ALIENAÇÃO PARENTAL BRUNA CAROLINA PINOTTI DECLARAÇÃO DECLARO QUE O ARTIGO CIENTÍFICO ESTÁ APTO PARA DEFESA EM BANCA PUBLICA EXAMINADORA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ALIENAÇÃO PARENTAL BRUNA CAROLINA PINOTTI DECLARAÇÃO DECLARO QUE O ARTIGO CIENTÍFICO ESTÁ APTO PARA DEFESA EM BANCA PUBLICA EXAMINADORA."

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ UNIVALI CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS - CEJURPS CURSO DE DIREITO ALIENAÇÃO PARENTAL BRUNA CAROLINA PINOTTI DECLARAÇÃO DECLARO QUE O ARTIGO CIENTÍFICO ESTÁ APTO PARA DEFESA EM BANCA PUBLICA EXAMINADORA. ITAJAÍ (SC), MAIO de Professor Orientador: Msc. Ana Lúcia Pedroni UNIVALI Campus Itajaí-SC

2 UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ UNIVALI CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS - CEJURPS CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ SETOR DE MONOGRAFIAS E ARTIGOS CIENTÍFICOS ALIENAÇÃO PARENTAL BRUNA CAROLINA PINOTTI Artigo Científico submetido à Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Direito. Orientador: Professora Msc. Ana Lúcia Pedroni Itajaí (SC), maio de 2011.

3 2 ALIENAÇÃO PARENTAL Bruna Carolina Pinotti 1 Ana Lúcia Pedroni 2 SUMÁRIO Introdução; 1 Origem histórica; 2 Conceito de alienação parental; 2.1 Formas de alienação parental; 2.2 Alienador e alienado; 3 O direito a convivência familiar saudável; 3.1 Conseqüências judiciais do ato de alienação parental; Conclusão; Referencias das fontes citadas. RESUMO: O presente artigo tem por objetivo principal abordar o tema alienação parental, com um breve relato da origem histórica. A presente pesquisa apresentará o conceito e as formas de alienação parental, trará quem pode ser alienador, alienado e vítima. Aludirá considerações acerca do direito fundamental da criança e do adolescente de convivência familiar saudável. Citará as conseqüências judiciais do ato de alienação parental. Observar-se-á que no relatar os resultados da pesquisa que apesar de ser um tema só agora tipificado em texto legal é uma prática que se torna cada vez mais comum, e que a guarda compartilhada pode ser um meio de evitar ou diminuir os efeitos de tal ato. O trabalho utilizar-se-á da técnica da pesquisa bibliográfica para instrumentalizar o presente artigo científico, utilizando-se da base lógica indutiva 3 para relatar os resultados do trabalho. Nas fases da Pesquisa, foram acionadas as Técnicas do Referente, da Categoria, do Conceito Operacional e da Pesquisa Bibliográfica. PALAVRAS-CHAVE: Alienação parental. Convivência familiar. Guarda. Criança. Adolescente. INTRODUÇÃO Este artigo tem como objetivo principal analisar o tema alienação parental, na estrutura do trabalho, parte-se, inicialmente, de um breve histórico sobre o tema, 1 Acadêmica do 9º período do Curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. 2 Mestre em Ciência Jurídica, Professora no Curso de Direito Campus de Itajaí - UNIVALI, Advogada. 3 Pesquisar e identificar as partes de um fenômeno e colecioná-las de modo a ter percepção ou conclusão geral. (PASOLD, César Luiz. Prática da pesquisa jurídica: idéias e ferramentas úteis para o pesquisador do direito. 6.ed. Florianópolis: OAB, p.85).

4 3 em seguida, apresenta-se o conceito, as formas de alienação parental e quem pode ser o alienador, o alienado e a vítima. Abordar-se-á, também sobre o direito fundamental da criança e do adolescente de convivência familiar saudável, e as conseqüências judiciais do ato de alienação parental, finalizando com a guarda compartilhada como forma de prevenção ou de se diminuir os efeitos destes atos. Procurou-se trazer a doutrina e os respectivos artigos de lei que tratam do tema, a fim de analisar os pontos mais importantes da Lei de 26 de agosto de O trabalho foi concebido segundo a técnica da pesquisa bibliográfica, utilizando-se da base lógica indutiva. Nas diferentes fases da Pesquisa, foram acionadas as Técnicas do Referente, da Categoria, e do Conceito Operacional. 1 Origem histórica O termo Síndrome da Alienação Parental foi criado na década de 80 pelo psiquiatra americano Dr. Richard Gardner, e este tornou-se um acontecimento comum nas famílias. O tema apesar de ser novo, já é muito comum, podendo ser observado durante as separações judiciais de casais com filhos, e mais claramente ainda na disputa da guarda, onde um dos cônjuges implanta falsas memórias na criança sem justificativas. Neste sentido leciona Dias 4 : Quem lida com conflitos familiares certamente já se deparou com um fenômeno que não é novo, mas que vem sendo identificado por mais de um nome: alienação parental ou implantação de falsas memórias. Esse tema começa a despertar a atenção, apesar de ser utilizada de forma recorrente e irresponsável desde sempre.(...) Muitas vezes, quando da ruptura da vida conjugal, se um do cônjuges não consegue elaborar adequadamente o luto da separação e o sentimento de rejeição, ou a raiva pela traição, surge um desejo de vingança que desencadeia um processo de destruição, de desmoralização, de descrédito do ex-parceiro. Nada mais do que uma lavagem cerebral feita pelo guardião, de modo a comprometer a imagem do outro genitor(...). O psiquiatra Gardner 5 ressalta que: 4 DIAS, Maria Berenice, Manual de direito das famílias, 7. ed, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010, p. 451/452.

5 4 É importante notar que a doutrinação de uma criança através da SAP é uma forma de abuso abuso emocional - porque pode razoavelmente conduzir ao enfraquecimento progressivo da ligação psicológica entre a criança e um genitor amoroso. Em muitos casos pode conduzir à destruição total dessa ligação, com alienação por toda a vida. Em alguns casos, então, pode ser mesmo pior do que outras formas de abuso - por exemplo: abusos físicos, abusos sexuais e negligência. Um genitor que demonstre tal comportamento repreensível tem uma disfuncionalidade parental séria, contudo suas alegações são a de que é um genitor exemplar. Do mesmo modo, Gardner acredita que a alienação parental é uma síndrome, pois possuem sintomas que ocorrem juntos e que caracterizam uma doença específica, que necessita ser diagnosticada e ainda ser incluída no manual DSM/IV, que é O Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais publicado no American Psychiatric Association, Washington D.C., sendo a sua 4ª edição conhecida pela designação DSM-IV. Segundo Gardner 6 dentre estes sintomas estão: 1. Uma campanha denegritória contra o genitor alienado. 2. Racionalizações fracas, absurdas ou frívolas para a depreciação. 3. Falta de ambivalência. 4. O fenômeno do pensador independente. 5. Apoio automático ao genitor alienador no conflito parental. 6. Ausência de culpa sobre a crueldade a e/ou a exploração contra o genitor alienado. 7. A presença de encenações encomendadas. 8. Propagação da animosidade aos amigos e/ou à família extensa do genitor alienado. Assim, visando proteger a criança e o adolescente desta prática, por um dos pais, no dia 26 de agosto de 2010 foi regulamentado o ato de alienação parental através da Lei /2010, que traz o conceito do tema, os atos que a caracterizam e suas conseqüências. 5 GARNDER, Richard Alan. O DSM-IV tem equivalente para o diagnóstico de Síndrome de Alienação Parental (SAP)?. SAP Sindrome da Alienação Parental. Disponível em: < Acesso em: 26 de abril de GARDNER, Richard. Alan. O DSM-IV tem equivalente para o diagnóstico de Síndrome de Alienação Parental (SAP)?. SAP Sindrome da Alienação Parental.

6 5 2 Conceito de Alienação Parental A Lei de 26 de agosto de 2010 traz em seu artigo 2º o conceito do tema, considerando-o uma interferência na formação psicológica da criança ou adolescente: Art. 2 o Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este. Dias 8 ensina que: Trata-se de verdadeira campanha de desmoralização. A criança é induzida a afastar-se de quem ama e de quem também a ama. Isso gera contradição de sentimentos e destruição do vínculo entre ambos. Restando órfão do genitor alienado, acaba se identificando com o genitor patológico, passando a aceitar como verdadeiro tudo o que lhe é informado. Nesse sentido também leciona Podevyn 9 que conceitua alienação de forma objetiva: programar uma criança para que odeie um de seus genitores, enfatizando que, depois de instalada, poderá contar com a colaboração desta na desmoralização do genitor. Gardner 10 traz uma definição de modo voltado para a psiquiatria e medicina e define alienação parental como sendo um distúrbio da infância que aparece quase exclusivamente no contexto de disputas de custódia de crianças. Diante do exposto, tem-se que alienação parental decorre da separação conjugal, no qual um dos genitores utiliza-se de artifícios para que a criança ou 7 BRASIL. Lei nº de 26 de agosto de Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 26 ago Disponível em: < Acesso em: 26 de abril de Artigo 2º. 8 DIAS, Mairia Berenice, Manual de direito das famílias, 4. ed, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007, p. 409/ PODEVYN, François. Sindrome de alienação parental. Disponível em: < em: 26 de abril de GARDNER, Richard Alan. O DSM-IV tem equivalente para o diagnóstico de Síndrome de Alienação Parental (SAP)?. SAP Sindrome da Alienação Parental.

7 6 adolescente repudie o genitor, visando o afastamento entre os dois de maneira cruel, deixando-as órfãs de pais vivos. Vale ainda ressaltar que é evidente a necessidade da interdisciplinaridade entre o direito e a psiquiatria, eis que o conjunto de sintomas da alienação parental torna-se um diagnóstico médico que merece ser sanado no mundo jurídico e psicológico. 2.1 Formas de alienação parental O parágrafo único do artigo 2º da Lei / seguintes o rol das formas exemplificativas de alienação parental: traz nos incisos I - realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade; II - dificultar o exercício da autoridade parental; III - dificultar contato de criança ou adolescente com genitor; IV - dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar; V - omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço; VI - apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente; VII - mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós. A lei em apreço deixou claro o que caracteriza a alienação parental transcrevendo uma série de condutas que se enquadram na referida síndrome, sem, todavia, considerar taxativo o rol apresentado 12. A mais praticada das formas é a campanha de desqualificação do genitor, já que agride com acusações infundadas e maliciosas visando sempre denegrir a imagem que o filho tem do pai ou mãe. 11 BRASIL. Lei nº de 26 de agosto de Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Artigo 2º. 12 GONÇAVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro. 8.ed. revista e atualizada. São Paulo: Saraiva, V.6: direito de família. p.306

8 7 Os incisos II, III, IV trazem as dificuldades que o genitor enfrenta, especialmente quando este não possui a guarda do filho, sendo afastado da criança por motivos fúteis. Outra forma de alienar é omitindo informações relevantes ao genitor sobre a educação, saúde e residência da criança, essa omissão pode causar uma negligência por parte do genitor que é forçado a se afastar do filho. Apresentar falsa denúncia contra o genitor também é tipificada como forma de alienar, ressaltando-se os diversos graves casos de falsas denúncias de abuso sexual contra o genitor. Por fim, a mudança de domicílio sem qualquer motivo para local distante, dificultando a convivência familiar da criança. 2.2 Alienador, alienado e vítima O alienador é aquele que prática os atos que caracterizam a alienação parental, é o genitor, pai ou mãe, avós, tutor ou representante da criança ou adolescente que detenha sob sua autoridade, guarda ou vigilância. Noutro norte, está o alienado que é aquele afetado pela prática de alienação parental, do mesmo lado está à vítima que será sempre criança ou adolescente que terá sua formação psicológica afetada. Segundo Gardner 13, o genitor alienador parece orientar todo o seu ser para a destruição da relação do filho com o outro genitor, fazendo tudo para corroê-la e para que os filhos deixem de ver o outro como um membro-chave da família. Com a alienação parental a relação entre os afetados por este mal é difícil, a reaproximação é algo que faz com que tudo o que foi dito pelo alienador para a vítima torna-se mentira, o que já o era, mas a criança confiou que fosse a verdade fazendo uma verdadeira confusão na cabeça da criança ou adolescente. A reconstrução do vínculo afetivo nunca será tarefa fácil como demonstra Brazil 14 : 13 PAULO, Beatrice Marinho. Alienação parental: identificação, tratamento e prevenção. Revista Brasileira de Direito das Famílias e Sucessões. Porto Alegre; Belo Horizonte. Ano XII. N.19. dezjan p BRAZIL. Glicia Barbosa de Mattos. A reconstrução dos vínculos afetivos pelo Judiciário. Revista Brasileira de Direito das Famílias e Sucessões. Magister: Belo Horizonte. V. 13. Dez-jan P.47-59

9 8 Reaproximar pais e filhos vítimas da alienação parental é um dos maiores desafios do Judiciário na atualidade, e que, embora não haja um a resposta fácil e nem mesmo comum entre todas as histórias, sendo necessário haver muita reflexão e sensibilidade por parte dos profissionais envolvidos, o certo é que todos na Justiça reconhecem a importância de manter o vínculo afetivo, ainda que não saibam com fazê-lo, e sabem que o tempo é inimigo do afeto. Logo, torna-se necessário um acompanhamento psicológico de todos, alienador, alienado e em especial da vítima, impedindo que os danos causados pela alienação parental tornem-se irreversíveis. Sem ajuda provavelmente não há como a criança voltar a ter a relação que tinha com o genitor alienado, já que lhe foi causado um dano psicológico pelo genitor alienador. Do mesmo modo de nada adianta terapias e mais terapias se o alienador continuar a praticar os atos, é necessário neutralizar a alienação parental. 3 O direito a convivência familiar saudável Todas as crianças e adolescentes tem direito a convivência familiar saudável, dispositivo previsto no artigo 227 da Constituição da Republica Federativa do Brasil 15, no artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente 16 e no artigo 3º da Lei / , que dispõe: Art. 3 o A prática de ato de alienação parental fere direito fundamental da criança ou do adolescente de convivência familiar saudável, prejudica a realização de afeto nas relações com genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criança ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes à autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda. 15 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, Disponível em: < constitui%c3%a7ao.htm>. Acesso em: 26 de abril de Artigo BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8069 de 13 de julho de Brasília, DF, Senado, 13 jul Disponível em: < Acesso em: 26 de abril de Artigo BRASIL. Lei nº de 26 de agosto de Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Artigo 3º.

10 9 A convivência familiar saudável é um direito fundamental que não é derivado do vínculo sanguíneo, já que além de ser dever da família, é também dever da Sociedade e do Estado, sendo nesse mesmo contexto o pensamento de Dias 18 : Em face da garantia à convivência familiar, há toda uma tendência de buscar o fortalecimento dos vínculos familiares e a manutenção de crianças no seio da família natural. Porém, às vezes, melhor atende aos interesses do infante a destituição do poder familiar e sua entrega à adoção.(...) O direito a convivência familiar não está ligado à origem biológica da família. Não é um dado, é uma relação construída no afeto, não derivando dos laços de sangue. A alienação parental é uma forma de ferir o direito fundamental da criança ou adolescente de convivência familiar saudável, eis que prejudica a realização do afeto nas relações com o genitor e com o grupo familiar. 19 Como elucidado anteriormente essa relação de afeto é situação delicada de ser reatada, no mais vale ressaltar que ambos os genitores tem poder familiar, logo ambos devem proteger os filhos e fazer sobrevir seus direitos e deveres. Nesse sentido, Carvalho 20 defende sua tese de que o poder familiar: Passando a ser exercido por ambos os pais visando primordialmente à proteção e à satisfação dos interesses dos filhos, em especial quanto a indispensável convívio familiar, base angular do direito à efetividade, estreitamente relacionado à solidariedade, À dignidade humana e à integridade psíquica da prole. Destarte, a alienação parental fere direito constitucional da criança e do adolescente a convivência familiar saudável e ainda o direito ao respeito que consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral. 21 A integridade psíquica da criança deve ser mantida por seus genitores, a fim de proporcionar uma formação saudável, e ainda tornar a criança útil à sociedade. 18 DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 3.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, p PAULO, Beatrice Marinho. Alienação parental: identificação, tratamento e prevenção. Revista Brasileira de Direito das Famílias e Sucessões. p CARVALHO, Luiz Paulo Vieira de. Direito civil: questões fundamentais e controvérsias na parte geral, no direito de família e no direito de sucessões. 4.ed. Rio de Janeiro: Impetus, P DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: direito de família. 22.ed. rev. e atual. de acordo com a reforma do CPC. São Paulo: Saraiva, V.5. p.632

11 Conseqüências Judiciais do ato de alienação parental A Lei /2010 trouxe uma inovação, em razão da extrema gravidade dos atos de alienação parental, não sendo necessária demonstração robusta de sua ocorrência, bastando indícios, o juiz irá de ofício ou a requerimento, ouvido o Ministério Público, determinar medidas provisórias necessárias para a preservação da integridade psicológica da vítima. Caso seja necessário o Juiz poderá determinar perícia psicológica ou biopsicossocial, realizada por equipe multidisciplinar ou perito, ressaltando-se que os processos desta natureza são de caráter urgente. O artigo 6º da referida lei 22 traz as medidas que o juiz poderá adotar para o melhor interesse da criança ou adolescente: Art. 6 o Caracterizados atos típicos de alienação parental ou qualquer conduta que dificulte a convivência de criança ou adolescente com genitor, em ação autônoma ou incidental, o juiz poderá, cumulativamente ou não, sem prejuízo da decorrente responsabilidade civil ou criminal e da ampla utilização de instrumentos processuais aptos a inibir ou atenuar seus efeitos, segundo a gravidade do caso: I - declarar a ocorrência de alienação parental e advertir o alienador; II - ampliar o regime de convivência familiar em favor do genitor alienado; III - estipular multa ao alienador; IV - determinar acompanhamento psicológico e/ou biopsicossocial; V - determinar a alteração da guarda para guarda compartilhada ou sua inversão; VI - determinar a fixação cautelar do domicílio da criança ou adolescente; VII - declarar a suspensão da autoridade parental. A referida lei deu amplo poder ao magistrado que pode aplicar desde uma simples advertência até mesmo suspender a autoridade parental, ou poder familiar. Segundo entendimento de Gonçalves 23 a lei tem caráter educativo, no sentido de conscientizar os pais, uma vez que o Judiciário já vinha tomando providências para proteger o menor, quando detectado um caso da aludida síndrome. 22 BRASIL. Lei nº de 26 de agosto de Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Artigo 6º. 23 GONÇAVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro. p.307.

12 11 Em especial atenção ao inciso V do referido artigo, a guarda compartilha pode ser um meio de prevenir ou diminuir os efeitos da alienação já que a criança passará o mesmo tempo com ambos os genitores. Vale trazer o entendimento de Silva 24 sobre guarda compartilhada: Requer uma corresponsabilização de ambos os genitores acerca de todos os eventos e decisões referentes aos filhos; os pais conhecem, discutem, decidem e participam em igualdade de condições exatamente da mesma maneira como faziam quando estavam unidos conjugalmente, de forma que nenhum deles ficará relegado a um papel secundário, como mero provedor de pensão ou limitado a visitas de fim de semana. É claro que, por ser a modalidade mais evoluída de guarda, exige um elevado grau de responsabilidade de ambos os pais para deixarem seus ressentimentos pessoais de lado e buscarem o genuíno interesse dos filhos - não há espaço para egoísmos ou narcisismos, nem para animosidades freqüentes mas de pequena monta, que só prejudicam o entendimento e fomentam a discórdia". No mesmo sentido, acerca das conseqüências do deferimento da guarda compartilhada e sua caracterização, elucida Alves 25 : A guarda compartilhada implica exercício conjunto, simultâneo e pleno do poder familiar, afastando-se, portando, a dicotomia entre a guarda exclusiva, de um lado, e direito de visita, do outro. A partir dessa medida, fixa-se o domicílio do menor na residência preferencial de um dos genitores, mas ao outro é atribuído o dever de continuar cumprindo intensamente o poder familiar, através da participação cotidiana nas questões fundamentais da vida do seu filho, tais como estudo, saúde, esporte e lazer, o que vem a descaracterizar a figura do" pai/mãe de fim de semana ". Não obstante, ela visa essencialmente ampliar os horizontes da responsabilidade dos pais, fomentando, em verdade, uma corresponsabilidade, uma pluralidade de responsabilidades na educação do filho, enfim, uma colaboração igualitária na condução dos destinos do menor. 24 SILVA, Denise Maria Perissini da. Guarda compartilhada e síndrome da alienação parental. Editora Autores Associados Ltda. São Paulo: p ALVES, Leonardo Barreto Moreira. Temas atuais de direito de família. Editora Lumen Juris: 2010, p. 171.

13 12 Assim sendo, na esperança de se evitar os efeitos ou até mesmo prevenir os atos de alienação parental, a guarda compartilha torna-se um instrumento que o magistrado pode utilizar para garantir que o vínculo afetivo entre pais e filhos. CONCLUSÃO Demonstrou-se neste breve estudo que alienação parental decorre da ruptura da vida em comum dos pais, em que a criança ou adolescente é usado em um ato desesperado do genitor alienador de afastar o filho do alienado como forma de vingança. As formas exemplificativas de alienação parental estão dispostas na Lei /2010, e sua prática fere direito constitucional da criança ou adolescente de convivência familiar saudável. Existindo indícios da alienação parental o juiz a requerimento ou de ofício deve, com caráter de urgência, proporcionar a criança ou adolescente as devidas medidas provisórias visando sempre o melhor interesse deste e a preservação de sua integridade psicológica. Os efeitos psicológicos da alienação parental necessitam de tratamento com profissionais devidamente habilitados, para que os danos sejam devidamente tratados e superados, pelo alienador, pelo alienado e obviamente pela vítima. A guarda compartilhada pode ser um meio de prevenir ou de se diminuir os efeitos da alienação parental, já que aos pais estarão exercendo juntos os poderes familiares de forma igual, e ainda proporcionando a criança uma melhor convivência com ambos os pais.. REFERÊNCIAS DAS FONTES CITADAS ALVES, Leonardo Barreto Moreira. Temas atuais de direito de família. Editora Lumen Juris: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, Disponível em: < ccivil_03/constituicao/constitui%c3%a7ao.htm>. Acesso em: 26 de abril de 2011.

14 13 BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8069 de 13 de julho de Brasília, DF, Senado, 13 jul Disponível em: < Acesso em: 26 de abril de BRASIL. Lei nº de 26 de agosto de Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 26 ago Disponível em: < Acesso em: 26 de abril de BRAZIL. Glicia Barbosa de Mattos. A reconstrução dos vínculos afetivos pelo Judiciário. Revista Brasileira de Direito das Famílias e Sucessões. Magister: Belo Horizonte. V. 13. Dez-jan CARVALHO, Luiz Paulo Vieira de. Direito civil: questões fundamentais e controvérsias na parte geral, no direito de família e no direito de sucessões. 4.ed. Rio de Janeiro: Impetus, DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 3.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias, 4. ed, São Paulo: Revista dos Tribunais, DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias, 7. ed, São Paulo: Revista dos Tribunais, DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: direito de família. 22.ed. rev. e atual. de acordo com a reforma do CPC. São Paulo: Saraiva, V.5. GARDNER, Richard Alan. O DSM-IV tem equivalente para o diagnóstico de Síndrome de Alienação Parental (SAP)?. SAP Sindrome da Alienação Parental. Disponível em: < Acesso em: 26 de abril de 2011.

15 14 GONÇAVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro. 8.ed. revista e atualizada. São Paulo: Saraiva, V.6: direito de família. PASOLD, César Luiz. Prática da pesquisa jurídica: idéias e ferramentas úteis para o pesquisador do direito. 6.ed. Florianópolis: OAB, PAULO, Beatrice Marinho. Alienação parental: identificação, tratamento e prevenção. Revista Brasileira de Direito das Famílias e Sucessões. Porto Alegre; Belo Horizonte Ano XII. N.19. dez-jan PODEVYN, François. Sindrome de alienação parental. Disponível em: < Acesso em: 26 de abril de SILVA, Denise Maria Perissini da. Guarda compartilhada e síndrome da alienação parental. Editora Autores Associados Ltda. São Paulo: 2010.

LEI DE 26 DE AGOSTO DE 2010

LEI DE 26 DE AGOSTO DE 2010 LEI 12.318 DE 26 DE AGOSTO DE 2010 LEI Nº 12.318 DE 26 DE AGOSTO DE 2010. DISPÕE SOBRE A ALIENAÇÃO PARENTAL E ALTERA O ART. 236 DA LEI NO 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

ALIENAÇÃO PARENTAL. parental;

ALIENAÇÃO PARENTAL. parental; 1 ALIENAÇÃO PARENTAL PROJETO DE LEI Nº 4.053, DE 2008, DA CÂMARA DOS DEPUTADOS DISPÕE SOBRE A ALIENAÇÃO PARENTAL Autor: Deputado Régis de Oliveira SUBSTITUTIVO DA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Mestre e Doutorando em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP; Especialista em Direito das Relações de Consumo pela PUC/SP; Professor Universitário (graduação e pós-graduação) e

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 17

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 17 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Procedimento da Guarda Compartilhada: Aplicação do rito especial até a audiência de conciliação

Leia mais

A Alienação Parental foi positivada em 2010 por meio da Lei prevendo:

A Alienação Parental foi positivada em 2010 por meio da Lei prevendo: 1. ALIENAÇÃO PARENTAL (Lei n. 12.318/2010) Uns chamam de síndrome de alienação parental ; outros, de implantação de falsas memórias. (...)Este tema começa a despertar a atenção, pois é prática que vem

Leia mais

LEI Nº , DE 26 DE AGOSTO DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº , DE 26 DE AGOSTO DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 12.318, DE 26 DE AGOSTO DE 2010. Mensagem de veto (**) Ao final do texto Dispõe sobre a alienação parental e altera o art. 236 da Lei n o 8.069, de 13 de julho de 1990. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

O Direito é envolvente e acalora corações que se voltam a ele. Impossível ser indiferente às questões postas pela ordenação.

O Direito é envolvente e acalora corações que se voltam a ele. Impossível ser indiferente às questões postas pela ordenação. O Direito é envolvente e acalora corações que se voltam a ele. Impossível ser indiferente às questões postas pela ordenação. Nem sempre (o direito) evolui na velocidade dos acontecimentos e aí, exatamente

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador PAULO PAIM I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador PAULO PAIM I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2010 Da COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 20, de 2010 (PL nº 4.053, de 2008), do Deputado Régis de Oliveira, que dispõe sobre a

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/11/2018. Alienação parental.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/11/2018. Alienação parental. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/11/2018 Alienação parental. Alienação parental é quando o pai ou a mãe utiliza meios para afastar o filho do

Leia mais

VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUANDO DA OCORRÊNCIA DA ALIENAÇÃO PARENTAL NECESSIDADE DE UMA VIDA SAUDÁVEL PARA OS INFANTOS

VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUANDO DA OCORRÊNCIA DA ALIENAÇÃO PARENTAL NECESSIDADE DE UMA VIDA SAUDÁVEL PARA OS INFANTOS VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE QUANDO DA OCORRÊNCIA DA ALIENAÇÃO PARENTAL NECESSIDADE DE UMA VIDA SAUDÁVEL PARA OS INFANTOS Kelly Vannessa 1 kelly@dbsassociados.com.br Antônio

Leia mais

ALIENAÇÃO PARENTAL. 1 Introdução: 2 Alienação Parental: 28/09/2014. Psicanálise (1987 Richard A Gardner) Direito (Br Lei n. 12.

ALIENAÇÃO PARENTAL. 1 Introdução: 2 Alienação Parental: 28/09/2014. Psicanálise (1987 Richard A Gardner) Direito (Br Lei n. 12. ALIENAÇÃO PARENTAL Prof.a Dra Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Psicanálise (1987 Richard A Gardner) Direito (Br Lei n. 12.318/2010) programação do filho pelo pai-guardião, utilizando por vezes,

Leia mais

Alienação Parental. VI Congresso Nacional & IV Congresso Internacional Alienação Parental ABCF

Alienação Parental. VI Congresso Nacional & IV Congresso Internacional Alienação Parental ABCF VI Congresso Nacional & IV Congresso Internacional Alienação Parental ABCF Angela Gimenez Juíza da 1ª. Vara Especializada em Direito das Famílias e Sucessões de Cuiabá Presidente do IBDFAM Seção Mato Grosso

Leia mais

STJ EDUARDO DE OLIVEIRA LEITE. Alienação. Parental. Do mito à realidade THOMSON REUTERS REVISTA DOS TRIBUNAIS'"

STJ EDUARDO DE OLIVEIRA LEITE. Alienação. Parental. Do mito à realidade THOMSON REUTERS REVISTA DOS TRIBUNAIS' EDUARDO DE OLIVEIRA LEITE Alienação Parental Do mito à realidade THOMSON REUTERS REVISTA DOS TRIBUNAIS'" ALIENAÇÃO PARENTAL Do mito à realidade EI)l'AR[)() IJI OIIVfIR/\ LflTE ImP~~V;~' INCLUI VERSÃO ELETRONICA

Leia mais

24/04/2018 O DIREITO DE FAMÍLIA NO SISTEMA BRASILEIRO E SUAS REPERCUSSÕES LEGAIS UNIÃO ESTÁVEL CASAMENTO NO BRASIL

24/04/2018 O DIREITO DE FAMÍLIA NO SISTEMA BRASILEIRO E SUAS REPERCUSSÕES LEGAIS UNIÃO ESTÁVEL CASAMENTO NO BRASIL O DIREITO DE FAMÍLIA NO SISTEMA BRASILEIRO E SUAS REPERCUSSÕES LEGAIS GIOVANI FERRI PATRICIA BALENSIEFER CASAMENTO NO BRASIL BRASIL IMPÉRIO: CASAMENTO CATÓLICO - regulado pela Igreja Católica, religião

Leia mais

ALIENAÇÃO PARENTAL SOB O OLHAR DO ADVOGADO CRIMINAL MURILLO ANDRADE ADVOGADO CRIMINAL

ALIENAÇÃO PARENTAL SOB O OLHAR DO ADVOGADO CRIMINAL MURILLO ANDRADE ADVOGADO CRIMINAL ALIENAÇÃO PARENTAL SOB O OLHAR DO ADVOGADO CRIMINAL MURILLO ANDRADE ADVOGADO CRIMINAL AMOR E ÓDIO A GÊNESES DAS DISPUTAS NAS VARAS DE FAMÍLIA E CRIMINAL AMOR: forte afeição por outra pessoa, nascida de

Leia mais

FACULDADE MULTIVIX CARIACICA CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO A GUARDA COMPARTILHADA COMO SOLUÇÃO PARA A ALIENAÇÃO PARENTAL

FACULDADE MULTIVIX CARIACICA CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO A GUARDA COMPARTILHADA COMO SOLUÇÃO PARA A ALIENAÇÃO PARENTAL FACULDADE MULTIVI CARIACICA CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO A GUARDA COMPARTILHADA COMO SOLUÇÃO PARA A ALIENAÇÃO PARENTAL CARIACICA/ES 2018 Antonio Marcos Cunha Júnior A GUARDA COMPARTILHADA COMO SOLUÇÃO

Leia mais

Alienação parental abordagem critica sobre a alienação parental - o que é, causas, consequências e prevenção

Alienação parental abordagem critica sobre a alienação parental - o que é, causas, consequências e prevenção VI CONGRESSO NACIONAL DE ALIENAÇÃO PARENTAL VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALIENAÇÃO PARENTAL Belo Horizonte, 17 e 18 de agosto de 2017 Alienação parental abordagem critica sobre a alienação parental -

Leia mais

SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL X A NECESSIDADE DE GARANTIA DO DIREITO FUNDAMENTAL A UMA VIDA SAUDÁVEL DA CRIANÇA

SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL X A NECESSIDADE DE GARANTIA DO DIREITO FUNDAMENTAL A UMA VIDA SAUDÁVEL DA CRIANÇA SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL X A NECESSIDADE DE GARANTIA DO DIREITO FUNDAMENTAL A UMA VIDA SAUDÁVEL DA CRIANÇA Kelly Vannessa 1 kelly@dbsassociados.com.br Antônio Leonardo Amorim 2 Amorimdireito.sete@hotmail.cm

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Apresentação da Segunda Edição Apresentação... 19

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Apresentação da Segunda Edição Apresentação... 19 Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 15 Apresentação da Segunda Edição... 17 Apresentação... 19 Abreviaturas Utilizadas... 21 Capítulo I Lei de Alimentos... 23 Lei nº 5.478, de

Leia mais

ALIENAÇÃO PARENTAL RESUMO. Cyndel Rocha Pereira Sarah Corrêa Emygdio

ALIENAÇÃO PARENTAL RESUMO. Cyndel Rocha Pereira Sarah Corrêa Emygdio ALIENAÇÃO PARENTAL Cyndel Rocha Pereira Sarah Corrêa Emygdio RESUMO O presente artigo possui por eixo primordial direcionar, desenvolver e efetuar a discussão sobre as causas motivadoras como também as

Leia mais

OLIVENÇA (AL) NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

OLIVENÇA (AL) NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO OLIVENÇA (AL) NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada

Leia mais

SENADOR RUI PALMEIRA (AL) : NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

SENADOR RUI PALMEIRA (AL) : NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO SENADOR RUI PALMEIRA (AL) : NÍVEL SUPERIOR CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no

Leia mais

ALIENAÇÃO PARENTAL 1. Bianca Strücker 2, Fabiana Marion Spengler 3.

ALIENAÇÃO PARENTAL 1. Bianca Strücker 2, Fabiana Marion Spengler 3. ALIENAÇÃO PARENTAL 1 Bianca Strücker 2, Fabiana Marion Spengler 3. 1 Monografia de conclusão do curso de graduação em Direito (UNIJUI) 2 Graduanda do curso de Direito (UNIJUI). E-mail: biancastrucker@hotmail.com.

Leia mais

A ALIENAÇÃO PARENTAL E SUAS PUNIBILIDADES

A ALIENAÇÃO PARENTAL E SUAS PUNIBILIDADES A ALIENAÇÃO PARENTAL E SUAS PUNIBILIDADES Luana Coelho Gomes e Sousa Fabio Vargas RESUMO Regularizada pela lei 12.318/2010 ressalta os meios processuais para reconhece la como também mostra meios e sanções

Leia mais

Alienação Pa rental?

Alienação Pa rental? Você pratica Alienação Pa rental? Seu filho só tem um pai e uma mãe. Agir com inteligência e maturidade é fazê-lo acreditar que ele tem o melhor pai e a melhor mãe do mundo! Quando ele estiver pronto,

Leia mais

DISPUTA DE GUARDA E ALIENAÇÃO PARENTAL. PALAVRAS-CHAVE: Alienação parental, Disputa de guarda, Família, Criança e adolescente, Violência psicológica.

DISPUTA DE GUARDA E ALIENAÇÃO PARENTAL. PALAVRAS-CHAVE: Alienação parental, Disputa de guarda, Família, Criança e adolescente, Violência psicológica. 40 DISPUTA DE GUARDA E ALIENAÇÃO PARENTAL RESUMO LOULY, Filipe Marques. 1 SANTOS, Gisele Castanheira dos. 2 LIMA, Denise. 3 O presente trabalho tem como objetivo compreender a alienação parental no contexto

Leia mais

Núcleo de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito NUPEDIR VII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MIC) 25 de novembro de 2014

Núcleo de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito NUPEDIR VII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MIC) 25 de novembro de 2014 A ALIENAÇÃO PARENTAL EM FACE DA FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS NOVAS ENTIDADES FAMILIARES Anna Luisa Bugs 1 Júlia Bagatini 2 SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO. 2 FAMÍLIA: UMA MUDANÇA PARADIGMÁTICA;

Leia mais

PSICOLOGIA JURÍDICA: RELAÇÃO COM O DIREITO DE FAMÍLIA

PSICOLOGIA JURÍDICA: RELAÇÃO COM O DIREITO DE FAMÍLIA PSICOLOGIA JURÍDICA: RELAÇÃO COM O DIREITO DE FAMÍLIA Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO O QUE É A FAMÍLIA? E O CASAMENTO? Poema: PROMESSAS MATRIMONIAIS (Martha Medeiros) Promete se deixar conhecer?

Leia mais

Alienação Parental no Brasil: Criminalizar ou Conscientizar?

Alienação Parental no Brasil: Criminalizar ou Conscientizar? Alienação Parental no Brasil: Criminalizar ou Conscientizar? Maria Berenice Dias 1 Patrícia Corrêa Sanches 2 O termo alienação parental foi definido no Brasil pela Lei 12.318, de 26 de agosto de 2010 3,

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 14/11/2018. Guarda dos filhos menores.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 14/11/2018. Guarda dos filhos menores. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Tipos de guarda. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 14/11/2018 Guarda dos filhos menores. Compartilhada regulada pela lei n.º 13.058/2014, sistema

Leia mais

ALIENAÇÃO PARENTAL: UM PONTO DE VISTA JURÍDICO

ALIENAÇÃO PARENTAL: UM PONTO DE VISTA JURÍDICO ALIENAÇÃO PARENTAL: UM PONTO DE VISTA JURÍDICO Paloma LEONEL 1 Francisco José Dias GOMES 2 RESUMO: Este artigo busca apresentar uma discussão sobre a alienação parental, a fim de trazer maior conhecimento

Leia mais

GUARDA COMPARTILHADA GERALDO, M. L.

GUARDA COMPARTILHADA GERALDO, M. L. GUARDA COMPARTILHADA GERALDO, M. L. GERALDO, Maria Luisa Guarda Compartilhada. Trabalho de Curso de Graduação em Direito da Faculdade de Apucarana. Apucarana-Pr. 2012. RESUMO Esse trabalho estuda a guarda

Leia mais

Elsa de Mattos Psicóloga e Professora de Psicologia da UFBA 4º Seminário da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica ESA Agosto 2016

Elsa de Mattos Psicóloga e Professora de Psicologia da UFBA 4º Seminário da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica ESA Agosto 2016 ALIENAÇÃO PARENTAL Novas perspectivas de abordagem e intervenção Elsa de Mattos Psicóloga e Professora de Psicologia da UFBA 4º Seminário da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica ESA Agosto

Leia mais

Mostra de Iniciação Científica EFEITOS NA SUBJETIVIDADE DAS CRIANÇAS DE PAIS SEPARADOS EM RELAÇÃO À ALIENAÇÃO PARENTAL

Mostra de Iniciação Científica EFEITOS NA SUBJETIVIDADE DAS CRIANÇAS DE PAIS SEPARADOS EM RELAÇÃO À ALIENAÇÃO PARENTAL Mostra de Iniciação Científica EFEITOS NA SUBJETIVIDADE DAS CRIANÇAS DE PAIS SEPARADOS EM RELAÇÃO À ALIENAÇÃO PARENTAL Vanderlei Camini 1 Magda Medianeira de Mello 2 Resumo: Este artigo trata dos principais

Leia mais

ALIENAÇÃO PARENTAL I Diálogos sobre Direito de Família e Sucessões: aspectos materiais e processuais Brasília 23/05/2018

ALIENAÇÃO PARENTAL I Diálogos sobre Direito de Família e Sucessões: aspectos materiais e processuais Brasília 23/05/2018 Ana Cristina Brandão Ilustração do Dicionário de Direito de Família. P. 711 ALIENAÇÃO PARENTAL I Diálogos sobre Direito de Família e Sucessões: aspectos materiais e processuais Brasília 23/05/2018 RODRIGO

Leia mais

A Síndrome da Alienação Parental no Ordenamento Jurídico Brasileiro

A Síndrome da Alienação Parental no Ordenamento Jurídico Brasileiro A Síndrome da Alienação Parental no Ordenamento Jurídico Brasileiro Autor: Cláudia Mara Rodrigues Camelo Área do Direito: Direito Civil Titulação: Bacharel em Direito Filiação institucional: Pontifícia

Leia mais

GUARDA COMPARTILHADA. Comissão de Direito. de Família e Sucessões

GUARDA COMPARTILHADA. Comissão de Direito. de Família e Sucessões Comissão de Direito de Família e Sucessões 01 O QUE SIGNIFICA GUARDA? A guarda compartilhada consiste em uma das modalidades de guarda dos filhos após a separação do casal. Nela, as decisões, rotineiras

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Medidas de Proteção Profª. Liz Rodrigues - A chamada situação de risco existe quando a criança ou o adolescente estão em uma condição de maior vulnerabilidade e precisam

Leia mais

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ PRICILA GONÇALVES DOS SANTOS A ALIENAÇÃO PARENTAL E OS SEUS EFEITOS JURÍDICOS E PSICOLÓGICOS

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ PRICILA GONÇALVES DOS SANTOS A ALIENAÇÃO PARENTAL E OS SEUS EFEITOS JURÍDICOS E PSICOLÓGICOS UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ PRICILA GONÇALVES DOS SANTOS A ALIENAÇÃO PARENTAL E OS SEUS EFEITOS JURÍDICOS E PSICOLÓGICOS CURITIBA 2016 PRICILA GONÇALVES DOS SANTOS A ALIENAÇÃO PARENTAL E OS SEUS EFEITOS

Leia mais

MEDIAÇÃO E GUARDA COMPARTILHADA CONQUISTAS PARA A FAMíLIA

MEDIAÇÃO E GUARDA COMPARTILHADA CONQUISTAS PARA A FAMíLIA Denise Maria Perissini da Silva MEDIAÇÃO E GUARDA COMPARTILHADA CONQUISTAS PARA A FAMíLIA Prefácio de JULlETA ARSÊNIO 2 8 Edição Revista e Atualizada com as Leis 13.058/14 (Guarda Compartilhada), 13.140/15

Leia mais

A alienação parental: complexidade para sua identificação pelo operador do Direito.

A alienação parental: complexidade para sua identificação pelo operador do Direito. A alienação parental: complexidade para sua identificação pelo operador do Direito. Autor: Rocha, Simone Azevedo Especialista em Direito civil e do consumidor, especialista em Direito Imobiliária, professora

Leia mais

A CONFIGURAÇAO DA ALIENAÇAO PARENTAL. Verônica Scarpellini Duarte Leite.1. Rogério Mendes Fernandes.2 RESUMO

A CONFIGURAÇAO DA ALIENAÇAO PARENTAL. Verônica Scarpellini Duarte Leite.1. Rogério Mendes Fernandes.2 RESUMO 1 A CONFIGURAÇAO DA ALIENAÇAO PARENTAL Verônica Scarpellini Duarte Leite.1. Rogério Mendes Fernandes.2 RESUMO O tema do presente trabalho foi contemplado devido à seriedade e atualidade do assunto alienação

Leia mais

A ALIENAÇÃO PARENTAL

A ALIENAÇÃO PARENTAL A ALIENAÇÃO PARENTAL Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas 1 César Leandro de Almeida Rabelo 2 RESUMO: Este artigo tem a finalidade de discutir o instituto da alienação parental. Sabe-se que é uma novidade

Leia mais

Órfãos de pais vivos: uma revisão bibliográfica sobre a alienação parental

Órfãos de pais vivos: uma revisão bibliográfica sobre a alienação parental Órfãos de pais vivos: uma revisão bibliográfica sobre a alienação parental Bruna Carvalho Zanatta (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Juliana Gorski (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Luana

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Poder Familiar e Direito à Convivência Familiar e Comunitária Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 19, ECA: É direito da criança e do adolescente

Leia mais

BRUNA MARIA DE LIMA VERZA ASPECTOS RELEVANTES DA ALIENAÇÃO PARENTAL LEI /10 ASSIS/SP

BRUNA MARIA DE LIMA VERZA ASPECTOS RELEVANTES DA ALIENAÇÃO PARENTAL LEI /10 ASSIS/SP BRUNA MARIA DE LIMA VERZA ASPECTOS RELEVANTES DA ALIENAÇÃO PARENTAL LEI 12.318/10 ASSIS/SP 2015 BRUNA MARIA DE LIMA VERZA ASPECTOS RELEVANTES DA ALIENAÇÃO PARENTAL LEI 12.318/10 Trabalho de Conclusão de

Leia mais

Efetividade da lei de alienação parental 1

Efetividade da lei de alienação parental 1 Efetividade da lei de alienação parental 1 Marcia Paula Cabral Nunes 2, Celany Queiroz de Andrade 3 Resumo: Há ambos os pais compete o exercício do poder familiar visando contemplar o interesse dos filhos

Leia mais

A LEI DE ALIENAÇÃO PARENTAL E SUA UTILIZAÇÃO NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO

A LEI DE ALIENAÇÃO PARENTAL E SUA UTILIZAÇÃO NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO A LEI DE ALIENAÇÃO PARENTAL E SUA UTILIZAÇÃO NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO Miria A. Zaguetti de Mattos 1 Resumo O presente artigo tem como escopo pesquisar e compreender a utilização da Lei da Alienação Parental,

Leia mais

1.0 DO CONCEITO DE ALIENAÇÃO PARENTAL

1.0 DO CONCEITO DE ALIENAÇÃO PARENTAL INTRODUÇÃO O presente trabalho surgiu com o intuito de abordar a alienação parental nas relações fraternais. No entanto, após estudar e pesquisar o tema com mais afinco, percebi que tanto a doutrina quanto

Leia mais

APLICABILIDADE DA GUARDA COMPARTILHADA NA DISSOLUÇÃO DO CASAMENTO OU DA UNIÃO ESTÁVEL NO DIREITO PÁTRIO

APLICABILIDADE DA GUARDA COMPARTILHADA NA DISSOLUÇÃO DO CASAMENTO OU DA UNIÃO ESTÁVEL NO DIREITO PÁTRIO UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ UNIVALI CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS - CEJURPS CURSO DE DIREITO APLICABILIDADE DA GUARDA COMPARTILHADA NA DISSOLUÇÃO DO CASAMENTO OU DA UNIÃO ESTÁVEL

Leia mais

Mediação Familiar na Alienação Parental

Mediação Familiar na Alienação Parental Mediação Familiar na Alienação Parental Mediação e suas vantagens Mediação é meio de solução de conflitos que, através de técnicas e métodos de comunicação eficaz, confere a oportunidade de ouvir as partes

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Após a decisão de suspensão ou perda do poder familiar, surge a questão de se definir quem vai receber a criança

Leia mais

A acolhida de mulheres que manifestam intenção de entregar seus bebês para adoção

A acolhida de mulheres que manifestam intenção de entregar seus bebês para adoção Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo Supervisão das Varas da Infância e da Juventude Coordenadoria da Infância e da Juventude A acolhida de mulheres que manifestam intenção

Leia mais

As consequências psicológicas da Alienação Parental à luz das novas configurações familiares

As consequências psicológicas da Alienação Parental à luz das novas configurações familiares As consequências psicológicas da Alienação Parental à luz das novas configurações familiares Ariane Faverzani da Luz (1), Ariele Faverzani da Luz (2), Denise Gelain (3) (1) Acadêmica do curso de Direito

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO THIAGO DA SILVA ALMEIDA ALIENAÇÃO PARENTAL: NOSSA JUSTIÇA TEM FERRAMENTAS PARA ENFRENTÁ-LA?

FACULDADE DE DIREITO THIAGO DA SILVA ALMEIDA ALIENAÇÃO PARENTAL: NOSSA JUSTIÇA TEM FERRAMENTAS PARA ENFRENTÁ-LA? 0 FACULDADE DE DIREITO THIAGO DA SILVA ALMEIDA ALIENAÇÃO PARENTAL: NOSSA JUSTIÇA TEM FERRAMENTAS PARA ENFRENTÁ-LA? CANOAS 2015 1 THIAGO DA SILVA ALMEIDA ALIENAÇÃO PARENTAL: NOSSA JUSTIÇA TEM FERRAMENTAS

Leia mais

FÓRUM NACIONAL DA JUSTIÇA PROTETIVA

FÓRUM NACIONAL DA JUSTIÇA PROTETIVA PROJETO DE ENUNCIADO Nº 09, de 18 de outubro de 2017. Assegura a execepcionalidade da institucionalização da Criança/Adolescente, reconhecendo a possibilidade de em situações emergências o Conselho Tutelar

Leia mais

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida;

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida; Art. 22. Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos desta Lei, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas

Leia mais

LEI /08/10: INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DE DIREITOS DA CRIANÇA OU ADOLESCENTE FRENTE AOS PERIGOS DA ALIENAÇÃO PARENTAL

LEI /08/10: INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DE DIREITOS DA CRIANÇA OU ADOLESCENTE FRENTE AOS PERIGOS DA ALIENAÇÃO PARENTAL LEI 12.318/08/10: INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DE DIREITOS DA CRIANÇA OU ADOLESCENTE FRENTE AOS PERIGOS DA ALIENAÇÃO PARENTAL Gabriela Cristina da Silva 1 Resumo: O trabalho faz uma análise acerca dos efeitos

Leia mais

Universidade Salgado de Oliveira. Alienação Parental. Alice Ferreira Cavalcante de Araújo 1. Marlizete Alves Oliveira 2. Matheus Araújo Amorim 3

Universidade Salgado de Oliveira. Alienação Parental. Alice Ferreira Cavalcante de Araújo 1. Marlizete Alves Oliveira 2. Matheus Araújo Amorim 3 Universidade Salgado de Oliveira Alienação Parental Alice Ferreira Cavalcante de Araújo 1 Marlizete Alves Oliveira 2 Matheus Araújo Amorim 3 Michel de Melo Possídio 4 RESUMO O presente artigo faz um exame

Leia mais

O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E A FAMÍLIA: alienação parental e as relações familiares no ordenamento brasileiro

O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E A FAMÍLIA: alienação parental e as relações familiares no ordenamento brasileiro O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E A FAMÍLIA: alienação parental e as relações familiares no ordenamento brasileiro Mariana Silva Figueiredo mariana.figueiredo13@hotmail.com Centro de Ensino Superior Dom

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Guilherme Freire de Melo Barros Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ; Pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Romeu Bacellar; LLM em Contratos Internacionais e Resolução

Leia mais

ALIENAÇÃO PARENTAL: órfãos de pais vivos RESUMO

ALIENAÇÃO PARENTAL: órfãos de pais vivos RESUMO ALIENAÇÃO PARENTAL: órfãos de pais vivos Fernanda Fayer de Oliveira Fernandes 1 Letícia D. Ferreira Sell 2 RESUMO O presente trabalho analisa a Síndrome da Alienação Parental e a importância de sua tipificação

Leia mais

ALIENAÇÃO PARENTAL SOB A ÓTICA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SANTA CATARINA

ALIENAÇÃO PARENTAL SOB A ÓTICA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SANTA CATARINA ALIENAÇÃO PARENTAL SOB A ÓTICA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SANTA CATARINA Gabriel Henning Uhlmann 1 Maria Fernanda Gugelmin Girardi 2 SUMÁRIO: Introdução; 1 Da Alienação Parental e da Síndrome

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM DIREITO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM DIREITO 3 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM DIREITO MARBRYNY MARIA GONÇALVES VILAR ALIENAÇÃO PARENTAL, CONSEQUÊNCIAS PARA

Leia mais

Palavras-chave: Prática Profissional, Varas de Família, Alienação Parental

Palavras-chave: Prática Profissional, Varas de Família, Alienação Parental TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ / COMARCA DE PONTA GROSSA VARAS DE FAMÍLIA SETOR DE SERVIÇO SOCIAL: A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL E O ENFRENTAMENTO DA ALIENAÇÃO PARENTAL MARINHO, Liliane Cristiane

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Joseval Martins Viana. Aula dia 28/11/2018. Poder Familiar.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Joseval Martins Viana. Aula dia 28/11/2018. Poder Familiar. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Joseval Martins Viana. Aula dia 28/11/2018. Poder Familiar. Conceito: Poder familiar é o conjunto de direitos e deveres atribuídos aos pais, no tocante

Leia mais

ISSN / Nº 3 / Ano 2018 / p. 1-15

ISSN / Nº 3 / Ano 2018 / p. 1-15 A ALIENAÇÃO PARENTAL: UMA ANÁLISE ACERCA DE SUAS CONSEQUÊNCIAS NO ÂMBITO JURÍDICO Daniela Zilio 1 Alana Caroline Dalberto 2 Mayara Cristina Trevisan Schlemmer 3 Taciana da Silva Dornelles 4 Sumário: 1

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.388, DE 2008 Estabelece prioridade de tramitação para os processos que menciona. Autor: Deputado Dr. Talmir Relator: Deputado Bonifácio

Leia mais

A toda a Sociedade Brasileira e Seus Poderes Constituídos,

A toda a Sociedade Brasileira e Seus Poderes Constituídos, Ofício Nº.091/2013 - ANGAAD Recife, 22 de outubro de 2013. Assunto: Manifestação da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção sobre a decisão que determinou o retorno da criança Maria Eduarda para

Leia mais

AS PUNIÇÕES PREVISTAS NA LEI DA ALIENAÇÃO PARENTAL LEI /2010 E SUA APLICABILIDADE PELOS TRIBUNAIS BRASILEIROS

AS PUNIÇÕES PREVISTAS NA LEI DA ALIENAÇÃO PARENTAL LEI /2010 E SUA APLICABILIDADE PELOS TRIBUNAIS BRASILEIROS AS PUNIÇÕES PREVISTAS NA LEI DA ALIENAÇÃO PARENTAL LEI 12.318/2010 E SUA APLICABILIDADE PELOS TRIBUNAIS BRASILEIROS Laíza Busato de Britto 1 Geovana da Conceição 2 SUMÁRIO Introdução. 1. Da Alienação Parental.

Leia mais

A Importância Da Guarda Compartilhada No Direito de Família

A Importância Da Guarda Compartilhada No Direito de Família A Importância Da Guarda Compartilhada No Direito de Família Graziela Morais CARDOSO 1 RESUMO: O presente artigo busca informar sobre a importância da guarda compartilhada e os seus benefícios para os filhos

Leia mais

A possibilidade de admissão de prova ilícita nos casos de alienação parental, considerando o Princípio da Dignidade Humana e o da Proporcionalidade

A possibilidade de admissão de prova ilícita nos casos de alienação parental, considerando o Princípio da Dignidade Humana e o da Proporcionalidade A possibilidade de admissão de prova ilícita nos casos de alienação parental, considerando o Princípio da Dignidade Humana e o da Proporcionalidade Cimara Santos da Silva RESUMO: O presente projeto tem

Leia mais

PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO

PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO PARÂMETROS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO GT III Efetividade do Sistema de Proteção às Crianças e aos Adolescentes na América Latina. Tamires Cristina Feijó de Freitas

Leia mais

3º Fórum de Pediatria/CFM

3º Fórum de Pediatria/CFM 3º Fórum de Pediatria/CFM Fundamentos éticos e legais do atendimento a vítimas de violência Aspectos Legais José Alejandro Bullón Coordenador Jurídico do CFM Aspectos legais do atendimento vítimas de violência

Leia mais

ALIENAÇÃO PARENTAL À LUZ DA LEI 12318/2010

ALIENAÇÃO PARENTAL À LUZ DA LEI 12318/2010 326 RESUMO ALIENAÇÃO PARENTAL À LUZ DA LEI 12318/2010 Rosilaine Carvalho de Castro 1 Neste trabalho abordar-se-á a alienação parental nos casos que envolvam família, mais precisamente as crianças e adolescentes.

Leia mais

PRINCIPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA NA GUARDA COMPARTILHADA Autores: Gagstetter, G.

PRINCIPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA NA GUARDA COMPARTILHADA Autores: Gagstetter, G. PRINCIPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA NA GUARDA COMPARTILHADA Autores: Gagstetter, G. Resumo: Em caso de separação, a regra até pouco tempo atrás prevalecia a guarda unilateral em que um dos pais obtinha

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR O ECA define três modalidades de família. São elas: NATURAL (art. 25, Caput) EXTENSA OU AMPLIADA (art. 25, único) SUBSTITUTA (art. 28) NATURAL Entende-se por família natural

Leia mais

ÓRFÃOS DE PAIS VIVOS: OS DANOS EXISTENCIAIS CAUSADOS PELA ALIENAÇÃO PARENTAL

ÓRFÃOS DE PAIS VIVOS: OS DANOS EXISTENCIAIS CAUSADOS PELA ALIENAÇÃO PARENTAL ÓRFÃOS DE PAIS VIVOS: OS DANOS EXISTENCIAIS CAUSADOS PELA ALIENAÇÃO PARENTAL Área temática: Direitos Humanos e Justiça Anderson Pereira Tomaz; Elisângela Geraldo Rosa; Sheila Martignago Saleh; Renise Teresinha

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Uma gestante pode manifestar o seu desejo de entregar a criança para adoção mesmo antes do nascimento. - Para reger estas situações, aplica-se

Leia mais

A família. contemporânea. à luz do DIREITO

A família. contemporânea. à luz do DIREITO A família contemporânea à luz do DIREITO A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA À LUZ DO DIREITO A Família é a primeira forma de relação vivenciada pelo indivíduo, é o seu primeiro contato com o mundo, no qual ele vai

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Procedimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Procedimentos: a partir do art. 152, o Estatuto passa a regulamentar os procedimentos

Leia mais

Núcleo de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito NUPEDIR VIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MIC) 20 de novembro de 2015

Núcleo de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito NUPEDIR VIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MIC) 20 de novembro de 2015 ALIENAÇÃO PARENTAL ÀS AVESSAS Cíntia Wrasse 1 Leticia Gheller Zanatta Carrion 2 SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO. 2 ALIENAÇÃO PARENTAL. 3 CONSEQUÊNCIAS DA ALIENAÇÂO PARENTAL. 4 ALIENAÇÃO PARENTAL ÀS AVESSAS. 5 CONCLUSÃO.

Leia mais

(Em apenso os PLs 6.362, de 2009, e 800, de 2011)

(Em apenso os PLs 6.362, de 2009, e 800, de 2011) COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI N o 4.569, DE 2008 (Em apenso os PLs 6.362, de 2009, e 800, de 2011) Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da

Leia mais

A SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL: UM FANTASMA VIVENCIADO PELOS FILHOS

A SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL: UM FANTASMA VIVENCIADO PELOS FILHOS A SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL: UM FANTASMA VIVENCIADO PELOS FILHOS Paula Pereira Mello 1 Luíza Iglesias Py Menezes 2 Fernanda Pires Jaeger 3 RESUMO A Síndrome de Alienação parental na atualidade é um

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina Seção II - Das Medidas Protetivas de Urgência que Obrigam o Agressor Art. 22. Constatada

Leia mais

GUARDA COMPARTILHADA: UMA RELAÇÃO EQUILIBRADA PARA A SAÚDE PSICOLÓGICA E SOCIAL DOS FILHOS

GUARDA COMPARTILHADA: UMA RELAÇÃO EQUILIBRADA PARA A SAÚDE PSICOLÓGICA E SOCIAL DOS FILHOS GUARDA COMPARTILHADA: UMA RELAÇÃO EQUILIBRADA PARA A SAÚDE PSICOLÓGICA E SOCIAL DOS FILHOS Laura Maria Costa Corrêa 1 ; Natália Tiemi Hanaoka Prado 2 ; Rômulo Almeida Carneiro 3 RESUMO: Este trabalho tem

Leia mais

A Psicodinâmica da Alienação Parental

A Psicodinâmica da Alienação Parental A Psicodinâmica da Alienação Parental Por Andreia Calçada CRP05/18785 Psicóloga Clínica e Jurídica www.clinicaexpansao.com.br andreiacalcada@intermidia.net Sob a ótica da criança, do alienador e do alienado

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO- FACULDADE ASCES BACHARELADO EM DIREITO

ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO- FACULDADE ASCES BACHARELADO EM DIREITO 0 ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO- FACULDADE ASCES BACHARELADO EM DIREITO EFICÁCIA DAS SANÇÕES PREVISTAS NA LEI DE ALIENAÇÃO PARENTAL GABRIELA FERREIRA G. DE FREITAS CARUARU 2015 1

Leia mais

Modificações no Estatuto das Famílias

Modificações no Estatuto das Famílias Modificações no Estatuto das Famílias Projeto de Lei 2.285/2007, apensado ao PL 675/2007 PROJETO ORIGINAL deputado Sérgio Barradas (PT-BA) Art. 91 Constituindo os pais nova entidade familiar os direitos

Leia mais

Ana Laura Guimarães Gaudioso

Ana Laura Guimarães Gaudioso 1 Ana Laura Guimarães Gaudioso ALIENAÇÃO PARENTAL: A mediação deveria ser utilizada com alternativa de solução do conflito? Monografia apresentada à Coordenação de Direito da Faculdade de Pará de Minas

Leia mais

Adoção: Os desafios de quem ganha. mais... Gagliasso, Titi, Giovanna Ewbank. Professor Roberson

Adoção: Os desafios de quem ganha. mais... Gagliasso, Titi, Giovanna Ewbank. Professor Roberson Adoção: Os desafios de quem ganha Professor Roberson Bruno Calegaro Gagliasso, Titi, Giovanna Ewbank mais... Garantir um direito? Resolver um problema? Adoção: Para a língua portuguesa, adotar de acordo

Leia mais

AS MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA NA DINÂMICA DO NUMAPE/UEPG

AS MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA NA DINÂMICA DO NUMAPE/UEPG 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO AS MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA NA DINÂMICA

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 01

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 01 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima O art. 693 do NCPC traz menção expressa das Ações do Direito de Família, conforme segue: Art. 693. As

Leia mais

YASMIN IZABEL MARQUES BATISTA JUDICIALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES FAMILIARES NA CONTEMPORANEIDADE: SANÇÕES APLICADAS AO GENITOR ALIENADOR NO DISTRITO FEDERAL

YASMIN IZABEL MARQUES BATISTA JUDICIALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES FAMILIARES NA CONTEMPORANEIDADE: SANÇÕES APLICADAS AO GENITOR ALIENADOR NO DISTRITO FEDERAL Centro Universitário De Brasília UniCEUB Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais - FAJS YASMIN IZABEL MARQUES BATISTA JUDICIALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES FAMILIARES NA CONTEMPORANEIDADE: SANÇÕES APLICADAS

Leia mais

Palavras-chave: alienação parental, convivência familiar, família, poder familiar, síndrome da alienação parental.

Palavras-chave: alienação parental, convivência familiar, família, poder familiar, síndrome da alienação parental. ALIENAÇÃO PARENTAL E A GUARDA COMPARTILHADA PARENTAL ALIENATION AND SHARED CUSTODY Gabriela Thábata Cândido Ramos Aluna do Curso de Direito, graduando na Faculdades Integradas Promove de Brasília, no ano

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Adoção e a espera do amor Maria Berenice Dias * Como citar este artigo: DIAS, Maria Berenice. Adoção e a espera do amor. Disponível em: http://www.blogdolfg.com.br.20 outubro. 2007.

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão PJe - Processo Judicial Eletrônico 30/11/2018 Número: 0862056-53.2018.8.10.0001 Classe: AÇÃO CIVIL PÚBLICA Órgão julgador: Vara de Interesses Difusos e Coletivos

Leia mais

ALIENAÇÃO PARENTAL - MEIOS DE PREVENÇÃO ADOTADOS PELO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

ALIENAÇÃO PARENTAL - MEIOS DE PREVENÇÃO ADOTADOS PELO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO ALIENAÇÃO PARENTAL - MEIOS DE PREVENÇÃO ADOTADOS PELO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO Priscila Fernandes Santana 1, Ana Maria Viola de Sousa 2, Maurício Martins Alves 3 1 Univap (Faculdade de Direito), discente,

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Faculdade de Direito Teoria Geral do Processo 2 Professor Vallisney Grupo: Daniel Rezende (13/0106607), Leonardo Maia (13/0120171), Vitor Salazar (13/0137227), Diogo Eira (13/0107701).

Leia mais