UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEP DE ENGENHARIA ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO CIVIL TB736 CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I PROF.: ALEXANDRE ARAÚJO BERTINI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEP DE ENGENHARIA ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO CIVIL TB736 CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I PROF.: ALEXANDRE ARAÚJO BERTINI"

Transcrição

1 1. INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO PRÁTICO O trabalho prático proposto nesta disciplina tem como principal objetivo levar o grupo a acompanhar e analisar os métodos construtivos praticados nas obras de edifícios de múltiplos pavimentos, na cidade de Fortaleza. Como a disciplina é anual, o trabalho será dividido em duas partes. A primeira parte, que corresponde ao primeiro semestre de 2005, envolverá a descrição completa e a análise dos subsistemas estrutura e alvenaria. A segunda parte, que corresponde ao segundo semestre de 2005, envolverá a descrição completa e análise dos subsistemas impermeabilização, instalações e revestimentos. Os trabalhos serão entregues em forma de texto técnico, de acordo com as datas previstas, sendo que as datas para as entregas da segunda parte do trabalho serão divulgadas oportunamente. Os alunos deverão se dividir em grupos de 4 ou menos, todos da mesma turma. Cada grupo escolherá uma obra de edifício de múltiplos pavimentos, que esteja em fase de execução de estrutura e alvenaria, com possibilidade de acompanhar os serviços do trabalho do segundo semestre. A escolha da empresa e da obra é de responsabilidade do grupo de alunos e é de fundamental importância para a qualidade do trabalho. Uma empresa desorganizada certamente levará a um trabalho de baixa qualidade. É verdade que a recíproca não é totalmente verdadeira, mas uma empresa organizada poderá contribuir mais com o aprendizado dos alunos. Não poderá haver dois grupos da mesma turma trabalhando com uma mesma obra. 2. PRIMEIRO SEMESTRE DE 2006 O trabalho deverá enfocar os seguintes dois temas: subsistema estrutura do edifício; subsistema vedação vertical do edifício Roteiro para Elaboração do Trabalho O trabalho de cada grupo será composto de três partes: PARTE I-1: Características do empreendimento estudado. PARTE II-1: Caracterização dos Sistemas de Estrutura e Vedação Vertical PARTE I-1: Características do Empreendimento Estudado A primeira tarefa do grupo é escolher uma obra com a qual irá trabalhar ao longo de grande parte do ano, analisando nela a questão da execução da estrutura ou da vedação vertical.

2 Para a realização do trabalho exige-se a realização de pelo menos quatro visitas a essa obra, sendo que a equipe de produção deverá dar seu consentimento formal de aceitação do grupo, que deverá ser entregue ao professor da disciplina (ver datas adiante). O relatório da primeira visita à obra deverá constar as informações da PARTE I 1 do trabalho Descrição da Obra Uma vez escolhida a obra, a Parte I-1 do trabalho constará de uma descrição da mesma, contendo: nome da construtora; área de atuação da construtora; características relevantes do empreendimento; estágio atual (características de todos os serviços em andamento); duração estimada da obra (início e término); regime de contratação da obra; regime de contratação dos serviços; área do terreno e área construída; planta do terreno, com o posicionamento do edifício (croqui); planta do pavimento tipo do edifício (croqui). O croqui deve ser entendido como um desenho elaborado pelos próprios alunos, a partir das informações obtidas na obra ou mesmo a partir de projetos específicos fornecidos pela equipe da obra. Não serão aceitas cópias de projetos ou de folders de divulgação do empreendimento. O croqui deverá apresentar as principais cotas que caracterizem o objeto do desenho Descrição do Canteiro de Obras e Equipamentos Deverá ainda ser feita uma descrição do canteiro de obras, contendo, para todos os serviços em curso por ocasião da primeira visita, ao menos: um croqui, em vista superior e cortes, mostrando terreno, edifício, posição de equipamentos, áreas de descarga e estocagem de materiais, áreas de processamento, áreas administrativas, alojamentos, etc. O croqui do canteiro deve ser elaborado conforme visto em sala de aula Características da Fundação O tipo de fundação utilizada como suporte da estrutura deve ser descrito, bem como suas características e os motivos que levaram a sua escolha PARTE II-1: Caracterização dos Sistemas de Estrutura ou Alvenaria Trata-se aqui da parte central do trabalho, enfocando, para os processos e métodos estudados, as tecnologias de construção, envolvendo planejamento, organização, modos de contratação, acompanhamento e controle dos serviços. Ela tratará de quatro aspectos complementares descritos no itens seguintes.

3 Conceituação Básica (no máximo 3 páginas) Neste tópico deve-se explicar os fundamentos dos métodos estudados quanto: ao desenvolvimento e abrangência do tema proposto (bibliografia); aos aspectos funcionais dos subsistemas enquanto partes do edifício Recursos Necessários insumos necessários: materiais e componentes empregados; equipamentos e ferramentas utilizados (especificações, características, tipo, etc.); forma de compra, estocagem (implicações na organização do canteiro) e controle da qualidade dos materiais e componentes empregados; transporte de materiais e componentes e seu manuseio; características da mão-de-obra a ser empregada, incluindo as formas de contratação dos serviços envolvidos (serviços especializados, empreiteiros, etc.), com destaque para questões de produtividade; quando o serviço for executado por empresa terceirizada, o foco da atenção deverá voltar-se para esta empresa e os dados sobre os serviços deverão ser obtidos junto à mesma; consumos de materiais e mão-de-obra (com perdas) Desenvolvimento dos Métodos Construtivos - Tecnologia de Execução seqüência de execução completa, incluindo os serviços que precisam ser realizados antes da execução; a execução propriamente dita, inclusive com todos os detalhes, fazendo uso de desenhos explicativos; cronograma completo, que envolve para a estrutura, o preparo para a montagem de fôrmas até a sua finalização, e para a alvenaria, o preparo para sua execução até sua completa finalização, destacando as interferências com o sistema de instalações, passo a passo; serviços a serem controlados e formas de controle (insumos, execução e recebimento); recomendações quanto à utilização e manutenção. A exposição do método construtivo deve ser fundamentada nas visitas que deverão ser realizadas à obra escolhida pelo grupo. Todas as visitas deverão ser documentadas, inclusive por meio de fotografias, sendo obrigatória a realização de relatório de visita, assinada pelos alunos do grupo e pelo(s) profissional(ais) da empresa construtora que acompanhou(aram) a mesma. Estes relatórios auxiliarão na redação do trabalho de grupo que será entregue no final do semestre. O relato de cada visita deverá tratar dos aspectos acima caracterizados, que vão sendo mais bem detalhados à medida que as visitas vão acontecendo. Mais do que isso, é provável que alguns processos ou métodos construtivos deixem de ser empregados ao longo do tempo, e que outros passem a ser utilizados. Todos esses aspectos deverão aparecer nos relatos, com perfeita caracterização das mudanças havidas na organização da obra, incluindo eventuais alterações no cronograma de execução dos serviços. Ainda podem ser feitas observações sobre aspectos construtivos inovadores utilizados na obra ou descrição de problemas surgido em seu desenvolvimento, emitindo pareceres a respeito das prováveis causas e soluções.

4 3. AVALIAÇÃO Além do CONTEÚDO, também serão considerados, para efeito da avaliação, a Estruturação do Trabalho (forma; itemização; distribuição dos assuntos, bibliografia, contatos realizados), a Qualidade da Apresentação (clareza do texto, facilidade de entendimento e linguagem, figuras, fotos, anexos, etc.) e o cumprimento dos prazos de entrega das diferentes etapas. O trabalho deve conter todo o conteúdo descrito aqui, sob pena de ser diminuída a nota pela sua ausência. 4. PADRÃO DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO TÉCNICO O relatório técnico deverá ser apresentado no seguinte padrão gráfico: Folha formato A-4; margem esquerda 3,0 cm, margem superior, inferior e direita de 2,5 cm, linhas com espaçamento espaço 1 (um), se a letra for Times New Roman, seu tamanho deve ser 12; se for Arial, seu tamanho deve ser 11.

5 DATAS DE ENTREGA DOS RELATÓRIOS E APRESENTAÇÃO DO TRABALHO 1 o. SEMESTRE 2006 TURMA A DATA ATIVIDADES 11/04 Distribuição do Trabalho Prático e formação dos grupos. 18/04 Entrega ao professor do consentimento formal, por escrito, de aceitação do grupo pela equipe de produção da obra escolhida. Primeiro relatório: deve conter os dados da obra (Parte I-1), inclusive 02/05 do seu planejamento; relato da primeira visita; Os relatórios serão 23/05 Segundo relatório: relato da segunda visita; Os relatórios serão 20/06 Terceiro relatório: relato da terceira visita. Os relatórios serão 11/07 Quarto relatório: relato da quarta visita. Os trabalhos serão analisados e devolvidos 17 a 21/06 Entrega do trabalho de grupo e apresentação

6 DATAS DE ENTREGA DOS RELATÓRIOS E APRESENTAÇÃO DO TRABALHO 1 o. SEMESTRE 2006 TURMA B DATA ATIVIDADES 12/04 Distribuição do Trabalho Prático e formação dos grupos. 19/04 Entrega ao professor do consentimento formal, por escrito, de aceitação do grupo pela equipe de produção da obra escolhida. Primeiro relatório: deve conter os dados da obra (Parte I-1), inclusive 03/05 do seu planejamento; relato da primeira visita; Os relatórios serão 24/05 Segundo relatório: relato da segunda visita; Os relatórios serão 21/06 Terceiro relatório: relato da terceira visita. Os relatórios serão 12/07 Quarto relatório: relato da quarta visita. Os trabalhos serão analisados e devolvidos 17 a 21/06 Entrega do trabalho de grupo e apresentação

ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENG EDIFICAÇÕES I TRABALHO PRÁTICO /1 PROF. RUY ALBERTO CREMONINI

ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENG EDIFICAÇÕES I TRABALHO PRÁTICO /1 PROF. RUY ALBERTO CREMONINI 1. INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo o acompanhamento da execução de uma obra de edifício de múltiplos pavimentos (mais de 04 pavimentos) com estrutura em concreto armado moldado no local e vedações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Instruções de Relatório Final

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Instruções de Relatório Final UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Instruções de Relatório Final Fortaleza Ceará Março/2010 O Relatório Final de Estágio é o resultado escrito de

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 8ª Série Fundações Engenharia Civil A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA Av. Itália, km 8 S/N 0 Rio Grande, RS CEP 96203-900 Brasil

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO O estágio curricular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) é compreendido como ato educativo escolar supervisionado,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS A redação de um relatório científico tem como um de seus principais objetivos registrar com exatidão e clareza como o experimento foi realizado e compreendido.

Leia mais

Empreendimentos na construção civil e organização do canteiro de obras. Professora : Moema Patrícia Barros de Castro

Empreendimentos na construção civil e organização do canteiro de obras. Professora : Moema Patrícia Barros de Castro Empreendimentos na construção civil e organização do canteiro de obras Professora : Moema Patrícia Barros de Castro Empreendimentos na Construção Civil Empreendimentos na Construção Civil O que é uma indústria?

Leia mais

Normas para Submissão de Trabalhos. Os trabalhos individuais ou em grupos poderão ser inscritos na forma de:

Normas para Submissão de Trabalhos. Os trabalhos individuais ou em grupos poderão ser inscritos na forma de: Normas para Submissão de Trabalhos Os trabalhos individuais ou em grupos poderão ser inscritos na forma de: Comunicação oral: comunicação organizada em torno de uma temática, contendo resultados de pesquisas

Leia mais

SUGESTÃO DE REDAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA

SUGESTÃO DE REDAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA SUGESTÃO DE REDAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA I.ESTRUTURA DO RELATÓRIO O relatório de pesquisa é o documento escrito pelo pesquisador ou grupo de pesquisadores com o objetivo de relar as conclusões de

Leia mais

ELEMENTOS DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ELEMENTOS DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELEMENTOS DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ELEMENTOS PRELIMINARES: CAPA: É a proteção externa do documento, portanto o material usado deve ser resistente ao manuseio. Permitem-se cores, fotos e

Leia mais

MINUTA. Edital Chamada para publicação de artigos em livro da Série Ticase em Debate

MINUTA. Edital Chamada para publicação de artigos em livro da Série Ticase em Debate MINUTA Edital Chamada para publicação de artigos em livro da Série Ticase em Debate O grupo de pesquisa Tecnologia e Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Saúde e Educação (Ticase) é um grupo

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO Ipatinga 2017 2 APRESENTAÇÃO Diante das diversas dificuldades que os alunos encontram na elaboração de seus

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1 CONCEITO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1 CONCEITO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO DISCIPLINA: Redação

Leia mais

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti O presente material foi desenvolvido com o objetivo de auxiliá-lo na construção de trabalhos acadêmicos. Vale ressaltar que a ideia foi mostrar de maneira formal (mais do que textual) como deve ser a construção

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO Av. Itália, km 8 S/N 0 Rio Grande, RS CEP 96203-900 Brasil

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso I

Trabalho de Conclusão de Curso I Projeto de TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Profª: Jussiguelli Marcondes Maranho E-mail: jussiguelli@gmail.com Uberlândia 2018 1. Capa. 2. Folha de Rosto. 3. Introdução, tema e Problematização.

Leia mais

EDITAL REGRAS PARA A DISCIPLINA TCC ORIENTAÇÃO

EDITAL REGRAS PARA A DISCIPLINA TCC ORIENTAÇÃO EDITAL REGRAS PARA A DISCIPLINA TCC ORIENTAÇÃO Para o pleno funcionamento da disciplina TCC ORIENTAÇÃO e a articulação necessária entre professores orientadores, Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

Fundação Educacional de Andradina

Fundação Educacional de Andradina NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE AGRONOMIA Introdução O TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso. Refere-se a uma dissertação científica, que os alunos concluintes

Leia mais

DESENHOS DE FORMAS ESTRUTURAIS EM EDIFÍCIOS DE CONCRETO ARMADO. Elizeth Neves Cardoso Soares 2016

DESENHOS DE FORMAS ESTRUTURAIS EM EDIFÍCIOS DE CONCRETO ARMADO. Elizeth Neves Cardoso Soares 2016 DESENHOS DE FORMAS ESTRUTURAIS EM EDIFÍCIOS DE CONCRETO ARMADO Elizeth Neves Cardoso Soares 2016 Em linhas gerais, três tipos de desenhos devem compor o projeto estrutural de um edifício em concreto armado,

Leia mais

Chamada publica para o número I, ano I, da Revista Revista Brasileira de Alternative Dispute Resolution - RBADR

Chamada publica para o número I, ano I, da Revista Revista Brasileira de Alternative Dispute Resolution - RBADR Chamada publica para o número I, ano I, da Revista Revista Brasileira de Alternative Dispute Resolution - RBADR Prazo final para envio: 15.03.2019. A Revista Brasileira de Alternative Dispute Resolution

Leia mais

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Ciclo Básico. Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 3º/4º Semestre DP e/ou Adaptação

UNIP Universidade Paulista. Engenharia Ciclo Básico. Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 3º/4º Semestre DP e/ou Adaptação UNIP Universidade Paulista Engenharia Ciclo Básico Atividades Práticas Supervisionadas (APS) 3º/4º Semestre DP e/ou Adaptação 1 - OBJETIVO Projetar e construir um guindaste hidráulico com seringas, que

Leia mais

I Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância: Professora sim, tia não! Data: 12,13 e 14 de setembro de 2019

I Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância: Professora sim, tia não! Data: 12,13 e 14 de setembro de 2019 I Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância: Professora sim, tia não! Data: 12,13 e 14 de setembro de 2019 EIXOS TEMÁTICOS, MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO E NORMAS GERAIS Os trabalhos inscritos

Leia mais

TURISMO. PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar

TURISMO. PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar TURISMO PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre na estratégia de negócios da

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO CURSO: MESTRADO PROFISSIONAL EM MECATRÔNICA

TÍTULO DO PROJETO CURSO: MESTRADO PROFISSIONAL EM MECATRÔNICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE METAL-MECÂNICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM MECATRÔNICA TÍTULO DO PROJETO NOME COMPLETO DO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 02/ 2014 CAPÍTULO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 02/ 2014 CAPÍTULO I UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 02/ 2014 Estabelece as Normas para o Trabalho de Conclusão de (TCC) de acordo com as recomendações dispostas no

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre na estratégia de negócios

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO DIRETO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM

Leia mais

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO Ribeira do Pombal - BA ARTIGO CIENTÍFICO O artigo pode ser definido como discussão de temáticas científicas

Leia mais

PRORROGADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

PRORROGADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PRORROGADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS A Primeira Edição do Congresso Internacional de Gestão, Controle

Leia mais

Chamada publica para o número 01, ano 2017, da Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia - OAB/RO

Chamada publica para o número 01, ano 2017, da Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia - OAB/RO Chamada publica para o número 01, ano 2017, da Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia - OAB/RO Prazo final para lançamento do edital: 6.04.2017. A Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia

Leia mais

Normas para elaboração do Projeto e do Relatório de. Estágio Curricular Supervisionado. AGR 5002 Estágio Curricular supervisionado.

Normas para elaboração do Projeto e do Relatório de. Estágio Curricular Supervisionado. AGR 5002 Estágio Curricular supervisionado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Normas para elaboração do Projeto e do Relatório de Estágio Curricular Supervisionado AGR 5002 Estágio

Leia mais

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 DEFINIÇÕES GERAIS 1.1 De acordo com o regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Projeto

Leia mais

GUIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS SANTO AMARO

GUIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS SANTO AMARO GUIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO CAMPUS SANTO AMARO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Considerando o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI. Curso de Psicologia

Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI. Curso de Psicologia Normas para o TCC Psicologia Furg - 1 Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI Curso de Psicologia Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso (TCC) 1.

Leia mais

Desenho Técnico. Aula 03. Normalização, Normas Técnicas ABNT

Desenho Técnico. Aula 03. Normalização, Normas Técnicas ABNT Desenho Técnico Aula 03 Normalização, Normas Técnicas ABNT Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka Email: jaquematsuoka@gmail.com A fim de transformar o Desenho técnico em uma linguagem padronizada, foi

Leia mais

20ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

20ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 20ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - O Centro Universitário Católico de Vitória promoverá, no período de 12 a 15 de julho de 2017, a 20ª Semana

Leia mais

Regulamento Estágio Supervisionado Gestão de Recursos Humanos

Regulamento Estágio Supervisionado Gestão de Recursos Humanos Regulamento Estágio Supervisionado Gestão de Recursos Humanos 2014 Faculdade Imaculada Conceição do Recife - FICR Diretor Geral Weldon Bispo Diretora Administrativo-Financeiro Rafaella Nóbrega Coordenador

Leia mais

MODELO DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS. SMM0193: Engenharia e Ciências dos Materiais I

MODELO DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS. SMM0193: Engenharia e Ciências dos Materiais I MODELO DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS SMM0193: Engenharia e Ciências dos Materiais I 1º semestre/2014 1. ESTRUTURA DO RELATÓRIO O relatório deve ser apresentado em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7

Leia mais

NORMA DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO DE MESTRADO E DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

NORMA DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO DE MESTRADO E DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO NORMA DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO DE MESTRADO E DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DOS PRINCÍPIOS E DOS OBJETIVOS Erro: Origem da referência não encontrada CAPÍTULO 2 DO SEMINÁRIO

Leia mais

ARTIGOS CIENTÍFICOS REGULAMENTO. Evento: I SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE APLICADA AO TERCEIRO SETOR DA UFPE Desafios e Perspectivas em Época de Crise

ARTIGOS CIENTÍFICOS REGULAMENTO. Evento: I SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE APLICADA AO TERCEIRO SETOR DA UFPE Desafios e Perspectivas em Época de Crise ARTIGOS CIENTÍFICOS REGULAMENTO Evento: I SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE APLICADA AO TERCEIRO SETOR DA UFPE Desafios e Perspectivas em Época de Crise 28 e 29 de novembro de 2017 Recife Pernambuco REGULAMENTO

Leia mais

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular. Supervisionado. AGR Planejamento de Estágio Curricular. Supervisionado e TCC

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular. Supervisionado. AGR Planejamento de Estágio Curricular. Supervisionado e TCC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular Supervisionado AGR 5801 - Planejamento de Estágio

Leia mais

EDITAL Nº 001/ Fica alterado o cronograma do Edital nº 001/2016/, substituindo-se os termos do Art. 17.

EDITAL Nº 001/ Fica alterado o cronograma do Edital nº 001/2016/, substituindo-se os termos do Art. 17. EDITAL Nº 001/2017 A Subcomissão de Estudos e Educação Jurídica OAB - Subseção Criciúma SC, altera o cronograma do Edital 001/2016, referente as inscrições para o PROCESSO DE SELEÇÃO DE ARTIGOS para compor

Leia mais

Centro de Ensino Superior do Amapá Ceap ( arial 14) (Modelo de Capa) NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) ( arial 14)

Centro de Ensino Superior do Amapá Ceap ( arial 14) (Modelo de Capa) NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) ( arial 14) Centro de Ensino Superior do Amapá Ceap ( arial 14) (Modelo de Capa) NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) ( arial 14) TÍTULO DO TRABALHO ( Arial 14) MACAPÁ-AP/2009 (Modelo de Folha de Rosto) NOME COMPLETO DO(A)

Leia mais

ANEXO 2 REGULAMENTO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS DA 13º CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO CEARÁ (Aprovado pela Resolução CRCCE nº 0585/2012)

ANEXO 2 REGULAMENTO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS DA 13º CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO CEARÁ (Aprovado pela Resolução CRCCE nº 0585/2012) 1 ANEXO 2 REGULAMENTO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS DA 13º CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO CEARÁ (Aprovado pela Resolução CRCCE nº 0585/2012) REGULAMENTO TRABALHOS CIENTÍFICOS Art. 1º - Este Regulamento

Leia mais

CADERNOS DA ESCOLA DE NEGÓCIOS. Linha Editorial

CADERNOS DA ESCOLA DE NEGÓCIOS. Linha Editorial 1 A REVISTA Publicação anual da Escola de Negócios da Unibrasil, composta pelos cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo, Sistemas de Informação e Turismo.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA - PPGOB

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA - PPGOB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA - PPGOB GUIA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS Para a obtenção do título de Mestre ou Doutor(a)

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS Antonio Pedro Alves de Carvalho Imagem: omnistudio.com.br Qualidades de uma solução arquitetônica: Funcionalidade Economia Beleza Flexibilidade Expansibilidade

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais

REGULAMENTO - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CAMPUS OSASCO REGULAMENTO - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OSASCO, 2015 I. DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL. PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO EMPRESARIAL. PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO EMPRESARIAL PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre na estratégia de

Leia mais

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO O relatório final é o documento de caráter obrigatório que revela a experiência do aluno, deve retratar todas as suas reflexões sobre a prática vivenciada, estabelecer

Leia mais

SISTEMÁTICA PARA O ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

SISTEMÁTICA PARA O ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia SISTEMÁTICA PARA O ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS ITAQUI CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. <Nome do acadêmico (a)>

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS ITAQUI CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. <Nome do acadêmico (a)> UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS ITAQUI CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Itaqui RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE FARMÁCIA DIURNO E NOTURNO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE FARMÁCIA DIURNO E NOTURNO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE FARMÁCIA DIURNO E NOTURNO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA I DO CONCEITO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é

Leia mais

2. Modalidades e número de bolsas.

2. Modalidades e número de bolsas. FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLITICA DE SÃO PAULO DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PESQUISAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL DE INSCRIÇÃO Inscrição de Projetos para a Seleção do Programa Institucional de Bolsas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE INFORMÁTICA APLICADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE INFORMÁTICA APLICADA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE INFORMÁTICA APLICADA ORDEM DE SERVIÇO nº 01/2004 Rio de Janeiro, 09 de agosto de 2004 Dispõe sobre normas

Leia mais

ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA NÚCLEO DE EXTENSÃO 01/2019 XI CONCURSO DE ARTIGOS

ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA NÚCLEO DE EXTENSÃO 01/2019 XI CONCURSO DE ARTIGOS ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA NÚCLEO DE EXTENSÃO Edital 01/2019 XI CONCURSO DE ARTIGOS A Escola de Ciências Jurídicas e Sociais do Centro

Leia mais

X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORMAS

X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORMAS X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORMAS 1. INSCRIÇÕES: 1.1. As inscrições dos trabalhos deverão ser feitas por 1 (um) de seus autores, no link que estará disponível no site da FACIMED ou no endereço

Leia mais

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular CAMPO MOURÃO 2010 1. APRESENTAÇÃO A finalidade

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO ENGENHARIA DE ALIMENTOS NOME DO ALUNO RA Jaguariúna (Ano) REGISTRO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS NOME DO ALUNO:

Leia mais

19º SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

19º SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 19º SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - O Centro Universitário Católico de Vitória promoverá, entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2016, a 19º Semana

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Comissão Trabalho de Conclusão de Curso

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Comissão Trabalho de Conclusão de Curso MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE FARMÁCIA- BIOQUÍMICA DA FCFUSP Conceito O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) consiste na formulação e apresentação de um trabalho de natureza

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A Eng.Leonardo Braga Passos, Msc Sócio/Diretor PI-Engenharia e Consultoria Diretor Regional BH-ABECE (2015/2016) INTRODUÇÃO / OBJETIVO O Manual para Contratação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITORA UFJF EDITAL Nº 01/2018 EDITORA UFJF

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITORA UFJF EDITAL Nº 01/2018 EDITORA UFJF UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITORA UFJF EDITAL Nº 01/2018 EDITORA UFJF A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº 005/2011. Normatiza os Estágios de Laboratório do Curso de Arqueologia

ORDEM DE SERVIÇO Nº 005/2011. Normatiza os Estágios de Laboratório do Curso de Arqueologia ORDEM DE SERVIÇO Nº 005/2011 Normatiza os Estágios de Laboratório do Curso de Arqueologia O Comitê Assessor de Arqueologia e Antropologia, de acordo com a Resolução do Conselho Universitário, que aprovou

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2015

Leia mais

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular. Supervisionado. AGR Planejamento de Estágio Curricular. Supervisionado e TCC

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular. Supervisionado. AGR Planejamento de Estágio Curricular. Supervisionado e TCC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular Supervisionado AGR 5801 - Planejamento de Estágio

Leia mais

MARKETING PIM IV. Projeto Integrado Multidisciplinar

MARKETING PIM IV. Projeto Integrado Multidisciplinar MARKETING PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre na estratégia de negócios

Leia mais

Introdução Desenvolvimento Conclusão. Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional) Índice(s) (opcional)

Introdução Desenvolvimento Conclusão. Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional) Índice(s) (opcional) Prezado aluno, Objetivo das informações a seguir, é facilitar a compreensão e entendimento dos alunos para estruturação de Trabalho de Projeto Integrado I, dos Cursos de Tecnologias em Gestão e Negócios,

Leia mais

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, em formato word 2003/2007, de acordo com as normas a seguir:

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, em formato word 2003/2007, de acordo com as normas a seguir: Informações gerais A apresentação dos trabalhos aprovados será : Em forma de pôster e/ou apresentação oral Os autores poderão optar em submeter seus trabalhos em dois formatos: resumo expandido ou trabalho

Leia mais

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos.

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS GÊNERO ACADÊMICO-CIENTÍFICO Prof. Mestre Carina Lima Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor

Leia mais

I SEMINÁRIO NACIONAL: Família e Políticas Sociais no Brasil - UFV

I SEMINÁRIO NACIONAL: Família e Políticas Sociais no Brasil - UFV Este documento apresenta orientações e o modelo de formato que deverá ser utilizado nos trabalhos enviados para o I SEMINÁRIO NACIONAL: FAMÍLIA E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL. O trabalho pode ser escrito

Leia mais

NORMASDO I SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA DA FACENE/RN. 01. Trabalho completo deverá ser estruturado na modalidade de artigo científico.

NORMASDO I SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA DA FACENE/RN. 01. Trabalho completo deverá ser estruturado na modalidade de artigo científico. NORMASDO I SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA DA FACENE/RN ORIENTAÇÕES GERAIS: 01. Trabalho completo deverá ser estruturado na modalidade de artigo científico. 02. O artigo deverá ser redigido de maneira coerente,

Leia mais

FACULDADE DE ALTA FLORESTA (FAF) FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA (FADAF) EDITAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS 001/2019

FACULDADE DE ALTA FLORESTA (FAF) FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA (FADAF) EDITAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS 001/2019 FACULDADE DE ALTA FLORESTA (FAF) FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA (FADAF) EDITAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS 001/2019 1 DA FINALIDADE: O presente Edital abre chamada para submissão de artigos científicos

Leia mais

Curso de Administração Trabalho Integrado. Roteiro 2010/1 1º., 3º. e 5º. semestres 1. INTRODUÇÃO

Curso de Administração Trabalho Integrado. Roteiro 2010/1 1º., 3º. e 5º. semestres 1. INTRODUÇÃO Curso de Administração Trabalho Integrado Roteiro 2010/1 1º., 3º. e 5º. semestres 1. INTRODUÇÃO Trabalhar a interdisciplinaridade tem sido um desafio para muitos cursos de graduação. Outra questão é a

Leia mais

EDITAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O LIVRO DA COMISSÃO DE ACESSO À JUSTIÇA OAB/CE EDITAL 01/2017 CAJ

EDITAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O LIVRO DA COMISSÃO DE ACESSO À JUSTIÇA OAB/CE EDITAL 01/2017 CAJ EDITAL DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O LIVRO DA COMISSÃO DE ACESSO À JUSTIÇA OAB/CE EDITAL 01/2017 CAJ A Comissão de Acesso à Justiça da OAB/CE triênio 2016-2018, com a finalidade de difundir princípios

Leia mais

Planejamento e Organização de Obras Profª e Engª Civil Bárbara Silvéria

Planejamento e Organização de Obras Profª e Engª Civil Bárbara Silvéria Planejamento e Organização de Obras Profª e Engª Civil Bárbara Silvéria o Referência para acompanhamento; Benefícios: o Conhecimento pleno da obra; o Detecção de situações desfavoráveis; o Agilidade de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS ENSINO MÉDIO / TÉCNICO SUMÁRIO

MANUAL DE ESTÁGIOS ENSINO MÉDIO / TÉCNICO SUMÁRIO MANUAL DE ESTÁGIOS ENSINO MÉDIO / TÉCNICO SUMÁRIO 1. Introdução 2. Professores orientadores de estágio 3. Relatório de estágio 3.1 Apresentação do relatório 4. Roteiro do relatório de estágio 4.1 Estagiário

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA

ESCOLA DE ENGENHARIA CONTROLE DE REVISÕES Revisão Data Descrição 00 22/04/2014 Emissão Inicial INTRODUÇÃO Este documento tem como propósito estabelecer parâmetros para elaboração do Relatório da Máquina de Rube Goldberg, a

Leia mais

6 CICLO DE PALESTRAS 14 e 15 de outubro de 2015 MEMBRANAS MOLDADAS IN LOCO

6 CICLO DE PALESTRAS 14 e 15 de outubro de 2015 MEMBRANAS MOLDADAS IN LOCO 6 CICLO DE PALESTRAS 14 e 15 de outubro de 2015 MEMBRANAS MOLDADAS IN LOCO A Importância dos Projetos Os projetos envolvidos em uma construção são de imensa importância para que a execução da obra ocorra

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ESTRUTURA GERAL A disposição dos elementos no texto deve ser a seguinte: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Agradecimento(s) (opcional)

Leia mais

Apresentação - UFBA. Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras

Apresentação - UFBA. Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras Apresentação - UFBA Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras Disciplina: Análise, Racionalização e Coordenação de Projetos Convidado: Alexandre José de Aragão Pedral Sampaio Engº Civil - UFBA

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I RECIFE 2016 2 CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU GERÊNCIA DE ESTÁGIOS CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO

Leia mais

VIII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORMAS

VIII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORMAS Núcleo de Pesquisa VIII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORMAS 1. INSCRIÇÕES: 1.1. As inscrições dos trabalhos deverão ser feitas por 1 (um) de seus autores, no link que estará disponível no site da FACIMED

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Desenvolvimento Sustentável

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Desenvolvimento Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PGRCC) 1 OBJETIVO Este Termo de Referência tem como finalidade orientar os geradores de resíduos sólidos provenientes

Leia mais

Colégio Jardim das Nações Professores da área de Língua Portuguesa. Normas para elaboração de Trabalhos e Projetos

Colégio Jardim das Nações Professores da área de Língua Portuguesa. Normas para elaboração de Trabalhos e Projetos Colégio Jardim das Nações Professores da área de Língua Portuguesa Normas para elaboração de Trabalhos e Projetos Taubaté, 2013 1 SUMÁRIO 1. Introdução 02 2. Regras gerais de apresentação 02 2.1. Fontes

Leia mais

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA. FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE GARANHUNS FAGA.

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA. FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE GARANHUNS FAGA. AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA. FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE GARANHUNS FAGA. NORMAS PARA FORMATAÇÃO Em todo trabalho utilizar fonte Times New Roman. Para títulos fonte

Leia mais

IX SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORMAS E REGULAMENTO

IX SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORMAS E REGULAMENTO IX SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORMAS E REGULAMENTO 1. INSCRIÇÕES: 1.1. As inscrições dos trabalhos deverão ser feitas por 1 (um) de seus autores, no link que estará disponível no site da FACIMED

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA Medições Térmicas ENG03108 - Prof Paulo Smith Schneider TÉCNICAS DE REDAÇÃO A estrutura de um relatório técnico

Leia mais

SISTEMA DE POLIAS PARA LEVANTAMENTO DE CARGAS

SISTEMA DE POLIAS PARA LEVANTAMENTO DE CARGAS Atividade Prática Supervisionada SISTEMA DE POLIAS PARA LEVANTAMENTO DE CARGAS Engenharia Ciclo Básico DP e/ou Adaptação do 1º Semestre 1 OBJETIVOS O Objetivo deste trabalho é projetar, construir e apresentar

Leia mais

EDITAL DIREÇÃO GERAL (DG) nº 19/2018

EDITAL DIREÇÃO GERAL (DG) nº 19/2018 EDITAL DIREÇÃO GERAL (DG) nº 19/2018 III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE UNIGRAN CAPITAL O papel da tecnologia e da inovação na produção científica contemporânea A Direção Geral da Faculdade UNIGRAN Capital,

Leia mais

A PREPARAÇÃO DA EXECUÇÃO DE OBRAS (PEO): Recomendações Práticas

A PREPARAÇÃO DA EXECUÇÃO DE OBRAS (PEO): Recomendações Práticas A PREPARAÇÃO DA EXECUÇÃO DE OBRAS (PEO): Recomendações Práticas Texto Base para o Exercício Leiam e analisem a proposta extraída do livro Preparação da Execução de Obras, publicado em 2003 pela editora

Leia mais

2º/3º Ciência da Computação (CC)

2º/3º Ciência da Computação (CC) 2º/3º Ciência da Computação (CC) Orientações para a disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas 2017 TEMA PROPOSTA DO TRABALHO APRESENTAÇÃO DO TRABALHO ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS) I.

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DE TRABALHOS

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DE TRABALHOS INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DE TRABALHOS SOBRENOME, Nome do Primeiro Autor (1); SOBRENOME, Nome do Segundo autor (2) (12 pts Negrito) (1) Instituição de Origem, Titulação mais elevada e-mail:primeiroautor@xxx.yyyy.br

Leia mais

DISSERTAÇÕES E TESES

DISSERTAÇÕES E TESES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DISSERTAÇÕES E TESES Normas para elaboração Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO EDITAL Nº 01/2014 SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento

Leia mais

Projetos na construção civil. Projetos na construção civil. Projeto Arquitetônico. Projeto Arquitetônico Planta Baixa. Projeto Arquitetônico

Projetos na construção civil. Projetos na construção civil. Projeto Arquitetônico. Projeto Arquitetônico Planta Baixa. Projeto Arquitetônico Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Elementos constitutivos de um projeto interpretação, exame e análise Projeto

Leia mais