NOTÍCIAS À SEXTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOTÍCIAS À SEXTA"

Transcrição

1 NOTÍCIAS À SEXTA Ano Europeu dos Cidadãos (AEC) 2013 Objectivos específicos em Portugal: a) Promover a compreensão e difusão da dimensão política e jurídica do conceito de cidadania europeia; b) Identificar os obstáculos que impedem o eficaz exercício da cidadania europeia em Portugal; c) Fomentar a compreensão mútua entre os portugueses e os demais cidadãos europeus, respeitando e celebrando a diversidade cultural, contribuindo do mesmo modo para o diálogo intercultural; d) Sensibilizar os portugueses para os direitos inerentes à cidadania europeia, entre os quais o direito de circular e permanecer livremente no território da União, bem como todos os outros direitos garantidos aos cidadãos da União, sem discriminação, independentemente do Estado -Membro em que residam; e) Enraizar nos portugueses a forma como podem beneficiar dos direitos da União, bem como sobre as políticas e programas que existem para apoiar o exercício desses direitos; f) Promover acções, debates e reflexões relacionadas com a cidadania europeia, através da cooperação entre organizações da sociedade civil a nível europeu, nomeadamente sobre o impacto e as potencialidades do direito de livre circulação e permanência no território dos Estados -Membros, reforçando, assim, a coesão social, a diversidade cultural, a solidariedade, a igualdade, o respeito mútuo e o sentido de uma identidade europeia comum entre os cidadãos da União, consagrados no Tratado da União Europeia, bem como na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia; g) Reflectir sobre os desafios futuros que se colocam à cidadania europeia no contexto de uma União Europeia mais integrada. 1. No dia 2 de Maio (prolongando-se pelo dia imediato) no Instituto de Leuven para a Irlanda na Europa, em Bruxelas (Bélgica), organizada pela Presidência Irlandesa do Conselho da União Europeia, realizou-se a Conferência sobre Pacote de Investimento Social investimento, inovação e envolvimento. Esteve presente uma delegação Portuguesa, composta por representantes do Instituto de Segurança Social, do Instituto de Emprego e Formação Profissional da União das Misericórdias, do Gabinete de Estratégia e Planeamento e da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (representada por Lurdes Pombo).. 2. No dia 20 de Maio, no número 96, Série I, do Diário da República foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 31/2013 da Presidência do Conselho de Ministros, que determina a execução a nível nacional de actividades associadas ao Ano Europeu dos Cidadãos No dia 25 de Maio, em Vila Nova de Famalicão, realiza-se o 5.º Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde. É uma iniciativa promovida pela Federação Nacional de

2 Voluntariado em Saúde, organizado pela Associação S. João de Deus Vila Nova de Famalicão e apoiado por diferentes entidades públicas e privadas. No Ano Europeu dos Cidadãos, serão tratadas temáticas relativas à cidadania, à saúde e ao voluntariado, nomeadamente o de proximidade na comunidade, por ilustres personalidades das áreas, académica, da saúde e do voluntariado 4. No dia 25 de Maio, assinala-se o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. Dados da Polícia Judiciária indicam que em 2012 foram realizadas, em média, seis participações por dia de crianças e jovens desaparecidos, que totalizaram casos, menos 226 face ao ano anterior. Do total de desaparecimentos, eram jovens entre os 15 e os 18 anos, 514 eram adolescentes de 13 e 14 anos, 90 tinham idades entre os 10 e os 12 anos e 85 entre os zero e os nove anos. É importante comunicar o desaparecimento às autoridades logo nas primeiras horas, porque pode estar associado a um crime. 5. No dia 26 de Maio, às 10h30 nas instalações da Junta de Freguesia da Lomba, o Centro Social da Lomba promove uma Sessão Solene no âmbito da comemoração do seu 28.º Aniversário. 6. No dia 27 de Maio de 2013, pelas 14:30h, na Quinta da Princesa, a Associação dos Reformados e Idosos da Freguesia de Amora promove a 7ª Sessão - "Envelhecimento com Movimento" do Projecto Jornadas do Envelhecimento - "Saber Envelhecer Hoje..." no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Entre Gerações. 7. No dia 27 de Maio, entre as 9h30 e as 17h00, no auditório da União de Associações do Comércio e Serviços em Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa organiza uma Sessão de Capacitação sobre Apoios Financeiros para a área social, com o objectivo de apoiar as entidades intervenientes no Desenvolvimento Social no Concelho de Lisboa a conhecerem os apoios financeiros disponíveis e a preparar a organização de projectos/ candidaturas. A CNIS far-se-á representar nesta sessão. 8. No dia 28 de Maio, prolongando-se pelo dia seguinte, no auditório Casa das Históricas Paula Rego, decorrerá um seminário intitulado Pelo Superior Interesse da Criança Diferentes práticas, um mesmo olhar, promovido pela instituição Aldeias SOS. A CNIS far-se-á representar neste evento. 9. No dia 31 de Maio, a partir das 14h00, na plataforma das artes e da Criatividade em Guimarães, em parceira com a Universidade do Minho, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e Câmara Municipal de Guimarães, integrada nas comemorações do dia mundial da criança 2013, a Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) irá levar a cabo um encontro subordinado ao título: Vida em Projecto: Criança, acolhimento e autonomia. Esta acção destina-se a todos quantos, activamente envolvidos no acolhimento institucional de crianças e jovens, buscam a melhor resposta possível para cada criança e cada jovem.

3 Com a presença do Secretário de Estado da Solidariedade Social, este será um momento que visa reflectir sobre boas práticas de acolhimento institucional e novos desafios e politicas sociais. 10. No dia 1 de Junho, na Rua Avelar Brotero, 42, em Loures, a Associação Luís Pereira da Mota inaugura o Centro de Apoio Integrado. 11. No dia 4 de Junho (prolongando-se pelo dia imediato), no Fórum Cultural de Ermesinde, no âmbito das actividades dinamizadas pelo Município de Valongo, em estreita articulação com as Entidades concelhias, nomeadamente com a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, decorrerá o IV Encontro Intergeracional. 12. No dia 6 de Junho, com a participação da CNIS, vai decorrer a 7ª Reunião da Comissão de Acompanhamento do Programa Operacional Regional de Lisboa (PORLisboa). 13. No dia 7 de Junho, mo âmbito do Mestrado de Psicologia Comunitária e Protecção de Menores do ISCTE-IUL, decorrerá o 2º Encontro Nacional sobre Crianças e Jovens em Perigo: contextos comunitários e educativos, investigação e intervenção. Este Encontro tem como objectivo promover uma reflexão entre investigadores e técnicos sobre a intervenção e investigação comunitárias e educativas com crianças e jovens em perigo, salientando os contextos família, instituições e comunidade. 14. No dia 7 de Junho, na Rua Américo Costa Quinta da Piedade Póvoa de Santa Iria, a APAC (Associação Popular de Apoio à Criança) vai realizar a Festa de Final de Ano Lectivo. Sessão de apresentação do livro A Fiscalidade e as Organizações de Economia Social, da autoria de Filipa Moreira Ribeiro e Sofia Ferreira Santos. A apresentação da obra estará a cargo do Professor Doutor Américo Mendes, Coordenador da Área Transversal de Economia Social do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e da Dra. Maria Antónia Torres, Tax Partner da PwC Portugal e Responsável pelo Departamento de Tax do escritório do Porto. Data: 30 de Maio pelas 18h30 Local: Auditório Carvalho Guerra da Universidade atólica, Pólo da Foz, Rua Diogo Botelho, 1327, Porto.

4 Esta linha de crédito vai estar operacional junto dos Bancos a partir do dia 31 de Maio de O SOCIAL INVESTE, Programa de Apoio à Economia Social, foi criado pela Portaria nº 42/2011 e é dirigido às associações de desenvolvimento local, às cooperativas, às instituições particulares de solidariedade social, às misericórdias, às mutualidades e outras entidades da economia social sem fins lucrativos. Concretizado numa linha de crédito, o SOCIAL INVESTE tem como objectivo incentivar as entidades que integram a economia social a fazerem investimento para promover actividades em áreas existentes ou em novas áreas de intervenção, para a modernização dos serviços prestados às comunidades e da gestão, bem como para o reforço de tesouraria. A Linha de Crédito SOCIAL INVESTE permite o financiamento dessas operações, sendo o crédito disponibilizado pelas instituições bancárias que celebraram Protocolo com a CASES e com o IEFP, IP: Banco Comercial Português Banco Espírito Santo Caixa Económica Montepio Geral Caixa Geral de Depósitos Crédito Agrícola O crédito beneficia de garantia, no quadro do sistema de garanta mútua, de bonificação da taxa de juro e de bonificação da comissão de garantia, nos termos protocolados com as Sociedades de Garantia Mutua. A Cooperativa António Sérgio vai gerir a linha de crédito, num montante global de 12,5 milhões de euros de disponibilidade financeira, em articulação com o IEFP, I.P. Mais informações podem ser encontradas em Obrigatoriedade de comunicar ao fisco o transporte de mercadorias adiada para 1 de Julho - Portaria n.º 161/2013 O Governo adiou por dois meses, para 1 de Julho, a obrigatoriedade de as empresas e agentes económicos terem de comunicar previamente ao Fisco o transporte de mercadorias e cumprirem a nova legislação que entra em vigor em Maio.

5 Prémio BPI Capacitar - O período de candidaturas decorrerá de 2 de Maio até dia 15 de Junho No âmbito da sua política de Responsabilidade Social o BPI lança a 4ª edição do Prémio BPI Capacitar, para as Instituições sem fins lucrativos, com sede em Portugal, que apresentem um projecto com a âmbito de integrar a diferença e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente. Um prémio que irá atribuir : um 1º prémio cujo montante pode ascender até e distinções até cada, para as restantes candidaturas seleccionadas. Para mais informações consultar: Prémio BPI Seniores - O período de candidaturas decorrerá de 2 de Maio até dia 15 de Junho No âmbito da sua política de Responsabilidade Social o BPI lança a 1ª edição do Prémio BPI Seniores, para as Instituições sem fins lucrativos, com sede em Portugal, que apresentem um projecto que promova o envelhecimento activo e que contribua para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com mais de 65 anos. Um prémio que irá atribuir : um 1º prémio cujo montante pode ascender até e distinções até cada, para as restantes candidaturas seleccionadas. Para mais informações consultar: Linha de Crédito II de Apoio à Economia Social Esta medida vai permitir apoiar 142 Entidades de Economia Social Encontra-se finalizado o processo de análise, avaliação e hierarquização de candidaturas à Linha de Crédito II de Apoio à Economia Social, criada pelo Ministério da Solidariedade e da Segurança Social (MSSS), no montante de 12,5 M. Esta medida vai permitir apoiar 142 Entidades de Economia Social (Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias, Fundações, Mutualidades e os Centros Sociais das igrejas e equiparadas) em situação de desequilíbrio financeiro. Salienta-se que esta Linha de Crédito de Apoio à Economia Social II será implementada em parceria com a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Mutualidades Portuguesas, a União das Misericórdias Portuguesas e a Caixa Económica Montepio Geral. A linha de crédito apoiada pelo MSSS, no montante global de 12,5 milhões de Euros, prevê uma taxa de juro bonificada (EUR3M+3,75 pontos percentuais), e um prazo de vigência até 27/12/2019, o qual enquadra um período inicial que pode ir até dois anos de carência de capital. O montante máximo de financiamento concedido a cada instituição é de Finalizado o processo de avaliação vai-se iniciar a fase de contratação do financiamento. PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA TEMPERATURAS EXTREMAS ADVERSAS MÓDULO CALOR 2013 MAIO 2013 Poderá ser consultado em Lino Maia

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.05.17 Novos critérios de sujeição anual da Certificação Legal das Contas (CLC) para as entidades do sector não lucrativo As instituições particulares de solidariedade social e equiparadas

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.05.03 Portaria nº 168/2013 de 30 de Abril As instalações criadas para os cuidados continuados vão passar a poder ser usadas como lares de idosos, em casos excepcionais e devidamente

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.05.10 Plano Nacional de Voluntariado Eixo 1. «Sensibilizar e Divulgar» A informação e a sensibilização são elementos fundamentais para a consolidação da estratégia a implementar com

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.06.07 CARTA COMUM DE BALANÇO E COMPROMISSO O SETOR DA ECONOMIA SOCIAL Conclusões: O novo paradigma de resposta social em Portugal assenta em três premissas fundamentais: Cooperação

Leia mais

IEFP. O Instituto do Emprego e Formação Profissional promove uma série de medidas e programas destinados a fomentar e apoiar o emprego em Portugal.

IEFP. O Instituto do Emprego e Formação Profissional promove uma série de medidas e programas destinados a fomentar e apoiar o emprego em Portugal. IEFP O Instituto do Emprego e Formação Profissional promove uma série de medidas e programas destinados a fomentar e apoiar o emprego em Portugal. Desse conjunto, destacamos: I) Apoios à contratação II)

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 OUTUBRO/2018 Na procura de um lugar que vise contribuir para o crescimento e desenvolvimento da pessoa humana, potenciando todas as capacidades e tendo em consideração que

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.04.26 Número de idosos vítimas de violência doméstica aumenta todos os anos Em 2010 a APAV registou 356 crimes de violência doméstica contra idosos, número que subiu para 1.479 em

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA 1 1. No dia 4 de Dezembro, a União Distrital de Santarém em parceria com Segurança Social, levou a efeito o ultimo dos 5 encontros realizados em várias zonas do distrito, sobre o tema "Encontros de Partilha",

Leia mais

Departamento de Microcrédito e Investimento

Departamento de Microcrédito e Investimento Departamento de Microcrédito e Investimento PROGRAMA NACIONAL DE MICROCRÉDITO Vou criar mais emprego Resolução do Conselho de Ministros nº16/2010 de 4 de Março Lançar, no âmbito do PADES, um programa

Leia mais

Plano de Ação 2017 Conselho Local de Ação Social de Vila Franca de Xira

Plano de Ação 2017 Conselho Local de Ação Social de Vila Franca de Xira Conselho Local de Ação Social de Vila Franca de Xira Nota Introdutória: Atendendo a que a metodologia de trabalho adotada pela Rede Social de Vila Franca de Xira, assenta numa estratégia participada de

Leia mais

Apresentação: Objecto social: Visão, Missão e valores:

Apresentação: Objecto social: Visão, Missão e valores: Apresentação: A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública de apoio à comunidade e aos seniores, de âmbito nacional

Leia mais

Linha de Crédito II de Apoio à Economia Social. Arquitectura do Processo

Linha de Crédito II de Apoio à Economia Social. Arquitectura do Processo Linha de Crédito II de Apoio à Economia Social Arquitectura do Processo Enquadramento Enquadramento De forma a promover as taxas de cobertura das respostas sociais geridas por Entidades da Economia Social

Leia mais

Ponte da Barca, Lurdes Barata

Ponte da Barca, Lurdes Barata Ponte da Barca,.0.0 Lurdes Barata Índice A Economia Social O Universo O sector Cooperativo O COOPJOVEM O enquadramento O que é Para quem Em que condições Os apoios Como funciona O que se pretende/quanto

Leia mais

1 Introdução. 2 - Plano de Acção para A Metodologia Áreas de Intervenção Saúde, Equipamentos e Respostas Sociais.

1 Introdução. 2 - Plano de Acção para A Metodologia Áreas de Intervenção Saúde, Equipamentos e Respostas Sociais. Índice. 1 Introdução 2 3 2-4 2.1. - A Metodologia. 4 3 - Áreas de Intervenção. 4 3.1 Saúde, Equipamentos e Respostas Sociais. 4 3.2 - Educação e Formação. 10 3.3 - Habitação 14 3.4 - Transportes e Acessibilidades

Leia mais

15312/16 nb/jcc 1 DGD 1B

15312/16 nb/jcc 1 DGD 1B Conselho da União Europeia Bruxelas, 9 de dezembro de 2016 (OR. en) 15312/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 9 de dezembro de 2016 para: Delegações MIGR 214 EDUC 419 JEUN

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA

REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA Aprovado na 1ª Sessão Ordinária de Assembleia Municipal, realizada em 27 de Fevereiro de 2007 (alterações aprovadas na 1ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal

Leia mais

Plataforma Territorial Supraconcelhia Entre Douro e Vouga PLANO DE ACÇÃO Grupo Operativo da Plataforma Fevereiro 2011

Plataforma Territorial Supraconcelhia Entre Douro e Vouga PLANO DE ACÇÃO Grupo Operativo da Plataforma Fevereiro 2011 Territorial Supraconcelhia ENTRE DOURO E VOUGA (Cf. Dec- Lei n.º 115/2006 de 14 Junho) PLANO DE ACÇÃO Fevereiro Territorial Introdução Corresponde o presente documento à proposta de Plano de Acção de da

Leia mais

1º Congresso Internacional de Respostas Sociais Inclusivas. Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira 27 de outubro de 2018

1º Congresso Internacional de Respostas Sociais Inclusivas. Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira 27 de outubro de 2018 1º Congresso Internacional de Respostas Sociais Inclusivas Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira 27 de outubro de 2018 Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade natureza associativa

Leia mais

Lei de Bases da Economia Social Lei n.º 30/2013 de 08 de Maio

Lei de Bases da Economia Social Lei n.º 30/2013 de 08 de Maio Lei de Bases da Economia Social Lei n.º 30/2013 de 08 de Maio A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto A presente lei estabelece,

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA

NOTÍCIAS À SEXTA NOTÍCIAS À SEXTA 2013.07.12 Projecto Particip(e)Ajude Beja A Câmara de Beja está a desafiar os seus colaboradores a participarem em acções de voluntariado, em horário laboral, para apoiar instituições

Leia mais

Arquitectura do Processo Documento Base Aprovado em 12 de Junho de 2012

Arquitectura do Processo Documento Base Aprovado em 12 de Junho de 2012 Linha de Crédito às IPSS Arquitectura do Processo Documento Base Aprovado em 12 de Junho de 2012 Enquadramento Enquadramento De forma a promover as taxas de cobertura das respostas sociais geridas por

Leia mais

Plano de Acção e Orçamento 2019

Plano de Acção e Orçamento 2019 Plano de Acção e Orçamento 2019 UDIPSS-Lisboa Assembleia-Geral 07- de Dezembro de 2018 (Este documento não segue o novo acordo ortográfico) União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade

Leia mais

Lisboa 2015 FICHA DE CANDIDATURA

Lisboa 2015 FICHA DE CANDIDATURA Lisboa 2015 Refª: 038 DE JOVEM A LIDER Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21 322 73 60 Email - bip.zip@cm-lisboa.pt

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2015 Introdução 1. A União Distrital das IPSS de Santarém, enquanto organização representativa das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Santarém representa

Leia mais

Decisão n.º 940/2011/UE, de 14 de Setembro, do Parlamento Europeu e Conselho da União Europeia

Decisão n.º 940/2011/UE, de 14 de Setembro, do Parlamento Europeu e Conselho da União Europeia Decisão n.º 940/2011/UE, de 14 de Setembro, do Parlamento Europeu e Conselho da União Europeia SIMBOLOGIA DO LOGOTIPO DO AEEASG: Figuras Aproximação de gerações Seta: Cores: Olhar em frente Energia e o

Leia mais

Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Estimular o desenvolvimento de projectos de vida;

Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Estimular o desenvolvimento de projectos de vida; São nossos objectivos: 1ª fase: Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Alargar e consolidar a rede de parcerias de forma a fomentar e a criar novos recursos, propiciando condições

Leia mais

Projecto de Regulamento de Apoio a Associações. Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de. Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão

Projecto de Regulamento de Apoio a Associações. Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de. Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Projecto de Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Preâmbulo Capítulo I -Definições e Objectivos Artigo 1.º - Definição

Leia mais

Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão

Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Preâmbulo Estudos recentes sobre o exercício dos direitos de cidadania em Portugal

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO, DO ANO DE 2005

PLANO DE ACÇÃO, DO ANO DE 2005 PLANO DE ACÇÃO, DO ANO DE 2005 O ano de 2005 é o último ano de vigência do I Plano Estratégico para o Desenvolvimento da. Assim sendo, este Plano de Acção constitui, de certa forma, o encerrar de um ciclo

Leia mais

eis Comiss:ío para a Cidadania e Igualdade de Gênero Presidência do Conselho de Ministros

eis Comiss:ío para a Cidadania e Igualdade de Gênero Presidência do Conselho de Ministros INSTITUTO eis Comiss:ío para a Cidadania e Igualdade de Gênero Presidência do Conselho de Ministros NACIONAL... DE ADMINISTRAÇÃO, I.P. PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A COMISSÃO PARA A CIDADANIA E IGUALDADE

Leia mais

Diploma DRE. Artigo 1.º. Objeto

Diploma DRE. Artigo 1.º. Objeto Diploma Estabelece os princípios orientadores e o enquadramento a que deve obedecer a cooperação entre o Estado e as entidades do setor social e solidário Decreto-Lei n.º 120/2015 de 30 de junho O n.º

Leia mais

Plano de Ação 2018 Conselho Local de Ação Social de Vila Franca de Xira

Plano de Ação 2018 Conselho Local de Ação Social de Vila Franca de Xira Conselho Local de Ação Social de Vila Franca de Xira Nota Introdutória: Em 2018, comemoram-se 20 anos de adesão de Vila Franca de Xira ao Programa da Rede Social, ainda numa fase de projetopiloto, o que

Leia mais

Plano de Actividades e Orçamento 2010

Plano de Actividades e Orçamento 2010 Plano de Actividades e Orçamento 2010 1 2 1. Missão A CooLabora é uma cooperativa de consultoria e intervenção social criada em 2008. Tem por missão contribuir para a inovação social no desenvolvimento

Leia mais

Decreto-lei n.º 168/93 de 11 de Maio (DR 109/93 SÉRIE I-A de )

Decreto-lei n.º 168/93 de 11 de Maio (DR 109/93 SÉRIE I-A de ) PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Decreto-lei n.º 168/93 de 11 de Maio (DR 109/93 SÉRIE I-A de 1993-05-11) A sociedade actual, caracterizada por uma acelerada mudança, reafirma a participação da juventude

Leia mais

Assunto: INOV Social

Assunto: INOV Social CIRCULAR Nº 22/2010 (SF) RF/MS/RC Lisboa, 11 de Março de 2010 Assunto: INOV Social Caro Associado, Chamamos a atenção para a Portaria n.º 154/2010, de 11 de Março, que publica em anexo o Regulamento da

Leia mais

UNIVERSIDADE DE VERÃO

UNIVERSIDADE DE VERÃO UNIVERSIDADE DE VERÃO MONTEPIO UAL COM O APOIO INSTITUCIONAL DE CASES E CIENTÍFICO DE CIRIEC LISBOA 24 A 2017 ECONOMIA SOCIAL E MUTUALISMO (120 ) A INSCRIÇÃO INCLUI A PARTICIPAÇÃO EM TODAS AS ATIVIDADES

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009 PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009 Quinta das Rosas, Lote 6, R/Ch Esq. 6200-551 Covilhã PT Tel.+351 275335427 Fax+351 275335427 email: coolabora@gmail.com 1. Missão A CooLabora é uma cooperativa de

Leia mais

REDES PARA O DESENVOLVIMENTO: DA GEMINAÇÃO A UMA COOPERAÇÃO MAIS EFICIENTE

REDES PARA O DESENVOLVIMENTO: DA GEMINAÇÃO A UMA COOPERAÇÃO MAIS EFICIENTE REDES PARA O DESENVOLVIMENTO: DA GEMINAÇÃO A UMA COOPERAÇÃO MAIS EFICIENTE 2 AS MAIS-VALIAS DA COOPERAÇÃO DESCENTRALIZADA O despontar de novos intervenientes trouxe novas dinâmicas à política de Cooperação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE VERÃO

UNIVERSIDADE DE VERÃO MONTEPIO UAL COM O APOIO INSTITUCIONAL DE CASES E CIENTÍFICO DE CIRIEC LISBOA 24 A 2017 ECONOMIA SOCIAL E MUTUALISMO (120 ) A INSCRIÇÃO INCLUI A PARTICIPAÇÃO EM TODAS AS ATIVIDADES ABAIXO DESCRITAS, 5

Leia mais

Plano de Acção 2006/2007. Rede Social Concelho da Lourinhã

Plano de Acção 2006/2007. Rede Social Concelho da Lourinhã Plano de Acção 2006/2007 Rede Social Concelho da Lourinhã E I X O I Intervenção Dirigida a Grupos Específicos EIXO I : INTERVENÇÃO DIRIGIDA A GRUPOS ESPECIFICOS OBJECTIVO GERAL: Até Dezembro de 2007 existem

Leia mais

com base no consenso fundamental alcançado em matérias de cooperação da capacidade produtiva, no âmbito do Plano de Acção para a Cooperação

com base no consenso fundamental alcançado em matérias de cooperação da capacidade produtiva, no âmbito do Plano de Acção para a Cooperação Memorando de Entendimento sobre a Promoção da Cooperação da Capacidade Produtiva do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau) Os Ministérios

Leia mais

Conteúdos sobre segurança e saúde no trabalho Organismos e instituições

Conteúdos sobre segurança e saúde no trabalho Organismos e instituições ISHST - Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Criado em 2004, pelo Decreto-lei n.º 171, de 17 de Julho, o Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (ISHST), I. P., é o organismo

Leia mais

Parceria para a formação financeira na Região Norte

Parceria para a formação financeira na Região Norte Parceria para a formação financeira na Região Norte Objetivos da formação financeira Elevar os conhecimentos financeiros da população Contribuir para a melhoria dos comportamentos financeiros Promover

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2015

Programa BIP/ZIP 2015 Programa BIP/ZIP 2015 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 030 CARNIDE SOMOS NÓS! Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone:

Leia mais

Objectivos Específicos Acções Principais Resultados a Atingir

Objectivos Específicos Acções Principais Resultados a Atingir Núcleo Executivo / Secretariado Técnico Rede Social Loures Aprovado na reunião de CLAS de 19.Fevereiro.2009 Objectivo Superior Objectivos Específicos Acções Principais Resultados a Atingir Monitorização

Leia mais

INFORMAÇÕES DA CNIS NOTÍCIAS À SEXTA Conteúdos deste Noticias à Sexta :

INFORMAÇÕES DA CNIS NOTÍCIAS À SEXTA Conteúdos deste Noticias à Sexta : INFORMAÇÕES DA CNIS Conteúdos deste Noticias à Sexta :» Festa da Solidariedade (pg.1)» Encontro Nacional (pg. 1)» Inquérito (pg. 2)» Legislação (pg. 2)» Candidaturas (pg. 3)» Protocolos (pg. 3)» Atividades

Leia mais

ESTÁGIOS EMPREGO IEFP,I.P. FORMULÁRIO DE CANDIDATURA MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL DECLARAÇÃO DE EMPREGABILIDADE

ESTÁGIOS EMPREGO IEFP,I.P. FORMULÁRIO DE CANDIDATURA MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL DECLARAÇÃO DE EMPREGABILIDADE IEFP,I.P. MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ESTÁGIOS EMPREGO 1. DECLARAÇÃO DE EMPREGABILIDADE Para efeitos de candidatura à Medida Estágios Emprego, a entidade

Leia mais

um objetivo estratégico

um objetivo estratégico Apresentação um objetivo estratégico Programa de políticas públicas integradas de estímulo à atividade económica produtiva de base regional e local que favoreça o crescimento económico sustentável, a competitividade

Leia mais

LEGISLAÇÃO IMPORTANTE

LEGISLAÇÃO IMPORTANTE LEGISLAÇÃO IMPORTANTE Constituição da República Portuguesa Lei nº 3/84, de 24 de Março Educação Sexual e Planeamento Familiar Lei nº 46/86, de 14 de Outubro - Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) com

Leia mais

Ficha de Caracterização de Entidade/Projecto CLDS - ESPIRAL

Ficha de Caracterização de Entidade/Projecto CLDS - ESPIRAL Ficha de Caracterização de Entidade/Projecto CLDS - ESPIRAL 2 A. IDENTIFICAÇÃO GERAL DA ENTIDADE Projecto(s) Projecto Espiral - Contrato Local de Desenvolvimento Promotor(es): CESIS - Centro de Estudos

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO CONTA SATÉLITE DA ECONOMIA SOCIAL

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO CONTA SATÉLITE DA ECONOMIA SOCIAL d. a INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA BTATISTICS PORTUGAL CflSCS PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO CONTA SATÉLITE DA ECONOMIA SOCIAL Considerando que: O reforço do sector de Economia Social constitui um dos pilares

Leia mais

I (Comunicações) CONSELHO

I (Comunicações) CONSELHO I (Comunicações) CONSELHO Resolução do Conselho e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros, reunidos no Conselho, sobre o reconhecimento do valor da aprendizagem não formal e informal no domínio

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DA COMISSÃO SOCIAL INTER-FREGUESIAS DE CAMARATE, PRIOR VELHO E SACAVÉM

PLANO DE ACÇÃO DA COMISSÃO SOCIAL INTER-FREGUESIAS DE CAMARATE, PRIOR VELHO E SACAVÉM Comissão Social de Inter Freguesias de / Prior Velho / Sacavém PLANO DE ACÇÃO DA COMISSÃO SOCIAL INTER-FREGUESIAS DE CAMARATE, PRIOR VELHO E SACAVÉM - Abrange actividades inscritas em Plano de Acção do

Leia mais

Regulamento da Universidade Sénior de Grândola

Regulamento da Universidade Sénior de Grândola Regulamento da Universidade Sénior de Grândola Nota Justificativa nos Termos do Artigo 116º do Código do Procedimento Administrativo Interpretando a Acção Social numa perspectiva de desenvolvimento e coesão

Leia mais

PROGRAMA REDE SOCIAL

PROGRAMA REDE SOCIAL PROGRAMA REDE SOCIAL Valongo CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE VALONGO - CLAS - REGULAMENTO INTERNO Aprovado em reunião do Conselho Local de Acção Social de Valongo a 02 de Julho de 2003 CAPÍTULO l Âmbito

Leia mais

Programa BIP/ZIP de Lisboa

Programa BIP/ZIP de Lisboa Programa BIP/ZIP de Lisboa Objectivos e âmbito O Programa BIP-ZIP Bairros e Zonas de Intervenção prioritária de Lisboa é criado pela Câmara Municipal de Lisboa, no quadro do Programa Local de Habitação

Leia mais

Projecto SER Px. Sessão de Abertura

Projecto SER Px. Sessão de Abertura Projecto Sessão de Abertura Semear, Enraizar e Renovar x (vezes) sem conta Parceiros Completam as valências da PX, construindo soluções conjuntas e partilhando conhecimentos, experiências e diferentes

Leia mais

CRITÉRIOS E CONDIÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS NO ÂMBITO DO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VP/1999/002

CRITÉRIOS E CONDIÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS NO ÂMBITO DO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VP/1999/002 CRITÉRIOS E CONDIÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS NO ÂMBITO DO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VP/1999/002 CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PARA A CONCESSÃO DE APOIO A ACÇÕES TRANSNACIONAIS

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE LOURES 2008

PLANO DE ACÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE LOURES 2008 PLANO DE ACÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE LOURES 2008 1 Eixo 1 QUALIDADE DA INTERVENÇÃO SOCIAL Geral específico Acções Parceiros e a envolver Parceiro responsável Calendário 1.3 Definir conceitos

Leia mais

A Taxa de Insucesso Escolar verificada no Concelho, revela-se bastante elevada quando comparada com a registada a nível nacional. De referir também,

A Taxa de Insucesso Escolar verificada no Concelho, revela-se bastante elevada quando comparada com a registada a nível nacional. De referir também, A Taxa de Insucesso Escolar verificada no Concelho, revela-se bastante elevada quando comparada com a registada a nível nacional. De referir também, o facto de o insucesso escolar aumentar à medida que

Leia mais

EMISSOR: Ministérios da Economia e do Emprego e da Solidariedade e da Segurança Social

EMISSOR: Ministérios da Economia e do Emprego e da Solidariedade e da Segurança Social DATA: Segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 NÚMERO: 252 SÉRIE I, 4º SUPLEMENTO EMISSOR: Ministérios da Economia e do Emprego e da Solidariedade e da Segurança Social DIPLOMA: Portaria n.º 432-E/2012 SUMÁRIO:

Leia mais

PROGRAMA CIDADÃOS

PROGRAMA CIDADÃOS PROGRAMA CIDADÃOS ATIV@S Workshop Técnico Lisboa 03.05.2019 Luís Madureira Pires Diretor do Programa /17 Os EEA Grants são os recursos financeiros com os quais a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam

Leia mais

Relatório e Contas 2011

Relatório  e Contas 2011 Relatório e Contas 2011 Durante o ano de 2011 e na sequência do Plano de Actividades apresentado pelo Secretariado Regional para este período, foram implementadas várias iniciativas que ao longo do ano

Leia mais

Plano de Acção

Plano de Acção - 2 - Nota Prévia A Rede Social afirmou-se ao longo da sua criação como uma medida inovadora e com capacidade de produzir alterações positivas na intervenção social. Esta medida assumiu-se, desde início,

Leia mais

6. II Congresso Internacional de Mediação Justiça Restaurativa, Lisboa: de Outubro de 2011

6. II Congresso Internacional de Mediação Justiça Restaurativa, Lisboa: de Outubro de 2011 1 de 5 Nº 06/2011 Junho Bem-vindo à newsletter do GRAL. Caso pretenda aceder ao detalhe das notícias ou aos artigos clique sobre o título. Se desejar mais informações sobre os meios de resolução alternativa

Leia mais

PRÉMIO DAMIÃO DE GÓIS - DE EMPREE DEDORISMO SOCIAL - PROMOVIDO PELA EMBAIXADA DOS PAÍSES BAIXOS EM LISBOA

PRÉMIO DAMIÃO DE GÓIS - DE EMPREE DEDORISMO SOCIAL - PROMOVIDO PELA EMBAIXADA DOS PAÍSES BAIXOS EM LISBOA PRÉMIO DAMIÃO DE GÓIS - DE EMPREE DEDORISMO SOCIAL - LISBOA, 2011 PROMOVIDO PELA EMBAIXADA DOS PAÍSES BAIXOS EM LISBOA E PELO I STITUTO PORTUGUÊS DE CORPORATE GOVER A CE Índice Considerandos; Parceiros

Leia mais

mente contribuirão para uma importante troca de ideias. Aproveito este momento, para apelar à participação de todos os representantes dos órgãos

mente contribuirão para uma importante troca de ideias. Aproveito este momento, para apelar à participação de todos os representantes dos órgãos NOTÍCIAS DO MUTUALISMO Informação Quinzenal Edição n.º 27 II Série 15 junho de 2013 Editorial mente contribuirão para uma importante troca de ideias. Aproveito este momento, para apelar à participação

Leia mais

AÇÃO 2. Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude. Capacitação no Domínio da Juventude. Parcerias no Setor das Competências

AÇÃO 2. Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude. Capacitação no Domínio da Juventude. Parcerias no Setor das Competências AÇÃO 2 COOPERAÇÃO PARA A INOVAÇÃO E O INTERCÂMBIO DE BOAS PRÁTICAS A B Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude Capacitação no Domínio da Juventude Parcerias no Setor das Competências

Leia mais

Criatividade e Inovação Chaves do Sucesso

Criatividade e Inovação Chaves do Sucesso Criatividade e Inovação Chaves do Sucesso Seminário A Economia Social, o Emprego e o Desenvolvimento Local 18 de Junho de 2013 Auditório da sede do Banco de Portugal Lisboa Apresentação do Estudo Estratégia

Leia mais

PROGRAMA AÇÃO A CNIS define, para 2017, como objectivos estratégicos:

PROGRAMA AÇÃO A CNIS define, para 2017, como objectivos estratégicos: PROGRAMA AÇÃO 2017 É prioridade da CNIS, afirmar o setor solidário em todas as suas dimensões e, em particular, na sua especificidade de prestador de serviço público cooperando com o Estado. O Compromisso

Leia mais

Exercício de Relatório de Actividades e Contas. Não segue o novo acordo ortográfico

Exercício de Relatório de Actividades e Contas. Não segue o novo acordo ortográfico Exercício de 2018 Relatório de Actividades e Contas 1 1 Não segue o novo acordo ortográfico Introdução Dando cumprimento ao Plano de Ação para 2018 a Direcção da UDIPSS-Lisboa, apresenta o Relatório de

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DE ESTATÍSTICA

CONSELHO SUPERIOR DE ESTATÍSTICA DOCT/2486/CSE-3 2ª / 2008 DELIBERAÇÃO DO ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DO SECÇÕES PERMANENTES E EVENTUAIS 2008 Desde a reforma do Sistema Estatístico Nacional (SEN) de 1989, consagrada na Lei nº 6/89, de

Leia mais

Formação no âmbito dos projectos PRO-EE e SMART-SPP - COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS Convite

Formação no âmbito dos projectos PRO-EE e SMART-SPP - COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS Convite Formação no âmbito dos projectos PRO-EE e SMART-SPP - COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS Convite 18, 25 Fevereiro, 4 Março 2010 Pólo Tecnológico de Lisboa OBJECTIVO Esta acção de formação, organizada pelo Laboratório

Leia mais

Centros de Recursos em Conhecimento Encontro Nacional Cluster Aprendizagem ao Longo da Vida

Centros de Recursos em Conhecimento Encontro Nacional Cluster Aprendizagem ao Longo da Vida Centros de Recursos em Conhecimento Encontro Nacional Cluster Aprendizagem ao Longo da Vida Xabregas, 15 de Abril de 2010 5 de junho de 2017 Relatório 2009 Avaliação Cluster ALV 12 10 8 6 4 2 0 Objectivos

Leia mais

Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social

Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social Susana Ramos Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social É um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um

Leia mais

CONSELHO PORTUGUÊS DO MOVIMENTO EUROPEU PLANO DE ATIVIDADES

CONSELHO PORTUGUÊS DO MOVIMENTO EUROPEU PLANO DE ATIVIDADES CONSELHO PORTUGUÊS DO MOVIMENTO EUROPEU PLANO DE ATIVIDADES 2016 APRESENTAÇÃO Trinta Anos de Integração Europeia O Conselho Português do Movimento Europeu pretende celebrar em 2016 os trinta anos da adesão

Leia mais

UNIVERSIDADE DE VERÃO

UNIVERSIDADE DE VERÃO UNIVERSIDADE DE VERÃO MONTEPIO UAL COM O APOIO INSTITUCIONAL DE CASES E CIENTÍFICO DE CIRIEC LISBOA 24 A 2017 ECONOMIA SOCIAL E MUTUALISMO (120 ) A INSCRIÇÃO INCLUI A PARTICIPAÇÃO EM TODAS AS ATIVIDADES

Leia mais

UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS PORTUGUESAS

UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS PORTUGUESAS UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS PORTUGUESAS GABINETE DO PRESIDENTE CERIMÓNIA DE ASSINATURA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO 2011-2012 UMP / CNIS / MSSS POR MANUEL DE LEMOS Palácio de S. Bento 17 de Janeiro de 2012 Exmo.

Leia mais

O Perfil do Psicólogo na Administração Local

O Perfil do Psicólogo na Administração Local CATEGORIA AUTORIA JANEIRO 15 Perfis do Psicólogo Gabinete de Estudos Técnicos O Perfil do Psicólogo na Administração Local Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O Perfil do Psicólogo

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ação Proença-a-Nova NOTA INTRODUTÓRIA

Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ação Proença-a-Nova NOTA INTRODUTÓRIA JUNHO DE 2019 A DEZEMBRO DE 2022 PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PLANO DE AÇÃO DO CONCELHO DE PROENÇA-A-NOVA 1 NOTA INTRODUTÓRIA O desenvolvimento de um território assenta numa abordagem coerente e transversal

Leia mais

CURRICULUM VITAE MARIA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES

CURRICULUM VITAE MARIA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES CURRICULUM VITAE MARIA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES Maio 2017 1 DADOS PESSOAIS NOME: Maria Cristina Fernandes Rodrigues FILIAÇÃO: Jaime Frederico Rodrigues e Constança dos Reis Fernandes Rodrigues CARTÃO

Leia mais

2 - Plano de Acção para A Metodologia Áreas de Intervenção Saúde, Equipamentos e Respostas Sociais.

2 - Plano de Acção para A Metodologia Áreas de Intervenção Saúde, Equipamentos e Respostas Sociais. Índice. 1 Introdução 2 3 2-4 2.1. - A Metodologia. 4 3 - Áreas de Intervenção. 4 3.1 Saúde, Equipamentos e Respostas Sociais. 4 3.2 - Educação e Formação. 11 3.3 - Habitação 12 4 Siglas 13 2 1 - Introdução

Leia mais

Decreto-Lei n.º 156/99, de 10 de Maio Estabelece o regime dos sistemas locais de saúde

Decreto-Lei n.º 156/99, de 10 de Maio Estabelece o regime dos sistemas locais de saúde Estabelece o regime dos sistemas locais de saúde Pelo Decreto-Lei n.º 11/93, de 15 de Janeiro, foi aprovado o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, que veio estabelecer o conceito de unidades integradas

Leia mais

Programa 2013 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 048 Projeto "Palavra Amiga"

Programa 2013 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 048 Projeto Palavra Amiga Programa 2013 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 048 Projeto "Palavra Amiga" Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone:

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2017/2018 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MURALHAS DO MINHO OUTUBRO/2017

PLANO DE ACTIVIDADES 2017/2018 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MURALHAS DO MINHO OUTUBRO/2017 PLANO DE ACTIVIDADES 2017/2018 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MURALHAS DO MINHO OUTUBRO/2017 A Associação de Pais e Encarregados de do Agrupamento de Escolas Muralhas

Leia mais

ROSA CRISTINA FERREIRA FERNANDES

ROSA CRISTINA FERREIRA FERNANDES ROSA CRISTINA FERREIRA FERNANDES MONTEMOR-O-VELHO, SETEMBRO DE 2013 1 ÍNDICE 1. DADOS PESSOAIS..3 2. FORMAÇÃO ACADÉMICA...4 2.1. EXPERIÊNCIA PRÉ-PROFISSIONAL... 5 2.2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL....5 3.

Leia mais

PROTOCOLO. de Pais, neste acto representados pelo respectivo Ministro e Presidente, cientes de que:

PROTOCOLO. de Pais, neste acto representados pelo respectivo Ministro e Presidente, cientes de que: PROTOCOLO O Ministério da Educação e a Confederação Nacional das Associaçóes de Pais, neste acto representados pelo respectivo Ministro e Presidente, cientes de que: a) a intervenção activa das associações

Leia mais

Incentivar a participação e organização dos seniores em actividades culturais, de cidadania, de ensino e de lazer.

Incentivar a participação e organização dos seniores em actividades culturais, de cidadania, de ensino e de lazer. Odivelas, Dezembro 2008 1. Enquadramento A Universidade Sénior de Odivelas é um projecto inovador que tem por base a promoção da qualidade de vida dos seniores de Odivelas, fomentando a sua formação científica,

Leia mais

Apoios ao Empreendedorismo

Apoios ao Empreendedorismo Apoios ao Empreendedorismo IAPMEI Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, I.P.MEI - Ministério da Economia e da Inovação Objetivos: Facilitar o acesso a soluções de financiamento

Leia mais

Comemoração do Dia da Europa - outras regiões. Iniciativas promovidas pelos Centros Europe Direct

Comemoração do Dia da Europa - outras regiões. Iniciativas promovidas pelos Centros Europe Direct Comemoração do Dia da Europa - outras regiões Iniciativas promovidas pelos Centros Europe Direct Açores Angra do Heroísmo Sessão Solene de Comemoração do Dia da Europa, com conferências sobre Ano Europeu

Leia mais

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO DA REPUBLICA PORTUGUESA

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO DA REPUBLICA PORTUGUESA MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO DA REPUBLICA PORTUGUESA E O MINISTÉRIO FEDERAL DE TRABALHO E DE ASSUNTOS SOCIAIS DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA Considerando a necessidade

Leia mais

C.N.O.D. Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes

C.N.O.D. Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes Membro do Conselho Económico e Social Membro do Fórum Europeu da Deficiência PLANO DE ACTIVIDADES 2015 Preâmbulo Temos Direitos Pelos Quais Vale a Pena Lutar Guiando-nos pelos objectivos consignados nos

Leia mais

Relatório de atividades

Relatório de atividades Relatório de atividades 2017 INTRODUÇÃO 1.1. Histórico A Ajudaris é uma associação particular de carácter social e humanitário de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome,

Leia mais

Rede Social de Vila Nova de Famalicão 2013 Ano Europeu dos Cidadãos Famalicão promove Fóruns Comunitários nas Comissões Sociais Inter- Freguesias

Rede Social de Vila Nova de Famalicão 2013 Ano Europeu dos Cidadãos Famalicão promove Fóruns Comunitários nas Comissões Sociais Inter- Freguesias Rede Social de Valongo Pais, Mães & Companhia Rede Social de Aveiro Sessões de Sensibilização entre pares na área das demências Rede Social da Covilhã Efemérides e Atividades Atividades 2013 Ano Europeu

Leia mais

PROJETO KUMPU TERA DI MININESA

PROJETO KUMPU TERA DI MININESA PROJETO KUMPU TERA DI MININESA Boa Governação para a Proteção Social da Criança CONSULTORIA: Jornalista especializado no âmbito da legislação e direitos da criança LOCALIZAÇÃO: Guiné-Bissau (Bissau) DURAÇÃO:

Leia mais

DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA

DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA Novas perspetivas e exigências de um sistema integrado para sua promoção e proteção ENCONTRO NACIONAL DE AVALIAÇÃO Programa Provisório 28 DE NOVEMBRO 10h00 12h30 14h00 14h30

Leia mais

INFORMAÇÕES DA CNIS. A entrada é livre, mediante inscrição prévia aqui, até ao próximo dia 31 de Outubro, segunda-feira.

INFORMAÇÕES DA CNIS. A entrada é livre, mediante inscrição prévia aqui, até ao próximo dia 31 de Outubro, segunda-feira. INFORMAÇÕES DA CNIS Conteúdos deste Noticias à Sexta :» Conferência (pg.1)» Cartaz Conferência (pg.2 )» Programa da Conferência (pg. 3 )» Legislação (pg.4)» Candidaturas (pg. 4)» Ações de formação (pg.

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PLANO DE ACTIVIDADES

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PLANO DE ACTIVIDADES PLANO DE ACTIVIDADES 2001 O Conselho Nacional de Educação é um órgão com funções consultivas e deve, sem prejuízo das competências próprias dos órgãos de soberania, proporcionar a participação das várias

Leia mais

Nesta edição, o destaque vai para a recente. Editorial

Nesta edição, o destaque vai para a recente. Editorial NOTÍCIAS DO MUTUALISMO Informação Quinzenal Edição n.º 49 - II Série 15 de junho de 2014 Editorial Nesta edição, o destaque vai para a recente alteração do Regime Jurídico das Farmácias de Oficina, que

Leia mais

Ver será sempre a melhor metáfora de conhecer. Fernando Pessoa

Ver será sempre a melhor metáfora de conhecer. Fernando Pessoa 2007-2013 Ver será sempre a melhor metáfora de conhecer Fernando Pessoa O O B S E RVATÓ R I O D O Q R E N : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : O Observatório

Leia mais