MANUAL DO SISTEMA WEBTCC - COORDENADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO SISTEMA WEBTCC - COORDENADOR"

Transcrição

1 MANUAL DO SISTEMA WEB - COORDENADOR INFORMAÇÕES GERAIS A primeira etapa no calendário do Web, entre 01 a 14/02/2016, é para os coordenadores indicarem quais professores poderão ser orientadores de e quais as linhas de pesquisas. Para isso o Coordenador deve, entre 01 a 14/02/2016, indicar todos os possíveis orientadores para que os alunos possam escolher. Essas informações são fundamentais para que os alunos possam concluir a inscrição do grupo. Após essa data o sistema permanecerá aberto até a data limite da validação dos grupos (02/03), possibilitando que o coordenador altere a inserção de orientadores, caso seja necessário. LOGIN Link de Acesso ao Sistema: ÁREA DE ACESSO Tela de Login 1) O Coordenador deverá utilizar os mesmos dados de acesso ao Portal do Professor.

2 ORIENTADORES Clique aqui 2) Ao clicar na opção ORIENTADORES, uma pagina abrirá para a inserção dos Professores aptos a serem Orientadores.

3 ) Basta clicar no botão +Incluir para que a lista de opções apareça, então é só selecionar. Cada curso só poderá indicar 10 (dez) opções de Orientadores. LINHAS DE PESQUISA Clique aqui 4) Ao clicar na opção LINHA DE PESQUISA, uma pagina abrirá para a inserção das Linhas de Pesquisa. 5) Basta clicar no botão +Incluir e inserir as Linhas de Pesquisa. Cada curso só poderá indicar 10 (dez) opções de Linha de Pesquisa.

4 ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO Clique aqui 6) Ao clicar na opção Assistente de Coordenação, uma pagina abrirá para a inserção de um Professor, caso haja necessidade, e o mesmo terá as mesmos acessos e responsabilidades do Coordenador dentro do Web. 7) Basta selecionar o Professor desejado e clicar no botão Salvar. Cada curso só poderá selecionar 01 (um) Professor como Assistente de Coordenação. Em caso de problemas no sistema, reportar ao tcc@poliseducacional.com.br, juntamente com um print da tela de erro.

5 MANUAL DO SISTEMA DE COORDENADOR VALIDAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS No período que o COORDENADOR fará a VALIDAÇÃO, que é de 29/02 a 06/03, só poderão ser validados os grupos que já enviaram todos os documentos (UpLoad no Web dos documentos e Termos institucionais) e que já tenham orientadores que aceitaram convite para tal e que para isso confirmaram o aceite no sistema Web. Os estudantes poderão realizar a inscrição do grupo e do pré-projeto diretamente no sistema, conforme link abaixo. Caso esta disciplina não esteja constando em seu plano de estudos ou não aparecer na relação de alunos disponíveis para ser alocado no trabalho inscrito o aluno deverá procurar a Central de Atendimento para regularização. PERÍODOS DAS VALIDAÇÕES De 29/02 a 06/03 de LOGIN: Link de Acesso ao Sistema: VALIDAÇÃO DOS GRUPOS INSCRITOS 1) ÁREA COORDENADOR Tela Inicial

6 ) Na tela inicial o coordenador deverá clicar em Validação para visualizar a lista de grupos que se inscreveram no Web. ÁREA COORDENADOR Lista de Grupos do Curso 3)Clicando em Visualizar o coordenador acessará aos dados inseridos pelos alunos: Integrantes do Grupo, Tema, Descrição do trabalho, Orientadores e Linha de pesquisa. 4) Nesta área, o coordenador deverá avaliar todos os dados, e terá a opção de inverter a ordem ou indicar outro orientador, bem como a Linha de Pesquisa. Os demais campos não são editáveis, caso o Coordenador não concorde com o grupo, terá a opção de rejeitá-lo, desde que informe o motivo.

7 ) Ao clicar no botão Salvar, um será automaticamente enviado a 1ª opção de orientador.

8 ) Para finalizar o processo de aceitação, o Orientador deverá clicar no botão Salvar, após a assinatura do TERMO DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO, que estará em poder do aluno. 7) Após preenchimento e coleta de assinaturas ( coord. e orientador), o mesmo deverá ser digitalizado e enviado através do Web, obrigatoriamente em formato de arquivo PDF. Basta selecionar o grupo dos alunos e enviar através do item Termo de Aceite. Para cada grupo, um documento deverá ser enviado.

9 Não utilizar esse modelo documento disponível para download TERMO DE ACEITE DO PROFESSOR ORIENTADOR Eu, portador (a) do CPF, professor(a) do Curso de desta Instituição de Ensino Superior, declaro para os devidos fins estar de acordo em assumir a orientação do Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos citados abaixo. ALUNO-1, RA: ALUNO-2, RA: ALUNO-3, RA: ALUNO-4, RA: Titulo do Trabalho:, de de 20 Assinatura do Professor Orientador Assinatura do Coordenador

10 ) Se o mesmo for recusado, um será enviado ao Orientador de 2ª opção, e caso não seja aceito, o Coordenador será notificado e terá que nomear um Orientador a esse grupo. Suporte: tcc@poliseducacional.com.br. Favor reportar erro com um print da tela para análise. MANUAL DO SISTEMA DE - COORDENADOR INFORMAÇÕES GERAIS Estará disponível no período de 1 à 10/06 o campo para indicação dos avaliadores dos trabalhos submetidos à Banca Virtual do 1º semestre. Nesta fase, todos os professores, independente do curso, poderão ser indicados pelo coordenador, exceto o professor que for orientador do que será avaliado. PERÍODO DAS INDICAÇÕES De 1 à 10 de Junho de LOGIN Link de Acesso ao Sistema:

11 ) O coordenador deverá realizar o login com o mesmo usuário e senha que utiliza para acessar o Portal do Coordenador. INDICAÇÃO DOS AVALIADORES 2) Na página inicial, clique em Banca Virtual/Enic 01 Indicação de Avaliador. 3) Aparecerá a listagem dos grupos inscritos. Na coluna Avaliador as células estarão vazias, pois ainda não houve indicação do avaliador. Na primeira coluna Visualizar. Clique na lupa para ser redirecionado à página de indicação daquele grupo.

12 ) As informações que o grupo preencheu para submissão da Banca Virtual aparecerão nas caixas de texto e logo abaixo haverá o campo para indicação do professor que avaliará aquele trabalho. 4.1) A indicação dos avaliadores deverá ser realizada para TODOS os grupos, mesmo que ainda não tenham sido preenchidos os campos Título, Resumo e Palavras-Chave. 5) Clique na lupa, selecione um dos professores listados e clique em Salvar.

13 ) Repita esse procedimento para os demais grupos listados até que a coluna Avaliador da lista fique totalmente preenchida e todos os grupos tenham seus avaliadores definidos. Suporte: tcc@poliseducacional.com.br. Favor reportar erro com um print da tela para análise. MANUAL DO SISTEMA DE - COORDENADOR INFORMAÇÕES GERAIS Estará disponível no período de 28/11 a 03/12 o campo para indicação dos avaliadores dos trabalhos que serão apresentados no XV Encontro de Iniciação Científica - ENIC. Nesta fase, todos os professores do curso estarão disponíveis para avaliar os trabalhos. PERÍODO DAS INDICAÇÕES De 28/11 à 03/12 de Dezembro de LOGIN Link de Acesso ao Sistema:

14 ) O coordenador deverá realizar o login com o mesmo usuário e senha que utiliza para acessar o Portal do Coordenador. INDICAÇÃO DOS AVALIADORES DO ENIC 2) Na página inicial, clique em Grupos Enic. 3) Aparecerá a listagem dos grupos inscritos. Na primeira coluna Visualiz. clique na lupa para ser redirecionado à página de indicação dos avaliadores daquele grupo. 4) As informações do grupo (título do trabalho e integrantes) aparecerão nas caixas de texto e logo abaixo haverá o campo para indicação dos professores que avaliarão aquele trabalho no dia do evento.

15 ) Deverão ser indicados os avaliadores APENAS PARA OS GRUPOS QUE SE APRESENTARÃO NO ENIC Para os alunos/grupos que já concluíram ou que por outro motivo não forem apresentar no dia do evento, favor não realizar a indicação dos avaliadores, deixando os campos Avaliadores em branco. 4.2) A quantidade de alunos a se apresentar no evento será contabilizada a partir do número de grupos que tiverem com os avaliadores indicados neste momento, portanto haverá espaços limitados para cada curso e banner no dia do evento. 5) Clique em no campo Avaliador e selecione um dos professores listados. 5.1) Neste momento todos os professores do curso estarão disponíveis em uma listagem alfabética. 5.2) Ao selecionar o nome do professor listado, o aparecerá automaticamente no campo a frente. Este campo é editável, visto que há alguns s registrados incorretamente no sistema, portanto é indispensável a conferência e correção do do professor indicado.

16 CAMPO EDITÁVEL

17 ) Caso tenha a necessidade de indicar um convidado que não está registrado na Instituição, você deverá selecionar a opção Outros... e preencher manualmente o nome completo, SEM abreviações e indicações de títulos (Prof., Ms., Dr.), e o do convidado. Essas informações deverão ser precisas, pois as fichas de avaliação e os certificados serão emitidos a partir delas.

18 PREENCHER MANUALMENTE: NOME COMPLETO E DO CONVIDADO 5.4) Após indicar os dois avaliadores, confira as informações e clique em Salvar. Esta ação só será possível se todos os campos estiverem preenchidos. 6) Repita esse procedimento para os demais grupos listados até que todos os grupos a se apresentar no ENIC tenham seus avaliadores definidos. O GRUPO QUE NÃO FOR APRESENTAR NO EVENTO NÃO DEVERÁ TER INDICAÇÕES DE AVALIADORES

Manual Operacional TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO MANUAL DO ALUNO TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO

Manual Operacional TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO MANUAL DO ALUNO TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO MANUAL DO ALUNO TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO 1 Sumário INFORMAÇÕES GERAIS... 3 REQUISITOS... 3 PERÍODO DAS INSCRIÇÕES... 3 INSCRIÇÃO NO WEBTCC... 4 PERÍODO DAS INSERÇÕES... 6 LOGIN... 6 FORMATAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO...

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

Manual Operacional TCC ÚNICO TCC ÚNICO - MANUAL DO ORIENTADOR

Manual Operacional TCC ÚNICO TCC ÚNICO - MANUAL DO ORIENTADOR TCC ÚNICO - MANUAL DO ORIENTADOR 1 SUMÁRIO INFORMAÇÕES GERAIS 03 CONFIRMAÇÃO DE ACEITE DO CONVITE DE ORIENTAÇÃO 04 PEQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS OU ANIMIAS 06 REGISTRO DE ORIENTAÇÕES GRUPO 06 LANÇAMENTO

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

Manual Operacional TCC TCC 1 - MANUAL DO ORIENTADOR

Manual Operacional TCC TCC 1 - MANUAL DO ORIENTADOR TCC 1 - MANUAL DO ORIENTADOR 1 SUMÁRIO INFORMAÇÕES GERAIS 03 CONFIRMAÇÃO DE ACEITE DO CONVITE DE ORIENTAÇÃO 03 PEQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS OU ANIMIAS 05 REGISTRO DE ORIENTAÇÕES GRUPO 06 LANÇAMENTO

Leia mais

MANUAL. SISTEMA WebTCC TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO. 1 P á g i n a

MANUAL. SISTEMA WebTCC TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO. 1 P á g i n a MANUAL SISTEMA WebTCC TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO 1 P á g i n a SUMÁRIO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO... 4 SISTEMA WebTCC... 4 CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO NO WebTCC... 4 CALENDÁRIO... 4 ORIENTAÇÕES... 4 FORMATAÇÃO

Leia mais

Iniciação Científica Iniciação Tecnológica

Iniciação Científica Iniciação Tecnológica Iniciação Científica Iniciação Tecnológica l. Acesso ao Sistema 1. Para acessar o Sistema Atena, digite o endereço http://sistemas.usp.br:8080/atena em seu navegador da web, Internet Explorer, Netscape

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Para acessar a nova Plataforma Freire acesse o link: http://freire2.capes.gov.br Após Solicitar

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos www.metrologia2017.org.br E-mail: metrologia2017@metrologia.org.br Telefone: 21-25327373 SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?... 3 2. COMO REALIZAR

Leia mais

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Sistema Atena Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2017 SUMÁRIO Sistema Atena 1. Cadastro de Projeto Docente 1.1. Acesso ao Sistema 1.2. Cadastro COM Inscrição no Edital

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2015 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2016 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Menu Pesquisador. o Inscrição em Novo Projeto. Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto. A seguinte tela aparecerá:

Menu Pesquisador. o Inscrição em Novo Projeto. Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto. A seguinte tela aparecerá: Menu Pesquisador o Inscrição em Novo Projeto Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto A seguinte tela aparecerá: Clique no botão Criar novo Projeto obs: cada pesquisador só poderá

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Sistema de Marcação de Consulta

Sistema de Marcação de Consulta Sistema de Marcação de Consulta Sumário 1. CADASTRO 2 a. CADASTRO DE HOSPITAL i. HOSPITAL ii. IMAGEM iii. JUNTA MÉDICA b. CADASTRO DE PLANO DE SAÚDE c. CADASTRO DE ESPECIALIDADE d. CADASTRO DE MÉDICO i.

Leia mais

Sistema de Gestão do Processo de Certificação ABNT (CERTO) Guia do Auditor

Sistema de Gestão do Processo de Certificação ABNT (CERTO) Guia do Auditor Pag. Nº 1/23 SUMÁRIO 1 Comentários Gerais 2 Login 3 Segurança do Sistema 4 Área Principal 5 Ferramentas de comunicação 6 Solicitação de serviço: identificação da auditoria 7 Solicitação de serviço: documentos

Leia mais

Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI

Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI Para solicitar o Incentivo à Qualificação, o processo deverá ser aberto no SEI (www.sei.ufrgs.br), utilizando o login do requerente (servidor

Leia mais

TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHO

TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHO 1) Acesse o Portal de Evento do IFRS em http://eventos.ifrs.edu.br e role a página até chegar na Semana de Educação, Ciência e Cultura Campus Bento Gonçalves. Clique em Acessar a conferência. 2) Ao abrir

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA SIGAA

PROJETO DE PESQUISA SIGAA PROJETO DE PESQUISA SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPES- 2105-6511 / copes@ufs.br CINTEC- 2105-6865 / cintec.ufs@gmail.com

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / copgdufs@gmail.com Lato Sensu - Coordenador: Objetivo

Leia mais

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes.

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes. IMPORTANTE: Não deixe sua inscrição para a última hora, pois o upload de todos os documentos necessários pode levar um tempo considerável. O sistema não possibilita nenhum upload de documento após o fim

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Atendimento. Acesso ao sistema de atendimento aos setores

Atendimento. Acesso ao sistema de atendimento aos setores Atendimento Acesso ao sistema de atendimento aos setores Acesse o sistema de atendimento pelo endereço: http://atendimento.unip.br/setores/autenticacao. Aparece, então, a página de login do sistema, mostrada

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

Área Restrita do Aluno

Área Restrita do Aluno Área Restrita do Aluno 1 Explicação geral 1. Objetivos do sistema: Consulta de notas, faltas e ocorrências; Consulta de informações adicionais (Quadro de Avisos, Cardápio, Dias Letivos, etc.); Download

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

Manual do Usuário. Portal Parceiros OFICINA. Elaborado por Data Versão Cristiane Souza de Lima 30/11/

Manual do Usuário. Portal Parceiros OFICINA. Elaborado por Data Versão Cristiane Souza de Lima 30/11/ Manual do Usuário Portal Parceiros Prestadores de Serviço OFICINA Elaborado por Data Versão Cristiane Souza de Lima 30/11/2016 01 Página 1 de 10 Prezado Parceiro, Este Manual é um Guia Prático de instruções

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Recadastramento Nacional Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Substituição das atuais carteiras e cédulas de Identidade Profissional

Leia mais

Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq)

Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq) Campus I Campus II Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Tel: 18 3229 2077 / 2078 / 2079 E-mail: posgrad@unoeste.br www.unoeste.br Rua José Bongiovani, 700 Cidade Universitária CEP 19050 920 Presidente

Leia mais

INTRODUÇÃO O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL TIPOS DE SENHA Senha de unidade...

INTRODUÇÃO O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL TIPOS DE SENHA Senha de unidade... 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 1. O QUE É O EOL?... 2 2. ACESSANDO O EOL... 2 3. TELA INICIAL... 2 4. TIPOS DE SENHA...3 4.1 Senha de unidade...3 4.2 Senha Administrativa...3 4.3 Senha Master...4 5. EXAMES

Leia mais

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET.

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Este breve manual de procedimento tem como objetivo auxiliar o Pró-Reitor no cadastro de tutores para um grupo PET seja por meio de convite ou vinculação.

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

1. Acesse Conteúdos Especiais, que está localizado no Menu Principal do Portal. E, em seguida, clique em Exercícios Online.

1. Acesse Conteúdos Especiais, que está localizado no Menu Principal do Portal. E, em seguida, clique em Exercícios Online. 1 1. Fazer login na Página Inicial do Portal Clickideia para acessar o Portal 1. Acesse Conteúdos Especiais, que está localizado no Menu Principal do Portal. E, em seguida, clique em Exercícios Online.

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual

Leia mais

Área Restrita de Usuário

Área Restrita de Usuário Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

Manual de instruções para Diretores de Modalidades no Sistema OCS Pesquisa IFAC

Manual de instruções para Diretores de Modalidades no Sistema OCS Pesquisa IFAC Manual de instruções para Diretores de Modalidades no Sistema OCS Pesquisa IFAC Observe se os artigos estão nas normas do X CONNEPI antes de envia-lo para o avaliador. Não é necessário alterar o prazo

Leia mais

SUMÁRIO 1. LOGIN DE ACESSO UNIMED E RECURSOS PRÓPRIOS SISTEMA CONSULTA DE BENEFICIÁRIOS AUTORIZAÇÃO...8

SUMÁRIO 1. LOGIN DE ACESSO UNIMED E RECURSOS PRÓPRIOS SISTEMA CONSULTA DE BENEFICIÁRIOS AUTORIZAÇÃO...8 GUIA DO USUÁRIO 2 SUMÁRIO 1. LOGIN DE ACESSO UNIMED E RECURSOS PRÓPRIOS...3 2. SISTEMA...4 3. CONSULTA DE BENEFICIÁRIOS...5 4. AUTORIZAÇÃO...8 5. ANÁLISE DA SUFICIÊNCIA DE REDE...13 6. CONSULTA DE PROCEDIMENTO

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A Tutorial Plataforma Phila Curso Nescon / Grupo A Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS PREZADO(A) ALUNO(A), ROTEIRO PARA ACESSO E PARTICIPAÇÃO NOS FÓRUNS OS FÓRUNS SÃO ESPAÇOS DE

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta... 4 1.4 Autenticação Nescon... 7 1.5 Autenticação Unasus... 8 2 Esqueci

Leia mais

MANUAL. Via Portal do Cidadão

MANUAL. Via Portal do Cidadão MANUAL Enviar Proposta de Licitações" Via Portal do Cidadão Para efetuar esta operação o usuário deverá acessar o portal balneariopicarras.atende.net rolar a página até o final, clicando na aba Enviar

Leia mais

Manual MAZK (Professor)

Manual MAZK (Professor) Manual MAZK (Professor) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre

Leia mais

Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa

Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 1.1 2 Histórico de revisão Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe

Leia mais

No texto do de convite existem duas informações importantes: o link para o acesso a Cotação Web e a senha para o encerramento da cotação.

No texto do  de convite existem duas informações importantes: o link para o acesso a Cotação Web e a senha para o encerramento da cotação. COTAÇÃO WEB Como o fornecedor registra cotações no Módulo de Cotação Web 01. No momento em que o comprador dispara a Cotação Web, um e-mail é enviado a cada fornecedor participante da mesma. É a partir

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

Sumário. Tutorial: Ferramentas do Clickideia Linha do Tempo

Sumário. Tutorial: Ferramentas do Clickideia Linha do Tempo 1 Sumário Acessando a ferramenta Linha do Tempo... 2 Criando uma Linha do Tempo... 4 Cadastrando Eventos... 6 Criando/editando outras Linhas do tempo... 9 Navegando pela Linha do Tempo... 9 2 Acessando

Leia mais

Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

Manual UPLOAD FORNECEDOR. Carregamento online de documentos

Manual UPLOAD FORNECEDOR. Carregamento online de documentos Manual UPLOAD FORNECEDOR Carregamento online de documentos SOLICITAÇÃO DE LIBERAÇÃO DE ACESSO DOCUMENTOS DE EMPRESA MONITORAMENTO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS Para upload de documentos, acessar: http://servicelayer.destra.net.br/destra/

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE ACESSE: www.pe.senai.br Acesse o site do SENAI e clique no link Trabalhe Conosco, em seguida clicar em CANDIDATE-SE. Clique neste

Leia mais

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH. Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH. Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as quais serão notificadas aos interessados. INSCRIÇÃO DO INSTRUTOR NO GDH Analisados

Leia mais

Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta. Módulo Autorizador Web

Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta. Módulo Autorizador Web Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta Módulo Autorizador Web A geração do XML para envio da produção médica para a Operadora, continua

Leia mais

PORTAL NOSSO CORRETOR. Novo Portal do Corretor

PORTAL NOSSO CORRETOR. Novo Portal do Corretor PORTAL NOSSO CORRETOR Novo Portal do Corretor Novidades do Novo Portal do Corretor 1 Novo Layout 2 Novas Funcionalidades da TMB 3 Novas Funcionalidade do Vida 4 Novas Configurações de Usuário 5 Recuperar

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

SICCAVE Sistema de Controle de Calibração e Verificação de Equipamentos

SICCAVE Sistema de Controle de Calibração e Verificação de Equipamentos SICCAVE Sistema de Controle de Calibração e Verificação de Equipamentos Este sistema encontra-se na intranet / sistemas ou no endereço https://sistemas.engefoto.com.br/siccave, ao acessá-lo, a tela de

Leia mais

CADASTRANDO RELATÓRIOS

CADASTRANDO RELATÓRIOS CADASTRANDO RELATÓRIOS 1- Você deverá acessar o link: top2016.uel.br/relatorios/cadastro e digitar seu CPF e sua senha (a mesma que foi cadastrada no ato da inscrição). 2- Aparecerá uma página para você

Leia mais

ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL.

ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL. ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL www.unasus.fuma Ao acessar o portal você poderá entrar na Sala Virtual a partir de 2 áreas: 1- Menu do topo (área de login); 1 2 - Link de Acesso localizado abaixo da

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS ÍNDICE - Introdução... 03 - Inscrições... 04 - Módulo do padrão de acesso Coordenador e Secretário(a) de curso... 07 - Módulo do padrão de acesso docente...

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

GUIA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS NA PLATAFORMA EASYCHAIR

GUIA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS NA PLATAFORMA EASYCHAIR GUIA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS NA PLATAFORMA EASYCHAIR INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES A plataforma Easychair permite aos autores controle completo da submissão de artigos e da verificação do estado da submissão

Leia mais

Manual de operação do sistema. Cadastro Ambiental Rural. 05/2017 Versão 1.0

Manual de operação do sistema. Cadastro Ambiental Rural. 05/2017 Versão 1.0 Manual de operação do sistema Cadastro Ambiental Rural 05/2017 Versão 1.0 PERFIL CREDENCIADO CAR CADASTRAR CREDENCIADO Para efetuar um novo cadastro no sistema SIMCAR módulo de cadastro, o Credenciado

Leia mais

Manual de Utilização. Lorena, 20 de agosto de 2012.

Manual de Utilização. Lorena, 20 de agosto de 2012. SEP Sistema para Emissão de Propostas Manual de Utilização Lorena, 20 de agosto de 2012. Atualização do Sistema Para fazer a atualização do Sistema, quando entrar no SEP o usuário será redirecionado automaticamente

Leia mais

1 Fazer Login na Página Inicial do Portal Clickideia para acessar o Portal. 1. Clique no símbolo de para abrir o banner das Ferramentas

1 Fazer Login na Página Inicial do Portal Clickideia para acessar o Portal. 1. Clique no símbolo de para abrir o banner das Ferramentas 1 Fazer Login na Página Inicial do Portal Clickideia para acessar o Portal. 1. Clique no símbolo de para abrir o banner das Ferramentas 2. Clique no banner para acessar o ambiente das Ferramentas Página

Leia mais

MOVIMENTAÇÃO DE APÓLICES VIDA ICATU

MOVIMENTAÇÃO DE APÓLICES VIDA ICATU MOVIMENTAÇÃO DE APÓLICES VIDA ICATU Acesse o site da Icatu, na página inicial clique na aba Movimentação, selecione o nome da sua empresa no campo Nome do Estipulante e clique em localizar apólice. Passo

Leia mais

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 SEGURANÇA E SAÚDE PARA A INDÚSTRIA 1 Acessar o site da Campanha SESI de Vacinação Contra a Gripe pelo link: http://189.36.20.16/sesimg e clicar no item ADESÃO.

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais

Módulo Recursos Humanos. Manual do Usuário

Módulo Recursos Humanos. Manual do Usuário 1 Módulo Recursos Humanos Manual do Usuário Índice 1. Login... 2 1.1. Usuários com senha cadastrada no Portal RH antigo... 2 1.2. Usuário sem senha cadastrada no Portal RH antigo... 3 2. Portal RH... 5

Leia mais

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS 1. Como Acessar Na internet, acesse o seguinte endereço: www.brf-br.com/terceiros Concluído o Pré-Cadastro, sua empresa poderá acessar o Portal através da senha

Leia mais

SisMédio Passo a Passo para os Diretores

SisMédio Passo a Passo para os Diretores SisMédio Passo a Passo para os Diretores PASSO 1 Acesse simec.mec.gov.br, utilizando sempre o navegador Mozilla Firefox. Digite seu CPF e senha nos campos indicados. ATENÇÃO! a) Se você já é usuário do

Leia mais

II Seminário de Iniciação Científica da Administração SIC-ADM IFNMG CÂMPUS JANUÁRIA

II Seminário de Iniciação Científica da Administração SIC-ADM IFNMG CÂMPUS JANUÁRIA II Seminário de Iniciação Científica da Administração SIC-ADM IFNMG CÂMPUS JANUÁRIA Instruções para submissão de artigos Caro autor, Elaboramos este manual para facilitar o processo de submissão de artigos

Leia mais

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Escritório de Projetos e Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA Fazemos parte do Claretiano Rede de Educação Sumário 1. Portal

Leia mais

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online 2 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA ON LINE DE CAPTAÇÃO DE DO SESI-SP O SESI-SP na área da Cultura, anualmente, apresenta uma

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade de São Roque

Manual do Professor da Faculdade de São Roque 1 Manual do Professor da Faculdade de São Roque 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6 MINHAS

Leia mais

MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO

MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO Este Manual tem por finalidade orientar o preenchimento do Portal de Serviços de Atendimento ao Prestador na Confirmação de Atendimento e Lista Presencial

Leia mais

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO Autarquia criada pela Lei n o. 11.892, de 29 de dezembro de 2008 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA

Leia mais

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados.

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados. Tutorial para Submissão de Resumos Expandidos na Jornada Científica do ITPAC ATENÇÃO: A) Ressaltamos que todas as regras sobre a submissão e normativas sobre o Resumo Expandido, além de datas e valores,

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade

Manual do Professor da Faculdade 1 Manual do Professor da Faculdade Barão de Piratininga 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho Professor Coordenação de Estágio Integrado Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho Professor 4 de Novembro de 04 Fluxo do Processo O Plano de Trabalho é o instrumento em que estão descritos os objetivos,

Leia mais