UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO REGULAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE DA UPF TÍTULO I DO REGULAMENTO E SEUS OBJETIVOS Art. 1 - Este regulamento disciplina as condições de admissão, promoção na carreira e o regime de trabalho dos membros do magistério superior da Universidade de Passo Fundo, instituição de ensino superior mantida pela Fundação Universidade de Passo Fundo. Art. 2 - Para os efeitos deste regulamento, entende-se como atividade de magistério superior, na Universidade de Passo Fundo, as tarefas pertinentes ao ensino, à pesquisa, à extensão e aquelas inerentes às funções administrativas a serem exercidas por docentes de nível superior. Art. 3 - As relações de trabalho dos professores da Universidade de Passo Fundo são regidas pela legislação trabalhista e pelas normas do presente regulamento de administração de pessoal docente. TÍTULO II DO PESSOAL DOCENTE Art. 4 - O pessoal docente da Universidade de Passo Fundo compreende os professores da Carreira do Magistério, os iniciantes e os substitutos emergenciais. Art. 5. O Quadro de Carreira do Magistério abrange as seguintes categorias: I Professor Assistente; II Professor Adjunto; III Professor Titular. Parágrafo único - Cada categoria abrange três níveis: I, II e III. CAPÍTULO I DAS VAGAS INICIAIS E DA LOTAÇÃO DOS PROFESSORES Art. 6 - A declaração de abertura de vaga para fins de ingresso no cargo de professor será feita sempre mediante proposta fundamentada da unidade, após verificar que não existe professor do quadro de carreira apto a assumir a atividade, com parecer da Comissão Permanente de Seleção Pública Docente e aprovação da Reitoria. Parágrafo único - Considera-se fundamentada a proposta quando a unidade apresentar justificativa da necessidade de professor qualificado e titulado em determinada área e ou subárea do conhecimento, para atividades de docência em graduação e ou pósgraduação, bem como da carga horária a ser contratada.

2 Art. 7. O professor será lotado e fará carreira numa área de conhecimento, definida por resolução do Consun. CAPÍTULO II DA ADMISSÃO DOS PROFESSORES Art. 8 - A admissão de docentes na Universidade far-se-á mediante aprovação em processo de seleção. Parágrafo único - A admissão de docentes, prevista no caput do artigo, será feita mediante contrato no cargo de: Professor Iniciante I, para os graduados e portadores do título de especialista; Professor Iniciante II, para os portadores de título de mestre; e Professor Iniciante III, para os portadores do título de doutor. Art. 9 - Poderá ser contratado docente, em caráter emergencial, observado o disposto no art. 6º, quando houver necessidade de substituição de professor em licença, divisão de turma, disciplina em cursos de regime especial e falta de professores no Quadro de Carreira. 1º - O professor admitido em caráter emergencial terá seu contrato de trabalho com duração de até seis meses, podendo ser renovado uma única vez por até seis meses no caso de permanência dos motivos da contratação previstos no caput deste artigo. 2º - O professor deverá ser, obrigatoriamente, dispensado ao término do prazo previsto no parágrafo anterior. 3º - O professor dispensado nos termos dos parágrafos anteriores somente poderá ser recontratado como substituto emergencial após decorridos seis meses do desligamento. CAPÍTULO III DO PROCESSO DE SELEÇÃO Art O processo de seleção de docentes será aberto pela Reitoria, mediante solicitação das unidades universitárias, com parecer favorável da Comissão Permanente de Seleção Pública Docente para uma área de conhecimento, sendo que todo o processo referente à seleção será regido por Resolução do Consun a ser editada. Parágrafo único - Será garantida a participação da unidade no processo de seleção dos professores por ela solicitado. Art A Comissão Permanente de Seleção Pública Docente, indicada pela Reitoria e homologada pelo Conselho Universitário, com mandato de quatro anos, terá as seguintes atribuições e mais aquelas que forem definidas pela Resolução do Consun referida no art. 10: I - solicitar às unidades os dados para a abertura do edital de seleção; II - verificar a necessidade, em conjunto com a unidade solicitante, de abertura da vaga e emitir parecer favorável ou não; III - elaborar o edital, observada a Resolução do Consun prevista no art.10.

3 CAPÍTULO IV DA PROMOÇÃO DOS PROFESSORES Art A promoção no Quadro de Carreira do Magistério na Universidade será regulada por Resolução do Consun, observados os seguintes critérios: I - titulação acadêmica; II - produção científica e/ou profissional e atualização acadêmica; III - tempo de efetivo exercício de magistério na Universidade; IV - desempenho satisfatório, segundo parecer do Conselho da Unidade, que observará, entre outros, os dados da Avaliação Institucional durante os últimos quatro semestres; V - requerimento do professor interessado com a comprovação dos requisitos; VI - realização de curso de Iniciação à Universidade. DO REGIME DE TRABALHO Art Os professores serão admitidos em regime de trabalho nos termos da legislação trabalhista. Art A Reitoria, ouvida a unidade, poderá dispensar o professor de parte ou de toda sua atividade docente, com seu consentimento, para se dedicar a tarefas administrativas, de pesquisa ou de extensão. Parágrafo único - As atividades de pesquisa e extensão estarão condicionadas à apresentação de projeto específico, segundo normas definidas pelo Conselho Universitário. CAPÍTULO VI DA REMUNERAÇÃO Art A remuneração dos professores da Universidade será fixada tendo como padrão de referência o valor da hora-aula e levará em conta a categoria funcional e o tempo de serviço na instituição. 1º - remuneração do professor do Quadro de Carreira terá um índice diferencial correspondente a cinco, de um para outro nível nas diversas categorias, sobre o valor-base atribuído ao professor Assistente III, cujo índice é 100, de tal sorte que ao Professor Adjunto III e ao Professor Titular III corresponderão, respectivamente, os índices 115 e 130; ao Professor Assistente I, o índice 90. 2º - A remuneração dos professores Iniciante I e do Substituto Emergencial terá por base o índice 85 em relação ao valor-hora base do Professor Assistente III; a remuneração do professor Iniciante II terá por base o índice 90 e a remuneração do professor Iniciante III terá por base o índice º - Os professores que apresentarem títulos de especialista, mestre ou doutor na área ou matéria para o qual forem contratados, observados os critérios fixados pela Comissão de Promoções e Adicionais de Titulação, passarão a receber como adicional respectivo, a partir da entrada em vigência da presente alteração, os percentuais fixados nas normas coletivas de sua categoria profissional, ressalvados somente os casos de docentes que estão cursando especialização, mestrado ou doutorado na data de entrada em vigência da presente alteração, que farão jus aos

4 índices anteriormente previstos (texto inserido pela Resolução CONSUN Nº 05/2006, de 25/07/2006, ata nº 357). 4º - Os professores contratados a partir da vigência da presente alteração farão jus a adicional por tempo de serviço nos exatos termos fixados nas normas coletivas da respectiva categoria profissional (texto inserido pela Resolução CONSUN Nº 05/2006, de 25/07/2006, ata nº 357). CAPÍTULO VII DAS LICENÇAS Art A Reitoria, ouvida a Direção da unidade respectiva, poderá conceder licença das atividades docentes e de pesquisa ou extensão a professores de Carreira, com ou sem remuneração, nos termos regulados por Resolução do Consun, para uma das seguintes finalidades: I- realizar curso de pós-graduação no país ou no exterior, de acordo com Plano de Capacitação Docente da unidade e da Universidade; II- fazer cursos e estágios de aperfeiçoamento ou especialização; III- participar de congressos, simpósios e outros eventos de natureza científica, cultural ou técnica, relacionados com suas atividades de ensino, pesquisa e extensão; IV- por interesse particular a pedido do professor. Art O professor ao qual for concedida licença remunerada, nos casos dos incisos I e II do art.16, assumirá compromisso, por escrito, de servir à Universidade após seu regresso, por período, no mínimo, igual ao do seu afastamento, sob pena de indenização, nos termos da Resolução do Consun referida no art. 16, sendo-lhe assegurado, no retorno, o mesmo regime anterior ao seu afastamento. TÍTULO III DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS Art A Reitoria da Universidade de Passo Fundo, mediante indicação das unidades, poderá propor ao Conselho Universitário a contratação, por tempo limitado a dois anos, de professor visitante, para atender a programa especial de ensino, pesquisa e extensão, o qual deve possuir, no mínimo, a titulação acadêmica em nível de mestrado. Art. 19. As rescisões de contratos e demais condições de trabalho dos docentes serão reguladas segundo o previsto na legislação trabalhista. Parágrafo único - Compete ao Conselho da Unidade na qual estiver lotado o professor deliberar sobre a sua demissão. Art Os docentes que foram contratados até 31 de julho de 2001, sem a realização de concurso público e/ou seleção pública, com contratos vigentes, serão efetivados, nos termos e a partir do presente regulamento, no cargo de Professor Iniciante I, para os graduados ou especialistas; Professor Iniciante II, para os mestres; e Professor Iniciante III, para os doutores.

5 Art Os docentes admitidos após 1º de agosto de 2001, até a aprovação deste Regulamento, com contratos vigentes, serão enquadrados nos termos do art. 8º sem a necessidade de se submeterem ao processo de seleção. Art O não cumprimento das normas do presente Regulamento, bem como de suas Resoluções complementares, implicará aos responsáveis a aplicação das sanções previstas no Regime Disciplinar do Regimento Geral da Universidade de Passo Fundo. Art Este regulamento entrará em vigor depois de aprovado pelo Conselho Universitário, revogadas as disposições em contrário. Aprovação pelo Conselho Universitário Sessão de 21 de maio de 2002 Ata nº 279 Homologação pelo Conselho Diretor da Fupf Sessão de 3 de junho de 2002 Ata nº 818

6

7

8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 18/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 18/2014 RESOLUÇÃO N 18/2014 Aprova as normas para avaliação de desempenho funcional dos docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco para fins de desenvolvimento na carreira. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Estatuto do Pessoal Técnico Administrativo, conforme cópia anexa a esta Resolução.

Art. 1º Aprovar o Estatuto do Pessoal Técnico Administrativo, conforme cópia anexa a esta Resolução. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 36/07/Administração RESOLUÇÃO Nº 36/07/Universitário Aprova o Estatuto do Pessoal Técnico Administrativo. O Conselho e Administração da Fundação

Leia mais

FACULDADE ESAMC SOROCABA PLANO DE CARREIRA DOCENTE

FACULDADE ESAMC SOROCABA PLANO DE CARREIRA DOCENTE FACULDADE ESAMC SOROCABA PLANO DE CARREIRA DOCENTE SOROCABA, AGOSTO DE 2016 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA NATUREZA... 3 CAPÍTULO II- DO OBJETIVO... 3 CAPÍTULO III - DAS ATIVIDADES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR... 3

Leia mais

PORTARIA N 1911 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2009

PORTARIA N 1911 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PORTARIA N 1911 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2009 Normatiza procedimentos relativos à solicitação e concessão de afastamentos para estudos, no âmbito do Colégio Pedro II.

Leia mais

Parágrafo único Somente em caráter excepcional o Reitor poderá conceder afastamentos

Parágrafo único Somente em caráter excepcional o Reitor poderá conceder afastamentos RESOLUÇÃO UNESP Nº 19, DE 07 DE MARÇO DE 1997. Estabelece normas sobre afastamento de docentes e pesquisadores da UNESP. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FI- LHO, no uso de

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2014/2016

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2014/2016 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2014/2016 SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, CNPJ n. 92.948.389/0001-10, neste ato representado(a) por seu Membro de Diretoria Colegiada, Sr(a). AMARILDO

Leia mais

Lei Complementar Nº 124 de 01/07/2009. Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Lei Complementar Nº 124 de 01/07/2009. Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: Lei Complementar Nº 124 de 01/07/2009 Altera a Lei Complementar nº 61, de 20 de dezembro de 2005, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério Superior da Universidade Estadual

Leia mais

PROPOSTA NO TOCANTE A REGULAMENTAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE REGULAMENTAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE CAPÍTULO I DO CORPO DOCENTE E SUAS ATIVIDADES

PROPOSTA NO TOCANTE A REGULAMENTAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE REGULAMENTAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE CAPÍTULO I DO CORPO DOCENTE E SUAS ATIVIDADES PROPOSTA NO TOCANTE A REGULAMENTAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE REGULAMENTAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE CAPÍTULO I DO CORPO DOCENTE E SUAS ATIVIDADES Artigo 5.º - Os professores do Quadro pertencem às seguintes classes:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3038/16-CONSUN, 14 de Setembro de 2016.

RESOLUÇÃO Nº 3038/16-CONSUN, 14 de Setembro de 2016. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 3038/16-CONSUN, 14 de Setembro de 2016. EMENTA: Estabelece os procedimentos e vantagens para o afastamento de servidores efetivos das

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 25 de março de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 25 de março de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência RESOLUÇÃO CSAU 1/2009 ALTERA O PLANO DE CARREIRA DO CORPO DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor da Universidade São Francisco, no exercício da Presidência do Conselho

Leia mais

Art. 1º - Aprovar as normas que regulamentam os critérios para Promoção e Progressão na Carreira do Magistério Superior.

Art. 1º - Aprovar as normas que regulamentam os critérios para Promoção e Progressão na Carreira do Magistério Superior. Dispõe sobre Normas e Critérios para Promoção e Progressão na Carreira do Magistério Superior. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições, de acordo com o

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA,

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, LEI COMPLEMENTAR Nº 39, de 09 de setembro de 1991 Publicada no Diário Oficial 14.277 de 12/10/91 (alterada pela LEI COMPLEMENTAR Nº 234, de 19 de julho de 2002) Dispõe sobre normas de ingresso e promoção

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário. DELIBERAÇÃO Nº. 05/2017, de 23 de fevereiro de 2017.

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário. DELIBERAÇÃO Nº. 05/2017, de 23 de fevereiro de 2017. Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DELIBERAÇÃO Nº. 05/2017, de 23 de fevereiro de 2017. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

VERSÃO PRELIMINAR ENCAMINHADA PARA CONSULTA PÚBLICA

VERSÃO PRELIMINAR ENCAMINHADA PARA CONSULTA PÚBLICA VERSÃO PRELIMINAR ENCAMINHADA PARA CONSULTA PÚBLICA PROPOSTA DE REGULAMENTO PARA FINS DE PROVIMENTO INICIAL, PERMANÊNCIA E ALTERAÇÃO DOS REGIMES DE TRABALHO DAS CARREIRAS DO MAGISTÉRIO FEDERAL DA UTFPR

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2014/2016

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2014/2016 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2014/2016 SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, CNPJ n. 92.948.389/0001-10, neste ato representado por seu membro de Diretoria Colegiada, Sr. AMARILDO PEDRO

Leia mais

NORMA DE PESSOAL DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE - UFCSPA

NORMA DE PESSOAL DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE - UFCSPA NORMA DE PESSOAL DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE - UFCSPA Regulamenta a Política de Pessoal Docente da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal de Ciências

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 010/2009 CONSEPE (Alterada pela Resolução nº 049/2015 CONSEPE e Resolução nº 18/2018-CONSEPE)

RESOLUÇÃO Nº 010/2009 CONSEPE (Alterada pela Resolução nº 049/2015 CONSEPE e Resolução nº 18/2018-CONSEPE) RESOLUÇÃO Nº 010/2009 CONSEPE (Alterada pela Resolução nº 049/2015 CONSEPE e Resolução nº 18/2018-CONSEPE) Estabelece procedimentos e critérios para a Progressão por Desempenho na Carreira de Professor

Leia mais

RESOLUÇÃO CA nº. 14/12

RESOLUÇÃO CA nº. 14/12 RESOLUÇÃO CA nº. 14/12 Altera a Resolução CA nº 28/10, de 20/10/10, e dá outras providências. O Vice-Reitor, no exercício da presidência do, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto na

Leia mais

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS EM VIGOR

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS EM VIGOR DIRETRIZES PARA SOLICITAÇÃO DE AFASTAMENTO DE DOCENTES DA FACULDADE UNB GAMA - FGA PARA LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO, PÓS- GRADUAÇÃO, PÓS-DOUTORADO E VISITA TÉCNICA OU ESTÁGIO DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário. DELIBERAÇÃO Nº. 06/2016, de 30 de junho de 2016.

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário. DELIBERAÇÃO Nº. 06/2016, de 30 de junho de 2016. Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DELIBERAÇÃO Nº. 06/2016, de 30 de junho de 2016. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N xx/2018 Aprova as normas e estabelece os critérios para fins de progressão funcional e promoção na carreira de Professor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 02/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 02/2013 RESOLUÇÃO N 02/2013 Aprova as normas para avaliação de desempenho funcional dos docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco, para fins de desenvolvimento na carreira.. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 008/2008 CONSEPE Revogada pela Resolução Nº 010/ CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 008/2008 CONSEPE Revogada pela Resolução Nº 010/ CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 008/2008 CONSEPE Revogada pela Resolução Nº 010/2009 - CONSEPE Estabelece procedimentos e critérios para a Progressão por Desempenho, de que trata o artigo 15 da Lei Complementar n 345, de

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP 75, DE Dispõe sobre a reestruturação da carreira de Pesquisador na Unesp

RESOLUÇÃO UNESP 75, DE Dispõe sobre a reestruturação da carreira de Pesquisador na Unesp RESOLUÇÃO UNESP 75, DE 22-05-2012 Dispõe sobre a reestruturação da carreira de Pesquisador na Unesp Vice-Reitor no exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", com

Leia mais

PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E DE CARREIRA DOS EMPREGADOS DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR DA UNOESC (Alterado pela Resolução nº 030/Cons.

PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E DE CARREIRA DOS EMPREGADOS DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR DA UNOESC (Alterado pela Resolução nº 030/Cons. PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E DE CARREIRA DOS EMPREGADOS DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR DA UNOESC (Alterado pela Resolução nº 030/Cons.Adm/Funoesc/ 2011) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 59(B)/CONSUN/2017

RESOLUÇÃO Nº. 59(B)/CONSUN/2017 RESOLUÇÃO Nº. 59(B)/CONSUN/2017 O Conselho Universitário do Centro Universitário de Mineiros, Goiás, em sua 68ª Sessão Plenária Extraordinária, realizada em 26 de junho de 2017, com a finalidade de regulamentar

Leia mais

REGULAMENTO DO QUADRO TRANSITÓRIO DE DOCENTES

REGULAMENTO DO QUADRO TRANSITÓRIO DE DOCENTES REGULAMENTO DO QUADRO TRANSITÓRIO DE DOCENTES I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O Quadro Transitório de Docentes (QTD) é composto pelos seguintes professores, não integrantes do Quadro de Carreira

Leia mais

Edital PROGRAD nº 21 de 03 de junho de 2013

Edital PROGRAD nº 21 de 03 de junho de 2013 Edital PROGRAD nº 21 de 03 de junho de 2013 A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas no período

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ RESOLUÇÃO N 004/2015 CONSUNI Regulamenta a Lei n 15.569, de 07 de abril de 2014, que disciplina os afastamentos para realização de Pós Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) e Pós-Doutorado pelos

Leia mais

Art. 1º - A progressão funcional dos docentes integrantes da Carreira de Magistério Superior e de 1º e 2º graus ocorrerá:

Art. 1º - A progressão funcional dos docentes integrantes da Carreira de Magistério Superior e de 1º e 2º graus ocorrerá: RESOLUÇÃO Nº 14/CEPE, DE 15 DE JUNHO DE 1988 Disciplina a Progressão Funcional dos integrantes da Carreira de Magistério Superior e de 1º e 2º Graus. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, usando das

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 013, de 25 de novembro de (Modificada pelas Resoluções nº 003/2015 e nº 002/2016)

RESOLUÇÃO N o 013, de 25 de novembro de (Modificada pelas Resoluções nº 003/2015 e nº 002/2016) RESOLUÇÃO N o 013, de 25 de novembro de 2014. (Modificada pelas Resoluções nº 003/2015 e nº 002/2016) Disciplina o processo de afastamento de técnico-administrativo do quadro da UFSJ para curso de pós-graduação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS EDITAL Nº 001/IBEF, DE 25 DE JANEIRO DE 2017.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS EDITAL Nº 001/IBEF, DE 25 DE JANEIRO DE 2017. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS EDITAL Nº 001/IBEF, DE 25 DE JANEIRO DE 2017. EDITAL DE CLASSIFICAÇÃO DOCENTE PARA CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL Rua Professor Aristides Novis, nº 02 Federação EP/UFBA

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 14/2012

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 14/2012 RESOLUÇÃO N 14/2012 Estabelece normas e prazos de afastamento para capacitação de docentes da UNIVASF em programas de pós-graduação ou pós-doutorado. O DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO,

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 007/ CAD

RESOLUÇÃO N o 007/ CAD RESOLUÇÃO N o 007/2014 - CAD Aprova o Regulamento para concessão de Licença Sabática para os docentes integrantes da carreira do Magistério Público do Ensino Superior da Unespar. Considerando o artigo

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Reitoria

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Reitoria Resolução nº 115, de 08 de abril de 2015. Dispõe sobre a promoção à classe D, denominada Professor Associado, da carreira de Magistério Superior A Reitora da, no uso de suas atribuições, tendo em vista

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 045, DE 02 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

FACULDADE PATOS DE MINAS - FPM PLANO DE CARREIRA DO CORPO DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA FPM

FACULDADE PATOS DE MINAS - FPM PLANO DE CARREIRA DO CORPO DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA FPM FACULDADE PATOS DE MINAS - FPM PLANO DE CARREIRA DO CORPO DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA FPM Patos de Minas - MG Novembro 2009 1 PLANO DE CARREIRA DO CORPO DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA FPM CAPÍTULO

Leia mais

CONSIDERANDO as orientações emanadas do Ofício Circular n o DEPES/DCI de 12 de maio de 1994;

CONSIDERANDO as orientações emanadas do Ofício Circular n o DEPES/DCI de 12 de maio de 1994; RESOLUÇÃO N o 24/94, DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Estabelece normas para a admissão de professor substituto, de professor visitante e, ainda, de professor e pesquisador visitante estrangeiro. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

ATO DO CONSELHO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO: Resolução do CONSAD Resolução n. 66, de 19 de maio de 2015.

ATO DO CONSELHO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO: Resolução do CONSAD Resolução n. 66, de 19 de maio de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501 Terra Firme Cep: 66077-530-Caixa Postal,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS REGULAMENTO PARA AFASTAMENTO DE SERVIDORES DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS PARA QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU e PÓS-DOUTORADO.

Leia mais

Ivete Alves do Sacramento Presidente do CONSEPE

Ivete Alves do Sacramento Presidente do CONSEPE 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONSEPE RESOLUÇÃO N.º 508/2002 Aprova o Regulamento do Programa de Iniciação Científica PICIN da UNEB e dá outras

Leia mais

Prof. Luiz Antônio Arantes Presidente do CsU-UEG

Prof. Luiz Antônio Arantes Presidente do CsU-UEG Resolução CsU n. 017/2011 Ad Referendum Regulamenta o gozo da licença sabática pelos docentes do quadro efetivo da Universidade Estadual de Goiás UEG. O Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Goiás,

Leia mais

PORTARIA UNESP - 6, DE REGULAMENTA A RESOLUÇÃO UNESP 85/99, QUE DISPÕEM SOBRE OS REGIMES DE TRABALHO DOS DOCENTES DA UNESP

PORTARIA UNESP - 6, DE REGULAMENTA A RESOLUÇÃO UNESP 85/99, QUE DISPÕEM SOBRE OS REGIMES DE TRABALHO DOS DOCENTES DA UNESP PORTARIA UNESP - 6, DE 7-1-2000 REGULAMENTA A RESOLUÇÃO UNESP 85/99, QUE DISPÕEM SOBRE OS REGIMES DE TRABALHO DOS DOCENTES DA UNESP O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO Nº 012/07

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO Nº 012/07 RESOLUÇÃO Nº 012/07 ESTABELECE PROPOSTA PARA PROJETO DE LEI QUE ESTRUTURA O PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, no uso da competência

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEM PIC-UEM Capítulo I FINALIDADES E OBJETIVOS Art. 1º - Art. 2º - As normas que seguem visam esclarecer pesquisadores e acadêmicos vinculados a projetos

Leia mais

Resolução n.º XXX MINUTA - REGULAMENTO PARA RELOTAÇÃO DE SERVIDORES NO ÂMBITO DA UNESPAR. CAPITULO I Considerações Gerais

Resolução n.º XXX MINUTA - REGULAMENTO PARA RELOTAÇÃO DE SERVIDORES NO ÂMBITO DA UNESPAR. CAPITULO I Considerações Gerais Resolução n.º XXX MINUTA - REGULAMENTO PARA RELOTAÇÃO DE SERVIDORES NO ÂMBITO DA UNESPAR CAPITULO I Considerações Gerais Art. 1.º A Relotação docente é a mudança do local de lotação, e um Centro de Área

Leia mais

EDITAL Nº 008/2015 IFC CÂMPUS BLUMENAU

EDITAL Nº 008/2015 IFC CÂMPUS BLUMENAU EDITAL Nº 008/2015 IFC CÂMPUS BLUMENAU EDITAL DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO AFASTAMENTO INTEGRAL PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais REGULAMENTO DE AFASTAMENTO DOS SERVIDORES TÉCNICO ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO IFNMG PARA CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO. CAPÍTULO I DOS CONCEITOS Art. 1º. Caracteriza-se como afastamento para capacitação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 068/2002 Disciplina os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu no âmbito da Universidade Federal do Amazonas. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS e PRESIDENTE DO, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 02/1989 Progressão Funcional de Docentes. Art. 1º Na carreira do magistério a progressão funcional poderá ocorrer: I - na mesma

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS- ADMINISTRATIVOS DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS/ - AUTORIZAÇÃO DE AFASTAMENTO PARA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU A Diretora-Geral do Câmpus Goiânia Oeste/IFG,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 38/2005

RESOLUÇÃO Nº 38/2005 RESOLUÇÃO Nº 38/2005 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 12.537/04-31

Leia mais

Prefeitura Municipal de Meleiro

Prefeitura Municipal de Meleiro LEI nº 1408-2009 DISPÕE SOBRE A ADMISSÃO DE PESSOAL POR PRAZO DETERMINADO NO ÂMBITO DO FUNCIONALISMO E MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE MELEIRO, PARA ATENDER A NECESSIDADE TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE

Leia mais

PORTARIA UNESP Nº 06, DE 7 DE JANEIRO DE Regulamenta a Resolução UNESP 85/99, que dispõe sobre os regimes de trabalho de docentes da UNESP

PORTARIA UNESP Nº 06, DE 7 DE JANEIRO DE Regulamenta a Resolução UNESP 85/99, que dispõe sobre os regimes de trabalho de docentes da UNESP PORTARIA UNESP Nº 06, DE 7 DE JANEIRO DE 2000 Regulamenta a Resolução UNESP 85/99, que dispõe sobre os regimes de trabalho de docentes da UNESP O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FI- LHO UNESP, baixa a seguinte Portaria:

O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FI- LHO UNESP, baixa a seguinte Portaria: PORTARIA UNESP Nº 06, DE 7 DE JANEIRO DE 2000. Regulamenta a Resolução UNESP 85/99, que dispõe sobre os regimes de trabalho de docentes da UNESP O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DO PESSOAL DOCENTE - CPPD

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DO PESSOAL DOCENTE - CPPD REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DO PESSOAL DOCENTE - CPPD CAPÍTULO I Natureza e Finalidade Art. 1º - A Comissão Permanente do Pessoal Docente - CPPD da Universidade Federal Rural da Amazônia,

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 46/91. I para Professor Adjunto : os portadores do Grau de Doutor ou Título de Livre-docente ;

RESOLUÇÃO N.º 46/91. I para Professor Adjunto : os portadores do Grau de Doutor ou Título de Livre-docente ; MEC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 46/91 EMENTA: Regula a forma de admissão para a categoria funcional de Professor da Carreira do Magistério Superior nas...

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 92/06-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 92/06-CEPE RESOLUÇÃO Nº 92/06-CEPE Estabelece normas para contratação de professor substituto na Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo

Leia mais

Resolução UNESP-19, de Estabelece normas sobre afastamento de docentes e pesquisadores da UNESP.

Resolução UNESP-19, de Estabelece normas sobre afastamento de docentes e pesquisadores da UNESP. Resolução UNESP-19, de 7-3-97 Estabelece normas sobre afastamento de docentes e pesquisadores da UNESP. O Reitor da Universidade Estadual Paulista, com fundamento no inciso IX do Artigo 24 do Regimento

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 123/ CONSU/UEAP

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 123/ CONSU/UEAP UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 123/2016 - CONSU/UEAP Dispõe sobre o Regimento do Comitê das Atividades de Extensão da Universidade do Estado do Amapá O Presidente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Considerando a necessidade de submeter os docentes recém-admitidos a um processo que avalie sua real aptidão para as tarefas do magistério;

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE (CPPD) PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE (CPPD) PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES Que normas regulamentam a progressão funcional de docentes na Ufac? No Magistério Superior (MS) é a Resolução CONSU N 12 de 06/02/2009. No Magistério do Ensino Básico,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DECRETO Nº 85.487, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1980 Dispõe sobre a carreira do magistério nas instituição federais autárquicas e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA Resolução Nº 02/2006 Estabelece normas para a seleção e contratação de Professor

Leia mais

RESOLUÇÃO SME Nº. 05/2009. A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares

RESOLUÇÃO SME Nº. 05/2009. A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares RESOLUÇÃO SME Nº. 05/2009 A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, Regulamenta os artigos 23 e 24 da Lei Complementar nº. 138/01 que tratam das substituições nos impedimentos

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP-13, DE Dispõe sobre o Plano de Carreira Docente da UNESP

RESOLUÇÃO UNESP-13, DE Dispõe sobre o Plano de Carreira Docente da UNESP RESOLUÇÃO UNESP-13, DE 17-3-2011 Dispõe sobre o Plano de Carreira Docente da UNESP O Vice-Reitor, no Exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com fundamento no inciso

Leia mais

Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Rondônia GABINETE REITORIA INSTRUÇÃO NORMATIVA N 011/UNIR/GR/2014 DE 30 DE JUNHO DE 2014.

Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Rondônia GABINETE REITORIA INSTRUÇÃO NORMATIVA N 011/UNIR/GR/2014 DE 30 DE JUNHO DE 2014. INSTRUÇÃO NORMATIVA N 011/UNIR/GR/2014 DE 30 DE JUNHO DE 2014. Estabelece as normas de procedimentos Administrativos para abertura de editais de concurso para carreira do Magistério Superior na Universidade

Leia mais

Considerando o disposto na Lei Estadual n /70, que aprovou o Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado do Paraná;

Considerando o disposto na Lei Estadual n /70, que aprovou o Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado do Paraná; RESOLUÇÃO Nº. /2015 UNESPAR Aprova o Regulamento do regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva TIDE aos docentes da Universidade Estadual do Paraná. Considerando a necessidade de regulamentação do

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 13, DE 17 DE MARÇO DE Ver Portaria 159/2011 Alterada pela Resolução 125/2012

RESOLUÇÃO UNESP Nº 13, DE 17 DE MARÇO DE Ver Portaria 159/2011 Alterada pela Resolução 125/2012 RESOLUÇÃO UNESP Nº 13, DE 17 DE MARÇO DE 2011. Ver Portaria 159/2011 Alterada pela Resolução 125/2012 Dispõe sobre o Plano de Carreira Docente da UNESP O Vice-reitor, no exercício da Reitoria da Universidade

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA CONSELHO DELIBERATIVO. Deliberação Ceeteps - 8, de

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA CONSELHO DELIBERATIVO. Deliberação Ceeteps - 8, de D.O.E 10/10/2008, Seção I, Pág. 31 CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA CONSELHO DELIBERATIVO Deliberação Ceeteps - 8, de 9-10-2008 Dispõe sobre norma para a realização de Concurso Público

Leia mais

FATEO FACULDADE DE TEOLOGIA DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA REGULAMENTO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE E TÉCNICO- ADMINISTRATIVO

FATEO FACULDADE DE TEOLOGIA DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA REGULAMENTO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE E TÉCNICO- ADMINISTRATIVO FATEO FACULDADE DE TEOLOGIA DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA REGULAMENTO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE E TÉCNICO- ADMINISTRATIVO 2017 1 I INTRODUÇÃO Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e o Plano

Leia mais

RESOLUÇÃO N 02/2015. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO no uso de suas atribuições legais e estatutárias;

RESOLUÇÃO N 02/2015. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO no uso de suas atribuições legais e estatutárias; RESOLUÇÃO N 02/2015 Estabelece os critérios de avaliação do desempenho acadêmico dos docentes, para fins de promoção funcional à Classe de Professor Associado e progressão entre os níveis dessa Classe,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 730, DE 24 DE NOVEMBRO DE 1989

RESOLUÇÃO Nº 730, DE 24 DE NOVEMBRO DE 1989 RESOLUÇÃO Nº 730, DE 24 DE NOVEMBRO DE 1989 Dispõe sobre a aprovação de Normas para Progressão Funcional Docente. O Conselho de Ensino e Pesquisa, em sessão realizada no dia 23 de novembro de 1989, tendo

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUP nº XX, de xxxx de xxxx de 2016

RESOLUÇÃO CONSUP nº XX, de xxxx de xxxx de 2016 RESOLUÇÃO CONSUP nº XX, de xxxx de xxxx de 2016 Estabelece os procedimentos para alteração de regime de trabalho dos servidores da carreira do Magistério Superior e Magistério do Ensino Básico, Técnico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE EDITAL PROPESQ PROFESSOR VISITANTE Nº. 01/2017 A Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 180/2017 CONSU/UEAP

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 180/2017 CONSU/UEAP UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 180/2017 CONSU/UEAP Aprova o Regimento do Comitê de Pesquisa da Universidade do Estado do Amapá CPq/UEAP. O Reitor da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO N 16/2016/CDP Florianópolis, 07 de outubro de 2016 APROVAR AS NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS:

RESOLUÇÃO N 16/2016/CDP Florianópolis, 07 de outubro de 2016 APROVAR AS NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS: RESOLUÇÃO N 16/2016/CDP Florianópolis, 07 de outubro de 2016 O Presidente do Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas, em exercício, do Instituto Federal de Santa Catarina, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

REGULAMENTA O PLANO DE CARREIRA DOCENTE TÍTULO I DOS OBJETIVOS. O Plano de Carreira Docente da Universidade do Sagrado Coração tem por

REGULAMENTA O PLANO DE CARREIRA DOCENTE TÍTULO I DOS OBJETIVOS. O Plano de Carreira Docente da Universidade do Sagrado Coração tem por REGULAMENTA O PLANO DE CARREIRA DOCENTE TÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º objetivos: O Plano de Carreira Docente da Universidade do Sagrado Coração tem por I. valorização da qualificação docente, contribuindo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Considerando a necessidade de submeter os docentes recém-admitidos a um processo que avalie sua real aptidão para as tarefas do magistério;

Leia mais

RESOLUÇÃO SME Nº 11/2014. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares

RESOLUÇÃO SME Nº 11/2014. CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares RESOLUÇÃO SME Nº 11/2014 A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, Regulamenta os artigos 23 e 24 da Lei Complementar nº. 138/01 que tratam das substituições nos impedimentos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 2082/10-CONSUN, 25 de Maio de 2010.

RESOLUÇÃO Nº 2082/10-CONSUN, 25 de Maio de 2010. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 2082/10-CONSUN, 25 de Maio de 2010. EMENTA: Aprova a alteração dos Artigos 10, 18 e Anexo I da Resolução n 2066/10- CONSUN que regulamenta

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA RESOLUÇÃO Nº 001/2013 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Regulamenta

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 261. Pôr em vigência, a partir da presente data, as NORMAS PARA

RESOLUÇÃO Nº 261. Pôr em vigência, a partir da presente data, as NORMAS PARA RESOLUÇÃO Nº 261 PÕE EM VIGÊNCIA AS NORMAS PARA AFASTAMENTO DE DOCENTES PARA DOUTORADO SANDUÍCHE E ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO O Reitor da Universidade Católica de Pelotas, no uso de suas atribuições, considerando

Leia mais

Estágio Probatório - Legislação

Estágio Probatório - Legislação Estágio Probatório - Legislação Constituição Federal/88 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Leia mais

Faculdade Iteana de Botucatu

Faculdade Iteana de Botucatu Faculdade Iteana de Botucatu REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I DO PROGRAMA E DOS OBJETIVOS Artigo 1º. Monitoria Acadêmica é uma atividade auxiliar a docência e exercida por discentes regularmente

Leia mais

EDITAL Nº 053, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017

EDITAL Nº 053, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017 EDITAL Nº 053, DE 03 DE OUTUBRO DE PROCESSO CLASSIFICATÓRIO DE AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE DO IFRS O Diretor Geral do do Instituto

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO OBJETIVO DAS INSCRIÇÕES

APRESENTAÇÃO DO OBJETIVO DAS INSCRIÇÕES EDITAL Nº 23/2016, DE 15 DE SETEMBRO DE 2016 DO AFASTAMENTO COM SUBSTITUIÇÃO DE DOCENTES PARA CAPACITAÇÃO/QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORADO APRESENTAÇÃO A Comissão

Leia mais

DECISÃO 224/2000 D E C I D E

DECISÃO 224/2000 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO 224/2000 Alterações incluídas no texto: Decisão nº 43/2001 Decisão nº 191/2011 Decisão nº 448/2014 Normas Complementares: Decisão nº 389/2009 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 09 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO Nº 09 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2016 RESOLUÇÃO Nº 09 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2016 Estabelece normas para a definição da ordem de prioridade para o afastamento de docentes efetivos do Campus Formiga do Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos file:///e:/legislacao/legislacao008..0d/salario/.htm of 5 //008 :6 AM Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 9.678, DE DE JULHO DE 998. Mensagem de veto Institui a

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 05 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de 06/06/ Seção I, p. 148

RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 05 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de 06/06/ Seção I, p. 148 RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 05 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de 06/06/2013 - Seção I, p. 148 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 218/2005

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 218/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 218/2005 EMENTA: Dá nova normatização ao processo de Progressões Horizontal e Vertical dos Docentes integrantes das Carreiras

Leia mais

RESOLUÇÃO N 01/MSM/2014, DE 16 DE JULHO DE 2014

RESOLUÇÃO N 01/MSM/2014, DE 16 DE JULHO DE 2014 RESOLUÇÃO N 01/MSM/2014, DE 16 DE JULHO DE 2014 Dispõe sobre os critérios para credenciamento e recredenciamento de docentes no Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (MSM), define

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA REGIMENTO INTERNO DO IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA (PPGIBA) Capítulo I Dos Objetivos e da Organização Geral Art. 1 - A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) manterá no Instituto de Ciências Biológicas

Leia mais

RESOLUÇÃO N 123 CEPEX/2006

RESOLUÇÃO N 123 CEPEX/2006 RESOLUÇÃO N 123 CEPE/2006 ESTABELECE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DE ENCARGOS DOCENTES NO ÂMBITO DA UNIMONTES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Reitor e Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E

Leia mais