RECURSO JURISDICIONAL DECISÃO RECORRIDA Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga. 28 de Março de Julgou procedente a impugnação judicial.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECURSO JURISDICIONAL DECISÃO RECORRIDA Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga. 28 de Março de Julgou procedente a impugnação judicial."

Transcrição

1 1 de , 18:04 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0800/17 Data do Acordão: Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: CADUCIDADE CONCESSÃO CRÉDITO UTILIZAÇÃO Sumário: I - A concessão de crédito está sujeita a imposto do selo, qualquer que seja a natureza e forma, relevando, contudo, para o efeito a efectiva utilização do crédito concedido. II - O facto tributário eleito para tributação em imposto de selo é, sempre, a concessão de crédito - prestação de valores monetários de uma parte a outra obrigando-se esta última a restituir aquele montante (em singelo ou acrescido de valor convencionado), no futuro-. III - A mera celebração do contrato de concessão de crédito nem sempre gera facto tributário do imposto. Quando a utilização do crédito for imediata, o facto tributário emerge na data de utilização que coincide com a data de celebração do contrato de concessão de crédito. IV - Quando a utilização do crédito não for imediata, o facto tributário emerge na data de utilização que não coincide com a data de celebração do contrato concessão de crédito. V - Para um crédito concedido e utilizado em 2002, a notificação da liquidação respeitante a contrato deveria ser notificada à recorrida até 31 de Dezembro de 2006, pelo que em 2012 tinha caducado, há muito, o direito de liquidar o imposto. Nº Convencional: JSTA000P23056 Nº do Documento: SA Data de Entrada: Recorrente: AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA Recorrido 1: A... SA Votação: UNANIMIDADE Aditamento: Texto Integral Texto Integral: RECURSO JURISDICIONAL DECISÃO RECORRIDA Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga. 28 de Março de 2017 Julgou procedente a impugnação judicial. Acordam nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo:

2 2 de , 18:04 A Representante da Fazenda Pública veio interpor o presente recurso da sentença supra mencionada, proferida no âmbito do processo de Impugnação judicial nº 336/13.0 BEBRG, que A., S.A. deduziu contra os actos de liquidação de Imposto do Selo (IS), respeitantes aos anos de 2008, 2009 e 2010, no montante global de ,76, tendo, para esse efeito formulado, a final da sua alegação, as seguintes conclusões: A. Na douta sentença recorrida julgou-se procedente a impugnação deduzida pela Impugnante, com a consequente anulação das liquidações de Imposto de Selo, referentes aos anos de 2008, 2009 e 2010, por se entender, e passamos a citar: ( ) o crédito em questão não revestiu a forma de conta corrente, nem a sua utilização foi deferida para momento posterior à celebração do contrato. Pelo contrário, resultou demonstrado que o crédito foi utilizado no momento da sua concessão, ocorrendo, por isso, nesse momento, o facto gerador do imposto. ( ) Atento o regime legal transcrito e considerando que o Imposto de Selo deveria ter sido liquidado no momento em que o crédito foi concedido, ou seja, no ano de 2002, é forçoso concluir que o direito da AT de liquidar tal imposto caducou, o que acarreta a invalidade das liquidações impugnadas. B. Ora, a Fazenda Pública não se pode conformar com a douta decisão do tribunal a quo, pelos motivos que se passam a explanar. C. No âmbito das ações inspetivas a que a ora impugnante foi sujeita, os serviços de inspeção tributária, detetaram a concessão de empréstimos por parte da mesma ao sujeito passivo B., S.A., no montante de ,96, mantendo-se esses empréstimos sem qualquer alteração (reforço ou restituição do mesmo) nos anos posteriores a D. Tal como resulta dos Relatórios de Inspeção Tributária, o Sr. Inspetor concluiu, pelos motivos devidamente explanados nos mesmos, que a concessão dos referidos empréstimos, estava sujeita a Imposto de Selo, nos termos do disposto no artigo 1º, n.º 1 do CIS, e que aos referidos empréstimos seria de aplicar o valor constante da verba n.º da Tabela Geral do CIS.

3 3 de , 18:04 E. A concessão de empréstimos está sujeita a Imposto de Selo, nos termos do disposto no artigo 1º, n.º 1 do CIS. F. No caso em apreço, o sujeito passivo do imposto, é a entidade concedente de crédito, nos termos do preceituado no artigo 2º, n.º 1, alínea b) do CIS. G. Nos termos do artigo 5º do CIS: ( ) A obrigação tributária considera-se constituída: g) Nas operações de crédito, no momento em que foram realizadas ou, se o crédito for utilizado sob a forma de conta corrente, descoberto bancário ou qualquer outro meio em que o prazo não seja determinado nem determinável, no último dia de cada mês. H. A Tabela Geral do Imposto do Selo (TGIS), na sua verba 17, estabelece o seguinte: 17 Operações financeiras: 17.1 Pela utilização de crédito, sob a forma de fundos, mercadorias e outros valores, em virtude da concessão de crédito a qualquer título exceto nos casos referidos na verba 17.2, incluindo a cessão de créditos, o factoring e as operações de tesouraria quando envolvam qualquer tipo de financiamento ao cessionário, aderente ou devedor, considerando-se, sempre, como nova concessão de crédito a prorrogação do prazo do contrato - sobre o respetivo valor, em função do prazo: Crédito de prazo inferior a um ano - por cada mês ou fração: 0,04% Crédito de prazo igual ou superior a um ano: 0,05% Crédito de prazo igual ou superior a cinco anos: 0,06% Crédito utilizado sob a forma de conta corrente, descoberto bancário ou qualquer outra forma em que o prazo de utilização não seja determinado ou determinável, sobre a média mensal obtida através da soma dos saldos em dívida apurados diariamente, durante o mês, divididos por 30: 0,04% I. Na conceção desta norma destaca-se a necessidade de atentarmos à definição de utilização de crédito, que será a operação pela qual uma entidade põe determinada soma à disposição de um beneficiário, com a garantia deste lhe pagar os juros convencionados e de lhe restituir, na data fixada para o reembolso, a importância correspondente à que havia sido emprestada. J. Desde logo, na apontada definição destaca-se uma condição, o prazo fixado entre as partes para a devolução da quantia mutuada.

4 4 de , 18:04 K. Com efeito, com exceção das dívidas perpétuas (aquelas em que nunca ocorre a devolução dos montantes emprestados) e dos créditos sob a forma de conta corrente ou descoberto bancário, todos os empréstimos têm necessariamente de determinar um prazo para devolução do capital mutuado. L. A TGIS prevê, nas suas verbas a , o Imposto de Selo a pagar para as várias situações em que está estabelecido um prazo para a devolução do capital mutuado, sendo a verba reservada a situações residuais de créditos em conta corrente ou descoberto bancário (existe um plafond de crédito passível de utilização por parte do beneficiário que só cessará quando as partes o entenderem) e outras em que não seja determinado ou determinável o prazo para o mesmo. M. Na douta sentença ora recorrida refere-se que o crédito em causa foi mobilizado e utilizado no ano de 2002, sem oscilações, materializando-se, assim, de forma instantânea os efeitos do contrato, pelo que não existiu uma utilização de crédito na forma de conta-corrente. N. Ora, e salvo melhor opinião não pode a Fazenda Pública concordar com a posição defendida na sentença, dado que tal verba (17.1.4) não se aplica apenas aos créditos que revestem a forma de conta corrente, mas também a descobertos bancários e a créditos utilizados por qualquer outra forma, desde que o prazo, nas três situações, não seja determinado ou determinável. O. De facto, caso a IT realizasse uma inspeção, no ano de 2002, a proceder a tese da impugnante, nada poderia liquidar a título de Imposto de Selo, uma vez que, não podendo aplicar a verba , também não poderia aplicar qualquer uma das verbas , ou , uma vez que o mútuo em causa não tinha prazo determinado ou determinável. P. Bastando, assim, aos sujeitos passivos - caso não existisse a verba , para não pagarem Imposto de Selo, não convencionarem um prazo para a devolução do capital mutuado. Q. No que se refere ao facto de o crédito em causa ter sido utilizado de forma "instantânea", tal situação não interfere com a qualificação do mesmo como sendo um mútuo com prazo não determinado ou determinável. R. De novo se destaca o facto da verba do TGIS se referir aos factos tributários relativos a outras formas de crédito

5 5 de , 18:04 com prazo não determinado ou determinável, sendo indiferente se, nessas outras formas, existe uma utilização do capital mutuado de forma instantânea ou de forma faseada. S. Da análise à Tabela Geral de Imposto de Selo, retira-se que apenas serão de aplicar as verbas , ou , quando a utilização de crédito decorrer de um mútuo contratado por um período de tempo definido (variando a taxa a aplicar de 0,04% a 0,06% em função desse tempo contratualizado), o que não é o caso dos presentes autos, uma vez que, na utilização de crédito em apreço não foi determinado um prazo, ou seja, não foi determinada uma data para a devolução das quantias mutuadas. T. Pelo que, dúvidas não restam de que à situação concreta, e tendo em conta que nos empréstimos concedidos pela impugnante à sociedade B., S.A, não foi determinado um prazo um prazo para a devolução das quantias mutuadas, não poderá ser aplicada qualquer uma das verbas , ou , mas, apenas, a verba da respetiva Tabela Geral, da qual consta expressamente que um crédito utilizado por qualquer forma em que o prazo não seja determinado está sujeito a Imposto de Selo, à taxa de 0,04%, aplicado sobre a média mensal obtida através da soma dos saldos em dívida apurados diariamente, durante o mês, divididos por 30. U. Verificando-se, assim, todas as condições legais para sujeitar os empréstimos em causa nos autos à verba da Tabela Geral do CIS. V. Face ao exposto, entende a Fazenda Pública, que ao contrário do que alega a impugnante o Imposto de Selo não deveria ter sido liquidado no momento em que o crédito foi concedido, ou seja, no ano de 2002, e como tal o direito por parte da AT de liquidar o tributo, ainda não caducou. W. Pelo que, a douta sentença proferida pela Mmº Juiz a quo fez, a nosso ver, uma incorreta interpretação das normas legais e do ratio legis que a fundamentam, incorrendo assim em erro de julgamento, devendo, por esse motivo, ser revogada, com as legais consequências. Requereu que seja dado provimento ao recurso. Foram apresentadas contra-alegações, pela recorrida A S.A. em suporte da

6 6 de , 18:04 decisão recorrida que terminam com as seguintes conclusões: Em face do que se alegou nas presentes contra-alegações de recurso, bem como em sede de petição inicial, ficou demonstrado que: i. No caso em concreto, o crédito foi mobilizado, concedido e utilizado em 2002, sem qualquer oscilação de capital ou flexibilidade, tendo sido utilizado no momento da sua concessão; ii. O crédito sob a forma de conta corrente caracteriza-se pelo facto de o prazo de utilização não ser determinado ou determinável e em que a utilização do crédito é deferida para momento ou momentos posteriores à celebração do contrato; iii. Por outro lado, o crédito que não reveste a forma de conta corrente caracteriza-se pelo facto do crédito concedido ser utilizado no momento em que se efetiva o direito potestativo do creditado, de mobilização dos fundos para o seu património; iv. Assim, no caso em apreço, o IS deveria ter sido liquidado no momento em que o crédito foi concedido, isto é, em 2002; v. Sucede, porém, que o direito de liquidar tal imposto há muito que já caducou, nos termos dos artigos 45º e 46º, ambos da LGT e do artigo 39º do Código do IS; vi. Deste modo, podemos concluir que o crédito aqui em crise não reveste a forma de conta corrente, pelo que o IS deveria ter sido liquidado no momento em que o mesmo foi concedido, isto é, em 2002; vii. Contudo, o direito da AT liquidar o referido IS há muito que já caducou, nos termos dos artigos 45º e 46º, ambos da LGT e do artigo 39º do Código do IS; viii. Por conseguinte, devem ser anuladas as liquidações aqui em crise, com todas as consequências legais, nomeadamente, a restituição do indevidamente pago acrescido dos respetivos juros indemnizatórios, nos termos do artigo 43º da LGT, porquanto as mesmas padecem do vício de violação de lei, por erro nos seus pressupostos de Direito. Foi emitido parecer pelo Magistrado do Ministério Público no sentido da improcedência do recurso.

7 7 de , 18:04 Mostram-se provados, os seguintes factos com relevo para a decisão do presente recurso: 1. A ora Impugnante é detida a 100% pela empresa C, SA. e pertence ao grupo A, cuja empresa mãe é a Companhia Industrial A.. SGPS, SA. 2. A impugnante desenvolve a actividade de obtenção e primeira transformação de alumínio, a que corresponde o CAE 24420, encontrando-se enquadrada no regime geral de determinação do lucro tributável para efeitos de IRC e em sede de IVA no regime normal de periodicidade mensal. 3. Em cumprimento das ordens de serviço internas n s (ano 2008), (ano de 2009) e (ano de 2010), foram iniciados no ano de 2012 procedimentos inspectivos à impugnante - cfr. fls. I, 91 e 141 do processo administrativo apenso aos autos (doravante PA). 4. No decorrer dos referidos procedimentos a Inspecção Tributária constatou a existência de empréstimos concedidos pela impugnante à sociedade B, SAI no ano de 2002, no montante de ,96, mantendo-se esses empréstimos sem qualquer alteração (reforço ou restituição do mesmo), nos anos posteriores a A impugnante não liquidou Imposto de Selo sobre os empréstimos efectuados ao sujeito passivo B, SA. 6. Os serviços de inspecção concluíram que a concessão dos referidos empréstimos estava sujeita a Imposto de Selo, nos termos do disposto nos artigos 1, n.º 1 do Código do Imposto de Selo (CIS), e que aos referidos empréstimos seria de aplicar o valor constante da verba n.º do Tabela Geral do CIS, "uma vez que no empréstimo em questão não foi determinado um prazo para o mesmo" - cfr. fls. 86, verso e 87, fls. 137 e 138 verso e fls. 220, verso e 221 do PA. 7. O sujeito passivo foi notificado, nos termos e para os efeitos do disposto nos artºs. 60 da LGT e 60 do RCPIT, dos projectos de relatório dos procedimentos inspectivos referidos e, ainda, para, querendo, exercer o seu direito de participação na decisão mesmos, direito que exerceu - dr. fls. 2 e ss., fls. 116 e ss. e fls. 166 e ss. do PA. 8. Em , foi a impugnante notificada do RIT referente à ordem de serviço n.º , referente ao exercício de

8 8 de , 18: , através do ofício n.º dr. fls. 82 do PA. 9. Em , foi a impugnante notificada do RIT referente à ordem de serviço n.º , referente ao exercício de 2009, através do ofício n.º dr. fls. 131 do PA. 10. Em , foi a impugnante notificada do RIT referente à ordem de serviço n.º , referente ao exercício de 2010, através do ofício n.º fls. 215 do PA. 11. As correcções efectuadas deram origem aos actos tributários, ora em apreço, os quais foram notificados ao sujeito passivo, tendo os mesmos, como data limite de pagamento voluntário os dias (liquidação nº , do ano de 2008), (liquidação nº , ano de 2009) e (liquidação nº , do ano de 2010) - dr. fls. 12 a 14 do suporte físico dos autos. 12. Em , a Impugnante procedeu ao pagamento do Imposto do Selo de doc. fls. 18 do suporte físico dos autos. 13. Na sequência das referidas liquidações de Imposto de Selo, foi deduzida a presente impugnação judicial. 14. O crédito concedido pela Impugnante à sociedade B, SA referido no ponto 4) foi mobilizado e utilizado em 2002, sem qualquer oscilação de capital ou flexibilidade, tendo sido utilizado no momento da sua concessão - cfr. fls. 19 a 27 do suporte físico dos autos. **** Questão objecto de recurso: 1- Caducidade do direito à liquidação e quais as consequências sobre a validade dos próprios actos tributários de liquidação. Discorda a Representante da Fazenda Pública da sentença recorrida porque secundando a posição assumida pela fiscalização tributária considera que a situação em apreço é tributada em sede de imposto de selo nos termos do

9 9 de , 18:04 disposto no artigo 1º, n.º 1 do CIS, e que aos referidos empréstimos seria de aplicar o valor constante da verba n.º da Tabela Geral do CIS - Crédito utilizado sob a forma de conta corrente, descoberto bancário ou qualquer outra forma em que o prazo de utilização não seja determinado ou determinável, sobre a média mensal obtida através da soma dos saldos em dívida apurados diariamente, durante o mês, divididos por 30: 0,04%.- Para assim concluir atribui ao prazo de utilização o único critério de enquadramento da questão fiscal em apreço. Segundo a Representante da Fazenda Pública, não estando determinado no contrato o prazo de utilização, obteria a operação financeira enquadramento na verba da Tabela Geral do CIS. O imposto de selo, nas operações financeiras, tributa a concessão de crédito independentemente da forma contratual que lhe está subjacente ( a concessão de crédito a qualquer título, como determina a referida verba da Tabela Geral na verba 17: «17 Operações financeiras: 17.1 Pela utilização de crédito, sob a forma de fundos, mercadorias e outros valores, em virtude da concessão de crédito a qualquer título excepto nos casos referidos na verba 17.2, incluindo a cessão de créditos, o factoring e as operações de tesouraria quando envolvam qualquer tipo de financiamento ao cessionário, aderente ou devedor, considerando-se, sempre, como nova concessão de crédito a prorrogação do prazo do contrato - sobre o respectivo valor, em função do prazo:».

10 10 de , 18:04 Nos termos do artigo 5º do CIS: ( ) A obrigação tributária considera-se constituída: g) Nas operações de crédito, no momento em que foram realizadas ou, se o crédito for utilizado sob a forma de conta corrente, descoberto bancário ou qualquer outro meio em que o prazo não seja determinado nem determinável, no último dia de cada mês. Na situação presente, diz a matéria de facto que: «a existência de empréstimos concedidos pela impugnante à sociedade B, SAI no ano de 2002, no montante de ,96, mantendo-se esses empréstimos sem qualquer alteração (reforço ou restituição do mesmo), nos anos posteriores a 2007.». Assim, é claro que em 2002 foi realizada a operação de crédito sujeita a tributação, e o momento da tributação é o momento em que foi realizada, em Em 2002 ocorreu a celebração do contrato de concessão de crédito e a utilização de crédito por parte do mutuário - mobilização efectiva dos fundos, materializada por transferência bancária ou por cheque- com base num negócio jurídico típico de concessão de crédito (contrato de mútuo, nos termos previstos nos artigos 1142.º e seguintes do Código Civil). Em 2002 verificou-se um dispêndio financeiro da Recorrida com recurso aos seus fundos próprios ou alheios para fazer face às obrigações por si assumidas no contrato de concessão de crédito celebrado. O Código do Imposto do Selo considera

11 11 de , 18:04 sujeitos passivos do imposto, de forma genérica, as entidades concedentes do crédito - art. 2.º, n.º 1, alínea g) do referido Código. Nos termos do n.º 1, h) a concessão de crédito está sujeita a imposto do selo, qualquer que seja a natureza e forma, relevando, contudo, para o efeito a efectiva utilização do crédito concedido e não o contrato que lhe é subjacente o que significa que, mais que a forma do contrato, importa para a tributação a efectiva relação de crédito, estando sujeito a imposto apenas a efectiva utilização do crédito pelo beneficiário. Assim, teremos que concluir que a mera celebração do contrato de concessão de crédito nem sempre gera facto tributário do imposto. Quando a utilização do crédito for imediata, o facto tributário emerge na data de utilização que coincide com a data de celebração do contrato de concessão de crédito. Quando a utilização do crédito não for imediata, o facto tributário emerge na data de utilização que não coincide com a data de celebração do contrato concessão de crédito. O facto tributário eleito para tributação é, sempre, a concessão de crédito em que uma parte se obriga a realizar uma prestação de valores monetários a outra que por sua vez se obriga a restituir aquele montante (em singelo ou acrescido de valor convencionado), no futuro. A utilização de crédito com base em negócio jurídico de concessão de crédito é que torna aparente o contrato de concessão de crédito que o legislador quer tributar. Até que essa utilização se verifique, não há lugar a tributação e esta, quanto à sua taxa, depende muito do

12 12 de , 18:04 valor e periodicidade da utilização. Na situação em análise, parecendo coincidir o momento de celebração do contrato de concessão de crédito ou, pelo menos o momento em que dele há notícia - com o da utilização do capital, também para efeitos de determinação do prazo de caducidade do direito de liquidar o imposto, só ao momento da utilização se deve atender e este é, incontestavelmente a data de 2002, que a recorrente não discute. A Administração Tributária, na sequência de uma fiscalização à ora recorrida, verificou a existência de factos tributários não declarados tendo procedido a liquidação oficiosa do imposto em falta, como lhe é imposto pelo n.º 7 do art. 59.º do Código de Processo e Procedimento Tributário. Nos termos do art. 45.º da LGT, aplicável ex vi do n.º 1 do art. 39.º do CIS a liquidação oficiosa do imposto de selo está sujeita ao instituto da caducidade. Tomando por referência o último dia do ano de 2002, pelas razões antes indicadas, a notificação da liquidação respeitante a contrato efectuado nesse dia deveria ser notificada à recorrida até 31 de Dezembro de Ainda que a matéria de facto não indique com precisão a data da notificação à recorrida, todos os actos de liquidação foram efectuados no ano de 2012, muito depois de esgotado o prazo de caducidade. O procedimento de inspecção decorreu também em 2012, quando há muito tinha caducado o direito de liquidar o imposto de selo por factos ocorridos em 2002, pelo que não haverá que considerar qualquer efeito

13 13 de , 18:04 suspensivo de um prazo já terminado. A sentença recorrida não enferma, pois, dos vícios que lhe vinham apontados tendo efectuado uma adequada interpretação e aplicação da lei ao caso concreto, a determinar a sua integral confirmação. Deliberação Termos em que acordam os Juízes da Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo em negar provimento ao recurso e confirmar a sentença recorrida. Custas pela recorrente. (Processado e revisto pela relatora com recurso a meios informáticos (art.º 131º nº 5 do Código de Processo Civil, ex vi artº 2º Código de Procedimento e Processo Tributário). Lisboa, 14 de Março de Ana Paula Lobo (relatora) António Pimpão Ascensão Lopes.

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0545/10 Data do Acordão: 15-09-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IVA CADUCIDADE DO DIREITO À LIQUIDAÇÃO

Leia mais

FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO ASSINATURA DO AVISO POR PESSOA DIVERSA DO DESTINATÁRIO

FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO ASSINATURA DO AVISO POR PESSOA DIVERSA DO DESTINATÁRIO Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0533/17 Data do Acordão: 22-11-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: NOTIFICAÇÃO FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO

Leia mais

Acordam, em conferência, nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo:

Acordam, em conferência, nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: 1 de 5 26-03-2018, 18:05 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0303/17 Data do Acordão: 14-03-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Nº Convencional:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 0551/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo LEI APLICÁVEL RELAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 01842/13 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P17659 Nº do Documento: SA22014061801842

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0831/08 Data do Acordão: 11-03-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE REGIME SIMPLIFICADO DE TRIBUTAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0483/13 Data do Acordão: 13-11-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO JUDICIAL PROCEDIMENTO DE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0733/08 Data do Acordão: 26-11-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO IRC DETERMINAÇÃO DE LUCRO TRIBUTÁVEL

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0919/08 Data do Acordão: 11-03-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO IMPUGNAÇÃO JUDICIAL RECLAMAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01101/17 Data do Acordão: 09-05-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ARAGÃO SEIA Descritores: IRS CADUCIDADE PRESCRIÇÃO INÍCIO DO PRAZO Sumário:

Leia mais

Acordam nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo:

Acordam nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: Acórdãos STA Processo: 036/17 Data do Acordão: 22 03 2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: CUMULAÇÃO DE IMPUGNAÇÕES Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo I Há toda

Leia mais

Acordam nesta Secção do Contencioso

Acordam nesta Secção do Contencioso 1 de 7 19-03-2018, 17:03 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0917/17 Data do Acordão: 07-03-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Nº Convencional:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 7 Acórdãos STA Processo: 0722/14 Data do Acordão: 28-01-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo REVISÃO OFICIOSA ACTO

Leia mais

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0613/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo NULIDADE PRAZO DE ARGUIÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo cordão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01140/16 Data do Acordão: 25-10-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 022/10 Data do Acordão: 24-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO VALENTE TORRÃO JUROS INDEMNIZATÓRIOS REQUISITOS LEI

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo 1 de 6 11-06-2018, 18:29 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0534/15 Data do Acordão: 30-05-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário: IMPOSTO DE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01568/13 Data do Acordão: 05-02-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P17005

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01941/13 Data do Acordão: 29-01-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P16946

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0765/10 Data do Acordão: 24-02-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA INDEFERIMENTO LIMINAR DA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0350/12 Data do Acordão: 06-06-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO JUDICIAL IRC INCENTIVOS FISCAIS ISENÇÃO TEMPORÁRIA Sumário: Nº Convencional:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 012/15 Data do Acordão: 21-02-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: ACTO TRIBUTÁRIO ANULAÇÃO PARCIAL Sumário: O acto

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 033/11 Data do Acordão: 03-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IVA DEDUÇÃO DUPLICAÇÃO DE COLECTA JUROS

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0922/09 Data do Acordão: 27-01-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO IMPOSTO DE SELO USUCAPIÃO IMÓVEL

Leia mais

Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo

Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 7 Acórdãos STA Processo: 0826/13 Data do Acordão: 22-04-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo IRC INEXISTÊNCIA DE FACTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 01380/14 Data do Acordão: 06-05-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0774/10 Data do Acordão: 26-01-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA IMPUGNAÇÃO IRC PRESCRIÇÃO

Leia mais

IMPUGNAÇÃO JUDICIAL LIQUIDAÇÃO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS TEMPESTIVIDADE DA IMPUGNAÇÃO

IMPUGNAÇÃO JUDICIAL LIQUIDAÇÃO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS TEMPESTIVIDADE DA IMPUGNAÇÃO Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01922/13 Data do Acordão: 05-02-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: INDEFERIMENTO LIMINAR IMPUGNAÇÃO

Leia mais

Acordam na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: - Relatório -

Acordam na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: - Relatório - Página 1 de 8 Acórdãos STA Processo: 058/14 Data do Acordão: 14-01-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO JUDICIAL IRC REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA ESTABELECIMENTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo 1 de 6 05/06/17, 10:51 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01159/14 Data do Acordão: 10/05/2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário: PEDIDO REVISÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0187/11 Data do Acordão: 25-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL NULIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0893/08 Data do Acordão: 07-01-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IRC CHEQUE AUTO CUSTO FISCAL DESPESAS

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01460/15 Data do Acordão: 07-03-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: ACTO TRIBUTÁRIO ANULAÇÃO PARCIAL Sumário: O

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 9 Acórdãos STA Processo: 0239/18.2BEVIS Data do Acordão: 09-01-2019 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo PRINCÍPIO DA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0355/14 Data do Acordão: 28-05-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de 05-02-2014 Processo: 01922/13 Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Meio Processual: RECURSO JURISDICIONAL Decisão: PROVIDO Fonte: www.dgsi.pt Sumário I - Nos

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0460/10 Data do Acordão: 03-11-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE PRESCRIÇÃO IVA OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO Acórdãos STA Processo: 0405/13 Data do Acordão: 22-05-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FERNANDA MAÇÃS Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P15791 Nº do Documento: SA2201305220405 Data de Entrada:

Leia mais

DO ACTO TRIBUTÁRIO DECLARAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO LIQUIDAÇÃO CORRECTIVA PRAZO

DO ACTO TRIBUTÁRIO DECLARAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO LIQUIDAÇÃO CORRECTIVA PRAZO Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01305/16 Data do Acordão: 28-06-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário: REVISÃO DO ACTO TRIBUTÁRIO DECLARAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0473/09 Data do Acordão: 16-09-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ALFREDO MADUREIRA IRC CADUCIDADE DO DIREITO DE LIQUIDAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0530/09 Data do Acordão: 08-07-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IMPUGNAÇÃO JUDICIAL DUPLICAÇÃO DE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0622/12 Data do Acordão: 06-03-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO ACTO DE FIXAÇÃO DO VALOR IRS MÉTODOS INDIRECTOS RELATÓRIO DE INSPECÇÃO

Leia mais

PORTAGEM COIMA NOTIFICAÇÃO ADMINISTRADOR DA INSOLVENCIA

PORTAGEM COIMA NOTIFICAÇÃO ADMINISTRADOR DA INSOLVENCIA 1 de 6 24-04-2018, 16:36 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0124/18 Data do Acordão: 11-04-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: TAXA PORTAGEM

Leia mais

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 10 886 DIÁRIO DA REPÚBLICA II SÉRIE N. o 145 29 de Julho de 2005 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Caixa Geral de Aposentações Aviso n. o 7003/2005 (2. a série). Em cumprimento do disposto

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0726/10 Data do Acordão: 19-01-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO PRESCRIÇÃO DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA

Leia mais

1.1. Terminou a alegação de recurso com as seguintes conclusões:

1.1. Terminou a alegação de recurso com as seguintes conclusões: Acórdãos STA Processo: 0119/15 Data do Acordão: 15 03 2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: DULCE NETO Descritores: Sumário: IMPOSTO DE SELO REGIME TRANSITÓRIO Nº Convencional: JSTA000P21592 Nº do Documento:

Leia mais

ACÓRDÃO Nº 40 /03 15 Jul. 1ªS/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 29/03. (Processo nº 3372/02) SUMÁRIO DO ACÓRDÃO

ACÓRDÃO Nº 40 /03 15 Jul. 1ªS/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 29/03. (Processo nº 3372/02) SUMÁRIO DO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Nº 40 /03 15 Jul. 1ªS/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 29/03 (Processo nº 3372/02) SUMÁRIO DO ACÓRDÃO I. O âmbito da fiscalização prévia está definido, fundamentalmente, no artº44º nº1 da Lei 98/97 de 26

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0376/08 Data do Acordão: 26-11-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE IMPOSTO DE SELO TRANSMISSÃO DA PROPRIEDADE

Leia mais

Nas alegações, conclui o seguinte:

Nas alegações, conclui o seguinte: Acórdãos STA Processo: 0568/12 Data do Acordão: 24-10-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: LINO RIBEIRO Descritores: CADUCIDADE DE GARANTIA Sumário: Nº Convencional: JSTA000P14744 Nº do Documento: SA2201210240568

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 8 Acórdãos STA Processo: 0832/15.5BEBRG 0706/18 Data do Acordão: 20-02-2019 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: CPPT PRESSUPOSTOS OPOSIÇÃO DE JULGADOS Sumário: Acórdão do

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 7 Acórdãos STA Processo: 0270/18.8BEPRT-S1 Data do Acordão: 06-02-2019 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: CONTRA-ORDENAÇÃO APENSAÇÃO PORTAGEM Sumário: Acórdão

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0889/09 Data do Acordão: 19-05-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL PAGAMENTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0159/10 Data do Acordão: 12-05-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IRC NOTIFICAÇÃO DEFICIENTE CPPT IMPUGNAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01583/15 Data do Acordão: 15 02 2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO FUNDAMENTOS OPOSIÇÃO ERRO NA FORMA DE PROCESSO CONVOLAÇÃO Sumário:

Leia mais

Supremo Tribunal Administrativo:

Supremo Tribunal Administrativo: Acórdãos STA Processo: 0125/10 Data do Acordão: 05-05-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO EXECUÇÃO FISCAL OPOSIÇÃO CITAÇÃO

Leia mais

Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0734/05. Data do Acórdão: Tribunal: 2 SECÇÃO. Relator: JORGE LINO

Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0734/05. Data do Acórdão: Tribunal: 2 SECÇÃO. Relator: JORGE LINO Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0734/05 Data do Acórdão: 28-09-2006 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: JORGE LINO Descritores: IMPUGNAÇÃO JUDICIAL. EMOLUMENTOS REGISTRAIS. Sumário:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 9 Acórdãos STA Processo: 0458/14 Data do Acordão: 14-01-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ASCENSÃO LOPES Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P18444 Nº do Documento: SA2201501140458

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01181/09 Data do Acordão: 18-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO DULCE NETO RECURSO JUDICIAL PROCESSO CONTRA-ORDENAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01161/09 Data do Acordão: 03-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO VALENTE TORRÃO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL INSTITUTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0543/09 Data do Acordão: 28-10-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE IRC GRATIFICAÇÃO O valor de remuneração

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0997/08 Data do Acordão: 17-12-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE COMPENSAÇÃO DE CRÉDITOS INTERPRETAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0616/11 Data do Acordão: 06-07-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO CASIMIRO GONÇALVES PROCESSO URGENTE REQUERIMENTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 066/13 Data do Acordão: 06-02-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo RECLAMAÇÃO SUSPENSÃO DA EXECUÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01031/10 Data do Acordão: 22-03-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA IMPUGNAÇÃO JUDICIAL IRS

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 8 Acórdãos STA Processo: 017/16 Data do Acordão: 31-05-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO JUDICIAL DEDUÇÃO DE PREJUÍZOS MÉTODOS INDICIÁRIOS IRC

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01404/13 Data do Acordão: 12-03-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: OPOSIÇÃO NULIDADE DE SENTENÇA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0667/09 Data do Acordão: 13-01-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL FALSIDADE

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2006:

ECLI:PT:TRE:2006: ECLI:PT:TRE:2006:376.06.3.21 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2006:376.06.3.21 Relator Nº do Documento Maria Alexandra Moura Santos Apenso Data do Acordão 13/07/2006 Data de decisão sumária

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0477/08 Data do Acordão: 29-10-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL IVA FALTA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo 1 de 12 26/06/17, 10:16 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0350/16 Data do Acordão: 07-06-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: OPOSIÇÃO FALTA

Leia mais

LAR DE TERCEIRA IDADE ISENÇÃO UTILIDADE

LAR DE TERCEIRA IDADE ISENÇÃO UTILIDADE Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 084/18 Data do Acordão: 06-06-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: IVA LAR DE TERCEIRA IDADE ISENÇÃO UTILIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 079/10 Data do Acordão: 29-09-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE IRS RETENÇÃO NA FONTE NATUREZA SUBSTITUIÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0418/07 Data do Acordão: 07/11/2007 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PIMENTA DO VALE Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo RECLAMAÇÃO GRACIOSA RECURSO HIERÁRQUICO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0606/08 Data do Acordão: 29-10-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO LÚCIO BARBOSA IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS AVALIAÇÃO

Leia mais

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE

Leia mais

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Rui Duarte Morais 1 QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Compensação por Iniciativa do Contribuinte 2 Artigo 90º n.º 1 C.P.P.T. A compensação com créditos

Leia mais

Acordam nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acordam nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo 1 de 6 01-10-2018, 17:08 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0766/18 Data do Acordão: 12-09-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: PAGAMENTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0298/11 Data do Acordão: 25-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO VALENTE TORRÃO IMPUGNAÇÃO JUDICIAL PRESTAÇÃO DE GARANTIA

Leia mais

2 Não foram apresentadas contra alegações. 4 - Colhidos os vistos legais, cabe decidir.

2 Não foram apresentadas contra alegações. 4 - Colhidos os vistos legais, cabe decidir. Acórdãos STA Processo: Data do Acordão: Tribunal: Relator: Descritores: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo 01067/15 18-11-2015 2 SECÇÃO PEDRO DELGADO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE TRANSMISSÃO ONEROSA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0895/13 Data do Acordão: 25-09-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: DULCE NETO Descritores: OMISSÃO DE PRONÚNCIA Sumário: Nº Convencional:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01230/09 Data do Acordão: 24-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL COIMA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0402/12 Data do Acordão: 14-06-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ASCENSÃO LOPES Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P14304 Nº do Documento: SA2201206140402 Data de Entrada:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0162/11 Data do Acordão: 01-06-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL FALSIDADE

Leia mais

ACÓRDÃO Nº32/10 30.NOV ª S/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº

ACÓRDÃO Nº32/10 30.NOV ª S/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº ACÓRDÃO Nº32/10 30.NOV. 2010 1ª S/PL RECURSO ORDINÁRIO Nº 03/2010 (Proc. nº 994/2010) DESCRITORES: Emolumentos. Contrato de prestação de serviços. Contrato de execução periódica. SUMÁRIO: I Contratos de

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01065/09 Data do Acordão: 03-03-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO JUROS INDEMNIZATÓRIOS ANULAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de 04-12-2013 Processo: 0877/13 Relator: VALENTE TORRÃO Meio Processual: RECURSO JURISDICIONAL Decisão: PROVIDO Fonte: www.dgsi.pt Sumário Impugnando o contribuinte

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 067/08 Data do Acordão: 30-04-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO LÚCIO BARBOSA IRS INCIDÊNCIA REAL JUROS DE MORA INDEMNIZAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0823/12 Data do Acordão: 31-10-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FRANCISCO ROTHES Descritores: IRS RENDIMENTO CATEGORIA FISCAL Sumário: Nº Convencional: JSTA000P14797 Nº do Documento:

Leia mais

Acordam nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo:

Acordam nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0437/17 Data do Acordão: 15-11-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: IRS MAIS VALIAS VALOR DE AQUISIÇÃO DESPESAS

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0265/12 Data do Acordão: 05-07-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: LINO RIBEIRO Descritores: DERRAMA GRUPO DE EMPRESAS Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Sumário: I - À luz

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0562/11 Data do Acordão: 28-09-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO VALENTE TORRÃO DIREITO DE AUDIÇÃO AUDIÇÃO LIQUIDAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0385/10 Data do Acordão: 11-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO CASIMIRO GONÇALVES OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL TEMPESTIVIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0196/11 Data do Acordão: 30-03-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU DERROGAÇÃO DO SIGILO BANCÁRIO DOCUMENTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0996/10 Data do Acordão: 24-02-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO VALENTE TORRÃO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL COLIGAÇÃO

Leia mais

IRC DEDUÇÃO COLECTA CONTRIBUIÇÃO AUTÁRQUICA CRÉDITO FISCAL POR INVESTIMENTO

IRC DEDUÇÃO COLECTA CONTRIBUIÇÃO AUTÁRQUICA CRÉDITO FISCAL POR INVESTIMENTO Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0909/13 Data do Acordão: 13-11-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: VALENTE TORRÃO Descritores: Sumário: LIQUIDAÇÃO DO IMPOSTO IRC DEDUÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0878/10 Data do Acordão: 02-03-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO IVA RECTIFICAÇÃO PRAZO DUPLICAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0622/08 Data do Acordão: 29-10-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE DE SOUSA JUROS INDEMNIZATÓRIOS ACTO DE LIQUIDAÇÃO

Leia mais

Acordam nesta Secção do Contencioso

Acordam nesta Secção do Contencioso Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01044/17 Data do Acordão: 14-03-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P23058 Nº

Leia mais

Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo

Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 9 Acórdãos STA Processo: 0699/12.5BEPRT 0132/17 Data do Acordão: 13-02-2019 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: RECLAMAÇÃO GRACIOSA PRAZO Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 9 Acórdãos STA Processo: 0335/14 Data do Acordão: 28-01-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo CONTRA-ORDENAÇÃO MEDIDA DA COIMA

Leia mais