S I S T E M A A C A D Ê M I C O. Novidades e melhorias que vão facilitar seu dia a dia. Em 2018

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "S I S T E M A A C A D Ê M I C O. Novidades e melhorias que vão facilitar seu dia a dia. Em 2018"

Transcrição

1 REMATRÍCULA 2018/1

2 Novo S I S T E M A A C A D Ê M I C O Novidades e melhorias que vão facilitar seu dia a dia. Em 2018

3 REMATRÍCULA 2018/1 Ao final de cada semestre letivo e nos prazos estabelecidos em Calendário de Graduação, o(a) acadêmico(a) deve renovar a rematrícula, mediante acesso ao Portal do Aluno. 1ª fase: Rematrícula Financeira, 11/12/2017 a 5/1/2018 (sem acréscimo de mora) Impressão do boleto bancário referente à primeira parcela da semestralidade no site unicuritiba.edu.br, link Portal do Aluno FINANCEIRO NEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS COM O DEPARTAMENTO DE CONTAS A RECEBER: DAS 9 ÀS 21 HORAS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA Observação: a condição para efetuar a Rematrícula subsequente é estar com a situação financeira regularizada no UNICURITIBA, nos termos do artigo 5º da Lei 9.870/99 e do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais firmado entre as partes.

4 2ª fase: Rematrícula Acadêmica, 25/1 a 2/2/2018 Atenção para as datas: o acesso ao sistema de Rematrícula será realizado nos dias determinados a seguir, Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, CLÁUSULA TERCEIRA DA MATRÍCULA, 5º. Administração e Arquitetura e Urbanismo: 29/1 a 2/2/2018 Comunicação Social Publicidade e Propaganda: 29/1 a 2/2/2018 Direito: - 25 e 26/1/ º Período; - 26 a 29/1/2018 9º Período; - 29 e 30/1/2018 8º Período; - 30 e 31/1/2018 7º Período; - 30 e 31/1/2018 6º Período; - 31 e 1º/2/2018 5º Período; - 31 e 1º/2/2018 4º Período; - 1º e 2/2/2018 3º Período; - 1º e 2/2/2018 2º Período; - 1º e 2/2/2018 1º Período. Relações Internacionais e Engenharia Civil: 29/1 a 2/2/2018 Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico, Design de Interiores, Design de Animação e Marketing: 29/1 a 2/2/ a 10/2/2018 o sistema acadêmico abrirá novamente com as vagas remanescentes para confirmação de Grade Horária. Observação: a Grade Horária não poderá sofrer alterações depois do término do período estabelecido para sua elaboração. A data-limite para alteração de Rematrícula (inclusão ou exclusão de disciplina), via protocolo na Central de Atendimento, é 10/2/2018.

5 FACILIDADE PARA REALIZAR SUA REMATRÍCULA O Centro Universitário Curitiba UNICURITIBA oferece, para cada acadêmico(a), uma proposta de Grade Horária. Para aceitá-la, basta a confirmação da Rematrícula Acadêmica. O(a) aluno(a) que não se manifestar de nenhuma forma sobre a Grade Horária sugerida, até data-limite (10/2/2018), estará aceitando a Grade Horária proposta pelo UNICURITIBA. Para efetivação da rematrícula, após o prazo estabelecido, somente via protocolo de REMATRÍCULA FORA DO PRAZO, na Central de Atendimento.** A partir de 15/2/2018, mesmo com deferimento da Rematrícula fora do prazo, não haverá alteração de Grade Horária. O(a) aluno(a) terá sua Rematrícula Acadêmica efetivada, se o pedido for deferido fora do prazo, na Grade Horária proposta pela IES, de acordo com a regra de Rematrícula e vagas disponíveis nas turmas/disciplinas.** (**) De acordo com Portaria PROAC 12/2017, que regulamenta o Manual de Rematrícula 2018/1 e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais 2018/1. INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA AUXÍLIO NA REMATRÍCULA (disponíveis no site do UNICURITIBA, na página Rematrícula) Grade Horária de todos os cursos. Rol de professores orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Grade Horária de disciplinas eletivas. Ementas de disciplinas eletivas. Horário de Serviço de Assistência Jurídica (SAJ). Portaria Proac que regulamenta o Manual de Rematrícula 2018/1. Regimento do UNICURITIBA. Calendário Acadêmico de Graduação 2018/1.

6 Observe os passos da Rematrícula. 1 ACESSO AO PORTAL DO ALUNO Para acessar o Portal do Aluno, insira seu RA (número de matrícula) e senha nos campos indicados a seguir. Número de Matrícula Senha Na sequência, selecione o período letivo para ser feita a rematrícula, isto é: 2018/1. Selecione 2018/1

7 2 REMATRÍCULA FINANCEIRA Selecione o ícone financeiro do lado esquerdo Inferior da tela para impressão do boleto Clique em EXTRATO FINANCEIRO Selecione o link BOLETO E NFSE

8 Gere o boleto. O sistema apresentará a tela para preenchimento, conforme indicado. Preencha O campo Indicado Com os Dados da Imagem. NÃO PREENCHER Clique em CONFIRMAR.

9 O boleto será aberto em nova aba. Imprima o boleto para efetuar o pagamento. Se for necessário reemitir o boleto com nova data de vencimento, seguir os mesmos procedimentos informados acima.

10 ATENÇÃO Para emitir o boleto a partir de 15 de janeiro de 2018, seguir os novos procedimentos abaixo. 1 ACESSO AO NOVO PORTAL DO ALUNO Para acessar o NOVO Portal do Aluno, identifique-se com seu RA (número de matrícula) ou CPF ou cadastrado e senha de acesso, nos campos indicados. Número de Matrícula (RA), CPF ou . Senha

11 2 REMATRÍCULA FINANCEIRA NO NOVO PORTAL DO ALUNO O sistema apresentará a tela inicial. Selecione a aba FINANCEIRO Aparecerá uma lista. Clique em AJUSTAR BOLETO COM ATRASO. O sistema apresentará a tela com o valor atualizado. Clique em BOLETO.

12 Clique em CONFIRMAR ATUALIZAÇÃO. O boleto com valor e data atualizados será aberto em nova aba.

13 3 REMATRÍCULA ACADÊMICA Siga os mesmos passos do Acesso ao NOVO Portal do Aluno. O sistema apresentará a tela inicial. Selecione a aba REMATRÍCULA. Aparecerá uma lista. Clique em REMATRÍCULA. Na sequência será apresentada a tela de Atualização dos Dados, em que poderão ser alterados , telefones e endereço, caso estejam incorretos ou desatualizados.

14 Clique em ALTERAR. Em seguida, clique em SALVAR. Você será direcionado à etapa de Rematrícula. Clique em PRÓXIMO PASSO.

15 4 REGRAS PARA ALTERAÇÕES NA GRADE HORÁRIA O sistema apresentará as sugestões de disciplinas a serem cursadas em 2018/1. Você poderá alterar a grade, desde que se mantenha dentro das regras de Rematrícula: primeira e obrigatoriamente, todas as disciplinas em dependência até o períodobase de Rematrícula, de forma regular ou equivalente, se ofertadas; em seguida, as disciplinas do período-base de Rematrícula, oferecidas de forma regular ou equivalente; havendo, ainda, disponibilidade de horário, poderão ser incluídas disciplinas de períodos subsequentes ao período-base, observadas as restrições de co/prérequisitos; no mínimo, 4 (quatro) disciplinas; no contraturno, somente disciplinas em dependência (com reprovação ou não cursadas em períodos anteriores ao período-base). Clique em DETALHES POR AULA para obter mais informações sobre as disciplinas da grade horária apresentada.

16 Serão apresentadas as disciplinas que precisam ser cursadas. Selecione a disciplina. Abaixo serão apresentadas somente as turmas com vagas disponíveis. Selecione a turma e clique em Incluir. EXCLUSÃO OU INCLUSÃO DE DISCIPLINA DA GRADE PROPOSTA Clique no X para excluir disciplina. Clique no LÁPIS para alterar turma. Para inclusão de disciplina, escolha o tipo de disciplina: Selecione o tipo: Disciplinas da Matriz Curricular ou Disciplinas Eletivas/Ênfase Selecione a disciplina que deseja incluir. Clique em BUSCAR.

17 Escolha a turma da disciplina. Selecione INCLUIR. Em seguida aparecerá a tela:

18 A disciplina incluída ficará em verde, conforme legenda abaixo. CHOQUE DE HORÁRIO Caso exista choque de horário, o sistema marcará a disciplina em vermelho. Para dar continuidade ao processo, o(a) aluno(a) deverá selecionar disciplinas ofertadas que não acusem choque de horário, uma vez que o sistema não permitirá dar sequência à Rematrícula.

19 EXCLUSIVO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO Para estudantes que possuem Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) a cursar, o sistema já disponibilizará os horários possíveis. Alunos(as) da disciplina SAJ devem marcar e escolher em que turmas desejam ser matriculados(as), desde que não ocorra choque de horário. Nessa disciplina não é realizada a enturmação. Segue-se o mesmo processo de inclusão de disciplina: Incluir disciplina Selecionar a disciplina de SAJ Selecionar Disciplina da Matriz Marcar a turma Buscar Incluir Horário disponível para SAJ

20 EXCLUSIVO PARA ALUNOS DOS CURSOS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DE DIREITO Para o(a) aluno(a) que deve cursar Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia, o sistema também disponibilizará os horários. Monografia I/TCC I: o(a) aluno(a) não é enturmado(a) nessa disciplina, mas deve fazer a escolha do orientador. Monografia II/TCC II: alunos(as) que não estiverem enturmados(as) devem marcar e escolher em que turmas desejam ser matriculados(as), desde que não ocorra choque de horário. As equivalências entre Monografia e TCC, como as demais, encontram-se no final da página de escolha das turmas/disciplinas (descer a barra de rolagem até o final da página). Segue-se o mesmo processo de inclusão de disciplina: Incluir disciplina Selecionar Disciplina da Matriz Buscar Selecionar a disciplina de TCC/Monografia Marcar a turma Incluir

21 Horário disponível para TCC/ Monografia EXCLUSIVO PARA ALUNOS DOS CURSOS DE DIREITO (ELETIVAS) E DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA (ÊNFASE) Aos que possuem disciplinas Eletivas/Ênfase, o sistema disponibilizará os horários, cabendo ao(à) aluno(a) selecionar e verificar se não há choque de horário. Segue-se o mesmo processo de inclusão de disciplina: Incluir disciplina Buscar Selecionar Disciplina Eletiva/ Ênfase Marcar a turma Grupo das Eletivas ou Ênfase Incluir Horário disponível de disciplinas eletivas ou ênfase

22 5 CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA E ENCERRAMENTO Para finalizar a Rematrícula, clique em Próximo Passo, no final da tela. Clique em Sim. Em uma caixa, será perguntado se deseja confirmar as disciplinas selecionadas. Clique em SIM A confirmação será executada.

23 Se você não seguiu as regras de Rematrícula Acadêmica, o sistema apresentará informações de que o processo não está correto e retornará as informações a seguir. Ao clicar em OK, o sistema retornará para a tela de escolha de disciplina. Se clicar em Desfazer Alterações, o sistema apresentará a sugestão inicial de disciplinas a serem cursadas.

24 Realize os ajustes necessários e clique em Próximo Passo para confirmar as disciplinas escolhidas e seguir com a Rematrícula Acadêmica. Após a confirmação da Grade horária, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais será apresentado para leitura e aceite. Clique em Aceito, no final da página, para que a sua Rematrícula seja efetivada. Você poderá fazer a impressão do contrato.

25 Clique em OK e depois em Próximo Passo. A etapa final será a confirmação da Rematrícula e o requerimento com informações das disciplinas confirmadas, o qual poderá ser impresso.

26 INÍCIO DAS AULAS 19 DE FEVEREIRO DE 2018: CALOUROS 20 DE FEVEREIRO DE 2018: VETERANOS LEMBRE-SE 1 Após a confirmação de Rematrícula, e dentro de seu período de rematrícula on-line, você poderá incluir ou excluir disciplinas, realizando o mesmo procedimento já orientado anteriormente e fazendo sempre impressão de novo Contrato de Prestação de Serviços com as disciplinas atualizadas. 2 Depois de seu período de Rematrícula on-line, alterações poderão ser feitas somente até 10/2/2018, via protocolo na Central de Atendimento. 3 Boletos, a partir da 2ª parcela, não serão enviados para a residência do(a) aluno(a). Serão encaminhados ao cadastrado no sistema acadêmico ou poderão ser retirados diretamente no site unicuritiba.edu.br, no Portal do Aluno. 4 Todos(as) os(as) alunos(as) deverão manter atualizados os dados cadastrais (endereço, telefone e ), por meio do link Dados Pessoais, no Portal do Aluno. INFORMAÇÕES Entre em contato pelo telefone (41) ou pelo secretariageral@unicuritiba.edu.br.

27

28 Câmpus Milton Vianna Filho: Rua Chile, Rebouças Curitiba, PR Fone: (41) unicuritiba.edu.br

1ª fase: Rematrícula Financeira, 11/6/2018 a 5/7/2018 (sem acréscimo de mora)

1ª fase: Rematrícula Financeira, 11/6/2018 a 5/7/2018 (sem acréscimo de mora) REMATRÍCULA 2018/2 REMATRÍCULA 2018/2 Ao final de cada semestre letivo e nos prazos estabelecidos em Calendário de Graduação, o(a) acadêmico(a) deve renovar a rematrícula, mediante acesso ao Portal do

Leia mais

1ª fase: Rematrícula Financeira, 12/6 a 5/7/2017 (sem acréscimos de mora)

1ª fase: Rematrícula Financeira, 12/6 a 5/7/2017 (sem acréscimos de mora) REMATRÍCULA 2017/2 REMATRÍCULA 2017/2 Ao final de cada semestre letivo e nos prazos estabelecidos em Calendário de Graduação, o(a) acadêmico(a) deve renovar sua matrícula, mediante acesso ao Portal do

Leia mais

Rematrícula 2019/2. 1ª fase: Rematrícula Financeira, 11/6/2019 a 5/7/2019 (sem acréscimo de mora)

Rematrícula 2019/2. 1ª fase: Rematrícula Financeira, 11/6/2019 a 5/7/2019 (sem acréscimo de mora) 2019/2 2019/2 Ao final de cada semestre letivo e nos prazos estabelecidos em Calendário de Graduação, o(a) acadêmico(a) deve renovar a matrícula, mediante acesso ao Portal do Aluno. A condição para efetivar

Leia mais

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula A rematrícula poderá ser feita acessando o site da Multivix de sua unidade e clique no link de acesso ao portal acadêmico. Você também pode digitar diretamente na barra de endereços do seu navegador o

Leia mais

TUTORIAL REMATRÍCULA DO ALUNO

TUTORIAL REMATRÍCULA DO ALUNO TUTORIAL REMATRÍCULA DO ALUNO INTRODUÇÃO O objetivo deste tutorial é apresentar o passo a passo para a efetivação da realização da rematrícula do(a) aluno(a) no Colégio Loyola, que acontecerá no período

Leia mais

Manual da Rematrícula

Manual da Rematrícula Manual da Rematrícula Datas Importantes Período de Rematrícula 12/07/18 a 18/07/18 Início das Aulas Calouros: 06/08/18 Veteranos: 01/08/18 Os boletos de Agosto da Graduação estarão à disposição do aluno

Leia mais

Manual da Rematrícula

Manual da Rematrícula Manual da Rematrícula Datas Importantes Período de Rematrícula 16/01/17 a 20/01/17 Início das Aulas Calouros: 06/02/17 Veteranos: 01/02/17 Os boletos de Fevereiro da Graduação estarão à disposição do aluno

Leia mais

Manual da Rematrícula

Manual da Rematrícula Manual da Rematrícula Datas Importantes Período de Rematrícula 18/07/16 a 22/07/16 Início das Aulas Calouros: 08/08/16 Veteranos: 01/08/16 Os boletos de Agosto da Graduação estarão à disposição do aluno

Leia mais

O aluno deverá se logar no ambiente (login do aluno no Portal do aluno) > Centro Universitário.

O aluno deverá se logar no ambiente (login do aluno no Portal do aluno)  > Centro Universitário. Passo a Passo da Rematrícula de Graduação Rematrícula Web NetStudent O aluno deverá se logar no ambiente (login do aluno no Portal do aluno) www.sp.senac.br > Centro Universitário. Digitar login e senha

Leia mais

Procedimentos de Matrícula Para o 2º semestre letivo de 2016 Veteranos

Procedimentos de Matrícula Para o 2º semestre letivo de 2016 Veteranos Procedimentos de Matrícula Para o 2º semestre letivo de 2016 Veteranos Período de matrícula: de 01 a 10 de julho de 2016 1) Acesse o site da universidade www.cruzeirodosulvirtual.com.br; 2) No canto superior

Leia mais

INFORME DE MATRÍCULA CONHECIMENTO EM MOVIMENTO

INFORME DE MATRÍCULA CONHECIMENTO EM MOVIMENTO INFORME DE MATRÍCULA 1 CRONOGRAMA 08/01 a 01/02/2019 04/02/2018 04/02 a 25/02/2019 Rematrícula acadêmica online Início das aulas Rematrícula fora do prazo (c/ cobrança de taxa de R$ 50,00) 25/02/2018 Encerramento

Leia mais

OBS: Desativar o Bloqueador de Pop-ups.

OBS: Desativar o Bloqueador de Pop-ups. MANUAL PARA REMATRÍCULA ON-LINE 2015/2 O PERÍODO PARA REMATRÍCULA SERÁ DE 13/07/2015 A 17/07/2015. Atenção! Para garantir a correta utilização do sistema Aluno@Net, recomendamos o uso do navegador Internet

Leia mais

Itu I R. Madre Maria Basília, Itu SP T PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 VETERANOS

Itu I R. Madre Maria Basília, Itu SP T PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 VETERANOS I PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 VETERANOS Período de matrícula: de 19 de junho a 13 de julho de 2017 1) Acesse o site da universidade www.ceunsp.edu.br 2) No canto superior

Leia mais

Tutorial para Rematrícula On-line

Tutorial para Rematrícula On-line Tutorial para Rematrícula On-line 1. Orientações Iniciais - O processo de rematrícula para esse semestre está disponível de forma on-line por meio da Área do Aluno. - Você deve realizar o processo de rematrícula

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2018

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2018 NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2018 Prezado (a) estudante, Neste documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 2º semestre de 2018.

Leia mais

Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2016 Veteranos Período de matrícula: de 20 de junho a 11 de julho de 2016

Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2016 Veteranos Período de matrícula: de 20 de junho a 11 de julho de 2016 Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2016 Veteranos Período de matrícula: de 20 de junho a 11 de julho de 2016 Exceto para os Cursos que possuem pré-requisitos: Arquitetura e Urbanismo;

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2017S2

GUIA DE REMATRÍCULA 2017S2 GUIA DE REMATRÍCULA 2017S2 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário

Leia mais

Passo a Passo para Rematrícula Online 2016 (de 23 a 30/10/2015)

Passo a Passo para Rematrícula Online 2016 (de 23 a 30/10/2015) Passo a Passo para Rematrícula Online (de 23 a 30/10/2015) 1. Entrar no site do Colégio: www.riobranco.org.br a) Digitar o Login, que é o número da Matrícula do Aluno (Seta1) Dica: O número da matrícula

Leia mais

INFORME DE. rematrícula

INFORME DE. rematrícula INFORME DE rematrícula 1 CRONOGRAMA 03/07 a 09/08/2019 12/08/2019 Rematrícula acadêmica online Início das aulas FIQUE ATENTO: Para confirmar a sua rematrícula financeira é necessário que compareça a unidade

Leia mais

Passo a Passo para Rematrícula Online 2017 Período: 24 a 30/10/2016

Passo a Passo para Rematrícula Online 2017 Período: 24 a 30/10/2016 Período: 24 a 30/10/20 1. Entrar no site do Colégio: www.riobranco.org.br a) Digitar o login, que é o número da matrícula do aluno (Seta1) Dica: o número da matrícula pode ser localizado na carteirinha,

Leia mais

Manual de BB +

Manual de BB + Manual de BB + Aluno@net PREZADO ALUNO, A ESAMC possui duas ferramentas de tecnologia à sua disposição: o aluno@net e o blackboard. Este manual explica como você deve utilizar cada uma dessas ferramentas

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2018S2

GUIA DE REMATRÍCULA 2018S2 GUIA DE REMATRÍCULA 2018S2 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2018S1

GUIA DE REMATRÍCULA 2018S1 GUIA DE REMATRÍCULA 2018S1 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário

Leia mais

Sistema Acadêmico SIGAA

Sistema Acadêmico SIGAA Sistema Acadêmico SIGAA A partir de 2018, todos os processos acadêmicos do IFSC serão registrados através do novo sistema acadêmico SIGAA, adquirido junto à UFRN e adaptado para a realidade e os cursos

Leia mais

TUTORIAL REMATRÍCULA

TUTORIAL REMATRÍCULA TUTORIAL REMATRÍCULA Sumário Introdução... 2 Fluxo do Processo... 2 Guia do Processo... 2 Acessar o Portal... 2 Acessar Rematrícula... 4 Imprimir Boleto... 14 1 Introdução O objetivo deste tutorial é apresentar

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS)

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 12 a 30 de dezembro de 2016. Ao realizar a matrícula online, através do portal acadêmico do aluno,

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Janeiro /2017 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar o Portal Comunidade Acadêmica... 16 3. Como acessar o Portal

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA Araranguá, 2013 PRIMEIRAS AÇÕES... Prezados estudantes, O manual de matrícula elaborado pela secretaria

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17 a 31 de dezembro de 2015.

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17 a 31 de dezembro de 2015. ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17 a 31 de dezembro de 2015. Ao realizar a matrícula online, através do portal acadêmico do aluno,

Leia mais

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais... Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

CAMPUS I: CACOAL CAMPUS II: VILHENA CAMPUS III: PORTO VELHO VEJA COMO ACESSAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE INTERESSE ACADÊMICO NOV/16

CAMPUS I: CACOAL CAMPUS II: VILHENA CAMPUS III: PORTO VELHO VEJA COMO ACESSAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE INTERESSE ACADÊMICO NOV/16 CAMPUS I: CACOAL CAMPUS II: VILHENA CAMPUS III: PORTO VELHO VEJA COMO ACESSAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE INTERESSE ACADÊMICO NOV/6 NA CENTRAL DO ALUNO VOCÊ PODE ACESSAR: - CONTRATOS, MANUAIS, REGULAMENTOS

Leia mais

Tutorial Novo Portal do Aluno

Tutorial Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem ser

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2019S2

GUIA DE REMATRÍCULA 2019S2 GUIA DE REMATRÍCULA 2019S2 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação do Centro Universitário Facens, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário de Rematrícula.

Leia mais

GUIA DE MATRÍCULA VETERANOS (PASSO A PASSO)

GUIA DE MATRÍCULA VETERANOS (PASSO A PASSO) Campus Apucarana DERAC-Departamento Departamento de Registros Acadêmicos GUIA DE MATRÍCULA VETERANOS (PASSO A PASSO) 1º SEMESTRE DE 2010 19 a 25 de fevereiro Você precisará providenciar antes do dia da

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS)

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 15 a 26 de julho de 2016. Ao realizar a matrícula online, através do portal acadêmico do aluno,

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULAS ONLINE 2019

GUIA DE REMATRÍCULAS ONLINE 2019 GUIA DE REMATRÍCULAS ONLINE 2019 Curitiba, setembro de 2018 Prezados Pais: O processo de Rematrículas de 2019 será feito via Portal do Aluno a partir do dia 01 de outubro de 2018, e ficará disponível até

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULAS ONLINE PORTAL CIAPORTE

GUIA DE REMATRÍCULAS ONLINE PORTAL CIAPORTE 1º Passo: Acessar o Portal Ciaporte GUIA DE REMATRÍCULAS ONLINE - 2018 PORTAL CIAPORTE 1.1 Acesse o site do Colégio www.erasto.com.br. Clique na aba Acesso do aluno na parte superior da página, e em seguida

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2016S2

GUIA DE REMATRÍCULA 2016S2 GUIA DE REMATRÍCULA 2016S2 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário

Leia mais

TUTORIAL REMATRÍCULA DO ALUNO

TUTORIAL REMATRÍCULA DO ALUNO TUTORIAL REMATRÍCULA DO ALUNO Sumário 1. Introdução... 3 2. Fluxo do Processo... 3 3. Guia do Processo... 3 3.1 Página Oficial da Rematrícula... 3 3.2 Portal Acadêmico... 4 3.3 Processo de Rematrícula...

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

EDITAL NRCA N.º 10/2019

EDITAL NRCA N.º 10/2019 EDITAL NRCA N.º 10/2019 DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA SUBSEQUENTE E ELABORAÇÃO DO PLANO DE ESTUDOS PARA O SEGUNDO SEMESTRE LETIVO DE 2019 DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Leia mais

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 Para sua comodidade, o UNESC disponibiliza o processo de Matrícula On-line. Este processo permitirá efetivarmos sua matrícula de forma simples e rápida, em poucos passos.

Leia mais

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário

Leia mais

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulações de Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)...

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulações de Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... Sumário Conhecendo o Portal... 2 Primeiro Acesso... 2 Simulações de Renegociação... 6 LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... 7 PARCELAMENTO (pagamento através de uma entrada mais parcelas)...

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Minhas Disciplinas... 7 Informações Pessoais...

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE Caro (a) aluno (a), Agora já é possível fazer sua rematrícula por meio do Portal do Aluno, de forma segura e rápida. Siga o passo a passo descrito

Leia mais

REMATRÍCULA CURSOS EAD SEMESTRAL E TRIMESTRAL

REMATRÍCULA CURSOS EAD SEMESTRAL E TRIMESTRAL RE CURSOS EAD SEMESTRAL E TRIMESTRAL Prezado Estudante: Este Guia apresenta as orientações sobre o processo de renovação da sua Matrícula para o semestre letivo. Leia-o com atenção. CRONOGRAMA DE : 06

Leia mais

SEU USUÁRIO É O SEU NÚMERO DE MATRÍCULA, E SUA SENHA É A QUE VOCÊ USA PARA ACESSAR O PORTAL DO ALUNO. CASO NÃO TENHA A SENHA, SOLICITE NO

SEU USUÁRIO É O SEU NÚMERO DE MATRÍCULA, E SUA SENHA É A QUE VOCÊ USA PARA ACESSAR O PORTAL DO ALUNO. CASO NÃO TENHA A SENHA, SOLICITE NO MANUAL REMATRÍCULA REMATRÍCULA Entre no site da FAP: www.fapce.edu.br e faça login no sistema acadêmico TOTVS, no banner PORTAL DO ALUNO, (menu ao lado direito da página) ou pelo endereço https://portalacademico.fapce.edu.br/

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE Caro (a) aluno (a), Agora já é possível fazer sua rematrícula por meio do Portal do Aluno, de forma segura e rápida. Siga o passo a passo descrito

Leia mais

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br / No campo usuário e senha devem ser colocadas as informações

Leia mais

EDITAL 05/2016 REITORIA. Matrículas 1º semestre letivo de 2016

EDITAL 05/2016 REITORIA. Matrículas 1º semestre letivo de 2016 EDITAL 05/2016 REITORIA Matrículas 1º semestre letivo de 2016 O UDF - Centro Universitário torna público o Edital 05/2016 com o objetivo de promover a prorrogação dos prazos para (re)matrícula (item 7)

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 1º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA 2016/1

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 1º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA 2016/1 NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 1º SEMESTRE DE 2016 Prezado (a) estudante, Nesse documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 1º semestre de 2016. Trata-se

Leia mais

TUTORIAL REMATRÍCULA

TUTORIAL REMATRÍCULA TUTORIAL REMATRÍCULA Sumário Introdução... 2 Fluxo do Processo... 2 Guia do Processo... 2 Acessar o Portal... 2 Acessar Rematrícula... 5 Imprimir Boleto... 11 1 Introdução O objetivo deste tutorial é apresentar

Leia mais

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulando uma Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)...

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulando uma Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... Sumário Conhecendo o Portal... 2 Primeiro Acesso... 2 Simulando uma Renegociação... 6 LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... 7 PARCELAMENTO (pagamento através de uma entrada mais parcelas)...

Leia mais

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário

Leia mais

TUTORIAL REMATRÍCULA

TUTORIAL REMATRÍCULA TUTORIAL REMATRÍCULA Sumário Introdução... 2 Fluxo do Processo... 2 Guia do Processo... 2 Acessar o Portal... 2 Acessar Rematrícula... 4 Imprimir Boleto...Erro! Indicador não definido. 1 Introdução O objetivo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA - UNICURITIBA PROCESSO SELETIVO PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO INVERNO º SEMESTRE

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA - UNICURITIBA PROCESSO SELETIVO PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO INVERNO º SEMESTRE CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA - UNICURITIBA PROCESSO SELETIVO PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO INVERNO 2019 2º SEMESTRE Edital nº 009/2019-GR/UNICURITIBA A Reitoria do Centro Universitário Curitiba

Leia mais

MATRÍCULA ONLINE 2013/1

MATRÍCULA ONLINE 2013/1 MATRÍCULA ONLINE 2013/1 O processo de matrícula online ocorrerá no período de 02 a 18 de janeiro de 2013. Orientações: 1 - Acesse o endereço: www.catolica-es.edu.br e clique em Portal Acadêmico. Portal

Leia mais

EDITAL 18/2014 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA. Matrículas 1º semestre letivo de 2015

EDITAL 18/2014 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA. Matrículas 1º semestre letivo de 2015 EDITAL 18/2014 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Matrículas 1º semestre letivo de 2015 O UDF - Centro Universitário torna público o Edital de Matrícula dos Cursos de Graduação para o 1º semestre letivo de 2015. 1.

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA ON LINE

MANUAL DE REMATRÍCULA ON LINE MANUAL DE REMATRÍCULA ON LINE MANUAL DE REMATRÍCULA ON LINE Caro aluno, Agora já é possível fazer sua rematrícula através do Portal do Aluno de forma segura e rápida. Siga o passo a passo descrito neste

Leia mais

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem ser colocadas as informações

Leia mais

Manual Rematrícula. Acesso

Manual Rematrícula. Acesso Manual Rematrícula Acesso Para acesso ao sistema de rematrícula, digite o nome de usuário e senha de intranet nos campos indicados e clique no botão Entrar. Atualização de dados cadastrais Caso seja a

Leia mais

REMATRÍCULA 1 SUMÁRIO

REMATRÍCULA 1 SUMÁRIO REMATRÍCULA SUMÁRIO 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Entrada no Portal / Login... 4 Entrada no Portal / Login. (bloqueadores de Pop-Ups)... 5 Rematrícula Quadro de Avisos... 6 Início da rematrícula... 6 Inclusão

Leia mais

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO. CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 (att.

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO. CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 (att. MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 (att. 17/05/2017) ACESSO AO SISTEMA ACADÊMICO O sistema acadêmico utilizado pela

Leia mais

Orientações Matricula On-Line 1/10

Orientações Matricula On-Line 1/10 1/10 Sumário PASSO 1 ORIENTAÇÕES PARA DESBLOQUEAR POP-UP NO NAVEGADOR... 3 PASSO 2 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO... 3 PASSO 3 MATRÍCULA ON-LINE... 4 PASSO 4 DISCIPLINAS OFERTADAS NO PRIMEIRO PERÍODO...

Leia mais

Tutorial Matrícula WEB. Aluno

Tutorial Matrícula WEB. Aluno Tutorial Matrícula WEB Aluno ACESSO O aluno deverá acessar o site do SENAI ( www.fieb.org.br/senai ) e logar no Portal Acadêmico, digitando o número de matrícula e senha. Após acessar a área do aluno,

Leia mais

A Reserva de Vaga só poderá ser feita para o seu curso e para o seu turno, respeitando sempre os pré-requisitos.

A Reserva de Vaga só poderá ser feita para o seu curso e para o seu turno, respeitando sempre os pré-requisitos. INFORMATIVO DE MATRÍCULA 1 Caro Acadêmico, Você está recebendo o informativo do processo de matrícula dos cursos de graduação, para o segundo semestre de 2008, que será feito via internet. Para realizar

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE REMATRÍCULA ON-LINE

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE REMATRÍCULA ON-LINE MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE Este Manual de Rematrícula On-line FARO foi elaborado para prestar os esclarecimentos necessários a você, estudante, que deseja efetuar a sua rematrícula de forma mais prática.

Leia mais

Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) - Versão Aluno. UFRJ Xerém.

Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) - Versão Aluno. UFRJ Xerém. Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) - Versão Aluno UFRJ Xerém www.xerem.ufrj.br 1º SEMESTRE/2012 1 Prezado aluno, Este Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) Versão Aluno foi

Leia mais

1ª etapa. Renovação do Semestre 2017/1

1ª etapa. Renovação do Semestre 2017/1 1ª etapa Renovação do Semestre A Renovação do Semestre da UniNorte ocorre em duas etapas para facilitar sua vida. Veja o que você precisa fazer para renovar. ETAPA 1: 15.12.2016 a 09.01.2017* Nesta etapa

Leia mais

ATENÇÃO Clicar em NÃO em qualquer uma dessas janelas implicará no CANCELAMENTO da matrícula.

ATENÇÃO Clicar em NÃO em qualquer uma dessas janelas implicará no CANCELAMENTO da matrícula. RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE Quando? Até o dia 11/08/2017 Como fazer? 1. Faça o login em http://siga.ufscar.br e, nos pop up que aparecer, confirme a renovação de matrícula. As mensagens que

Leia mais

Acesso ao Portal Discente do SIGAA

Acesso ao Portal Discente do SIGAA Acesse o sistema no link: https://sig.ifrs.edu.br/sigaa Acesso ao Portal Discente do SIGAA Na primeira tela temos algumas opções de recuperação de informações acerca de sua conta, caso tenha alguma dificuldade

Leia mais

PORTARIA Nº 022 DE 13 DEZEMBRO DE 2016

PORTARIA Nº 022 DE 13 DEZEMBRO DE 2016 PORTARIA Nº 022 DE 13 DEZEMBRO DE 2016 Dispõe sobre os procedimentos da renovação de matrícula para todos os cursos de graduação das unidades da Multivix para o semestre letivo 2017/1. O Diretor Executivo

Leia mais

EAD. #vivaa. c o n c ei t o. m á mo no m e c. universidade. Aluno Unifacs

EAD. #vivaa. c o n c ei t o. m á mo no m e c. universidade. Aluno Unifacs 2017.1 Aluno Unifacs c o n c ei t o m á xi mo no m e c I n f o r m e d e M at r í c u l a 2 0 1 7. 1 EAD #vivaa universidade Prezado Estudante: Este Guia apresenta as orientações sobre o processo de renovação

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRICULA 2017/1

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRICULA 2017/1 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRICULA 2017/1 ITPAC EDITAL Nº 003/FAHESA-ITPAC EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS (VETERANOS) 2017/1 A DIRETORA GERAL DA FAHESA/ITPAC, no uso de suas atribuições legais, divulga

Leia mais

1. Acesso ao portal acadêmico

1. Acesso ao portal acadêmico Sumário 1. Acesso ao portal acadêmico... 3 2. Acadêmico... 4 2.1. Dados pessoais... 4 2.2. Histórico... 4 2.3. Notas/faltas etapas... 5 2.4. Notas de avaliação... 6 2.5. Outras opções do Acadêmico... 6

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO

UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE POSITIVO REMATRÍCULA PARA O SEGUNDO SEMESTRE - ANO LETIVO 2019 ALUNOS VETERANOS DOS CURSOS SEMESTRAIS DE BACHARELADO, LICENCIATURA E CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA PRESENCIAIS EDITAL N o

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

Clique no botão Serviços online (1)

Clique no botão Serviços online (1) TUTORIAL DE Acesso através do endereço eletrônico newtonpaiva.br Clique no botão Serviços online () newtonpaiva.br 2 Na aba Alunos, clique na opção Sistema Acadêmico () newtonpaiva.br 3 Preencha seu RA

Leia mais

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 ACESSO AO SISTEMA ACADÊMICO O sistema acadêmico utilizado pela Uneal é o SolisGE

Leia mais

MATRÍCULAS ON LINE MANUAL DO DISCENTE

MATRÍCULAS ON LINE MANUAL DO DISCENTE MATRÍCULAS ON LINE MANUAL DO DISCENTE 1 1. Acessar o site da FCAV (www.fcav.unesp.br), clicar em PÓS-GRADUAÇÃO. 2 2. Clicar em Matrícula, no canto esquerdo da tela, dentro da opção Pós-Graduação. 3 3.

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA UNIBRA

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA UNIBRA EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA UNIBRA 2019.2 A UNIBRA, no uso de suas atribuições, torna público para conhecimento dos discentes e interessados, as orientações gerais da campanha de renovação da matrícula

Leia mais

TUTORIAL - Renovação de Matrícula e Inscrições 2019 RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

TUTORIAL - Renovação de Matrícula e Inscrições 2019 RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA Quando? Estudantes dos cursos presenciais de duração semestral e dos cursos do Campus Lagoa do Sino (cursos anuais) no período de 02/01 a 27/02/. Estudantes do curso de Medicina

Leia mais

PORTARIA Nº 012 DE 13 DE JUNHO DE 2016

PORTARIA Nº 012 DE 13 DE JUNHO DE 2016 PORTARIA Nº 012 DE 13 DE JUNHO DE 2016 Dispõe sobre os procedimentos da renovação de matrícula para todos os cursos de graduação da Faculdade Brasileira MULTIVIX VITÓRIA para o semestre letivo 2016/2.

Leia mais

Nesta página, você poderá verificar a mensagem sobre o período de compras com frete gratuito caso esteja dentro deste período.

Nesta página, você poderá verificar a mensagem sobre o período de compras com frete gratuito caso esteja dentro deste período. 1º Passo: Após a confirmação da matrícula do(s) aluno(s), acessar o site da Loja Virtual informado pela escola. Nesta página, você poderá verificar a mensagem sobre o período de compras com frete gratuito

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 16 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRICULA 2017/2 PARA INGRESSANTES 2017/1

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRICULA 2017/2 PARA INGRESSANTES 2017/1 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRICULA 2017/2 PARA INGRESSANTES 2017/1 UniBRAS / ITPAC EDITAL Nº 004/UniBRAS-ITPAC EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS (VETERANOS) 2017/2 PARA INGRESSANTES 2017/1 A Reitoria do

Leia mais

15 de Jun a 13 de Jul Pré-matrícula online. 25 a 29 de Jul Solicitação de Dispensa de Disciplina. 04 a 15 de Jul 2016

15 de Jun a 13 de Jul Pré-matrícula online. 25 a 29 de Jul Solicitação de Dispensa de Disciplina. 04 a 15 de Jul 2016 I n f o r m e d e M at r í c u l a 2 0 1 6. 2 G r a d uaç ão bac h a r e l ad o 1. Cronograma de Matrícula: 15 de Jun a 13 de Jul 2016 25 a 29 de Jul 2016 04 a 15 de Jul 2016 Pré-matrícula online Consulta

Leia mais

MATRÍCULA ONLINE 2014/1

MATRÍCULA ONLINE 2014/1 MATRÍCULA ONLINE 2014/1 O período oficial de rematrícula será de 17/12/2013 a 07/01/2014. ATENÇÃO: Conforme normas institucionais incidirá multa de R$ 60,00 (sessenta reais) os requerimentos de rematrícula

Leia mais

TUTORIAL REMATRÍCULA

TUTORIAL REMATRÍCULA TUTORIAL REMATRÍCULA Sumário Introdução... 2 Fluxo do Processo... 2 Guia do Processo... 2 Acessar o Portal... 2 Acessar Rematrícula... 4 Imprimir Boleto... 11 1 Introdução O objetivo deste tutorial é apresentar

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC MANTIDA PELA FUNDAÇÃO DO ABC

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC MANTIDA PELA FUNDAÇÃO DO ABC Rematrícula - 2017 Sumário APRESENTAÇÃO... 2 Calendário ano letivo 2017... 3 Datas Importantes Rematrícula... 4 PASSO A PASSO DA REMATRÍCULA ONLINE... 5 APRESENTAÇÃO Com objetivo de facilitar o processo

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES

MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES 2016.2 Datas e fases de Inscrição 2016.2: 1ª fase, pré-inscrição: 09 a 13 de maio 2ª fase, solicitação de inscrição: 18 a 20 de maio 3ª fase, confirmação

Leia mais

Critérios de Matricula conforme o RDP dos Cursos de Engenharia

Critérios de Matricula conforme o RDP dos Cursos de Engenharia Critérios de Matricula conforme o RDP dos Cursos de Engenharia Matrículas pela Internet Você precisará providenciar antes do dia da matrícula, pois não serão informados por telefone: Código de Aluno (composto

Leia mais

Obs.: O aluno não conseguirá efetuar a matrícula caso o contrato não tenha sido confirmado no processo inicial de matrícula.

Obs.: O aluno não conseguirá efetuar a matrícula caso o contrato não tenha sido confirmado no processo inicial de matrícula. 1. Considerações Iniciais 1.1 O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais estará disponível no ato da matrícula on-line, e deverá ser aceito eletronicamente no início do processo; 1.2 Pagamento do

Leia mais