O impacto do tratamento do Câncer na saúde mental de cuidadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O impacto do tratamento do Câncer na saúde mental de cuidadores"

Transcrição

1 1 O impacto do tratamento do Câncer na saúde mental de cuidadores Beatriz dos Santos Pereira* Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov** RESUMO Os cuidados exigidos no tratamento do câncer podem ser fonte de angústia para os familiares de pacientes oncológicos, especialmente em fase terminal da doença, influenciando diretamente em sua saúde física e emocional. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar o estado mental desses cuidadores familiares, visando verificar a presença de sintomas de ansiedade e depressão, assim como avaliar sua qualidade de vida. Foi selecionada uma amostra aleatória de 30 familiares que se encontravam em sala de espera ou em acompanhamento do paciente internado no Hospital ASCOMCER no município de Juiz de Fora-MG. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa a Escala de Avaliação da Qualidade de Vida SF-36 e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão HADS. Os sintomas de ansiedade foram percebidos em 55% dos familiares, já os sintomas de depressão foram verificados em 52% desses cuidadores. Observou-se, em relação à qualidade de vida, que a amostra pesquisada apresentou níveis intermediários, com maiores pontuações na capacidade funcional (com média de qualidade de vida de 82) e com menores escores no domínio aspectos emocionais (média de 47). Esses dados reforçam a importância da intervenção psicológica no acompanhamento aos familiares de pacientes com câncer como forma de amenizar a sobrecarga causada pelo tratamento da doença e proporcionar uma melhora no autocuidado, na qualidade de vida e uma elaboração saudável do processo de luto do familiar adoecido. Palavras-chave: Qualidade de vida. Ansiedade. Depressão. Câncer.

2 2 ABSTRACT: The caring needed in the treatment of cancer patients may be a source of anguish to the oncology patient relatives, specially in the TERMINAL PHASE of the disease, afflicting directly his physical and emotional health. Thus, the current study intends to assess the mental state of these familiar caretakers, looking forward to checking the presence of depression and anxiety symptoms. A random sample of 30 relatives was taken, from the ones in waiting rooms or following the treatment of patients in the ASCOMCER Hospital in the city of Juiz de Fora MG. As tools for the research, the Quality of Life Evaluation Scale (Escala de Avaliação da Qualidade de Vida) SF-36 and the Anxiety and Depression Hospital Scale (Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão) HADS were used. The anxiety symptoms were noticed in 55% of the relatives, while the depression symptoms were verified in 52% of these caretakers. We noticed that, regarding the quality of life, the sample studied showed intermediate levels with higher score in the functional capacity with an average quality of life of (82) and lower scores in the field of emotional aspects (47). These data reaffirm the relevance of psychological intervention during the following of cancer patients relatives as a way of lessening the overload caused by the treatment of the disease and develop an enhancement in the self-caring, the quality of life and a healthy resolution of the mourning process in the affected relative. Keywords: Quality of life. Anxiety. Depression. Cancer. * Graduada em Psicologia pelo CES/JF. ** Doutora em Saúde pela UFJF. Psicóloga. Professora do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Atuante no Serviço de Psicologia Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Tratamento em Nefrologia/UFJF.

3 3 Introdução: Ao longo dos anos, o processo de adoecimento foi estudado com enfoque no doente e sua patologia, visando incansavelmente sua cura através de tratamentos dolorosos e mutilantes. A partir do momento em que se constata a influência da doença na saúde física e mental dos cuidadores, os profissionais de saúde e estudiosos passam, então, a repensar os métodos utilizados nos tratamentos dando um novo significado à assistência em saúde, voltando seu olhar para o sujeito cuidador. As consequências do adoecimento nos cuidadores e familiares dos pacientes tomam maior importância e são reconhecidos pelo Ministério da Saúde (MS), quando, em 2008, publica a Cartilha Guia Prático do Cuidador, com uma questão saúde Pública. A partir de então, é crescente a assistência ao cuidador, com a criação de novas formas de intervenção nesse panorama, assim como a implementação de programas públicos de educação à saúde. Como reflexo do reconhecimento do cuidador no contexto da saúde, podemos destacar a pesquisa de Carvalho (2008), que tem o cuidador familiar como objeto de trabalho e estudo, considerando suas formas de enfrentamento da doença do paciente. Já Ribeiro e Souza (2010) buscam, em sua pesquisa, investigar as dificuldades encontradas pelo cuidador no período do adoecimento, bem como descrever como se dá a escolha e o desempenho desse papel, possibilitando novas intervenções com essa população. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o estado emocional dos cuidadores familiares de pacientes oncológicos em tratamento, no Hospital Maria José Baêta Reis/Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (ASCOMCER), nas mais variadas fases da doença, no município de Juiz de Fora- MG, visando verificar a prevalência dos sintomas de ansiedade e depressão, assim como os níveis de qualidade de vida. Para a realização deste trabalho foi levantada a hipótese de que os desgastes acarretados pelos cuidados diários com o familiar adoecido possibilitam o surgimento de problemas de natureza física e emocional, no cuidador familiar, devido a descuidos com relação ao autocuidado, estando esse cuidador predisposto a ter uma redução significativa em sua qualidade de vida bem como estar mais propenso a desenvolver sintomas psíquicos como depressão e ansiedade. A partir dessa hipótese, o presente estudo contou com uma pesquisa de campo, avaliando características de ansiedade, depressão e níveis de qualidade de vida através da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS) e do Questionário de Qualidade

4 4 de Vida (SF-36), em uma amostra de 30 cuidadores familiares de pacientes oncológicos para verificar a hipótese acima, que foi também confrontada com a perspectiva de diversos autores e estudiosos do tema. Contudo, destacamos, em nossa pesquisa, os estudos de Kübler-Ross (2008) e de Oliveira et al. (2005), em que ambos verificam as fases de elaboração emocional da vivência do adoecer, bem como a importância do apoio da equipe de saúde e do suporte psicológico mediante a experiência de doença, morte e luto, tendo o trabalho de Oliveira uma atenção especial direcionada ao cuidador familiar. Câncer O câncer é uma doença que se origina nos genes de uma única célula, caracterizado pelo seu crescimento desordenado e anormal, capaz de se proliferar até formar uma massa tumoral, podendo se espalhar para diversas regiões e órgãos do corpo humano, tendo para o seu desenvolvimento a influência de diversos fatores (CARVALHO, 2003). De acordo com Angerami-Camon, Chiattone e Nicoletti (2009) a relação entre fatores emocionais e o desenvolvimento do câncer é considerada e reconhecida desde o final do século XIX. Segundo Silva (2003), não é possível afirmar que os tumores cancerígenos tenham, além de causas físicas, químicas e biológicas, também causas psicológicas. Porém, pode-se afirmar que, dentro de uma compreensão somatopsicodinâmica de homem, é necessária a combinação desses elementos para a ocorrência e a proliferação dos tumores. Quando existe a suspeita de um câncer são utilizados para diagnóstico, diversos tipos de exames para que, através de uma análise dos resultados à luz de um conjunto de dados coletados, sejam tomadas as medidas possíveis (CARVALHO, 2003). Em relação à terapêutica, Carvalho (2003) ressalta que, podem ser lançados diversos tipos de tratamentos, podendo ser curativo, ou seja, aplicado em doenças disseminadas extremamente sensíveis ao método de intervenção e pode ser paliativo, onde a cura não é possível, possuindo o intuito de melhorar a qualidade de vida do paciente. Dentre os tratamentos, podemos encontrar a radioterapia, a quimioterapia e cirurgia, podendo ser administrados de forma conjunta, de acordo com a especificidade de cada caso, com caráter paliativo visando à melhoria da qualidade de vida e minimização do sofrimento desde o diagnóstico da doença.

5 5 As diferentes fases de elaboração emocional da doença Socialmente, o câncer foi visto, ao longo da história, como uma doença incurável, sinônimo de muita dor e sofrimento, sendo causador de agonia e morte, além da exclusão social devido ao medo de contágio da doença entre as pessoas (TEIXEIRA; FONSCECA, 2007). De acordo com Sontag (1986), as fantasias e os mistérios que envolveram doenças no século XIX, dentre elas o câncer, especialmente por este ainda não ter uma etiologia clara e definida, permanecem presentes nos dia de hoje. Com a evolução dos estudos da medicina, surgiram diversos tratamentos promissores, ao mesmo tempo em que se trabalhava a prevenção pelo diagnóstico precoce (TEIXEIRA; FONSCECA, 2007). O câncer, atualmente pode ser visto de forma diferenciada, sendo uma doença com suas possibilidades de cura e com tratamentos eficazes. Porém, adoecer ainda tão estigmatizado, provoca sentimentos diferenciados a cada sujeito, que podem ser intensificados na sociedade moderna devido à nova concepção de vida e valores. Frente ao sofrimento psíquico e emocional, a partir da possibilidade de doença e/ou eminência da morte, psicologicamente o homem tem que se defender de vários modos contra o medo crescente da morte e contra a crescente incapacidade de prevê-la e precaver-se contra ela. Tal sofrimento e processo de luto podem ser vivenciados, não somente pelo paciente, mas também pelo seu cuidador, por familiares e pessoas próximas que vivenciem o processo de adoecimento (KÜBLER-ROSS, 2008). Kbüler-Ross (2008) considera que os pacientes com diagnóstico terminal podem vivenciar cinco estágios de elaboração psíquica sobre a morte, mas ressalta que esses estágios não são obrigatoriamente vivenciados, nem mesmo na ordem aqui colocada, porém sua presença é claramente observada. O primeiro estágio é caracterizado pela negação e isolamento, proveniente da comunicação de um diagnóstico, sendo comumente uma defesa temporária que serve para amenizar as notícias impactantes (KÜBLER-ROSS, 2008). Para os familiares, a fase de negação irá se caracterizar pelo não acreditar na gravidade do diagnóstico e do prognóstico do paciente, momento em que a família pode iniciar uma busca incansável por diversos especialistas na expectativa de mudança do diagnóstico (OLIVEIRA et al., 2005). Aos poucos os sujeitos poderão se desprender da negação e utilizar mecanismos de defesa menos radicais (KÜBLER-ROSS, 2008, p.47). O segundo estágio caracteriza-se pela raiva, quando as relações com o paciente se tornam muito difíceis, devido ao fato de esse sentimento se propagar em todas as

6 6 direções e se projetar no ambiente (KÜBLER-ROSS, 2008). Em relação à família, nessa fase, é esperado que o parente vivencie sentimentos ambivalentes podendo tornar-se hostil e agressivo. Pode ainda, haver a presença de um lamento, muitas vezes ocultando um sentimento de culpa (OLIVEIRA et al., 2005). No terceiro estágio observa-se a barganha. Nessa fase, o paciente e/ou familiar estabelece acordos reais ou imaginários, com figuras que representem seus sistemas de crenças e valores, possuindo, em sua crença, poder sobre a vida e a morte. As promessas podem se voltar para a equipe de saúde, em um plano real, assim como para Deus e outros Santos, no plano sobrenatural (OLIVEIRA, et al., 2005). No quarto estágio, tem-se a presença da depressão caracterizada por um grande sentimento de perda. A depressão pode ainda ser dividida em dois tipos: a reativa, com o pesar frente os objetos perdidos durante a evolução da doença; e a preparatória, em que o paciente leva em conta perdas eminentes, sendo uma preparação para o estado de aceitação (KÜBLER-ROSS, 2008). Em relação à família, esse momento se caracteriza por sentimentos de intensa angústia e introspecção, com uma imensa dor psíquica, devido ao contato com a percepção da finitude humana e com a morte. São mais frequentes sentimentos de insegurança, tristeza e pesar que levam a episódios de choro frequentes e profunda tristeza (OLIVEIRA et al., 2005). E, por último, o quinto estágio é marcado pela aceitação. Segundo Kübler-Ross (2008) esse é um estágio em que o paciente não mais sentirá depressão, nem raiva quanto ao seu destino. É um período em que a família geralmente carece de ajuda, mais que o próprio paciente; à medida que ele, às vésperas da morte, encontra certa paz e aceitação, seu círculo de interesse diminui. Nesse estágio, encontra-se o momento em que os familiares irão trabalhar o desligamento e a separação inevitável com o familiar adoecido e, se for bem elaborado pelos familiares, propicia um sentimento confortante de que todo o possível foi feito até aquele momento e uma consciência de que a morte faz parte de um processo natural da vida (OLIVEIRA et al., 2005). As pesquisas de Kubler-Ross (2008) e Oliveira et al. (2005) foram fundamentais neste estudo, uma vez que contribuíram para a compreensão da experiência da morte e da finitude do ser humano através dos olhares do paciente e do cuidador, sendo este último o objetivo primeiro do trabalho. O cuidador do paciente oncológico

7 7 Como fatores fundamentais ao processo de tratamento, encontramos, além das características internas e pessoais de cada sujeito, o apoio social e multidisciplinar. Nessa perspectiva, a família possui um papel de destaque, pois seus membros sofrerão diretamente as consequências da doença (SOUZA, 2008). Durante o processo de adoecimento, surge o cuidador principal, pessoa responsável por auxiliar o doente em suas necessidades que, normalmente, é membro familiar (ARAÚJO, 2009). O impacto do diagnóstico de uma doença grave afeta não só o cuidador direto, mas toda uma unidade familiar e sua estrutura, e as necessidades psicológicas da família podem exceder as do paciente conforme a intensidade das reações emocionais desencadeadas na mesma (OLIVEIRA et al., 2005). Nesse momento, diversos fatores devem ser considerados, pois as condições sociais, econômicas e culturais dos pacientes e seus familiares podem ampliar a vulnerabilidade social que a doença impõe (CARVALHO, 2008). As relações familiares também podem ficar abaladas e os membros familiares se unirem em forma de mútuo apoio. Entretanto, essa forma positiva de influência familiar pode não estar presente em todos os casos (SOUZA, 2008). As famílias que não apresentam uma estrutura favorável para absorver as demandas que a situação de doença exige podem instalar uma crise no núcleo familiar (VOLPATO; SANTOS, 2007). Nesse contexto, o lidar com a família irá envolver diversas habilidades do profissional de saúde no sentido de reconhecer a dinâmica familiar, sua estrutura, ideologias e lideranças, bem como perceber o que o doente e sua doença representam para o grupo familiar (MELO FILHO; BURD, 2004). Segundo Floriani (2004), cuidador é a pessoa, membro ou não da família que com ou sem remuneração cuida do doente ou dependente no exercício das atividades básicas da vida diária. Geralmente com origem familiar, a escolha do cuidador, muitas vezes, é feita sob pressão, por desejo do paciente ou por falta de outra opção. Dessa forma, nem sempre se colocar no lugar de cuidador significa o efetivo desejo de cuidar (CAMPOS, 2007) e, consequentemente, essa escolha irá influenciar no ato de cuidar, bem como as características individuais de cada sujeito e o modo particular de cada sujeito lidar e enfrentar o adoecimento (VOLPATO; SANTOS, 2007). O papel de cuidador familiar irá se concretizar através da função de proteção e socialização do sujeito adoecido (SOUZA, 2008). Por sua vez, o cuidador se coloca diante de uma situação que o remete a sua própria vida, saúde, conflitos e frustrações. Nesse momento podem surgir medos de cometer erros e de não saber como lidar com o paciente (MOTA; MARTINS; VÉRAS, 2006).

8 8 O processo de adoecimento e cuidado ao paciente com câncer acarreta alguns custos ao cuidador, seja no nível físico, psíquico, social e financeiro, provocando um desequilíbrio em diversos aspectos, despertando necessidades especiais por parte do cuidador (SOUZA, 2008). Em situações específicas, decorrentes do processo do adoecimento e do cuidado ao doente, considerando a influência de fatores estressores e predisposições genéticas, há um maior risco em cuidadores de desenvolvimento de diversas doenças, além da possibilidade de exclusão social e isolamento afetivo, dentre outros (FLORIANI, 2004). Nesse processo, se faz muito importante que o cuidador seja percebido pela equipe de saúde em período precoce para que seja possível o planejamento de intervenções de orientação, suporte e apoio, como medida de proteção para a sua vida e para a sua saúde (FLORIANI, 2004). A qualidade de vida do cuidador depende, dentre outros fatores, de sua frequente autoavaliação, para que esteja em constante avaliação e adaptação a fim de melhorar a sua vida e se sentir seguro e por fim, ter condições efetivas de prestar cuidados e suporte aos outros (LEITÃO; ALMEIDA, 2000). Rezende et al. (2005) ressaltam que, grande parte do sofrimento do cuidador pode ser minimizado mediante uma comunicação eficaz com a equipe de saúde e o fornecimento de orientações necessárias, assim como o esclarecimento das condições do paciente e suas reais possibilidades. Dessa forma, faz-se necessária a compreensão do impacto da doença para o paciente e seus familiares, uma vez que dentro da estrutura sociofamiliar que a doença emerge e é baseando nessa estrutura que as pessoas vão responder a tal situação. Para isso, é fundamental a atenção dos profissionais que atuam em oncologia, avaliando o sofrimento de todo o grupo familiar em sua complexidade visando à qualidade da assistência prestada (CARVALHO, 2008). Ansiedade, Depressão e Qualidade de vida em Oncologia Os pacientes oncológicos na fase terminal da doença encontram-se, frequentemente, debilitados e dependentes e é nessa fase que o papel do cuidador se encontra altamente relevante. A função de cuidar é complexa e vai somando, ao longo do tempo, expondo o cuidador a riscos físicos e mentais que pode, ao longo do adoecer de seu familiar, desenvolver diversas patologias ou sintomatologias em decorrência desse processo (REZENDE et al., 2005).

9 9 Durante o processo de adoecimento de um familiar, o cuidador, devido a fatores estressores e a sobrecarga dos cuidados dispensados ao paciente, pode desenvolver múltiplos sintomas, dentre eles a ansiedade e a depressão como resposta a situação vivida (RESENDE et al., 2005). Os sintomas de Ansiedade podem surgir como sendo um estado de alerta que amplia o estado de atenção diante de uma situação de perigo real ou imaginário, fazendose presente como uma sensação difusa, de apreensão, acompanhada de diversas sensações físicas como: mal estar gástrico, palpitações, sudorese excessiva e cefaléia (RESENDE et. al., 2005). Já Castillo et al. (2000, p. 20) aponta o sentimento de ansiedade como [...] um sentimento vago e desagradável de medo e apreensão caracterizado por tensão ou desconforto derivado da antecipação do perigo, de algo desconhecido ou estranho Por sua vez, os sintomas da ansiedade irão chamar atenção e/ou serem vistos como patológicos se forem exagerados, desproporcionais ao perigo real. Como tais sintomas podem estar presentes em diversos distúrbios, faz-se necessária uma avaliação rigorosa, caso tais sintomas sejam diagnosticados e vistos como patológicos. Em relação à Depressão, Resende et al. (2005) expõem que os sintomas depressivos podem se manifestar de diversas formas com alterações do humor, alterações motoras, mudanças somáticas (alterações no sono, variação de apetite, peso, etc.), alterações no comportamento social e alterações cognitivas, verificando-se um aumento de tais sintomas conforme a aproximação do óbito. Teng, Humes e Demetrio (2005) afirmam que a relação entre queda de sobrevida em pacientes oncológicos e a presença de sintomas depressivos é nítida, pois estes pacientes aderem menos aos tratamentos propostos piorando seu prognóstico e qualidade de vida. Da mesma forma, o cuidador do familiar enfermo tem grandes possibilidades de desenvolver sintomas depressivos, ou até mesmo um quadro depressivo devido às pressões sofridas e os encargos que tal papel exige. Para que o cuidador possa usufruir de forma positiva em sua condição, é fundamental que aprenda a cuidar de si mesmo, tanto física quanto emocionalmente, pois esta é uma atividade extremamente exigente precisa estar preparado para enfrentá-la (VOLPATO; SANTOS, 2007). No que diz respeito à qualidade de vida, Avelar et al. (2006) ressalta que o termo Qualidade de Vida (QV) foi definida pela primeira vez em 1974 pela OMS como sendo uma condição de bem estar abrangendo as esferas fisiológicas, mental e social e não meramente a ausência de doença. A QV está relacionada intimamente como o estado

10 10 subjetivo de saúde do sujeito, estando centrada na avaliação subjetiva do indivíduo, ligada fortemente ao impacto do estado de saúde deste e sua capacidade de viver plenamente e deve ser considerada ao longo do tratamento (MAKULF, 2006). Muniz (2008) salienta que o tratamento oncológico é muito estressante para o paciente, exigindo muito de suas energias, devido aos efeitos colaterais, às complicações da doença, mudanças na rotina e na vida social e laborativa do sujeito, dentre outros fatores. O mesmo acontece com seus familiares, em especial o cuidador direto, que estará vivenciando mais fortemente as consequências da doença. Por sua vez, o câncer leva o paciente e sua família a se confrontarem com a mortalidade, o que provoca intensas alterações na vida diária e a uma reorganização familiar. Portando, uma vez que [...] a família tem a função de dar sentido às relações entre indivíduos e servir de espaço de elaboração de experiências vividas (MUNIZ, 2008, p.48), o núcleo familiar será de fundamental importância no processo de adoecimento da paciente. Nesse contexto, as chamadas redes de apoio (MUNIZ, 2008, p.145) podem ser consideradas para o sujeito uma necessidade de manter contato com pessoas em quem possa confiar e receber ajuda, sendo um processo promotor do cuidado, importante na busca da melhor qualidade de vida do sujeito, onde o apoio social e familiar irá amenizar a dor e o sofrimento causados pela doença. Sales et al. (2001) ressaltam ainda em seus estudos que os pacientes que buscavam apoio familiar e social por meio de conversa com familiares e até mesmo amigos sobre a doença e o tratamento, em busca de se sentirem mais confortáveis e aliviados a partir desse compartilhar de experiências. Portanto, com o avanço da ciência, hoje é possível que uma pessoa conviva com uma doença crônica sem perda de qualidade de vida, mas para isso é necessário adaptar-se à nova realidade e desprender-se de comportamento ditados pela sociedade e estereotipados, vivendo conforme as possibilidades de cada sujeito (GIANINI, 2007). Método A pesquisa avaliou uma amostra de 30 cuidadores familiares de pacientes com câncer nas mais diferentes fases da doença, acompanhados pelo grupo Cuidando do cuidador desenvolvido pela equipe de Psicologia do Hospital Maria José Baêta Reis/ASCOMCER e mediante atendimento ambulatorial no mesmo hospital. Os critérios de inclusão dos participantes no estudo foram: idade igual ou superior a 18 anos, independente do sexo, aceitação em participar do estudo, e assinatura do

11 11 termo de consentimento livre e esclarecido. Os critérios de exclusão foram pacientes com idade inferior a 18 anos e a recusa em participar da pesquisa. Para a avaliação da ansiedade e depressão foi utilizada a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS), que consiste em uma escala de autoavaliação, que possui 14 itens, entre os quais sete são voltados para avaliação da ansiedade (HADS-A) e sete para depressão (HADS-D), Cada item é pontuado de zero a três, compondo uma pontuação máxima de 21 pontos. Os pontos de corte recomendados para ambas as subescalas são: HAD-A: sem ansiedade de 0 a 8, com ansiedade 9; HADS-D: sem depressão de 0 a 8, com depressão 9. (MARCOLINO et al., 2007). Para a avaliação da qualidade de vida foi utilizado o Questionário de Qualidade de Vida SF-36, que consiste em um questionário de auto-avaliação da funcionalidade, sendo analisados o estado de saúde geral e qualidade de vida, em que são avaliados os aspectos: capacidade funcional, aspectos físicos, dor, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais, aspectos emocionais e saúde mental. A cada domínio avaliado foram atribuídos escores, que variam de zero a cem, sendo os escores mais próximos de zero, demonstrativos de pior qualidade de vida e os escores mais próximos de cem demonstrativos de melhor qualidade de vida (CICONELLI, 1997). Além da avaliação da ansiedade, depressão e qualidade de vida foram analisadas as variáveis idade, sexo, escolaridade, estado civil, atividade laborativa, tempo de tratamento do familiar, e uso de psicofármacos, as quais foram colhidas através de um Questionário Social aplicado durante a pesquisa. Para sua realização, a pesquisa 1 foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. O projeto foi aprovado sem restrições em 30/8/2011 (protocolo nº ), sendo aprovada também pelo diretor clínico do Hospital ASCOMCER. Os participantes da pesquisa foram abordados durante o grupo de apoio a familiares Cuidando do cuidador e em sala de espera. A escolha dos familiares se deu de forma aleatória desde que estes tivessem mais de 18 anos e concordassem em participar da pesquisa. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), para cumprir com a obrigatoriedade imposta pela Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. 1 Pesquisa de Iniciação Científica aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES/JF através do Protocolo nº º em 30/08/ Para a realização da pesquisa, todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aprovado pela mesma instituição.

12 12 Resultados e Discussão A seguir, serão apresentados os resultados obtidos na pesquisa de campo através da análise dos dados coletados na referida amostra. A amostra deste estudo foi caracterizada por 30 cuidadores familiares de pacientes oncológicos. Percebeu-se que 83,3% dos pesquisados eram do sexo feminino, 16,7% do sexo masculino. A média de idade foi de 47 ± 15 anos. Em relação ao tempo de tratamento do familiar, estimou-se uma média de 6,4±7 meses. Com relação à escolaridade, observou-se que 56,7% cursaram apenas o Ensino Fundamental, não estando este necessariamente completo, 30% cursou até o Ensino Médio, 6,7% o Ensino Superior, sendo apenas 3,3% caracterizado como analfabeto. Dentre os pesquisados, 72% são casados, estando os outros 28% dentre os solteiros e viúvos. Em relação à situação ocupacional, 43,3% ainda encontram-se em atividade e 43,3% não trabalham mais, 3,3% foi aposentado por invalidez e 10% aposentado por tempo de serviço. Referente ao tempo de tratamento do familiar com câncer, constatou-se uma média de 6 ± 7 meses. Outro item avaliado foi o uso de psicofármacos e percebeu-se que 46,7% fazem uso de medicação, dentre estes 20% utilizam antidepressivos e 6,7% usam ansiolítico. Em relação às médias obtidas nas pontuações de ansiedade e depressão. O questionário utilizado (HADS) possui uma pontuação de zero a vinte e um pontos e observou-se que a média de ansiedade dos entrevistados foi de 9 ± 5 pontos e de depressão foi de 8 ± 5 pontos. Desta forma, foram percebidas médias baixas com relação aos dois sintomas avaliados. A partir do ponto de corte do HADS (maior ou igual a 9 pontos indicativos de ansiedade e depressão), observou-se também que, da população analisada 53,3% apresentam sintomas de ansiedade. Em relação à depressão, 50% apresentam sintomas depressivos. Em nosso estudo, com relação ao aspecto Qualidade de Vida, observou-se, dentre os familiares pesquisados, resultados com níveis intermediários, uma vez que o SF-36 não apresenta ponto de corte, mas sugere pontuações mais próximas de cem indicativas de melhor Qualidade de Vida. Foi percebido que as maiores pontuações foram no domínio Capacidade Funcional, com média de 82 pontos. É fundamental destacar que os menores escores foram percebidos no domínio Aspectos Emocionais, correspondente a 47 pontos, que demonstram um grande desgaste emocional cumulativo na vida desses

13 13 cuidadores. Dentre os demais aspectos analisados temos Aspectos Físicos (49 ± 34), níveis de Dor (59 ± 21), Estado Geral de Saúde (64 ± 27), Vitalidade (55 ± 29), Aspectos Sociais (51 ± 29) e Saúde Mental (56 ± 27). Faz-se necessário destacar que os aspectos relacionados aos fatores emocionais e à saúde mental encontram-se muito abaixo do esperado (cem pontos), apontando a necessidade de intervenções psicológicas direcionadas a esta população. Além disso, ressalta-se o percentual significativo (46,7%) de familiares utilizando psicofármacos. Ao se correlacionar a idade com os sintomas depressivos e ansiosos, a idade mostrou-se relacionada negativamente à ansiedade (p=0,001), ou seja, quanto maior a idade, menor a ansiedade, sugerindo que os familiares mais velhos encontram-se menos ansiosos comparados aos mais jovens. Não foi observada correlação entre depressão e idade. No que diz respeito à Qualidade de Vida, não se verificou correlação significativa com a idade dos entrevistados, mas foi percebida uma tendência (p=0,05) de correlação positiva entre idade e saúde mental, novamente apontando que os mais velhos parecem possuir maiores recursos no que diz respeito aos aspectos psicológicos. Com relação ao tempo de tratamento do paciente, não foi verificada correlação significativa com depressão, ansiedade e Qualidade de Vida. Tal fato pode se dar em função do tempo de acompanhamento não ser longo (média de seis meses). Talvez a presença de ansiedade, depressão e redução da qualidade de vida possa estar mais associada à vivência do diagnóstico do que ao tempo de cuidado deste familiar. Ao se comparar homens e mulheres, não foi constatada diferença entre os grupos no que diz respeito à ansiedade, mas os homens mostraram-se mais deprimidos que as mulheres (p=0,02). Foi verificado também que os familiares que não trabalham possuem uma tendência maior à depressão do que aqueles indivíduos que possuem atividade laboral (p=0,06). Considerações Finais O diagnóstico de câncer possui grande impacto tanto para o paciente quanto para sua família, uma vez que se trata de uma doença socialmente estigmatizada que faz referência à dor, sofrimento, mutilação e morte. Partindo desse pressuposto, diante da pesquisa realizada com cuidadores familiares de pacientes oncológicos em tratamento no Hospital ASCOMCER de Juiz de Fora-MG, pode-se observar que a hipótese deste trabalho foi confirmada. Ou seja,

14 14 constatou-se a presença de ansiedade e depressão na amostra avaliada, obtendo-se níveis não satisfatórios de Qualidade de Vida, com déficits especialmente relacionados à saúde mental dos pesquisados e no que diz respeito aos Aspectos Emocionais, o que pode representar um desgaste no âmbito emocional e psíquico ao longo do tempo de tratamento do paciente. O presente estudo ressalta a necessidade de intervenção psicológica nos cuidadores de pacientes crônicos, fator que também foi verificado por Brito (2009) que, em seu estudo de caso, constatou que os atendimentos psicológicos frequentes ajudaram a promover, ao cuidador, uma maior percepção de si mesmo e do paciente, considerando que seu estado de saúde precisa ser preservado até mesmo para que se mantivessem os cuidados ao familiar. Tal acompanhamento permitiu que o cuidador desenvolvesse um maior autocuidado, com diminuição significativa do nível de estresse e de sintomas fisiológicos ligados a essa condição, minimizando significativamente os impactos negativos sofridos pelo ato de cuidar. Os dados apresentados na pesquisa de Ribeiro e Souza (2010) realizada com familiares de pacientes oncológicos em uma central de quimioterapia, também vêm afirmar a necessidade do apoio psicológico a essa população, uma vez que se constatou que 66% alegam não ter escolhido assumir tal função, mas o fizeram por falta de opção, apenas 60% dispõe do apoio de outros familiares e 80% interromperam suas atividades diárias por conta dos cuidados dispensados ao familiar adoecido. Considerando que o cuidar pode desencadear conflitos de natureza diversa, assim como aumentar o nível de estresse e sobrecarregar o familiar cuidador, os dados acima são fundamentais no desenvolvimento de um trabalho de auxílio e apoio voltado para essa população (ARAÚJO et al., 2009). Os autores citados acima vêm confirmar a necessidade de um acompanhamento psicológico sistemático por parte dos cuidadores avaliados nesta pesquisa, uma vez que, nosso estudo contou com uma população heterogênea, a qual parece, apesar do pequeno tempo de convivência com o Câncer, demandar avaliações mais específicas para diagnóstico e tratamento dos sintomas decorrentes das dificuldades desse processo. Os resultados obtidos nesse estudo sugerem que cuidadores familiares de pacientes oncológicos necessitam ser avaliados, diagnosticados e tratados mediante um acompanhamento sistemático, evitando o surgimento de patologias e psicopatologias decorrentes do cuidado diário ao familiar adoecido. A presente pesquisa trata-se de um corte transversal, não sendo possível afirmar que os sintomas ansiosos e depressivos apresentados e os níveis de Qualidade de Vida encontrados se relacionam diretamente

15 15 com o adoecimento do familiar, mas nos permite analisar com clareza o perfil deste cuidador e verificar suas necessidades de cuidado e acompanhado nesse período. Acredita-se que a realização de outras pesquisas na área é de fundamental importância para melhor conhecimento dos processos vividos por cuidadores familiares, sendo necessário seu acompanhamento por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar em todas as etapas da doença, em que se destaca a importância da intervenção psicológica nesse processo. 06/9/2012 Artigo recebido em: 31/5/212 Artigo aceito para publicação em: REFERÊNCIAS ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto (Org.); CHIATTONE, Heloisa Benevides de Carvalho; NICOLETTI, Edela Aparecida. O doente, a psicologia e o hospital. São Paulo: Cenagage Learning, ARAÚJO, Laís Zaú Serpa et al. Cuidador principal do paciente oncológico fora da possibilidade de cura, repercussões desse encargo. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 62, n. 1, p , AVELAR, Anne Melina Ambrósio et al. Qualidade de vida ansiedade e depressão em mulheres com câncer de mama antes e após a cirurgia. Revista Ciências Médicas, Campinas, v. 15, n. 1, p , BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Guia Prático do Cuidador. Brasília, BRITO, Daniela Cristina Sampaio. Cuidando de quem cuida: estudo de caso sobre o cuidador principal de um portador de insuficiência renal crônica. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 3, p , CAMPOS, Eugênio Paes. Quem cuida do cuidador: uma proposta para os profissionais de saúde. Petrópolis: Vozes, CARVALHO, Maria Margarida M. J. Introdução à psicolcologia. São Paulo: Livro Pleno, 2003.

16 16 CARVALHO, Célia da Silva Ulysses. A necessária atenção à família do paciente oncológico. Revista Brasileira de Cancerologia, Rio de Janeiro, v. 54, n. 1, p , CASTILLO, Ana Regina et al. Transtornos de Ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria, Porto Alegre, v. 22, suplemento 2, p , CICCONELLI, R. M. Tradução para o português e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida Medical Outcomes Study 36-item-short-form health survey (SF-36) f. Tese (Doutorado em Medicina) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, MELO FILHO, Júlio de; BURD, Miriam (Org.). Doença e Família. São Paulo. Casa do Psicólogo, FLORIANI, Ciro Augusto. Cuidado Familiar: sobrecarga e proteção. Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Cancerologia, Rio de Janeiro, v. 50, n. 4, p , FLORIANI, Ciro Augusto, SCHRAMM, Fermin Rolad. Cuidador do idoso com câncer avançado: um ator vulnerado. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n.3, p , LEITÃO, Glória da Conceição Mesquita. ALMEIDA, Diva Teixeira. de. O cuidador e sua qualidade de vida. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 13, n. 1, p , MARCOLINO, José Álvaro Marques et al. Escala Hospitalar de ansiedade e depressão: Estudo da validade de critério e da confiabilidade com pacientes no pré-operatório. Revista Brasileira de Anestesiologia, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p , MOTA, Roberta Araújo; MARTINS, Cileide Guedes de Melo; VÉRAS, Renata Meira. Papel dos Profissionais de Saúde na política de humanização hospitalar. Psicologia em Estudo, Maringá, v.11, n. 2, p , MUNIZ, Rosane Manfrin. Os significados da experiência da radioterapia oncológica na visão de pacientes e familiares cuidadores f. Tese (Doutorado em Enfermagem) Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, OLIVEIRA, Érika Arantes et al. Intervenção junto à família do paciente com alto risco de morte. Medicina, Ribeirão Preto, v. 38, n. 1, p , RESENDE, Vera Lúcia et. al. Revisão crítica dos instrumentos utilizados para avaliar aspectos emocionais, físicos e sociais do cuidador de pacientes com câncer na fase terminal da doença. Revista Brasileira de Cancerologia, Rio de Janeiro, v. 51, n. 1, p , 2005.

17 17 RIBEIRO, Aline; SOUZA, Célia. O cuidador familiar de doentes com câncer. Revista Arquivos de Ciência da Saúde, São José do Rio Preto, v. 17, n. 1, p , SILVA, André L. P. O acompanhamento psicológico a familiares de pacientes oncológicos terminais no cotidiano hospitalar. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 7, n. 1, p , SONTAG, Susan. Doença como metáfora: A AIDS e suas metáforas. São Paulo. Schwarcz, SOUZA, Célia Alves. O Cuidador de Pacientes com câncer. Revista Arquivos de Ciência da Saúde, São José do Rio Preto, v. 17, n. 1, p , TEIXEIRA, Luiz Antônio; FONSECA, Cristina Oliveira. De doença desconhecida a problema de saúde pública: o INCA e o controle do câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, TENG, Chei Tung; HUMES, Eduardo de Castro; DEMÉTRIO, Frederico Navas. Depressão e Comorbidades clínicas. Revista de Psiquiatria Clínica, São Paulo, v. 32, n. 3, p , VOLPATO, Flávia Sordi; SANTOS, Gilcinéia Rose. Pacientes Oncológicos: um olhar sobre as dificuldades vivenciadas pelos familiares cuidadores. Imaginário, São Paulo, v. 13, n. 14, p , KÜBLER-ROSS, Elisabeth. Sobre a morte e o morrer. São Paulo. Martins Fontes, 2008.

O CUIDADO PRESTADO AO PACIENTE ONCOLÓGICO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

O CUIDADO PRESTADO AO PACIENTE ONCOLÓGICO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 O CUIDADO PRESTADO AO PACIENTE ONCOLÓGICO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Aline Paula

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga 1. Por que este estudo é relevante? Segundo o relatório sobre a Carga Global das Doenças (Global

Leia mais

Fazendo a diferença nos Serviços de Saúde: Visão do Técnico Especialista

Fazendo a diferença nos Serviços de Saúde: Visão do Técnico Especialista Fazendo a diferença nos Serviços de Saúde: Visão do Técnico Especialista Tec. de Enfermagem Claudia Sterque claudiasterque@yahoo.com.br 11 de novembro de 2010 VISÃO DO TÉCNICO ESPECIALISTA Quando comecei

Leia mais

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER

A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER A PERCEPÇÃO DE JOVENS E IDOSOS ACERCA DO CÂNCER Levi Ramos Baracho; Jordano da Silva Lourenço, Kay Francis Leal Vieira Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ INTRODUÇÃO O câncer ainda é tido como

Leia mais

CUIDAR DE CUIDADORES: PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA CUIDADORES DE IDOSOS DEPENDENTES

CUIDAR DE CUIDADORES: PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA CUIDADORES DE IDOSOS DEPENDENTES CUIDAR DE CUIDADORES: PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA CUIDADORES DE IDOSOS DEPENDENTES Iuanda Silva Santos, Faculdades Integradas de Patos, yuanda_@hotmail.com; Rúbia Karine Diniz Dutra, Faculdades Integradas

Leia mais

TÍTULO: "SE TOCA MULHER" CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

TÍTULO: SE TOCA MULHER CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA TÍTULO: "SE TOCA MULHER" CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO

Leia mais

Lidando com o paciente oncológico C A M I L A M A N O S S O F U N E S J É S S I C A D E O L I V E I R A S T O R R E R

Lidando com o paciente oncológico C A M I L A M A N O S S O F U N E S J É S S I C A D E O L I V E I R A S T O R R E R Lidando com o paciente oncológico C A M I L A M A N O S S O F U N E S J É S S I C A D E O L I V E I R A S T O R R E R As fases do câncer ANTERIOR AO DIAGNÓSTICO RECUPERAÇÃO OU MORTE DIAGNÓSTICO A FASE

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS ENFERMEIROS SOBRE A SAÚDE DO HOMEM NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB.

NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS ENFERMEIROS SOBRE A SAÚDE DO HOMEM NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB. NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS ENFERMEIROS SOBRE A SAÚDE DO HOMEM NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB. Antonio José Barbosa Neto (ajbneto_@hotmail.com) 1 Ceciliana Araújo Leite (cecidemais@hotmail.com)

Leia mais

Assistência na Fase Final da Vida e Luto: Assistência à Família. Ana Paula M. Bragança dos Santos Assistente Social/INCA

Assistência na Fase Final da Vida e Luto: Assistência à Família. Ana Paula M. Bragança dos Santos Assistente Social/INCA Assistência na Fase Final da Vida e Luto: Assistência à Família Ana Paula M. Bragança dos Santos Assistente Social/INCA De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) "Cuidados Paliativos consistem

Leia mais

Área temática: Enfermagem CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA: SENTIMENTOS DOS PORTADORES E PAPEIS DE FAMILIARES E ENFERMEIROS

Área temática: Enfermagem CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA: SENTIMENTOS DOS PORTADORES E PAPEIS DE FAMILIARES E ENFERMEIROS Área temática: Enfermagem CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA: SENTIMENTOS DOS PORTADORES E PAPEIS DE FAMILIARES E ENFERMEIROS Graziela Silva do Nascimento Discente do curso de Enfermagem da UFPB. E-mail: graziela_nascimento_@hotmail.com

Leia mais

Suplementar após s 10 anos de regulamentação

Suplementar após s 10 anos de regulamentação Atenção à Saúde Mental na Saúde Suplementar após s 10 anos de regulamentação Kátia Audi Congresso Brasileiro de Epidemiologia Porto Alegre, 2008 Mercado de planos e seguros de saúde: cenários pré e pós-regulamentap

Leia mais

A situação do câncer no Brasil 1

A situação do câncer no Brasil 1 A situação do câncer no Brasil 1 Fisiopatologia do câncer 23 Introdução O câncer é responsável por cerca de 13% de todas as causas de óbito no mundo: mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da

Leia mais

Relato de Experiência. Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica. PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP

Relato de Experiência. Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica. PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP Relato de Experiência Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP RESUMO A intenção em produzir um material informativo a respeito

Leia mais

Pacto Europeu. para a Saúde. Conferência de alto nível da ue. Bruxelas, 12-13 de junho de 2008

Pacto Europeu. para a Saúde. Conferência de alto nível da ue. Bruxelas, 12-13 de junho de 2008 Pacto Europeu para a Saúde Mental e o Bem-Estar Conferência de alto nível da ue JUNTOS PELA SAÚDE MENTAL E PELO BEM-ESTAR Bruxelas, 12-13 de junho de 2008 Slovensko predsedstvo EU 2008 Slovenian Presidency

Leia mais

A Saúde mental é componente chave de uma vida saudável.

A Saúde mental é componente chave de uma vida saudável. Transtornos mentais: Desafiando os Preconceitos Durante séculos as pessoas com sofrimento mental foram afastadas do resto da sociedade, algumas vezes encarcerados, em condições precárias, sem direito a

Leia mais

A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde

A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde A Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde Tatiana Thiago Mendes Psicóloga Clínica e do Trabalho Pós-Graduação em Saúde e Trabalho pelo HC FM USP Perita Judicial em Saúde Mental Panorama da Saúde dos Trabalhadores

Leia mais

Sexualidade e Câncer de Mama

Sexualidade e Câncer de Mama Sexualidade e Câncer de Mama LÚCIO FLAVO DALRI GINECOLOGIA MASTOLOGIA CIRURGIA PÉLVICA MÉDICO EM RIO DO SUL - SC PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MASTOLOGIA REGIONAL DE SC CHEFE DO SERVIÇO DE MASTOLOGIA

Leia mais

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS

A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO TRABALHO COM AUTISTAS XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 A NECESSIDADE DA PESQUISA DO DOCENTE PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Leia mais

VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola

VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola Caroline Pilar 1 Simone Medianeira Franzin 2 Resumo: A escolha profissional dos alunos no final do Ensino Médio tem sido pensada

Leia mais

Qualidade de vida no Trabalho

Qualidade de vida no Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho Introdução É quase consenso que as empresas estejam cada vez mais apostando em modelos de gestão voltados para as pessoas, tentando tornar-se as empresas mais humanizadas,

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

Espiritualidade e Saúde: avaliação de uma proposta educacional para a graduação em Medicina e Enfermagem na UNIFESP

Espiritualidade e Saúde: avaliação de uma proposta educacional para a graduação em Medicina e Enfermagem na UNIFESP Espiritualidade e Saúde: avaliação de uma proposta educacional para a graduação em Medicina e Enfermagem na UNIFESP Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde Valdir Reginato Espiritualidade

Leia mais

COMO AS CRIANÇAS ENFRENTAM SUAS ALTERAÇÕES DE FALA OU FLUÊNCIA?

COMO AS CRIANÇAS ENFRENTAM SUAS ALTERAÇÕES DE FALA OU FLUÊNCIA? COMO AS CRIANÇAS ENFRENTAM SUAS ALTERAÇÕES DE FALA OU FLUÊNCIA? Autores: ANA BÁRBARA DA CONCEIÇÃO SANTOS, AYSLAN MELO DE OLIVEIRA, SUSANA DE CARVALHO, INTRODUÇÃO No decorrer do desenvolvimento infantil,

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

ESTRESSE EM ENFERMEIROS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU) DE RECIFE-PE

ESTRESSE EM ENFERMEIROS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU) DE RECIFE-PE ESTRESSE EM ENFERMEIROS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU) DE RECIFE-PE Izabel Cristina Brito da Silva 1 Emanuela Batista Ferreira 2 Jael Maria de Aquino 3 Sílvia Elizabeth Gomes de Medeiros

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GAB Nº 053 / 2011

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GAB Nº 053 / 2011 PARECER COREN-SP GAB Nº 053 / 2011 Assunto: Aplicação do inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp (ISSL) pelo Enfermeiro. 1. Do fato Solicitado parecer por Enfermeiro sobre a aplicação do

Leia mais

De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial

De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Eliane Maria Monteiro da Fonte DCS / PPGS UFPE Recife PE - Brasil Pesquisa realizada pelo NUCEM,

Leia mais

Cuidados paliativos e a assistência ao luto

Cuidados paliativos e a assistência ao luto Cuidados paliativos e a assistência ao luto O processo de luto tem início a partir do momento em que é recebido o diagnóstico de uma doença fatal ou potencialmente fatal. As perdas decorrentes assim se

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTA RESUMO O cenário atual do trabalho

Leia mais

29/5/2012 DIPOSICIONAL SITUACIONAL OTIMISMO DISPOSICIONAL INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA MÉTODOS FONTE DE DADOS PROJETO INSTRUMENTOS RESULTADOS

29/5/2012 DIPOSICIONAL SITUACIONAL OTIMISMO DISPOSICIONAL INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA MÉTODOS FONTE DE DADOS PROJETO INSTRUMENTOS RESULTADOS INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA MÉTODOS FONTE DE DADOS PROJETO INSTRUMENTOS RESULTADOS CARACTERÍSTICAS DA AMOSTRA DIFERENÇAS NAS PONTUAÇÕES DE OTIMISMO CORRELATOS DE OTIMISMO PREDITORES DE QVRS DISCUSSÃO

Leia mais

Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições. Maria Cecília de Souza Minayo

Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições. Maria Cecília de Souza Minayo Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições Maria Cecília de Souza Minayo 1ª. característica: elevadas e crescentes taxas de homicídios nos últimos 25 anos Persistência das causas externas

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES PARA FINS DE ADOÇÃO INTERNACIONAL (CONTEÚDOS RELEVANTES)

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES PARA FINS DE ADOÇÃO INTERNACIONAL (CONTEÚDOS RELEVANTES) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES PARA FINS DE ADOÇÃO INTERNACIONAL (CONTEÚDOS RELEVANTES) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES PARA FINS

Leia mais

CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE

CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE Janaína Esmeraldo Rocha, Faculdade Leão Sampaio, janainaesmeraldo@gmail.com

Leia mais

Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença.

Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença. Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença. Bruno Araújo da Silva Dantas¹ bruno_asd90@hotmail.com Luciane Alves Lopes² lucianesevla.l@gmail.com ¹ ²Acadêmico(a) do

Leia mais

INTRODUÇÃO (WHO, 2007)

INTRODUÇÃO (WHO, 2007) INTRODUÇÃO No Brasil e no mundo estamos vivenciando transições demográfica e epidemiológica, com o crescente aumento da população idosa, resultando na elevação de morbidade e mortalidade por doenças crônicas.

Leia mais

A contribuição da Psicologia no Tratamento Clínico e Cirúrgico da Obesidade

A contribuição da Psicologia no Tratamento Clínico e Cirúrgico da Obesidade A contribuição da Psicologia no Tratamento Clínico e Cirúrgico da Obesidade Thaís Cristina Simamoto* Thaís Silva Luiz* A obesidade mórbida é uma doença crônica metabólica que combina grandes chances de

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

Stress. Saúde Mental. ão.

Stress. Saúde Mental. ão. Saúde Mental Stress Se dura o tempo necessário para proteger o organismo de uma situação de risco, é saudável. Quando passa dias e dias sem controle, vira doença. O Stress, além de ser ele próprio e a

Leia mais

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA C A R T I L H A OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA OOUTUBRO ROSA é um movimento mundial pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Com suas ações especialmente

Leia mais

Pesquisa revela o maior medo dos paulistas.

Pesquisa revela o maior medo dos paulistas. Pesquisa revela o maior medo dos paulistas. Pesquisa analisou o maior medo dos paulistas de acordo com seu sexo, faixa etária, estado civil, escolaridade, renda, ocupação e também por região. De acordo

Leia mais

ENVELHECIMENTO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL

ENVELHECIMENTO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL ENVELHECIMENTO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL O processo de envelhecimento e a velhice devem ser considerados como parte integrante do ciclo de vida. Ao longo dos tempos, o conceito de envelhecimento e as

Leia mais

Mitos e equívocos sobre sobreviventes de cancro infantil.

Mitos e equívocos sobre sobreviventes de cancro infantil. Mitos e equívocos sobre sobreviventes de cancro infantil. 1 MITO Crianças com cancro e sobreviventes de cancro infantil, representam um risco de saúde para a saúde das outras crianças / adolescentes. Eles

Leia mais

APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO... 272

APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO... 272 APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO.... 272 APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO.

Leia mais

OTRABALHO NOTURNO E A SAÚDE DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

OTRABALHO NOTURNO E A SAÚDE DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS OTRABALHO NOTURNO E A SAÚDE DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Tatiane Paula de Oliveira 1, Adriana Leonidas de Oliveira (orientadora) 2 1 Universidade de Taubaté/ Departamento

Leia mais

6. Considerações Finais

6. Considerações Finais 6. Considerações Finais O estudo desenvolvido não permite nenhuma afirmação conclusiva sobre o significado da família para o enfrentamento da doença, a partir da fala das pessoas que têm HIV, pois nenhum

Leia mais

Revelação Diagnóstica do HIV A arte de comunicar más notícias Tânia Regina C. de Souza, Karina Wolffenbuttel, Márcia T. F.

Revelação Diagnóstica do HIV A arte de comunicar más notícias Tânia Regina C. de Souza, Karina Wolffenbuttel, Márcia T. F. Revelação Diagnóstica do HIV A arte de comunicar más notícias Tânia Regina C. de Souza, Karina Wolffenbuttel, Márcia T. F. dos Santos A aids é ainda uma doença ameaçadora. Apesar de todos os avanços no

Leia mais

RESUMO PARA O CONGRESSO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 2011

RESUMO PARA O CONGRESSO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 2011 RESUMO PARA O CONGRESSO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 2011 Modalidade: Mesa Redonda TÍTULO DA MESA: UTILIZAÇÃO DOS SUBTESTES RACIOCÍNIO MATRICIAL E CÓDIGOS DO BETA III EM DIVERSOS CONTEXTOS Coordenador da mesa:

Leia mais

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA.

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. OUTUBRO ROSA ^ um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA ~ prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. ~ ^ O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo 2013 Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo Ana Fonseca, Bárbara Nazaré e Maria Cristina Canavarro Pontos de interesse especiais: Porque

Leia mais

PROJETO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JN.M@TOS RNC REDE NOVO CURSO END.: AV. 15 DE NOVEMBRO, N 200 GUARANI PIABETÁ MAGÉ/ RJ www.rnc.org.

PROJETO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JN.M@TOS RNC REDE NOVO CURSO END.: AV. 15 DE NOVEMBRO, N 200 GUARANI PIABETÁ MAGÉ/ RJ www.rnc.org. PROJETO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JN.M@TOS RNC REDE NOVO CURSO END.: AV. 15 DE NOVEMBRO, N 200 GUARANI PIABETÁ MAGÉ/ RJ www.rnc.org.br ÍNDICE FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DO CUIDADOR... 01 a 03 CUIDADOR...

Leia mais

Tratamento do câncer no SUS

Tratamento do câncer no SUS 94 Tratamento do câncer no SUS A abordagem integrada das modalidades terapêuticas aumenta a possibilidade de cura e a de preservação dos órgãos. O passo fundamental para o tratamento adequado do câncer

Leia mais

Níveis de atenção à saúde e serviços de saúde

Níveis de atenção à saúde e serviços de saúde Níveis de atenção à saúde e serviços de saúde Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não a mera ausência de doenças (OMS, 1949) Antes de falar sobre os níveis de atenção à saúde

Leia mais

Prezados Associados,

Prezados Associados, Prezados Associados, Para facilitar a comunicação e dirimir as principais dúvidas sobre a utilização dos nossos serviços, o FISCO SAÚDE traz agora guias de procedimentos por assunto. O conteúdo está distribuído

Leia mais

Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos

Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos Prof. Rivaldo Assuntos Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos Administração e Gerenciamento de Enfermagem Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher e da Criança Enfermagem nas Doenças Transmissíveis

Leia mais

ANSIEDADE E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Introdução: A ansiedade configura um sentimento que participa da vivência do ser

ANSIEDADE E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Introdução: A ansiedade configura um sentimento que participa da vivência do ser ANSIEDADE E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Ana Caroline F. Landim 1 Daniel do Nascimento Tavares 2 Fernanda M. Pinheiro 3 Fernanda S. Pessanha 4 Juliana C. P. Gonçalves 5 Linda Nice

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

OS CUIDADOS PALIATIVOS EM PORTUGAL. Resultados Quantitativos

OS CUIDADOS PALIATIVOS EM PORTUGAL. Resultados Quantitativos OS CUIDADOS PALIATIVOS EM PORTUGAL Resultados Quantitativos Outubro 2008 1 METODOLOGIA FICHA TÉCNICA Total da Amostra: 606 Entrevistas telefónicas, realizadas por CATI (computer assisted telephone interview).

Leia mais

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade.

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil Ruth Rangel * Fernanda Azevedo * Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Resumo A redução das desigualdades sociais tem sido

Leia mais

MANUAL ATRIBUIÇÕES E ROTINAS PSICOLOGIA HOSPITALAR

MANUAL ATRIBUIÇÕES E ROTINAS PSICOLOGIA HOSPITALAR MANUAL 1 E L A B O R A Ç Ã O HGWA: Fernanda Azevedo de Souza: Coordenação, UCE Adulto (UCE I e AVC Subagudo) e Cuidados Paliativos Isabelle de Freitas Luz - Clínica Pediátrica, UCE Pediátrica e PAD Pediátrico

Leia mais

Projeto Prevenção Também se Ensina

Projeto Prevenção Também se Ensina Projeto Prevenção Também se Ensina Vera Lúcia Amorim Guimarães e-mail veramorim@ig.com.br Escola Estadual Padre Juca Cachoeira Paulista, SP Dezembro de 2007 Disciplina: Ciências Séries: EF todas da 5ª

Leia mais

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 337 DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM

Leia mais

MOVIMENTO CASCAVEL ROSA - NA LUTA CONTRA O CÂNCER

MOVIMENTO CASCAVEL ROSA - NA LUTA CONTRA O CÂNCER MOVIMENTO CASCAVEL ROSA - NA LUTA CONTRA O CÂNCER Área Temática: Saúde Adriane de Castro Martinez Martins 1 (Coordenadora) Claudecir Delfino Verli 2 Aline Maria de Almeida Lara 3 Modalidade: Comunicação

Leia mais

As Ligas de Geriatria e Gerontologia e seu papel na formação dos profissionais de saúde

As Ligas de Geriatria e Gerontologia e seu papel na formação dos profissionais de saúde XIV Congressso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia III Encontro Nacional das Ligas de Geriatria e Gerontologia As Ligas de Geriatria e Gerontologia e seu papel na formação dos profissionais de saúde

Leia mais

Uma área em expansão. Radiologia

Uma área em expansão. Radiologia Uma área em expansão Conhecimento especializado e treinamento em novas tecnologias abrem caminho para equipes de Enfermagem nos serviços de diagnóstico por imagem e radiologia A atuação da Enfermagem em

Leia mais

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares.

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. Marianna Salgado Cavalcante de Vasconcelos mary_mscv16@hotmail.com Jadiel Djone Alves da Silva jadieldjone@hotmail.com

Leia mais

O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL EM UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR Edmarcia Fidelis ROCHA 1 Simone Tavares GIMENEZ 2

O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL EM UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR Edmarcia Fidelis ROCHA 1 Simone Tavares GIMENEZ 2 O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL EM UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR Edmarcia Fidelis ROCHA 1 Simone Tavares GIMENEZ 2 RESUMO: Este artigo tem como objetivo, mostrar o papel do assistente social dentro de uma equipe

Leia mais

Um outro objetivo ajudar os doentes a atingirem a aceitação da vida vivida e a aceitarem morte! Ter medo da morte é humano

Um outro objetivo ajudar os doentes a atingirem a aceitação da vida vivida e a aceitarem morte! Ter medo da morte é humano CUIDADOS PALIATIVOS A diversidade das necessidades da pessoa humana em sofrimento intenso e em fim de vida encerram, em si mesmo, uma complexidade de abordagens de cuidados de Saúde a que só uma equipa

Leia mais

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente,

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente, Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 04/05/2011. ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS NEONATOS PREMATUROS NASCIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ H.U.O.P.

CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS NEONATOS PREMATUROS NASCIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ H.U.O.P. CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS NEONATOS PREMATUROS NASCIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ H.U.O.P. Luana Muriel Casarolli 1 Aneline Maria Ruedell Juliana Montijo Pinto Rosa Déborah

Leia mais

TÍTULO: EXPERIÊNCIA COM OS FAMILIARES DOS PORTADORES DE ESQUIZOFRENIA USUÁRIOS DO SERVIÇO CAPS

TÍTULO: EXPERIÊNCIA COM OS FAMILIARES DOS PORTADORES DE ESQUIZOFRENIA USUÁRIOS DO SERVIÇO CAPS TÍTULO: EXPERIÊNCIA COM OS FAMILIARES DOS PORTADORES DE ESQUIZOFRENIA USUÁRIOS DO SERVIÇO CAPS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DO

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR Autoras: Natália Aparecida DAL ZOT, Rafaela Alice HORN, Neusa MARTINI Identificação autores: Acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura

Leia mais

A Segurança na Administração da Quimioterapia Oral.ral

A Segurança na Administração da Quimioterapia Oral.ral A Segurança na Administração da Quimioterapia Oral.ral 2º Congresso Multidisciplinar em Oncologia do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus Enfª Érika Moreti Campitelli Antineoplásico oral: Atualmente

Leia mais

Experiência com o tratamento de Dependentes Químicos

Experiência com o tratamento de Dependentes Químicos Experiência com o tratamento de Dependentes Químicos INSTITUTO BAIRRAL DE PSIQUIATRIA Dr. Marcelo Ortiz de Souza Dependência Química no Brasil (CEBRID, 2005) População Geral: 2,9% já fizeram uso de cocaína

Leia mais

CARTA DE PRAGA. Apela se aos governantes para aliviarem o sofrimento e assegurarem o direito e acesso aos cuidados paliativos

CARTA DE PRAGA. Apela se aos governantes para aliviarem o sofrimento e assegurarem o direito e acesso aos cuidados paliativos CARTA DE PRAGA Apela se aos governantes para aliviarem o sofrimento e assegurarem o direito e acesso aos cuidados paliativos A Associação Europeia de Cuidados Paliativos (EAPC), a Associação Internacional

Leia mais

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1 Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Nome fantasia: Projeto de volta prá casa Instituições: Núcleo de Epidemiologia do Serviço de Saúde Comunitária da Gerência de saúde Comunitária

Leia mais

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE?

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? Ana Amélia Camarano* Solange Kanso** Daniele Fernandes** 1 INTRODUÇÃO Assume-se que idade avançada e invalidez resultam em perda da capacidade laboral, o que

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

0 ponto - Não há perda de memória óbvia. Esquecimentos irregulares que não interferem com as atividades diárias

0 ponto - Não há perda de memória óbvia. Esquecimentos irregulares que não interferem com as atividades diárias Para fazer o teste é preciso focar nas mudanças que eventualmente tenham ocorrido na capacidade cognitivas e funcionais do paciente. Em cada categoria, deve ser escolhida a frase que melhor descrever o

Leia mais

As Mulheres e o Trabalho de Cuidar SÃO PAULO,07 DE NOVEMBRO DE 2014.

As Mulheres e o Trabalho de Cuidar SÃO PAULO,07 DE NOVEMBRO DE 2014. As Mulheres e o Trabalho de Cuidar MYRIAN MATSUO II Seminário de Sociologia da FUNDACENTRO: Condições de Trabalho das Mulheres no Brasil SÃO PAULO,07 DE NOVEMBRO DE 2014. Doutora em Sociologia pelo Departamento

Leia mais

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es). A QUALIDADE DE VIDA SOB A ÓTICA DAS DINÂMICAS DE MORADIA: A IDADE ENQUANTO UM FATOR DE ACÚMULO DE ATIVOS E CAPITAL PESSOAL DIFERENCIADO PARA O IDOSO TRADUZIDO NAS CONDIÇÕES DE MORADIA E MOBILIDADE SOCIAL

Leia mais

O COMPORTAMENTO DE CONSUMO VIRTUAL COMO EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE

O COMPORTAMENTO DE CONSUMO VIRTUAL COMO EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE 20 a 24 de outubro de 2008 O COMPORTAMENTO DE CONSUMO VIRTUAL COMO EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE Jaqueline Reinert Godoy 1, Gláucia Valéria Pinheiro de Brida 2 RESUMO: O consumo virtual

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

TÍTULO: SÍNDROME DE BURNOUT VOLTADO À PROFISSIONAIS DO SETOR DE NEONATOLOGIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

TÍTULO: SÍNDROME DE BURNOUT VOLTADO À PROFISSIONAIS DO SETOR DE NEONATOLOGIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: SÍNDROME DE BURNOUT VOLTADO À PROFISSIONAIS DO SETOR DE NEONATOLOGIA CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR E VOLUNTARIADO

FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR E VOLUNTARIADO FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR E VOLUNTARIADO A IMPORTÂNCIA DO VOLUNTARIADO NO PROCESSO DO HUMANIZAR FERNANDO BASTOS fernandobastosmoura@yahoo.com.br HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DIAGNÓSTICO

Leia mais

O BRASILEIRO E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O BRASILEIRO E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL O BRASILEIRO E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Novembro/2009 2 O brasileiro e as mudanças climáticas O DataSenado realizou pesquisa de opinião pública de abrangência nacional

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE IDOSAS. UM OLHAR PARA VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL

CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE IDOSAS. UM OLHAR PARA VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE IDOSAS. UM OLHAR PARA VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL Nubia C. Freitas - UFV nubia.freitas@ufv.br Estela S. Fonseca UFV estela.fonseca@ufv.br Alessandra V. Almeida UFV

Leia mais

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento A única coisa a ter medo, é do próprio medo The only thing you have to fear is fear itself (Franklin D. Roosevelt) Alguma vez deixou de

Leia mais

METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO

METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM A SAÚDE DO HOMEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira Enfermeira Mestranda em Bioprospecção Molecular da Universidade Regional do Cariri-URCA ingrid_lattes@hotmail.com

Leia mais

TRABALHADORES DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL

TRABALHADORES DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL AVALIAÇÃO DA SÍNDROME S DE BURNOUT EM TRABALHADORES DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL AUTORES: KALINE LÍGIA F. CAUDURO VICTOR N. FONTANIVE PAULO V. N. FONTANIVE INTRODUÇÃO A saúde do trabalhador

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA 2012 Nara Saade de Andrade Psicóloga graduada pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Charlisson Mendes Gonçalves Mestrando em Psicologia pela

Leia mais

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi A Associação Comercial de (ACIRP) em parceria com a FUNDACE realiza uma pesquisa de qualidade de vida na cidade de desde 2009. Essa é uma pesquisa muito importante para se que se tenha uma base confiável

Leia mais