C. dos Santos Alvalá

Leia mais

Síndrome de dispersão de diásporos em espécies arbustivo-arbóreas em diferentes fisionomias de. Cerrado no município de Itirapina, São Paulo.

Síndrome de dispersão de diásporos em espécies arbustivo-arbóreas em diferentes fisionomias de. Cerrado no município de Itirapina, São Paulo. Santos, F.A.M., Martins, F.R. & Tamashiro, J.Y. (orgs.). Relatórios da disciplina NE211 - PPG-Ecologia, IB, UNICAMP 1 Síndrome de dispersão de diásporos em espécies arbustivo-arbóreas em diferentes fisionomias

Leia mais

ESTRUTURA FLORESTAL DOS CAMPOS DE ALTITUDE NO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ MG.

ESTRUTURA FLORESTAL DOS CAMPOS DE ALTITUDE NO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ MG. ESTRUTURA FLORESTAL DOS CAMPOS DE ALTITUDE NO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ MG. Ricardo Mendes Moraes de Jesus¹, Felipe Zampirolli Moreira¹, Isabela Dias Reboleto² Ítalo Favoreto Campanharo¹, Anna Lara Rodrigues¹,

Leia mais

DIVERSIDADE ALFA E BETA NO CERRADO SENSU STRICTO DA CHAPADA PRATINHA, BRASIL. Maria Cristina Felfili¹ Jeanine Maria Felfili 2

DIVERSIDADE ALFA E BETA NO CERRADO SENSU STRICTO DA CHAPADA PRATINHA, BRASIL. Maria Cristina Felfili¹ Jeanine Maria Felfili 2 Acta bot. bras. 15(2): 243-254. 2001 243 DIVERSIDADE ALFA E BETA NO CERRADO SENSU STRICTO DA CHAPADA PRATINHA, BRASIL. Recebido em 27/07/99. Aceito em 02/05/01 Maria Cristina Felfili¹ Jeanine Maria Felfili

Leia mais

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo Máximo

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo Máximo Aula Bioma e Vegetação Prof. Diogo Máximo Biosfera É a interação entre: - Clima (sucessão de tempos). - Solo (elemento de sustentação e nutrição). - Relevo (interfere diretamente no clima) Mapa Mundo Biomas

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 ANÁLISE DA COMUNIDADE ARBÓREA DE UMA FLORESTA NEBULAR A 2100 METROS DE ALTITUDE NA SERRA DA MANTIQUEIRA, ITAMONTE, MINAS GERAIS* TALITA ALVES BATISTA 1, PATRÍCIA VIEIRA POMPEU 2 ; MARCO AURELIO LEITE FONTES

Leia mais

Conservação da vegetação

Conservação da vegetação Conservação da vegetação Prof. Pedro Eisenlohr pedrov.eisenlohr@gmail.com A Biologia da Conservação tem como objeto de estudo a BIODIVERSIDADE. O que é biodiversidade? Biodiversidade (diversidade biológica)

Leia mais

Fitossociologia e estrutura diamétrica de um cerrado sensu stricto, Gurupi TO. Phytosociology and diameter structure of a cerrado Gurupi - TO

Fitossociologia e estrutura diamétrica de um cerrado sensu stricto, Gurupi TO. Phytosociology and diameter structure of a cerrado Gurupi - TO Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/rvads ARTIGO CIENTÍFICO DOI: http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i1.2996 Phytosociology and diameter

Leia mais

FRAGMENTAÇÃO DA PAISAGEM DA BACIA DO ALTO CURSO OESTE DA BAHIA. Crisliane Aparecida Pereira dos Santos 1, Pablo Santana Santos 2

FRAGMENTAÇÃO DA PAISAGEM DA BACIA DO ALTO CURSO OESTE DA BAHIA. Crisliane Aparecida Pereira dos Santos 1, Pablo Santana Santos 2 FRAGMENTAÇÃO DA PAISAGEM DA BACIA DO ALTO CURSO OESTE DA BAHIA Crisliane Aparecida Pereira dos Santos 1, Pablo Santana Santos 2 1 Engª. Agrônoma, Professora do Depto.Ciências Exatas e da Terra, UNEB/Campus

Leia mais

Distribuição Espaço-temporal das Queimadas no Bioma Cerrado no Período de 1992 a 2007*

Distribuição Espaço-temporal das Queimadas no Bioma Cerrado no Período de 1992 a 2007* 98 Introdução Distribuição Espaço-temporal das Queimadas no Bioma Cerrado no Período de 1992 a 2007* 1 1 ; 1 ; 1 1 No Brasil o Bioma Cerrado encontra-se localizado predominantemente no Planalto Central,

Leia mais

Diversidade, Riqueza e Distribuição de Bromélias e Orquídeas epífitas na Mata de Galeria do Rio das Antas, Poços de Caldas MG.

Diversidade, Riqueza e Distribuição de Bromélias e Orquídeas epífitas na Mata de Galeria do Rio das Antas, Poços de Caldas MG. Diversidade, Riqueza e Distribuição de Bromélias e Orquídeas epífitas na Mata de Galeria do Rio das Antas, Poços de Caldas MG. Reis, J.R.M. 1 ; VAN DEN BERG, E. 2. 1 Eng. a Agrônoma pela Universidade Federal

Leia mais

Análise da estrutura e dinâmica da paisagem do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Análise da estrutura e dinâmica da paisagem do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Curitiba, PR, Brasil, 30 de abril a 05 de maio de 2011, INPE p.3057 Análise da estrutura e dinâmica da paisagem do Parque Nacional da Chapada

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA VEGETAÇÃO ARBÓREA EM ÁREA DE CONTATO SAVANA/FLORESTA ESTACIONAL ISABEL DE CASTRO SILVA ORIENTADORA: PROFª DRª ALBA VALÉRIA REZENDE

CARACTERIZAÇÃO DA VEGETAÇÃO ARBÓREA EM ÁREA DE CONTATO SAVANA/FLORESTA ESTACIONAL ISABEL DE CASTRO SILVA ORIENTADORA: PROFª DRª ALBA VALÉRIA REZENDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS CARACTERIZAÇÃO DA VEGETAÇÃO ARBÓREA EM ÁREA DE CONTATO SAVANA/FLORESTA ESTACIONAL ISABEL DE CASTRO SILVA

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DAS ÁREAS PRIORITARIAS PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA REGIÃO DO ECOMUSEU DO CERRADO

ANÁLISE PRELIMINAR DAS ÁREAS PRIORITARIAS PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA REGIÃO DO ECOMUSEU DO CERRADO ANÁLISE PRELIMINAR DAS ÁREAS PRIORITARIAS PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA REGIÃO DO ECOMUSEU DO CERRADO Gustavo Silva Ribeiro¹, José Imaña-Encinas¹, Otacílio Antunes Santana¹, Daniel Martins Amaral¹

Leia mais

O CERRADÃO DE GOIÁS E SUAS RELAÇÕES FLORÍSTICAS E ESTRUTURAIS COM OUTRAS ÁREAS NO BRASIL

O CERRADÃO DE GOIÁS E SUAS RELAÇÕES FLORÍSTICAS E ESTRUTURAIS COM OUTRAS ÁREAS NO BRASIL O CERRADÃO DE GOIÁS E SUAS RELAÇÕES FLORÍSTICAS E ESTRUTURAIS COM OUTRAS ÁREAS NO BRASIL Sabrina do Couto de Miranda 1 ; Weuler Alves Vasconcelos 2 ; Cassio Henrique Giusti Cezare 3; Cristiane Ribeiro

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DIAMÉTRICA E ESTRUTURA FITOSSOCIOLÓGICA DE CERRADO SENSU STRICTO EM GURUPI-TO

DISTRIBUIÇÃO DIAMÉTRICA E ESTRUTURA FITOSSOCIOLÓGICA DE CERRADO SENSU STRICTO EM GURUPI-TO DISTRIBUIÇÃO DIAMÉTRICA E ESTRUTURA FITOSSOCIOLÓGICA DE CERRADO SENSU STRICTO EM GURUPI-TO Virgílio Lourenço Silva Neto 1, Alessandro Lemos de Oliveira 2, André Ferreira dos Santos 3, Suza Teles Santos

Leia mais

Fragmentação: a dimensão temporal

Fragmentação: a dimensão temporal Fragmentação: a dimensão temporal 2000 1980 Tempo de latência entre o processo de fragmentação e a extinção das espécies Mudança na estrutura da paisagem 1980 2000 Tempo de latência Mudança na estrutura

Leia mais

Geografia. Aspectos Físicos e Geográficos - CE. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Aspectos Físicos e Geográficos - CE. Professor Luciano Teixeira. Geografia Aspectos Físicos e Geográficos - CE Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia ASPECTOS FÍSICOS E GEOGRÁFICOS - CE Clima: O clima do Ceará é predominantemente semiárido,

Leia mais

PROGRAMA PLANTE BONITO

PROGRAMA PLANTE BONITO PROGRAMA PLANTE BONITO Lagoa Misteriosa Samuel Duleba CRBio - 34.623-03D Jardim - Mato Grosso do Sul - Brasil 2008 Introdução Com o objetivo de recuperar áreas que já sofreram algum tipo de interferência

Leia mais

GRUPOS ECOLÓGICOS E DISTRIBUIÇÃO DAS ESPÉCIES EM PECULIARES E ACESSÓRIAS DE TRÊS ÁREAS DE CERRADO SENSU STRICTO, TOCANTINS

GRUPOS ECOLÓGICOS E DISTRIBUIÇÃO DAS ESPÉCIES EM PECULIARES E ACESSÓRIAS DE TRÊS ÁREAS DE CERRADO SENSU STRICTO, TOCANTINS GRUPOS ECOLÓGICOS E DISTRIBUIÇÃO DAS ESPÉCIES EM PECULIARES E ACESSÓRIAS DE TRÊS ÁREAS DE CERRADO SENSU STRICTO, TOCANTINS Rômullo Quirino de Souza Ferreira 1*, Marilia Oliveira Camargo 1, Paulo Ricardo

Leia mais

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira. Geografia Os Biomas Brasileiros Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS BIOMAS DO BRASIL Amazônia Extensão aproximada: 4.196.943 quilômetros quadrados. A Amazônia

Leia mais

Phytosociology of the cerrado in inselberg Morro São João, Porto Nacional, Tocantins

Phytosociology of the cerrado in inselberg Morro São João, Porto Nacional, Tocantins Lavor, P. et al. 84 Vol. 4, N.2: pp. 84-90, May 2013 ISSN: 2179-4804 Journal of Biotechnology and Biodiversity Phytosociology of the cerrado in inselberg Morro São João, Porto Nacional, Tocantins Pâmela

Leia mais

I Congreso Internacional de Biodiversidad del Escudo Guayanés Santa Elena de Uairén Venezuela de Marzo / 2006

I Congreso Internacional de Biodiversidad del Escudo Guayanés Santa Elena de Uairén Venezuela de Marzo / 2006 Biodiversidad (e ecosistemas) de las sabanas de rio Branco, Roraima, Brasil Dr. Reinaldo Imbrozio Barbosa INPA-Roraima I Congreso Internacional de Biodiversidad del Escudo Guayanés Santa Elena de Uairén

Leia mais

DIVERSIDADE BETA NA VEGETAÇÃO DA BACIA DO RIO PARACATU MG FERNANDA GOMES FERREIRA

DIVERSIDADE BETA NA VEGETAÇÃO DA BACIA DO RIO PARACATU MG FERNANDA GOMES FERREIRA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL DIVERSIDADE BETA NA VEGETAÇÃO DA BACIA DO RIO PARACATU MG FERNANDA GOMES FERREIRA ORIENTADOR: MANOEL CLÁUDIO DA SILVA

Leia mais

LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA SEMIDECÍDUA PRÓXIMO A ENCOSTA DO MORRO DO PAXIXI, AQUIDAUANA - MS.

LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA SEMIDECÍDUA PRÓXIMO A ENCOSTA DO MORRO DO PAXIXI, AQUIDAUANA - MS. LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA SEMIDECÍDUA PRÓXIMO A ENCOSTA DO MORRO DO PAXIXI, AQUIDAUANA - MS. Bruna Duque Guirardi (*), João Carlos Raimundo Junior, Kelvin Rosalvo de Melgar

Leia mais

Floristic, phytosociology and diametric structure of a remnant forest in the municipality of Gurupi, Tocantins

Floristic, phytosociology and diametric structure of a remnant forest in the municipality of Gurupi, Tocantins Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável V.11, Nº 4, p. 59-66, 2016 Pombal, PB, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/rvads DOI: http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v11i4.3793

Leia mais

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL ARGUMENTO 2017 2º ANO E.M. MÓDULO 46 DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL Os DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS representam a combinação de um conjunto de elementos do quadro natural

Leia mais

Curso de Graduação em Engenharia Ambiental. Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria

Curso de Graduação em Engenharia Ambiental. Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://pessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Biomas Conjunto de comunidades terrestres com uma extensão

Leia mais

ESTRUTURA FITOSSOCIOLÓGICA UTILIZANDO DOIS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO EM UMA ÁREA DE CERRADO EM SÃO GONÇALO DO RIO PRETO, MG

ESTRUTURA FITOSSOCIOLÓGICA UTILIZANDO DOIS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO EM UMA ÁREA DE CERRADO EM SÃO GONÇALO DO RIO PRETO, MG ESTRUTURA FITOSSOCIOLÓGICA UTILIZANDO DOIS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO EM UMA ÁREA DE CERRADO EM SÃO GONÇALO DO RIO PRETO, MG Josiane Silva Bruzinga 1, Erik Júnior Paulino 1, Sílvia da Luz Lima Mota 1, Vinícius

Leia mais

Fragmentação. Umberto Kubota Laboratório de Interações Inseto Planta Dep. Zoologia IB Unicamp

Fragmentação. Umberto Kubota Laboratório de Interações Inseto Planta Dep. Zoologia IB Unicamp Fragmentação Umberto Kubota ukubota@gmail.com Laboratório de Interações Inseto Planta Dep. Zoologia IB Unicamp Fragmentação ou Mosaicos Naturais Fragmentação Processo no qual um habitat contínuo é dividido

Leia mais