LISTA PREPARATÓRIA PARA RECUPERAÇÃO FINAL Ciências (6º ano)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LISTA PREPARATÓRIA PARA RECUPERAÇÃO FINAL Ciências (6º ano)"

Transcrição

1 1. Você poderia imaginar que a água que fez parte do corpo dos dinossauros pode estar hoje em você? Pois é, a água utilizada pelos seres vivos sempre retorna, de alguma forma, para o ambiente. Utilizando o ciclo da água, explique como a água que fazia parte do corpo de um dinossauro pode agora estar no seu corpo. 2. Sobre temas relacionados à água, responda: a) Se em dois copos você tiver líquidos aparentemente iguais, mas desconhecidos, como seria possível verificar se são compostos pela mesma substância? b) Faça um desenho em seu caderno relacionando algo do seu cotidiano que, de alguma forma, faça parte do ciclo da água. c) Suponha que, por alguma catástrofe, o ar da Terra começasse a ficar seco a tal ponto que não existisse mais vapor de água nele. Quais as consequências disso para o planeta? 3. Leia com atenção as afirmações a seguir: I. Quando uma substância que está no estado líquido ganha energia ela pode se tornar vapor. II. Quando uma substância no estado sólido ganha energia ela pode passar para o estado líquido. III. A sublimação ocorre tanto quando se ganha energia (passagem do estado sólido para o estado gasoso), como também quando se perde energia (passagem do estado gasoso para o estado sólido). Entre as alternativas abaixo, assinale a verdadeira: a) somente a I está correta b) somente a I e II estão corretas c) somente a II e III estão corretas d) todas estão corretas 4. Observe o diagrama de mudanças de estados da matéria, no caso da água, e assinale, em seguida, a alternativa correta: a) os fenômenos III e VI recebem o mesmo nome: sublimação. b) os fenômenos II e V recebem o nome de solidificação e condensação, respectivamente. c) os fenômenos I e IV recebem o nome de vaporização e fusão, respectivamente. d) os fenômenos II e III recebem o nome de condensação e sublimação, respectivamente.

2 5. Assinale a alternativa que explica por que sentimos mais frio quando saímos de uma piscina ou de um rio do que quando estamos dentro deles. a) Enquanto estamos dentro da piscina, a água evapora de nosso corpo, isto é, a água tira o calor dele. Quando saímos, as gotas de água sobre nossa pele continuam evaporando, roubando calor de nosso corpo. b) Enquanto estamos dentro da piscina, não existe água evaporando de nosso corpo, isto é, água tirando calor dele. Quando saímos, as gotas de água sobre nossa pele evaporam, roubando calor de nosso corpo. c) Enquanto estamos dentro da piscina, não existe água evaporando de nosso corpo, isto é, água tirando calor dele. Quando saímos, as gotas de água sobre nossa pele condensam, roubando calor de nosso corpo. d) Enquanto estamos dentro da piscina, a água evapora de nosso corpo, isto é, a água tira o calor dele. Quando saímos, as gotas de água sobre nossa pele condensam, roubando calor de nosso corpo. Leia o texto a seguir para responder às questões de 6 a 8. Procure as palavras que você não conhece num dicionário e faça um pequeno glossário em seu caderno. 6. Se você tivesse que tirar alguma lição ( moral da história ) desse texto, qual frase você faria para expressá-la?

3 7. Depois de ter visto todas essas experiências sobre solubilidade, suas características e variações, como você relaciona o que aprendeu até aqui com o que foi visto na aula sobre poluição das águas, em relação aos poluentes? 8. Assinale a alternativa que apresenta a sugestão correta para evitar o desperdício de água. a) Usar esguicho (água de mangueira) potente para lavar rapidamente a calçada. b) Lavar roupa na lavadora em dias alternados, independente da quantidade de roupa. c) Molhar a escova, fechar a torneira e usar um copo para escovar os dentes. d) Regar jardins, independentemente da época do ano, nos horários mais quentes quando as plantas precisam de mais água. 9. Observe o local a seguir, que antes de ser modificado era um lixão. 10. Observe a figura a seguir e identifique que tipo de disposição de lixo se trata: lixão, aterro controlado ou aterro sanitário.

4 11. Observe as figuras A e B a seguir. Cada uma delas representa um dos tipos de aterros em que se pode destinar o lixo: o controlado e o sanitário. 12. Leia as afirmações a seguir a respeito do lixo: I. Podemos reduzir a produção de lixo reduzindo alguns materiais, que podem voltar a ser matéria- - prima para novos produtos por meio da reciclagem. II. O consumo de materiais que sejam 100% recicláveis resolveria o problema do lixo. III. Entre os materiais recicláveis temos os papéis, o vidro, os metais e os plásticos. A reciclagem de todos esses materiais economiza matéria-prima, energia e água. IV. Todo cidadão pode contribuir com a redução da produção do lixo, evitando o consumismo e o desperdício. Pode-se considerar as afirmações corretas: a) Apenas I, II e IV. b) Apenas I, III e IV. c) Apenas I, II e III. d) Apenas II, III e IV. 13. O aumento populacional, principalmente nas grandes cidades brasileiras, e a adoção de um modelo econômico extremamente consumista, em que quanto mais se tem, melhor você é, tem causado um aumento na produção de lixo a cada ano. Com base nos seus conhecimentos e no que foi estudado no módulo, aponte os principais problemas gerados pelo lixo urbano.

5 14. Pesquisas realizadas no Reino Unido descobriram que existem certas minhocas que conseguem sobreviver em locais com altas quantidades de metais pesados. Entre os metais pesados estão chumbo, zinco, arsê- nio e cobre. Essas minhocas acabam produzindo compostos um pouco diferentes destes metais, que são absorvidos pelas plantas. Como se pode usar essas minhocas para limpar, indiretamente, um solo poluído? 15. Assinale a alternativa que apresenta as ações que podem ser tomadas em uma campanha para garantir a erradicação de uma doença contagiosa, como a tuberculose, por exemplo, por meio de vacinação: a) Isolar e vacinar os indivíduos doentes dos demais para que não haja contaminação. b) Promover vacinação em massa da população, garantindo atingir ao máximo toda a população e controlar a entrada de visitantes (turistas e imigrantes) para que não haja surtos da doença. c) Promover a vacinação em massa dos indivíduos que têm maior risco de contrair a doença e isolar os indivíduos doentes para que não haja contaminação. d) Vacinar indivíduos doentes para que não haja contaminação e controlar a entrada de visitantes (turistas e imigrantes) para que não haja surtos da doença. 16. Leia as afirmações a seguir a respeito de doenças emergentes ou reemergentes. 17. Assinale a alternativa correta sobre as doenças emergentes e reemergentes. 18. Entre a formação e características do solo, é correto afirmar que:

6 19. Entre a formação, características do solo e agricultura, é correto afirmar que: 20. Sobre planetas, cometas, planetas-anão e asteroides, podemos afirmar corretamente que: a) Os planetas do Sistema Solar realizam um movimento de translação em torno do Cruzeiro do Sul. b) Os cometas podem ser considerados bolas de gelo seco. c) Os planetas-anão, diferente dos planetas, apresentam forma irregular. d) Os asteroides são estrelas de brilho intenso. 21. Basta olhar para o céu para vermos astros e estrelas. Sobre eles, podemos afirmar corretamente que: a) Astros luminosos, como asteroides e cometas diferentemente dos astros iluminados, não possuem luz própria. b) O Sol é uma estrela que orbita ao redor da Terra. c) Astro é o nome que se dá a todos os corpos celestes. d) É raro ver cometas pois eles são em número muito pequeno. 22. Quando a primavera começa no Hemisfério Sul, o que acontece? a) Os dias ficam cada vez mais longos e as noites mais curtas. b) Os dias e as noites passam a ter a mesma duração. c) Os dias ficam cada vez mais curtos e as noites mais longas. d) A temperatura média tende a diminuir, pois existe uma maior inclinação dos raios solares. 23. Assinale a alternativa correta a respeito das estações do ano na Terra. a) o inverno nos emisférios orte ou Sul a erra está passando muito longe do Sol. b) o verão nos emisférios orte ou Sul a erra está passando muito longe do Sol. c) O verão e o inverno, nos dois hemisférios da Terra, são determinados pela quantidade de insolação que recebem do Sol. d) O grau de inclinação do eixo imaginário de rotação da Terra em relação à sua órbita em torno do Sol ajuda a determinar as estações do ano, mas não tanto quanto a distância entre Terra e Sol, variável ao longo do ano.

As estações do ano. No outono, as folhas de muitas árvores ficam amarelas e acabam por cair.

As estações do ano. No outono, as folhas de muitas árvores ficam amarelas e acabam por cair. As estações do ano As estações do ano No outono, as folhas de muitas árvores ficam amarelas e acabam por cair. Na primavera, as folhas de muitas árvores tornam a rebentar e a crescer. As estações do ano

Leia mais

Introdução à astronomia O Sistema Solar

Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução a astronomia A Lua A Terra Viver na Terra Introdução a Astronomia Astronomia é a ciência que estuda os astros e os fenômenos celestes. Universo é o conjunto

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: 13/12/2017 Prof.: Carolina Maria série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II Exercício para recuperação Final ( X ) Aluno(a): Número: Turma: 1 Leia

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformações físicas - Mudanças de estados físicos

Atividade complementar de Química. Transformações físicas - Mudanças de estados físicos Atividade complementar de Química Transformações físicas - Mudanças de estados físicos Educação de Jovens e Adultos Neste material serão revisadas as mudanças de estados físicos da matéria, relacionando-as

Leia mais

Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região Algarve. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I

Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região Algarve. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Físico-Química 7ºano Prova C Nome: Ano: Turma: Nº.: Data:

Leia mais

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências 4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências 4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências Copiar para o caderno Movimento de rotação da Terra e a sucessão do dia e da noite O tempo de uma rotação

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 6 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Preencha a tabela a seguir com as palavras constante ou variável, de acordo com as propriedades de cada estado da matéria.

Leia mais

Água por toda parte / Nós e a água

Água por toda parte / Nós e a água 1 Mariana e Pedro estudaram para a prova de Ciências. Eles leram que a água pode ser encontrada em grande quantidade no nosso planeta, mas que não existe tanta água disponível para beber, tomar banho e

Leia mais

Os Movimentos da Terra

Os Movimentos da Terra Os Movimentos da Terra Terra Diâmetro Não é uma esfera perfeita erra 12.756 km Na linha do Equador Achatada nos polos que são atravessados pelo eixo imaginário da Terra. Nas imagens de satélite, mal se

Leia mais

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências Movimento de rotação da Terra e a sucessão do dia e da noite O tempo de uma rotação completa da Terra corresponde a um dia, ou seja, 24 h. Como também sabes, durante um dia ocorrem o dia e a noite: Movimento

Leia mais

3.1. Terra e Sistema Solar (2)

3.1. Terra e Sistema Solar (2) 1 Ciências Físico-químicas - 7º de escolaridade Unidade 3 PLANETA TERRA (2) Sucessão dos dias e das noites Estações do Ciências Físico- Químicas 7º Ano de Escolaridade Docente: Marília Silva Soares Prof.

Leia mais

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Físico-Química 7ºano Prova A Nome: Ano: Turma: Nº.: Data:

Leia mais

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra Atividade de Ciências 4º ano Nome: ATIVIDADES DE ESTUDO Camadas da Terra O que é importante saber: A crosta é a camada mais fina. É nela que se desenvolve a vida do nosso planeta: plantas, animais, microorganismos.

Leia mais

Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região Algarve. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I

Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região Algarve. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Físico-Química 7ºano Prova B Nome: Ano: Turma: Nº.: Data:

Leia mais

4º ano 1- ESCREVA entre os parênteses SIM ou NÃO. ( ) Os planetas, satélites, cometas e estrelas giram ao redor do Sol.

4º ano 1- ESCREVA entre os parênteses SIM ou NÃO. ( ) Os planetas, satélites, cometas e estrelas giram ao redor do Sol. Atividade de Estudo de Ciências 4º ano 1- ESCREVA entre os parênteses SIM ou NÃO. ( ) A Terra é o planeta em que vivemos. ( ) A via Láctea é a galáxia em que vivemos. ( ) O planeta Terra não faz parte

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6º ano- UNIDADE 4 - CAPÍTULO 1. Questão 296. Cite quais são as fontes de água de nosso planeta.

ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6º ano- UNIDADE 4 - CAPÍTULO 1. Questão 296. Cite quais são as fontes de água de nosso planeta. ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6º ano- UNIDADE 4 - CAPÍTULO 1 Questão 296. Cite quais são as fontes de água de nosso planeta. Questão 297. Apesar da Terra ser considerada o "planeta água", podemos considerar

Leia mais

Água. Mudanças de estado da água: fusão, solidificação, evaporação, ebulição, condensação...

Água. Mudanças de estado da água: fusão, solidificação, evaporação, ebulição, condensação... PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ Água Mudanças de estado da água: fusão,

Leia mais

1 A partir da análise das duas figuras a seguir, responda ao que se pede.

1 A partir da análise das duas figuras a seguir, responda ao que se pede. 5 Nome: Data: unidade A partir da análise das duas figuras a seguir, responda ao que se pede. Lua Sol Terra Mercúrio Vênus Júpiter ilustrações: Paulo Manzi Marte Saturno Figura A Saturno Júpiter Marte

Leia mais

Sistema Solar e nossa Galáxia

Sistema Solar e nossa Galáxia Sistema Solar e nossa Galáxia Galáxia Uma galáxia é um enorme aglomerado de estrelas, planetas, gás e poeiras ligados pela força da gravidade, assim como pela ainda pela pouco conhecida matéria escura.

Leia mais

As coisas citadas no texto fazem parte da nossa vida, e nós aprendemos sobre elas lendo, observando, vendo, sentindo, escutando...

As coisas citadas no texto fazem parte da nossa vida, e nós aprendemos sobre elas lendo, observando, vendo, sentindo, escutando... I Leia uma parte do texto de Valéria Belém. Bom de ser menino O foguete me leva ao céu Eu quase toco em Marte Depois vejo o mundo passar Girando, girando, bem forte. Cavalgo meu veloz alazão Sua crina

Leia mais

TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação

TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação Nome: Nº 6º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Ciências Data: Professor: Paulo Ney Nota: 01 Considere os seguintes objetos: a) Uma fogueira. b) Uma

Leia mais

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 1º ANO E.M. GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE. 3) Responder à questão com base nos mapas e afirmativas a seguir.

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 1º ANO E.M. GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE. 3) Responder à questão com base nos mapas e afirmativas a seguir. ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 1º ANO E.M. GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) Os quatro planetas internos do sistema solar, que possuem composição rochosa, são: A) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. B)

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia INSTRUÇÕES Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO DO GABARITO. O professor estará disponível para esclarecer suas dúvidas

Leia mais

1. Observe a ilustração de um planeta do Sistema Solar:

1. Observe a ilustração de um planeta do Sistema Solar: Exercitando Ciências Tema: Sistema Solar, Movimentos Terrestres e Estações do Ano Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular: Sistema Solar, Movimentos Terrestres e Estações do Ano. 1. Observe

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS

PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Analise as situações

Leia mais

ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: %

ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 206 III ETAPA - AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região Algarve. Grupo I

Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região Algarve. Grupo I PG - Prova Global do grupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região lgarve grupamento de Escolas Silves Sul Nome: Data: Físico-Química 7ºano Prova no: 7º Turma: Nº.:

Leia mais

As nuvens cobrem o céu. As gotinhas de água se juntam e formam gotas maiores, que caem. É a chuva.

As nuvens cobrem o céu. As gotinhas de água se juntam e formam gotas maiores, que caem. É a chuva. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== O CICLO DA ÁGUA ÁGUA, UM BEM PRECIOSO DA

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA. Departamento de Ciências Naturais e Exatas. Físico-química 7.º ano

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA. Departamento de Ciências Naturais e Exatas. Físico-química 7.º ano ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA Departamento de Ciências Naturais e Exatas Físico-química 7.º ano ANO LETIVO~ 2017/2018 FICHA DE REVISÕES Movimentos da Terra / A Lua / Eclipses NOME: N.º TURMA DATA

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios podem ser feitos no livro. Exercícios gramaticais, proposto pelo livro Gramática

Leia mais

A água é uma das substâncias que compõem o planeta Terra. Pode ser encontrada em diferentes locais e é indispensável para a manutenção da vida.

A água é uma das substâncias que compõem o planeta Terra. Pode ser encontrada em diferentes locais e é indispensável para a manutenção da vida. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 06 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Atividade complementar de Química. Quando uma substância muda de estado físico?

Atividade complementar de Química. Quando uma substância muda de estado físico? Atividade complementar de Química Quando uma substância muda de estado físico? Educação de Jovens e Adultos Se uma criança lhe perguntar por que ao guardar água líquida no freezer ela congela, após algumas

Leia mais

III. Pode-se afirmar que é(são) correta(s) apenas: a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) Todas estão corretas.

III. Pode-se afirmar que é(são) correta(s) apenas: a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) Todas estão corretas. PROVA DE FÍSIA 2º ANO - 3ª MENSAL - 1º TRIMESTRE TIPO A 01) onsidere seus conhecimentos sobre mudanças de fase e analise as afirmações I, II e III, referentes à substância água, um recurso natural de alto

Leia mais

Sumário. O Planeta Terra. Os movimentos da Terra. 29 e 30 26/01/2012

Sumário. O Planeta Terra. Os movimentos da Terra. 29 e 30 26/01/2012 Sumário Correção do TPC. O movimento de rotação da Terra e as suas consequências sucessão dos dias e das noites. O movimento de translação da Terra e as suas consequências as estações do ano. Movimento

Leia mais

Vivem na floresta / na cidade /no campo

Vivem na floresta / na cidade /no campo Nome: Data / / Título do livro que vamos ler: Autora do livro: O livro está escrito em poesia prosa Como serão as Fadas? (riscar o que não interessa) Bonitas / Feias Altas / Baixas Olhos: azuis / verdes

Leia mais

Temas / Conteúdos subjacentes às Aprendizagens Essenciais

Temas / Conteúdos subjacentes às Aprendizagens Essenciais Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2018/2019 7º Ano Disciplina: Físico-Química Períodos 1º 2º Período Período Número de aulas previstas (50 minutos) 39 36 24 ESPAÇO Universo Temas / Conteúdos

Leia mais

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado.

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado. COLÉGIO SHALOM Atividades de recuperação semestral 6º Ano - Disciplina: Ciências Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / Valor: 12,0 1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÕ DE GEOGRAFIA

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÕ DE GEOGRAFIA Nome: Série: Nota: Disciplina: Professor (a): ATIVIDADE DE RECUPERAÇÕ DE GEOGRAFIA 1)-Coloque o nome de cada planeta. Pinte cada planeta. 2)-Complete a Rosa dos Ventos: 3) - Assinale a alternativa correta!!!

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL 2016

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL 2016 INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 6º Ano: Nº Professora: Silvia Gutierres COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

Leia mais

ATIVIDADES 1- OBSERVE as reservas de água representadas na imagem abaixo e RESPONDA.

ATIVIDADES 1- OBSERVE as reservas de água representadas na imagem abaixo e RESPONDA. Atividade de Estudo 4º ano ATIVIDADES 1- OBSERVE as reservas de água representadas na imagem abaixo e RESPONDA. a) EM QUE ESTADO a água está presente, em cada uma das reservas identificadas nessa lustração?

Leia mais

Unidade 3 PLANETA TERRA

Unidade 3 PLANETA TERRA Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade Unidade 3 PLANETA TERRA Sucessão dos dias e das noites Estações do ano Docente: Ciências Físico-Químicas 7º Ano de Escolaridade Marília Silva 1 Prof. Marília

Leia mais

b) Que é solo permeável? R.:

b) Que é solo permeável? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 TIPOS DE SOLO Os solos não são

Leia mais

3º Período. Temas / Conteúdos. ESPAÇO Universo

3º Período. Temas / Conteúdos. ESPAÇO Universo Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2017/2018 7.º Ano Disciplina: Físico-Química Períodos 1º 2º Período Período Número de aulas previstas (50 minutos) 39 33 27 3º Período Apresentação e Diagnóstico

Leia mais

Agrupamento de Escolas Luís António Verney. Escola EB 2,3 Luís António Verney. Ano lectivo de 2012/13

Agrupamento de Escolas Luís António Verney. Escola EB 2,3 Luís António Verney. Ano lectivo de 2012/13 Tema B- Terra em Transformação Nº aulas prevista s Materiais Constituição do mundo material Substâncias e misturas de substâncias Relacionar aspectos do quotidiano com a Química. Reconhecer que é enorme

Leia mais

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor).

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Lee Prince/Shutterstock/Glow Images Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Como ocorrem as transformações de um estado para o outro?

Leia mais

COMPREENDENDO E SIMULANDO AS ESTAÇÕES DO ANO Denis E. Peixoto PECIM/UNICAMP- NASE - Brasil

COMPREENDENDO E SIMULANDO AS ESTAÇÕES DO ANO Denis E. Peixoto PECIM/UNICAMP- NASE - Brasil COMPREENDENDO E SIMULANDO AS ESTAÇÕES DO ANO Denis E. Peixoto PECIM/UNICAMP- NASE - Brasil Introdução Quando levamos o estudo do fenômeno das estações do ano para sala de aula, comumente optamos por duas

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Observe a figura seguinte,

Leia mais

NOME TURMA ANO NÚMERO

NOME TURMA ANO NÚMERO 1.5.2. Regras de reconhecimento e de realização: Questionário a alunos do 2º Ciclo do EB (1º momento) 1 (1993) NOME TURMA ANO NÚMERO Resolução de QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS problemas - 1 Momento Situação

Leia mais

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 37 Comparando os calores específicos da água e da areia

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 37 Comparando os calores específicos da água e da areia AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 37 Comparando os calores específicos da água e da areia 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTRODUÇÃO Uma das propriedades mais importantes

Leia mais

Calendarização da Componente Letiva

Calendarização da Componente Letiva AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANDRÉ SOARES (150952) Calendarização da Componente Letiva 7º Ano Físico-Química Períodos 1º 2º 3º Período Período Período Número de aulas previstas (45 minutos) 39 36 25 Apresentação

Leia mais

3 Unidade I O Universo. 3 Galáxias 7 O Sistema Solar 11 Os Satélites 12 O Ar. Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com

3 Unidade I O Universo. 3 Galáxias 7 O Sistema Solar 11 Os Satélites 12 O Ar. Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com CONTEÚDO DA UNIDADE 3 Unidade I O Universo 3 Galáxias 7 O Sistema Solar 11 Os Satélites 12 O Ar Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com O UNIVERSO GALÁXIAS 1. De acordo com o texto, sublinhe a frase

Leia mais

Quais são os planetas do Sistema Solar? O que são asteroides, cometas e meteoritos? Quais as diferenças entre estrelas e planetas?

Quais são os planetas do Sistema Solar? O que são asteroides, cometas e meteoritos? Quais as diferenças entre estrelas e planetas? Jerry Schad/Photo Researchers, Inc./Latinstock O Sistema Solar é formado pelo Sol e pelos planetas que giram ao redor dele, além de outros corpos celestes menores, como planetas-anões, Luas e asteroides.

Leia mais

04- De acordo com o texto, dê exemplo de um ambiente não construído. 05- Marque com um X o que podemos fazer para preservar os ambientes naturais.

04- De acordo com o texto, dê exemplo de um ambiente não construído. 05- Marque com um X o que podemos fazer para preservar os ambientes naturais. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== O chão e o céu. Pedras, água, ar, nuvens

Leia mais

GEOGRAFIA 6ºano 3º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

GEOGRAFIA 6ºano 3º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES GEOGRAFIA 6ºano 3º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1. Observe os mapas do Brasil abaixo: a) Qual dos mapas ao lado possui menor escala? b) Qual dos mapas ao lado possui maior riqueza

Leia mais

AULA 3. MOVIMENTOS DA TERRA e FUSOS HORÁRIOS

AULA 3. MOVIMENTOS DA TERRA e FUSOS HORÁRIOS AULA 3 MOVIMENTOS DA TERRA e FUSOS HORÁRIOS MOVIMENTO DE ROTAÇÃO Movimento que a Terra realiza ao redor do seu próprio eixo de oeste para leste com duração aproximada de 24 horas (23h, 56 e 4 ). MOVIMENTO

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia INSTRUÇÕES Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professor: Rogério Duarte VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO DO GABARITO. O professor estará disponível para esclarecer

Leia mais

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O nosso sistema solar é constituído por oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte,

Leia mais

* Maria Julia e Helena

* Maria Julia e Helena * Maria Julia e Helena A constelação Cruzeiro do Sul é uma das mais importantes para os povos do hemisfério Sul. O cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas: Rubídea, Pálida, Mimosa,

Leia mais

Quí. Quí. Abner Camargo. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Quí. Abner Camargo. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Allan Rodrigues Abner Camargo Monitor: Gabriel Pereira Estados físicos da matéria e gráficos de mudança de fase 06 fev RESUMO Estado físico da matéria A matéria se apresenta em três estados

Leia mais

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I. 1 Big Bang Defendia a terra como o centro do Universo.

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I. 1 Big Bang Defendia a terra como o centro do Universo. Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Físico-Química 7ºano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.: Data:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Ciências / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 4ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 17 / 10 / 2016

Leia mais

Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 15/08/2015

Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 15/08/2015 Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 15/08/2015 Nome: Identficação USP: 1 - A figura abaixo exibe a configuração geométrica de 2 tipos de eclipses. Identifique cada um deles e assinale no caso do ítem

Leia mais

Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B

Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B O Sistema Solar são os planetas que giram em torno do Sol. Os planetas do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. As estrelas

Leia mais

Consumo mundial da água

Consumo mundial da água UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO GEOGRAFIA/CERES Consumo mundial da água Caicó-RN, 2013 ÁGUA Estão preparados para conhecer

Leia mais

EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO 2 - A NOME:

EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO 2 - A NOME: EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO 2 - A NOME: 1) Na semana passada (no dia 22 de setembro) ocorreu um eclipse do Sol na região Norte do Brasil. Na cidade de Oiapoque, este eclipse foi um eclipse anular. Escolha qual

Leia mais

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas 244-257; Caderno 2 páginas 258-280. Exercícios 1. As substâncias podem ser encontradas em três estados físicos, sólido, líquido

Leia mais

Observe como a Lua muda de aspecto durante o mês: ora ela parece maior, ora menor.

Observe como a Lua muda de aspecto durante o mês: ora ela parece maior, ora menor. Larry Landolfi/Photo Researches, Inc./Latinstock Observe como a Lua muda de aspecto durante o mês: ora ela parece maior, ora menor. O que faz com que a Lua mude de aparência no céu? Por que enquanto é

Leia mais

1. Observe as etapas do ciclo da água e descreva resumidamente as etapas desse ciclo.

1. Observe as etapas do ciclo da água e descreva resumidamente as etapas desse ciclo. CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 A água em contínuo movimento 6º anos 2º período - 2012 1. Observe as etapas do ciclo da água e descreva resumidamente as etapas desse ciclo. 2. Analise

Leia mais

2009 1ª. Fase Prova para alunos do 9º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2009 1ª. Fase Prova para alunos do 9º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2009 1ª. Fase Prova para alunos do 9º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Esta prova destina-se exclusivamente a alunos do 9º. ano. Ela contém vinte questões. 02) Cada questão contém cinco

Leia mais

Giulia e Sofia Maeda 2º ano Gentil

Giulia e Sofia Maeda 2º ano Gentil 2º ano G Giulia e Sofia Maeda 2º ano Gentil Sistema Solar É um conjunto de planetas, cometas, planetas anões, asteroides e outros corpos celestes que orbitam em torno Sol, que é uma estrela. Além da Terra,

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Ciências 9 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Nome: Data: 1. Qual é a importância do Sistema Internacional de Unidades (SI)? 2. O que diferencia as propriedades gerais e específicas

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 6º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Movimento de rotação da Terra e a Sucessão do dia e da noite (livro página 65) O Sol e a orientação durante o dia (Ver livro páginas 66, 67 e 68).

Movimento de rotação da Terra e a Sucessão do dia e da noite (livro página 65) O Sol e a orientação durante o dia (Ver livro páginas 66, 67 e 68). Lições nº23 e 24 Semana de 12 a 16 de novembro Sumário: Movimentos da Terra e suas consequências. 4-A Terra, a Lua e as forças gravíticas 4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências Movimento de rotação

Leia mais

FICHA 1 QUAL É A INFLUÊNCIA DO SOL? 50:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 4.

FICHA 1 QUAL É A INFLUÊNCIA DO SOL? 50:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 4. FICHA 1 QUAL É A INFLUÊNCIA DO SOL? 50:00 ASPETOS FÍSICOS DO MEIO Nível aconselhado 4.º Ano Resultados pretendidos de aprendizagem * Reconhecer que a Terra gira em torno do seu próprio eixo, de oeste para

Leia mais

Calorimetria - Quantidade de calor - Calor especifico - Capacidade térmica - Mudanças de fase da substância

Calorimetria - Quantidade de calor - Calor especifico - Capacidade térmica - Mudanças de fase da substância ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDO PARA ATENDIMENTO DA PROGRESSÃO PARCIAL ESTUDOS INDEPENDENTES- 1º e 2º SEMESTRE RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ANO

Leia mais

GABARITO TC DE CIÊNCIAS. 1- Analisando a figura, identifique qual o processo está ocorrendo em cada número abaixo.

GABARITO TC DE CIÊNCIAS. 1- Analisando a figura, identifique qual o processo está ocorrendo em cada número abaixo. GABARITO TC DE CIÊNCIAS 1- Analisando a figura, identifique qual o processo está ocorrendo em cada número abaixo. 1 2 3 4 5 1---FUSÃO 2---VAPORIZAÇÃO 3---SOLIDIFICAÇÃO 4---CONDENSAÇÃO 5---SUBLIMAÇÃO 2-

Leia mais

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce.

A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. A água ocupa 70% da superfície da Terra. Desse total, 97,22% é salgada e apenas 2,78% é doce. 1 A quantidade de água na Terra é finita. Não se cria água. Ela apenas passa do estado líquido a vapor ou a

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 6º Ano: Nº Professora: Marcella Braga COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P2-4º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Identificar os principais poluentes atmosféricos; Identificar

Leia mais

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol.

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol. Leandro e João O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O Sistema Solar é composto por 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano

Leia mais

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO 2016-17 CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS PARTE 2: FÍSICA 7º ANO DE ESCOLARIDADE III O Planeta Terra Período de rotação da Terra - É o tempo que a Terra demora a dar uma volta

Leia mais

Trabalho de Recuperação

Trabalho de Recuperação Curso: ENSINO FUNDAMENTAL II Trabalho de Recuperação Foco, Força e Fé Turma: Data: / /2019 Valor: 12,0 Nota: 6º Ano A ( ) B ( ) Disciplina: CIÊNCIAS Professor(a): NIZE G. CHAGAS PAVINATO Nome do Aluno

Leia mais

1. APONTE três exemplos de recursos naturais explorados pelo ser humano.

1. APONTE três exemplos de recursos naturais explorados pelo ser humano. Atividade de Estudo de Ciências 7 4º ano 1. APONTE três exemplos de recursos naturais explorados pelo ser humano. 2. OBSERVE o cartaz abaixo. EXPLIQUE o porquê de estar sendo necessário divulgar campanhas

Leia mais

Target segment Este site utiliza <Italic> cookies </Italic> para uma melhor experiência de navegação. <3> Informe-se sobre a nossa política de

Target segment Este site utiliza <Italic> cookies </Italic> para uma melhor experiência de navegação. <3> Informe-se sobre a nossa política de Target segment Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Informe-se sobre a nossa política de cookies. http://astroedu.iau.org/en/cookie-policy/ http://astroedu.iau.org/en/

Leia mais

CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01

CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01 CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01 Cartografia ciência responsável pela elaboração de representações da superfície da Terra. Com a ajuda da matemática, evoluiu e aprimorou mapas e

Leia mais

Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense Universidade Federal Fluminense Curso de Formação continuada em Astronomia Para professores de Educação Básica Prof. Dr. Tibério Borges Vale Projeto de Extensão O uso da Astronomia como elemento didático

Leia mais

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos + Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos Email: 4elementos.bio@gmail.com Fones: (62) 9397-4574 (62) 8252-2502 + ÁGUA Sabemos consumi-la com responsabilidade?

Leia mais

da Terra Viagem ao Centro

da Terra Viagem ao Centro PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Leia a história em quadrinhos a seguir: Viagem

Leia mais

Teste Diagnóstico I Ciências Físico-Químicas

Teste Diagnóstico I Ciências Físico-Químicas Nome: Data: Alguns aspetos detetados: Conhecimentos prévios mal assimilados ou interiorizados. Dificuldades na interpretação de um pequeno texto. Dificuldades na interpretação de enunciados. Dificuldade

Leia mais

1. A figura seguinte mostra um esquema da estrutura do Sol. Estabelece as associações corretas entre

1. A figura seguinte mostra um esquema da estrutura do Sol. Estabelece as associações corretas entre ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA Ciências Físico-Químicas 7º ano TURMA A Ficha de Avaliação Sumativa nº 3 ANO LECTIVO 90 minutos Data 24/02/2012 Lê com atenção as questões do teste. Apresenta na folha

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 4ºAno 1.4 CIÊNCIAS 3º período 28 de setembro de 2015 Cuide da organização da sua avaliação. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

6ºano. 1.6 GEOGRAFIA 2º período :: matutino 28 de maio de 2010

6ºano. 1.6 GEOGRAFIA 2º período :: matutino 28 de maio de 2010 6ºano 1.6 GEOGRAFIA 2º período :: matutino 28 de maio de 2010 INSTRUÇÕES, OBSERVAÇÕES & INFORMAÇÕES 1. Todas as respostas, argumentações, justificativas e desenvolvimentos têm de ser escritos a tinta (azul

Leia mais

7º Ano Turma C Data: Novembro/16 Professor: João Perdigão

7º Ano Turma C Data: Novembro/16 Professor: João Perdigão Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Santo Isidro 170100 Escola Básica 2,3 de Pegões - 345192 Ano Letivo 2016/17 MATRIZ DO TESTE DE AVALIAÇÃO DE FÍSICA E QUÍMICA 7º Ano Turma C Data: Novembro/16 Professor:

Leia mais

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I. 1 Big Bang Defendia a terra como o centro do Universo.

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I. 1 Big Bang Defendia a terra como o centro do Universo. PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Naturais Físico-Química 7ºano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.: Data:

Leia mais

Disciplina: Física da Terra e do Universo para Licenciatura em Geociências. Tópico 3 Umidade. Profa.: Rita Ynoue 2010

Disciplina: Física da Terra e do Universo para Licenciatura em Geociências. Tópico 3 Umidade. Profa.: Rita Ynoue 2010 Disciplina: 1400200 - Física da Terra e do Universo para Licenciatura em Geociências Tópico 3 Umidade Profa.: Rita Ynoue 2010 Revisão das aulas passadas Tópico 1: Evolução da atmosfera terrestre Composição

Leia mais

ENTREGAR ESSE ROTEIRO JUNTO COM A PROVA DE RECUPERAÇÃO. PROGRAMA DA PROVA

ENTREGAR ESSE ROTEIRO JUNTO COM A PROVA DE RECUPERAÇÃO. PROGRAMA DA PROVA Disciplina: CIÊNCIAS Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6 º Turma: Valor: 20 Pts Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL / 2018 Aluno(a): Nº: Nota: Professor: Waldemar Ernani Martins Querido(a)

Leia mais

cartilha meio ambiente

cartilha meio ambiente cartilha meio ambiente NEGÓCIO Energia renovável MISSÃO Atuar na área de energia renovável com competitividade, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social. VISÃO Crescer sustentavelmente

Leia mais