Orientaça o sobre Vistos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orientaça o sobre Vistos"

Transcrição

1 Orientaça o sobre Vistos

2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS AUSTRÁLIA Capital: Camberra Língua oficial: Inglês Moeda: Dólar australiano (AUD)

3 Orientação para Vistos: Permanência até 90 dias Visto de Visitante Turismo Todas as pessoas que não sejam cidadãos australianos (com exceção dos cidadãos da Nova Zelândia) necessitam de um visto para entrar na Austrália. O visto de visitante é destinado a pessoas que desejarem visitar a Austrália para turismo, férias, atividades recreativas ou sociais, visitar amigos ou parentes, realizar cruzeiros ou estudar inglês por no máximo 12 semanas (03 meses). Não poderão incluir membros familiares como dependentes. O visto poderá ser concedido com uma ou múltiplas entradas e por estadia de até três (03) meses de acordo com o objetivo declarado. Estadia superior a 03 meses deverá ser solicitada com apresentação das circunstâncias relevantes para o período desejado. Pedido de Visto: Existem duas possibilidades de requerimento de Vistos de Visitante (Turismo): - Formulário em papel -Online Abaixo estão resumidas as informações a respeito de ambas possibilidades.

4 (Visto de Visitante de Turismo) Como requerer o Visto utilizando formulário em papel Cada requerente deverá preencher por completo o formulário vigente 1419, assinar, datar e anexar uma fotografia recente no lugar indicado, bem como efetuar o pagamento da taxa de visto. Para obter o formulário acessar a seguinte página: Para maiores informações a respeito do valor e modo de pagamento, acessar o seguinte link: Como requerer o Visto Online A partir de 01 de Julho de 2013, o portador de passaporte brasileiro poderá solicitar o visto de Visitante de Turismo online. O pagamento da taxa de visto será realizado por cartão de crédito internacional. No link abaixo o requerente poderá verificar o formulário de solicitação desta subclasse de visto. Instruções sobre o preenchimento online do Formulário:

5 Documentação para Visto de Visitante de Turismo: Ao requerer o Visto de Visitante de Turismo é necessário comprovar o cumprimento dos requisitos financeiros, de saúde e de caráter determinados pelo Departamento de Imigração e Cidadania do Governo Australiano. Passaporte, assinado e válido pelo período da estadia e passaportes anteriores, se já houver viajado ao exterior; Formulário preenchido e assinado pelo requerente (a foto afixada no formulário deverá ser recente e sem alterações digitais - 06 meses no máximo - e do tamanho 5x7 ou 3x4); Pagamento da taxa; Carta do empregador informando cargo, tempo de serviço, salário e período de férias ou contrato social da empresa, caso seja sócio proprietário; Comprovante de matrícula da escola ou Universidade, caso se aplique; Cópia do itinerário ou reserva de passagens. O Departamento de Imigração e Proteção de Fronteira do Governo Australiano não recomenda que os requerentes de vistos comprem as passagens antes de ter seu requerimento de visto finalizado; Carta convite de um familiar ou amigo na Austrália (na forma de Statutory Declaration), se aplicável; Para acesso a tal, consultar a seguinte página: Comprovante de visto permanente, se não tiver nacionalidade do país no qual o requerente pedirá o visto;

6 Provas de disponibilidade financeira ou acesso a recursos financeiros disponíveis, do próprio requerente ou da pessoa que esteja concedendo suporte financeiro, suficientes para a realização da viagem. Caso o requerente esteja recebendo suporte financeiro, deverá também apresentar uma declaração com firma reconhecida confirmando a disposição da pessoa em custear a viagem. Provas de disponibilidade financeira podem incluir, mas não são restritas a: - Três últimos contracheques; - Declaração de imposto de renda atual; - Extratos bancários de conta corrente ou investimentos de renda fixa dos três últimos meses; - Extratos de cartão de credito dos três últimos meses. Obs.: A Seção de Visto da Embaixada da Austrália em Brasília não afixa no passaporte a etiqueta de visto para requerimentos de vistos de todas as subclasses. Não será necessário o envio do passaporte junto com o requerimento de visto. Favor enviar uma cópia colorida do passaporte e da carteira de identidade. É altamente recomendável que o requerente imprima a carta de concessão do visto a qual será enviada por para ser apresentada no ato do embarque junto à companhia aérea. Havendo dúvidas poderá acessar o site em inglês: A Seção de Vistos e Imigração da Embaixada da Austrália em Brasília poderá solicitar documentos complementares não mencionados acima, como também documentos originais. Nenhum documento autenticado será devolvido. Caso os documentos originais tenham sido solicitados por esta Seção de Vistos, serão devolvidos ao final do processo.

7 Taxa de Visto: Todos os requerimentos de vistos devem ser acompanhados do pagamento da taxa de visto, que deve ser paga no momento da apresentação do requerimento e não é reembolsável em casos de desistência ou negativa do visto. A partir do dia 01 de Janeiro de 2014 não será recebido pagamento da taxa de visto em espécie. Para se informar a respeito das taxas de visto, acessar a seguinte página: Nesta página o indivíduo poderá verificar a taxa a ser paga pelo seu visto em dólares australianos, podendo utilizar o conversor de moedas para saber a taxa vigente em sua moeda local e como efetuar o pagamento. Obs: A Seção de Visto da Embaixada da Austrália em Brasília não afixa no passaporte a etiqueta de visto para requerimentos de vistos de todas as subclasses. Não será necessário o envio do passaporte junto com o requerimento de visto. Favor enviar uma cópia colorida autenticada do passaporte e da carteira de identidade. Caso o cartório do seu estado não autentique cópias coloridas favor enviar cópia preto e branco autenticada e uma cópia simples colorida do seu passaporte e identidade. É altamente recomendável que o requerente imprima a carta de concessão do visto a qual será enviada por para ser apresentada no ato do embarque junto à companhia aérea. Para maiores informações a respeito dos requisitos de saúde acessar a seguinte página:

8 (Visto de Visitante de Negócios) Destinado a pessoas que desejarem visitar a Austrália por períodos inferiores a 12 semanas (03 meses), com o intuito de participar de reuniões de negócios, conferências, seminários, capacitações, treinamentos, feiras comerciais, realizar provas previamente agendadas, atividades desempenhadas por membros do governo local e/ou visitas oficiais como representante do governo. As atividades mencionadas não estarão vinculadas ao recebimento de remuneração por parte da entidade ou instituição australiana. Não será possível incluir membros familiares como dependentes. O visto poderá ser concedido com uma ou múltiplas entradas, com estadia de até três (03) meses, de acordo com o objetivo declarado. Como requerer o Visto utilizando formulário em papel Cada requerente deverá preencher por completo um formulário vigente 1415, assinar, datar e anexar uma fotografia recente no lugar indicado, bem como efetuar o pagamento da taxa de visto. Para obter o formulário acessar a seguinte página: Para maiores informações a respeito do valor e modo de pagamento, acessar o seguinte link:

9 Como requerer o Visto Online A partir de 01 de julho de 2013, o portador de passaporte brasileiro poderá solicitar o visto de Visitante de Negócios online. O pagamento da taxa de visto será realizado por cartão de crédito internacional. No link abaixo o requerente poderá verificar o formulário de solicitação desta subclasse de visto. (e600) Instruções sobre o preenchimento online do Formulário: Documentação para Visto de Visitante de Negócio: Ao requerer o Visto de Visitante de Negócios é necessário comprovar o cumprimento dos requisitos financeiros, de saúde e de caráter determinados pelo Departamento de Imigração e Cidadania do Governo Australiano. A lista de documentos abaixo serve como orientação ao requerente de Visto de Visitante de negócios. O requerente tem a opção de apresentar ou não qualquer documentação ou informação que achar pertinente. Passaporte, assinado e válido pelo período da estadia e passaportes anteriores, se já houver viajado ao exterior; Declaração do empregador informando cargo e tempo de serviço. Sendo o empregador a pessoa responsável pelos custos da viagem, favor confirmar na declaração este procedimento, ressaltando ainda o objetivo da viagem e o tempo de estadia do requerente;

10 Cópia do itinerário ou reserva de passagens. O Departamento de Imigração e Proteção de Fronteiras do Governo Australiano não recomenda que os requerentes de vistos comprem as passagens antes de ter seu requerimento de visto finalizado; Caso vá participar de reuniões ou afins em uma empresa australiana, deverá apresentar uma carta convite da empresa ou instituição na Austrália; Comprovante de visto permanente, se não for cidadão do país no qual o requerente apresente seu requerimento de visto; Provas de disponibilidade financeira ou acesso a recursos financeiros disponíveis do requerente ou da pessoa que esteja concedendo suporte financeiro. Caso o requerente receba suporte financeiro, deverá também apresentar uma declaração com firma reconhecida confirmando a disposição da pessoa em custear a viagem. Provas de disponibilidade financeira podem incluir, mas não são restritas a: - Extratos bancários de conta corrente, poupança ou investimentos dos três últimos meses; A Seção de Vistos e Imigração da Embaixada da Austrália em Brasília poderá solicitar documentos complementares não mencionados acima, assim como também documentos originais. Nenhum documento autenticado será devolvido. Caso os documentos originais tenham sido solicitados por esta Seção de Vistos, serão devolvidos ao final do processo. Obs: A Seção de Visto da Embaixada da Austrália em Brasília não afixa no passaporte a etiqueta de visto para requerimentos de vistos de todas as subclasses. Não será necessário o envio do passaporte junto com o requerimento de visto. Favor enviar uma cópia colorida autenticada do passaporte e da carteira de identidade. Caso o cartório do seu estado não autentique cópias coloridas favor enviar cópia preto e branco autenticada e uma cópia simples colorida do seu passaporte e identidade. É altamente

11 recomendável que o requerente imprima a carta de concessão do visto a qual será enviada por para ser apresentada no ato do embarque junto à companhia aérea. Havendo dúvidas o interessado poderá acessar o site em inglês: Para maiores informações a respeito dos requisitos de saúde acessar a seguinte página: Taxa de Visto: Importante! Somente terá a isenção da taxa de visto o requerente que estiver participando de um evento em caráter oficial (nota verbal emitida pelo Ministério das Relações Exteriores deverá ser anexada neste caso, tanto para o requerimento online quanto ao realizado em papel).

12 Permanência acima de 90 dias Estudos O Visto de Estudante permite a entrada e permanência no país de pessoas que viajam à Austrália com o objetivo de estudar, realizando cursos registrados junto ao Departamento de Educação do Governo Australiano, por meio do Commonwealth Register of Institutions and Courses for Overseas Students. Caso o curso tenha duração de até 12 semanas, poderá ser requerido um visto de Turismo Pedido de Visto O requerente deverá preencher por completo um formulário vigente 157A, assinar, datar, anexar uma fotografia recente no lugar indicado, apresentar uma carta de oferta ou certificado de matrícula (CoE) do curso proposto e efetuar o pagamento da taxa de visto. Para obter o formulário acessar a seguinte página: Documentos: Ao requerer o Visto de Estudos é necessário comprovar o cumprimento dos requisitos financeiros, de saúde e de caráter determinados pelo Departamento de Imigração e Cidadania do Governo Australiano. A lista de documentos abaixo serve como orientação ao requerente de Visto de Estudos. O requerente tem a opção de apresentar ou não qualquer documentação ou informação que achar pertinente.

13 Cópia da carta de oferta (Letter of Offer) emitida pela instituição educacional na Austrália; Confirmação de matrícula (CoE - Confirmation of Enrolment). Documento emitido pela instituição educacional na Austrália, em conjunto com o Departamento de Educação; Seguro de saúde obrigatório (OSHC) - O documento de seguro de saúde deverá conter a data de início e término da vigência do mesmo. A validade desse documento deverá cobrir o período do curso e o da estadia do requerente. Observando que o visto será concedido de acordo com a validade do seguro de saúde e também em conformidade com a legislação; Cópias autenticadas do histórico escolar e/ou diplomas de cursos já realizados; Evidência de providências relativas a escola para os dependentes em idade escolar que estejam acompanhando o requerente principal; Comprovante de matrícula ou seu trancamento emitido pela instituição educacional no Brasil e a cópia do histórico acadêmico; Comprovantes de acesso a recursos financeiros disponíveis, obtidos de fontes legítimas. A disponibilidade financeira deverá cobrir os gastos do requerente e eventuais dependentes, estando ou não acompanhando na viagem, e devem ser suficientes para cobrir o pagamento do curso, escola para dependentes em idade escolar, passagens aéreas, alimentação e acomodação para os primeiros 12 meses de estadia ou para o período do curso a ser feito, caso seja menor que 12 meses. O requerente deverá confirmar, inclusive, disponibilidade financeira para manter os dependentes que não o acompanharão na viagem. A disponibilidade financeira deve ser oriunda de meios conforme os exemplos abaixo:

14 Contas bancárias (conta corrente, poupança ou investimento de renda fixa) do requerente ou daqueles que estão patrocinando a viagem; Evidências de aquisição financeira compatível, tais como contracheques, imposto de renda e comprovantes de venda de bens móveis ou imóveis; e Comprovantes de investimentos em ações ou fundos de renda volátil, cartões de crédito e compra de moeda estrangeira não serão aceitos como recursos financeiros disponíveis. A Seção de Vistos e Imigração da Embaixada da Austrália em Brasília poderá solicitar documentos complementares não mencionados acima, como também documentos originais. Nenhum documento autenticado será devolvido. Caso os documentos originais tenham sido solicitados por esta Seção de Vistos, serão devolvidos ao final do processo. Taxa de Visto: Todos os requerimentos de vistos devem ser acompanhados do pagamento da taxa de visto, que deve ser paga no momento da apresentação do requerimento e não é reembolsável em casos de desistência ou negativa do visto. A partir do dia 01 de Janeiro de 2014 não será recebido pagamento da taxa de visto em espécie. Para se informar a respeito das taxas de visto, acessar a seguinte página: Para maiores informações a respeito dos requisitos de saúde acessar a seguinte página:

15 Visto eletrônico de estudos (requerimento online) O requerente de Visto de Estudos que se encaixe no Nível de Análise 1 - Assessment Level 1 tem a possibilidade de realizar o trâmite do Visto de Estudos Online (inclusive cidadãos brasileiros). Verifique os endereços eletrônicos abaixo para certificar-se do nível de análise em que se encaixa. Subclasse de Visto de Estudante: s.html Níveis de Análise (Assessment Levels) por nacionalidade e subclasses de vistos: Visto de Estudante Online:

16 Trabalho Visto de Trabalho Temporário Visto de Trabalho Temporário (Atividade de curta estadia subclasse 400). O Visto de Trabalho Temporário de Curta Estadia é um visto que permite o interessado entrar na Austrália, sem qualquer vínculo empregatício ou remuneração, diante das seguintes atividades: Atividades altamente qualificadas Instalar ou conservar/dar manutenção a recentes importações que exigem conhecimento especifico; Prestar informações/opiniões a procedimentos ou produtos específicos que não estão em uso na Austrália; Instrutor que é chamado pra treinar trabalhadores em uma empresa australiana que comprou software desenvolvido fora do território australiano; Proporcionar treinamento, desenvolver sistema específico previamente combinado no ato de compra de equipamentos, e/ou implementar sistemas, dar suporte ou manutenção; Prestar serviço especializado que apenas a empresa pode oferecer. Atividades executadas por pessoas que ocupem posições nos grupos principais 1,2 e 3 na Classificação de Padrão de Trabalhos declarados pela Austrália e Nova Zelândia (ANZSCO).

17 Participante convidado Participantes de esporte coletivo em eventos específicos ou turismo como parte de delegações; Artistas prestando serviços a eventos, mas não competindo; Jornalistas cobrindo eventos; Pessoas convidadas para dar palestras; Artistas promovendo/expondo seu trabalho na Austrália. Atividades emergenciais de interesse da Austrália Diante de desastres e emergências no país; Acordo entre o governo australiano e o governo estrangeiro devido à necessidade da presença do requerente; Quando a Austrália verificar perdas significativas para o desenvolvimento de atividades internas; Prejuízo para o governo australiano devido a importantes decisões internas.

18 Pedido de Visto: Requerimento Online A partir de 01 de julho de 2013, portador de passaporte brasileiro poderá solicitar o Visto de Trabalho Temporário de Curta Estadia (subclasse 400) online. O pagamento da taxa de visto será realizado por cartão de crédito internacional. Observações A pessoa que desejar participar de reuniões de negócios, visitar empresas, conferências e ou seminários deverá solicitar um visto de visitante de negócios (subclasse 600). Na subclasse de Visto de Trabalho Temporário de Curta Estadia o requerente poderá aceitar as seguintes contribuições financeiras: Receber prêmio em dinheiro; Gratificação pela participação; Reembolso pelos gastos com o desenvolvimento das atividades; Nenhuma contribuição financeira poderá ser feita como salário sendo pago por um empregador australiano. Não existirá nenhum vínculo empregatício com o requerente. Os documentos exigidos para a retirada de visto a trabalho podem variar de acordo com a atividade que será realizada na Austrália. Para obter as informações específicas para cada atividade escolher a opção que melhor contempla ao interessado na seguinte página:

19 Validade do visto Geralmente este visto será concedido por um período de estadia de até 06 semanas. Sendo necessário, poderá ser concedido por um período de estadia de até 03 meses com uma ou múltiplas entradas. O período de três (03) meses de estadia começa a contar a partir da primeira entrada na Austrália. Por exemplo, se a pessoa obtém o visto de três (03) meses com múltiplas entradas e ao sair da Austrália desejar retornar com o mesmo visto, deverá verificar se o visto ainda esta válido para o retorno. Havendo necessidade de retornar dentro do período de (03) três meses, o requerente deverá informar e comprovar a necessidade para tal feito. Membros Familiares Permite a inclusão de dependentes familiares (esposa/esposo/companheiros de união estável e filhos menores de 18 anos de idade). Faz-se necessário apresentar certidão de casamento, nascimento, evidência de união estável por um período de no mínimo 12 meses (conta conjunta, cartão de crédito dentre outros).

20 Portadores de Passaporte Diplomático e Oficial Brasileiros com passaporte diplomático precisam de visto. Brasileiros com passaporte oficial ou de serviço precisam de visto. As informações acima são apenas indicativas, estando sujeitas a mudanças sem aviso prévio. É indispensável, ao planejar uma viagem de turismo ou de negócios, confirmar a validade dessas informações junto aos Consulados e Embaixadas Brasileiras em seu país. Fonte: Departamento de Polícia Federal Diplomatas, oficiais de governo e outros portadores de passaportes oficiais poderão estar isentos de pagamento da taxa pela solicitação do visto.

21 Todos os dados do presente comunicado baseiam-se em informações obtidas pelas representações diplomáticas no Brasil. Não nos responsabilizamos pela exatidão dessas informações. Em caso de dúvidas e para maiores informações, entrar em contato com o Consulado de sua jurisdição. Consulados da Austrália no Brasil Nome da representação Consulado-Geral da Austrália em São Paulo - SP Endereço/CEP Alameda Santos, nº 700, conjunto 92, Cerqueira César CEP São Paulo - SP Telefone (0xx11) e / Auxílio a cidadãos australianos: (0xx11) Fax (0xx11) Nome da chefia/classe Mark Argar Nome da representação Consulado Honorário da Austrália no Rio de Janeiro-RJ Av Presidente Wilson, Andar Endereço/CEP CEP Rio de Janeiro - RJ Telefone (21) Fax (21) corporativo honconau@terra.com.br Nome da chefia/classe Cônsul Honorário Sr Dr Ronaldo Veirano Horário de Atendimento Segunda à sexta das 9:00 às 18:00

22 Fonte:

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

Informações Gerais sobre Vistos Passo a Passo

Informações Gerais sobre Vistos Passo a Passo Informações Gerais sobre Vistos Passo a Passo Se você planeja viajar aos Estados Unidos e precisa solicitar o visto pela primeira vez ou quer renovar um visto que ainda esteja válido ou que tenha expirado

Leia mais

Copa do Mundo FIFA 2014 Vistos

Copa do Mundo FIFA 2014 Vistos Copa do Mundo FIFA 2014 Vistos Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos Divisão de Imigração A Lei 12.663 (Lei Geral da Copa), de 05/06/2012,

Leia mais

Embaixada da República Árabe do Egito no Brasil. Sobrenome Primeiro Nome Nome do Meio. Data de Nascimento Lugar de Nascimento Sexo

Embaixada da República Árabe do Egito no Brasil. Sobrenome Primeiro Nome Nome do Meio. Data de Nascimento Lugar de Nascimento Sexo Cole sua foto aqui Embaixada da República Árabe do Egito no Brasil Formulário para Visto Sobrenome Primeiro Nome Nome do Meio Data de Nascimento Lugar de Nascimento Sexo Nacionalidade Atual Nacionalidade

Leia mais

RASCUNHO DO FORMULÁRIO MODELO SUBCLASSE 600 PARA PEDIDO DE VISTO ELETRÔNICO DE ENTRADA NA AUSTRÁLIA

RASCUNHO DO FORMULÁRIO MODELO SUBCLASSE 600 PARA PEDIDO DE VISTO ELETRÔNICO DE ENTRADA NA AUSTRÁLIA Última alteração: JULHO/2014 - Informações incompletas ou incorretas poderão acarretar recusa do visto de entrada na Austrália. - Ao preencher este rascunho, você nos autoriza a enviar e receber suas informações

Leia mais

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima.

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima. INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

CONSULADO DE PORTUGAL CURITIBA

CONSULADO DE PORTUGAL CURITIBA VISTO PARA TRABALHAR EM PORTUGAL Actividade profissional subordinado ( Artº 30) OU Actividade profissional independente ( Artº 31) Os pedidos de visto devem ser apresentados pelo requerente com uma antecedência

Leia mais

GUIde in ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM AO REDOR DO MUNDO

GUIde in ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM AO REDOR DO MUNDO GUIde in ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM AO REDOR DO MUNDO SEJA BEM-VINDO A ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM - EPE BEM-DEDDEFEDEDE BEM-VINDO A UNIVERSIDADE ECDEEFEMGEM FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE

Leia mais

Orientaça o sobre Vistos

Orientaça o sobre Vistos Orientaça o sobre Vistos UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS SUÍÇA Capital: Berna Língua oficial: Alemão, Francês, Italiano e Romanche Moeda: Franco suíço (CHF) Orientação

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 A Coordenação de Geofísica (COGE) do Observatório Nacional torna pública a abertura

Leia mais

Comitê Consultivo Governamental

Comitê Consultivo Governamental Comitê Consultivo Governamental Regras de auxílio viagem do GAC 23 de junho de 2015 Histórico O orçamento da ICANN determinou o auxílio viagem para 30 membros do GAC em cada encontro da ICANN. Esses membros

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151. Site: www.faved.com.br E-mail: faleconosco@faved.com.br

Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151. Site: www.faved.com.br E-mail: faleconosco@faved.com.br GUIA INFORMATIVO Curso: PÓS-GRADUAÇÃO Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151 Rua Zacarias Roque - Nº 63 - Centro - Coronel Fabriciano-MG CEP 35.170-025 Prezado (a) aluno (a), seja bem-vindo

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

A IAESTE (International Association for the Exchange of Students for. Technical Experience) é uma organização internacional, apolítica e não -

A IAESTE (International Association for the Exchange of Students for. Technical Experience) é uma organização internacional, apolítica e não - Prezados Senhores, Ref. Explicativo Processo Oferta Reservada A IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) é uma organização internacional, apolítica e não

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO LICOM / LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO LICOM / LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO LICOM / LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA NO SETOR DE INSTALAÇÕES SINDICATO DA INDÚSTRIA DE INSTALAÇÃO - SP

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA NO SETOR DE INSTALAÇÕES SINDICATO DA INDÚSTRIA DE INSTALAÇÃO - SP 1 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA NO SETOR DE INSTALAÇÕES SINDICATO DA INDÚSTRIA DE INSTALAÇÃO - SP 2 APRESENTAÇÃO O Sindicato da Indústria de Instalação -, identificou

Leia mais

PEC-PG CNPq e CAPES. 8. Recomendações

PEC-PG CNPq e CAPES. 8. Recomendações PEC-PG CNPq e CAPES 8. Recomendações a) O Estudante-Convênio deverá matricular-se no primeiro semestre letivo do ano imediatamente subseqüente ao que se candidatou ao PEC-PG. Poderá, no entanto, ser concedida

Leia mais

Orientações Gerais I AFASTAMENTO DO PAÍS

Orientações Gerais I AFASTAMENTO DO PAÍS Orientações Gerais O documento abaixo apresenta de forma objetiva quais os procedimentos necessários a uma missão internacional. Ressalta-se que considerando os prazos postos pelas instituições concedentes

Leia mais

SERVIÇOS CONSULARES Formulários

SERVIÇOS CONSULARES Formulários SERVIÇOS CONSULARES Formulários Instruções: Certifique-se que o programa Adobe Reader, VERSÃO 9, esteja instalado no seu computador. Este programa pode ser obtido, gratuitamente, no site www.adobe.com.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 07/2014 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o Art. 40 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA OBTENÇÃO DE PASSAPORTE. Siga os seguintes passos para retirar seu Passaporte

PROCEDIMENTO PARA OBTENÇÃO DE PASSAPORTE. Siga os seguintes passos para retirar seu Passaporte PROCEDIMENTO PARA OBTENÇÃO DE PASSAPORTE Siga os seguintes passos para retirar seu Passaporte Verifique a documentação necessária. Atenção: Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais

MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS)

MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS) MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS) Sumário 1 - Procedimentos para obter 1ª ART Eletrônica... 2 2 Como obter o Termo de Responsabilidade Técnica... 3 3 - Encaminhar documentos

Leia mais

Orientaça o sobre Vistos

Orientaça o sobre Vistos Orientaça o sobre Vistos UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS IRLANDA Capital: Dublin Língua oficial: Inglês e Irlandês Moeda Euro ( ) (EUR) Orientação para Vistos: Permanência

Leia mais

PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTRANGEIROS DA FIOCRUZ (PRINTE/PG)

PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTRANGEIROS DA FIOCRUZ (PRINTE/PG) 1 PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTRANGEIROS DA (PRINTE/PG) 1. Objetivo Geral Promover a cooperação para a qualificação de estrangeiros de nível superior nas áreas de conhecimento para as quais

Leia mais

Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 008/2015 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2016.

Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 008/2015 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2016. Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 008/2015 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2016. Estarão abertas, nos dias 20, 21 e 22/01/2016, as inscrições para

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - LATO SENSU - EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - LATO SENSU - EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL

Leia mais

A) MATRÍCULA CONSULAR - (PELA PRIMEIRA VEZ, RENOVAR OU ALTERAR DADOS) GRÁTIS.

A) MATRÍCULA CONSULAR - (PELA PRIMEIRA VEZ, RENOVAR OU ALTERAR DADOS) GRÁTIS. A) MATRÍCULA CONSULAR - (PELA PRIMEIRA VEZ, RENOVAR OU ALTERAR DADOS) GRÁTIS. SOMENTE para brasileiros, de qualquer idade e que resida na área de jurisdição do Consulado. A Matrícula Consular NÃO substitui

Leia mais

ICANN COMUNIDADE AT-LARGE. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números POLÍTICA SOBRE VIAGENS DA AT-LARGE

ICANN COMUNIDADE AT-LARGE. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números POLÍTICA SOBRE VIAGENS DA AT-LARGE ICANN PT AL/2007/SD/4.Rev1 ORIGINAL: inglês DATA: 6 de junho de 2007 STATUS: FINAL Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números Série de documentos 2007 - Propostas para a equipe COMUNIDADE

Leia mais

Renovação de Vistos. Estudantes Estrangeiros

Renovação de Vistos. Estudantes Estrangeiros Renovação de Vistos Estudantes Estrangeiros Prorrogação do visto temporário IV (estudante) Requisitos exigidos aos interessados, para solicitação de prorrogação do prazo de estada no Brasil: possuir capacidade

Leia mais

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Mude-se para os EUA Hoje! PORT EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Todas as pessoas conhecem clientes, amigos ou parentes que possuem o desejo de se mudar para os Estados Unidos, especialmente para a Flórida.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº. 030/2011-CONSUNIV DISPÕE sobre revalidação de diplomas de cursos de graduação

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº. 030/2011-CONSUNIV DISPÕE sobre revalidação de diplomas de cursos de graduação UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº. 030/2011-CONSUNIV DISPÕE sobre revalidação de diplomas de cursos de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino

Leia mais

EDITAL N o 06/2014-REITORIA, DE 05 DE MARÇO DE 2014

EDITAL N o 06/2014-REITORIA, DE 05 DE MARÇO DE 2014 Governo do Estado do Ceará Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Universidade Estadual do Ceará REITORIA EDITAL N o 06/2014-REITORIA, DE 05 DE MARÇO DE 2014 Estabelece as normas e fixa

Leia mais

Documentação PASSAPORTE

Documentação PASSAPORTE Documentação PASSAPORTE Para emissão de passaporte é necessário entrar no site da Polícia Federal, www.dpf.gov.br e seguir as instruções abaixo: Verifique a documentação necessária. Atenção: Não há renovação

Leia mais

Online Visa Aplication - Canadá

Online Visa Aplication - Canadá Online Visa Aplication - Canadá Este formulário é uma versão em português das principais informações necessárias para a Solicitação Online de Visto para o Canadá. Essas informações são as disponíveis,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Faculdade de Ciências Farmacêuticas Câmpus de Araraquara EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Estarão abertas no período de 03 a 23/11/2015 na Seção Técnica de Pós-

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - No 033/2015 PROGRAMA DE MATEMÁTICA MESTRADO A Presidente da Comissão

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO 2014-1º SEMESTRE LETIVO

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO 2014-1º SEMESTRE LETIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL DPPG N O 73/2014 de 21 de fevereiro

Leia mais

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2016, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado Edital 21/2015 (para novos alunos)

Leia mais

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL SEPLAN ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OFFICE OF INTERNATIONAL AFFAIRS

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL SEPLAN ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OFFICE OF INTERNATIONAL AFFAIRS FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ALUNOS ESTRANGEIROS (FAVOR UTILIZAR LETRA DE FORMA) Foto 3x4 ( ) Aluno Intercambista ( ) Aluno Transferência 1. DADOS PESSOAIS Nome Completo: Data de Nascimento (DD/MM/AAAA): /

Leia mais

Edital nº 02/2015, de 28 de Agosto de 2015 Curso Técnico em Agricultura

Edital nº 02/2015, de 28 de Agosto de 2015 Curso Técnico em Agricultura Edital nº 02/2015, de 28 de Agosto de 2015 Curso Técnico em Agricultura A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação SED/Gabinete

Leia mais

México HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO

México HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO México ATENÇÃO VERIFIQUE ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA PARA FACILITAR SEU ATENDIMENTO. SEM A APRESENTAÇÃO DOS REQUISITOS OBRIGATÓRIOS, O ATENDIMENTO NÃO SERÁ REALIZADO. O Consulado Geral

Leia mais

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em Edital de Convocação para Ingresso nos cursos da Graduação em 2013/2 através de Transferência Interna de Curso e Transferência Externa entre Faculdades A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda

Leia mais

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS O Diretor do Colégio Santo Agostinho - Leblon, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor, traz a público este Edital e estabelece as normas regentes para o Processo

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA O EMBARQUE - ORIENTAÇÕES

DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA O EMBARQUE - ORIENTAÇÕES DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA O EMBARQUE - ORIENTAÇÕES Os documentos aqui mencionados deverão ser apresentados em suas vias originais, não sendo aceitas quaisquer reproduções, mesmo que autenticadas! I)

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2015 Coordenador: Prof. Dr. Antônio Corrêa de Lacerda Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Regina Maria d Aquino Fonseca Gadelha Estarão abertas, no período de 01/04/2015 a

Leia mais

ATENÇÃO: 1º e 2 CHAMADA E LISTA DE ESPERA PROUNI 1º/2016. Conforme edital do PROUNI, as inscrições ocorrerão da seguinte forma:

ATENÇÃO: 1º e 2 CHAMADA E LISTA DE ESPERA PROUNI 1º/2016. Conforme edital do PROUNI, as inscrições ocorrerão da seguinte forma: ATENÇÃO: 1º e 2 CHAMADA E LISTA DE ESPERA PROUNI 1º/2016. Conforme edital do PROUNI, as inscrições ocorrerão da seguinte forma: As inscrições para as bolsas da 1º e 2º chamada e lista de espera do Prouni

Leia mais

Coordenação do Processo Seletivo

Coordenação do Processo Seletivo Coordenação do Processo Seletivo Edital nº 003/14 Processo Seletivo Verão 2015-1 A Diretora Geral da Faculdade Catuaí, mantida pela Associação de Ensino de Cambé, com base em dispositivos constantes de

Leia mais

ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO 2015-2 VAGAS REMANESCENTES

ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO 2015-2 VAGAS REMANESCENTES ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO 2015-2 VAGAS REMANESCENTES A Diretora Geral da ESPM Unidade Rio de Janeiro, em consonância com o regimento da instituição, torna públicas

Leia mais

A Embaixada e os Consulados Gerais da República Federal da Alemanha no Brasil informam: Visto para Intercâmbio Escolar

A Embaixada e os Consulados Gerais da República Federal da Alemanha no Brasil informam: Visto para Intercâmbio Escolar A Embaixada e os Consulados Gerais da República Federal da Alemanha no Brasil informam: Visto para Intercâmbio Escolar I. Informações Gerais Viajando diretamente para a Alemanha, cidadãos brasileiros não

Leia mais

OBJETIVOS: Internacionalização dos alunos, convivendo com pessoas de outros países e oportunidade de conhecer outras culturas.

OBJETIVOS: Internacionalização dos alunos, convivendo com pessoas de outros países e oportunidade de conhecer outras culturas. OBJETIVOS: Internacionalização dos alunos, convivendo com pessoas de outros países e oportunidade de conhecer outras culturas. Desenvolvimento de habilidades de liderança, cooperação, auto-desenvolvimento

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE ENDEREÇO/ CONTATOS

INFORMAÇÕES SOBRE ENDEREÇO/ CONTATOS Rascunho do formulário modelo DS 160 para pedido de visto de entrada nos EUA: as informações abaixo descritas serão transferidas para o sistema de informações dos EUA e são de responsabilidade do requerente

Leia mais

Olá Estudante! A Unilins. É com muita satisfação que a UNILINS, Centro Universitário de Lins, da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, o recebe.

Olá Estudante! A Unilins. É com muita satisfação que a UNILINS, Centro Universitário de Lins, da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, o recebe. Olá Estudante! É com muita satisfação que a UNILINS, Centro Universitário de Lins, da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, o recebe. Este Manual tem o objetivo de acolher alunos estrangeiros para

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015

Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015 Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015 O Diretor Geral do Instituto de Ensino Superior de Goiás, mantido pela Sociedade de Ensino Superior Fênix Ltda,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DA FURG 1 -DA ISENÇÃO DE TAXA O Programa

Leia mais

EDITAL Nº 068/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL Nº 068/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº 068/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A Diretoria de Pós-graduação e Extensão do Centro Universitário Senac, no uso de suas atribuições, torna pública

Leia mais

VISTO DE TURISMO. Autorização de Viagem por parte dos tutores, com assinaturas reconhecidas; G O

VISTO DE TURISMO. Autorização de Viagem por parte dos tutores, com assinaturas reconhecidas; G O VISTO DE TURISMO Documentos necessários: ESTRNG e O Ã E Ç Formulário e ficha devidamente preenchidos, com letra de imprensa ou dactilografados com tinta preta e assina- R G I dos pelo requerente, sem rasuras

Leia mais

Visto de Permanência Temporária

Visto de Permanência Temporária Visto de Permanência Temporária Documentos necessários: Requerimento fundamentado, dirigido à Missão Consular de Angola, a solicitar o Visto de Permanência Temporária, com assinatura reconhecida no Notário

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O RALLY

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O RALLY INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O RALLY 1)Documentos exigidos para o Rally e Pós Rally (tradicional e Silver): Passaporte com validade mínima até 6 meses após a data de entrada em território americano. Visto

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 003 de 20/08/2014.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO nº. 003 de 20/08/2014. A Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA FSADU, por meio da Gerência de Técnica de Concursos GTEC/CONC/FSADU, em parceria com o Instituto Universitário Atlântico e com o Instituto Politécnico

Leia mais

Orientações para emissão da Guia de Transporte Animal GTA

Orientações para emissão da Guia de Transporte Animal GTA Orientações para emissão da Guia de Transporte Animal GTA O Ministério da Agricultura regulamenta o transporte de animais dentro do Brasil (GTA) e também para fora do pais (CZI). 1 PARA NÃO PERDER TEMPO:

Leia mais

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE A Direção Geral da Faculdade Independente do Nordeste, com vistas à chamada para seleção de alunos para o Programa Ciência

Leia mais

Manual de Orientações para bolsistas uruguaios

Manual de Orientações para bolsistas uruguaios Coordenação Geral de Programas- CGPR Manual de Orientações para bolsistas uruguaios Programa CAPES/UDELAR BRASIL-URUGUAI Todas as informações aqui descritas devem ser interpretadas em consonância com as

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA EXPERIÊNCIA PSICANALÍTICA. Periodicidade: Anual. Coordenação: Clarice Gatto. Objetivos do Curso

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA EXPERIÊNCIA PSICANALÍTICA. Periodicidade: Anual. Coordenação: Clarice Gatto. Objetivos do Curso CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA EXPERIÊNCIA PSICANALÍTICA Periodicidade: Anual Coordenação: Clarice Gatto Objetivos do Curso Contribuir para uma perspectiva crítica ante a práxis que se exerce nos

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR ESPM Unidade Porto Alegre O Diretor Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Porto Alegre, em consonância com o regimento da instituição,

Leia mais

Edital FINATEC 04/2015 - Finatec / UnB. Participação em Eventos Científicos Internacionais

Edital FINATEC 04/2015 - Finatec / UnB. Participação em Eventos Científicos Internacionais Edital FINATEC 04/2015 - Finatec / UnB Participação em Eventos Científicos Internacionais A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - Finatec, pessoa jurídica de direito privado, sem fins

Leia mais

VISTO DE FIXAÇÃO E RESIDÊNCIA. e Residência, com assinatura reconhecida no Notário e visado por este Consulado;

VISTO DE FIXAÇÃO E RESIDÊNCIA. e Residência, com assinatura reconhecida no Notário e visado por este Consulado; VISTO DE FIXAÇÃO E RESIDÊNCIA Documentos necessários: ESTRANG e O Ã E AÇ Carta do requerente, devidamente fundamentada, dirigida à Missão Consular de Angola, a solicitar o Visto de Fixação R G I IRO e

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Pós-Graduação Avenida dos Estados, 5001 Bloco B 4º andar Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Telefone: (11) 4996-0011

Leia mais

Visto de Residência Temporária. I. Passaporte ou documento de identidade de viagem valida e vigente, em original e cópia.

Visto de Residência Temporária. I. Passaporte ou documento de identidade de viagem valida e vigente, em original e cópia. Trâmite 5 Visto de Residência Temporária Casos: Prazo máximo para resolver: Vigência máxima do visto: Entradas permitidas: Aplicável a pessoas que pretendam entrar no México na condição residente temporário

Leia mais

EDITAL N o 14/2014 1 - INFORMAÇÕES GERAIS

EDITAL N o 14/2014 1 - INFORMAÇÕES GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EDITAL N o 14/2014 1

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA CONFIRMAÇÃO DA VAGA E MATRÍCULA Concurso Vestibular 2013. 1ª Etapa Solicitação de confirmação da vaga através da internet

ORIENTAÇÕES PARA CONFIRMAÇÃO DA VAGA E MATRÍCULA Concurso Vestibular 2013. 1ª Etapa Solicitação de confirmação da vaga através da internet ORIENTAÇÕES PARA CONFIRMAÇÃO DA VAGA E MATRÍCULA Concurso Vestibular 2013 1ª Etapa Solicitação de confirmação da vaga através da internet Você deve realizar a solicitação de confirmação da vaga através

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA CLÍNICA DIMAGEM 2014

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA CLÍNICA DIMAGEM 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA CLÍNICA DIMAGEM 2014 APRESENTAÇÃO O programa de pós-graduação em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Leia mais

Portal Nacional de Direito do Trabalho www.pndt.com.br. Portaria nº 00.004/2015 - Emissão de CTPS para Estrangeiros

Portal Nacional de Direito do Trabalho www.pndt.com.br. Portaria nº 00.004/2015 - Emissão de CTPS para Estrangeiros Portal Nacional de Direito do Trabalho www.pndt.com.br Portaria nº 00.004/2015 - Emissão de CTPS para Estrangeiros PORTARIA Nº 4, DE 26 DE JANEIRO DE 2015 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE

Leia mais

FACULDADE INESP ESCOLA TÉCNICA

FACULDADE INESP ESCOLA TÉCNICA FACULDADE INESP ESCOLA TÉCNICA MANUAL DO ALUNO 2011 EDITAL DE MATRÍCULA A Direção da Escola Técnica INESP comunica aos interessados que as matrículas para os Cursos Técnico em Edificações, Técnico em Gerência

Leia mais

Atenção Inscrito - Leia com atenção.

Atenção Inscrito - Leia com atenção. Atenção Inscrito - Leia com atenção. A não entrega da documentação comprobatória correta pode comprometer na sua desclassificação. Será necessário somente aquela documentação que comprove os dados informados

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM

EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM EDITAL Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE MONITORIA - UNIFEMM Artigo Primeiro - O Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, informa que no período de 26 a 29/10/2015, de 09 às 18.00 horas,

Leia mais

FACULDADES FUTURÃO DIRETORIA DE PÓS GRADUAÇÃO EDITAL DPG Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO TURMAS 2014/2

FACULDADES FUTURÃO DIRETORIA DE PÓS GRADUAÇÃO EDITAL DPG Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO TURMAS 2014/2 FACULDADES FUTURÃO DIRETORIA DE PÓS GRADUAÇÃO EDITAL DPG Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO TURMAS 2014/2 A Faculdades Futurão, em conformidade com o seu Plano de Desenvolvimento Institucional e o Regimento

Leia mais

Processo de Pagamento de solicitações de ingressos para o Público Geral para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Processo de Pagamento de solicitações de ingressos para o Público Geral para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 1. Quais são os meios de pagamento aceitos? Nas Fases de Vendas nº 1 e nº 2, é possível realizar pagamentos para compra de Ingressos pelos seguintes meios: - Cartão de pagamento - VISA - Outros cartões

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO - ANEXOS - ANEXO I - PROCEDIMENTOS PARA CAPACITAÇÃO INTERNA DO REQUERIMENTO Art. 1º - A capacitação interna poderá ser proposta pela Reitoria, Pró-Reitorias ou Diretorias

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CAMPUS SANTA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO DO IFES CAMPUS SANTA EDITAL Nº 03 de 10 de março de 2015 O Diretor-Geral do Campus de Santa Teresa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

VISTO DE TRATAMENTO MÉDICO

VISTO DE TRATAMENTO MÉDICO VISTO DE TRATAMENTO MÉDICO Documentos necessários: ESTRANG e O Ã E AÇ Carta do interessado, dirigida à Missão Consular de Angola, a solicitar o Visto de Tratamento Médico, com assinatura R G I reconhecida

Leia mais

Renovação - ProUni - para o 1º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO

Renovação - ProUni - para o 1º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni - para o 1º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni - para o 1º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni - para o 1º semestre

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE AUXÍLIO-DOENÇA

ORIENTAÇÃO PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE AUXÍLIO-DOENÇA GUIA ORIENTAÇÃO PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE AUXÍLIO-DOENÇA INTRODUÇÃO Este guia foi criado com o objetivo de orientar os participantes do plano Vale Mais, caso precisem solicitar a suplementação de auxílio-doença.

Leia mais

SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros

SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros O que é o SISAUT/FC? MANUAL DO USUÁRIO O SISAUT/FC é o sistema por meio do qual são feitos os requerimentos para as autorizações

Leia mais

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ldta UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 023/2015 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 023/2015 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 023/2015 CONSEPE Estabelece procedimentos para revalidação de diplomas expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, em observância as normas do Conselho Nacional de Educação.

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES

REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES 1. DEFINIÇÃO DE CURSOS LIVRES 1.1. Os Cursos Livres, de acordo com o artigo 42, da Lei nº 9.394/1996, são cursos abertos à comunidade, condicionada

Leia mais

DIVULGAÇÃO PRIMEIRA CHAMADA

DIVULGAÇÃO PRIMEIRA CHAMADA 1 EDITAL Nº 577/2015 UCB VIRTUAL PROCESSO SELETIVO PARA PÓS-GRADUAÇÃO BOSTON/EUA 1º SEMESTRE LETIVO DE 2016 Neste documento encontram-se todas as orientações sobre os processos de inscrição, seleção, matrícula,

Leia mais

EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação

EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação EDITAL SWG 01/2011 - Bolsas Sanduíche na Graduação O programa Ciência sem Fronteiras, CNPq, busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade

Leia mais

Coordenação do Processo Seletivo

Coordenação do Processo Seletivo Coordenação do Processo Seletivo Edital nº 002/12 Processo Seletivo Inverno 2012/2 A Diretora Geral da Faculdade Catuaí, mantida pela Associação de Ensino de Cambé, com base em dispositivos constantes

Leia mais

EDITAL DE OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO. DIREITO, ENFERMAGEM e FISIOTERAPIA

EDITAL DE OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO. DIREITO, ENFERMAGEM e FISIOTERAPIA EDITAL DE OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO DIREITO, ENFERMAGEM e FISIOTERAPIA 1º semestre de 2016 A Diretoria da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, no uso de suas atribuições, e considerando o disposto na legislação

Leia mais

Processo Seletivo FAEC 2016

Processo Seletivo FAEC 2016 Processo Seletivo FAEC 2016 EDITAL Nº 03/2015 18 de agosto de 2015 A Direção Geral da FAEC, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento, torna público

Leia mais

SUPER RALLY 2012 PHOENIX /ARIZONA EUA

SUPER RALLY 2012 PHOENIX /ARIZONA EUA SUPER RALLY 2012 PHOENIX /ARIZONA EUA Informações Super Rally 2012 Phoenix/Arizona EUA 1)Documentos exigidos para o Rally e Pós Rally (tradicional e Silver): Passaporte com validade mínima até 6 meses

Leia mais