GUIA COMPLETO DE TODAS AS MODALIDADES DE DANÇA PARA SUA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA COMPLETO DE TODAS AS MODALIDADES DE DANÇA PARA SUA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR"

Transcrição

1 GUIA COMPLETO DE TODAS AS MODALIDADES DE DANÇA PARA SUA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR Nosso propósito é educar através da dança, sempre buscando a excelência. Neste e-book você irá conferir 18 modalidades de dança para saber porque fazer, seus benefícios e resultados práticos para uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

2 BABY BALLET (+ 2 ANOS) O QUERIDINHO DAS MAMÃES Uma aula alegre e dinâmica que com certeza despertará na criança o gosto pelo ballet, trabalha de forma lúdica a musicalidade, coordenação motora e equilíbrio. - Promove desenvolvimento global da criança, nos aspectos físicos, socias e emocionais; - Proporciona maior integração social - Auxilia em fazer novos amigos e cria novos vínculos; - Aprende a dividir e esperar; - Entende seu espaço e o espaço do outro.

3 PRIMARY BALLET (+4 ANOS) SUA BAILARINA GANHANDO CONFIANÇA Nas aulas trabalha-se a criatividade, a desinibição e a autoconfiança das crianças. Com atividades lúdicas e descontraídas, aqui a criança começa a ter mais de perto o contato com a técnica clássica. - Trabalha o desenvolvimento motor e cognitivo; - Proporciona noções de lateralidade, espaço, tempo e peso; - Desenvolve a expressividade, criatividade e espontaneidade - Ajuda no relacionamento com os colegas e com ela mesma. - Reforça a auto-estima, a auto-imagem, a autoconfiança

4 BALLET CLÁSSICO (+6 ANOS) DESENVOLVIMENTO E SEGURANÇA A TODO VAPOR É uma atividade que serve como base para diversas danças. Trabalha com equilíbrio, alongamento, ritmo e coordenação motora. - Proporciona a conscientização; corporal, evitando os vícios de postura - Desenvolve os principais grupos musculares de forma harmoniosa e consciente; - Trabalha a disciplina, auxilia a criança a superar limites, a encarar desafios; - Melhora a consciência corporal; - Ajuda a criança ser mais criativa.

5 BALLET ADULTO (+16 ANOS) DIVERSÃO E PRAZER COM MUITA REALIZAÇÃO O Ballet Clássico é uma das atividades mais completas. Uma aula divertida e prazerosa, que associa exercício físico á música, beleza e arte. Você realizará sua vontade em ser bailarina. O aluno recebe a técnica clássica e tem noção dos movimentos de ballet. -Trabalha vários grupos musculares. -Melhora a postura proporcionando ótimo condicionamento físico. -Promove uma sensação de bem estar, relaxamento e satisfação. -Auxilia nos aspectos emocionais e interações sociais.

6 BALLET PILATES FLEXIBILIFADE, FORÇA E BEM-ESTAR Modalidade que une os princípios de Pilates com os movimentos adaptados do ballet. São utilizados em aula exercícios com bolas pesos e taxas, entre outros. -Cria estímulos de alta intensidade. -Melhora a força, a flexibilidade. -Melhor condicionamento cardiovascular, metabolizando a gordura corpórea. -Um novo corpo esculpido e longilíne, com muita energia.

7 JAZZ DIVERSÃO E EMOÇÃO QUE CONTAGIAM Esta atividade desenvolve o equilíbrio corporal, a postura e a coordenação. A aula é divertida e os ritmos musicais contagiam todas as alunas. -Exercício aeróbico, ativa a circulação, aumenta a resistência física e cardíaca. -Proporciona maior agilidade de movimentação e raciocínio. -Maior consciência corporal, tornando o aluno mais seguro, criativo, equilibrado e dinâmico. -Maior auto-estima, melhorando vários aspectos no dia a dia dos alunos.

8 JAZZ MUSICAL VOCÊ NA BROADWAY A base dessa aula é a técnica do jazz, inspirada nos movimentos e coreografias dos grandes musicais, com movimentos de baixo impacto, ao som das musicas da Broadway o aluno faz a aula sem perceber o tempo passar. -Melhora na qualidade de vida. -Ao dançar o aluno descobre seu corpo e sua mente. -Usa a imaginação vai ate aonde pode leva-lo. -Entende a comunicação através dos movimentos proporcionando excelente bem estar.

9 JAZZ LÍRICO SUAVIDADE SUANDO E COREOGRAFANDO O jazz lírico, por ser a base do jazz, tem como objetivo trabalhar com músicas mais lentas, onde o aluno consegue se expressar, colocando suas emoções e sentimentos nos movimentos. A aula é dinâmica e os exercícios, ensinados de uma maneira didática, tornam-se ao final de cada aula, uma linda coreografia! -Aumenta a flexibilidade, força muscular, melhora a postura -Proporciona melhora da consciência corporal. -Aprende os limites do seu corpo e como ultrapassa-los. -Descobre novas possibilidades de expressão colocando seu sentimento nos movimentos.

10 JAZZ TEEN ALONGAMENTO, COORDENAÇÃO E EQUILIBRIO A aula é contagiante e estimula o aluno a executar movimentos de alongamento, coordenação e equilíbrio. Os exercícios são feito no chão, em sequências na diagonal e, por fim, é formada uma coreografia que vai evoluindo aula por aula. Venha dançar e se divertir com músicas atuais do público teen! -Excelente forma de exercício físico para essa idade. -Aumenta a flexibilidade, força muscular, resistência física. -Lugar onde o aluno faz a conexão entre o pessoal e social. -Superando seus limites físicos, emocionais e sociais, pois grandes amizades nascem em uma sala de dança.

11 JAZZ KIDS AUTO-ESTIMA, COORDENAÇÃO E AUTOCONFIANÇA" A aula trabalha a técnica do jazz em exercícios e coreografia, de forme lúdica, prazerosa e estimulando a imaginação e os alunos tem uma sensação de liberdade. -Faz com que o cérebro atue melhor pois a atividade física aumenta o fluxo sanguíneo. -Auxilia no desenvolvimento motor. -Melhora a criatividade e a expressão de sentimentos. -Proporciona um maior convívio social e bem estar.

12 SAPATEADO "MOVIMENTO, RITMOS E MELODIAS O sapateado é uma atividade física aeróbica que trabalha música e ritmo onde os pés se transformam em instrumentos musicais, a aula é contagiante por seus sons e músicas. -Traz os benefícios de uma atividade física aeróbica, ativa a circulação, aumenta resistência física. - Desenvolve a coordenação motora. - Melhora a musicalidade e ritmo. - Proporciona benefícios do lado emocional ao bater os pés no chão, aprende a marcar seu lugar se posicionar, tornando-o mais seguro levando esse aprendizado para a vida.

13 DANÇA CONTEMPORÂNEA MODERNIDADE SEMPRE É uma modalidade bastante procurada, pois o aluno não precisa necessariamente ter conhecimento da técnica clássica para poder frequentar as aulas. O conceito é a ruptura do sistema acadêmico do ballet clássico, trabalhando com técnicas como a de Isadora Duncan, Martha Graham, entre outros. -Uma dança em que o aluno coloca sua arca no movimento sua digital, fazendo com que se conheça melhor. -Utiliza todo o corpo para expressar suas emoções no ritmo de uma música. -Desenvolve uma complexibilidade de conexões entre mente e corpo, deixando o aluno mais seguro para buscar e alcançar seus objetivos.

14 HIP HOP CRIATIVIDADE A FLOR DA PELE O Hip hop dance nasceu em meados dos anos 80, nos Estados Unidos e vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. É uma dança que desenvolve a criatividade e a coordenação, com inúmeras formas e possibilidades de movimentos. -Ajuda na perda de peso. -Fortalece o coração por ser aeróbico. -Ajuda a controlar a ansiedade e estresse pelo seu ritmo marcado e movimentos rápidos. -Potencializa a capacidade própria de expressão, aumenta a auto-estima. -Ajuda no desenvolvimento motor e cognitivo.

15 RITMOS MUITA MÚSICA, ESTILOS E RITMOS É uma aula com várias coreografias, que estimula a interação coletiva, a concentração e a atenção. Tudo isso, com músicas de diversos estilos e ritmos, tornando a aula prazerosa e divertida. -Com exercícios aeróbicos, ativa a circulação, aumenta a resistência física. -Proporciona perda de peso. -Maior agilidade, flexibilidade. -Contagia os alunos com os ritmos musicais diversos trazendo alegria e bem estar.

16 YOGA EQUILIBRIO PARA A VIDA A Yoga é um sistema de técnicas, disciplinas e filosofias utilizado para o desenvolvimento harmonioso do corpo e do espírito. A Yoga e a dança têm muito em comum. Essa combinação resulta em uma prática rejuvenescedora. -Traz uma paz e equilíbrio interior. -Relaxa a melhora a saúde. -Ajuda no alivio de dores, no controle de varias doenças. -Aumenta a capacidade pulmonar. -Melhora a flexibilidade e tonifica os músculos.

17 MAT PILATES CONQUISTA DO SEU CORPO FAZENDO A DIFERNÇA Nessa modalidade, o treinamento tem o mesmo princípio do método tradicional. A única diferença é que não se usa o aparelho, mas pode ser realizado com a ajuda de acessórios, como: bolas, faixas e pesos. -Os músculos são trabalhados duplamente, sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo. -Com o tempo sente-se maior a definição de silhueta e do abdômen. -Melhora a postura. -Maior resistência física.

18 TEATRO MUSICAL / CANTO DESINIBIÇÃO E DESENVOLTURA FAZENDO A DIFERENÇA Nesse curso trabalhamos a capacidade de expressão por meio de exercícios lúdicos envolvendo o corpo, a voz e a imaginação. As aulas ampliam a capacidade de comunicação, rompem as barreiras da inibição, aumentam a desenvoltura e desenvolvem a capacidade de trabalho em grupo. RESULTADO E BENFÍCIOS -Ampliam a capacidade de comunicação. -Rompem as barreiras da inibição. -Aumentam a desenvoltura e desenvolvem a capacidade de trabalho em grupo. -Superam e aprendem a lidar com os conflitos, frustrações e desafios brincando e se divertindo.

19 PARKOUR FORÇA, RESISTÊNCIA E EQUILÍBRIO Criado na França, em meados dos anos 80, o parkour é um treino de transposição de obstáculos como: escalar muros, equilibrar em corrimãos ou saltar sobre vãos. -Desenvolvimento da autonomia, força e resistência. -Equilíbrio do nosso corpo e mente sobre os desafios do cotidiano. -Ideal para as crianças de hoje em dia que tem pouca oportunidade de brincar ao ar livre em parques ou ruas.

20 GINÁSTICA ARTÍSTICA DISCIPLINA, RESPONSABILIDADE, CORAGEM, FORÇA E DETERMINAÇÃO PORQUE FAZER BABY BALLET A Ginástica Artística é conjunto de exercícios corporais sistematizados, onde se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade. Além de estimular a inteligência, as crianças aprendem a ter disciplina, responsabilidade, coragem, força, determinação, rapidez nos movimentos e um ótimo domínio sobre as ações do corpo. RESULTADO E BENFÍCIOS -Estimular a inteligência. -As crianças aprenderem a ter disciplina, responsabilidade, coragem, força, determinação. -Rapidez nos movimentos e um ótimo domínio sobre as ações do corpo. -Aumenta ainda mais o repertório motor, afetivo, social e físico que serão fundamentais para a aprendizagem da criança.

21 Você se interessou por dança, mas não sabe qual modalidade optar? Marque aqui uma conversa com a gente que te ajudamos a decidir qual modalidade fazer. Quero marcar uma conversa e fazer alguma aula experimental! Unidades (todas em São Paulo - Capital) Alto de Pinheiros Morumbi Pompéia

22 UNIDADES - SÃO PAULO - CAPITAL ALTO DE PINHEIROS Diretora: Luciana Freire R. Dr. Theófilo Ribeiro de Andrade, 223 (11) luciana@balletpaulacastro.com.br MORUMBI Diretora: Nadia Av. Dr. Alberto de Oliveira Lima, 51 (11) nadia@balletpaulacastro.com.br POMPÉIA Diretora: Luciana Freire R. Dr. Augusto de Miranda, 995 (11) luciana@balletpaulacastro.com.br

23 E d u c a ç ã o p e l a D a n ç a A Escola de Ballet Paula Castro atua de forma dinâmica no segmento da dança. Em 1981, introduziu o Curso de Dança como disciplina reconhecida nos Níveis Fundamental e Médio de Ensino. Representa o método Cubano de dança no Brasil com exclusividade direta com o governo de Cuba ( Nosso propósito é educar através da dança.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018 ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2018 A Brincadeira na Educação Infantil é uma atividade essencial para as crianças, onde a mesma não tem um valor de passatempo, mas de criar recursos para enfrentar o mundo

Leia mais

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo CURSOS LIVRES 2019 Ballet e Ballet Baby O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco por meio de exercícios

Leia mais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais Jogos Cooperativos Oficina com práticas diversificadas, como circuito motor, atividades rítmicas, expressivas e jogos cooperativos, que trabalha as competências

Leia mais

EXTRACURRICULARES. atividades

EXTRACURRICULARES. atividades atividades EXTRACURRICULARES As atividades extracurriculares são consideradas complementares no processo de formação dos alunos, são essenciais no desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. As atividades,

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Futebol 7. Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Turma Dia Horário Valor Vagas Público

Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Futebol 7. Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Turma Dia Horário Valor Vagas Público Esportes Futsal, Futebol 7, Handebol, Vôlei e Basquete O que desenvolvem? Habilidades físicas e motoras, sociabilidade, trabalho em equipe, respeito às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em

Leia mais

O que é Coordenação Motora Ampla?

O que é Coordenação Motora Ampla? O que é Coordenação Motora Ampla? Utilização de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas que podem ser desenvolvidas a partir de

Leia mais

MAIS SAÚDE PARA SUA FAMÍLIA

MAIS SAÚDE PARA SUA FAMÍLIA TRAGA SUA ESTRELINHA PARA BRILHAR NA KIKO TEAM! MAIS SAÚDE PARA SUA FAMÍLIA PLANO BALÉ INFANTIL ESTRELINHAS DANÇANTES KIKO TEAM Dançar não só é divertido, como também muito favorável ao bem-estar físico

Leia mais

DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Kamila Pimentel dos Santos Leila Márcia Azevedo Nunes Lionela da Silva Corrêa Universidade Federal do Amazonas - UFAM Práticas Pedagógicas inclusivas

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

MODALIDADES. Ballet Clássico. Ballet Fit

MODALIDADES. Ballet Clássico. Ballet Fit MODALIDADES Ballet Clássico Historicamente importante como forma de arte essencialmente erudita, apresenta habilidade nos movimentos e beleza em sua interpretação. É um tipo de dança que reúne uma série

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

ATIVIDADES TERCEIRIZADAS. Futsal - crianças de 3 a 17 anos

ATIVIDADES TERCEIRIZADAS. Futsal - crianças de 3 a 17 anos Futsal - crianças de 3 a 17 anos Fundamentos do esporte, formação de espírito de equipe e social, psicomotricidade motora. Trabalha os aspectos educativos dentro da modalidade esportiva, da coordenação,

Leia mais

BALÉ DA VILA Dança para Crianças

BALÉ DA VILA Dança para Crianças BALÉ DA VILA Dança para Crianças MODALIDADES Balé a partir de 2 anos Jazz & Dança Contemporânea a partir de 5 anos Danças do Brasil & do Mundo a partir de 2 anos Encontro Dançante Super Baby 1e 2 anos

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

Iniciação MASC. FEM. Sub-12 MASC. Sub-17 FEM. INTEGRAL

Iniciação MASC. FEM. Sub-12 MASC. Sub-17 FEM. INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

ATIVIDADES OFERECIDAS PELO PGS:

ATIVIDADES OFERECIDAS PELO PGS: ATIVIDADES OFERECIDAS PELO PGS: CAMINHADA ORIENTADA A caminhada é considerada um exercício fácil, que não exige grande esforço, tem baixo impacto e os seus benefícios são muitos. Sendo alguns destes: Acelera

Leia mais

Futsal. Futebol 7. Handebol

Futsal. Futebol 7. Handebol Esportes O que desenvolvem? Habilidades físicas e motoras, sociabilidade, trabalho em equipe, respeito às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade e compreensão de limitações

Leia mais

Crianças e Jovens PRÉ-BALLET, BALLET E DANÇA CRIATIVA. Com Maria João Lopes

Crianças e Jovens PRÉ-BALLET, BALLET E DANÇA CRIATIVA. Com Maria João Lopes Crianças e Jovens PRÉ-BALLET, BALLET E DANÇA CRIATIVA Com Maria João Lopes Pré-ballet/Dança Criativa 3-5 anos 4ª feira, 17h15-18h Ballet 6-9 anos 4ª feira, 18h - 19h A Dança Criativa/Ballet é um processo

Leia mais

JORNALZINHO KIDS. Ano II Edição nº 02 2º Semestre/ 2018 VENHA BRINCAR COM A GENTE!!! APRENDER BRINCANDO É MUITO MAIS GOSTOSO!

JORNALZINHO KIDS. Ano II Edição nº 02 2º Semestre/ 2018 VENHA BRINCAR COM A GENTE!!! APRENDER BRINCANDO É MUITO MAIS GOSTOSO! JORNALZINHO KIDS Ano II Edição nº 02 2º Semestre/ 2018 VENHA BRINCAR COM A GENTE!!! APRENDER BRINCANDO É MUITO MAIS GOSTOSO! Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira,

Leia mais

Critérios de Avaliação Disciplina: Orquestra de Sopros 2º CICLO

Critérios de Avaliação Disciplina: Orquestra de Sopros 2º CICLO 2º CICLO DOMÍNIO DA CRITÉRIOS GERAIS PERFIL DO ALUNO: DESCRITORES GERAIS INSTRUMENTOS INDICADORES DE % Coordenação psico-motora. Sentido de pulsação/ritmo/harmonia/ fraseado. COGNITIVOS: APTIDÕES CAPACIDADES

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADE

RELATÓRIO DE ATIVIDADE RELATÓRIO DE ATIVIDADE Enquadramento da Atividade no Plano de Ação Eixo: Eixo 1 - Inclusão Social, Saúde e Bem Estar Objetivo estratégico: Eixo: E1/03 - Qualificar e adequar as respostas sociais a pessoas

Leia mais

BRINCAR. Treze efeitos do. mini. pág 07. Raio X - Conjunto Sensorial e Prancha de Equilíbrio pág 04 e 05

BRINCAR. Treze efeitos do. mini. pág 07. Raio X - Conjunto Sensorial e Prancha de Equilíbrio pág 04 e 05 Ano 3 - Edição 30 - Julho/2018 mini Treze efeitos do BRINCAR pág 07 Brinquedos pedagógicos - Blocos de Encaixe pág 03 Raio X - Conjunto Sensorial e Prancha de Equilíbrio pág 04 e 05 DEPOIMENTO Conhecemos

Leia mais

Nº da Proposta: OTD/PA0006

Nº da Proposta: OTD/PA0006 Nº da Proposta: OTD/PA0006 Área: Desporto, Saúde e Bem-estar Título: "De pequenino se traça o Destino" Descrição da proposta: A prática regular de desporto, ou de qualquer exercício físico, contribui para

Leia mais

O RESTO SÃO CANTIGAS. Alda Casqueira Fernandes

O RESTO SÃO CANTIGAS. Alda Casqueira Fernandes O RESTO SÃO CANTIGAS Alda Casqueira Fernandes Resumo: Um projeto que se pretende como sendo de divulgação de músicas que não se limitem a ser para a infância, mas que sirvam especificamente as necessidades

Leia mais

Voltar. Público: 9º ano e Ensino Médio. Público: 7º e 8º ano

Voltar. Público: 9º ano e Ensino Médio. Público: 7º e 8º ano Astrofísica Voltado para alunos de 9º ano e Ensino Médio, o curso de Astrofísica permite o desenvolvimento da curiosidade e de habilidades como a observação, o aprimoramento de conceitos físicos, o trabalho

Leia mais

BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO OFICINAS

BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO OFICINAS FES ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA OFICINAS NOITE DO PIJAMA FESTA INFANTIL PROPOSTA Acreditamos que

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Assunção, o estudante também descobre novos conhecimentos além da sala de aula. Crianças e jovens desenvolvem talentos por meio de atividades esportivas, artísticas e

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

Plano de Atividades 2017

Plano de Atividades 2017 Plano de Atividades 2017 A finalidade da planificação de atividades socioculturais do Centro Social e Paroquial Pe. António Mendonça consiste na ocupação do utente e no seu envolvimento nas atividades,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA VISÃO DOS DOCENTES

A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA VISÃO DOS DOCENTES A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA VISÃO DOS DOCENTES Luana França Dalla Nora Amanda Diangelis Marques Taugen Maria Cristina Chimelo Paim Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com

Leia mais

Apresentação das Atividades

Apresentação das Atividades Apresentação das Atividades Futebol Alunos do Jardim de Infância terça e sexta das 16h15 às 17h00 (JI) e das 17h00 às 17h45 (1º, 2º e 3º Ciclos) O futebol é o jogo coletivo mais praticado em todo o mundo.

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA I DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014 1 ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014 A seguir apresentamos os horários das atividades esportivas e culturais do. Os horários, bem como as modalidades poderão sofrer alterações sem prévio aviso. As inscrições

Leia mais

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. "O rigor e a alegria de Brincar combinam?".

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. O rigor e a alegria de Brincar combinam?. Planificação Anual Atividade Física e Desportiva "O rigor e a alegria de Brincar combinam?". As brincadeiras permitem às crianças identificar, classificar, agrupar, ordenar, seriar, simbolizar, combinar

Leia mais

Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil.

Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil. Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil. Senhores pais ou responsável: Iremos iniciar as matrículas das atividades extracurriculares. INÍCIO DAS

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012 1 ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012 A seguir apresentamos os horários das atividades esportivas e culturais do. Os horários, bem como as modalidades poderão sofrer alterações sem prévio aviso. As inscrições

Leia mais

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Pedro Augusto

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

PARTICIPE! APRESENTAÇÃO

PARTICIPE! APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO A missão da Escola Caritas vai muito além da transmissão de conhecimentos. Cabe à nossa escola também desempenhar outros papéis tais como: Orientar a criança a tornar-se um ser criativo, capaz

Leia mais

Guia das Atividades extracurriculares

Guia das Atividades extracurriculares Guia das Atividades extracurriculares CRECHE Ano Letivo 2017-2018. A adaptação ao meio aquático reconhecidamente uma atividade completa que comporta inúmeros benefícios, contribuindo para o desenvolvimento

Leia mais

3 3B. Ginástica. Step/Local 11:00 Zumba. Dias:2 e 30 ABS 15: Manutenção 16: Yoga. Dias:2,23 e 30 Dia:1

3 3B. Ginástica. Step/Local 11:00 Zumba. Dias:2 e 30 ABS 15: Manutenção 16: Yoga. Dias:2,23 e 30 Dia:1 7h 7:10 P.Bike 45 7:10 P wer 60 1 Bike 7:10 P.Bike 30 7:45 30 HIIT 3 8h P 8:30 45 9h 10h 11h 12h 13h 13:30 1 15h 9:15 45 P 9:15 P wer 1 Bike 45 Abs 15 Dias:7 e 28 10:05 Body 45 10:10 P wer 45 2 Balance

Leia mais

Avaliação de aprendizagem Diretrizes do ensino de geografia e história Leitura e escrita do ensino fundamental

Avaliação de aprendizagem Diretrizes do ensino de geografia e história Leitura e escrita do ensino fundamental Ginástica Rítmica Apresentação Faculdade Newton de Paiva Avaliação de aprendizagem Diretrizes do ensino de geografia e história Leitura e escrita do ensino fundamental Sinara Badaró Leroy Simone Franco

Leia mais

As descobertas da primeira infância

As descobertas da primeira infância As descobertas da primeira infância Uma característica natural dos seres humanos é o prazer pela descoberta. Ao nos depararmos com o novo, imediatamente sentimos o desejo de nos apropriarmos da novidade,

Leia mais

15 DE JULHO A PARTIR DE MARISOL. 10h. 11h. 12h 12:30. 13h 13: h. 16h 16: h P 17:45 Gym h. 19h. 20h. 21h. Jiu Jitsu 20:20 60

15 DE JULHO A PARTIR DE MARISOL. 10h. 11h. 12h 12:30. 13h 13: h. 16h 16: h P 17:45 Gym h. 19h. 20h. 21h. Jiu Jitsu 20:20 60 7h 8h 9h 0h h h :0 h :0 5h 7:0 7:0 HIIT 0 7:0 7:5 5 9:5 5 0:0 Balance GAP :00 Zumba Fitness :00 Bike B 0 9:5 5' 5 SE 0:5 GAP 7:0 0 7:5 0 HIIT B 0 SE 0:00 Baby 0 Gym 0:00 Body Attack 0:0 Bike 0:50 Body

Leia mais

SESEB - COMUNIDADE TERAPEUTICA BATUÍRA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS PROJETO SOCIAL HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS

SESEB - COMUNIDADE TERAPEUTICA BATUÍRA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS PROJETO SOCIAL HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS SESEB - COMUNIDADE TERAPEUTICA BATUÍRA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS PROJETO SOCIAL HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS BRASÍLIA DF OUTUBRO / 2012 1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVO

Leia mais

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta 24 de Março de 2018 SIMBOLISMO Desporto e lazer Convívio Hidroterapia (do grego) Hydor (água) Therapeia (curar) HIDROTERAPIA

Leia mais

Aula constituída por sessões de exercícios de resistência muscular localizada. Utilizam-se vários instrumentos para poder tonificar todo o corpo.

Aula constituída por sessões de exercícios de resistência muscular localizada. Utilizam-se vários instrumentos para poder tonificar todo o corpo. - GAP Três letras que significam definição de músculos e queima de gorduras, especialmente nas regiões alvo. Uma aula de ginástica localizada, em que a tonificação muscular é focada nos 3 grupos musculares:

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

RELATÓRIO DE GINÁSTICA GERIÁTRICA

RELATÓRIO DE GINÁSTICA GERIÁTRICA RELATÓRIO DE GINÁSTICA GERIÁTRICA 1. Identificação: - Professora - Helena Maria Horta dos Santos Veloso - Local de funcionamento: pavilhão gimnodesportivo e antiga EB1 de Vale de Amoreira - Data: 5 de

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

A música como ferramenta educacional indispensável

A música como ferramenta educacional indispensável A música como ferramenta educacional indispensável Segundo BEN & HENTSCHKE (2003), os benefícios de levar a música para o trabalho em sala de aula são: Desenvolve a expressão; Estimula a fala, a escrita

Leia mais

Complexo Desportivo Paulo Pinto Rua de Ribes S. João da Madeira Telef E.mail:

Complexo Desportivo Paulo Pinto Rua de Ribes S. João da Madeira Telef E.mail: PROGRAMA ESCOLA DE NATAÇÃO 2013 2014 NATAÇÃO PARA BEBÉS Este processo é caracterizado como uma adaptação a um meio novo, com uma afectividade e desenvolvimento integrador, e não de aprendizagem das técnicas

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

MARISTA IDIOMAS. Matrículas abertas. Uma história sem legendas, seu filho escreve aqui. English by

MARISTA IDIOMAS. Matrículas abertas. Uma história sem legendas, seu filho escreve aqui. English by MARISTA IDIOMAS. Uma história sem legendas, seu filho escreve aqui. Matrículas abertas. English by Aprenda inglês de um jeito diferente. No Marista Idiomas, crianças e jovens aprendem a partir de um método

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

Relatório de Maternal FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 1º semestre/2017

Relatório de Maternal FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 1º semestre/2017 Relatório de Maternal FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 1º semestre/2017 Turma: Maternal A e Maternal B Professora: Elizabeth Fontes C. de Souza e Rita de Cássia Terrazan Coordenadora: Giselle Vale A Formação Complementar

Leia mais

Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS e Comunicação Formação Pessoal e Social Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Nome: Idade: 4 anos Sala: Educação pré-escolar Ano letivo / 1º período Assiduidade Presenças: Faltas: Sabe o seu nome e idade.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMILIA. Ano letivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMILIA. Ano letivo 2016/2017 Ano letivo 2016/2017 ATIVIDADE DE EXPRESSÃO MOTORA 1º/2º/3º Período Deslocamentos e - Desenvolver a coordenação - Realização de corrida e transposição de obstáculos; Participação e equilíbrios motora global

Leia mais

Atividades rítmicas e expressão corporal

Atividades rítmicas e expressão corporal Atividades rítmicas e expressão corporal LADAINHAS CANTIGAS BRINQUEDOS CANTADOS FOLCLORE MOVIMENTOS COMBINADOS DE RÍTMOS DIFERENTES RODAS Estas atividades estão relacionados com o folclore brasileiro,

Leia mais

A Estratégia Clube, é uma Empresa do Grupo Chebatt & Niklis especializado em Eventos Esportivos, Eventos Corporativos, Atividades Físicas, Lazer e

A Estratégia Clube, é uma Empresa do Grupo Chebatt & Niklis especializado em Eventos Esportivos, Eventos Corporativos, Atividades Físicas, Lazer e A Estratégia Clube, é uma Empresa do Grupo Chebatt & Niklis especializado em Eventos Esportivos, Eventos Corporativos, Atividades Físicas, Lazer e Entretenimento. Sempre buscando a excelência sob todos

Leia mais

ATIVIDADES EXTRACLASSE 2017

ATIVIDADES EXTRACLASSE 2017 ATIVIDADES EXTRACLASSE 2017 APRESENTAÇÃO No Marista Graças, as Atividades Extraclasse favorecem um espaço em que vivências educativas plurais, competências e habilidades são desenvolvidas por meio de

Leia mais

Ementa das Modalidades Práticas da Disciplina PRG 001 no CEPEUSP

Ementa das Modalidades Práticas da Disciplina PRG 001 no CEPEUSP Ementa das Modalidades Práticas da Disciplina PRG 001 no CEPEUSP O objetivo da disciplina é promover a atividade física no âmbito universitário, diversificar a formação acadêmicoprofissional dos alunos

Leia mais

Relatório Mensal de Setembro

Relatório Mensal de Setembro Relatório Mensal de Setembro Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

Preparação de caixas de madeira, lixando as e removendo resíduos existentes nas mesmas; Utilizar materiais e objectos; Transformar materiais;

Preparação de caixas de madeira, lixando as e removendo resíduos existentes nas mesmas; Utilizar materiais e objectos; Transformar materiais; ESCOLA: Maria Lucília Moita ATIVIDADE: Clube - Reciclagem ANO: 1º ao 4º Restauro de peças de madeira Utilizar materiais e objectos; Transformar materiais; Desenvolver a criatividade e a imaginação; Aprendizagem

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Igor Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 05 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

OS EFEITOS DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

OS EFEITOS DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS OS EFEITOS DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS SILVA, Thayssa Lorrane Falce da 1 LEITE, Regina Aparecida de Almeida 2 1 Acadêmica do curso de Graduação em Educação Física da Faculdade de Ciências

Leia mais

TEATRO - EMPRESARIAL

TEATRO - EMPRESARIAL TEATRO - EMPRESARIAL TEATRO-EMPRESARIAL Desenvolvido para pessoas que trabalham no mercado formal e que não possuem experiência teatral ou mesmo intimidade com a oratória e exposição social. Sua metodologia

Leia mais

Oficina 1. Primeiros socorros. Oficina 2. Truco gaudério. Oficina 3. Slackline. Oficina 4. Defesa pessoal

Oficina 1. Primeiros socorros. Oficina 2. Truco gaudério. Oficina 3. Slackline. Oficina 4. Defesa pessoal Oficina 1. Primeiros socorros Na garantia do bem estar e da saúde humana, foram desenvolvidos uma série de procedimentos básicos que podem garantir pronto atendimento aos pacientes que sofrem de determinados

Leia mais

Atividades Extracurriculares 2017/2018 APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES

Atividades Extracurriculares 2017/2018 APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES INTRODUÇÃO O mês de outubro significa voltar às rotinas e às tarefas diárias. Conciliar tempo e horários nem sempre é fácil para os pais, daí muitos optarem pelas atividades

Leia mais

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS São Paulo, 27 de Junho de 2017 PROF. MS. PAULO COSTA AMARAL 1. Tecnologias Vestíveis (aparelhos que permite uma maior interação do usuário). 2. Body Weight Training (treinamento

Leia mais

A MÚSICA NA ESCOLA. 1.1 A música como cultura

A MÚSICA NA ESCOLA. 1.1 A música como cultura A MÚSICA NA ESCOLA 1.1 A música como cultura Ressalta-se que a música faz parte da arte, sendo também um elemento cultural. Enquanto educadores, devemos preservar a cultura musical em nossos alunos. Este

Leia mais

Cursos do Conservatório Vocacionais. Cursos Profissionais

Cursos do Conservatório Vocacionais. Cursos Profissionais Cursos do Conservatório Vocacionais Piano, Canto, Violino, Guitarra, Saxofone, Harpa e de um modo geral todos os instrumentos de orquestra. Cursos Profissionais A Escola Profissional das Artes da Madeira

Leia mais

Palavras-Chave: Educação Física, Educação Infantil, Desenvolvimento Motor. INTRODUÇÃO

Palavras-Chave: Educação Física, Educação Infantil, Desenvolvimento Motor. INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA E DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Janaina Cantes. Geovana Costa. Juliano Dias. Rogério Cesar Hopf. Universidade Luterana do Brasil ULBRA- Campus Santa Maria RS. Dra. Maria Cristina

Leia mais

COLÉGIO EXTERNATO IMACULADA CONCEIÇÃO

COLÉGIO EXTERNATO IMACULADA CONCEIÇÃO COLÉGIO EXTERNATO IMACULADA CONCEIÇÃO Queridos pais: A nossa oferta de atividades extracurriculares pretende ser o mais variada possível de modo a cobrir as áreas de interesse das nossas crianças. Desta

Leia mais

. Musculação / Cardiovascular. Treino Funcional. Treino Personalizado. Aulas de grupo:

. Musculação / Cardiovascular. Treino Funcional. Treino Personalizado. Aulas de grupo: . Musculação / Cardiovascular. Treino Funcional. Treino Personalizado. Aulas de grupo: GIRL POWER STEP LOCAL PILATES GAP DINÂMICO STRETCHING LOCALIZADA ZUMBA MOTHERS IN SHAPE GIMNODESPORTIVO DO COLÉGIO

Leia mais

PROJETO: BRINCANDO DE FAZ DE CONTA: VIVÊNCIAS DE HISTÓRIAS INFANTIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

PROJETO: BRINCANDO DE FAZ DE CONTA: VIVÊNCIAS DE HISTÓRIAS INFANTIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA Diretora: Irene Gomes Lepore Coordenadora Pedagógica: Alba Coppini Lopes Professora Responsável: Mariana Aparecida Ferreira de Camargo Professora Participante: Ana Claudia Silva Davini PROJETO: BRINCANDO

Leia mais

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 As competências socioemocionais são saberes que você pode aprender; pode praticar;

Leia mais

CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO. Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade

CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO. Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO Os nossos princípios 1 Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade ao desenvolvimento integral da criança que é

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO PERFIL DO ALUNO DOMÍNIOS Níveis de Avaliação DRAMÁTICA/ TEATRO Identifica,

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE KRAV MAGA KRAV MAGA KIDS

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE KRAV MAGA KRAV MAGA KIDS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE KRAV MAGA KRAV MAGA KIDS 1 Índice O Krav Maga e as Crianças 3 Benefícios 4 Estrutura das Aulas 5 Acompanhamento do desenvolvimento 5 Expectativas Krav Maga Crianças 5 Um pouco de

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DRAMÁTICA / TEATRO. INTERPRETAÇÃO E Identifica, em manifestações performativas, personagens,

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS (1.º ano/1.ºciclo)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS (1.º ano/1.ºciclo) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS (1.º ano/1.ºciclo) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS

Leia mais

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Fisioterapeuta Jussara Lontra Centro de Estudos Expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal,

Leia mais

A DANÇA COMO LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

A DANÇA COMO LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS A DANÇA COMO LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS ANDREZA FERNANDA DE OLIVEIRA (VERIS EDUCACIONAL - UIRAPURU SUPERIOR). Resumo Estudar a educação de surdos nos reporta não só a questões referentes aos seus

Leia mais

A Revista do aluno moderno

A Revista do aluno moderno A Revista do aluno moderno Carta Teen Esta primeira edição da nossa revista Escola Teen é voltada para você, adolescente, que adora estar interado no que rola no mundo, e inclusive na sua escola. Teremos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE Lucia Marques Furlanetto Gadelha 1 Ângela Adriane Schmidt Bersch 2 A experiência com uma nova modalidade num espaço não-escolar na cidade de Rio Grande/RS Introdução

Leia mais