CONCEITUAÇÃO DE URGÊNCIA. Enfª Senir Amorim

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCEITUAÇÃO DE URGÊNCIA. Enfª Senir Amorim"

Transcrição

1

2 CONCEITUAÇÃO DE URGÊNCIA Enfª Senir Amorim

3 Segundo a organização Mundial Pan Americana de Saúde A unidade de emergência é destinada a promover serviços de saúde requeridas com caráter de emergência e urgência para prolongar a vida da vitima ou prevenir consequências críticas, os quais devem ser proporcionados imediatamente.

4 Atendimento Pré - Hospitalar Móvel ou fixo, tem como premissa a fato de que, dependendo do suporte imediato oferecido á vitima, lesões e traumas podem ser tratados sem gerar sequelas significativas.

5 Importância dos Atendimentos de Emergência A emergência é uma propriedade que uma dada situação assume quando um conjunto de circunstâncias a modifica A assistência em situações de emergência e urgência Caracteriza-se pela necessidade de um paciente ser atendido em um curtíssimo espaço de tempo. A emergência é caracterizada com sendo a situação onde não pode haver uma protelação no atendimento, o mesmo deve ser imediato.

6 Emergência È todo caso em que há ameaça iminente á visa, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidades de tratamento médico imediato. Parada cardiorrespiratórias; Hemorragias volumosas; Infarto. que podem levar a danos irreversíveis a ate a morte.

7 Urgência È uma situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento. Dores abdominais agudas; Cólicas renais. Se caracterizam pela necessidade de tratamento especifico, o paciente será encaminhado para a especialidade necessária. Ortopedia; Cirurgia geral,; Neurologia e clinica médica.

8 As emergências são as principais portas de entrada desses pacientes no hospital. Considerando a gravidade das lesões; A assistência demandará ações de diferentes serviços e poderá exigir um tempo considerável de internação, acarretando um custo elevado.

9 (...) relativo a emergir, ou seja, alguma coisa que não existia, ou que não era vista, e que passa a existir ou ser manifesta, representando, dessa forma, qualquer queixa ou novo sintoma que um paciente passe a apresentar. Assim, tanto um acidente quanto uma virose respiratória, uma dor de dente ou uma hemorragia digestiva, podem ser consideradas emergências. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).

10 Avaliação Sobre o que emergência é o que é urgência é feita no momento da triagem médica, quando se avalia o quadro, os potencias riscos, a dor e o sofrimento do paciente. Quanto mais grave for a situação do paciente, mais rapidamente ele será atendido, Independentemente da ordem de chegada. Quando se trata de urgência e, principalmente, de emergência, tempo e vida.

11 Protocolo de Classificação de Risco O Manchester classifica, após uma triagem baseada nos sintomas, os doentes por cores, que representam o grau de gravidade e o tempo de espera recomendado para atendimento.

12 Protocolo de Classificação de Risco Aos doentes com patologias mais graves é atribuída a cor vermelha, atendimento imediato; Os casos muito urgentes recebem a cor laranja, com um tempo de espera recomendado de dez minutos; Os casos urgentes, com a cor amarela, têm um tempo de espera recomendado de 60 minutos; Os doentes que recebem a cor verde e azul são casos de menor gravidade (pouco ou não urgentes) que, como tal, devem ser atendidos no espaço de duas e quatro horas.

13 Como Funciona A Classificação de Risco é realizada com base em protocolo adotado pela instituição de saúde, normalmente representado por cores que indicam a prioridade clínica de cada paciente. Para tanto, algumas condições e parâmetros clínicos devem ser verificados. A classificação de risco deve ser executada por um profissional de nível superior, que geralmente é o enfermeiro que tenha uma boa capacidade de comunicação, agilidade, ética e um bom conhecimento clínico.

14 Classificação Essa classificação é feita a partir das queixas: sinais; sintomas; sinais vitais, saturação de O2; escala de dor; glicemia entre outros. Após essa avaliação os pacientes são identificados com pulseiras de cores correspondentes a um dos seis níveis estabelecido pelo sistema.

15 Classificação A cor vermelha (emergente) tem atendimento imediato; A laranja (muito urgente) prevê atendimento em dez minutos; O amarelo (urgente), 60 minutos; O verde (pouco urgente), 120 minutos;

16 Tempo para o atendimento médico: Imediato: Vermelho Pacientes com condições que amelaçam avida ou com sinais iminentes de risco de deteriorização do quadro clínico. Tipo de paciente: Não responsivos; Sinais vitais instáveis ou ausentes; Desidratação grave. paciente com quadro de infarto; dores no peito; Politraumatizados.

17 Laranja Pacientes com condições que potencialmente, ameaçam á vida e requerem rápida intervenção médica e de enfermagem. Tempo para atendimento médico Obrigatoriamente < = 10minutos. Dor intensa; Dor irradiando para o dorso; Vômitos de sangue; Evacuação de sangue vivo ou escurecido; Sangramento vaginal e > 20 semanas de gravidez.

18 Amarelo Pacientes em condições que podem, potencialmente, evoluir para problemas sérios e requerem atendimento médico e de enfermagem, porém não correm risco imediato de morte. Tempo para o atendimento médico: Obrigatoriamente <=60 minutos Cefaleia intensa; Dor torácica intensa; Antecedentes com problemas respiratórios; Cardiovasculares e; Metabólicos ( diabetes); Desmaios; Hemorragias; Alterações SSVV em pacientes sintomáticos; Diminuição do nível de consciência.

19 Verde Tempo para atendimento: Desejável <= 120 minutos. Pacientes que apresentam potencial para complicações (condições agudas ou não agudas). Retorno ao serviço inferior a 24 horas, mesmo que o nível de classificação anterior tenha sido cor azul. Estado de pânico; Intercorrências ortopédicas( suspeita de fratura, luxações); Pacientes com idade superior a 60 anos; Impossibilidade de se locomover; Entre outros.

20 Azul Paciente em condições não agudas, não urgentes ou problemas crônicos com sinais vitais normais. Tempo para atendimento médico: desejável < = 240 minutos.

21 ACESSO ACESSO DO USUÁRIO DO AO SERVIÇO DE DE EMERGÊNCIA DO DO HOSPITAL/UPA/UBS Enfermeiro da Classificação de Risco EMERGÊNCIA EMERGÊNCIA SIM URGÊNCIA? VERMELHO LARANJA SIM NÃO EENFERMEIRO MAIOR? URGÊNCIA SIM VERDE NÃO AZUL SALA DE EMERGÊNCIA AMARELO CONSULTÓRIO MÉDICO DOMÍCILIO Encaminhar à UBS ou UBSF

22 O SAMU 192 Regional O SAMU 192 Regional, realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer local da cidade: Residências; Locais de trabalho e; vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

23

24 Referências o_classificacao_risco.pdf. Manchester Triage System (MTS). Advanced Trauma Life Support (ATLS). Protocolos Assistenciais às Urgências e Emergências I, Secretaria Municipal de Saúde Diretoria de Urgência e Emergência, São José do Rio Preto/SP, 2009.

HOSPITAL UNIMED. CLASSIFICAÇÃO DE RISCO Protocolo de Manchester

HOSPITAL UNIMED. CLASSIFICAÇÃO DE RISCO Protocolo de Manchester HOSPITAL UNIMED CLASSIFICAÇÃO DE RISCO Protocolo de Manchester Prezado Cliente Diariamente um grande número de pacientes procuram os serviços de urgência e emergência para atendimentos. Com o objetivo

Leia mais

MANUAL DE USO SOS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS

MANUAL DE USO SOS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS MANUAL DE USO SOS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS 0800.7070.007 Parabéns por ter escolhido o SOS Unimed Porto Alegre. Agora você está coberto pelo mais ágil e eficiente serviço de emergências médicas. Este é o

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO METODOLOGIA MANCHESTER

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO METODOLOGIA MANCHESTER 1 de 25 PROTOCOLO de Emissão: Histórico de Revisão / Versões Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 IMPLANTAR CLASSIFICAÇAO DE RISCO DP, RJ 1 Objetivo O objetivo da classificação de risco é identificar a

Leia mais

PRODUÇÃO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO OU INSTRUCIONAL

PRODUÇÃO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO OU INSTRUCIONAL PRODUÇÃO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO OU INSTRUCIONAL FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU- UNESP Programa de PG em Medicina Mestrado Profissional Associado à Residência Médica MEPAREM AUTOR:

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA GERÊNCIA DE LEITOS

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA GERÊNCIA DE LEITOS 1 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA GERÊNCIA DE LEITOS HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE BOTUCATU UNESP DEPARTAMENTO DE APOIO À ASSISTÊNCIA MÊS DE REFERÊNCIA: SETEMBRO/2012 (19 DIAS ÚTEIS) Enfª Luciana Yoshie Tome OUT/2012

Leia mais

PERFIL DE ATENDIMENTO DO ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DA UBS X HOSPITAL: UM RELATO DE EXPERIENCIA

PERFIL DE ATENDIMENTO DO ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DA UBS X HOSPITAL: UM RELATO DE EXPERIENCIA PERFIL DE ATENDIMENTO DO ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DA UBS X HOSPITAL: UM RELATO DE EXPERIENCIA ALINE AFFONSO LUNA 1, BRUNO PEÇANHA LOPES 2, ELISÂNGELA ALEXANDRE DA SILVA 3, HENRIQUE PRADO INÁCIO

Leia mais

PROTOCOLO CÓDIGO AZUL E AMARELO

PROTOCOLO CÓDIGO AZUL E AMARELO AZUL E AMARELO I. Definição: O código amarelo consiste no reconhecimento precoce de mudanças agudas nos parâmetros vitais dos pacientes, com o intuito de reduzir o número de parada cardiorespiratórias

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESDADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESDADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESDADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG Catástrofes e Atendimento a Múltiplas Vítimas Métodos de Triagem Catástrofe Pela Organização Mundial

Leia mais

PREVENÇÃO DE INTERCORRÊNCIAS CLÍNICAS GRAVES CÓDIGO AMARELO. Data Versão/Revisões Descrição Autor

PREVENÇÃO DE INTERCORRÊNCIAS CLÍNICAS GRAVES CÓDIGO AMARELO. Data Versão/Revisões Descrição Autor 1 de 10 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 10/11/2012 1.00 Proposta inicial MRMM, DSO, LRG, TCNA 1 Objetivo Reduzir o número de intercorrências clínicas graves, paradas

Leia mais

Além de permitir uma melhor organização da assistência; Articular os serviços; Definir fluxos e referências resolutivas, é elemento indispensável

Além de permitir uma melhor organização da assistência; Articular os serviços; Definir fluxos e referências resolutivas, é elemento indispensável Enfª Senir Amorim Além de permitir uma melhor organização da assistência; Articular os serviços; Definir fluxos e referências resolutivas, é elemento indispensável para que se promova; A universalidade

Leia mais

ASSUNTO. Associação entre Protocolo Manchester de Classificação de Risco e. Protocolo de Dor Torácica GRUPO BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

ASSUNTO. Associação entre Protocolo Manchester de Classificação de Risco e. Protocolo de Dor Torácica GRUPO BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NOTA TÉCNICA 001/2018 Janeiro/2018 ASSUNTO Associação entre Protocolo Manchester de Classificação de Risco e Protocolo de Dor Torácica GRUPO BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO Diretor-Presidente Welfane

Leia mais

ASSUNTO. Associação entre Sistema Manchester de Classificação de Risco e. Protocolo de Sepse GRUPO BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

ASSUNTO. Associação entre Sistema Manchester de Classificação de Risco e. Protocolo de Sepse GRUPO BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NOTA TÉCNICA 01/2017 20 de novembro de 2017 ASSUNTO Associação entre Sistema Manchester de Classificação de Risco e Protocolo de Sepse GRUPO BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO Diretor-Presidente Welfane

Leia mais

ROTINAS DE PROCESSOS

ROTINAS DE PROCESSOS 1 Público Alvo: Médicos da Emergência e UTIs, Enfermagem dos Setores de Internação. Objetivo: Identificação e cuidado diferenciado de pacientes graves internados. Atendimento médico imediato na ocorrência

Leia mais

ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM SERVIÇOS DE OBSTETRÍCIA

ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM SERVIÇOS DE OBSTETRÍCIA ATENÇÃO ÀS MULHERES Cada morte materna evitável deve nos causar indignação ao ponto de buscarmos melhorias para a assistência à saúde da mulher e do recém-nascido e essa mudança deve ser iniciada nas portas

Leia mais

Protocolo de atendimento inicial ao trauma. José Marques de Oliveira Neto Secretário do CREMESE

Protocolo de atendimento inicial ao trauma. José Marques de Oliveira Neto Secretário do CREMESE Protocolo de atendimento inicial ao trauma José Marques de Oliveira Neto Secretário do CREMESE TRIAGEM Significa seleção, estratificação de risco Protocolo de Classificação de Risco para priorização dos

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM OBSTETRÍCIA. ENFERMAGEM EM CENTRO OBSTÉTRICO FACULDADE PITÁGORAS BETIM PROFa: DANIELE REZENDE SILVA

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM OBSTETRÍCIA. ENFERMAGEM EM CENTRO OBSTÉTRICO FACULDADE PITÁGORAS BETIM PROFa: DANIELE REZENDE SILVA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM OBSTETRÍCIA ENFERMAGEM EM CENTRO OBSTÉTRICO FACULDADE PITÁGORAS BETIM PROFa: DANIELE REZENDE SILVA Introdução Segundo a Política Nacional de Humanização acolhimento traduz-se

Leia mais

Carta de Serviços Prestados a Comunidade

Carta de Serviços Prestados a Comunidade Carta de Serviços Prestados a Comunidade Dourados 2015 Maria Michelle Teixeira da Matta Santos Coordenadora Alexandre Rodrigues Mendonça Enfermeiro Esther Laura Carvalho de Jesus Enfermeira André Luiz

Leia mais

2ª Lista de Exercícios

2ª Lista de Exercícios Departamento de Estatística ICEx UFMG Disciplina: Princípios de Bioestatística (EST814) Profa.: Edna Afonso Reis L02 - Enunciados 2ª Lista de Exercícios Exercício 1 Dados brutos: especialidades médicas

Leia mais

FLUXO DE ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SUSPEITA DE DENGUE NA ATENÇÃO BÁSICA (UBS/USF)

FLUXO DE ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SUSPEITA DE DENGUE NA ATENÇÃO BÁSICA (UBS/USF) FLUXO DE ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SUSPEITA DE DENGUE NA ATENÇÃO BÁSICA (UBS/USF) Padronização para a regulação do fluxo de atendimento do paciente com suspeita de dengue na Atenção Básica: Recepção:

Leia mais

UNIDADES DO CAMPUS PAMPULHA

UNIDADES DO CAMPUS PAMPULHA UNIDADES DO CAMPUS PAMPULHA Atendimento Clínico/ Acolhimento DAST Pampulha SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO URGÊNCIA/EMERGÊNCIA: CONDUTAS GERAIS Os servidores, alunos, trabalhadores terceirizados ou visitantes

Leia mais

PREMISSA DO ATENDIMENTO RESOLUTIVO

PREMISSA DO ATENDIMENTO RESOLUTIVO JUSTIFICATIVA PREMISSA DO ATENDIMENTO RESOLUTIVO Realizar atendimento pré-hospitalar resolutivo por meio da integração de serviços já disponíveis na rede própria da Unimed-BH. CENÁRIO ANTERIOR JUSTIFICATIVA

Leia mais

ANEXO DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.079/14

ANEXO DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.079/14 ANEXO DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.079/14 1. Acolhimento com Classificação de Risco É obrigatória a implantação, nos ambientes das UPAs, de um sistema de classificação de pacientes de acordo com a gravidade do

Leia mais

FÓRUM DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

FÓRUM DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA FÓRUM DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Classificação de Risco Brasília, 24 de junho de 2010 OBJETIVOS DA APRESENTAÇÃO: - Apresentar o histórico da classificação

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE

Universidade Federal de Juiz de Fora ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE Unidades, de diferentes densidades tecnológicas, prestadoras de ações e serviços de saúde que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico

Leia mais

INA DE ACOLHIMEN ENTO COM CLAS ASSIFICAÇÃO DE

INA DE ACOLHIMEN ENTO COM CLAS ASSIFICAÇÃO DE [Digite texto] ROTINA INA DE ACOLHIMEN ENTO COM CLAS ASSIFICAÇÃO DE E RISCO R UBS HUGO PORFÍRIO DA MOTA GRANJA 2017 Sumário 1-APRESENTAÇÃO... 3 2- OBJETIVOS DO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA

Leia mais

INDICADORES DE DESEMPENHO - Contrato 001/2015 de 28/12/2015

INDICADORES DE DESEMPENHO - Contrato 001/2015 de 28/12/2015 INDICADORES DE DESEMPENHO - Contrato 001/2015 de 28/12/2015 Metas Qualitativas Indicador Data limite para a implantação Resultado no 4º Trimestre Atingimento das metas Estabelecer os Fluxos de Acesso Baseado

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Urgência e Emergência p/ SESMA (Técnico de Enfermagem) Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Urgência e Emergência p/ SESMA (Técnico de Enfermagem) Pós-Edital Livro Eletrônico Professor: 1 Apresentação... 2 2 - Definição de urgência e emergência... 3 3 - Rede de Atenção às Urgências e Emergências... 4 4 - Componentes do atendimento em urgência e emergência...

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 09/11 (Aprovado em Sessão da 2º Câmara de 03/06/2011) Assunto: Tempo de resposta em atendimento pré-hospitalar

PARECER CREMEB Nº 09/11 (Aprovado em Sessão da 2º Câmara de 03/06/2011) Assunto: Tempo de resposta em atendimento pré-hospitalar PARECER CREMEB Nº 09/11 (Aprovado em Sessão da 2º Câmara de 03/06/2011) Expediente consulta nº. 181.526/10 Assunto: Tempo de resposta em atendimento pré-hospitalar Relator: Cons. Augusto Manoel de Carvalho

Leia mais

ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA UPA E CORPO DE BOMBEIRO. Maria Inês Lemos Coelho Ribeiro 1 RESUMO

ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA UPA E CORPO DE BOMBEIRO. Maria Inês Lemos Coelho Ribeiro 1 RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA UPA E CORPO DE BOMBEIRO Maria Inês

Leia mais

Áquila Lopes Gouvêa Enfermeira da Equipe de Controle de Dor Instituto Central do Hospital das Clínica da Faculdade de Medicina da USP

Áquila Lopes Gouvêa Enfermeira da Equipe de Controle de Dor Instituto Central do Hospital das Clínica da Faculdade de Medicina da USP SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ASSISTÊNCIA MULDISCIPLINAR AO PACIENTE POLITRAUMATIZADO Áquila Lopes Gouvêa Enfermeira da Equipe de Controle de Dor Instituto Central do Hospital das Clínica da Faculdade de Medicina

Leia mais

Prof. Fernando Ramos Gonçalves _Msc

Prof. Fernando Ramos Gonçalves _Msc ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR A VÍTIMAS DE TRAUMAS Prof. Fernando Ramos Gonçalves _Msc PRIMEIROS SOCORROS = SOCORROS DE URGÊNCIA = PRONTO SOCORRISMO= ATENDIMENTO PRÉ- HOSPITALAR (APH) TERMINOLOGIA MAIS ADEQUADA

Leia mais

PROFª LETICIA PEDROSO

PROFª LETICIA PEDROSO PROFª LETICIA PEDROSO Conselhos de Medicina RESOLUÇÃO CFM nº 1451/95...constataram condições estruturais, materiais e humanas inadequadas ao atendimento à população nos serviços de Pronto Socorros; Considerando

Leia mais

LESÃO MEDULAR TRAUMÁTICA

LESÃO MEDULAR TRAUMÁTICA LESÃO MEDULAR TRAUMÁTICA ADAURI BUENO DE CAMARGO MÉDICO FISIATRA NEUROFISIOLOGISTA FACULDADE MEDICINA USP FISIOPATOGENIA DISFUNÇÕES MICCIONAIS FUNÇÃO INTESTINAL SEXUALIDADE DISCUSSÃO NEW YORK UNIVERSITY

Leia mais

ADMISSÃO DA PACIENTE NA EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA

ADMISSÃO DA PACIENTE NA EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA ADMISSÃO DA PACIENTE NA ENFERMAGEM EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA Rotinas Assistenciais da Maternidade-Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro ADMISSÃO DA PACIENTE NA EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA É o atendimento

Leia mais

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO 1. ATIVIDADES MÍNIMAS A REALIZAR 1.1. ASSISTÊNCIA HOSPITALAR Produção. 1.1.1. Realizar, no mínimo, 90% da meta estabelecida no Plano de Metas de 1.1.2. O indicador de aferição

Leia mais

A Atenção ás Urgências e Emergências no sus. Enfª Senir Amorim

A Atenção ás Urgências e Emergências no sus. Enfª Senir Amorim A Atenção ás Urgências e Emergências no sus Enfª Senir Amorim Marcos Históricos da saúde do Brasil A atenção à saúde no Brasil, como conhecemos hoje, com garantias de: Universalidade direito a todas as

Leia mais

ESTRUTURA DO SETOR DE SAÚDE BRASILEIRO. Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar

ESTRUTURA DO SETOR DE SAÚDE BRASILEIRO. Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar ESTRUTURA DO SETOR DE SAÚDE BRASILEIRO Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar residecoadm.hu@ufjf.edu.br Organizações de Saúde São Unidades de diferentes densidades tecnológicas,

Leia mais

2ª Lista de Exercícios

2ª Lista de Exercícios Departamento de Estatística ICEx UFMG Disciplina: EST179 - Introdução à Bioestatística - turma Nutrição Profa.: Edna Afonso Reis L02 - Enunciados NOME DO ALUNO: Exercício 1 2ª Lista de Exercícios Dados

Leia mais

UNIDADES DO CENTRO. Atendimento Clínico/ Acolhimento DAST Centro SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO URGÊNCIA/EMERGÊNCIA: CONDUTAS GERAIS

UNIDADES DO CENTRO. Atendimento Clínico/ Acolhimento DAST Centro SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO URGÊNCIA/EMERGÊNCIA: CONDUTAS GERAIS 1 UNIDADES DO CENTRO Atendimento Clínico/ Acolhimento DAST Centro SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO URGÊNCIA/EMERGÊNCIA: CONDUTAS GERAIS Os servidores, alunos, trabalhadores terceirizados ou visitantes das Unidades

Leia mais

Caracterizando a unidade. 24/03/2011 Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento / UPA 24h Carapina.

Caracterizando a unidade. 24/03/2011 Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento / UPA 24h Carapina. RELATANDO NOSSA EXPERIÊNCIA: O ATENDIMENTO ÀS TENTATIVAS DE SUICÍDIO NA UPA 24h CARAPINA FRANCISCA MARIA PIMENTEL Caracterizando a unidade 24/03/2011 Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento / UPA

Leia mais

PARTICIPAÇÃO COMO ACADÊMICA DE PSICOLOGIA NO PROJETO SAMU NA ESCOLA

PARTICIPAÇÃO COMO ACADÊMICA DE PSICOLOGIA NO PROJETO SAMU NA ESCOLA PARTICIPAÇÃO COMO ACADÊMICA DE PSICOLOGIA NO PROJETO SAMU NA ESCOLA Letícia Luana Claudino da Silva. Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

PROCEDIMENTO SISTÊMICO

PROCEDIMENTO SISTÊMICO Página 1 de 9 Siglas e Definições PCR Parada Cardiorrespiratória UTI- Unidade de Terapia Intensiva PA- Pronto Atendimento CDI-Centro de Diagnóstico por Imagem Materiais Não se aplica. Abrangência O código

Leia mais

UPA 24h. Unidade de Pronto Atendimento. São objetivos da UPA:

UPA 24h. Unidade de Pronto Atendimento. São objetivos da UPA: UPA 24h Unidade de Pronto Atendimento As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são fundamentais por serem constituídas de um componente pré-hospitalar fixo, atendendo as regiões desprovidas da modalidade

Leia mais

Os SUB na rede de serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde

Os SUB na rede de serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde Os SUB na rede de serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde Ana Rita Cardoso Serviço de Urgência Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE Abril de 215 Centro Hospitalar do Médio Tejo A Portaria 1277/21

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.077/14

ANEXO I DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.077/14 ANEXO I DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.077/14 1. Definição de leitos de retaguarda No Brasil, a Portaria MS/SAS nº 312, de 2 de maio de 2002, define 24 horas como o período máximo de observação hospitalar e estabelece

Leia mais

GRUPO BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

GRUPO BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NOTA TÉCNICA 02/2016 Belo Horizonte, 26 de Janeiro de 2016 GRUPO BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO Diretor-Presidente Welfane Cordeiro Júnior Diretora Maria do Carmo Paixão Rausch Equipe técnica: Cíntia

Leia mais

UNISALESIANO Profª Tatiani

UNISALESIANO Profª Tatiani UNISALESIANO 2018 Profª Tatiani Quando uma pessoa sofre agravo agudo à saúde, deve ser acolhido em serviço do SUS mais próximo de sua ocorrência, seja numa Unidade de Saúde da Família, pronto atendimento

Leia mais

Dr. Renato Françoso Filho. UPA s

Dr. Renato Françoso Filho. UPA s Dr. Renato Françoso Filho UPA s As contradições entre o idealizado e a realidade RESOLUÇÃO CFM Nº 1.451, DE 10 DE MARÇO DE 1995 Estabelece estruturas para prestar atendimento nas situações de urgência-emergência,

Leia mais

Triagem de Manchester e Referenciação Interna Imediata. Departamento da Qualidade na Saúde

Triagem de Manchester e Referenciação Interna Imediata. Departamento da Qualidade na Saúde NÚMERO: 002/2015 DATA: 06/03/2015 ASSUNTO: Triagem de Manchester e Referenciação Interna Imediata PALAVRAS-CHAVE: Triagem; Manchester PARA: Administrações Regionais de Saúde, Serviços de Urgência Hospitalar,

Leia mais

Atuação da enfermagem no transporte e remoção de paciente em urgência e emergência. Profº. Enfº Diógenes Trevizan

Atuação da enfermagem no transporte e remoção de paciente em urgência e emergência. Profº. Enfº Diógenes Trevizan Atuação da enfermagem no transporte e remoção de paciente em urgência e emergência Profº. Enfº Diógenes Trevizan Introdução O transporte e remoção de clientes em atenção às urgências e emergências se destaca

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO Atividade Curricular: ENFERMAGEM MÉDICO CIRÚRGICA Código: CS 16041 Carga Horária: 204 horas Teórica: 85

Leia mais

TRIAGEM PEDIÁTRICA O QUE APRENDEMOS?

TRIAGEM PEDIÁTRICA O QUE APRENDEMOS? TRIAGEM PEDIÁTRICA O QUE APRENDEMOS? Rita Carneiro, Cláudio Alves Unidade Funcional Urgência/UCIEP. Chefe de Serviço: Helena Almeida Departamento de Pediatria. Directora: Helena Carreiro TRIAGEM PEDIÁTRICA

Leia mais

ACOLHIMENTO NA EMERGÊNCIA

ACOLHIMENTO NA EMERGÊNCIA MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PESQUISA EM SAÚDE ESCOLA GHC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS PORTO ALEGRE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA MATÉRIA: NEUROPSICOLOGIA 1. Modelos nomotéticos e ideográficos

Leia mais

Serviços de Saúde PROFESSORA CAROLINE ORLANDI BRILINGER

Serviços de Saúde PROFESSORA CAROLINE ORLANDI BRILINGER Serviços de Saúde PROFESSORA CAROLINE ORLANDI BRILINGER Conceitos (ANVISA) Serviços de Saúde são estabelecimentos destinados a promover a saúde do indivíduo, protegê-lo de doenças e agravos, prevenir e

Leia mais

Tipo Documental PoliticaAssistencial Título Documento Código Amarelo Obstétrico Morumbi

Tipo Documental PoliticaAssistencial Título Documento Código Amarelo Obstétrico Morumbi CÓDIGO AMARELO OBSTÉTRICO MORUMBI - ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS, URGÊNCIAS, INTERCORRÊNCIAS E AVALIAÇÕES MÉDICAS DE PACIENTES OBSTÉTRICAS. INTRODUÇÃO O HIAE dispõe de médicos obstetras plantonistas, 24 horas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA ANEXO I: Modelo de Programa de Disciplina (elaborar em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso) PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE Estágio Supervisionado II Enfermagem ENFE0076

Leia mais

Ao cuidar de pacientes que apresentam delírio, os profissionais de enfermagem devem

Ao cuidar de pacientes que apresentam delírio, os profissionais de enfermagem devem Questão: 368539 Ao cuidar de pacientes que apresentam delírio, os profissionais de enfermagem devem encorajar o paciente a expressar seus medos e ansiedades sem presumir o que é certo ou errado. Questão:

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 55/10 (Aprovado em Sessão Plenária de 10/12/2010)

PARECER CREMEB Nº 55/10 (Aprovado em Sessão Plenária de 10/12/2010) PARECER CREMEB Nº 55/10 (Aprovado em Sessão Plenária de 10/12/2010) EXPEDIENTE CONSULTA N.º 189.616/10 ASSUNTO: Protocolos SAMU Metropolitano de Salvador RELATOR: Cons. José Abelardo Garcia de Meneses

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DE ORGANIZAÇÃO DE SAÚDE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DE ORGANIZAÇÃO DE SAÚDE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DE ORGANIZAÇÃO DE SAÚDE PROPOSTA PARA REORGANIZAÇÃO DO FLUXO DE ATENDIMENTO NA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) DE VARGINHA, MINAS GERAIS CINTIA SCALIONI ALVES

Leia mais

EMERGÊNCIAS EM PEQUENOS ANIMAIS

EMERGÊNCIAS EM PEQUENOS ANIMAIS EMERGÊNCIAS EM PEQUENOS ANIMAIS CONSIDERAÇÕES LEGAIS artigo 11: assegura ao médico veterinário escolher livremente seus clientes ou pacientes, com exceção dos seguintes casos:...e, nos casos de extrema

Leia mais

Política Nacional de Atenção às Urgências. Enfª Senir Amorim

Política Nacional de Atenção às Urgências. Enfª Senir Amorim Política Nacional de Atenção às Urgências Enfª Senir Amorim Como está a atenção às urgências no cenário da sua região? A Atenção às Urgências Deve fluir em todos os níveis do SUS; Organizando a assistência

Leia mais

TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA

TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS EM CLINICA MÉDICA E MEDICINA INTESIVA ADULTO PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEc Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança. Habilitação Profissional: Técnico de enfermagem Qualificação:

Leia mais

Tipo Documental PoliticaAssistencial Título Documento Código Amarelo Neonatal Morumbi

Tipo Documental PoliticaAssistencial Título Documento Código Amarelo Neonatal Morumbi INTRODUÇÃO O Código Amarelo Neonatal atende pacientes entre as faixas etárias de 0 (zero) até 28 dias internados na unidade neonatal que estão no berçário ou juntamente com a mãe nas unidades de internação

Leia mais

Política Nacional de Atenção às Urgências

Política Nacional de Atenção às Urgências Política Nacional de Atenção às Urgências POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Em setembro de 2003, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências, uma das prioridades

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS Nº DT 02/2016

PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS Nº DT 02/2016 TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS EM MEDICINA INTENSIVA PEDIÁTRICA PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS

Leia mais

O USO DO PROTOCOLO DE MANCHESTER PODE AUXILIAR NO ATENDIMENTO HUMANIZADO EM UMA EMERGÊNCIA?

O USO DO PROTOCOLO DE MANCHESTER PODE AUXILIAR NO ATENDIMENTO HUMANIZADO EM UMA EMERGÊNCIA? MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PESQUISA EM SAÚDE ESCOLA GHC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS PORTO ALEGRE

Leia mais

POLÍTICAS MÉDICAS DO CFM / CRM s. Porto de Galinhas, 13 de setembro de 2011

POLÍTICAS MÉDICAS DO CFM / CRM s. Porto de Galinhas, 13 de setembro de 2011 I CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICAS MÉDICAS DO CFM / CRM s Porto de Galinhas, 13 de setembro de 2011 Mauro Luiz de Britto Ribeiro Conselho Federal de Medicina Mato Grosso do Sul Urgência É a ocorrência

Leia mais

Urgência e Emergência. Prof.ª André Rodrigues PORTARIA 2048/2002 MINISTÉRIO DA SAÚDE

Urgência e Emergência. Prof.ª André Rodrigues PORTARIA 2048/2002 MINISTÉRIO DA SAÚDE Urgência e Emergência Prof.ª André Rodrigues PORTARIA 2048/2002 MINISTÉRIO DA SAÚDE 1 FINALIDADE Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. PRINCÍPIOS DIRETRIZES NORMAS DE FUNCIONAMENTO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE

1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE Título 1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE Classificação 2.SUPERVISÃO EM ENFERMAGEM E OS MODELOS ORGANIZACIONAIS:

Leia mais

Apoio informatizado ao Protocolo de Manchester

Apoio informatizado ao Protocolo de Manchester Apoio informatizado ao Protocolo de Manchester Resumo Marcos Henrique Lourenço 1, Henrique do Tomaz do Amaral Silva 2 1. Gestor de TIC no Hospital Santa Casa de São Carlos, Docente de TI no Senac São Carlos.

Leia mais

HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO. Cartilha Atendimento ao Cliente

HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO. Cartilha Atendimento ao Cliente Cartilha Atendimento ao Cliente Esta cartilha vai ajudá-lo a conhecer quais os atendimentos de saúde devem ser procurados de acordo com a sua necessidade e de sua família. O Hospital de Caridade São Vicente

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá- UEM Universidade Estadual de Maringá-UEM

Universidade Estadual de Maringá- UEM  Universidade Estadual de Maringá-UEM CARACTERIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE PACIENTES IDOSOS QUE SOFRERAM QUEDA ATENDIDOS NO PRONTO ATENDIMENTO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PÚBLICO NO NOROESTE DO PARANÁ Autor Josy Anne Silva; Co-autor Edivaldo

Leia mais

TIME DE RESPOSTA RÁPIDA A enfermagem salvando mais vidas HOSPITAL REGIONAL UNIMED FORTALEZA CELIANE MARIA LOPES MUNIZ ISRRAELLY PASSOS MORORÓ

TIME DE RESPOSTA RÁPIDA A enfermagem salvando mais vidas HOSPITAL REGIONAL UNIMED FORTALEZA CELIANE MARIA LOPES MUNIZ ISRRAELLY PASSOS MORORÓ TIME DE RESPOSTA RÁPIDA A enfermagem salvando mais vidas HOSPITAL REGIONAL UNIMED FORTALEZA CELIANE MARIA LOPES MUNIZ ISRRAELLY PASSOS MORORÓ Colocando em prática idéias promissoras de melhorias nos cuidados

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR

POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR NOTA TÉCNICA 02 2006 POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR 1 Brasília, 10 de fevereiro de 2006. I. Introdução: NOTA TÉCNICA 02 2006 O Ministério da Saúde está propondo a implantação da Política Nacional

Leia mais

EFICÁCIA DO ACOLHIMENTO COM AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM EMERGÊNCIA PSIQUIATRICA

EFICÁCIA DO ACOLHIMENTO COM AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM EMERGÊNCIA PSIQUIATRICA Diretrizes: Acolhimento EFICÁCIA DO ACOLHIMENTO COM AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM EMERGÊNCIA PSIQUIATRICA MAGALY FERREIRA MENDES; Fátima Maria Nogueira Bastos; Ana Jeceline Pedrosa Tavares HOSPITAL

Leia mais

PORTARIA SMS - SP Nº 245, DE

PORTARIA SMS - SP Nº 245, DE PORTARIA SMS - SP Nº 245, DE 31-03-2007 Diário Oficial do Estado; São Paulo, SP, 31 mar. 2007, p. 24-31 A Secretária Municipal da Saúde, no uso das atribuições que lhe são conferidas e, Considerando que

Leia mais

PROTOCOLO MANCHESTER. Paciente Recepcionado Identificado. Acolhido Classificado

PROTOCOLO MANCHESTER. Paciente Recepcionado Identificado. Acolhido Classificado Construção coletiva (revisão):, SMS, SAMU, UPA, PAM (12/02/2015) PROTOCOLO MANCHESTER Paciente Recepcionado Identificado Acolhido Classificado Emergência vermelho - IMEDIATO laranja (10 min) amarelo (60

Leia mais

PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB

PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB EU ACREDITO EM MIM! LOGO ESTAREI AQUI... Nome Cargo PLANO DE ESTUDO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS ENFERMEIRO (PSF e SAMU) e TÉCNICO EM ENFERMAGEM Cargos: Enfermeiro PSF

Leia mais

Método de Classificação de Risco protocolo de Manchester. Ms. Enfº. Aroldo Gavioli

Método de Classificação de Risco protocolo de Manchester. Ms. Enfº. Aroldo Gavioli Método de Classificação de Risco protocolo de Manchester Ms. Enfº. Aroldo Gavioli Um exemplo A adolescente A.M. de 15 anos de idade, chega a uma unidade de saúde sozinha, andando, visivelmente angustiada.

Leia mais

PARECER COREN-SP 007/2016 CT. Tíckets nºs: ; ; ; e

PARECER COREN-SP 007/2016 CT. Tíckets nºs: ; ; ; e PARECER COREN-SP 007/2016 CT Tíckets nºs: 418.116; 419.796; 423.670; 432.402 e 436.455 Ementa: Atuação do Enfermeiro no Acolhimento e Classificação de Risco em Unidade de Pronto Atendimento e Pronto Socorro,

Leia mais

ATIVIDADES. Karin Scheffel

ATIVIDADES. Karin Scheffel ATIVIDADES Karin Scheffel Em seu plantão no SAMU, você recebeu um chamado para atender um acidente de trânsito, carro x carro, colisão traseira, com duas vítimas. A 1º vítima era uma mulher de 28 anos,

Leia mais

HOSPITAL REGIONAL FERNANDO BEZERRA

HOSPITAL REGIONAL FERNANDO BEZERRA HOSPITAL REGIONAL FERNANDO BEZERRA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DIRETORIA GERAL DE MODERNIZAÇÃO E MONITORAMENTO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE HOSPITAL REGIONAL FERNANDO BEZERRA 1º TRIMESTRE

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO PROTOCOLO DE MANCHESTER. Ieda Marta Forte Coordenadora de Enfermagem UNIMED VALE DO SINOS

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO PROTOCOLO DE MANCHESTER. Ieda Marta Forte Coordenadora de Enfermagem UNIMED VALE DO SINOS CLASSIFICAÇÃO DE RISCO PROTOCOLO DE MANCHESTER Ieda Marta Forte Coordenadora de Enfermagem UNIMED VALE DO SINOS PRONTO ATENDIMENTO DE NOVO HAMBURGO PANORAMA INTERNO ANTERIOR Priorização por ordem de chegada

Leia mais

PROTOCOLO DE MANCHESTER CAMILA VIDOTTI, FILIPE FURTADO E FILIPE DE LEU

PROTOCOLO DE MANCHESTER CAMILA VIDOTTI, FILIPE FURTADO E FILIPE DE LEU PROTOCOLO DE MANCHESTER CAMILA VIDOTTI, FILIPE FURTADO E FILIPE DE LEU VINHETA 1 F.A.L., 23 anos, chega ao PS procurando atendimento. O paciente relata que o quadro iniciou há cerca de 24 horas com chiado,

Leia mais

Urgência Geral Polivalente do CHLC (Adultos)

Urgência Geral Polivalente do CHLC (Adultos) Urgência Geral Polivalente do CHLC (Adultos) 17 de Abril de 2015 1 Sumário 1. Caracterização 2. Instalações 3. Pontos Fortes e Fracos 4. Indicadores 2 1. Caracterização: abrangência Atendimento: a) Primeira

Leia mais

Boletim Informativo INFLUENZA

Boletim Informativo INFLUENZA CRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Porto Alegre, 22 de Julho de 16. Boletim Informativo INFLUENZA Até a Semana Epidemiológica () 29 (3//16 a *23/7/16) foram investigados 1841 casos suspeitos de Síndrome Respiratória

Leia mais

Classificação de Risco &

Classificação de Risco & Enfermagem em Trauma e Emergência Classificação de Risco & Protocolo de Manchester Tiziane Rogério UNIVERSO Objetivo: Compreender e aplicar o Acolhimento com Classificação de Risco e o Protocolo de Manchester.

Leia mais

PORTARIA Nº 517 DE 05 DE ABRIL DE 2013

PORTARIA Nº 517 DE 05 DE ABRIL DE 2013 PORTARIA Nº 517 DE 05 DE ABRIL DE 2013 Estabelece a competência, segundo critérios de classificação de risco e conformação da Rede de Atenção às Urgências do município de Salvador. a O SECRETÁRIO DA SAÚDE

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº. 17 DE 24 DE AGOSTO DE 2017

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº. 17 DE 24 DE AGOSTO DE 2017 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº. 17 DE 24 DE AGOSTO DE 2017 ÁREA DE CONHECIMENTO: CIRURGIA GERAL 4. Cuidados Pré, trans e pós operatório. 5. Resposta endócrina e metabólica ao trauma. 6. Infecção

Leia mais

TxOH = Total de pacientesdia em determinado período x 100 / Total de leitos-dia no mesmo período.

TxOH = Total de pacientesdia em determinado período x 100 / Total de leitos-dia no mesmo período. INDICADORES QUALITATIVOS 206 - CONTRATO nº 23/205 JAN. Nº DESCRIÇÃO FONTE MÉTODO DE AFERIÇÃO PONTUAÇÃO METAS Ap.02/7 INDICADORES ASSISTENCIAIS GERAIS PONTUAÇÃO TAXA DE OCUPAÇÃO DOS LEITOS SIH TxOH = Total

Leia mais

Atendimento Pré-Hospitalar APH. Professora: Ana Paula de Oliveira

Atendimento Pré-Hospitalar APH. Professora: Ana Paula de Oliveira Atendimento Pré-Hospitalar APH Professora: Ana Paula de Oliveira Na Saúde Pública onde se insere? 1. Unidades Básicas de Saúde 2. Ambulatórios especializados 3. Serviços de diagnósticos e terapias 4. Pré-Hospitalar

Leia mais

Classificação de Riscos Protocolo de Manchester

Classificação de Riscos Protocolo de Manchester - Curriculum: Paulo Rogerio Rades; - Formação Acadêmica Analista de Sistemas (IMES); Gestão Hospitalar (UNIA); Especialista em Informática Médica (UNIFESP); Especialista em Equipamentos Médicos Hospitalares

Leia mais

INDICADORES QUALITATIVOS CONTRATO nº 123/2015

INDICADORES QUALITATIVOS CONTRATO nº 123/2015 INDICADORES QUALITATIVOS 2016 - CONTRATO nº 123/2015 Nº DESCRIÇÃO FONTE MÉTODO DE AFERIÇÃO PONTUAÇÃO METAS INDICADORES ASSISTENCIAIS GERAIS 1 TAXA DE OCUPAÇÃO DOS LEITOS SIH TxOH = Total de pacientesdia

Leia mais

Autor. Revisão Técnica. Fábio Del Claro

Autor. Revisão Técnica. Fábio Del Claro Apresentação O Guia de Urgências e Emergências Cirúrgicas foi estruturado a fim de orientar o profissional que lida a todo instante com situações diversas e que exigem diferentes abordagens na urgência

Leia mais