2º TRIMESTRE PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2º TRIMESTRE PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS"

Transcrição

1 2º TRIMESTRE PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS Exemplo: (Empresa registrada) CONCESSIONÁRIA ECOVIAS DOS IMIGRANTES S.A CREA BARRA DE FERRAMENTAS: Fiscalização / cadastro de O.S. AO LADO DA LUPA: criar novo registro (preencher as informações) TIPO: Operação especial STATUS: Aberta (no início da abertura da O.S.). Lembrar-se de alterar para andamento (quando já realizada a 1ª visita) concluído (quando encerrada a atividade)

2 UNIDADE RESPONSÁVEL: Anotar a unidade que o fiscal esta lotado. IMPORTANTISSIMO: Caso a fiscalização esteja sendo realizada em município fora da jurisdição que o fiscal esteja lotado, exemplo blitz: A unidade responsável deverá ser anotada aquela em que a empresa esteja estabelecida. Obs.: O preenchimento da UNIDADE RESPONSÁVEL deverá ser adotado este critério para todas as O.S. PESO: médio PRIORIDADE: NORMAL PREVISÃO DE INÍCIO DE ATENDIMENTO: data da visita na empresa SEGMENTO: I Concessionária de Serviços Públicos (neste caso utilizamos como exemplo uma pessoa jurídica registrada). AÇÃO PLANEJADA: FISCALIZAÇÃO 2º TRIMESTRE 2013 PROCESSO SIPRO: F-2470/2005 (como a empresa visitada possui registro anotar o F, uma vez que será obtido informações atualizadas, podendo atualizar os dados do referido processo). Em sendo fiscalização em empresa não registrada (abrir o processo somente quando houver o procedimento de autuação ou houver necessidade a registro e inseri-lo posteriormente na respectiva O.S.) PROTOCOLOS CREADOC: Caso seja uma empresa registrada e/ou não registrada que tenha gerado um CREADOC para essa atividade, deverá ser anotado o número do CREADOC neste campo e no CREADOC o fiscal deverá observar que foi gerado o número desta O.S. CÂMARAS: Anotar a Câmara Especializada de Engenharia Civil como principal por ser sua atividade principal civil, devendo ser anotado também a Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, uma vez que a empresa também atual na área de elétrica. RESPONSÁVEIS: Caso esta atividade seja realizada por mais de um agente fiscal, anotar o nome de todos e identificar como principal o agente fiscal responsável. Exemplo: A empresa esta estabelecida no Município de São Bernardo do Campo e três fiscais estão realizando a 1ª vista, fiscais lotados na UGI São Bernardo do Campo, UGI Leste e UGI Norte. O Agente fiscal que deverá ser identificado como principal deverá ser o de São Bernardo do Campo tendo em vista que a empresa esta estabelecida em São Bernardo do Campo, o qual deverá dar prosseguimento nos trabalhos. Caso seja por agentes de uma mesma UGI identificar como responsável o agente fiscal que ficou incumbido de realizar esta fiscalização.

3 IRREGULARIDADES: Esta informação o agente fiscal deverá identificar quantas forem necessárias. OCORRÊNCIA: Blitz / Operações Especiais TEXTO DA SOLICITAÇÃO: Visita à empresa para cumprimento do plano de fiscalização do 2º trimestre 2013 e DEMANDA DA PRÓPRIA UNIDADE caso o assunto encontrava-se na unidade aguardando o plano de fiscalização E/OU DEMANDA DA CÂMARA E/OU CREADOC E/OU ORDEM SUPERIOR E/OU, ETC... RESULTADO: No final as ações de fiscalização, quando do encerramento da OS, identificar qual o resultado obtido. PARECER DA FISCALIZAÇÃO: Fiscalização concluída com sucesso / ou / recusa de atendimento - insucesso / ou / especificar.

4 OBSERVAÇÕES: Anotar se houver (somente relevantes) Clicar no menu disquete para salvar: Confirmar as informações na base dos dados. Dando continuidade, Clicar no menu fiscalizado para abrir outra tela.

5 Na sequencia clicar em FISCALIZADO PESSOA JURÍDICA: Aparecerá a tela a seguir:

6 Como o exemplo utilizado foi de uma pessoa jurídica registrada, o agente fiscal ao acionar o menu fiscalizado deverá clicar na lupa de CONSULTA EM EMPRESA, conforme abaixo: Observação: Antes de cadastrar um novo fiscalizado (PJ ou PF) deve-se realizar a pesquisa para verificar se consta no banco de dados da fiscalização, seja por já possuir registro ou já ter sido fiscalizado anteriormente. Clicar na lupa de Consulta Empresa, que aparecerá a tela a seguir: Preencher os dados que possui em mãos, tais como: CNPJ, Razão Social, Nome Fantasia, e ou CREASP, após clicar na lupa, que aparecerá se a pessoa jurídica possui registro.

7 Após, selecionar a empresa. Os dados aparecerão, conforme tela abaixo, devendo o agente fiscal verificar se esta faltando alguma informação. Neste caso, verificamos que não possuía o CNAE. Assim sendo preenchemos para atualizar o sistema. Observação: Neste caso o CNAE não esta anotado, devendo o agente fiscal preenche-lo e informa-lo ao setor de empresa para que faça a inclusão desta informação no MODULO EMPRESA, caso esta informação não seja passado para o setor de empresa este dado somente estará no MODULO DE

8 FISCALIZAÇÃO. Devendo também conferir os demais dados, não somente o CNAE. Ressaltamos que este procedimento é de extrema importante para que todos os setores tenham as informações atualizadas. Dando continuidade clicar no item LOCAL FISCALIZADO

9 Aparecerá a tela abaixo: Clicar no campo adicionar para incluir o endereço fiscalizado + que aparecerá a tela a seguir:

10 Preencher as informações, anotando o CEP e após clicar na lupa que os demais dados virão automaticamente, conforme tela abaixo e depois salvar.

11 Dando continuidade clicar ícone TAREFA que aparecerá a tela abaixo: Clicar em adicionar + para aparecer a tela a seguir:

12 Preencher os dados da tela de TAREFAS Preencher os dados: SITUAÇÃO: EM ANDAMENTO TIPOS DE TAREFAS: deverá ser mencionada apenas um tipo de tarefa por vez. DESCRIÇÃO DA TAREFA: Quando houver documentos numerados (Auto, Ofício, Notificação), coloca-lo. e/ou se houver fato relevante. OBSERVAÇÃO: Os números dos documentos deverão ser obtidos no MENU DOCUMENTOS. PARECER DA FISCALIZAÇÃO: Se houver relevante OBSERVAÇÕES: Se houver relevante DATA DE EXECUÇÃO: A data da execução da tarefa Após Clicar em adicionar + que aparecerá a tela seguinte:

13 OBSERVAÇÃO: É importante o agente fiscal na data real de cada serviço desenvolvido PREENCHER O CAMPO TAREFA E SITUAÇÃO. Neste exemplo colocamos que na 1ª visita foram realizadas as seguintes tarefas: Formulário de Atualização de dados do Processo F (CITAR NA DESCRIÇÃO DA TAREFA SE HOUVE ALGUMA ALTERAÇÃO DE CAPITAL, ENDEREÇO, OBJETIVO; Levantamento do Quadro Técnico (É IMPORTANTE CITAR NA DESCRIÇÃO DA TAREFA QUANTOS PROFISSIONAIS FORAM RELACIONADOS), diligências (NA DESCRIÇÃO DA TAREFA ANOTAR QUAL A VISITA, SE 1ª, OU 2ª...); notificação sem enquadramento ( CITAR NA DESCRIÇÃO OS DOCUMENTOS SOLICITADOS);obtenção de documentos, relatórios e informação (CITAR NA DESCRIÇÃO DA TAREFAS OS DOCUMENTOS OBTIDOS CNPJ, ATA, ETC...); Orientação, (CITAR NA DESCRIÇÃO DA TAREFAS AS ORIENTAÇÕES PRESTADAS: LEIS, RESOLUÇÕES, ETC...); Relatório de Fiscalização de Empresas (CITAR NA DESCRIÇÃO TAREFA ALGO RELEVANTE). No dia em que foram desenvolvidas todas estas tarefas não foi possível fazer a informação da diligência, sendo esta somente dois dias após quando foi feita uma nova diligência, oportunidade que deverá ser incluída no ITEM TAREFA as duas atividades (informação e diligência), E SUA SITUAÇÃO, CONFORME TELA ABAIXO; Lembramos: É importante alterar a situação de cada TAREFA que não esteja concluída caso ela tenha sido alterada, atualizando assim as informações constantes no sistema CREANET para que ao emitirmos os relatórios estes sejam reais, uma vez que o sistema CREANET permite a emissão de relatório com base nas tarefas realizadas pelos fiscais.

14 Clicar no menu DOCUMENTOS conforme abaixo:

15 Aparecerá a tela abaixo. Escolher o tipo de documento. Neste Caso Relatório de empresa e clicar em adicionar +.. Aparecerá a tela abaixo.

16 Preencher o número de registro da empresa no CREA e clicar na lupa que puxará os dados do sistema Aparecerá a tela a seguir com os dados da empresa, conforme tela abaixo. OBSERVAÇÃO: O fiscal deverá preencher os campos necessários e conferir e se todas as informações estão corretas e depois salvar, que gerará um número para o referido relatório, a saber: 657/2013, conforme tela abaixo.

17 Foi gerado o relatório de empresa, conforme tela baixo. Observação: É importante clicar no ícone tarefa e colocar o número do relatório de empresa que foi gerado.

18 Aparecerá a tela a seguir: Clicar em EDITAR desenho com lápis ao lado do relatório de Fiscalização de empresa, que aparecerá a tela abaixo. Após, escrever no item descrição de tarefa o número do referido relatório, a saber nº 657/2013, conforme abaixo e depois adicionar +. Voltando para a Tela de Tarefas, a informação citada anteriormente já foi inserida, conforme tela abaixo.

19 Caso tenha emitido algum OUTR0 documento clicar em: TIPO DE DOCUMENTO: fazer a escolha conforme o que consta na barra de rolagem, se for notificação, selecioná-la NOTIFICAÇÃO, e adicionar + Depois clicar em documentos obtidos ou solicitados e adicionar + escolhendo os documentos solicitados. Aparecerá uma barra de rolagem com vários documentos, deverá selecionar qual documento foi solicitado, conforme tela abaixo.

20 Após a escolha do documento na barra de rolagem e após acionar a situação (se solicitado, se obtido ou se obtido parcial) clicar em adicionar + que aparecerá a tela abaixo.

21 Observação: Cada documento deverá ser feito o mesmo procedimento. Escolhe-se o documento, coloca-se a situação e adiciona. Cumpre-nos destacar que o agente fiscal deverá ficar atento aos documentos, tendo em vista que para cada situação de documento a cor é diferenciada, devendo a situação ser atualizada na medida em que forem obtidos os documentos. LEMBRETE: É importante ressaltar que a correção deverá ser feita também na tela de tarefas para que ao imprimir os relatórios a quantificação das atividades sejam reais. Caso as tarefas não sejam inseridas ou atualizadas os índices quantitativos não serão reais. Realizar todas as pesquisas possíveis, conforme informações / dados levantados, inclusive os terceirizados / subcontratados... Para cada pendência constatada, deverá ser aberta uma Ordem de Serviço Vinculada específica em nome da PJ ou PF interessada (com pendência). Vincular as OS s SEMPRE À PRINCIPAL (OBJETO DA FISCALIZAÇÃO). Clicar no campo OS VINCULADA que aparecerá a tela a seguir:

22 Detalhe do ícone de vinculação e opções de vínculo

23

2º TRIMESTRE 2013 PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

2º TRIMESTRE 2013 PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO INSTITUIÇÕES PÚBLICAS 2º TRIMESTRE 2013 PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BARRA DE FERRAMENTAS: Fiscalização / cadastro de O.S. AO LADO DA LUPA: criar novo registro (preencher as informações)

Leia mais

1º TRIMESTRE PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO VERSÃO 02 08/01/2013

1º TRIMESTRE PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO VERSÃO 02 08/01/2013 1º TRIMESTRE - 2013 PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO VERSÃO 02 08/01/2013 EMPRESAS INDUSTRIAIS DOS RAMOS DE MECÂNICA, MATERIAIS, ELETROELETRÔNICA, ALIMENTOS, QUÍMICA, TÊXTIL, CONTEMPLANDO,

Leia mais

1º TRIMESTRE PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO VERSÃO 01 07/01/2013 GRANDES EMPREENDIMENTOS EM CONSTRUÇÃO E LOTEAMENTO

1º TRIMESTRE PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO VERSÃO 01 07/01/2013 GRANDES EMPREENDIMENTOS EM CONSTRUÇÃO E LOTEAMENTO 1º TRIMESTRE - 2013 PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO VERSÃO 01 07/01/2013 GRANDES EMPREENDIMENTOS EM CONSTRUÇÃO E LOTEAMENTO Exemplo: Contrução de Usina Hidrelétrica BARRA DE FERRAMENTAS

Leia mais

PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO PROJETO CORREIOS

PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO PROJETO CORREIOS PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO PROJETO CORREIOS BARRA DE FERRAMENTAS: fiscalização / cadastro de O.S. AO LADO DA LUPA: criar novo registro (preencher as informações) TIPO: Operação

Leia mais

PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO OBRAS PÚBLICAS

PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO OBRAS PÚBLICAS PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO OBRAS PÚBLICAS BARRA DE FERRAMENTAS: fiscalização / cadastro de O.S. AO LADO DA LUPA: criar novo registro (preencher as informações) TIPO: Ação dirigida

Leia mais

PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO VERSÃO 01 11/01/2013

PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO VERSÃO 01 11/01/2013 PROCEDIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DAS ORDENS DE SERVIÇO VERSÃO 01 11/01/2013 DENÚNCIAS Exemplo: Obra BARRA DE FERRAMENTAS : Fiscalização / cadastro de O.S. AO LADO DA LUPA: criar novo registro (preencher as

Leia mais

Cadastro de Documentos da OS - ANI Cadastro de Documentos da OS - Ofício Configurações Infrações e Multas Consulta Operações por

Cadastro de Documentos da OS - ANI Cadastro de Documentos da OS - Ofício Configurações Infrações e Multas Consulta Operações por ÍNDICE ÍNDICE... 2 TAREFAS SIMILARES... 5 Entrar no sistema... 5 Sair do sistema... 6 Navegação... 6 Pesquisar um registro... 7 Telas Complementares... 7 Cadastrar um novo registro... 8 Editar um registro

Leia mais

Portal de Garantia. Guia Rápido. Criado por Ricardo Pissinati Julho/2018 1

Portal de Garantia. Guia Rápido. Criado por Ricardo Pissinati Julho/2018 1 Portal de Garantia Guia Rápido Criado por Ricardo Pissinati Julho/2018 1 Como se registrar 1. Caso não tenha um acesso criado, clique em Quero me cadastrar; 2. Escolha a opção CNPJ, digite o CNPJ da empresa

Leia mais

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019 A inscrição de projeto no edital 04/2018 SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE CONCESSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA CULTURA ARTÍSTICA ANO 2019 será feita exclusivamente através do Sistema Eletrônico de Informações

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 Manual operacional do sistema DigiNota, Este documento tem por objetivo, mostrar as funcionalidades e operações do sistema DigiNota para emissões de notas

Leia mais

Manual Cadastro de Receituário Agronômico - Atualizado em 28/05/2010

Manual Cadastro de Receituário Agronômico - Atualizado em 28/05/2010 1 Apresentação: O Cadastro de Receituário Agronômico, foi reformulado para tornar seu uso mais rápido e fácil. Para os profissionais que obtiveram números de receituários e fizeram a ART pelo método antigo,

Leia mais

CADASTRANDO RELATÓRIOS

CADASTRANDO RELATÓRIOS CADASTRANDO RELATÓRIOS 1- Você deverá acessar o link: top2016.uel.br/relatorios/cadastro e digitar seu CPF e sua senha (a mesma que foi cadastrada no ato da inscrição). 2- Aparecerá uma página para você

Leia mais

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA Versão 1.0 Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento Orientações Básicas para Comitês de Ética em Pesquisa

Leia mais

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019 A inscrição de projeto no edital 04/2018 SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE CONCESSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA CULTURA ARTÍSTICA ANO 2019 será feita exclusivamente através do Sistema Eletrônico de Informações

Leia mais

SUMÁRIO. Documento desenvolvido pela Coordenadoria de

SUMÁRIO. Documento desenvolvido pela Coordenadoria de 1 SUMÁRIO 1. ACESSO AO SIGRH...3 2. REGISTRO DE PONTO SERVIDORES...4 3. REGISTRO DE PONTO DE SERVIDOR COM JORNADA DE TRABALHO DE ATÉ 30 HORAS SEMANAIS...7 4. REGISTRO DE PONTO SERVIDORES MULTICAMPI...8

Leia mais

- Clicar em AÇÕES. - Clicar em PESQUISAR

- Clicar em AÇÕES. - Clicar em PESQUISAR PASSO A PASSO PARA N3 (MMR COM RESULTADOS) 1) Conforme o calendário de reuniões, o DIRETOR da escola defini a data e horário para realizar sua N3. Os participantes serão: Supervisor, PCNP, Diretor e Professor

Leia mais

Esta seção é uma breve explicação do motivo pelo qual esse módulo ou tela foi desenvolvido.

Esta seção é uma breve explicação do motivo pelo qual esse módulo ou tela foi desenvolvido. ÍNDICE ÍNDICE... 2 TAREFAS SIMILARES... 4 Entrar no sistema... 4 Sair do sistema... 5 Navegação... 5 Pesquisar um registro... 6 Telas Complementares... 6 Cadastrar um novo registro... 7 Editar um registro

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO I. Solicitação de Treinamento Coletivo Os gestores poderão solicitar treinamentos para sua equipe que não foram previstos no Programa de Educação Continuada do CREA-SP ou no Programa de Desenvolvimento

Leia mais

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante GESTÃO DE SERVIÇOS Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante 1 1. Apresentação 2. Acesso ao Sistema PSC - Primeiro acesso 3. Ambiente do Portal de Serviços PSC 4. Perfil Solicitante - Início

Leia mais

Índice. Manual de Registro de Bicicletas

Índice. Manual de Registro de Bicicletas Índice Introdução...3 Login/Cadastro...4 Login...4 Cadastro...4 Nova solicitação...5 Selecionando o serviço...5 Dados da Bike...6 Proprietários...6 Dados da bike...6 Fotos...7 Informações e caracteristicas...7

Leia mais

O cadastro da solicitação de estágio no portal do Unisinos Carreiras SOMENTE é feito pelo ALUNO quando o estágio é realizado nos seguintes LOCAIS:

O cadastro da solicitação de estágio no portal do Unisinos Carreiras SOMENTE é feito pelo ALUNO quando o estágio é realizado nos seguintes LOCAIS: Para Alunos O cadastro da solicitação de estágio no portal do Unisinos Carreiras SOMENTE é feito pelo ALUNO quando o estágio é realizado nos seguintes LOCAIS: Tribunal de Justiça CNPJ: 89.522.064/0001-66

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação 10/Abril/2011 Aplicado

Leia mais

Manual do Prestador no Portal Tiss

Manual do Prestador no Portal Tiss Manual do Prestador no Portal Tiss Introdução... 2 Usuário e Senha... 2 Prestador Medico... 2 Prestador Clinica... 3 Guias... 4 Guias Sem Lote... 7 Gerar Lote de XML... 7 Lote Manual... 8 Lote Automático...

Leia mais

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante ÍNDICE Apresentação Acesso ao Sistema PSC Primeiro acesso Ambiente do Portal de Serviços PSC Perfil Solicitante Início Abertura de Chamados Trâmites Lista de Chamados

Leia mais

Para Conveniados. O cadastro da solicitação do estágio deve ser realizado pela Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração e não pelo aluno.

Para Conveniados. O cadastro da solicitação do estágio deve ser realizado pela Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração e não pelo aluno. Para Conveniados O convênio entre a Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração deve estar firmado e aprovado pelo Unisinos Carreiras antes do cadastro da solicitação do estágio. O cadastro da solicitação

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

MANUAL COMPRA CRÉDITOS. Linhas Municipais Santos e Praia Grande/SP PELA INTERNET CARTÃO TRANSPORTE INFORMAÇÕES:

MANUAL COMPRA CRÉDITOS. Linhas Municipais Santos e Praia Grande/SP PELA INTERNET CARTÃO TRANSPORTE INFORMAÇÕES: MANUAL DE COMPRA CRÉDITOS PELA INTERNET Linhas Municipais Santos e Praia Grande/SP O MANUAL Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VT WEB, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários,

Leia mais

Para CAMPUS GOV. VALADARES

Para CAMPUS GOV. VALADARES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E FINANÇAS Arquivo Central Sistema Eletrônico de Informações PASSO a PASSO para REQUERIMENTO DE FÉRIAS no SEI 1 Para CAMPUS GOV. VALADARES Atualizado em 14.05.2019

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais) para ME e EPP.

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais) para ME e EPP. ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais) para ME e EPP. 1º passo: cadastrar no sistema ISS online, que deve ser feito através do link: www.lins.sp.gov.br,

Leia mais

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR Versão 1.1 Histórico de Versão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

Manual Autorizador TOTVS

Manual Autorizador TOTVS Manual Autorizador TOTVS APRESENTAÇÃO Com o objetivo de melhorar e facilitar o processo de utilização do sistema de registros e solicitações, a Unimed Pelotas/RS implantará o Autorizador, um novo sistema

Leia mais

Estágio e Afins. Cursos Superiores Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias

Estágio e Afins. Cursos Superiores Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias Estágio e Afins Cursos Superiores Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias MÓDULO EM IMPLANTAÇÃO Contamos com a colaboração de todos neste período de implantação. Ainda que esse momento possa trazer alguns

Leia mais

Capacitação Plataforma Solar. Sistema de Processos Administrativos SPA

Capacitação Plataforma Solar. Sistema de Processos Administrativos SPA Capacitação Plataforma Solar Sistema de Processos Administrativos SPA Agosto de 2017 Sumário Clique no item para ser direcionado à página desejada. Dicas de utilização... 2 O sistema... 3 1 Cadastro de

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE Junho 2017 SUMÁRIO 1 CADASTRO DE EDITOR 1 2 SOLICITANDO O PREFIXO EDITORIAL 7 3 SOLICITANDO O ISBN 8 4 ANEXANDO A DOCUMENTAÇÃO 11 5 SOLICITAÇÃO DE ATIVAÇÃO DE CADASTRO

Leia mais

Plataforma Brasil Versão 3.0

Plataforma Brasil Versão 3.0 Plataforma Brasil Versão 3.0 Histórico de Revisão do Manual Versão do Sistema 3.0 Autor Data Descrição Assessoria Plataforma Brasil 17/07/2015 Criação do Documento OBS: Para sugestões, a fim de aprimorar

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

Manual UPLOAD FORNECEDOR. Carregamento online de documentos

Manual UPLOAD FORNECEDOR. Carregamento online de documentos Manual UPLOAD FORNECEDOR Carregamento online de documentos SOLICITAÇÃO DE LIBERAÇÃO DE ACESSO DOCUMENTOS DE EMPRESA MONITORAMENTO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS Para upload de documentos, acessar: http://servicelayer.destra.net.br/destra/

Leia mais

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS):

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS): PROCESSO PARA CADASTRAMENTO DE DEPENDENTES 1. Reunir todos os documentos listados no site da PROGESP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) > Manual do Servidor > Dados Cadastrais Servidores e Dependentes

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

SISTEMA DE COMERCIALIZAÇÃO ELETRÔNICA DA CONAB - SISCOE MÓDULO BOLSA

SISTEMA DE COMERCIALIZAÇÃO ELETRÔNICA DA CONAB - SISCOE MÓDULO BOLSA SISTEMA DE COMERCIALIZAÇÃO ELETRÔNICA DA CONAB - SISCOE MÓDULO BOLSA O Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab SISCOE é o Sistema desenvolvido pela Conab, como uma evolução do Sistema Eletrônico

Leia mais

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO MANUAL DO USUÁRIO 10/10/2017 Sistema Atena - Instituições de Ensino ÍNDICE Introdução... 4 ObJetivos... 4 Funcionalidades... 4 Generalidades... 4 Opções de Menu das

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SU MÁ RIO Orientações gerais Como acessar e preencher a tela de cadastro? Detalhamento

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS Índice Página Início/Login ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 03

Leia mais

Índice. Manual de Registro de Animais

Índice. Manual de Registro de Animais Índice Introdução...3 Login/Cadastro...4 Login...4 Cadastro...4 Nova solicitação...5 Selecionando o serviço...5 Dados do Animal...6 Proprietários...6 Dados do Pet...6 Fotos...7 Informações Médicas...7

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS ÍNDICE - Introdução... 03 - Inscrições... 04 - Módulo do padrão de acesso Coordenador e Secretário(a) de curso... 07 - Módulo do padrão de acesso docente...

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

MANUAL PARA CADASTROS ONLINE

MANUAL PARA CADASTROS ONLINE MANUAL PARA CADASTROS ONLINE 1 I. LOGIN E CADASTRO INICIAL 1. Acesse o site do São Bernardo Saude, passe o mouse sobre o ícone clientes e clique no link Imposto de Renda. 2. Efetue o login informando o

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

Manual com passo a passo para solicitação do reembolso e da prévia do reembolso.

Manual com passo a passo para solicitação do reembolso e da prévia do reembolso. Manual com passo a passo para solicitação do reembolso e da prévia do reembolso. amil.com.br 9974.2.3_Manual_Digital_Reembolso_Online_A4.indd 1 25/01/17 18:51 1- Acesse o site amil.com.br 2- Caso já possua

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6 SUMÁRIO 1. Conhecendo o sistema... 3 2. Certidões Negativas... 5 2.1 Cadastros das certidões... 6 2.2 Exclusões de Negativas cadastradas com erro... 7 3. Geração de Anexo de Nota Fiscal... 8 3.1. Como

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 070/2013, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO Nº 070/2013, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Rua Ciomara Amaral de Paula, 167 Bairro Medicina 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone: (35)

Leia mais

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83)

Manual -Sistema de Cadastro. Dúvidas? (83) Manual -Sistema de Cadastro Dúvidas? (83) 3048-2784 1 -Login-Sistema de Cadastro Tela de logindo sistema. Efetue o logincom usuário e senha fornecidos pela Unimed NNE. Se não possuir cadastro, entre em

Leia mais

enota NFS-e Prefeitura

enota NFS-e Prefeitura enota NFS-e Prefeitura Sistema de Administração de NFS-e para Prefeitura Manual do Administrador Criado por: Informática Educativa Índice 1. Sobre o sistema...03 2. Tela Incial...04 3. Prestador...05 4.

Leia mais

COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS (CGRH) CENTRO DE PAGAMENTO (CEPAG) Manual de Dados Pessoais Sistema GDAE

COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS (CGRH) CENTRO DE PAGAMENTO (CEPAG) Manual de Dados Pessoais Sistema GDAE COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS (CGRH) CENTRO DE PAGAMENTO (CEPAG) Manual de Dados Pessoais Sistema GDAE São Paulo SP 2017 ÍNDICE 1 Inserção de Dados Cadastrais do Servidor... 03 2 Alteração dos

Leia mais

Informativo de atualizações NFSe

Informativo de atualizações NFSe Informativo de atualizações NFSe 1. Admin Portal de gerenciamento de NFS-es e RPSs da prefeitura. 1.1 Telas RPS e NFSe - Foram corrigidos os filtros da tela de RPS e NFS-e. 1.2 Tela GIAs - Foi inserida

Leia mais

PEDIDO DE VIABILIDADE. Pedido de Viabilidade. Página 1 / 49

PEDIDO DE VIABILIDADE. Pedido de Viabilidade. Página 1 / 49 Pedido de Viabilidade Página 1 / 49 ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 3 PEDIDO DE VIABILIDADE INSCRIÇÃO DE PRIMEIRO ESTABELECIMENTO.. 4 Dados do Solicitante e da Pessoa Jurídica... 5 Quadro Societário... 8 Nome Empresarial,

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação Gestão Integrada de Demandas Manual do Usuário Perfil técnico 2016 Sumário Sumário... 2 O que é o Service Desk ApexBrasil?... 3 O que é o perfil técnico?...

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba.

Manual do Usuário. Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba. Manual do Usuário Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba. Versão 1.0 15/07/2016 1 Sumário 1 Introdução Sistema GPED-Web... 4 2 Pré-requisitos para realizar

Leia mais

Rev.: 29/03/2015 Página 1 de 13

Rev.: 29/03/2015 Página 1 de 13 Rev.: 29/03/2015 Página 1 de 13 Rev.: 29/03/2015 Página 2 de 13 Manual Área Restrita Neste manual você aprenderá a mexer no sistema, administrar cadastros, cadastrar coreografia, cadastrar participantes

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO. Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013

MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO. Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013 MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013 1 Sumário DIAGRAMAÇÃO...3 ACESSANDO OS TUTORIAIS...5 ATUALIZANDO OS DADOS

Leia mais

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PATRIMÔNIO

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PATRIMÔNIO TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PATRIMÔNIO Inicialmente orientamos que seja feita a leitura das dicas abaixo para otimização da utilização do sistema. 1 Antes de cadastrar um bem, sempre consultar

Leia mais

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho Preencher Formulário de Avaliação do Gestor Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessar o Portal... 3 3. Consulta Histórico Avaliação de Competências... 5 4. Preencher formulárioo de avaliação... 6 2 1. Introdução

Leia mais

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário Sumário Informações Iniciais Login no Portal AVA e acesso a disciplina Plano de Ensino Perfil Professor (AVA) Cadastro do Plano de Ensino Correção do Plano de Ensino Plano de Ensino Perfil Coordenador

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

30. Quais os tipos de relatórios que podemos obter através do Conselho de Escola?... 7

30. Quais os tipos de relatórios que podemos obter através do Conselho de Escola?... 7 Conselho de Escola Índice de Perguntas 1. Quais perfis possuem acesso ao módulo Conselho de... 4 3. Como cadastrar um Conselho de... 4 4. Qual o procedimento para cadastrar membros do Conselho de... 4

Leia mais

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE ACESSE: www.pe.senai.br Acesse o site do SENAI e clique no link Trabalhe Conosco, em seguida clicar em CANDIDATE-SE. Clique neste

Leia mais

Manual para Registro de Help na AGSI - Sistemas

Manual para Registro de Help na AGSI - Sistemas Manual para Registro de Help na AGSI - Sistemas Registro de Help A partir de agora você terá acesso direto com a AGSI Sistemas, o HELP DESK é uma ferramenta de apoio, disponivel para reestabelecer o mais

Leia mais

MANUAL PATRIMÔNIO. CADASTRAR A NOTA FISCAL. Logar no SIPAC, entrar no módulo Patrimônio, conforme figura abaixo:

MANUAL PATRIMÔNIO. CADASTRAR A NOTA FISCAL. Logar no SIPAC, entrar no módulo Patrimônio, conforme figura abaixo: MANUAL PATRIMÔNIO. CADASTRAR A NOTA FISCAL. Logar no SIPAC, entrar no módulo Patrimônio, conforme figura abaixo: Dentro do menu Bens, Nota fiscal, clicar em Cadastrar, conforme figura abaixo: O cadastro

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Websios/SIOS

Procedimento Operacional Padrão. Websios/SIOS 1/27 1.0 Objetivo Protocolar para encaminhamento para o faturamento SANCOOP as guias provenientes dos atendimentos realizados nos hospitais, clínicas e consultório 2.0 Aplicação Setor de Recepção e Comunicação.

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

1. Acesso ao sistema de cadastro

1. Acesso ao sistema de cadastro Prezado candidato, O objetivo deste manual é auxiliar na realização do cadastro de empresas prestadoras de serviços de instrutoria e consultoria ao SEBRAE/RS. O primeiro passo é a leitura do Edital de

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web Manual do Usuário Módulo de Contas a Pagar O ERP Brascomm oferece toda ferramenta necessária para a perfeita gestão do departamento de contas a pagar.

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

TUTORIAL PARA PLANO DE ENSINO - SEI

TUTORIAL PARA PLANO DE ENSINO - SEI TUTORIAL PARA PLANO DE ENSINO - SEI Resumo Este tutorial é para instruir professores a realizar o Plano de Ensino - PE por meio do programa SEI. INCLUIR PLANO DE ENSINO Após abrir o SEI a inclusão do PE

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL OTRS

MANUAL OPERACIONAL OTRS MANUAL OPERACIONAL OTRS Março/2016. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OPERAÇÃO DA FERRAMENTA OTRS... 3 3. REGISTRAR NOVOS CHAMADOS... 4 3.1. Campo Nota... 9 4. DESMEMBRAR CHAMADOS... 10 5. CAPTURAR CHAMADOS

Leia mais

Manual de Utilização (Fluxo)

Manual de Utilização (Fluxo) Manual de Utilização (Fluxo) Manual do Usuário - Gestão de Assinaturas Projuris Enterprise Novembro/2014 Gestão de Assinaturas 1 Objetivo Permitir ao usuário efetuar inclusões, alterações e eventualmente

Leia mais

Guia de referência. Matrícula dos alunos pela INTRANET

Guia de referência. Matrícula dos alunos pela INTRANET Guia de referência Matrícula dos alunos pela INTRANET 1 REMATRÍCULA DOS ALUNOS PELA INTRANET MANUAL DE PROCEDIMENTOS ETAPAS: 1. Atualização dos dados 2. Informações de pendências, quando houver 3. Escolher

Leia mais

Projeto de Implantação do Sistema Siga Saúde. Guia pratico CMES

Projeto de Implantação do Sistema Siga Saúde. Guia pratico CMES Projeto de Implantação do Sistema Siga Saúde Guia pratico CMES HISTÓRICO DE REVISÕES Data Versão Descrição das alterações realizadas 03/08/20 1.0 Versão inicial /10/20 1.1 Revisão SUMÁRIO SUMÁRIO... 3

Leia mais

notificação extrajudicial Manual Veja como enviar uma notificação pela Central RTDPJBrasil.

notificação extrajudicial Manual Veja como enviar uma notificação pela Central RTDPJBrasil. notificação extrajudicial Manual Veja como enviar uma notificação pela Central RTDPJBrasil. Índice Introdução...3 Login/Cadastro...4 Login...4 Cadastro...4 Nova solicitação...5 Selecionando o serviço...5

Leia mais

Sumário. Introdução... 3 Público-alvo... 3 Obter Acesso... 3 Primeiro Acesso... 5 Cadastro de Oferta... 7

Sumário. Introdução... 3 Público-alvo... 3 Obter Acesso... 3 Primeiro Acesso... 5 Cadastro de Oferta... 7 Tutorial Empresa 2 Sumário Introdução... 3 Público-alvo... 3 Obter Acesso... 3 Primeiro Acesso... 5 Cadastro de Oferta... 7 3 Introdução Este Tutorial tem como objetivo orientar os usuários sobre o módulo

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA DIGITALIZAÇÃO E INCLUSÃO DE PROCESSOS ANTIGOS NO SEI

INSTRUÇÕES PARA DIGITALIZAÇÃO E INCLUSÃO DE PROCESSOS ANTIGOS NO SEI Processo 23104.007114/2017-74 Doc. SEI 2911 INSTRUÇÕES PARA DIGITALIZAÇÃO E INCLUSÃO DE PROCESSOS ANTIGOS NO SEI ORIENTAÇÕES GERAIS: Os processos e documentos digitalizados incluídos no SEI devem estar

Leia mais

1. Pneus. 1.1 Cadastro de Esquema de Eixo: Para incluir um novo Esquema de Eixo: Clicar na Opção Cadastro de Esquema de Eixo Depois Clicar na Opção

1. Pneus. 1.1 Cadastro de Esquema de Eixo: Para incluir um novo Esquema de Eixo: Clicar na Opção Cadastro de Esquema de Eixo Depois Clicar na Opção Pneus Sumário: 1. Pneus... 3 1.1 Cadastro de Esquema de Eixo:... 3 1.2 Cadastro de Desenho do Pneu:... 6 1.3 Cadastro de Motivos de Sucateamento:... 7 1.4 Cadastro de Entrada de Pneus:... 8 1.5 Cadastro

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA 1 Índice Pág. Características Técnicas... 3 Atalho Módulo Financeiro... 4 Contas à Pagar... 5 Contas à Receber...

Leia mais

Concessão - Aposentadoria

Concessão - Aposentadoria Concessão - Aposentadoria 1. Módulo Cadastro 1.1. Cadastro de Pessoa Acesse o menu Cadastro/Pessoa/Informações Gerais. A seguinte janela se abrirá. Para incluir uma nova pessoa, vá paraa a primeira aba,

Leia mais

Tutorial CADASTROS DE VEÍCULO, ROTA, VIAGEM E INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE ALUNOS NA VIAGEM

Tutorial CADASTROS DE VEÍCULO, ROTA, VIAGEM E INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE ALUNOS NA VIAGEM Tutorial CADASTROS DE VEÍCULO, ROTA, VIAGEM E INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE ALUNOS NA VIAGEM Lembrete: O Centro de Serviços de Apoio ao Aluno - CESAP, reforça a responsabilidade das Unidades Escolares, e suas

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO MÓDULO TA/LPCO VISÃO EXPORTADOR

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO MÓDULO TA/LPCO VISÃO EXPORTADOR MANUAL DE PREENCHIMENTO DO MÓDULO TA/LPCO VISÃO EXPORTADOR 1. INCLUIR PEDIDO DE LPCO 1.1. SELECIONAR MODELO 1.2. PREENCHIMENTO DOS DADOS 1.3. ANEXAÇÃO DE DOCUMENTOS 2. ACOMPANHAMENTO DA ANÁLISE DE LPCO

Leia mais

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO 11 - Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar. Na aba da esquerda aparecerá o item Projetos que o compõem, e o primeiro projeto incluído aparecerá logo abaixo (fig. 16). Para incluir novos projetos

Leia mais

Emissão de NFS-e (PRESTADOR DE SERVIÇO) 6.0

Emissão de NFS-e (PRESTADOR DE SERVIÇO) 6.0 Emissão de NFS-e (PRESTADOR DE SERVIÇO) 6.0 Segue caminho para emissão de NFS-e: Arrecadação > ISSQN > N.Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) > emissão de NFS-e (Nova Tela) 6.1º PASSO: Inserir o CNPJ/CPF

Leia mais

Pedido de Compra. Procedimentos para consultar e inserir um pedido de compra no SISGEM.

Pedido de Compra. Procedimentos para consultar e inserir um pedido de compra no SISGEM. Procedimentos para consultar e inserir um pedido de compra no SISGEM. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Consultar um Pedido de Compra 1.1

Leia mais

prazos Manual de Procedimentos Gerais: Manual de Atualização de Espaço Físico e Uso do SIEF Manual de Coleta e Lançamento de Dados no SIP

prazos Manual de Procedimentos Gerais: Manual de Atualização de Espaço Físico e Uso do SIEF Manual de Coleta e Lançamento de Dados no SIP Neste material, abordamos de forma objetiva os procedimentos gerais para o inventário 2017 da UFSC. Sugerimos ficar atento aos prazos de cumprimento das tarefas, os quais destacamos neste material. Este

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle Sage CND SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CND... 2 1.1. 1.2. Cadastro CND... 2 Painel de Controle... 6 3. CND PORTAL DE RELACIONAMENTO.... 10 1. Apresentação A Plataforma Sage visa dinamizar os negócios

Leia mais

BUSCA DE DOCUMENTOS Manual. Veja como encontrar seus documentos pela Central RTDPJBrasil.

BUSCA DE DOCUMENTOS Manual. Veja como encontrar seus documentos pela Central RTDPJBrasil. BUSCA DE DOCUMENTOS Manual Veja como encontrar seus documentos pela Central RTDPJBrasil. Índice Introdução...3 Login/Cadastro...4 Login...4 Cadastro...4 Nova solicitação...5 Selecionando o serviço...5

Leia mais

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA VERSÃO 30.0.61 13 ÍNDICE 1. Pré-requisitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica... 3 2. Cadastros Iniciais... 3 2.1. Cadastro da Empresa... 3 2.2. Controle de Séries

Leia mais

Passo a passo para cadastramento do concurso no site

Passo a passo para cadastramento do concurso no site Passo a passo para cadastramento do concurso no site Um dos pontos essenciais para a realização do concurso é justamente o cadastro no site. Para tanto, é importante ficar atento a alguns detalhes e garantir

Leia mais