GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS"

Transcrição

1 GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS

2 Seja bem-vindo a uma Unidade Operacional (Controlada) da TODOS OS VISITANTES E/OU PRESTADORES DE SERVIÇO SÃO OBRIGADOS A CUMPRIR AS INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA E POLÍTICA DA QUALIDADE.

3 1. Visitante e/ou Prestador de Serviço: a) Para ter acesso às instalações das Unidades Operacionais da GS Inima Brasil, o visitante primeiramente terá que ter autorização prévia de um responsável interno à portaria (comunicado). Em específico aos prestadores de serviços, além da autorização prévia é imprescindível o envio de documentos que comprovem o vinculo empregatício com a empresa contratada, conforme nossa política de controle de terceiros. Ambos terão que ser identificados adequadamente na portaria com as seguintes informações: Identificação do visitante e/ou prestador de serviço (se forem mais de um, todos devem ser identificados) com a apresentação de documento com foto; Identificação da empresa de vínculo do visitante e/ou prestador de serviço; Motivo da visita e/ou prestação de serviço; Nome e departamento da pessoa que irá acompanhar a visita e/ou prestação de serviço na unidade; Estimativa do tempo da permanência do visitante e/ou prestador de serviço na unidade; Placa do veículo, além de cor, marca e modelo. b) O visitante e/ou prestador de serviço receberá um crachá de identificação, devendo usá-lo durante todo o período de sua estada na Unidade Operacional, devolvendo a portaria no momento de sua saída; c) A portaria é responsável por registrar, todo o movimento de visitantes e prestadores de serviço, com as informações acima citadas, bem como pelo encaminhamento ao setor de interesse do mesmo. Posterior a este procedimento a portaria deverá telefonar ao colaborador responsável para avisar da chegada do visitante e/ou prestador de serviço; 2. Acesso de Veículos a) A portaria tem que orientar os visitantes e prestadores de serviços quanto a: Respeitar o limite de velocidade sinalizado; É obrigatório o estacionamento de ré nas áreas disponíveis para visitantes e/ou prestadores de serviços;

4 É proibido estacionar veículos em vias de acesso de entrada e saída, afim de não prejudicar o fluxo de veículos que por ali circulam; Respeitar vagas especiais. 3. Dos responsáveis pela visita a) O período do visitante e/ou prestador de serviço na Unidade Operacional é de responsabilidade do colaborador visitado ou que contratou o serviço. Que deve garantir a utilização dos EPI's, o cumprimento das normas internas, além de acompanhá-lo na unidade dando as devidas instruções de procedimentos; b) Os visitantes e/ou prestadores de serviço devem ser previamente informados pelo responsável da área sobre os principais riscos do processo e aspectos ambientais inerentes à instalação, definido no processo de cada área pela Política da Qualidade; c) Além disso, caso haja algum indicador do processo que o prestador de serviço possa influenciar, o mesmo deverá receber as devidas instruções e acompanhamento pelo responsável da área; d) Não é aconselhado a realização de visitas a obras, salvo em situações excepcionais justificáveis antecipadamente pela natureza dos visitantes ao Técnico de Segurança do Grupo. 4. Circulação de visitantes e/ou prestadores de serviços nas dependências da Unidade Operacional a) A definição de cada circuito de visita é da responsabilidade do guia da visita, de acordo com as caraterísticas do grupo de visitantes e/ou prestadores de serviços, sendo estritamente proibida a circulação fora das áreas do circuito estabelecido, bem como às áreas de acesso reservado; b) Ao andar pela estação, esteja sempre acompanhado por um representante da empresa; c) Usar EPIs durante os trabalhos e nas visitas técnicas e instalações em que seu uso seja obrigatório; d) No caso de pretenderem utilizar quaisquer equipamentos audiovisuais de captação de imagem (Fotografia e/ou vídeo), tal solicitação deverá ser previamente autorizada pelo responsável administrativo de sua visita, caso contrário é PROIBIDO seu uso.

5 5. Condições físicas: a) É expressamente proibida a entrada nas instalações da empresa estando sob o efeito de álcool, drogas ou outro tipo de substâncias inibidoras de uma presença segura e adequada às condicionantes das instalações. 6. Normas de Segurança a) É obrigatório que se cumpra as normas e instruções de Segurança como segue: Não corra nas dependências da Unidade Operacional; Não fumar em áreas fechadas ou que apresentem algum tipo de risco. Apenas em locais apropriados e sinalizados; Não passe e nem permaneça sob carga suspensa; A execução de qualquer atividade que haja exposição à riscos laborais, só ocorrerá após autorização do departamento de segurança do trabalho; Prestadores de serviços, mantenham limpo e organizado seu ambiente de trabalho e áreas comuns; Trabalhe com atenção, SEMPRE; Não remova ou ultrapasse proteções existentes; Utilize os EPI's indicados para cada atividade; ATENÇÃO especial aos Atos Inseguros, são os maiores responsáveis pelos acidentes; É proibido adentrar as dependências da Unidade Operacional de bermuda, shorts, camiseta regata e chinelo; Não obstrua saídas de emergência e equipamentos de combate a incêndio; Não execute atividades das quais não estiver treinado, habilitado e autorizado; Proibido o uso de adornos (anéis, correntes, relógios, pulseiras, etc) onde houver risco de acidentes; Proibido o uso de fones de ouvido durante a visitação e/ou prestação de serviço, isso tira a atenção e aumenta o risco de acidentes; Respeite sinalizações internas de segurança (faixas, cartazes, placas, demarcações de piso, etc); Proibido o uso de celular quando estiver conduzindo veículo, máquinas e ou equipamentos; Siga todas as regras e procedimentos da empresa.

6 7. Meio Ambiente Preserve o meio ambiente, jogue lixo no lixo; Utilize os recipientes adequados para descarte de resíduos; Colabore com a limpeza, higienização e organização, mantendo as ruas e pátios sempre limpos. 8. Procedimentos em caso de acidentes e emergências a) Todo e qualquer acidente deverá ser comunicado imediatamente ao responsável do visitante e/ou prestador de serviço, que deverá se reportar imediatamente à Segurança do Trabalho - CIPA (onde houver), ao superior imediato, para que sejam efetuados os procedimentos de emergência. b) Para que possa socorrer uma pessoa acidentada ou atuar em emergências (princípio de incêndio) é necessário que haja treinamentos especiais. Se você não for treinado e autorizado pela empresa, seu papel é de chamar socorro e isolar a área até que chegue ajuda, ou abandonar o local com segurança em caso de emergência, conforme orientações da Brigada de Incêndio. 9. Danos ao Patrimônio da Empresa a) Os eventuais danos causados em instalações e equipamento(s) pelos visitantes e/ou prestadores de serviços, bem como as consequências diretas ou indiretas daí resultantes, são da responsabilidade de quem os pratica ou da instituição responsável. 10. Do não cumprimento das normas Internas a) A GS Inima Brasil não se responsabiliza pelos danos físicos ou materiais provocados em qualquer visitante ou prestador de serviço, resultantes de acidentes de qualquer natureza provocados pelo não cumprimento das normas prescritas ou das indicações fornecidas pelos colaboradores da Empresa; b) Qualquer infração às normas da GS Inima Brasil poderá determinar a imediata suspensão da visita e/ou prestação de serviço com a consequente retirada das instalações.

7 POLITICA DA QUALIDADE A SESAMM tem o comprometimento com a qualidade na prestação dos serviços de operação do Sistema de Tratamento de Esgotos do Município de Mogi Mirim, buscando a melhoria contínua e o atendimento dos requisitos do cliente, do órgão fiscalizador, da comunidade e dos acionistas. Para isso, sempre busca a melhoria dos processos, atendendo às exigências da certificação de qualidade, planejando, implementando e revisando os objetivos do Sistema de Gestão da Qualidade. Da gestão do topo até a base da empresa, todos os colaboradores estão envolvidos na construção e manutenção de uma cultura corporativa que enfatiza a qualidade do serviço prestado.

GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS

GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS www.gsinimabrasil.com.br Seja bem-vindo à uma Unidade Operacional da Enquanto estiver nos visitando ou trabalhando, somos responsáveis por sua segurança

Leia mais

Código REG 3.1 Revisão 0. Regulamento para Visitantes REGULAMENTO PARA VISITANTES MOD R0 SIMDOURO, S.A. 1/7

Código REG 3.1 Revisão 0. Regulamento para Visitantes REGULAMENTO PARA VISITANTES MOD R0 SIMDOURO, S.A. 1/7 Código REG 3.1 Revisão 0 Assunto Regulamento para Visitantes REGULAMENTO PARA VISITANTES MOD 2.2 0 R0 SIMDOURO, S.A. 1/7 Índice 1. Enquadramento 3 2. Objetivo 3 3. Âmbito 3 4. Responsabilidades 3 4.1.

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AO VISITANTE

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AO VISITANTE CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AO VISITANTE Sejam bem-vindos à empresa Torata. Aqui primamos pela segurança em primeiro lugar. Por este motivo elaboramos esta Cartilha para vocês, a fim de informar sobre os nossos

Leia mais

Regulamento para Visitantes REGULAMENTO PARA VISITANTES MOD R0. Águas do Norte, S.A.

Regulamento para Visitantes REGULAMENTO PARA VISITANTES MOD R0. Águas do Norte, S.A. Código Assunto REG 1.3.2 Revisão 1 Data 10.10.2016 Regulamento para Visitantes MOD 2.1.20 R0 REGULAMENTO PARA VISITANTES Águas do Norte, S.A. 1/7 Índice 1. Generalidades 3 2. Objetivo 3 3. Âmbito 3 4.

Leia mais

PASSOS ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO!

PASSOS ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO! PASSOS DE ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO! ÍNDICE Introdução Política de Segurança, Saúde e Meio Ambiente SSMA em caso de acidentes

Leia mais

Procedimentos, Regras de Proteção e Segurança para Visitantes. ITT Industrial Process Salto, SP - Brasil

Procedimentos, Regras de Proteção e Segurança para Visitantes. ITT Industrial Process Salto, SP - Brasil Procedimentos, Regras de Proteção e Segurança para Visitantes ITT Industrial Process Salto, SP - Brasil Objetivos do Módulo O propósito deste módulo é familiarizar todos os visitantes com os objetivos

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO IT 001

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO IT 001 PÁGINA 1 DE 6 1. Objetivo Promover a permanente melhoria e contínua compatibilização do trabalho com a prevenção da vida, integridade e patrimônio do SAAE Sorocaba e a promoção da saúde e segurança dos

Leia mais

RESOLUÇÃO CPAf nº 001/2017

RESOLUÇÃO CPAf nº 001/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas Av. dos Estados, 5001, Bairro Bangu, Santo André, SP, CEP 09210-580 Fone: (11)

Leia mais

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 2

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 2 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL Volume 2 SET/2012 2 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL l Volume 2 Í Índice Capítulo 1 Sinalizações Internas...3 Capítulo 2 Circulação...5 Capítulo 3 Reparos, Manutenção e Limpeza de Veículos...6

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTOS PARA USO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS

NORMAS E REGULAMENTOS PARA USO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS 1 de 6 PARA USO DO LABORATÓRIO DE 1 2 de 6 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE... 4 3. POLÍTICA DE USO E FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE... 5 4. NORMAS DE SEGURANÇA DO

Leia mais

Código REG Revisão 0 Data Regulamento para Visitantes REGULAMENTO PARA VISITANTES MOD R0. Águas do Norte, S.A.

Código REG Revisão 0 Data Regulamento para Visitantes REGULAMENTO PARA VISITANTES MOD R0. Águas do Norte, S.A. Código REG 1.3.2 Revisão 0 Data 29.12.2015 Assunto Regulamento para Visitantes REGULAMENTO PARA VISITANTES MOD 2.1.20 R0 Águas do Norte, S.A. 1/9 Índice: 1. Generalidades 2 2. Objetivo 3 3. Âmbito 3 4.

Leia mais

Olá, seja bem-vindo ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Olá, seja bem-vindo ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Manual do Paciente Olá, seja bem-vindo ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio. O HCSL acredita que o visitante e o acompanhante são fundamentais para a recuperação adequada do paciente internado. Assim,

Leia mais

Regulamento do Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Patologia Veterinária (CDPPV)

Regulamento do Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Patologia Veterinária (CDPPV) INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS CONCÓRDIA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CENTRO DE DIAGNÓSTICO E PESQUISA EM PATOLOGIA VETERINÁRIA Regulamento do Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Patologia Veterinária

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO MULTIDIMENSIONAL DE BIOTECNOLOGIA. CAPÍTULO I Dos Objetivos e Definições

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO MULTIDIMENSIONAL DE BIOTECNOLOGIA. CAPÍTULO I Dos Objetivos e Definições REGULAMENTO DO LABORATÓRIO MULTIDIMENSIONAL DE BIOTECNOLOGIA Dispõe sobre o regimento do Laboratório Multidimensional de Biotecnologia do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição. CAPÍTULO I Dos

Leia mais

Associação dos Funcionários Municipais de Londrina SEDE CAMPESTRE ALVORADA DO SUL E CAMPING

Associação dos Funcionários Municipais de Londrina SEDE CAMPESTRE ALVORADA DO SUL E CAMPING Associação dos Funcionários Municipais de Londrina SEDE CAMPESTRE ALVORADA DO SUL E CAMPING 1- O presente regulamento tem o objetivo de disciplinar o uso da SEDE CAMPESTRE DE ALVORADA DO SUL - CONFORME

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O N/SCCL Nº 12 - GSMT U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O Escola de Engenharia de Lorena EEL SUMÁRIO SISTEMA NORMATIVO NORMA DE SEGURANÇA DO TRABALHO IMPLANTAÇÃO DE CRACHÁS TIPO II PARA IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS REGULAMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO MULTIDIMENSIONAL DE ALIMENTOS FUNCIONAIS Dispõe sobre o REGULAMENTO INTERNO do Laboratório Multidimensional de Alimentos Funcionais CAPÍTULO I Dos Objetivos e Definições

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão Medabil

Sistema Integrado de Gestão Medabil Sistema Integrado de Gestão Medabil Esta apresentação foi desenvolvida com a finalidade de orientar os provedores externos sobre os procedimentos exigidos pelos Sistema Integrado de Gestão da Medabil.

Leia mais

BEM-VINDO AO PARQUE INDUSTRIAL CHEMPARK DE DORMAGEN

BEM-VINDO AO PARQUE INDUSTRIAL CHEMPARK DE DORMAGEN BEM-VINDO AO PARQUE INDUSTRIAL CHEMPARK DE DORMAGEN Indicações de segurança Por favor, leia as presentes indicações de segurança antes de entrar em CHEMPARK e certifique-se de que as mesmas são cumpridas

Leia mais

Regulamento do Laboratório de Avaliação e Atenção Nutricional - LAAN CAPÍTULO I. Definição e Objetivos

Regulamento do Laboratório de Avaliação e Atenção Nutricional - LAAN CAPÍTULO I. Definição e Objetivos Regulamento do Laboratório de Avaliação e Atenção Nutricional - LAAN Dispõe sobre a natureza e o funcionamento do Laboratório de Avaliação e Atenção Nutricional do Departamento de Nutrição em Saúde Pública

Leia mais

RG.02_01. Regulamento de visitas

RG.02_01. Regulamento de visitas Regulamento de visitas O presente regulamento visa a definição de regras e medidas preventivas a cumprir por todos os visitantes (grupos organizados ou pessoas singulares), que pretendam conhecer as infraestruturas

Leia mais

Rev 00 dez Emmanuelle de Paula Silva Técnica em Segurança do Trabalho MTE MG

Rev 00 dez Emmanuelle de Paula Silva Técnica em Segurança do Trabalho MTE MG Rev 00 dez.2014 Emmanuelle de Paula Silva Técnica em Segurança do Trabalho MTE 13.528-MG NORMAS REGULAMENTADORAS CLT Consolidação das Leis Trabalhistas NR Normas Regulamentadoras (36 Normas Regulamentadoras)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS VACARIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS VACARIA REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Capítulo 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Estas normas regulamentam o funcionamento do Laboratório de Ciências da Natureza do Instituto

Leia mais

Critérios Bandeira Azul para Praias Modelo Internacional

Critérios Bandeira Azul para Praias Modelo Internacional Critérios Bandeira Azul para Praias Modelo Internacional O hasteamento da Bandeira Azul na praia será realizado uma vez que esta cumpra todos os critérios estabelecidos pelo Programa Bandeira Azul Brasil

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO FUNDAMENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO FUNDAMENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO FUNDAMENTAL Regulamento do Laboratório de Análise Sensorial (LASEN)

Leia mais

Segurança nos serviços de operação e manutenção de subestações

Segurança nos serviços de operação e manutenção de subestações SUMÁRIO 0. Histórico da Alteração e Distribuição 1. Objetivo 2. Documento de Referência 3. Aplicação 4. 5. 6. 6.1 6.1.1 6.1.2 6.2 7. 7.1 7.2 8. Recursos Necessários Definições e Conceitos Descrição Cuidados

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO DA UTFPR CAMPUS LONDRINA CAPÍTULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO DA UTFPR CAMPUS LONDRINA CAPÍTULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO DA UTFPR CAMPUS LONDRINA CAPÍTULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 Objeto O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas de acesso de veículos ao

Leia mais

SEGURANÇA NO TRABALHO

SEGURANÇA NO TRABALHO Esta política estabelece diretrizes que serão aplicadas no Grupo Morena Rosa, cabendo a todas as áreas envolvidas no processo e citadas neste documento a responsabilidade pelo seu cumprimento. SEGURANÇA

Leia mais

LIZ - LEI Nº 4702 DE 1º DE SETEMBRO DE 2010

LIZ -  LEI Nº 4702 DE 1º DE SETEMBRO DE 2010 LIZ - www.leismunicipais.com.br LEI Nº 4702 DE 1º DE SETEMBRO DE 2010 INSTITUI O SISTEMA DO ESTACIONAMENTO ROTATIVO PAGO NAS VIAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS DE PASSO FUNDO E AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A OUTORGAR

Leia mais

MANUAL PARA MONTADORAS

MANUAL PARA MONTADORAS MANUAL PARA MONTADORAS 1. PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO EVENTO: De 09 a 13 de Abril de 2018, das 08:00 às 18:00h. 2. PERÍODO DE MONTAGENS E DESMONTAGENS DOS STANDS Período de montagem de stands será de 19/03/2018

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO GERAL 30ª FESTURIS GRAMADO FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO

ANEXO I REGULAMENTO GERAL 30ª FESTURIS GRAMADO FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO ANEXO I REGULAMENTO GERAL 30ª FESTURIS GRAMADO FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO I - DISPOSIÇÕES GERAIS 1. O presente REGULAMENTO GERAL destina-se a reger o Evento denominado 30º FESTURIS Feira Internacional

Leia mais

4ª FEIRA DA EMPREGABILIDADE E DO EMPREENDEDORISMO REALIZAÇÃO UNIDAVI MANUAL DO EXPOSITOR FEIRA DA EMPREGABILIDADE ATENÇÃO

4ª FEIRA DA EMPREGABILIDADE E DO EMPREENDEDORISMO REALIZAÇÃO UNIDAVI MANUAL DO EXPOSITOR FEIRA DA EMPREGABILIDADE ATENÇÃO 4ª FEIRA DA EMPREGABILIDADE E DO EMPREENDEDORISMO REALIZAÇÃO UNIDAVI MANUAL DO EXPOSITOR FEIRA DA EMPREGABILIDADE ATENÇÃO O presente manual, visa determinar as normas a serem observadas quanto a participação

Leia mais

Procedimentos Operacionais para Laboratório de enfermagem

Procedimentos Operacionais para Laboratório de enfermagem Procedimentos Operacionais para Laboratório de enfermagem 1 Objetivo Os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP s) tem como objetivo estabelecer critérios técnicos para a correta utilização de equipamentos,

Leia mais

FUMO. É Proibido fumar em qualquer departamento da Empresa (escritório, produção, banheiros, depósitos, vestiários, refeitório etc).

FUMO. É Proibido fumar em qualquer departamento da Empresa (escritório, produção, banheiros, depósitos, vestiários, refeitório etc). FUMO É Proibido fumar em qualquer departamento da Empresa (escritório, produção, banheiros, depósitos, vestiários, refeitório etc). EPI EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL É obrigatório o uso dos equipamentos

Leia mais

Este regulamento se destina a normatizar os procedimentos para realização da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia FECETE 2016.

Este regulamento se destina a normatizar os procedimentos para realização da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia FECETE 2016. Este regulamento se destina a normatizar os procedimentos para realização da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia FECETE 2016. A FECETE está prevista para ser realizada nos dias 06 e 07 de outubro de

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE DIETÉTICA E GASTRONOMIA DA ESCOLA DE NUTRIÇÃO - LADIG. CAPÍTULO I Dos objetivos e Definições

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE DIETÉTICA E GASTRONOMIA DA ESCOLA DE NUTRIÇÃO - LADIG. CAPÍTULO I Dos objetivos e Definições UNIRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE- CCBS ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO APLICADA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE DIETÉTICA

Leia mais

REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DE ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DE ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DE ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DE ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA (Nível de Biossegurança 1)

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA Ribeirão Preto Objetivos do Laboratório de Física: REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA 1. Auxiliar o aluno na introdução das práticas das disciplinas do curso de Bacharel

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE GEMOLOGIA NORMAS DO LABORATÓRIO V MINERALOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE GEMOLOGIA NORMAS DO LABORATÓRIO V MINERALOGIA NORMAS DO LABORATÓRIO V MINERALOGIA NORMAS GERAIS I- FINALIDADE E APLICAÇÃO 1- Essa norma determina os requisitos básicos para a proteção da vida e da propriedade nas dependências do laboratório. 2- Essa

Leia mais

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: 19.412.711/0001-30 REGULAMENTO E POLÍTICAS DE SEGURANÇA PARA USO DO LABORATÓRIO DE MÁQUINAS TAGUAÍ SP 2015 REGULAMENTO E POLÍTICAS DE SEGURANÇA PARA USO DO LABORATÓRIO DE

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO Ref.: IT 001/Seg

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO Ref.: IT 001/Seg Página 1 de 5 1. Objetivo Promover a permanente melhoria e contínua compatibilização do trabalho com a prevenção da vida, integridade e patrimônio do SAAE Sorocaba, e a promoção da saúde e segurança dos

Leia mais

REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE ALIMENTOS DA ESCOLA DE NUTRIÇÃO - LACOMEN CAPÍTULO I. Dos Objetivos e Definições

REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE ALIMENTOS DA ESCOLA DE NUTRIÇÃO - LACOMEN CAPÍTULO I. Dos Objetivos e Definições REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE ALIMENTOS DA ESCOLA DE NUTRIÇÃO - LACOMEN Dispõe sobre o Regimento do Laboratório de Controle Microbiológico de Alimentos da Escola de Nutrição (LACOMEN)

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde de Nova Friburgo

Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde de Nova Friburgo Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde de Nova Friburgo REGULAMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR 1, ESCRITÓRIO E SALA DE PREPARAÇÃO DO INSTITUTO DE SAÚDE DE

Leia mais

Regulamento. Realização:

Regulamento. Realização: Regulamento Realização: 1. Tipo de prova e constituição das etapas 1.1 Será disputada no sistema Trail Run. O alinhamento será por ordem de chegada ao local do alinhamento, não sendo permitido em hipótese

Leia mais

REGULAMENTO E NORMAS ESPECÍFICAS DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA CAPITULO I- Natureza

REGULAMENTO E NORMAS ESPECÍFICAS DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA CAPITULO I- Natureza REGULAMENTO E NORMAS ESPECÍFICAS DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA Considerações Gerais Dispõe sobre os deveres, responsabilidades e proibições referentes ao uso do laboratório de anatomia humana da Faculdade

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça Revogado pela Portaria STJ n. 205 de 4 de abril de 2013 PORTARIA N. 122, DE 15 DE MAIO DE 2009. Dispõe sobre o controle de acesso, circulação e permanência de veículos no Superior Tribunal de Justiça.

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO PACIENTE E ACOMPANHANTE

MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO PACIENTE E ACOMPANHANTE MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO PACIENTE E ACOMPANHANTE ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...4 2. ACOMPANAHNTES...5 3. VISITAS...6 Horários...6 4. INFORMAÇÕES GERAIS...7 4.1 Itens permitidos aos pacientes...7 4.2 Itens

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS LABORATÓRIOS METALMECÂNICA E SOLDAGEM

REGULAMENTO GERAL DOS LABORATÓRIOS METALMECÂNICA E SOLDAGEM REGULAMENTO GERAL DOS LABORATÓRIOS METALMECÂNICA E SOLDAGEM CAMPO GRANDE 2018 CONSELHO REGIONAL SENAI/MS BIÊNIO 2018/2019 Presidente Sérgio Marcolino Longen Diretor Regional Jesner Marcos Escandolhero

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR CAPÍTULO I DA CARACTERÍSTICA E NATUREZA

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR CAPÍTULO I DA CARACTERÍSTICA E NATUREZA A Diretora Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento do Laboratório Multidisciplinar da Faculdade Integral Cantareira, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM 2015 I. DOS OBJETIVOS DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM 1. Auxiliar o aluno na introdução das práticas experimentais das disciplinas específicas de

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA Ribeirão Preto Objetivos do Laboratório Biologia: 1. Auxiliar o aluno na introdução das práticas das disciplinas do curso de Bacharel em Engenharia de Produção e

Leia mais

A Socicana está à disposição para esclarecimentos: Área de Projetos & Sustentabilidade Fone: (16) Celular: (16)

A Socicana está à disposição para esclarecimentos: Área de Projetos & Sustentabilidade Fone: (16) Celular: (16) 1 A cartilha Sugestões de Modelos de Placas foi elaborada para auxiliar o produtor no entendimento da sinalização da sua propriedade. A comunicação visual através das placas é importante para preservar

Leia mais

NÚCLEO DE ESTÁGIO E EMPREGABILIDADE III FEIRA DE EMPREGABILIDADE

NÚCLEO DE ESTÁGIO E EMPREGABILIDADE III FEIRA DE EMPREGABILIDADE NÚCLEO DE ESTÁGIO E EMPREGABILIDADE III FEIRA DE EMPREGABILIDADE Prezado Expositor: Este Manual foi elaborado para orientar e regulamentar sua participação na lll Feira de Empregabilidade evento promovido

Leia mais

NORMAS GERAIS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE FITOPATOLOGIA E MICROBIOLOGIA DOS SOLOS

NORMAS GERAIS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE FITOPATOLOGIA E MICROBIOLOGIA DOS SOLOS NORMAS GERAIS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE FITOPATOLOGIA E MICROBIOLOGIA DOS SOLOS Itaqui-RS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. COMPONENTES CURRICULARES ATENDIDOS... 3 4. FUNCIONAMENTO

Leia mais

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior NORMAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENGENHARIA CIVIL 1 Este documento apresenta as normas gerais, específicas e procedimentos operacionais utilizados no desenvolvimento

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ABASTECIMENTO DE EQUIPAMENTOS, MÁQUINAS E VEÍCULOS.

PROCEDIMENTO PARA ABASTECIMENTO DE EQUIPAMENTOS, MÁQUINAS E VEÍCULOS. Página: 1 / 7 SUMÁRIO DE REVISÕES Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS 01 25/02/2014 Atualização do capítulo 04 referente ao Anexo AOR - Acompanhamento de Operações de Risco. 02 26/02/2014 Atualização

Leia mais

Regulamento para a utilização do Laboratório de. Cinesioterapia

Regulamento para a utilização do Laboratório de. Cinesioterapia Regulamento para a utilização do Laboratório de Cinesioterapia REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CINESIOTERAPIA I. DOS OBJETIVOS DO LABORATÓRIO DE CINESIOTERAPIA 1. Auxiliar o aluno na introdução

Leia mais

Qualificação para o melhor desempenho

Qualificação para o melhor desempenho Excelência em Qualificação para o melhor desempenho Curso de Motores MAHLE Metal Leve 1 4825E - Cartilha Curso de Motores.indd 1 4/17/15 11:18 o curso Conhecer o funcionamento dos motores, seus componentes

Leia mais

2.1 O roteiro da prova passa por ruas pavimentadas na maior parte do percurso, salvo pequenos trechos.

2.1 O roteiro da prova passa por ruas pavimentadas na maior parte do percurso, salvo pequenos trechos. Regulamento São Garrafa 2018 1. Tipo de prova e constituição das etapas 1.1 Será disputada no sistema corrida de rua. O alinhamento será por ordem de chegada ao local do alinhamento, não sendo permitido

Leia mais

PORTARIA: Art. 2º - Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

PORTARIA: Art. 2º - Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário. PORTARIA n o 003/2019 - de 26 de fevereiro de 2019. Baixa as normas de utilização da piscina localizada na seção Técnica de Práticas Esportivas da Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz PUSP-LQ. O Prefeito

Leia mais

N ORMAS DE FUNCIONAMENTO DO HOSTE L

N ORMAS DE FUNCIONAMENTO DO HOSTE L N ORMAS DE FUNCIONAMENTO DO HOSTE L Prezado Hóspede, Para seu próprio conforto e segurança, bem como dos restantes hóspedes, agradecemos que consulte as nossas recomendações e guia de boas práticas previstas

Leia mais

Laboratório Central de Análises Clínicas

Laboratório Central de Análises Clínicas Laboratório Central de Análises Clínicas Capítulo I Da Apresentação Art. 1. O Laboratório de Análises Clínicas do Curso de Farmácia da Faculdade Noroeste do Mato Grosso AJES tem seu funcionamento em espaço

Leia mais

Cartilha da boa convivência social e profissional

Cartilha da boa convivência social e profissional Cartilha da boa convivência social e profissional Segurança do trabalho - Usar Equipamento de proteção Individual é uma norma obrigatória, desde o seu momento de entrada na empresa, sendo passível de

Leia mais

NÚCLEO DE EMPREGABILIDADE I FEIRA DE EMPREGABILIDADE DO CARIRI 09 E 10 DE MAIO DE 2017

NÚCLEO DE EMPREGABILIDADE I FEIRA DE EMPREGABILIDADE DO CARIRI 09 E 10 DE MAIO DE 2017 MANUAL DO EXPOSITOR NÚCLEO DE EMPREGABILIDADE I FEIRA DE EMPREGABILIDADE DO CARIRI 09 E 10 DE MAIO DE 2017 Prezado Expositor: Este Manual foi elaborado para orientar e regulamentar sua participação na

Leia mais

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula Acidente em Siderurgia Não observaram o correto... NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA SUDECAP REGULAMENTO PARA USO DA SEDE CAMPESTRE

ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA SUDECAP REGULAMENTO PARA USO DA SEDE CAMPESTRE ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA SUDECAP REGULAMENTO PARA USO DA SEDE CAMPESTRE DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º A Sede Campestre é para uso dos associados, de seus dependentes e convidados, bem como para

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 22-CEPE/UNICENTRO, DE 15 DE JUNHO DE 2012. Aprova o Regulamento de Normas e Utilização dos Laboratórios do Campus CEDETEG da UNICENTRO. O VICE-REITOR, NO EXERCÍCIO DO CARGO DE REITOR DA UNIVERSIDADE

Leia mais

COMUNICADO DO PRESIDENTE Nº 028/2018

COMUNICADO DO PRESIDENTE Nº 028/2018 COMUNICADO DO PRESIDENTE Nº 028/2018 Assunto: Regras de Acesso, Circulação e Estacionamento na Área da EMDEC. O presidente da EMDEC, no uso de suas atribuições, comunica os novos procedimentos de acesso,

Leia mais

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM

REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM TUPÃ/SP 2016 SUMÁRIO I DOS OBJETIVOS DO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM II DAS DISPOSIÇÕES GERAIS III DO FUNCIONAMENTO IV DOS DIREITOS E DEVERES DOS

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE CONTROLE DE ACESSO

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE CONTROLE DE ACESSO PROCEDIMENTOS INTERNOS Data de Elaboração: 25/03/2013 Código: PSP - 01 Elaborado por: Fernando R.S. Andrade Coordenador Facilities Área Responsável: Segurança Patrimonial Revisado por: Alexandre H. Martins

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO IFMG CAMPUS AVANÇADO IPATINGA CAPÍTULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO IFMG CAMPUS AVANÇADO IPATINGA CAPÍTULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO IFMG CAPÍTULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 Objeto O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas de acesso de veículos ao IFMG Campus Avançado

Leia mais

Regulamento do Laboratório MATEMATECA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos

Regulamento do Laboratório MATEMATECA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA Regulamento do Laboratório MATEMATECA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS CAPÍTULO

Leia mais

A troca de acompanhante só será permitida nos horários estabelecidos.

A troca de acompanhante só será permitida nos horários estabelecidos. HORÁRIOS DE VISITAS Setor Horário Nº de Visitantes Pediatria Das 15h às 19h30min 6 visitantes por período Sendo até 2 por vez. Retaguarda/Clínica Médica Das e 15h Clínica às 19h30min Cirúrgica 6 visitantes

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE EMERGENCIA

PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE EMERGENCIA Página: 1 / 6 SUMÁRIO DE REVISÕES Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS 01 25/02/2014 Atualização do capítulo 5.6 Brigada, incluindo pontos de encontro. 02 21/09/2014 Atualização dos capítulos 6, 7

Leia mais

NORMAS INTERNAS DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

NORMAS INTERNAS DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE (IMS) CAMPUS ANISIO TEIXEIRA COORDENAÇÃO GERAL DE LABORATÓRIOS NORMAS INTERNAS DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

Leia mais

REGULAMENTO CENTRO CULTURAL

REGULAMENTO CENTRO CULTURAL REGULAMENTO CENTRO CULTURAL Capítulo I Funcionamento e Gestão Artigo 1.º O Centro Cultural é um espaço da A.T.C. Artigo 2.º Compete à Direcção da A.T.C. decidir da forma e modelo de gestão do Centro Cultural.

Leia mais

CAPÍTULO 11 INFRAESTRUTURA PARA EXECUÇÃO DAS OBRAS

CAPÍTULO 11 INFRAESTRUTURA PARA EXECUÇÃO DAS OBRAS CAPÍTULO 11 INFRAESTRUTURA PARA EXECUÇÃO DAS OBRAS REV. 1 CAPÍTULO 14 INSTALAÇÃO DE CANTEIRO DE OBRAS PÁG. 1 6 ÍNDICE CAPÍTULO 11 INFRAESTRUTURA PARA EXECUÇÃO DAS OBRAS... 1 11.1 - CONDIÇÕES GERAIS...

Leia mais

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO Normas aprovadas pelo Conselho do Campus em reunião realizada no dia 19 de julho de 2013,

Leia mais

Para tanto, apresentamos, nesta oportunidade, algumas informações importantes para a adesão ao programa, quais sejam:

Para tanto, apresentamos, nesta oportunidade, algumas informações importantes para a adesão ao programa, quais sejam: TERMO DE COMPROMISSO - PROCEDIMENTOS E REGRAS DO PROGRAMA EXPERIÊNCIA JEEP - PROGRAMA DE VISITAS À FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA FILIAL GOIANA. A FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA FILIAL

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas do Laboratório de Nutrição Experimental Curso de Nutrição (UFV/CRP)

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas do Laboratório de Nutrição Experimental Curso de Nutrição (UFV/CRP) Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG Normas do Laboratório de Nutrição Experimental Curso de Nutrição (UFV/CRP) Rio Paranaíba Novembro 2012 1 CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º. O Laboratório

Leia mais

Sindicato Rural de Uberlândia - Av. Juracy Junqueira Rezende, nº bairro Pampulha CEP Uberlândia - Minas Gerais

Sindicato Rural de Uberlândia - Av. Juracy Junqueira Rezende, nº bairro Pampulha CEP Uberlândia - Minas Gerais Informações gerais Dada da feira: A Femec 2018 Feira do Agronegócio Mineiro será realizada de 20 a 23 de março de 2018, das 08 às 20 horas, no Parque de Exposições Camaru, na Av. Juracy Junqueira Rezende,

Leia mais

2. REGULAMENTO 2.1 DA VINCULAÇÃO

2. REGULAMENTO 2.1 DA VINCULAÇÃO NORMAS DE CONDUTA E SEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS 2010 1. INTRODUÇÃO Os Laboratórios da Faculdade Evangélica do Paraná prestam serviços de atendimento à comunidade acadêmica, fornecendo recursos (materiais

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (LAPP)

REGIMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (LAPP) NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA REGIMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (LAPP) ELABORAÇÃO: PROF. DRA. ANGELIETE GARCEZ MILITÃO PORTO VELHO 06/02/2017 2 REGIMENTO DO LABORATÓRIO

Leia mais

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS Objetivo Definir procedimentos básicos para execução de atividades/trabalhos em sistema e instalações elétricas desenergizadas. Âmbito de aplicação Aplica-se às áreas

Leia mais

NORMA OPERACIONAL Nº 01. Unidade SOST Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho

NORMA OPERACIONAL Nº 01. Unidade SOST Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho NORMA OPERACIONAL Nº 01 Unidade SOST Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho REGRAS A Norma Operacional nº. 01 estabelece e disciplina os padrões de saúde e segurança no trabalho, que devem ser praticados

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo XI Regulamento dos procedimentos de Segurança Artigo 1.º Medidas de autoproteção 1. São consideradas medidas de autoproteção: a) Registos de segurança (relatórios

Leia mais

SEGURANÇA NO TRABALHO Políticas

SEGURANÇA NO TRABALHO Políticas Esta política estabelece diretrizes que serão aplicadas no Morena Rosa Group, cabendo a todas as áreas envolvidas no processo e citadas neste documento a responsabilidade pelo seu cumprimento. SEGURANÇA

Leia mais

ANEXO A PORTARIA Nº 341, DE 02 DE OUTUBRO DE Regulamento de Utilização dos Laboratórios do Ifes campus Cachoeiro

ANEXO A PORTARIA Nº 341, DE 02 DE OUTUBRO DE Regulamento de Utilização dos Laboratórios do Ifes campus Cachoeiro MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo CAMPUS CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ANEXO A PORTARIA Nº 341, DE 02 DE OUTUBRO DE 2015 Regulamento de Utilização dos

Leia mais

FACULDADE ATENEU FATE REGULAMENTO ESPECÍFICO DE UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE FISIOTERAPIA

FACULDADE ATENEU FATE REGULAMENTO ESPECÍFICO DE UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE FISIOTERAPIA FACULDADE ATENEU FATE REGULAMENTO ESPECÍFICO DE UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE FISIOTERAPIA FORTALEZA 2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE FISIOTERAPIA CAPÍTULO I NORMAS GERAIS Art.

Leia mais

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE MEDICINA HIPERBÁRICA

MANUAL DE AVALIAÇÃO DE MEDICINA HIPERBÁRICA MANUAL DE AVALIAÇÃO DE MEDICINA HIPERBÁRICA Versão 2014 Entidades Associadas Sumário Seção 1 Estrutura Organizacional 1.1. Liderança 1.2. Equipe Médica 1.3. Equipe de Enfermagem 1.4. Gestão de Pessoas

Leia mais

Regulamento 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz 21 a 23 de fevereiro de 2018

Regulamento 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz 21 a 23 de fevereiro de 2018 Regulamento 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz 21 a 23 de fevereiro de 2018 Local: Estação Experimental do Arroz - IRGA Av. Bonifácio Carvalho Bernardes, 1494 Cachoeirinha / RS www.colheitadoarroz.com.br

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E SHST. Regras de Qualidade, Ambiente e Segurança

GESTÃO AMBIENTAL E SHST. Regras de Qualidade, Ambiente e Segurança 1. OJETIVO E ÂMITO Este documento estabelece as regras da Qualidade, Ambiente e Segurança aplicáveis a entidades externas, que venham a desenvolver atividades dentro da RESINORTE, em regime de contrato,

Leia mais

Rev. Data Efetividade Descrição da revisão Elaborado por Revisado por Aprovado por

Rev. Data Efetividade Descrição da revisão Elaborado por Revisado por Aprovado por POL-FL-0001 1.5 1/5 Política de acesso ao Data Center Ascenty Rev. Data Efetividade Descrição da revisão Elaborado por Revisado por Aprovado por 1.0 11/07/2013 Emissão inicial Lucia Melo Romão Fabio Trimarco

Leia mais

MANUAL DO EXPOSITOR. 2ª Feira de Negócios Uniasselvi/Famesul. Rio do Sul - SC- 2017

MANUAL DO EXPOSITOR. 2ª Feira de Negócios Uniasselvi/Famesul. Rio do Sul - SC- 2017 MANUAL DO EXPOSITOR 2ª Feira de Negócios Uniasselvi/Famesul Apoio: Rhara Consultoria e Treinamentos www.rharaconsultoria.com.br Rio do Sul - SC- 2017 O manual do EXPOSITOR tem por objetivo orientar os

Leia mais

Laboratório de Instalações Elétricas. Regulamento de uso dos laboratórios do Eixo de Controle e Processos Industriais

Laboratório de Instalações Elétricas. Regulamento de uso dos laboratórios do Eixo de Controle e Processos Industriais Laboratório de Instalações Elétricas O laboratório de Instalações Elétricas é basicamente um laboratório para uso de atividades letivas. No ambiente em questão são desenvolvidas todas as práticas das disciplinas

Leia mais

PROCEDIMENTO DO SGI. SEGURANÇA PATRIMONIAL GRI (Sede)

PROCEDIMENTO DO SGI. SEGURANÇA PATRIMONIAL GRI (Sede) 1 de 10 ELABORAÇÃO REVISÃO APROVAÇÃO Coordenador de M. Amb. e Qualidade Márcio A. Oliveira Gerente Off Site Samuel Gubitosi Superintendente Valter Alvares DATA: 09/10/13 DATA: 20/10/14 DATA: 20/10/14 Rev.

Leia mais

ESCOLA DE ENFERMAGEM UFRGS LABORATÓRIO DE PRÁTICAS DE ENFERMAGEM

ESCOLA DE ENFERMAGEM UFRGS LABORATÓRIO DE PRÁTICAS DE ENFERMAGEM MANUAL DO APRESENTAÇÃO No Laboratório de Práticas de Enfermagem (LAPENF) são realizadas atividades de ensino teórico-práticas para o desenvolvimento de habilidades em um ambiente seguro, por meio de práticas

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. 1.3 As despesas decorrentes de funcionamento do ICPS por motivos particulares, correrão por conta do Associado que as provocarem.

REGIMENTO INTERNO. 1.3 As despesas decorrentes de funcionamento do ICPS por motivos particulares, correrão por conta do Associado que as provocarem. REGIMENTO INTERNO Com a finalidade de padronizar comportamentos e estabelecer regras e limites dentro da convivência no quadro associativo do Iate Clube Pontal do Sul-ICPS cria-se o presente REGIMENTO

Leia mais

Histórico e Realizações da CIPA Unesp Campus de Sorocaba

Histórico e Realizações da CIPA Unesp Campus de Sorocaba (Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) 06 de novembro de 2012 INFORMATIVO 2 Histórico e Realizações da Unesp Campus de Sorocaba Esse informativo pretende esclarecer sobre o histórico da

Leia mais