Técnico Judiciário Área Administrativa Noções de Direito do Trabalho:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Técnico Judiciário Área Administrativa Noções de Direito do Trabalho:"

Transcrição

1 Workshop TRT PE

2 Técnico Judiciário Área Administrativa Noções de Direito do Trabalho: Dos princípios e fontes do Direito do Trabalho. Hierarquia das fontes. Dos direitos constitucionais dos trabalhadores (art. 7º da CF/88). Da relação de trabalho e da relação de emprego: características e diferenciação. Dos sujeitos do contrato de trabalho stricto sensu: do empregado e do empregador: conceito e caracterização. Do grupo econômico e suas implicações no contrato de trabalho; da sucessão de empregadores; da responsabilidade solidária. Terceirização e flexibilização. Do contrato individual de trabalho: conceito, classificação e características.

3 Da alteração do contrato de trabalho: princípio informador; alteração unilateral e bilateral; o jus variandi. Da suspensão e interrupção do contrato de trabalho: caracterização e distinção; hipóteses de suspensão e de interrupção do contrato de trabalho. Hipóteses de rescisão do contrato de trabalho. Do aviso prévio: prazo e efeitos no contrato de trabalho. Da duração do trabalho; da jornada de trabalho; dos períodos de descanso; do intervalo para repouso e alimentação; do descanso semanal remunerado; do trabalho noturno e do trabalho extraordinário. Do salário-mínimo; irredutibilidade e garantia. Das férias: do direito a férias e da sua duração; período concessivo e período aquisitivo de férias; da remuneração e do abono de férias.

4 Do salário e da remuneração: conceito e distinções; composição do salário; modalidades de salário; formas e meios de pagamento do salário; adicionais salariais; 13º salário. Da prescrição e decadência: conceito, características, distinção e prazos. FGTS. Da segurança e medicina no trabalho: das atividades perigosas ou insalubres. Da proteção ao trabalho do menor. Estatuto da Criança e do Adolescente. Da proteção ao trabalho da mulher; da estabilidade da gestante; da licençamaternidade. Do direito coletivo do trabalho: organização sindical. Liberdade sindical (Convenção 87 da OIT); conceito de categoria e categoria diferenciada; das convenções e acordos coletivos de trabalho. Das comissões de Conciliação Prévia. Da representação dos empregados. Da renúncia e transação.

5 Estatística de Questões de Direito do Trabalho Pós-Reforma Trabalhista 30% 70% Reforma do Trabalho Regras Não Alteradas

6 TÓPICOS DA REFORMA QUE CAIRAM NAS ÚLTIMAS PROVAS DA FCC Alterações sobre remuneração/ equiparação Horas in itinere/ Compensação/ Tempo parcial Negociado sobre legislado Grupo Econômico/ Sucessão/ Responsabilidade Sócios Rescisão por acordo Representação dos Empregados (CED) Férias alterações Terceirização Contrato de trabalho alterações Teletrabalho Rescisão: PDV e demais regras novas

7 Alice, repositora no Supermercado Alegria Ltda. manifestou sua intenção de rescindir seu contrato de trabalho por prazo indeterminado, pedindo para ser feito um acordo com seu empregador. Tendo em vista as novas disposições introduzidas pela Lei nº /2017, o contrato de trabalho a) poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, sendo devido apenas o saldo de salário e as férias vencidas acrescidas de 1/3, podendo Alice sacar 80% do valor dos depósitos do FGTS e ingressar no Programa de Seguro- Desemprego. b) não poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, uma vez que as verbas trabalhistas representam direitos indisponíveis. c) poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, não sendo devido o aviso prévio, sendo que as demais verbas trabalhistas serão devidas em sua integralidade, podendo Alice sacar 80% do valor dos depósitos do FGTS, sem direito à indenização sobre o seu saldo e não podendo ingressar no Programa de Seguro-Desemprego. d) poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, sendo devido metade do aviso prévio, se indenizado, e metade da indenização sobre o saldo do FGTS e as demais verbas trabalhistas em sua integralidade, podendo sacar 80% do valor dos depósitos do FGTS, não podendo ingressar no Programa de Seguro-Desemprego. e) não poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, necessitando, para tanto, obrigatoriamente de autorização do Ministério do Trabalho para sua homologação.

8 Leôncio é vendedor da loja de Auto Peças Sorte Sua Ltda., sendo obrigado pelo seu empregador a usar uniforme com a logomarca da loja, que consiste em uma camisa que muda de cor a cada mês: pode ser azul, verde, vermelha, rosa ou laranja. O empregado recebe a vestimenta sem qualquer ônus. No mês em que o uniforme possui cor da qual desgosta, Leôncio recusa- se a usá-lo, utilizando sua própria vestimenta no local de trabalho. Tendo em vista a doutrina, a legislação vigente, bem como as alterações introduzidas pela Lei n /2017, a) o uso obrigatório de uniforme deve fazer parte do regulamento interno da empresa, com registro no Ministério do Trabalho, razão pela qual, se não estiverem satisfeitas tais exigências, pode Leôncio se recusar a utilizá-lo. b) Leôncio pode se recusar a usar o uniforme da empresa se assim preferir, uma vez que a definição da vestimenta no meio ambiente laboral deve ser tomada em conjunto, entre empregado e empregador. c) Leôncio é obrigado a usar o uniforme imposto pelo empregador, desde que este seja o responsável pela sua higienização, ou seja, arque com os custos da lavagem. d) cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa, razão pela qual Leôncio não pode se recusar a utilizá-lo. e) Leôncio pode se recusar a utilizar o uniforme se, além da logomarca da empresa, constarem outras de empresas parceiras, uma vez que não é empregado destas.

9 Determinada categoria econômica e profissional está em fase de negociação coletiva, e, nesta hipótese, estão sendo debatidas as cláusulas da convenção coletiva a ser celebrada. Considerando o que dispõe a Lei n /2017, constitui(em) objeto ilícito de convenção coletiva e de acordo coletivo de trabalho, a supressão ou a redução do(s) seguinte(s) direito(s): a) banco de horas anual. b) teletrabalho, regime de sobreaviso e trabalho intermitente. c) remuneração do trabalho noturno superior à do diurno. d) enquadramento do grau de insalubridade. e) participação nos lucros ou resultados da empresa.

10 Luiz, marceneiro, 59 anos de idade, foi informado pela sua empregadora, a Fábrica de Cadeiras Xaxá Ltda., que gozaria suas férias vencidas de forma fracionada em três períodos, sendo o primeiro de 14 dias, com início em 13/11/2017, uma 2ª feira. Sabendo que Luiz labora oito horas diárias e quarenta e quatro horas semanais, de acordo com a CLT, alterada pela Lei n /2017, a) Luiz deve concordar com o fracionamento de suas férias, sendo que os demais períodos não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um. b) Luiz, mesmo concordando com o fracionamento, não poderá gozá-las desta forma, uma vez que aos maiores de 50 anos somente é possível o gozo de férias concedidas de uma só vez. c) Luiz deve concordar com o fracionamento de suas férias, e também que o início em dois dias que antecedem feriado não é óbice para gozá-las. d) o pagamento das férias, de cada período, bem como do abono pecuniário, será efetuado até cinco dias antes do início do respectivo período. e) Luiz não precisa concordar com o fracionamento e só terá direito de gozar trinta dias de férias se contar com até seis faltas injustificadas em seu período aquisitivo de férias.

11 No tocante ao trabalho em regime de tempo parcial e de acordo com as alterações introduzidas pela Lei n /2017, considere: I. Entende-se por trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a trinta horas semanais, sem a possibilidade de horas suplementares semanais. II. Pode haver a prestação de horas extras neste regime desde que a duração não exceda a vinte e seis horas semanais, com a possibilidade de acréscimo de até seis horas suplementares semanais. III. Não é facultado ao empregado contratado sob regime de tempo parcial converter um terço do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário. IV. As horas suplementares da jornada de trabalho normal poderão ser compensadas diretamente até a semana imediatamente posterior à da sua execução, devendo ser feita a sua quitação na folha de pagamento do mês subsequente, caso não sejam compensadas. Está correto o que consta APENAS em Parte superior do formulário a) I e III. b) I, III e IV. c) II, III e IV. d) II e IV. e) I, II e IV.

12 Considerando a Lei n /2017, NÃO integram a remuneração do empregado, não se incorporando ao contrato de trabalho e não constituindo base de incidência de qualquer encargo trabalhista, EXCETO a) o auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro. b) as gratificações legais. c) as diárias para viagem. d) os prêmios. e) a ajuda de custo.

13 Mario presta serviços com subordinação, mas sem continuidade, havendo alternância de períodos de prestação de serviços e inatividade, determinados em horas, dias ou meses. Ênio assume os riscos de sua atividade econômica, não possui subordinação e presta serviços sem exclusividade, de forma contínua ou não. Finalmente, Joaquim foi contratado verbalmente, possuindo subordinação, horário de trabalho a cumprir e salário fixo mensal, prestando serviços no local do contratante. Considerando a legislação vigente e as alterações introduzidas pela Lei n /2017, as modalidades de trabalho de Mario, Ênio e Joaquim são classificadas, respectivamente, como sendo a) trabalho em regime de tempo parcial, avulsa e contrato individual de trabalho. b) autônoma, intermitente e contrato individual de trabalho. c) contrato individual de trabalho, intermitente e autônoma. d) avulsa, autônoma e intermitente. e) intermitente, autônoma e contrato individual de trabalho.

JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL

JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL Noções de Direito do Trabalho Analista Judiciário Área Administrativa Dos princípios e fontes do Direito do Trabalho. Dos direitos constitucionais dos trabalhadores

Leia mais

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud Direito do Trabalho p/ TST www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr COMO ESTUDAR DIREITO DO TRABALHO P/ TST? Ementa FCC Reforma Trabalhista Noções de Direito do Trabalho: Dos princípios e fontes do

Leia mais

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Lei nº , de 13 de julho de 2017

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Lei nº , de 13 de julho de 2017 MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017 PANORAMA ATUAL VIGÊNCIA 11 DE NOVEMBRO DE 2017 ALTERAÇÕES POR MEDIDA PROVISÓRIA Grupo de trabalho: a) Gestante em situação de insalubridade

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud

REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr VACATIO LEGIS Negociado x legislado O que pode negociar? O que não pode? Negociado x legislado Exercício Em quais dos

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TRT s 18 PROVAS 140 QUESTÕES ( )

DIREITO DO TRABALHO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TRT s 18 PROVAS 140 QUESTÕES ( ) DIREITO DO TRABALHO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 18 PROVAS 140 QUESTÕES (2012 2008) A apostila contém provas de Direito do Trabalho de concursos da Fundação Carlos Chagas (FCC), realizadas

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA

A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA A REFORMA TRABALHISTA... Sancionada em 13/07/2017 Lei 13.467 Vigência: 11 de Novembro de 2017 A REFORMA TRABALHISTA... CLT - DOS 922 ARTIGOS (Decreto-Lei nº 5.452/1943):

Leia mais

Principais Alterações da Reforma Trabalhista

Principais Alterações da Reforma Trabalhista Principais Alterações da Reforma Trabalhista Tema Trabalhista Banco de Horas Contribuição Sindical Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho Danos Morais CLT Vigente NOVAS REGRAS - Mudanças com a Lei

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA

A REFORMA TRABALHISTA A REFORMA TRABALHISTA Fernando Baumgarten OAB/SC 30.627-B fernandob.adv@gmail.com (47) 99131-6611 NECESSIDADE DE REFORMA DAS REGRAS TRABALHISTAS A CLT não acompanha a evolução e os novos métodos de trabalho;

Leia mais

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO. 1ª Edição JUN 2013

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO. 1ª Edição JUN 2013 RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO 174 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof.ª Renata Tiveron Coordenação e Organização: Mariane dos Reis 1ª Edição JUN 2013 TODOS

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO (CLT)

CONTRATO DE TRABALHO (CLT) REFORMA TRABALHISTA CONTRATO DE TRABALHO (CLT) NOVAS MODALIDADES DE CONTRATAÇÃO 1 - Tempo Parcial (part time): até 30 horas semanais (sem horas extras); até 26 horas semanais (com até seis horas extras);

Leia mais

Direito do Trabalho p/ TRT-CE Prof. Antonio Daud

Direito do Trabalho p/ TRT-CE Prof. Antonio Daud Direito do Trabalho p/ TRT-CE www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr COMO ESTUDAR DIREITO DO TRABALHO P/ TRT-CE? REFORMA TRABALHISTA? 1 Princípios e fontes do direito do trabalho. 8.4 Culpa recíproca.

Leia mais

RENATA TIVERON a 2008

RENATA TIVERON a 2008 RENATA TIVERON DIREITO DO TRABALHO 140 QUESTÕES POR TÓPICOS TRTs FCC 2014 a 2008 ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA Apostila de questões, elaborada por tópicos, segundo o conteúdo programático de

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017 REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual Luiz Fernando Alouche julho/2017 SUMÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO ALGUNSNÚMEROS COMPARATIVO ANTES E DEPOIS DA REFORMA ALTERAÇÕES NA QUESTÃO PROCESSUAL POSSÍVEIS MODIFICAÇÕES

Leia mais

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS.

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS. Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS leandro.cezimbra@fiergs.org.br JORNADA A jornada de trabalho é de 8 horas diárias, acrescida de mais duas horas extras diárias (art. 59), mediante acordo

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 LEI 13.467/2017 - PRINCIPAIS ASPECTOS A Reforma Trabalhista altera mais de 100 artigos da CLT. Esta lei traz importantes mudanças que objetivam aprimorar as relações

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 5 RESPONSABILIDADE DO SÓCIO RETIRANTE Capítulo 6 PRESCRIÇÃO... 41

SUMÁRIO. Capítulo 5 RESPONSABILIDADE DO SÓCIO RETIRANTE Capítulo 6 PRESCRIÇÃO... 41 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 17 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 21 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 31 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud Direito do Trabalho p/ TST www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr TERCEIRIZAÇÃO Alterações com a reforma trabalhista Serviços terceirizáveis e atividade-fim Determinados e específicos Sem obrigatoriedade

Leia mais

Wanderley Alves dos Santos: Professor em Pós-Graduação na FADISP Advogado especialista em Direito do Trabalho e Militar Mestrando em Direito pela

Wanderley Alves dos Santos: Professor em Pós-Graduação na FADISP Advogado especialista em Direito do Trabalho e Militar Mestrando em Direito pela Wanderley Alves dos Santos: Professor em Pós-Graduação na FADISP Advogado especialista em Direito do Trabalho e Militar Mestrando em Direito pela PUC/SP. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Militar

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos

Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos www.fagnersandes.com.br Preparando você para o sucesso! Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos Regulamentado pela Lei Complementar n. 150/15, empregado doméstico é aquele que presta serviços

Leia mais

Reforma Trabalhista: Principais Alterações e Implicações

Reforma Trabalhista: Principais Alterações e Implicações Machado Meyer Advogados Av. Brigadeiro Faria Lima, 3144, 11º São Paulo, São Paulo, Brasil, 01451-000 +55 (11) 3150-7000 Reforma Trabalhista: Principais Alterações e Implicações Alteração do Conceito de

Leia mais

1) O que caracteriza a utilidade com natureza salarial e a utilidade com natureza indenizatória?

1) O que caracteriza a utilidade com natureza salarial e a utilidade com natureza indenizatória? CADERNO DE EXERCÍCIOS 1) O que caracteriza a utilidade com natureza salarial e a utilidade com natureza indenizatória? 2) Vale transporte pago em dinheiro, vale refeição pago em dinheiro, concessão de

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº DE JULHO DE José Francisco Martins

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº DE JULHO DE José Francisco Martins REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº 13.467 DE JULHO DE 2017 José Francisco Martins TEMPO À DISPOSIÇÃO NA EMPRESA OU FORA DELA Inclusão do 2º no artigo 4º: atividades que não serão mais consideradas

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME 2011.2 PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO 1ª SEMANA Princípios 1. Princípios norteadores do Direito do Trabalho: 1.1 Princípio

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017 REFORMA TRABALHISTA LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 André Luís Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindical 1 As Relações do trabalho são reconhecidamente diferenciais para o crescimento,

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

Reforma Trabalhista Impactos no esocial e nas rotinas trabalhistas. Fabio João Rodrigues

Reforma Trabalhista Impactos no esocial e nas rotinas trabalhistas. Fabio João Rodrigues Reforma Trabalhista Impactos no esocial e nas rotinas trabalhistas Fabio João Rodrigues Fabio João Rodrigues Advogado em São Paulo. Atua desde 1995 em relações trabalhistas e sindicais. Consultor jurídico-empresarial

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA 1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO CIRCULAR Nº 028/ 2017 São Paulo, 25 de Julho de 2017. REFORMA TRABALHISTA Foi publicada no DOU (14.7.2017) a Lei nº 13.467/2017, que alterou a CLT e as Leis nº 6.019/1974, 8.036/1990 e 8.212/1991, para

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA TERCEIRIZAÇÃO E A NOVA LEI TRABALHISTA 2017

REFORMA TRABALHISTA TERCEIRIZAÇÃO E A NOVA LEI TRABALHISTA 2017 TERCEIRIZAÇÃO E A NOVA LEI TRABALHISTA 2017 Sumário Cenário das relações de trabalho no Brasil Terceirização - Lei nº 13.429/2017 Modernização Trabalhista - PLC 38/2017 Cenário das relações de trabalho

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Veja o que muda a partir de Novembro de 2017.

REFORMA TRABALHISTA Veja o que muda a partir de Novembro de 2017. REFORMA TRABALHISTA Veja o que muda a partir de Novembro de 2017. Publicada no dia 14 de Julho, a lei nº 13.467/2017, mais conhecida como reforma trabalhista, promoveu diversas alterações na Consolidação

Leia mais

S UMÁRIO. Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1

S UMÁRIO. Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 S UMÁRIO Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 1. Trabalho...1 1.1. Origem da palavra...1 1.2. Definição... 1 1.3. Conceito... 2 1.4. Característica...2 1.5. Divisão... 2 1.6. Fundamento...3 1.7. Breve histórico

Leia mais

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA DO QUE ESTAMOS FALANDO? MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA Lei n. 13.467/2017 Publicação Vacatio legis Entrada em vigor 13 de julho 120 dias 11 de novembro MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA ALGUNS DOS PRINCIPAIS TEMAS Como

Leia mais

SEMINÁRIO TRABALHISTA TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS SP 25/08/2017

SEMINÁRIO TRABALHISTA TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS SP 25/08/2017 SEMINÁRIO TRABALHISTA TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS SP 25/08/2017 Acordado sobre o legislado autorizado - art.611-a, CLT A CCT e o ACT têm prevalência sobre a Lei: 1) pacto quanto à jornada de trabalho

Leia mais

LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE Reforma Trabalhista

LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE Reforma Trabalhista LEI Nº. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a CLT, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho Reforma Trabalhista A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), que foi sancionada em 13 de

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/01 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMAS: 8

Leia mais

Mudanças da Reforma Trabalhista

Mudanças da Reforma Trabalhista E-book Mudanças da Reforma Trabalhista 2017 Audit Tax Advisory Transactions BPS Com a promulgação da Lei nº 13.467 de 13 de julho de 2017, conhecida popularmente como Reforma Trabalhista, a partir de novembro

Leia mais

TEMPO A DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR

TEMPO A DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR REFORMA TRABALHISTA A Lei n 13.467/2017, publicada no DOU de 14/07/2017, denominada da Reforma Trabalhista, tem como principais objetivos: a modernização das regras laborais, a realidade praticada nas

Leia mais

RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Homologação Necessidade de assistência pelo sindicato ou Ministério do Trabalho no pedido de demissão de empregados com mais de um ano de serviço. Necessidade de homologação

Leia mais

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17 Coleção Sinopses para Concursos... 15 Guia de leitura da Coleção... 17 Capítulo 1 FONTES DO DIREITO DO TRABALHO... 19 1. Conceito... 19 2. Classificação... 19 2.1. Fontes materiais... 19 2.2. Fontes formais...

Leia mais

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista Acordo coletivo Convenções e acordos coletivos prevalecerão sobre a legislação em pontos como jornada de trabalho, intervalo, plano de carreira,

Leia mais

Sobre o Concurso. A remuneração pode ultrapassar a barreira dos R$ ,00!

Sobre o Concurso. A remuneração pode ultrapassar a barreira dos R$ ,00! Sobre o Concurso O Tribunal Superior do Trabalho (TST) divulgou edital para realização de concurso que irá preencher 52 vagas em cargos de níveis médio e superior. Para quem achou o número de vagas baixo,

Leia mais

Reforma Trabalhista - sancionada em 13/07/2017 Início da vigência: novembro 2017

Reforma Trabalhista - sancionada em 13/07/2017 Início da vigência: novembro 2017 FÉRIAS As férias de 30 dias podem ser fracionadas em até dois períodos, sendo que um deles não pode ser inferior a 10 dias. Há possibilidade de 1/3 do período ser pago em forma de abono. As férias poderão

Leia mais

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO. 1ª Edição DEZ 2012

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO. 1ª Edição DEZ 2012 RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO 280 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof.ª Renata Tiveron Organização e Diagramação: Mariane dos Reis 1ª Edição DEZ 2012 TODOS

Leia mais

FÉRIAS COLETIVAS Fracionamento, Abono Pecuniário, Regime de Tempo Parcial, Procedimentos

FÉRIAS COLETIVAS Fracionamento, Abono Pecuniário, Regime de Tempo Parcial, Procedimentos FÉRIAS COLETIVAS Fracionamento, Abono Pecuniário, Regime de Tempo Parcial, Procedimentos ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 2. FRACIONAMENTO E PERÍODOS MÍNIMO E MÁXIMO 3. MENORES DE 18 E MAIORES DE 50 ANOS 4. MEMBROS

Leia mais

HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Histórico Legislação; 2. Principais Alteração; 3. Linha de produto.

HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Histórico Legislação; 2. Principais Alteração; 3. Linha de produto. REFORMA TRABALHISTA HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Histórico Legislação; 2. Principais Alteração; 3. Linha de produto. CONSULTORIA DE SEGMENTOS 01 Histórico Legislação OBJETIVOS DA REFORMA TRABALHISTA Modernizar

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA J U L H O

REFORMA TRABALHISTA J U L H O REFORMA TRABALHISTA J U L H O 2 0 1 7 Reforma Trabalhista Com a publicação da Lei nº 13.467/2017 foi aprovada a Reforma Trabalhista com a alteração da CLT Consolidação das Leis do Trabalho. As empresas

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA E REGISTRO DE PONTO

REFORMA TRABALHISTA E REGISTRO DE PONTO A Lei 13.467, conhecida como Reforma Trabalhista, sancionada em 13/07/17, entrará, efetivamente em vigor no próximo mês de novembro. Há diversos pontos nesta Lei que influenciam direta ou indiretamente

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROGRAMA CURSO EXTENSÃO EM TRABALHO E PREVIDÊNCIA CAPITULO I - DIREITO DO TRABALHO -- Princípios do Direito do Trabalho -- Relação de Trabalho e Relação de Emprego Natureza jurídica:

Leia mais

Tema Lei Anterior Lei nº /2017 Medida Provisória

Tema Lei Anterior Lei nº /2017 Medida Provisória Tema Lei Anterior Lei nº. 13.467/2017 Medida Provisória Terceirização Sócio Retirante Salário e Remuneração A Lei nº. 13.429/2017, a qual permite a contratação de prestadores de serviços especializados

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: MARCELLO MANCILHA TURMA: 3º ANO INTEGRAL UNIDADES CONTEÚDOS

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR371 Direito do Trabalho II

Programa Analítico de Disciplina DIR371 Direito do Trabalho II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 0 3

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA REFLEXOS NA RELAÇÃO DE EMPREGO

REFORMA TRABALHISTA REFLEXOS NA RELAÇÃO DE EMPREGO LUCIANO DOS SANTOS NUNES - CONSULTORIA TRABALHISTA - PERÍCIA CONTÁBIL REFORMA TRABALHISTA REFLEXOS NA RELAÇÃO DE EMPREGO TERESINA-PI 13-9-2017 LEIS Nºs 13.134/2015 e 13.135/2015 NOVAS REGRAS DO SEGURO-

Leia mais

Sumário. Direito_Trabalho_Simplificado_Cad_00.indd 13 24/06/ :03:33

Sumário. Direito_Trabalho_Simplificado_Cad_00.indd 13 24/06/ :03:33 Sumário Capítulo 1 História e Evolução do Direito do Trabalho... 1 1.1. Sumário da Evolução Histórica do Direito do Trabalho no Mundo... 1 1.2. Sumário da Evolução Histórica do Direito do Trabalho no Brasil...

Leia mais

NEGOCIAÇÃO COLETIVA À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA NO BRASIL

NEGOCIAÇÃO COLETIVA À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA NO BRASIL NEGOCIAÇÃO COLETIVA À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA NO BRASIL Ministro Aloysio Corrêa da Veiga INTRODUÇÃO Importância da Negociação Coletiva no Mundo Atual. Artigo 1º (Constituição da República Portuguesa)

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS PONTOS

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS PONTOS REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS PONTOS Lei nº 13.467/2017 REFORMA TRABALHISTA NOVIDADES NO PROCESSO DO TRABALHO PREPOSTO Preposto que representa o empregador em audiência NÃO precisa ser empregado (art.

Leia mais

Interpretação ampla do conceito pela Justiça do Trabalho.

Interpretação ampla do conceito pela Justiça do Trabalho. Grupo Econômico Interpretação ampla do conceito pela Justiça do Trabalho. Necessário interesse integrado, efetiva comunhão de interesses e atuação integrada das empresas. Art.2º, 2 e 3. Horas Extras (tempo

Leia mais

Em suma, o Projeto de Lei trata dos seguintes assuntos:

Em suma, o Projeto de Lei trata dos seguintes assuntos: INFORME N 01/2017 Projeto de Lei n. 6787/2016, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho CLT e a Lei n. 6.019/74, para dispor sobre eleições de representantes dos trabalhadores no local de trabalho

Leia mais

O PLC 38/17, em tramitação no Senado Federal, mudou profundamente em relação à proposta enviada pelo Poder Executivo. Para conhecer essas alterações,

O PLC 38/17, em tramitação no Senado Federal, mudou profundamente em relação à proposta enviada pelo Poder Executivo. Para conhecer essas alterações, O PLC 38/17, em tramitação no Senado Federal, mudou profundamente em relação à proposta enviada pelo Poder Executivo. Para conhecer essas alterações, o DIAP produziu quadro temático para entender o que

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II. Profa. Graciane Saliba

DIREITO DO TRABALHO II. Profa. Graciane Saliba DIREITO DO TRABALHO II Profa. Graciane Saliba - Apresentação do site - Apresentação do plano de ensino e temas que serão tratados - Horários de aula - Trabalhos em sala e em equipe - Ausência e chamadas

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PRA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA?

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PRA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA? APRESENTAÇÃO A aprovação do projeto da reforma trabalhista abriu caminho para a renovação nas relações de trabalho, individuais e coletivas. Com o avanço tecnológico e o surgimento de novos tipos de contratação,

Leia mais

Palestra. Reforma Trabalhista - Principais aspectos e impactos. Setembro/2017. FALE CONOSCO acessando o portal do CRCSP

Palestra. Reforma Trabalhista - Principais aspectos e impactos. Setembro/2017. FALE CONOSCO acessando o portal do CRCSP Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

PROJETO DE Reforma Trabalhista 13 de Junho/ 2017

PROJETO DE Reforma Trabalhista 13 de Junho/ 2017 PROJETO DE Reforma Trabalhista 13 de Junho/ 2017 CENÁRIO ATUAL 14 milhões de desempregados e tecnologia levando à redução de postos de trabalho Cerca de 3.5 milhões de novas ações trabalhistas por ano

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PARA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA?

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PARA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA? APRESENTAÇÃO A reforma trabalhista tem provocado muita polêmica no País. Muitas pessoas ainda não conhecem o seu verdadeiro conteúdo e como a reforma vai afetar a vida de trabalhadores e empregadores.

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO & SISTEMA DE COMPENSAÇÃO

JORNADA DE TRABALHO & SISTEMA DE COMPENSAÇÃO RESUMO DA REFORMA O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em 27 de abril, substitutivo do deputado Rogério Marinho (PSDB) ao Projeto de Lei nº 6.787/2016, popularmente chamado de Reforma Trabalhista.

Leia mais

lipping Jurídico Extraordinário

lipping Jurídico Extraordinário C lipping Jurídico Extraordinário 14 de julho de 2017. Reforma Trabalhista 52 tópicos das principais mudanças: 1- fim da necessidade de homologação da rescisão e demissão de empregado com mais de 1 ano;

Leia mais

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G...

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G... TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA Jornada 12 x 36: Art. 59-A. Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação e em legislação específica, é facultado

Leia mais

REVISÃO FINAL TRT DA 24 a REGIÃO

REVISÃO FINAL TRT DA 24 a REGIÃO REVISÃO FINAL TRT DA 24 a REGIÃO Edital n º 1 TRT 24 a Região, de 05.12.2016 Revisão ponto a ponto Analista Judiciário Área Judiciária Analista Judiciário Área Judiciária Especialidade Oficial de Justiça

Leia mais

TESTE DIREITO DO TRABALHO. 1- Acerca dos princípios que informam o Direito do Trabalho, pode-se afirmar que:

TESTE DIREITO DO TRABALHO. 1- Acerca dos princípios que informam o Direito do Trabalho, pode-se afirmar que: TESTE DIREITO DO TRABALHO 1- Acerca dos princípios que informam o Direito do Trabalho, pode-se afirmar que: (A) A irrenunciabilidade de direitos não é um princípio absoluto. (B) É ilícita a redução dos

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA NO BRASIL Lei /17 A Reforma Trabalhista e as oportunidades para a gestão de jornais e revistas Emerson Casali

REFORMA TRABALHISTA NO BRASIL Lei /17 A Reforma Trabalhista e as oportunidades para a gestão de jornais e revistas Emerson Casali REFORMA TRABALHISTA NO BRASIL Lei 13.467/17 A Reforma Trabalhista e as oportunidades para a gestão de jornais e revistas Emerson Casali 02.10.17 Relações de Trabalho: momento para a mudança Histórico MP?...

Leia mais

GUIA PRÁTICO AM: REFORMA TRABALHISTA (LEI /2017)

GUIA PRÁTICO AM: REFORMA TRABALHISTA (LEI /2017) GUIA PRÁTICO AM: REFORMA TRABALHISTA (LEI 13.467/2017) ÍNDICE Férias 4 Pagamento de verbas habituais 19 Grupo econômico e responsabilidade dos sócios 5 Equiparação salarial 20 Teletrabalho 6 Acordos e

Leia mais

PALESTRA PROMOVIDA PELA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS LOTÉRICAS FEBRALOT. REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , de 13 de julho de 2017

PALESTRA PROMOVIDA PELA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS LOTÉRICAS FEBRALOT. REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , de 13 de julho de 2017 PALESTRA PROMOVIDA PELA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS LOTÉRICAS FEBRALOT REFORMA TRABALHISTA LEI Nº 13.467, de 13 de julho de 2017 DIREITO INDIVIDUAL 1) NÃO É CONSIDERADO TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR

Leia mais

Reforma trabalhista é aprovada no Senado

Reforma trabalhista é aprovada no Senado Reforma trabalhista é aprovada no Senado Confira o que muda na lei: O Senado aprovou nesta terça-feira (11) o texto da reforma trabalhista. Para virar lei, as novas regras ainda dependem da sanção do presidente

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR. XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017

REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR. XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017 REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017 Contextualização Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência Altera as regras de acesso e remuneração

Leia mais

Reforma Trabalhista: Novas modalidades de contratação Ivandick Cruzelles Rodrigues

Reforma Trabalhista: Novas modalidades de contratação Ivandick Cruzelles Rodrigues Reforma Trabalhista: Novas modalidades de Ivandick Cruzelles Rodrigues Professor de Direito do Trabalho e Seguridade Social Mackenzie Advogado Sócio Trabalhista do Costa Pereira e Di Pietro Advogados MODELOS

Leia mais

A NOVA RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS E SINDICATOS

A NOVA RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS E SINDICATOS A NOVA RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS E SINDICATOS WOLNEI TADEU FERREIRA 14 setembro 2017 O autor deste material solicita que o mesmo não seja divulgado sem sua autorização ou, se o fizer, mencionar a fonte. O

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO. A compensação de jornada pode ser Compensação. pode ser compensado em outro, desde

JORNADA DE TRABALHO. A compensação de jornada pode ser Compensação. pode ser compensado em outro, desde JORNADA DE TRABALHO Banco de horas Somente poderia ser instituído por negociação coletiva, desde que fosse compensado dentro de 1 ano. Autoriza a criação do banco de horas através de acordo individual

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO DR. THIAGO TRINDADE ABREU DA SILVA MENEGALDO Advogado Trabalhista, Sócio no escritório Geromes e Menegaldo Sociedade de Advogados, Professor em diversos cursos de

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS EDITAL SISTEMATIZADO (PARA FACILITAR A PESQUISA E OTIMIZAR SEU ESTUDO)...

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS EDITAL SISTEMATIZADO (PARA FACILITAR A PESQUISA E OTIMIZAR SEU ESTUDO)... Sumário Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 17 EDITAL SISTEMATIZADO (PARA FACILITAR A PESQUISA E OTIMIZAR SEU ESTUDO)... 19 PREPARAÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO... 25 Breve relato

Leia mais

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE ÍNDICE INTRODUÇÃO... 008 DISPOSIÇÕES GERAIS... 009 Conceito de empregador... 009 Conceito de empregado... 009 Direitos do empregado... 010 ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO TRABALHO... 014 Assédio moral no trabalho...

Leia mais

Jornada de trabalho LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

Jornada de trabalho LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Jornada de trabalho 1 A jornada de trabalho normal será o espaço de tempo durante o qual o empregado deverá prestar serviço ou permanecer à disposição do empregador, com habitualidade, executadas as horas

Leia mais

REMUNERAÇÃO FGTS JORNADA DE TRABALHO

REMUNERAÇÃO FGTS JORNADA DE TRABALHO REMUNERAÇÃO FGTS JORNADA DE TRABALHO Gleibe Pretti Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Direito Constitucional pela UNIFIA. Mestre pela Universidade Guarulhos. Doutorando em educação pela

Leia mais

Jornada de trabalho.

Jornada de trabalho. Jornada de trabalho. 1. Conceito: é uma medida de tempo no qual se inclui o labor diário. a) 1ª concepção: teoria do tempo efetivamente trabalhado, sendo o período do dia em que o empregado efetivamente

Leia mais

Entre as funções exercidas pelos funcionários do departamento pessoal temos:

Entre as funções exercidas pelos funcionários do departamento pessoal temos: Conceito O setor de departamento pessoal tem grande importância em uma empresa, podemos dizer que e um dos pilares mais importante, sem ela não temos um bom andamento da empresa, esse setor lida com assuntos

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA

A REFORMA TRABALHISTA A REFORMA TRABALHISTA COMO PLANEJAR E EXECUTAR AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS - COM SEGURANÇA ECONÔMICA E JURÍDICA 19 e 20 de outubro Brasília, 19 e 20 de outubro de 2017 Carga horária: 16 horas/atividade Horário:

Leia mais

Um olhar sobre os contratos de trabalho após a Reforma Trabalhista. Prof. Maria Cláudia Felten

Um olhar sobre os contratos de trabalho após a Reforma Trabalhista. Prof. Maria Cláudia Felten Um olhar sobre os contratos de trabalho após a Reforma Trabalhista Prof. Maria Cláudia Felten E-mail: mariaclaudia@feltenadvogados.com.br - ASPECTOS QUE DEVEM SER RESSALTADOS, ANTES DE ADENTRAR AO TEXTO

Leia mais

Reforma Trabalhista O que mudou?

Reforma Trabalhista O que mudou? Reforma Trabalhista O que mudou? RESPONSABILIDADES TRABALHISTAS Grupo Econômico Sócio Retirante Desconsideração da Personalidade Jurídica Empresas integrantes de um mesmo grupo econômico são solidariamente

Leia mais

SALÁRIOS E ADICIONAIS

SALÁRIOS E ADICIONAIS SALÁRIOS E ADICIONAIS Salário Valor do salário Salário Minimo é o pagamento realizado diretamente pelo empregador ao empregado, como retribuição pelo seu trabalho A estipulação do valor do salário hoje,

Leia mais

24/02/2015 GP II 1. Tópicos

24/02/2015 GP II 1. Tópicos Tópicos pg 1. Tipos de Contrato 2 2. Prazo Indeterminado 3 3. Prazo Determinado 4 4. Contrato de Experiência 5 5. Itens do Contrato de Trabalho 6 6. Remuneração 7 7. Descontos: INSS 9 8. Descontos: IRRF

Leia mais

Caderno de Exercícios - Departamento Pessoal - Aluno

Caderno de Exercícios - Departamento Pessoal - Aluno 1. O empregado na função de pizzaiolo foi contratado a tempo parcial com jornada de trabalho de 24 horas semanais. Os empregados na mesma função, com jornada normal de 220 horas, ganhavam o piso salarial

Leia mais

Teletrabalho, Jornada de Trabalho, Remuneração e prevalência do negociado sobre o legislado. O que mudou?

Teletrabalho, Jornada de Trabalho, Remuneração e prevalência do negociado sobre o legislado. O que mudou? Este documento é de propriedade da CBPI Produtividade Institucional Ltda, não sendo permitida sua reprodução, divulgação ou distribuição. Teletrabalho, Jornada de Trabalho, Remuneração e prevalência do

Leia mais

ENTENDA SEUS DIREITOS. O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. O que é Banco de horas?

ENTENDA SEUS DIREITOS. O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. O que é Banco de horas? ENTENDA SEUS DIREITOS O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. O que é Banco de horas? O chamado banco de horas é uma possibilidade admissível de controle e compensação

Leia mais

- Compreender a aplicação e interpretação das normas de Direito do Trabalho;

- Compreender a aplicação e interpretação das normas de Direito do Trabalho; 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 4 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Introdução ao Direito do Trabalho.

Leia mais

DURAÇÃO DO TRABALHO. Paula Freire 2015

DURAÇÃO DO TRABALHO. Paula Freire 2015 DURAÇÃO DO TRABALHO Paula Freire 2015 Jornada Do francês, journée, trabalho realizado durante um dia, do nascer ao pôr do sol. Duração do trabalho: Tempo em que o empregado está a disposição do empregador.

Leia mais

INTERVALOS / FÉRIAS / DSR

INTERVALOS / FÉRIAS / DSR INTERVALOS / FÉRIAS / DSR INTERVALOS DE DESCANSO Os intervalos de trabalho estão intimamente ligados com a saúde do trabalhador, vez que são outorgados com o intuito de restaurar as energias do trabalhador

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO

REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO REFORMA TRABALHISTA REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO 1. CONTEXTO POLÍTICO LEGISLATIVO 2. ARGUMENTOS 3. EIXOS DE BASE DA REFORMA 3. DETALHES DA LEI 13467/2017 (REFORMA TRABALHISTA) 4. REFLEXÃO IMPEACHMENT CONTEXTO

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL DO TRABALHO 12ª REGIÃO AJAA

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL DO TRABALHO 12ª REGIÃO AJAA CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL DO TRABALHO 12ª REGIÃO AJAA 1 Emprego de tempos e modos verbais. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Flexão de verbos irregulares.

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO. Tempo in itinere. - 2º 58 CLT; Súmulas 90;320;324;325 TST

JORNADA DE TRABALHO. Tempo in itinere. - 2º 58 CLT; Súmulas 90;320;324;325 TST JORNADA DE TRABALHO Tempo efetivamente Trabalhado; Tempo à disposição do empregador Tempo in itinere. - 2º 58 CLT; Súmulas 90;320;324;325 TST Conceito Jornada é o lapso de tempo durante o qual o empregado

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Objetivo: Apresentar as alterações na legislação trabalhista após a publicação da Lei /2017. INFORMAÇÃO INTERNA

REFORMA TRABALHISTA. Objetivo: Apresentar as alterações na legislação trabalhista após a publicação da Lei /2017. INFORMAÇÃO INTERNA INFORMAÇÃO INTERNA REFORMA TRABALHISTA Objetivo: Apresentar as alterações na legislação trabalhista após a publicação da Lei 13.467/2017. INFORMAÇÃO INTERNA: este documento foi classificado pela área de

Leia mais