a) Bacia de São Lourenço, que liga os Grandes Lagos ao Oceano Atlântico na América do Sul.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "a) Bacia de São Lourenço, que liga os Grandes Lagos ao Oceano Atlântico na América do Sul."

Transcrição

1 1. (UNITINS) É a segunda bacia hidrográfica do mundo e drena uma área total de km² em terras do Brasil, Paraguai, do Uruguai e da Argentina. O texto se refere à qual bacia hidrográfica? a) Bacia de São Lourenço, que liga os Grandes Lagos ao Oceano Atlântico na América do Sul. b) Bacia Amazônica, formada pelos rios Amazonas, Negro, Solimões e por pequenos rios que banham países vizinhos do Brasil. c) Bacia Platina, formada pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. d) Bacia do Mississipi-Missouri, que banha a América do Sul e é considerada uma das mais extensas do mundo. e) Bacia do São Francisco, considerada a bacia da integração por percorrer e banhar várias áreas territoriais 2. (FATEC) Observe os mapas: Podemos relacionar corretamente esses mapas a um projeto que tem suscitado calorosas discussões sobre (A) a construção da usina de Belo Monte junto à Bacia hidrográfica I.

2 (B) a transposição do principal rio da Bacia hidrográfica III. (C) sistemas de agricultura de irrigação junto à Bacia hidrográfica II. (D) a mais nova usina hidrelétrica construída junto à Bacia hidrográfica IV. (E) a construção da usina de Belo Monte no rio Xingu, na Bacia hidrográfica II. 3. (FATEC) Em geografia, o mapa é um recurso que permite perceber e estudar uma série de características de uma região como, por exemplo, a localização das bacias hidrográficas. Bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas. Observando o mapa, a área em que predominam os biomas do Cerrado e do Pantanal localiza-se na bacia do (A) Uruguai. (B) Parnaíba. (C) Paraguai. (D) Atlântico Sul. (E) São Francisco. 4. (FEI) No mapa a seguir, estão representadas as principais Regiões Hidrográficas do Brasil.

3 A partir das informações do mapa e de seus conhecimentos sobre hidrografia e fontes de energia, é possível afirmar que a região que possui a maior capacidade hidrelétrica instalada é: a) Bacia do Paraná. b) Bacia do Amazonas. c) Bacia do São Francisco. d) Bacia do Paraguai. 5. (UNIVAP) Uma Bacia Hidrográfica pode ser considerada como uma unidade fisiográfica na qual todos os processos do ciclo hidrológico assumem uma concretude territorial. Conceitualmente pode ser definida como sendo uma área de terra drenada por um curso de água ou um sistema conectado de cursos de água, tal que toda a vazão efluente seja descarregada através de um curso principal, e limitada perifericamente por unidade topográfica mais elevada.... Entre as principais bacias hidrográficas do Brasil, está a Bacia do Rio Paraná, a qual a) é a maior bacia hidrográfica do planeta, com 7 milhões de quilômetros quadrados, o que cor - responde a uma área de km². Está localizada nos estados do Acre,

4 Amapá, Ama - zonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará, além de outros países, como a Bolívia, Peru, Venezuela e Colômbia. b) possui km², o que a deixa no patamar de maior bacia de drenagem exclusivamente brasileira. Os principais rios são o Tocantins e o rio Araguaia. Aproximadamente 9,5% do território brasileiro é drenado por essa bacia. c) com, aproximadamente 640 mil km², passa pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. Possui uma grande importância para o Nordeste do país já que é a principal fonte de água doce da região. d) possui km² e é constituída por um planalto encachoeirado, o que favorece a construção de usinas hidrelétricas como Furnas, Água Vermelha, São Simão, Capivari e Itaipu (a maior usina do mundo). e) está localizada em uma área altamente industrializada, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, o que faz com que esta bacia seja bastante utilizada pela população e indústrias locais. Possui km² e, é formada por rios como o Itapemirim, Iguape e Paraíba do Sul. 6. (UNIVAP) A bacia do rio São Francisco drena uma longa depressão encravada entre o Planalto Atlântico e as chapadas do Brasil Central. O rio principal São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, com rumo sul-norte até a cidade de Barra. Nesse ponto volta-se para Nordeste até a cidade de Cabrobó, quando se dirige para sudeste até desembocar no oceano Atlântico. Todos os apelidos que recebeu ilustram a importância do São Francisco. A população, que habita o vale, porém, mostra seu respeito e carinho chamando-o de Velho Chico. Sobre a Bacia Hidrográfica do São Francisco, é correto afirmar que a) é importante pelo volume de água que transporta em plena região semi-árida, inclusive durante os períodos de estiagem. Perene, ganhou o apelido de Nilo Brasileiro, como o rio africano que nasce em local de chuvas generosas, perto da linha do Equador. b) devido à contribuição histórica, permitiu a fixação das populações indígenas e a criação de inúmeros núcleos urbanos. No século XV, serviu de via natural de penetração para o interior do Brasil.

5 c) tem a possibilidade de integrar, sob o ponto de vista socioeconômico, as duas regiões mais populosas do País, Centro-Oeste e Nordeste, e exonerar economicamente as duas regiões mais pobres do País, respectivamente, o Sul e o Sudeste. d) em razão do seu potencial hídrico, é aproveitada para a irrigação dos solos férteis situados à sua margem, como é o caso da região de Dourados/Sinope, no estado do Mato Grosso do Sul, que atualmente destaca-se pela fruticultura irrigada com a água do rio São Francisco. e) devido ao potencial hidrelétrico é explorada pelas usinas de Balbaína (BA), Três Marias (MG) e Paulo Afonso I, II e III (BA), responsáveis por fornecer energia às regiões mais produtivas do País, respectivamente, Nordeste e Sul. 7. (UNITAU) Na bacia hidrográfica amazônica ocorrem dificuldades para a implantação de usinas hidroelétricas, porque a região apresenta: a) oscilação na vazão fluvial maior que em outras bacias, o que exige grandes reservatórios e altas barragens. b) relevo de altiplanos com solos friáveis, que dificultam a execução de barragens. c) relevo com pequena variação altimétrica, exigindo extensos reservatórios que podem acarretar forte impacto ao ambiente natural. d) relevo plano, regularidade na vazão fluvial e extensa cobertura florestal. e) quedas d'água nos baixos cursos dos afluentes do Amazonas, que, nas enchentes, dificultam a geração de energia. 8. (ITPAC) Leia atentamente as afirmações abaixo. I. A Bacia Amazônica contém o maior rio do Planeta em volume de água, com divisores que se localizam no Planalto das Guianas, na Cordilheira Andina e no Planalto Brasileiro. II. A Bacia do Rio São Francisco está sujeita a uma distribuição pluviométrica bastante complexa, haja vista a abundância das chuvas em algumas áreas e a escassez severa em outras.

6 III. A Bacia do Tocantins-Araguaia constitui verdadeira fronteira entre complexos de vegetação adaptados a restrições hidrícas, de um lado, e a formações arbóreas densas e sempre verdes do outro. É CORRETO afirmar que: A) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras. B) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras. C) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras. D) Todas afirmações são verdadeiras. E) Nenhuma das afirmações é verdadeira. 9. (UNIPAM) O avanço da ciência permite que o meio técnico-científico seja incorporado ao espaço geográfico, possibilitando outras formas de (re)organização do espaço. Esse avanço favoreceu a elaboração do polêmico e antigo projeto de transposição do rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Julgue os itens a seguir: I. A realização das obras de transposição tem recebido o apoio irrestrito da sociedade civil brasileira, bem como de políticos e religiosos. II. A questão da transposição do rio São Francisco se fundamenta em dois cenários: o do imediatismo da classe política, caracterizado pela ânsia de fazer chegar água a determinados lugares, e o da ponderação técnica, caracterizado por preocupações a respeito das consequências desse processo. III. O projeto prevê a retirada de águas de represas do rio São Francisco, para levá-las a outros rios menores, e a construção de canais e reservatórios para abastecer o Polígono da Seca. IV. As questões políticas entre os Estados beneficiados, como o Rio Grande do Norte e os que podem ser afetados negativamente, como Minas Gerais, podem ser consideradas entraves para a realização do projeto. V. O projeto de transposição tornaria o rio São Francisco bem como outros rios que nele deságuam intermitentes.

7 É CORRETO apenas o que se afirma em A) I, II, V. B) II, III, IV. C) II, III e V. D) I, III e IV. 10. (UNIR) A respeito das bacias hidrográficas brasileiras, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. 1. Bacia do São Francisco 2. Bacia Amazônica 3. Bacia do Tocantins-Araguaia 4. Bacia do Paraná ( ) Maior bacia hidrográfica do mundo, cujos rios desempenham papel de destaque como via de circulação e fonte de alimentação à população regional, dentre os quais destacam-se os rios Tapajós, Negro e Xingu. ( ) É uma das maiores bacias hidrográficas brasileiras e desempenha papel muito importante como meio de transporte e fonte de alimentação, além das inúmeras usinas construídas em seus rios dentre as quais se destacam as de Paulo Afonso, Sobradinho e Itaparica. ( ) Situada próxima à região mais industrializada do país, essa bacia hidrográfica é responsável pelo fornecimento de grande quantidade de energia para a região graças ao enorme potencial hidrelétrico de seus rios típicos de planalto, dentre os quais destacamse o Paranaíba e o Iguaçu. ( ) Bacia hidrográfica situada na região centro-norte do país cujos rios principais deságuam próximo à foz do Amazonas e possuem enorme potencial hidrelétrico, haja vista a construção da Usina de Tucuruí, dentre outras. Assinale a seqüência correta. a) 1, 2, 3, 4 b) 2, 1, 3, 4

8 c) 2, 1, 4, 3 d) 4, 3, 1, (UFPB) Considere a letra da música de Sá, Rodrix e Guarabyra. Sobradinho O homem chega, já desfaz a natureza Tira a gente, põe represa, diz que tudo vai mudar O São Francisco lá prá cima da Bahia Diz que dia menos dia vai subir bem devagar E passo a passo vai cumprindo a profecia Do beato que dizia que o sertão ia alagar O sertão vai virar mar, dá no coração O medo que algum dia o mar também vire sertão Vai virar mar, dá no coração O medo que algum dia o mar também vire sertão Adeus Remanso, Casa Nova, Santo Sé Adeus Pilão Arcado, vem o rio te engolir Debaixo d'água lá se vai a vida inteira Por cima da cachoeira o gaiola vai subir Vai ter barragem no salto do Sobradinho E o povo vai se embora com medo de se afogar Remanso, Casa Nova, Santo Sé, Pilão Arcado, Sobradinho adeus, adeus. Fonte: CD: Outra vez na Estrada, Som Livre, O Rio São Francisco é utilizado de forma múltipla pelo homem e tem importância fundamental na integração e desenvolvimento do Brasil. Essa utilização intensa gerou riquezas para o país ao mesmo tempo em que trouxe, também, sérios prejuízos ambientais. Com base no texto e na literatura sobre o assunto, é correto afirmar que a música retrata o(a) a) projeto de transposição do rio São Francisco, que modificou seu curso para possibilitar a irrigação.

9 b) sistema de irrigação da fruticultura nos municípios citados na música, o qual acelerou o processo de desertificação. c) transporte de carga de cereais por sua hidrovia, principalmente a soja cultivada no oeste baiano, o que ocasionou assoreamento em grande parte do rio. d) destruição das cidades citadas na música pela grande enchente nos anos de 1950 e a posterior reconstrução das mesmas. e) construção de uma usina hidrelétrica que gerou o maior lago artificial do país, inundando as cidades citadas na música. 12. (UNEAL) Os divisores de água constituem uma importante referência para a delimitação de uma bacia hidrográfica. Ao utilizar como parâmetro a distribuição das bacias hidrográficas brasileiras, nota-se que os rios formadores das Bacias Amazônica e Tocantins-Araguaia são originários de três divisores d água principais. Esses divisores são, respectivamente, A) Planalto Atlântico, Planalto da Borborema e Serra do Espinhaço. B) Cordilheira dos Andes, Planalto das Guianas e Planalto Brasileiro. C) Serra do Espinhaço, Serra Geral e Chapada Diamantina. D) Planalto da Borborema, Planalto Central e Serra da Canastra. E) Serra da Canastra, Planalto Meridional e Planalto Atlântico. 13. (UFGD) Esse mapa diz respeito

10 (A) às principais bacias hidrográficas do Brasil. (B) aos biomas brasileiros. (C) aos climas predominantes no Brasil. (D) às principais formas do relevo brasileiro. (E) aos domínios morfoclimáticos do Brasil. 14. (UFGD) A terra atrai exaustivamente o homem, arrebatando-o na própria correnteza dos rios que, do Iguaçu ao Tietê, traçando originalíssima rede hidrográfica, correm da costa para os sertões, como se nascessem nos mares e canalizassem as suas energias eternas para os recessos das matas opulentas. (CUNHA, Euclides da. Os Sertões. São Paulo: Martin Claret, p..22). Considerando o texto de Euclides da Cunha, em sua obra Os Sertões (2003), em qual bacia hidrográfica os rios citados estão inseridos? (A) Bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste. (B) Bacia hidrográfica do Atlântico Leste. (C) Bacia hidrográfica do Atlântico Sul. (D) Bacia hidrográfica do Paraná. (E) Bacia hidrográfica do Parnaíba. 15. (UNEMAT) Avalie as assertivas sobre as características da hidrografia brasileira. 1. Na maior parte do Brasil os rios são perenes, mas há áreas de clima semi-árido onde ocorrem os intermitentes. 2. Todos os rios brasileiros possuem regime pluvial. 3. Todas as grandes bacias hidrográficas são exorreicas, mesmo aquelas que têm rios que correm para o interior. 4. As bacias hidrográficas brasileiras possuem grande potencial hidráulico, considerando que mais de 50% das terras brasileiras estão acima dos 200m de altitude. Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas. a. 1, 2.

11 b. 2, 3, 4. c. 1, 2, 3. d. 1, 3, 4. e. 1, 2, (IFSP) Sobre a Região Hidrográfica em destaque na figura abaixo, indique a alternativa correta. a) É a Região Hidrográfica do Paraguai, que tem área de km2, equivalente a 2,7% do território brasileiro. Os seus principais rios, em extensão, são o Paraíba do Sul e rio Doce. Além desses, essa região hidrográfica é formada por diversos e pouco extensos rios. b) É a Região Hidrográfica do Paraguai, que apresenta importância no contexto nocional, pois inclui o Pantanal, uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, considerado patrimônio nacional pela Constituição Federal de 1988 e reserva da biosfera pela UNESCO no ano de c) É a Região Hidrográfica do Uruguai, que apresenta grande importância para o País em função das atividades agroindustriais desenvolvidas e do seu potencial hidrelétrico. Juntamente com as regiões hidrográficas do Paraná e Paraguai, ela forma a grande região hidrográfica do Prata.

12 d) É a Região Hidrográfica do Noroeste, que apresenta grande importância no contexto nacional, pois possui o maior desenvolvimento econômico do País e 32% da população brasileira. e) É a Região Hidrográfica do Paraguai. A demanda para irrigação representa 78% da demanda total (20% do total do País). A maior parte do consumo de água vem do cultivo do arroz (rizicultura) por inundação. É importante ressaltar que o cultivo do arroz é o responsável pela elevada demanda de água. 17. (ITPAC) As obras da transposição do rio São Francisco, um dos projetos mais ambiciosos do governo, terão de passar por manutenção e reparos antes mesmo de os canais de concreto começarem a levar água ao sertão nordestino. A situação preocupante é resultado de um descompasso que tomou conta da execução das obras. Fonte: Jornal Valor Econômico, 22/02/2011, p.a16 A respeito do chamado projeto Semiárido, é INCORRETO afirmar que: A) Apesar do custo elevado, as obras de transposição vão solucionar definitivamente os efeitos da seca no sertão nordestino, trazendo o tão esperado desenvolvimento econômico a toda a população sertaneja. B) Os contratos de prestação de serviços que envolvem as obras da transposição do São Francisco se transformaram em um problema à parte, pois as construtoras exigem novos aditivos para reajustamento do valor dos serviços o que fará com que o valor da obra passe de 5 bilhões para 7 bilhões de reais. C) O desajuste no calendário das obras da transposição não é resultado de falta de atenção do governo, mas de sua dificuldade em agilizar o andamento das obras. D) As obras no São Francisco mexem com a rotina da região de Cabrobó e Floresta, tidos como locais perigosos, uma vez que essas áreas estão compreendidas no chamado polígono da maconha, área com mais de 60 mil quilômetros quadrados que contém mais de uma dúzia de pequenos municípios do oeste de Pernambuco que são utilizadas para o plantio de maconha e o tráfico. E) As obras no rio São Francisco caracterizam-se pela transposição das águas em dois eixos: o Eixo Norte e o Eixo Leste. Entretanto, devido a fatores físicos, será necessária a

13 construção de hidrelétricas para que a água seja bombeada para pontos de relevo mais emerso. 18. (UPF) Em relação à área destacada no mapa, não é correto afirmar: a) No seu principal afluente, abrangendo uma área indígena, está sendo construída pela CESP a usina de Belo Monte, que vai gerar energia para 50% da população nordestina, além de abastecer o Projeto Carajás. b) Projetos agropecuários estão sendo desenvolvidos por iniciativa governamental e particular, visando à produção de culturas irrigadas, especialmente a fruticultura. c) Os rios tipicamente de planalto têm alto potencial hidrelétrico, com usinas que abastecem as regiões Sudeste e Nordeste, destacando-se Três Marias, Paulo Afonso e Sobradinho. d) No seu rio principal está sendo desenvolvido um projeto de transposição de águas, visando perenizar outros rios da região. e) Trata-se de uma bacia hidrográfica genuinamente brasileira, que irriga uma grande área de clima semiárido. 19. (UNIFORMG) A bacia hidrográfica representada no mapa destaca-se, atualmente, no desenvolvimento regional pelo potencial hidrelétrico instalado e por ter sido a via natural de ocupação da Amazônia Oriental.

14 O texto faz referência às Bacias: A) Negro e Solimões B) Madeira e Amazonas C) Araguaia e Tocantins D) Xingu e Jari 20. (UEMG) Nordeste O Caminho das Águas O Projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco vem provocando discussões polêmicas em muitos setores da sociedade brasileira. De acordo com a sua proposta, serão construídos 720 Km de canais de concreto para levar a água do rio à região do semi-árido dos seguintes estados: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

15 Em todas as afirmativas a seguir são apontados aspectos negativos desse projeto, EXCETO: A) A construção dos reservatórios e da galeria poderá deteriorar o patrimônio históricocultural da região. B) Na área indicada no projeto deverão ocorrer: a perda de hectares de terras com potencial agrícola e o desmatamento de áreas cobertas com vegetação nativa. C) Ao início das obras, muitas áreas serão desapropriadas, promovendo a redução de vários empregos diretos no interior nordestino. D) Após a construção das estações de bombeamento, a água captada deverá ser utilizada pela população urbana, pelo setor industrial e pelas áreas de produção agrícola. 21. (UEMG) O REI DOS RIOS Tudo indica que o Amazonas é o rio mais longo do planeta, e não o rio Nilo. Com base em imagens de satélite e em pesquisa de campo na Cordilheira dos Andes, os cientistas do INPE concluíram que o rio sul-americano é 592 quilômetros maior do que se supunha. O grupo aplicou os mesmos critérios ao Nilo e descobriu que ele também estava subdimensionado. No seu caso, em 202 quilômetros. A diferença entre ambos passou a ser de 140 quilômetros - em favor do Amazonas. Observe as ilustrações a seguir, relacionadas a esses rios:

16 A respeito da posição geográfica do rio Amazonas e do rio Nilo, mostrada nas ilustrações, assinale a alternativa que traz a afirmação INCORRETA: A) Esses rios localizam-se nas áreas centrais do globo terrestre, chamadas de regiões intertropicais. B) O rio Amazonas deságua na direção leste do Brasil, com a foz em forma de estuário, na ilha de Marajó. C) O grande volume de água dos dois rios está condicionado aos elevados índices pluviométricos, que caracterizam as áreas equatoriais. D) O rio Nilo deságua na porção norte da África, com a foz em forma de delta, no mar Mediterrâneo. 22. (UEMA) A rede fluvial, também denominada de rede hidrográfica ou rede de drenagem, é composta por todos os rios de uma bacia hidrográfica, hierarquicamente interligada. Ela subsidia grande parte da legislação territorial e ambiental, resultado de suas características de sistema identificado e individualizado, quando considerados os fluxos superficiais de águas, conforme o mapa abaixo representa.

17 O texto aponta a importância da bacia hidrográfica e o mapa cartografa as 5 (cinco) principais bacias do Continente Sul Americano, dominado por grandes rios. A partir dessas informações, as bacias que se localizam e interagem na floresta tropical úmida, no cerrado e nas regiões semiáridas do Brasil são as seguintes: A) Amazônica, do Prata e Orinoco. B) Orinoco, do Prata e Magdalena. C) do Uruguai, do Prata e Magdalena. D) Amazônica, do Prata e do rio São Francisco. E) do rio São Francisco, Magdalena e Uruguai. 23. (UNIVAP) Uma Bacia Hidrográfica pode ser considerada como uma unidade fisiográfica na qual todos os processos do ciclo hidrológico assumem uma concretude territorial. Conceitualmente pode ser definida como sendo uma área de terra drenada por um curso de água ou um sistema conectado de cursos de água, tal que toda a vazão efluente seja descarregada através de um curso principal, e limitada perifericamente por unidade topográfica mais elevada.... Entre as principais bacias hidrográficas do Brasil, está a Bacia do Rio Paraná, a qual a) é a maior bacia hidrográfica do planeta, com 7 milhões de quilômetros quadrados, o que cor - responde a uma área de km². Está localizada nos estados do Acre,

18 Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará, além de outros países, como a Bolívia, Peru, Venezuela e Colômbia. b) possui km², o que a deixa no patamar de maior bacia de drenagem exclusivamente brasileira. Os principais rios são o Tocantins e o rio Araguaia. Aproximadamente 9,5% do terri - tório brasileiro é drenado por essa bacia. c) com, aproximadamente 640 mil km², passa pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. Possui uma grande importância para o Nordeste do país já que é a principal fonte de água doce da região. d) possui km² e é constituída por um planalto encachoeirado, o que favorece a construção de usinas hidrelétricas como Furnas, Água Vermelha, São Simão, Capivari e Itaipu (a maior usina do mundo). e) está localizada em uma área altamente industrializada, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, o que faz com que esta bacia seja bastante utilizada pela população e indústrias locais. Possui km² e, é formada por rios como o Itapemirim, Iguape e Paraíba do Sul. GABARITO 1- C 2- B 3- C 4- A 5- D 6- A 7- C 8- B 9- B 10- C 11- E 12- B 13- A 14- D 15- D 16- B 17- A 18- A 19- C 20- D 21- B 22- D 23- D

LISTA DE EXERCÍCIOS 16 BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL

LISTA DE EXERCÍCIOS 16 BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL LISTA DE EXERCÍCIOS 16 BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL 1) O Brasil tem um grande potencial em sua rede hidrográfica, por apresentar rios caudalosos, grande volume d água, predomínio de rios perenes, de

Leia mais

As partes de um rio e seu curso

As partes de um rio e seu curso Hidrografia As partes de um rio e seu curso Nascentes - conjunto de córregos que formam o início do rio. Curso caminho do rio. Montante - sentido oposto ao curso de rio. Jusante sentido do curso do rio.

Leia mais

Características da hidrografia brasileira

Características da hidrografia brasileira Características da hidrografia brasileira Todos rios direta ou indiretamente são tributários do Oceano Atlântico. Predomínio de foz em estuário. Domínio de rios de planalto. Regime pluvial tropical austral

Leia mais

Apostila de Geografia 16 Hidrografia Matheus Borges

Apostila de Geografia 16 Hidrografia Matheus Borges Apostila de Geografia 16 Hidrografia Matheus Borges 1.0 Distribuição das Águas 97% Águas salgadas: Oceano Pacífico (o maior). Oceano Atlântico (muito navegável). Oceano Índico. 3% Água doce: 2% Geleiras.

Leia mais

HIDROGRAFIA DO BRA R SIL I

HIDROGRAFIA DO BRA R SIL I HIDROGRAFIA DO BRASIL ÁGUAS CONTINENTAIS Rio São águas correntes que se deslocam na superfície, no sentido da declividade do relevo Importante elemento no ciclo hidrológico Fornecimento de água potável

Leia mais

Geografia. Bacias Hidrográficas do Brasil. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Bacias Hidrográficas do Brasil. Professor Thomás Teixeira. Geografia Bacias Hidrográficas do Brasil Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL O Brasil possui uma das mais extensas e diversificadas

Leia mais

Quantidade de água no planeta

Quantidade de água no planeta HIDROGRAFIA Quantidade de água no planeta O Brasil possui: 10% da água superficial disponível para consumo no mundo. No Brasil a distribuição é desigual. - 70% na Amazônia - 27% no Centro-Sul - 3% no

Leia mais

Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre

Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre Hidrosfera -> camada líquida na superfície terrestre Hidrologia ou hidrografia -> ciência que localiza, identifica, quantifica e analisa as massas de líquidas existentes no planeta CARACTERÍSTIAS GERAIS

Leia mais

Cap. 10. Hidrografia

Cap. 10. Hidrografia Cap. 10. Hidrografia Saneamento básico: sistema de coleta e tratamento de água e esgoto. Hidrografia brasileira OLIVEIRA, Franzé http://www.neputufv.com.br/texto.php?p=softwares Acesso em: 17/05/2011

Leia mais

ÁGUAS CONTINENTAIS HIDROGRAFIA BRASILEIRA

ÁGUAS CONTINENTAIS HIDROGRAFIA BRASILEIRA ÁGUAS CONTINENTAIS HIDROGRAFIA BRASILEIRA PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA HIDROGRAFIA BRASILEIRA Predomínio de rios de planalto; Rios perenes (apresentam volume de água o ano todo); Bacias exorreicas (deságuam

Leia mais

Cap. 10. Hidrografia

Cap. 10. Hidrografia Cap. 10. Hidrografia Saneamento básico: sistema de coleta e tratamento de água e esgoto. Hidrografia brasileira OLIVEIRA, Franzé http://www.neputufv.com.br/texto.php?p=softwares Acesso em: 17/05/2011

Leia mais

Bacias hidrográficas brasileiras

Bacias hidrográficas brasileiras Bacias hidrográficas brasileiras Características da hidrografia brasileira Riqueza em rios e pobreza em formações lacustres. Todos rios direta ou indiretamente são tributários do Oceano Atlântico. Predomínio

Leia mais

REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017

REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017 REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017 O Brasil apresenta predomínio de climas quentes devido à sua localização no planeta, com grande porção de terras na zona intertropical. A diversidade climática do país é

Leia mais

HIDROGRAFIA (estudo das águas)

HIDROGRAFIA (estudo das águas) HIDROGRAFIA (estudo das águas) Consumo Real e Virtual 1 CONSUMO DE ÁGUA MUNDIAL CONSUMO DE ÁGUA MUNDIAL - comparativo CONSUMO DE ÁGUA BRASILEIRO 2 Ciclo da Água CONCEITOS e TERMINOLOGIAS 3 CONCEITOS e

Leia mais

HIDROGRAFIA (estudo das águas)

HIDROGRAFIA (estudo das águas) ÁGUA NO MUNDO HIDROGRAFIA (estudo das águas) Consumo Real e Virtual CONSUMO DE ÁGUA MUNDIAL - comparativo 1 CONSUMO DE ÁGUA BRASILEIRO Pegada Hídrica - o que é? A Pegada Hídrica de um indivíduo, comunidade

Leia mais

Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Matheus Lemos

Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Matheus Lemos Recursos Hídricos e Meio Ambiente Matheus Lemos Elementos de Hidrografia Água como Recurso Elementos de Hidrografia O Ciclo da Água Recursos Hídricos Degradação e Recuperação A poluição das águas: Resíduos

Leia mais

Hidrologia & Bacias Hidrográficas

Hidrologia & Bacias Hidrográficas Hidrologia & Bacias Hidrográficas Hidrologia Planisfério de Distribuição Água Doce no Planeta Hidrologia Distribuição da Água no Planeta RIOS CORRENTES DE ÁGUA DOCE QUE CIRCUNDAM OS CONTINENTES E ILHAS

Leia mais

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza Aspectos físicos: - Posição Geográfica Situada na região sul do Brasil, limita-se ao norte com o estado do PR

Leia mais

Bacias Hidrográficas Brasileiras. Prof Robert Roc

Bacias Hidrográficas Brasileiras. Prof Robert Roc Bacias Hidrográficas Brasileiras As Bacias Brasileiras Região Hidrográfica Amazônica ORIGEM DA BACIA AMAZÔNICA Com a fragmentação da Gondwana notamos o processo de abertura e depressões das áreas interiores

Leia mais

REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO ASPECTOS FÍSICOS Dentre todos os aspectos físicos presentes na região Nordeste, os que mais se destacam por suas peculiaridades são o clima e a vegetação.

Leia mais

GEOGRAFIA. Hidrografia Parte 3. Prof ª. Ana Cátia

GEOGRAFIA. Hidrografia Parte 3. Prof ª. Ana Cátia GEOGRAFIA Hidrografia Parte 3 Prof ª. Ana Cátia . FENÔMENO DOS RIOS VOADORES Os rios voadores são cursos de água atmosféricos, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados

Leia mais

HIDROGRAFIA (estudo das águas)

HIDROGRAFIA (estudo das águas) HIDROGRAFIA (estudo das águas) CONSUMO DE ÁGUA MUNDIAL CONSUMO DE ÁGUA MUNDIAL - comparativo CONSUMO DE ÁGUA BRASILEIRO Fase rápida Fase longa 2 Alto Médio Curso Curso Interflúvios Baixo Curso Interflúvios

Leia mais

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira. Geografia Os Biomas Brasileiros Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS BIOMAS DO BRASIL Amazônia Extensão aproximada: 4.196.943 quilômetros quadrados. A Amazônia

Leia mais

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Complexos Regionais Amazônia: Baixa densidade demográfica e grande cobertura vegetal. 2 3 Complexos Regionais Nordeste: Mais baixos níveis de desenvolvimento

Leia mais

HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15

HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15 HIDROSFERA E AS ÁGUAS CONTINETAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS MÓDULOS 14 E 15 IMPORTÂNCIA DA ÁGUA A água é um recurso natural fundamental ao ser humano, uma das principais fontes de vida. Necessárias são posturas

Leia mais

GEOLOGIA GERAL DO BRASIL E BACIAS HIDROGRÁFICAS Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL DO BRASIL E BACIAS HIDROGRÁFICAS Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL DO BRASIL E BACIAS HIDROGRÁFICAS Prof ª Gustavo Silva de Souza TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS CICLO GEOLÓGICO GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= PARTE 1 01- Identifique as unidades

Leia mais

Hidrografia e Climatologia

Hidrografia e Climatologia Hidrografia e Climatologia Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Ficha técnica da água A fórmula química da água é H 2 O; A origem da água na Terra está associada ao processo

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras de Geografia Exercícios Complementares Regiões Brasileiras 1. O mapa mostra a divisão do Brasil entre as cinco regiões do IBGE. Identifique-as e, na sequência, relacione as características listadas a seguir

Leia mais

BRASIL ASPECTOS NATURAIS. Território de Km². 5º maior país do mundo. Ocupa 47% da América do Sul.

BRASIL ASPECTOS NATURAIS. Território de Km². 5º maior país do mundo. Ocupa 47% da América do Sul. BRASIL ASPECTOS NATURAIS Território de 8.514.876.599 Km². 5º maior país do mundo. Ocupa 47% da América do Sul. Mapa político do mundo Pangea Durante a separação dos continentes ocorreram movimentos orogenéticos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 1º ANO -.E.M

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 1º ANO -.E.M ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 1º ANO -.E.M GEOGRAFIA PROF. HÉLITON 1) (Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência

Leia mais

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 25 / 8 / 2017 Assunto: Regiões Brasileiras.

Leia mais

(Adaptado de Revista Galileu, n.119, jun. de 2001, p.47).

(Adaptado de Revista Galileu, n.119, jun. de 2001, p.47). 1. (UNISAL) Em 2010, a UFPA (Universidade Federal do Pará) anunciou estudos surpreendentes sobre o Aquífero Alter do Chão na Amazônia, que rivaliza em importância com o Aquífero Guarani no Centro-Sul do

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL

LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL 1) Com base na figura seguinte, assinale a alternativa correta. a) A figura destaca as três macrorregiões naturais do Brasil, segundo o IBGE (1960), que

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7º Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2018 Aluno(a): Nº:

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 03 2017 / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS Data da entrega: 08/09/2017. Aluno(a): 7º Ano: 1 - Interprete o texto e o mapa a seguir: Os meus "nordestes" "Saio do sertão

Leia mais

BACIAS HIDROGRÁFICAS. Os principais elementos componentes das bacias hidrográficas são:

BACIAS HIDROGRÁFICAS. Os principais elementos componentes das bacias hidrográficas são: BACIAS HIDROGRÁFICAS A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas

Leia mais

https://www.youtube. com/watch?v=o6fni7 MLnfY

https://www.youtube. com/watch?v=o6fni7 MLnfY https://www.youtube. com/watch?v=o6fni7 MLnfY Área aproximada de 42 milhões de km². Grande extensão latitudinal. Composta por 35 países e 18 territórios. Oceanos: Atlântico e Pacífico. Regionalizações

Leia mais

Ciclo hidrológico e distribuição da água na Terra

Ciclo hidrológico e distribuição da água na Terra Ciclo hidrológico e distribuição da água na Terra a) CICLO HIDROLÓGICO EVAPORAÇÃO/TRANSPIRAÇÃO O ciclo começa com a evaporação da água superficial devido ao calor e com a transpiração dos vegetais. CONDENSAÇÃO/PRECIPITAÇÃO

Leia mais

Os mananciais hídricos

Os mananciais hídricos Os mananciais hídricos Água, abundância e desperdício Água, abundância e desperdício Água e Economia Água Subterrânea Guarani, Mercosul ou Botucatu Guarani, Mercosul ou Botucatu Guarani x Alter do Chão

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Complexo Regional da Amazônia Características gerais Amazônia Internacional Amazônia Legal Internacional Legal 7,0 milhões de Km 2 5,0

Leia mais

Definição Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos

Leia mais

Bacias hidrográficas

Bacias hidrográficas UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PPG CIÊNCIAS AMBIENTAIS PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS Bacias hidrográficas Prof. Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes E-mail: hugo.hydro@gmail.com Site: wp.ufpel.edu.br/hugoguedes

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO Unidade 4 1. 2. (V) Os planaltos sofrem mais a ação de agentes de erosão do que de agentes de sedimentação. (F) O nome do maior planalto da América

Leia mais

A NATUREZA DO BRASIL: RELEVO E HIDROGRAFIA

A NATUREZA DO BRASIL: RELEVO E HIDROGRAFIA A NATUREZA DO BRASIL: RELEVO E HIDROGRAFIA A NATUREZA DO BRASIL: O RELEVO O Relevo Brasileiro Localizado numa área considerada tectonicamente estável É bastante antigo e foi desgastado por processos erosivos,

Leia mais

Hidrografia do Brasil - 7º ano - 2º trim

Hidrografia do Brasil - 7º ano - 2º trim Hidrografia do Brasil - 7º ano - 2º trim - 2017 Atenção Alunos, Essa Atividade não é Pontuada. Os pontos existentes nas questões são apenas para medir seu desempenho na atividade. Bons Estudos!!! 1. Associe

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): _ DATA: / / QUESTÃO 01 - A maior parte do Brasil se localiza na Zona Climática Intertropical, aquela que recebe a energia solar

Leia mais

Geografia. A Configuração Geográfica do Espaço Paraense. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. A Configuração Geográfica do Espaço Paraense. Professor Luciano Teixeira. Geografia A Configuração Geográfica do Espaço Paraense Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia A CONFIGURAÇÃO GEOGRÁFICA DO ESPAÇO PARAENSE Paisagem Geográfica: A paisagem é

Leia mais

Divisão Geoeconômica

Divisão Geoeconômica Divisão Geoeconômica Essa divisão (ou regionalização) foi proposta pelo geógrafo em 1967 (a do IBGE atual se baseia na de 1969). Nela o Brasil é dividido em três regiões econômicas: Amazônia, Nordeste

Leia mais

Bacias hidrográficas brasileiras

Bacias hidrográficas brasileiras Bacias hidrográficas brasileiras sub-afluente NASCENTES sub-afluente afluente margem direita curso superior afluente margem esquerda CONTINENTE curso médio curso inferior foz ou desembocadura OCEANO BACIA

Leia mais

COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSORES: CARLOS E EMERSON. SÉRIE: 7ª. ASSUNTO: AMÉRICA DO SUL

COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSORES: CARLOS E EMERSON. SÉRIE: 7ª. ASSUNTO: AMÉRICA DO SUL COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSORES: CARLOS E EMERSON. SÉRIE: 7ª. ASSUNTO: AMÉRICA DO SUL Com uma extensão de cerca de 17,8 milhões de km², a América do Sul comporta 6% da população mundial dividida em 12 países

Leia mais

O relevo da parte Ocidental é novo, alto e ainda não foram gastos pela erosão. MONTANHAS ROCHOSAS

O relevo da parte Ocidental é novo, alto e ainda não foram gastos pela erosão. MONTANHAS ROCHOSAS COLÉGIO SANTA ROSA PROFESSORES: EMERSOM E CARLOS FERREIRA. ASSUNTO: Relevo e Hidrografia da América A América do Norte e a América do Sul apresentam semelhanças quando a disposição das suas formas de relevo.

Leia mais

01- Analise a figura abaixo e aponte as capitais dos 3 estados que compõem a Região Sul.

01- Analise a figura abaixo e aponte as capitais dos 3 estados que compõem a Região Sul. PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - PARTE 1 ============================================================================================= 01- Analise

Leia mais

DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0

DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 29 / / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação Final 35 pts 7º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza MAPA POLÍTICO DO BRASIL IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Criado em 1934. AS DIVERSAS FORMAS DE REGIONALIZAR O BRASIL AS DIVERSAS

Leia mais

REGIÕES BRASILEIRAS. Relevo O relevo da Região Centro-Oeste não possui lugares de grandes altitudes. Ele é composto por três relevos predominantes:

REGIÕES BRASILEIRAS. Relevo O relevo da Região Centro-Oeste não possui lugares de grandes altitudes. Ele é composto por três relevos predominantes: REGIÕES BRASILEIRAS REGIÃO CENTRO-OESTE A Região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, onde está situada a capital do país, Brasília. Com

Leia mais

1. (FACERES) Observe a imagem e responda:

1. (FACERES) Observe a imagem e responda: 1. (FACERES) Observe a imagem e responda: O Rio Juruá representado na fotografia de Sebastião Salgado apresenta: a) Mata ciliar desmatada e presença de assoreamento; b) Meandros bem definidos estabelecidos

Leia mais

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS ECO GEOGRAFIA Prof. Felipe Tahan BIOMAS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza relevo, clima, vegetação que se inter-relacionam

Leia mais

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 REGIÃO NORTE 5.951.408 87,35 861.892 12,65 6.813.300 RONDÔNIA 760.521 88,11 102.631 11,89 863.152 ACRE 298.081 85,86 49.094

Leia mais

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como...

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como... GOIÂNIA, / / 2015 No Anhanguera você é Prof.: Anderson José Soares DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:7º ALUNO (a): + Enem Lista de atividades P2 Bimestre:2 01 - O Nordeste é a região que possui a maior quantidade

Leia mais

BACIAS HIDROGRÁFICAS 2

BACIAS HIDROGRÁFICAS 2 A BACIA HIDROGRÁFICA É USUALMENTE DEFINIDA COMO A ÁREA NA QUAL OCORRE A CAPTAÇÃO DE ÁGUA (DRENAGEM) PARA UM RIO PRINCIPAL E SEUS AFLUENTES DEVIDO ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS E TOPOGRÁFICAS. BACIAS

Leia mais

GEOGRAFIA REGIONAL. Aula 3: Localização e extensão do território brasileiro e sulmatogrossense. Professor Thiago Melo

GEOGRAFIA REGIONAL. Aula 3: Localização e extensão do território brasileiro e sulmatogrossense. Professor Thiago Melo GEOGRAFIA REGIONAL Aula 3: Localização e extensão do território brasileiro e sulmatogrossense Professor Thiago Melo LOCALIZAÇÃO DO BRASIL Brasil: País de dimensões continentais? Localização do Brasil

Leia mais

POTAMOGRAFIA. Estudo das águas doces, águas continentais. Lençóis subterrâneo, Torrentes, Lagos, Rios

POTAMOGRAFIA. Estudo das águas doces, águas continentais. Lençóis subterrâneo, Torrentes, Lagos, Rios POTAMOGRAFIA Estudo das águas doces, águas continentais Lençóis subterrâneo, Torrentes, Lagos, Rios DESTINO DAS ÁGUAS DA CHUVA LENÇOIS SUBTERRÂNEOS PARTES DE UM RIO Partes do rio. 1. 1 Nascente = pode

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 13 / 8 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 13 / 8 / 2018 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 13 / 8 / 2018 REGIÕES BRASILEIRAS O Brasil é um país com enorme extensão territorial: apresenta área

Leia mais

BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO

BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A AÇÃO HUMANA É o espaço onde os homens vivem e fazem modificações, sendo o resultado do trabalho do homem sobre a natureza.

Leia mais

Biomas do Brasil. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor Alexson Costa Geografia

Biomas do Brasil. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor Alexson Costa Geografia Biomas do Brasil Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Biomas Biomas: conjunto de diversos ecossistemas. Ecossistemas: conjunto de vida biológico. Biomassa: é quantidade

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 3º ANO -.E.M GEOGRAFIA PROF. HÉLITON

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 3º ANO -.E.M GEOGRAFIA PROF. HÉLITON ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 3º ANO -.E.M GEOGRAFIA PROF. HÉLITON 1) A maior incidência de radiação ultravioleta na superfície da Terra está relacionada ao fenômeno conhecido por A) efeito estufa.

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA Como pode cair no enem? A partir dos dados apresentados, assinale a alternativa correta. a) A maior quantidade de minerais concentra-se em áreas

Leia mais

Ciclo Hidrológico Balanço Hídrico

Ciclo Hidrológico Balanço Hídrico Universidade de São Paulo PHA 3307 Hidrologia Aplicada Escola Politécnica Departamento de Eng. Hidráulica e Ambiental Ciclo Hidrológico Balanço Hídrico Aula 2 Prof. Dr. Arisvaldo Vieira Méllo Jr. Prof.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 1º - Ensino Médio Professora: Emerita

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 1º - Ensino Médio Professora: Emerita Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 1º - Ensino Médio Professora: Emerita Estes Estudos Autônomos referem-se ao estudo das bacias hidrográficas brasileiras. Consulte

Leia mais

setor 1701 Aulas 20 a 22 ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL 1. ENERGIA ELÉTRICA CONSUMO DE ELETRICIDADE POR SETOR (BRASIL 2001)

setor 1701 Aulas 20 a 22 ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL 1. ENERGIA ELÉTRICA CONSUMO DE ELETRICIDADE POR SETOR (BRASIL 2001) setor 1701 17010508 Aulas 20 a 22 ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL 1. ENERGIA ELÉTRICA BRASIL: OFERTA INTERNA DE ENERGIA - 2004 Carvão Mineral 6,6% Gás natural 8,9% Hidráulica e eletricidade 14,4% Urânio 1,5%

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza Região Norte Com uma superfície de 3.853.327 km 2, a Região Norte, definida pelo IBGE, corresponde a quase metade do território brasileiro. É formada

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE REGIÃO CENTRO OESTE

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE REGIÃO CENTRO OESTE REGIÃO CENTRO OESTE REGIÃO CENTRO OESTE A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE 18,8% do território nacional 14 milhões de habitantes 7,4% da população brasileira A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE É formada

Leia mais

BRASIL ASPECTOS NATURAIS. Território de Km². 5º maior país do mundo. Ocupa 47% da América do Sul.

BRASIL ASPECTOS NATURAIS. Território de Km². 5º maior país do mundo. Ocupa 47% da América do Sul. BRASIL ASPECTOS NATURAIS Território de 8.514.876.599 Km². 5º maior país do mundo. Ocupa 47% da América do Sul. Mapa político do mundo https://www.youtube.com/watch?v=dsqelcsfg0o Estrutura geológica Devido

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 6A AULA 17 e 18. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 6A AULA 17 e 18. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 6A AULA 17 e 18 Profº André Tomasini Grandes Regiões Hidrográficas REGIÕES HIDROGRÁFICAS DO CONTINENTE AFRICANO Localização das Bacias Hidrográficas Bacia do Rio Congo Bacia

Leia mais

Acre Previsão por Coeficiente no Estado

Acre Previsão por Coeficiente no Estado Acre 0,6 121.073,55 262.729,59 0,8 161.431,39 350.306,12 1,0 201.789,24 437.882,66 1,2 242.147,09 525.459,19 1,4 - - 1,6 322.862,79 700.612,25 1,8 363.220,64 788.188,78 2,0 - - 2,2 - - 2,4 - - 2,6 524.652,03

Leia mais

Definição. Unidade Territorial com características naturais bem. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado

Definição. Unidade Territorial com características naturais bem. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado Definição Compreende-se como sendo uma Unidade Territorial com características naturais bem marcantes e que o individualizam. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado como sinônimo para identificar

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais O Brasil é atingido por : Planalto da Guianas, Cordilheira dos Andes e Planalto Brasileiro; É pobre em formações mas rico em rios; Ocorrem rios permanentes e temporários; ainda que

Leia mais

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia.

Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia. Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,

Leia mais

da região no mercado mundial entre países vizinhos não se faz sem uma integração física, que garanta o transporte

da região no mercado mundial entre países vizinhos não se faz sem uma integração física, que garanta o transporte #2 especial américa latina OS caminhos QUE NOS UNEM Embora a integração física entre países sul-americanos deixe a desejar, tanto o Brasil como outros países do continente estão fazendo investimentos em

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / Leia o trecho abaixo da letra da música Asa Branca E responda as questões que seguem: Que braseiro, que fornaia Nem

Leia mais

CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia.

CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia. 18/02/2016 7º Ano B CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 19 a 39 Itens 01 a 03. Estrutura Geológica Relevo Hidrografia Estrutura Temática Crátons

Leia mais

PROVA BIMESTRAL DE GEOGRAFIA

PROVA BIMESTRAL DE GEOGRAFIA PROVA BIMESTRAL DE GEOGRAFIA Ensino: FUNDAMENTAL I I Ano ou Série: 6. os ANOS - A-B-C-D Turma:M/T Disciplina: GEOGRAFIA Prof. a ROSELI BARAÇAL Conteúdos: LIVRO - UNIDADE V A AÇÃO DAS ÁGUAS E AS PAISAGENS

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data Nota Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 20 pontos Orientações

Leia mais

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade). BIOMAS Um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Caracterizado por um tipo principal de vegetação (Num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro 1. Sobre a estrutura geológica e relevo brasileiro é correto afirmar que: a) a formação recente das estruturas geológicas

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA

ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA Definição de DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS: Pode ser compreendido como uma região que apresenta elementos naturais específicos que interagem resultando em uma determinada

Leia mais

Lista de Recuperação de Geografia 2013

Lista de Recuperação de Geografia 2013 1 Nome: nº 7ºano Manhã e Tarde Prof: Francisco Castilho Lista de Recuperação de Geografia 2013 Conteúdo da recuperação: Divisão regional do Brasil,população brasileira urbanização brasileira, formas de

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso INSTRUÇÕES: Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso Este exercício visa a um aprofundamento dos seus

Leia mais

Região Norte: Apresentação e aspectos físicos

Região Norte: Apresentação e aspectos físicos Região Norte Região Norte: Apresentação e aspectos físicos Região Norte e Amazônia Com uma superfície de 3.853.327 km 2, a Região Norte, definida pelo IBGE, corresponde a quase metade do território brasileiro.

Leia mais

9, R$ , , R$ ,

9, R$ , , R$ , Rondônia 2005 R$ 601.575,17 2005 10.154 2004 1.027.983 2004 108.139 2004 10,52 2006 R$ 609.834,21 2006 10.757 2005 1.025.249 2005 101.539 2005 9,90 2007 R$ 1.229.490,00 2007 9.100 2006 1.047.004 2006 111.068

Leia mais

Bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso de água: é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de

Bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso de água: é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de Bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso de água: é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água e seus afluentes. A formação da bacia hidrográfica

Leia mais

Abrange os estados: AM, PA, AP, AC, RR, RO, MT, TO, MA. Planícies e baixos planaltos. Bacia hidrográfica do Rio Amazonas

Abrange os estados: AM, PA, AP, AC, RR, RO, MT, TO, MA. Planícies e baixos planaltos. Bacia hidrográfica do Rio Amazonas MÓDULO 04 PARTE II LOCALIZAÇÃO RELEVO PREDOMINANTE Abrange os estados: AM, PA, AP, AC, RR, RO, MT, TO, MA Planícies e baixos planaltos HIDROGRAFIA SOLO CLIMA VEGETAÇÃO Bacia hidrográfica do Rio Amazonas

Leia mais

BRASIL ASPECTOS NATURAIS. Território de Km². 5º maior país do mundo. Ocupa 47% da América do Sul.

BRASIL ASPECTOS NATURAIS. Território de Km². 5º maior país do mundo. Ocupa 47% da América do Sul. BRASIL ASPECTOS NATURAIS Território de 8.514.876.599 Km². 5º maior país do mundo. Ocupa 47% da América do Sul. Mapa político do mundo https://www.youtube.com/watch?v=dsqelcsfg0o Estrutura geológica Devido

Leia mais

Hidrografia. É uma parte da geografia física que classifica e. Seu estudo abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da

Hidrografia. É uma parte da geografia física que classifica e. Seu estudo abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da Hidrografia É uma parte da geografia física que classifica e estuda as. Seu estudo abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. As águas podem ser divididas

Leia mais

Recursos Hídricos GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Recursos Hídricos GEOGRAFIA DAVI PAULINO Recursos Hídricos GEOGRAFIA DAVI PAULINO Bacia Hidrográfica Área drenada por um conjunto de rios que, juntos, formam uma rede hidrográfica, que se forma de acordo com elementos fundamentais como o clima

Leia mais

Hidrografia do Brasil / Clima e vegetação do Brasil

Hidrografia do Brasil / Clima e vegetação do Brasil 1 Complete os quadros com as informações necessárias sobre os diferentes tipos de rio. Tipos de rio de acordo com o relevo Tipo de rio Características Formas de aproveitamento Rios de planalto Rios de

Leia mais