Documentação do processo de cadastro de notas fiscais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Documentação do processo de cadastro de notas fiscais"

Transcrição

1 Documentação do processo de cadastro de notas fiscais Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, º Andar Centro Cascavel PR

2 Sumário Cadastro de Notas Fiscais... 3 Dados Principais... 3 Cálculo de tributos... 4 Frete FOB e Transportador... 6 Dados adicionais... 7 Notas fiscais relacionadas... 8 Retenções e observações... 9 Vencimentos... 9 Itens Adicionando itens Detalhamento dos tributos Lançamento Automático Lançamento Manual Editando itens Controle de foco Rateio em notas fiscais Serviços Fechamento Cadastro de notas fiscais de devolução Cadastro de notas com itens do ativo imobilizado Cadastro de notas fiscais descritivas ou de despesa Importação de Nota Fiscal através do arquivo de XML... 32

3 Cadastro de Notas Fiscais O processo é realizado pela interface Cadastro de notas fiscais, encontrada em: Módulo EP Notas ficais Cadastro de notas fiscais. A interface permite cadastro de vários tipos de notas, compras, vendas, devoluções, notas descritivas, notas de movimentação de ativo imobilizado, entre outras. Antes de iniciar o cadastro de uma nota devem ser informados os campos: Filial, Cliente/Fornecedor, Numero e série da nota e Operação, sendo estes encontrados na parte superior da interface. Nestes campos há a opção de pesquisa através do botão Pesquisa (F2) e também a opção de atalho para o cadastro através do botão. Após a definição destes campos, deve-se prosseguir com o preenchimento dos campos seguintes na aba Dados Principais. Dados Principais Nesta aba há a possibilidade de consultar informações adicionais do cliente ou da operação fiscal, através do clique no botão, onde serão apresentadas informações como: CPF/CNPJ do cliente, tipo de pessoa, ramo de atividade, função da operação fiscal, tipo de pagamento, tipos de movimentos a serem gerados e se a operação emite nota fiscal eletrônica. O preenchimento dos campos apresentados na imagem acima são obrigatórios quando os mesmos estiverem habilitados.

4 O campo Modelo nota fiscal deve apresentar o código do modelo da nota a ser cadastrada, sendo que quando o modelo selecionado for 55 ou 57 será apresentado ao lado do campo o botão onde o usuário deve seleciona-lo para informar a chave de acesso. Esta interface também pode ser utilizada como consulta para situação da nota e da chave de acesso de notas fiscais já emitidas ou já cadastradas no sistema. Cálculo de tributos A seguir são apresentados os valores de impostos das notas fiscais que devem ser preenchidos conforme os valores da nota fiscal a ser cadastrada. Estes valores são validados pelo sistema conforme os valores dos tributos adicionados aos itens da nota e são apresentados conforme a imagem abaixo. O botão ao lado da base de ICMS apresenta um atalho para visualização de outras bases de ICMS, caso haja na nota a ser cadastrada, sendo que na tela principal serão apresentados somente os valores de base de cálculo, alíquota e valor de ICMS da primeira base de ICMS. E para consulta ou alteração das outras bases deve-se utilizar do botão de atalho para a interface de Bases e valor de ICMS.

5 O valor de desconto deve ser adicionado na interface de desconto acessada através do botão de atalho ao lado do campo. Sendo que o valor a ser adicionado será o Valor desconto proporcional que será rateado proporcionalmente entre os itens adicionados na nota, e que somado com o valor de desconto adicionado em cada item, que é preenchido automaticamente conforme a adição dos itens na nota, resulta no Total de descontos da nota. Os valores de outras despesas, Base de calculo de IPI e Valor de IPI, também são adicionados nos botões de atalho ao lado dos respectivos campos e também são validados conforme o valor adicionado nos itens. Veja também: Adicionando itens. No calculo de ISSQN os valores de mão de obra e mão de obra de terceiros devem ser preenchidos nos respectivos campos e serão validados com o valor total dos serviços adicionados na nota fiscal. Veja também: Serviços. Ao passar pelo campo Alíquota ISSQN o mesmo será preenchido com o percentual definido nos parâmetros do sistema, encontrado em: Módulo PG Parâmetros Parâmetros do sistema Aba AT Página 1 Alíquota de ISS, sendo que é permitido alteração do mesmo diretamente na interface de cadastro de notas, onde se for realizada alteração da alíquota o valor do imposto é automaticamente recalculado. Pode-se também realizar a consulta dos valores calculados através do botão encontrado ao lado do campo Valor ISSQN, ao clicar no botão é apresentada uma janela onde é possível conferir os parâmetros de calculo do imposto, apresentada da seguinte forma:

6 Frete FOB e Transportador Caso a nota a ser cadastrada for uma nota de entrada com função compra, serão habilitados campos para lançamento de frete FOB, Ao marcar o campo Lança Frete Fob será habilitado o botão Detalhamento do Frete Fob. Ao clicar no botão será apresentada uma janela para consulta e lançamento dos conhecimentos de frete. Para adicionar um conhecimento de Frete à nota que está sendo cadastrada deve-se clicar no botão Cadastrar Frete Fob, e será aberta a tela EP050 Cadastro de Frete Fob, as notas cadastradas nesta tela serão automaticamente adicionadas à tela anterior. Caso a nota a ser cadastrada for uma saída serão habilitados os campos para definição do transportador. Se o campo código for mantido com o valor 0 (zero) o transportador será definido como o próprio cliente, isso é devido a obrigatoriedade exigida pelo governo de apresentar os dados

7 do cliente no lugar de O Mesmo, há também a possibilidade de pesquisar um transportador já cadastrado através do botão Pesquisa(F2) ou cadastrar outro através do botão de atalho. O botão abaixo do campo Nome/Razão Social mostra os dados adicionais do transportador que serão impressos na nota fiscal, ao pressionar o botão o mesmo abrirá uma janela contendo os seguintes dados: Caso o transportador utilizado já esteja cadastrado no sistema os dados serão automaticamente buscados na janela. Dados adicionais Nesta aba são contidos campos de informações adicionais da nota cadastrada, sendo alguns de preenchimento obrigatório. O campo Pedido deve conter o código do pedido de compra da nota fiscal, caso haja. O campo Número da OS apresenta o número da ordem de serviço que está vinculada a nota fiscal, quando estiver sendo consultada uma nota fiscal emitida através de ordem de serviço, sendo que esta ordem de serviço deve estar cadastrada no sistema e ser válida.

8 Os campos Valor PIS e Valor COFINS devem conter o somatório do valor de PIS e COFINS adicionado nos itens da nota. Os campos Valor PIS mão de obra e Valor COFINS mão de obra devem conter o somatório do valor de PIS e COFINS adicionado nos serviços da nota. O campo Centro de consumo é de preenchimento obrigatório, sendo que deve conter o código do centro de consumo da nota cadastrada, sendo possível realizar pesquisa através do botão Pesquisar (F2). No campo Valor crédito ICMS deve ser informado o valor referente ao valor do crédito de ICMS super simples, sendo este valor rateado proporcionalmente entre os itens. Sendo este campo utilizado no cadastro de notas de compra em que os fornecedores são cadastrados no simples nacional ou em notas de venda em que a filial está cadastrada como micro empresa. O campo Código PPA nota será visível somente para clientes que utilizam bandeira FORD e VOLKSWAGEN e no mesmo deve-se definir o código do PPA referente a nota cadastrado, sendo o preenchimento deste campo obrigatório. Notas fiscais relacionadas Caso esteja sendo feito cadastro de notas ficais de complemento ou notas fiscais de ajuste, o campo Finalidade da nota fiscal deve ser preenchido com a devida finalidade, sendo que quando uma nota é definida como nota fiscal de ajuste ou nota fiscal de complemento é possível realizar relacionamento desta nota com outras já cadastradas/emitidas pelo sistema, este processo é realizado através do botão. Ao ser pressionado, será apresentada uma janela onde deve-se digitar os campos referentes a nota fiscal a ser relacionada e pressionar o botão Adicionar para lista-la na lista abaixo e vincular a mesma a nota que está sendo cadastrada. É possível relacionar mais que uma nota fiscal à nota fiscal que está sendo cadastrada, também é possível realizar busca das notas já existentes no sistema através do botão F2.

9 Retenções e observações No grupo de campos retenções devem ser definidos os valores das retenções de PIS, CSLL, ISS, IR e INSS caso haja. IMPORTANTE: estes campos não fazem nenhum tipo de validação e alteração nos valores das notas a serem cadastradas, pois as notas podem já conter estes valores reduzidos, então mesmo a marcação do campo Deduz IR do total da nota não irá influenciar nos valores de calculo da nota fiscal. As informações contidas no campo observações serão automaticamente impressas nas observações das notas fiscais ou nos dados adicionais das DANFES, assim como as informações contidas no campo observação corpo da nota serão dispostas logo abaixo dos itens na impressão. Vencimentos Nesta aba é definida a forma de geração dos títulos da nota a ser cadastrada. Ao definir o código da condição de pagamento, os campos Portador e Quantidade de parcelas são automaticamente preenchidos conforme os dados informados no cadastro da condição de pagamento. Caso seja definida uma condição de pagamento especial, o campo quantidade de parcelas se tornará editável para definição da quantidade de parcelas desejadas. Após definição da forma de pagamento deve-se clicar no botão Gerar para que as parcelas sejam listadas conforme figura abaixo.

10 As parcelas têm os valores calculados e divididos igualmente, caso não seja possível divisão inteira do valor da nota o valor restante é adicionado na ultima parcela. Após a geração das parcelas os campos de definição dos vencimentos são desabilitados, sendo que para redefini-los deve-se clicar no botão Limpar e gerar novamente as parcelas com os novos parâmetros. É possível realizar edição em parcelas específicas dos vencimentos através de duplo clique na parcela desejada, ao fazê-lo é expandida a interface de forma a apresentar campos para alteração das parcelas, assim como na imagem abaixo. Assim que o valor de uma parcela é alterado e o botão Modificar é pressionado, as parcelas próximas à editada tem seus valores recalculados conforme o novo valor da parcela alterada.

11 Itens Nesta aba são adicionados os itens que compõem a nota fiscal. A tela é apresentada incialmente da seguinte forma: O botão de atalho ao lado do campo Código do item permite ao usuário realizar o cadastro de um novo item ou consultar seu cadastro tanto pelo catálogo básico, quanto pelo catálogo especifico. O botão de expansão sinalizado na imagem como número 1 (um) ao ser pressionado desloca a interface para baixo apresentando o botão de controle de foco. Veja também: Processo de controle de foco. O botão de expansão sinalizado na imagem como número 2 (dois) ao ser pressionado desloca a interface para baixo apresentando os campos de consulta e adição de itens. Veja também: Adicionando itens. Adicionando itens Ao digitar um código de item válido no campo código do item a interface será automaticamente expandida apresentando os campos para adição do item.

12 A descrição do item será apresentada logo abaixo do código, e a unidade de medida será buscada do cadastro de item e informada automaticamente no devido campo. Após a definição da quantidade e do valor unitário, o campo Valor total bruto será calculado automaticamente, assim como os campos Valor de seguro, Valor Frete, Valor frete FOB, Valor IPI, Valor ICMS substituído e Desconto proporcional. Sendo estes valores calculados conforme os dados informados na aba Dados Principais e os tributos do item calculados conforme a tributação definida em seu cadastro. IMPORTANTE: Também há a possibilidade, na adição de um item, de informar a quantidade e o valor total bruto, sendo que o sistema irá calcular automaticamente o valor unitário. Este processo é realizado através do controle de foco. Veja também: Processo de controle de foco. Os campos Percentual de Desconto e Valor de Desconto são interdependentes e calculados conforme o valor unitário, sendo que quando informado um percentual de desconto o valor de desconto é calculado automaticamente, da mesma forma que quando informado um valor de desconto o campo percentual de desconto é calculado automaticamente. O campo valor líquido apresentará o valor conforme as adições ou subtrações de valores definidos no processo de adição do item, como na imagem abaixo. O campo Natureza possibilita a alteração da natureza de itens da nota cadastrada, o campo traz automaticamente a natureza da cabeça da nota fiscal para o item, se o item tiver substituição tributária e no cadastro da operação, o campo natureza de substituição tributária estiver preenchido a natureza de substituição tributária será adicionada ao campo.

13 Caso seja necessário realizar alteração manual da natureza do item deve-se desmarcar o campo Natureza automático, feito isso o campo natureza se tornará livre para edição. O campo natureza tem opção de pesquisa através do botão Pesquisar (F2) e aceita somente naturezas já cadastradas no sistema. IMPORTANTE: A funcionalidade de alteração da natureza do item tem como objetivo possibilitar a adição de itens de estoque e itens de uso e consumo na mesma nota fiscal. O campo Classificação Fiscal será alimentado com a classificação cadastrada para o item no catálogo básico, caso esta informação não conste no cadastro do item o campo será mantido em branco devendo o usuário informar a classificação fiscal no momento da adição do item na nota. Caso seja adicionado um item sem classificação fiscal será apresentada uma mensagem informando o usuário e para que o item seja adicionado a mensagem deve ser confirmada. Também são apresentados botões de atalho para consultas e lançamentos especiais dos itens. O botão Histórico Item por Cliente é um atalho para a janela de histórico de itens do módulo EP, podendo nela serem consultadas as compras e as vendas de um determinado item para um determinado cliente/fornecedor. O botão Dados do PPA será visível somente para clientes que utilizam bandeira FORD ou VOLKSWAGEN, nele deve ser informado o código do PPA do item, podendo ser o mesmo lançado na aba Dados adicionais, ou podendo ser editado. O botão Pedido de Compra vincula o item a ser adicionado ao pedido de compra do item, cadastrado no módulo Compras.

14 O campo Número do pedido possui opção de pesquisa através do botão F2, e assim que preenchido, automaticamente completa os campos sequencia do item e Quantidade, permitindo alteração caso necessário. O botão Lançamento de Lote vincula a movimentação do item feita na nota que está sendo cadastrada ao lote do item cadastrado no Módulo EP. Ao pressionar o botão é apresentada uma janela onde se deve informar o código do lote. Ao informar o Id lote os campos Descrição, Quantidade e Validade são automaticamente preenchidos, onde somente o campo quantidade permite alteração. Após definir os campos basta clicar no botão adicionar que o lote será listado abaixo, o que possibilita o vinculo do item a mais que um lote na mesma nota fiscal. O botão é habilitado somente em notas fiscais de saída, sendo que ao ser pressionado ele busca os lotes com data de validade mais próxima e que atendam a quantidade de itens solicitada e os adiciona automaticamente para o item, facilitando o processo de lançamento de lote.

15 Detalhamento dos tributos O botão Detalhamento dos tributos na aba Itens apresenta detalhadamente os parâmetros e valores da tributação do item que está sendo adicionado/editado. Ao pressionar o botão é aberta uma janela que demonstra os dados separados em abas, que se apresenta da seguinte forma: IMPORTANTE: Em todas as abas da janela é apresentado o campo Lançamento Automático, este campo define que os parâmetros da tributação do item foram buscados automaticamente pelo sistema, sendo que qualquer alteração realizada nesta janela pelo usuário, seja de valores ou parâmetros, desmarca o campo e define a origem da tributação da nota como feita com lançamento manual.

16 Lançamento Automático O lançamento automático é apresentado inicialmente na tela de detalhamento dos tributos, este tipo de lançamento busca os parâmetros de tributação cadastrados no catálogo específico do item, dentre estes o grupo de alíquotas de ICMS e os grupos de tributação de entrada e saída de PIS, COFINS, ICMS e IPI. Na parte superior da tela, abaixo do campo Lançamento Automático, será apresentado o campo Tributação, que mostrará o código da tributação que o item está utilizando. O botão deste campo apresenta uma janela onde é possível conferir as informações adicionais da tributação selecionada. Voltando a tela de detalhamento dos tributos, abaixo do campo Tributação é apresentado o campo Código da situação tributária (CST), sendo este buscado do cadastro da tributação que está sendo utilizada, porém podendo ser alterado. As alterações neste campo Não terão efeito direto sobre os valores calculados dos impostos e mudará o tipo de tributação do item para lançamento manual.

17 A seguir são apresentados os valores calculados para o item: O botão ao lado dos campos de base de calculo informam quais outros valores o sistema utilizou-se no calculo da base, por exemplo a adição de valor de frete na base de calculo de ICMS (caso a tributação do item esteja parametrizada de forma a considerar o frete), então através do clique no botão será apresentada uma janela listando os valores usados no calculo da base.

18 Estes botões são apresentados somente na aba ICMS, sendo que nas outras abas esta listagem é feita logo à direita dos campos dos valores. Como mostra a imagem a seguir da aba de IPI. IMPORTANTE: Esta listagem de valores é possível somente quando a tributação é feita com Lançamento Automático, sendo que quando for alterada para lançamento manual a listagem e os botões de atalho serão excluídos da interface. Caso alguma alteração indesejada ocorra, o botão Sair no canto inferior direito da tela permite ao usuário sair sem considerar as alterações, sendo que o botão confirmar possui a ação contrária. Lançamento Manual A interface de detalhamento de tributos permite realizar alteração manual de valores dos tributos ou alterar os grupos de tributação para outros já cadastrados pelo sistema, isso é feito a partir do lançamento manual. Um item pode ter seus tributos definidos como lançamento manual de duas formas, a primeira é desmarcando o campo Lançamento automático, e a segunda é realizando qualquer alteração em qualquer campo da interface.

19 Quando um item é definido como tributado manualmente a interface de detalhamento de tributos será apresentada como na imagem abaixo. Os campos Grupo Tributação, Código Tributação e o botão Recalcular serão apresentados na interface. Através destes campos é possível o usuário definir tributações diferenciadas para o item baseado nas já cadastradas no sistema. Ao informar um grupo de tributação no campo Grupo Tributação e clicar no botão recalcular o sistema buscará as informações de tributação conforme as cadastradas no grupo selecionado, alterando a tributação, o código da situação tributária, as mensagens e os valores calculados inicialmente para o item. Esta opção possibilita tributar, por exemplo, ICMS ST a um item que não possuía valor de ST inicialmente, o que não é possível através da alteração do código de tributação, pois os parâmetros de ICMS substituído encontram-se somente no grupo de tributação. O campo Código Tributação apresenta a mesma função do Grupo Tributação, mas somente a tributação utilizada, sendo que ao mudar o código da tributação os valores de ICMS ST poderão ser alterados somente de tributado para não tributado, e não vice-versa, pois o código da tributação não possui os parâmetros para tributação de substituição tributária. Há ainda a possibilidade de inserir valores para tributação do item e recalcular os impostos conforme os novos valores inseridos, por exemplo, alterar uma alíquota de ICMS de 18% para 17% e inserir também um percentual de redução de base de calculo de 10% para que o sistema calcule o novo valor de ICMS. Para isto deve-se alterar os valores diretamente em seus

20 respectivos campos, deixar os campos Grupo Tributação e Código Tributação em branco e pressionar o botão Recalcular, sendo que neste caso o sistema irá pegar a base de ICMS que já estava informada, reduzir conforme o percentual de redução de base que o usuário informou manualmente no campo e calcular o valor com base na nova alíquota informada pelo usuário. Caso alguma alteração indesejada ocorra, o botão Sair no canto inferior direito da tela permite ao usuário sair sem considerar as alterações, sendo que o botão confirmar possui a ação contrária. Editando itens Caso haja necessidade de consulta ou alteração de valores dos itens já adicionados em uma nota é possível editar os itens através de duplo clique no item desejado na lista, após isso a interface será expandida e os dados do item serão apresentados nos campos, assim como na adição, será possível verificar os pedidos de compra, os lançamentos de lotes, etc. O botão Adicionar será alterado para Modificar e desde que a nota não esteja atualizada será possível realizar modificações em qualquer valor do item. Há não ser pelo campo Natureza, sendo que uma vez que o item é adicionado este campo torna-se desabilitado.

21 Controle de foco É possível realizar personalização da passagem de foco entre os campos da interface na aba Itens, isso auxilia a tornar o processo mais ágil para o usuário de forma a descartar o foco em campos que normalmente não são utilizados, ou definir passagem de foco em campos que são utilizados frequentemente. Este processo é realizado através do botão Controle de Passagem de Foco que é apresentado na tela quando o botão de expansão localizado no canto superior direito é pressionado. O botão Controle de Passagem de Foco, quando pressionado, apresenta uma janela onde é possível definir se um determinado campo da aba Itens terá, ou não, passagem de foco. Sendo que os campos marcados serão os que terão passagem de foco. As alterações realizadas nesta tela são mantidas na máquina, portanto, uma vez que a sequencia de foco é alterada o usuário não precisa alterá-la novamente cada vez que entra no sistema.

22 Há também a possibilidade de fazer a digitação do Valor total bruto de um item no seu lançamento, através da marcação do campo Valor total bruto na janela de controle de foco. Isso faz com que o sistema calcule o valor unitário automaticamente, com base no valor total bruto digitado e a quantidade do item, isso é utilizado no cadastro de notas que contenham itens onde o valor unitário multiplicado pela quantidade diverge do valor total bruto. Somente um destes campos pode ter marcação, pois o sistema deve calcular um destes valores automaticamente. Rateio em notas fiscais Durante a adição de itens na nota, é realizado um processo de rateio proporcional dos valores digitados nos dados principais da nota, como valores de frete, seguro, despesas, desconto, etc. Veja também: Dados principais. Conforme os itens são adicionados estes rateios são recalculados, o que torna o processo de adição mais lento. A fim de tornar o processo de adição mais ágil em notas com grande quantidade de itens foi criado o campo Efetuar rateios somente no fechamento da nota, este campo é apresentado somente em notas que possuem mais que 15 (quinze) itens adicionados e é encontrado na parte superior da interface.

23 Quando marcado o campo apresenta uma mensagem de confirmação, informando ao usuário qual a ação do campo e seu objetivo. Sendo que todos os itens adicionados a partir da marcação do campo, não terão inclusão dos valores dos rateios em seu valor liquido, estes valores serão adicionados apenas após desmarcar o campo ou após gravar/atualizar a nota, adicionando a todos os itens inseridos após a marcação do campo seus respectivos valores de rateio. Serviços Há a possibilidade de adicionar serviços na nota fiscal que está sendo cadastrada, este processo é realizado através da aba Serviços. Primeiramente deve ser definido o campo Seção, sendo que o código da seção a ser digitado deve ser o código de uma seção válida cadastrada no sistema, é possível realizar pesquisa através do botão Pesquisar (F2). O campo Quantidade Horas deve ser preenchido com a quantidade de horas gastas na realização do serviço medido em horas centesimais. O campo Valor unitário deve conter o preço de cada hora de trabalho do serviço medido em reais.

24 E o campo Valor de desconto deve apresentar o valor do desconto aplicado ao serviço também medido em reais. Após adicionar o serviço será listado no campo abaixo apresentando seus valores, juntamente com os valores calculados dos impostos, sendo que os valores de PIS e COFINS são calculados somente em notas de saída cuja operação esteja definida para calcular PIS e COFINS para serviços (PG Dados fiscais Tipo de operação) levando em consideração as alíquotas cadastradas nos parâmetros do sistema no módulo PG, e o valor de ISSQN é calculado somente quando o campo alíquota ISSQN na aba Dados Principais estiver preenchido. Para adicionar serviços de terceiros na nota basta cadastrar um serviço utilizando a seção TER, a partir do descritivo desta seção o valor do serviço será considerado um valor de serviço de terceiros. O campo natureza é automaticamente preenchido na lista com a natureza de serviços do cadastro da operação utilizada na cabeça da nota que está sendo cadastrada.

25 Fechamento Na aba Fechamento são comparados os valores digitados pelo usuário durante o processo de cadastro da nota fiscal e os valores calculados pelo sistema conforme os valores dos itens e serviços adicionados na nota. Os valores que apresentarem diferença são demonstrados na cor vermelha, sendo que o valor calculado pelo sistema pode ser automaticamente atribuído ao campo de valor digitado caso o usuário queira, isto é feito através do botão ao lado do valor a ser atribuído. IMPORTANTE: Ao igualar os campos Valor PIS e Valor COFINS os valores são preenchidos nos campos de peças conforme os valores dos itens e nos campos de mão de obra conforme os valores dos serviços automaticamente não necessitando o usuário realizar calculo dos valores separadamente. Inicialmente na interface são mostradas apenas três bases e três valores de ICMS, caso a nota possua mais bases, o botão de expansão bases e valores restantes de ICMS. deslocará a interface para baixo apresentando as

26 O botão é um facilitador para atribuição de valores calculados, quando pressionado, atribui os valores calculados pelo sistema para todos os campos de valores digitados que se apresentam divergentes. O botão refaz todas as validações de valores, verifica se os campos obrigatórios apresentados durante o processo de cadastro foram preenchidos corretamente e caso não haja nenhum conflito, finaliza o processo de cadastro da nota no sistema e atualiza a nota. O botão é utilizado para fazer o processo de recalculo e reprocessamento de parâmetros dos itens que foram adicionados à nota, as ações desse processo são: seleção do item, seleção dos parâmetros, cálculo de custo, cálculo de imposto, rateios. Este processo é utilizado normalmente quando há alteração de parâmetros do sistema durante o processo de cadastro da nota, sendo que ao utilizar-se deste processo o usuário não precisa editar todos os itens da nota para que os novos parâmetros tenham efeito. IMPORTANTE: este processo tem duração proporcional à quantidade de itens da nota, sendo que pode levar uma quantidade de tempo significativa em uma nota que possua muitos itens. Após confirmação do processo será apresentada a seguinte mensagem: Caso esta mensagem seja confirmada o sistema não irá realizar o reprocessamento nos impostos de itens que tiveram lançamento manual, e os valores originais serão mantidos, caso negada, todos os impostos serão recalculados e os lançamentos manuais serão perdidos. IMPORTANTE: no fechamento da nota é possível fazer atualização de uma nota com valores divergentes entre o calculado e o informado, basta clicar no botão Atualizar que será gerada uma solicitação de liberação, se a mesma for aprovada a nota poderá ser atualizada.

27 Cadastro de notas fiscais de devolução Também é possível fazer cadastro de notas fiscais de devolução, onde o processo de cadastro é semelhante ao descrito nos itens anteriores, porem deve ser feita a seleção da nota de origem e a definição de quais itens e em quais quantidades os mesmos serão devolvidos. Isto pode ser feito de duas formas, a primeira é através da janela Dados da devolução, esta janela é apresentada através de um botão na aba Dados principais, sendo este botão visível somente quando a operação da cabeça da nota a ser cadastrada for uma operação de devolução. Após pressionar o botão a janela será apresentada. Nos campos Cliente/Fornecedor, Nota, Série e Operação devem ser definidos os dados da nota fiscal de origem, sendo que estes campos tem possibilidade de pesquisa através do botão F2.

28 O botão permite a visualização da nota de origem informada. Quando pressionado abre a interface de cadastro de notas fiscais para consulta dos dados da nota informada. Após a definição dos campos e adição da nota, a mesma será listada abaixo e os itens da mesma serão listados a direita. Para definir que um item será devolvido o campo Devolver deverá estar marcado como SIM, sendo que esta seleção pode ser feita item a item, através de duplo clique no item desejado na lista, sendo que automaticamente os campos Produto e Quantidade serão preenchidos com o item selecionado e sua quantidade na nota de origem, podendo esta ser alterada para um valor menor, para que seja feita uma devolução parcial do item. No caso de devolução parcial, a quantidade selecionada terá seus valores de impostos recalculados de forma que o usuário não precise editar o item para definir os impostos de uma quantidade menor do que a da nota de origem.

29 A seleção dos itens também pode ser feita com auxilio dos botões e, sendo que quando utilizado o botão Marcar Todos da Nota, todos os itens terão o campo Devolver definido como SIM e suas quantidades serão exatamente as mesmas da nota de origem. Também é possível fazer uma devolução de mais de uma nota de origem, basta adicionar a primeira nota, definir os itens a serem devolvidos, preencher os campos Cliente/Fornecedor, Nota, Série e Operação com os dados da segunda nota de origem e definir os itens a serem devolvidos na segunda nota. Ao pressionar o botão Confirmar os itens marcados para serem devolvidos serão adicionados automaticamente com suas devidas quantidades e valores na aba Itens. Outra forma de selecionar itens para devolução é na aba itens, ao digitar um código de item cadastrado no sistema no campo Código do Item, será aberta a janela de devolução simplificada, que também pode ser aberta através do botão NF Origem localizado na aba itens e visível somente quando estiver sendo cadastrada uma nota de devolução. A janela de devolução simplificada é apresentada da seguinte forma: Assim que aberta, a janela traz os dados da ultima nota emitida que contém o item digitado no campo Código do Item, se aberta através do botão não traz nenhuma informação. Nesta tela é necessário informar apenas os dados da nota de origem e qual a sequencia do item que deve ser devolvido. Após confirmar o item é adicionado à nota na mesma quantidade da nota de origem. O botão permite a visualização da nota de origem informada. Quando pressionado abre a interface de cadastro de notas fiscais para consulta dos dados da nota informada.

30 Os itens adicionados como devolução terão o calculo de impostos baseado na nota de origem, isso é demonstrado no detalhamento dos tributos do item no campo Origem da tributação. O seguimento do processo é realizado de forma semelhante ao cadastro de notas de compra/venda descritos nos itens Dados Principais até Fechamento. Veja também: Processo de cadastro de notas fiscais. Cadastro de notas com itens do ativo imobilizado O cadastro de notas fiscais com itens do ativo imobilizado é realizado de duas formas, cadastrando uma nota que tenha operação de movimentação de imobilizado, ou lançando uma natureza de imobilizado na aba itens, então mesmo com uma nota de operação de normal podem ser cadastrados itens imobilizados. Quando uma natureza de imobilizado é definida, o campo Código do Item, na aba Itens é substituído pelo campo Bem do Imobilizado. O botão é um atalho para abrir o cadastro de bem, caso seja necessário cadastrar o bem durante o processo. Após selecionar o bem a ser adicionado a nota o processo continua da mesma forma como um item é adicionado a nota, ao pressionar o botão Adicionar a interface de detalhamento de tributos será automaticamente aberta para que o usuário possa digitar manualmente os impostos do bem. Veja também: Lançamento manual. Os Bens adicionados à nota são listados na aba Bens, localizada a direita da aba Fechamento.

31 O seguimento do processo é realizado de forma semelhante ao cadastro de notas de compra/venda descritos nos itens Dados Principais até Fechamento. Veja também: Processo de cadastro de notas fiscais. Cadastro de notas fiscais descritivas ou de despesa Para fazer cadastro de notas fiscais descritivas ou de despesa o campo Nota fiscal com itens descritivos deve estar marcado, este campo é encontrado na parte superior da interface. Ao iniciar o processo de cadastro com o campo marcado, caso seja uma nota fiscal de despesa o campo Tipo de despesa da aba Dados Principais deve ser preenchido. Na aba itens o campo Código do item não terá nenhum tipo de validação em relação se o item está cadastrado no sistema, e o campo Descrição do item se tornará editável, de forma ao usuário poder digitar o código e a descrição do item ou despesa que está cadastrando na nota. Ao tentar adicionar o item, a interface de detalhamento de tributos será aberta para que o usuário possa digitar manualmente o valor dos impostos. Veja também: Lançamento manual. O seguimento do processo é realizado de forma semelhante ao cadastro de notas de compra/venda descritos nos itens Dados Principais até Fechamento. Veja também: Processo de cadastro de notas fiscais.

32 Importação de Nota Fiscal através do arquivo de XML Para facilitar o cadastro de Notas Fiscais foi realizada a importação de Notas Fiscais através do arquivo de XML. Antes de iniciar a importação do arquivo devem ser informados os campos: Filial, Cliente/Fornecedor, Numero e série da nota e Operação, sendo estes encontrados na parte superior da interface. Após a definição destes campos, poderá ser selecionado o arquivo de XML através do botão, localizado na aba Dados principais. Onde será apresentada a seguinte mensagem:

33 Caso seja pressionado Não o sistema irá cancelar o processo de importação do XML, caso contrário o usuário assume a responsabilidade de conferência dos itens, seus valores e da nota fiscal, pois podem ocorrer casos onde o XML esteja com valores incorretos, visto que a SEFAZ faz conferência de apenas alguns valores no XML. Após confirmação será aberta a seguinte janela para seleção do XML a ser importado: Ao selecionar o XML o sistema irá fazer as seguintes validações: Se o CNPJ da Filial é igual ao CNPJ do cliente do XML; Se o CNPJ do Cliente/Fornecedor informado na cabeça da nota do T-Car é igual ao CNPJ do emitente do XML. Se o número da Nota Fiscal informado na cabeça da nota do T-Car é igual ao número da Nota Fiscal do XML. Se a série da Nota Fiscal informado na cabeça da nota do T-Car é igual à série do XML. Se a condição de pagamento (a vista/a prazo) informado na operação fiscal do T-Car é igual à condição de pagamento do XML. Caso alguns destes dados estejam diferentes o sistema irá alertar ao usuário, podendo escolher se irá continuar ou cancelar o processo de importação. Após realizar a importação o sistema irá salvar o diretório do arquivo XML. Após as validações realizadas o sistema exibirá a seguinte imagem, contendo todos os itens do XML.

34 Nesta tela serão relacionados os Códigos do XML com os Códigos do Sistema T-Car. O sistema irá sugerir automaticamente o código seguindo a seguinte ordem: 1. Quando houver um XML importado para o mesmo código de item do XML e Cliente/Fornecedor o sistema irá sugerir o código que foi relacionado anteriormente; 2. O código do XML for igual ao código do sistema. 3. O código do XML for igual ao código editado. 4. O código do EAN (código de barras) do XML for igual ao EAN do item. 5. O código do XML for igual ao código da fábrica localizado no catálogo básico. Quando o sistema encontrar relação entre o Código do XML e o Código Sugerido Sistema a linha será destacada em verde nestas colunas. O mesmo irá ocorrer para as colunas Descrição do XML e Descrição do Sistema, UN XML e UN Sistema. Quando o sistema não encontrar relação dos códigos é necessário informar manualmente através de duplo clique ou pressionar a tecla ENTER no item desejado, onde serão habilitados para edição os campos Código do Item, Unidade de Medida, Quantidade, Natureza e Tipo de Despesa conforme imagem abaixo:

35 IMPORTANTE: O campo Natureza será preenchido automaticamente através da operação fiscal informado na cabeça da Nota Fiscal. Divergências de valores Caso hajam divergências nos valores do XML e os valores do sistema (como diferença de base de ICMS, CST ICMS, alíquota de ICMS, etc.) será apresentada na interface uma lista com as divergências e os valores que as causam. Assim como na imagem a seguir. Há a possibilidade de bloquear a importação dos dados quando houver divergências através do parâmetro Divergências na importação do XML encontrado em: Módulo PG Parâmetros Parâmetros do sistema Aba PG Aba importação XML.

36 O parâmetro é apresentado da seguinte forma: Onde a primeira opção (A), alertará o usuário na hora da confirmação da importação caso hajam divergências; A segunda opção (B), impedirá a importação dos dados caso hajam divergências; E a terceira opção (N), não realizará nenhuma ação. IMPORTANTE: O parâmetro CST IPI para item descritivo que não possui CST na importação irá sugerir uma CST para itens de notas fiscais descritivas que não possuem CST. Porém este campo não possui verificação de CST válida. Após relacionar todos os códigos do XML com os códigos do sistema o sistema irá permitir a importação através do botão O seguimento do processo é realizado de forma semelhante ao cadastro de notas de compra/venda descritos nos itens Dados Principais até Fechamento. Veja também: Processo de cadastro de notas fiscais.

Documentação do processo de emissão de notas fiscais descritivas e imobilizado

Documentação do processo de emissão de notas fiscais descritivas e imobilizado Documentação do processo de emissão de notas fiscais descritivas e imobilizado Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR Sumário Emissão de notas fiscais com itens descritivos

Leia mais

Documentação do processo de cadastro de notas fiscais de veículos/implementos

Documentação do processo de cadastro de notas fiscais de veículos/implementos Documentação do processo de cadastro de notas fiscais de veículos/implementos Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Cadastro de Notas Fiscais

Leia mais

Documentação do processo de emissão de notas fiscais de veículos/implementos

Documentação do processo de emissão de notas fiscais de veículos/implementos Documentação do processo de emissão de notas fiscais de veículos/implementos Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Emissão de Notas Fiscais de

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Importador de Notas Fiscais Eletrônicas

Importador de Notas Fiscais Eletrônicas Importador de Notas Fiscais Eletrônicas Introdução O Processo ele funciona de acordo com uma nota técnica da SEFAZ (Nota Técnica 2014/002) que tem por finalidade importar no sistema automaticamente todas

Leia mais

Tributos sobre item em orçamento

Tributos sobre item em orçamento Tributos sobre item em orçamento Introdução Sempre pensando em inovação a Tecinco Informática, acrescentou na interface de Digitação de Orçamento no sistema TCar, o detalhamento dos tributos dos itens

Leia mais

Parametrização para Documentos Fiscais

Parametrização para Documentos Fiscais Parametrização para Documentos Fiscais O sistema da Ommega Data é interativo e permite realizar as configurações necessárias conforme a necessidade da sua empresa. É importante que as configurações sejam

Leia mais

Informativo de Versão 19.07

Informativo de Versão 19.07 Informativo de Versão 19.07 Índice Resulth Start... 2 Movimento PDV (Chamado 28079)... 2 ERP Receber... 3 Consultas de Vencimentos (Chamado 27491)... 3 Resulth Business... 5 Importação de XML de Conhecimento

Leia mais

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas Manual Entradas Entradas 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 4 FUNCIONALIDADE 4.1 Registrar Nota de Entrada 4.1.1 Manual (Entrada das informações manualmente) 4.1.2 Arquivo (Carregar o XML a partir

Leia mais

Processo de Balanço de Estoque (Inventário de Estoque)

Processo de Balanço de Estoque (Inventário de Estoque) Processo de Balanço de Estoque (Inventário de Estoque) Introdução O Inventário de Estoque (Balanço) é uma atividade realizada em determinados períodos de tempo, em que todos os itens do estoque são contados,

Leia mais

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES REALIZADAS NO SISTEMA T-CAR

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES REALIZADAS NO SISTEMA T-CAR SÍNTESE DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES REALIZADAS NO SISTEMA T-CAR NOVOS RECURSOS CONTROLE DE VENDAS POR LUCRATIVIDADE MÍNIMA Foram adicionados ao sistema os parâmetros Lucratividade Mínima (PG -> Parâmetros

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Alterações liberadas na semana 27/07 a 31/07

Alterações liberadas na semana 27/07 a 31/07 Alterações liberadas na semana 27/07 a 31/07 Possibilidade de indicar percentuais para as parcelas da condição de pagamento, assim poderá ser indicado 40% para a primeira parcela atendendo a solicitação

Leia mais

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21 ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright 2010-2014 Página 1 de 21 Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. Objetivo do Documento... 3 2. Detalhes explicativos de um pedido de inserção (PI) no sistema Pi

Leia mais

Natureza de Operação

Natureza de Operação Natureza de Operação Este recurso tem por objetivo cadastrar as naturezas de operação, onde poderão ser informadas diferentes nomenclaturas para definir as operações realizadas pela empresa, pois no momento

Leia mais

Tutorial de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Tutorial de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica Tutorial de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica Passo 1 Abra o programa Emissor NFe, através do atalho em sua área de trabalho; Dica: Após a instalação da plataforma, será adicionado em sua área de trabalho

Leia mais

Faturamento - Pedido Vendas & Orçamento

Faturamento - Pedido Vendas & Orçamento Bruna Almeida 1.0 05/12/10 1 / 11 Bruna Almeida 1.0 05/12/10 2 / 11 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisão... 3 3. Objetivos... 4 4. Informações importantes... 4 5. Conteúdo... 4 Bruna Almeida 1.0 05/12/10

Leia mais

TUTORIAL CENTRAL DE COMPRAS DE CONSUMO - ROTINA 3422

TUTORIAL CENTRAL DE COMPRAS DE CONSUMO - ROTINA 3422 Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos Iniciais... 3 2. Cadastrar Produtos de consumo... 3 3. Realizar Pedido de Compra de Bem de Consumo... 5 4. Editar, Excluir ou Liberar um Pedido de Compra... 10

Leia mais

Emitir Notas (NFS-e) - Fly e-nota

Emitir Notas (NFS-e) - Fly e-nota Emitir Notas (NFS-e) - Fly e-nota 1. Como emitir Notas Fiscais no Fly e-nota Para emissão de NFS-e, é necessário que o prestador esteja devidamente autorizado a realizar este processo. Após acessar o módulo

Leia mais

Importação de NF-e (Entrada)

Importação de NF-e (Entrada) Importação de NF-e (Entrada) Procedimentos para Importar Nota Fiscal de Entrada por XML A importação de notas de entrada pode ser efetuada através do arquivo XML referente a uma nota de saída do fornecedor,

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Rateio por Despesas por Contas Contábeis

Rateio por Despesas por Contas Contábeis Rateio por Despesas por Contas Contábeis Introdução É possível efetuar configuração no sistema para que a contabilização das despesas seja rateada entre departamentos/centros de custo, de acordo com percentuais

Leia mais

- Série: (3) utilizar a mesma que consta na DANFE que está ao lado do número da NF.

- Série: (3) utilizar a mesma que consta na DANFE que está ao lado do número da NF. Versão 1.0.0.0 21/03/2018 Transferência de Conhecimento Franqueados Getway Entrada de NF Um dos pontos importantes para que a geração do SPED seja feita de forma correta é necessário que façamos as entradas

Leia mais

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Prosis Informática Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Digite o usuário ADM, digite a senha ADM e clique em entrar. TELA PRINCIPAL FINANCEIRO 1-

Leia mais

Análise de Sugestão de Compra

Análise de Sugestão de Compra Análise de Sugestão de Compra Introdução O sistema possui a função para análise de sugestão de compra que permite a geração de pedidos de compra com maior eficiência e praticidade, através dos dados detalhados

Leia mais

Como cadastrar um produto, e o que é necessário para um cadastro correto. Controle de estoque > Tabelas gerais > produtos > acesso a dados gerais

Como cadastrar um produto, e o que é necessário para um cadastro correto. Controle de estoque > Tabelas gerais > produtos > acesso a dados gerais Estoque Como cadastrar um produto, e o que é necessário para um cadastro correto. Cadastro de Produto Controle de estoque > Tabelas gerais > produtos > acesso a dados gerais Os campos destacados acima

Leia mais

Lançamento de Serviços de Terceiros em Ordem de Serviços

Lançamento de Serviços de Terceiros em Ordem de Serviços Lançamento de Serviços de Terceiros em Ordem de Serviços Introdução O sistema possui funcionalidade para relacionamento de serviços de terceiros realizados em ordens de serviço, esse serviço pode ser lançado

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DEVOLUÇÃO COM REFERENCIA NFE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DEVOLUÇÃO COM REFERENCIA NFE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DEVOLUÇÃO COM REFERENCIA NFE Este manual tem como finalidade instruir a utilização da tela de Devolução com Referência NFE. OBS.: AS CORES DESTACADAS CORRESPONDEM AS CORES DESTACAS

Leia mais

Como Cadastrar Produto? - FS12

Como Cadastrar Produto? - FS12 Como Cadastrar Produto? - FS12 Sistema: Futura Server Caminho: Cadastros>Estoque>Produto Referência: FS12 Versão: 2018.04.26 Como funciona: O menu Cadastro de Produto é utilizado para registrar os produtos

Leia mais

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 2 3. Cadastro de produtos (1068)... 2 4. Cadastro de produtos

Leia mais

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10 V E R S Ã O 0 9. 0 0 1 B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E 1 2 8 A 10 2 de 22 Novidades/Melhorias ERP Solution Versão 09.001 1. Visualização do detentor do imóvel na Consulta de Clientes....

Leia mais

Para cadastrar os produtos acesse o caminho indicado acima, clique em F2 Novo e o sistema abrirá a tela abaixo:

Para cadastrar os produtos acesse o caminho indicado acima, clique em F2 Novo e o sistema abrirá a tela abaixo: Como FS12 Cadastrar Produto? - Sistema: Futura Server Caminho: Cadastros>Estoque>Produto Referência: FS12 Versão: 2017.07.31 Como funciona: O menu Cadastro de Produto é utilizado para registrar os produtos

Leia mais

Troca por Produto. Introdução. Atalho. Introdução Filtros Troca por Produto

Troca por Produto. Introdução. Atalho. Introdução Filtros Troca por Produto Troca por Produto Atalho Introdução Filtros Troca por Produto Introdução Através desta rotina será possível realizar o lançamento de devoluções ou crédito ao cliente. Desta forma, para cada troca lançada,

Leia mais

Como Cadastrar Grades de Produtos no Futura Server? FS13. Sistema: Futura Server. Caminho: Cadastros>Estoque>Grade de Produtos.

Como Cadastrar Grades de Produtos no Futura Server? FS13. Sistema: Futura Server. Caminho: Cadastros>Estoque>Grade de Produtos. Sistema: Futura Server Caminho: Cadastros>Estoque>Grade de Produtos Referência: FS13 Versão: 2018.11.05 Como funciona: A Grade de Produtos geralmente é utilizada por lojistas, porque nela é possível cadastrar

Leia mais

Conciliação de Movimentos Contábeis

Conciliação de Movimentos Contábeis Conciliação de Movimentos Contábeis Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR 1 Sumário Introdução... 3 Funcionalidade... 3 Filtros... 3 Utilização... 4 Movimentos Conta Principal...

Leia mais

Melhorias CT-e. 1. Importar mais de uma nota fiscal

Melhorias CT-e. 1. Importar mais de uma nota fiscal Melhorias CT-e 1. Importar mais de uma nota fiscal Foi adicionada no sistema a opção de importar mais de uma nota fiscal, sendo importada nota por nota ou uma pasta inteira. 1.1. Importando nota por nota:

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E107A9 Jéssica Pinheiro 20/01/2016 2/24 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Envio de cópia de e-mail.... 3 2. Bloqueio de emissão de cupom fiscal com

Leia mais

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO COMPRADOR. Sumário

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO COMPRADOR. Sumário Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO COMPRADOR Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 2 3. Consulta de notas fiscais (1057)... 2 4. Cadastro de Produtos

Leia mais

Manual de Operações. Nota Fiscal Eletrônica Serviços

Manual de Operações. Nota Fiscal Eletrônica Serviços Manual de Operações Serviços 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Utilizando o sistema... 4 2.1 Acesso e Login... 4 2.2 Validar Nota Fiscal... 6 2.3 Gerenciar Autorizações... 7 2.4 Personalizar... 8 2.5 Tomadores

Leia mais

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML MANUAL DO USUÁRIO Horussoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br MENU: -Contas à pagar - Registro de Entrada de Mercadorias com

Leia mais

Manual De Entrada de Mercadoria Sem Ordem de Compra.

Manual De Entrada de Mercadoria Sem Ordem de Compra. Manual De Entrada de Mercadoria Sem Ordem de Compra. Acessar o menu inicial do Sistema Zenthi, conforme imagem abaixo e acessar o programa 832 Entrada de Mercadoria Sem Ordem de Compra. O procedimento

Leia mais

LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA

LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA Apucarana 2014 LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Apucarana FAP,

Leia mais

Tipo de Movimento de Entrada e Saída

Tipo de Movimento de Entrada e Saída Tipo de Movimento de Entrada Procedimentos de Configuração, para Parametrizar o SISGEM com os Tipos de Movimentações. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15

Leia mais

Informativo Cadastros de Clientes. Cadastros de Produtos: GTIN. Cadastro de Produtos

Informativo Cadastros de Clientes. Cadastros de Produtos: GTIN. Cadastro de Produtos Informativo - 180.0 Com o intuito de fornecer as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Farma Softpharma que foram aplicadas no release

Leia mais

Table of Contents. WinThor 7. Index Cadastrar... Tributação de PIS/COFINS

Table of Contents. WinThor 7. Index Cadastrar... Tributação de PIS/COFINS Table of Contents WinThor 7 1 40 - Tributação... 7 4001 - Cadastrar... Tributação de PIS/COFINS 7 Visão Geral... 8 Validações Importantes... 12 Ações mais... Comuns 12 Incluir Tributação... PIS/COFINS

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

Manual: Tela de Recebimento de Compra

Manual: Tela de Recebimento de Compra GESTÃO COMERCIAL Manual: Tela de Recebimento de Compra HorusSoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br 1. Funcionalidades da tela a) Permite o recebimento de compra, de itens para revenda e consumo,

Leia mais

mail/cash? - FCSH10.4

mail/cash? - FCSH10.4 Como Enviar XML por mail/cash? - FCSH10.4 E- Sistema: Futura Cash Caminho: Cadastros>Fiscal>Envio de XML por e-mail Referência: FCSH10.4 Versão: 2015.9.18 Como Funciona: Está tela é utilizada para enviar

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6 SUMÁRIO 1. Conhecendo o sistema... 3 2. Certidões Negativas... 5 2.1 Cadastros das certidões... 6 2.2 Exclusões de Negativas cadastradas com erro... 7 3. Geração de Anexo de Nota Fiscal... 8 3.1. Como

Leia mais

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Sistema: Futura NFE Caminho: Cadastro>Fiscal>Fundo de Combate a Pobreza Referência: FN13 Versão: 2017.01.16 Como funciona: A tela de Sys Fundo de Combate

Leia mais

TUTORIAL SIMULAR PRECIFICAÇÃO PRODUTOS IMPORTADOS

TUTORIAL SIMULAR PRECIFICAÇÃO PRODUTOS IMPORTADOS Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Pesquisar e Precificar Produto... 3 2.1 Aplicar Preço Futuro... 3 2.2 Aplicar Venda Externa... 10 2.3 Aplicar Preço Sugerido... 12 2.4 Analisar

Leia mais

Documentação do processo de Balanço de Estoque

Documentação do processo de Balanço de Estoque Documentação do processo de Balanço de Estoque Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Pré-requisitos para o balanço de estoque... 3 Diminuir ao

Leia mais

Novidades Versão 11.04a

Novidades Versão 11.04a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos Cereais, Produção, no Sistema de e no Módulo de Vendas que permitem melhorias no desempenho operacional

Leia mais

Entrada de Compras (Operação em Recusa)

Entrada de Compras (Operação em Recusa) Entrada de Compras (Operação em Recusa) A operação de recusa da nota de devolução deverá ocorrer na seguinte situação: Quando for realizada uma entrada de compras (Suprimentos > Estoque > Entrada de Compras),

Leia mais

SUMÁRIO

SUMÁRIO SUMÁRIO... 3... 3... 4... 5... 5... 14... 14... 18... 21... 27... 27... 30... 31... 32... 33... 35... 36... 37... 38... 39... 43 O acrônimo NF-e significa nota fiscal eletrônica, ou seja, um documento

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções?

Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções? Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções? Para realizar a importação dessas informações diretamente dos lançamentos já efetuados, acesse o módulo em Arquivo > Movimento

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Como acessar o Sistema...3 3. Cadastro de Notas...4 3.1. A digitação da Nota Fiscal

Leia mais

Cadastro de múltiplos documentos através do XML

Cadastro de múltiplos documentos através do XML Cadastro de múltiplos documentos através do XML Introdução O processo de importação de documentos fiscais que possuem XML foi otimizado na interface CF014 Cadastro de documento através de arquivo XML permitindo

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

TUTORIAL SIMPLES REMESSA BAIXANDO ESTOQUE

TUTORIAL SIMPLES REMESSA BAIXANDO ESTOQUE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Emitir Nota Fiscal Simples Remessa com Baixa no Estoque:... 2 2.1 Gerando Contas a Receber... 2 2.3 Sem Gerar Contas a Receber... 5 Apresentação

Leia mais

GESTÃO COMERCIAL Nota Fiscal de devolução e simples remessa

GESTÃO COMERCIAL Nota Fiscal de devolução e simples remessa GESTÃO COMERCIAL Nota Fiscal de devolução e simples remessa Horussoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br Menu da tela: Faturamento Nota Fiscal de devolução e simples remessa. Tela de nota fiscal

Leia mais

Manual Programa 832 Cadastro de entrada de mercadoria sem ordem de compra

Manual Programa 832 Cadastro de entrada de mercadoria sem ordem de compra Manual Programa 832 Cadastro de entrada de mercadoria sem ordem de compra Guia Dados da Nota Quadro Nota Fiscal Código de aviso no momento que é gravado a nota de entrada o código do aviso é gerado automaticamente

Leia mais

Sempre que encontrar esse botão, poderá acessar Manual Passo a Passo ou Guia de Referência, disponíveis para aquela janela.

Sempre que encontrar esse botão, poderá acessar Manual Passo a Passo ou Guia de Referência, disponíveis para aquela janela. ABA: PRODUTOS BOTÃO: ENTRADA DE PRODUTOS BOTÃO: IMPORTAR XML (NF-e) O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Dar entrada de produtos no sistema por meio de arquivo *.XML da NF-e Dar entrada de produtos

Leia mais

Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante

Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante Introdução O sistema possibilita diversas opções de recálculo de preços de venda, o Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante utiliza o preço

Leia mais

TUTORIAL IMPORTAÇÃO XML NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE ENTRADA

TUTORIAL IMPORTAÇÃO XML NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE ENTRADA TUTORIAL IMPORTAÇÃO XML NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE ENTRADA Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL DE IMPORTAÇÃO DO XML NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE ENTRADA A importação do

Leia mais

Importação XML NFE. Obs.: Se já realizava a importação pelo leitor do código de barras ignore o 1º Passo.

Importação XML NFE. Obs.: Se já realizava a importação pelo leitor do código de barras ignore o 1º Passo. Método: Pesquisa do arquivo xml. Importação XML NFE. Obs.: Se já realizava a importação pelo leitor do código de barras ignore o 1º Passo. Obs.: Este processo é para ser feito de CFOP para CFOP e não de

Leia mais

PRECIFICAÇÃO AUTOPEÇAS

PRECIFICAÇÃO AUTOPEÇAS Apresentação O módulo 45 Autopeças foi desenvolvido com a finalidade de atender as empresas que atuam no segmento de autopeças. E este tutorial descreve o processo da rotina 4502 Precificar Produtos possibilitando

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL CONTABIL MÓDULO 04

ROTEIRO OPERACIONAL CONTABIL MÓDULO 04 ROTEIRO OPERACIONAL CONTABIL MÓDULO 04 Datahouse Automação Rua Barão do Itaqui, número 55, sala 101, Bairro Passo D areia, Porto Alegre / RS 1 CRONOGRAMA CONTABIL MÓDULO 04 MÓDULO 04 - MOVIMENTOS CONTÁBEIS

Leia mais

Entrada de Mercadoria

Entrada de Mercadoria Entrada de Mercadoria Para cadastrar ou gerenciar uma Entrada de Mercadoria acesse o menu: Compras > Entrada de Mercadoria. Em seguida clique no botão 1 / 23 Dados da entrada No campo Fornecedor informe

Leia mais

NOTA2400 Consulta de Nota Fiscal. local 1 / 17. NOTA Consulta de Nota Fiscal

NOTA2400 Consulta de Nota Fiscal. local 1 / 17. NOTA Consulta de Nota Fiscal NOTA2400 Consulta de Nota Fiscal local 1 / 17 Este programa tem como finalidade consultar NF's emitidas pela revenda ou recebidas de fornecedores. Serão exibidos todos os dados da NF: capa, produtos, serviços,

Leia mais

Nota de Devolução Eletrônica

Nota de Devolução Eletrônica Nota de Devolução Eletrônica A Nota de Devolução Eletrônica é utilizada para efetuar devoluções ou trocas de mercadorias, quando passado o prazo de estorno de uma nota fiscal eletrônica ou simplesmente

Leia mais

Cadastro de Operação e CFOP

Cadastro de Operação e CFOP Flávia Bungi 1.1 01/08/2016 1 / 11 Flávia Bungi 1.1 01/08/2016 2 / 11 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisão... 3 3. Objetivos... 4 4. Conteúdo... 4 Flávia Bungi 1.1 01/08/2016 3 / 11 2. Revisão Revisão Data

Leia mais

PARÂMETROS DO ESTOQUE ETCAIEP00

PARÂMETROS DO ESTOQUE ETCAIEP00 PARÂMETROS DO ESTOQUE ETCAIEP00 Explicação: Por meio dos parâmetros de estoque é possível que a empresa defina a forma em que deseja que o controle do estoque seja realizado, bem como a composição dos

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização Autônomos Efetuadas diversas alterações e novas implementações nas rotinas de Autônomos. Com estas alterações, será possível criar eventos diversos de vencimento e desconto e lançá-los

Leia mais

Conciliação de Movimento / Extrato bancário

Conciliação de Movimento / Extrato bancário Introdução Conciliação de Movimento / Extrato bancário A conciliação de movimentos é um processo presente na maioria das empresas e trata da conferência das movimentações entre contas de diversas origens,

Leia mais

Lançamento de Documentos através da CF001

Lançamento de Documentos através da CF001 Lançamento de Documentos através da CF001 Introdução As interfaces para lançamento de documentos específicos nem sempre atendem as necessidades do usuário quanto a tributos, retenções ou valores de composição.

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS)

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Salas 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

Easy Linx - Partilha ICMS

Easy Linx - Partilha ICMS Easy Linx - Partilha ICMS Entrou em vigor no dia 01/01/2016 a Emenda Constitucional 87/2015 que altera a tributação para vendas Interestaduais com consumidor final. Será realizado a partilha da diferença

Leia mais

A3 Versão:

A3 Versão: A3 Versão: 2015.09.00 Este documento lista as alterações e as novas funcionalidades da versão, entre as quais se destaca: Melhorias na janela de Pesquisa de Produtos Nova rotina de Previsão de Contas Nova

Leia mais

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA VERSÃO 30.0.61 13 ÍNDICE 1. Pré-requisitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica... 3 2. Cadastros Iniciais... 3 2.1. Cadastro da Empresa... 3 2.2. Controle de Séries

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e)

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) Introdução A emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) abrange, exclusivamente, operações comerciais de venda de mercadoria ao consumidor

Leia mais

Código PPA. Introdução. Validação Código PPA para Ordem de serviço

Código PPA. Introdução. Validação Código PPA para Ordem de serviço Código PPA Introdução São código solicitados pela fábrica, pois quando é realizado uma entrada ou uma saída de itens que por solicitação da Fábrica necessitam conter esse código, pois o sistema TCar conta

Leia mais

O que é uma Nota Fiscal Complementar?

O que é uma Nota Fiscal Complementar? O que é uma Nota Fiscal Complementar? A NFe Complementar será emitida nos casos de: Reajustamento de preço em razão de contrato escrito ou de qualquer outra circunstância que implique aumento no valor

Leia mais

Pedido de Compra. Procedimentos para consultar e inserir um pedido de compra no SISGEM.

Pedido de Compra. Procedimentos para consultar e inserir um pedido de compra no SISGEM. Procedimentos para consultar e inserir um pedido de compra no SISGEM. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Consultar um Pedido de Compra 1.1

Leia mais

Manual. Explicativo Controle de Estoque

Manual. Explicativo Controle de Estoque Manual Explicativo Controle de Estoque Bsoft Internetworks 2012 Sumário **Cadastro**... 3 *Almoxarifado*... 4 *Destino de Uso*... 5 *Solicitante*... 6 *Grupos e Subgrupos de Produtos*... 7 *Marcas de Produtos*...

Leia mais

Tabloide. Criando tabloides

Tabloide. Criando tabloides Tabloide Os tabloides são listas de preços promocionais disponibilizados pelas Redes Associativas às suas associadas (farmácias). No Plugpharma o processo de gerenciamento dos tabloides é realizado através

Leia mais

Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial?

Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial? Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial? O que é preciso cadastrar para emitir uma Nota Fiscal? Para que você consiga fazer a emissão da sua nota corretamente é necessário alguns cadastros

Leia mais

CEST - Código Especificador da Substituição Tributária

CEST - Código Especificador da Substituição Tributária CEST - Código Especificador da Substituição Tributária CEST - Informações ao Usuário O Convênio ICMS 92, de 20 de agosto de 2015, instituiu em sua cláusula terceira o CEST (Código Especificador da Substituição

Leia mais

Retenções no Lançamento de Entrada de Serviços

Retenções no Lançamento de Entrada de Serviços Retenções no Lançamento de Entrada de Serviços Introdução No lançamento de notas de entrada de serviços, é possível efetuar o lançamento de retenções conforme a emissão da nota pelo fornecedor. O lançamento

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web Manual do Usuário Módulo de Contas a Pagar O ERP Brascomm oferece toda ferramenta necessária para a perfeita gestão do departamento de contas a pagar.

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.018 NOVID AD ES E MELHORIAS E112A9 Jessica Pinheiro 16/05/2016 2/18 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.018 1. Configuração de situação cadastral padrão para novos clientes.... 3 2.

Leia mais

Lançamentos de NF e de Compras Caminho: Menu > Cadastros > Compras > NF e > Lançamentos

Lançamentos de NF e de Compras Caminho: Menu > Cadastros > Compras > NF e > Lançamentos 1 Lançamentos de NF e de Compras Caminho: Menu > Cadastros > Compras > NF e > Lançamentos Definição Na rotina Lançamentos de NF e Compras você poderá Lançar NF e de Compras. Nesta Funcionalidade você poderá

Leia mais

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial:

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial: Conteúdo AFFINCO NF... 2 Tela de login do sistema:... 2 Tela Inicial:... 2 Cadastro da empresa:... 3 Alterando logo tipo da empresa:... 4 Cadastro de clientes:... 5 Cadastro de pessoa física:... 5 Cadastro

Leia mais