UNISETI. O Mundo Antigo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNISETI. O Mundo Antigo"

Transcrição

1 1/ 1 UNISETI O Mundo Antigo José Félix Costa 1,2 1 Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico fgc@math.ist.utl.pt 2 CMAF Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais December 24, 2013

2 A Cidade de Beth Lehem 2/ 1

3 A Cidade de Beth Lehem 3/ 1

4 4/ 1 Sessão 8 A Estrela de Belém

5 5/ 1 A estrela Figura: Adoração dos Magos, Vitral na Igreja da Imaculada Conceição de Maria, Tamuin, San Luis Potosi, México.

6 6/ 1 A estrela Figura: Adoração dos Magos, por Andrea Mantegna, atualmente na Galleria degli Uffizi, em Florença, A estrela, segurada por anjos, aparece por cima da cabeça de Maria e de Jesus.

7 7/ 1 A estrela Números 24:17 Eu o vejo, porém não agora; Eu o contemplo, porém não de perto. De Jacó nascerá uma estrela, E de Israel se levantará um ceptro, Que ferirá as fontes de Moabe, E a cabeça de todos os filhos de orgulho.

8 8/ 1 A estrela Troparion: Ofícios Divinos na Natividade de Cristo Tua natividade, Ó Cristo nosso Deus, iluminou o mundo com a luz da razão: porque aqueles que adoravam as estrelas, aprenderam através da estrela a Te reverenciar, Sol da verdade, e a Te ver nas alturas do Nascer Do dia: Ó Senhor, glória a Ti.

9 A Natureza da Estrela 9/ 1 1. A Natureza da Estrela

10 A hipótese do cometa 10/ 1 A hipótese do cometa

11 A conjunção tríplice em Peixes 11/ 1 A conjunção tríplice em Peixes, 800 em 800 anos

12 A conjunção tríplice em Peixes 12/ 1 A conjunção tríplice em Peixes, 800 em 800 anos

13 A conjunção tríplice em Peixes 13/ 1 Universais do movimento em Platão

14 A conjunção tríplice em Peixes 14/ 1 A conjunção tríplice em Peixes

15 A hipótese da supernova 15/ 1 A hipótese da supernova, observada pelos chineses em 5 a.c.

16 Tycho Brahe 16/ 1 A descrição de Tycho Brahe Tycho Brahe escreveu em 1572 Numa noite, quando, como de costume, contemplava a abóbada celeste, cujo aspecto me era tão familiar, vi com inexprimível espanto, perto do zénite, na Cassiopeia, uma estrela radiante de extraordinária magnitude.

17 As Fontes Históricas 17/ 1 2. As Fontes Históricas

18 Mateus 18/ 1 Mateus

19 Lucas 19/ 1 Lucas

20 Mateus e Lucas estão de acordo 20/ 1 Mateus e Lucas estão de acordo

21 Mateus e Lucas estão de acordo 21/ 1 Mateus e Lucas estão de acordo

22 Mateus e Lucas estão de acordo 22/ 1 Mateus e Lucas estão de acordo

23 Mateus e Lucas estão de acordo 23/ 1 Mateus e Lucas estão de acordo

24 Mateus e Lucas estão de acordo 24/ 1 Mateus e Lucas estão de acordo

25 Mateus e Lucas estão de acordo 25/ 1 Mateus 2: Jesus nasceu em Belém, na província da Judeia, no tempo em que Herodes era o rei. Nessa mesma época, alguns homens sábios, vindos do Oriente, chegaram a Jerusalém. 2 Os sábios perguntaram: Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo (en tê anatolê, nascimento heĺıaco ou acrónico da estrela?). 3 Quando o rei Herodes soube disso, ficou muito perturbado e todo o povo de Jerusalém também.

26 Mateus e Lucas estão de acordo 25/ 1 Mateus 2: Jesus nasceu em Belém, na província da Judeia, no tempo em que Herodes era o rei. Nessa mesma época, alguns homens sábios, vindos do Oriente, chegaram a Jerusalém. 2 Os sábios perguntaram: Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo (en tê anatolê, nascimento heĺıaco ou acrónico da estrela?). 3 Quando o rei Herodes soube disso, ficou muito perturbado e todo o povo de Jerusalém também.

27 Mateus e Lucas estão de acordo 25/ 1 Mateus 2: Jesus nasceu em Belém, na província da Judeia, no tempo em que Herodes era o rei. Nessa mesma época, alguns homens sábios, vindos do Oriente, chegaram a Jerusalém. 2 Os sábios perguntaram: Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo (en tê anatolê, nascimento heĺıaco ou acrónico da estrela?). 3 Quando o rei Herodes soube disso, ficou muito perturbado e todo o povo de Jerusalém também.

28 Mateus e Lucas estão de acordo 25/ 1 Mateus 2: Jesus nasceu em Belém, na província da Judeia, no tempo em que Herodes era o rei. Nessa mesma época, alguns homens sábios, vindos do Oriente, chegaram a Jerusalém. 2 Os sábios perguntaram: Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo (en tê anatolê, nascimento heĺıaco ou acrónico da estrela?). 3 Quando o rei Herodes soube disso, ficou muito perturbado e todo o povo de Jerusalém também.

29 Mateus e Lucas estão de acordo 26/ 1 Mateus 2: Ele, então, mandou reunir todos os ĺıderes dos sacerdotes e professores da lei, e perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. 5 Eles responderam: Em Belém, na província da Judeia, pois foi isto que o profeta escreveu: 6 E tu, Belém, da terra de Judá, de maneira nenhuma é a menor entre as principais cidades da Judeia. De você virá o ĺıder que será o pastor do meu povo Israel.

30 Mateus e Lucas estão de acordo 26/ 1 Mateus 2: Ele, então, mandou reunir todos os ĺıderes dos sacerdotes e professores da lei, e perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. 5 Eles responderam: Em Belém, na província da Judeia, pois foi isto que o profeta escreveu: 6 E tu, Belém, da terra de Judá, de maneira nenhuma é a menor entre as principais cidades da Judeia. De você virá o ĺıder que será o pastor do meu povo Israel.

31 Mateus e Lucas estão de acordo 26/ 1 Mateus 2: Ele, então, mandou reunir todos os ĺıderes dos sacerdotes e professores da lei, e perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. 5 Eles responderam: Em Belém, na província da Judeia, pois foi isto que o profeta escreveu: 6 E tu, Belém, da terra de Judá, de maneira nenhuma é a menor entre as principais cidades da Judeia. De você virá o ĺıder que será o pastor do meu povo Israel.

32 Mateus e Lucas estão de acordo 26/ 1 Mateus 2: Ele, então, mandou reunir todos os ĺıderes dos sacerdotes e professores da lei, e perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. 5 Eles responderam: Em Belém, na província da Judeia, pois foi isto que o profeta escreveu: 6 E tu, Belém, da terra de Judá, de maneira nenhuma é a menor entre as principais cidades da Judeia. De você virá o ĺıder que será o pastor do meu povo Israel.

33 Mateus e Lucas estão de acordo 27/ 1 Mateus 2: Herodes, então, chamando os sábios em particular, descobriu o momento exato em que a estrela havia aparecido. 8 Depois, enviando-os para Belém, disse-lhes: Vão e procurem o menino com todo o cuidado e, quando o encontrarem, venham dizer-me, para que eu também possa ir adorá-lo. 9 Os sábios ouviram as palavras do rei e depois partiram para Belém. A estrela que eles tinham visto no Oriente foi adiante deles até que, chegando, parou sobre o lugar onde o menino estava.

34 Mateus e Lucas estão de acordo 27/ 1 Mateus 2: Herodes, então, chamando os sábios em particular, descobriu o momento exato em que a estrela havia aparecido. 8 Depois, enviando-os para Belém, disse-lhes: Vão e procurem o menino com todo o cuidado e, quando o encontrarem, venham dizer-me, para que eu também possa ir adorá-lo. 9 Os sábios ouviram as palavras do rei e depois partiram para Belém. A estrela que eles tinham visto no Oriente foi adiante deles até que, chegando, parou sobre o lugar onde o menino estava.

35 Mateus e Lucas estão de acordo 27/ 1 Mateus 2: Herodes, então, chamando os sábios em particular, descobriu o momento exato em que a estrela havia aparecido. 8 Depois, enviando-os para Belém, disse-lhes: Vão e procurem o menino com todo o cuidado e, quando o encontrarem, venham dizer-me, para que eu também possa ir adorá-lo. 9 Os sábios ouviram as palavras do rei e depois partiram para Belém. A estrela que eles tinham visto no Oriente foi adiante deles até que, chegando, parou sobre o lugar onde o menino estava.

36 Mateus e Lucas estão de acordo 27/ 1 Mateus 2: Herodes, então, chamando os sábios em particular, descobriu o momento exato em que a estrela havia aparecido. 8 Depois, enviando-os para Belém, disse-lhes: Vão e procurem o menino com todo o cuidado e, quando o encontrarem, venham dizer-me, para que eu também possa ir adorá-lo. 9 Os sábios ouviram as palavras do rei e depois partiram para Belém. A estrela que eles tinham visto no Oriente foi adiante deles até que, chegando, parou sobre o lugar onde o menino estava.

37 Mateus e Lucas estão de acordo 28/ 1 Mateus

38 Mateus e Lucas estão de acordo 29/ 1 Mateus 1: Quando viram a estrela, os sábios sentiram grande e intensa alegria. 11 Eles entraram na casa e viram o menino com Maria, sua mãe. Então, ajoelhando-se, o adoraram. Depois, abriram as caixas que levavam e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12 Deus os avisou em sonho que não voltassem para onde Herodes estava e eles voltaram para sua terra por outro caminho.

39 Mateus e Lucas estão de acordo 29/ 1 Mateus 1: Quando viram a estrela, os sábios sentiram grande e intensa alegria. 11 Eles entraram na casa e viram o menino com Maria, sua mãe. Então, ajoelhando-se, o adoraram. Depois, abriram as caixas que levavam e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12 Deus os avisou em sonho que não voltassem para onde Herodes estava e eles voltaram para sua terra por outro caminho.

40 Mateus e Lucas estão de acordo 29/ 1 Mateus 1: Quando viram a estrela, os sábios sentiram grande e intensa alegria. 11 Eles entraram na casa e viram o menino com Maria, sua mãe. Então, ajoelhando-se, o adoraram. Depois, abriram as caixas que levavam e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12 Deus os avisou em sonho que não voltassem para onde Herodes estava e eles voltaram para sua terra por outro caminho.

41 Mateus e Lucas estão de acordo 29/ 1 Mateus 1: Quando viram a estrela, os sábios sentiram grande e intensa alegria. 11 Eles entraram na casa e viram o menino com Maria, sua mãe. Então, ajoelhando-se, o adoraram. Depois, abriram as caixas que levavam e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12 Deus os avisou em sonho que não voltassem para onde Herodes estava e eles voltaram para sua terra por outro caminho.

42 Mateus e Lucas estão de acordo 30/ 1 Lucas 2:8 8 Naquela região havia pastores passando a noite no campo, tomando conta de seus rebanhos.

43 Mateus e Lucas estão de acordo 30/ 1 Lucas 2:8 8 Naquela região havia pastores passando a noite no campo, tomando conta de seus rebanhos.

44 As Coordenadas Equatoriais 31/ 1 3. As Coordenadas Equatoriais

45 As Coordenadas Equatoriais 32/ 1 A latitude: N

46 As Coordenadas Equatoriais 33/ 1 A latitude: N

47 As Coordenadas Equatoriais 34/ 1 A latitude: N

48 As Coordenadas Equatoriais 35/ 1 A latitude: N

49 As Coordenadas Equatoriais 36/ 1 A longitude: 23h23

50 As Coordenadas Equatoriais 37/ 1 A longitude: 23h23

51 As Coordenadas Equatoriais 38/ 1 A longitude: 23h23

52 As Coordenadas Equatoriais 39/ 1 Babilónia

53 As Coordenadas Equatoriais 40/ 1 Babilónia

54 As Coordenadas Equatoriais 41/ 1 Babilónia

55 As Coordenadas Equatoriais 42/ 1 Babilónia

56 As Coordenadas Equatoriais 43/ 1 Babilónia

57 As Coordenadas Equatoriais 44/ 1 A Andrómeda

58 As Coordenadas Equatoriais 45/ 1 A Andrómeda

59 As Coordenadas Equatoriais 46/ 1 Nebulosa de Carangueijo

60 As Coordenadas Equatoriais 47/ 1 Magnitudes

61 A Andrómeda 48/ 1 4. A Andrómeda

62 A Andrómeda 49/ 1 A Andrómeda

63 A Andrómeda 50/ 1 A Andrómeda

64 A Andrómeda 51/ 1 A Andrómeda

65 A Andrómeda 52/ 1 A Andrómeda

66 Tetrabiblos 53/ 1 5. Tetrabiblos

67 Tetrabiblos Jaffa 54/ 1 Jaffa

68 Tetrabiblos O Tratado de Astrologia de Cláudio Ptolemeu 55/ 1 O tratado de astrologia de Cláudio Ptolemeu

69 Tetrabiblos O Tratado de Astrologia de Cláudio Ptolemeu 56/ 1 O zodíaco

70 Tetrabiblos O zodíaco 57/ 1 O zodíaco

71 Quando Foi? 58/ 1 4. Quando Foi?

72 Quando Foi? 59/ 1 Lucas 2:1-7 1 Naquela época, o imperador Augusto mandou publicar uma lei dizendo que todo o mundo romano devia registar-se para um recenseamento. 2 (Quando foi feito este primeiro recenseamento, Quirino era governador da Síria.) 3 Então, todos foram para as suas próprias cidades para se registarem. 4 José também partiu da vila de Nazaré, na Galileia, para a vila de Belém, na Judeia. José foi para lá porque era descendente do rei David e este tinha nascido em Belém.

73 Quando Foi? 59/ 1 Lucas 2:1-7 1 Naquela época, o imperador Augusto mandou publicar uma lei dizendo que todo o mundo romano devia registar-se para um recenseamento. 2 (Quando foi feito este primeiro recenseamento, Quirino era governador da Síria.) 3 Então, todos foram para as suas próprias cidades para se registarem. 4 José também partiu da vila de Nazaré, na Galileia, para a vila de Belém, na Judeia. José foi para lá porque era descendente do rei David e este tinha nascido em Belém.

74 Quando Foi? 59/ 1 Lucas 2:1-7 1 Naquela época, o imperador Augusto mandou publicar uma lei dizendo que todo o mundo romano devia registar-se para um recenseamento. 2 (Quando foi feito este primeiro recenseamento, Quirino era governador da Síria.) 3 Então, todos foram para as suas próprias cidades para se registarem. 4 José também partiu da vila de Nazaré, na Galileia, para a vila de Belém, na Judeia. José foi para lá porque era descendente do rei David e este tinha nascido em Belém.

75 Quando Foi? 59/ 1 Lucas 2:1-7 1 Naquela época, o imperador Augusto mandou publicar uma lei dizendo que todo o mundo romano devia registar-se para um recenseamento. 2 (Quando foi feito este primeiro recenseamento, Quirino era governador da Síria.) 3 Então, todos foram para as suas próprias cidades para se registarem. 4 José também partiu da vila de Nazaré, na Galileia, para a vila de Belém, na Judeia. José foi para lá porque era descendente do rei David e este tinha nascido em Belém.

76 Quando Foi? 59/ 1 Lucas 2:1-7 1 Naquela época, o imperador Augusto mandou publicar uma lei dizendo que todo o mundo romano devia registar-se para um recenseamento. 2 (Quando foi feito este primeiro recenseamento, Quirino era governador da Síria.) 3 Então, todos foram para as suas próprias cidades para se registarem. 4 José também partiu da vila de Nazaré, na Galileia, para a vila de Belém, na Judeia. José foi para lá porque era descendente do rei David e este tinha nascido em Belém.

77 Quando Foi? 60/ 1 Lucas 2:1-7 5 Ele foi para lá para se registar com Maria, que ia casar-se com ele e estava grávida. 6 E aconteceu que, enquanto estavam em Belém, completou-se o tempo da gravidez de Maria 7 e ela deu à luz o seu primeiro filho. Como não houvesse lugar para eles na hospedaria, Maria enrolou o menino em panos e deitou-o numa manjedoura.

78 Quando Foi? 60/ 1 Lucas 2:1-7 5 Ele foi para lá para se registar com Maria, que ia casar-se com ele e estava grávida. 6 E aconteceu que, enquanto estavam em Belém, completou-se o tempo da gravidez de Maria 7 e ela deu à luz o seu primeiro filho. Como não houvesse lugar para eles na hospedaria, Maria enrolou o menino em panos e deitou-o numa manjedoura.

79 Quando Foi? 60/ 1 Lucas 2:1-7 5 Ele foi para lá para se registar com Maria, que ia casar-se com ele e estava grávida. 6 E aconteceu que, enquanto estavam em Belém, completou-se o tempo da gravidez de Maria 7 e ela deu à luz o seu primeiro filho. Como não houvesse lugar para eles na hospedaria, Maria enrolou o menino em panos e deitou-o numa manjedoura.

80 Quando Foi? 60/ 1 Lucas 2:1-7 5 Ele foi para lá para se registar com Maria, que ia casar-se com ele e estava grávida. 6 E aconteceu que, enquanto estavam em Belém, completou-se o tempo da gravidez de Maria 7 e ela deu à luz o seu primeiro filho. Como não houvesse lugar para eles na hospedaria, Maria enrolou o menino em panos e deitou-o numa manjedoura.

81 Quando Foi? Lapis Venetus 61/ 1 Microletras no Lapis Venetus Microletras no Lapis Venetus Dr. E. Jerry Vardaman also offers archaeological evidence in support of the conclusion that the 12 B.C. census was the census of Luke 2:2. A census is mentioned on an ancient tombstone called Lapis Venetus (stone of Venice). The tombstone was for a Roman officer who, under orders from Quirinius, made a census of Apamea, a city in Syria. Vardaman uses microletters on the tombstone to date the tombstone itself to 10 B.C. Microletters on the tombstone also state that the census of Apamea took place in the year that Quirinius was a Roman consul: This text reads as: year one of the consulship of P.S. Quirini.

82 Quando Foi? Conjunção tríplice em 7 a.c. 62/ 1 Conjunção

83 Quando Foi? Conjunção tríplice em 7 a.c. 63/ 1 Conjunção

84 Quando Foi? Conjunção tríplice em 7 a.c. 64/ 1 Conjunção

85 Quando Foi? Conjunção tríplice em 7 a.c. 65/ 1 Conjunção

86 Quando Foi? Conjunção tríplice em 7 a.c. 66/ 1 Conjunção

87 Quando Foi? Conjunção tríplice em 7 a.c. 67/ 1 Conjunção

88 Quando Foi? Conjunção tríplice em 7 a.c. 68/ 1 Horóscopo: observação das horas, 22 de Março de 8 a.c. Horóscopo Os céus Vénus, como estrela da manhã, em Carneiro, ao nascer no horizonte, a 20 a nordeste da Babilónia; está sob a Andrómeda; Marte, Saturno e Sol em Peixes; Júpiter em Aquário. Associações Judeia: Carneiro Marte; Peixes judeus; Júpiter Aquário Peixes; Saturno é protetor de Israel; Vénus Andrómeda; Sol e Júpiter comandam o triângulo Nordeste. Simbolismo Marte, Júpiter e Saturno num signo bicorpóreo (nascimento de um rei); equinócio determina natividade.

89 Quando Foi? Conjunção tríplice em 7 a.c. 68/ 1 Horóscopo: observação das horas, 22 de Março de 8 a.c. Horóscopo Os céus Vénus, como estrela da manhã, em Carneiro, ao nascer no horizonte, a 20 a nordeste da Babilónia; está sob a Andrómeda; Marte, Saturno e Sol em Peixes; Júpiter em Aquário. Associações Judeia: Carneiro Marte; Peixes judeus; Júpiter Aquário Peixes; Saturno é protetor de Israel; Vénus Andrómeda; Sol e Júpiter comandam o triângulo Nordeste. Simbolismo Marte, Júpiter e Saturno num signo bicorpóreo (nascimento de um rei); equinócio determina natividade.

90 Quando Foi? Conjunção tríplice em 7 a.c. 68/ 1 Horóscopo: observação das horas, 22 de Março de 8 a.c. Horóscopo Os céus Vénus, como estrela da manhã, em Carneiro, ao nascer no horizonte, a 20 a nordeste da Babilónia; está sob a Andrómeda; Marte, Saturno e Sol em Peixes; Júpiter em Aquário. Associações Judeia: Carneiro Marte; Peixes judeus; Júpiter Aquário Peixes; Saturno é protetor de Israel; Vénus Andrómeda; Sol e Júpiter comandam o triângulo Nordeste. Simbolismo Marte, Júpiter e Saturno num signo bicorpóreo (nascimento de um rei); equinócio determina natividade.

91 Quando Foi? Conjunção tríplice em 7 a.c. 68/ 1 Horóscopo: observação das horas, 22 de Março de 8 a.c. Horóscopo Os céus Vénus, como estrela da manhã, em Carneiro, ao nascer no horizonte, a 20 a nordeste da Babilónia; está sob a Andrómeda; Marte, Saturno e Sol em Peixes; Júpiter em Aquário. Associações Judeia: Carneiro Marte; Peixes judeus; Júpiter Aquário Peixes; Saturno é protetor de Israel; Vénus Andrómeda; Sol e Júpiter comandam o triângulo Nordeste. Simbolismo Marte, Júpiter e Saturno num signo bicorpóreo (nascimento de um rei); equinócio determina natividade.

92 Quando Foi? Conjunção tríplice em 7 a.c. 68/ 1 Horóscopo: observação das horas, 22 de Março de 8 a.c. Horóscopo Os céus Vénus, como estrela da manhã, em Carneiro, ao nascer no horizonte, a 20 a nordeste da Babilónia; está sob a Andrómeda; Marte, Saturno e Sol em Peixes; Júpiter em Aquário. Associações Judeia: Carneiro Marte; Peixes judeus; Júpiter Aquário Peixes; Saturno é protetor de Israel; Vénus Andrómeda; Sol e Júpiter comandam o triângulo Nordeste. Simbolismo Marte, Júpiter e Saturno num signo bicorpóreo (nascimento de um rei); equinócio determina natividade.

93 Quando Foi? Os Magos 69/ 1 Os Magos Figura: Viagem dos Magos, mosaico na Basílica de Santo Apolinário Novo, em Ravena, século VI.

94 Quando Foi? Babilónia 70/ 1 Os Magos

95 A Crucifixão 71/ 1 6. A Crucifixão

96 A Crucifixão Mateus, Lucas e Marcos 72/ 1 Mateus, Lucas e Marcos Mateus Ao meio-dia, toda a região ficou escura, e a escuridão continuou por três horas. Lucas Era mais ou menos meio-dia quando uma escuridão cobriu toda a terra até às três horas. Marcos Ao meio-dia uma escuridão cobriu a terra, que permaneceu às escuras por três horas.

97 A Crucifixão Mateus, Lucas e Marcos 72/ 1 Mateus, Lucas e Marcos Mateus Ao meio-dia, toda a região ficou escura, e a escuridão continuou por três horas. Lucas Era mais ou menos meio-dia quando uma escuridão cobriu toda a terra até às três horas. Marcos Ao meio-dia uma escuridão cobriu a terra, que permaneceu às escuras por três horas.

98 A Crucifixão Mateus, Lucas e Marcos 72/ 1 Mateus, Lucas e Marcos Mateus Ao meio-dia, toda a região ficou escura, e a escuridão continuou por três horas. Lucas Era mais ou menos meio-dia quando uma escuridão cobriu toda a terra até às três horas. Marcos Ao meio-dia uma escuridão cobriu a terra, que permaneceu às escuras por três horas.

99 A Crucifixão Mateus, Lucas e Marcos 72/ 1 Mateus, Lucas e Marcos Mateus Ao meio-dia, toda a região ficou escura, e a escuridão continuou por três horas. Lucas Era mais ou menos meio-dia quando uma escuridão cobriu toda a terra até às três horas. Marcos Ao meio-dia uma escuridão cobriu a terra, que permaneceu às escuras por três horas.

100 A Crucifixão Atos e Joel 73/ 1 Atos e Joel Atos 2 20 O Sol transformar-se-á em escuridão e a Lua em sangue, antes de vir o grande e glorioso dia do Senhor. Joel 2 31 O Sol escurecerá e a Lua ficará vermelha como o sangue, perante o grande e terrível dia do Senhor que há-de vir.

101 A Crucifixão Atos e Joel 73/ 1 Atos e Joel Atos 2 20 O Sol transformar-se-á em escuridão e a Lua em sangue, antes de vir o grande e glorioso dia do Senhor. Joel 2 31 O Sol escurecerá e a Lua ficará vermelha como o sangue, perante o grande e terrível dia do Senhor que há-de vir.

102 A Crucifixão Atos e Joel 73/ 1 Atos e Joel Atos 2 20 O Sol transformar-se-á em escuridão e a Lua em sangue, antes de vir o grande e glorioso dia do Senhor. Joel 2 31 O Sol escurecerá e a Lua ficará vermelha como o sangue, perante o grande e terrível dia do Senhor que há-de vir.

103 A Crucifixão Apocalipse 74/ 1 Apocalipse 6:12 13 O Sol e Lua na Crucificação 12 E vi quando abriu o sexto selo, e houve um grande terremoto; e o sol tornou-se negro como saco de ciĺıcio, e a lua toda tornou-se como sangue; 13 e as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira, sacudida por um vento forte, deixa cair os seus figos verdes.

104 A Crucifixão O Sol 75/ 1 O Sol

105 A Crucifixão A Lua 76/ 1 A Lua: 9 de dezembro de 29 A.D.

106 A Crucifixão Crucifixão 77/ 1 Crucifixão: 7 de abril de 30 A.D. ou 2 de abril de 33 A.D.

107 A Crucifixão Crucifixão 78/ 1 Crucifixão: 7 de abril de 30 A.D. ou 2 de abril de 33 A.D.

108 A Crucifixão Crucifixão 79/ 1 Crucifixão: 7 de abril de 30 A.D. ou 2 de abril de 33 A.D. Figura: Crucifixão, por Vasily Vereshchagin, 1887.

109 A Crucifixão Crucifixão 80/ 1 Crucifixão: 7 de abril de 30 A.D. ou 2 de abril de 33 A.D. Figura: Crucifixão, iconografia grega ortodoxa.

110 A Crucifixão Crucifixão 81/ 1 Crucifixão: 7 de abril de 30 A.D. ou 2 de abril de 33 A.D.

111 A Crucifixão Crucifixão 82/ 1 Crucifixão: 7 de abril de 30 A.D. ou 2 de abril de 33 A.D.

112 A Crucifixão Bibliografia geral 83/ 1 Bibliografia geral

História: Vocês querem que eu continue contando a história do Natal? Maria e José seguiam para Belém,

História: Vocês querem que eu continue contando a história do Natal? Maria e José seguiam para Belém, Data: 13/12/2015 Texto Bíblico: Lucas 2:7; 8-20 e Mateus 2:1-12 Versículo para memorizar: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único Filho, para que todo aquele que Nele crê não morra,

Leia mais

Magos e Pastores encontram Jesus

Magos e Pastores encontram Jesus Mateus 2: 1-12 Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua

Leia mais

O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO DE JESUS Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 1 1. Objetivos: Ensinar que Jacó fez trabalho duro para ganhar um prêmio Ensinar que se nós pedirmos ajuda de Deus, Ele vai nos ajudar a trabalhar com determinação para obter

Leia mais

Natal Foi assim que Deus se fez homem

Natal Foi assim que Deus se fez homem Natal Foi assim que Deus se fez homem Isabel estava grávida de seis meses. Então Deus mandou o anjo Gabriel a Nazaré, uma localidade da Galileia, a uma virgem, Maria, prometida em casamento a um homem

Leia mais

A filha da mulher cananeia (Mateus 15:21-28). PREPARANDO MISSIONÁRIOS. O endemoniado gadareno (Marcos 5:1-20).

A filha da mulher cananeia (Mateus 15:21-28). PREPARANDO MISSIONÁRIOS. O endemoniado gadareno (Marcos 5:1-20). Lição 8-22 de agosto de 2015 O plano de Jesus era preparar primeiro o povo judeu como base para as missões para outras culturas. Não obstante, não disperdiçou as oportunidades que se apresentaram para

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

ECBR PROFESSORA PRISCILA BARROS

ECBR PROFESSORA PRISCILA BARROS CANTATA DE NATAL 2015 ECBR PROFESSORA PRISCILA BARROS 1. O PRIMEIRO NATAL AH UM ANJO PROCLAMOU O PRIMEIRO NATAL A UNS POBRES PASTORES DA VILA EM BELÉM LÁ NOS CAMPOS A GUARDAR OS REBANHOS DO MAL NUMA NOITE

Leia mais

Grandes coisas fez o Senhor!

Grandes coisas fez o Senhor! Grandes coisas fez o Senhor! Sl 126:3 "Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres." Este Salmo é um cântico cheio de alegria que se refere ao retorno do povo judeu do cativeiro babilônico,

Leia mais

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja 10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja Aula 53 A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está em Mateus: Mateus 16:13~18;... edificarei a minha igreja. V.18; no original

Leia mais

JOÁS, O MENINO REI Lição 65. 1. Objetivos: Ensinar que devemos permanecer fiéis a Deus embora nossos amigos parem de segui-lo.

JOÁS, O MENINO REI Lição 65. 1. Objetivos: Ensinar que devemos permanecer fiéis a Deus embora nossos amigos parem de segui-lo. JOÁS, O MENINO REI Lição 65 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos permanecer fiéis a Deus embora nossos amigos parem de segui-lo. 2. Lição Bíblica: 2 Reis 11; 2 Crônicas 24.1-24 (Base bíblica para a história

Leia mais

INTRODUÇÃO PROFECIAS CUMPRIDAS

INTRODUÇÃO PROFECIAS CUMPRIDAS INTRODUÇÃO Que farei de Jesus chamado o Cristo? Farei dele o meu amigo. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de

Leia mais

Através da história, teólogos e cientistas têm-se interrogado sobre a Estrela de Belém :

Através da história, teólogos e cientistas têm-se interrogado sobre a Estrela de Belém : Através da história, teólogos e cientistas têm-se interrogado sobre a Estrela de Belém : - Teria sido um cometa? - Teria sido um meteoro? - Teria sido uma Estrela? Durante mais de 20 séculos muitos escolares

Leia mais

Afinal o que é natal e pode o cristão celebrar essa festa?

Afinal o que é natal e pode o cristão celebrar essa festa? 25 de dezembro Símbolos do natal Jesus é o personagem principal do natal? Afinal o que é natal e pode o cristão celebrar essa festa? Por que dia 25 de dezembro? Jesus nasceu no dia 25 de dezembro? Lucas

Leia mais

1ª Leitura - Ex 17,3-7

1ª Leitura - Ex 17,3-7 1ª Leitura - Ex 17,3-7 Dá-nos água para beber! Leitura do Livro do Êxodo 17,3-7 Naqueles dias: 3 O povo, sedento de água, murmurava contra Moisés e dizia: 'Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

José e Maria partem para Belém Lucas 2

José e Maria partem para Belém Lucas 2 José e Maria partem para Belém Lucas 2 Só para você Aprendendo Para decorar Respeitando a maneira que você está acostumado a fazer com sua classe, gostaríamos de apenas dar algumas sugestões com relação

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO POÇO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ O BATISMO DO SENHOR JESUS CRISTO E O COMEÇO DE SEU MINIST ÉRIO Volume 03 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 5) VAMOS BRINCAR DE FORCA? Marque com um x na letra

Leia mais

1. CANÇÃO DE NATAL (TENOR) OUÇAM AO REDOR ANJOS A CANTAR PROCLAMANDO AS NOVAS DO CÉU EIS QUE O BEBÊ QUE ESTÁ NA MANJEDOURA É O REI DOS REIS

1. CANÇÃO DE NATAL (TENOR) OUÇAM AO REDOR ANJOS A CANTAR PROCLAMANDO AS NOVAS DO CÉU EIS QUE O BEBÊ QUE ESTÁ NA MANJEDOURA É O REI DOS REIS 1. CANÇÃO DE NATAL (TENOR) OUÇAM AO REDOR ANJOS A CANTAR PROCLAMANDO AS NOVAS DO CÉU EIS QUE O BEBÊ QUE ESTÁ NA MANJEDOURA É O REI DOS REIS REI DA GLÓRIA, O ADORADO VEIO PARA NOS REDIMIR PRÍNCIPE DA PAZ

Leia mais

O que Aconteceu Naquele Dia?

O que Aconteceu Naquele Dia? O que Aconteceu Os eventos da Páscoa Naquele Dia? Há quase dois mil anos, depois de ser falsamente acusado pelo sumo sacerdote e outros líderes religiosos de blasfêmia contra a religião judaica, Jesus

Leia mais

FAÇA CÓPIAS E REPARTA AS LEITURAS ENTRE OS PRESENTES PARA UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO.

FAÇA CÓPIAS E REPARTA AS LEITURAS ENTRE OS PRESENTES PARA UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO. FAÇA CÓPIAS E REPARTA AS LEITURAS ENTRE OS PRESENTES PARA UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO. 1. Ó VINDE ADORAR (HCC 1) Para isto nos reunimos aqui. Oh, vinde adorar o excelso e bom Deus, Senhor soberano da terra

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz?

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? A Unidade de Deus Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? Vejamos a seguir alguns tópicos: Jesus Cristo é o Único Deus Pai Filho Espírito Santo ILUSTRAÇÃO Pai, Filho e Espírito

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (04.05.2015) Maria, mãe de Jesus e nossa mãe Guia: 2.º Ciclo: Padre Luís Almeida 3.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso Mi+ Si+ Uma entre todas foi a escolhida, Do#- Sol#+ Foste tu,

Leia mais

A CURA DE UM MENINO Lição 31

A CURA DE UM MENINO Lição 31 A CURA DE UM MENINO Lição 31 1 1. Objetivos: Mostrar o poder da fé. Mostrar que Deus tem todo o poder. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29; Lucas 9.37-43 (Leitura bíblica para o professor)

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar,

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ JESUS E TENTADO NO DESERTO Volume 4 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 11 7) PERGUNTAS: 1. Depois de ser batizado, onde Jesus foi guiado pelo espírito? 2. Quem

Leia mais

UM ABENÇOADO E FELIZ VERDADEIRO NATAL!

UM ABENÇOADO E FELIZ VERDADEIRO NATAL! Ano XXIV - Nº 920 Fortaleza, 23 de Dezembro de 2012 UM ABENÇOADO E FELIZ VERDADEIRO NATAL! Embora figuras assim sejam usadas para representar o natal, há nelas um grave erro histórico-bíblico. Você pode

Leia mais

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS Pr. Cristiano Nickel Junior O propósito é que a Igreja seja um exército com bandeiras Martyn Lloyd-Jones No princípio era aquele

Leia mais

JESUS, MOISÉS E ELIAS Lição 30. 1. Objetivos: Mostrar que Jesus está sobre todas as pessoas porque é o filho de Deus..

JESUS, MOISÉS E ELIAS Lição 30. 1. Objetivos: Mostrar que Jesus está sobre todas as pessoas porque é o filho de Deus.. JESUS, MOISÉS E ELIAS Lição 30 1 1. Objetivos: Mostrar que Jesus está sobre todas as pessoas porque é o filho de Deus.. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.1-13; Marcos 2.1-13; Lucas 9.28-36 (Leitura bíblica para

Leia mais

Acostumando-se com os Milagres

Acostumando-se com os Milagres Acostumando-se com os Milagres Ap. Ozenir Correia 1. VOCÊ NÃO PERCEBE O TAMANHO DO MILAGRE. Enxame de moscas Naquele dia, separarei a terra de Gósen, em que habita o meu povo, para que nela não haja enxames

Leia mais

Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa

Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa 12 Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa 2 Jogo da corrida das ovelhas 11 1. Monta-se o presépio (8 de dezembro). 2. Faz-se um caminho para a manjedoura. 3. Cada elemento da família

Leia mais

Sete Trombetas (Lauriete)

Sete Trombetas (Lauriete) Sete Trombetas (Lauriete) Uma mistura de sangue com fogo A terça parte deste mundo queimará Eu quero estar distante, quero estar no céu Quando o anjo a primeira trombeta tocar Um grande meteoro vai cair

Leia mais

Isaque permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei

Isaque permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei Abraão sai da tua terra e vai para uma terra que te mostrarei Gn 12.1 Isaque permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei Gn 28.3 Jacó volte para a terra de seus pais e de

Leia mais

QUEM É JESUS. Paschoal Piragine Jr 1 31/08/2015

QUEM É JESUS. Paschoal Piragine Jr 1 31/08/2015 1 QUEM É JESUS Jo 1 26 Respondeu João: Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem. 27 Ele é aquele que vem depois de mim, e não sou digno de desamarrar as correias de suas sandálias

Leia mais

A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS Lição 46

A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS Lição 46 A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS Lição 46 1 1. Objetivos: Mostrar que o Senhor Jesus morreu na cruz e foi sepultado. Ensinar que o Senhor Jesus era perfeito; não havia nada que o condenasse. Ensinar que depois

Leia mais

OS IRMÃOS DA COPA. HONDURAS Wilson, Jhony e Jerry Palacios. COSTA DO MARFIM Yaya e Kolo Touré. PARAGUAI Edgard e Diego Barreto

OS IRMÃOS DA COPA. HONDURAS Wilson, Jhony e Jerry Palacios. COSTA DO MARFIM Yaya e Kolo Touré. PARAGUAI Edgard e Diego Barreto OS IRMÃOS DA COPA HONDURAS Wilson, Jhony e Jerry Palacios COSTA DO MARFIM Yaya e Kolo Touré PARAGUAI Edgard e Diego Barreto ALEMANHA e GANA Jerome e Kevin Prince Boateng OS FILHOS DO TROVÃO TIAGO E JOÃO

Leia mais

1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a

1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a 1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança. Leitura do Livro do Gênesis 1,20-2,4a 20Deus disse: 'Fervilhem as águas de seres animados de vida e voem pássaros

Leia mais

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 1 1. Objetivos: Ensinar que quando Moisés aproximou-se de Deus, os israelitas estavam com medo. Ensinar que hoje em dia, por causa de Jesus, podemos nos sentir perto de Deus

Leia mais

MEDITAÇÃO DE NATAL 2015

MEDITAÇÃO DE NATAL 2015 MEDITAÇÃO DE NATAL 2015 Imagine Maria procurando montar um álbum fotográfico sobre o nascimento de Jesus. Como colocar num mesmo álbum os sinais e experiências que marcaram aquele dia? 1 1. Senão vejamos:

Leia mais

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João Upanema/RN, 03 de Agosto de 2013 1º VESTIBULAR BÍBLICO DA Livro de João Leia com atenção as instruções abaixo: 1. Verifique se o caderno de prova contém 30 (trinta) questões. Em caso negativo, comunique

Leia mais

1ª Leitura - 2Rs 5,1-15a

1ª Leitura - 2Rs 5,1-15a 1ª Leitura - 2Rs 5,1-15a Havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio. Leitura do Segundo Livro dos Reis 5,1-15a Naqueles dias: 1 Naamã, general do exército

Leia mais

Obs.: José recebeu em sonho a visita de um anjo que lhe disse que seu filho deveria se chamar Jesus.

Obs.: José recebeu em sonho a visita de um anjo que lhe disse que seu filho deveria se chamar Jesus. Anexo 2 Primeiro momento: contar a vida de Jesus até os 12 anos de idade. Utilizamos os tópicos abaixo. As palavras em negrito, perguntamos se eles sabiam o que significava. Tópicos: 1 - Maria e José moravam

Leia mais

Exame de consciência: O exame de consciência será conduzido pela própria vigília através de 3 pistas de reflexão

Exame de consciência: O exame de consciência será conduzido pela própria vigília através de 3 pistas de reflexão VIGILIA Cristo: Abraço de Misericórdia ACOLHIMENTO AMBIENTE: Igreja à média luz, estando a manjedoura mais iluminada (procurar que seja mesmo uma manjedoura e não uma almofada). TER JUNTO À MANJEDOURA

Leia mais

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO Domingo XXXIV e último NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO Solenidade LEITURA I 2 Sam 5, 1-3 «Ungiram David como rei de Israel» Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, todas as tribos

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 9, 10-17)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 9, 10-17) SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO (ANO C) 2 de Junho de 2013 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 9, 10-17) 10 Ao regressarem, os Apóstolos contaram-lhe tudo o que tinham feito.

Leia mais

Filho de Zebedeu. Irmão de Tiago. João 21:20-24 descreve o autor como sendo "o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17

Filho de Zebedeu. Irmão de Tiago. João 21:20-24 descreve o autor como sendo o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17 Aula 4 05/11/2014 Filho de Zebedeu Irmão de Tiago João 21:20-24 descreve o autor como sendo "o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17 João provavelmente morava em Betsaida, na Galileia

Leia mais

Apostolado do Oratório Meditação dos Primeiros Sábados

Apostolado do Oratório Meditação dos Primeiros Sábados Apostolado do Oratório Meditação dos Primeiros Sábados Janeiro 2016 Chamados a caminhar sempre em direção a Cristo Introdução: Quando apareceu em Fátima, Nossa Senhora pediu aos homens que fizessem uma

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 2

Ajuntai tesouros no céu - 2 "Ajuntai tesouros no céu" - 2 Jesus nos ensinou a "alinharmos" os nossos valores aos valores de seu Reino, comparando em sua mensagem aquilo que é terreno e passageiro com aquilo que é espiritual e eterno.

Leia mais

Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos

Naquela ocasião Jesus disse: Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29.29 Naquela ocasião

Leia mais

GANHADO O MUNDO SEM PERDER A FAMILIA

GANHADO O MUNDO SEM PERDER A FAMILIA TEXTO: 1 SAMUEL CAPITULO 3 HOJE NÃO É SOBRE SAMUEL QUE VAMOS CONHECER, SABEMOS QUE SAMUEL foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Ele foi comissionado para ungir asaul, o primeiro rei, e a David,

Leia mais

O NASCIMENTO DO SALVADOR

O NASCIMENTO DO SALVADOR Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz no culto de natal na Igreja Batista Novo Coração, em 20 de dezembro de 2015. Evangelho de Lucas 2.8-20: 8 Havia pastores que estavam nos campos próximos

Leia mais

HINÁRIO. Glauco O CHAVEIRÃO. www.hinarios.org. Glauco Villas Boas 1 01 HÓSPEDE

HINÁRIO. Glauco O CHAVEIRÃO. www.hinarios.org. Glauco Villas Boas 1 01 HÓSPEDE HINÁRIO O CHAVEIRÃO Tema 2012: Flora Brasileira Allamanda blanchetii Glauco Glauco Villas Boas 1 www.hinarios.org 2 01 HÓSPEDE Padrinho Eduardo - Marcha Eu convidei no meu sonho Meu mestre vamos passear

Leia mais

Transformação. Texto Bíblico

Transformação. Texto Bíblico Texto Bíblico Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009

Festa da Avé Maria   31 de Maio de 2009 Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009 Cântico Inicial Eu era pequeno, nem me lembro Só lembro que à noite, ao pé da cama Juntava as mãozinhas e rezava apressado Mas rezava como alguém que ama Nas Ave -

Leia mais

REIS BONS E REIS MAUS

REIS BONS E REIS MAUS Bíblia para crianças apresenta REIS BONS E REIS MAUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

A cena começa com uma descida. Então, quem desceu se Jesus tomou o livro e se assentou?

A cena começa com uma descida. Então, quem desceu se Jesus tomou o livro e se assentou? A resposta para sua pergunta é Sim, e Não. Permita-me explicar porque as duas coisas. Eu creio que o Cordeiro saiu do Trono SIM, mas eu NÃO creio que ele desceu. Há aqueles que defendem a tese de que o

Leia mais

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL.

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. Como sabemos o crescimento espiritual não acontece automaticamente, depende das escolhas certas e na cooperação com Deus no desenvolvimento

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO

JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO João 6 Nesta Lição Estudará... Jesus Alimenta a Multidão Jesus Anda em Cima das Águas O Povo Procura Jesus Jesus, o Pão da Vida As Palavras de Vida Eterna JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO: Leia João 6:1-15. Mateus,

Leia mais

Delicadesa. Deves tratar as pessoas com delicadeza, de contrário elas afastar-se-ão de ti. Um pequeno gesto afectuoso pode ter um grande significado.

Delicadesa. Deves tratar as pessoas com delicadeza, de contrário elas afastar-se-ão de ti. Um pequeno gesto afectuoso pode ter um grande significado. Delicadeza 1 Delicadesa Deves tratar as pessoas com delicadeza, de contrário elas afastar-se-ão de ti. Um pequeno gesto afectuoso pode ter um grande significado. As Janelas Douradas O menino trabalhava

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 11. PERÍODOS DA VIDA DE JESUS 28 E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia. Jesus cura a sogra de Pedro: 29 Logo depois, Jesus,

Leia mais

Evangelhos. www.paroquiadecascais.org

Evangelhos. www.paroquiadecascais.org Evangelhos 1. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5, 1-12a) ao ver a multidão, Jesus subiu ao monte e sentou-se. Rodearam-n O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo:

Leia mais

Introdução ao Evangelho

Introdução ao Evangelho Existe batismo no Espiritismo? A palavra batismo significa, no grego, mergulho, mergulhar. Para o espírita o batismo não tem significado algum. "Fica, pois, prevalecendo o batismo do Espírito Santo e com

Leia mais

Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras

Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras C A P Í T U L O 3 8 Pérola de Grande Valor Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras escrito por profetas. Há cinco partes em Pérola de Grande Valor: o livro de Moisés, o livro de Abraão, Joseph

Leia mais

Introdução hovia huva izia

Introdução hovia huva izia 1 "E disse ao seu moço: Sobe agora e olha para a banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então, disse ele: Torna lá sete vezes ". 1 Reis 18:43 Introdução: A cada semana temos declarado que

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 2, 1-21)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 2, 1-21) SANTA MARIA, MÃE DE DEUS 1 de Janeiro de 2014 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 2, 1-21) 1 Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda

Leia mais

O nascimento de Jesus Lucas 2

O nascimento de Jesus Lucas 2 O nascimento de Jesus Lucas 2 Só para você Nesta idade se você puder ter alguns brinquedos que as crianças possam distrair-se enquanto aguardam as outras chegarem será bastante proveitoso. Não se esqueça:

Leia mais

Pastora Gabriela Pache de Fiúza

Pastora Gabriela Pache de Fiúza Sementinha Kids Ministério Boa Semente Igreja em células SERIE: AS PARÁBOLAS DE JESUS Lição 8: A ovelha perdida Principio da lição: Não importa onde você está. Deus sempre vai ao seu encontro. Base bíblica:

Leia mais

O primeiro Natal começou a ser celebrado nas vésperas do nascimento de Jesus, quando, segundo a Bíblia, os anjos anunciaram a Sua chegada.

O primeiro Natal começou a ser celebrado nas vésperas do nascimento de Jesus, quando, segundo a Bíblia, os anjos anunciaram a Sua chegada. O primeiro Natal começou a ser celebrado nas vésperas do nascimento de Jesus, quando, segundo a Bíblia, os anjos anunciaram a Sua chegada. Nessa altura o imperador Augusto, determinou o recenseamento de

Leia mais

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós:

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós: Visão do MDa Na visão do MDA, é possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão é o modelo de discipulado um a um em ação. O MDA abrange diversos fatores desenvolvidos

Leia mais

LC 19_1-10 OS ENCONTROS DE JESUS ZAQUEU O HOMEM QUE QUERIA VER JESUS

LC 19_1-10 OS ENCONTROS DE JESUS ZAQUEU O HOMEM QUE QUERIA VER JESUS 1 LC 19_1-10 OS ENCONTROS DE JESUS ZAQUEU O HOMEM QUE QUERIA VER JESUS Lc 19 1 Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. 2 Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores

Leia mais

A VIDA DO REI SALOMÃO

A VIDA DO REI SALOMÃO Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 17/08//2014 A VIDA DO REI SALOMÃO Versículos para Decorar: 1 - Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente,

Leia mais

Introdução ao Evangelho

Introdução ao Evangelho CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 6 OS POVOS HEBREU E JUDEU PRÓXIMA AULA Parábola da Rede Os Reis de Israel Samuel foi o último e maior de

Leia mais

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus S. José modelo e protector de todos os pais materialdecatequese.webnode.pt 1 A terra de José (Mapa) O seu país era a Palestina e a aldeia onde morava chamava-se

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

Roteiro 3 João Batista, o precursor

Roteiro 3 João Batista, o precursor FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 3 João Batista, o precursor Objetivo Identificar a missão de João

Leia mais

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Bíblia para crianças apresenta UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido

Leia mais

www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais esta inovação da MK Music Uma empresa que pensa no futuro

www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais esta inovação da MK Music Uma empresa que pensa no futuro Encarte e letras disponíveis em www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais esta inovação da MK Music Uma empresa que pensa no futuro Produção executiva: MK Music / Masterização: Max Motta no MK Studio /

Leia mais

HINÁRIO. Glauco O CHAVEIRÃO. Glauco Villas Boas. Tema 2012: Flora Brasileira Allamanda blanchetii

HINÁRIO. Glauco O CHAVEIRÃO. Glauco Villas Boas. Tema 2012: Flora Brasileira Allamanda blanchetii HINÁRIO O CHAVEIRÃO Tema 2012: Flora Brasileira Allamanda blanchetii Glauco Glauco Villas Boas 1 www.hinarios.org 2 01 HÓSPEDE Padrinho Eduardo - Marcha Eu convidei no meu sonho Meu mestre vamos passear

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

Jesus, o Filho de Deus

Jesus, o Filho de Deus JESUS, O FILHO DE DEUS 43 4 Jesus, o Filho de Deus No coração do cristianismo reside a verdade de que Jesus o Cristo é o Filho de Deus. Cristo é o centro da nossa religião. Ele é a fundação da nossa fé

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

A CRIAÇÃO DE DEUS. 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional

A CRIAÇÃO DE DEUS. 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional A CRIAÇÃO DE DEUS 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional A história que nós ouvimos frequentemente como a história da criação é realmente uma história da re-criação. Há muitos anos entre

Leia mais

DAVI, O REI (PARTE 1)

DAVI, O REI (PARTE 1) Bíblia para crianças apresenta DAVI, O REI (PARTE 1) Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Para que eu fui convocado?

Para que eu fui convocado? Para que eu fui convocado? Para poder ter meus desejos saciados? Para ficar perto de pessoas que vivem como eu? Para fazer um monte de coisas chatas e ser proibido de fazer as coisas legais? Para que eu

Leia mais

LIVRO INFANTIL PARA COLORIR

LIVRO INFANTIL PARA COLORIR LIVRO INFANTIL PARA COLORIR Este livro foi formulado de tal maneira que os pais podem interagir e ensinar seus filhos a Palavra de Deus. Colorindo uma página por dia, e preenchendo as frases que acompanham

Leia mais

Gincana 22/05/1992 Por João Cruz

Gincana 22/05/1992 Por João Cruz Gincana 22/05/1992 Por João Cruz 1. Perguntas. As perguntas serão feitas individualmente, valendo pontos. Se o indivíduo não souber responder passará então para o grupo valendo a metade do inicio. Se o

Leia mais

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar:

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: Meditação Crianças de 7 a 9 anos NOME:DATA: 03/03/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: 1 - O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. (Jó 33:4) 2-

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo Tens uma tarefa importante para realizar: 1- Dirige-te a alguém da tua confiança. 2- Faz a pergunta: O que admiras mais em Jesus? 3- Regista a resposta nas linhas.

Leia mais