GESTÃO do negócio em tempo de crise

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO do negócio em tempo de crise"

Transcrição

1

2 GESTÃO do negócio em tempo de crise CENÁRIO ATUAL Encolhimento dos investimentos: Petróleo e gás; Automobilística; Auto-peças; Construção civil; Infraestrutura pública.

3 GESTÃO do negócio em tempo de crise CENÁRIO ATUAL Redução do investimento; Aumento dos juros; Redução do emprego; Redução da produção; Redução da massa salarial em mão da população; Redução do consumo etc.

4 GESTÃO do negócio em tempo de crise CENÁRIO ATUAL O que fazer: Não deixar de perseguir o crescimento; Acalmar os nervos e trabalhar.

5 GESTÃO do negócio em tempo de crise CENÁRIO ATUAL O que fazer: Intensificar fiscalização; Intensificar relacionamento institucional; Investir na fiscalização indireta (interna); Investir em tecnologia; Reduzir não conformidade cadastral (saneamento de dados, atualização cadastral etc.)

6 ESTRATÉGIAS DE FISCALIZAÇÃO RELACIONAMENTO FISCALIZAÇÃO

7

8 CERTIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE COM O EXERCÍCIO PROFISSIONAL É uma estratégia desenvolvida pelo Crea-RJ para promover e reconhecer a regularidade das. empresas. O objetivo é a valorização das profissões e profissionais fiscalizados pelo Sistema Confea/Crea.

9 Conceitos CERTIFICAÇÃO Afirmação da certeza ou verdade de algo; Atestado; Prova; Declaração de que atende aos requisitos da norma técnica de referência.

10 CERTIFICAÇÃO Destaca e diferencia a empresa, seus produtos e serviços dos demais concorrentes; Agrega valor à marca; Garante a CONFORMIDADE, QUALIDADE, SEGURANÇA.

11 CERTIFICAÇÃO DO CREA-RJ É um atestado de reconhecimento da regularidade das pessoas jurídicas que atuam nas áreas de: Engenharia Agronomia Geografia Geologia Meteorologia

12 NOVO POSICIONAMENTO DO CREA-RJ PREMIAR BOAS PRÁTICAS ALAVANCAR NEGÓCIOS AGENTE DE OPORTUNIDADES

13 RELACIONAMENTO COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO Compreendida como uma ação estratégica de relacionamento com as empresas e seus profissionais, visando principalmente: A regularização; Esclarecer sobre suas obrigações legais; Difundir informações; Tornar a fiscalização mais amistosa; Incentivar a adesão ao Programa de Certificação.

14 CERTIFICAÇÃO PASSO A PASSO

15 PASSO 1 IDENTIFICAÇÃO DAS EMPRESAS POR INICIATIVA DO CREA-RJ Maior capital social (trabalhar primeiro as maiores empresas que, possivelmente, levará mais tempo para a regularização); Muita atividade (ARTs registradas) e quadro técnico aparentemente incompatível; Sem ARTs cadastradas recentemente;

16 IDENTIFICAÇÃO DAS EMPRESAS POR INICIATIVA DO CREA-RJ Que tenham atividade relevante na região; Pertençam a segmento econômico relevante no Estado; Vinculadas a organizações de classe (sindicatos e associações).

17 IDENTIFICAÇÃO DAS EMPRESAS POR INICIATIVA DA PESSOA JURÍDICA Que procuram o Crea para aderir ao programa.

18 PASSO 2 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA Abordagem: Apresentar os requisitos do programa e indicar a leitura do regulamento (que está disponível no portal do Crea-RJ); Agendar reunião com a empresa; Apresentar palestra ao corpo técnico da empresa;

19 PASSO 2 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA Abordagem: Prestar esclarecimentos sobre o programa; Verificar, sempre, a necessidade de orientação; Esclarecer dúvidas sobre ART; Esclarecer todas as dúvidas sobre acervo técnico e valorização profissional (destacando a importância da recuperação do acervo de obras e serviços já concluídos).

20 PASSO 2 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

21 REGULAMENTO DO PROGRAMA

22

23 NÍVEIS DA CERTIFICAÇÃO 1º NÍVEL 2º NÍVEL 3º NÍVEL

24 REQUISITOS PARA A CERTIFICAÇÃO 1º NÍVEL 1 - O registro da empresa deverá estar em situação regular no Crea-RJ 2 - A empresa deverá apresentar quadro técnico compatível com as atividades executadas 3 - O quadro técnico da empresa profissionais de nível médio e superior, inclusive estrangeiros deverá estar em situação regular no Crea-RJ 4 - Deverão ser registradas as ARTs de cargo ou função de todos os profissionais 5 - Deverá haver compatibilidade entre os serviços executados pelos profissionais e suas atribuições legais 6 - Deverá ser cumprida a Lei Federal nº A/1966 Salário Mínimo Profissional 7 - Deverão ser registradas todas as ART de obra/serviço executados ou em execução pela empresa

25 REQUISITOS PARA A CERTIFICAÇÃO 2º NÍVEL A empresa precisa atender os requisitos do 1º nível de certificação; Apresente evidências da manutenção da regularidade do nível anterior; Comprove a inclusão dos requisitos no seu processo de gestão.

26 REQUISITOS PARA A CERTIFICAÇÃO 3º NÍVEL Empresa precisa atender requisitos do 1º e do 2º nível; Demonstre que, para contratar seus fornecedores, exige o cumprimento de requisitos de certificação (qualquer nível).

27 PASSO 3 ADESÃO AO PROGRAMA A adesão ao Programa de Certificação é voluntária e gratuita; A formalização desta adesão é feita por meio da protocolização do Requerimento para Certificação de Conformidade com o Exercício Profissional; Toda a documentação para verificação da regularidade da empresa, gerada ao longo do processo, deve ser juntada ao requerimento e anexada ao processo de registro da empresa..

28

29 PASSO 4 OBTER INFORMAÇÕES DA EMPRESA Identificação de suas principais atividades; Relação de profissionais que atuam na área técnica; Atualização de dados cadastrais; Verificação da regularidade dos últimos contratos.

30 PLANILHA DE VERIFICAÇÃO DO QT

31 PASSO 5 IDENTIFICAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DAS NÃO CONFORMIDADES Análise das informações recebidas; Orientação para a regularização de não conformidades; Confirmação do cumprimento dos requisitos não conformes. Empresa apta à certificação; Inclusão da empresa na relação para o evento de premiação.

32 Resumo ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA A EMPRESA INDICA UM INTERLOCUTOR FORMALIZAÇÃO DA ADESÃO AO PROGRAMA PALESTRA DIRECIONADA AO QT DA EMPRESA (CASO NECESSÁRIO) APRESENTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES REQUERIDAS PELO CREA-RJ ENVIO DA PLANILHA REQUERENDO AS INFORMAÇÕES IDENTIFICAÇÃO DOS REQUISITOS NÃO CONFORMES ATENDIMENTO AOS REQUISITOS HABILITAÇÃO PARA A CONCESSÃO DO CERTIFICADO CONCESSÃO DO CERTIFICADO CREA EMPRESA

33 Estamos perto de terminar a apresentação!!!!

34 PASSO 6 A PREMIAÇÃO

35 PREMIAÇÃO Troféu, selo digital e certificado A empresa apta à certificação recebe um troféu e um selo digital; A concessão da certificação é publicada em jornal de grande circulação e no portal do Crea-RJ.

36 Troféu Selo Digital Certificado

37 Selo Digital Visa dar publicidade da regularidade da pessoa jurídica certificada. Poderá ser utilizado em comunicações com seus clientes, mediante termo de compromisso firmado com o Crea-RJ.

38 O CREA-RJ PREMIA E PROMOVE AS EMPRESAS CERTIFICADAS

39

40

41 PASSO 7 MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO Acompanhamento da empresa certificada; Atendimento diferenciado; No caso de detecção de alguma irregularidade, a empresa é orientada.

42 VALIDADE DA CERTIFICAÇÃO O Certificado terá validade de doze meses; Renovação será concedida se houver interesse da empresa.

43 INTERRUPÇÃO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO Quando ocorrer solicitação da empresa, não necessitando, para isto, justificar os motivos; Quando ocorrer encerramento das atividades da empresa; Troca de seu objetivo social para atividades não fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea; Quando a empresa não apresentar a documentação e ou não cumprir as exigências formuladas pelo Crea-RJ.

44 ANULAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO Quando existir decisão de processo de infração ao Código de Ética, transitado em julgado, de um profissional do QT; Quando ocorrer fraudes ou prática de atos delituosos.

45 RESULTADOS ALCANÇADOS EM empresas contactadas; Relacionamento com 249 empresas 154 empresas certificadas Profissionais incluídos no quadro técnico das empresas Regularizados registros/vistos de profissionais Cadastradas ARTs de cargo ou função e aproximadamente ARTs de obra e serviço.

46 RESULTADOS ALCANÇADOS EM 2015 ALGUMAS EMPRESAS CERTIFICADAS Petrobras Eletronuclear Radix Storm Prolagos

47 CERTIFICAÇÃO EM 2016 Processo de certificação em andamento META - certificar 180 empresas

48 GERÊNCIA OPERACIONAL Equipe de Certificação Adriana Aluotto Eliza André Jacqueline Frinhani Coordenadores regionais

FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL. Autuação Relacionamento

FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL. Autuação Relacionamento FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL Autuação Relacionamento FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL O relacionamento: Instituições públicas Organizações privadas NOVO POSICIONAMENTO DO CREA-RJ PREMIAR

Leia mais

POLÍTICA DE CONCESSÃO DE PATROCÍNIO DECISÃO PLENÁRIA nº PL-1106/2018

POLÍTICA DE CONCESSÃO DE PATROCÍNIO DECISÃO PLENÁRIA nº PL-1106/2018 POLÍTICA DE CONCESSÃO DE PATROCÍNIO DECISÃO PLENÁRIA nº PL-1106/2018 DECISÃO PLENÁRIA nº PL-1392/2018 PATROCÍNIO POLÍTICA DE CONCESSÃO DE PATROCÍNIO Ação de comunicação que se realiza por meio da aquisição

Leia mais

regulamento para certificação de conformidade com o exercício profissional Julho / 2016

regulamento para certificação de conformidade com o exercício profissional Julho / 2016 Quem é do Crea-RJ faz o melhor Regulamento regulamento para certificação de conformidade com o exercício profissional Julho / 2016 Presidente - 2015 2017 Eng. Eletricista e de Segurança do Trabalho Reynaldo

Leia mais

Anotação de Responsabilidade Técnica - ART

Anotação de Responsabilidade Técnica - ART Anotação de Responsabilidade Técnica - ART ART: FUNDAMENTO LEGAL A ART É O INSTRUMENTO QUE DEFINE, PARA OS EFEITOS LEGAIS, OS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS PELO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE TÉCNICA NO ÂMBITO DAS

Leia mais

ESTRATÉGICO

ESTRATÉGICO 2019 2021 IDENTIDADE ORGANIZACIONAL DO CREA-RJ Missão Fiscalizar, orientar, aprimorar e controlar o exercício das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia, e da Meteorologia,

Leia mais

O Sistema Confea/ Crea

O Sistema Confea/ Crea O Sistema Confea/Crea é regido pela Lei nº 5.194, de 24/dez/1966. O Sistema Confea/ Crea O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são autarquias* dotadas de personalidade jurídica de direito público,

Leia mais

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Introdução PROFISSÕES REGULAMENTADAS O QUE SÃO? POR QUE EXISTEM? CONSELHOS PROFISSIONAIS O QUE SÃO? O QUE FAZEM? Profissões regulamentadas * Medicina

Leia mais

Projeto Fiscalização Diretrizes Ação de Fiscalização de Profissional Diplomado no Exterior. Reunião: 1ª Reunião com os Creas-parceiros 2011

Projeto Fiscalização Diretrizes Ação de Fiscalização de Profissional Diplomado no Exterior. Reunião: 1ª Reunião com os Creas-parceiros 2011 Reunião: 1ª Reunião com os Creas-parceiros 2011 Data: Local: 2-3/05/2011 Sala de Reunião do 2º andar Início: 9h00 Término: 18h00 1- Pesquisa e levantamento de dados: Obtenção de informação para planejamento

Leia mais

O Crea-RJ e suas Novas Perspectivas

O Crea-RJ e suas Novas Perspectivas O Crea-RJ e suas Novas Perspectivas O Sistema Confea/Crea Os Conselhos Federal e Regionais são autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, constituindo serviço público federal. O Sistema

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás CREA-GO ATO ADMINISTRATIVO N XXX, DE XX DE XXX DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás CREA-GO ATO ADMINISTRATIVO N XXX, DE XX DE XXX DE 2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás CREA-GO ATO ADMINISTRATIVO N XXX, DE XX DE XXX DE 2016 Dispõe sobre normas de Fiscalização das Instituições de Ensino e dos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional.

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. Procedimentos para registro, baixa, cancelamento e anulação da ART e registro do Atestado

Leia mais

O que é o Acervo Técnico de um profissional e quando posso solicitá-lo? Quais ARTs fazem parte do Acervo Técnico do profissional?

O que é o Acervo Técnico de um profissional e quando posso solicitá-lo? Quais ARTs fazem parte do Acervo Técnico do profissional? O que é o Acervo Técnico de um profissional e quando posso solicitá-lo? Considera-se Acervo Técnico do profissional toda a experiência por ele adquirida ao longo de sua vida profissional, compatível com

Leia mais

A NOVA ART E ACERVO TÉCNICO. Resolução 1025/2009 Substitui a Resolução 1023/2008

A NOVA ART E ACERVO TÉCNICO. Resolução 1025/2009 Substitui a Resolução 1023/2008 A NOVA ART E ACERVO TÉCNICO Resolução 1025/2009 Substitui a Resolução 1023/2008 OBJETIVOS DA ART ART Sociedade Profissionais Creas Órgãos Públicos Identificação do Responsável Técnico Constituição do Acerto

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA DECISÃO NORMATIVA Nº 111, DE 30 DE AGOSTO DE 2017.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA DECISÃO NORMATIVA Nº 111, DE 30 DE AGOSTO DE 2017. DECISÃO NORMATIVA Nº 111, DE 30 DE AGOSTO DE 2017. Dispõe sobre diretrizes para análise das Anotações de Responsabilidade Técnica registradas e os procedimentos para fiscalização da prática de acobertamento

Leia mais

ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA. Superintendência de Fiscalização - SUPFIS

ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA. Superintendência de Fiscalização - SUPFIS ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Superintendência de Fiscalização - SUPFIS ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Procedimento obrigatório por lei Registro pela Internet: 100% eletrônico Comodidade

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO ANO BASE 2010 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO

REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO ANO BASE 2010 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO ANO BASE 2010 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO O QUE É? A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para as Unidades Escoteiras

Leia mais

CARTA DE SERVIÇOS - COMPROMISSO COM A SOCIEDADE - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo

CARTA DE SERVIÇOS - COMPROMISSO COM A SOCIEDADE - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo CARTA DE SERVIÇOS - COMPROMISSO COM A SOCIEDADE - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo 4. Atribuições do Crea-ES Art. 34 da Lei 5.194/66 - São atribuições dos Conselhos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA-CREA-PA. CADASTRO DE CURSO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA-CREA-PA. CADASTRO DE CURSO CADASTRO DE CURSO As instituições de ensino que ministram cursos regulares das áreas de agronomia, engenharia, geografia, geologia e meteorologia devem efetuar o seu cadastramento e de seus cursos regulares,

Leia mais

Sistema Profissional X Sistema Educacional. O que inovar na Educação em Engenharia?

Sistema Profissional X Sistema Educacional. O que inovar na Educação em Engenharia? Sistema Profissional X Sistema Educacional O que inovar na Educação em Engenharia? CEAP COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS CONFEA Exercício 2017 Cons. Fed. Eng. Civil Osmar Barros Júnior

Leia mais

Para saber tudo sobre a Nova Resolução acesse: CONFEA: CREA-PA:

Para saber tudo sobre a Nova Resolução acesse: CONFEA:  CREA-PA: Para saber tudo sobre a Nova Resolução acesse: CONFEA: www.confea.org.br/normativos CREA-PA: www.creapa.com.br Sede: Tv. Doutor Moraes, 194 - Nazaré - Belém PA - CEP: 66.035-080 Ouvidoria: ouvidoria@creapa.com.br

Leia mais

A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º:

A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º: A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º: XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; Sistema Confea/Crea

Leia mais

TROFÉU SUSIE PONTAROLLI DE SUSTENTABILIDADE 2ª Edição REGULAMENTO - CATEGORIA EMPREGADOS

TROFÉU SUSIE PONTAROLLI DE SUSTENTABILIDADE 2ª Edição REGULAMENTO - CATEGORIA EMPREGADOS TROFÉU SUSIE PONTAROLLI DE SUSTENTABILIDADE 2ª Edição REGULAMENTO - CATEGORIA EMPREGADOS Este documento regulamenta participação de EMPREGADOS na segunda edição do Troféu Susie Pontarolli de Sustentabilidade,

Leia mais

Resolução nº 1073, de 19 de abril de 2016

Resolução nº 1073, de 19 de abril de 2016 Resolução nº 1073, de 19 de abril de 2016 (Publicada no D.O.U. de 22 de abril de 2016 Seção 1, págs. 245 a 249) Regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE GRUPO PADRÃO ANO BASE 2009 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO

CERTIFICAÇÃO DE GRUPO PADRÃO ANO BASE 2009 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO CERTIFICAÇÃO DE GRUPO PADRÃO ANO BASE 2009 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO O QUE É? A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para os Grupos Escoteiros

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE DESIGN I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE DESIGN I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE DESIGN I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de DESIGN é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL ANALISAR DOCUMENTAÇÃO (CAT)

PROCEDIMENTO OPERACIONAL ANALISAR DOCUMENTAÇÃO (CAT) PAGINA: 1 / 12 O Acervo Técnico é o conjunto das atividades desenvolvidas ao longo da vida do profissional, compatíveis com suas atribuições e registradas no Crea por meio de ART - Anotação de Responsabilidade

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Elétrica é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

Projeto Fiscalização. Alinhamento Conceitual & Escopo. Ano I. Gerência de Planejamento e Gestão / Julho/2018

Projeto Fiscalização. Alinhamento Conceitual & Escopo. Ano I. Gerência de Planejamento e Gestão / Julho/2018 Projeto Fiscalização Alinhamento Conceitual & Escopo Ano I Gerência de Planejamento e Gestão / Julho/2018 Art. 24 - A aplicação do que dispõe esta Lei, a verificação e a fiscalização do exercício e atividades

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES PARA CONSULTA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DE MINUTA DE DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES PARA CONSULTA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DE MINUTA DE DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO CONTRIBUIÇÕES PARA CONSULTA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DE MINUTA DE DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 8. Art. 20, 4º, da Lei nº 10.973/2004, incluído pela Lei nº 13.243/2016

Leia mais

Manual de Procedimentos Operacionais. Requerimento de ART e Acervo Técnico

Manual de Procedimentos Operacionais. Requerimento de ART e Acervo Técnico Check List CAT sem registro de atestado CAT sem registro de atestado Preenchimento Se não houver dados, será solicitado o preenchimento. Se contiver rasura ou estiver ilegível, deverá ser recusado o requerimento.

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA OBTENÇÃO DE PATROCÍNIO PARA PRÊMIO DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA DA PROPES/UFABC 3ª EDIÇÃO/2017 A Fundação Universidade Federal do ABC torna

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 008/2018 RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 008/2018 RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO AO EDITAL PREGÃO ELETRÔNICO Nº 008/2018 RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Nos termos do art. 18 do Decreto 5.450, de 31 de maio de 2005, a empresa MFC Avaliação e Gestão de Ativos Ltda - EPP apresentou, tempestivamente,

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO. IT Livre Acesso aos Terminais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO. IT Livre Acesso aos Terminais 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. ABREVIATURAS E DEFINIÇÕES... 2 4. DISPOSITIVOS... 3 5. PROCESSOS DE CIÊNCIA E CERTIFICAÇÃO... 5 6. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES... 5 7. VALIDADE... 5 8. DISPOSIÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Propex

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Propex UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Propex Edital n o 064/Reitoria/Univates, de 14 de agosto de 2018 Regulamenta o registro de pesquisa na Secretaria

Leia mais

INSTRUÇÃO PREVIC Nº 28, DE 12 DE MAIO DE 2016.

INSTRUÇÃO PREVIC Nº 28, DE 12 DE MAIO DE 2016. EDIÇÃO 91, SEÇÃO I, PÁGINA 183, DE 13 DE MAIO DE 2016 INSTRUÇÃO PREVIC Nº 28, DE 12 DE MAIO DE 2016. Estabelece procedimentos para certificação, habilitação e qualificação dos membros da diretoria-executiva,

Leia mais

Edital nº 01, de 01 de Dezembro de 2014 CONCURSO PÓSMICRO DE TEXTOS CIENTÍFICOS

Edital nº 01, de 01 de Dezembro de 2014 CONCURSO PÓSMICRO DE TEXTOS CIENTÍFICOS Edital nº 01, de 01 de Dezembro de 2014 CONCURSO PÓSMICRO DE TEXTOS CIENTÍFICOS O corpo editorial do Jornal PósMicro, do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia IBILCE-UNESP, torna pública a abertura

Leia mais

[PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO]

[PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO] 1. Objetivo e âmbito Este procedimento destina-se a definir a metodologia adotada para a gestão das várias etapas da certificação dos Modos de Produção e referenciais de certificação atuais da NATURALFA,

Leia mais

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 01 CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 02 No Brasil, existem profissões: Regulamentadas E não regulamentadas O Estado regulamenta uma profissão se entender que

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Civil é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL. Julgamento de Processos

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL. Julgamento de Processos 1 II - PROCESSOS DE ORDEM A II. I - REQUER CERTIDÃO DE ACERVO TECNICO 2 UGI MOGI GUAÇU Nº de Ordem 1 Proposta CAT (fl.17) Processo/Interessado A-868/1995 V3 Relator JOSÉ FLORIANO DE AZEVEDO MARQUES NETO

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRINHO

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRINHO EDITAL Nº 005/2016 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS PARA INSCRIÇÃO OU RENOVAÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DA. De conformidade com o disposto no artigo 34 da Lei Federal nº 8666, de

Leia mais

PORTARIA CE Nº 018, 01 de julho de 2016.

PORTARIA CE Nº 018, 01 de julho de 2016. PORTARIA CE Nº 018, 01 de julho de 2016. Regulamenta o procedimento de concessão de créditos para as atividades complementares dos alunos dos Cursos de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira ingressantes

Leia mais

CAIXA. Segmento Petróleo e Gás. Reunião da Diretoria do SINAVAL. Antonio Gil Silveira Gerente Regional

CAIXA. Segmento Petróleo e Gás. Reunião da Diretoria do SINAVAL. Antonio Gil Silveira Gerente Regional CAIXA Segmento Petróleo e Gás Reunião da Diretoria do SINAVAL Antonio Gil Silveira Gerente Regional Rio de Janeiro, 15 de Fevereiro de 2012 AGENDA CAIXA Resultados 2011 Experiência CAIXA Estratégia CAIXA

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ- QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS E FORNECEDORES NA COPASA

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ- QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS E FORNECEDORES NA COPASA PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ- QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS E FORNECEDORES NA COPASA Referência: Art. 283 ao Art. 307 do Regulamento de Contratações da Copasa MG Da Abertura do Processo Art.

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de Engenharia

Leia mais

APRESENTAÇÃO O Prêmio Sinduscon é uma referência nacional em modelo de premiação para construtoras, com metodologia e critérios técnicos e objetivos, pautado pela imparcialidade, transparência e isenção

Leia mais

Serviço Público Federal Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre - CREA-AC DECISÃO

Serviço Público Federal Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre - CREA-AC DECISÃO - CREA-AC Processo: 1980442/2017 Assunto: ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS - EMPRESA Interessado: CONCRENORTE INDUSTRIA DE ARTEFATOS DE CONCRETO - EIRELI r: GIULLIANO RIBEIRO DA SILVA Data: 20/03/2017 14:41

Leia mais

Inspeção em cilindros de aço, sem costura, para gases

Inspeção em cilindros de aço, sem costura, para gases REGRA ESPECÍFICA PARA EMPRESAS REQUALIFICADORAS DE CILINDRO DE AÇO PARA GÁS METANO VEICULAR NORMA N o NIE-DINQP-040 APROVADA EM DEZ/99 N o 01/07 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia de Energia é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1.018, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2006.

RESOLUÇÃO Nº 1.018, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2006. RESOLUÇÃO Nº 1.018, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2006. Dispõe sobre os procedimentos para registro das instituições de ensino superior e das entidades de classe de profissionais de nível superior ou de profissionais

Leia mais

PROJETO Inserção da Comunidade Tecnológica no Combate à Fome e à Pobreza

PROJETO Inserção da Comunidade Tecnológica no Combate à Fome e à Pobreza PROJETO Inserção da Comunidade Tecnológica no Combate à Fome e à Pobreza OBJETIVO: O projeto Inserção da Comunidade Tecnológica no Combate à Fome e à Pobreza visa posicionar o Sistema Confea/Crea perante

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO. IT Livre Acesso aos Terminais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO. IT Livre Acesso aos Terminais IT-0401-00014 - Livre Acesso aos Terminais 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DISPOSITIVOS... 4 5. PROCESSOS DE CIÊNCIA E CERTIFICAÇÃO... 5 6. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES...

Leia mais

O que é o CREA? Missão do CREA. Objetivos e Metas do CREA. Números do Sistema CONFEA/CREA. Ações do CREA. Ações de Interesse Social

O que é o CREA? Missão do CREA. Objetivos e Metas do CREA. Números do Sistema CONFEA/CREA. Ações do CREA. Ações de Interesse Social O que é o CREA? Missão do CREA Objetivos e Metas do CREA Números do Sistema CONFEA/CREA Ações do CREA Ações de Interesse Social Proposições das Parcerias e Convênios O que é o Crea? O que é o Crea? O Conselho

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 021/2017 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 021/2017 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 021/2017 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de estágio obrigatório do Curso de Engenharia Civil Campus São Leopoldo currículo 3 e 4 e Campus Porto

Leia mais

MANUAL DO PROJETO INTEGRADOR

MANUAL DO PROJETO INTEGRADOR da Faculdade SENAI da Paraíba REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - As Atividades Complementares são estudos e práticas apresentadas de diversas formas que possibilitam o enriquecimento

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 013/2015 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 013/2015 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 013/2015 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de Estágio Obrigatório do Curso de Engenharia Eletrônica currículo 1. O Diretor da, no uso de suas atribuições

Leia mais

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação rev 06 28/09/2016 Aprovado por PAG 1 / 5 PROCEDIMENTO PARA SUSPENSÃO, CANCELAMENTO, EXTENSÃO E REDUÇÃO DO ESCOPO DA CERTIFICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO 1 Objeto Este procedimento tem por objetivo

Leia mais

FACULDADE AMADEUS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

FACULDADE AMADEUS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE AMADEUS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ARACAJU SE 2010 SUMÁRIO 1 Apresentação... 03 2 Objetivo das Atividades Complementares... 04 3 Tipos de Categorias de Atividades Complementares...

Leia mais

Programa de Proteção ao Emprego PPE

Programa de Proteção ao Emprego PPE Programa de Proteção ao Emprego PPE Ministério de Trabalho e Emprego MTE Grupo Técnico da Secretaria Executiva do Comitê do PPE Previsão Legal Medida Provisória n 680, de 6 de julho de 2015; Decreto n

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CRA-RJ Nº 315, DE 30 DE ABRIL DE 2019.

RESOLUÇÃO NORMATIVA CRA-RJ Nº 315, DE 30 DE ABRIL DE 2019. Rua Professor Gabizo, 197, Ed. Belmiro Siqueira, Tijuca Rio de Janeiro/RJ CEP 20271-064 Tel: 21-3872-9550 - E-mail: presidencia@cra-rj.org.br - Site: www.cra-rj.org.br RESOLUÇÃO NORMATIVA CRA-RJ Nº 315,

Leia mais

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº FISCALIZAÇÃO EXTERNA IT. 06 10 1 / 9 1. OBJETIVO Coordenar, programar e acompanhar a execução do trabalho de fiscalização executado pelos agentes/analistas de fiscalização, com o objetivo de fiscalizar

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO Nº 21 DE 08 DE DEZEMBRO 2010.

ATO ADMINISTRATIVO Nº 21 DE 08 DE DEZEMBRO 2010. ATO ADMINISTRATIVO Nº 21 DE 08 DE DEZEMBRO 2010. Dispõe sobre os valores de Anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas, de Anotação de Responsabilidade Técnica ART, de Serviços e de Multas no exercício de

Leia mais

E-Processo: Crea-RJ sem Papel

E-Processo: Crea-RJ sem Papel E-Processo: Crea-RJ sem Papel Implantado em 2016, o e-processo traz mais economia, agilidade e transparência para o Crea-RJ. A tramitação eletrônica promove a celeridade processual e traz grandes avanços

Leia mais

MEDIDA ESTIMULO 2012 Regulamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional

MEDIDA ESTIMULO 2012 Regulamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional MEDIDA ESTIMULO 2012 Regulamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional No âmbito da medida de incentivos ao emprego "Estímulo 2012", estabelecida pela Portaria n 45/2012, de 13.2, o Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Sorocaba

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Sorocaba Regulamentação de Estágio dos Cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia de Controle e Automação do Instituto de

Leia mais

CAPÍTULO 1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO 1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR TÉCNOLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU CAPÍTULO 1 DISPOSIÇÕES

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ATO NORMATIVO 056/2013 Dispõe sobre registro e fiscalização de atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO Crea-ES, no uso das atribuições

Leia mais

A CCEAGRO PREOCUPADA COM A QUALIDADE DO ENSINO DO GRUPO AGRONOMIA NO BRASIL 1) DIAGNÓSTICO SOBRE OFERTA DE VAGAS AGRONOMIA

A CCEAGRO PREOCUPADA COM A QUALIDADE DO ENSINO DO GRUPO AGRONOMIA NO BRASIL 1) DIAGNÓSTICO SOBRE OFERTA DE VAGAS AGRONOMIA A CCEAGRO PREOCUPADA COM A QUALIDADE DO ENSINO DO GRUPO AGRONOMIA NO BRASIL 1) DIAGNÓSTICO SOBRE OFERTA DE VAGAS AGRONOMIA Preocupados com a qualidade da formação dos profissionais, o Conselho Federal

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA QUÍMICA CEEQ

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA QUÍMICA CEEQ CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA QUÍMICA CEEQ PLANO ANUAL DE TRABALHO 2018 1. Objetivos e Fundamentação: Apresentação do Plano Anual de Trabalho contemplando as metas, ações, calendário, cronograma de

Leia mais

Medida Contrato-Emprego

Medida Contrato-Emprego Medida Contrato-Emprego Apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo, por prazo igual ou superior a 12 meses, com desempregados inscritos no IEFP, com

Leia mais

RESOLUÇÃO SETUR Nº 09, DE 25 DE AGOSTO DE 2010.

RESOLUÇÃO SETUR Nº 09, DE 25 DE AGOSTO DE 2010. RESOLUÇÃO SETUR Nº 09, DE 25 DE AGOSTO DE 2010. Estabelece os critérios necessários para a liberação do Certificado de Reconhecimento dos Circuitos Turísticos a que se refere o Decreto Estadual nº 43.321/2003.

Leia mais

EDITAL 01/2017 Programa de Monitoria Voluntária discente do Curso de Medicina 1. DO OBJETO 2. DAS NORMAS GERAIS

EDITAL 01/2017 Programa de Monitoria Voluntária discente do Curso de Medicina 1. DO OBJETO 2. DAS NORMAS GERAIS EDITAL 01/2017 O Coordenador do Curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto, Prof. Dr. Reinaldo Bulgarelli Bestetti, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão

Leia mais

Relatório de Atividades da Ouvidoria Caixa Consórcios. 1º de janeiro a 30 de junho de Relatório de Atividades 1º/2016

Relatório de Atividades da Ouvidoria Caixa Consórcios. 1º de janeiro a 30 de junho de Relatório de Atividades 1º/2016 Relatório de Atividades da Ouvidoria Caixa Consórcios 1º de janeiro a 30 de junho de 2016 O presente relatório tem por objetivo apresentar à Auditoria Interna, ao Comitê de Auditoria, à Diretoria Executiva

Leia mais

Setor Gráfico. Rio de Janeiro 3 de dezembro de 2013

Setor Gráfico. Rio de Janeiro 3 de dezembro de 2013 Setor Gráfico Rio de Janeiro 3 de dezembro de 2013 1. OBJETIVOS, PREMISSAS, ESTRUTURA E PARTICIPANTES DA REUNIÃO 2. BOA PRÁTICA DO SIGRAF/RJ CERTIFICAÇÃO DA CADEIA DE CUSTÓDIA FSC (FOREST STEWARDSHIP COUNCIL)

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL E HUMANIDADES

ÉTICA PROFISSIONAL E HUMANIDADES IPRJ 02-10811 ÉTICA PROFISSIONAL E HUMANIDADES www.liviajatoba.com/iprj02-10811 Professora Livia Jatobá Tópico 02: Ética na engenharia: O que? Por quê? Como? 1 Ética na engenharia: O que é? Por quê? Como?

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA Resolução nº 02/2017 - CCF Define as Atividades Complementares

Leia mais

Associação à Rede Petro BC

Associação à Rede Petro BC Associação à Rede Petro BC O foco da Rede Petro BC é proporcionar a criação de ambientes favoráveis para geração de negócios para seus associados. Atuando como articuladora entre clientes e fornecedores

Leia mais

REGULAMENTO. Versão º Ciclo PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO E ATUALIZAÇÃO PARA AVALIADORES SBA/ONA

REGULAMENTO. Versão º Ciclo PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO E ATUALIZAÇÃO PARA AVALIADORES SBA/ONA REGULAMENTO Versão 2018 2º Ciclo PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO E ATUALIZAÇÃO PARA AVALIADORES SBA/ONA São Paulo, Janeiro de 2018 Este Regulamento define as normas adotadas pela ONA Organização Nacional de

Leia mais

PBQP-H QUALIDADE HABITACIONAL OBRAS DE EDIFICAÇÕES

PBQP-H QUALIDADE HABITACIONAL OBRAS DE EDIFICAÇÕES PBQP-H QUALIDADE HABITACIONAL OBRAS DE EDIFICAÇÕES PBQP-H O que é PBQP-H? O PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), é um instrumento do governo federal que tem como meta organizar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR Atualizado em 18/10/2017 ITENS MÍNIMOS QUE DEVEM CONSTAR NO ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA PARA FINS DE CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO NOTAS IMPORTANTES PARA TODOS OS ATESTADOS: 1. Os atestados emitidos por

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 020/2017 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 020/2017 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 020/2017 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de estágio obrigatório do Curso de Engenharia de Produção. Campus São Leopoldo currículo 3 O Diretor da,

Leia mais

Edição nº 215, seção I, página 29, de 9 de novembro de 2016

Edição nº 215, seção I, página 29, de 9 de novembro de 2016 Edição nº 215, seção I, página 29, de 9 de novembro de 2016 SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DIRETORIA DE ASSUNTOS ATUARIAIS, CONTÁBEIS E ECONÔMICOS INSTRUÇÃO N 33, DE 1 DE NOVEMBRO

Leia mais

RESOLUÇÃO N 1.024, DE 21 DE AGOSTO DE 2009.

RESOLUÇÃO N 1.024, DE 21 DE AGOSTO DE 2009. RESOLUÇÃO N 1.024, DE 21 DE AGOSTO DE 2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade de adoção do Livro de Ordem de obras e serviços de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Geologia, Meteorologia e demais

Leia mais

REGULAMENTO DA CERTIFICAÇÃO POR EXPERIÊNCIA

REGULAMENTO DA CERTIFICAÇÃO POR EXPERIÊNCIA REGULAMENTO DA CERTIFICAÇÃO POR EXPERIÊNCIA 2017 1 1. Este Regulamento contém as regras adotadas pelo ICSS para a Certificação por Experiência de Profissionais, através do reconhecimento da sua capacitação

Leia mais

PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012.

PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012. PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012. Regulamenta o procedimento de concessão de créditos para as atividades complementares dos alunos do Curso de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira do

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - A Iniciação Científica é uma atividade de investigação, realizada por estudantes de graduação, no âmbito

Leia mais

CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO II - DOS REQUERIMENTOS Se ção I - Dos Requerimentos para Análise Eletrônica

CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO II - DOS REQUERIMENTOS Se ção I - Dos Requerimentos para Análise Eletrônica CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO II - DOS REQUERIMENTOS Se ção I - Dos Requerimentos para Análise Eletrônica Seção II - Dos Requerimentos para Licenciamento Automático CAPÍTULO III

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 039/2014 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 039/2014 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 039/2014 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de Estágio Obrigatório do Curso de Jornalismo Porto Alegre - currículo 1 e São Leopoldo currículo 6. O

Leia mais

Assunto: Supervisão de bolsistas do Programa Universidade para Todos - Prouni

Assunto: Supervisão de bolsistas do Programa Universidade para Todos - Prouni MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Diretoria de Políticas e Programas de Graduação da Educação Superior Esplanada dos Ministérios, Bloco L 3º andar Sala 343 Anexo II 70.047-900 - Brasília

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA CADASTRO DE FORNECEDORES INSTRUÇÕES GERAIS. 1. OBJETIVO Estabelecer normas e procedimentos para efeito de habilitação em licitações da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, nos termos da Lei Federal

Leia mais

Certificação Inmetro dos vidros temperados

Certificação Inmetro dos vidros temperados Certificação Inmetro dos vidros temperados Certificação É um conjunto de atividades para avaliação do processo produtivo e realização de ensaios periódicos do produto. É executada por uma organização independente,

Leia mais

Manual de Fiscalização Geógrafo Otaviano Eugênio Batista Brasília, 09 de Junho de 2015

Manual de Fiscalização Geógrafo Otaviano Eugênio Batista Brasília, 09 de Junho de 2015 Manual de Fiscalização Geógrafo Otaviano Eugênio Batista Brasília, 09 de Junho de 2015 Atividade típica da administração pública e de seus agentes, INDELEGÁVEL, para se fazer cumprir a preservação do direito

Leia mais

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO COLEGIADO DO CURSO JORNALISMO NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº. 008/2012

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº. 008/2012 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº. 008/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº. 008/2012 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, inscrita no CNPJ/MF sob o n 00.703.157/0001-83, com sede na SCRS 505, Bloco

Leia mais

REGULAMENTO DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

REGULAMENTO DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR REGULAMENTO DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR Quissamã - RJ 2015 1 SUMÁRIO I. DA CONCEITUAÇÃO... 3 II. DA APLICABILIDADE DO REGIME ESPECIAL DE ATENDIMENTO DOMICILIAR. 3 III. DO DIREITO AO REGIME ESPECIAL DE ATENDIMENTO

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE ENGENHARIA, SEÇÃO CEARÁ REGIMENTO INTERNO (ATUALIZADO AOS 19 DE JUNHO DE 2017)

INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE ENGENHARIA, SEÇÃO CEARÁ REGIMENTO INTERNO (ATUALIZADO AOS 19 DE JUNHO DE 2017) INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE ENGENHARIA, SEÇÃO CEARÁ REGIMENTO INTERNO 2 REGIMENTO INTERNO DO INSTITUTO DE AUDITORIA DE ENGENHARIA DO CEARÁ IBRAENG TÍTULO I DOS ASPECTOS GERAIS Art 1º O IBRAENG-CE,

Leia mais