PROCESSO DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA 2016/2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSO DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA 2016/2017"

Transcrição

1 Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Educação Diretoria Pedagógica Ajustamento de Vagas DOCUMENTO ORIENTADOR Nº 001/ AJUSTAMENTO DE VAGAS DE 12 DE AGOSTO DE REDE CONVENIADA PROCESSO DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA 2016/2017 ESCOLAS E INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL CONVENIADAS

2 Este documento tem como objetivo orientar dirigentes e responsáveis pela administração das escolas e instituições de educação infantil conveniadas do município de Porto Alegre, quanto aos procedimentos a serem seguidos no Processo de Inscrição, Seleção e Matrícula 2016/2017. O cronograma com todos os prazos do processo encontra-se no final deste documento. PROCEDIMENTOS GERAIS 1. DIVULGAÇÃO Nesse ano, o período de inscrições será de 17/10/2016 a 11/11/2016. Para que a informação chegue a todos os interessados, o processo de seleção e ingresso de alunos novos deverá ser amplamente divulgado nas comunidades em que estão localizadas as instituições de educação infantil. Para auxiliar na divulgação, a SMED distribuirá cartazes que deverão ser fixados em frente à escola, nos postos de saúde, nos locais de comércio e nas sedes de associações de bairro, entre outros lugares de grande circulação das famílias. 2. INSCRIÇÕES Os pais e/ou responsáveis poderão fazer a inscrição das crianças em até três escolas de sua preferência, sendo: uma Escola Municipal de Educação Infantil, Jardim de Praça ou turma de Jardim em Escola Municipal de Ensino Fundamental pertencente à Rede Municipal de Ensino; duas escolas conveniadas. As inscrições deverão acontecer diretamente nas escolas selecionadas pela família, dentro do período estabelecido (17/10 a 11/11 de 2016), mediante o preenchimento da FICHA DE INSCRIÇÃO 2017, nos horários e dias de funcionamento da escola. Para efetivar a inscrição da criança, o responsável pela mesma deverá apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança (ou RG); comprovante de renda; comprovantre de endereço; RG do responsável pela criança; se a família for beneficiária do Programa Bolsa Família, apresentar ainda: Cartão do Bolsa Família ou último extrato bancário de recebimento do benefício (ver exemplo anexo destes documentos).

3 Caso a criança não possua documento, a família deve ser orientada a procurar o Conselho Tutelar ou Módulo de Assistência Social da FASC, a fim de que estes sejam providenciados até o último dia da inscrição. 3. A FICHA DE INSCRIÇÃO A Ficha deverá ser preenchida diretamente no SIE durante o período de inscrição (17/10/16 a 11/11/16) e impressa, para assinatura do responsável e entrega do comprovante. A SMED fornecerá o modelo padrão de FICHA DE INSCRIÇÃO em papel e por , que poderá ser multiplicado pela escola para atendimento, de acordo com suas necessidades. Finalizado o período de inscrição, as fichas que foram registradas em papel devem estar digitadas no SIE (Sistema de Informações Educacionais) até o dia 18/11/16 e os originais ficarão arquivados na escola para futuras consultas que se fizerem necessárias. É fundamental para o processo seletivo que as fichas estejam preenchidas de forma CLARA e CORRETA, ou seja, as informações devem estar LEGÍVEIS (se no papel) e EXATAMENTE IGUAIS às dos documentos apresentados, sem abreviações de nomes e com a data de nascimento corretamente preenchida. Os pais e/ou responsáveis pela inscrição deverão ser solicitados a conferir as informações preenchidas na ficha e, após assiná-la, receberão comprovante da efetivação da inscrição contendo: data da divulgação do resultado da seleção 22/11/16 e período de matrícula de 23/11/16 a 30/11/16 - (parte inferior da ficha). Todas as crianças que forem inscritas deverão ser cadastradas no SIE/ LISTA DE ESPERA, SEM EXCEÇÃO. Nesse cadastro serão informados todos os dados da ficha, incluindo os indicadores que servirão para gerar a classificação. 4. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E DIVULGAÇÃO DA LISTA A ficha de inscrição contém os indicadores que serão utilizados para classificação das crianças inscritas na sua escola. Salientamos aqui os de maior peso por ordem: 1. Critério específico da instituição: critério a ser definido pela escola, de acordo com suas necessidades, que deverá ser informado pela coordenadora da escola para sua assessora pedagógica no momento da enturmação/previsão de turmas 2017; 2. Bolsa Família (para preenchê-lo é necessário apresentar o nº do NIS); 3. Proximidade da escola. Salientamos ainda que, a marcação correta de todos os indicadores na ficha é FUNDAMENTAL já que interferem diretamente na classificação das crianças.

4 Uma vez que TODAS as inscrições estejam devidamente revisadas (data de nascimento, idade, nome completo, etc.) e digitadas no SIE, a escola deverá gerar a CLASSIFICAÇÂO dos candidatos. O sistema irá gerar uma lista com TODOS os inscritos na escola, classificados de acordo com os indicadores. De acordo com as vagas disponibilizadas pela escola, serão contemplados os primeiros da lista, ficando os demais aguardando em Lista de Espera. Recomendamos que seja feita uma conferência rigorosa na lista antes de divulgá-la, verificando se: todos os inscritos aparecem na listagem; nenhum aluno aparece duplamente; os irmãos gêmeos estão classificados um imediatamente abaixo do outro; os alunos estão classificados nas turmas corretas, de acordo com sua idade: NÍVEIS IDADE (ATÉ 31/03/2017) B1 ZERO a 11 meses B2 1 ano 1 ano e 11 meses M1 2 anos 2 anos e 11 meses M2 3 anos 3 anos e 11 meses JA 4 anos 4 anos e 11 meses JB 5 anos 5 anos e 11 meses 5. R EMATRÍCULA A rematrícula no SIE será realizada entre os dias 17 e 31 de outubro de MATRÍCULA DE ALUNOS NOVOS É imprescindível que as matrículas de alunos novos sejam lançadas no SIE até dia 02/12/16, para que o setor de Ajustamento de Vagas realize nova busca de vagas de 05 a 15/12/16 para as crianças de JA e JB que participaram do processo de inscrição e não foram contempladas. Concluído este processo, o relatório de Resumo do Processo (acessado no SIE em: > Lista de Espera > Resumo do Processo), deverá ser entregue ao setor de Ajustamento de Vagas. LEMBRETES IMPORTANTES 1. A lista de Espera gerada após as inscrições deverá ser respeitada ao longo do ano de 2016, ou seja, a cada nova vaga que surja na escola, o próximo da lista de espera deve ser chamado. Somente as VAGAS CONTINGENCIAS (solicitadas pelo Ajustamento de Vagas/SMED, mediante situação de grave risco social, devidamente amparadas pelos Conselhos Tutelares ou outros Órgãos Público de Proteção) e solicitações JUDICIAIS, poderão passar à frente na suplência. 2. A lista deve, preferencialmente, ficar fixada em local que permita à comunidade o acompanhamento do progresso da chamada das crianças.

5 ORIENTAÇÕES GERAIS A) A data de divulgação dos contemplados estará previamente preenchida no SIE E SAIRÁ NA FICHA DE INSCRIÇÃO com os seguintes prazos: Divulgação: 22/11/2016 Período de matrícula: 23 a 30/11/2016 B) É função dos Dirigentes e da Coordenação Pedagógica das instituições esclarecer os questionamentos da comunidade sobre o processo de seleção, sempre que solicitada, e orientar as famílias para participação do mesmo dentro dos prazos estabelecidos. C) A escola preencherá as vagas livres, em qualquer época do ano, respeitando o processo de inscrição e seleção e o ingresso de alunos por solicitações contingenciais (via poder judiciário), informando ao Setor de Ajustamento de Vagas sempre que, esgotada a lista de espera, houver vaga disponível na instituição. E) A solicitação ou requisição do Conselho Tutelar ou deverá ser respondida pela escola, diretamente a este Órgão, conforme modelo em anexo, onde deverá constar se a criança participou ou não do processo de inscrição e seleção; caso tenha participado, deverá ser mencionado o lugar de suplência e para qual nível. F) A solicitação ou requisição de NEGATIVA DE VAGA (solicitada pela Defensoria Pública ou Juizados), deverá ser respondida e entregue diretamente à família portadora do documento, informando de a criança participou ou não do processo de inscrição e seleção 2016/2017. G) As mudanças de crianças de grupos de JA para outras escolas que ocorram em decorrência do Processo de Inscrição, Seleção e Matrícula 2016/2017, deverão ser realizadas de acordo com as Orientações Relativas à Documentação de Educação Infantil, em anexo. As dúvidas e esclarecimentos necessários sobre este Processo serão respondidas pela Comissão de Acompanhamento de Inscrições/SMED. Contato pelos telefones: Ajustamento de Vagas/SMED PIE/SMED / EDUCAÇÃO INFANTIL/SMED

6 CRONOGRAMA DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA DE ALUNOS NOVOS 2016/ EDUCAÇÃO INFANTIL - 1. PREVISÃO DE TURMAS 2017: AÇÕES REUNIÃO DA ESCOLA COM ASSESSORIA PEDAGÓGICA PARA PREVISÃO DE TURMAS E VAGAS PARA INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS NOVOS: PERÍODO DE INSCRIÇÃO NAS ESCOLAS. PERÍODO 01 A 30/09/16 17/10/16 A 11/11/16 3. REMATRÍCULA DE ALUNOS ANTIGOS LANÇAMENTO NO SIE. 17 A 31/10/16 4. DIGITAÇÃO DOS CANDIDATOS: PRAZO PARA A ESCOLA DIGITAR NO SISTEMA AS FICHAS DE INSCRIÇÕES E REVISAR INFORMAÇÕES DE ACORDO COM A CERTIDÃO DA CRIANÇA. 5. DIVULGAÇÃO DAS LISTAS DE INSCRITOS, CONTENDO: CONTEMPLADOS COM VAGA SUPLENTES EM LISTA DE ESPERA DEVE SER REALIZADA NO ATO DA INSCRIÇÃO OU ATÉ 18/11/16 22/11/16 6. MATRÍCULA DE ALUNOS NOVOS 23 A 30/11/16 7. ENCERRAMENTO ENTREGA DO RELATÓRIO RESUMO DO PROCESSO (ACESSADO NO SIE EM: > LISTA DE ESPERA > RESUMO DO PROCESSO) AO SETOR DE AJUSTAMENTO DE VAGAS / SMED. 8. DIVULGAÇÃO DA LISTA DE DESIGNAÇÃO JA E JB: PARA CRIANÇAS DE JA E JB QUE NÃO FORAM CONTEMPLADAS COM VAGAS. DIVULGAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL, SITE SMED, SAGUÃO SMED E NAS ESCOLAS. 9. MATRÍCULAS DAS CRIANÇAS DE JA E JB DESIGNADAS VIA AJUSTAMENTO DE VAGAS: 02/12/16 16/12/16 19 A 28/12/16 MATRÍCULAS REALIZADAS DIRETAMENTE NAS ESCOLAS.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA 2016/2017

PROCESSO DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA 2016/2017 Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Educação Diretoria Pedagógica Ajustamento de Vagas DOCUMENTO ORIENTADOR Nº 001/2016 - AJUSTAMENTO DE VAGAS DE 12 DE AGOSTO DE 2016. REDE MUNICIPAL

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIR N O 01/2014

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIR N O 01/2014 Universidade Federal de Rondônia-UNIR Núcleo de Ciências Exatas e da Terra-NCET Departamento de Física-DFIS Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do POLO UNIR_P.VELHO EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIR

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC BLUMENAU - N O 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC BLUMENAU - N O 01/2017 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Blumenau Departamento de Ciências Exatas e Educação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 52 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFSC BLUMENAU -

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEM Nº 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UEM

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEM Nº 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UEM Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional em Ensino de Física-Polo UEM EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEM Nº 02/2017 PROCESSO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Niterói, em 19 de julho de 2018. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GERÊNCIA DE UNIDADES BÁSICAS

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFSC N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 52

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFSC N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 52 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Blumenau Departamento de Ciências Exatas e Educação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFSC N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [Polo UFRR]

Universidade Federal de Roraima Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [Polo UFRR] Universidade Federal de Roraima Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [Polo UFRR] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRR N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS TERESINA CENTRAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS TERESINA CENTRAL ASSESSORIA DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS EDITAL Nº 15/2018/NAPNE MONITORIA PARA NAPNE O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFC N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFC

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFC N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFC Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFC] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFC N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO CARIRI

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO CARIRI Universidade Regional do Cariri URCA Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [Polo Cariri] EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 01/2016 Universidade Estadual de Ponta Grossa Setor de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física POLO 35 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UTFPR - Campo Mourão

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UTFPR - Campo Mourão Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UTFPR - Campo Mourão EDITAL N O 02/2016 - MNPEF- UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO

Leia mais

EDITAL Nº 001/2017/SE PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO INGRESSO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA/ESEBA/UFU

EDITAL Nº 001/2017/SE PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO INGRESSO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA/ESEBA/UFU EDITAL Nº 001/2017/SE PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO INGRESSO NA DA /ESEBA/UFU O Diretor da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições e tendo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE AÇÕES EDUCACIONAIS EDITAL INTERNO Nº 002/2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE AÇÕES EDUCACIONAIS EDITAL INTERNO Nº 002/2018 Comunicado de abertura de inscrições para seleção de 04 (quatro) bolsas para o projeto Redes de Aprendizagem da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED), registrado no SIE sob o número 045401. Área Ampla

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-SBF, POLO 10 IFRN N 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-SBF, POLO 10 IFRN N 01/2017 Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-SBF,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA Núcleo de Ciências Exatas e da Terra-NCET Departamento De Fisica Mestrado Profissional Em Ensino De Física-Mnpef-SBF-CAPES Polo - 40 Porto

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFERSA N O 18/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 09

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFERSA N O 18/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 09 Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG Departamento de Ciências Exatas e Naturais - DCEN Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Leia mais

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Sobral

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Sobral Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Sobral Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - MNPEF - Polo 56 - UVA/IFCE EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPA N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 37

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPA N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 37 Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 37 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPA N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física MNPEF-Polo13/UFLA

Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física MNPEF-Polo13/UFLA Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física MNPEF-Polo13/UFLA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFLAS N O 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. Unifal-MG EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 02/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. Unifal-MG EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 02/2016 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 28 UNIFAL-MG 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão de Seleção] do

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFAL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFAL N O 01/2014

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFAL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFAL N O 01/2014 Universidade Federal de Alagoas Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFAL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFAL N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF UnB Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO MNPEF (POLO 01 UnB) (retificado em 27/9/2018)

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF UnB Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO MNPEF (POLO 01 UnB) (retificado em 27/9/2018) Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) Polo 01 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF UnB Nº 01/2018 PROCESSO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 - UECE/FECLESC

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 - UECE/FECLESC EDITAL COMPLEMENTAR N º 001/2015 - MNPEF-UECE/FECLESC PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 23 - UECE/FECLESC 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Coordenadora

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 019 /2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 19

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 019 /2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 19 Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 19 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 019 /2017 PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEM Nº01/2018

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEM Nº01/2018 Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional em Ensino de Física - Polo UEM EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEM Nº01/2018 PROCESSO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFERSA N O 17/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 9

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFERSA N O 17/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 9 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - POLO 9-UFERSA EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Área de Ensino de Física Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo 06 SBF/CAPES EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa Setor de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 35 UEPG EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPG N O 02/2016

Leia mais

Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFLA

Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFLA Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFLA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFLA N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

EDITAL Nº 04/2019 CAMPUS FLORIANO SELEÇÃO DE MONITORES PARA NAPNE

EDITAL Nº 04/2019 CAMPUS FLORIANO SELEÇÃO DE MONITORES PARA NAPNE EDITAL Nº 04/2019 CAMPUS FLORIANO SELEÇÃO DE MONITORES PARA NAPNE O IFPI, Campus Floriano, através do (NAPNE) e no uso de suas atribuições legais e por meio da Diretoria Geral/Comissão Portaria n o 037/2018,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 EDITAL COMPLEMENTAR PARA PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 38/UFRR

Universidade Federal de Roraima Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 38/UFRR Universidade Federal de Roraima Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 38/UFRR EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRR Nº 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Pólo 58

Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Pólo 58 Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Pólo 58 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF PPPGI Nº 29/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF PPPGI Nº 29/2016 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF PPPGI Nº 29/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 47 UFMA 1. PREÂMBULO 1.1. A comissão de Seleção do Polo 47 UFMA

Leia mais

SELEÇÃO DE MONITORES PARA CURSOS DE EXTENSÃO DO PROJETO SOCIAL DE INCLUSÃO DIGITAL ANJO DA GUARDA - PSID 2018/1

SELEÇÃO DE MONITORES PARA CURSOS DE EXTENSÃO DO PROJETO SOCIAL DE INCLUSÃO DIGITAL ANJO DA GUARDA - PSID 2018/1 EDITAL Nº 4/2018/ /IFTO, DE 30 DE JANEIRO 2018. SELEÇÃO DE MONITORES PARA CURSOS DE EXTENSÃO DO PROJETO SOCIAL DE INCLUSÃO DIGITAL ANJO DA GUARDA - PSID 2018/1 O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 01/2014

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 01/2014 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UNIFAL-MG 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão de Coordenação do

Leia mais

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFESSPA NO 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-SBF, POLO 10 IFRN N 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-SBF, POLO 10 IFRN N 01/2017 Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-SBF,

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 24]

Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 24] Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [POLO 24] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF / IF SUDESTE-MG N O 01/2017

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF UFMA N O 01/ PREÂMBULO

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF UFMA N O 01/ PREÂMBULO Universidade Federal do Maranhão Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 47 UFMA EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPE/CAA N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 46

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPE/CAA N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 46 Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste Instituto / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [Polo 46 UFPE/CAA] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPE/CAA N O

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPE/CAA N O 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPE/CAA N O 01/2017 Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste Instituto / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [Polo 46 UFPE/CAA] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPE/CAA N O

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFSC N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFSC N O 01/2016 Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Ciências Físicas e Matemáticas - CFM Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 39 - UFSC - Florianópolis EDITAL

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa Setor de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 35 UEPG / MNPEF EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2017

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EDITAL Nº 001/2016/SE PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO INGRESSO NA DA /ESEBA/UFU O Diretor da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições e tendo

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC - Florianópolis

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC - Florianópolis Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC - Florianópolis EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES NO 39 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 1

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES NO 39 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 1 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 39 UFSC-Florianópolis EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFT N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFT

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFT N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFT Universidade Federal do Tocantins Campus Universitário de Araguaína Curso de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFT EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFT N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé]

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 183/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF PPPGI N O 44/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 47 UFMA

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF PPPGI N O 44/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 47 UFMA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF PPPGI N O 44/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 47 UFMA 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão de Seleção do Polo 47

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 01/2017 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFAL-MG N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 28 UNIFAL- MG 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão de Seleção do

Leia mais

Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO 31

Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO 31 Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO 31 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2017 PROCESSO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 EDITAL COMPLEMENTAR PARA PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional Coordenação de Acompanhamento da Oferta Educacional Coordenação de Unidades

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS IV/JACOBINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS IV/JACOBINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM. EDITAL Nº. 003/2017 O COORDENADOR DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE- (MPED), no uso de suas atribuições, legais e regimentais, torna pública a abertura das

Leia mais

EDITAL N.º 001/ DA COTA INSTITUCIONAL PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (MPEJA) MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL N.º 001/ DA COTA INSTITUCIONAL PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (MPEJA) MESTRADO PROFISSIONAL EDITAL N.º 001/2017 O COORDENADOR DO (MPEJA), no uso de suas atribuições, legais e regimentais, torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Coordenadora do Polo UFGD

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física -51_UFRN

Universidade Federal do Rio Grande Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física -51_UFRN Universidade Federal do Rio Grande Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física -51_UFRN EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE "SUPERVISOR DA FORMAÇÃO" PARA O PROGRAMA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O2/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O2/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31 Universidade Regional do Cariri URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física - DF Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 31 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O2/2016 PROCESSO

Leia mais

1.8. Correspondência eletrônica dirigida ao Polo 46 UFPE Caruaru do MNPEF deve ser endereçada a:

1.8. Correspondência eletrônica dirigida ao Polo 46 UFPE Caruaru do MNPEF deve ser endereçada a: Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste Instituto / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [Polo 46 UFPE/CAA] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 01/2019

Leia mais

SELEÇÃO PARA (PUBLICADO em 18 /09 /2018)

SELEÇÃO PARA (PUBLICADO em 18 /09 /2018) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFMT BARRA DO

Leia mais

1.6. A página eletrônica do MNPEF Polo 09 está disponível em:

1.6. A página eletrônica do MNPEF Polo 09 está disponível em: Universidade Federal Rural do Semi-Árido Centro de Ciências Exatas e Naturais Departamento Ciências Naturais, Matemática e Estatística Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 09 EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFPA N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFPA

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFPA N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFPA Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFPA - Universidade Federal do Pará EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFPA N O 01/2014

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV Universidade Federal de Viçosa - UFV Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UFV EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual n , de 04 de julho de 2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual n , de 04 de julho de 2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual n 16.825, de 04 de julho de 2016 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UESB N O 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO / EDITAL Nº CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO / EDITAL Nº CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE PRÓ-REITORIA DE ENSINO CAMPUS MARANGUAPE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFGD Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia - FACET Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UFGD EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFGD N O 01/2018 PROCESSO

Leia mais

Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFLA

Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFLA Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - UFLA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFLA N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016 Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo Campina Grande EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016 PROCESSO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15 Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Polo 15 Sul Fluminense EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO

Leia mais

INSCRIÇÃO PARA INGRESSO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI - FIEB

INSCRIÇÃO PARA INGRESSO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI - FIEB INSCRIÇÃO PARA INGRESSO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI - FIEB 2018 SUMÁRIO 1. EDITAL Nº 02/2017... 2 2. DAS INFORMAÇÕES... 2 3. DO INGRESSO NO 1º ANO DO ENSINO

Leia mais

1.6. A página eletrônica do MNPEF Polo 15 UFF/IFRJ está disponível em:

1.6. A página eletrônica do MNPEF Polo 15 UFF/IFRJ está disponível em: EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15 UFF/IFRJ 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão de Seleção do Polo 15

Leia mais

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- POLO UNIFESSPA N O 01/2018 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

1. PREÂMBULO Correspondência eletrônica dirigida ao Polo 24 do MNPEF deve ser endereçada a:

1. PREÂMBULO Correspondência eletrônica dirigida ao Polo 24 do MNPEF deve ser endereçada a: Universidade Federal de Juiz de Fora / Instituto Federal Sudeste, MG Instituto de Ciências Exatas / Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [MNPEF Polo 24] EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Juazeiro/ MNPEF Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.

Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Juazeiro/ MNPEF Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Juazeiro/ MNPEF Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Polo 08 UNIVASF EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIVASF N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL FIEX 2017_ Resolução N. 001/2013 da UFSM

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL FIEX 2017_ Resolução N. 001/2013 da UFSM Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para o projeto de extensão Ações de Promoção da Saúde em grupo na Atenção Básica A Coordenadora do projeto de Extensão Ações de Promoção da Saúde em grupo na

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciência Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 12

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciência Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 12 Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciência Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 12 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFES N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFF N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFF N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15 Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Polo 15 Sul Fluminense EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF - UFF N O 01/2015 PROCESSO

Leia mais

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015.

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. O Diretor da Faculdade de Tecnologia do Ipiranga FATEC IPIRANGA, no uso de suas atribuições legais, faz saber que

Leia mais

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min)

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) EDITAL 013/2017 - PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I, INGLÊS BÁSICO I, E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL BÁSICO II, (VAGAS REMANESCENTES) INGLÊS BÁSICO

Leia mais

1.6. A página eletrônica do MNPEF Polo 37 está disponível em:

1.6. A página eletrônica do MNPEF Polo 37 está disponível em: Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 37 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFPA Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SÃO PAULO PIRITUBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SÃO PAULO PIRITUBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SÃO PAULO PIRITUBA EDITAL Nº 001/2018 DE 24 DE JANEIRO DE 2018 A DIRETORA-GERAL DO CÂMPUS SÃO PAULO PIRITUBA

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 12

Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 12 Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 12 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFES N o 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31 Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 31 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO

Leia mais

INSCRIÇÃO PARA INGRESSO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI FIEB VAGAS REMANESCENTES EEFMT PROF.

INSCRIÇÃO PARA INGRESSO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI FIEB VAGAS REMANESCENTES EEFMT PROF. INSCRIÇÃO PARA INGRESSO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI FIEB VAGAS REMANESCENTES EEFMT PROF. ª DAGMAR RIBAS TRINDADE. 2018 SUMÁRIO 1. EDITAL Nº 02/2018... 2

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 004/2017 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 35 UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Setor de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 02/2017 PROCESSO

Leia mais

UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Área de Ensino de Física Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 06 SBF/CAPES EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFOPA

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF IES N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFOPA Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências de Educação Programa de Ciências Exatas Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo 049 UFOPA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF IES N O 01/2017

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRN N 0 02/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE FÍSICA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA POLO 25-UFMT EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2017

Leia mais