Lição 2 Rochas e Seus Minerais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição 2 Rochas e Seus Minerais"

Transcrição

1 Quando conhecemos melhor as pedras, elas deixam de ser simples objetos inanimados e transformam se em pequenos capítulos da história do planeta Terra e da nossa própria história. (Fábio Ramos Dias de Andrade) Muro de Pedras, Teresópolis, RJ (Foto: Mendel Rabinovitch)

2 Fig. 2.1 Representação esquemática da rocha (R) e do regolito (tudo o que está acima da rocha). O regolito subdivide se em saprólito (C) e solum, que, por sua vez, é composto de várias camadas (os horizontes O, A, E e B)

3 Fig. 2.2 Esquema da composição do horizonte A de um solo quando em boas condições para o crescimento de plantas cultivadas. O conteúdo de ar e água dos poros é variável: no caso, metade deles está ocupada por água

4 Fig. 2.3 Esquema da formação dos íons de sódio (Na+) e cloro (Cl ) e de suas ligações iônicas formando cristais cúbicos do mineral halita (NaCl)

5 Fig. 2.4 Várias formas de representar o tetraedro de silício um íon de silício (Si 4+ ) rodeado por quatro de oxigênio (O 2 ). No caso do quartzo, os tetraedros ligam se compartilhando todos os oxigênios, ou seja, cada cátion de silício é neutralizado por uma carga do ânion de oxigênio. Daí a fórmula química SiO 2, e não SiO 4

6 Fig. 2.5 Esquema do compartilhamento de dois elétrons do átomo de oxigênio com um dos elétrons dos dois átomos de hidrogênio, para formar a molécula de H 2 O

7 Fig. 2.6 (a) Cristais de quartzo isolados e no interior de um geodo partido (acima) (Fotos: Pablo Soares); (b) Agregados cristalinos em fragmentos de granitos (abaixo). Notar o crescimento desigual dos cristais no granito, pela ausência de espaço para que grandes cristais se formem. No interior dos geodos, como existe esse espaço, formam se cristais maiores de ametista (uma variedade violeta púrpura de quartzo), com faces planas e formas geometricamente definidas (Fotos: Marston H. D. Franceschini)

8 Fig. 2.7 Cátions (à dir.) e ânions (à esq.) mais comuns na litosfera ordenados segundo seus raios iônicos e valências (os íons são ilustrados na forma proporcional de seus tamanhos verdadeiros e os raios iônicos estão representados em 10 8 cm = 1 nm) Fonte: adaptado de Skinner e Porter (1987).

9 Fig. 2.8 Estrutura da halita (NaCl, o sal de cozinha ). As esferas maiores correspondem aos íons de cloro (Cl ) e as menores, aos de sódio (Na+). Os cátions do sódio, por serem menores, podem se arrumar entre os de cloro, formando uma espécie de cubo. Nem todos os íons de cloro se tocam, outra razão para a facilidade com que este sal se dissolve em água

10 Fig. 2.9 Esquema de quatro íons de oxigênio (esferas maiores) envolvendo um íon de silício, formando um tetraedro (à esquerda, os íons de oxigênio são representados afastados, para que o íon menor, de silício, alojado no interior daqueles, possa ser visualizado) (Fotos: Marston H. D. Franceschini) Fonte: adaptado de Kihel (1979). Fig Esquema de seis íons de oxigênio (esferas maiores) juntando se a um íon de alumínio, formando um octaedro (à direita, os íons de oxigênio e de hidroxilas alojam no seu interior os de alumínio; note que as esferas se tocam, o que significa uma estrutura muito estável) (Fotos: Osmar Bazaglia Filho)

11 Fig Duas formas de representação da molécula de ácido silícico [Si(OH) 4 ]

12 Fig Esquemas da ligação entre vários tetraedros usando pontes de cátions metálicos (Fe2+, Ca2+ etc. representados pelos círculos escuros) (caso dos nesossilicatos, como a olivina)

13 Fig Esquemas da ligação entre dois tetraedros compartilhando um íon de oxigênio: (à esq.) tetraedro isolado; (à dir.) tetraedros ligados pelo oxigênio de um dos vértices (caso dos sorossilicatos)

14 Fig Gráficos da composição da litosfera. Acima: em número e massa dos íons; abaixo: composição expressa em óxidos (à esq.) e principais minerais (à dir.). Note a dominância do oxigênio, seguido pelo silício e o alumínio Fonte: Bigarella, Becker e Santos (1994).

15 Fig Ilustração da escala de dureza dos minerais. O mineral de dureza 9, além do coríndon, pode ser safira ou rubi, como indicado nesta figura Fonte: Liccardo e Liccardo (2006).

16 Fig Ilustração da cor do risco Fonte: Liccardo e Liccardo (2006).

17 Fig Foto de um fragmento do mineral muscovita (grupo das micas). Note os excelentes planos de clivagem da sua superfície (Foto: Adriano R. Guerra)

18 Fig Ímã atraindo cristais do mineral magnetita. Solos que possuem esse mineral também são atraídos pelo ímã Fonte: Liccardo e Liccardo (2006).

19 Fig Diagrama esquemático mostrando as formas de ocorrência de rochas magmáticas (derrame, sill, dique, batólito etc.) Fonte: Teixeira et al. (2000).

20 Fig Esquema mostrando um conjunto de rochas ígneas, metamórficas e sedimentares superpostas Fonte: Bigarella, Becker e Santos (1994).

21 Fig Dunas próximas às praias do litoral (Laguna, SC): um exemplo de sedimento eólico sobre o qual solos poderão se desenvolver Fonte: Teixeira et al. (2000).

22 Fig O Royal Gorge é um cânion no rio Arkansas, perto de Canon City, Colorado (EUA). O rio corta rochas claras ígneas (granitos) que podem ser observadas expostas nas escarpas. No sopé dessas escarpas, existem sedimentos (corpos de tálus formados por colúvios provenientes do intemperismo do granito) e, mais perto do curso do rio, solos se desenvolvem sobre sedimentos aluviais (áreas com vegetação às margens do rio Arkansas) (Foto: Mendel Rabinovitch)

23 Fig Rochas sedimentares (arenitos com cimento calcário expostos em corte de estrada (BR 050)) nas proximidades de Uberaba, MG (Foto: Adriano R. Guerra)

24 Fig Desenhos de lâminas finas de rochas mostrando o diferente arranjo dos minerais dentro delas: (A) rocha ígnea; (B) rocha sedimentar; (C) rocha metamórfica Fonte: Bigarella, Becker e Santos (1994).

25 Fig Foto de calçada ao redor da praia de Copacabana, feita com pedras portuguesas : as mais claras são fragmentos de rocha metamórfica (quartzito ou mármore) e as mais escuras, de rocha ígnea básica (basalto). Na praia predominam grãos de areia constituídos do mineral quartzo (Foto: Mendel Rabinovitch)

Revisão sobre Rochas e Minerais

Revisão sobre Rochas e Minerais Revisão sobre Rochas e Minerais Quando conhecemos melhor as pedras, elas deixam de ser simples objetos inanimados e transformam-se em pequenos capítulos da história do planeta Terra e da nossa própria

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS

CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS CONCEITO DE LIGAÇÃO IÔNICA UNIÃO ENTRE ÁTOMOS METÁLICOS E AMETÁLICOS OXIDAÇÃO ESTABILIZAÇÃO DO METAL REDUÇÃO ESTABILIZAÇÃO DO AMETAL LIGAÇÃO IÔNICA

Leia mais

Lição 3 Intemperismo dos minerais das rochas e

Lição 3 Intemperismo dos minerais das rochas e A vida e a Terra estão numa espécie de simbiose; rocha, mar, ar e vida colaboram. Este arquipélago não existiria sem os vulcões da litosfera, as ondas da hidrosfera, o calor e os ventos da atmosfera e

Leia mais

Lição 4 Os Sólidos Ativos do Solo: Argila e Húmus

Lição 4 Os Sólidos Ativos do Solo: Argila e Húmus Matéria inerte! Como se tal coisa pudesse existir. Bela é a vocação do mundo (...). Sob o microscópio eletrônico pode se perceber a intrincada harmonia das argilas (...) que são como a parede do estômago

Leia mais

Ligações Químicas elementos químicos átomos moléculas

Ligações Químicas elementos químicos átomos moléculas Ligações Químicas Ligações Químicas Os diferentes elementos químicos combinam-se de várias maneiras formando uma grande variedade de substâncias, por meio das ligações químicas. Através das ligações químicas

Leia mais

A geologia é uma ciência que estuda a composição, estruturas e movimentos formadores da crosta terrestre. Esta subdivide-se em:

A geologia é uma ciência que estuda a composição, estruturas e movimentos formadores da crosta terrestre. Esta subdivide-se em: Colégio Henrique Hennry Curso: Técnico de operações em Sistemas de petróleo Disciplina: Princípio de Geologia Introdução -1 A geologia é uma ciência que estuda a composição, estruturas e movimentos formadores

Leia mais

Revisão sobre Rochas e Minerais. Sheila R. Santos 1

Revisão sobre Rochas e Minerais. Sheila R. Santos 1 Revisão sobre Rochas e Minerais 1 Definição de rocha: Corpos sólidos naturais que contém um ou mais minerais. Uma determinada rocha é sempre composta de um agregado de minerais com padrão definido, formados

Leia mais

GEOLOGIA. Professor: Adilson Soares Site:

GEOLOGIA. Professor: Adilson Soares   Site: GEOLOGIA Professor: Adilson Soares E-mail: adilson.soares@unifesp.br Site: www.geologia.wiki.br Minerais e Rochas 1. Minerais e Rochas - conceito - propriedades dos minerais - tipos de rochas - ciclo das

Leia mais

Compreendendo a Terra

Compreendendo a Terra Frank Press Raymond Siever John Grotzinger Thomas H. Jordan Compreendendo a Terra 4a Edição Mineral: matéria prima da Terra Lecture Slides prepared by Peter Copeland Bill Dupré Copyright 2004 by W. H.

Leia mais

AS LIGAÇÕES QUÍMICAS

AS LIGAÇÕES QUÍMICAS AS LIGAÇÕES QUÍMICAS O QUE SÃO AS LIGAÇÕES QUÍMICAS? São as ligações que se estabelecem entre a união de dois ou mais átomos. Existem três tipos de ligações químicas: A ligação covalente (partilha de elétrons)

Leia mais

QUÍMICA, 9º Ano do Ensino Fundamental LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas

QUÍMICA, 9º Ano do Ensino Fundamental LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas QUÍMICA, 9º Ano do Ensino Fundamental LIGAÇÕES QUÍMICAS Ligações Químicas Em que consiste a ligação entre dois átomos? Por que o diamante é duro e o sal não, se ambos são cristais? Eles possuem ligações

Leia mais

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL MINERAIS E ROCHAS

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL MINERAIS E ROCHAS GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL MINERAIS E ROCHAS Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 2 3 4 5 6 Motivação Matéria Sólida Minerais Grupos de Minerais Identificação dos Minerais Origens: Minerais

Leia mais

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL MINERAIS E ROCHAS

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL MINERAIS E ROCHAS GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL MINERAIS E ROCHAS Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Compreender a diferença entre minerais e rochas Apresentar os conceitos químicos que embasam a compreensão do

Leia mais

Aula 02 (Revisão): Ligação Química e Estruturas Cristalinas

Aula 02 (Revisão): Ligação Química e Estruturas Cristalinas Aula 02 (Revisão): Ligação Química e Estruturas Cristalinas Prof. Dr. André Luiz Molisani Curso de Engenharia de Materiais e-mail: andre.molisani@fsa.br 2017 1 MATERIAL RECOMENDADO PARA ESTUDO: Capítulo

Leia mais

ROCHAS E MINERAIS. 6º ano

ROCHAS E MINERAIS. 6º ano ROCHAS E MINERAIS 6º ano ROCHAS MAGMÁTICAS As rochas magmáticas ou ígneas se formam a partir da solidificação da lava vulcânica. A lava, que é o magma derramado na superfície, esfria e se torna sólida.

Leia mais

Professora: Daniela Becker Mestranda: Jéssica de Aguiar

Professora: Daniela Becker Mestranda: Jéssica de Aguiar Professora: Daniela Becker Mestranda: Jéssica de Aguiar JOINVILLE SC BRASIL 2016 Estruturas Cerâmicas São compostas por pelo menos dois elementos; Em geral são mais complexas do que a dos metais; Ex.:

Leia mais

Aula 16 Ligação Iônica

Aula 16 Ligação Iônica Aula 16 Ligação Iônica Em nossas aulas anteriores verificamos que os elementos químicos da tabela periódica podem existir na natureza tanto sozinhos como combinados. Essas combinações que os elementos

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Rochas e Minerais FICHA DE TRABALHO 1 litosfera granito minerais Conteúdo: Rochas e Minerais FICHA DE TRABALHO 1 litosfera granito minerais rochas cristais um único rochas cristais um único geologia

Leia mais

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Adaptado de UFRJ. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Adaptado de UFRJ. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Veja a seguir as distribuições eletrônicas para o magnésio e o oxigênio: Mg: K = 2 L = 8 M = 2 12 O: K = 2 L = 6 8 Explique como o composto MgO é formado e indique

Leia mais

Estrutura de cristais iônicos. Regras de Pauling

Estrutura de cristais iônicos. Regras de Pauling Estrutura de cristais iônicos Regras de Pauling Estabilidade energética Por que os íons preferem ficar juntos, formando um cristal, do que moléculas isoladas? formar A Constante de Madelung é uma definição

Leia mais

Estrutura de silicatos

Estrutura de silicatos Estrutura de silicatos Tetraedros de SiO 2. ângulo de 109,2 o. O silício ocupa o centro do tetraedro e os oxigênios, os vértices do tetraedro Silicatos Átomos de silício e oxigênio Cadeias estruturais

Leia mais

INTEMPERISMO QUÍMICO MUDANÇAS QUÍMICAS DE MINERAIS DA SUA FORMA MAIS INSTÁVEL PARA MAIS ESTÁVEL

INTEMPERISMO QUÍMICO MUDANÇAS QUÍMICAS DE MINERAIS DA SUA FORMA MAIS INSTÁVEL PARA MAIS ESTÁVEL INTEMPERISMO QUÍMICO MUDANÇAS QUÍMICAS DE MINERAIS DA SUA FORMA MAIS INSTÁVEL PARA MAIS ESTÁVEL PERDA DE ELEMENTOS QUÍMICOS PRIMÁRIOS TRASFORMAÇÃO DE ELEMENTOS PRIMÁRIOS DA ROCHA EM SECUNDÁRIOS ALTERAÇÃO

Leia mais

Por muito tempo acreditou-se que a estabilidade dos gases nobres se dava pelo fato de, à exceção do He, todos terem 8 elétrons na sua última camada.

Por muito tempo acreditou-se que a estabilidade dos gases nobres se dava pelo fato de, à exceção do He, todos terem 8 elétrons na sua última camada. Ligação química Atualmente, conhecemos cerca de 115 elementos químicos. Mas ao olharmos ao nosso redor vemos uma grande variedade de compostos (diferindo em sua cor e forma), muitas vezes formados pelo

Leia mais

QUÍMICA. LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof Francisco Sallas

QUÍMICA. LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof Francisco Sallas QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof Francisco Sallas chicosallas@hotmail.com Porque os átomos se ligam? A grande variedade de materiais que conhecemos, são formados pela combinação de átomos de elementos químicos.

Leia mais

Ligações Químicas. Professor Haroldo

Ligações Químicas. Professor Haroldo Ligações Químicas Professor Haroldo 1. A regra do dueto e do octeto: Para se estabilizar um elemento precisa possuir sua camada de valência igual à camada de valência do GÁS NOBRE MAIS PRÓXIMO (8 e -,

Leia mais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligações Químicas Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligação iônica Transferência de elétrons de um átomo para outro Íons de cargas opostas Forças

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 10 TURMA ANUAL

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 10 TURMA ANUAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 10 TURMA ANUAL 01. Item B I Correto. A energia para quebrar a ligação H F (568 kj/mol) é a maior da tabela. Isto torna mais difícil a sua quebra, portanto ionizando

Leia mais

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl.

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl. LIGAÇÕES QUÍMICAS Os gases nobres aparecem isolados na natureza, ou seja, são estáveis na forma atômica. Isso ocorre em razão de possuírem 8 elétrons na última camada (exceção do hélio, que possui 2 elétrons

Leia mais

Sólidos iônicos. Química Geral. Prof. Edson Nossol

Sólidos iônicos. Química Geral. Prof. Edson Nossol Sólidos iônicos Química Geral Prof. Edson Nossol Uberlândia, 07/10/2016 Sólido cristalino: possui ordem a longa distância: átomos, moléculas ou íons ocupam posições específicas Sólido não-cristalino: não

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA FMJ

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA FMJ RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA FMJ 03. Item C O equador da figura mostrada pode ser representado como abaixo. 01. Item B I Correto. A energia para quebrar a ligação H F (568 kj/mol) é

Leia mais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligações Químicas Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligação iônica Transferência de elétrons de um átomo para outro Íons de cargas opostas Forças

Leia mais

Ligações Atômicas e Bandas de Energia. Livro Texto - Capítulo 2

Ligações Atômicas e Bandas de Energia. Livro Texto - Capítulo 2 40 Ligações Atômicas e Bandas de Energia Livro Texto - Capítulo 2 Ligação Atômica 41 Porque estudar a estrutura atômica? As propriedades macroscópicas dos materiais dependem essencialmente do tipo de ligação

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 13 TURMA INTENSIVA

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 13 TURMA INTENSIVA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 13 TURMA INTENSIVA 01. Item B I Correto. A energia para quebrar a ligação H F (568 kj/mol) é a maior da tabela. Isto torna mais difícil a sua quebra, portanto ionizando

Leia mais

As rochas plutónicas rochas ígneas rochas magmáticas solidificação do magma extrusivas e as intrusivas rochas intrusivas plutônicas fareníticas

As rochas plutónicas rochas ígneas rochas magmáticas solidificação do magma extrusivas e as intrusivas rochas intrusivas plutônicas fareníticas As rochas ígneas também chamadas de rochas magmáticas são aquelas originadas em altas temperaturas a partir da solidificação do magma. Elas constituem formações geológicas altamente resistentes e com elevado

Leia mais

Ligações Químicas. No hidrônio, quantos pares de elétrons pertencem, no total, tanto ao hidrogênio quanto ao oxigênio? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 6

Ligações Químicas. No hidrônio, quantos pares de elétrons pertencem, no total, tanto ao hidrogênio quanto ao oxigênio? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 6 Aluno(a): Prof.: Éderson Ligações Químicas Questão 1) Abaixo temos as fórmulas de Lewis para átomos de cinco elementos químicos. Fórmulas eletrônicas de Lewis para alguns elementos Podemos afirmar que

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA INTENSIVA

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA INTENSIVA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA INTENSIVA 01. Item B I Correto. A energia para quebrar a ligação H (568 kj/mol) é a maior da tabela. Isto torna mais difícil a sua quebra, portanto ionizando

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Tiago Quick

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Tiago Quick Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Tiago Quick Ligações Químicas Conceitos Iniciais Prof. Tiago Quick Valência Chamamos de valência a quantidade de ligações químicas que um átomo pode fazer para atingir

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL A ORIGEM DOS SOLOS Todos os solos se originam

Leia mais

Lição 13 Processos e Fatores de Formação do Solo

Lição 13 Processos e Fatores de Formação do Solo Líquenes e musgos crescendo sobre rocha granítica, somados aos materiais orgânicos de folhas caídas de uma árvore próxima, prenunciam o início da formação de um novo solo. (Foto: Mendel Rabinovitch). Fig.

Leia mais

Ligações Químicas. Ligações Químicas. Sólidos. Como os átomos se combinam e quais as forças que os mantêm unidos?

Ligações Químicas. Ligações Químicas. Sólidos. Como os átomos se combinam e quais as forças que os mantêm unidos? Ligações Químicas Como os átomos se combinam e quais as forças que os mantêm unidos? Estudaremos as ligações entre os átomos com base em suas estruturas eletrônicas e periodicidade. Para ilustrar os diferentes

Leia mais

Origem e Formação dos Solos

Origem e Formação dos Solos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MSO1 - Mecânica dos Solos I Origem e Formação dos Solos Prof.: Flavio A. Crispim SINOP - MT 2012 Definição de solo Pode ser definido

Leia mais

Como as rochas se transformam em solos?

Como as rochas se transformam em solos? Como as rochas se transformam em solos? Na natureza existe uma tendência ao equilíbrio físico-químico entre as substâncias sólidas, líquidas e gasosas. A maior parte das rochas origina-se em grandes profundidades

Leia mais

Fatores de Formação do Solo. Unidade III - Fatores de Formação do Solo

Fatores de Formação do Solo. Unidade III - Fatores de Formação do Solo Unidade III - SILVA J.R.T., 2005 1. Material de Origem. 2. Clima. 3. Relevo. 4. Organismos Vivos. 5. Tempo. Estudo da influência de cada fator é difícil Interdependência entre eles. Fatores Ativos: Clima

Leia mais

Estrutura Atômica. Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini. Bauru 2006

Estrutura Atômica. Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini. Bauru 2006 Estrutura Atômica Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini Bauru 2006 O que é nanotecnologia? Nanotecnologia pode ser considerada como um conjunto de atividades ao nível de átomos e moléculas que tem aplicação

Leia mais

Ciências dos materiais- 232

Ciências dos materiais- 232 1 Ciências dos materiais- 232 2 a aula - Ligações químicas - Estruturas Cristalinas Quinta Quinzenal Semana par 10/03/2015 1 Professor: Luis Gustavo Sigward Ericsson Curso: Engenharia Mecânica Série: 5º/

Leia mais

Estruturas baseadas na HC Wurtzita ZnS

Estruturas baseadas na HC Wurtzita ZnS Estruturas baseadas na HC Wurtzita ZnS Baseada num arranjo HC dos ânions com metade dos interstícios tetraedrais ocupados por cátions O número de coordenação de cada íon é 4 Se somente a metade das posições

Leia mais

Capítulo 9 TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS QUÍMICA. Ligações químicas. Agora é com você Pág. 56. Agora é com você Pág. 59. Agora é com você Pág.

Capítulo 9 TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS QUÍMICA. Ligações químicas. Agora é com você Pág. 56. Agora é com você Pág. 59. Agora é com você Pág. Resoluções Capítulo 9 Ligações químicas Agora é com você Pág. 56 01 X: 6s X + 5 Y = 4s 4p Y 1 + 1 1 [ X ][ Y ][ Y ] XY Agora é com você Pág. 59 01 a) Por meio da distribuição eletrônica dos átomos que

Leia mais

NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS

NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral QM81A Turmas Q13 e Q14 Moléculas e compostos moleculares Moléculas e fórmulas químicas Moléculas são reuniões de

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil

Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Rochas Magmáticas 1 Rochas É um agregado natural de um ou mais minerais, ou vidro vulcânico, ou ainda matéria orgânica, e que faz parte importante da crosta sólida da Terra 2 1 Classificação das rochas

Leia mais

2ª Parte Formação dos solos 3 Componentes dos Horizontes do Solo

2ª Parte Formação dos solos 3 Componentes dos Horizontes do Solo Esquema da composição do horizonte A de um solo quando em boas condições para o crescimento das plantas. O conteúdo de ar e água dos poros é variável. No caso, metade está ocupada pela água Grãos de areia

Leia mais

Ligações Químicas. Ligações iônicas Polarização e sólidos iônicos Ligação covalente Estrutura de Lewis Carga formal

Ligações Químicas. Ligações iônicas Polarização e sólidos iônicos Ligação covalente Estrutura de Lewis Carga formal Ligações Químicas Ligações iônicas Polarização e sólidos iônicos Ligação covalente Estrutura de Lewis Carga formal Estrutura molecular As propriedades físicas dos elementos (como o raio, a energia de ionização

Leia mais

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s)

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s) 01 - (UEM PR/2012) Assinale o que for correto. (01) Dentro de uma família na tabela periódica, todos os elementos químicos têm temperatura de fusão aumentada com o aumento do número atômico. (02) Qualquer

Leia mais

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI.

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI. Ligações Químicas Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs DAQBI LIGAÇÕES QUÍMICAS A partir do desenvolvimento da mecânica

Leia mais

Minerais e Rochas. Obsidiana (fonte: c_minerals) Carvão (fonte:

Minerais e Rochas. Obsidiana (fonte:   c_minerals) Carvão (fonte: Mineral É um elemento ou composto químico, via de regra resultante de processos inorgânicos, de composição química geralmente definida e encontrado naturalmente na crosta terrestre. (Leinz & Amaral, 1978).

Leia mais

Ocorrem ligações químicas quando os átomos se unem e se ligam quimicamente, formando assim as moléculas. Observe: H 2

Ocorrem ligações químicas quando os átomos se unem e se ligam quimicamente, formando assim as moléculas. Observe: H 2 Introdução Ocorrem ligações químicas quando os átomos se unem e se ligam quimicamente, formando assim as moléculas. Observe: H 2 Essas moléculas se classificam em substâncias simples e substâncias compostas.

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 08/06/2017 Tema da aula: Ligação covalente Relembrando a ligação iônica LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 - A ligação iônica ocorre entre íons positivos (os cátions)

Leia mais

1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e determine o número de valência de cada elemento: a) Fe (26):.

1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e determine o número de valência de cada elemento: a) Fe (26):. FOLHA DE EXERCÍCIOS CURSO: Otimizado ASS.: Exercícios de Conteúdo DISCIPLINA: Fundamentos de Química e Bioquímica NOME: TURMA: 1SAU 1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e

Leia mais

Diferenças entre o C, Si e os demais elementos do grupo 14

Diferenças entre o C, Si e os demais elementos do grupo 14 Diferenças entre o C, Si e os demais elementos do grupo 14 O carbono também difere dos demais elementos do grupo pela sua capacidade de formar cadeias (catenação). Isso porque as ligações C-C são fortes,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA 8ª SÉRIE Prof MAICON

LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA 8ª SÉRIE Prof MAICON LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA 8ª SÉRIE Prof MAICON 01) Na tabela periódica os elementos estão ordenados em ordem crescente de: a) Número de massa. b) Massa atômica. c) Número atômico. d) Raio atômico. e)

Leia mais

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.6 LIGAÇÕES QUÍMICAS

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.6 LIGAÇÕES QUÍMICAS CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA: "Os progressos da ciência obedecem à lei da repulsão: para dar um passo em frente, é preciso começar por derrubar o domínio do erro e das

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ocorre entre elétrons da CAMADA DE VALÊNCIA Portanto não ocorrem mudanças no núcleo dos átomos. Não altera a massa dos átomos.

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ocorre entre elétrons da CAMADA DE VALÊNCIA Portanto não ocorrem mudanças no núcleo dos átomos. Não altera a massa dos átomos. LIGAÇÕES QUÍMICAS 1 Ocorre entre elétrons da CAMADA DE VALÊNCIA Portanto não ocorrem mudanças no núcleo dos átomos. Não altera a massa dos átomos. Os átomos se ligam uns aos outros com a finalidade de

Leia mais

Estabilidade dos Átomos

Estabilidade dos Átomos Ligações Químicas Estabilidade dos Átomos Os gases nobres são os únicos encontrados na natureza na forma monoatômica, ou seja, não se ligam se, apresentam na forma de átomos. Os gases nobres, com exceção

Leia mais

Química Geral I Aula 3

Química Geral I Aula 3 Química Geral I Aula 3 Curso de Química Licenciatura 2016-1 Prof. Udo Eckard Sinks Moléculas, Compostos e Fórmulas: Modelos Moleculares, Compostos Iônicos, Compostos moleculares, Fórmulas, Compostos e

Leia mais

... nas substâncias os átomos estão unidos uns aos outros? ... na água há um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio?

... nas substâncias os átomos estão unidos uns aos outros? ... na água há um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio? Prof: Marcelo Vizeu Observe as substâncias presentes no nosso cotidiano H O H Na N N O O O Água oreto de sódio (sal de cozinha) Nitrogênio Ozônio Reflita: Porque...... nas substâncias os átomos estão

Leia mais

Aula 17 Ligações covalentes e metálicas

Aula 17 Ligações covalentes e metálicas Aula 17 Ligações covalentes e metálicas Em nossa aula passada falamos de ligações iônicas, aquelas que ocorrem entre átomos com grandes diferenças de eletronegatividade. Entretanto, essa não é a única

Leia mais

Estrutura molecular Ligação química

Estrutura molecular Ligação química Estrutura molecular Ligação química A grande diversidade de materiais que nos rodeia tem origem na variedade de substâncias que os constituem. Esta variedade e diversidade resulta das diferentes combinações

Leia mais

Informações estruturais de compostos iônicos. Arranjos entre os íons dos compostos iônicos.

Informações estruturais de compostos iônicos. Arranjos entre os íons dos compostos iônicos. Arranjos entre os íons dos compostos iônicos. a Tendências gerais para os raios iônicos na tabela periódica: 1- Os raios iônicos aumentam para baixo em um grupo (coluna) na T.P. 2- Os raios dos íons de

Leia mais

Resoluções TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS. Capítulo 9 QUÍMICA. Ligações químicas. Agora é com você Pág. 58. Agora é com você Pág. 61

Resoluções TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS. Capítulo 9 QUÍMICA. Ligações químicas. Agora é com você Pág. 58. Agora é com você Pág. 61 Resoluções Capítulo 9 Ligações químicas Agora é com você Pág. 58 01 X: 6s X + 5 Y = 4s 4p Y 1 + 1 1 [ X ][ Y ][ Y ] XY Agora é com você Pág. 61 01 a) Por meio da distribuição eletrônica dos átomos que

Leia mais

Cursos Profissionais-Física e Química 10º ano

Cursos Profissionais-Física e Química 10º ano 3.1.4. Parâmetros da ligação covalente A. O comprimento da ligação nas moléculas diatómicas Como já se referiu, quando os átomos se aproximam formando ligações dão origem a uma nova unidade estrutural-

Leia mais

Disciplina: Química Geral Docente Responsável: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran. Assunto: Ácidos e Bases de Lewis/ Óxidos/ Sais: classificação

Disciplina: Química Geral Docente Responsável: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran. Assunto: Ácidos e Bases de Lewis/ Óxidos/ Sais: classificação Disciplina: Química Geral Docente Responsável: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran 1 Assunto: Ácidos e Bases de Lewis/ Óxidos/ Sais: classificação 1. Ácidos e Bases: conceito de Lewis O modelo de Lewis baseia-se

Leia mais

Curso de Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Período: 5º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Página: www.lnascimento.com.br Origem e Formação dos Solos: Os solos se originam

Leia mais

INTRODUÇÃO À GEOTECNIA (TEC00249)

INTRODUÇÃO À GEOTECNIA (TEC00249) INTRODUÇÃO À GEOTECNIA (TEC00249) Ciclo das Rochas e Tipos de Rochas Prof. Manoel Isidro de Miranda Neto Eng. Civil, DSc Estrutura da terra: a crosta e as rochas Ciclo das Rochas: Subducção de crosta oceânica

Leia mais

ESTADO SÓLIDO. paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs. Profª. Loraine Jacobs

ESTADO SÓLIDO. paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs. Profª. Loraine Jacobs ESTADO SÓLIDO lorainejacobs@utfpr.edu.br paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Profª. Loraine Jacobs Estado Sólido Tradicionalmente, um sólido é definido como uma substância que mantém um volume e uma

Leia mais

Prof. Dr. Renato Pirani Ghilardi Dept. Ciências Biológicas UNESP/Bauru - SP. Tipos de Rochas

Prof. Dr. Renato Pirani Ghilardi Dept. Ciências Biológicas UNESP/Bauru - SP. Tipos de Rochas Prof. Dr. Renato Pirani Ghilardi Dept. Ciências Biológicas UNESP/Bauru - SP Tipos de Rochas MINERAIS E ROCHAS Mineral: elemento ou composto químico resultante de processos inorgânicos, de composição química

Leia mais

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível.

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível. O ÁTOMO pág. 66 Átomo: do grego, indivisível. Núcleo: Prótons + Nêutrons Eletrosfera: Elétrons Número atômico (Z): nº de prótons no núcleo Número de massa (A): nº de prótons + nêutrons Prótons: carga positiva

Leia mais

17/3/2014. Carga nuclear efetiva. Z eff = Z - S

17/3/2014. Carga nuclear efetiva. Z eff = Z - S O desenvolvimento da tabela periódica Em 2002, haviam 115 elementos conhecidos. A maior parte dos elementos foi descoberta entre 1735 e 1843. Como organizar 115 elementos diferentes de forma que possamos

Leia mais

SMM-0194 ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS II I

SMM-0194 ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS II I SMM-0194 ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS II I Ligação química Estrutura cristalina de cerâmicas cristalinas 2 Ligação química Ligação química 3 % de caráter iônico = {1-exp[-(0,25)(X A -X B ) 2 ]}.100

Leia mais

Formação do Solo. Luciane Costa de Oliveira

Formação do Solo. Luciane Costa de Oliveira Formação do Solo Luciane Costa de Oliveira Solo É o sustentáculo da vida e todos os organismos terrestres dele dependem direta ou indiretamente. É um corpo natural que demora para nascer, não se reproduz

Leia mais

C i ê n c i a s d a N a t u r e z a e s u a s T e c n o l o g i a s Q U Í M I C A N O M E: N º T U R M A : D A T A :

C i ê n c i a s d a N a t u r e z a e s u a s T e c n o l o g i a s Q U Í M I C A N O M E: N º T U R M A : D A T A : C i ê n c i a s d a N a t u r e z a e s u a s T e c n o l o g i a s Q U Í M I C A P r o f ª M á r c i a R i b e i r o N O M E: N º T U R M A : D A T A : C a m a d a s e l e t r ô n i c a s Os átomos são

Leia mais

ARGILOMINERAIS PROPRIEDADES E APLICAÇÕES

ARGILOMINERAIS PROPRIEDADES E APLICAÇÕES Departamento de Engenharia Civil Pós-graduação ARGILOMINERAIS PROPRIEDADES E APLICAÇÕES Classificação Estrutural dos Argilominerais Introdução 1 Conceitos Geotécnicos Básicos 05/10/2011 Origem dos Solos

Leia mais

LIGAÇÕES: IÔNICA & COVALENTE. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat

LIGAÇÕES: IÔNICA & COVALENTE. Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat LIGAÇÕES: IÔNICA & COVALENTE Maira Gazzi Manfro e Giseli Menegat maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br CARACTERÍSTICAS 1. São forças intramoleculares; 2. São responsáveis pela

Leia mais

Aula 9 Produto do intemperismo e Solos Residuais, transportados e orgânicos

Aula 9 Produto do intemperismo e Solos Residuais, transportados e orgânicos Aula 9 Produto do intemperismo e Solos Residuais, transportados e orgânicos Produto do intemperismo Produtos do Intemperismo 1. Os solos são compostos de cascalhos, areias, siltes, argilas e sais cristalizados,

Leia mais

Aulas 12 e 13 - Ligações Químicas

Aulas 12 e 13 - Ligações Químicas Aulas 12 e 13 - Ligações Químicas Em nossas aulas anteriores verificamos que os elementos químicos da tabela periódica podem existir na natureza tanto sozinhos como combinados. Essas combinações que os

Leia mais

Material de apoio. Origem e Constituição. Origem e Constituição. Curso básico de mecânica dos solos (Carlos Souza Pinto, Oficina de Textos, 2006);

Material de apoio. Origem e Constituição. Origem e Constituição. Curso básico de mecânica dos solos (Carlos Souza Pinto, Oficina de Textos, 2006); Universidade Paulista Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. Material de apoio 2 Curso básico de mecânica dos solos (Carlos Souza Pinto,

Leia mais

Conteúdo: Aula 1: Rochas e minerais: o que são? Tipos de rocha. Aula 2: O solo. FORTALECENDO SABERES APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES

Conteúdo: Aula 1: Rochas e minerais: o que são? Tipos de rocha. Aula 2: O solo. FORTALECENDO SABERES APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES A Conteúdo: Aula 1: Rochas e minerais: o que são? Tipos de rocha. Aula 2: O solo. 2 A Habilidades: Aula 1: Entender o que são rochas e como elas se formam. Saber diferenciar as rochas de acordo com os

Leia mais

QUÍMICA GERAL Ligações Químicas. slide- 1 LIGAÇÕES QUÍMICAS. Profª. Camila Amorim

QUÍMICA GERAL Ligações Químicas. slide- 1 LIGAÇÕES QUÍMICAS. Profª. Camila Amorim slide- 1 LIGAÇÕES QUÍMICAS Cap. 8 J.B. Russel 1 LIGAÇÕES QUÍMICAS slide- 2 Definição: forças que unem átomos formando moléculas, agrupamentos de átomos ou sólidos iônicos; Forças de interação mais fortes;

Leia mais

ROCHAS MÓDULO C08 3ºEM

ROCHAS MÓDULO C08 3ºEM ROCHAS MÓDULO C08 3ºEM Prof. Luiz Gustavo Profão GEOGRAFIA FÍSICA Prof. Luiz Gustavo Silveira SLIDE 2 ROCHA É um agregado de minerais ou apenas um mineral solidificado. É o nome dado ao mineral do qual

Leia mais

PROPRIEDADES PERIÓDICAS. Prof. Gabriel Costa Vieira Arantes

PROPRIEDADES PERIÓDICAS. Prof. Gabriel Costa Vieira Arantes PROPRIEDADES PERIÓDICAS Prof. Gabriel Costa Vieira Arantes PROPRIEDADES PERIÓDICAS Ferramenta para o estudo das propriedades periódicas dos elementos. TABELA PERIÓDICA Os elementos químicos estão organizados

Leia mais

PROPRIEDADES ESPECTRAIS DE MINERAIS E ROCHAS

PROPRIEDADES ESPECTRAIS DE MINERAIS E ROCHAS PROPRIEDADES ESPECTRAIS DE MINERAIS E ROCHAS Interação da Radiação Eletromagnética com os Minerais e Rochas; Origem das Bandas de Absorção; Processos Eletrônicos; Processos Vibracionais; Fatores que Afetam

Leia mais

2005 by Pearson Education. Capítulo 02

2005 by Pearson Education. Capítulo 02 Moléculas e compostos moleculares Moléculas e fórmulas químicas Moléculas são reuniões de dois ou mais átomos ligados entre si. Cada molécula tem uma fórmula química. A fórmula química indica quais átomos

Leia mais

Origem dos solos. Disciplina: Geotecnia na arquitetura. Profa. Thaís Cristina Campos de Abreu

Origem dos solos. Disciplina: Geotecnia na arquitetura. Profa. Thaís Cristina Campos de Abreu Origem dos solos Disciplina: Geotecnia na arquitetura Profa. Thaís Cristina Campos de Abreu E-mail: thais.abreu@gmail.com Origem do Solo Eras geológicas 39 Origem do Solo Eras geológicas 40 Origem do Solo

Leia mais

Configurações eletrônicas e a tabela periódica. Os grupos 1 e 2 têm elétrons nos orbitais s. Os grupos 13 ao 18 têm elétrons nos orbitais p

Configurações eletrônicas e a tabela periódica. Os grupos 1 e 2 têm elétrons nos orbitais s. Os grupos 13 ao 18 têm elétrons nos orbitais p TABELA PERIÓDICA 32 18 Configurações eletrônicas e a tabela periódica A tabela periódica pode ser utilizada como um guia para as configurações eletrônicas. O número do período é o valor de n. Os grupos

Leia mais

PERIODICIDADE. Química Geral Augusto Freitas

PERIODICIDADE. Química Geral Augusto Freitas PERIODICIDADE Química Geral Augusto Freitas 1 1 A organização da Tabela Periódica As colunas são denominadas Grupos ou Famílias As linhas são denominadas Períodos. 2 1 A organização da Tabela Periódica

Leia mais

Químicas. Profa. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI.

Químicas. Profa. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI. Ligações Químicas Profa. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs LIGAÇÕES IÔNICAS LIGAÇÕES IÔNICAS IMPORTANTE : alguns metais,

Leia mais

Elementos do bloco "d" Atkins, Princípios de química, Cap 16, p ; ou Shriver & Atkins, p ) Mn, Fe, Cu, Zn e Co

Elementos do bloco d Atkins, Princípios de química, Cap 16, p ; ou Shriver & Atkins, p ) Mn, Fe, Cu, Zn e Co Elementos do bloco "d" Atkins, Princípios de química, Cap 16, p.691-704; ou Shriver & Atkins, p. 481-512) Íons metálicos mais relevantes em sistemas biológicos: Mn, Fe, Cu, Zn e Co Na, K e Ca serão estudados

Leia mais

Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D.

Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 01 Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 02 A energia de ionização cresce para direita da tabela periódica, portanto

Leia mais

Lição 20 Sumário 24/10/17

Lição 20 Sumário 24/10/17 Lição 20 Sumário 24/10/17 Tpc Questões da página 47 Rochas e Minerais As rochas são materiais terrestres formados por minerais. Na sua constituição as rochas podem ter um ou mais minerais juntos. Os minerais

Leia mais

Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com

Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com Íons e compostos iônicos Figura 1 Retículo cristalino formado por íons Fonte: Mariamarmar/Shutterstock.com CONTEÚDOS Íons Compostos iônicos Representação AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Os átomos são partículas

Leia mais

ESTRUTURA DOS SÓLIDOS CRISTALINOS. Mestranda: Marindia Decol

ESTRUTURA DOS SÓLIDOS CRISTALINOS. Mestranda: Marindia Decol ESTRUTURA DOS SÓLIDOS CRISTALINOS Mestranda: Marindia Decol Bibliografia Callister Jr., W. D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução. LTC, 5ed., cap 3, 2002. Shackelford, J.F. Ciências dos Materiais,

Leia mais