Formação pessoal e profissional do NEL: Protagonismo responsável

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Formação pessoal e profissional do NEL: Protagonismo responsável"

Transcrição

1 346 Formação pessoal e profissional do NEL: Protagonismo responsável Márcia Regina Marchezan 1 - AMF Ricardo Schaerfer 2 - AMF Eloisa Vieira Ribeiro 3 - AMF Angélica Zitzmann 4 - AMF Eleilton Kohls 5 - AMF Subtema: A pedagogia da ação: desenvolvimento intelectual e prático. Resumo O objetivo deste relato intitulado Formação pessoal e profissional do NEL: protagonismo responsável é apresentar a trajetória e os resultados alcançados pelo Núcleo de Excelência em Linguagem da Antonio Meneghetti Faculdade. O projeto, estruturado e conduzido há 2 anos com estudantes do Ensino Superior de modo interdisciplinar, proporciona aos integrantes o desenvolvimento intelectual e prático no que se refere à linguagem e cultura, bem como a formação e reforço de competências relacionadas à capacidade profissional, ao empreendedorismo, à liderança e ao compartilhamento e transmissão do conhecimento a outros jovens. Palavras-chave: Pedagogia. Ontopsicologia. Capacidade Profissional. Núcleo de Excelência em Linguagem. 1. Introdução O Núcleo de Excelência em Linguagem, conhecido popularmente no meio acadêmico da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) por NEL, iniciou sua trajetória em agosto de 2014 com o intuito de promover o aprofundamento e a atualização sobre a funcionalidade lógicotextual da redação acadêmica. Assim, a partir de estudos fundamentados na gramática e na linguística textual, os alunos dos cursos de graduação (Administração, Sistemas de Informação, Direito e Ontopsicologia) da AMF praticam atividades de produção e revisão em diversos gêneros textuais que compõem a demanda acadêmica da Instituição em que estão inseridos. De posse do conhecimento advindo dessa formação linguística, os participantes têm orientado os alunos/colegas da Instituição que, por ventura, necessitem de auxílio linguístico na construção dos gêneros textuais solicitados pelo corpo docente nas mais variadas áreas do conhecimento. Tal prática linguístico-textual tem possibilitado a qualificação de alunos que não 1 Professora da Antonio Meneghetti Faculdade - AMF. Mestre em Linguística Aplicada (PUCRS) e Coordenadora do Núcleo de Excelência em Linguagem (NEL) da AMF. 2 Professor da Antonio Meneghetti Faculdade - AMF. Mestre em Comunicação Mediática pela UFSM, Doutorando em Administração pela UFSM, Coordenador FOIL - Formação Empreendedora e Liderança da AMF e Coordenador do Núcleo de Excelência em Linguagem (NEL) da AMF. 3 Aluna do 8º semestre do Curso de Direito da Antonio Meneghetti Faculdade - AMF e administradora do Núcleo de Excelência em Linguagem (NEL). 4 Aluna do 7º semestre do Curso de Direito da Antonio Meneghetti Faculdade - AMF e integrante do Núcleo de Excelência em Linguagem (NEL) desde sua criação. 5 Aluno do 9º semestre do Curso de Direito da Antonio Meneghetti Faculdade - AMF e integrante do Núcleo de Excelência em Linguagem (NEL) desde sua criação.

2 Anais do II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável 347 possuem formação específica em Letras, para, também, atuarem no exercício do aprimoramento da linguagem oficial requerida no ambiente acadêmico, além, é claro, de possibilitar o estímulo e o gosto pela leitura, produção de textos, cultura e literatura. Percorrendo os objetivos traçados, o NEL construiu, ao longo de seus dois anos de existência, um espaço de ensino, pesquisa e extensão que promove, pedagogicamente, o exercício da articulação teórico-prática de gêneros textuais utilizados no âmbito acadêmico, aperfeiçoando habilidades e competências comunicativas, exercitadas e utilizadas nos serviços de revisão textual prestados à comunidade discente. Nesse sentido, o NEL vem ao encontro da proposta inter e transdisciplinaridade da AMF, uma vez que se preocupa em explorar, interdisciplinarmente, a composição dos conhecimentos linguísticos necessários para que o aluno construa saberes compatíveis com o perfil do egresso que se pretende formar, conforme explicitado nos Projetos Pedagógicos dos Cursos ofertados pela Instituição, justificando, pois, a relevância deste projeto enquanto exemplo de aplicação da pedagogia ontopsicológica, que prevê o desenvolvimento pessoal e intelectual no processo formativo dos cursos ofertados pela Instituição. 2. Desenvolvimento 2.1. Composição O primeiro grupo do NEL foi composto por 07 (sete) alunos pertencentes aos cursos de Administração e Direito que, de forma voluntária, aceitaram participar dessa proposta inovadora de formar alunos que não fossem do curso de Letras para serem corretores textuais. A partir desse delineamento, os acadêmicos assumiram o desafio de refinar os seus conhecimentos linguísticos para disponibilizarem, posteriormente e via projeto, aulas e assessorias de Língua Portuguesa para o meio acadêmico da AMF. Já institucionalizado, o NEL começou a dar suporte no processo da compreensão e interpretação, produção oral e escrita e revisão dos textos acadêmicos produzidos pelos alunos da AMF. Frente à essa demanda, surgiu a necessidade de o NEL ampliar sua equipe e possibilitar a formação linguística para uma nova turma. Desse modo, no primeiro semestre de 2016 ocorreu a seleção de novos alunos para formar a segunda turma. Fizeram a seleção 38 alunos e, destes, 19 foram selecionados com média igual ou superior a sete (7.0). Além dos alunos, o NEL conta com dois professores coordenadores, um formado em Letras-Português e o outro em Jornalismo, ambos mestres. Logo, tem-se 02 professores e 09 alunos (1ª e 2ª turmas ver Gráfico 01).

3 Anais do II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável 348 Gráfico 01: Equipes do NEL Dos 09 alunos integrantes da equipe NEL, 7 alunos são do curso de Direito, 1 de Administração e 01 Ontopsicologia (Gráfico 2). Gráfico 02: Alunos do NEL 2.2. Metodologia Com a tarefa de contemplar os objetivos fomentadores do projeto, o NEL construiu sua trajetória a partir de um processo metodológico que prevê formação continuada referente aos seguintes eixos de estudo: Teoria do texto; Estrutura do gênero acadêmico; e Práticas de revisão lógico-semântica dos gêneros acadêmicos. De posse desses conhecimentos, os alunos (de todos os semestres) que tenham sido selecionados e frequentado, regularmente, as aulas (acontecem em salas de aula ou laboratório de informática da AMF), no mínimo um semestre com duas (02) horas semanais e atividades a distância), e apresentem competência Linguística de interpretação, produção e revisão de gêneros textuais do meio acadêmico, podem iniciar a prática de orientação e apoio de produção escrita à comunidade da IES.

4 Anais do II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável 349 Ainda, durante o processo de formação, os alunos organizam e aplicam, sob orientação dos professores responsáveis, oficinas referentes ao gênero Redação Acadêmica aos demais alunos da AMF que estejam interessados. Tais atividades possibilitam o estreitamento do vínculo entre os conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do Curso e a prática docente; esta, por sua vez, passa a fazer parte da formação dos alunos da equipe NEL. 3. Resultados Visualizando o NEL enquanto equipe e também analisando os membros desta equipe individualmente, pode-se dizer que tanto a equipe quanto os alunos que compõem este núcleo apresentaram uma grande evolução, uma vez que, timidamente, o NEL foi evoluindo e o que antes eram ideias, hoje é um concreto e bem-sucedido projeto que conta com seu próprio espaço, onde, semanalmente ocorrem aulas, reuniões e grupos de estudos. Quanto aos alunos, nota-se não só a sua evolução linguística, mas também pessoal, e, para ilustrar esse progresso, urge que se apresente um pequeno relato dos trabalhos desenvolvidos pela Equipe NEL: Redação e produção do livro ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONTOPSICO- LOGIA. ABO 30 anos. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, ISBN: ; Revisão ortográfica do livro ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONTOPSICO- LOGIA. Cultura & Educação: uma nova pedagogia para a sociedade futura. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, ISBN: ; Revisão ortográfica da revista: PERFORMANCE LÍDER. São Paulo: Ontopsicológica Editora Universitária, ano VIII, nº 15, 2015; Revisão ortográfica da revista: PERFORMANCE LÍDER. São Paulo: Ontopsicológica Editora Universitária, ano IX, nº 16, 2016; Professores das oficinas referentes à disciplina de Língua Portuguesa no Programa de Formação Básica Universitária no primeiro semestre de 2016; Aulas aos alunos da instituição; Formatação de trabalhos acadêmicos; Revisão ortográfica; Transcrição de entrevistas; Orientação aos alunos. Cronologicamente, a ascensão do NEL percorreu o seguinte caminho: em 2015 iniciou a sua atuação com a correção linguística da distinta Revista Performance Líder, a qual, anteriormente, possuía uma empresa de São Paulo como responsável pelas revisões. Além disso, neste mesmo ano, o grupo NEL idealizou e implementou o foto-livro dos 30 anos Associação Brasileira de Ontopsicologia. Assim, no primeiro semestre de 2015 o NEL começa a se cristalizar em meio a comunidade da AMF. No mesmo ano, transcrições de entrevistas;

5 Anais do II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável 350 correções de artigos científicos, de monografias de Pós-graduação da própria instituição, de capítulos de livros e a organização (ainda em andamento) de um manual referente aos gêneros textuais mais utilizados na AMF, além de trazer as normas técnicas da ABNT. Em 2016 o fluxo de trabalho continuou com a correção da Revista Performance Líder e com o atendimento à comunidade da instituição (revisões e orientações). Nesse mesmo ano, os alunos assumiram a função de professores das oficinas referentes à disciplina de Língua Portuguesa no Programa de Formação Básica Universitária, dando aulas sobre sumarização e formatação de trabalhos no Word (organizadas por eles), além das correções dos resumos dos alunos via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Seguem algumas imagens que ilustram alguns trabalhos desenvolvidos no 2º semestre de 2015 e 1º semestre de 2016 (demandas dos acadêmicos da AMF, organização de eventos, aulas e reuniões/encontros). Imagem 01 Os alunos do NEL se reúnem com a Prof. Márcia R. Marchezan, na sala do NEL, para conversar sobre os resultados da correção da Revista Performance Líder, nº 15. Imagem 02 Os alunos do NEL se reúnem, na sala do NEL, para estudos.

6 Anais do II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável 351 Imagem 03 Revistas e livros em cuja produção a equipe do NEL teve participação. Imagem 04 e 05 Acadêmicos da AMF realizam processo seletivo para formar a nova equipe do NEL, que ocorreu no primeiro semestre de Imagem 06 e 07 Os alunos ministram aulas referentes à disciplina de Língua Portuguesa no Programa de Formação Básica Universitária no primeiro semestre de A partir do que foi exposto, pode-se afirmar que o NEL é um projeto incorporado pela AMF e que dá suporte linguístico à comunidade discente, além, é claro, de desenvolver a formação pessoal e profissional dos alunos que fazem parte do núcleo.

7 Anais do II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável Referências ABO. Cultura & Educação: uma nova pedagogia para a sociedade futura. Recanto Maestro: Ontopsicológica, ABO. Identidade Jovem. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, MENEGHETTI, A. Aprendiz líder. São Paulo: FOIL, MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, MENEGHETTI, A. Do humanismo histórico ao humanismo perene. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, MENEGHETTI, A. Psicologia empresarial. São Paulo: FOIL, 2013.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 24 DE MAIO DE 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 24 DE MAIO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.282, DE 24 DE MAIO DE 2012 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia,

Leia mais

Faculdade Processus REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS

Faculdade Processus REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS Dispõe sobre a oferta de atividades de Monitoria no curso de graduação da Faculdade Processus e dá outras providências.

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO SUPERIOR POLITÉCNICO PALMAS TO, 2015 CENTRO SUPERIOR POLITÉCNICO - 2 1. AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este manual define as orientações básicas do Centro Superior

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ POLÍTICA DE NIVELAMENTO

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ POLÍTICA DE NIVELAMENTO 1 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ POLÍTICA DE NIVELAMENTO Dimensão: 2 Temática: Política de Nivelamento IX política de atendimento aos estudantes. 3 Tão importante quanto o processo de captação de

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA ESCOLA DE NEGÓCIOS

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA ESCOLA DE NEGÓCIOS 1 MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA ESCOLA DE NEGÓCIOS PALMAS TO, 2015 2 1. AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este manual define as orientações básicas das Atividades Complementares da Escola de Negócios

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO SUPERIOR POLITÉCNICO PALMAS TO, 2015 CENTRO SUPERIOR POLITÉCNICO - 2 1. AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este manual define as orientações básicas do Centro Superior

Leia mais

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC 1. IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS 1.1 Campus: 1.2 Diretor Geral: 1.3 E-mail: 1.4 Telefone: 1.5 Diretor de Ensino: 1.6 E-mail: 1.7 Telefone: 1.8 Coordenador de Extensão:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) A comunicação humana. Técnicas de leitura e interpretação

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA MECÃNICA / ENGENHARIA MECATRÔNICA

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA MECÃNICA / ENGENHARIA MECATRÔNICA 1 UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA MECÃNICA / ENGENHARIA MECATRÔNICA ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (Orientações para a realização das APS dos

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ Núcleo de disciplinas de formação pedagógica comum a todas as Licenciaturas (300 h ou 330 h) Período Filosofia da Educação

Leia mais

CULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR

CULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR s REGULAMENTO DE PROJETO INTEGRADOR FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR Página 1 de 9 2016 Sumário CAPÍTULO I... 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 CAPITULO II... 5 CARACTERIZAÇÃO DOS PROJETOS INTEGRADORES...

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UFCSPA ANO V 2014 I. Curso de Ambientação Acadêmica Público: professores recém ingressantes Periodicidade: semestral Datas: 1º semestre: março (11, 13,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NORMA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Esta Norma regulamenta o Trabalho de Conclusão

Leia mais

SABERES E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DO LABORATÓRIO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.

SABERES E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DO LABORATÓRIO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. ISBN 978-85-7846-516-2 SABERES E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DO LABORATÓRIO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Ynara Victória Borges Santos UEL (Bolsista Araucária) Email: ynara.bg1@gmail.com

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar técnico em Farmácia

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar técnico em Farmácia Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Auxiliar em Farmácia Qualificação: Auxiliar

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS 2018 Página 1 de 9 1. Apresentação Este documento apresenta as diretrizes para a realização das Atividades Complementares nos cursos

Leia mais

PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Direito

PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Direito PPC - Projeto Pedagógico de Curso Direito 1. Forma de acesso ao curso O acesso dos alunos ao Curso é realizado através das seguintes modalidades: - Processo Seletivo - aplica-se a candidatos que tenham

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares DOCUMENTO 2 Regulamento das Atividades Complementares Art. 1º Da Conceituação São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e préprofissional, que se articulam com o processo

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Elaboração de Trabalho de Iniciação Científica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES FUNDAÇÃO FUPAC REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares integram

Leia mais

Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior

Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior Natália Pimenta 1 e Maria Inês Ribas Rodrigues 2 Universidade Federal do ABC 1 natalia.pimenta@aluno.ufabc.edu.br, 2

Leia mais

Letras Língua Francesa

Letras Língua Francesa Letras Língua Francesa 1º Semestre de Língua Francesa I Disciplina: Estudos Linguísticos I Ementa: Estudos e análises da diversidade textual, das correntes da linguística teórica e aplicada com ênfase

Leia mais

MBA Identidade Empresarial O líder vê e faz.

MBA Identidade Empresarial O líder vê e faz. MBA Identidade Empresarial 2017-2019 O líder vê e faz. Apresentação Antonio Meneghetti Faculdade e Campus Recanto Maestro O sucesso empresarial é a coerência de capacidade técnica e racionalidade da intuição

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE SETEMBRO DE 2009 CEPE

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE SETEMBRO DE 2009 CEPE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE SETEMBRO DE 2009 INTERESSADO: Diretoria de Ensino ASSUNTO: Regulamentação das Atividades Acadêmicas Complementares RELATOR(a) CONSELHEIRO(a):

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 06/2018 RETIFICADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 06/2018 RETIFICADO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 06/2018 RETIFICADO A Universidade Federal Rural do Semi-Árido através

Leia mais

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública Ana Lúcia dos Santos 1 Daniela Cherobini Cargnelutti 2 Carla Cristiane Costa 3 Resumo: Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL DE RETIFICAÇÃO PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET EDUCAÇÃO POPULAR A Pró-Reitoria de Graduação, por meio do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA-PET) torna

Leia mais

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro Assessora da Pró-Reitoria de Graduação e-mail: iraide@reitoria.unesp.br Agenda da apresentação 1. Proposta

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM EDITAL 03/2018 PARA SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA ATIVIDADES CIENTÍFICAS DO GRUPO DE PESQUISA

COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM EDITAL 03/2018 PARA SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA ATIVIDADES CIENTÍFICAS DO GRUPO DE PESQUISA COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM EDITAL 03/2018 PARA SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA ATIVIDADES CIENTÍFICAS DO GRUPO DE PESQUISA A Coordenação do Curso de Enfermagem do Centro Universitário UNIFACEX, no uso de suas

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO Quando se contempla a importância, na missão da FAMETRO, da formação de cidadãos éticos e profissionais competentes para o contexto atual, é lógico que se passe

Leia mais

Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Biologia

Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Biologia Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Biologia REITOR Luiz Augusto Caldas Pereira PRÓ-REITOR DE ENSINO Carlos Márcio Lima (2012/2015) Ana Lúcia Mussi de Carvalho Campinho (2015/2016) DIRETOR DO

Leia mais

REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO

REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por finalidade formalizar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 62/2016 Dispõe sobre os critérios e normas da preceptoria de profissionais para acompanhamento e orientação de

Leia mais

Os desafios dos novos instrumentos de avaliação e o reflexo na aprendizagem. Urias Barbosa Consultor Hoper Educação

Os desafios dos novos instrumentos de avaliação e o reflexo na aprendizagem. Urias Barbosa Consultor Hoper Educação Os desafios dos novos instrumentos de avaliação e o reflexo na aprendizagem Urias Barbosa Consultor Hoper Educação 2 Indicador 1.6 Metodologia A metodologia, constante no PPC (e de acordo com as DCN,

Leia mais

DA PARTICIPAÇÃO DO DOCENTE. Centro Universitário de Várzea Grande-Univag Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

DA PARTICIPAÇÃO DO DOCENTE. Centro Universitário de Várzea Grande-Univag Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIVAG no uso de suas atribuições legais torna público o presente Edital, contendo normas, rotinas e

Leia mais

Centro Universitário de Várzea Grande-Univag Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Centro Universitário de Várzea Grande-Univag Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIVAG no uso de suas atribuições legais torna público o presente Edital, contendo normas, rotinas e

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2012 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 4 Disposições preliminares... 4 CAPÍTULO II... 4 Das atividades complementares... 4 Seção I... 4 Atividades de iniciação científica...

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET SAÚDE DA CRIANÇA

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET SAÚDE DA CRIANÇA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET SAÚDE DA CRIANÇA A Pró-Reitoria de Graduação, por meio do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA-PET) torna pública a abertura

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FOMENTO À EXTENSÃO (PROEX)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FOMENTO À EXTENSÃO (PROEX) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FOMENTO À EXTENSÃO () DOS CONCEITOS E OBJETIVOS Art. 1º - A extensão universitária é compreendida pela Faculdade de Balsas como sendo o processo educativo, cultural e científico

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO Uma vez que se contemple a importância, na missão da FAMETRO, da formação de cidadãos éticos e profissionais competentes para o contexto atual, é lógico que se

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO VERBO EDUCACIONAL

PÓS-GRADUAÇÃO VERBO EDUCACIONAL PÓS-GRADUAÇÃO VERBO EDUCACIONAL A Verbo Educacional, uma das empresas do Grupo Verbo, oferece aos profissionais de múltiplas áreas do conhecimento a praticidade do ensino a distância aliado a possibilidade

Leia mais

POLÍTICAS DE NIVELAMENTOS

POLÍTICAS DE NIVELAMENTOS POLÍTICAS DE NIVELAMENTOS 2 Dimensão: IV a comunicação com a sociedade; Temática: Políticas de Nivelamentos 3 Tão importante quanto o processo de captação de novos alunos é o trabalho desenvolvido de programas

Leia mais

PET/REDES CONFORME EDITAL Nº 14, DE 08 DE MARÇO DE 2013.

PET/REDES CONFORME EDITAL Nº 14, DE 08 DE MARÇO DE 2013. EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA (ESTOMIAS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

FACULDADE PROJEÇÃO DE. Nome completo da Escola conforme o PDI Curso: DIREITO Professor: Lélia Júlia de Carvalho FACULDADE PROJEÇÃO DE GUARÁ EMENTA

FACULDADE PROJEÇÃO DE. Nome completo da Escola conforme o PDI Curso: DIREITO Professor: Lélia Júlia de Carvalho FACULDADE PROJEÇÃO DE GUARÁ EMENTA PLANO DE ENSINO ECJUS FACULDADE PROJEÇÃO DE GUARÁ Escola: Nome completo da Escola conforme o PDI Curso: DIREITO Professor: Lélia Júlia de Carvalho Unidade: Disciplina FACULDADE PROJEÇÃO DE GUARÁ Pré-Requisito

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria CETEC - 774, de 24/09/2015 (atualizado 2º semestre/2016) Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município:

Leia mais

POLÍTICA DE NIVELAMENTO

POLÍTICA DE NIVELAMENTO POLÍTICA DE NIVELAMENTO 2 Dimensão: Temática: Política de Nivelamento 3 Tão importante quanto o processo de captação de novos alunos é o trabalho desenvolvido de programas para evitar a evasão. A permanência

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 239, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 727, DE 10/09/2015, REPUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25/09/2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO. Garanta a sua vaga e se destaque no mercado.

PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO. Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. A FPL Acreditamos na excelência, no aprimoramento e no desenvolvimento contínuo da sociedade e das pessoas. Trabalhamos para promover o desenvolvimento da sociedade

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 20 H

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 20 H Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: Técnico em Hospedagem Proeja FORMA/GRAU:( X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

EDITAL Nº 134/2018 PROEN SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL GRUPO PET BIOLOGIA I. DO PROGRAMA E SEUS OBJETIVOS

EDITAL Nº 134/2018 PROEN SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL GRUPO PET BIOLOGIA I. DO PROGRAMA E SEUS OBJETIVOS EDITAL Nº 134/2018 PROEN SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL GRUPO PET BIOLOGIA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, com base na

Leia mais

Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG

Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG 1) Criação O Colégio de Aplicação foi criado pelo Decreto-lei n.º 9.053, de 12 de março de 1.966, e suas atividades

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Da Conceituação Art. 1º São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e pré-profissional, que se articulam com o processo formativo do

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE NIVELAMENTO LÍNGUA PORTUGUESA

REGULAMENTO PROGRAMA DE NIVELAMENTO LÍNGUA PORTUGUESA REGULAMENTO PROGRAMA DE NIVELAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA ALÉM PARAÍBA MG 2010 I- INTRODUÇÃO Diante do panorama atual da Educação Básica, é possível dizer que o estudante ingressa no ensino superior com

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE AGOSTO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE AGOSTO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.701, DE 19 DE AGOSTO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CATEGORIAS DE ANÁLISE 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação 1.1 GESTÃO ACADÊMICA 1.1.1 Responsabilidade Social

Leia mais

Faculdade De Quatro Marcos REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Faculdade De Quatro Marcos REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 Disposições preliminares... 3 CAPÍTULO II... 3 Das atividades complementares... 3 Seção I... 4 Atividades de iniciação científica...

Leia mais

Atividades Formativas

Atividades Formativas Atividades Formativas Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato 19 de setembro de 2016 Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato Atividades Formativas 19 de setembro de 2016 1 / 17 Atividades formativas Cesar

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1.2.4.3.1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: ADMINISTRAÇÃO Disciplina: Análise e Interpretação de textos Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Revisão de Normas

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº 134 de 04/10/12 Etec Ermelinda Giannini Teixeira Código: 187 Município: SANTANA

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. 1º período

CURRÍCULO DO CURSO. 1º período Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Curso reconhecido pelo Decreto Federal 46266 de 26/06/1959, publicado no Diário Oficial da União de 10/07/1959 Resolução 004/CEG/2007, de 06 de junho de

Leia mais

Os trabalhos deverão se caracterizar em três eixos temáticos:

Os trabalhos deverão se caracterizar em três eixos temáticos: Inscrições As inscrições no X SEPE ocorrerão entre os dias 10 de abril e 15 de Maio de 2019. Cada inscrito poderá eleger até 02 minicursos e 01 oficina, além de 01 submissão para comunicação oral no evento.

Leia mais

Regulamento do Projeto Integrador I e II - FMB 2019 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Regulamento do Projeto Integrador I e II - FMB 2019 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II O presente Regulamento do Projeto Integrador I e II tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) (35) 3690-8900 / 3690-8958 (fax) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) 1 Caracterização Os cursos de Engenharia de Produção do Brasil são regidos pelas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM 2012.1 EIXO1 Formação docente: Profissionalização, Ética e Cidadania 1º Período Disciplina C.H.R. C.H.S. Informática Aplicada 20 20 01 01 Políticas Públicas e Organizações

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC -

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC - REGULAMENTO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC - SUMÁRIO CAPITULO I... 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 CAPÍTULO II... 3 DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES...

Leia mais

Código: PRFDVN01I-01. PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Pedagogia

Código: PRFDVN01I-01. PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Pedagogia Código: PRFDVN01I-01 1 PPC - Projeto Pedagógico de Curso Pedagogia 1. Forma de acesso ao curso O acesso dos alunos ao Curso é realizado através das seguintes modalidades. Processo Seletivo Aplica-se a

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por finalidade formalizar a oferta,

Leia mais

AVALIAÇÃO PROFESSORES

AVALIAÇÃO PROFESSORES FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2SEM2017 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Constituída em atendimento à Lei nº 10.861/2004, regulamentada pela Portaria

Leia mais

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas Curso de Filosofia-Licenciatura / Campus de Toledo Ester Maria Dreher Heuser (Coordenadora Geral) Nelsi Kistemacher Welter (Coordenador Suplente) ========================================================================

Leia mais

Centro de Empreendedorismo e Inovação Edital de Seleção -Participantes CEI EDITAL Nº 01/2019

Centro de Empreendedorismo e Inovação Edital de Seleção -Participantes CEI EDITAL Nº 01/2019 Centro de Empreendedorismo e Inovação Edital de Seleção -Participantes CEI EDITAL Nº 01/2019 O Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) juntamente com a Pró-Reitoria de Graduação do Centro Universitário

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Alterações dadas pela Resolução

Leia mais

MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS

MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS PIIC/UDC FOZ DO IGUAÇU 2015 1 REGULAMENTO Este regulamento normatiza e estabelece os critérios

Leia mais

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE PROIAC Estudo sobre Núcleo Docente Estruturante (NDE) Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE Claudia Marcia Borges Barreto claudiamarcia@id.uff.br O que é NDE? Comissão de acompanhamento

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais

Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais Curso de Educação Formação Instalação e Operação de Sistemas Informáticos Saída Profissional Operador de Informática Nível de Qualificação: 2 Tipo: 2 CRITÉRIOS

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR. O CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições regimentais; RESOLVE:

CONSELHO SUPERIOR. O CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições regimentais; RESOLVE: CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº. 36, de 15 de fevereiro de 2013. Aprova o Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre. O CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE DE TECNOLOGIA

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO 2º SEMESTRE/2011 Disciplina: Psicologia Organizacional Curso: Ciências Contábeis Turno/Horário: Noturno Professor: Geyza D Ávila Arruda Turma: Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral

Leia mais

Edital nº 166/2018 PROEN

Edital nº 166/2018 PROEN Edital nº 166/2018 PROEN Processo Seletivo para Tutor do Programa de Educação Tutorial Grupo PET Ciências Sociais A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, com base na Lei

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGEST

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGEST PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGEST PROGEST Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia Grupo de Pesquisa do CEFET-MG certificado pelo CNPq O Coordenador Geral do PROGEST Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Núcleo Temático: Formação profissional Disciplina: Gramática, interpretação e redação jornalística Código da Disciplina:

Leia mais

EDITAL N.º 012/ DE 20 DE NOVEMBRO DE 2017

EDITAL N.º 012/ DE 20 DE NOVEMBRO DE 2017 EDITAL N.º 012/ DE 20 DE NOVEMBRO DE 2017 GRUPO DE PESQUISA DIREITO E POLÍTICA NA OBRA DE JOSAPHAT MARINHO A, por seu Diretor Geral, professor Marcos Baruch Portela, torna público o presente edital de

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Fórum Regional Sudeste de Pró-Reitores de Graduação (FORGRAD) Universidade Católica de Petrópolis, RJ 01/04/2016 1. 2. Precarização do Programa 3.

Leia mais

Currículo ETI Santa Catarina

Currículo ETI Santa Catarina Currículo ETI Santa Catarina 728 Escolas EM da Rede Estadual 30 Escolas ETI/EMTI Data de inicio de implementação de ETI/EMTI: 2017 Proposta que considera os interesses das juventudes e os desafios do século

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano. Código: 088 Município: Garça. Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais. Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE FÁTIMA MANUAL ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE FÁTIMA MANUAL ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE FÁTIMA MANUAL ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS) Revisado em 10.07.2015 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como objetivo fornecer orientações para a realização das Atividades

Leia mais

FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OLÍMPIA 04 ATIVIDADES COMPLEMENTARES Definição De acordo com as diretrizes curriculares nacionais, as Atividades Complementares se inserem

Leia mais