Portuguesa 3º 3 ano EF. O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portuguesa 3º 3 ano EF. O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização?"

Transcrição

1 Aprender a aprender

2 Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização?

3 Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF Por que essa é uma questão importante? Os resultados do Saeb apontam para poucas habilidades de leitura desenvolvidas na 4ªe na 8ªséries do EF, além da necessidade de domínio da leitura e escrita. No Plano Nacional de Educação: a meta de que toda criança leia aos oito anos de idade. A alfabetização éfunção essencial do Ciclo Inicial e épreciso pensar estratégias para que ela se efetive...

4 Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF Objetivo Vamos falar desse processo de investigação: O QUE SABEM AS CRIANÇAS E O QUE NECESSITAM SABER.

5 Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF Como vamos responder essa questão? Precisamos lembrar que ainda estamos em processo de investigação e as respostas não estão dadas...

6 Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF Avaliação externa Fase final do Ciclo Inicial

7 Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF A finalidade da avaliação égarantir que a escola ensine aquilo que é preciso ensinar; Possibilitar que as escolas, os sistemas de ensino confrontem o que seu ensino écom o que deveria ser, para confirmar o que fazem ou redefinir rumos.

8 Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF Podemos afirmar os desafios são grandes... Mas devemos lembrar que a realidade éum campo de possibilidade e não de determinação.

9 Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF Concepções de alfabetização e letramento Língua: interação entre sujeitos em contextos sociais específicos. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita em seus aspectos gráficos e formais. Letramento: práticas sociais de leitura e escrita que se constituem na interação entre sujeitos ou grupos de sujeitos. Papel da escola: instância de aprendizagem da escrita em seus aspectos gráficos e formais e de vivências de práticas de letramento.

10 Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF Seção 1: O que avaliar na Alfabetização?

11 Oficina de Língua L Portuguesa e Matemática tica 3º 3 ano EF Matriz de Referência para Avaliação Abrange as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas pelos alfabetizandos do 3ºano do processo de escolarização. Não abarcam todo currículo escolar. Por isso, não podem ser confundidas com parâmetros curriculares nem com o conteúdo a ser trabalhado pelo professor em sala de aula.

12 Oficina de Língua L Portuguesa e Matemática tica 3º 3 ano EF Essa matriz orienta a produção dos itens que compõem os testes. Itens = atividades onde os diversos conhecimentos (linguísticos e matemáticos) se operacionalizam. Teste = relaciona as aprendizagens efetivas X aprendizagens esperadas para o nível de ensino.

13 Dinâmica 1: O que é avaliado no SAEPE? Encontre o tópico que agrupa a habilidade que você representa.

14 Matrizes de Referência: Saepe 3 ano EF Língua L Portuguesa I. Apropriação do Sistema de Escrita D1 Diferenciar letras de outros sinais gráficos. D2 Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas. D3 Reconhecer palavras como unidades gráficas.

15 Matrizes de Referência: Língua L Portuguesa e Matemática tica II. Práticas de Leitura D4 Ler palavras. D5 Ler sentenças. D6 Localizar informação explícita em um texto. D7 Inferir informação em um texto. D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto. D9 Identificar o tema central de um texto. D11 Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.

16 Matrizes de Referência: Língua L Portuguesa e Matemática tica D12 Identificar o gênero do texto. D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais. D16 Estabelecer relações de causa e consequência entre partes de um texto. D18 Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições). D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação.

17 Dinâmica 2: Qual item avalia sua habilidade? Encontre o item que avalia a habilidade que você representa. Qual o gabarito do item? O nível de complexidade da habilidade avaliada referese a qual etapa de escolaridade? Quais as possíveis hipóteses cognitivas para cada uma das alternativas de resposta?

18 Dinâmica 2: Qual item avalia sua habilidade? I. Apropriação do Sistema de Escrita D1 Diferenciar letras de outros sinais gráficos. ITEM AL0157A8 GABARITO A SEM COD C D2 Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas. AL0055A8 AL075A8 D C D3 Reconhecer palavras como unidades gráficas. frase João AL0125A8 B D Exemplos de itens

19 Dinâmica 2: Qual item avalia sua habilidade? II. Práticas de Leitura D4 Ler palavras. D5 Ler sentenças. D6 Localizar informação explícita em um texto. D7 Inferir informação em um texto. P030005A9 Galinha Peixe frase frango e ovos P030164A9 os três ursos P050021PE P050046A8 P050008PE P120546A9 D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto. P090442A9 D B D A C A A B D C E Exemplos de itens

20 Dinâmica 2: Qual item avalia sua habilidade? D9 Identificar o tema central de um texto. D11 Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais. D12 Identificar o gênero do texto. P030045A9 P050178A9 P100177A9 P030173A9 P050166A8 P050370A9 P030053A9 P030134A8 A A E A D B D C Exemplos de itens

21 Dinâmica 2: Qual item avalia sua habilidade? D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais. P030021A9 P090036PE D C D16 Estabelecer relações de causa e consequência entre partes de um texto. D18 Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições). P050042CE P11005SI P050528A9 D D C D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação. P030047A9 P050407A9 B A P050466A9 B Exemplos de itens

22 Como interpretar e utilizar os resultados? Seção 2: Interpretação pedagógica dos resultados da escola

23 Exemplo de resultados de uma escola Língua Portuguesa 3º ano

24 Exemplo de resultados de uma escola Língua Portuguesa 3º ano

25 Escala de Proficiência Apresentação dos resultados Escala de Proficiência Elaborada segundo critérios estatísticos e pedagógicos; Escala: continuumdos níveis de desempenho em leitura apresentados pelos alunos. O cálculo de proficiência dos alunos possibilita posicioná-los em um ponto específico da escala, pela indicação de quais itens estavam corretos e, consequentemente, pelas competências/habilidades que esses itens revelam que os alunos demonstram possuir.

26 Escala de Proficiência em Língua L Portuguesa

27 Quadro de relação Escala -Matriz

28 Leitura escala com relação às s competências LER PALAVRAS

29 Leitura escala com relação às s competências REALIZA INFERÊNCIAS

30 Leitura escala com relação às s competências

31 Escala de Proficiência em Língua L Portuguesa ,97% 18,37% 10,20% 56,46%

32 Leitura da escala com relação aos padrões de desempenho Vamos ver o que os alunos sabem em cada padrão... Atividade: dividir o grupo por competências e cada um fará a leitura do que os alunos fazem em cada intervalo referente aos padrões de desempenho. Formar 13 grupos (duplas)

33 Exemplos de itens em cada padrão de desempenho Elementar I Até 100 pontos

34 Exemplos de itens em cada padrão de desempenho

35 Exemplos de itens em cada padrão de desempenho Elementar II De 100 a 125 pontos

36 Exemplos de itens em cada padrão de desempenho

37 Exemplos de itens em cada padrão de desempenho Básico De 125 a 150 pontos

38 Exemplos de itens em cada padrão de desempenho

39 Exemplos de itens em cada padrão de desempenho Desejável A partir de 150 pontos

40 Exemplos de itens em cada padrão de desempenho Desejável A partir de 150 pontos

41 Como utilizar os resultados? Seção 3: Utilização dos resultados

42 Como utilizar os resultados? Atividade em grupo: Com base na leitura dos padrões realizada coletivamente, elaborar sugestões de atividades. Formar 6 grupos com 5 pessoas: 2 grupos (elementar I elementar II) 2 grupos (elementar II Básico) 2 grupos (Básico Desejável)

43 Quadro sintético tico dos padrões de desempenho Elementar I Até100 Diferenciam letras de outros rabiscos, desenhos e/ou outros sinais gráficos; Reconhecem que o texto é organizado da esquerda para direita e de cima para baixo; Identificam rimas e sílabas que se repetem em início ou fim de palavra; Leem palavras formadas por sílabas canônicas; Elementar II Identificam letras do alfabeto; Identificam os espaçamentos adequados entre as palavras e estas enquanto unidade gráfica; Contam sílabas de uma palavra lida ou ditada; Leem palavras formadas por sílabas não canônicas; Localizam informações em frases, pequenos avisos, bilhetes curtos e poemas simples; Identificam a finalidade de textos de gênero familiar como receitas, bilhetes, poesias.

44 Quadro sintético tico dos padrões de desempenho Elementar II Identificam letras do alfabeto; Identificam os espaçamentos adequados entre as palavras e estas enquanto unidade gráfica; Contam sílabas de uma palavra lida ou ditada; Leem palavras formadas por sílabas não canônicas; Localizam informações em frases, pequenos avisos, bilhetes curtos e poemas simples; Identificam a finalidade de textos de gênero familiar como receitas, bilhetes, poesias. Básico Localizam informações em textos curtos, de gênero familiar e com poucas informações; Realizam inferências em textos não verbais e inferem o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto.

45 Quadro sintético tico dos padrões de desempenho Básico Localizam informações em textos curtos, de gênero familiar e com poucas informações; Realizam inferências em textos não verbais e inferem o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto; Reconhecem expressões próprias da oralidade. Desejável A partir de 150 Localizam informações em textos mais extensos, desde que o texto se apresente em gênero familiar; Identificam o tema de um texto indicado pelo título e por meio de pistas textuais; Inferem informações em textos de linguagem mista com temática e vocabulário familiares; Identificam gêneros por meio de pistas textuais como tipo de linguagem, organização na página; Percebem relações de causa-consequência em textos de linguagem mista, percebem relações lógico-discursivas de tempo e lugar, estabelecem relações de substituição pronominal e lexical.

46

47 Para pensar... Com base nos resultados da avaliação quais são as ações pedagógicas que se esperam aperfeiçoar? Gêneros Literários

Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares

Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Por que essa é uma questão importante? Os resultados

Leia mais

SAEGO Análise, interpretação e utilização dos. re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula.

SAEGO Análise, interpretação e utilização dos. re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula. RESULTADOS DA AVALIAÇÃO SAEGO 2011 Ailton Resende de Paula Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAEGO 2011 para re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de

Leia mais

Relacione a primeira coluna com a segunda, considerando o grau de desenvolvimento das habilidades associadas a esta competência.

Relacione a primeira coluna com a segunda, considerando o grau de desenvolvimento das habilidades associadas a esta competência. IdentIfIca letras Uma das primeiras hipóteses que a criança formula com relação à língua escrita é a de que escrita e desenho são uma mesma coisa. Sendo assim, quando solicitada a escrever, por exemplo,

Leia mais

Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do PAEBES ALFA

Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do PAEBES ALFA Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do PAEBES ALFA Objetivos Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de desempenho, aplicadas no estado do Espírito Santo, na etapa de

Leia mais

ABAIXO DO BÁSICO. Língua Portuguesa - 4EF

ABAIXO DO BÁSICO. Língua Portuguesa - 4EF ABAIXO DO BÁSICO ATÉ 600 PONTOS Os alunos que se encontram no Padrão de Desempenho Abaixo do Básico apresentam manifestações de habilidades relacionadas à apropriação do sistema de escrita, como também

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados

Oficina de Apropriação de Resultados SAEPE 2018 Oficina de Apropriação de Resultados Língua Portuguesa Avaliação ORIENTAÇÕES CURRICULARES MATRIZES DE REFERÊNCIA SAEB MATRIZES DE REFERÊNCIA SAEPE PLANOS DE CURSO/AULAS ITENS TESTES DE DESEMPENHO

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEMS Leila Martins Roberta Fulco

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEMS Leila Martins Roberta Fulco Leila Martins Roberta Fulco Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEMS para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas envolvidas

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Saepi 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Saepi 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Saepi 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Língua Portuguesa por Thenner Freitas da Cunha e-mail: thenner@caed.ufjf.br Objetivos: Interpretar os resultados

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO. Roberta Fulco Calzavara

OFICINA DE APROPRIAÇÃO. Roberta Fulco Calzavara OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Roberta Fulco Calzavara Objetivo Analisar e interpretar os resultados do PAEBES para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem

Leia mais

Escala de proficiência

Escala de proficiência Escala de proficiência Língua Portuguesa DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES Identifica letras * Apropriação do sistema da escrita Reconhece convenções gráficas * Manifesta consciência fonológica * Lê palavras

Leia mais

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo.

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo. Língua Portuguesa - Ensino Médio SISPAE 2013 01 Abaixo do Básico 1º e 2º ano até 200 pontos Neste Padrão de Desempenho, os estudantes se limitam a realizar operações básicas de leitura, interagindo apenas

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Língua Portuguesa Dinâmica Conhecendo o outro. Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de

Leia mais

1 Saepi 2013 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL LÍNGUA PORTUGUESA - 5º EF

1 Saepi 2013 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL LÍNGUA PORTUGUESA - 5º EF 1 Saepi 2013 PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL LÍNGUA PORTUGUESA - 5º EF até 125 pontos As habilidades presentes neste Padrão de Desempenho são muito elementares e relacionam-se, essencialmente, à apropriação

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Alfabetização Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito

Leia mais

Divulgação de Resultados

Divulgação de Resultados Oficina Divulgação de Resultados Língua Portuguesa Professor Luís Cláudio R. Carvalho Objetivos da oficina Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam a elaboração dos itens

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013

Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013 Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de BIOLOGIA Dinâmica Eu não sou eu.sou o momento:passo. Mario Quintana Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação

Leia mais

4 O aprendizado de leitura no 2º ano e no 3º ano do ensino fundamental

4 O aprendizado de leitura no 2º ano e no 3º ano do ensino fundamental 4 O aprendizado de leitura no 2º ano e no 3º ano do ensino fundamental O objetivo deste capítulo é esclarecer, detalhadamente, o leitor, sobre as habilidades desenvolvidas pelos alunos do 2º e do 3º anos

Leia mais

Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam a elaboração dos itens presentes nos testes de Língua Portuguesa.

Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam a elaboração dos itens presentes nos testes de Língua Portuguesa. Objetivo geral Analisar e interpretar os resultados do Areal para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas unidades escolares envolvidas no processo

Leia mais

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 O QUE É A PROVINHA BRASIL? A Provinha Brasil é um instrumento elaborado para oferecer aos

Leia mais

Língua Portuguesa 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental

Língua Portuguesa 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental ISSN 1948-560X SAEPE 2012 Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio

Leia mais

Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Língua Portuguesa Volume 3

Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Língua Portuguesa Volume 3 ISSN 1984-5456 Revista da Escola Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro Língua Portuguesa Volume 3 Ficha Catalográfica RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado da Educação. Revista da

Leia mais

GOVERNADOR DE MINAS GERAIS FERNANDO DAMATA PIMENTEL SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO MACAÉ MARIA EVARISTO DOS SANTOS

GOVERNADOR DE MINAS GERAIS FERNANDO DAMATA PIMENTEL SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO MACAÉ MARIA EVARISTO DOS SANTOS GOVERNADOR DE MINAS GERAIS FERNANDO DAMATA PIMENTEL SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO MACAÉ MARIA EVARISTO DOS SANTOS SECRETÁRIO ADJUNTO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ANTÔNIO CARLOS RAMOS PEREIRA CHEFE DE GABINETE

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA -

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - EIXO ESTRUTURANTE: Leitura HABILIDADE H1. Ler palavras com estrutura silábica canônica H2. Ler palavras com estrutura silábica

Leia mais

Oficina A r p o r pr p i r a i çã ç o de d e Re R s e ul u t l a t do d s

Oficina A r p o r pr p i r a i çã ç o de d e Re R s e ul u t l a t do d s Oficina Apropriação de Resultados por Carolina Augusta Asssumpção Gouveia Analista de Avaliação e-mail: carolinaaag@caed.ufjf.br Objetivos da oficina realizar a análise pedagógica dos resultados da avaliação

Leia mais

SAEPE 2014 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO

SAEPE 2014 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO ISSN 1948-560X SAEPE 2014 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 3ª série do Ensino Médio Governador de Pernambuco Paulo Câmara Secretário de Educação Frederico

Leia mais

SAEPE 2014 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO

SAEPE 2014 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO ISSN 1948-560X SAEPE 2014 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental Governador de Pernambuco Paulo Câmara Secretário de Educação

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Professores. SPAECE e SPAECE-Alfa 2014

Oficina de Apropriação de Resultados Professores. SPAECE e SPAECE-Alfa 2014 Oficina de Apropriação de Resultados Professores SPAECE e SPAECE-Alfa 2014 Momentos de formação 1º Momento: Avaliação e Fatores Contextuais 2º Momento: Resultados Gerais - o trabalho da equipe pedagógica

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

ISSN Secretaria de Estado de Educação SIMAVE PROEB Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental

ISSN Secretaria de Estado de Educação SIMAVE PROEB Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental ISSN 1983-0157 Secretaria de Estado de Educação SIMAVE PROEB 2013 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental ISSN 1983-0157 2013 PROEB Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEPI para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

SEAPE 2012 REVISTA PEDAGÓGICA SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Língua Portuguesa 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental

SEAPE 2012 REVISTA PEDAGÓGICA SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Língua Portuguesa 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental ISSN 2237-8308 SEAPE 2012 SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como

Leia mais

Prof. Ailton Resende de Paula -Analista de Instrumentos de Avaliação/ (

Prof. Ailton Resende de Paula -Analista de Instrumentos de Avaliação/ ( cc Prof. Ailton Resende de Paula -Analista de Instrumentos de Avaliação/ CAED- (e-mail: ailtonresende@caed.ufjf.br) Analisar e interpretar os resultados do Avaliando IDEPB para (re)planejamento das ações

Leia mais

GOVERNADOR DE PERNAMBUCO JOÃO SOARES LYRA NETO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DO ESTADO RICARDO DANTAS

GOVERNADOR DE PERNAMBUCO JOÃO SOARES LYRA NETO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DO ESTADO RICARDO DANTAS ISSN 1948-560X GOVERNADOR DE PERNAMBUCO JOÃO SOARES LYRA NETO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DO ESTADO RICARDO DANTAS SECRETÁRIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ANA SELVA SECRETÁRIO EXECUTIVO

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

UNIDADE 5 OS DIFERENTES TEXTOS EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO ANO 1

UNIDADE 5 OS DIFERENTES TEXTOS EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO ANO 1 UNIDADE 5 OS DIFERENTES TEXTOS EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO ANO 1 OBJETIVOS Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento; Analisar e planejar projetos didáticos para turmas de alfabetização,

Leia mais

Prezados EDUCADORES, Apresentação WILSON RISOLIA RODRIGUES, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Prezados EDUCADORES, Apresentação WILSON RISOLIA RODRIGUES, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ISSN: 1948-5456 ISSN 1948-5456 Apresentação WILSON RISOLIA RODRIGUES, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO Prezados EDUCADORES, Em consonância com o padrão das avaliações nacionais e internacionais, associadas às

Leia mais

Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás. Revista Pedagógica Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental

Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás. Revista Pedagógica Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental ISSN 2238-0086 SAEGO 2012 Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Revista Pedagógica Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio SEÇÃO

Leia mais

SPAECE Ensino Médio Língua Portuguesa. Boletim Pedagógico. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará

SPAECE Ensino Médio Língua Portuguesa. Boletim Pedagógico. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará Boletim Pedagógico Ensino Médio Língua Portuguesa ISSN 1982-7644 SPAECE 2012 Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio SEÇÃO 2 Interpretação

Leia mais

ISSN SAEGO. Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás. Revista Pedagógica Língua Portuguesa - 5º ano do Ensino Fundamental

ISSN SAEGO. Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás. Revista Pedagógica Língua Portuguesa - 5º ano do Ensino Fundamental ISSN 2238-0086 ISSN 2238-0086 2013 SAEGO Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Revista Pedagógica Língua Portuguesa - 5º ano do Ensino Fundamental GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA

Leia mais

por Gabriela Antônia da Silva Leão Especialista Matemática

por Gabriela Antônia da Silva Leão Especialista Matemática por Gabriela Antônia da Silva Leão Especialista Matemática Objetivos da Oficina Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de desempenho, aplicada no estado do Alagoas AREAL, para o (re)

Leia mais

PROVA SALVADOR 2014 SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO

PROVA SALVADOR 2014 SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO ISSN 2359-6694 PROVA SALVADOR 2014 SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental Prefeito Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto Secretário Municipal

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG PAUTA Apresentação geral. Concepções de alfabetização e letramento. Detalhamento dos procedimentos avaliativos. Análise

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados do IDEPB/2013. Disciplina: Matemática por Carolina Augusta Assumpção Gouveia

Oficina de Apropriação de Resultados do IDEPB/2013. Disciplina: Matemática por Carolina Augusta Assumpção Gouveia Oficina de Apropriação de Resultados do IDEPB/2013 Disciplina: Matemática por Carolina Augusta Assumpção Gouveia Conhecendo o outro... Formação do grupo! Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba Edições:

Leia mais

Encarte Especial Undime. Os resultados da Prova ANA, os impactos na sala de aula e os desafios dos municípios paulistas

Encarte Especial Undime. Os resultados da Prova ANA, os impactos na sala de aula e os desafios dos municípios paulistas Encarte Especial Undime Os resultados da Prova ANA, os impactos na sala de aula e os desafios dos municípios paulistas Os resultados da Prova ANA, os impactos na sala de aula e os desafios dos municípios

Leia mais

SisPAE 2015 BREVES METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS OFICINA DE DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DO SISPAE 2015

SisPAE 2015 BREVES METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS OFICINA DE DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DO SISPAE 2015 SisPAE 2015 OFICINA DE DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DO SISPAE 2015 METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS BREVES SisPAE: Sistema Paraense de Avaliação Educacional Avaliação externa da Educação Básica. Fornece informações

Leia mais

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual. SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Avaliação de Aprendizagem em Processo

Leia mais

GOVERNADOR CID FERREIRA GOMES VICE-GOVERNADOR DOMINGOS GOMES DE AGUIAR FILHO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO MAURÍCIO HOLANDA MAIA

GOVERNADOR CID FERREIRA GOMES VICE-GOVERNADOR DOMINGOS GOMES DE AGUIAR FILHO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO MAURÍCIO HOLANDA MAIA ISSN 1982-7644 SP ECE GOVERNADOR CID FERREIRA GOMES VICE-GOVERNADOR DOMINGOS GOMES DE AGUIAR FILHO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO MAURÍCIO HOLANDA MAIA SECRETÁRIO ADJUNTO DA EDUCAÇÃO ANTÔNIO IDILVAN DE LIMA ALENCAR

Leia mais

Língua Portuguesa - 2º ano do Ensino Fundamental Elementar I

Língua Portuguesa - 2º ano do Ensino Fundamental Elementar I Língua Portuguesa - 2º ano do Ensino Fundamental Elementar I ATÉ 350 PONTOS 0 50 100 150 200 250 300 350 400 450 500 550 600 650 700 750 800 850 900 950 1000 Os estudantes cuja proficiência localiza-se

Leia mais

SPAECE º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa. Boletim Pedagógico. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará

SPAECE º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa. Boletim Pedagógico. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará ISSN 1982-7644 Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará Boletim Pedagógico SPAECE 2012 5º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio

Leia mais

A AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DO SAETHE JOSIANE TOLEDO

A AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DO SAETHE JOSIANE TOLEDO A AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DO SAETHE JOSIANE TOLEDO SAETHE Matriz de Referência SAEB Matriz Curricular Municipal Questionários Matriz de Referência Itens Testes Fatores contextuais Padrões de Desempenho

Leia mais

SAETHE 2014 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE TERESINA

SAETHE 2014 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE TERESINA ISSN 2359-5426 SAETHE 2014 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE TERESINA REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 8º ano do Ensino Fundamental PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho VICE-PREFEITO

Leia mais

SAEP2012 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ

SAEP2012 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ ISSN 2316-7602 SAEP2012 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 3º ano do Ensino Médio SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio SEÇÃO 2 Interpretação

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018 LEITURA LEITURA 1º ANO Diferenciar letras de outros sinais gráficos (como números e sinais de pontuação) ou de outros sistemas de representação. Identificar a finalidade de um texto. Identificar as letras

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SADEAM para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática

Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática Dayane Tinoco Analista de Instrumento de Avaliação e-mail: dayane@caed.ufjf.br Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação

Leia mais

SIMAVE PROEB Revista Pedagógica Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental

SIMAVE PROEB Revista Pedagógica Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental SIMAVE PROEB 2012 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental ISSN 1983-0157 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental Sistema Mineiro de Avaliação da Educação

Leia mais

SPAECE º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa. Boletim Pedagógico. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará

SPAECE º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa. Boletim Pedagógico. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará ISSN 1982-7644 Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará Boletim Pedagógico SPAECE 2012 9º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio

Leia mais

ISSN Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental. Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia

ISSN Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental. Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia ISSN 2317-2118 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia 1943 1981 RONDÔNIA ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CONFÚCIO

Leia mais

PAEBES 2012 REVISTA PEDAGÓGICA. 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa

PAEBES 2012 REVISTA PEDAGÓGICA. 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa ISSN 2237-8324 PAEBES 2012 REVISTA PEDAGÓGICA 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio SEÇÃO 2 Interpretação de resultados e análises

Leia mais

Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação

Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação ISSN 2317-2118 1943 1981 RONDÔNIA Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA FINANCEIRA GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

O PROCESSO DE LOCALIZAR E DE INFERIR INFORMAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO

O PROCESSO DE LOCALIZAR E DE INFERIR INFORMAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO O PROCESSO DE LOCALIZAR E DE INFERIR INFORMAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO O processo de alfabetização nos três primeiros anos do Ensino Fundamental compreende um conjunto de competências a serem construídas pelos

Leia mais

Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação

Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação ISSN 2317-2118 1943 1981 RONDÔNIA Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA FINANCEIRA GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

PROEB 2014 PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

PROEB 2014 PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ISSN 1983-0157 PROEB 2014 PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental GOVERNADOR DE MINAS GERAIS FERNANDO DAMATA PIMENTEL

Leia mais

SAERJ2012 REVISTA PEDAGÓGICA. Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SAERJ2012 REVISTA PEDAGÓGICA. Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ISSN 1948-5456 SAERJ2012 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio

Leia mais

SIMAVE PROEB Revista Pedagógica Língua Portuguesa 3º ano do Ensino Médio

SIMAVE PROEB Revista Pedagógica Língua Portuguesa 3º ano do Ensino Médio SIMAVE PROEB 2012 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 3º ano do Ensino Médio ISSN 1983-0157 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 3º ano do Ensino Médio Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública

Leia mais

Boletim de Resultados da Escola SEAPE. Volume III. Língua Portuguesa 3º ano do Ensino Médio

Boletim de Resultados da Escola SEAPE. Volume III. Língua Portuguesa 3º ano do Ensino Médio Boletim de Resultados da Escola SEAPE Volume III Língua Portuguesa 3º ano do Ensino Médio Governador do Estado do Acre Sebastião Afonso Viana Macedo Neves Vice - Governador do Estado do Acre Carlos Cesar

Leia mais

SAEGO O CAEd. Fundação Oi Futuro.

SAEGO O CAEd. Fundação Oi Futuro. RESULTADOS DA AVALIAÇÃO SAEGO 2011 SAEGO 2011 O CAEd O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd UFJF) éumainstituição que: elabora e desenvolve

Leia mais

SAERJ2012 REVISTA PEDAGÓGICA. Língua Portuguesa 3ª série do Ensino Médio SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SAERJ2012 REVISTA PEDAGÓGICA. Língua Portuguesa 3ª série do Ensino Médio SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ISSN 1948-5456 SAERJ2012 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 3ª série do Ensino Médio SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio

Leia mais

Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás. Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental

Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás. Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental ISSN 2238-0086 SAEGO 2012 Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio SEÇÃO

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL

A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL 00604 Resumo A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL Célia Aparecida Bettiol Arliete Socorro Da Silva Neves O presente texto faz parte de um trabalho em andamento e se constitui em pesquisa documental,

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Língua Portuguesa

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Língua Portuguesa Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES 2014 Língua Portuguesa Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala. 2º Momento: Resultados. 2 1º Momento Avaliação

Leia mais

Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná

Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná ISSN 2318-7263 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO

Leia mais

TIÃO VIANA GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CARLOS CESAR CORREIA DE MESSIAS VICE GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE MARCO ANTONIO BRANDÃO LOPES SECRETÁRIO DE

TIÃO VIANA GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CARLOS CESAR CORREIA DE MESSIAS VICE GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE MARCO ANTONIO BRANDÃO LOPES SECRETÁRIO DE ISSN 2237-8308 TIÃO VIANA GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CARLOS CESAR CORREIA DE MESSIAS VICE GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE MARCO ANTONIO BRANDÃO LOPES SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE JOSÉ ALBERTO

Leia mais

AVALIA REME 2014 AVALIAÇÃO EXTERNA DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE

AVALIA REME 2014 AVALIAÇÃO EXTERNA DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE ISSN 2359-6708 AVALIA REME 2014 AVALIAÇÃO EXTERNA DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 8º ano do Ensino Fundamental GILMAR ANTUNES

Leia mais

REVISTA PEDAGÓGICA SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ. 8ª Série/9º Ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa

REVISTA PEDAGÓGICA SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ. 8ª Série/9º Ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa ISSN 2238-0574 SAEPI2012 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ REVISTA PEDAGÓGICA 8ª Série/9º Ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio SEÇÃO

Leia mais

OFICINA DE DE RESULTADOS

OFICINA DE DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do PAEBES para (re)planejamento das ações pedagógicas a serem definidas pelas escolas envolvidas no processo de avaliação.

Leia mais

Boletim de Resultados da Escola SEAPE. Volume III. Língua Portuguesa 8ª série/9 ano do Ensino Fundamental

Boletim de Resultados da Escola SEAPE. Volume III. Língua Portuguesa 8ª série/9 ano do Ensino Fundamental Boletim de Resultados da Escola SEAPE Volume III Língua Portuguesa 8ª série/9 ano do Ensino Fundamental Governador do Estado do Acre Sebastião Afonso Viana Macedo Neves Vice - Governador do Estado do

Leia mais

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados AVALIA MACEIÓ 2015 Oficina de Apropriação de Resultados Objetivos Específicos 1. Apresentar os conceitos e as características da avaliação educacional externa. 2. Apresentar os canais de divulgação de

Leia mais

JEIEL MAIRA LUCENA DA SILVA GERENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL JOANA D ARC SOCORRO ALEXANDRINO DE ARAÚJO COORDENADORA PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

JEIEL MAIRA LUCENA DA SILVA GERENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL JOANA D ARC SOCORRO ALEXANDRINO DE ARAÚJO COORDENADORA PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ISSN 2238-0574 ISSN 2238-0574 ANTONIO JOSÉ DE MORAES SOUSA FILHO GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ ALANO DOURADO MENESES SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA LUIZ GONZAGA VIEIRA CHEFE DE GABINETE HELENA

Leia mais

SPAECE 2014 SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ

SPAECE 2014 SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ ISSN 1982-7644 SPAECE 2014 SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ BOLETIM PEDAGÓGICO Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2º segmento GOVERNADOR

Leia mais

Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1

Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1 Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1 2º ano Língua Portuguesa Identificar letras quando misturadas a desenhos, números e/ou a outros símbolos

Leia mais

OFICINA DE DE RESULTADOS Lívia Fagundes Neves ees

OFICINA DE DE RESULTADOS Lívia Fagundes Neves ees OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Lívia Fagundes Neves ees livia.fagundes@caed.ufjf.br Objetivo Analisar e interpretar os resultados do PAEBES para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe)

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Avalie Alfa Alfabetização Acácia Bedim Objetivo Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de

Leia mais

SIMAVE PROEB Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental

SIMAVE PROEB Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental SIMAVE PROEB 2012 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental ISSN 1983-0157 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental Sistema Mineiro de Avaliação da Educação

Leia mais

SAERO 2015 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE RONDÔNIA

SAERO 2015 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE RONDÔNIA ISSN 2317-2118 SAERO 2015 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE RONDÔNIA REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 7º ano do Ensino Fundamental SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CONFÚCIO AIRES MOURA GOVERNADOR

Leia mais

ISSN SAEGO. Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás. Revista Pedagógica Língua Portuguesa - 9º ano do Ensino Fundamental

ISSN SAEGO. Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás. Revista Pedagógica Língua Portuguesa - 9º ano do Ensino Fundamental ISSN 2238-0086 ISSN 2238-0086 2013 SAEGO Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Revista Pedagógica Língua Portuguesa - 9º ano do Ensino Fundamental GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Professores SPAECE 2014

Oficina de Apropriação de Resultados Professores SPAECE 2014 Oficina de Apropriação de Resultados Professores Momentos de formação 1º Momento: Avaliação e Fatores Contextuais 2º Momento: Resultados Gerais - o trabalho da equipe pedagógica 2 2º Momento: Resultados

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Química Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Matemática

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Matemática Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES 2014 Matemática Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala. 2º Momento: Resultados. 2 1º Momento Avaliação Externa

Leia mais

5. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro(SAERJ)

5. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro(SAERJ) 5. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro(SAERJ) 5.1. Os PCNs para o Ensino Médio Referência básica para a elaboração das Matrizes

Leia mais

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 1 As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 2 Objetivo Compreender os processos

Leia mais

SEAPE 2014 SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

SEAPE 2014 SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR ISSN 2237-8308 SEAPE 2014 SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental Governador do Estado do Acre Tião Viana Vice-

Leia mais

Professora: Adriana Maria de Sousa Espinhara Santa Cruz EMEF Brisa Nunes Braz Monteiro - PB

Professora: Adriana Maria de Sousa Espinhara Santa Cruz EMEF Brisa Nunes Braz Monteiro - PB PROJETO VIVENDO A IMAGINAÇÃO Professora: Adriana Maria de Sousa Espinhara Santa Cruz EMEF Brisa Nunes Braz Monteiro - PB MONTEIRO Localizada no Cariri Ocidental Paraibano; Área 986,370 km² População 30.844

Leia mais