NORMAS DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NORMAS DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO"

Transcrição

1 NORMAS DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO

2

3 IMPORTANTE O LOGOTIPO CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO É UM SÍMBOLO PROTEGIDO LEGALMENTE. NÃO PODE SER ALTERADO EM PARTE OU NO SEU TODO. TODA A SUA UTILIZAÇÃO DEVE SEGUIR AS NORMAS EXPOSTAS NESTE MANUAL. NÃO DEVE SER UTILIZADO EM CIRCUNSTÂNCIAS QUE SE POSSAM CONSIDERAR ABUSIVAS DOS DIREITOS DA INSTITUIÇÃO.

4 INTRODUÇÃO 4 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO O novo logótipo inspira-se nas bases gráficas da Imagem anterior, cuja memória que é, também, a memória destes 50 anos de dedicação, serviço, desenvolvimento, formação e cultura se pretende preservar, acrescentando-se um toque de elegância, requinte e energia na persecução da liderança, pela excelência e humanismo, do panorama de prestação clínica e científica nacional. No fundo, valores que pautam a cultura do Hospital de São João. A anterior Imagem Institucional do Hospital de São João, baseada na Cruz de Malta elemento identificativo da Ordem homónima criada no século XI, em Jerusalém para assistir, cuidar e reconfortar os peregrinos que afluíam à Terra Santa e no trevo planta ligada à sorte cuja cor transmite esperança foi readaptada. Mantém-se o símbolo da Ordem protectora dos peregrinos Cruz de Malta, que remete para os valores da concórdia, da tranquilidade e da solidariedade e associa-se, no novo desenho, à carga simbólica transmitida pela árvore símbolo de vida, representando os vários estádios do percurso humano: fecundação, nascimento, crescimento, maturidade, declínio e morte. A mundividência humanista que se pretende explorar na nova identidade gráfica do Centro Hospitalar de São João, onde a árvore preenche a Cruz de Malta e, assim, a complementa, aproximandonos dos valores essenciais às instituições hospitalares hodiernas, revela que a vida, enquanto valor estruturante da organização social contemporânea, entronca na actividade hospitalar e reforça o sentido fundamental e princípio orientador da nossa missão a hospitalidade. A árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas e de sombras interiores nós habitamos a árvore com a nossa respiração ( ) com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses, escreveu António Ramos Sousa. A eloquência dos seus versos e o conforto espiritual que a imagem da árvore proporciona, quisemo-lo imprimir nesta nova Imagem do Centro Hospitalar de São João.

5 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO ÍNDICE 5 1. Princípios de Identidade 1.1 O logotipo Centro Hospitalar de São João 1.2 Grelhas de Construção 1.3 Cor 1.4 Tipografia 1.5 Reduções máximas do Logotipo 1.6 Comportamentos a uma cor 1.7 Comportamento cromático sobre fundos de cor 1.8 Comportamento cromático sobre fundos fotográficos 1.9 Restrições

6 O LOGÓTIPO O RECONHECIMENTO DA ENTIDADE CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO DEVE SER INDISSOCIADO DA SUA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA, O LOGÓTIPO! É PORTANTO ESSENCIAL QUE ESTE SEJA RESPEITADO COM UMA COERÊNCIA DE APLICAÇÃO/UTILIZAÇÃO COESA EM TODAS AS PRESENÇAS.

7 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO 1.1 O LOGÓTIPO 7 VERSÃO PRINCIPAL

8 1.1 O LOGÓTIPO 8 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO VERSÃO HORIZONTAL COMPLEMENTAR: DEVERÁ SER APENAS UTILIZADO QUANDO AS LIMITAÇÕES DE ESPAÇO O JUSTIFICAREM E, APÓS CONHECIMENTO E VALIDAÇÃO DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E MARCA DO CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO.

9 GRELHAS DE CONSTRUÇÃO

10 1.2 GRELHAS DE CONSTRUÇÃO 10 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO 5X 5,5X X ESTA GRELHA É A BASE DE CONSTRUÇÃO DO LOGÓTIPO, DEFININDO AS PROPORÇÕES ENTRE OS SEUS DIFERENTES ELEMENTOS. A RELAÇÃO ENTRE O SÍMBOLO E O NOME FOI CUIDADOSAMENTE ESTUDADA, ESTANDO NA BASE DO SISTEMA DE IDENTIDADE, NÃO DEVENDO POR ISSO SER ALTERADA.

11 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO 1.2 GRELHAS DE CONSTRUÇÃO 11 14X 3X X

12 COR

13 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO 1.3 COR 13 RGB QUADRICOMIA R 109 G 29 B 20 C 0 M 90 Y 100 K 50 R 0 G 0 B 0 C 0 M 0 Y 0 K 100 CORES DIRECTAS PANTONE 1815 PANTONE BLACK AQUI ESTÃO INDICADAS AS CORES DIRECTAS DA CRIAÇÃO DO LOGÓTIPO, ASSIM COMO OS VALORES CORRESPONDENTES EM RGB E QUADRICOMIA.

14 TIPOGRAFIA

15 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO 1.4 TIPOGRAFIA 15 A FONTE TIPOGRÁFICA A SER USADA EM TODA A IMAGEM CORPORATIVA DA EMPRESA É A APEX, NAS SUAS 16 VARIANTES: Apex New PS Light !@# %&$/()=?*+ªº Apex New PS Book !@# %&$/()=?*+ªº Apex New PS Medium !@# %&$/()=?*+ªº Apex New PS Bold !@# %&$/()=?*+ªº Apex New PS Light Italic !@# %&$/()=?*+ªº Apex New PS Book Italic !@# %&$/()=?*+ªº Apex New PS Medium Italic !@# %&$/()=?*+ªº Apex New PS Bold Italic !@# %&$/()=?*+ªº

16 1.4 TIPOGRAFIA 16 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO Apex Serif Light %&$/()=?*+ªº Apex Serif Book %&$/()=?*+ªº Apex Serif Medium %&$/()=?*+ªº Apex Serif Bold %&$/()=?*+ªº Apex Serif Light Italic %&$/()=?*+ªº Apex Serif Book Italic %&$/()=?*+ªº Apex Serif Medium Italic %&$/()=?*+ªº Apex Serif Bold Italic %&$/()=?*+ªº

17 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO 1.4 TIPOGRAFIA 17 NA PARTILHA DE DOCUMENTOS COMO , WORD E POWERPOINT, RECOMENDAMOS A UTILIZAÇÃO DA ARIAL, UMA FAMÍLIA TIPOGRÁFICA DE SISTEMA, COMPATÍVEL COM WINDOWS E MAC. aa Arial Regular aa Arial Bold

18 1.4 TIPOGRAFIA 18 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO Exemplo: template de

19 REDUÇÕES MÁXIMAS DO LOGÓTIPO

20 1.5 O LOGÓTIPO 20 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO 7 mm O LOGÓTIPO SÓ PODERÁ SER REDUZIDO ATÉ UMA DIMENSÃO QUE NÃO IMPLIQUE A PERDA TOTAL OU PARCIAL DA SUA IDENTIFICAÇÃO VISUAL. A REDUÇÃO MÁXIMA RECOMENDADA PARA O LOGÓTIPO VERSÃO PRINCIPAL É DE 7 mm PARA O SÍMBOLO, SENDO OS RESTANTES ELEMENTOS REDUZIDOS PROPORCIONALMENTE.

21 COMPORTAMENTOS A UMA COR

22 1.6 COMPORTAMENTOS A UMA COR 22 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO POSITIVO NEGATIVO EM CASO DE IMPRESSÃO A UMA SÓ COR, EM POSITIVO OU NEGATIVO, DEVEM SEGUIR-SE AS REGRAS AQUI APRESENTADAS. SE FÔR NECESSÁRIO UMA OUTRA COR DEVERÁ DAR-SE CONHECIMENTO E AGUARDAR PELA VALIDAÇÃO DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E MARCA DO CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO.

23 COMPORTAMENTO SOBRE FUNDOS

24 1.7 COMPORTAMENTO CROMÁTICO SOBRE FUNDOS DE COR 24 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO FUNDOS CLAROS FUNDOS MÉDIOS FUNDOS ESCUROS PRETOS AMARELOS VERMELHOS VERDES AZUIS RECOMENDA-SE QUE O LOGÓTIPO SEJA UTILIZADO APENAS SOBRE AS CORES EM QUE NÃO PERCA A SUA LEGIBILIDADE, QUER A POSITIVO QUER A NEGATIVO, DE ACORDO COM OS EXEMPLOS ACIMA APRESENTADOS.

25 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO 1.8 COMPORTAMENTO CROMÁTICO SOBRE FUNDOS FOTOGRÁFICOS 25 AQUANDO DA UTILIZAÇÃO SOBRE FUNDOS FOTOGRÁFICOS, DEVERÁ TER-SE EM ATENÇÃO QUE ESTES PERMITAM A LEGIBILIDADE DO LOGÓTIPO, QUER A POSITIVO QUER A NEGATIVO.

26 RESTRIÇÕES

27 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO 1.9 RESTRIÇÕES 27 NÃO É CORRECTO DISTORCER OS ELEMENTOS DA MARCA CRIAR ELEMENTOS GRÁFICOS QUE DISTORÇAM A LEITURA DA MARCA ALTERAR A RELAÇÃO DE PROPORÇÃO DOS ELEMENTOS UTILIZAR VERSÕES DO LOGO SOBRE FUNDOS COM POUCA LEITURA ALTERAR A POSIÇÃO DOS ELEMENTOS ALTERAR AS DISTÂNCIAS ENTRE OS ELEMENTOS UTILIZAR OUTLINE NA VERSÃO A CORES UTILIZAR A MARCA SOBRE FUNDOS FOTOGRÁFICOS QUE DIFICULTAM A LEITURA UTILIZAR DIFERENTES RELAÇÕES DE COR UTILIZAÇÃO DO LOGÓTIPO ANTIGO UTILIZAÇÃO DO SÍMBOLO NOVO COM O TIPO DE LETRA ANTIGO UTILIZAÇÃO DO SÍMBOLO ANTIGO COM O TIPO DE LETRA NOVO HOSPITAL DE S. JOÃO COMO JÁ REFERIDO, O LOGÓTIPO É A IDENTIDADE DA MARCA, NÃO DEVENDO EM CASO ALGUM SER ALTERADO OU REDESENHADO. OS EXEMPLOS ACIMA DEMONSTRAM REPRESENTAÇÕES NÃO ADMITIDAS. EM CASO DE DÚVIDAS, DEVERÁ SER CONTACTADO O GABINETE DE COMUNICAÇÃO E MARCA.

28 1.9 RESTRIÇÕES 28 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO NÃO É CORRECTO DISTORCER OS ELEMENTOS DA MARCA CRIAR ELEMENTOS GRÁFICOS QUE DISTORÇAM A LEITURA DA MARCA ALTERAR A RELAÇÃO DE PROPORÇÃO DOS ELEMENTOS UTILIZAR VERSÕES DO LOGO SOBRE FUNDOS COM POUCA LEITURA ALTERAR A POSIÇÃO DOS ELEMENTOS ALTERAR AS DISTÂNCIAS ENTRE OS ELEMENTOS UTILIZAR OUTLINE NA VERSÃO A CORES UTILIZAR A MARCA SOBRE FUNDOS FOTOGRÁFICOS QUE DIFICULTAM A LEITURA UTILIZAÇÃO DO LOGÓTIPO ANTIGO UTILIZAÇÃO DO SÍMBOLO NOVO COM O TIPO DE LETRA ANTIGO UTILIZAÇÃO DO SÍMBOLO ANTIGO COM O TIPO DE LETRA NOVO UTILIZAR DIFERENTES RELAÇÕES DE COR HOSPITAL DE S. JOÃO COMO JÁ REFERIDO, O LOGÓTIPO É A IDENTIDADE DA MARCA, NÃO DEVE EM CASO ALGUM SER ALTERADO OU REDESENHADO. OS EXEMPLOS VDEMONSTRAM REPRESENTAÇÕES NÃO ADMITIDAS. EM CASO DE DÚVIDAS, DEVERÁ SER CONTACTADO O GABINETE DE COMUNICAÇÃO E MARCA.

29 RESTRIÇÃO DO USO DE ANTIGOS E NOVOS LOGOTIPOS DE SERVIÇOS/UNIDADES DO CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO

30 RESTRIÇÕES 30 MANUAL DE NORMAS CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO O Centro Hospitalar de São João (CHSJ), desde a criação da nova imagem, decidiu que a instituição apenas possuía um logótipo. EXEMPLOS Todos os serviços, unidades, gabinetes, departamentos, comissões, centros e UAG s, não podem possuir logótipos próprios, quer pelo ruído que tal iria criar no CHSJ pela diversidade dos mesmos, quer por uma questão de uniformização da linguagem criada e afirmação da marca global e forte São João. Para cada uma destas unidades foi criada uma imagem que é composta pelo logótipo do São João e o texto da unidade (poderá ser solicitado nesta fase para design@hsjoao. min-saude.pt). Assim sendo, não é permitido qualquer tipo de grafismo ou logótipo aplicado em qualquer unidade.

31 QUALQUER DÚVIDA,QUESTÃO OU SUGESTÃO DEVERÁ SER COMUNICADA AO GABINETE DE COMUNICAÇÃO E MARCA ATRAVÉS DOS S: design@chsj.min-saude.pt marketing@chsj.min-saude.pt

32 CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO E.P.E. PORTO (Sede) Alameda Professor Hernâni Monteiro Porto T geral@chsj.min-saude.pt VALONGO Rua da Misericórdia Valongo T Gabinete de Comunicação e Marca Centro Hospitalar de São João 2014 / Fotografias: Sérgio Rolando e Gab. Comunicação e Marca)

REPÚBLICA PORTUGUESA SAÚDE

REPÚBLICA PORTUGUESA SAÚDE REPÚBLICA PORTUGUESA SAÚDE NORMAS DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DE SÃO JOÃO IMPORTANTE O LOGOTIPO CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DE SÃO JOÃO É UM SÍMBOLO PROTEGIDO LEGALMENTE.

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS CONTEÚDOS 01 RENOVAÇÃO DA MARCA 02 CONSTRUÇÃO DA MARCA 03 DIMENSÕES MÍNIMAS MARGEM MÍNIMA DE SEGURANÇA 04 05 06 CORES COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS TIPOGRAFIA E RESPETIVOS ESTILOS

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Este Manual, visa estabelecer e consolidar a identidade das marcas das empresas do GRUPO NETT, através de um conjunto de recomendações e especificações de normas essenciais. Seguir

Leia mais

Manual de normas - AREANATejo Índice 02

Manual de normas - AREANATejo Índice 02 Índice 02 1.1 Logótipo da AREANATejo 1.2 Grelhas de construção 1.3 Cor 1.4 Tipografia Oficial 1.5 Reduções Máximas do Logótipo 1.6 Comportamentos a uma cor 1.7 Comportamento Cromático sobre Fundo de Cor

Leia mais

BRAND BOOK. Locamerica 2011 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

BRAND BOOK. Locamerica 2011 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS BRAND BOOK Locamerica 2011 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS BRAND BOOK Este BRAND BOOK foi criado para orientar a expressão da marca Locamerica em todos os momentos de contato com seus públicos. Seu objetivo

Leia mais

Manual de normas 2009 - identidade corporativa Sanitana

Manual de normas 2009 - identidade corporativa Sanitana Este manual estabelece as normas básicas de utilização da marca Sanitana nas situações mais comuns. O cumprimento destas normas fortalece a marca e evita a incoerência em erros indesejáveis. Em caso de

Leia mais

Manual da marca 2014

Manual da marca 2014 Manual da marca 2014 Índice 1. Marca 2. Elementos, versões e proporções 3. Área de reserva e redução 4. As cores da marca 4.1. Uso preferencial e versão PB 4.2. Cor complementar 5. Variação de fundos 6.

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL INTRODUÇÃO A marca de uma empresa é seu símbolo mais importante. Através dela o público reconhece a presença da empresa, suas conquistas, sua tradição e seus ideais. Ela nos

Leia mais

Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011

Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011 Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011 Apresentação 3 Elementos da marca 4 Versões de uso preferencial 5 Cores 6 Aplicação em substrato metalizado 7 Versão degradê 8 Versões em P&B 9 Área de não interferência

Leia mais

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA ÍNDICE 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 APRESENTAÇÃO DEFESA DA MARCA FAMÍLIA TIPOGRÁFICA PADRÃO CROMÁTICO APLICAÇÕES E VERSÕES LIMITES DE REDUÇÃO

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. Marca 1.1 Apresentação 1.2 Versões de assinatura 1.2.1 Recomendações 1.3 Negativo e positivo 1.4 Escala de cinza 1.5 Versão não cromia 1.6 Área de proteção 1.7 Redução

Leia mais

MANUAL DE NORMAS logótipo TORRES VEDRAS. AGENDA 21

MANUAL DE NORMAS logótipo TORRES VEDRAS. AGENDA 21 MANUAL DE NORMAS logótipo TORRES VEDRAS. AGENDA 21 MANUAL DE NORMAS logótipo TORRES VEDRAS. AGENDA 21 03. Valores da marca 04. Grelha de Construção do Logótipo e Margens de segurança 05. Escalas e Dimensões

Leia mais

Manual de Normas Gráficas

Manual de Normas Gráficas Manual de Normas Gráficas Introdução Este manual de normas gráficas constitui um guia dos elementos da identidade visual da, bem como, as respectivas normas para a sua correcta utilização e reprodução,

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS VERSÃO 1.0 > INTRODUÇÃO ESTE MANUAL APRESENTA AS REGRAS BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DA NOVA IDENTIDADE VISUAL DA ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

A marca TURISMO DE PORTUGAL. Manual de Identidade Visual

A marca TURISMO DE PORTUGAL. Manual de Identidade Visual A marca TURISMO DE PORTUGAL Manual de Identidade Visual 01 INTRODUÇÃO Este manual explica os elementos básicos da identidade gráfica da marca Turismo de Portugal, para que possa ser usada de forma clara

Leia mais

Manual de Padronização

Manual de Padronização Manual de Padronização das Marcas EBC e seus veículos Novembro de 2013 1. Marca da EBC 4 1.1 Reduções mínimas 5 1.2 Aplicações da marca 6 1.3 Tipografia 7 1.4 Cor da marca 8 1.5 Usos Indevidos 9 2. Marca

Leia mais

manual de normas gráficas UNIVERSIDADE LUSÓFONA

manual de normas gráficas UNIVERSIDADE LUSÓFONA manual de normas gráficas UNIVERSIDDE LUSÓFON manual normas Os valores centrais da nossa Marca No início deste ano lectivo de 2014/2015, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias renova a sua

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS O presente manual de normas tem um papel fundamental na aplicação da identidade visual do IPN. Integra os elementos básicos que a constituem, as regras que determinam a sua correcta

Leia mais

Enap. Manual de uso da marca

Enap. Manual de uso da marca Manual de uso da marca O símbolo transmite seriedade, objetividade e contemporaneidade compatíveis com a instituição e também continuidade em relação ao sinal de identificação anteriormente usado. O desenho

Leia mais

Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social Manual de uso da marca da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social Apresentação... 3 Marca e

Leia mais

manual de identidade visual instituto fonte

manual de identidade visual instituto fonte manual de identidade visual instituto fonte por quê um manual de identidade visual é importante para o instituto fonte? Por uma razão de sentido. Faz sentido para nós conseguir comunicar, em um conjunto

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Versão 04 - publicado em 12/junho/2013.

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Versão 04 - publicado em 12/junho/2013. MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Versão 04 - publicado em 12/junho/2013. Marca Introdução A marca da nossa empresa tem vida: ela reflete nossos valores, cultura e imagem. Por isso, o respeito na aplicação da

Leia mais

Introdução. A cartilha visa uniformizar o uso da marca pelos órgãos municipais com regras e limites claros.

Introdução. A cartilha visa uniformizar o uso da marca pelos órgãos municipais com regras e limites claros. 1 1 Introdução O Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina apresenta nesta cartilha a marca da administração municipal, criada a partir do brasão oficial do município. A marca é uma modernização

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL SÍMBOLO CHAPADO

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL SÍMBOLO CHAPADO SUMÁRIO INTRODUÇÃO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL SÍMBOLO CHAPADO ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA VERTICAL VERSÕES DA ASSINATURA VERTICAL SÍMBOLO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Índice 2 Logótipo 3 Grelha de Construção 4 Margens de Segurança 5 Cores (positivo/negativo) 6 Fundos Gráficos 7 Tipografia 8 Proteção da Marca 9 Reduções Máximas 10 2 LOGÓTIPO

Leia mais

Manual de Identidade Normas Básicas

Manual de Identidade Normas Básicas Manual de Identidade Normas Básicas Este manual contém as normas base para a correcta aplicação e utilização da nossa identidade. As ferramentas principais são a Marca, o Símbolo e a Tipografia, que constituem

Leia mais

Manual de Identidade Visual da Marca Fiat

Manual de Identidade Visual da Marca Fiat Manual de Identidade Visual da Marca Fiat Conceito A construção de um logo...é Em última instância o reflexo da integração da empresa que simboliza. Seu efeito depende consideravelmente da sua exposição

Leia mais

A ETIAM Etiquetadora Amaral Ltda. pretende através deste documento, consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: sua marca.

A ETIAM Etiquetadora Amaral Ltda. pretende através deste documento, consolidar o bem mais valioso que uma instituição pode ter: sua marca. INTRODUÇÃO Ter uma identidade visual, que passe uma mensagem de qualidade e segurança aos clientes é fundamental para o sucesso da empresa. A identidade visual é a imagem ou, em outras palavras, a roupa

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 1. MARCA Definições de Interesse... 03 Conceito... 04 Desenho... 06 Cores... 07 Tipografia... 08 Uso Incorreto da Marca... 09 Redução da Marca... 10 Versões Monocromáticas...

Leia mais

MANUAL APLICAÇÃO LOGOTIPO LINTEC

MANUAL APLICAÇÃO LOGOTIPO LINTEC SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 APRESENTAÇÃO 04 VERSÃO INSTITUCIONAL 05 VERSÃO VERTICAL E HORIZONTAL 06 PRETO E BRANCO 07 PADRÕES CROMÁTICOS 08 MALHA CONSTRUTIVA 09 ÁREA DE PROTEÇÃO 10 REDUÇÃO MÁXIMA 11 APLICAÇÕES

Leia mais

M A N U A L D E NOR M A S

M A N U A L D E NOR M A S MANUAL DE NORMAS A Construção de uma Marca é o resultado de uma pesquisa apurada. A sua construção obedece a regras precisas, que asseguram o equilíbrio da sua composição. Qualquer alteração das proporções

Leia mais

MANUAL. de Identidade Visual

MANUAL. de Identidade Visual MANUAL de Identidade Visual ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 ELEMENTOS Gráficos Logomarca...04 Malha Construtiva e Arejamento...05 Escala de Cores...06 USO da Marca 2 3 Material de Divulgação Institucional...08 Material

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Sumário Apresentação 3 Logotipo - Versões Cromáticas 4 Diagrama de Construção, Área de Reserva e Redução 5 Convivência com Outras Marcas 6 Patrocínio 7 Aplicações sobre Fundos 8 Aplicações Incorretas 9

Leia mais

Manual de Identidade Visual RIO +20

Manual de Identidade Visual RIO +20 Manual de Identidade Visual RIO +20 ÍNDICE Introdução 1. O selo 2. Aplicação principal 2.1. Construção 2.2. Aplicação em cores sólidas 2.3. Tons de cinza 2.4. Versões monocromáticas 2.5. Redução máxima

Leia mais

ni t núcleo de inovação tecnológica Manual de Identidade Visual NIT Mantiqueira

ni t núcleo de inovação tecnológica Manual de Identidade Visual NIT Mantiqueira ni t Manual de Identidade Visual NIT Mantiqueira março de 2015 Introdução A marca é o elemento central de uma identidade visual. Quando bem utilizada, torna-se o item primário para o reconhecimento de

Leia mais

Manual de Identidade Junho de 2011

Manual de Identidade Junho de 2011 Manual de Identidade Junho de 2011 Índice Identidade Visual... 2 O que é a Identidade Visual... 2 Objectivos do Manual de Identidade Visual... 2 Marca... 3 Versão Preferencial... 4 Versão Auxiliar... 4

Leia mais

Manual de Identidade Visual Corporativa

Manual de Identidade Visual Corporativa Manual de Identidade Visual Corporativa SUMÁRIO A Marca Cores 3 Aplicações 5 Slogan 8 Área de reserva 10 Versão P&B 12 Aplicações incorretas 14 Tipografia Estilos e padrões 16 CORES E PADRÕES 3 CORES A

Leia mais

MJC Portugal - Comunicação e Marketing. Manual de Imagem Corporativa

MJC Portugal - Comunicação e Marketing. Manual de Imagem Corporativa MJC Portugal - Comunicação e Marketing Manual de Imagem Corporativa MJC Portugal - Comunicação e Marketing Normas do logotipo Logotipo Cores Cores Directas (Pantones) Pantone 2748C Pantone 423C (50%) Pantone

Leia mais

KIT NORMAS BÁSICAS DE IDENTIDADE

KIT NORMAS BÁSICAS DE IDENTIDADE A celebração do Centenário do Instituto Superior Técnico, em 2011, assinalou um marco histórico numa instituição que mantém as suas tradições e valores intactos, projetando-os no futuro de um mundo globalizado

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Sumário Identificação... Justificativa... Padrão Cromático... Malha Construtiva... Redução Máxima e Área de Proteção... Tipografia... Uso da Marca... Aplicações em Fundo Colorido...

Leia mais

IT- MKT-001-COM Data: 28/01/2015 versão: 04. Manual de aplicação da marca

IT- MKT-001-COM Data: 28/01/2015 versão: 04. Manual de aplicação da marca Manual de aplicação da marca IT- MKT-001-COM Data 15/08/2014 versão 02 SumárioApresentação 3 A marca 4 Memorial descritivo... 5 Versão preferencial... 6 Padrões cromáticos... 7 Versões positiva/negativa...

Leia mais

ÍNDICE ESTACIONÁRIO CARTÕES DE VISITA APLICAÇÕES ASSINATURA DE E-MAIL

ÍNDICE ESTACIONÁRIO CARTÕES DE VISITA APLICAÇÕES ASSINATURA DE E-MAIL ÍNDICE CONSTRUÇÃO DA MARCA O LOGÓTIPO ÁREA DE PROTECÇÃO ASSINATURA DIMENSÕES MÍNIMAS CORES INSTITUCIONAIS TIPOGRAFIA VERSÕES DA MARCA COMPORTAMENTO SOBRE FUNDOS FOTOGRÁFICOS USO INCORRECTO ESTACIONÁRIO

Leia mais

Manual de uso da marca Revisão: 01 - Janeiro/2011. Este Manual é a primeira publicação disponibilizada para o uso da Marca Marajó

Manual de uso da marca Revisão: 01 - Janeiro/2011. Este Manual é a primeira publicação disponibilizada para o uso da Marca Marajó Manual de uso da marca Revisão: 01 - Janeiro/2011 Este Manual é a primeira publicação disponibilizada para o uso da Marca Marajó 2 Índice 1. Apresentação... 3 2. Missão, Visão e Princípios e Valores...

Leia mais

I ntrodução. Todas as versões e aplicações que não estiverem aqui contempladas devem ser submetidos à aprovação prévia.

I ntrodução. Todas as versões e aplicações que não estiverem aqui contempladas devem ser submetidos à aprovação prévia. I ntrodução O símbolo-logotipo do LNEG é a face visível da sua identidade. Este manual tem como objectivo definir um conjunto de regras e recomendações que garantam uma aplicação correcta dessa marca.

Leia mais

Manual de utilização do selo

Manual de utilização do selo Manual de utilização do selo Introdução O manual do selo Empresa Parceira da Saúde tem a função de ordenar e padronizar o signo que distingue e diferencia a parceira, compreendendo padrões e regras de

Leia mais

JUNHO 2014 V.01 MARCA GUIMARÃES MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

JUNHO 2014 V.01 MARCA GUIMARÃES MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS JUNHO 2014 V.01 MARCA GUIMARÃES MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE 01. INTRODUÇÃO 02. IDENTIDADE MÚLTIPLA 03. MARCA INSTITUCIONAL 01. VERSÕES INSTITUCIONAIS 02. PATRIMÓNIO MUNDIAL 03. NOVAS VERSÕES 04. ESPAÇO

Leia mais

Manual de Identidade Visual Universidade do Algarve

Manual de Identidade Visual Universidade do Algarve Manual de Identidade Visual Universidade do Algarve 1 índice 4 6 8 10 12 14 16 22 26 28 30 32 33 33 34 42 58 62 64 66 apresentação identidade verbal identidade visual tipografia logotipo / símbolo / marca

Leia mais

Manual de Uso da Marca da Faculdade Sumaré. Marketing - Fevereiro de 2012

Manual de Uso da Marca da Faculdade Sumaré. Marketing - Fevereiro de 2012 Manual de Uso da Marca da Faculdade Sumaré Marketing - Fevereiro de 2012 A PROPOSTA Com o passar do tempo, as empresas conquistam espaço no mercado em que atuam e tornam-se mais conhecidas e respeitadas.

Leia mais

GUIA DE Identidade Visual

GUIA DE Identidade Visual Texto GUIA DE Identidade Visual UNA-SUS Guia de Identidade Visual 1 Index Apresentação Malha Construtiva Símbolo Tipograma Símbolo + Logotipo Arejamento Aplicações Preto e Branco Horizontais Verticais

Leia mais

APRESENTAÇÃO. A identidade visual da Virada da Saúde foi desenvolvida para expressar o conceito do evento.

APRESENTAÇÃO. A identidade visual da Virada da Saúde foi desenvolvida para expressar o conceito do evento. APRESENTAÇÃO A identidade visual da Virada da foi desenvolvida para expressar o conceito do evento. urbanidade e saúde qualidade de vida do homem sustentabilidade como promoção de saúde protagonismo pertencimento

Leia mais

Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat

Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat Manual de Identidade Visual Fiat De modo geral, a versão de logo preferida para uso é a versão fotográfica com sombra e brilho. Onde não for possível utilizar esta versão,

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Confiabilidade Confiabilidade será nossa palavra-chave: todas as nossas ações serão no sentido de conquistar o reconhecimento da OniSat como uma grande empresa na área de rastreamento.

Leia mais

Uso correto da Marca ONS. versão 1.0 dezembro 2012

Uso correto da Marca ONS. versão 1.0 dezembro 2012 Uso correto da Marca ONS versão 1.0 dezembro 2012 O ONS desempenha com eficiência e eficácia seu papel no setor elétrico. A Marca ONS identifica e representa a organização e todos que a formam. Este documento

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 5 Apresentação da Marca A marca completa, com slogan, deve ser a versão utilizada preferencialmente. Já a versão marca simplificada, sem o slogan, só será utilizada quando não

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE. inside office

MANUAL DE IDENTIDADE. inside office ÍNDICE APRESENTAÇÃO 3 CORES 4 FAMÍLIA TIPOGRÁFICA 5 APLICAÇÕES DA MARCA 6 USOS INCORRETOS 0 REDUÇÃO DA MARCA AREJAMENTO DA MARCA VERSÕES MONOCROMÁTICAS MARCA EM NEGATIVO 1 4 2 3 APRESENTAÇÃO Esta é a marca

Leia mais

Índice. Manual de Uso da Marca Multiverde

Índice. Manual de Uso da Marca Multiverde Manual de Uso da Marca Multiverde Índice Introdução Logomarca Multiverde Proporções e Medidas Zona de Exclusão Reduções Mínimas Variantes de Cor Cores da Logomarca Aplicação Sobre Fundos Instáveis Usos

Leia mais

ANEXO II MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

ANEXO II MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ANEXO II MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1.1. Símbolo O símbolo Infraero é um importante elemento da identidade visual da empresa, contribuindo para transmitir os atributos de sua imagem. O deseno do símbolo

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual A empresa Chrysalis Nutri Essences nasceu de uma necessidade de atender a uma grande demanda na área de saúde, qualidade de vida e educação alimentar, com a finalidade de prestar

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Apresentação Este manual de marca tem como objetivo orientar o profissional envolvido, direta ou indiretamente na produção e na aplicação da identidade visual da empresa. Para

Leia mais

Conceito Visual. Manual de aplicação de Marca

Conceito Visual. Manual de aplicação de Marca Conceito Visual Conceito Visual Qualidade e Durabilidade Principal característica a ser transmitida na comunicação, os produtos são feitos com alto padrão de qualidade e durabilidade, é o ponto mais forte

Leia mais

MANUAL DE NORMAS ESTE MANUAL CONTÊM AS NORMAS MÍNIMAS PARA A CORRECTA UTILIZAÇÃO DO

MANUAL DE NORMAS ESTE MANUAL CONTÊM AS NORMAS MÍNIMAS PARA A CORRECTA UTILIZAÇÃO DO 2&3D Design e Produção, Lda MANUAL DE NORMAS ESTE MANUAL CONTÊM AS NORMAS MÍNIMAS PARA A CORRECTA UTILIZAÇÃO DO LOGOTIPO DA AGÊNCIA PARA A ENERGIA. SITUAÇÕES NÃO MENCIONADAS NESTE MANUAL, TERÃO QUE SER

Leia mais

Manual de Identidade Visual. 1 iuni Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual. 1 iuni Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1 iuni Manual de Identidade Visual SUMÁRIO iuni Manual de Identidade Visual 2 Sumário 1. 2. 3. 4. 5. 6. A Marca Versão preferencial - VP Dimensões preferenciais Marca p&b Cores

Leia mais

Manual de Normas Gráficas. COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade

Manual de Normas Gráficas. COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade Manual de Normas Gráficas COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade > Índice A Marca 05 Identidade 06. Logótipo 08. Versões 09. Margem de Segurança 10. Dimensão Mínima 11. A Cor 12 Suportes

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual 2 Índice Apresentação A Marca Criação da Marca Elementos Tipografia Cores Redução Máxima Área de Proteção Grid de Construção Versão Monocromática Aplicação Aplicação - Fundo Preto Aplicação - Fundo Especial

Leia mais

Manual da Marca CORITIBA FOOT BALL CLUB

Manual da Marca CORITIBA FOOT BALL CLUB Manual da Marca CORITIBA FOOT BALL CLUB APRESENTAÇÃO Marca forte é o primeiro passo para se alcançar o sucesso. Mas, para ser forte, a marca precisa estar exposta corretamente, sem variações de formato

Leia mais

Identidade Visual. 4Normas para a construção da Marca 4Utilizações corretas 4Aplicações em material Promocional

Identidade Visual. 4Normas para a construção da Marca 4Utilizações corretas 4Aplicações em material Promocional Identidade Visual 4Normas para a construção da Marca 4Utilizações corretas 4Aplicações em material Promocional ÍNDICE Introdução A Marca A Tipografia Um pouco da História... 03 Diagrama da Estrutura 04

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Normas e padrões de utilização Versão 1.3 Alterada em 13/11/2014 Alteração: inclusão do elemento de marca registrada, após a concessão do registro da marca pelo INPI. Sumário

Leia mais

Este manual estabelece uma estratégia visual para o uso inteligente do logo Herbalife Distribuidor Independente.

Este manual estabelece uma estratégia visual para o uso inteligente do logo Herbalife Distribuidor Independente. A coerência visual em todos os pontos de contato é essencial para reforçar a identidade da marca em qualquer comunicação com o consumidor, inclusive a propaganda local criada pelo Distribuidor Independente

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Uso e aplicação do logotipo

Manual de Identidade Visual. Uso e aplicação do logotipo Manual de Identidade Visual Uso e aplicação do logotipo 2 Apresentação O Manual de Identidade Visual da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, é um documento técnico, elaborado

Leia mais

Manual de aplicação de marca

Manual de aplicação de marca Manual de aplicação de marca Índice Apresentação... Conceitos e Atributos... Cores Institucionais (quadricomia e RGB)... Cores Institucionais (escala de cinza e positivo/negativo)... Tipografia... Grid

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Apresentação A marca é o maior patrimônio de uma empresa. Nela estão depositadas toda sua força e história. A forma como você escreve essa marca, acrescentando características

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Sumário 1. Introdução 1.1. Apresentação...4 1.2. Ficha Técnica...4 2.1.1. Logotipo Padrão...5 2.1.1.1. Versão Comercial e Institucional, com e sem slogan...6 2.1.1.2. Versão

Leia mais

MANUAL. de Identidade Visual FACULDADE DE INFORMÁTICA DE PRESIDENTE PRUDENTE

MANUAL. de Identidade Visual FACULDADE DE INFORMÁTICA DE PRESIDENTE PRUDENTE MANUAL de Identidade Visual ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 ELEMENTOS Gráficos Marca...04 Malha Construtiva e Arejamento...05 Escala de Cores...06 USO da Marca 2 3 Material de Divulgação Promocional...07 Aplicação

Leia mais

Apresentação. Identidade Visual

Apresentação. Identidade Visual Apresentação Identidade Visual É o conjunto de elementos gráficos que compõem o universo da marca. Neste manual, apresentamos regras e orientações para utilizá-los de maneira coerente e consistente, transmitindo

Leia mais

MANUAL MANUAL DE USO DA MARCA SELO SOLAR

MANUAL MANUAL DE USO DA MARCA SELO SOLAR MANUAL MANUAL DE USO DA MARCA SELO SOLAR ÍNDICE 01. Uso do Manual 02. Construção da marca 03. Área de proteção 04. Dimensão minima 05. Especificações Cromáticas 06. Uso em monocromia 07. Tipografia 08.

Leia mais

Manual de Utilização da Marca. Software for Business Excellence

Manual de Utilização da Marca. Software for Business Excellence Manual de Utilização da Marca INTRODUÇÃO O presente manual, conta com as normas e regras estabelecidas pela SoftExpert Software S.A, para a utilização de sua marca SoftExpert - Software for Business Excelence,

Leia mais

manual de normas gráficas Centro de Informação Europeia Jacques Delors

manual de normas gráficas Centro de Informação Europeia Jacques Delors manual de normas gráficas Centro de Informação Europeia Jacques Delors índice Eurocid logótipos de marcas associadas conceito p.2 normas de utilização p.3 construção margens de segurança dimensões cores

Leia mais

1 Assinatura 2 Cores 3 Tipografia 4 Estacionário

1 Assinatura 2 Cores 3 Tipografia 4 Estacionário 1 Assinatura 2 Cores 3 Tipografia 4 Estacionário 1 Assinatura A imagem corporativa/imagem global de todos os materias que têm a imagem da empresa registam uma primeira impressão sobre a empresa, quer perante

Leia mais

Manual de uso da marca do Governo Federal. SECOM / PR Janeiro de 2015

Manual de uso da marca do Governo Federal. SECOM / PR Janeiro de 2015 Manual de uso da marca do Governo Federal SECOM / PR Manual de uso da marca do Governo Federal 1.1 Introdução 3 1.2 Logomarca do Governo Federal 4 1.3 Proporções e medições 5 1.4 Zona de eclusão 6 1.5

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Apresentação 5 A Marca 7 Criação da Marca 8 Elementos 9 Tipografia 10 Cores 11 Redução Máxima 12 Área de Proteção 13 Grid de Construção 14 Versão Monocromática 15 Aplicação

Leia mais

2013: Ano da Contabilidade no Brasil. Manual de aplicação da marca

2013: Ano da Contabilidade no Brasil. Manual de aplicação da marca Apresentação A profissão contábil é um ofício antigo, que evoluiu e continua evoluindo, mas a sociedade não tem consciência dessa visão histórica, nem mesmo da importância dessa profissão para os dias

Leia mais

Manual de Identidade Visual. FACEPE Manual de Identidade Visual 1

Manual de Identidade Visual. FACEPE Manual de Identidade Visual 1 Manual de Identidade Visual FACEPE Manual de Identidade Visual 1 1. MARCA Apresentação Aplicação Cores Institucionais Família Tipográfica Reprodução da Marca Usos Incorretos Redução Área de Respiro Aplicação

Leia mais

A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios.

A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios. Apresentação A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios. É por meio dela que uma instituição apresenta, seus valores, sua filosofia, sua postura profis-sional, torna-se visível

Leia mais

Caderno de Normas. Programa para a aplicação do Acordo Ortográfico

Caderno de Normas. Programa para a aplicação do Acordo Ortográfico Caderno de Normas do Acordo Ortográfico Assinatura O LOGÓTIPO e o SÍMBOLO são o resumo visual da uma identidade cooperativa. É o veículo que expressa a filosofia e a posição que deseja exercer sobre a

Leia mais

Manual de uso da marca do Governo Federal

Manual de uso da marca do Governo Federal Manual de uso da marca do Governo Federal SECOM / PR - 2011 Manual de uso da marca do Governo Federal 1.1 Introdução 03 1.2 Logomarca do Governo Federal 04 1.3 Proporções e medições 05 1.4 Zona de eclusão

Leia mais

caderno de normas da marca inegi

caderno de normas da marca inegi caderno de normas da marca inegi identidade As pessoas reconhecem uma instituição pela sua identidade, o que significa que a identidade corporativa é como a face de uma pessoa. Pode ser amigável, interessante,

Leia mais

TRANSBRASILEIRO CARGAS & MUDANÇAS

TRANSBRASILEIRO CARGAS & MUDANÇAS Manual de Identidade Visual INTRODUÇÃO AO MANUAL Respeitar às orientações deste manual significa respeitar a imagem da empresa, dentro e fora de sua corporação, e mostra como é importante a apresentação

Leia mais

Manual de Aplicação da Marca do BRB

Manual de Aplicação da Marca do BRB Manual de Aplicação da Marca do BRB Banco de Brasília Superintendência de Marketing Dezembro de 2011 Redução Para garantir que a marca do BRB esteja sempre legível e não apresente ruídos, foi estabelecido

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Logomarca da CBC / Logo de Formação de Atletas Comunicação & Marketing Índice 1 Logomarca da CBC 1.1 Elementos da Logomarca 1.2 Significado 1.3 A Marca 1.4 Variantes de cor

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Marca Sumário 1. Apresentação 03 2. Uso do Manual 04 3. Componentes do Design 05 4. Logomarca 06 5. Assinatura 09 6. Área de Proteção 10 7. Alinhamento 11 8. Grade de Construção 12 9. Tipologia

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Índice

Manual de Identidade Visual. Índice Índice Introdução Concepção Proporção da identidade visual Limite de redução Cores institucionais Tipografia institucional Versão de assinatura Cores Fundos coloridos Papelaria Aplicação em ícone para

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Japan Karate Shotofederation - Brasil

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Japan Karate Shotofederation - Brasil MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Japan Karate Shotofederation - Brasil Introdução Este manual tem como objetivo padronizar o uso da marca Japan Karate Shotofederation na República Federativa do Brasil, bem

Leia mais

Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa, através dos tempos, portar-se institucionalmente de um

Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa, através dos tempos, portar-se institucionalmente de um Uma empresa que já atua há tanto tempo no mercado de maneira tão sólida e vitoriosa precisa, através dos tempos, portar-se institucionalmente de um modo que justifique e reafirme o seu lugar na vanguarda.

Leia mais

Manual de uso da marca do Governo Federal

Manual de uso da marca do Governo Federal Manual de uso da marca do Governo Federal SECOM / PR - 2011 Manual de uso da marca do Governo Federal 1.1 2.2 Introdução Logomarca Governo Federal 2.1.1 Reduções Mínimas 2.1.2 Variantes do Logo 2.1.3 Cores

Leia mais

ARII. Manual de Identidade Visual

ARII. Manual de Identidade Visual ARII Manual de Identidade Visual ARII Assessor Prof. Naziano Filizola Jornalista responsável: Aldinéa de Paula Redação: Aldinéa de Paula e Analy Bertazzo Ramos. Projeto Gráfico e edição: Analy Bertazzo

Leia mais

IDENTIDADE VISUAL Manual de Normas MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA. acm. acm ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES. acm

IDENTIDADE VISUAL Manual de Normas MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA. acm. acm ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES. acm A FUNÇÃO DO MANUAL A garantia da aplicação correta da identidade ACM é o objetivo da definição do conjunto de regras e recomendações constantes neste manual. Este documento descreve o logótipo, as cores,

Leia mais

Manual de Normas Gráficas MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

Manual de Normas Gráficas MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Manual de Normas Gráficas MANUAL 1 MANUAL 2 Manual de Normas Gráficas Este manual contém as regras básicas de utilização dos elementos fundamentais de design da marca Ceramics Portugal does it better e

Leia mais

I n s t i t u t o A l a i r M a r t i n s

I n s t i t u t o A l a i r M a r t i n s Guia de logomarca e identidade visual Guia de logomarca e identidade visual Guia de logomarca e identidade visual Sumário 1 - Logomarca...3 1.1 - Apresentação...4 1.2 - Elementos da logomarca...5 1.3 -

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE BRASÍLIA PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE BRASÍLIA MANUAL DE MARCA

PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE BRASÍLIA PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE BRASÍLIA MANUAL DE MARCA MANUAL DE MARCA APRESENTAÇÃO Este manual apresenta e normatiza a utilização da marca da Primeira Igreja Evangélica Congregacional de Brasília. A marca é elemento essencial para a construção da identidade

Leia mais