UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE"

Transcrição

1 Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: ZOOLOGIA IV (VERTEBRADOS II) Código da Disciplina: DRT: Etapa: Professor(es): Profa Dra Mônica Ponz Louro 4ª Carga horária: 34 h/a teoria e 34 h/a prática Semestre Letivo: 2º/2012 Ementa: A Disciplina Zoologia IV basicamente objetiva o estudo dos principais grupos de amniotas, quanto aos diferentes aspectos que envolvem a evolução, distribuição, sistemática, diversidade e morfologia. Objetivos: Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores - Compreender os diferentes aspectos sobre a filogenia, a taxonomia e os modos de vida dos cordados amniotas. - Identificar e comparar os padrões morfológicos característicos de cada um dos grupos taxonômicos estudados. - Relacionar as diferentes adaptações morfológicas estudadas aos processos evolutivos e as condições ambientais. - Executar corretamente técnicas e procedimentos metodológicos em estudos com animais em laboratório. - Utilizar adequadamente manuais e chaves de identificação taxonômica para o reconhecimento dos grupos taxonômicos. - Planejar roteiro de estudo de campo, executar os estudos propostos em saída de campo e elaborar relatório técnico sobre visita técnica à Fundação Parque Zoológico de São Paulo. - Preocupar-se com questões relativas ao bem estar dos animais em condições naturais e em cativeiro. - Valorizar o desenvolvimento de comportamentos adequados frente as questões relacionadas aos estudos e ao manejo de animais. -Perceber a importância da disciplina como base para disciplinas correlatas como: Fisiologia Animal, Ecologia Animal e Zoogeografia.

2 Conteúdo Programático: 1-Introdução aos vertebrados amniotas: filogenia e taxonomia dos grupos. 2-Testudines - diversidade morfológica, modos de vida e reprodução; adaptações morfológicas sobre tegumento, musculatura, esqueleto, e demais sistemas. 3-Crocodylia - diversidade morfológica, modos de vida e reprodução, adaptações dos padrões morfológicos. 4-Squamata - diversidade morfológica e modos de vida; adaptações morfológicas sobre: tegumento, musculatura, esqueleto, e demais sistemas. 5-Aves - especializações para o voo, adaptações morfológicas ligadas à alimentação e aos hábitats, comportamento social e reprodução. 6-Mammalia - taxonomia e filogenia, distribuição, padrões morfológicos, especializações alimentares, comportamentais e reprodução. Estudo sobre anatomia comparada com base nas inovações apresentadas quanto a: tegumento; esqueleto; musculatura, e demais sistemas. Metodologia: A disciplina é desenvolvida com base em aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas o conteúdo é tratado com a utilização de multimídia, sendo apresentados esquemas ilustrativos taxonômicos e da morfologia animal, estimulando-se a participação dos alunos com intervenções e questionamentos. As aulas práticas desenvolvidas em laboratório têm, como suporte básico, a coleção didática de Zoologia do curso de Ciências Biológicas do CCBS. São utilizadas lâminas histológicas, exemplares de animais preservados (por taxidermia ou mantidos em álcool 70%). As atividades desenvolvidas em laboratório são detalhadas em roteiros de aula específicos para cada um dos temas tratados. Em complementação são desenvolvidos trabalhos individuais e/ou em grupos, com base em leituras e pesquisas bibliográficas específicas e em saída de campo na Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

3 Critério de Avaliação: A Média Final (MF) será definida a partir da seguinte fórmula: MF= (MAIx5) + (PFx5) / 10 Onde, para aprovação: Média Final 6,0 e Frequência 75% MF: Média Final MAI: Média das Avaliações Intermediárias PF: Prova Final Detalhamento das Avaliações Intermediárias: A nota MAI é constituída pelas seguintes avaliações intermediárias: - Duas avaliações teóricas, que constam de questões tanto dissertativas quanto objetivas denominadas P1 e P2 com valor de pontuação 6; o objetivo deste tipo de avaliação é fazer com que o aluno venha a desenvolver a capacidade de elaborar pequenos textos técnicos em suas respostas dissertativas. - Uma avaliação prática em laboratório, desenvolvida no final do semestre, que se baseia em questões sobre o conteúdo estudado durante as aulas práticas, de valor 2; o objetivo deste tipo de avaliação é fazer com que o aluno venha a desenvolver a capacidade de relacionar rapidamente e elaborar respostas pertinentes aos assuntos tratados. - Trabalhos complementares sobre pesquisa bibliográfica e relatório de campo que somados valem 2 pontos; o objetivo é estimular a pesquisa em dados bibliográficos e o aprofundamento em assuntos mais técnicos. - Avaliações substitutivas serão realizadas no caso da ausência do aluno em alguma das avaliações citadas, sendo realizadas quinze dias após as datas das avaliações. Bibliografia Básica: HILDEBRAND, M.; GOSLOW. G. Análise da Estrutura dos Vertebrados. São Paulo: Ed. Atheneu POUGH, F. H.; JANIS, C.M.; HEISER, J. B. A Vida dos Vertebrados. 4ª ed. São Paulo: Ed. Atheneu Bibliografia Complementar: HICKMAN JR, C.P.; ROBERTS, L. S.; LARSON, A. Princípios Integrados de Zoologia. 11 a ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan S.A OR, R.T. Biologia dos vertebrados. 5ª ed. São Paulo: Ed. Roca, 1986 (reimpressão em 2006).

4 CRONOGRAMA (Teoria) SEMANA CONTEÚDO ESTRATÉGIA 1ª Apresentação da disciplina, normas e procedimentos práticos 2ª Introdução aos vertebrados amniotas 3ª 4ª 5ª 6ª Padrões morfológicos comparados de Testudines, Crocodylia e Squamata Modos de Vida e Padrões morfológicos comparados de Testudines, Crocodylia e Squamata (cont.) Modos de Vida e Padrões morfológicos comparados de Testudines, Crocodylia e Squamata (cont.) Reprodução e desenvolvimento comparado de Testudines, Crocodylia e Squamata. - Estudo Dirigido em grupo com base em texto científico. 7ª Avaliação teórico-prática P1. Avaliação individual, sem consulta de material. 8ª Filogenia de Aves. 9ª Adaptações morfológicas em Aves (e vista de P1). 10ª Estudo Dirigido em grupo com base em Modos de vida, reprodução e texto científico. Saída de campo com a desenvolvimento de Aves. (Saída de utilização de roteiro explicativo para o Campo Obrigatória). trabalho em grupo. 11ª Filogenia de Mammalia. 12ª Adaptações morfológicas em Mammalia. 13ª Semana das C. Bilógicas - 14ª Avaliação teórico-prática P2 Avaliação individual, sem consulta de material. 15ª Adaptações morfológicas em Mammalia (cont.). 16ª Feriado Feriado 17ª Entrega de relatórios de Campo e Vista Atendimento individual e em grupo. de P2 18ª Realização de PF Avaliação individual, sem consulta de material. 19ª Vistas de PF Vista de notas

5 CRONOGRAMA (Aulas Práticas) SEMANA CONTEÚDO ESTRATÉGIA 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª 2ª Feira: anterior ao início das aulas 6ª Feira: Testudines 2ª Feira: Testudines 6ª Feira: Crocodylia 2ª Feira: Crocodylia 6ª Feira: Lacertilia 2ª Feira: Lacertilia 6ª Feira: Serpentes e Amphisbaenia 2ª Feira: Serpentes e Amphisbaenia 6ª Feira: Introdução as Aves: Archaeopteryx 2ª Feira: Introdução as Aves: Archaeopteryx 2ª Feira: Estudo de Penas 6ª Feira: Estudo de Penas; taxonomia e morfologia externa de Aves - Estudo de exemplares de tartarugas e afins preservados da coleção com base em - Estudo de tartarugas e afins e de jacarés preservados da coleção com base em - Estudo de jacarés e de lagartos os preservados da coleção com base em - Estudo de lagartos e de serpentes e cobras-de duas-cabeças preservadas da coleção com base em roteiro de aula prática (alunos devem responder perguntas e realizar - Estudo de serpentes e cobras-de duascabeças preservadas da coleção com base em roteiro de aula prática (alunos devem - Observação de moldes de fósseis de Archaeopteryx e pterossauros da coleção e elaboração de tabela comparativa com aves. - Observação de moldes de fósseis de Archaeopteryx e pterossauros da coleção e elaboração de tabela comparativa com aves. - Observação da morfologia de penas e plumas de diferentes aves em análise comparativa segundo com base em roteiro de aula prática. - Análise comparativa de exemplares de 8 diferentes ordens de aves preservados da coleção, com base em roteiro de aula prática.

6 8ª 9ª 10ª 11ª 12ª 13ª 14ª 15ª 16ª 2ª Feira: Aves: taxonomia e morfologia externa 6ª Feira: Aves: morfologia interna 2ª Feira: Aves: morfologia interna 6ª Feira: Mammalia: taxonomia e morfologia 2ª Feira: Mammalia: taxonomia e morfologia 6ª Feira: Chaves de Identificação de Ordens e Famílias de Mammalia 2ª Feira: Chaves de Identificação de Ordens e Famílias de Mammalia 2ª Feira: Feriado 6ª Feira: Mammalia: morfologia interna 2ª Feira: Semana das C. Biológicas 6ª Feira: Revisão Prática 2ª Feira: Mammalia: morfologia interna 2ª Feira: Revisão Prática 6ª Feira: Avaliação Prática 2ª Feira: Avaliação Prática - Análise comparativa de exemplares de 8 diferentes ordens de aves preservados da coleção, com base em roteiro de aula prática. preservados de aves com base em roteiro de aula prática (alunos devem responder perguntas e realizar preservados de aves com base em roteiro de aula prática (alunos devem responder perguntas e realizar - Apresentação de slides de exemplares das diferentes Ordens taxonômicas de mamíferos, conforme roteiro de aula. - Apresentação de slides de exemplares das diferentes Ordens taxonômicas de mamíferos, conforme roteiro de aula. - Identificação de ordens e famílias de mamíferos com base em roteiro de aula e em chave de identificação para mamíferos neotropicais. - Identificação de ordens e famílias de mamíferos com base em roteiro de aula e em chave de identificação para mamíferos neotropicais. preservados de roedores com base em - Revisão do material prático para preparação para prova, com base em todos os roteiros práticos. preservados de roedores com base em - Revisão do material prático para preparação para prova, com base em todos os roteiros práticos. Prova Prática do tipo Gincana. - Prova Prática do tipo Gincana.

7 17ª 2ª Feira: Vistas de Notas 6ª Feira: Vistas de Notas Vista individualizada 18ª PF - 19ª Vistas de PF -

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: ZOOLOGIA III (VERTEBRADOS I) Professor(es): Profa Dra Mônica Ponz Louro Código da Disciplina: 020.1378.9

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CCBS - CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: ZOOLOGIA III (VERTEBRADOS I) Núcleo Temático: DIVERSIDADE BIOLÓGICA Código da Disciplina: 020.1378.9

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. MODALIDADE: ( X ) Bacharelado. ( X ) Licenciatura ÁREA COMPLEMENTAR: ( ) OPTATIVA

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. MODALIDADE: ( X ) Bacharelado. ( X ) Licenciatura ÁREA COMPLEMENTAR: ( ) OPTATIVA PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE: ( X ) Bacharelado ( X ) Licenciatura DISCIPLINA: ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ÁREA COMPLEMENTAR: ( )

Leia mais

Professor(es): Gustavo Schmidt de Melo Filho 2ª

Professor(es): Gustavo Schmidt de Melo Filho 2ª Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Zoologia II Código da Disciplina: 020.1275.8 DRT: 1093839 Etapa: Professor(es): Gustavo Schmidt de

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA TOTAL CRÉDITO Teórica Prática Teórico Prático Zoologia dos Vertebrados 60

PROGRAMA DE DISCIPLINA. CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA TOTAL CRÉDITO Teórica Prática Teórico Prático Zoologia dos Vertebrados 60 CENTRO: Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais CURSO: Ciências Habilitação em Biológia DEPARTAMENTO: Química e Biologia PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA TOTAL CRÉDITO Teórica Prática

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório 15 30

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório 15 30 Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Agronomia 2017/1 Departamento Responsável: Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Luceli de Souza Qualificação/link

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Botânica II (Criptógamas) Professor(es): Daniela Sampaio Jurandyr José de Carvalho Carga horária:

Leia mais

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R E C Ô N C A V O D A B A H I A CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS COORDENAÇÃO ACADÊMICA

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R E C Ô N C A V O D A B A H I A CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS COORDENAÇÃO ACADÊMICA U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R E C Ô N C A V O D A B A H I A CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS COORDENAÇÃO ACADÊMICA FORMULÁRIO R0092 PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR COMPONENTE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FICHA DE DISCIPLINA CH TOTAL TEÓRICA: OBJETIVOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FICHA DE DISCIPLINA CH TOTAL TEÓRICA: OBJETIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Vertebrados 2 CÓDIGO: UNIDADE ACADÊMICA: Instituto de Biologia PERÍODO: 5º OBRIGATÓRIA:

Leia mais

2- Retomada da origem, evolução e características gerais dos animais:

2- Retomada da origem, evolução e características gerais dos animais: PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE CONHECIEMNTO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIDADE DIDÁTICA: ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL CH: 80 h/a DOCENTE RESPONSÁVEL: KARINA

Leia mais

Disciplina: Botânica I (Morfologia e Anatomia Vegetal)

Disciplina: Botânica I (Morfologia e Anatomia Vegetal) Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Botânica I (Morfologia e Anatomia Vegetal) Professor(es):Daniela Sampaio Jurandyr José de Carvalho

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Departamento Responsável: Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Fundamentos de Citogenética Professor(es): Leda Navajas Haim Carga horária: 32 h (2T e 2P) Ementa:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Núcleo Temático: Diversidade Biológica Disciplina: Zoologia II Código da Disciplina: 020.1275.8 Professor(es):

Leia mais

Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE. Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia

Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE. Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia Professor(es): Rosana dos Santos Jordão Carga horária:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Núcleo Temático:DIVERSIDADE BIOLÓGICA Disciplina: Botânica II (Criptógamas) Professor(es): Daniela Sampaio Jurandyr

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA CURSO Medicina Veterinária

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Fisiologia Vegetal I Professor(es):Daniela Sampaio Jurandyr José de Carvalho Carga horária: 34 horas

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina BAN100 Zoologia Geral

Programa Analítico de Disciplina BAN100 Zoologia Geral Catálogo de Graduação 06 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina BAN00 Zoologia Geral Departamento de Biologia Animal - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Professora: Elizângela Maria de Souza Titulação: Doutorado Curso: Viticultura e Enologia Turma: VE11 Período de Execução: 24/05/17 a 18/10/17 Componente Curricular/Disciplina: Oferta:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Núcleo Temático: Diversidade Biológica Disciplina: Zoologia I Código da Disciplina: 020.1176.1 Professor(es):

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Ecologia Animal Carga horária: 68 ha Ementa: ( 2 ) Teóricas ( 2 ) Práticas Núcleo Temático: Ecologia

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano 40451 Ciências Biológicas

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. MODALIDADE: ( X ) Bacharelado. ( X ) Licenciatura ÁREA COMPLEMENTAR: ( ) OPTATIVA ( ) OBRIGATÓRIA

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. MODALIDADE: ( X ) Bacharelado. ( X ) Licenciatura ÁREA COMPLEMENTAR: ( ) OPTATIVA ( ) OBRIGATÓRIA PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Ciências Biológicas MODALIDADE: ( X ) Bacharelado ( X ) Licenciatura DISCIPLINA: Fisiologia Comparada ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ÁREA COMPLEMENTAR: ( ) OPTATIVA

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA. Estudo dos fenômenos biológicos no nível de organismo, incluindo sua diversidade e evolução.

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA. Estudo dos fenômenos biológicos no nível de organismo, incluindo sua diversidade e evolução. EIXO TECNOLÓGICO: Infraestrutura Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Técnico em Edificações FORMA/GRAU:(X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DOCENTE RESPONSÁVEL : Profa. Dra. Wilma De Grava Kempinas

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DOCENTE RESPONSÁVEL : Profa. Dra. Wilma De Grava Kempinas PLANO DE ENSINO I - IDENTIFICAÇÃO CURSO: Ciências Biológicas MODALIDADE: Licenciatura e Bacharelado DISCIPLINA: Embriologia Comparada ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Morfologia DOCENTE RESPONSÁVEL

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) Curso: Ciências Biológicas Núcleo Temático: Meio Ambiente Disciplina: Ecologia Animal Código da Disciplina: 020.1491-2 Professor(es):

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO. Código da disciplina: CITOLOGIA E HISTOLOGIA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO. Código da disciplina: CITOLOGIA E HISTOLOGIA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS. CRÉDITOS Obrigatórios: 143 Optativos: 38.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS. CRÉDITOS Obrigatórios: 143 Optativos: 38. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:14:04 Curso : CIENCIAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA PLANO DE ENSINO SEMESTRE 2018/2 I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA N O DE HORAS-AULA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. ( X ) Licenciatura ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ( ) OBRIGATÓRIA

PLANO DE ENSINO. ( X ) Licenciatura ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ( ) OBRIGATÓRIA PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE: ( X ) Bacharelado ( X ) Licenciatura DISCIPLINA: ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS III ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ÁREA COMPLEMENTAR:

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Disciplina: Zoologia dos vertebrados

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Disciplina: Zoologia dos vertebrados UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Disciplina: Zoologia dos vertebrados Diversidade e Classificação dos Vertebrados Professor: Heleno Brandão Dr. em Ciências Biológicas, Área de Concentração: Zoologia

Leia mais

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Ciências Biológicas

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Ciências Biológicas Unidade Universitária CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA CEFT Componente Curricular: exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Curso: PEDAGOGIA Núcleo Temático: Áreas de Atuação

Leia mais

UFG U N I V E R S I D A D E FEDERAL DE GOIÁS

UFG U N I V E R S I D A D E FEDERAL DE GOIÁS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE ANIMAL UFG U N I V E R S I D A D E FEDERAL DE GOIÁS EDITAL DE INSCRIÇÃO

Leia mais

Diversidade da Vida. 3º Semestre: Território e Territorialidades. Inverno Carga Horária. Teórica Prática Total EMENTA

Diversidade da Vida. 3º Semestre: Território e Territorialidades. Inverno Carga Horária. Teórica Prática Total EMENTA Diversidade da Vida º Semestre: Território e Territorialidades Inverno 06 Código 6585 Turma Campus / Curso Componente Curricular Docentes Ano Letivo / Período Monica Molina Campus Dom Pedrito Educação

Leia mais

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARGDRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS CÓD. REGISTRO INEP: 12916/312916

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Ciências Biológicas Bacharelado e Zootecnia Departamento Responsável: Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/2017 Docente

Leia mais

RETIFICAÇÃO N 01 EDITAL INTERNO Nº 05/2014 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO

RETIFICAÇÃO N 01 EDITAL INTERNO Nº 05/2014 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO IMS/UFBA, Pavilhão de Aulas - Rua Rio de Contas, 58 Quadra 17 Lote 58 Bairro Candeias Vitória da Conquista BA - CEP 45029.094. Tel/Fax: (77) 3429-2709 RETIFICAÇÃO N 01 EDITAL INTERNO Nº 05/2014 PROCESSO

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico 19/06/2012-17:35:37 Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VAGAS CRÉDITOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2017 DCMA/ITR PARA MONITORIA A Chefe do Departamento de Ciências

Leia mais

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARGDRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS CÓD. REGISTRO INEP: 12916/312916

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: BASES BIOLÓGICAS

Leia mais

Projeto de Ensino de Graduação

Projeto de Ensino de Graduação Projeto de Ensino de Graduação Treinamento em Técnicas de Manejo e Gerenciamento de Coleções Zoológicas 2019-2020 Histórico Fundação 1991; Levantamento Preliminar da Fauna da Região do Passo do Lontra,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CCBS Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Farmácia Disciplina: Microbiologia de alimentos Professor(es):María Beatriz Riverón Acosta Carga horária: 68 Ementa: Ementa:

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ( X ) ÁREA COMPLEMENTAR: ( ) OPTATIVA

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ( X ) ÁREA COMPLEMENTAR: ( ) OPTATIVA PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE: ( X ) Bacharelado ( X ) Licenciatura DISCIPLINA: SISTEMÁTICA BIOLÓGICA OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ( X ) ÁREA COMPLEMENTAR: ( ) OPTATIVA

Leia mais

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARGDRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS CÓD. REGISTRO INEP: 12916/312916

Leia mais

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ( ) OBRIGATÓRIA. DOCENTE RESPONSÁVEL (Integral) : Profa. Dra. MARIA LUCIA N.

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ( ) OBRIGATÓRIA. DOCENTE RESPONSÁVEL (Integral) : Profa. Dra. MARIA LUCIA N. PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE: ( X ) Bacharelado ( X ) Licenciatura DISCIPLINA: ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS I ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ÁREA COMPLEMENTAR:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: CRESCIMENTO

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE LICENCIATURA

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE LICENCIATURA PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE LICENCIATURA Muzambinho - MG 2016 10.3 Matriz Curricular 1º período Biologia Celular e Molecular G TP 91h40min Ecologia I Ecologia

Leia mais

Unidade Universitária: C.C.B.S. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Unidade Universitária: C.C.B.S. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Unidade Universitária: C.C.B.S. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Farmácia Disciplina: Farmacotécnica I Professor: Marcelo Guimarães Carga horária: 68 h. DRT: 112702-5 Código da Disciplina:

Leia mais

Código da Disciplina Professor(es) e DRTs Maria Lucila Ribeiro Martins

Código da Disciplina Professor(es) e DRTs Maria Lucila Ribeiro Martins Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso sicologia Disciplina Anatomia e Fisiologia Código da Disciplina 0202154-4 rofessor(es) e DRTs Maria Lucila Ribeiro Martins 108998-5

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: LIBRAS -

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências e Biológicas e da Saúde Curso: Farmácia Disciplina: Controle de Qualidade I Professor(es): Núcleo Temático: Medicamentos DRT: 1127025 Código da Disciplina: 061.1513-6

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Farmácia Disciplina: Farmacotécnica I Professor(es): Núcleo Temático: Medicamentos DRT: 1127025 Código da Disciplina: 061.1406-7 Etapa:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 034, DE 02 DE ABRIL DE 2007. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 3º Quadrimestre de 2016

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 3º Quadrimestre de 2016 Caracterização da disciplina Código da disciplina: NHT1066-15 Nome da disciplina: Morfofisiologia animal comparada Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Câmpus: SA Código da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: ALEGRE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA Departamento Responsável: DE Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/2017 Docente responsável:

Leia mais

EDITAL Nº 04/2014-PROG/UEMA

EDITAL Nº 04/2014-PROG/UEMA EDITAL Nº 04/2014-PROG/UEMA A, por meio da PROG, torna público, para conhecimento dos interessados, que, no período de 16/01/2014 a 03/03/2014, estarão abertas as inscrições para o Concurso Público destinado

Leia mais

Unidade Universitária: C.C.B.S. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Unidade Universitária: C.C.B.S. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Unidade Universitária: C.C.B.S. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Farmácia Disciplina: Farmacotécnica I Professor: Evelyn Ojoe Carga horária: 68 h. DRT: 114119-0 Código da Disciplina: 0611507-1

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CONCURSO PARA PROFESSOR EFETIVO NORMAS COMPLEMENTARES EDITAL Nº. 18/2017 Publicado no DOU em 10/04/2017 O Colegiado da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Biológicas da Regional Jataí da aprovou as

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso sicologia Disciplina Anatomia e Fisiologia rofessor(es) e DRTs Maria Lucila Ribeiro Martins 108998-5 Carga horária total: 60 h/a

Leia mais

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARGDRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS CÓD. REGISTRO

Leia mais

EDITAL 001/2009 CEBA

EDITAL 001/2009 CEBA EDITAL 001/2009 CEBA O Diretor da Faculdade de Ciências Biológicas comunica que no período de 03/11/2009 a 19/02/2010 estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2017 MESTRADO

PROCESSO SELETIVO 2017 MESTRADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE ANIMAL PROCESSO SELETIVO 2017 MESTRADO Prova Conhecimentos Específicos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Componente Curricular: exclusivo de curso (X ) Eixo Comum ( ) Eixo Universal () Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Núcleo Temático: Formação Específica Nome do Componente Curricular: Atuação Profissional e Biossegurança

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Dois Vizinhos PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Dois Vizinhos PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Dois Vizinhos PLANO DE ENSINO CURSO Agronomia MATRIZ 11 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução n 003/21 - COGEP DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR

Leia mais

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARGDRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS CÓD. REGISTRO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano Ciências Biológicas 6 a

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: sicologia Núcleo Temático: Fundamentos Epistemológicos e Interfaces da sicologia Código da Disciplina: 0202154-4 Etapa: 1ª Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RETIFICAÇÃO DO EDITAL N o 21/2008-PROPESP A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa

Leia mais

Componente Curricular: Exclusivo de Curso Eixo Comum Eixo Universal. Código do Componente Curricular: ENEC50974 Professor (es): José Alves Rocha Filho

Componente Curricular: Exclusivo de Curso Eixo Comum Eixo Universal. Código do Componente Curricular: ENEC50974 Professor (es): José Alves Rocha Filho Componente Curricular: Exclusivo de Curso Eixo Comum Eixo Universal Curso: Ciências Biológicas Núcleo Temático: Formação Específica Fundamentos das Ciências Exatas e da Terra Nome do Componente Curricular:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Ciências Biológicas Licenciatura Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente

Leia mais

Diversidade da Vida. 3º Semestre: Território e Territorialidades. Verão Carga Horária. Teórica Prática Total EMENTA

Diversidade da Vida. 3º Semestre: Território e Territorialidades. Verão Carga Horária. Teórica Prática Total EMENTA Diversidade da Vida 3º Semestre: Território e Territorialidades Verão 2017 Código 1265385 Turma Campus / Curso Componente Curricular Docentes Ano Letivo / Período Girassol Campus Dom Pedrito Educação do

Leia mais

Total 04. Prática 02

Total 04. Prática 02 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO 1 PROGRAMA DE DISCIPLINA Bloco I -Apresentação da disciplina Disciplina Parasitologia Humana Departamento Departamento de Ciências Biológicas DECBI Carga Horária Semanal Pré-requisitos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. DELIBERAÇÃO N o 011 /2008

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. DELIBERAÇÃO N o 011 /2008 DELIBERAÇÃO N o 011 /2008 ALTERA A ESTRUTURA DEPARTAMENTAL DO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES (IBRAG). O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano Ciências Biológicas 1º 1º

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO495 Conservação da Fauna Silvestre

Programa Analítico de Disciplina ZOO495 Conservação da Fauna Silvestre 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARGDRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS CÓD. REGISTRO INEP: 12916/312916

Leia mais

PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. CURSO: Ciências Biológicas. MODALIDADE: ( X ) Bacharelado. ( X ) Licenciatura

PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. CURSO: Ciências Biológicas. MODALIDADE: ( X ) Bacharelado. ( X ) Licenciatura PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Ciências Biológicas MODALIDADE: ( X ) Bacharelado ( X ) Licenciatura DISCIPLINA: Sistemática Vegetal II - Fanerógamas ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ÁREA COMPLEMENTAR:

Leia mais

Edital N º 513 Seleção para o Curso de Mestrado com Entrada em 2018/1

Edital N º 513 Seleção para o Curso de Mestrado com Entrada em 2018/1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ZOOLOGIA MUSEU NACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Edital N º 513 Seleção para o Curso de Mestrado com Entrada em 2018/1 A Coordenação do Programa

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA Campus de Realeza Turno Noturno 1 a 2 a 01 GCB189 Biologia Celular 02 GEX213 Matemática C 03 GEX341 Química Geral e Orgânica

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIAS ESCOLA DE CIENCIAS AGRARIAS E BIOLOGICAS Curso de Zootecnia Plano de Ensino Introdução à Zootecnia

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIAS ESCOLA DE CIENCIAS AGRARIAS E BIOLOGICAS Curso de Zootecnia Plano de Ensino Introdução à Zootecnia 1 Disciplina: INTRODUÇÃO A ZOOTECNIA Curso: ZOOTECNIA Período: 1º Código: ZOO4200 Matriz: 2010/2 Pré-Requisito: Carga Horária: 80 horas Créditos 04 Prel. 02 Prát. 02 Lab. 00 Tot. : 04 Professor: Bruno

Leia mais

Horário de Aulas C. Biológicas (1º Período)

Horário de Aulas C. Biológicas (1º Período) Horário de Aulas C. Biológicas (1º Período) 2011.1 16:00 18:30 BIOL0006 MATEMÁTICA TURMA - BU BIOL0002 - QUÍMICA BIOL0006 MATEMÁTICA BIOL0002 - QUÍMICA BIOL0006 MATEMÁTICA BIOL0002 - QUÍMICA BIOL0006 MATEMÁTICA

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA TOTAL CRÉDITO Teórica Prática Teórico Prático Fisiologia Animal Comparada 60

PROGRAMA DE DISCIPLINA. CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA TOTAL CRÉDITO Teórica Prática Teórico Prático Fisiologia Animal Comparada 60 CENTRO: Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais CURSO: Ciências / Biologia DEPARTAMENTO: Química e Biologia PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA TOTAL CRÉDITO Teórica Prática Teórico

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Anatomia Humana Código da Disciplina: 020.1110.7 Professor(es): Patricia Fiorino Carga horária: DRT:

Leia mais

5.10 MATRIZ CURRICULAR

5.10 MATRIZ CURRICULAR 5.10 MATRIZ CURRICULAR A matriz curricular do Curso de atende a Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015, ao Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de

Leia mais

Disciplina: Anatomia e Histologia

Disciplina: Anatomia e Histologia Curso de Graduação em Enfermagem Departamento de logia Disciplina: Anatomia e Histologia Ano: 2012 Série: 1º ano Semestre: 1º Carga Horária: 45 horas teórico-práticas Departamento: logia Coordenador: Profa.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Núcleo Temático: Meio Ambiente Disciplina: Código da Disciplina: BOTÂNICA ECONÔMICA 020.1707.5 Professor(es):

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Biologia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: John Paul Albuquerque Caldas EMENTA

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 267 aprovado pela portaria Cetec nº 182 de 26/09/2013 Etec: Prof.ª Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão

Leia mais

SELEÇÃO DE MONITORES - NÍVEL I

SELEÇÃO DE MONITORES - NÍVEL I PRÓ-REITORIA DE ENSINO CAMPUS DE RIO PARANAÍBA SELEÇÃO DE MONITORES - NÍVEL I EDITAL N.º 09/2017 A Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba, através do presente edital, informa que se encontram

Leia mais

Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola

Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola Acolhida: nossas boas vindas! Apresentações Quem somos? Nosso Conteúdo O que Faremos? A Biologia do 2º ano Atividades e comunicação Como Faremos? 2 3 Hamanda

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia Departamento Responsável: Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

EDITAL Nº 53/2013-PROG/UEMA

EDITAL Nº 53/2013-PROG/UEMA EDITAL Nº 53/2013-PROG/UEMA A PROG da Universidade Estadual do Maranhão UEMA torna público, para conhecimento dos interessados, que, no período de 06/05/2013 a 28/06/2013, estarão abertas as inscrições

Leia mais

CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO

CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Disciplina: Período: º Ano: 2018/02 Docente: 2. DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA Carga horária semestral

Leia mais