Programa de Capacitação Institucional e a construção das bases para a implantação da Rede CRB-Br

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Capacitação Institucional e a construção das bases para a implantação da Rede CRB-Br"

Transcrição

1 Coleção de Leishmania do Programa de Capacitação Institucional e a construção das bases para a implantação da Rede CRB-Br Experiência da CLIOC e potencial impacto na implantação do CRB Saúde na Fiocruz Elisa Cupolillo clioc@fiocruz.br

2 Coleção de Leishmania do FIOCRUZ IOC LRNTL LPL CLIOC

3 Coleção de Leishmania do De coleção de culturas a CRB Criobanco de Leishmania 1980 O CRIOBANCO de Leishmania do, foi criado em 1980, com apoio do, e Organização Mundial da Saúde.

4 Coleção de Leishmania do Criobanco de Leishmania 1980 De coleção de culturas a CRB 1990 Centro de Referência Internacional para Tipagem de Leishmania (WHO)

5 Coleção de Leishmania do De coleção de culturas a CRB Criobanco de Leishmania 1980 Estratégias para Controle de Leishmaniose Visceral e Leishmaniose Mucocutânea na America do Sul: Aplicações de Epidemiologia Molecular Centro de Referência Internacional para Tipagem de Leishmania (WHO)

6 Coleção de Leishmania do Banco de Dados Sistema de Informação de Coleções de Interesse Biotecnológico Mapeamento da distribuição geográfica: leishmanias, vetores e reservatórios; Formas clínicas apontadas através das coordenadas de GPS (Geo-posicionamento por Satélite ou Sistema de Posicionamento Global).

7 Sistema de Informação Pontos fortes Relatórios Segurança e níveis de acesso as informações Atender a todos ou quase todos os módulos de serviço da CLIOC, como cadastro de clientes, estoque, distribuição e informações associadas das linhagens Módulo de movimentação de estoque Módulo de rastreabilidade

8 Sistema de Informação Problemas apresentados 2 Linhagens diferentes cadastradas numa mesma posição no estoque. Ex: IOCL 2661 e 3077 estão na posição LRNTL03 C1 B4 8ª. Alguns relatórios não funcionam. Ex: relatório que precisa ser agrupado ou totalizados por algum campo, principalmente nos relatórios de estoque. Módulo PESSOAS o sistema está omitindo alguns nomes na lista cadastrada para visualização. Módulo PRESERVAÇÃO algumas linhagens cadastradas mostram e realizam a opção de edição, tanto das informações quanto da posição no estoque e outras não. Exemplo: Lote 2013/026 a linhagem IOCL 0561 mostra a opção de edição de estoque e na linhagem IOCL 0565 não. Perda de dados relacionados à coleta das amostras, como País, Estado, Cidade e Localidade.

9 Sistema de Informação Pontos fracos que podem ser melhorados: Acesso a alguns módulos do sistema como o de rastreabilidade e movimentação de estoque é acessível apenas pelo nível de acesso de Curador, restringindo o acesso ao Administrador da Coleção, uma vez que, em tese, esse é o responsável pela manipulação dos dados. Manutenção dos dados registrados integralmente, evitando bugs como a perda de dados quando da edição de algum registro. No módulo de distribuição é permitido apenas a retirada/cadastro de uma linhagem por registro. Para a CLIOC seria interessante o cadastro de várias linhagens por registro, uma vez que por formulário o cliente pode solicitar várias linhagens.

10 Sistema de Informação Pontos fracos que podem ser melhorados A melhoria da infraestrutura que suporta o sistema, melhorando assim sua performance. Automatizar a inativação de uma linhagem logo após a retirada de seu último registro de estoque, ou seja, assim que o estoque da linhagem for zerado a mesma fica inativa. A atualização dos arquivos no módulo de documentos/referências sem que o link já realizado seja invalidado. Exemplo: Se eu for atualizar o arquivo do POP-LRNTL- 018-Manutenção de amostras recebidas o link realizado ao documento anterior que foi atrelado a várias linhagens fica invalidado. A integração dos tipos de relatório. Por exemplo: Um relatório que integre o módulo de linhagem e estoque, pois hoje não consigo reunir dados de coleta da linhagem e sua quantidade em estoque em um único relatório

11 Coleção de Leishmania do De coleção de culturas a CRB Criobanco de Leishmania 1980 Estratégias para Controle de Leishmaniose Visceral e Leishmaniose Mucocutânea na America do Sul: Aplicações de Epidemiologia Molecular /2005 Centro de Referência Internacional para Tipagem de Leishmania (WHO)

12 Coleção de Leishmania do Criobanco de Leishmania 1980 De coleção de culturas a CRB /2005 4/2006 Centro de Referência Internacional para Tipagem de Leishmania (WHO)

13 Coleção de Leishmania do Criobanco de Leishmania 1980 De coleção de culturas a CRB 2005 Gidelines OCDE /2005 4/ Centro de Referência Internacional para Tipagem de Leishmania (WHO)

14 Coleção de Leishmania do De coleção de culturas a CRB Criobanco de Leishmania Gidelines OCDE /2005 4/ Centro de Referência Internacional para Tipagem de Leishmania (WHO) CIGAmb

15 Coleção de Leishmania do De coleção de culturas a CRB Criobanco de Leishmania Gidelines OCDE /2005 4/ / /2009 Centro de Referência Internacional para Tipagem de Leishmania (WHO)

16 Coleção de Leishmania do De coleção de culturas a CRB Criobanco de Leishmania Gidelines OCDE 10/ /2005 4/ Auditoria Interna 4/ /2009 Centro de Referência Internacional para Tipagem de Leishmania (WHO)

17 Coleção de Leishmania do BRC candidates compliance with ISO in 2005:

18 Coleção de Leishmania do Até 2006: falta de política institucional direcionada para as Coleções

19 Coleção de Leishmania do ISO met requirements percentage (%) after one year of implementation: BCRJ 35 38,4 CBMAI 23,3 78,4 CLIOC 20,8 41,6 2006* 2005** EMBRAPA 21,6 68, * ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 requirements (n=125) ** ABNT NBR ISO/IEC 17025:2001 requirements (n=120)

20 Coleção de Leishmania do Laboratório de ensaio e calibração ISO Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração ABNT NRB ISO IEC 17025:2005 International Organization for Standardization Centro de Recursos Biológicos OECD 2007 Best Practice Guidelines for Biological Resource Centres Paris France, 2007 Organization for Economic Co-Operation and Development Requisitos sobre a acreditação dos laboratórios de ensaio e dos produtores de materiais de referência dos centros de recursos biológicos NIT DICLA 061:2012

21 Coleção de Leishmania do BRC candidates compliance with ISO in 2008 ( ex-situ evaluation): BCRJ CBMAI CLIOC EMBRAPA Met req. (%) Not met req. (%) in implementation process req. (%)

22 Coleção de Leishmania do

23 Coleção de Leishmania do

24 Coleção de Leishmania do

25 Coleção de Leishmania do

26 Coleção de Leishmania do

27 Coleção de Leishmania do Auditoria Interna

28 RELATÓRIO RESUMIDO DA ÚLTIMA AUDITORIA INTERNA Considerações sobre a finalização da última auditoria interna, de acordo com os auditores: Todas as ações corretivas determinada durante a última auditoria foram cumpridas.

29 RELATÓRIO RESUMIDO DA ÚLTIMA AUDITORIA INTERNA Pontos forte apontados pelos auditores Conhecimento técnico do pessoal envolvido nas atividades da coleção; Número de pessoal estruturado de acordo com os cargos exigidos pela norma; Sistema de Gestão já avaliado através de avaliações internas e análises técnicas por consultores externos; Adequação de estrutura física aos itens da norma (escritório segregado do laboratório, áreas específicas de ensaio e serviços, áreas restritas de arquivo, etc); Controle de acesso com níveis de segurança definidos de acordo com pessoal autorizado; Associação da coleção a laboratório de pesquisa e referencia, facilitando captação de recursos por projetos.

30 Coleção de Leishmania do Fernanda Nazaré Morgado Camila Patricio Filgueiras 09 funcionários, 02 terceirizados, 01 bolsista coleções, 13 estudantes

31 RELATÓRIO RESUMIDO DA ÚLTIMA AUDITORIA INTERNA Pontos forte apontados pelos auditores Conhecimento técnico do pessoal envolvido nas atividades da coleção; Número de pessoal estruturado de acordo com os cargos exigidos pela norma; Sistema de Gestão já avaliado através de avaliações internas e análises técnicas por consultores externos; Adequação de estrutura física aos itens da norma (escritório segregado do laboratório, áreas específicas de ensaio e serviços, áreas restritas de arquivo, etc); Controle de acesso com níveis de segurança definidos de acordo com pessoal autorizado; Associação da coleção a laboratório de pesquisa e referencia, facilitando captação de recursos por projetos.

32 Coleção de Leishmania do 2011: Participação: DVD-ROM - MANUAL PARA GESTÃO DE DOCUMENTOS E ARQUIVOS DE LABORATÓRIOS DAS CIÊNCIAS BIOMÉDICAS Organizador: Paulo Roberto Elian dos Santos Casa de Oswaldo Cruz / FIOCRUZ Ano de lançamento: 2011

33 RELATÓRIO RESUMIDO DA ÚLTIMA AUDITORIA INTERNA Pontos forte apontados pelos auditores Conhecimento técnico do pessoal envolvido nas atividades da coleção; Número de pessoal estruturado de acordo com os cargos exigidos pela norma; Sistema de Gestão já avaliado através de avaliações internas e análises técnicas por consultores externos; Adequação de estrutura física aos itens da norma (escritório segregado do laboratório, áreas específicas de ensaio e serviços, áreas restritas de arquivo, etc); Controle de acesso com níveis de segurança definidos de acordo com pessoal autorizado; Associação da coleção a laboratório de pesquisa e referencia, facilitando captação de recursos por projetos.

34

35

36

37

38 RELATÓRIO RESUMIDO DA ÚLTIMA AUDITORIA INTERNA Pontos forte apontados pelos auditores Conhecimento técnico do pessoal envolvido nas atividades da coleção; Número de pessoal estruturado de acordo com os cargos exigidos pela norma; Sistema de Gestão já avaliado através de avaliações internas e análises técnicas por consultores externos; Adequação de estrutura física aos itens da norma (escritório segregado do laboratório, áreas específicas de ensaio e serviços, áreas restritas de arquivo, etc); Controle de acesso com níveis de segurança definidos de acordo com pessoal autorizado; Associação da coleção a laboratório de pesquisa e referencia, facilitando captação de recursos por projetos.

39 Coleção de Leishmania do Desde sua criação a CLIOC recebeu mais de 3000 amostras para depósito e/ou caracterização. Atualmente, o acervo é composto de pouco mais de cepas. Indicadores de produtividade dos últimos 4 anos: 811 amostras recebidas 376 amostras caracterizadas 484 cepas depositadas e incluídas no catálogo 410 cepas distribuídas Seguindo padrões internacionais para transporte de material biológico (ONU / IATA) 50% da coleção inventariada O banco de Leishmania é submetido a recaracterização a cada 6 meses, para garantir qualidade, viabilidade e autenticidade das amostras ~ 200 eventos de consultorias treinamentos técnicos Instituições atendidas: ~ 10 internacionais / 50 nacionais

40 Coleção de Leishmania do (CLIOC) como modelo de CRB para a Fiocruz: Pesquisa e Qualidade Publicações em revistas indexadas = 32

41

42 RELATÓRIO RESUMIDO DA ÚLTIMA AUDITORIA INTERNA Pontos fracos apontados: Como o IOC é uma unidade com inúmeras coleções/laboratórios descentralizados, ocorre uma dificuldade grande na contratação de serviços, como por exemplo, calibração RBC, análise da água por laboratórios acreditados, etc

43 Coleção de Leishmania do De coleção de culturas a CRB Auditoria Interna Melhoria Contínua 10/2010 Auditoria Acreditação Acreditação Interna ISO IEC NIT DICLA / Auditoria Interna 10/2011 Implementação NIT DICLA /2013

44 CRB-Saúde Composição Vírus Bactérias Fungos Protozoários Organismos geneticamente modificados(ogms) Plasmídeos Bibliotecas de cdna Áreas de atuação Taxonomia Evolução Filogenia molecular Diversidade microbiana Epidemiologia molecular Desenvolvimento e avaliação de métodos de cultivo e preservação Equipe Profissionais especialistas nas áreas de microbiologia, parasitologia, genética, biologia celular, biologia molecular e medicina tropical

45 SERVIÇOS DO CRB-SAÚDE

46 Relacionamentos da Estrutura organizacional CRB-Saúde Gerência de recursos genéticos (GRG) Gerência de difusão de informação científica e tecnológica (GICT) Gerência de treinamento e qualificação de pessoal (GTQP) Gerência de serviços tecnológicos (GST) Gerência de pesquisa e desenvolvimento (GPD) Gerência de relações com o ambiente externo (GRAE)

47 MISSÃO, VISÃO E VALORES

48 Proposta de Planejamento Estratégico 7-9/out/2013

49 Proposta de Planejamento Estratégico 7-9/out/2013

50 FIOCRUZ Laboratórios de Referência Centros Colaboradores Diagnóstico de doenças infecciosas Controle de vetores Vigilância epidemiológica Pesquisa & Desenvolvimento Tecnológico Medicamentos para doenças negligenciadas Kits para diagnósticos Vacinas Pesquisas clínicas Centro de Recursos Biológicos Coleções de microorganismos

XXIV Congresso Brasileiro de Microbiologia II Simpósio de Coleçõesde Cultura

XXIV Congresso Brasileiro de Microbiologia II Simpósio de Coleçõesde Cultura XXIV Congresso Brasileiro de Microbiologia II Simpósio de Coleçõesde Cultura Sistema de Informação e Avaliação da Paulo Holanda Instituto de Tecnolgia do Paraná pamehoba@tecpar.br Consolidar o Sistema

Leia mais

ESTADO DA ARTE DAS COLEÇÕES BIOLÓGICAS DA FIOCRUZ MANUELA DA SILVA

ESTADO DA ARTE DAS COLEÇÕES BIOLÓGICAS DA FIOCRUZ MANUELA DA SILVA ESTADO DA ARTE DAS COLEÇÕES BIOLÓGICAS DA FIOCRUZ MANUELA DA SILVA ESTADO DA ARTE DAS COLEÇÕES BIOLÓGICAS DA FIOCRUZ COLEÇÕES BIOLÓGICAS DA FIOCRUZ COLEÇÕES BIOLÓGICAS DA FIOCRUZ Rio de Janeiro Instituto

Leia mais

INCQS Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde

INCQS Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde INCQS CAMINHOS DA ACREDITAÇÃO Maio/2011 1994 Lançamento formal do Programa da qualidade Criação da Coordenação do Programa da Qualidade Criação da Comissão Interna da Qualidade Escolha da norma apropriada:

Leia mais

XV ASSEMBLEIA DA ASSEMAE REGIONAL DE SANTA CATARINA EXCELÊNCIA NA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO

XV ASSEMBLEIA DA ASSEMAE REGIONAL DE SANTA CATARINA EXCELÊNCIA NA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO XV ASSEMBLEIA DA ASSEMAE REGIONAL DE SANTA CATARINA EXCELÊNCIA NA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Experiência Exitosa: Implantação da Norma ABNT no Samae de Jaraguá do Sul - Dificuldades e desafios 1/31

Leia mais

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR. Análise Crítica da Pré e Pós Certificação

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR. Análise Crítica da Pré e Pós Certificação ACREDITAÇÃO HOSPITALAR Análise Crítica da Pré e Pós Certificação A qualidade não é um conjunto de técnicas, é a maneira de pensar o seu próprio negócio e isso não da pra copiar. Fonte: hsm.com.br Hospital

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE. Aula 7 ISO 9.000

GESTÃO DA QUALIDADE. Aula 7 ISO 9.000 GESTÃO DA QUALIDADE Aula 7 ISO 9.000 ISO International Organization for Standardization CONCEITO A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade

Leia mais

1.4 Metodologias analíticas para isolamento e identificação de micro-organismos em alimentos

1.4 Metodologias analíticas para isolamento e identificação de micro-organismos em alimentos Áreas para Submissão de Resumos (1) Microbiologia de Alimentos Trabalhos relacionados com micro-organismos associados aos alimentos: crescimento, identificação, biossíntese, controle, interação com o hospedeiro,

Leia mais

Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. Sandra Barioni Toma Diretora Técnica PDI

Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. Sandra Barioni Toma Diretora Técnica PDI Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação Sandra Barioni Toma Diretora Técnica PDI Nosso PDI O foco das atividades de busca, seleção e realização de oportunidades e projetos em P&D é direcionado pela visão

Leia mais

CGCRE/INMETRO. Metrologia e Qualidade em Laboratório

CGCRE/INMETRO. Metrologia e Qualidade em Laboratório CGCRE/INMETRO Metrologia e Qualidade em Laboratório Alexandre Dias de Carvalho Chefe da Equipe de Avaliação de Laboratórios adcarvalho@inmetro.gov.br Metrologia Ciência da medição É uma das funções básicas

Leia mais

A Metrologia Química no Atendimento de Demandas Ambientais do Segmento Industrial

A Metrologia Química no Atendimento de Demandas Ambientais do Segmento Industrial A Metrologia Química no Atendimento de Demandas Ambientais do Segmento Industrial Rosângela Novaes SENAI-CETIND novembro 2009 Sistema Internacional - SI m s K kg A cd mol Unidades de base Ensaio = Medição

Leia mais

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Sandra Barioni Toma

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Sandra Barioni Toma Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Sandra Barioni Toma Nosso PDI O foco das atividades de busca, seleção e realização de oportunidades e projetos em PDI é direcionado pela visão de futuro e pelas estratégias

Leia mais

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes?

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? Tivesse a qualidade certificada? Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Aumentasse a performance? Conheça

Leia mais

Circular. Técnica. Introdução

Circular. Técnica. Introdução Circular Técnica 8 ISSN 1516-4349 A Contribuição da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia à Capacitação e Formação Profissional para Implantação do Sistema da Qualidade Introdução Brasília, DF Outubro,

Leia mais

IX Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental da Regional São Paulo

IX Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental da Regional São Paulo (ISO Em Processo de Implantação) IX Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental da Regional São Paulo Vantagens de um sistema de gestão da qualidade nos serviços de saneamento básico Manoel Carlos

Leia mais

O processo de acreditação de laboratórios pela Cgcre. Patricia Weigert de Camargo Assessora da Divisão de Acreditação de Laboratórios (INMETRO)

O processo de acreditação de laboratórios pela Cgcre. Patricia Weigert de Camargo Assessora da Divisão de Acreditação de Laboratórios (INMETRO) O processo de acreditação de laboratórios pela Cgcre Patricia Weigert de Camargo Assessora da Divisão de Acreditação de Laboratórios (INMETRO) A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) é o

Leia mais

ISO 9000 e ISO 14.000

ISO 9000 e ISO 14.000 DISCIPLINA: QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFESSORA: ALEXSANDRA GOMES PERÍODO: 3º PERÍODO CARGA HORÁRIA: 60 HORAS ISO 9000 e ISO 14.000 ISO 9000 A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas

Leia mais

Programa Brasileiro de Certificação em Sistema de Gestão da Responsabilidade Social

Programa Brasileiro de Certificação em Sistema de Gestão da Responsabilidade Social Programa Brasileiro de Certificação em Sistema de Gestão da Responsabilidade Social Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Recife, 30/06/2010 Inmetro Missão Promover a qualidade de vida do cidadão e

Leia mais

PAPEL DO INCQS NO CONTROLE DE MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS E BIOTECNOLÓGICOS

PAPEL DO INCQS NO CONTROLE DE MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS E BIOTECNOLÓGICOS www.incqs.fiocruz.br 1 PAPEL DO INCQS NO CONTROLE DE MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS E BIOTECNOLÓGICOS Eduardo C. Leal INOVAÇÕES REGULATÓRIAS: FDA E TENDÊNCIAS DE CONFORMIDADE 09 DE SETEMBRO DE 2016 - SÃO PAULO,

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. Controle de Qualidade no Laboratório de Análises Clínicas

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. Controle de Qualidade no Laboratório de Análises Clínicas CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA Controle de Qualidade no Laboratório de Análises Clínicas Profa. Dra. Ângela Líbia M. P. Cardoso www.ufam.edu.br angelalibia@gmail.com Fone: 9254 6673 02 QUALIDADE NO LAC

Leia mais

Tecnologia e Inteligência em Soluções Integradas

Tecnologia e Inteligência em Soluções Integradas Tecnologia e Inteligência em Soluções Integradas Focada em Qualidade Fundada a pouco mais de sete anos, a Autoenge Solutions já se consolidou no mercado como referência em Qualidade nas áreas onde atua.

Leia mais

PADRONIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE GESTÃO DE DOCUMENTOS ENGENHARIA DA TRANSPETRO. Case Transpetro

PADRONIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE GESTÃO DE DOCUMENTOS ENGENHARIA DA TRANSPETRO. Case Transpetro PADRONIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE GESTÃO DE DOCUMENTOS ENGENHARIA DA TRANSPETRO Case Transpetro Gestor: CID Versão 1 maio/2016 A TRANSPETRO A Criação da Empresa e a Documentação de Engenharia

Leia mais

Soluções Corporativas Eduardo Pitombo

Soluções Corporativas Eduardo Pitombo Soluções Corporativas Eduardo Pitombo Nossa Missão Desenvolver soluções de educação customizadas para empresas públicas e privadas, que contribuam diretamente para a melhoria das competências de seus funcionários

Leia mais

DESCRITORES (TÍTULOS E TERMOS)

DESCRITORES (TÍTULOS E TERMOS) SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE FAMÍLIA NBR ISO 9000 INDEXAÇÃO TEMÁTICA Abordagem de processo [VT: Princípios de Gestão da Qualidade] 0.2 / 2.4 0.2 / 4.3 0.2 Abordagem de sistemas de gestão da qualidade

Leia mais

Controle de Documentos e Registros

Controle de Documentos e Registros D O C U M E N T O S Padronização Agilidade Segurança Confiabilidade Planejamento eficiente Sistema Gestão Qualidade R E G I S T R O S Codificação de Documentos SAN.?.IN.???? 00 PT IT NP NF NT Portaria

Leia mais

Fiocruz Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde

Fiocruz Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde Fiocruz Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde Ana Maranhão Coordenadora do Arca Repositório Institucional Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Leia mais

AUDITORIAS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

AUDITORIAS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PS 04 3 Gestão Diretor Administrativo 17/04/2017 1 1. OBJETIVO Sistematizar o processo de planejamento, realização e análise das Auditorias Internas do Sistema de Gestão da Qualidade. 2. APLICAÇÃO Todos

Leia mais

Lista Mestra. Conteúdo do Kit Passo a Passo ISO 9001:2015. Quality Innovation. Quality Innovation. Total de Páginas: Total de documentos: 192

Lista Mestra. Conteúdo do Kit Passo a Passo ISO 9001:2015. Quality Innovation. Quality Innovation. Total de Páginas: Total de documentos: 192 Lista Mestra Conteúdo do Kit Passo a Passo ISO 9001:2015 Total de Páginas: 1.225 Total de documentos: 192 Quality Innovation Copyright 2016 by Quality Innovation Todos os direitos reservados Quality Innovation

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Palavras-chave: sistema de informações geográficas, capacitação, desenvolvimento urbano, gestão de informações municipais.

Palavras-chave: sistema de informações geográficas, capacitação, desenvolvimento urbano, gestão de informações municipais. CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS E AGENTES MUNICIPAIS À IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS EM PREFEITURAS DOS ESTADOS DE MATO GROSSO DO SUL E MATO GROSSO SABINO, Victor Dengo 1 ; FERREIRA, Patrícia

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE OS TRÊS COMPONENTES DO SIBRATEC NO CTI RENATO ARCHER/MCTI

A EXPERIÊNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE OS TRÊS COMPONENTES DO SIBRATEC NO CTI RENATO ARCHER/MCTI Congresso Saneamento e Abastecimento de Água RESAG 14º CONGRESSO ENCONTRO DA QUALIDADE EM LABORATÓRIOS ENQUALAB Oficina SIBRATEC Serviços Tecnológicos São Paulo 30 Outubro 2014 A EXPERIÊNCIA DA INTERAÇÃO

Leia mais

Visão Geral da Norma ISO/IEC 12207

Visão Geral da Norma ISO/IEC 12207 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA Visão Geral da Norma ISO/IEC 12207 Engenharia de Software 2o. Semestre

Leia mais

1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL ÁREA: CALIBRAÇÃO GRANDEZA: MASSA

1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL ÁREA: CALIBRAÇÃO GRANDEZA: MASSA TDA Fol. 1 de 22 1º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL ÁREA: CALIBRAÇÃO GRANDEZA: MASSA PROCESSO CERTIFICADO ISO 9001:2008 pela SGS Certificadora Certificado BR 98/0139 8-set-2009

Leia mais

Requisitos Boas Práticas/OCDE. Memorando de Entendimento. Rede de Informações. Gestão da Rede Global. Elementos Principais da Rede Global

Requisitos Boas Práticas/OCDE. Memorando de Entendimento. Rede de Informações. Gestão da Rede Global. Elementos Principais da Rede Global Plano de Acreditação das Atividades dos Centros de Recursos Biológicos no Brasil Elizabeth Cavalcanti, Waldemar Souza, Renata Almeida Inmetro/Cgcre/Dconf Petrópolis 16,17,18 set 2013 Elementos Principais

Leia mais

WORKSHOP AS PRINCIPAIS MUDANÇAS NORMA ABNT NBR ISO/IEC VISÃO DE UM LABORATÓRIO ACREDITADO

WORKSHOP AS PRINCIPAIS MUDANÇAS NORMA ABNT NBR ISO/IEC VISÃO DE UM LABORATÓRIO ACREDITADO WORKSHOP AS PRINCIPAIS MUDANÇAS NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025 VISÃO DE UM LABORATÓRIO ACREDITADO MARTA BRANDÃO TOZZI Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias do Jockey Club Brasileiro LACVET JCB ABORDAGEM

Leia mais

ABNT NBR ISO/IEC NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES

ABNT NBR ISO/IEC NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ABNT NBR ISO/IEC 17025 NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES Item 4.1 Organização Legalidade do laboratório Trabalhos realizados em instalações permanentes Atendimento aos requisitos da Norma, necessidades

Leia mais

TOMMASI LABORATÓRIO. Check-List Auditoria Interna. Código: L 004 Versão: 3.0 Página: 1 de 7. Setor/Unidade auditado (a): Auditores:

TOMMASI LABORATÓRIO. Check-List Auditoria Interna. Código: L 004 Versão: 3.0 Página: 1 de 7. Setor/Unidade auditado (a): Auditores: 1 de 7 Setor/Unidade auditado (a): Auditores: LIDERANÇA Organograma da instituição atualizado Planejamento Estratégico atualizado e desdobrado Análise de Indicadores Estratégicos Comissão de Biossegurança

Leia mais

Gestão por Competências integrada à Gestão de Processos na ANAC: Impactos (positivos) para a Gestão do Conhecimento. Brasília, 26 de outubro de 2017

Gestão por Competências integrada à Gestão de Processos na ANAC: Impactos (positivos) para a Gestão do Conhecimento. Brasília, 26 de outubro de 2017 Gestão por Competências integrada à Gestão de Processos na ANAC: Impactos (positivos) para a Gestão do Conhecimento Brasília, 26 de outubro de 2017 Contexto organizacional A Agência Nacional da Aviação

Leia mais

Acreditação de Laboratórios e Reconhecimento Mútuo Internacional

Acreditação de Laboratórios e Reconhecimento Mútuo Internacional Acreditação de Laboratórios e Reconhecimento Mútuo Internacional Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação do Inmetro Conceito de Avaliação da Conformidade Acreditação Acreditação

Leia mais

19/02/2013. RSQM-DC MASTER- Apresentação-ANATEL-Processos- Português

19/02/2013. RSQM-DC MASTER- Apresentação-ANATEL-Processos- Português RSQM-DC-007-02-MASTER- Apresentação-ANATEL-Processos- Português DESIGNAÇÃO Ato nº 57.860, de 26 de abril de 2006 Exerce, em nome da Agência Nacional de Telecomunicações ANATEL, as funções de Organismo

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PROJETO NACIONAL DE AÇÕES PÚBLICO PRIVADAS PARA BIODIVERSIDADE PROBIO II

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PROJETO NACIONAL DE AÇÕES PÚBLICO PRIVADAS PARA BIODIVERSIDADE PROBIO II FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PROJETO NACIONAL DE AÇÕES PÚBLICO PRIVADAS PARA BIODIVERSIDADE PROBIO II TERMO DE REFERÊNCIA BOLSA No. 008/2013/Fiocruz/ProbioII APOIO CIENTÍFICO E VALOR MENSAL: R$ 2.000,00 (Dois

Leia mais

ISO 9000, ISO 12207 e ISO 15504. Professor Gabriel Baptista ( gabriel.baptista@uninove.br ) ( http://sites.google.com/site/professorgabrielbaptista )

ISO 9000, ISO 12207 e ISO 15504. Professor Gabriel Baptista ( gabriel.baptista@uninove.br ) ( http://sites.google.com/site/professorgabrielbaptista ) Qualidade de Software Aula 5 (Versão 2012-01) 01) ISO 9000, ISO 12207 e ISO 15504 Professor Gabriel Baptista ( gabriel.baptista@uninove.br ) ( http://sites.google.com/site/professorgabrielbaptista ) Revisando...

Leia mais

Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA. Prof. Flavio Martin

Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA. Prof. Flavio Martin Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA Prof. Flavio Martin Objetivos da unidade Importância da adoção de mecanismos de padronização. Conhecimento das normas dos sistemas de gestão. família ISO 9000 família

Leia mais

para a preservação de coleções

para a preservação de coleções A importância do planejamento para a preservação de coleções Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência

Leia mais

Manutenção de cepas padrão. Dra. Maria Teresa Destro Fac. Ciências Farmacêuticas

Manutenção de cepas padrão. Dra. Maria Teresa Destro Fac. Ciências Farmacêuticas Manutenção de cepas padrão Dra. Maria Teresa Destro Fac. Ciências Farmacêuticas Tópicos Rastreabilidade e a ISO 17025 Materiais de referência Utilidade das culturas de referência Montagem de um cepário

Leia mais

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Curso e Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

A Calibração e a Gestão Metrológica na Indústria. A importância e a Viabilidade Técnica. NEWTON BASTOS

A Calibração e a Gestão Metrológica na Indústria. A importância e a Viabilidade Técnica. NEWTON BASTOS A Calibração e a Gestão Metrológica na Indústria. A importância e a Viabilidade Técnica. NEWTON BASTOS OBJETIVO O objetivo deste trabalho será dar bases sólidas para estudos de viabilidade técnica para

Leia mais

POLÍTICA. TÍTULO: PLT-SGR Política do SGSI - SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO APROVADO

POLÍTICA. TÍTULO: PLT-SGR Política do SGSI - SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO APROVADO 1/5 CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO APROVADO 0000536 - André Delgado- SEGURANCA Danielle Souza; Oscar Zuccarelli; HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA REV. ALTERAÇÕES Atualização do item 2.2 - Solicitar

Leia mais

REGULAMENTO Atividades de Extensão Modalidade Cursos Livres do Instituto Oswaldo Cruz

REGULAMENTO Atividades de Extensão Modalidade Cursos Livres do Instituto Oswaldo Cruz REGULAMENTO Atividades de Extensão Modalidade Cursos Livres do Instituto Oswaldo Cruz 1. CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS Os Cursos Livres fazem parte das Atividades de Extensão do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)

Leia mais

O CENÁRIO DO RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA PARA LABORATÓRIOS AMBIENTAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO

O CENÁRIO DO RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA PARA LABORATÓRIOS AMBIENTAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO O CENÁRIO DO RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA PARA LABORATÓRIOS AMBIENTAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO Quím. MSc. Patricia S. Trentin CETESB Companhia Ambiental do Estado de São Paulo Introdução A CETESB atual

Leia mais

ALTERAÇÕES NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE EMPRESAS DE SERVIÇOS E OBRAS SiAC PBQP-H

ALTERAÇÕES NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE EMPRESAS DE SERVIÇOS E OBRAS SiAC PBQP-H ALTERAÇÕES NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE EMPRESAS DE SERVIÇOS E OBRAS SiAC PBQP-H ESPECIALIDADES TÉCNICAS DO SiAC Execução de obras Subsetor obras de edificações; Subsetor obras de saneamento

Leia mais

Problemas identificados nas propostas de ações e seu acompanhamento

Problemas identificados nas propostas de ações e seu acompanhamento Problemas identificados nas propostas de ações e seu acompanhamento Ana Cristina D. M. Follador Coordenação Geral de Acreditação Divisão de Acreditação de Laboratórios Objetivos Identificar as falhas significativas

Leia mais

Transição da ISO 14001:2004 para ISO 14001:2015 Sistema de Gestão Ambiental

Transição da ISO 14001:2004 para ISO 14001:2015 Sistema de Gestão Ambiental Transição da ISO 14001:2004 para ISO 14001:2015 Sistema de Gestão Ambiental Lisiane Emilia Grams Metz Caxias do Sul, 31 de agosto de 2016 Endereço: Rua Gregório de Mattos, 111 - Estância Velha/RS Fone:

Leia mais

Acreditação do Laboratório de Análise de Sementes da Embrapa Milho e Sorgo pela ISO 17025*

Acreditação do Laboratório de Análise de Sementes da Embrapa Milho e Sorgo pela ISO 17025* Acreditação do Laboratório de Análise de Sementes da Embrapa Milho e Sorgo pela ISO 17025* Déa A. M. Netto 1, Mara D. L. Mendes 2, Reginaldo R. Coelho 3, Paulo E. de A. Ribeiro 1 e Miriam L. P. Marion

Leia mais

c u r s o Biotecnologia Aplicada à Agropecuária 20 a 31 de julho de 2009

c u r s o Biotecnologia Aplicada à Agropecuária 20 a 31 de julho de 2009 c u r s o Biotecnologia Aplicada à Agropecuária 20 a 31 de julho de 2009 Introdução A Biotecnologia, conceitualmente, é a união de biologia com tecnologia, é um conjunto de técnicas que utilizam os seres

Leia mais

Instituto de Higiene e Medicina Tropical Global Health and Tropical Medicine Henrique Silveira

Instituto de Higiene e Medicina Tropical Global Health and Tropical Medicine Henrique Silveira Instituto de Higiene e Medicina Tropical Global Health and Tropical Medicine Henrique Silveira hsilveira@ihmt.unl.pt FAPESP 09/05/14 Areas de atividade Ciências Biomédicas, Medicina Tropical, Saúde Global

Leia mais

GisLeite Guia Rápido

GisLeite Guia Rápido GisLeite Guia Rápido GISLEITE GUIA RÁPIDO 2 Índice 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1. OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS DO GISLEITE... 4 1.2. CRÉDITOS... 4 1.3. REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA... 4 2. INICIANDO O

Leia mais

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES 19.09.16 São procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais aplicados em todo o fluxo de produção, desde a obtenção dos

Leia mais

Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro

Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC 17025 e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro Mauricio Araujo Soares 02/08/2017 Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Dicla/Cgcre/Inmetro

Leia mais

ANEXO 9 TABELA DE PREÇOS POR SOLUÇÃO SEBRAETEC

ANEXO 9 TABELA DE PREÇOS POR SOLUÇÃO SEBRAETEC ANEXO 9 TABELA DE PREÇOS POR SOLUÇÃO SEBRAETEC TABELA DE PREÇOS DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS SEBRAETEC MODALIDADE ORIENTAÇÃO (valores R$) ÁREA TIPO DE SERVIÇO MEI / Produtor SUBÁREA/SOLUÇÃO Rural ME EPP Análise

Leia mais

SERVIÇOS SOLUÇÕES EM MEDIÇÃO, VAZÃO E NÍVEL

SERVIÇOS SOLUÇÕES EM MEDIÇÃO, VAZÃO E NÍVEL SERVIÇOS SOLUÇÕES EM MEDIÇÃO, VAZÃO E NÍVEL Serviços Assistência técnica autorizada e garantia dos produtos de nossa linha. Comissionamento, instalação e partida de instrumentos e/ou sistemas de medição

Leia mais

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT. Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro)

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT. Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro) ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Denise Peixoto de Araújo ABNT T Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro) O que é Normalização? Normas x Regulamentos

Leia mais

Rio - Metrologia Rede de Laboratórios do RJ

Rio - Metrologia Rede de Laboratórios do RJ Rio - Metrologia Rede de Laboratórios do RJ REDE TEMÁTICA INTEGRANTE DA REDE DE TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (REDETEC) Fundação: 30 de março 2001 Coordenador: Eduardo Cavalcanti (INT/SECTI) COMPOSIÇÃO

Leia mais

NACIONAL DO MEDICAMENTO E PRODUTOS DE SAÚDE I.P. MINISTÉRIO DA SAÚDE

NACIONAL DO MEDICAMENTO E PRODUTOS DE SAÚDE I.P. MINISTÉRIO DA SAÚDE Direcção de Comprovação da Qualidade (DCQ) Patrícia Catalão Directora do Laboratório de Química e Tecnologia Farmacêuticas AUTORIDADE NACIONAL DO MEDICAMENTO E PRODUTOS DE SAÚDE I.P. MINISTÉRIO DA SAÚDE

Leia mais

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-la à prática

Leia mais

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável.

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável. A Ação Corretiva Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejável. Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação

Leia mais

Plano Diretor Atualização da Estrutura Organizacional

Plano Diretor Atualização da Estrutura Organizacional Plano Diretor 2005-2009 Atualização da Estrutura Organizacional Diretoria do IOC Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz 106 anos: IOC é a célula tronco do grande complexo

Leia mais

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28 Normas - :1997 - :2000 Gestão da Qualidade Adriana Alexandre Marcotti 1/28 1-2- :1997 2.1- Definições 2.2- Descrição 2.3- Estrutura de um Plano de Qualidade 3- :2000 3.1- Definições 3.2- Descrição 3.3-4-

Leia mais

REQUISITOS PARA ACREDITAÇÃO

REQUISITOS PARA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 REQUISITOS PARA ACREDITAÇÃO OBJETIVO Demonstrar a documentação básica necessária para atender aos requisitos de acreditação para ensaios. ISO 9001 X ISO 17025 Abordagem Abrangência

Leia mais

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-

Leia mais

ISO 17025: POSSÍVEL DE SER IMPLANTADA EM UM LABORATÓRIO DE EMPRESA?

ISO 17025: POSSÍVEL DE SER IMPLANTADA EM UM LABORATÓRIO DE EMPRESA? ISO 17025: POSSÍVEL DE SER IMPLANTADA EM UM LABORATÓRIO DE EMPRESA? DORY WORCMAN BARNINKA GARANTIA DA QUALIDADE ALIMENTOS IX Simpósio Internacional ABRAPA de Inocuidade de Alimentos 15 de junho de 2010

Leia mais

REDE METROLÓGICA DE ALAGOAS

REDE METROLÓGICA DE ALAGOAS ASSEMBLÉIA DE CONSTITUIÇÃO 22 de Março de 2005 LANÇAMENTO DA RMAL 29 de Março de 2005 MISSÃO Promover a cultura e a credibilidade dos serviços metrológicos, de forma a estimular a competitividade dos setores

Leia mais

Programas em Saúde Animal e Saúde Pública organismos internacionais

Programas em Saúde Animal e Saúde Pública organismos internacionais Programas em Saúde Animal e Saúde Pública organismos internacionais Prof. Dr. Fabio Gregori Laboratório de Biologia Molecular Aplicada e Sorologia VPS FMVZ USP Aula T10 19/10/11 1 Introdução Existem diversas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VI DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS DOS CARGOS PERFIL DE COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO CARGO ANALISTA / FUNÇÃO ANALISTA DE COOPERATIVISMO E MONITORAMENTO Missão do Cargo: Desenvolver atividades técnicas e prestar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 16, de 30 de

Leia mais

Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Estabelecer lista de verificação para auditoria;

Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Estabelecer lista de verificação para auditoria; Página 1 de 9 AUDITORIAS DA QUALIDADE ETAPA 1. Objetivo geral: Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Desempenho esperado: Estabelecer programa anual de auditorias; Elaborar agenda

Leia mais

XXII SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DA MEDICINA VETERINÁRIA DISCUTE A AVALIAÇÃO E A GESTÃO DOS CURSOS NO PAÍS

XXII SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DA MEDICINA VETERINÁRIA DISCUTE A AVALIAÇÃO E A GESTÃO DOS CURSOS NO PAÍS 1 Informativo 400 13.11.2015 XXII SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DA MEDICINA VETERINÁRIA DISCUTE A AVALIAÇÃO E A GESTÃO DOS CURSOS NO PAÍS O Brasil é o país com o maior número médicos veterinários no mundo.

Leia mais

FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE DISCIPLINA. Nome da Disciplina: BIOSSEGURANÇA E BIOCONTENÇÃO EM LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA

FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE DISCIPLINA. Nome da Disciplina: BIOSSEGURANÇA E BIOCONTENÇÃO EM LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE DISCIPLINA Programa: BMM - Microbiologia Sigla da Disciplina: BMM 5827 Nome da Disciplina: BIOSSEGURANÇA E BIOCONTENÇÃO EM LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA Validade Inicial Número

Leia mais

Instituto Falcão Bauer da Qualidade Rua Aquinos, 111 Água Branca São Paulo - SP CEP Tel./Fax: (11) / 0833

Instituto Falcão Bauer da Qualidade Rua Aquinos, 111 Água Branca São Paulo - SP CEP Tel./Fax: (11) / 0833 Instituto Falcão Bauer da Qualidade Rua Aquinos, 111 Água Branca São Paulo - SP CEP 05036-070 Tel./Fax: (11) 3611-1729 / 0833 www.ifbq.org.br ifbq@ifbq.org.br Grupo Falcão Bauer Qualidade, Meio Ambiente,

Leia mais

TREINAMENTO E SUPORTE ON-LINE SEM CUSTO CONTRATAÇÃO POR MÓDULOS

TREINAMENTO E SUPORTE ON-LINE SEM CUSTO CONTRATAÇÃO POR MÓDULOS Gestão de Auditorias OTIMIZA O ATENDIMENTO ÀS NORMAS ISO, ONA, OHSAS, TS, AS, PBQP-h, ABNT, NR, ANVISA, entre outras, além de adaptar-se aos requisitos internos da empresa. TREINAMENTO E SUPORTE ON-LINE

Leia mais

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA NA REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA NA REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA NA REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA Aracaju, 11/12/2015 Alice M. Sakuma Instituto Adolfo Lutz São Paulo Definições Material de Referência Material suficientemente

Leia mais

Critérios Para Acreditação e Sanções de OAC. Marcos Aurélio Lima de Oliveira Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

Critérios Para Acreditação e Sanções de OAC. Marcos Aurélio Lima de Oliveira Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Critérios Para Acreditação e Sanções de OAC Marcos Aurélio Lima de Oliveira Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Marcos Aurélio Lima de Oliveira Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade

Leia mais

Disciplinas Fundamentais Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI)

Disciplinas Fundamentais Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) Disciplinas Fundamentais - 2007 Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) Administração da Produtividade Produção X Produtividade Indicadores de produtividade: globais e parciais Balanced

Leia mais

MetroAlimentos Aspectos da Produção de Materiais de Referência para Ensaios de Proficiência em Microbiologia de Alimentos

MetroAlimentos Aspectos da Produção de Materiais de Referência para Ensaios de Proficiência em Microbiologia de Alimentos MetroAlimentos 2010 Aspectos da Produção de Materiais de Referência para Ensaios de Proficiência em Microbiologia de Alimentos Carla de Oliveira Rosas INCQS/FIOCRUZ São Paulo, 20 de outubro de 2010 Laboratórios

Leia mais

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 PROCEDIMENTO PR 6.01 Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 CÓPIA CONTROLADA 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 29/07/2014 01 03/12/2015 02 Adequações

Leia mais

Departamento Nacional do SENAI

Departamento Nacional do SENAI do SENAI Rede SENAI de Serviços Técnicos e Tecnológicos Sérgio Motta 16 de Agosto de 2011 O que é o SENAI - Criado em 1942 por iniciativa do empresariado do setor industrial; - Maior complexo de educação

Leia mais

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS...

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... As avaliações e premiações são consideradas salários indiretos que tem como principal objetivo motivar, reter e consequentemente garantir bons

Leia mais

O Processo de Diagnóstico das Coleções de Microrganismos da Embrapa com relação à Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025

O Processo de Diagnóstico das Coleções de Microrganismos da Embrapa com relação à Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 O Processo de Diagnóstico das Coleções de Microrganismos da Embrapa com relação à Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 Luzia Helena Corrêa Lima, Clarissa Silva Pires de Castro, Marise Ventura Coutinho, Heloísa

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FARMÁCIA CLÍNICA EM INFECTOLOGIA EAD

EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FARMÁCIA CLÍNICA EM INFECTOLOGIA EAD S DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FARMÁCIA CLÍNICA EM INFECTOLOGIA EAD DISCIPLINA: Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica Histórico da farmácia clínica, áreas de atuação da farmácia clínica, situação

Leia mais

ZONA LIVRE DE FEBRE AFTOSA COM VACINAÇÃO CONSOLIDAÇÃO EVOLUÇÃO PARA LIVRE SEM VACINAÇÃO SEMINÁRIO INTERNACIONAL PRE- COSALFA XXXVIII

ZONA LIVRE DE FEBRE AFTOSA COM VACINAÇÃO CONSOLIDAÇÃO EVOLUÇÃO PARA LIVRE SEM VACINAÇÃO SEMINÁRIO INTERNACIONAL PRE- COSALFA XXXVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL PRE- COSALFA XXXVIII ZONA LIVRE DE FEBRE AFTOSA COM VACINAÇÃO CONSOLIDAÇÃO EVOLUÇÃO PARA LIVRE SEM VACINAÇÃO Recife, 28 de março de 2011 Departamento de Saúde Animal Características

Leia mais

Analítica Análises Gases Pesagem Software

Analítica Análises Gases Pesagem Software Analítica Análises Gases Pesagem Software Laboratório de Análises Ambientais RBLE - Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios METROLOGIA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Análises de solo Águas subterrâneas

Leia mais

CURSO BIOTECNOLOGIA. Aplicada à Agropecuária. 9 a 20 de julho de Embrapa Cerrados Auditório Roberto Engel Aduan. 4 a edição

CURSO BIOTECNOLOGIA. Aplicada à Agropecuária. 9 a 20 de julho de Embrapa Cerrados Auditório Roberto Engel Aduan. 4 a edição CURSO BIOTECNOLOGIA Aplicada à Agropecuária 9 a 20 de julho de 2012 Embrapa Cerrados Auditório Roberto Engel Aduan 4 a edição Introdução A Biotecnologia, conceitualmente, é a união de biologia com tecnologia,

Leia mais

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil Aline Cristine Garcia de Oliveira Pesquisadora-Tecnologista do Inmetro Agenda Sobre o Inmetro

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO: ISO 14001:2004 X ISO 14001:2015

QUADRO COMPARATIVO: ISO 14001:2004 X ISO 14001:2015 QUADRO COMPARATIVO: ISO 14001:2004 X ISO 14001:2015 ISO 14001:2004 ISO 14001:2015 Introdução Introdução 1.Escopo 1.Escopo 2.Referências normativas 2.Refências normativas 3.Termos e definições 3.Termos

Leia mais

Edital SENAI SESI de Inovação 2012 GLOSSÁRIO

Edital SENAI SESI de Inovação 2012 GLOSSÁRIO Edital SENAI SESI de Inovação 2012 GLOSSÁRIO Brasília 2012 Edital SENai SESi de inovação 2012 GLOSSÁRIO 3 Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste no estudo feito durante a fase de concepção ou desenvolvimento

Leia mais

A revisão da Norma ISO/IEC 17025:2005. Seminário IPQ - IPAC A acreditação e o desenvolvimento da qualidade em Portugal

A revisão da Norma ISO/IEC 17025:2005. Seminário IPQ - IPAC A acreditação e o desenvolvimento da qualidade em Portugal A revisão da Norma ISO/IEC 17025:2005 A revisão da Norma ISO/IEC 17025:2005 CONTEÚDO Apresentação da RELACRE O processo de revisão As principais alterações Nova estrutura da Norma ISO/ IEC 17025:2017 Perspetivas

Leia mais