O Guia da Base Nacional Comum Curricular

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Guia da Base Nacional Comum Curricular"

Transcrição

1 O Guia da Base Nacional Comum Curricular

2 Introdução Índice Qual é o papel de O Líder em Mim? O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? O que está por vir? O que são competências e habilidades socioemocionais e como são apresentadas na BNCC? Conclusão

3 01 Introdução Você já deve ter ouvido falar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento unifica os conteúdos que devem ser ensinados a todas as crianças e jovens desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e irá modificar o dia a dia escolar de alunos e professores em todo o país. Mas, afinal, o que é a Base e qual é o papel de O Líder em Mim? Confira o documento a seguir para entender mais a proposta da Base e suas implicações na educação do país. E também compreender como O Líder em Mim auxilia nesse processo.

4 02 O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo (força de lei) que define o conjunto de aprendizagens progressivas e essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem em qualquer lugar do país. O objetivo da BNCC é promover a melhoria da educação com equidade, além de impulsionar outras políticas públicas que, juntas, podem resultar na melhoria do aprendizado dos estudantes do país. Com a implementação da base, há mais clareza do que será ensinado nas salas de aula, dessa forma, a formação inicial e continuada dos educadores, a produção de materiais didáticos e as matrizes das avaliações podem ser alinhadas, reorganizando o sistema educacional de forma mais eficaz.

5 02 A base estabelece o núcleo comum do que deve ser ensinado aos alunos de todas as escolas do país, públicas e privadas, ao longo da Educação Básica. Sendo assim, os projetos políticos pedagógicos das escolas e sistemas de ensino das redes devem incluir os mesmos conteúdos básicos, garantindo a equidade dos currículos em todo o território nacional. A necessidade de fixar conteúdos mínimos já estava prevista na Constituição de 1988 e na LDB (Lei de Diretrizes e Bases) de 1996, além disso, o PNE (Plano Nacional de Educação) de 2014 apontava a BNCC como uma das estratégias necessárias para atingir as metas de qualidade para a Educação entre Em 2015 o Ministério da Educação (MEC) formou um grupo composto por educadores, técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação e pesquisadores de universidades como o grupo responsável pela elaboração do texto. O processo de construção do documento incluiu consultas e audiências públicas, e a terceira versão do documento foi aprovada e homologada pelo Ministério da Educação em dezembro de 2017.

6 02 A base estipula 60% dos conteúdos que os currículos devem abordar, os demais 40% dizem respeito à parte diversificada, os quais serão definidos pelos estados e municípios e incluirão as diversidades locais, bem como abordagens metodológicas de como ensinar. As escolas e redes podem fazer mais, mas não menos do que o proposto pela base. Vale lembrar que a base não é um currículo, mas é o ponto de partida para a construção de um, ao organizar e articular as habilidades a ser ensinadas ao longo da Educação Básica. Seu foco está em o que ensinar, já a parte do como ensinar, fica a cargo de redes, escolas e professores. Mais do que ensinar conteúdos, a base propõe que os estudantes desenvolvam as competências necessárias para a reflexão crítica e o exercício da cidadania. Trazer para o currículo uma formação mais humana em que as competências e habilidades socioemocionais perpassem de maneira transdisciplinar as habilidades cognitivas é um dos objetivos da BNCC, além de promover a formação integral dos estudantes.

7 03 O que são competências e habilidades socioemocionais e como elas são apresentadas na BNCC? As competências socioemocionais são um conjunto de habilidades sociais e emocionais que impactam nosso comportamento, atitudes, modos de pensar e sentir, e são tão importantes quanto a leitura, a escrita ou o cálculo. Com a aprendizagem socioemocional é possível ajudar os alunos a conhecerem o que gostam de estudar, como aprendem de maneira mais eficaz, o que os faz desistir, em que costumam errar, quais são as emoções que os dominam quando fracassam ou são provocados. E em particular, estimulá-los a descobrir quais são seus sonhos e de que forma persistir em alcançá-los. Na sala de aula, o desenvolvimento das competências socioemocionais promove o aumento do rendimento escolar e a diminuição de problemas de indisciplina. Além disso, alunos que participam de programas de educação socioemocional tem mais chances de concluir a educação básica e superior, fazer mais amigos, ter melhores oportunidades de emprego e relações mais saudáveis com as pessoas que os cercam.

8 03 Entre as 10 competências gerais propostas pela Base, 4 são de caráter socioemocional: Autogestão: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. Autoconhecimento e autocuidado: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo. Empatia e cooperação: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, orientação sexual, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosa ou de qualquer outra natureza, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer. Autonomia e responsabilidade: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base nos conhecimentos construídos na escola, segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. As habilidades socioemocionais são descritas como direitos de aprendizagem das crianças e jovens brasileiros, que desde a Educação Infantil ao Ensino Médio poderão entrar em contato com as próprias potencialidade e emoções, e desenvolver-se de forma integral desde o início do processo escolar.

9 04 Qual é o papel de O Líder em Mim? Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano, O Líder em Mim é um processo desenvolvido para promover mudanças de paradigmas com profundo impacto em alunos e educadores, por meio da aquisição de habilidades socioemocionais e de liderança, favorecendo a promoção da educação integral, que visa o desenvolvimento humano global voltado para o reconhecimento e acolhimento do indivíduo em suas singularidades e diversidade, para que os estudantes se tornem protagonistas das próprias vidas e da transformação da sociedade. O Programa foi desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos EUA, baseado no consagrado livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e adaptado à realidade brasileira para escolas do nível básico, com foco no Ensino Infantil e no Ensino Fundamental. Com a aprovação da BNCC, a formação integral torna-se obrigatória, e as competências socioemocionais passam a fazer parte do currículo escolar. O Líder em Mim, é um processo que estrutura o currículo socioemocional na escola promovendo as competências estipuladas pela BNCC. Em um mundo cada vez mais exigente, compreender o estudante de maneira integral tornou-se fundamental, assim como prepará-los para os desafios do século XXI, necessárias para tornar os alunos mais independentes e confiantes, para que tenham sucesso na escola e na vida, e para que sejam agentes transformadores de uma sociedade melhor.

10 04 O Líder em Mim trabalha com a vivência dos 7 hábitos e com a quebra de paradigmas, ajudando alunos e educadores a enxergarem as situações de uma forma diferente (VER), mudando comportamentos (FAZER) e, assim, alcançando resultados novos e consistentes (OBTER). A implantação de O Líder em Mim nas escolas promove: Nos alunos, a autoconfiança, trabalho em equipe, iniciativa, criatividade, liderança, capacidade de solucionar problemas, comunicação, consciência da diversidade entre as pessoas e desempenho acadêmico; Aprimora a cultura organizacional da escola; Melhora a imagem da escola como um todo; Aumenta a motivação e o engajamento dos professores; Eleva a satisfação de pais e professores; E reduz a incidência de indisciplina, bullying, reclamações e conflitos.

11 04 O Líder em Mim, antes mesmo da aprovação e homologação da Base, já promovia o desenvolvimento das competências socioemocionais, a partir da vivência dos 7 hábitos e será um grande auxilio para as escolas na implementação da Base: Seja proativo Hábito O que trabalha? Competências Gerais da BNCC Comece com o objetivo em mente Faça primeiro o mais importante Responsabilidade, escolha, iniciativa e respeito Visão, comprometimento e propósito Foco, integridade, disciplina e priorização Pense ganha-ganha Benefício mútuo, justiça e abundância Procure primeiro compreender, para depois ser compreendido Respeito, compreensão mútua, empatia e coragem Crie sinergia Criatividade, cooperação, diversidade e humildade Afine o instrumento Renovação, melhoria contínua e equilíbrio Autogestão, autoconhecimento e autocuidado, autonomia e responsabilidade Autogestão, autoconhecimento e autocuidado, autonomia e responsabilidade Autogestão, autonomia e responsabilidade Empatia e cooperação, autonomia e responsabilidade Empatia e cooperação, autonomia e responsabilidade Empatia e cooperação Autoconhecimento e autocuidado

12 05 O que está por vir? O MEC estima que o processo de implementação da BNCC nas redes e escolas deve durar dois anos e irá influenciar a formação de professores, exigirá adequações dos materiais didáticos e alterará as avaliações externas (Prova Brasil, ANA, vestibulares, etc.) que deverão cobrar os conteúdos a partir da estrutura da base. Diretores e coordenadores pedagógicos serão responsáveis pela interpretação e adequação dos conteúdos da base à realidade de cada escola, também será necessário desenhar ações e estratégias para apoiar os alunos com defasagem em relação ao que será exigido como conhecimento mínimo para determinada série de acordo com a base. Também é importante que os professores recebam formação e apoio adequados para a implementação das mudanças curriculares estabelecidas pela base. O desafio das escolas e redes será analisar a BNCC e compará-la aos currículos já existentes. Isso servirá para definir o que manter e, assim, preservar as características específicas da realidade local e o que modificar para atender às novas exigências. Nas escolas, gestores e professores deverão refletir em conjunto sobre como transformar as propostas em realidade, e para isso, é importante oferecer condições de aprendizagem, trabalho e infraestrutura, assim a equidade será uma realidade nas salas de aula.

13 06 Conclusão Com a inclusão das competências socioemocionais no currículo escolar obrigatório, O Líder em Mim auxilia e fortalece as escolas parceiras na implementação da Base Nacional Comum Curricular, promovendo o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o sucesso dos estudantes na escola e na vida. Crédito das imagens: Freepik.com

14

A BNCC e o Direito de Aprender

A BNCC e o Direito de Aprender A BNCC e o Direito de Aprender 2 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, em qualquer lugar do país É

Leia mais

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017

A BNCC E SUA APLICAÇÃO. Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 A BNCC E SUA APLICAÇÃO Ghisleine Trigo Silveira 23/11/ 2017 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO O QUE É A BNCC? - Documento de caráter normativo; - Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

A construção da Base. Setembro. Abril de Maio de I n í c i o. elaboração. Versão 2: 9 mil Educadores. Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE

A construção da Base. Setembro. Abril de Maio de I n í c i o. elaboração. Versão 2: 9 mil Educadores. Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE A construção da Base 2014 Setembro de 2015 Maio de 2016 Abril de 2017 I n í c i o elaboração Versão 1: 12 milhões contribuições Versão 2: 9 mil Educadores Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE A Base Define

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Após passar pela a etapa da Educação Infantil estruturada pelas interações e brincadeiras, as crianças iniciam a etapa do Ensino Fundamental, a qual introduz uma nova estrutura em sua vida escolar baseada

Leia mais

DE OLHO NA BNCC. Volume 1

DE OLHO NA BNCC. Volume 1 DE OLHO NA BNCC Volume 1 Afinal, o que é a BNCC? Linha do tempo A importância de ter uma Base Comum Orientação por competências Base Comum Parte diversificada MATERIAL DE ACORDO Base Nacional Comum Curricular

Leia mais

Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular

Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular A Lei de Diretrizes e Bases Educacionais já teve importantes alterações em sua estrutura, o que levantou alguns questionamentos sobre o novo direcionamento

Leia mais

RUMO À BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL

RUMO À BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO À BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL Gestão de conteúdo Carlos Eduardo Lavor (Caê) Revisão Fernanda Silva Pinto Vernier Gustavo Furniel Márcio Miranda Pablo López Silva Philippe Spitaleri Kaufmann (PH) Raphael

Leia mais

Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC. BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017

Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC. BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017 Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da BNCC BNCC: Versão 3 Brasília, 26/01/2017 1 INTRODUÇÃO 1.3. Os fundamentos pedagógicos da BNCC Compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global (dimensões

Leia mais

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo Trabalho de gramática e texto Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprimore habilidades trabalhadas

Leia mais

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E INOVAÇÃO EDUCACIONAL. Elder Sidney Saggioro 1 ; Thaís Benetti de Oliveira 2

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E INOVAÇÃO EDUCACIONAL. Elder Sidney Saggioro 1 ; Thaís Benetti de Oliveira 2 A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E INOVAÇÃO EDUCACIONAL Elder Sidney Saggioro 1 ; Thaís Benetti de Oliveira 2 1 Discente do Curso de Pedagogia, elder.saggioro@gmail.com; 2 Docente do Centro de Ciências

Leia mais

A BNCC E A NOSSA ESCOLA

A BNCC E A NOSSA ESCOLA A BNCC E A NOSSA ESCOLA 40 min DURAÇÃO SUGERIDA O QUE QUEREMOS COM ESSA ATIVIDADE? Contextualizar todos os participantes e esclarecer dúvidas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino

Leia mais

O que já sabemos sobre a BNCC?

O que já sabemos sobre a BNCC? Tânia Bárbara O que já sabemos sobre a BNCC? Base Nacional Comum Curricular Resolução com força de Lei (homologada em 20 de Dezembro de 2017). Não é CURRÍCULO e sim deve nortear ao mesmos. Documento NOVO,

Leia mais

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo ou infográfico Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprofunde

Leia mais

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos EF).

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos EF). A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos EF). Principais Características Alunos do ensino fundamental I e II; Desenvolvido

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

E O DESAFIO DA AVALIAÇÃO

E O DESAFIO DA AVALIAÇÃO COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O DESAFIO DA AVALIAÇÃO INTRODUÇÃO Do que um indivíduo precisa para viver bem no século XXI? Em meio a uma realidade de transformações rápidas e constantes, é reconhecido

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO São Paulo janeiro de 2017 BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM Base Nacional Comum prevista: FLEXIBILIDADE

Leia mais

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL BNCC ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVO: mostrar e estrutura que a Base Nacional Comum Curricular traz sobre o Ensino Fundamental I. A BNCC foi prevista na: Constituição de 1988; LDB de 1996; Plano Nacional de

Leia mais

O que é O Líder em Mim?

O que é O Líder em Mim? O que é O Líder em Mim? Agenda Entender o que é o programa O Líder em Mim: quais seus objetivos e quais suas principais práticas Entender como este programa deve ser implantado: qual o passo a passo, qual

Leia mais

CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) Belo Horizonte, Reunião ANEC 23/04/2018

CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) Belo Horizonte, Reunião ANEC 23/04/2018 CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA BNCC José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) Belo Horizonte, Reunião ANEC 23/04/2018 Em que consiste a BNCC? A BNCC define o que todos os alunos têm o direito

Leia mais

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 As competências socioemocionais são saberes que você pode aprender; pode praticar;

Leia mais

Orientações para os primeiros dias letivos

Orientações para os primeiros dias letivos Orientações para os primeiros dias letivos Com foco na Aprendizagem Matemática Ensino Fundamental Anos Finais Ensino Médio O pressuposto tanto biológico quanto filosófico de que o homem é um ser inacabado,

Leia mais

A importância da educação integral no desenvolvimento pleno das pessoas. Mozart Neves Ramos

A importância da educação integral no desenvolvimento pleno das pessoas. Mozart Neves Ramos A importância da educação integral no desenvolvimento pleno das pessoas Mozart Neves Ramos Constituição Federal Brasileira Artigo Nº 205 A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será

Leia mais

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto progressivo

Leia mais

Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC

Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC REFERENCIAL CURRICULAR NOS SISTEMAS DE ENSINO: da complexidade a praticidade. CONCEITO DE BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Leia mais

RUMO À BNCC ENSINO FUNDAMENTAL

RUMO À BNCC ENSINO FUNDAMENTAL RUMO À BNCC ENSINO FUNDAMENTAL Gestão de conteúdo Carlos Eduardo Lavor (Caê) Revisão Fernanda Silva Pinto Vernier Gustavo Furniel Márcio Miranda Pablo López Silva Philippe Spitaleri Kaufmann (PH) Raphael

Leia mais

GESTÃO PARA EDUCAÇÃO MUNICIPAL - GEM Estrutura da secretaria e práticas pedagógicas

GESTÃO PARA EDUCAÇÃO MUNICIPAL - GEM Estrutura da secretaria e práticas pedagógicas GESTÃO PARA EDUCAÇÃO MUNICIPAL - GEM Estrutura da secretaria e práticas pedagógicas Apresentação: Regina Shudo Projetado por Pressfoto - Freepik.com COMO MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA? O

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS Apresentação Este material tem o objetivo de apoiar as equipes de currículo dos estados* no início do processo de (re)elaboração curricular, subsidiando

Leia mais

Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações

Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações Prof. - Outubro/2018 BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Leia mais

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular Introdução As redes de ensino terão papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base promoverá

Leia mais

INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação COLEGIADO: CNE/CP

INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação COLEGIADO: CNE/CP INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação UF: DF ASSUNTO: Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), em complementação

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

GUIA DA BASE COMO ENTENDER E INTERPRETAR O DOCUMENTO QUE VAI SER REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO DO BRASIL

GUIA DA BASE COMO ENTENDER E INTERPRETAR O DOCUMENTO QUE VAI SER REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO DO BRASIL GUIA DA BASE COMO ENTENDER E INTERPRETAR O DOCUMENTO QUE VAI SER REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO DO BRASIL Introdução Introdução O QUE É A BASE? QUAIS AS DIFERENÇAS? A BASE TRAZ DIREITOS DE APRENDIZAGENS DOS

Leia mais

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola.

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Palestras: A Filosofia na Escola Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Para aprofundar a formação continuada de professores, apresentamos a seguir alguns

Leia mais

FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO Q U E I N D I V Í D U O S Q U E R E M O S F O R M A R? Formação de lideranças e cidadãos conectados com a sociedade, éticos e protagonistas. Desenvolvimento de lideranças com a valorização

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC Constituição de 1988 Artigo 210 Marcos Legais LDB Artigo 26 PNE Meta 7 Constituição Federal de 1988 - Artigo 210 Já reconhece a necessidade de que sejam fixados conteúdos

Leia mais

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular Introdução As redes de ensino terão papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base promoverá

Leia mais

Currículos para Educação Integral

Currículos para Educação Integral Currículos para Educação Integral Seminário Planejamento e Gestão Educacional Regime de Colaboração São Paulo, 31 de janeiro de 2018 Instituto Ayrton Senna: Quem somos? Premissas para um trabalho conjunto

Leia mais

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018 O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo Angélica de Almeida Merli Abril/2018 1 Objetivo Apresentar o programa de escola de tempo integral de São Paulo. 2 - Dezembro de 2005 Histórico - Rede Estadual

Leia mais

CURRÍCULOS E PROGRAMA

CURRÍCULOS E PROGRAMA CURRÍCULOS E PROGRAMA CURRÍCULO: Base Nacional Comum Prof. Me. Renato Borges Palavras-chave: BNCC, Ideologia; educação básica. www.youtube.com/c/profrenatoborges www.professorrenato.com contato@professorrenato.com

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 4, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando

Leia mais

O ENSINO DE FILOSOFIA NOS PRÓXIMOS ANOS: uma leitura da BNCC

O ENSINO DE FILOSOFIA NOS PRÓXIMOS ANOS: uma leitura da BNCC Página1 O ENSINO DE FILOSOFIA NOS PRÓXIMOS ANOS: uma leitura da BNCC EMENTA O curso lida com conteúdos que visam aprendizagens relativas aos conhecimentos sobre o ensino de Filosofia e busca contribuir

Leia mais

ATPCG 05/06/ PCG Luiz

ATPCG 05/06/ PCG Luiz ATPCG 05/06/2018 Email: prof.luizcarlosdesouza@gmail.com PCG Luiz PAUTA DO ATPCG 05/06/18 Guias de Aprendizagem. Acompanhamento Nos diários sobre o conteúdo do Nivelamento. Publicar PIAFs no site da escola.

Leia mais

1988 Constituição Federal Conteúdos Mínimos. LDB (Lei 9394/1996) - BNCC PCN. Currículo em Movimento e Indagações sobre o Currículo 1ª CONAE

1988 Constituição Federal Conteúdos Mínimos. LDB (Lei 9394/1996) - BNCC PCN. Currículo em Movimento e Indagações sobre o Currículo 1ª CONAE LINHA DO TEMPO 1988 Constituição Federal Conteúdos Mínimos 1996 LDB (Lei 9394/1996) - BNCC 1997 a 2000 PCN 2008 a 2010 Currículo em Movimento e Indagações sobre o Currículo 2010 1ª CONAE 2002 a 2012 Diretrizes

Leia mais

Aprendizagem Criativa

Aprendizagem Criativa Aprendizagem Criativa e a BNCC Como transformar a escola com a Aprendizagem Criativa Entrevista Anna Penido A Aprendizagem Criativa e as competências da BNCC INOVAÇÃO Como transformar a escola com a Aprendizagem

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, em qualquer lugar do país É obrigatória para todas as escolas

Leia mais

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019 A formação geral comum São Paulo, junho de 2019 BNCC A formação comum Objetivo: compreender o sentido de formação geral comum e aplica-la na estruturação dos tópicos que devem estar contidos para a redação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 (*)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 (*) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 (*) Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada

Leia mais

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira Tudo muda Mercedes Sosa Muda o superficial Muda também o profundo Muda o modo de pensar Muda tudo

Leia mais

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020.

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. Competências socioemocionais As competências socioemocionais

Leia mais

Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea

Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea Bem-vindo Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO (PNUD programa das Nações Unidas para o desenvolvimento - 1990) Habilidades

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular - direitos e objetivos de aprendizagem: papel do gestor e do professor. Dra. Sônia Regina Victorino Fachini

Base Nacional Comum Curricular - direitos e objetivos de aprendizagem: papel do gestor e do professor. Dra. Sônia Regina Victorino Fachini Base Nacional Comum Curricular - direitos e objetivos de aprendizagem: papel do gestor e do professor Dra. Sônia Regina Victorino Fachini O QUE É A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR? A Base Nacional Comum

Leia mais

Formação de Professores para BNCC e novos currículos. O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração

Formação de Professores para BNCC e novos currículos. O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração Formação de Professores para BNCC e novos currículos O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração Pela primeira vez, o Brasil determinou o que toda criança tem o direito de aprender, a

Leia mais

Fundamentos. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter. das Atividades

Fundamentos. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter. das Atividades Fundamentos das Atividades SUMÁRIO 1 Introdução 2 O que é Educação Socioemocional? 3 Desenvolvimento das Competências Socioemocionais 4 Abordagens Pedagógicas 5 Metodologia Os Planos de Atividades intitulados

Leia mais

A Inteligência Relacional e a BNCC. A Inteligência Relacional e a BNCC

A Inteligência Relacional e a BNCC. A Inteligência Relacional e a BNCC A Inteligência Relacional e a BNCC 1 O texto da BNCC leva em conta que, no novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo,

Leia mais

O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: PLANO DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DA AULA

O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: PLANO DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DA AULA O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: PLANO DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DA AULA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) OU PROPOSTA PEDAGÓGICA Representa a ação intencional e um compromisso sociopolítico definido coletivamente

Leia mais

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo.

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo. Para garantir sua implementação e gestão, é fundamental que a Política de Educação Integral conte com um Plano de Formação que contemple todos os envolvidos cada qual em sua especificidade, garantindo

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

Posicionamento: Centro de Referências em Educação Integral

Posicionamento: Centro de Referências em Educação Integral Posicionamento: Centro de Referências em Educação Integral 1. Conceito A Educação Integral (EI) é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas

Leia mais

Currículos e Programas. Profª. Luciana Eliza dos Santos

Currículos e Programas. Profª. Luciana Eliza dos Santos Currículos e Programas Profª. Luciana Eliza dos Santos Retomando aspectos da aula anterior: O processo de aprendizagem é resultado de um processo de desenvolvimento, em grande parte, interno à pessoa...

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC 2018

IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC 2018 IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC 2018 O MOVIMENTO PELA BASE Grupo não governamental formado por profissionais e pesquisadores da educação que desde 2013 atua para facilitar e acelerar a construção de uma BNCC de

Leia mais

BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018

BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018 BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018 Parecer CNE/CP Nº 11/2009 Dificilmente, com qualquer modelo, o Ensino Médio cumprirá suas

Leia mais

X Seminário Nacional 2017

X Seminário Nacional 2017 X Seminário Nacional 2017 *Legislação e orientações curriculares do Ensino médio no Brasil * Agenda atual das mudanças curriculares do ensino médio. Plano Nacional Educação (PNE 2014-2024). Base Nacional

Leia mais

Escola para todos: Inclusão de pessoas com deficiência

Escola para todos: Inclusão de pessoas com deficiência Escola para todos: Inclusão de pessoas com deficiência Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da

Leia mais

Base Nacional Comum. ANDIFES Brasília, abril de 2016 José Fernandes de Lima Conselheiro do CNE

Base Nacional Comum. ANDIFES Brasília, abril de 2016 José Fernandes de Lima Conselheiro do CNE Base Nacional Comum ANDIFES Brasília, abril de 2016 José Fernandes de Lima Conselheiro do CNE Uma Agenda Educacional Para quem? Para que? O que deve ser ensinado? (BNCC) Como ensinar? A construção de uma

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL NAS INFÂNCIAS

CHAMADA PÚBLICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL NAS INFÂNCIAS CHAMADA PÚBLICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL NAS INFÂNCIAS Das Disposições Preliminares Art. 1º - Constitui objeto do Edital de Práticas Pedagógicas para Educação Integral nas Infâncias

Leia mais

OBJETIVO DA REUNIÃO: Apresentar o Guia de Implementação;

OBJETIVO DA REUNIÃO: Apresentar o Guia de Implementação; OBJETIVO DA REUNIÃO: Apresentar o Guia de Implementação; Ouvir e discutir formas de apoio para as secretarias iniciarem a preparação para implementação. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Conjunto de aprendizagens

Leia mais

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo

Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo. Entrevista com Jorge Cascardo Como integrar as competências gerais da BNCC ao currículo Entrevista com Jorge Cascardo A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece as aprendizagens consideradas essenciais para os alunos brasileiros.

Leia mais

Contribuições da Undime para o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular

Contribuições da Undime para o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular Contribuições da Undime para o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular Virgínia Maria Pereira Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime Goiás Cleuza Repulho Dirigente

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL LEGADOS SUSTENTÁVEIS E CONSISTENTES PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA PROF. DR. ALEXSANDRO SANTOS INSTITUTO UNIBANCO / CÂMARA MUN. SP 13 MARÇO 2019 LEGADO: O que fica

Leia mais

Problematização inicial: Quais os significados do ensinar à ensinagem? Formação para e sobre o quê?

Problematização inicial: Quais os significados do ensinar à ensinagem? Formação para e sobre o quê? Planejamento Problematização inicial: Quais os significados do ensinar à ensinagem? Formação para e sobre o quê? Organização do conhecimento: Saberes docentes; currículo; projeto pedagógico. Aplicação

Leia mais

Conheça nossos cursos que incentivam práticas para inovar na educação.

Conheça nossos cursos que incentivam práticas para inovar na educação. Conheça nossos cursos que incentivam práticas para inovar na educação. VAMOS TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO? Se você, assim como nós, está em busca de transformações que melhorem a qualidade da educação oferecida

Leia mais

Sebastião Gomes Ferreira. Competências Gerais da BNCC. 06/02 10:00h 30min.

Sebastião Gomes Ferreira. Competências Gerais da BNCC. 06/02 10:00h 30min. Sebastião Gomes Ferreira Competências Gerais da BNCC 06/02 10:00h 30min. COMPETÊNCIAS GERAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Sebastião Gomes Ferreira Prof. Esp. Em educação Articulador ProBNCC do Conselho

Leia mais

ARTICULAÇÃO CURRICULAR E PROJETOS EMPREENDEDORES : UMA PRÁTICA INOVADORA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA

ARTICULAÇÃO CURRICULAR E PROJETOS EMPREENDEDORES : UMA PRÁTICA INOVADORA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA ARTICULAÇÃO CURRICULAR E PROJETOS EMPREENDEDORES : UMA PRÁTICA INOVADORA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA Evolução da Educação Integral 2016-2017-2018 120 67 100 80 60 26 33 40 20 5 3 7 0 INTEGRAIS

Leia mais

O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL

O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL JOSÉ FRANCISCO SOARES Conselho Nacional de Educação São Paulo, 13 de dezembro de 2017 SUMÁRIO I. Especificação do direito II. III.

Leia mais

Análise da proposta da BNCC para o Ensino Médio - Área de Linguagens e suas Tecnologias

Análise da proposta da BNCC para o Ensino Médio - Área de Linguagens e suas Tecnologias Análise da proposta da BNCC para o Ensino Médio - Área de Linguagens e suas Tecnologias Introdução e orientações Professores e professoras, Nesta atividade, vamos examinar a proposta da Base Nacional Comum

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVOS: Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe

Leia mais

Natal / RN Tema Central: construções sustentáveis

Natal / RN Tema Central: construções sustentáveis Natal / RN Tema Central: o conceito de construções sustentáveis e a importância do planejamento em obras, infra estrutura e planejamento de ações por meio da interdisciplinaridade. Casos e relatos importantes

Leia mais

Propor que os cursos de Pedagogia e outras licenciaturas incentivem o conhecimento e atuação nestes espaços. Incluir algumas horas de

Propor que os cursos de Pedagogia e outras licenciaturas incentivem o conhecimento e atuação nestes espaços. Incluir algumas horas de CARTA DE SÃO CARLOS Os participantes do VIII Seminário Estadual do Fórum Paulista de Educação de Jovens e Adultos, reunidos na Universidade Federal de São Carlos, no dia 03 de setembro de 2016 para refletir

Leia mais

O Lugar da Diversidade no contexto da Inclusão e Flexibilização Curricular: Alguns Apontamentos

O Lugar da Diversidade no contexto da Inclusão e Flexibilização Curricular: Alguns Apontamentos O Lugar da Diversidade no contexto da Inclusão e Flexibilização Curricular: Alguns Apontamentos Prof. Doutoranda. Alessandra Lopes Castelini UFPI/Feevale/IPL Sociedade Inclusiva e Multicultural? Educação

Leia mais

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA

REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE CPA REUNIÃO PREPARATÓRIA ENADE - 2017 CPA - 2017 PEDAGOGIA Portaria nº 510 COMPOSIÇÃO DO EXAME Prova (40 questões) Componente de Formação Geral 10 questões (25% da nota final) prova objetiva (8 questões) (60%)

Leia mais

Material Para Concurso

Material Para Concurso Assunto: PCNs Material Para Concurso 1- PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCNs Conceito Os PCNs são um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental e Médio em todo o país. São referenciais

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

v Conheça os cursos da CATÁLOGO

v Conheça os cursos da CATÁLOGO Conheça os cursos da CATÁLOGO 2018 1 Eleve a educação da sua escola para outro patamar Conheça os cursos chancelados pela empresa líder em educação no mundo 2 Nossos cursos trazem um conceito inovador

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Educação do futuro, agora! Mozart Neves Ramos

Educação do futuro, agora! Mozart Neves Ramos Educação do futuro, agora! Mozart Neves Ramos mozart@ias.org.br E a Sala de aula? Alfabetizar na idade certa as nossas crianças (Meta 5 do PNE) Prova ANA: Níveis de alfabetização ao final do 3 ano

Leia mais

SEMINÁRIO DE GESTÃO DA ANEC O CENÁRIO EDUCACIONAL, A BNCC E A LEI DO NOVO ENSINO MÉDIO

SEMINÁRIO DE GESTÃO DA ANEC O CENÁRIO EDUCACIONAL, A BNCC E A LEI DO NOVO ENSINO MÉDIO SEMINÁRIO DE GESTÃO DA ANEC O CENÁRIO EDUCACIONAL, A BNCC E A LEI DO NOVO ENSINO MÉDIO Cesar Callegari Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) Presidente da Comissão da Base Nacional Curricular Comum

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II. Professor Edson Aula 5

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II. Professor Edson Aula 5 CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO II Professor Edson Aula 5 A RESPEITO DA LEI Nº 6.362 DE 2018 DO RIO DE JANEIRO JULGUE O ITEM A SEGUIR: De acordo com o Art. 6º

Leia mais

Currículos da educação básica no Brasil. Primeira parte

Currículos da educação básica no Brasil. Primeira parte Currículos da educação básica no Brasil Primeira parte Currículo Etimologia: percurso (correre) ao longo da escolaridade; Significados: percurso do aluno para aprender; cultura científica, artística, linguística

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO 77. Tendo em vista a construção do PNE e do SNE como política de Estado, são apresentadas, a seguir, proposições

Leia mais

CURRÍCULO EM MOVIMENTO VERSÃO 2014 IV

CURRÍCULO EM MOVIMENTO VERSÃO 2014 IV Currículo em Movimento Versão 2014 IV CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CURRÍCULO EM MOVIMENTO VERSÃO 2014 IV AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A avaliação institucional é realizada pela comunidade escolar e tem a finalidade

Leia mais

Profa. Dra. Maria Inês Fini

Profa. Dra. Maria Inês Fini Profa. Dra. Maria Inês Fini 1 Um dos maiores desafios a serem enfrentados pelas escolas de educação básica na última década é o estabelecimento de uma política para a educação básica formal no Brasil para

Leia mais