ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3. Orientações ao professor Módulo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3. Orientações ao professor Módulo"

Transcrição

1

2 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3 Orientações ao professor Módulo

3 3

4 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita Fonema e grafema das letras J e K Ordem alfabética Natureza: Partes das plantas Matemática: Número X Numeral 8 escrita do numeral Quantidades do 1 ao 8 - conjuntos Sociedade: Saber que os meios de transporte são importantes para a nossa locomoção e bem estar. Linguagem: Reconhecer as letras J e L e os sons correspondentes. Treinar a escrita das letras J e L bastão. Associar palavras cujos nomes iniciem com as letras J e L. Natureza: Conhecer as partes das plantas e suas diversidades. Desenvolver a coordenação motora. Matemática: Reconhecer o numeral 8 e a quantidade correspondente. Treinar a escrita do numeral 8. Associar os numerais as quantidades correspondentes. 4 Sugestão 1: Fazer o numeral 8 no chão com fita adesiva ou corda. Pedir para os alunos andarem por cima deste traçado para assimilação. Sugestão 2: Colocar as letras de A até o K em cones e pedir para os alunos irem pulando e falando o nome da letra. Isso auxilia na visualização e assimilação.

5 UNIDADE 2 Sociedade: Meios de Transporte lugares adequados terra, água e ar Linguagem: Letra L Som/imagem/escrita Letra M Som/imagem/escrita Fonema e grafema das letras L e M Natureza: Água Sociedade: Associar os meios de transporte ao lugar adequado para a locomoção. Linguagem: Reconhecer a letra L e M e os sons correspondentes. Treinar a escrita da letra L e M na forma bastão. Identificar o fonema e o grafema das letras L e M. Natureza: Entender que a água né indispensável para os seres vivos e a utilizamos na alimentação, na higiene, no lazer entre outros. Matemática: Reconhecer o n umeral 9 e a quantidade correspondente. 5 Matemática: Numeral 9 e quantidade correspondente Sugestão 1: Colocar as letras L e M em bolas! Dividir a turma em grupos. Dar um lençol para um grupo segurar. Colocar os alunos nas 4 pontas, e abrir o lençol. Colocar as bolas dentro. Os alunos levantam o lençol e deixam cair uma bola para fora. Os outros alunos que estão fora pegam a bola e falam qual letra está na bola. Depois, trocar o grupo que segura o lençol. Sugestão 2: Colocar colchonetes ou um tapete no chão e brincar de barco- imaginar que os alunos são os tripulantes. Escolher um capitão para a embarcação. Depois, trocar os alunos e locais. Trabalhar quem senta-se à esquerda, à direita, etc.

6 UNIDADE 3 Sociedade: Meios de transporte: aéreos, terrestres e aquáticos Linguagem: Letra N - Som, imagem, escrita Fonema e grafema da letra N Natureza: Ar Matemática: Formas geométricas Cores Sequência de numerais Sociedade: Identificar meios de transporte aéreos, terrestres e aquáticos. Linguagem: Reconhecer a letra N e o som (fonema) correspondente. Treinar a escrita (grafema) da letra N bastão. Associar palavras cujos nomes iniciem com a letra N. Natureza: Compreender que não sobrevivemos sem o ar e devemos preservá-lo não poluindo o ambiente natural. Matemática: Identificar as formas geométricas. Saber a sequência crescente dos numerais do 0 ao 9. Reconhecer cores e estabelecer relações. 6 Sugestão 1: Montar triângulos humanos no chão. Mostrar que para formarmos um triângulo precisamos de 3 lados, ou seja, 3 pessoas. Deitar os alunos no chão e pedir para formarem o triângulo. Sugestão 2: Fazer a letra N com fita adesiva, montar nuvens em fita azul e pedir para os alunos andarem sobre a letra N e pularem dentro das nuvens no chão.

7 UNIDADE 4 Sociedade: Placas de Trânsito Regras de trânsito Linguagem: Letra P - Som, imagem, escrita Fonema e grafema da letra P Natureza: Luz Solar Matemática: Sequência numérica Escrita de numerais e suas quantidades Sociedade: Saber que precisamos ter muita atenção no trânsito para evitar acidentes. Conhecer algumas placas de trânsito. Linguagem: Reconhecer a letra P e o som(fonema) correspondente. Treinar a escrita (bastão) da letra P bastão. Associar palavras cujos nomes iniciem com a letra P. Natureza: Entender a importância da luz solar. Matemática: Associar número ao numeral do 0 ao 9. Saber a sequência crescente dos numerais do 0 ao 9. 7 Sugestão 1: Imitar patinhos andando, abaixando, movimentando as asas etc. Trabalhar a letra P. Sugestão 2: Pedir para os alunos tirarem os tênis e colocar no centro da sala. Misturar os tênis e pedir para os alunos procurarem os tênis e vestirem. Dar um tempo para isso! Trabalhar a palavra PÉ. Opção: Trabalhar um circuito com placas de trânsito. Escolher os alunos para representarem os veículos.

8 UNIDADE 5 Sociedade: Semáforo de carros Linguagem: Letra Q - Som, imagem, escrita Fonema e grafema da letra Q Natureza: Estações do ano: Verão Matemática: Maior- menor Quantidades Lateralidade: Esquerdo Sociedade: Respeitar as leis de trânsito. Identificar o semáforo de veículos e saber o significado de suas cores. Linguagem: Reconhecer a letra Q e o som (fonema) correspondente. Treinar a escrita (grafema) da letra Q bastão. Associar palavras cujos nomes iniciem com a letra Q. Natureza: Reconhecer a estação do ano verão. Matemática: Distinguir maior e menor. Comparar mais e menos. Desenvolver a lateralidade referente ao lado esquerdo e direito. 8 Sugestão 1: Montar um quadrado humano envolvendo 4 alunos. Colocar 4 alunos deitados e mostrar a figura quadrado trabalhar a letra Q inicial. Sugestão 2: Explorar exercícios psicomotores para a lateralidade trabalhando esquerdo e direito, maior e menor.

9 UNIDADE 6 Sociedade: Identificar o uso da faixa de segurança para os pedestres. Sociedade: Faixa de segurança Linguagem: Letra R - Som, imagem, escrita Fonema e grafema da letra R Natureza: Estações do ano: Outono Matemática: Quantidades nas etiquetas Numerais Linguagem: Identificar o som (fonema) da letra R. Relacionar o Fonema e grafema da letra R. Natureza: Perceber as características da estação do Outono. Matemática: Relacionar as quantidades nas etiquetas. Ler e escrever os numerais. 9 Sugestão 1: Coloque a letra R em garrafas PET diversas. Monte um boliche de garrafa PET- os alunos precisam derrubar as garrafas com a letra Q (pode-se inserir as outras letras do alfabeto). Opção: Colocar também numerais nas garrafas e pedir para os alunos acertarem os numerais específicos. Sugestão 2: Monte uma RUA no ambiente e estipule o trajeto que precisam andar. Caminhar nas pontas dos pés, pulando, baixado etc. Trabalhe o nome RUA e a letra R inicial.

10 UNIDADE 7 Sociedade: Semana do Trânsito Linguagem: Letra S - Som, imagem, escrita Fonema e grafema da letra S Natureza: Estações do ano: Inverno Matemática: Número e numeral Sociedade: Saber que o trânsito exige cuidados e atenção de veículos e pedestres. Linguagem: Reconhecer a letra S e o som correspondente. Treinar a escrita da letra S bastão. Associar palavras cujos nomes iniciem com a letra S. Natureza: Reconhecer a estação do ano inverno. Matemática: Ligar numerais á quantidades correspondentes. Escrever numerais do 0 ao 9, na sequência crescente. 10 Sugestão 1: Fazer um trajeto com corda formando a letra S. Os alunos precisam caminhar sobre a letra S carregando uma bola. Depois, passar carregando um brinquedo e assim por diante. Sugestão 2: Colocar os numerais do 0 ao 9 no fundo de cestos e virá-los para baixo. Colocá-los em sequência e pedir para os alunos correrem até os cestos, virarem o 1º e dizerem o numeral correspondente. Depois, correm de volta e o próximo vai até o lugar e faz o mesmo.

11 UNIDADE 8 Sociedade: Saber que é importante usar o cinto de segurança dentro do veículo. Sociedade: Cinto de segurança Linguagem: Ditado de letras aprendidas Letra inicial do desenho- Escrita das letras Natureza: Estações do ano : Primavera Maior e menor Matemática: Escrita sequencial de numerais e quantidades Linguagem: Recapitular as letras estudadas no bimestre: J, L, M, N, Q, R, S. Associar as letras J, L, M, N, Q, R, S a palavras iniciadas por elas. Natureza: Reconhecer a estação primavera. Matemática: Relacionar número ao numeral do 0 ao 9. Treinar a escrita dos numerais até o Sugestão 1: Colocar obstáculos maiores e menores e pedir para os alunos saltarem os obstáculos entendendo estas diferenças. Opção: Colocar etiquetas de flores em 4 cores, dividindo em 4 grupos. Expor um jogo entre eles!! Sugestão 2: Montar uma sequência de quadrados com as letras do alfabeto do A ao S. Os alunos precisam saltar sobre estes quadrados e falando a letra. Opção: Colocar a sequência do alfabeto em bambolês. O importante é pronunciar a sequência enquanto salta.

12 12

PRÉ 1- Módulo 3 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 3 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Saber que os meios de transporte são importantes para a nossa locomoção e bem estar. Sociedade: Meios de Transporte

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 3 Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita Fonema e

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 3 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 3 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita Fonema e grafema das letras

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4 Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Natureza: A Criação: 1ª dia da criação Dia e noite Matemática:

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza:

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4 Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Relembrar o conceito sobre os meios de comunicação e mostrar o rádio e a televisão como veículos

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza:

Leia mais

ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 1 Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Linguagem: Revisão das vogais A, E, I, O, U Escrita

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 4 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 4 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza: Animais

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Estimular a imaginação para a aprendizagem significativa. Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Sociedade: Reconhecer-se

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Natureza: A natureza e os animais- preservação da natureza que Deus criou

Leia mais

PROGRAMA METODOLÓGICO

PROGRAMA METODOLÓGICO PROGRAMA METODOLÓGICO EDUCAÇÃO INFANTIL COLEÇÃO COLEÇÃO COLEÇÃO ACRESCER Neriah Editora e Sistemas Educacionais Ltda MATERNAL ACRESCER Neriah Editora e Sistemas Educacionais Ltda ACRESCER ACRESCER COLEÇÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE Componente Natureza e Sociedade Professor: Fabrícia, Meire Ângela, Silvanete Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal II Apresentação da disciplina Para a construção de um mundo socialmente

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II UNIDADE I: Números de 1 a 5 Formas geométricas planas Quadrado Retângulo Triângulo Círculo Linhas Abertas / fechadas Retas / curvas Noções de cores

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

SUGESTÕES DE ATIVIDADES HABILIDADES DE LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA 1.º, 2.º E 3.º Anos SUGESTÕES DE ATIVIDADES 2017 HABILIDADES DE LEITURA 1º ANO Identificar a finalidade de um texto. Localizar informações explícitas em um

Leia mais

O Aniversário do Seu Alfabeto

O Aniversário do Seu Alfabeto ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de para quem vai trabalhar com o livro: O Aniversário do Seu Alfabeto Dificuldades antecipadas: Se criança ou jovem, encontra-se no início do ciclo de alfabetização,

Leia mais

O Aniversário do Seu Alfabeto

O Aniversário do Seu Alfabeto ESCOLA: PROFESSOR (A): NOME: Técnica de para quem vai trabalhar com o livro: O Aniversário do Seu Alfabeto Dificuldades antecipadas: Se criança ou jovem, encontra-se no início do ciclo de alfabetização,

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil UNIDADE IV: Identidade Quem sou eu? Meu nome Gênero: menino e menina Raça (Etnia) UNIDADE V: Meio de comunicação Escrito

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* Coordenação Motora 1,2,3,4,5,6, 7,8 Nome 9,10,49,50 Letra A Letra E 11,12,13, 14,15,27, 32 17,18,19, 20,21,27 Traçar

Leia mais

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBADAADCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 2º ANO. Caderno do professor

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBADAADCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 2º ANO. Caderno do professor 2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação Diagnóstica 2º ANO ensino fundamental Escola: Professor: Guia de correção Caderno do professor Turma: 201225041

Leia mais

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS História, Geografia e Ciências 1º Período - Quem sou eu? - O que muda com o tempo. - Você criança. - Datas Comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia internacional da Mulher, índio, Tiradentes, Descobrimento

Leia mais

iguatemy.com.br COMUNICADO de Abril de 2016 Ed. Infantil / Berçário / Integral

iguatemy.com.br COMUNICADO de Abril de 2016 Ed. Infantil / Berçário / Integral iguatemy.com.br COMUNICADO 14 29 de Abril de 2016 Ed. Infantil / Berçário / Integral MAIO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 01 Dia do Trabalho 08 09 10 11 12 13 14 06 Comemoração Dia das Mães 15 16 17

Leia mais

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PSICOMOTRICIDADE CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROF. MS. GUSTAVO ROBERTO DE GODOY Introdução Séc XIX Neurologia Dupré (1920) Psicomotricidade Desenvolvimento motor e intelectual Importanterecurso

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Matemática Professor: Meire e Silvanete. Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal I Apresentação da disciplina Um dos objetivos do ensino da matemática na Educação Infantil

Leia mais

SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Ciências 2º ano. Capítulo 1 Entendendo a Ciência

SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Ciências 2º ano. Capítulo 1 Entendendo a Ciência 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Ciências 2º ano Capítulo 1 Entendendo a Ciência Entender que Deus dotou o ser humano com inteligência para criar e fazer novas descobertas; Reconhecer que o ser

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do próprio nome.

Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do próprio nome. EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 2 Conteúdo Lições Objetivos Nome e sobrenome 1, 2 Letra A 3, 4, 5, 18 Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do

Leia mais

PLANEAMENTO DAS SESSÕES DE PSICOMOTRICIDADE IV

PLANEAMENTO DAS SESSÕES DE PSICOMOTRICIDADE IV DATA: 01 de Março de 2012 1) Acertar no alvo Os arcos devem estar pendurados numa corda, a cerca de 2 metros de altura. Os clientes devem acertar com a bola dentro do arco da mesma cor, a aproximadamente

Leia mais

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 PROFESSOR (A):Adriana Daloy e Eliene TURMA: 2º Ano Fund. I PERÍODO DA ETAPA: 03/09/2017 a 14/12/2017 (3ª ) DISCIPLINA: Português Gêneros textuais: Poema,

Leia mais

Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia

Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico 2 Formação Pessoal e Social- Convivência Democrática/ Cidadania 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Gêneros textuais: Poema, conto, cartaz, canção, texto informativo, quadrinhas. Gramática: Paragrafação, Noções de substantivo e adjetivo.

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

PLANO DE CURSO Nível: BABY E MATERNAL I Disciplina: HISTÓRIA E GEOGRAFIA / LÍNGUA PORTUGUESA / MATEMÁTICA / CIÊNCIAS.

PLANO DE CURSO Nível: BABY E MATERNAL I Disciplina: HISTÓRIA E GEOGRAFIA / LÍNGUA PORTUGUESA / MATEMÁTICA / CIÊNCIAS. PLANO DE CURSO Nível: BABY E MATERNAL I Disciplina: HISTÓRIA E GEOGRAFIA / LÍNGUA PORTUGUESA / MATEMÁTICA / CIÊNCIAS. HISTÓRIA E GEOGRAFIA PERÍODO CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR JANEIRO UNIDADE II: ESCOLA

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE SALA SALA 2. Crescer a sorrir ANO ESCOLAR 2016/2017

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE SALA SALA 2. Crescer a sorrir ANO ESCOLAR 2016/2017 Crescer a sorrir Educadora de Infância: Daniela Caiado Auxiliar de Ação Educativa: Elisabete Carvalho ANO ESCOLAR 2016/2017 Página 1 de 7 Conhecer a Educadora e Auxiliar; Folhas; Organização do ambiente

Leia mais

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano 2 º Ano MATEMÁTICA Sistema de numeração decimal Reconhecer a utilidade dos números em nossa vida; Associar os números às suas quantidades; Identificar, ler, escrever e ordenar os números de 0 a 50; Identificar

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes Domínios Comunicação Oral (oralidade) Comunicação escrita (Leitura e escrita) Iniciação à Educação Literária PLANO CURRICULAR - 2º Ano PORTUGUÊS Descritores de Desempenho Respeitar regras de interação

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: _ Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE Componente Matemática Professor: Édina/ Juliana/ Fabrícia Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Jardim II Apresentação da disciplina A disciplina de matemática tem por finalidade utilizar

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 2º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO Oralidade Oralidade Oralidade -

Leia mais

Texto xerografado: Por que a arte é tão importante na vida das pessoas. Anotações feitas no caderno.

Texto xerografado: Por que a arte é tão importante na vida das pessoas. Anotações feitas no caderno. ROTEIRO DE ESTUDO DE AVALIAÇÃO PROFESSORA: ADRIANA OLIVEIRA DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 6º A/BANO 16/03/2017 Unidade 2: O sistema solar e os movimentos da Terra: Capítulo 3: O Sistema Solar Capitulo 4:

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI03EO05 Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

Planificação Anual Estudo do Meio 1º ano Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Estudo do Meio 1º ano Departamento 1.º Ciclo Domínios Objetivos Descritores de Desempenho À DESCOBERTA DE SI MESMO À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES Conhecer a sua identificação; Conhecer o seu nome e endereço; Conhecer o seu sexo e a sua

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS CURSO DE EDUCAÇÃO FÌSICA.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS CURSO DE EDUCAÇÃO FÌSICA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS CURSO DE EDUCAÇÃO FÌSICA. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID Quantificação das aulas do

Leia mais

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 Jogos Pedagógicos Massinha Desenho Dirigido da história contada Parque no Gramado Pesquisa

Leia mais

Programáticos para consulta dos. Encarregados de Educação

Programáticos para consulta dos. Encarregados de Educação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO Escolas Básicas do 1.º Ciclo Documento Resumo dos Conteúdos Programáticos para consulta dos Encarregados de Educação 2º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2015 / 2016 1

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... 5 CADERNOS DE ATIVIDADES... 9 ESPAÇO E FORMA ETAPA I... 10 GRANDEZAS

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Educação Pré-escolar PLANIFICAÇÃO 3º PERÍODO 3 e 4 ANOS ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES - Atividades na sala e no exterior; - Pequenos registos individuais e coletivos;

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR (A):Adriana Marques Daloy TURMA: 2º Ano Fund. PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2016 a 09/12/2016 DISCIPLINA: Português 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: Gêneros textuais: Poema, conto, cartaz,canção,

Leia mais

CAPÍTULO. Capacidades coordenativas. dade

CAPÍTULO. Capacidades coordenativas. dade 6 CAPÍTULO Capacidades coordenativas Pablo Juan Greco Juan Carlos P. Moraes Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa Alcântara

Leia mais

ESCALA LÚDICA PRÉ-ESCOLAR DE KNOX - ADAPTADA

ESCALA LÚDICA PRÉ-ESCOLAR DE KNOX - ADAPTADA ESCALA LÚDICA PRÉ-ESCOLAR DE KNOX - ADAPTADA Nome: Data: / / Data de Nascimento: / / Idade: Avaliador: 60 À 7 MESES Observação: pontuação geral pontos: executou satisfatoriamente a tarefa/ apresentou o

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18

PROJETO 3º PERÍODO DE TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18 JUSTIFICATIVA: Atualmente, há em todos os segmentos de nossa

Leia mais

Plano Geral - Pré - Escolar -

Plano Geral - Pré - Escolar - Plano Geral - Pré - Escolar - - Linguagem Oral e Abordagem à Escrita -. Ser capaz de participar/manter um diálogo;. Ser capaz de se expressar em diferentes contextos;. Ser capaz de negociar a distribuição

Leia mais

Aulas de Terça-Feira. Leitura e escrita dos nomes

Aulas de Terça-Feira. Leitura e escrita dos nomes Aulas dadas: Conteúdos e tarefas da Semana- 101 Semana de 06 a 10 de fevereiro de 2017 Página 1 esquema corporal e escrita do nome Números 1 e 2 Regras da sala Jogos com bola Meio ambiente ------------------------------

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE 1 EIXO ESTRUTURANTE Cultura do Movimento Corporal/ Reflexão e Ação OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM Desenvolver habilidades de manipulação e motoras básicas, compreendendo a ação a dinâmica e a evolução

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

Pressão de variabilidade

Pressão de variabilidade Pressão de variabilidade Atividade 1 Nome: Circuito com o pé Material: Cones; arcos; bolas; bastão e banco sueco Descrição: Será montado um circuito, dividido em três setores da seguinte forma: No primeiro

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

Desenvolvimento das atividades Duração: 30 minutos Local: G.A. Coordenadores: Adriana Inês de Paula e Flávia

Desenvolvimento das atividades Duração: 30 minutos Local: G.A. Coordenadores: Adriana Inês de Paula e Flávia Programa de Educação Física Adaptada - PROEFA - Departamento de Educação Física Universidade Estadual Paulista Coordenadora Geral: Profa. Dra. Eliane Mauerberg-deCastro Atividade: Festival de atividade

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CUIABÁ 2015 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar

Leia mais

PLANO ANUAL II Estágio ANO LETIVO PROFESSORAS. Alessandra e Liane

PLANO ANUAL II Estágio ANO LETIVO PROFESSORAS. Alessandra e Liane PLANO ANUAL II Estágio ANO LETIVO - 2.017 PROFESSORAS Alessandra e Liane II Estágio PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM I - PERÍODO PREPARATÓRIO Desenvolver coordenação motora fina. Discriminação esquerda direita.

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II

PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II PROFESSORA: MARI ANO: 2018 COLÉGIO: REAL DIREÇÃO: EVA CHICANOWSKI COORDENADORA: FÁTIMA GREGOLAN GRUPO II PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM 1. Ampliar a coordenação

Leia mais

CAPÍTULO Capacidades coordenativas. Pressão de variabili dade

CAPÍTULO Capacidades coordenativas. Pressão de variabili dade 6Capacidades coordenativas 6.1.5 CAPÍTULO Pablo Juan Greco Juan Carlos P. Moraes Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa

Leia mais

1 Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando.

1 Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando. DINÂMICA 10 MANDAMENTOS Recorte mais ou menos umas 20 tiras de papel ofício e escreva em 10 deles os Mandamentos da Lei de Deus. Nos outros 10 você poderá escrever algumas atividades, como: 1 Os Mandamentos

Leia mais

ANEXO D - Planejamento de Projetos de trabalho com as crianças. O PROJETO: MPB (Música Popular Brasileira)

ANEXO D - Planejamento de Projetos de trabalho com as crianças. O PROJETO: MPB (Música Popular Brasileira) 329 ANEXO D - Planejamento de Projetos de trabalho com as crianças O PROJETO: MPB (Música Popular Brasileira) JUSTIFICATIVA: Buscar ampliar o repertório cultural das crianças através de atividades relacionadas

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais

FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem

FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem Desde os 3 anos até à idade escolar, o jogo Flocards promove as capacidades de memória das crianças, as capacidades de concentração

Leia mais

O Aniversário do Seu Alfabeto

O Aniversário do Seu Alfabeto ESCOLA: PROFESSOR (A): Técnica de Coordenação Motora com Rastreamento para quem vai trabalhar com o livro: O Aniversário do Seu Alfabeto Jogo: formando sílabas e palavras. Objetivo Geral Público Alvo Conteúdo

Leia mais

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR.

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. www. iguatemy.com.br COMUNICADO 31-03 de Outubro de 2014 Ed. Infantil / Berçário / Integral LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. Semana

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos PRÉ-ESCOLAR 4 anos O aluno deverá ser capaz de: ÁREAS DE CONTEÚDO DOMÍNIO/COMPONENTES DESCRITOR Construção da identidade e autoestima - Saber dizer o seu nome próprio e a sua idade - Verbalizar as necessidades

Leia mais

FICHA 4 VAMOS FAZER FOGUETÕES 60:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 3.º Ano 4.

FICHA 4 VAMOS FAZER FOGUETÕES 60:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 3.º Ano 4. FICHA 4 VAMOS FAZER FOGUETÕES 60:00 MATEMÁTICA NO DIA-A-DIA Nível aconselhado 3.º Ano 4.º Ano Resultados pretendidos de aprendizagem * Reconhecer algumas formas geométricas: círculos, triângulos, retângulos

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

A cada dia da próxima semana teremos uma atividade diferente para celebrarmos juntos a alegria de SER CRIANÇA!!!

A cada dia da próxima semana teremos uma atividade diferente para celebrarmos juntos a alegria de SER CRIANÇA!!! iguatemy.com.br COMUNICADO 31 02 de Outubro de 2015 Ed. Infantil / Berçário / Integral Todos têm uma criança alegre dentro de si, mas poucos a deixam viver. (Augusto Cury) A cada dia da próxima semana

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 3 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 3 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 3 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 3º Bimestre / 2018 (ANO) PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Literário O valor da Amizade A amizade se

Leia mais

INTELIGENTE COLÉGIO E CURSO

INTELIGENTE COLÉGIO E CURSO HORÁRIO DE PROVAS 2º BIMESTRE/2016 TURMA: Nível-III A 07h às 08h30min Artes Matemática Linguagem C. Naturais C. Sociais 08h30min às 09h LANCHE LANCHE LANCHE LANCHE LANCHE 09h às 10h Revisão Revisão Revisão

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física PLANEJAMENTO - 209 Série: 6º ano Professor: Marta Caldas ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação Física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento Propiciar

Leia mais

3º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBBDAACCADBAAADBC> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 3º ANO. Caderno do professor

3º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBBDAACCADBAAADBC> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 3º ANO. Caderno do professor 3º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação Diagnóstica 3º ANO ensino fundamental Escola: Professor: Guia de correção Caderno do professor Turma: 201235040

Leia mais

MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK

MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK Março de 2006 TESTE 1: EQUILIBRAR-SE ANDANDO DE COSTAS (RETROCEDENDO)

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 5A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: Dos jardins de Curitiba às Cataratas do Iguaçu Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!.

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. 1ª Etapa (Movimentos de olhos e cabeça, primeiro lentos, depois rápidos). Participante em pé sobre um colchonete, olhar para cima e para baixo.

Leia mais

Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1

Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1 Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1 2º ano Língua Portuguesa Identificar letras quando misturadas a desenhos, números e/ou a outros símbolos

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: FASE 4 A NOME DO PROJETO: Aprendendo com a literatura de Tatiana Belinky PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: Nesta faixa etária, as crianças

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA PIRAQUARA SMED- 2015 COMO INTERVIR EM CADA UMA DAS HIPÓTESES HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA: Criação

Leia mais