Petróleo Prof. Philipe Laboissière

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Petróleo Prof. Philipe Laboissière"

Transcrição

1 Petróleo Prof. Philipe Laboissière

2 Cap. 2-Prospecção de Petróleo

3 Finalidade e métodos de prospecção Finalidade da prospecção de petróleo Visa fundamentalmente a dois objetivos: Localizar dentro de uma bacia sedimentar as situações geológicas que tenham condição para a acumulação de petróleo. Localizar de forma direta ou por instrumentação as rochas geradoras, reservatórios, selantes e limites estruturais.

4 Finalidade e métodos de prospecção Principais métodos de prospecção Métodos geológicos Geologia de superfície Aerofotogrametria e fotogeologia Geologia de subsuperfície Métodos potenciais Gravimetria Magnetometria Métodos sísmicos Refração e reflexão

5 Métodos de prospecção Métodos geológicos É a primeira etapa de um programa exploratório. O propósito é reconstruir as condições de formação e acumulação de hidrocarbonetos. Geologia de superfície: Identificação de algumas estruturas através do mapeamento das rochas que afloram na superfície. Construção de mapas geológicos que indicam áreas potenciais de acumulações de petróleo. Nesta fase existe a possibilidade de definir a perfuração de um poço pioneiro.

6 Métodos de prospecção Métodos geológicos Aerofotogrametria e fotogeologia A aerofotogrametria consiste em fotografar o terreno com um avião devidamente equipado, voando com altitude, velocidade e direção constantes. A fotogeologia consiste na determinação das feições geológicas onde dobras, falhas e o mergulho das camadas são visíveis.

7 Métodos de prospecção Métodos geológicos Geologia de subsuperfície Consistenoestudodedadosgeológicosobtidosdeum poço exploratório. As técnicas mais comuns envolvem: Descrição das amostras de rochas recolhidas na perfuração Estudo das formações perfuradas e sua profundidade Construção de mapas e seções estruturais através de correlações as informações de diferentes poços Identificação dos fósseis presentes nas amostras de rocha

8 Métodos de prospecção Métodos Potenciais Esgotados os recursos diretos de investigação, torna-se apropriada a prospecção por métodos indiretos, ou geofísicos. Gravimetria Medida do campo gravitacional por instrumentação (gravímetros). Permite estimar a espessura de sedimentos, rochas com densidades anômalas como domos de sal, e altos e baixos estruturais.

9 Métodos de prospecção Métodos Potenciais Magnetometria Tem como objetivo medir pequenas variações na intensidade do campo magnético terrestre, devido a irregular propriedades magnéticas/dielétricas de rochas. As medidas dependem de fatores como: latitude, altitude e direção de voo, variações diurnas (tempestades magnéticas).

10 Métodos de prospecção Métodos Sísmicos Sísmica O método sísmico de refração registra ondas refratadas com ângulo crítico e sua aplicação é bastante restrita atualmente. O método sísmico de reflexão é o método mais utilizado atualmente. As ondas são refletidas e refratadas em cada uma das camadas geológicas, devido a diferentes constituições petrofísicas da rocha.

11 Sismica Offshore

12 Exercício 1- Concurso/Exemplo (PETROBRAS Eng. de Petróleo Jr. 2008) 1 Os métodos usados na prospecção de petróleo são a) gravimetria e pictometria b) gravimetria e volumetria c) aerofotogrametria e volumetria d) aerofotogrametria e pictometria e) aerofotogrametria e gravimetria

13 Exercício 1- Concurso/Exemplo (PETROBRAS Eng. de Petróleo Jr. 2008) 1 Os métodos usados na prospecção de petróleo são a) gravimetria e pictometria b) gravimetria e volumetria c) aerofotogrametria e volumetria d) aerofotogrametria e pictometria e) aerofotogrametria e gravimetria Solução: Os métodos utilizados na prospecção de petróleo são: Métodos Geológicos: - Geologia de superfície; - Aerofotogrametria e foto geologia; Métodos Potenciais: Gravimetria Magnometria Métodos Sísmicos: Sísmica de Reflexão; Sísmica de Refração; Pictometria e Volumetria não são métodos de prospecção. Onde, a pictometria é um método laboratorial para estimar massa específica e a volumetria é um método laboratorial também chamado de titulação. Então sabemos que a alternativa é a e). Resposta: Alternativa e).

14 Exercício 2- Exemplo Exemplo 2 As variações de densidade em subsuperfície são utilizadas na exploração gravimétrica do petróleo, permitindo assim: a) fazer estimativas da espessura de sedimentos em uma bacia calcária, verificar a presença de rochas com densidades anômalas, como rochas ígneas e domos de sal, e preveraexistência de altos e baixos estruturais b) fazer estimativas da espessura de sedimentos em uma bacia secundária, verificar a presença de rochas com altas densidades, como rochas ígneas e domos de sal, e prever a existência de altos e baixos estruturais c) fazer estimativas da espessura de sedimentos em uma bacia hidrográfica, verificar a presença de rochas com baixas densidades, como rochas ígneas e domos de sal, e prever a existência de altos e baixos estruturais d) fazer estimativas da espessura de sedimentos em uma bacia calcária, verificar a presença de rochas com altas densidades, como rochas ígneas e domos de sal, e prever a existência de altos e baixos estruturais e) fazer estimativas da espessura de sedimentos em uma bacia sedimentar, verificar a presença de rochas com densidades anômalas, como rochas ígneas e domos de sal, e preveraexistência de altos e baixos estruturais

15 Exercício 2- Exemplo Exemplo 2 As variações de densidade em subsuperfície são utilizadas na exploração gravimétrica do petróleo, permitindo assim: a) fazer estimativas da espessura de sedimentos em uma bacia calcária, verificar a presença de rochas com densidades anômalas, como rochas ígneas e domos de sal, e preveraexistência de altos e baixos estruturais b) fazer estimativas da espessura de sedimentos em uma bacia secundária, verificar a presença de rochas com altas densidades, como rochas ígneas e domos de sal, e prever a existência de altos e baixos estruturais c) fazer estimativas da espessura de sedimentos em uma bacia hidrográfica, verificar a presença de rochas com baixas densidades, como rochas ígneas e domos de sal, e prever a existência de altos e baixos estruturais d) fazer estimativas da espessura de sedimentos em uma bacia calcária, verificar a presença de rochas com altas densidades, como rochas ígneas e domos de sal, e prever a existência de altos e baixos estruturais e) fazer estimativas da espessura de sedimentos em uma bacia sedimentar, verificar a presença de rochas com densidades anômalas, como rochas ígneas e domos de sal, e preveraexistência de altos e baixos estruturais Resolução: Nesta questão deveríamos saber que a gravimetria é utilizada em bacias sedimentares, uma vez que o objetivo desta técnica é fazer uma estimativa da espessura dos segmentos. Cabendo a alternativa e). Lembrando que todas as alternativas são idênticas só mudando o tipo de campo, sendo uma questão mais interpretativa. Resposta: Alternativa e)

16 Principais métodos de prospecção (3) Fatores que afetam a magnetometria Latitude Altitude de voo ou elevação Direção de voo Variações diurnas (tempestades magnéticas, ionização da alta atmosfera pelo sol) Propriedades das rochas

17 Exercício 3- Exemplo Exemplo 3 A prospecção magnética para o petróleo, denominada magnetometria, tem como objetivo maior medir pequenas variações na intensidade do campo magnético terrestre, consequência da distribuição irregular de rochas magnetizadas na subsuperfície. As medidas obtidas pelos magnetômetros nos levantamentos aeromagnéticos dependem dos fatores: a) latitude, altitude do voo ou elevação, direção de voo, variações diurnas e presença localizada de rochas com diferentes susceptibilidades magnéticas. b) longitude, latitude, direção de voo, variações noturnas e presença localizada de rochas com diferentes susceptibilidades magnéticas. c) longitude, direção de voo, variações noturnas e presença distribuída de rochas com diferentes susceptibilidades magnéticas. d) latitude e longitude, altitude de voo ou elevação, condições do voo, variações noturnas e presença distribuída de rochas com diferentes susceptibilidades magnéticas. e) latitude, altitude de voo ou elevação, direção de voo, variações diurnas e presença distribuída de rochas com diferentes susceptibilidades magnéticas.

18 Exercício 3- Exemplo Exemplo 3 A prospecção magnética para o petróleo, denominada magnetometria, tem como objetivo maior medir pequenas variações na intensidade do campo magnético terrestre, consequência da distribuição irregular de rochas magnetizadas na subsuperfície. As medidas obtidas pelos magnetômetros nos levantamentos aeromagnéticos dependem dos fatores: a) latitude, altitude do voo ou elevação, direção de voo, variações diurnas e presença localizada de rochas com diferentes susceptibilidades magnéticas. b) longitude, latitude, direção de voo, variações noturnas e presença localizada de rochas com diferentes susceptibilidades magnéticas. c) longitude, direção de voo, variações noturnas e presença distribuída de rochas com diferentes susceptibilidades magnéticas. d) latitude e longitude, altitude de voo ou elevação, condições do voo, variações noturnas e presença distribuída de rochas com diferentes susceptibilidades magnéticas. e) latitude, altitude de voo ou elevação, direção de voo, variações diurnas e presença distribuída de rochas com diferentes susceptibilidades magnéticas. Solução: Sabemos que a magnetometria dependem dos seguintes fatores: latitude, altitude de vôo ou elevação, direção de vôo, variações diurnas e presença localizada de rochas com diferentes susceptibilidades magnéticas. Então descartamos as alternativas que tem longitudes e variações noturnas, devendo estar atento que o fenômeno vai ser medido localizadamente, restando a alternativa a).

19 Exercício 4- Exemplo Exemplo 4 São apresentadas abaixo afirmativas sobre os métodos sísmicos de levantamento geofísico: I Método pelo qual a estrutura interior da Terra foi mapeada e que atualmente, na área de petróleo, tem sua aplicação bastante restringida. É também um método que faz o registro somente de ondas refratadas com ângulo crítico (head waves) e que possui grande aplicação na área de sismologia. II Método de prospecção mais utilizado atualmente na indústria de petróleo, fornecendo alta definição das feições geológicas em subsuperfícies propícias à acumulação de hidrocarbonetos e a um custo relativamente baixo. As afirmações acima correspondem aos métodos sísmicos: a)derefraçãoedecdp b)derefraçãoedereflexão c)dereflexãoederefração d) de sismografia sintética e de reflexão e) CDP e de sismografia sintética

20 Exercício 4- Exemplo Exemplo 4 São apresentadas abaixo afirmativas sobre os métodos sísmicos de levantamento geofísico: I Método pelo qual a estrutura interior da Terra foi mapeada e que atualmente, na área de petróleo, tem sua aplicação bastante restringida. É também um método que faz o registro somente de ondas refratadas com ângulo crítico(head waves) e que possui grande aplicação na área de sismologia. II Método de prospecção mais utilizado atualmente na indústria de petróleo, fornecendo alta definição das feições geológicas em subsuperfícies propícias à acumulação de hidrocarbonetos e a um custo relativamente baixo. As afirmações acima correspondem aos métodos sísmicos: a)derefraçãoedecdp b)derefraçãoedereflexão c)dereflexãoederefração d) de sismografia sintética e de reflexão e) CDP e de sismografia sintética Resolução: O método de refração sísmica mede o tempo que uma onda compressional (onda P) ou cisalhante (onda S), gerada por uma fonte sísmica, leva para viajar através das camadas da Terra e voltar aos sensores (geofones) instalados ao longo de uma linha na superfície do terreno. Medindo-se o tempo de percurso das ondas, os diferentes horizontes. O método sísmico de reflexão é o método de prospecção mais utilizado na indústria de petróleo atualmente, pois fornece alta definição das feições geológicas em subsuperfícies propícias a acumulação de hidrocarbonetos, a um custo relativamente baixo. Resposta: Alternativa b)

21 Exercício 5- Exemplo Exemplo 5 Dos métodos abaixo, assinale aquele que NÃO é considerado um método de avaliação das formações. a) Amostra de calha. b) Perfilagem. c) Teste de Produção. d) Teste de Miscibilidade. e) Teste de Injetividade.

22 Exercício 5- Exemplo Exemplo 5 Dos métodos abaixo, assinale aquele que NÃO é considerado um método de avaliação das formações. a) Amostra de calha. b) Perfilagem. c) Teste de Produção. d) Teste de Miscibilidade. e) Teste de Injetividade. Resolução: Dos métodos acima, o único que não coleta informações geológicas nem de reservatório é o teste de miscibilidade. Amostra de calha e perfilagem já foram discutidos aqui, testes de produção e injetividade coletam informações de reservatório após o poço ter sido perfurado. Resposta: Alternativa d)

23 Exercício 6- Exemplo/Concurso Caiu no Concurso! 6 Assinale a opção correta, acerca das características dos métodos geológicos e geofísicos utilizados na prospecção do petróleo. a) O método geológico de superfície já foi importante para a prospecção do petróleo, mas hoje consiste apenas em aquisição de dados geológicos embasados em mapas geológicos, com pouca conexão com métodos de subsuperfície, que tornam limitante a ideia tão necessária da profundidade e da estrutura das camadas sedimentares potenciais ao alojamento de hidrocarbonetos. b) O método potencial gravimétrico é o mais importante método de prospecção, pois fornece uma boa ideia da estrutura detalhada das bacias, embora seja muito limitado com método descobridor e delimitador de campos de petróleos. c) O método potencial da magnetometria é um método que apresenta poucas variações de medidas do campo magnético terrestre e, por isso, é utilizado na prospecção de petróleo por sua exatidão. Porém, não serve para distinguir as rochas do embasamento das rochas sedimentares de bacias sedimentares em profundidade. d) O método sísmico de refração compreende a propagação das ondas sísmicas em qualquer tipo de rocha e tem como base a refração das ondas com qualquer medida angular, dependendo apenas da diferença de composição do meio rochoso. É um método largamente aplicado na prospecção de petróleo na atualidade, porque se presta à distinção de camadas, em qualquer profundidade, no âmbito de uma bacia sedimentar, além de ter um custo muito baixo. e)ométodosísmicodereflexãoéummétodoqueutilizaasreflexõesdasondassísmicasemumrefletor, que se constitui em contatos de camadas ou superfícies anômalas de conteúdo fluido com qualquer inclinação, além de configurar estruturas, que são disponibilizadas para posterior análise. É o método de prospecção mais utilizado na indústria de petróleo atualmente.

24 Principais métodos de prospecção (3) Fatores que afetam a sísmica Densidade das rochas Espessura das camadas Tempo de propagação Presença de contatos entre rochas e fluidos de diferentes densidades Tipos de sísmica Reflexão (ângulo proporcional a impedância) Refração (por ângulo critico)

25 Principais métodos de prospecção (4) Coleta de informações de um poço durante a perfuração ou antes da produção Dados de cascalhos (mud logging) Amostra de calha Dados de testemunhos (petrofísicos e geológicos) Perfilagem (leituras de sinais elétricos, sônicos, radioativos, etc. por instrumentos dentro do poço) Testes de pressão (determina volume de reserva)

26 Principais métodos de prospecção (5) Resumo de Cálculos de Sísmica Velocidade do som na água 1500 m/s Constante de resolução sísmica (C) Período- inverso da frequência (T) Velocidade da onda no meio (v) Espessura de propagação (h)

27 Exercício 7- Exemplo/Concurso (Banco de Questões Cesgranrio) 7 Um determinado levantamento sísmico recuperou frequência média de 25 Hz na profundidade do reservatório. Considerando que a velocidade intervalar no reservatório é de 2000 m/s e utilizando o conceito convencional de resolução sísmica (=4), a espessura mínima para que topo e base sejam identificados na seçãosísmica,emmetroséde: a) 50 b) 40 c) 30 d) 20 e) 10

28 Exercício 7- Exemplo/Concurso (Banco de Questões Cesgranrio) 7 Um determinado levantamento sísmico recuperou frequência média de 25 Hz na profundidade do reservatório. Considerando que a velocidade intervalar no reservatório é de 2000 m/s e utilizando o conceito convencional de resolução sísmica (=4), a espessura mínima para que topo e base sejam identificados na seçãosísmica,emmetroséde: a) 50 b) 40 c) 30 d) 20 e) 10

29 Exercício 8- Exemplo/Concurso (INEA 2008) 8 Num ponto de tiro de uma seção sísmica de reflexão normal, com escala vertical em tempo duplo, o refletor de interesse ocorre a 4s (quatro segundos). Neste ponto, a profundidade de água do mar é de 1.500m e a velocidade média dos sedimentos é de m/s. Qual aprofundidade, emmetros, abaixodonível domar, do refletor de interesse, neste ponto de tiro? a) b) c) d) e) 6.500

30 Exercício 8- Exemplo/Concurso (INEA 2008) 8 Num ponto de tiro de uma seção sísmica de reflexão normal, com escala vertical em tempo duplo, o refletor de interesse ocorre a 4s (quatro segundos). Neste ponto, a profundidade de água do mar é de 1.500m e a velocidade média dos sedimentos é de m/s. Qual aprofundidade, emmetros, abaixodonível domar, do refletor de interesse, neste ponto de tiro? a) b) c) d) e) 6.500

Ensaios geofísicos. Introdução à Geotecnia

Ensaios geofísicos. Introdução à Geotecnia Ensaios geofísicos Introdução à Geotecnia Métodos geofísicos Métodos Campos de força Propriedades físicas Campos principais de aplicação Gravimétricos Magnéticos Elétricos Sísmicos Campo gravitacional

Leia mais

A CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO

A CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo A CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO PMI 3101 - Introdução à Engenharia para a Indústria Mineral Prof. Eduardo

Leia mais

A CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO

A CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo A CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO PMI 3101 -Introdução à Engenharia para a Indústria Mineral Prof. Eduardo

Leia mais

Prática da Estratigrafia de Sequências: Interpretação Sísmica, Afloramentos e Testemunhos

Prática da Estratigrafia de Sequências: Interpretação Sísmica, Afloramentos e Testemunhos Prática da Estratigrafia de Sequências: Interpretação Sísmica, Afloramentos e Testemunhos Sismoestratigrafia: conceitos básicos Definição - Sismoestratigrafia, ou estratigrafia sísmica, é o estudo de sucessões

Leia mais

PERFILAGEM DE POÇOS DE PETRÓLEO. José Eduardo Ferreira Jesus Eng. de Petróleo Petrobras S.A.

PERFILAGEM DE POÇOS DE PETRÓLEO. José Eduardo Ferreira Jesus Eng. de Petróleo Petrobras S.A. PERFILAGEM DE POÇOS DE PETRÓLEO José Eduardo Ferreira Jesus Eng. de Petróleo Petrobras S.A. 1 Conceito É uma operação realizada após a perfuração, a cabo ou com coluna (toolpusher), ou durante a perfuração

Leia mais

FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS E SUGESTÕES

FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS E SUGESTÕES CONSULTA PÚBLICA Nº 13/2015 Formulário de comentários e sugestões FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS E SUGESTÕES CONSULTA PÚBLICA Nº 13/2015 LASA PROSPECÇÕES S/A Documento Questionamento ANEXO XIII Tabela 21 Dentre

Leia mais

CAPÍTULO 1. O PETRÓLEO

CAPÍTULO 1. O PETRÓLEO SUMÁRIO Prefácio VII Introdução IX CAPÍTULO 1. O PETRÓLEO 1 1.1 Histórico 1 1.1.1 No mundo 1 1.1.2 No Brasil 3 1.2 Constituintes do petróleo 4 1.2.1 Hidrocarbonetos 6 1.2.2 Não-hidrocarbonetos 9 1.3 Composição

Leia mais

APLICAÇÃO DO MÉTODO GEOFÍSICO DE ELETRORRESISTIVIDADE NA PROSPECÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA NO CAMPUS DA UFCG EM POMBAL-PB

APLICAÇÃO DO MÉTODO GEOFÍSICO DE ELETRORRESISTIVIDADE NA PROSPECÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA NO CAMPUS DA UFCG EM POMBAL-PB APLICAÇÃO DO MÉTODO GEOFÍSICO DE ELETRORRESISTIVIDADE NA PROSPECÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA NO CAMPUS DA UFCG EM POMBAL-PB Juliana T. Batista 1 ; Lucas E. B. Oliveira 1 ; Paula R. L. de Andrade 1 ; Francisco

Leia mais

BLOCO V ÁGUA COMO RECURSO NO MOMENTO ATUAL. Temas: Escassez. Perda de qualidade do recurso (água) Impacto ambiental

BLOCO V ÁGUA COMO RECURSO NO MOMENTO ATUAL. Temas: Escassez. Perda de qualidade do recurso (água) Impacto ambiental EXPOSIÇÃO ÁGUA BLOCO V ÁGUA COMO RECURSO NO MOMENTO ATUAL Temas: Escassez. Perda de qualidade do recurso (água) Impacto ambiental Prospecção de águas subterrâneas com o uso de métodos geofísicos Vagner

Leia mais

ESTUDO DAS GEOPRESSÕES APLICADAS AO ASSENTAMENTO DAS SAPATAS DE REVESTIMENTO NA BACIA DO SOLIMÕES

ESTUDO DAS GEOPRESSÕES APLICADAS AO ASSENTAMENTO DAS SAPATAS DE REVESTIMENTO NA BACIA DO SOLIMÕES ESTUDO DAS GEOPRESSÕES APLICADAS AO ASSENTAMENTO DAS SAPATAS DE REVESTIMENTO NA BACIA DO SOLIMÕES R.P.CONTE¹, C.A.S PINTO² e S.R.M SARKIS³ 1 Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia, Departamento

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO TÉCNICO DO PLANO DE AVALIAÇÃO DE DESCOBERTAS DE PETRÓLEO OU GÁS NATURAL E DO RESPECTIVO RELATÓRIO FINAL

ANEXO REGULAMENTO TÉCNICO DO PLANO DE AVALIAÇÃO DE DESCOBERTAS DE PETRÓLEO OU GÁS NATURAL E DO RESPECTIVO RELATÓRIO FINAL ANEXO REGULAMENTO TÉCNICO DO PLANO DE AVALIAÇÃO DE DESCOBERTAS DE PETRÓLEO OU GÁS NATURAL E DO RESPECTIVO RELATÓRIO FINAL 1. OBJETIVO 1.1 O presente Regulamento define o objetivo, especifica o conteúdo

Leia mais

Aplicação do método de continuação de velocidade na análise da velocidade de migração Fernando A. S. Cezar 1 & Reynam C. Pestana 2

Aplicação do método de continuação de velocidade na análise da velocidade de migração Fernando A. S. Cezar 1 & Reynam C. Pestana 2 Aplicação do método de continuação de velocidade na análise da velocidade de migração Fernando A. S. Cezar 1 & Reynam C. Pestana 2 (1) fasc@cpgg.ufba.br (2) reynam@cpgg.ufba.br Centro de Pesquisa em Geofísica

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE ZONAS PRODUTIVAS E CORRELAÇÃO DE POÇOS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE PERFIS ELÉTRICOS

CARACTERIZAÇÃO DE ZONAS PRODUTIVAS E CORRELAÇÃO DE POÇOS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE PERFIS ELÉTRICOS CARACTERIZAÇÃO DE ZONAS PRODUTIVAS E CORRELAÇÃO DE POÇOS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE PERFIS ELÉTRICOS Marcus Vinícius Nunes Lima Rocha; Larissa Rafaella Barbosa de Araújo; Fabrícia Medeiros Santandrea;

Leia mais

GRAVIMETRÍA. 1. Noções elementares A gravimetría Atração gravitacional terrestre. 2. Medidas de gravidade. 2.1.

GRAVIMETRÍA. 1. Noções elementares A gravimetría Atração gravitacional terrestre. 2. Medidas de gravidade. 2.1. GRAVIMETRÍA 1. Noções elementares 1.1. A gravimetría 1.2. Atração gravitacional terrestre 2. Medidas de gravidade 2.1. Instrumental 2.2. Correções de dados de gravidade 2.2.1. Correção de instrumento (drift)

Leia mais

RECURSOS ENERGÉTICOS. Prof. Dr. Adilson Soares Site:

RECURSOS ENERGÉTICOS. Prof. Dr. Adilson Soares   Site: RECURSOS ENERGÉTICOS Prof. Dr. Adilson Soares E-mail: adilson.soares@unifesp.br Site: www.geologia.wiki.br Indústria do Petróleo Indústria do Petróleo Exploração de Petróleo GEOFÍSICA + GEOLOGIA Gravimetria

Leia mais

Uma breve conversa sobre a disciplina Sísmica I Primeira Aula. Afonso E. V. Lopes & Marcelo Assumpção

Uma breve conversa sobre a disciplina Sísmica I Primeira Aula. Afonso E. V. Lopes & Marcelo Assumpção Uma breve conversa sobre a disciplina Sísmica I Primeira Aula Afonso E. V. Lopes & Marcelo Assumpção Fevereiro de 2010 Sísmica I Um curso teórico ou prático? A maior parte do curso oferece ênfase aos conceitos

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL RELATÓRIO em 31 DE DEZEMBRO DE 2010 acerca dos RECURSOS CONTINGENTES atribuíveis a CERTOS ATIVOS pertencentes à OGX PETRÓLEO e GÁS PARTICIPAÇÕES S.A. nas BACIAS DE CAMPOS e DO PARNAÍBA da REPÚBLICA FEDERATIVA

Leia mais

Falhas sísmicas podem ser definidas como uma quebra na continuidade original dos horizontes. São fraturas que causam um deslocamento relativo das

Falhas sísmicas podem ser definidas como uma quebra na continuidade original dos horizontes. São fraturas que causam um deslocamento relativo das 11 1 Introdução A descoberta de novas jazidas de petróleo envolve longa análise dos dados geofísicos e geológicos da área sendo estudada. Somente depois que boas estimativas do comportamento geológico

Leia mais

O CAMPO DE Título GRAVIDADE TERRESTRE

O CAMPO DE Título GRAVIDADE TERRESTRE O CAMPO DE Título GRAVIDADE TERRESTRE Licenciatura em Ciências Geofísica eder@iag.usp.br Prof. Eder C. Molina IAG Universidade de São Paulo Gravidade Título É comum utilizar-se o termo gravidade para se

Leia mais

Capítulo I INTRODUÇÃO

Capítulo I INTRODUÇÃO 1. A Física e a Geologia Capítulo I INTRODUÇÃO Geologia é o estudo da Terra como um todo, da sua origem, estrutura e composição, da sua história (incluindo o desenvolvimento da vida) e dos processos que

Leia mais

CAPÍTULO 2 ÁREA DE ESTUDOS A proposta do Sítio Controlado de Geofísica Rasa - SCGR

CAPÍTULO 2 ÁREA DE ESTUDOS A proposta do Sítio Controlado de Geofísica Rasa - SCGR 16 CAPÍTULO 2 ÁREA DE ESTUDOS O SCGR 2.1. A proposta do Sítio Controlado de Geofísica Rasa - SCGR Comumente, os levantamentos geofísicos são realizados em áreas onde pouca ou quase nenhuma informação sobre

Leia mais

LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA

LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA TEMC: INTRODUÇÃO AO MÉTODO SÍSMICO RAFAEL LOURENÇO ANCELME, M.Sc. rafael@petrec.com.br JANEIRO DE 2015 1 1. Introdução A indústria do petróleo é sem dúvida

Leia mais

GEOLOGIA CAP 7 INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO

GEOLOGIA CAP 7 INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO GEOLOGIA CAP 7 INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO NBR 6122 2010 - Projeto e Execução de Fundações NBR 6118 2014 - Projeto de estruturas de concreto NBR 6484 2001 Sondagens de simples reconhecimento com SPT NBR

Leia mais

3 O Concessionário não poderá iniciar Teste de Poço de Longa Duração sem a autorização prévia pela ANP.

3 O Concessionário não poderá iniciar Teste de Poço de Longa Duração sem a autorização prévia pela ANP. AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO PORTARIA Nº 259, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2000 Aprova o Regulamento Técnico do Plano de Avaliação de Descobertas de Petróleo e/ou Gás Natural. O DIRETOR-GERAL da AGÊNCIA NACIONAL

Leia mais

Fundamentos físicos da Sismoestratigrafia

Fundamentos físicos da Sismoestratigrafia Fundamentos físicos da Sismoestratigrafia Ondas em meios sólidos elásticos Uma onda é uma perturbação da matéria que se propaga em uma direção, ou seja, as partículas em um determinado ponto de um meio

Leia mais

Exploração Sísmica 22

Exploração Sísmica 22 Exploração Sísmica 22 2 Exploração Sísmica Neste capítulo são mostrados alguns pontos importantes na exploração sísmica para a área de petróleo, uma definição para dados sísmicos de reflexão e como são

Leia mais

BLOCO V ÁGUA COMO RECURSO NO MOMENTO ATUAL. Temas: Escassez. Perda de qualidade do recurso (água) Impacto ambiental

BLOCO V ÁGUA COMO RECURSO NO MOMENTO ATUAL. Temas: Escassez. Perda de qualidade do recurso (água) Impacto ambiental EXPOSIÇÃO ÁGUA BLOCO V ÁGUA COMO RECURSO NO MOMENTO ATUAL Temas: Escassez. Perda de qualidade do recurso (água) Impacto ambiental Geofísica aplicada na detecção e mapeamento de contaminação de águas subterrâneas

Leia mais

Profissão em expansão no Brasil e no exterior

Profissão em expansão no Brasil e no exterior Profissão em expansão no Brasil e no exterior Ciência que estuda a Terra utilizando métodos e princípios físicos. Profissão que utiliza métodos e princípios físicos na pesquisa de recursos naturais (ex.

Leia mais

Energia: visão geral e petróleo

Energia: visão geral e petróleo PEA 3496 Energia e Meio Ambiente: Sistemas Energéticos e seus Efeitos Ambientais Prof. Marco Saidel Energia: visão geral e petróleo RECURSOS NATURAIS CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS Não Renováveis Renováveis

Leia mais

2 Ferramentas de Perfilagem LWD/MWD

2 Ferramentas de Perfilagem LWD/MWD 2 Ferramentas de Perfilagem LWD/MWD O crescente avanço da indústria de exploração de petróleo e gás tem impulsionado o desenvolvimento da técnica de perfilagem LWD (Logging-whiledrilling) / MWD (Measurement-while-drilling).

Leia mais

INTRODUÇÃO. Tipos de levantamentos. Universidade do Algarve 1

INTRODUÇÃO. Tipos de levantamentos. Universidade do Algarve 1 INTRODUÇÃO O estudo da Terra usando medições, à superfície, de parâmetros físicos é designado por Geofísica. Se bem que não seja fácil estabelecer uma distinção fácil entre geologia e geofísica, a diferença

Leia mais

que oferece um grande espectro de serviços em pesquisa e mapeamento aerogeofísico para a indústria de exploração de petróleo, gás, mineração,

que oferece um grande espectro de serviços em pesquisa e mapeamento aerogeofísico para a indústria de exploração de petróleo, gás, mineração, A Microsurvey é uma empresa de aerogeofísica e consultoria geofísica que oferece um grande espectro de serviços em pesquisa e mapeamento aerogeofísico para a indústria de exploração de petróleo, gás, mineração,

Leia mais

Investigação e monitoramento ambiental Geotecnia Ambiental

Investigação e monitoramento ambiental Geotecnia Ambiental Investigação e monitoramento ambiental Geotecnia Ambiental Objetivo Verificar a existência de contaminação Determinar o grau de contaminação Distribuição de contaminantes no subsolo Determinar as propriedades

Leia mais

Seminário sobre Aerolevantamento e Defesa 2013

Seminário sobre Aerolevantamento e Defesa 2013 Seminário sobre Aerolevantamento e Defesa 2013 Potencialidade do Levantamento Aerogeofísico LASA Prospecções S/A Albary Telles e Andre Rabelo Julho 2013 - Curitiba Potencialidade do Levantamento Aerogeofísico

Leia mais

4 Analise de Pressão de Poros

4 Analise de Pressão de Poros 4 Analise de Pressão de Poros Este capítulo visa apresentar a análise de pressão de poros dos poços DB-3, DB-4, DB-5 e DB-11. Os poços foram escolhidos para a determinação da tendência de compactação normal

Leia mais

Ensaio de Sísmica de Refracção

Ensaio de Sísmica de Refracção Ensaio de Sísmica de Refracção MEC IST 2009 Grandes domínios de utilização da Prospecção Geofísica Método geofísico Propriedade geofísica Gravimétricos Densidade P P S S S S 0 0 0 Importância relativa

Leia mais

16º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental

16º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental 16º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental DETERMINAÇÃO DO PERFIL DE VELOCIDADES DAS ONDAS P E S, EM LITOLOGIAS DA BACIA SEDIMENTAR DE SÃO PAULO, UTILIZANDO ENSAIO SÍSMICO DOWNHOLE

Leia mais

MÉTODOS SÍSMICOS APLICADOS À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO

MÉTODOS SÍSMICOS APLICADOS À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO MÉTODOS SÍSMICOS APLICADOS À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO Gabriel Felipe Brito de Melo 1 Renato da Silva 2 Giordano Bruno Medeiros Gonzaga 3 Engenharia de Petróleo ISSN IMPRESSO 1980-1777 ISSN ELETRÔNICO 2357-9919

Leia mais

Prof. George Sand L. A. De França

Prof. George Sand L. A. De França GRAVIDADE DA TERRA: Introdução à teoria do potencial; Campo de gravidade da Terra; Medidas de Gravidade; Redução de observações gravimétricas; Marés terrestres; Anomalias gravimétricas e o Interior da

Leia mais

INF Fundamentos da Computação Gráfica Professor: Marcelo Gattass Aluno: Rogério Pinheiro de Souza

INF Fundamentos da Computação Gráfica Professor: Marcelo Gattass Aluno: Rogério Pinheiro de Souza INF2608 - Fundamentos da Computação Gráfica Professor: Marcelo Gattass Aluno: Rogério Pinheiro de Souza Trabalho 02 Visualização de Imagens Sísmicas e Detecção Automática de Horizonte Resumo Este trabalho

Leia mais

A EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA NAS BACIAS SEDIMENTARES (parte terrestre) de SE/AL e PE/PB sob jurisdição do DISTRITO DE EXPLORAÇÃO DO NORDESTE DENEST.

A EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA NAS BACIAS SEDIMENTARES (parte terrestre) de SE/AL e PE/PB sob jurisdição do DISTRITO DE EXPLORAÇÃO DO NORDESTE DENEST. A EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA NAS BACIAS SEDIMENTARES (parte terrestre) de SE/AL e PE/PB sob jurisdição do DISTRITO DE EXPLORAÇÃO DO NORDESTE DENEST. 1. INTRODUÇÃO Ivo Lúcio Santana Marcelino da Silva DENEST/DINTER/SETAB

Leia mais

ESTIMATIVA DE QUALIDADE DE CARVÃO A PARTIR DE PERFILAGEM GEOFISICA E SEU USO NO PLANEJAMENTO DE LAVRA A CURTO PRAZO.

ESTIMATIVA DE QUALIDADE DE CARVÃO A PARTIR DE PERFILAGEM GEOFISICA E SEU USO NO PLANEJAMENTO DE LAVRA A CURTO PRAZO. ESTIMATIVA DE QUALIDADE DE CARVÃO A PARTIR DE PERFILAGEM GEOFISICA E SEU USO NO PLANEJAMENTO DE LAVRA A CURTO PRAZO. AUTORES: George Olufunmilayo Gasper, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto

Leia mais

Caracterização litográfica de reservatório, Vera Cruz BA Kesia de Souza Braun* (UFVJM); Carlos Henrique Alexandrino (UFVJM)

Caracterização litográfica de reservatório, Vera Cruz BA Kesia de Souza Braun* (UFVJM); Carlos Henrique Alexandrino (UFVJM) Kesia de Souza Braun* (UFVJM); Carlos Henrique Alexandrino (UFVJM) Copyright 2016, SBGf - Sociedade Brasileira de Geofísica Este texto foi preparado para a apresentação no, Ouro Preto, 25 a 27 de outubro

Leia mais

1 Introdução 1.1. Definição do problema

1 Introdução 1.1. Definição do problema 1 Introdução 1.1. Definição do problema As reservas de óleos pesados têm aumentado a sua importância devido à diminuição das reservas de óleos leves e ao aumento dos preços de petróleo. As maiores reservas

Leia mais

Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Pau dos Ferros 2

Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Pau dos Ferros 2 UMA ABORDAGEM DAS APLICAÇÕES DAS WAVELETS NA INDÚSTRIA PETROLÍFERA Manoel Mariano Neto da Silva 1 ; Daniela de Freitas Lima 2 ; Gustavo Ferreira Costa 3 ; Almir Mariano de Sousa Junior 4 1 Universidade

Leia mais

CAPACITAÇÃO SONDADOR

CAPACITAÇÃO SONDADOR TRT- PETRÓLEO Excelência na capacitação e geração de emprego na área de Petróleo. CAPACITAÇÃO SONDADOR Nossa Empresa: Objetivo: Público: Atribuições: - ROSA & MARTINS LTDA de nome fantasia TRT-PETRÓLEO,

Leia mais

Métodos para o estudo do interior da Geosfera

Métodos para o estudo do interior da Geosfera Métodos para o estudo do interior da Geosfera Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva Page 1 Page 2 Como Investigar o interior da Terra? Como Investigar o interior da Terra? Métodos Directos Indirectos

Leia mais

AGG 209 INTRODUÇÃO À PETROFÍSICA AULA 1

AGG 209 INTRODUÇÃO À PETROFÍSICA AULA 1 AGG 209 INTRODUÇÃO À PETROFÍSICA AULA 1 O QUE É PETROFÍSICA? O termo petrofísica foi introduzido por Archie (1950) para descrever o estudo das propriedades físicas das rochas que dizem respeito à distribuição

Leia mais

Palavras-chave: Geologia. Geoquímica. Geofísica. Hidrocarboneto.

Palavras-chave: Geologia. Geoquímica. Geofísica. Hidrocarboneto. 22 INTEGRAÇÃO DE DADOS GEOLÓGICOS, GEOQUÍMICOS E GEOFÍSICOS UTILIZADA NA PROSPECÇÃO DE HIDROCARBONETOS Hiago Felipe Garcia Gardioli José Delerme de Castro Junior Thales Guarini Gomes 1 Ednéa Zandonadi

Leia mais

Elementos do campo magnético

Elementos do campo magnético Geomagnetismo A intensidade do campo geomagnético é muito pequena (cerca de 50.000 nt). Isto corresponde a um campo centenas de vezes mais fraco que o campo entre os pólos de um imã de brinquedo. A intensidade

Leia mais

Mercado de Trabalho... 5

Mercado de Trabalho... 5 Introdução... 3 Geologia... 4 Mercado de Trabalho... 5 O curso... 7 O que você pode fazer... 8 Opiniões dos estudantes... 10 Bibliografia... 11 Durante esse trabalho, você irá ver um pouco sobre a faculdade

Leia mais

CONTRIBUTOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA PARA O ESTUDO DA ESTRUTURA INTERNA DA TERRA

CONTRIBUTOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA PARA O ESTUDO DA ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CONTRIBUTOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA PARA O ESTUDO DA ESTRUTURA INTERNA DA TERRA Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra? Estudo das paisagens geológicas Estudo dos

Leia mais

Figura 1 Localização do pré-sal no Brasil Fonte: Petrobras (c2012).

Figura 1 Localização do pré-sal no Brasil Fonte: Petrobras (c2012). 1 Introdução As reservas mundiais de petróleo e gás em grande parte estão situadas em reservatórios constituídos por rochas carbonáticas. Essas rochas formadas principalmente de calcários e dolomitas (carbonatos

Leia mais

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA Segunda 18 às 20h Quarta 20 às 22h museu IC II Aula 9 Estruturas em rochas: Fraturas e Dobras Turma: 2016/01 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Deformação em Rochas

Leia mais

DESCRIÇÃO DE AMOSTRAS DE CALHA DO POÇO 7-CLB-1-RN PERFURADO PELA EMPRESA PARTEX BRASIL NO CAMPO COLIBRI, BACIA POTIGUAR/RN

DESCRIÇÃO DE AMOSTRAS DE CALHA DO POÇO 7-CLB-1-RN PERFURADO PELA EMPRESA PARTEX BRASIL NO CAMPO COLIBRI, BACIA POTIGUAR/RN DESCRIÇÃO DE AMOSTRAS DE CALHA DO POÇO 7-CLB-1-RN PERFURADO PELA EMPRESA PARTEX BRASIL NO CAMPO COLIBRI, BACIA POTIGUAR/RN Ailton Pereira da Costa júnior 1 ; Jairo Rodrigues de Souza 2; Marcos Henrique

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE DEPARTAMENTO DE PLANO DE ENSINO SEMESTRE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE DEPARTAMENTO DE PLANO DE ENSINO SEMESTRE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE DEPARTAMENTO DE PLANO DE ENSINO SEMESTRE I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA N O DE HORAS-AULA SEMANAIS TEÓRICAS PRÁTICAS Geofísica

Leia mais

3.1 Procedimentos e Características Básicas do Método de Refração Sísmica Profunda

3.1 Procedimentos e Características Básicas do Método de Refração Sísmica Profunda 22 3 Metodologia O método de refração sísmica profunda é amplamente utilizado desde a década de 1920. O primeiro trabalho utilizando este método, no Brasil, foi na década de 1970 por Giese (1975). Entretanto,

Leia mais

Geologia. Tecnologia de Informação e Comunicação. Escola Básica 2,3 Paulo da Gama. Amora, outobro Aluno: André Costa. Professor: Sérgio Heleno

Geologia. Tecnologia de Informação e Comunicação. Escola Básica 2,3 Paulo da Gama. Amora, outobro Aluno: André Costa. Professor: Sérgio Heleno Geologia Tecnologia de Informação e Comunicação Escola Básica 2,3 Paulo da Gama Amora, outobro 2016 Aluno: André Costa Professor: Sérgio Heleno Geologia Tecnologia de Inf-ormação e Comunicação Escola Básica

Leia mais

A área de estudo está localizada no campus da Universidade de São Paulo, na região

A área de estudo está localizada no campus da Universidade de São Paulo, na região 64 3.2 TESTES SOBRE DADOS REAIS 3.2.1 Área de estudo A área de estudo está localizada no campus da Universidade de São Paulo, na região centro-oeste da cidade de São Paulo-SP, na borda da Bacia Sedimentar

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 2

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 2 FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 2 Sismologia Sismo Abalo brusco da superfície da Terra provocado por uma súbita libertação de energia no seu interior. Os sismos tectónicos originam-se

Leia mais

Aula-00 (Introdução / Terremotos e Teoria do Rebote):

Aula-00 (Introdução / Terremotos e Teoria do Rebote): Roteiro de Estudo Neste roteiro vocês encontram mais de 100 perguntas que vocês devem estar tentando responder ao revisar o material apresentado em aula e mesmo as suas anotações para se prepararem para

Leia mais

Prof. Dr. Milton J. Porsani

Prof. Dr. Milton J. Porsani UNIVERSIDADE FEDERAL DA UFBA CENTRO DE PESQUISA EM GEOFÍSICA E GEOLOGIA PRINCIPAIS MÉTODOS GEOFÍSICOS PARA PROSPECÇÃO MINERAL, DE PETRÓLEO, DE ÁGUA-SUBTERRÂNEA E ESTUDOS GEOTÉCNICOS. Prof. Dr. Milton J.

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Acerca de métodos geofísicos, julgue os itens a seguir. 51 O uso do radar de penetração no solo (GPR), considerado um método eletromagnético de alta resolução, fornece imagens

Leia mais

PRH 02 Formação de Profissionais de Engenharia Civil para o Setor de Petróleo e Gás

PRH 02 Formação de Profissionais de Engenharia Civil para o Setor de Petróleo e Gás PRH 02 Formação de Profissionais de para o Setor de Petróleo e Gás Instituição Sigla Reitor Coordenadoria Endereço Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Carlos Antônio Levi da Conceição Luiz Landau

Leia mais

Gravimetria: fundamentos e aplicações módulo 4

Gravimetria: fundamentos e aplicações módulo 4 Gravimetria: fundamentos e aplicações módulo 4 Gravimetria: fundamentos e aplicações módulo 4 IV. Aplicações da gravimetria 1. Estruturas crustais, propriedades mecânicas da crosta e litosfera 2. Estruturas

Leia mais

OBRAS GEOTÉCNICAS MEC 2009 SÍSMICA DE REFRACÇÃO. Exercícios de aplicação

OBRAS GEOTÉCNICAS MEC 2009 SÍSMICA DE REFRACÇÃO. Exercícios de aplicação OBRAS GEOTÉCNICAS MEC 2009 SÍSMICA DE REFRACÇÃO Exercícios de aplicação 1 OBRAS GEOTÉCNICAS MEC 2009 2 Faz a legenda dos pontos e parâmetros notáveis Que medições e considerações pode fazer a partir deste

Leia mais

1 Introdução Relevância e Motivação do estudo

1 Introdução Relevância e Motivação do estudo 28 1 Introdução 1.1. Relevância e Motivação do estudo A partir da exploração de petróleo em águas profundas, a indústria do petróleo tem descoberto diferentes campos de petróleo em águas profundas, e ultra-profundas,

Leia mais

MÉTODOS PARA O ESTUDO DO INTERIOR DA GEOSFERA MARGARIDA BARBOSA TEIXEIRA

MÉTODOS PARA O ESTUDO DO INTERIOR DA GEOSFERA MARGARIDA BARBOSA TEIXEIRA MÉTODOS PARA O ESTUDO DO INTERIOR DA GEOSFERA MARGARIDA BARBOSA TEIXEIRA Métodos de Estudo 2 Métodos de Estudo Diretos Indiretos Baseados na observação direta Baseados em cálculos e teorias Métodos de

Leia mais

II.3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

II.3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES II.3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES II.3.1. DESCRIÇÃO GERAL DO PROCESSO DE PERFURAÇÃO A. Caracterização das Etapas do Processo de Perfuração A atividade prevista nos Blocos ES-M-598, ES-M-671, ES-M-673 e ES-M-743,

Leia mais

Aplicação da Transformada S na Decomposição Espectral de Dados Sísmicos

Aplicação da Transformada S na Decomposição Espectral de Dados Sísmicos Dissertação de Mestrado Aplicação da Transformada S na Decomposição Espectral de Dados Sísmicos Aluna: Mauren Paola Ruthner Orientador: Marcelo Gattass Co-orientador: Adelson Santos de Oliveira* * Petrobras

Leia mais

Química Aplicada. QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin

Química Aplicada. QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Química Aplicada QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin carla.dalmolin@udesc.br carla.dalmolin@gmail.com Petróleo Petróleo Formação do Petróleo Acúmulo de matéria orgânica Milhões

Leia mais

ECTS: 6 Carga horária: T: 2:00 h; TP: 2:00 h; OT: 1:00 h; Área Científica: Geologia;

ECTS: 6 Carga horária: T: 2:00 h; TP: 2:00 h; OT: 1:00 h; Área Científica: Geologia; Geologia do Petróleo Código: 53237 Ano Letivo: 2015/16 Departamento: Geologia ECTS: 6 Carga horária: T: 2:00 h; TP: 2:00 h; OT: 1:00 h; Área Científica: Geologia; Objetivos da Unidade Curricular A disciplina

Leia mais

- FOCO, - EPICENTRO: - PROFUNDIDADE FOCAL: - DISTÂNCIA EPICENTRAL: - MAGNITUDE: - INTENSIDADE:

- FOCO, - EPICENTRO: - PROFUNDIDADE FOCAL: - DISTÂNCIA EPICENTRAL: - MAGNITUDE: - INTENSIDADE: 1 Terremoto (ou abalo sísmico) é a liberação instantânea de energia que gera ondas elásticas que se propagam pela Terra. Para ocorrer um terremoto, é necessário haver condições para o acúmulo de esforços

Leia mais

5 Análise Tridimensional de Pressão de Poros Usando o Modelo de Eaton e o Trend de Bowers

5 Análise Tridimensional de Pressão de Poros Usando o Modelo de Eaton e o Trend de Bowers 131 5 Análise Tridimensional de Pressão de Poros Usando o Modelo de Eaton e o Trend de Bowers Usando a mesma base de dados do capítulo 4, se aplicou uma análise tridimensional de pressão de poros com fins

Leia mais

Observação: As ondas são as que antecedem, a perturbação formada de espumas, há o transporte de energia e a oscilação, não há o transporte da matéria.

Observação: As ondas são as que antecedem, a perturbação formada de espumas, há o transporte de energia e a oscilação, não há o transporte da matéria. ONDAS Para a Física, a onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação. Definição: As ondas são

Leia mais

ABRANGÊNCIA E IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA METROLOGIA NA ÁREA DE PETRÓLEO E GÁS

ABRANGÊNCIA E IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA METROLOGIA NA ÁREA DE PETRÓLEO E GÁS ABRANGÊNCIA E IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA METROLOGIA NA ÁREA DE PETRÓLEO E GÁS Maria Luiza da Costa Ribeiro(1); Luiz Fernando de Alves Rodrigues (1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da

Leia mais

2 Dados Sísmicos. 2.1 Ondas

2 Dados Sísmicos. 2.1 Ondas Dados Sísmicos Uma área considerada da crosta terrestre tem características próprias resultante da combinação dos terrenos existentes. Assim é que, embora os tipos básicos de terrenos existentes não sejam

Leia mais

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL Estrutura geológica Geomorfologia: ciência que estuda as formas de relevo. Relevo condiciona o processo de produção e organização do espaço geográfico. (...) a maior

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 2

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 2 FICHA (IN)FORMATIVA Nº 2 Biologia e Geologia Módulo 2 Sismologia Sismo Abalo brusco da superfície da Terra provocado por uma súbita libertação de energia no seu interior. Os sismos tectónicos originam-se

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO

INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DISCIPLINA: LEB450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI

Leia mais

Prospecção Geotécnica

Prospecção Geotécnica Prospecção Geotécnica Define-se como o conjunto de operações que visam a determinação da natureza e características do terreno, sua disposição e acidentes com interesse para a obra/projecto a realizar.

Leia mais

CAPÍTULO 5 - Fundamentação dos Métodos CAPÍTULO 5

CAPÍTULO 5 - Fundamentação dos Métodos CAPÍTULO 5 CAPÍTULO 5 5. Metodologia Podemos selecionar um método geofísico particular, da mesma maneira que decidimos olhar apenas os atributos particulares de um artefato, ou seja, pensamos que tais atributos são

Leia mais

Gerenciamento de dados de métodos potenciais aerogeofísicos e formatação para o Padrão ANP2B WORKSHOP PADRÃO ANP2B RP-MSV-92 22/08/2013 REV.

Gerenciamento de dados de métodos potenciais aerogeofísicos e formatação para o Padrão ANP2B WORKSHOP PADRÃO ANP2B RP-MSV-92 22/08/2013 REV. Gerenciamento de dados de métodos potenciais aerogeofísicos e formatação para o Padrão ANP2B WORKSHOP PADRÃO ANP2B RP-MSV-92 22/08/2013 REV.0 A Microsurvey é uma companhia de aerogeofísica e consultoria

Leia mais

Introdução. Os compostos que não são classificados como hidrocarbonetos concentram-se nas frações mais pesadas do petróleo.

Introdução. Os compostos que não são classificados como hidrocarbonetos concentram-se nas frações mais pesadas do petróleo. REFINO DE PETRÓLEO O petróleo é encontrado em muitos lugares da crosta terrestre e em grandes quantidades, e desse modo o seu processo de formação deve ser espontâneo. Trata-se de uma mistura inflamável,

Leia mais

- FOCO, - EPICENTRO: - PROFUNDIDADE FOCAL: - DISTÂNCIA EPICENTRAL: - MAGNITUDE: - INTENSIDADE:

- FOCO, - EPICENTRO: - PROFUNDIDADE FOCAL: - DISTÂNCIA EPICENTRAL: - MAGNITUDE: - INTENSIDADE: 1 Terremoto (ou abalo sísmico) é a liberação instantânea de energia que gera ondas elásticas que se propagam pela Terra. Para ocorrer um terremoto, é necessário haver condições para o acúmulo de esforços

Leia mais

ESTIMATIVA DE RESERVA ATRAVÉS DE PERFIS GEOFÍSICOS DE POÇOS DO CAMPO DE NAMORADO BACIA DE CAMPOS

ESTIMATIVA DE RESERVA ATRAVÉS DE PERFIS GEOFÍSICOS DE POÇOS DO CAMPO DE NAMORADO BACIA DE CAMPOS ESTIMATIVA DE RESERVA ATRAVÉS DE PERFIS GEOFÍSICOS DE POÇOS DO CAMPO DE NAMORADO BACIA DE CAMPOS V. F. DORNELAS 1 e C. A. M. da SILVA 2 1 Universidade Federal do Espírito Santo, Engenharia de Petróleo

Leia mais

GEOFÍSICA. de exploração. Philip Kearey Michael Brooks Ian Hill. tradução Maria Cristina Moreira Coelho

GEOFÍSICA. de exploração. Philip Kearey Michael Brooks Ian Hill. tradução Maria Cristina Moreira Coelho GEOFÍSICA de exploração Philip Kearey Michael Brooks Ian Hill tradução Maria Cristina Moreira Coelho GEOFÍSICA de exploração Philip Kearey Michael Brooks Ian Hill tradução Maria Cristina Moreira Coelho

Leia mais

2 Caracterização de Reservatórios

2 Caracterização de Reservatórios 2 Caracterização de Reservatórios Este capítulo visa introduzir os conhecimentos relacionados à caracterização de reservatórios considerados necessários para o completo entendimento do trabalho. Inicialmente,

Leia mais

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Quarta 14 às 18h museu IC II Aula 9 Estruturas em rochas: Fraturas e Dobras Turma: 2015/1 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Deformação em Rochas Deformação

Leia mais

2 Sísmica Propagação de Ondas

2 Sísmica Propagação de Ondas 2 Sísmica Neste capítulo, são explicados alguns conceitos e métodos sísmicos necessários para entender o significado dos dados sísmicos e como podem ser obtidas as informações geométricas da subsuperfície.

Leia mais

2 - Qual a onda de superfície mais rápida? Love ou Rayleigh? Como a onda de superfície pode auxiliar na estimativa da profundidade focal do evento?

2 - Qual a onda de superfície mais rápida? Love ou Rayleigh? Como a onda de superfície pode auxiliar na estimativa da profundidade focal do evento? Lista de Sismologia 1 - Defina onda de corpo e onda de superfície. Mostre os tipos. 2 - Qual a onda de superfície mais rápida? Love ou Rayleigh? Como a onda de superfície pode auxiliar na estimativa da

Leia mais

FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO

FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO GENERALIDADES Fotogrametria => é o processo de derivação de informação métrica de um objeto através de medições feitas em fotografias desse objeto Foto-interpretação =>

Leia mais

Mapeamento Geológico

Mapeamento Geológico «Métodos de Campo em Geofísica» Geologia estrutural Mapeamento Geológico Informações: font_eric@hotmail.com Prefácio O mapeamento geológico representa uma ferramenta indispensável para qualquer investigação

Leia mais

II Encontro de Gerentes de Exploração Mineral. Capacitação Nacional de Serviços de Aerogeofísica e Tecnologias Recentes

II Encontro de Gerentes de Exploração Mineral. Capacitação Nacional de Serviços de Aerogeofísica e Tecnologias Recentes II Encontro de Gerentes de Exploração Mineral Capacitação Nacional de Serviços de Aerogeofísica e Tecnologias Recentes Jorge Dagoberto Hildenbrand Fugro Lasa Geomag As tecnologias Aerogeofísicas 1. Magnetometria

Leia mais

Projeto Bacia de Santos Atividades Exploratórias da Karoon

Projeto Bacia de Santos Atividades Exploratórias da Karoon Projeto Bacia de Santos Atividades Exploratórias da Karoon Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina Comitê de Petróleo e Gás Florianópolis, SC 11 de Abril 2014 Australia Brasil Peru Karoon

Leia mais

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Módulo II Fenômenos de Propagação Efeitos da Refração na Propagação Fenômenos de Propagação Quando uma onda se propaga e encontra certo meio, como um obstáculo

Leia mais

2 Exploração e Produção de Petróleo

2 Exploração e Produção de Petróleo 2 Exploração e Produção de Petróleo 2.1 Engenharia de Reservatórios Segundo [5], a Engenharia de Reservatórios é um ramo da atividade petrolífera responsável por apresentar soluções eficientes para a retirada

Leia mais